DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES MELLITUS. Rosiléia Rosa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES MELLITUS. Rosiléia Rosa"

Transcrição

1 DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O AUTOCUIDADO EM DIABETES MELLITUS Rosiléia Rosa

2 Qual a relação entre a dramatização e o profissional de saúde? Ao fazer referência sobre a atuação do profissional de saúde é comum lembrarmos de ações do cotidiano que envolvam a busca de diagnóstico e o tratamento de patologias específicas. Porém, a proposta deste trabalho demonstra que as atuações no campo da saúde vão além dessas habilidades. O texto aqui intitulado como dramatização irá propor técnicas alternativas de trabalho com o intuito de aproximar o profissional da saúde às pessoas com Diabetes Mellitus (DM), uma vez que essas técnicas podem estimular a comunicação e, como consequência, desvendar as diferentes formas de se sentir e conviver com a doença. O profissional de saúde quando lança mão de diferentes e inovadoras abordagens pode se aproximar da realidade vivida pela pessoa com DM, público-alvo desta temática, e compreender o que essa pensa e sente em relação à doença, assim como suas ações e enfrentamento. No entanto, atuar nesse cenário requer habilidades para lidar com os mais diferentes públicos, sendo preciso estar sensível às informações e necessidades da população. Nessa perspectiva, é importante que o profissional utilize o seu lado mais dinâmico, mais sensível e mais humano, principalmente quando trabalha com ações educativas. Essas ações profissionais devem demonstrar espírito de cidadania, de criticidade, de criatividade, do desenvolvimento da autonomia e da capacidade de resolução dos problemas (BRASIL, 1999). Uma atividade educativa em saúde, quando trabalha com a dramatização, oportuniza o aprendizado coletivo e se torna mais estimulante para iniciativas de autocuidado, sobretudo quando se estimula a expressão espontânea e a comunicação até antes inexplorada, revelando o verdadeiro estado físico e emocional dos participantes. Conforme aponta Meré Rouco (2003, p. 22), a interação mútua e o diálogo produzem novas conexões entre os participantes e criam um ambiente de abertura a novas formas de pensar. Assim, mesmo sem intenção, com a dramatização, cada um pode exprimir o que sente, aumentando as chances de atuação do profissional de saúde.

3 Dessa forma, esta proposta pretende contribuir com algumas dicas para o exercício da dramatização, estimulando reflexões sobre o processo saúdedoença, a troca de informações e experiências com os colegas, além de maior contato com o profissional de saúde, que conhecerá a realidade do grupo e poderá auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa com DM. Para esta atividade, utilizamos como base a metodologia problematizadora, que tem como ponto de partida a realidade vivenciada para a posterior solução dos problemas apresentados. Neste espaço, cada participante é o protagonista de sua própria história. Os bastidores da atuação do profissional de saúde Antes de entrar em cena É fato comum observarmos profissionais que aplicam diferentes técnicas de interação sem, no entanto, justificar as atividades e os propósitos para sua aplicação. Por isso, este espaço será destinado ao processo que antecede às práticas. Desde já, é importante lembrar que a melhor forma de aperfeiçoar as técnicas será com as experiências que você irá retirar delas. Durante a construção das atividades, atue como participante das técnicas que pretende trabalhar. Você vai se sentir mais seguro e possivelmente irá aproximar-se de algumas sensações que poderão futuramente ser expostas pelo grupo. Estude cada técnica antes de sua aplicação, pense nas possibilidades que elas podem proporcionar. Avalie se a atividade escolhida é oportuna para a idade e para as condições físicas e psicológicas do grupo. Perceba se a atividade exige conhecimento prévio sobre algum tema antes de sua aplicação e, caso necessário, faça as devidas explicações antes de iniciar. Posteriormente à dinâmica, estimule a reflexão sobre os temas

4 aplicados e indique leituras sobre o DM. Considere as contribuições que o grupo trouxer, mesmo que estas sejam descritas com algumas dificuldades ou limitações, devido à carência de informação sobre os assuntos que forem trabalhados. Com o grupo de DM, conheça o que eles sabem sobre ela, ganhe confiança para entrar em determinados assuntos. Lembre-se que cada grupo possui um perfil, uma natureza, uma forma de entender a realidade. Aos poucos, tente sentir o que os participantes pensam e observe como se expressam para, posteriormente, tentar compreender as ações que surgirem. Com esta proposta, nos encontramos com Moreno (2004), que entende a dramatização como proposta de trabalho que trata de conteúdos e compreende o aprender na ação, construindo uma metodologia de ensino democrática e participativa, que gera a espontaneidade, cria desafios e possibilita a oportunidade de trabalhar em situações que envolvam o enfrentamento e a resolução de problemas. Então, porque não tentar essas ações na área da saúde? Seja espontâneo O profissional deve desenvolver sua espontaneidade durante toda a interação com o grupo, favorecendo o seu entrosamento. No início, alguns participantes poderão não se sentir à vontade porque não conhecem os participantes e por estarem diante de um profissional de saúde. Por isso, é importante esclarecer que não há qualquer relação de superioridade ou inferioridade entre eles. O fato de você ser espontâneo e utilizar propostas lúdicas não influencia na seriedade das atividades ou na sua postura profissional. Ao contrário, quanto mais desenvoltura, mais chances de credibilidade você poderá ter com o grupo. Monteiro (2006), afirma que os sentidos individuais são socialmente constituídos. Então, haja naturalmente e perceba que muitas reações do grupo também serão próximas às suas.

5 Planeje-se Preparar uma técnica para um grupo, assim como qualquer outra atividade profissional, necessita de planejamento. Essa etapa é fundamental para que o grupo compreenda o que se quer transmitir e possa responder às técnicas propostas. Comece definindo as informações que serão imprescindíveis transmitir ao grupo, delineando o que falar e o que evitar para conseguir maior participação. Se houver custos envolvidos, faça uma planilha dos gastos e verifique a viabilidade da atividade. Utilize a criatividade para que os custos não superem as expectativas. Conheça o espaço disponível, veja se é possível que o grupo fique bem acomodado. Para evitar imprevistos, chegue antes ao local e arrume o ambiente: disponha as cadeiras, mesas e demais materiais a serem utilizados de forma organizada. Fale ao grupo sobre o espaço e a duração de cada atividade. A sistematização do tempo auxilia no sucesso do encontro, por isso, é sempre interessante ter um relógio por perto. Certifique-se dos recursos disponíveis e confira se todos os equipamentos funcionam: data-show, som, retroprojetor, entre outros. Você precisa saber o número de pessoas que estarão presentes, para que situações desagradáveis sejam evitadas, como a falta de materiais e de espaço disponível. Observe o grupo e perceba se tudo está correndo bem ou se há algumas limitações, como as condições físicas de alguns participantes.assim, todas as tarefas precisam estar bem definidas e é importante que você conduza as atividades de forma horizontal, para que os integrantes se sintam mais seguros. A ausência de planejamento gera insegurança tanto para quem conduz a atividade, como para quem participa, podendo criar um clima desagradável para todo o grupo. Neste trabalho, por exemplo, você já sabe que o tema é DM, então é preciso definir o que e com quais materiais trabalhar, lembrando Monteiro (2006), que afirma que cada material possui seus limites e possibilidades.

6 Explique os objetivos Para a realização de cada atividade, há a necessidade de se explicitar os temas e objetivos. Pergunte se todos concordam que a atividade seja executada de tal maneira e se alguém possui alguma dúvida antes de iniciá-la. Diante de necessidades específicas, relate para o grupo que as manifestações serão respeitadas e que o sigilo também é importante diante do que acontece no contexto grupal. Quando o grupo sabe quais são seus objetivos, sua expressão e produtividade provavelmente aumentarão. Neste caso, todos partilharão dos mesmos esforços, esperanças e atuarão intensamente para que o objetivo seja cumprido. Seja criativo A criatividade é uma ferramenta utilizada para fazer algo diferente, para inovar dentro de uma perspectiva que previamente seria comum. Neste trabalho, a criatividade pode ser colocada em prática para simplificar as soluções para um determinado problema apresentado pelo grupo e estimular o desenvolvimento de novas habilidades entre eles. Algumas formas de representar a criatividade incluem a capacidade de inventar coisas novas, de desestruturar uma determinada realidade e reestruturá-la de outras maneiras e, principalmente, na resolução de problemas encontrados. Aproveite o grupo para desenvolver tanto o seu lado criativo e profissional, quanto o processo criativo dos participantes, numa experiência em que a comunicação e a expressão possuem espaço livre. Algumas pequenas ações, como: um fundo musical, uma decoração mais colorida, painéis expostos de diferentes formas, balões no chão, podem auxiliar no despertar da imaginação do grupo. Não imponha limites para sua criatividade! Hora de aquecer Os procedimentos de aquecimento são essenciais para o bom desenvolvimento das demais atividades. Neste espaço, é importante ir, aos poucos, quebrando a rotina, criar um clima de descontração para o grupo se desinibir. O aquecimento não só é o ponto de partida, mas está presente durante todo o tempo, tornando-se essencial para desenvolver qualquer atividade temática.

7 Sugira para o grupo ir soltando o corpo, aos poucos. Pode-se começar soltando os pés, pernas, cintura, braços, pescoço e cabeça. Estimule a respiração. Peça para o grupo fechar os olhos e inspirar e expirar devagar, estimulando o diafragma e percebendo o ar entrando e saindo, relaxando o corpo e trazendo energias boas para o grupo. Inicie movimentos faciais e peça que os participantes repitam. Mexa os olhos, sobrancelhas, nariz, abra e feche a boca. Comece a emitir alguns sons e solicite que o grupo também o faça. Vá aumentando o volume dos sons e comece a mexer o corpo no ritmo dos sons emitidos. Estimule a participação de todos. O aquecimento amplia as percepções internas e externas. Pequenos exercícios de estimulação desinibem e proporcionam bons resultados. Como desenvolver o roteiro Antes de iniciar o desenvolvimento de um roteiro você precisa saber qual o objetivo que se quer alcançar. Você precisa ter claro o que vai desenvolver, ter informações sobre o perfil do grupo e a realidade dos participantes. É preciso considerar que possivelmente os integrantes não se conheçam. Por isso, inicialmente, o roteiro deve ser organizado para que cada um consiga, aos poucos, integrar-se com o grupo. Crie sua própria ficha de controle, contendo início, meio e fim de cada atividade. Além de mentalizar todas as atividades, é relevante levar o registro para maior segurança. Diferentes técnicas devem ser adaptadas à realidade e interesse do grupo. Ao final de cada atividade, proponha uma pequena reflexão sobre o que acabou de ser vivenciado. É nesta hora que o profissional colhe importantes informações. Por isso, faça perguntas como: Vocês gostaram da atividade? Como se sentiram participando? Qual foi o maior desafio? Como desenvolver o tema Para iniciar um tema específico, é recomendado que o condutor da atividade inicie a conversa, muitas vezes, relatando sua própria experiência pessoal sobre o assunto a ser explorado. Essa é uma maneira de estabelecer a primeira ligação com o grupo, criando um clima mais informal de comunicação. Sobre o DM, você pode falar de sua proximidade com o tema, o que e como trabalha, quais as experiências pessoais que traz sobre o assunto.

8 Em que momentos aplicar atividades de dramatização? Segundo Williams (1998, p. 116), os grupos formados com base nos métodos de dramatização procuram: a. criar condições que propiciem a aprendizagem; b. aumentar a confiança mútua e dar oportunidade para desenvolver conexões entre os participantes; c. liberar a espontaneidade no grupo, para que as pessoas estejam abertas e para a criatividade; d. introduzir a dramatização logo no início, para que os membros do grupo comecem a se identificar como atores. Este trabalho de educação em saúde objetiva que os envolvidos interajam com a mesma sensibilidade com que a dramatização atua e, mesmo que ocorram interferências ou reações adversas, segundo Fela (2007), estas constituirão o próprio processo de interação humana. Então, boa sorte e ótimo trabalho! Exemplos de técnicas de dramatização para trabalhar com o grupo 1. Aquecimento e recepção O profissional de saúde agradece a presença de todos, apresenta-se, explica os objetivos das atividades e esclarece que a proposta terá maior sucesso mediante a participação e integração de todos os envolvidos. Considerando que o grupo ainda não se conhece, inicia-se com: O grupo caminhando, de forma informal, confortável; Ao caminharem, começarão a perceber os demais colegas, observando quem passa ao seu lado. Então, a troca de olhares deve acontecer diante de cada novo colega encontrado; Continuam caminhando e agora devem ocupar todo o espaço disponível, evitando deixar espaços vazios;

9 Os participantes são convidados a caminhar de forma mais rápida, aumentando de velocidade a cada passo. Ao toque do profissional, todos devem parar de caminhar e congelar sua imagem. Ao novo toque, todos voltam a caminhar na velocidade indicada, diminuindo, aos poucos, o ritmo dos passos; Agora, ao caminharem lentamente, o grupo não só troca olhares, como também se permite trocar um sorriso, cumprimentando cada colega; Para simbolizar a harmonia do grupo, todos agora caminham e, com a mão direita estendida, tocam a mão direita do colega que encontram; Para finalizar o acolhimento, vão formando um círculo e de mãos dadas recebem boas-vindas do profissional de saúde. Nesse espaço, é importante que o profissional reforce que a atividade foi criada para o grupo, por isso é tão importante haver participação e engajamento de todos os presentes. Também é relevante, que o profissional mentalize o que aponta Meré Rouco (2003), considerando que primeiro é preciso encontrar sentido naquilo que cada um faz para, depois, focalizar sua energia positiva para o desenvolvimento das potencialidades. 2. Apresentação O profissional distribui para o grupo um bilhete dobrado contendo um nome de um animal. Para que já na apresentação inicie a descontração do grupo, cada integrante fala seu nome, sua atividade profissional e representa o animal que estava em seu papel, para o grupo tentar adivinhar. Essa técnica propicia aquecimento para os próximos passos da oficina, por isso, é importante observar, desde o início, as primeiras reações do grupo para o bom andamento das atividades futuras. Isso, porque, segundo Fela (2007), as interações exigem de cada participante um determinado desempenho, o qual variará em função da dinâmica, de sua personalidade e da dinâmica do grupo.

10 3. Entrosamento O personagem Os integrantes devem ficar em dupla e serão orientados para que um deles seja o personagem e o outro o espelho. Então, o personagem inicia fazendo diferentes movimentos e o colega deverá repeti-los no mesmo instante, como se fosse um espelho. Ao sinal do profissional de saúde, as duplas trocam de papéis. Reflita com o grupo: É difícil se colocar no lugar do outro? Por quê? É mais fácil ser personagem ou espelho? Você, atualmente, é mais espelho ou mais personagem da sua vida? Atividade temática 4. Imaginação O profissional deverá colocar diferentes materiais espalhados no centro da sala: escorredor de macarrão, martelo, boneco, esmalte, entre vários outros. Quanto mais inesperado o material, mais interessante ficará a técnica. O objetivo dessa atividade é estimular a imaginação, que segundo Adler (2005), desperta reações imediatas. Através dela, é possível ver e pensar rapidamente. Nesse exercício proposto pela autora, ela afirma que é importante procurar pelas reações instantâneas do grupo diante de quaisquer objetos com que estiver trabalhando e ressalta que para a imaginação vir depressa, tudo o que se precisa fazer é deixá-la acontecer. Para executar essa atividade, um voluntário retira um material do centro da sala que deve servir de inspiração para ele começar uma história. Ao sinal do profissional, incrementamos a técnica e este voluntário deve passar o material para o colega da sua direita que deve continuar a história e incluir na sua narração um novo material disponível no centro. Cada integrante exercita a atividade durante trinta segundos. Criatividade Nesta técnica, os participantes imaginam uma situação de sua vida e depois tentam utilizar a criatividade para modificar essa situação conforme desejarem. Utilizando as indicações de Kaplan (2005), o profissional pode

11 realizar a seguinte sugestão: pedir para que todos fechem os olhos e pensem numa situação difícil, na qual tenham sido testados ou desafiados pela vida. Depois disso, cada integrante vai olhar a situação de um ponto de observação superior, como se estivesse vendo sua própria vida, só que do lado de fora. O profissional faz as seguintes perguntas (aguardando alguns segundos antes de passar para a próxima questão): Como estou convivendo com o DM? Eu poderia viver melhor? Olhando minha vida do lado de fora, o que poderia fazer no dia-adia para melhorar minha qualidade de vida? Eu posso conviver com o DM tendo uma vida mais criativa? Como? Depois de alguns segundos, o profissional pede para cada um, da forma que se sentir mais à vontade, comentar o que conseguiu enxergar no seu momento de reflexão, estimulando para usarem a criatividade na resolução dos problemas sentidos. Conforme Alves (2003, p.119) a criatividade é precisamente isto: inventar. Fazer existir coisa que não existe. Nesse ambiente será possível estimular a recriação da própria realidade apresentada. Reconstruindo o hoje Esta atividade é uma adaptação da técnica proposta por Simão de Miranda, em Para iniciá-la, é preciso atribuir a cada integrante uma numeração e depois orientá-los no sentido de que a Equipe l seja composta pelos participantes com os números de l a 5; para a Equipe 2, os números de 6 a 11; para a Equipe 3, os números de 12 a 17. A seguir, o profissional deve entregar recortado o texto abaixo (ou outro texto conforme escolha) e distribuir somente um verso para cada integrante de cada equipe. São 17 frases, incluindo o título. Se o grupo possuir número menor de pessoas, poderão ser entregues dois recortes para alguns, até que se esgotem. Feito isso, cada equipe terá cinco minutos para dispor as frases na ordem que entender ser a do texto original e deverão posicionar-se conforme a ordem que estabeleceram para as frases. Em seguida, sem desmanchar a ordem das equipes, o grupo refaz o gran-

12 de círculo e, a partir da Equipe l, cada uma lê sua sequência. Depois disso, o grupo terá mais 10 minutos para tentar montar a sequência original do texto e posicionar-se tal qual, precisando para isto trabalhar coletivamente. Esgotado o tempo estabelecido, o profissional solicita que o grupo apresente a leitura do texto construído. No final, o profissional entrega para cada um uma cópia do poema original e solicita que um ou mais voluntários leiam publicamente. É importante conversar com o grupo sobre a experiência, parabenizá-los pelo esforço de tentar colocar o texto na ordem correta e aproveitar para refletir com eles sobre os versos analisados. Texto sugerido: Sou Trovador Sou rico de saúde e paz Muito limitada minha ambição Ter pouco já me satisfaz Nunca neguei estender minha mão Não minto, sou fiel à verdade Sempre fui trabalhador Privo pelo valor da amizade E do amor sou um trovador Vivas ao amor e a lealdade! Viva quem da esperança se alimenta! Viva quem priva da liberdade! Viva quem a paz apascenta! A vida tem limitações E maléfico é o excesso O exagero cria distorções Ela segue em frente não tem retrocesso Ubirajara Fernandes

13 Fechamento Para verificar se a mensagem do trabalho foi alcançada pelo grupo, utilizaremos alguns passos da técnica de Andreola (1998), sugerida para alcançar os seguintes objetivos: revisão e fixação dos temas trabalhados; levantamento e fixação dos temas-chave; capacitação para a descoberta de novas relações entre os conceitos. DESENVOLVIMENTO 1. Entrega-se aos membros do grupo com DM 3 bilhetes em branco; 2. Individualmente, o grupo escreve 3 conceitos-chave sobre as atividades vivenciadas, um em cada bilhete, e dobra; 3. Os bilhetes são recolhidos numa caixa e depois misturados bem; 4. Agora, cada membro do grupo retira 3 bilhetes da caixa; 5. Durante 1 minuto (ou mais, segundo as características do tema e o tempo disponível), cada um disserta sobre os conceitos, tentando relacioná-los entre si. Avaliação O processo de avaliação de toda atividade é um grande mediador para sabermos até que ponto o trabalho atingiu os objetivos e as necessidade do grupo. Por isso, tal momento é altamente relevante antes que o grupo se disperse e o profissional de saúde oficialize o encerramento das atividades. Aubry e Saint-Aurnaud (1997) demonstram as questões abaixo como proposta de avaliação.

14 Que pensa você desta reunião? 1. Que pontos lhe pareceram agradáveis ou úteis ao longo da reunião? 2. Que pontos lhe desagradaram? 3. Que melhoramentos você sugere para a próxima reunião? 4. Quantas vezes você quis falar e esteve impedido porque: a. não podia obter a palavra? b. parecia-lhe inútil ou pouco importante? c. temia que o grupo não aceitasse sua contribuição? d. sua contribuição não teria ajudado o grupo? e. não conseguia expressar-se bastante claramente? f. alguém já o fizera? g. outras razões? (especificar, por favor) Outros comentários (verso) Não assinar, por favor

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Trabalhando em equipes e resolvendo problemas: a aplicação do PBL em sala de aula

Trabalhando em equipes e resolvendo problemas: a aplicação do PBL em sala de aula Trabalhando em equipes e resolvendo problemas: a aplicação do PBL em sala de aula Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul São Paulo, 17 de junho de 2015. Agenda Introdução

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR *

I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR * PSICODRAMA DA ÉTICA Local no. 107 - Adm. Regional do Ipiranga Diretora: Débora Oliveira Diogo Público: Servidor Coordenadora: Marisa Greeb São Paulo 21/03/2001 I - RELATÓRIO DO PROCESSADOR * Local...:

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

Como planejar a sua carreira profissional

Como planejar a sua carreira profissional 1 Como planejar a sua carreira profissional Normalmente, as crises e os momentos difíceis pelos quais todos nós vivenciamos, são excelentes momentos para repensarmos as nossas decisões e ações. Talvez

Leia mais

PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ENSINO DE CIÊNCIAS 2010

PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ENSINO DE CIÊNCIAS 2010 PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ENSINO DE CIÊNCIAS 2010 OBSERVAÇÃO NA ESCOLA Localização da Escola 29/03 16/04 Espaço Físico PPP e o Ensino de Ciências OBSERVAÇÃO NA SALA Relação Professor/Alunos

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.)

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Maria Fernanda Teixeira Pinto Hoje em dia as crianças e jovens tem uma vida muito cheia de tarefas e compromissos, correndo de um lugar

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma.

Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma. Tema : Quem sou eu? Objetivo : levar a criança a pensar em si mesma, como indivíduo, como pessoa, como ela mesma. Aprendendo a refletir e a concentrar em si mesma. Bibliografia : a) LE, itens 919 e 919a,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

O feedback é uma chance de sabermos se estamos ou não indo bem nas atividades que executamos.

O feedback é uma chance de sabermos se estamos ou não indo bem nas atividades que executamos. Afinal, o que é feedback? Feedback é um termo inglês, introduzido nas relações vivenciais para definir um processo muito importante na vida do grupo. Traduz-se por realimentação ou mecanismo de revisão,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores VIVENCIANDO A PRÁTICA ESCOLAR DE MATEMÁTICA NA EJA Larissa De Jesus Cabral, Ana Paula Perovano

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento.

1. INTRODUÇÃO. Espero que faça um bom proveito do conteúdo e que, de alguma forma, este e-book facilite a sua decisão de adquirir um planejamento. 1. INTRODUÇÃO Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que considerar na hora de contratar um planejamento de estudos. Esta é uma dificuldade aceitável, tendo em vista que existem opções no mercado que não

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo. DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ORALIDADE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ORALIDADE PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II PROFESSORA: ÂNGELA MARI GUSSO SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ORALIDADE BRUNA

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO...

RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO... Roteiro para elaboração de relatório parcial de estágio RELATÓRIO PARCIAL REFERENTE À ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO Estudante: Orientador: Local / / SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 3 REFERÊNCIAS Identificação

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

Adequação dos estímulos; Especificação operacional; Estrutura flexível; Ordenação.

Adequação dos estímulos; Especificação operacional; Estrutura flexível; Ordenação. O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:

Leia mais

CAIXA MÁGICA. Sala 6 Língua Portuguesa EF I. E.E. Heidi Alves Lazzarini. Professora Apresentadora: Renata Lujan dos Santos Mufalo.

CAIXA MÁGICA. Sala 6 Língua Portuguesa EF I. E.E. Heidi Alves Lazzarini. Professora Apresentadora: Renata Lujan dos Santos Mufalo. CAIXA MÁGICA Sala 6 Língua Portuguesa EF I E.E. Heidi Alves Lazzarini Professora Apresentadora: Renata Lujan dos Santos Mufalo Realização: Justificativa Toda história, por mais simples que pareça, transmite

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar?

Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar? Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar? Seminário Síntese de Adequações/Inovações no Estudo Doutrinário Espírita Federação Espírita Brasileira Janeiro/2015 JESUS Conhecereis a Verdade

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão!

1 Avalie a demanda para os produtos e serviços da franquia em questão! 10 Dicas para Comprar uma Franquia Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

FÓRUM TÉCNICO DE INTEGRAÇÃO DA ANEEL FORTE INTEGRAÇÃO

FÓRUM TÉCNICO DE INTEGRAÇÃO DA ANEEL FORTE INTEGRAÇÃO FÓRUM TÉCNICO DE INTEGRAÇÃO DA ANEEL FORTE INTEGRAÇÃO CÓDIGO DE CONDUTA DO USUÁRIO DO FÓRUM VIRTUAL E PERGUNTAS RELACIONADAS MAIS FREQÜENTES ÍNDICE 1. MENSAGEM DE BOAS VINDAS FORTE INTEGRAÇÃO 2. QUAIS

Leia mais

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente

meses e de ganhos financeiros muito maiores do que quando se é empregado é um erro comum. Além disso, a idéia de não ter chefe é extremamente DICAS PARA ABRIR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL Começar um empreendimento requer coragem. Estar preparado para esse momento é fundamental, pois não vale, em hipótese alguma, aplicar o seu dinheiro no desconhecido.

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Oficina - Álgebra 1. Oficina de CNI EM / Álgebra 1 Material do Monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro monitor,

Oficina - Álgebra 1. Oficina de CNI EM / Álgebra 1 Material do Monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro monitor, Oficina - Álgebra 1 Caro monitor, As situações de aprendizagem apresentadas nessa atividade têm como objetivo desenvolver o raciocínio algébrico, e assim, proporcionar que o educando realize a representação

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.

1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80. 1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode

Leia mais

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul

Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Ponto de Apoio - Revista Planeta Azul Sugestões de atividades e reflexões a serem *desenvolvidas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para as histórias publicadas na revista Planeta Azul -. Confira

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 5 Lendo e vivendo poemas. Recomendada para EF II ou EM. Tempo previsto: 4 aulas

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 5 Lendo e vivendo poemas. Recomendada para EF II ou EM. Tempo previsto: 4 aulas Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 5 Lendo e vivendo poemas Recomendada para EF II ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Ler é um ato de recriação praticado

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Sou Cristiane Guerra, atuo como facilitadora para mulheres em seu processo

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA 14h - Início Das 14h às 14h15 - Abertura dos trabalhos com o Presidente do Conselho, Luiz Tadeu Pessutto e Secretária

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros

LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

Técnicas de Apresentação e Negociação

Técnicas de Apresentação e Negociação Curso: Logística Profa. Ms. Edilene Garcia Técnicas de Apresentação e Negociação Roteiro da teleaula APRESENTAÇÕES ORAIS Importância; Técnicas para planejar e executar uma apresentação. NEGOCIAÇÕES EMPRESARIAIS

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O piano ou a Aninha

Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O piano ou a Aninha Guia de Discussão Série Eu e meu dinheiro Episódio: O piano ou a Aninha Sumário Sobre a série... 3 Material de apoio... 3 Roteiro para uso dos vídeos em grupos... 4 Orientações para o facilitador... 4

Leia mais

Software. GUIA DO PROFESSOR Fluxo de energia. Duração da Animação/simulação: 1 hora-aula

Software. GUIA DO PROFESSOR Fluxo de energia. Duração da Animação/simulação: 1 hora-aula Fluxo de energia Conteúdos: Tempo: Objetivos: Descrição: Ecologia: fluxo de energia Duração da Animação/simulação: 1 hora-aula Apresentar o conceito de fluxo de energia e biomassa nos ecossistemas e simular

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Cidadania. O que é Cidadania? Boa cidadania se aprende. Cidadania significa responsabilidade

Cidadania. O que é Cidadania? Boa cidadania se aprende. Cidadania significa responsabilidade Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Cidadania O que é Cidadania? Pessoas éticas são bons cidadãos. Elas vão além de seus próprios interesses, demonstram preocupação com as necessidades dos outros e procuram

Leia mais

O JOGO CONTRIBUINDO DE FORMA LÚDICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

O JOGO CONTRIBUINDO DE FORMA LÚDICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA O JOGO CONTRIBUINDO DE FORMA LÚDICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA Denise Ritter Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos deniseritter10@gmail.com Renata da Silva Dessbesel Instituto

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais