Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT."

Transcrição

1 SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 013/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT, representado por sua Diretora Executiva Nacional, NICOLE GOULART, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ATO PRE-CN/SEST/SENATIN. 110/15, INSTRUI: Art. 1 Quanto à aprovação da Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno, a ser aplicada no âmbito do SEST SENAT. Art. 20 Quanto ao estabelecimento de princípios e diretrizes no intuito de prevenir e combater atos ilícitos que possam ser cometidos por seus colaboradores. Art. 3 Esta Instrução de Serviço entra em vigor nesta se quaisquer disposições em contrário. data, revogando- Brasília, 07 de abril de Diretora Executiva do SEST SENAT SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

2 Público SEsT SENAF Aprendizaçem do Transporte POLÍTICA DE PREVENÇÃO CONTRA ATOS ILÍCITOS - INTERNO NO ÂMBITO DO SEST SENAT. PÚBLICO Objetivo A presente Política tem por objetivo consolidar os princípios e as diretrizes do SEST SENAT no intuito de prevenir e combater atos ilícitos que possam ser cometidos por seus colaboradores. Relevância do Documento para Demonstrações Financeiras e Riscos Risco Risco de Imagem de Conformidade Áreas envolvidas Departamento Executivo e Unidades Operacionais do SEST SENAT. Descrição da Política 1. APLICABILIDADE Esta Política se aplica a todos os colaboradores do SEST SENAT, compreendendo tanto aqueles do Departamento Executivo quanto os das Unidades Operacionais. Todos os colaboradores, em especial os gestores, são responsáveis por conhecer, entender, disseminar e cumprir fielmente as regras estabelecidas nesta Política. 2. DEFINIÇÃO GERAL A Política de Prevenção contra Atos Ilicitos Interno compreende um programa de vigilância voltado para o principio Conheça seus Funcionários. O programa visa dotar o SEST SENAT de procedimentos que possibilitem identificar eventual envolvimento de seus colaboradores, inclusive candidatos, em atividades ilícitas, e que garantam aderência aos padrões de ética e conduta definidos pela Instituição. 2 SAUS Ouadra 1, Bloco U - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasilia-DF - Tel.: (61) Fax: (61) 32, CEP: Fale com o SEST SENAT:

3 SESF SENAF 3. OBJETIVO Disciplinar internamente, para todos os níveis da estrutura organizacional do SEST SENAT, inclusive as Unidades Operacionais, as instruções e regras estabelecidas para a prevenção e o combate contra atos ilícitos praticados ou que possam vir a ser praticados por colaboradores. 4. PRINCÍPIO CONHEÇA SEUS FUNCIONÁRIOS O SEST SENAT acredita no potencial de seus colaboradores e valoriza a contribuição que realizam para o fortalecimento da Instituição. A relação mantida com seus colaboradores é pautada na confiança e na reciprocidade. Ao passo que mantém garantidos os direitos de seus colaboradores, o SEST SENAT aprecia a produtividade e, especialmente, o comportamento ético e íntegro. Tais princípios estão contidos no Código de Ética e Conduta, cujos conhecimento e aplicação são obrigatórios a todos. O SEST SENAT, alinhado à Política Anticorrupção, mantém uma firme posição em relação às práticas que favoreçam o enriquecimento ilícito de qualquer colaborador. Enriquecimento ilícito diz respeito ao recebimento de qualquer tipo de vantagem econômica ou patrimonial indevida em razão do exercício da função para a qual o colaborador foi designado. Para o SEST SENAT, são práticas de enriquecimento ilícito: a) Receber qualquer vantagem econômica, direta ou indiretamente, tais como: comissão, percentagem, gratificação ou presente, para favorecer ou facilitar interesses de terceiros e contrários à Legislação, às Políticas internas e ao Código de Ética e Conduta. b) Utilizar, ou incorporar ao patrimônio, veículos, máquinas, equipamentos, material de qualquer natureza, verbas ou valores, de propriedade do SEST SENAT, ou à disposição da Instituição, para atender a interesses próprios. c) Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar, narcotráfico, contrabando, usura ou qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem. d) Adquirir, em beneficio próprio ou de terceiros, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda recebida no exercício da função para a qual foi contratado. e) Receber vantagem econômica para intermediar e/ou facilitar a liberação ou/aplicação de recurso de qualquer natureza. SAUS Quadra 1, Bloco iijf - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasíha-DF - TeU (61) F CEP: Fale com o SEST SEHAT:

4 SESF SENAT O Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para, entre outros, omitir ato oficial, providência ou declaração a que esteja obrigado. Caberá ao gestor imediato observar e informar à área de Govemança Corporativa e Compliance qualquer comportamento suspeito ou mudança repentina no padrão econômico do colaborador sob a sua responsabilidade. São também suas atribuições: a) Realizar orientações a respeito da presente Política. b) Reforçar a importância da leitura, do conhecimento, do entendimento e da aplicação do Código de Ética e Conduta. c) Enfatizar a importância de notificar atividades suspeitas à Área de Govemança Corporativa e Compliance. 5. PRÁTICAS PREVENTIVAS Tanto o Departamento Executivo quanto as Unidades Operacionais do SEST SENAT devem adotar medidas preventivas, acompanhando com rigor e comunicando a área de Govemança Corporativa e Compliance qualquer indicio que possa caracterizar comportamento suspeito ou enriquecimento ilícito por parte do colaborador. No intuito de agir preventivamente, as seguintes práticas, mas não limitadas a estas, deverão ser realizadas: Pela Coordenação de Recursos Humanos: Avaliações de desempenho periódicas. Pela área de Govemança Corporativa e Coinpiiance: Treinamentos contínuos e/ou campanhas voltadas ao cumprimento do Código de Ética e Conduta e da Política Anticorrupção. 6. COMUNICAÇÃO O SEST SENAT disponibiliza, na área de Govemança Corporativa e Compliance, canais de comunicação para o recebimento de denúncias de práticas (ou suspeitas) que violem ou que possam violar os princípios desta Política. Fatos, atos, eventos ou circunstâncias que possam indicar a transgressão das orient ções aqui descritas não devem ser ignorados. Os colaboradores têm o dever de SAUS Quadra 1, Bloco iijfl - Ed. Confederação Nacional do Transporte - Brasflia-DF - Tel.: (61) Fax: (6 \) CEP: Fale com o SEST SENAT:

5 Lei Govemança Coordenação SESF SENAT O SEST SENAT garante sigilo absoluto aos denunciantes que relatarem violações por meio dos canais de comunicação, desde que o denunciante o faça com responsabilidade e agindo de boa-fé, e não tolera qualquer retaliação ou intimidação contra qualquer pessoa pelas comunicações de violação. 7. MEDIDAS DISCIPLINARES Qualquer incidente informado será investigado por meio de procedimento de apuração. Após a investigação ou na hipótese de identificados indícios suficientes, caso constatada a existência de condutas proibidas e/ou ilícitas, serão tomadas medidas disciplinares imediatas e cabíveis, de acordo a legislação aplicável, incluindo advertência, suspensão e demissão. Casos que envolvam conduta ilícita poderão ser encaminhados para as autoridades competentes, tomando os responsáveis sujeitos a processo administrativo, civil ou criminal. Referências n , de P de agosto de Áreas Aprovadoras Assessoria Corporativa e Compliance de Recursos Humanos de Conformidade Legal Grupo Referência Assunto Título Criação r Pohttca Corporatwa Govemança Corporativa e Compliance rc,. Política de Prevenção contra Atos Ilícitos - Público Interno ]0/04/2017 Alteração - Versão LO 5 SAUS Quadra 1, Bloco J - Ed. Confederação Nacional do Transporte- Brasilia-DF- Tel.: (61) Px: (61) CEP: Fale com o SEST SENÂT:

SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito.

SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017. Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. de âmbito. SEST SENAT Aprendizagem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 016/2017 Dispõe sobre a à Lavagem de Dinheiro no do SEST SENAT. Prevenção Política Corporativa de âmbito O Departamento Executivo

Leia mais

SESF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no. âmbito do SEST SENAT.

SESF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no. âmbito do SEST SENAT. âmbito do SEST SENAT. Dispõe sobre a Política Anticorrupção no INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 037/16 SENAT Brasília, 15 de setembro de 2016. qualquer disposição em contrário. Art. 30 - Esta

Leia mais

Política de Prevenção à. Corrupção

Política de Prevenção à. Corrupção Política de Prevenção à Corrupção Versão atualizada 22.04.2015 Page 1 of 5 1. OBJETIVOS A Política de Prevenção à Corrupção ( Política ) tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para detectar e sanar

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 1 Prof. Denis França Improbidade na Constituição

Leia mais

S1SF SINAl. COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT INSTRUÇÃO SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017. Dispõe sobre o

S1SF SINAl. COLE Dir ora x tiva Naci nal do SEST SENAT INSTRUÇÃO SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017. Dispõe sobre o S1SF SINAl 4rendizaqem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 015/2017 Dispõe sobre o de de e Conipliance no SEST SENAT. Manual Atuação da Área Corporativa Normas de Governança âmbito

Leia mais

SEST,flfly INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017

SEST,flfly INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017 , 4 SEST,flfly Serviço Sodal do Transporte Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 014/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público

Leia mais

Política de Prevenção a Fraudes

Política de Prevenção a Fraudes Política de Prevenção a Fraudes Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política tem como objetivo ser um dos pilares que visam assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Lei de Improbidade Administrativa Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de interesses na indicação e contratação

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT.

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17 Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SESI e do representado por sua Diretora

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. LEGISLAÇÃO... 3 3. ABRAGÊNCIA... 4 4. DEFINIÇÕES... 4 4.1... 4 4.2 CONFORMIDADE... 5 4.3 INTEGRIDADE... 5 5. DIRETRIZES GERAIS... 5 6. RESPONSABILIDADES... 6 6.1 ADMINISTRAÇÃO/DIRETORIA...

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO VERSÃO NOV/2014 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. PÚBLICO-ALVO... 5 4. VEDAÇÕES... 5 5. ATOS PREVENTIVOS... 6 6. CANAL DE DENÚNCIAS... 7 7. PROTEÇÃO A DENUNCIANTES...

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Esta Política é parte integrante do Código de Alinhamento de Conduta aprovado em 30/01/2015 pelo Conselho de Administração da Positivo Tecnologia S.A.. 1.

Leia mais

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO CANAL DE ÉTICA Versão 03/2019 Compliance Grupo Alubar 2 1. INTRODUÇÃO A Política de Utilização do Canal de Ética do Grupo Alubar tem a finalidade de apresentar com simplicidade

Leia mais

SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16. Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI.

SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16. Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI. SESF SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 047/16 Institui os Núcleos Pedagógicos Nacional e Regionais do SEST SENAI. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT, representado por sua Diretora

Leia mais

Visão, Missão e Valores

Visão, Missão e Valores Visão, Missão e Valores Visão- Ser referência no mercado de abraçadeiras metálicas e reconhecido pela excelência na fabricação de peças e conjuntos metálicos de alta complexidade; Missão- Oferecer ao mercado

Leia mais

DOCUMENTO CONTROLADO COM IMPRESSÃO PROIBIDA

DOCUMENTO CONTROLADO COM IMPRESSÃO PROIBIDA Cadastrado Ação Avaliação de Elaborador Revisão Aprovação Barra de Responsáveis Responsável MICHELLE DA ROCHA GABRIG DE CARVALHO JANDREY GUSTAVO PLISSARI BARBARA SANTOS MIRAGAYA ANA CRISTINA FREIRE DOS

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Fraude... 1 3.2 Corrupção... 1 3.3 Programa de Integridade... 2 4. PRINCÍPIOS... 2 4.1 Repúdio a ações de fraude e corrupção direta ou

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Auctus Capital Gestão de Recursos Ltda. Março de 2018 Versão 1.0 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PRINCÍPIOS NORTEADORES... 3 DIRETRIZES... 3 RESPONSABILIDADES... 4 DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Capítulo 1 Objetivo do documento A Política de Conformidade (Compliance) da cooperativa estabelece princípios e diretrizes de conduta corporativa, para que todos os dirigentes, empregados

Leia mais

Política Anticorrupção e Suborno

Política Anticorrupção e Suborno Política Anticorrupção e Suborno Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política especifica a abordagem da TAESA para a prevenção de atos de corrupção e explicita os mecanismos pelos quais a empresa

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS JUNHO DE 2016 Sumário POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 1 Objetivo... 3 2 Abrangência... 3 3 Princípios Norteadores... 3 4 Diretrizes... 4 5 Responsabilidades... 4 6 Endereço

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

POLÍTICA DE MONITORAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE

POLÍTICA DE MONITORAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE MONITORAMENTO E ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE A presente política de monitoramento e atualização integra a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Atualização Junho de 2016 Índice POLITICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 Objetivo... 3 Abrangência... 3 Princípios Norteadores... 3 Diretrizes... 4 Responsabilidades... 4 Vigência

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Aprovado pela Resolução de Diretoria nº , em 28/12/2016 e homologado pelo CONAD em, 14/12/2016.

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO. Aprovado pela Resolução de Diretoria nº , em 28/12/2016 e homologado pelo CONAD em, 14/12/2016. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Unidades Gestoras: Diretoria de Gestão Estratégica e Controladoria - DIGEC Superintendência de Controladoria - SUCON Área de Controles Internos e Compliance - ARCIC Aprovado pela

Leia mais

Política de Relacionamento com o Poder Público

Política de Relacionamento com o Poder Público 01 Objetivo A visa estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas pelos colaboradores da Hepta quanto à conduta na interação com órgãos e instituições públicas, tendo como principal objetivo proteger

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1 Sumário 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 2 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL... 2 3. DEFINIÇÕES... 3 4. VEDAÇÕES... 4 4.1 Sinais de alerta que merecem especial atenção, cautela e investigação...

Leia mais

MANUAL ANTICORRUPÇÃO

MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 1 MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1.Introdução... 3 2.Da abrangência... 3 3. Das condutas a serem observadas... 3 3.1 Vantagem indevida:... 3 3.2 Participação em

Leia mais

POLÍTICA DE DENÚNCIAS RESPONSÁVEL: COMPLIANCE DO GRUPO DATA DE VIGÊNCIA: AGOSTO DE 2012

POLÍTICA DE DENÚNCIAS RESPONSÁVEL: COMPLIANCE DO GRUPO DATA DE VIGÊNCIA: AGOSTO DE 2012 POLÍTICA DE DENÚNCIAS RESPONSÁVEL: COMPLIANCE DO GRUPO DATA DE VIGÊNCIA: AGOSTO DE 2012 1. Introdução 1.1. A AngloGold Ashanti (AGA) recomenda a todo empregado 1 que de boa-fé entre em contato com seu

Leia mais

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EMAM ASFALTOS E EMAM LOGÍSTICA

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EMAM ASFALTOS E EMAM LOGÍSTICA POLÍTICA DE TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EMAM ASFALTOS E EMAM LOGÍSTICA 1 1. OBJETIVO A presente Política visa estabelecer os procedimentos para o Tratamento das Denúncias recebidas pela EMAM ASFALTOS ( EMAM

Leia mais

Código. de Conduta do Fornecedor

Código. de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor da Odebrecht Óleo e Gás 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atuação no mercado nacional e internacional e em diferentes unidades de negócios, regiões

Leia mais

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável pelo assunto 1.1 Diretoria de Governança, Risco e Compliance. 2 Abrangência 2.1 Esta Política aplica-se à BB Seguridade Participações S.A. ( BB Seguridade ou Companhia ) e suas subsidiárias

Leia mais

Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB. Dezembro/2016

Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB. Dezembro/2016 1 Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB Dezembro/2016 2 Manual do Programa de Integridade da FSB 1. Introdução O presente Manual do Programa de Integridade da FSB ( Manual

Leia mais

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#pública BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 02 Espécies de improbidade

DIREITO ADMINISTRATIVO. Improbidade Administrativa parte 02 Espécies de improbidade DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 02 Espécies de improbidade Ato de improbidade administrativa é todo aquele que, à custa da Administração Pública e do interesse público, importa

Leia mais

POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS

POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS Título: Data: Contrato/Unidade/Seção: CORPORATIVO 1 de 9 INDICE DE REVISÕES REVISÃO DESCRIÇÃO DAS ALTERAÇÕES E/OU PÁGINAS ALTERADAS 0 Primeira edição do procedimento. Revisão REV. 0 REV. 1 REV. 2 REV.

Leia mais

Compliance. Nosso Compromisso

Compliance. Nosso Compromisso Compliance Nosso Compromisso CARTA DO PRESIDENTE Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim. Para

Leia mais

M3 CAPITAL PARTNERS GESTORA DE RECURSOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA. São Paulo, Junho de 2016

M3 CAPITAL PARTNERS GESTORA DE RECURSOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA. São Paulo, Junho de 2016 M3 CAPITAL PARTNERS GESTORA DE RECURSOS LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA São Paulo, Junho de 2016 INTRODUÇÃO A M3 Capital Partners Gestora de Recursos Ltda. ( M3 CAPITAL ) é uma sociedade limitada devidamente registrada

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Março 2017 Este código é propriedade da V.S. Serviços Financeiros Ltda. É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da V.S. Serviços

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO Sumário INTRODUÇÃO... 3 LAVAGEM DE DINHEIRO... 3 FERRAMENTAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AOS CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO... 4 KNOW YOUR CLIENT KYC... 5 MONITORAMENTO...

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 1.OBJETIVO A Política Corporativa de Prevenção à Corrupção tem o objetivo de reforçar o compromisso da MULTILOG

Leia mais

UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS FEVEREIRO / 2019 VERSÃO 2.0

UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS FEVEREIRO / 2019 VERSÃO 2.0 UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS FEVEREIRO / 2019 VERSÃO 2.0 SUMÁRIO 1.1 Objetivo e Abrangência... 3 2.1 Princípios Norteadores... 4 3.1 Diretrizes... 4 4.1 Responsabilidades...

Leia mais

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE TREINAMENTO E RECICLAGEM DE COLABORADORES

ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE TREINAMENTO E RECICLAGEM DE COLABORADORES ADAMCAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE TREINAMENTO E RECICLAGEM DE COLABORADORES Data de Aprovação: 06/12/2018 Versão: 1.3 1 ÍNDICE 1. Objetivo e Introdução... 3 2. Integração Inicial... 3 3.

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Controles Internos

MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Controles Internos MÓDULO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Política de Controles Internos Junho de 2016 ÍNDICE POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... 2 (A) Objetivo... 2 (B) Abrangência... 2 (C) Princípios Gerais... 2 (D) Diretrizes...

Leia mais

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

#publica BB SEGURIDADE Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção 1 Área responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta Política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO MAIO / 2016 SUMÁRIO 1.1. Introdução... 3 1.2. Lavagem de dinheiro... 3 1.3. Conceitos... 4 1.4. Ferramentas de Combate e Prevenção aos crimes de Lavagem de Dinheiro...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM

CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÕES DE CONDUTA PROFISSIONAL DA MERCANTIL DO BRASIL CORRETORA S.A.-CTVM OBJETIVO O Objetivo

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Programa de Integridade. Fevereiro de 2019

Programa de Integridade. Fevereiro de 2019 Programa de Integridade Fevereiro de 2019 Índice 10. Canais de denúncia de irregularidades 13 1. Objetivo 3 11. Medidas disciplinares em caso de violação do Programa de Integridade 14 2. Introdução 3.

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos JUNHO DE 2016 Este documento, ou qualquer parte dele, não pode ser reproduzido, armazenado ou transmitido, em qualquer formato ou por quaisquer meios, sejam eletrônicos ou

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS KAPITALO INVESTIMENTOS LTDA. KAPITALO CICLO GESTORA DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS KAPITALO INVESTIMENTOS LTDA. KAPITALO CICLO GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS KAPITALO INVESTIMENTOS LTDA. KAPITALO CICLO GESTORA DE RECURSOS LTDA. Julho de 2017 Sumário POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Abrangência... 3 1.3.

Leia mais

Código de Conduta do Fornecedor

Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Índice 1. Apresentação... 03 2. Abrangência... 04 3. Diretrizes de Conduta... 05 3.1. Quanto à Integridade nos Negócios... 05 3.2. Quanto à corrupção... 06 3.3. Quanto

Leia mais

Política de Denúncias. Código Data da Emissão Área Emissora Versão POL-DIR-002 Julho/2017 Diretoria de Governança 1.0

Política de Denúncias. Código Data da Emissão Área Emissora Versão POL-DIR-002 Julho/2017 Diretoria de Governança 1.0 Política de Denúncias Área Emissora POL-DIR-002 Julho/2017 Diretoria de Governança 1.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. BASE LEGAL E NORMAS DE REFERÊNCIA... 3 4. ABRANGÊNCIA... 3 5. CANAL

Leia mais

POLÍTICA DE COMBATE AO SUBORNO E CORRUPÇÃO IRIDIUM GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE COMBATE AO SUBORNO E CORRUPÇÃO IRIDIUM GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE COMBATE AO SUBORNO E CORRUPÇÃO IRIDIUM GESTÃO DE RECURSOS LTDA. 1 ÍNDICE PARTE A - ASPECTOS GERAIS... 3 1. OBJETIVO... 3 2. PRINCÍPIOS GERAIS... 3 3. RESPONSABILIDADE... 3 4. ABRANGÊNCIA...

Leia mais

DTVM Política de Denúncia

DTVM Política de Denúncia DTVM Política de Denúncia Julho 2017 Data de Criação: Julho2017 Data de Revisão: ----------- Versão: 1/2017 Página 1 de 5 1 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CANAIS DE DENÚNCIA... 3 4. CONCEITOS

Leia mais

INTER-AÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. PIP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS

INTER-AÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. PIP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS INTER-AÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA. PIP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS Inter-Ação Administração de Recursos Ltda. R Dr Renato Paes de Barros, 714 cj 51 CEP 04530-001 Itaim Bibi SP Fone (011)

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg

Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg DATA DE ENTRADA EM VIGOR: 15 de fevereiro de 2018 PROPRIETÁRIO: Conformidade corporativa POLICY NUMBER: MF-LC2.05-P-20180215-CONFLICT OF INTEREST PORTUGU

Leia mais

Política Anticorrupção Empresas do Grupo Quality Ambiental Qualy Lab Análises Ambientais C&M Soluções Ambientais Fênix Emergências Ambientais

Política Anticorrupção Empresas do Grupo Quality Ambiental Qualy Lab Análises Ambientais C&M Soluções Ambientais Fênix Emergências Ambientais Política Anticorrupção Empresas do Grupo Quality Ambiental Qualy Lab Análises Ambientais C&M Soluções Ambientais Fênix Emergências Ambientais Índice 1. CONTEXTO...3 2. INTRODUÇÃO...3 3. OBJETIVO...4 4.

Leia mais

Manual de Ética e Compliance

Manual de Ética e Compliance Manual de Ética e Compliance Histórico O Grupo Sifra possui 25 anos de experiência no mercado de crédito corporativo, atuando com antecipação de recebíveis e atividades correlatas. Para tanto, o grupo

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Objetivo Esta política tem por objetivo estabelecer regras, procedimentos e descrição dos controles a serem observados para

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE Sumário Introdução Público Os elementos do Programa de Compliance da Marfrig Governança e Cultura Análise de riscos de Compliance Papéis e Responsabilidades Normas e Diretrizes Internas Comunicação e Treinamento

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Fevereiro de 2019 05457-003, São Paulo, SP Controle de versão Título Código de Conduta Área responsável Compliance CRD Capital Aprovadores Diretor responsável pelo cumprimento

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS JUNHO / 2016 SUMÁRIO POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... Erro! Indicador não definido. 1.1. Objetivo...1 1.2. Abrangência...2 1.3. Princípios...2 1.4. Diretrizes...2 1.5. Responsabilidades...3

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 3 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Formas aceitáveis de brindes,

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA IBRAV 1. OBJETIVO E HISTÓRICO Esta Política Anticorrupção estabelece os padrões básicos e uma estrutura para a prevenção e detecção de suborno e corrupção

Leia mais

CONCORRÊNCIA N 01/2015 CORREÇÃO NO ANEXO X:

CONCORRÊNCIA N 01/2015 CORREÇÃO NO ANEXO X: SEST SEST SEIIA1 Serviço Social do Transporte Serviço Nocional de Aprendizageio do Transporte ERRATA AO EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA N 01/2015 O SERVIÇO SOCIAL DO TRASPORTE - E O SERVIÇO NACIONAL DE

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS APEX CAPITAL LTDA. CNPJ: 13.518.918/0001-79 Dezembro 2018 Este material foi elaborado pela Apex Capital Ltda. e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem prévia

Leia mais

Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção Esta política estabelece diretrizes para as empresas do Conglomerado Financeiro Votorantim (doravante O Conglomerado

Leia mais

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias

Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Política de Recepção e Tratamento de Denúncias Maio/2018 1. Apresentação da Política Em cumprimento à Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção e às boas práticas de governança corporativa, a TAESA disponibiliza

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 4 5 DIRETRIZES... 5 6 ORIENTAÇÕES GERAIS...

Leia mais

COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA

COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA COMPROMISSO DE NÃO RETALIAÇÃO FLORA 1. O QUE É RETALIAÇÃO 2. EXEMPLOS DE RETALIAÇÃO 3. ATENÇÃO, NEM SEMPRE É RETALIAÇÃO 4. NOSSA POLITICA DE NÃO RETALIAÇÃO 5. COMPREENDA

Leia mais

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM PODER PÚBLICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES DIRETRIZ GERAL...

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM PODER PÚBLICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES DIRETRIZ GERAL... POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM PODER PÚBLICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de Interesse... 3 5.2. Brindes,

Leia mais

ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO ANEXO 4 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. OBJETIVO: O objetivo principal é disseminar, no âmbito da ENGECOM, as diretrizes da Lei Anticorrupção brasileira, de modo a afastar e combater

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 13/5/2016 Informação Pública ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESCOPO... 3 3 APLICABILIDADE...

Leia mais

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política tem como objetivo promover a adequação das atividades operacionais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

SUMÁRIO Este documento define regras e controles da Política de Relacionamento Governamental da Ambev.

SUMÁRIO Este documento define regras e controles da Política de Relacionamento Governamental da Ambev. REGULAMENTO Nº: AC.1.POL.JUR.00000 1 / 10 DATA APROVAÇÃO: /09/26 TÍTULO: POLÍTICA DE RELACIONAMENTO GOVERNAMENTAL SUMÁRIO Este documento define regras e controles da Política de Relacionamento Governamental

Leia mais

Dispõe sobre as normas e diretrizes para a realização do processo de recrutamento e INSTRUI:

Dispõe sobre as normas e diretrizes para a realização do processo de recrutamento e INSTRUI: S INSTRUÇÃO DE SERIÇO - IS-DEX/SEST/SENAT/N. 009/2017 Dispõe sobre as normas e diretrizes para a realização do processo de recrutamento e seleção de pessoal das Unidades Operacionais. O Departamento Executivo

Leia mais

Código de Conduta de Terceiros

Código de Conduta de Terceiros Código de Conduta de Terceiros ÍNDICE APRESENTAÇÃO...4 COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE...5 CONFORMIDADE COM LEIS E NORMAS APLICÁVEIS...6 INTOLERÂNCIA ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO...6 RESPEITO AOS

Leia mais

SGI 002 Política de Combate à Corrupção

SGI 002 Política de Combate à Corrupção SGI 002 de Combate à Corrupção Controle de Revisão Revisão D. Revisão Alteração Resp. Revisão D. Aprovação Aprovado Por 00 N/A Elaboração da Sistemática Kássio Soares N/A N/A 01 28/02/18 Revisão Geral

Leia mais

POLÍTICA ANTI CORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTI CORRUPÇÃO POLÍTICA ANTI CORRUPÇÃO Rev. 00 1. Objetivo A Salinas Embalagem vem reforçar, em consonância com a legislação em vigor, seu posicionamento de repúdio e de apoio ao combate a corrupção. Embalagem. 2. Abrangência

Leia mais

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Junho/2016. POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 APRESENTAÇÃO O Banco Central

Leia mais

Termo de Compromisso - Compliance

Termo de Compromisso - Compliance Termo de Compromisso - Compliance Código de Conduta A seguir estão registradas as Condutas Adequadas e Inadequadas definidas e recomendadas pela Reta Engenharia a todos os seus stakeholders. Este Código

Leia mais

MINASFAR AR COMÉRCIO, CIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES LTDA POLÍTICA DE COMPLIANCE

MINASFAR AR COMÉRCIO, CIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES LTDA POLÍTICA DE COMPLIANCE MINASFAR AR COMÉRCIO, CIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES LTDA POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO I Introdução...5 II O que é compliance...5 III Abrangência...6 IV Estrutura de compliance...6

Leia mais