1. 1. COMO ACESSAR O CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. 1. COMO ACESSAR O CURSO"

Transcrição

1 1. 1. COMO ACESSAR O CURSO 1.1. Para ter acesso ao curso, digite: https://www.nec.fct.unesp.br/~teleduc/ 1.2. Abrirá a página a seguir, então, é só posicionar o cursor sobre Cursos: 1.3. Em seguida clique sobre o link Cursos em andamento: 1.4. Abrirá a página Cursos em Andamento, clique no link Grupos de Pesquisa: Aparecerá a página Cursos em Andamento novamente, nesta página é só você clicar no link Entrar, referente ao seu curso.

2 1.5. Aparecerá uma caixa de texto com os campos: User Name (login) e Password (senha), que deverão ser preenchidos com o login e senha que foram cadastrados em sua inscrição para os cursos: 1.6. Ao entrar no ambiente TelEduc com seu login e senha, abrirá a página com o nome do seu curso e a respectiva agenda. Para ver as agendas anteriores basta clicar em Agendas Anteriores Visão do Formador Como Formador você tem a opção Editar Agendas

3 Ao clicar em Editar Agendas você pode alterar a agenda atual clicando em cima do seu nome. No caso da figura abaixo, clicando em Agenda6, depois em Editar. Para inserir uma nova agenda, basta clicar em Nova Agenda.

4 Escreva o título da agenda no campo Título. Existem duas opções para inserir uma nova agenda: 1ª) Digitando o texto no campo Texto; 2ª) Anexando Arquivos. Ao clicar em Anexar Arquivo, você deverá clicar no botão Browse/Procurar, para encontrar em seu computador o local (diretórios) em que o arquivo se encontra. Em seguida, clicar no botão Ok. Será aberta uma nova janela perguntando se há outro arquivo para ser anexado. Em caso afirmativo clique no botão Sim. Será aberta novamente a

5 tela Agenda - Anexar Arquivo para repetir o procedimento. Em caso negativo clique no botão Não para fechar esta tela. Note que após a anexação do(s) arquivo(s) seu(s) nome(s) aparecerá(ão) abaixo da opção Anexar Arquivos na tela Agenda. OBS.: A princípio qualquer tipo de arquivo pode ser anexado ao TelEduc. No entanto, sugere-se que na agenda sejam anexados arquivos com extensão.txt ou.html. Além de terem tamanho reduzido (em Kb) dispensam a abertura de um aplicativo para exibição. No caso de a agenda ter sido feita em.html é preciso anexar todos os arquivos de figuras (.gif,.jpg, por exemplo) e/ou outros arquivos.html acessados via links a partir do arquivo principal (quando existirem). Para facilitar a anexação

6 de todos esses arquivos sugere-se que eles sejam organizados em um arquivo zipado (.zip). Ao clicar sobre o nome de um arquivo anexado será aberto um menu contendo de duas a três opções: Ver e Apagar ou Ver, Descompactar e Apagar (quando foi anexado um arquivo.zip). Para escolher uma delas, clicar sobre o seu nome. Ao clicar na opção Ver poderá visualizar o conteúdo do arquivo (via abertura de uma janela ou de um aplicativo) ou salvá-lo em disco (especialmente, no caso dos arquivos que exigem abertura de um aplicativo ou quando se deseja desconectar da Internet). Ao clicar na opção Apagar será aberta uma janela perguntando ao usuário se ele deseja realmente apagar aquele arquivo. Já a opção Descompactar permite a descompactação dos arquivos desde que o seu nome não contenha espaços em branco, permitindo que os arquivos que o compõem fiquem acessíveis na página que será visualizada pelo aluno Terminada a anexação de arquivos clique na opção Selecionar Entrada. Selecione o arquivo que deverá ser o arquivo de entrada da agenda (=arquivo principal). Isto é especialmente relevante no caso de arquivos.html que contém figuras e links para outros arquivos. Para selecionar o arquivo clique na frente de seu nome e em seguida no botão Enviar.

7 A seleção de arquivos é obrigatória mesmo quando há apenas um arquivo anexado. Caso desista de anexar os arquivos já anexados, clique na opção Apagar Todos os Arquivos. Será aberta uma janela perguntando se deseja realmente apagar todos os arquivos já anexados. Após a digitação do título da agenda, anexação e seleção de arquivos clique no botão Enviar FERRAMENTAS O MENU DE FERRAMENTAS que está localizado ao lado esquerdo do ambiente TelEduc, contém os seguintes itens:

8 Estrutura do Ambiente: Esta ferramenta apresenta informações gerais sobre o ambiente TelEduc. Através dela serão apresentadas e explicitadas os propósitos de utilização de cada uma das demais ferramentas. Para acessá-la é só clicar em Estrutura do Ambiente no Menu de Ferramentas Mural: Para enviar mensagens através do Mural, basta clicar em Mural no Menu de Ferramentas descrito acima. Após este procedimento abrirá a referida página Mural. Clique no link Nova Mensagem: Clicando sobre o link Nova Mensagem abrirá a página Mural Nova Mensagem. Escreva o Título de sua mensagem no campo para Título, e sua mensagem no campo Anotação. Após os campos preenchidos é só clicar no botão Enviar:

9 Em seguida aparecerá a página Mural Nova Mensagem, clique no botão Voltar e você retornará a página Mural. Este procedimento já garante que sua mensagem está no Mural Fóruns de Discussão: Para acessá-los, basta clicar em Fóruns de Discussão no Menu Ferramentas. Abrirá a página onde você visualizará o (s) Título (s) do (s) Fórum (s), bastando clicar sobre o Título do Fórum de seu interesse: Logo após este procedimento abrirá a página Fóruns de Discussão Ver fórum, e logo abaixo aparecerá o Título do Fórum acima clicado. Para que você componha a sua mensagem basta clicar no link Compor nova mensagem: Aparecerá uma nova página: Fóruns de Discussão Compor Nova Mensagem. Nesta página basta preencher o campo Título da nova mensagem e depois preencher o campo Mensagem. Após esse procedimento, preenchimento dos campos, basta clicar no botão Enviar:

10 Depois de você ter clicado sobre o botão Enviar, aparecerá a página: Fóruns de Discussão Compor Nova Mensagem. Então, é só clicar no botão Voltar e você retornará a página Fóruns de Discussão Ver fórum. Este é o último procedimento para que sua mensagem fique gravada na ferramenta Fóruns de Discussão Bate-Papo: Para acessa-lo clique em Bate-Papo no Menu de Ferramentas, e a mesma abrirá. Nesta página é só clicar no link: Entrar na sala de bate-papo. Depois de clicar no link acima descrito, abrirá a nova página: Bate-Papo Entrar na sala de bate-papo. Esta página já vem com instruções para acesso da ferramenta Bate-Papo:

11 Abrirá então a página Sala de Bate-Papo. É só preencher o campo em branco para enviar as mensagens que quiser. Depois no campo onde inicialmente está escrito Todos, você seleciona (clicando na setinha) a pessoa que quer encaminhar, ou se a mensagem for para Todos, deixe como está. Depois é só clicar no botão Enviar Correio: Para acessar o Correio, após ter clicado em Correio no Menu de Ferramentas, abrirá a página Correio Mensagens Novas. Nesta página é só clicar sobre o link: Compor para você digitar uma mensagem a ser enviada aos participantes do curso.

12 Depois de clicar no link Compor, abrirá a página: Correio Compondo Mensagem. No campo Lista de participantes do curso você seleciona o cursista que deseja enviar a mensagem. Isso é feito através da seleção dos nomes das pessoas (uma por vez) clicando em cima do nome da pessoa que você deseja enviar a mensagem e depois clicando sobre a setinha ( ) ao lado. Se você selecionou o nome de alguém que não queria, é só clicar no nome da pessoa que você selecionou errado no campo Lista de destinatários da mensagem, e depois clicar sobre o botão Retirar. Se clicar neste mesmo campo (Lista de destinatários da mensagem), sobre o botão Esvaziar, todas as pessoas serão eliminadas e não receberão a mensagem. Agora basta preencher o campo Assunto com o nome de sua mensagem, e no campo abaixo de Assunto digite sua mensagem. Se não for enviar arquivo em anexo é só clicar sobre o botão Enviar Mensagem. Se você for enviar algum arquivo em anexo, basta clicar sobre o botão Anexar Arquivos, e então aparecerá a página Correio Anexar Arquivos:

13 Esta página tem como objetivo anexar um arquivo a mensagem que você quer enviar para os destinatários. Para isso é só acompanhar os procedimentos que já vêm explicados na própria página. Depois de anexar o(s) arquivo(s), é só clicar sobre o botão Fechar, e você retornará a página Correio Compondo Mensagem (página já explicada acima). Agora para enviar a mensagem e o(s) arquivo(s) em anexo, é só clicar sobre o botão Enviar Mensagem, ou se não quiser enviar mais, é só clicar sobre o botão Cancelar Grupos: Para acessá-lo, após ter clicado em Grupos no Menu de Ferramentas, abrirá a página. Nesta página é só clicar no link Novo Grupo para você criar o seu Grupo. Após ter clicado sobre o link Novo Grupo, abrirá a nova página: Grupos Novo Grupo. Nesta página, para que você crie seu grupo, basta preencher os campos Nome do Grupo e Componentes do Grupo.

14 No campo Nome do Grupo é só escrever o nome desejado para o seu Grupo. Para preencher o campo Componentes do grupo, no campo Participantes do Curso você seleciona as pessoas que irão participar do seu Grupo. Para isto basta selecionar os nomes das pessoas (uma por vez) clicando em cima do nome das pessoas que farão parte do seu grupo e depois clicar sobre a setinha ( ) que fica ao lado do campo Participantes do Curso. Se você selecionou o nome de alguém que não queria, é só clicar sobre o nome da pessoa que você selecionou errado no campo Componentes do Grupo, e depois clicar sobre a setinha ( ). Se clicar neste mesmo campo (Componentes do grupo), sobre o botão Excluir todos os componentes, todas as pessoas serão eliminadas do seu Grupo. Depois que os campos estiverem preenchidos é só clicar sobre o botão Criar, e seu grupo será criado podendo acessá-lo através da Ferramenta Portfólio de Grupo Perfil: Para acessa-lo, após ter clicado em Perfil no Menu de Ferramentas, abrirá a página. Para visualizar o Perfil de outras pessoas, é só clicar sobre o nome de uma pessoa ou então clicar no quadrinho em branco que fica na frente de cada nome e clicar sobre o botão: Mostrar Selecionados. Já para exibir o Perfil de mais de uma pessoa, é só selecionar aquelas que você deseja ver. Depois de clicar no botão Mostrar Selecionados e você verá ao mesmo tempo, todos os perfis das pessoas que selecionou.

15 Para criar o seu Perfil, basta clicar sobre o seu nome (na página do ambiente TelEduc acima) e então aparecerá a página Perfil Exibir Perfis:

16 Para escrever seu Perfil, você deve clicar sobre o link Preencher Perfil (na página do ambiente TelEduc acima). Logo após este procedimento aparecerá a página Perfil Preenchendo Perfil: Esta página já explica como deve ser o preenchimento do campo para descrição de seu Perfil. Depois de preenchido o campo para descrição, é só clicar no botão Enviar alterações. Se você clicar no botão cancelar ele não enviará o que você escreveu. Após ter clicado sobre o botão Enviar alterações abrirá a página Perfil Preenchendo Perfil. É só clicar sobre o botão Voltar e você retornará a página Perfil Exibir perfis (já mencionada acima).

17 O próximo link nesta mesma página (Perfil Exibir perfis, descrita acima) é o link: Enviar/Atualizar Foto. Clicando sobre este link abrirá a página: Perfil Enviando foto, basta seguir as instruções da página. Depois de anexar a foto é só você clicar no botão Anexar foto. Se você clicar no botão Cancelar o arquivo encontrado será cancelado e você poderá procurar outro arquivo de foto. OBS. A foto deve estar salva com extensão.jpg em sua máquina. Depois de clicar sobre o botão Anexar foto aparecerá a página Perfil Enviando foto. Agora é só você clicar sobre o botão Voltar e retornará a página Perfil Exibir perfis (já mencionada acima). Nesta página encontra-se o último link a ser acessado: Ver/alterar dados pessoais. Ao clicar sobre este link você abrirá uma página com o nome de Perfil Visualização/alteração de dados pessoais. Esta é a página que você cadastrou seus dados no ato de inscrição para o curso.

18 Você poderá revê-la e alterá-la quando quiser. Por exemplo, se mudar de é só clicar no campo onde está seu , escrever seu novo e depois clicar no botão Registrar alterações que aparecerá a página: Perfil Visualização/Alteração de dados Pessoais. É só clicar sobre o botão Fechar e suas alterações já foram gravadas. Você então retornará a página Perfil Exibir perfis (já descrita acima) Diário de Bordo: Para acessá-lo, após ter clicado em Diário de Bordo no Menu de Ferramentas, abrirá a página: Diário de Bordo. Nesta página, para que você registre suas observações durante o curso, clique sobre o link: Incluir nova anotação.

19 Logo após este procedimento abrirá a página: Diário de Bordo Incluir nova anotação. Nesta página basta preencher o campo Título e preencher o campo Texto. Depois dos campos preenchidos, selecione como quer seu texto: Totalmente compartilhado, Compartilhado com formadores ou Não compartilhado (que ficam abaixo do campo Texto). Basta clicar no botão Enviar: Depois de clicar sobre o botão Enviar, abrirá a página: Diário de Bordo Incluir nova anotação. É só clicar sobre o botão Ok e você retornará a página Diário de Bordo. Voltando a página Diário de Bordo (já descrita), você tem mais um link a ser acessado: Ver outros diários. Clicando sobre este link abrirá a página: Diário de Bordo Diários dos participantes do curso. Este link permite que você veja a anotação dos outros cursistas clicando sobre o nome desejado. Para retornar a página Diário de Bordo é só clicar sobre o link Diário Pessoal desta nova página aberta e você retornará a página Diário de Bordo.

20 2.9. Portfólio: Para acessá-lo, após ter clicado em Portfólio no Menu de Ferramentas, abrirá a página: Portfólio Portfólios Individuais. Esta página traz os portfólios de todos os participantes do curso. Nele você pode ver produções de textos e outros arquivos de qualquer pessoa. Para isso, clique sobre o nome da pessoa desejada e encontrará os arquivos. Se na página acima descrita você clicar sobre o seu nome, aparecerá a página: Portfólio Portfólio Individual. Esta página permite que você componha seus textos, crie pastas para guardá-los e os apague se quiser: Após clicar sobre o link Incluir Novo Item (na página do ambiente TelEduc acima), aparecerá a página: Portfólio Editar Item do Portfólio. Para que você possa incluir um arquivo no Portfólio é só preencher os campos Título e Texto. Depois disso, selecione como quer seu texto: Totalmente compartilhado, Compartilhado com formadores ou Não compartilhado (que ficam abaixo do campo Texto). Em seguida clique no botão Enviar:

21 Após o envio, abrirá a página Portfólio Novo Item do Portfólio. É só clicar sobre o botão Ok e você retornará a página Portfólio ( já descrita). Depois de clicar no botão Ok você retornará para a página Portfólio Portfólio Individual (descrita acima). Ainda nesta página que acabamos de retornar, existe um link a ser acessado que é: Portfólios de Grupos. Para acessá-lo e enviar algum arquivo, basta fazer o mesmo procedimento usado para o link: Portfólios Individuais Acessos: Para acessar clique em Acessos, após ter clicado em Acessos no Menu de Ferramentas, abrirá a página: Acessos. Esta página é composta dos link s: Relatório de Acessos e Relatório de Freqüência.

22 Nesta página para que você visualize um relatório de acessos dos cursistas ao ambiente TelEduc, clique sobre o link Relatório de Acessos. Após ter realizado o procedimento acima, aparecerá a página: Acessos Relatório de Acessos. Agora é só você selecionar como deseja visualizar seu relatório clicando sobre os quadrinhos em branco que ficam na frente de cada modalidade dos campos: Dados principais e Dados Adicionais. É preciso também clicar sobre um dos círculos em branco que ficam na frente de cada modalidade do campo: Ordenar e agrupar dados por. Após este procedimento clique sobre o botão Exibir Relatório e ele exibirá o mesmo dentro das modalidades selecionadas. Acessando o segundo link da página Acessos que é o Relatório de Freqüência, usado para relatar a freqüência com que os cursistas estão acessando o ambiente TelEduc e utilizando suas ferramentas, aparecerá a página: Acessos Relatório de Freqüência. Agora é só você resolver como deseja visualizar seu relatório, selecionando o período desejado preenchendo o primeiro campo: Período de busca, e clicando sobre os quadrinhos em branco que fica na frente de cada modalidade no campo Exibir. É preciso selecionar também no campo Ferramenta a modalidade desejada. É só clicar sobre o nome de uma das ferramentas neste campo e após este procedimento clique sobre o botão Exibir Relatório, e será exibido o Relatório dentro das modalidades selecionadas.

23 2.11. Intermap: Para acessar clique em Intermap, após ter clicado em Intermap no Menu de Ferramentas, abrirá a página Intermap. Nesta página clicando sobre o link Correio aparecerá (na mesma página) os link s: Mapa de Interação, Mensagens por período e Mensagens por Participante. Para que você visualize o mapa de interação entre os participantes do curso que utilizaram a ferramenta Correio, é só clicar sobre um dos link s e selecionar as modalidades desejadas em cada campo deste link e logo após clicar sobre o botão Ok. Aparecerá na sua tela o mapa descrevendo a interação dos participantes do curso no uso da ferramenta Correio dentro das modalidades selecionadas. Se na página Intermap você clicar sobre o link Fóruns de Discussão, aparecerá (na mesma página) os link s: Mapa de Interação, Mensagens por período, Mensagens por Participante e Fluxo de Conversação. Para que você visualize o mapa de interação entre os participantes do curso que

24 utilizaram a ferramenta Fóruns de Discussão, é só clicar sobre um dos link s e selecionar as modalidades desejadas em cada campo deste link e logo após clicar sobre o botão Ok. Aparecerá na sua tela o mapa descrevendo a interação dos participantes no uso da ferramenta Fóruns de Discussão dentro das modalidades selecionadas. Se na página Intermap você clicar sobre o link Bate-papo aparecerá (na mesma página) os link s: Mapa de Interação, Mensagens por Participante e Fluxo de Conversação. Para que você visualize o mapa de interação entre os participantes do curso que utilizaram a ferramenta Batepapo, é só clicar sobre um dos links e selecionar as modalidades desejadas em cada campo deste link e logo após clique sobre o botão Ok. Aparecerá na sua tela o mapa descrevendo a interação dos participantes no uso da ferramenta Bate-papo dentro das modalidades selecionadas Configurar: Para acessá-lo, clique em Configurar no Menu de Ferramentas, abrirá a página Configurar. Esta página é composta pelos link s: Alterar Senha, Selecionar Idioma e Notificar Novidades.

25 Nesta página clicando sobre o link Alterar Senha aparecerá a página Configura Alterar Senha. Esta página possui os campos: Digite sua senha antiga, Digite sua Senha Nova e Redigite sua nova senha (para confirmação). Para que você substitua sua senha antiga por uma senha nova, basta preencher os campos e depois clicar sobre o botão Registrar alterações. Clicando sobre o botão Registrar alterações você receberá a mensagem abaixo, é só clicar sobre o botão Voltar e aparecerá então a mesma caixa de texto usada para acessar o curso e na qual você preenche com seu nome de usuário e sua senha. Só que agora ao preencher os campos desta caixa de texto digite o mesmo nome de usuário e sua nova senha.

26 Na página Configurar, ao clicar sobre o link Selecionar Idioma aparecerá a página Configurar Selecionar Idioma. Esta página possui o campo: Selecione o idioma em que deseja visualizar o ambiente. Para escolher o idioma é só clicar sobre a setinha ( ), neste mesmo campo e depois clicar sobre o botão Registrar alterações. Depois de Registrar alterações, abrirá a página Configurar Selecionar Idioma. Clique sobre o botão Voltar e retornará a página Configurar com o idioma já alterado. Na página Configurar, ao clicar sobre o link Notificar novidades aparecerá a página Configurar Notificar novidades. Esta página possui o campo: Escolha o plano de envio de notificações de novidades para seu . Para escolher como deseja receber as notificações de novidades em seu , selecione uma das modalidades que traz este campo, clicando sobre um dos círculos em branco que fica à frente de cada modalidade, e clique no botão Registrar.

27 Após ter clicado sobre o botão Registrar, abrirá a página Configurar Notificar novidades. Clique sobre o botão Voltar e retornará para a página Configurar, com o plano de notificação de novidades para seu já alterado.

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br

MANUAL DO ALUNO. Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA. http://www.fgf.edu.br MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual TelEduc FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA http://www.fgf.edu.br Sala Virtual TelEduc O TelEduc é um ambiente virtual desenvolvido Unicamp para apoiar professores

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR. Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR. Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva http://teleduc.cefetmt.br Edição 2006/2 Curso de Especialização em Educação

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Cadastro de Corretores Manual do Usuário

Cadastro de Corretores Manual do Usuário susep 2012 Cadastro de Corretores SUSEP - CGETI - COSIM Fevereiro/2012 Conteúdo Apresentação...3 Mapa do Sistema de Cadastro de Corretores...4 Padrões...5 Acesso ao Sistema...6 Menu Principal...6 Informações

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação. Comunitária

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação. Comunitária Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Mediação Escolar e Comunitária Para acessar o ambiente, utilize o endereço: http://efp.cursos.educacao.sp.gov.br Em Senha, você deve digitar seu RG. Em Usuário,

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Manual - Gemelo Backup Online WEB

Manual - Gemelo Backup Online WEB Manual - Gemelo Backup Online WEB É um disco virtual que permite acessar seus dados de qualquer lugar através da Internet. Acesso A Gemelo Storage Solutions e enviará um e-mail confirmando que você é usuário

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual)

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual) 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 04 Geração de Login e Senha... 05 Guia de Percurso... 07 Manual Acadêmico... 09 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 11 Edição do Perfil... 13 Ambiente Colaborar e

Leia mais

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro Índice 1. Fluxo de Solicitação 2. Acesso ao Aplicativo 3. Alteração de Senha 4. Opções do Menu 5. Pesquisar um item já existente 6. Como criar

Leia mais

Webmail lendo os e-mails. O que é. Como ler os e-mails através do WEBMAIL

Webmail lendo os e-mails. O que é. Como ler os e-mails através do WEBMAIL Webmail lendo os e-mails O que é O WEBMAIL é um programa que permite a leitura, envio e gerenciamento de e-mails através de uma página da internet. A vantagem é que você não precisa estar em seu computador

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Índice: Página Inicial 2 Correio 2 Enviando uma mensagem Catálogo de endereços 2 3 Configurando o catálogo de endereços 3 Adicionando um contato 4 Enviando

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem

Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem 1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO Desenvolvido por: Patricia Mariotto Mozzaquatro SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO....03 2 O AMBIENTE MOODLE......03 2.1 Quais as caixas de utilidade que posso adicionar?...04 2.1.1 Caixa

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Gerência de Informática Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Versão 1.1 Novembro de 2015 Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Índice 1 Acesso ao Sistema...3 2 Adicionar

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP ÍNDICE 01 - COMO UTILIZAR SEU EMAIL...02 02 CONFIGURANDO PARA SEMPRE QUE ABRIR O EMAIL ABRIR A CAIXA DE ENTRADA...03 03 - COMO LER OS EMAILS...05 04 - COMO RETIRAR

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@)

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ Núcleo Seccional da ESMAFE - 5ª Região no Ceará Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA 1. Cadastro 2. Preenchimento

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

Manual de Utilização. Obter Acesso aos Sistemas Educação. Projeto: Obter Acesso Versão Doc.: <1.0> Data de criação: 15/10/2010

Manual de Utilização. Obter Acesso aos Sistemas Educação. <Versão: 1.0> Projeto: Obter Acesso Versão Doc.: <1.0> Data de criação: 15/10/2010 Obter Acesso aos Sistemas Educação Manual de Utilização Página 1/9 Conteúdo 1. Introdução... 3 1.1 Objetivo... 3 1.2 Escopo... 3 1.3 Acesso... 3 1.4 Requisitos básicos... 3 2. Interface de

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS Antes de configurar o Outlook, é necessário fazer a instalação do certificado de segurança. Veja a seguir como fazer 1 Faça o download do arquivo: https://www.pae.sc.gov.br/down/caciasc.crt

Leia mais

Configurações dos Sistemas

Configurações dos Sistemas Configurações dos Sistemas Sumário configurações dos sistemas Este manual do Configurações dos Sistemas tem por objetivo explicar as informações referentes a configuração do ambiente, como por exemplo,

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

Manual de Uso da Agenda Digital

Manual de Uso da Agenda Digital Manual de Uso da Agenda Digital SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:... 6 CHAT... 7 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 8 ALTERAÇÃO DE SENHA... 9 ESQUECEU SUA

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD

Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 1 Manual de acesso ao UNICURITIBA Virtual (Moodle) para alunos EAD 2015 2 Sumário Acessando o UNICURITIBA Virtual... 4 Conhecendo o UNICURITIBA Virtual... 5 1. Foto do Perfil... 5 2. Campo de Busca...

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Guia de auxílio aos responsáveis

Guia de auxílio aos responsáveis Guia de auxílio aos responsáveis SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 PENDÊNCIA:... 5 EDIÇÃO DE DADOS PESSOAIS... 6 ALTERAÇÃO DE SENHA... 7 ESQUECEU SUA SENHA?... 7 AGENDA... 8 2 FEED

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais