O Que a B Realmente Ensina?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Que a B Realmente Ensina?"

Transcrição

1 O Que a B íblia Realmente Ensina?

2 s Peça um curso da B íblia. É gr átis! bh-t

3 OQueaB ıblia Realmente Ensina? ESTE LIVRO PERTENCE A Cr edito das fotos: P aginas 24-25: foto de Edouard Boubat, OMS P aginas 88-89: explosao: baseado em foto da USAF; crianca: baseado em foto de W. Cutting, OMS 2005, 2015 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania Associac aotorredevigiadeb ıblias e Tratados Todos os direitos reservados EDITORAS Watchtower Bible and Tract Society of New York, Inc. Brooklyn, New York, U.S.A. Associac aotorredevigiadeb ıblias e Tratados Ces ario Lange, Sao Paulo, Brasil Edic ao de junho de 2015 Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa b ıblica, mundial, mantida por donativos. Amenosquehajaoutraindica cao, os textos b ıblicos citados sao da Traduçao do Novo Mundo da B ıblia Sagrada. What Does the Bible Really Teach? Portuguese (Brazilian Edition) (bh-t) ISBN Made in Brazil Impresso no Brasil

4 SUM ARIO CAP ITULO P AGINA Ser a que era isso o que Deus queria? 3 1. Qual eaverdadesobredeus? 8 2. A B ıblia um livro de Deus Qual e o prop osito de Deus para a Terra? Quem ejesuscristo? O resgate a maior d adivadedeus Onde estao os mortos? Esperan ca segura para seus entes queridos falecidos O que eoreinodedeus? Estamos vivendo nos ultimos dias? Criaturas espirituais como nos afetam? Por que Deus permite o sofrimento? Como viver de um modo que agrade a Deus O conceito de Deus sobre a vida Como ter uma vida familiar feliz A adorac ao que Deus aprova Tome sua posic ao em favor da adorac ao verdadeira Achegue-se a Deus em orac ao Obatismoearela cao da pessoa com Deus Permane ca no amor de Deus 184 Apendice 194

5 Ser a que era isso o que Deus queria? ABRA qualquer jornal. Acompanhe um notici ario na televisao ou no r a- dio. Quantas not ıcias sobre crime, guerra e terrorismo! Pense nos seus pr oprios problemas. Talvez uma doenca ou a morte de um ente querido esteja lhe causando grande sofrimento. VocetalvezsesintacomoJ o, um homem bom que certa vez disse que se sentia cheio de desonra e aflicao. J o10:15. Pergunte-se: ˇ Ser a que era isso o que Deus queria para mim e para toda a humanidade? ˇ Onde posso encontrar ajuda para lidar com meus problemas? ˇ H a esperanca de que um dia teremos paz na Terra? AB ıblia d a respostas satisfat orias a essas perguntas.

6 4 AB IBLIA ENSINA QUE DEUS FAR A AS SEGUINTES MUDANCAS NA TERRA: Ele enxugar a dos seus olhos toda l agrima, e nao haver amaismorte, nem haver a mais tristeza, nem choro, nem dor. Apocalipse 21:4 Osmancossaltar ao como os cervos. Isa ıas 35:6 Naquele tempo se abrirao os olhos dos cegos. Isa ıas 35:5

7 Todos os que estao nos t umulos memoriais... sairao. Joao 5:28, 29 Nenhum habitante dir a: Estou doente. Isa ıas 33:24 Haver a fartura de cereal na terra. Salmo 72:16

8 6 OQueaB ıblia Realmente Ensina? BENEFICIE-SE DO QUE A B IBLIA ENSINA Nao descarte logo o que foi apresentado nas p aginas anteriores como se fosse apenas uma ilusao. Deus prometeu realizar tais coisas, eab ıblia explica como ele far a isso. Mas a B ıblia vai al em disso. Ela fornece a chave para que voce tenha desde j a umavidarealmentegratificante. Pense um pouco em suas pr oprias ansiedades e problemas. Talvez envolvam quest oes financeiras, problemas familiares, doenca ou a mortedeumapessoaamada. AB ıblia pode ajud a-lo a enfrentar os problemas e trazer-lhe al ıvio, respondendo a perguntas como estas: ˇ Por que sofremos? ˇ Como lidar com as ansiedades da vida? ˇ Como podemos tornar mais feliz a vida em fam ılia? ˇ Existe vida ap os a morte? ˇ Ser a que um dia veremos de novo nossos parentes eamigosquej amorreram? ˇ Como podemos ter certeza de que Deus cumprir a suas promessas?

9 Ser a que era isso o que Deus queria? 7 O fato de estar lendo este livro mostra que vocequer saber o que a B ıblia ensina. O livro vai ajud a-lo. Note que, ao p edap agina, h a perguntas relacionadas aos par a- grafos. MilhoesdepessoasqueestudamaB ıblia com as Testemunhas de Jeov agostamdom etodo de perguntas e respostas. Esperamos que vocetamb emgosteequereceba as ben c aos de Deus a ` medida que sentir a emoc ao e a alegriadeaprenderoqueab ıblia realmente ensina! COMO MANUSEAR A B IBLIA AB IBLIA compoe-se de 66 livros e cartas. Eles sao divididos em cap ıtulos e vers ıculos, para pronta consulta. Nos textos citados nesta publicac ao, o primeiro n umero ap os o nome do livro ou da carta da B ıblia indica o cap ıtulo, e o n umero seguinte, o vers ıculo. Por exemplo, a citac ao 2 Tim oteo 3:16 se refere a ` segunda carta a Tim oteo, cap ıtulo 3, vers ıculo 16. Voce aprender a rapidamente a manusear a B ıblia procurando os textos citados nesta publicac ao. E que tal iniciar um programa de leitura di aria da B ıblia? Lendo de tres a cinco cap ıtulos por dia, poder alerab ıblia inteira em um ano.

10 CAP ITULO UM Qual eaverdade sobre Deus? Ser a que Deus realmente se importa com voc e? Como ele e? Ele tem nome? Eposs ıvel achegar-se a Deus? J AOBSERVOUcomoascrian cas gostam de fazer perguntas? Muitas comecam a fazer perguntas assim que aprendem a falar. Com olhos bem abertos e aguardando uma resposta, elas olham para voce e perguntam coisas como: por que o c eu eazul?deques ao feitas as estrelas? Quem ensinou os passarinhos a cantar? Voce talvez se esforce em responder, mas isso nem sempre ef acil. Por melhorquesejaasuaresposta,elatalvez resulte numa outra pergunta: por que? 2 Mas nao sao s o as crian cas que fazem perguntas. A ` medida que crescemos, continuamos a fazer perguntas. Fazemos isso para achar o nosso rumo na vida, para saber os perigos que temos de evitar ou para satisfazer a nossa curiosidade. Mas parece que muitos desistem de fazer perguntas, em especial as mais importantes. Ou pelo menos desistem de procurar as respostas. 1, 2. Por que muitas vezes e bom fazer perguntas?

11 ` ` Qual eaverdadesobredeus? 9 3 Veja a pergunta na capa deste livro ou as perguntas no pref acio ou aquelas no in ıcio deste cap ıtulo. Sao algumas das perguntas mais importantes que existem. Mas muitas pessoas desistiram de procurar as respostas. Por que? Ser aque ab ıblia tem as respostas? Alguns acham que as respostas da B ıblia sao muito dif ıceis de entender. Outros tem receio de que fazer perguntas possa causar vergonha ou embaraco. E alguns decidem que e melhor deixar que os l ıderes e instrutores religiosos respondam a essas perguntas. E voce? 4 Ebemprov avel que voce deseje obter respostas as ` grandes perguntas da vida. Sem d uvida, as vezes se pergunta: Qual e o objetivo da vida? E esta vida tudo o que existe? Como e Deus, realmente? E bom fazer perguntas assim, e e importante nao desistir at e encontrar respostas satisfat orias e confi aveis. O famoso instrutor Jesus Cristo disse: Persistam em pedir, e lhes ser a dado; persistam em buscar, e acharao; persistam em bater, e lhes ser a aberto. Mateus 7:7. 5 Se voce persistir em buscar respostas as perguntas importantes, ver a que essa busca pode ser muito recompensadora. (Prov erbios 2:1-5) Independentemente do que outros talvez lhe tenham dito, as respostas existem, e voce poder a encontr a-las na B ıblia. As respostas nao sao muito dif ıceis. Melhor ainda, elas dao esperanca e alegria. E podem ajud a-lo a ter uma vida satisfat oria j aagora.para comecar, vejamos uma pergunta que tem intrigado muitas pessoas. SER A QUE DEUS E INDIFERENTE E INSENS IVEL? 6 Muitos acham que a resposta a essa pergunta esim. Se Deus se importasse, pensam eles, ser aqueestemundon ao 3. Por que muitos desistem de procurar respostas a perguntas de grande importancia? 4, 5. Quais sao algumas das perguntas mais importantes na vida, e por que devemos buscar as respostas? 6. Por que muitos acham que Deus nao se importa com o sofrimento humano?

12 10 OQueaB ıblia Realmente Ensina? seria um lugar bem diferente? Vemos ao nosso redor um mundo cheio de guerras, odio e sofrimento. E todos n os estamos sujeitos a adoecer, sofrer e perder pessoas amadas. Assim, muitos perguntam: Se Deus se importasse conosco e com os nossos problemas, nao impediria que tais coisas acontecessem? 7 Pior ainda, instrutores religiosos as ` vezes levam as pessoas a pensar que Deus einsens ıvel. Como assim? Em casos de trag edia, por exemplo, eles dizem que essa eavontade de Deus. Na realidade, esses instrutores culpam a Deus pelas coisas ruins que acontecem. E essa a verdade a respeito dedeus?oqueab ıblia realmente ensina? Tiago 1:13 responde: Quando estiver sob provac ao, que ningu em diga: Estou sendo provado por Deus. Pois, com coisas m as, Deus nao pode ser provado, nem prova a ningu em. Portanto, Deus jamais e o causador da perversidade que vemos no mundoaonossoredor.(leia J o 34:10-12.) Ele permite que certas coisas ruins acontecam, e verdade. Mas existe uma enorme diferen ca entre permitir que algo aconte ca e causar isso. 8 Por exemplo, pense no caso de um pai s abio e amoroso que tenha um filho adulto que ainda mora com os pais. Se esse filho se torna rebelde e decide sair de casa, o pai nao o impede de fazer isso. Se ele escolhe um mau caminho na vidaesemeteemdificuldades,ser aqueopai eocausador dos problemas do filho? Nao. (Lucas 15:11-13) Da mesma forma, Deus nao impediu os humanos de seguirem o mau caminho que escolheram, mas ele nao eocausador dos problemas que resultaram disso. Certamente, pois, seria injusto culpar a Deus por todos os problemas da humanidade. 7. (a) De que modo alguns instrutores religiosos levam muitos a crer que Deus einsens ıvel?(b)oqueab ıblia realmente ensina a respeito dos sofrimentos que talvez tenhamos de suportar? 8, 9. (a) Como se pode ilustrar a diferenca entre permitir a perversidade e caus a-la? (b) Por que seria injusto condenarmos a decisao de Deus de permitir que a humanidade seguisse o mau caminho?

13 Qual eaverdadesobredeus? 11 9 Deus tinha bons motivos para permitir que a humanidade seguisse um mau caminho. Como Criador s abio e poderoso, ele nao e obrigado a nos explicar os motivos. Por amor, no entanto, Deus faz isso. Voce saber amaissobreesses motivos no Cap ıtulo 11 deste livro. Mas esteja certo de que Deus nao e respons avel pelos problemas que enfrentamos. Ao contr ario, ele nos d aa unica esperanca de uma soluc ao! Isa ıas 33:2. 10 Al em do mais, Deus esanto.(isa ıas 6:3) Isso significa que ele e puro e limpo. Nao h avest ıgio de maldade nele. Portanto, podemos confiar nele plenamente. Nao se pode dizer o mesmo a respeito dos seres humanos, que em muitos casos se tornam corruptos. At e mesmo a mais honesta autoridade humana, em geral, nao tem o poder de corrigir o mal causado por pessoas ruins. Mas Deus e todo-poderoso. Ele pode, e vai, desfazer todos os males que a perversidade tem causado as ` pessoas. Quando Deus agir, ele far a isso de um modo que acabar a para sempre com toda a maldade! Leia Salmo 37:9-11. COMO DEUS ENCARA AS INJUSTICAS QUE SOFREMOS? 11 Enquanto isso, como Deus encara o que acontece no mundo e na nossa vida? Bem, a B ıblia ensina que Deus ama a justi ca. (Salmo 37:28) Assim, ele nao e indiferente quanto ao que ecertoeoque e errado. Ele odeia todo tipo de injusti ca. A B ıblia diz que o corac ao de Deus se entristeceu quando, numa certa epoca do passado, a maldade tomou conta do mundo. (Genesis 6:5, 6) Deus nao mudou. (Malaquias 3:6) Ele ainda odeia ver o sofrimento que h a no mundo inteiro. Odeia tamb em ver as pessoas sofrer. Ele cuidaden os, diz a B ıblia. Leia 1 Pedro 5: Por que podemos confiar que Deus vai desfazer todos os males causados pela perversidade? 11. (a) Como Deus encara a injustica? (b) Como Deus se sente a respeito de nosso sofrimento?

14 12 OQueaB ıblia Realmente Ensina? 12 Como podemos ter certeza de que Deus odeia ver o sofrimento? Veja mais uma prova. A B ıblia ensina que o homem foi feito aimagemdedeus.(g ` enesis 1:26) De modo que n os temos boas qualidades porque Deus as tem. Por exemplo, voceseafligecomosofrimentodepessoasino- centes? Se voceseimportacomessasinjusti cas, esteja certo de que Deus se importa muito mais. 13 Uma das melhores coisas a respeito dos seres humanos eacapacidadedeamar.isso etamb em um reflexo de Deus. A B ıblia ensina que Deus eamor.(1jo ao 4:8) N os amamos porque Deus ama. Ser aqueoamormoveria voce a acabar com o sofrimento e as injusticas no mundo? Se tivesse o poder para fazer isso, voce Se deseja que o faria? Certamente que sim! Voce algu em o conheça, pode ter certeza de que Deus da mesma forma acabar a com o sofrimento e vocen ao lhe diz qual eoseunome? as injusticas. As promessas mencionadas no pref acio deste livro nao sao seu nome na B ıblia merossonhosouesperan cas vazias. As Deus nos revela promessas de Deus se cumprirao com certeza! Mas, para ter f e nessas promessas, voce precisa saber mais a respeito do Deus que fez tais promessas. DEUS DESEJA QUE VOCE O CONHECA 14 Oquevoc e faria se desejasse que algu em o conhecesse? Nao lhe diria 12, 13. (a) Por que temos boas qualidades, comooamor,edequeformaoamorinflui no modo como encaramos o que acontece no mundo? (b) Por que se pode ter certeza de que Deus realmente vai agir para solucionar os problemas do mundo? 14. Qual e o nome de Deus, e por que devemos us a-lo?

15 AB ıblia ensina que Jeov a e o amoroso Criador do Universo seu nome? Ser a que Deus tem nome? Muitas religioes dizem que seu nome e Deus ou Senhor, mas esses nao sao nomes. Sao t ıtulos, assim como rei e presidente sao t ıtulos. A B ıblia ensina que Deus tem muitos t ıtulos. Deus e Senhor sao apenas dois deles. No entanto, a B ıblia ensina tamb em que Deus tem um nome: Jeov a. O Salmo 83:18 diz: Tu, cujo nome ejeov a, somente tu es o Alt ıssimo sobre todaaterra. SenasuaB ıblia nao aparece esse nome, talvez queira consultar o Apendice nas p aginas deste livro, para saber a razao disso. A verdade equeonomede Deus aparece milhares de vezes nos manuscritos b ıblicos

16 14 OQueaB ıblia Realmente Ensina? antigos. Portanto, Jeov a deseja que voce saiba qual eo nome dele e que o use. Em certo sentido, Deus usa a B ıblia para se apresentar a voce. 15 Deus deu a si mesmo um nome cheio de significado. Seu nome, Jeov a, significa que ele pode cumprir qualquer promessa que fizer e realizar qualquer prop osito que tenha em mente. OnomedeDeus e sem igual, exclusivo. Pertence apenas a ele. De muitas maneiras, Jeov a e sem igual. Como assim? Mais informac oes sobre o significado e a pron unciadonomede Deus se encontram no Apendice nas p aginas OquesignificaonomeJeov a? Oamorque um bom pai tem pelos filhos reflete oamorainda maior que o nosso Pai celestial tem por n os

17 Qual eaverdadesobredeus? Vimos que o Salmo 83:18 diz a respeito de Jeov a: Somente tu es o Alt ıssimo. De modo similar, s ojeov a e chamado de Todo-Poderoso. Apocalipse 15:3 diz: Grandes e maravilhosas sao as tuas obras, Jeov a Deus, o Todo-Poderoso. Justos e verdadeiros sao os teus caminhos, Rei da eternidade. O t ıtulo Todo-Poderoso nos ensina que Jeov a e o ser mais poderoso que existe. Seu poder einigual avel; esupremo.eot ıtulo Rei da eternidade nos faz lembrar que Jeov a e sem igual em ainda outro sentido. Ele eo unico que sempre existiu. O Salmo 90:2 diz: De eternidade a eternidade, tu es Deus. Essa ideia e realmente espantosa, nao acha? 17 Jeov a etamb em sem igual no sentido de que s oele e o Criador. Apocalipse 4:11 declara: Digno es, Jeov a, nosso Deus, de receber a gl oria, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram aexist ` encia e foram criadas. Tudo o que voce possa imaginar as invis ıveis criaturas espirituais no c eu, as estrelas que brilham no firmamento, as frutas que crescem nas arvores, os peixes que nadam nos oceanos e nos rios, tudo, enfim, existe porque Jeov a e o Criador! EPOSS IVEL ACHEGAR-SE A JEOV A? 18 Ler a respeito das espantosas qualidades de Jeov afaz com que alguns se sintam um tanto apreensivos. Temem que Deus seja elevado demais para eles, que jamais poderiam se achegar a ele ou at e mesmo ser notados por um Deus tao grandioso. Mas e correta essa ideia? A B ıblia ensina justamente o contr ario. Ela diz a respeito de Jeov a: Ele nao est a longe de cada um de n os. (Atos 17:27) Ela at emesmo 16, 17. O que os seguintes t ıtulos nos ensinam a respeito de Jeov a: (a) Todo-Poderoso? (b) Rei da eternidade? (c) Criador? 18. Por que alguns acham que jamais poderiam se achegar a Deus, masoqueab ıblia ensina sobre isso?

18 16 OQueaB ıblia Realmente Ensina? nos aconselha: Acheguem-se a Deus, e ele se achegar aavoces. Tiago 4:8. 19 Como voce pode se achegar a Deus? Em primeiro lugar, continue a fazer o que est a fazendo agora aprendendo a respeito de Deus. Jesus disse: Isto significa vida eterna: que conhecam a ti, o unico Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo. (Joao 17:3) Realmente, a ` B ıblia ensina que aprender a respeito de Jeov aedejesus conduz a ` vida eterna! Conforme j a mencionado, Deus eamor.(1jo ao 4:16) Al em disso, Jeov a tem muitas outras qualidades belas e atraentes. Por exemplo, a B ıblia diz que Jeov a e um Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade. ( Exodo 34:6) Ele e bom e est a sempre pronto a perdoar. (Salmo 86:5) Deus epaciente. (2 Pedro 3:9) E leal. (Apocalipse 15:4) Amedidaquevoc ` e for lendo a B ıblia, ver acomojeov a tem demonstrado ter essas e muitas outras qualidades atraentes. 20 E verdade que nao podemos ver a Deus, pois ele e um esp ırito invis ıvel. (Joao 1:18; 4:24; 1 Tim oteo 1:17) Por aprender a respeito dele por meio das p aginas da B ıblia, por em, voce poder a conhece-lo como Pessoa. Como disse o salmista, poder a contemplar a bondade de Jeov a. (Salmo 27:4; Romanos 1:20) Quanto mais aprender sobre ele, tanto mais real se tornar aparavoc e, e mais razoes ter apara am a-lo e sentir-se achegado a ele. 21 Voceentender aporqueab ıblia nos ensina a encarar Jeov a como Pai. (Mateus 6:9) Ele tanto nos deu a vida como deseja que tenhamos a melhor vida poss ıvel o que qualquer pai amoroso desejaria para seus filhos. (Salmo 36:9) 19. (a) Como podemos comecar a nos achegar a Deus, e com que benef ıcios? (b) Quais as qualidades de Deus que voceachamais atraentes? (a) Ser aqueofatoden ao podermos ver a Deus nos impede de nos achegar a ele? Explique. (b) O que talvez algumas pessoas bemintencionadas o pressionem a fazer, mas o que voce deve fazer?

19 Qual eaverdadesobredeus? 17 AB ıblia ensina tamb em que os humanos podem se tornar amigos de Jeov a. (Tiago 2:23) Imagine tornar-se amigo do Criador ` do Universo! 22 Amedidaquevoc e aprender mais sobre a B ıblia, talvez descubra que algumas pessoas bem-intencionadas o pressionarao a parar de estud a-la. Talvez temam que vocemude suas crencas. Mas nao permita que ningu em o impeca de cultivar a melhor amizade que se pode ter. 23 Naturalmente, haver acoisasque,dein ıcio, vocen ao vai entender muito bem. Pode ser um pouco embaracoso pedir ajuda, mas nao permita que o constrangimento o impeca de fazer isso. Jesus disse que e bom ser humilde, como uma crianca. (Mateus 18:2-4) E as criancas, como sabemos, fazem muitas perguntas. Deus deseja que voceencontreas respostas. A B ıblia elogia certo grupo de pessoas que estavam ansiosas para aprender sobre Deus. Elas examinavam as Escrituras a fim de terem certeza de que aquilo que aprendiam era a verdade. Leia Atos 17: O melhor modo de aprender sobre Jeov a e por examinar a B ıblia. Ela e diferente de qualquer outro livro. Em que sentido? O pr oximo cap ıtulo considerar a esse assunto. 23, 24. (a) Por que e bom que voce continue a fazer perguntas a respeitodoqueaprende?(b)qual eoassuntodopr oximo cap ıtulo? OQUEAB IBLIA ENSINA ˇ Deus se importa com voce. 1 Pedro 5:7. ˇ OnomedeDeus ejeov a. Salmo 83:18. ˇ Jeov a convida voceaachegar-seaele. Tiago 4:8. ˇ Jeov a e amoroso e misericordioso. Exodo 34:6; 1 Joao 4:8, 16.

20 CAP ITULO DOIS AB ıblia um livro de Deus PorqueaB ıblia e diferente de qualquer outro livro? Como a B ıblia pode ajud a-lo a enfrentar seus problemas? Por que se pode confiar nas profecias da B ıblia? LEMBRA-SE de uma ocasiao em que voce recebeu um belo presente de um grande amigo? Eprov avel que isso tenha sido nao s o emocionante, mas tamb em animador. Afinal, um presente revela algo a respeito de quem o d a quea pessoa valoriza sua amizade. Sem d uvida, voce agradeceu o am avel presente de seu amigo. 2 AB ıblia e um presente de Deus, pelo qual podemos ser muito gratos. Esse livro sem igual revela coisas que, de outra maneira, jamais saber ıamos. Por exemplo, fala da criac ao do c eu estrelado, da Terra e do primeiro homem e da primeira mulher. A B ıblia cont em princ ıpios confi aveis para nos ajudar a enfrentar os problemas e as ansiedades da vida. Ela explica como Deus cumprir a seu prop osito e melhorar a as condic oes na Terra. Que presente emocionante e ab ıblia! 3 AB ıblia etamb em um presente que nos anima, pois revela algo sobre quem o deu Jeov a. O fato de Deus ter 1, 2. Por que razoes a B ıblia e um emocionante presente de Deus? 3. O fato de Jeov anosterdadoab ıblia revela o que a respeito dele, e por que isso e animador?

21 19 A Traduçao do Novo Mundo da B ıblia Sagrada est adispon ıvel em muitas l ınguas fornecido esse livro prova que ele deseja que o conheca- mos bem. Sem d uvida, a B ıblia pode ajud a-lo a achegar-se a Jeov a. 4 Se vocetiverumab ıblia, com certeza nao eo unico. Inteira ou em parte, a B ıblia j a foi publicada em cerca de l ınguas e est a dispon ıvel para mais de 90% da populac ao mundial. Em m edia, mais de 1 milhao de B ıblias sao distribu ıdas por semana! J a foram produzidos bilhoes de c opias da B ıblia inteira ou de partes dela. Certamente, nao existe livro que se compare com a B ıblia. 5 Al em disso, a B ıblia e inspirada por Deus. (Leia 2 Tim oteo 3:16.) Em que sentido? A pr opria B ıblia responde: Homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por esp ırito santo. (2 Pedro 1:21) Para ilustrar: um empres ario talvez peca asecret ` ariaqueescrevaumacarta. A carta cont em as ideias e as instruc oes do empres ario. Assim, a carta na realidade e dele, nao da secret aria. Do mesmo modo, a B ıblia cont em a mensagem de Deus, nao dos 4. O que o impressiona a respeito da distribuic ao da B ıblia? 5. Em que sentido a B ıblia e inspirada por Deus?

22 20 OQueaB ıblia Realmente Ensina? homens que a escreveram. Portanto, a B ıblia inteira e realmente a palavra de Deus. 1 Tessalonicenses 2:13. HARMONIOSA E EXATA 6 AB ıblia foi escrita num per ıodo de mais de anos. Seus escritores viveram em epocas diferentes e procediam de muitas rodas da vida. Alguns eram agricultores, pescadores ou pastores. Outros eram profetas, ju ızes ou reis. O escritor do Evangelho de Lucas era m edico. Apesar das diferentes formac oesdeseusescritores,ab ıblia eharmoniosa do comeco ao fim. 7 O primeiro livro da B ıblia nos diz como surgiram os problemas da humanidade. O ultimo livro revela que a Terra inteira se tornar aumpara ıso, ou jardim. O conte udo da B ıblia abrange milhares de anos de Hist oria e todas as partes tem algo a ver com a realizac ao do prop osito de Deus. AharmoniadaB ıblia e impressionante, mas isso eoquese esperariadeumlivrodedeus. 8 AB ıblia e cientificamente exata. Ela cont em at emesmo informac oes que estavam muito afrentedeseutempo. ` Por exemplo, o livro de Lev ıtico cont em leis sobre quarentena e higiene dadas ao Israel antigo numa epoca em que as nac oes vizinhas nada sabiam a respeito desses assuntos. Num tempo em que havia ideias erradas sobre o formato da Terra, a B ıblia referia-se a ela como c ırculo, ou esfera. (Isa ıas 40:22) A B ıblia dizia com precisao que a Terra est asuspensa sobre o nada. (J o 26:7) Evidentemente, a B ıblia nao eum livro de ciencias. Mas, quando se trata de assuntos cient ıfi- Embora alguns digam que certas partes da B ıblia se contradizem, essas afirmac oes nao tem base. Veja o cap ıtulo 7 do livro AB ıblia Palavra de Deus ou de Homem?, publicado pelas Testemunhas de Jeov a. 6, 7. Por que e especialmente not avel a harmonia do conte udo da B ıblia? 8. Cite exemplos da exatidao cient ıfica da B ıblia.

23 AB ıblia um livro de Deus 21 cos, ela eexata.n ao e isso o que esperar ıamos de um livro de Deus? 9 AB ıblia etamb em historicamente exata e confi avel. Seus relatos sao espec ıficos. Em muitos casos, incluem nao s o o nome da pessoa, mas tamb em os de seus antepassados. Em contraste com os historiadores seculares, que em geral nao mencionam as derrotas de seu pr oprio povo, os escritores b ıblicos foram francos, registrando at e mesmo suas pr oprias falhas e as de sua nac ao. No livro b ıblico de N umeros, por exemplo, o escritor Mois es admitiu seu pr oprio erro grave, pelo qual foi severamente repreendido. (N umeros 20:2-12) Essa franqueza e rara em outros relatos hist oricos, mas est apresentenab ıblia porque e um livro de Deus. UM LIVRO DE SABEDORIA PR ATICA 10 VistoqueaB ıblia e inspirada por Deus, ela e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas. (2 Tim oteo 3:16) De fato, a B ıblia e um livro pr atico. Revela um conhecimento profundo da natureza humana. Isso nao e de admirar, pois seu Autor, Jeov adeus, e o Criador! Ele entende nossos pensamentos e emoc oes melhor do que n os mesmos. Al em disso, Jeov a sabe do que precisamos para ser felizes. Ele sabe tamb em que comportamentos devemos evitar. 11 Considere o discurso de Jesus chamado Sermao do Monte, registrado em Mateus, do cap ıtulo 5 ao 7. Com Por exemplo, veja a lista detalhada dos antepassados de Jesus em Lucas 3: (a) DequemaneirasaB ıblia revela ser historicamente exata e confi avel? (b) O que voce acha que a franqueza dos escritores da B ıblia revela a respeito dela? 10. Por que nao edeadmirarqueab ıblia seja um livro pr atico? 11, 12. (a) Que assuntos Jesus considerou no Sermao do Monte? (b) Que outros assuntos pr aticos sao considerados na B ıblia, e por que seus conselhos sao sempre v alidos?

24 Oescritorb ıblico Isa ıas predisse a queda de Babilonia magistral arte de ensino, Jesus falou sobre v arios assuntos, incluindo a maneira de encontrar a felicidade verdadeira, como resolver desentendimentos, como orar e como ter o conceito correto sobre bens materiais. As palavras de Jesus tem hoje a mesma forca e valor pr atico que tiveram quando ele as proferiu. 12 Alguns princ ıpios b ıblicos tratam da vida familiar, de h abitos de trabalho e de relac oes humanas. Os princ ıpios

25 AB ıblia um livro de Deus 23 b ıblicos se aplicam a todos, e seus conselhos sao sempre ben eficos. A sabedoria contida na B ıblia se resume nas palavras de Deus proferidas por meio do profeta Isa ıas: Eu, Jeov a, sou o seu Deus, Aquele que ensina o que emelhor para voce. Isa ıas 48:17. UM LIVRO DE PROFECIAS 13 AB ıblia cont em numerosas profecias, muitas das quais j a se cumpriram. Veja um exemplo. Por meio do profeta Isa ıas, que viveu no oitavo s eculo AEC, Jeov a predisse que a cidade de Babilonia seria destru ıda. (Isa ıas 13:19; 14:22, 23) Foram fornecidos detalhes para mostrar exatamente como a cidade seria conquistada. Ex ercitos invasores secariam as aguas do rio de Babilonia e entrariam na cidade sem luta. Isso nao e tudo. A profecia de Isa ıas at emesmorevelouo nome do rei que conquistaria Babilonia: Ciro. Leia Isa ıas 44:27 45:2. 14 Uns200anosmaistarde nanoitede5/6deoutubro de 539 AEC um ex ercito acampou perto de Babilonia. Quem era seu comandante? Um rei persa chamado Ciro. Estava formado o cen ario para o cumprimento duma espantosa profecia. Mas ser aqueoex ercito de Ciro invadiria Babilonia sem luta, conforme predito? 15 Naquela noite, os babilonios estavam realizando uma grande festa e sentiam-se seguros atr as das macicas muralhas da cidade. Enquanto isso, Ciro engenhosamente desviava as aguas do rio que cortava a cidade. As aguas logo baixaram o suficiente para que seus homens cruzassem o rio e se aproximassem das muralhas da cidade. Mas como o ex ercito de Ciro passaria pelas muralhas da cidade? 13. Que detalhes a respeito da destruic ao de Babilonia Jeov ainspirou o profeta Isa ıas a registrar? 14, 15. ComosecumpriramalgunsdetalhesdaprofeciadeIsa ıas a respeito de Babilonia?

26 24 OQueaB ıblia Realmente Ensina? Por alguma razao, naquela noite, por descuido, os portoes da cidade foram deixados abertos! 16 Foi predito a respeito de Babilonia: Nunca mais ser a habitada, nem ser a povoada de gerac ao em gerac ao. O arabe nao armar aaliasuatenda,eospastoresn ao levarao seus rebanhos para descansar ali. (Isa ıas 13:20) Essa profecia predisse mais do que apenas a queda de uma cidade. Ela mostrou que Babilonia ficaria desabitada para sempre. Pode-se ver hoje a evidencia do cumprimento dessas palavras. O local desabitado onde ficava a antiga Babilonia uns80quil ometros ao sul de Bagd a, Iraque prova que as seguintes palavras, que Jeov a falou por meio de Isa ıas, se cumpriram: Vou varre-la com a vassoura da destruic ao. Isa ıas 14:22, 23. Para mais informac oes sobre profecias b ıblicas, veja as p aginas da brochura Um Livro para Todas as Pessoas, publicada pe- lastestemunhasdejeov a. 16. (a) O que Isa ıas predisse a respeito do destino de Babilonia? (b) Como se cumpriu a profecia de Isa ıas a respeito do despovoamento de Babilonia?

27 AB ıblia um livro de Deus TercertezadequeaB ıblia e um livro de profecias confi aveisfortaleceaf e, nao acha? Afinal, se Jeov adeus cumpriu suas promessas no passado, temos todos os motivos para confiar que ele cumprir atamb em sua promessa de uma Terra paradis ıaca. (Leia N umeros 23:19.) De fato, temos esperanca de vida eterna que Deus, que nao pode mentir, prometeu muito tempo atr as. Tito 1:2. A PALAVRA DE DEUS EVIVA ` 18 A base do que vimos neste cap ıtulo, fica claro que a B ı- blia e mesmo um livro sem igual. No entanto, seu valor vai Adestrui cao de Babilonia e apenas um exemplo de profecia b ı- blica que se cumpriu. Outros exemplos sao a destruic ao de Tiro e de N ınive. (Ezequiel 26:1-5; Sofonias 2:13-15) Tamb em, uma das profecias de Daniel predisse a sucessao de imp erios mundiais que chegariam ao poder depois de Babilonia. Entre esses a Medo-P ersiaeagr e- cia. (Daniel 8:5-7, 20-22) Veja o Apendice, p aginas , para uma considerac aodasmuitasprofeciasmessi anicas que se cumpriram em Jesus Cristo. 17. Porqueocumprimentodeprofeciasb ıblicas fortalece a f e? 18. Que importante declarac ao fez o ap ostolo cristao Paulo a respeito da palavra de Deus? Ru ınas de Babil onia

28 26 OQueaB ıblia Realmente Ensina? muito al em de sua harmonia interna, exatidao cient ıfica e hist orica, sabedoria pr atica e profecias confi aveis. O ap ostolo cristao Paulo escreveu: A palavra de Deus evivaeexerce poder, e e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra a ponto de fazer divisaoentreaalmaeo esp ırito, e entre as juntas e a medula, e e capaz de discernir os pensamentos e as intenc oes do corac ao. Hebreus 4: Ler a palavra, ou mensagem, de Deus na B ıblia pode mudar a nossa vida. Pode nos ajudar a examinar a n os mesmos como nunca fizemos antes. Talvez afirmemos amar a Deus, mas o modo como reagimos ao que sua Palavra inspirada, a B ıblia, ensina revelar aquaiss ao os nossos verdadeiros pensamentos, at e mesmo as intenc oes do corac ao. 20 AB ıblia erealmenteumlivrodedeus. E um livro que deve ser lido, estudado e amado. Mostre sua gratidao por esse presente divino por nao desistir de examinar seu conte udo. Fazendo isso, voce desenvolver aumprofundo apreco pelo prop osito de Deus para a humanidade. Exatamente que prop osito e esse, e como se cumprir a, ser a considerado no pr oximo cap ıtulo. 19, 20. (a) Como a B ıblia pode ajud a-lo a examinar a si mesmo? (b) Como voce pode mostrar gratidao por esse inigual avel presente de Deus, a B ıblia? OQUEAB IBLIA ENSINA ˇ AB ıblia e inspirada por Deus, portanto, eexataeconfi avel. 2 Tim oteo 3:16. ˇ As informa c oes contidas na Palavra de Deus sao pr aticas para a vida di aria. Isa ıas 48:17. ˇ As promessas de Deus contidas na B ıblia se cumprir ao com certeza. N umeros 23:19.

29 Qual CAP ITULO TR ES Qual eoprop osito de Deus paraaterra? eoprop osito de Deus para a humanidade? Como Deus foi desafiado? Como ser a a vida na Terra no futuro? OPROP OSITO de Deus para a Terra e realmente maravilhoso. Jeov a deseja que ela seja habitada por pessoas felizes esadias.ab ıblia diz que Jeov a Deus plantou um jardim no Eden e fez brotar... todo tipo de arvores de aspecto agrad avel e boas para alimento. Depois que Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, Adao e Eva, ele os colocou nesse lar maravilhoso e disse-lhes: Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra. (Gene- sis 1:28; 2:8, 9, 15) Portanto, o prop osito de Deus era que os humanos tivessem filhos, estendessem os limites daquele lar paradis ıacoatodaaterraecuidassemdosanimais. 2 Ser aqueoprop osito de Jeov a Deus, de que as pessoas vivam num para ıso terrestre, vai se cumprir? Eu falei, diz Deus, e o cumprirei. (Isa ıas 46:9-11; 55:11) Deus com certeza cumprir a seu prop osito! Ele diz que nao criou a Terra simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada. (Isa ıas 45:18) Que tipo de pessoas Deus queria que vivessem na Terra? E por quanto tempo ele queria que 1. Qual e o prop osito de Deus para a Terra? 2. (a) Que certeza temos de que o prop osito de Deus para a Terra se cumprir a?(b)oqueab ıblia diz a respeito de humanos viverem para sempre?

30 ` 28 OQueaB ıblia Realmente Ensina? vivessem aqui? A B ıblia responde: Os justos possuirao a terra e viver ao nela para sempre. Salmo 37:29; Apocalipse 21:3, 4. 3 Obviamente, isso ainda nao aconteceu. As pessoas adoecem e morrem; at e mesmo se agridem e matam umas as outras. Algo saiu errado. Mas com certeza Deus nao queria que as condic oes na Terra fossem do jeito que sao hoje! O que aconteceu? Por que o prop osito de Deus nao se cumpriu? Nenhum livro de hist oria escrito por um humano pode nos dar a resposta, porque os problemas comecaram no c eu. SURGE UM INIMIGO 4 O primeiro livro da B ıblia nos fala a respeito de um rival de Deus que se manifestou no jardim do Eden. Ele e chamado de serpente, mas nao era um simples animal. O ultimo livro da B ıblia identifica-o como Diabo e Satan as, que est a enganando toda a terra habitada. Ele e tamb em chamado de serpente original. (Genesis 3:1; Apocalipse 12:9) Esse anjo poderoso, ou criatura espiritual invis ıvel, usou uma serpente para falar com Eva, assim como uma pessoa bem treinada pode fazer com que sua voz pareca ser a de um boneco ao seu lado. Essa criatura espiritual sem d uvida estava presente quando Deus preparou a Terra para os humanos. J o 38:4, 7. 5 Mas, visto que todas as criac oes de Jeov as ao perfeitas, quem fez esse Diabo ou Satan as? Dito de maneira simples, um dos poderosos filhos espirituais de Deus fez de si mesmo o Diabo. Como isso foi poss ıvel? Bem, at emesmo 3. Que condic oes tristes existem hoje na Terra, e isso levanta que perguntas? 4, 5. (a) Quem na realidade falou com Eva por meio duma serpente? (b) Como e poss ıvel que algu em decente e honesto se torne ladrao?

31 Qual eoprop osito de Deus para a Terra? 29 algu em decente e honesto pode tornar-se ladrao. Como e que isso pode acontecer? Essa pessoa talvez permita que um desejo errado se desenvolva no corac ao. Se continuar pensando nisso, esse desejo pode tornar-se muito forte. Da ı, se surgir uma oportunidade, ela talvez acabe agindo segundooseudesejo. Leia Tiago 1: Foi isso o que aconteceu com Satan as, o Diabo. Pelo visto, ele ouviu Deus dizer a Adao e Eva que tivessem filhos e povoassem a Terra com seus descendentes. (Genesis 1:27, 28) Satan as pode ter pensado: Ora, todos esses humanos poderiam adorar a mim, em vez de a Deus! Assim, um desejo errado instalou-se no seu corac ao. Por fim, ele agiu enganando Eva por contar-lhe mentiras a respeito de Deus. (Leia Genesis 3:1-5.) Desse modo, ele tornou-se o Diabo, que significa caluniador. Ao mesmo tempo, tornou-se Satan as, que significa opositor. 7 Usando mentiras e trapacas, Satan as, o Diabo, fez com que Adao e Eva desobedecessem a Deus. (Genesis 2:17; 3:6) Em resultado disso, por fim eles morreram, como Deus havia dito que aconteceria, caso desobedecessem. (Gene- sis 3:17-19) Visto que Adao se tornou imperfeito quando pecou, todos os seus descendentes herdaram dele o pecado. (Leia Romanos 5:12.) Pode-se ilustrar essa situac ao com uma forma para fazer pao.seaf orma tiver um defeito, o que acontecer a com todos os paes feitos nela? Todos eles sairao com defeito, ou imperfeic ao. Da mesma maneira, todo ser humano herda um defeito causado pela imperfeic ao de Adao. E por isso que todos os humanos envelhecem e morrem. Romanos 3: Como foi que um poderoso filho espiritual de Deus se tornou Satan as, o Diabo? 7. (a) Por que Adao e Eva morreram? (b) Por que todos os descendentes de Adao envelhecem e morrem?

32 30 OQueaB ıblia Realmente Ensina? 8 Quando Satan as induziu Adao e Eva a pecar contra Deus, ele estava na verdade liderando uma rebeliao. Ele desafiava a maneira de Jeov a governar. Na realidade, Satan as dizia: Deus e um mau governante. Ele mente e priva seus 8, 9. (a) Que desafio Satan as evidentemente lancou? (b) Por que Deus nao destruiu de imediato os rebeldes? Como Satan as poderia ter oferecido a Jesus todos os reinos do mundo se estes nao lhe pertencessem?

33 Qual eoprop osito de Deus para a Terra? 31 s uditos de coisas boas. Os humanos nao precisam que Deus os governe. Eles podem decidir por si mesmos o que e bom e o que emau.eser ao mais bem-sucedidos se forem governados por mim. Como Deus enfrentaria um desafio tao insultante? Alguns acham que Deus deveria simplesmente destruir os rebeldes. Mas ser a que isso responderia ao desafio de Satan as? Ser a que provaria que o modo de Deus governar ecorreto? 9 Osensodejusti ca perfeito de Jeov an ao lhe permitiria executar imediatamente os rebeldes. Ele decidiu que seria necess ario um tempo para responder ao desafio de Satan as de modo satisfat orio e provar que o Diabo ementiroso. Assim, Deus resolveu permitir que os humanos governassem a si mesmos por um bom tempo sob a influencia de Satan as. O motivo de Jeov aterfeitoissoearaz ao de ter concedido tanto tempo para resolver essas quest oes serao considerados no Cap ıtulo 11 deste livro. Por ora, no entanto, e bom pensar: Ser aquead ao e Eva estavam certos ao acreditarem em Satan as, que nunca lhes fizera nenhum bem? Ser a que tinham motivos para crer que Jeov a, que lhes havia dado tudo o que possu ıam, era um mentiroso cruel? O que voce teria feito? 10 E bom pensar nessas perguntas, pois cada um de n os enfrenta questoes similares hoje em dia. De fato, vocetem a oportunidade de apoiar o lado de Jeov a na resposta ao desafio de Satan as. Voc e pode aceitar a Jeov acomogovernante e ajudar a mostrar que Satan as ementiroso.(salmo 73:28; leia Prov erbios 27:11.) Infelizmente, poucos dentre os bilhoes de pessoas no mundo fazem essa escolha. Isso levanta uma pergunta importante: Ser aqueab ıblia realmente ensina que Satan asgovernaestemundo? 10. Como voce pode apoiar o lado de Jeov a na resposta ao desafio de Satan as?

34 32 OQueaB ıblia Realmente Ensina? QUEM GOVERNA ESTE MUNDO? 11 Jesus jamais duvidou que Satan as fosse o governante deste mundo. De alguma forma milagrosa, Satan as certa vez mostrou a Jesus todos os reinos do mundo e a gl oria deles. Da ı, ele prometeu a Jesus: Eu lhe darei tudo isto se voce se prostrar e me fizer um ato de adorac ao. (Mateus 4:8, 9; Lucas 4:5, 6) Pense nisso. Se o Diabo nao fosse o governante desses reinos, poderia ele ter tentado Jesus com essa oferta? Jesus nao negou que todos esses governos do mundo pertencessem a Satan as. Certamente, Jesus teria feito isso se Satan as nao fosse a verdadeira fonte de poder desses governos. 12 Naturalmente, Jeov a e o Deus todo-poderoso, o Criador do maravilhoso Universo. (Apocalipse 4:11) No entanto, em nenhum lugar a B ıblia diz que Jeov adeusou Jesus Cristo seja o governante deste mundo. De fato, Jesus se referiu especificamente a Satan as como o governante deste mundo. ( Joao 12:31; 14:30; 16:11) A B ıblia at emesmo fala de Satan as, o Diabo, como o deus deste mundo. (2 Cor ıntios 4:3, 4) A respeito desse opositor, ou Satan as, o ap ostolo Joao escreveu: O mundo inteiro est a no poder do Maligno. 1 Joao 5:19. COMO O MUNDO DE SATAN AS SER A DESTRU IDO 13 A cada ano que passa, o mundo fica mais perigoso. Ele est acheiodeex ercitos agressivos, pol ıticos desonestos, l ı- deres religiosos hip ocritas e criminosos endurecidos. Este mundo como um todo eirreform avel. A B ıblia revela que se aproxima o dia em que este mundo mau ser adestru ıdo 11, 12. (a) De que modo uma tentac ao pela qual Jesus passou revela que Satan as e o governante deste mundo? (b) Que outras provas existem de que Satan as e o governante deste mundo? 13. Por que h a necessidade de um novo mundo?

35 Qual eoprop osito de Deus para a Terra? 33 no Armagedom, a guerra de Deus. Isso abrir a o caminho para um novo mundo justo. Apocalipse 16: Jeov a Deus escolheu Jesus Cristo como Governante de Seu Reino, ou governo, celestial. Muito tempo atr as, a B ı- blia predisse: Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o governo estar a sobre os seus ombros. Ele receber aonomede...pr ıncipe da Paz. A expansao do seu governoeapaz...n ao terao fim. (Isa ıas9:6,7;nota) A respeito desse governo, Jesus ensinou seus seguidores a orar: Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no c eu, assim tamb em na terra. (Mateus 6:10) Como veremos mais adiante neste livro, o Reino de Deus em breve eliminar a todos os governos deste mundo e ocupar aolugar deles. (Leia Daniel 2:44.) Em seguida, o Reino de Deus far adaterraumpara ıso. APROXIMA-SE UM NOVO MUNDO! 15 AB ıblia garante: H anovosc eus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa de Deus, e nesses morar aajusti ca. (2 Pedro 3:13; Isa ıas 65:17) As ` vezes, quando ab ıblia fala de terra, ela se refere as ` pessoas que vivem na Terra. (Genesis 11:1) Assim, a nova terra de justica ser a uma sociedade de pessoas que receber aaaprova cao de Deus. 16 Jesus prometeu que, no futuro novo mundo, os aprovados por Deus receberao a d adiva da vida eterna. (Marcos 10:30) Abra a sua B ıblia em Joao 3:16 e 17:3 e leia o que Jesus disse que temos de fazer para ganhar a vida eterna. Agora, considere a seguir as ben c aos que a B ıblia 14. A quem Deus escolheu como Governante de seu Reino, e como isso foi predito? 15. O que ser aa novaterra? 16. Que d adiva inestim avel Deus dar aaosqueeleaprovar,eoque temos de fazer para recebe-la?

36 34 OQueaB ıblia Realmente Ensina? promete aos que se habilitarem para receber essa maravilhosa d adiva de Deus no futuro Para ıso terrestre. 17 A maldade, a guerra, o crime e a violencia nao existirao mais. Os maus deixaraodeexistir...masosmansospos- suirao a terra. (Salmo 37:10, 11) Haver a paz porque Deus por afim as ` guerras em toda a terra. (Salmo 46:9; Isa ıas 2:4) Da ı ojustoflorescer a, e haver aabund ancia de paz at eque nao haja mais lua o que significa para sempre! Salmo 72:7. 18 Os adoradores de Jeov aviver ao em segurança. Enquanto os israelitas nos tempos b ıblicos obedeciam a Deus, eles viviam em seguranca. (Lev ıtico 25:18, 19) Como ser amaravilhoso ter uma seguranca assim no Para ıso! Leia Isa ıas 32:18; Miqueias 4:4. 19 Nao mais faltarao alimentos. Haver a fartura de cereal na terra, disse o salmista num cantico. E superabundancia no cume das montanhas. (Salmo 72:16) Jeov a abencoar aosjustose aterradar a a sua produc ao. Salmo 67:6. 20 A Terra inteira se tornar aumpara ıso. Belas casas e lindos jardins ocuparao espacos antes arruinados por humanos pecadores. (Leia Isa ıas 65:21-24; Apocalipse 11:18) Com o tempo, partes recuperadas da Terra se expandirao at eque o globo inteiro se torne tao belo e produtivo como era o jardim do Eden. E Deus jamais deixar ade abriram ao e satisfazer o desejo de todos os seres vivos. Salmo 145: Haver a paz entre os humanos e os animais. Animais 17, 18. Como podemos ter certeza de que haver a paz e seguranca em todaaterra? 19. Como sabemos que haver a fartura de alimentos no novo mundo de Deus? 20. Por que podemos ter certeza de que a Terra inteira se tornar aum para ıso? 21. Como sabemos que haver a paz entre os humanos e os animais?

37

38 36 OQueaB ıblia Realmente Ensina? selvagens e dom esticos comerao juntos. Nem mesmo uma criancinha precisar a ter medo de animais que hoje sao perigosos. Leia Isa ıas 11:6-9; 65: As doenças desaparecerao. Como Governante do Reino celestial de Deus, Jesus realizar a curas em escala bem maior do que quando esteve na Terra. (Mateus 9:35; Marcos 1:40-42; Joao 5:5-9) Naquele tempo, nenhum habitante dir a: Estou doente. Isa ıas 33:24; 35:5, Entesqueridosfalecidosvoltar ao a viver com a perspectiva de jamais morrer. Todos os que estao dormindo na morteeest ao na mem oria de Deus voltar ao avida.defato, ` haver a uma ressurreic aotantodejustoscomodeinjustos. Atos 24:15; leia Joao 5:28, Como ser a maravilhoso o futuro para os que decidem aprender sobre o Grandioso Criador, Jeov a, e servi-lo! Jesus se referia ao futuro Para ıso na Terra quando prometeu ao criminoso que morreu ao seu lado: Voceestar acomigono Para ıso. (Lucas 23:43) E importante que aprendamos mais sobre Jesus Cristo, por meio de quem essas ben c aos se tornarao poss ıveis. 22. O que acontecer a com as doencas? 23. Por que a ressurreic ao alegrar a nosso corac ao? 24. O que voceachadaideiadevivernopara ıso na Terra? OQUEAB IBLIA ENSINA ˇ Oprop osito de Deus de fazer da Terra um para ıso se cumprir a. Isa ıas 45:18; 55:11. ˇ Este mundo por enquanto e governado por Satan as. Joao 12:31; 1 Joao 5:19. ˇ No futuro novo mundo, Deus conceder a muitas ben c aos a ` humanidade. Salmo 37:10, 11, 29.

39 CAP ITULO QUATRO Quem ejesuscristo? Qual e o papel principal de Jesus? De onde ele veio? Que tipo de pessoa foi Jesus? H A MUITAS pessoas famosas no mundo. Algumas sao bem conhecidas na comunidade, cidade ou pa ıs onde vivem. Outras sao conhecidas no mundo inteiro. No entanto, apenas saber o nome de algu em famoso nao significa que voce realmente conhece a pessoa. Nao significa que conhece detalhes sobre sua formac ao e o tipo de pessoa que ela realmente e. 2 Pessoas em todo o mundo j a ouviram algo a respeito de Jesus Cristo, embora ele tenha vivido na Terra uns 2 mil anos atr as. Mas muitos se sentem confusos quanto a quem realmente foi Jesus. Alguns dizem que ele foi apenas um bom homem. Outros afirmam que nao foi nada mais do que um profeta. Ainda outros acreditam que Jesus e Deus e deve ser adorado. Deve mesmo ser adorado? 3 E importante saber a verdade sobre Jesus. Por que? Porque a B ıblia diz: Isto significa vida eterna: que conhecam a ti, o unico Deus verdadeiro, e aquele ` que tu enviaste, Jesus Cristo. (Jo ao 17:3) De fato, conhecer realmente a Jeov a Deus e a Jesus Cristo pode resultar em vida eterna numa Terra paradis ıaca. (Joao 14:6) Al em disso, Jesus 1, 2. (a) Porquesaberqueumapessoafamosaexisten ao significa que vocerealmenteaconhece? (b) Que confusao existe a respeito de Jesus? 3. Por que e importante conhecer a Jeov adeuseajesuscristo?

40 deu o melhor exemplo de como viver e tratar os outros. (Joao 13:34, 35) No primeiro cap ıtulo deste livro consideramos a verdade sobre Deus. Agora, vejamos o que a B ıblia realmenteensinaarespeitodejesuscristo. O MESSIAS PROMETIDO 4 Muito antes de Jesus nascer, a B ıblia predisse a vinda daquele a quem Deus enviaria como Messias, ou Cristo. Ambos os t ıtulos, Messias (de uma palavra hebraica) e Cristo (de uma palavra grega), significam ungido. Esse Prometido seria ungido, isto e, designado por Deus para um cargo especial. Em outros cap ı- 4. O que significam os t ıtulos Messias e Cristo? OQueaB ıblia Realmente Ensina? Ao ser batizado, Jesus tornou-se o Messias, ou Cristo

41 Quem ejesuscristo? 39 tulos deste livro teremos mais explicac oes sobre o importante papel do Messias no cumprimento das promessas de Deus. Consideraremos tamb em as ben c aos que Jesus pode nos conceder j a agora. Antes de ele nascer, no entanto, muitos com certeza se perguntavam: Quem ser aomessias? 5 No primeiro s eculo EC, os disc ıpulos de Jesus de Nazar e estavam plenamente convencidos de que ele era o predito Messias. (Joao 1:41) Um dos disc ıpulos, chamado Simao Pedro, disse abertamente a Jesus: O senhor eo Cristo. (Mateus 16:16) Mas como aqueles disc ıpulos podiam ter certeza e como n os hoje podemos ter certeza dequejesus e mesmo o Messias prometido? 6 Os profetas de Deus que viveram antes de Jesus deram muitos detalhes a respeito do Messias. Esses detalhes ajudariam outros a identific a-lo. Podemos ilustrar isso do seguinte modo: suponhamos que algu em lhe peca para buscar uma pessoa que vocen ao conhece num terminal rodovi ario, numa estac ao ferrovi aria ou num aeroporto bem movimentados. Nao seria util ter alguns detalhes a respeito dessa pessoa? Da mesma forma, por meio de profetas b ıblicos, Jeov a forneceu uma descric ao um tanto detalhada do que o Messias faria e do que aconteceria com ele. O cumprimento dessas muitas profecias ajudaria os fi eis a identific a-lo claramente. 7 Veja apenas dois exemplos. Primeiro, com mais de 700 anos de antecedencia, o profeta Miqueias predisse queoprometidonasceriaembel em, uma pequena cidade na terra de Jud a. (Miqueias 5:2) Onde Jesus nasceu? Como 5. Os disc ıpulos de Jesus ficaram plenamente convencidos de que a respeito dele? 6. Ilustre como Jeov a tem ajudado os fi eis a identificar o Messias. 7. Cite duas profecias que se cumpriram com relac ao a Jesus.

42 40 OQueaB ıblia Realmente Ensina? era de esperar, nessa mesma cidade! (Mateus 2:1, 3-9) Segundo, com muitos s eculos de anteced encia, a profecia registrada em Daniel 9:25 indicou exatamente o ano em que o Messias apareceria 29 EC. O cumprimento dessas e de outras profecias prova que Jesus era o Messias prometido. 8 Outra prova de que Jesus era o Messias ficou evidente perto do fim de 29 EC. Foi nesse ano que Jesus se dirigiu a Joao Batista para ser batizado no rio Jordao. Jeov a havia prometido um sinal a Joao, de modo que ele pudesse identificar o Messias. Joao viu esse sinal por ocasiao do batismo de Jesus. A B ıblia diz o que aconteceu: Depois de ser batizado, Jesus saiu imediatamente da agua, e naquele momento os c eus se abriram, e ele viu o esp ırito de Deus descer como pomba e vir sobre ele. Tamb em, uma voz vinda dos c eus disse: Este e meu Filho, o amado, a quem eu aprovo. (Mateus 3:16, 17) Depois de ter visto e ouvido o que aconteceu, Joao nao teve d uvida de que Jesus havia sido enviado por Deus. (Joao 1:32-34) No momento em que o esp ırito, ou forca ativa, de Deus foi derramado sobre Jesus naquele dia, ele tornou-se o Messias, ou Cristo, designado para ser L ıder e Rei. Isa ıas 55:4. 9 O cumprimento das profecias b ıblicas e o testemunho do pr oprio Jeov a mostraram claramente que Jesus era o Messias prometido. Mas a B ıblia responde a duas outras perguntas importantes sobre Jesus Cristo: de onde ele veio, e que tipo de pessoa foi ele? Para um estudo das profecias de Daniel que se cumpriram com relac ao a Jesus, veja o Apendice, p aginas , 9. Que prova de que Jesus era o Messias ficou evidente por ocasiao de seu batismo?

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Décima Primeira Lição

Décima Primeira Lição 70 Décima Primeira Lição AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS A EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO LAR A) O lar tem suma importância na vida humana, pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves o Oitavo E a besta... também é ele, o Oitavo...e caminha para a destruição (Apocalipse 17:11) Pablo Alves Titulo original em português: O Oitavo Autor: Pablo Alves 2 a edição - Revisada e Corrigida 2 a

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus Ensino - Ensino 11 - Anos 11 Anos Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus História Bíblica: Mateus 3:13 a 17; Marcos 1:9 a 11; Lucas 3:21 a 22 João Batista estava no rio Jordão batizando as pessoas que queriam

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

P ROGRAM A IMITE A JESUS. 2015 Congresso das Testemunhas de Jeov á L Í NGUA BRASILEIRA DE SINA IS

P ROGRAM A IMITE A JESUS. 2015 Congresso das Testemunhas de Jeov á L Í NGUA BRASILEIRA DE SINA IS P ROGRAM A IMITE A JESUS 2015 Congresso das Testemunhas de Jeov á L Í NGUA BRASILEIRA DE SINA IS SEXTA-FEIRA Aprendam de mim MATEUS 11:29 MANHÃ 9:20 M úsica 9:30 Cântico ˆ 5 e oraç ão 9:40 DISCURSO DO

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

O Sofrimento humano.

O Sofrimento humano. Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute... O meu coração medita, e o meu espírito pergunta: Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? Desapareceu para

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João 1:1-4 1:5-7 1:8-10 Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João P1 vs 1-3: O que eles ouviram, viram e tocaram? R: Jesus. P2 vs 3-4: Por que a carta foi escrita? R: Para que os leitores se juntassem ao

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

IGREJA PRofEssoR ClAssE

IGREJA PRofEssoR ClAssE IGREJA Professor Classe Revista periódica editada pelo Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana (21) 2679-1681 (21) 2791-0827 Avenida Venância, Nº17 - Xerém Duque de Caxias, RJ CEP: 25250-589

Leia mais

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR

O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR Bíblia para crianças apresenta O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso Água do Espírito De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso EXISTE O DEUS PODEROSO QUE DESFAZ TODO LAÇO DO MAL QUEBRA A LANÇA E LIBERTA O CATIVO ELE MESMO ASSIM FARÁ JESUS RIO DE ÁGUAS LIMPAS QUE NASCE

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

1 - VERBO - João 1:1-3, 14. Intro - (F, Bb, F, Bb) 2x (F, Bb, Dm7, Bb9) 2x

1 - VERBO - João 1:1-3, 14. Intro - (F, Bb, F, Bb) 2x (F, Bb, Dm7, Bb9) 2x 1 - VERBO - João 1:1-3, 14 Intro - (, Bb,, Bb) 2x (, Bb, Dm7, Bb9) 2x Bb m Bb No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus Bb m Dm E o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus m /A Bb Todas

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS 0 3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS Este material tem sido usado em quase todo mundo e traduzido em diversas línguas por ter sido comprovado por sua eficácia por todos que o usam. Muitos são os seus benefícios,

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)

UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher

Leia mais

Enfrentando a Tentação

Enfrentando a Tentação Livro 1 página 36 Lição Cinco Enfrentando a Tentação Perguntas Básicas Leia cada pergunta e resposta em baixo, e medite nelas até que as compreenda bem. Examine as referências bíblicas indicadas que apoiam

Leia mais

A Bíblia nessa passagem a história de um homem que queria deixar de ser cego.

A Bíblia nessa passagem a história de um homem que queria deixar de ser cego. Mensagem: O HOMEM QUE ABRIU OS OLHOS PARA DEUS Pastor: José Júnior Dia: 22/09/2012 sábado AMAZON JOVENS Texto-base: Lucas 18:35-43 A Bíblia nessa passagem a história de um homem que queria deixar de ser

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus.

Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus. Anexo 2 Primeiro momento: contar a vida de Jesus até os 12 anos de idade. Utilizamos os tópicos abaixo. As palavras em negrito, perguntamos se eles sabiam o que significava. Tópicos: 1 - Maria e José moravam

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Lição 2 Por que Necessitamos de Perdão? Lição 1 Nosso Pai é um Deus Perdoador. A Bênção pelo Perdão. A Bênção pelo Perdão

Lição 2 Por que Necessitamos de Perdão? Lição 1 Nosso Pai é um Deus Perdoador. A Bênção pelo Perdão. A Bênção pelo Perdão Lição 1 Nosso Pai é um Deus Perdoador 1. Você já fugiu de casa? Para onde foi? O que aconteceu? 2. Qual foi a maior festa que sua família já celebrou? Explique. 3. Você é do tipo mais caseiro, ou gosta

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais