1. 1. COMO ACESSAR O CURSO

Save this PDF as:
Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. 1. COMO ACESSAR O CURSO"

Transcrição

1 1. 1. COMO ACESSAR O CURSO 1.1. Para ter acesso ao curso, digite: Abrirá a página a seguir, então, é só posicionar o cursor sobre Cursos: 1.3. Em seguida clique sobre o link Cursos em andamento: 1.4. Abrirá a página Cursos em Andamento, clique no link Grupos de Pesquisa: Aparecerá a página Cursos em Andamento novamente, nesta página é só você clicar no link Entrar, referente ao seu curso.

2 1.5. Aparecerá uma caixa de texto com os campos: User Name (login) e Password (senha), que deverão ser preenchidos com o login e senha que foram cadastrados em sua inscrição para os cursos: 1.6. Ao entrar no ambiente TelEduc com seu login e senha, abrirá a página com o nome do seu curso e a respectiva agenda. Para ver as agendas anteriores basta clicar em Agendas Anteriores Visão do Formador Como Formador você tem a opção Editar Agendas

3 Ao clicar em Editar Agendas você pode alterar a agenda atual clicando em cima do seu nome. No caso da figura abaixo, clicando em Agenda6, depois em Editar. Para inserir uma nova agenda, basta clicar em Nova Agenda.

4 Escreva o título da agenda no campo Título. Existem duas opções para inserir uma nova agenda: 1ª) Digitando o texto no campo Texto; 2ª) Anexando Arquivos. Ao clicar em Anexar Arquivo, você deverá clicar no botão Browse/Procurar, para encontrar em seu computador o local (diretórios) em que o arquivo se encontra. Em seguida, clicar no botão Ok. Será aberta uma nova janela perguntando se há outro arquivo para ser anexado. Em caso afirmativo clique no botão Sim. Será aberta novamente a

5 tela Agenda - Anexar Arquivo para repetir o procedimento. Em caso negativo clique no botão Não para fechar esta tela. Note que após a anexação do(s) arquivo(s) seu(s) nome(s) aparecerá(ão) abaixo da opção Anexar Arquivos na tela Agenda. OBS.: A princípio qualquer tipo de arquivo pode ser anexado ao TelEduc. No entanto, sugere-se que na agenda sejam anexados arquivos com extensão.txt ou.html. Além de terem tamanho reduzido (em Kb) dispensam a abertura de um aplicativo para exibição. No caso de a agenda ter sido feita em.html é preciso anexar todos os arquivos de figuras (.gif,.jpg, por exemplo) e/ou outros arquivos.html acessados via links a partir do arquivo principal (quando existirem). Para facilitar a anexação

6 de todos esses arquivos sugere-se que eles sejam organizados em um arquivo zipado (.zip). Ao clicar sobre o nome de um arquivo anexado será aberto um menu contendo de duas a três opções: Ver e Apagar ou Ver, Descompactar e Apagar (quando foi anexado um arquivo.zip). Para escolher uma delas, clicar sobre o seu nome. Ao clicar na opção Ver poderá visualizar o conteúdo do arquivo (via abertura de uma janela ou de um aplicativo) ou salvá-lo em disco (especialmente, no caso dos arquivos que exigem abertura de um aplicativo ou quando se deseja desconectar da Internet). Ao clicar na opção Apagar será aberta uma janela perguntando ao usuário se ele deseja realmente apagar aquele arquivo. Já a opção Descompactar permite a descompactação dos arquivos desde que o seu nome não contenha espaços em branco, permitindo que os arquivos que o compõem fiquem acessíveis na página que será visualizada pelo aluno Terminada a anexação de arquivos clique na opção Selecionar Entrada. Selecione o arquivo que deverá ser o arquivo de entrada da agenda (=arquivo principal). Isto é especialmente relevante no caso de arquivos.html que contém figuras e links para outros arquivos. Para selecionar o arquivo clique na frente de seu nome e em seguida no botão Enviar.

7 A seleção de arquivos é obrigatória mesmo quando há apenas um arquivo anexado. Caso desista de anexar os arquivos já anexados, clique na opção Apagar Todos os Arquivos. Será aberta uma janela perguntando se deseja realmente apagar todos os arquivos já anexados. Após a digitação do título da agenda, anexação e seleção de arquivos clique no botão Enviar FERRAMENTAS O MENU DE FERRAMENTAS que está localizado ao lado esquerdo do ambiente TelEduc, contém os seguintes itens:

8 Estrutura do Ambiente: Esta ferramenta apresenta informações gerais sobre o ambiente TelEduc. Através dela serão apresentadas e explicitadas os propósitos de utilização de cada uma das demais ferramentas. Para acessá-la é só clicar em Estrutura do Ambiente no Menu de Ferramentas Mural: Para enviar mensagens através do Mural, basta clicar em Mural no Menu de Ferramentas descrito acima. Após este procedimento abrirá a referida página Mural. Clique no link Nova Mensagem: Clicando sobre o link Nova Mensagem abrirá a página Mural Nova Mensagem. Escreva o Título de sua mensagem no campo para Título, e sua mensagem no campo Anotação. Após os campos preenchidos é só clicar no botão Enviar:

9 Em seguida aparecerá a página Mural Nova Mensagem, clique no botão Voltar e você retornará a página Mural. Este procedimento já garante que sua mensagem está no Mural Fóruns de Discussão: Para acessá-los, basta clicar em Fóruns de Discussão no Menu Ferramentas. Abrirá a página onde você visualizará o (s) Título (s) do (s) Fórum (s), bastando clicar sobre o Título do Fórum de seu interesse: Logo após este procedimento abrirá a página Fóruns de Discussão Ver fórum, e logo abaixo aparecerá o Título do Fórum acima clicado. Para que você componha a sua mensagem basta clicar no link Compor nova mensagem: Aparecerá uma nova página: Fóruns de Discussão Compor Nova Mensagem. Nesta página basta preencher o campo Título da nova mensagem e depois preencher o campo Mensagem. Após esse procedimento, preenchimento dos campos, basta clicar no botão Enviar:

10 Depois de você ter clicado sobre o botão Enviar, aparecerá a página: Fóruns de Discussão Compor Nova Mensagem. Então, é só clicar no botão Voltar e você retornará a página Fóruns de Discussão Ver fórum. Este é o último procedimento para que sua mensagem fique gravada na ferramenta Fóruns de Discussão Bate-Papo: Para acessa-lo clique em Bate-Papo no Menu de Ferramentas, e a mesma abrirá. Nesta página é só clicar no link: Entrar na sala de bate-papo. Depois de clicar no link acima descrito, abrirá a nova página: Bate-Papo Entrar na sala de bate-papo. Esta página já vem com instruções para acesso da ferramenta Bate-Papo:

11 Abrirá então a página Sala de Bate-Papo. É só preencher o campo em branco para enviar as mensagens que quiser. Depois no campo onde inicialmente está escrito Todos, você seleciona (clicando na setinha) a pessoa que quer encaminhar, ou se a mensagem for para Todos, deixe como está. Depois é só clicar no botão Enviar Correio: Para acessar o Correio, após ter clicado em Correio no Menu de Ferramentas, abrirá a página Correio Mensagens Novas. Nesta página é só clicar sobre o link: Compor para você digitar uma mensagem a ser enviada aos participantes do curso.

12 Depois de clicar no link Compor, abrirá a página: Correio Compondo Mensagem. No campo Lista de participantes do curso você seleciona o cursista que deseja enviar a mensagem. Isso é feito através da seleção dos nomes das pessoas (uma por vez) clicando em cima do nome da pessoa que você deseja enviar a mensagem e depois clicando sobre a setinha ( ) ao lado. Se você selecionou o nome de alguém que não queria, é só clicar no nome da pessoa que você selecionou errado no campo Lista de destinatários da mensagem, e depois clicar sobre o botão Retirar. Se clicar neste mesmo campo (Lista de destinatários da mensagem), sobre o botão Esvaziar, todas as pessoas serão eliminadas e não receberão a mensagem. Agora basta preencher o campo Assunto com o nome de sua mensagem, e no campo abaixo de Assunto digite sua mensagem. Se não for enviar arquivo em anexo é só clicar sobre o botão Enviar Mensagem. Se você for enviar algum arquivo em anexo, basta clicar sobre o botão Anexar Arquivos, e então aparecerá a página Correio Anexar Arquivos:

13 Esta página tem como objetivo anexar um arquivo a mensagem que você quer enviar para os destinatários. Para isso é só acompanhar os procedimentos que já vêm explicados na própria página. Depois de anexar o(s) arquivo(s), é só clicar sobre o botão Fechar, e você retornará a página Correio Compondo Mensagem (página já explicada acima). Agora para enviar a mensagem e o(s) arquivo(s) em anexo, é só clicar sobre o botão Enviar Mensagem, ou se não quiser enviar mais, é só clicar sobre o botão Cancelar Grupos: Para acessá-lo, após ter clicado em Grupos no Menu de Ferramentas, abrirá a página. Nesta página é só clicar no link Novo Grupo para você criar o seu Grupo. Após ter clicado sobre o link Novo Grupo, abrirá a nova página: Grupos Novo Grupo. Nesta página, para que você crie seu grupo, basta preencher os campos Nome do Grupo e Componentes do Grupo.

14 No campo Nome do Grupo é só escrever o nome desejado para o seu Grupo. Para preencher o campo Componentes do grupo, no campo Participantes do Curso você seleciona as pessoas que irão participar do seu Grupo. Para isto basta selecionar os nomes das pessoas (uma por vez) clicando em cima do nome das pessoas que farão parte do seu grupo e depois clicar sobre a setinha ( ) que fica ao lado do campo Participantes do Curso. Se você selecionou o nome de alguém que não queria, é só clicar sobre o nome da pessoa que você selecionou errado no campo Componentes do Grupo, e depois clicar sobre a setinha ( ). Se clicar neste mesmo campo (Componentes do grupo), sobre o botão Excluir todos os componentes, todas as pessoas serão eliminadas do seu Grupo. Depois que os campos estiverem preenchidos é só clicar sobre o botão Criar, e seu grupo será criado podendo acessá-lo através da Ferramenta Portfólio de Grupo Perfil: Para acessa-lo, após ter clicado em Perfil no Menu de Ferramentas, abrirá a página. Para visualizar o Perfil de outras pessoas, é só clicar sobre o nome de uma pessoa ou então clicar no quadrinho em branco que fica na frente de cada nome e clicar sobre o botão: Mostrar Selecionados. Já para exibir o Perfil de mais de uma pessoa, é só selecionar aquelas que você deseja ver. Depois de clicar no botão Mostrar Selecionados e você verá ao mesmo tempo, todos os perfis das pessoas que selecionou.

15 Para criar o seu Perfil, basta clicar sobre o seu nome (na página do ambiente TelEduc acima) e então aparecerá a página Perfil Exibir Perfis:

16 Para escrever seu Perfil, você deve clicar sobre o link Preencher Perfil (na página do ambiente TelEduc acima). Logo após este procedimento aparecerá a página Perfil Preenchendo Perfil: Esta página já explica como deve ser o preenchimento do campo para descrição de seu Perfil. Depois de preenchido o campo para descrição, é só clicar no botão Enviar alterações. Se você clicar no botão cancelar ele não enviará o que você escreveu. Após ter clicado sobre o botão Enviar alterações abrirá a página Perfil Preenchendo Perfil. É só clicar sobre o botão Voltar e você retornará a página Perfil Exibir perfis (já mencionada acima).

17 O próximo link nesta mesma página (Perfil Exibir perfis, descrita acima) é o link: Enviar/Atualizar Foto. Clicando sobre este link abrirá a página: Perfil Enviando foto, basta seguir as instruções da página. Depois de anexar a foto é só você clicar no botão Anexar foto. Se você clicar no botão Cancelar o arquivo encontrado será cancelado e você poderá procurar outro arquivo de foto. OBS. A foto deve estar salva com extensão.jpg em sua máquina. Depois de clicar sobre o botão Anexar foto aparecerá a página Perfil Enviando foto. Agora é só você clicar sobre o botão Voltar e retornará a página Perfil Exibir perfis (já mencionada acima). Nesta página encontra-se o último link a ser acessado: Ver/alterar dados pessoais. Ao clicar sobre este link você abrirá uma página com o nome de Perfil Visualização/alteração de dados pessoais. Esta é a página que você cadastrou seus dados no ato de inscrição para o curso.

18 Você poderá revê-la e alterá-la quando quiser. Por exemplo, se mudar de é só clicar no campo onde está seu , escrever seu novo e depois clicar no botão Registrar alterações que aparecerá a página: Perfil Visualização/Alteração de dados Pessoais. É só clicar sobre o botão Fechar e suas alterações já foram gravadas. Você então retornará a página Perfil Exibir perfis (já descrita acima) Diário de Bordo: Para acessá-lo, após ter clicado em Diário de Bordo no Menu de Ferramentas, abrirá a página: Diário de Bordo. Nesta página, para que você registre suas observações durante o curso, clique sobre o link: Incluir nova anotação.

19 Logo após este procedimento abrirá a página: Diário de Bordo Incluir nova anotação. Nesta página basta preencher o campo Título e preencher o campo Texto. Depois dos campos preenchidos, selecione como quer seu texto: Totalmente compartilhado, Compartilhado com formadores ou Não compartilhado (que ficam abaixo do campo Texto). Basta clicar no botão Enviar: Depois de clicar sobre o botão Enviar, abrirá a página: Diário de Bordo Incluir nova anotação. É só clicar sobre o botão Ok e você retornará a página Diário de Bordo. Voltando a página Diário de Bordo (já descrita), você tem mais um link a ser acessado: Ver outros diários. Clicando sobre este link abrirá a página: Diário de Bordo Diários dos participantes do curso. Este link permite que você veja a anotação dos outros cursistas clicando sobre o nome desejado. Para retornar a página Diário de Bordo é só clicar sobre o link Diário Pessoal desta nova página aberta e você retornará a página Diário de Bordo.

20 2.9. Portfólio: Para acessá-lo, após ter clicado em Portfólio no Menu de Ferramentas, abrirá a página: Portfólio Portfólios Individuais. Esta página traz os portfólios de todos os participantes do curso. Nele você pode ver produções de textos e outros arquivos de qualquer pessoa. Para isso, clique sobre o nome da pessoa desejada e encontrará os arquivos. Se na página acima descrita você clicar sobre o seu nome, aparecerá a página: Portfólio Portfólio Individual. Esta página permite que você componha seus textos, crie pastas para guardá-los e os apague se quiser: Após clicar sobre o link Incluir Novo Item (na página do ambiente TelEduc acima), aparecerá a página: Portfólio Editar Item do Portfólio. Para que você possa incluir um arquivo no Portfólio é só preencher os campos Título e Texto. Depois disso, selecione como quer seu texto: Totalmente compartilhado, Compartilhado com formadores ou Não compartilhado (que ficam abaixo do campo Texto). Em seguida clique no botão Enviar:

21 Após o envio, abrirá a página Portfólio Novo Item do Portfólio. É só clicar sobre o botão Ok e você retornará a página Portfólio ( já descrita). Depois de clicar no botão Ok você retornará para a página Portfólio Portfólio Individual (descrita acima). Ainda nesta página que acabamos de retornar, existe um link a ser acessado que é: Portfólios de Grupos. Para acessá-lo e enviar algum arquivo, basta fazer o mesmo procedimento usado para o link: Portfólios Individuais Acessos: Para acessar clique em Acessos, após ter clicado em Acessos no Menu de Ferramentas, abrirá a página: Acessos. Esta página é composta dos link s: Relatório de Acessos e Relatório de Freqüência.

22 Nesta página para que você visualize um relatório de acessos dos cursistas ao ambiente TelEduc, clique sobre o link Relatório de Acessos. Após ter realizado o procedimento acima, aparecerá a página: Acessos Relatório de Acessos. Agora é só você selecionar como deseja visualizar seu relatório clicando sobre os quadrinhos em branco que ficam na frente de cada modalidade dos campos: Dados principais e Dados Adicionais. É preciso também clicar sobre um dos círculos em branco que ficam na frente de cada modalidade do campo: Ordenar e agrupar dados por. Após este procedimento clique sobre o botão Exibir Relatório e ele exibirá o mesmo dentro das modalidades selecionadas. Acessando o segundo link da página Acessos que é o Relatório de Freqüência, usado para relatar a freqüência com que os cursistas estão acessando o ambiente TelEduc e utilizando suas ferramentas, aparecerá a página: Acessos Relatório de Freqüência. Agora é só você resolver como deseja visualizar seu relatório, selecionando o período desejado preenchendo o primeiro campo: Período de busca, e clicando sobre os quadrinhos em branco que fica na frente de cada modalidade no campo Exibir. É preciso selecionar também no campo Ferramenta a modalidade desejada. É só clicar sobre o nome de uma das ferramentas neste campo e após este procedimento clique sobre o botão Exibir Relatório, e será exibido o Relatório dentro das modalidades selecionadas.

23 2.11. Intermap: Para acessar clique em Intermap, após ter clicado em Intermap no Menu de Ferramentas, abrirá a página Intermap. Nesta página clicando sobre o link Correio aparecerá (na mesma página) os link s: Mapa de Interação, Mensagens por período e Mensagens por Participante. Para que você visualize o mapa de interação entre os participantes do curso que utilizaram a ferramenta Correio, é só clicar sobre um dos link s e selecionar as modalidades desejadas em cada campo deste link e logo após clicar sobre o botão Ok. Aparecerá na sua tela o mapa descrevendo a interação dos participantes do curso no uso da ferramenta Correio dentro das modalidades selecionadas. Se na página Intermap você clicar sobre o link Fóruns de Discussão, aparecerá (na mesma página) os link s: Mapa de Interação, Mensagens por período, Mensagens por Participante e Fluxo de Conversação. Para que você visualize o mapa de interação entre os participantes do curso que

24 utilizaram a ferramenta Fóruns de Discussão, é só clicar sobre um dos link s e selecionar as modalidades desejadas em cada campo deste link e logo após clicar sobre o botão Ok. Aparecerá na sua tela o mapa descrevendo a interação dos participantes no uso da ferramenta Fóruns de Discussão dentro das modalidades selecionadas. Se na página Intermap você clicar sobre o link Bate-papo aparecerá (na mesma página) os link s: Mapa de Interação, Mensagens por Participante e Fluxo de Conversação. Para que você visualize o mapa de interação entre os participantes do curso que utilizaram a ferramenta Batepapo, é só clicar sobre um dos links e selecionar as modalidades desejadas em cada campo deste link e logo após clique sobre o botão Ok. Aparecerá na sua tela o mapa descrevendo a interação dos participantes no uso da ferramenta Bate-papo dentro das modalidades selecionadas Configurar: Para acessá-lo, clique em Configurar no Menu de Ferramentas, abrirá a página Configurar. Esta página é composta pelos link s: Alterar Senha, Selecionar Idioma e Notificar Novidades.

25 Nesta página clicando sobre o link Alterar Senha aparecerá a página Configura Alterar Senha. Esta página possui os campos: Digite sua senha antiga, Digite sua Senha Nova e Redigite sua nova senha (para confirmação). Para que você substitua sua senha antiga por uma senha nova, basta preencher os campos e depois clicar sobre o botão Registrar alterações. Clicando sobre o botão Registrar alterações você receberá a mensagem abaixo, é só clicar sobre o botão Voltar e aparecerá então a mesma caixa de texto usada para acessar o curso e na qual você preenche com seu nome de usuário e sua senha. Só que agora ao preencher os campos desta caixa de texto digite o mesmo nome de usuário e sua nova senha.

26 Na página Configurar, ao clicar sobre o link Selecionar Idioma aparecerá a página Configurar Selecionar Idioma. Esta página possui o campo: Selecione o idioma em que deseja visualizar o ambiente. Para escolher o idioma é só clicar sobre a setinha ( ), neste mesmo campo e depois clicar sobre o botão Registrar alterações. Depois de Registrar alterações, abrirá a página Configurar Selecionar Idioma. Clique sobre o botão Voltar e retornará a página Configurar com o idioma já alterado. Na página Configurar, ao clicar sobre o link Notificar novidades aparecerá a página Configurar Notificar novidades. Esta página possui o campo: Escolha o plano de envio de notificações de novidades para seu . Para escolher como deseja receber as notificações de novidades em seu , selecione uma das modalidades que traz este campo, clicando sobre um dos círculos em branco que fica à frente de cada modalidade, e clique no botão Registrar.

27 Após ter clicado sobre o botão Registrar, abrirá a página Configurar Notificar novidades. Clique sobre o botão Voltar e retornará para a página Configurar, com o plano de notificação de novidades para seu já alterado.

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA http://www.fgf.edu.br Sala Virtual TelEduc O TelEduc é um ambiente virtual desenvolvido Unicamp para apoiar professores

Leia mais

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro Índice 1. Fluxo de Solicitação 2. Acesso ao Aplicativo 3. Alteração de Senha 4. Opções do Menu 5. Pesquisar um item já existente 6. Como criar

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR. Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR. Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva http://teleduc.cefetmt.br Edição 2006/2 Curso de Especialização em Educação

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Manual - Gemelo Backup Online WEB

Manual - Gemelo Backup Online WEB Manual - Gemelo Backup Online WEB É um disco virtual que permite acessar seus dados de qualquer lugar através da Internet. Acesso A Gemelo Storage Solutions e enviará um e-mail confirmando que você é usuário

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação. Comunitária

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação. Comunitária Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação Escolar e Comunitária Para acessar o ambiente, utilize o endereço: http://efp.cursos.educacao.sp.gov.br Em Senha, você deve digitar seu RG. Em Usuário,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Cadastro de Corretores Manual do Usuário

Cadastro de Corretores Manual do Usuário susep 2012 Cadastro de Corretores SUSEP - CGETI - COSIM Fevereiro/2012 Conteúdo Apresentação...3 Mapa do Sistema de Cadastro de Corretores...4 Padrões...5 Acesso ao Sistema...6 Menu Principal...6 Informações

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@)

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ Núcleo Seccional da ESMAFE - 5ª Região no Ceará Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA 1. Cadastro 2. Preenchimento

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais SIGECORS Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Outubro 2008 Índice 1. Registrando Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6.

Leia mais

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj Manual Atendimento Caberj ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO... 5 EDITANDO

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

CRASP. Conteúdo Sobre o sistema...

CRASP. Conteúdo Sobre o sistema... CRASP Conteúdo Sobre o sistema...... 2 Acessando o sistema...... 2 Registro de chamados... 3 Anexando arquivos ao chamado aberto... 4 Acompanhamento do chamado... 6 Registrando uma ocorrência no chamado

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila

Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Manual de uso do aplicativo Filho Sem Fila Código escola Ao abrir o aplicativo, será exibida tela solicitando o código da escola que utilizará o sistema. Para acessar, basta digitar o código fornecido

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

WorkFlow WEB Volkswagen v20140826.docx. Manual de Atendimento Volkswagen

WorkFlow WEB Volkswagen v20140826.docx. Manual de Atendimento Volkswagen Manual de Atendimento Volkswagen ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO...

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual de Utilização Perfil Beneficiário 1. 2. Objetivo do Manual... 2 Siglas e Abreviações... 2 3. Perfil do Usuário... 2 4. Descrição Geral do Sistema...

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

TUTORIAL PARA A PLATAFORMA IPOL

TUTORIAL PARA A PLATAFORMA IPOL INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM POLÍTICA LINGUÍSTICA R. Lauro Linhares, 2123 - Torre A - Sala 713 - CEP 88036-000 - Trindade - Florianópolis/SC Brasil Fone/Fax +55 48 3234 8056 - Homepage:

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI.

Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI. Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI. Este tutorial irá ajudar você a usar a mexer na pagina modelo da UFPI(www.ufpi.br/modelo). Primeiramente abra seu navegador da internet, digite o seguinte

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Manual Prescrição Fácil

Manual Prescrição Fácil TH Sistemas Web Manual Prescrição Fácil HTTP:// Sumário Prescrição Fácil... 3 Como cadastrar no sistema?... 3 Tela Inicial... 5 Configuração Parâmetro... 5 Configuração - Alterar Senha... 6 Prescrição

Leia mais

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução

Leia mais

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

DIRETRIZES DE USO DA MATRIZ DE SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Regionalização PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO Roteiros do Brasil

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Índice: Página Inicial 2 Correio 2 Enviando uma mensagem Catálogo de endereços 2 3 Configurando o catálogo de endereços 3 Adicionando um contato 4 Enviando

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line O aplicativo Aplicativo com quase 3 anos de mercado, onde gerencia atualmente mais de 500.000 arquivos sendo eles entre digitalizados ou anexados

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 1 Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 2015 2 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 4 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 5 1. Foto do Perfil... 5 2. Campo de Busca...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

MALA DIRETA 2000 ACESSANDO O SISTEMA: 1 - Dê um clique no botão Iniciar do Windows para abrir o menu Iniciar.

MALA DIRETA 2000 ACESSANDO O SISTEMA: 1 - Dê um clique no botão Iniciar do Windows para abrir o menu Iniciar. MALA DIRETA 2000 ACESSANDO O SISTEMA: 1 - Dê um clique no botão Iniciar do Windows para abrir o menu Iniciar. 2 - Selecione Programas, Sistemas BISA 2000. 3 - Selecione o ícone do sistema Mala 2000. Surgirá

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online Manual do Usuário Introdução O Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online permite ao Criador e ao Inspetor proceder a todas providencias para que um

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu.

Bem vindo! Esta é a tela inicial do Webmail da Universidade federal de Juiz de Fora. O link de acesso é: http://correio.ufjf.edu. Manual WebMail 1. Tela inicial... pág. 2 2. Caixa de Entrada... pág. 2 3. A pasta Lidas... pág. 3 4. Criando sua assinatura... pág. 3 5. Enviar Mensagens... pág. 3 6. Anexando arquivos... pág. 4 7. Adicionando

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados

Tutorial para envio de comunicados Tutorial para envio de comunicados Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 2 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 4 3. Enviando comunicado para colaboradores e professores...

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Base de Conhecimento Notes

Base de Conhecimento Notes Base de Conhecimento Notes DTI Divisão de Atenção ao Cliente Acesso aos Formulários Institucionais Renovação de Certificado Erro no servidor : Seu certificado expirou. Localização do arquivo ID através

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais