Plano de Desenvolvimento. APL Mel da Zona Sul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Desenvolvimento. APL Mel da Zona Sul"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Plano de Desenvolvimento APL Mel da Zona Sul 1. Processo de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Este Plano de Desenvolvimento foi elaborado pelos associados da Coonapzs (Cooperativa de Apicultores da Zona Sul) em parceria com a equipe técnica do Observatório do Trabalho do Instituto Federal Sul-Rio Grandense. Baseia-se também nas estratégias e ações que a Cooperativa vem desenvolvendo nos últimos anos, e representa o esforço de organização da entidade. A primeira etapa deste plano foi o desenvolvimento de um estudo abordando a análise do APL do Mel da Zona Sul, realizado com o apoio do IFSul, onde foram levantadas várias informações a respeito de suas estratégias de mercado, principais necessidades de qualificação de mão-de-obra, carências tecnológicas e o mapeamento das relações da cadeia produtiva, abordando os seus principais atores. A segunda etapa contemplou uma análise estratégica e a definição das principais ações, programas e metas que a Coonapzs, que é responsável pela governança do APL do Mel, resultando na consolidação deste Plano de Desenvolvimento.

2 2. Contextualização e Caracterização do Arranjo Características do APL do Mel da Zona Sul O APL é composto por 100 produtores primários profissionais de mel (sendo na região informais), localizados nas cidades de Pelotas (Pólo), Rio Grande, Camaquã, Morro Redondo, Arroio do Padre, Turuçu, Bagé, Canguçu e Capão do Leão. Possuem muito boa governança, com uma associação de produtores com estatuto desenvolvido. Já possuem atuação associativa forte na região, com o desenvolvimento de uma série de projetos que visam o desenvolvimento e ampliação do APL, como no caso do projeto de registro e certificação de produtos SIF. Segmentos: Mel para consumo doméstico N de produtores: 100 produtores profissionais no total Localização: Pelotas,Rio Grande, Camaquã, Morro Redondo,Arroio do Padre,Turuçu, Bagé, Canguçu,Capão do Leão Produção Anual em Toneladas: 100 toneladas Estratégias: Mel c/ preço baixo p/ mercado local/regional Maior escala Boa qualidade Instituições de apoio: IF Sul, Embrapa, Emater, Prefeitura, Sebrae, Senai, UFPEL, Fapeg O APL é bastante representativo (figura acima), qualitativa e quantitativamente, em função de que grande parte dos principais elos da sua cadeia produtiva está representada localmente e pela grande representatividade de produtores de mel, que se contando com os potenciais profissionais, chegam a 1000 na região. O elo de apicultores (produtores primários) é bastante coeso, e possuem uma boa governança do APL, desenvolvendo ações de acesso ao mercado, e certificação de produtos, através da interação com órgãos da gestão pública. Os elos que representam gargalos ao desenvolvimento do APL são os de Indústria de Equipamentos, que é composto de empresas de fora da região e Governo Federal e Municipal, responsáveis pela certificação SIF e apoio institucional através de facilitação de local e infraestrutura de equipamentos. O elo da Exportação não deve ser desenvolvido por opção estratégica, pois o foca de mercado do APL é o mercado local.

3 3. Situação Atual do Arranjo 3.1 Acesso aos Mercados Interno e Externo O APL possui uma atuação regional (100% das vendas na região sul do estado), e visa através de suas ações ampliar a ação neste mercado em função do seu bom poder aquisitivo. Para isto, torna-se essencial a instalação do Entreposto de Mel na região com SIF, que permitirá o comércio com instituições formais. No caso da exportação, há interesse de atuar neste mercado no médio prazo, mas para tal, será necessário a compra ou o desenvolvimento de um homogeinizador de mel, que permitirá garantir um padrão de produto e qualidade de produção, advinda de vários produtores, com características de produtos diferenciadas. Como parte da estratégia de mercado, há o interesse da Coonapzs em instituir marca própria, que somente será possibilitada com a instalação do Entreposto. Atualmente, a principal barreira aos mercados tanto interno quanto externo, é a falta de certificação SIF dos produtos, cujas ações já estão em curso, através de orçamento parlamentar estadual. 3.2 Formação e Capacitação A entidade gestora realiza uma série de cursos de capacitação em produção de mel, qualidade, técnicas avançadas de colheita, envase, controles sanitários, em parceria com o SEBRAE, EMBRAPA, SENAR e EMATER. Também existe um processo em curso no IFSul de criação de novos treinamentos em regime de Pesquisa e Extensão, em função da característica do público-alvo. A estratégia de capacitação deve visar o treinamento dos próprios produtores, pois a atividade tem cunho empreendedor e familiar. Praticamente não existem empresas que possam contratar mão de obra técnica fora do âmbito familiar. 3.3 Governança e Cooperação A governança do APL do Mel é feita pela Coonapzs, que congrega os principais produtores de mel da região sul do RS. Esta entidade vem atuando fortemente nos últimos anos, principalmente nas questões de capacitação dos produtores, ações de ampliação de mercado e promoção comercial, e na instalação do Entreposto do Mel na região, como evidenciado nas ações realizadas (item 7). Existe um ambiente de cooperação com as principais entidades de apoio competitivo da região, como: Prefeitura Municipal de Pelotas, SEBRAE, IFSUL, EMATER, e EMBRAPA. O APL se encontra em um estágio de maturidade em relação à governança, pois consegue se organizar e articular ações estratégicas que beneficiam a todos os seus participantes.

4 3.4 Investimento e Financiamento As áreas prioritárias para o investimento das empresas do APLsão: Expansão de capacidade produtiva na região, através da certificação SIF dos produtos, possibilitando a entrada de mais produtores no mercado. Desenvolvimento de produtos, obtendo padronização do mel produzido. Desenvolvimento tecnológico, através da criação de novas máquinas em parceira com o IFSul, como por exemplo, máquinas de desoperculação, centrifugação, homogeinização de mel. Expansão de mercado, possibilitada pela certificação SIF e melhoria da qualidade e padronização do mel produzido. No APL existe demanda potencial para capital de giro, financiamento de máquinas e equipamentos, ampliação da produção, e aumento de volume produtivo, que será ampliado em função da instalação do entreposto do mel. Como são pequenos produtores, o acesso ao mercado de crédito é dificultado. 3.5 Qualidade e Produtividade Em função da pequena escala e da diversidade dos produtores, a qualidade dos produtos ainda não possui um padrão de referência. A produtividade do APL é prejudicada pela escala e falta de acesso ao mercado. 3.6 Tecnologia e Inovação O APL possui baixo grau de tecnologia e inovação em seus processos e produtos, pois ainda é incipiente. Diversas ações estão sendo desenvolvidas para aumentar este grau de tecnologia e inovação no APL, como por exemplo, a parceria com o IFSul para o desenvolvimento de novas máquinas e equipamentos, possibilitando inclusive o registro de patentes, e a integração entre a Coonapzs e os professores e alunos das escolas do Instituto.

5 4. Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento Pontos Fortes Bom nível de produção Conhecimentos técnicos Presença de eucalipto na região Proximidade com o mercado Resistência do grupo Logística Capacidade de adaptação ao meio Contatos com instituições Comportamento ético Fidelização com os clientes Diversidade do mel, em função da flora da região População consumidora Pontos Fracos Ausência de certificação Falta de identidade regional Baixa capacitação técnica dos produtores Dificuldade de ampliação do mercado Necessidade de comercialização em maior escala Cultura local, não preparada para consumir como alimento e sim como remédio Falta de insumo de qualidade Baixo consumo do mel Equipamentos obsoletos Burocracia Falta capacidade de industrialização Polinização não é paga para os produtores Oportunidades Campanha de marketing SIF Expansão do mercado Estufa para secagem de pólen, para obtenção de novos produtos Desenvolvimento de tecnologias (desoperculadora) Derretedor de cera de alta pressão e alta temperatura Ameaças Mercado de fora Morosidade do sistema de apoio a certificação Produtos químicos mal utilizados Descontrole de novas tecnologias agrícolas Apicultura informal que pode prejudicar os apicultores locais.

6 5. Resultados Esperados 5.1) Aumento da Escala de Produção do APL, resultando na diminuição dos custos unitários dos produtos. 5.2) Melhoria da Qualidade dos Produtos, através da capacitação técnica dos produtores e funcionários e do desenvolvimento tecnológico de equipamentos. 5.3) Aumento do mercado regional para os produtores do APL. 6. Indicadores de Resultado 6.1) Volume de produção e custos unitários de produtos. 6.2) Qualidade do Mel produzido, medida através de exames laboratoriais que compreendam: homogeneidade, condições fito-sanitárias, análises físico-químicas. 6.3) Incremento da Receita Total do APL na região. 7. Ações Realizadas e Em Andamento 1) PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS ESTADUAIS DE APICULTURA a) Descrição: Os Apicultores tiveram a possibilidade de conhecer novas Técnicas, além de poder participar de Cursos, oficinas e participar de feira de produtos e equipamentos apícolas. Também podendo ter um intercâmbio de conhecimentos com outros apicultores do estado. b) Impacto: Uma maior mobilização dos apicultores da região sul, uma vez que puderam ver o desenvolvimento da apicultura em outras regiões do Estado, passando a ver a apicultura como uma atividade profissional e sustentável. Anualmente disponibilizam-se caravanas com o número aproximado de 40 apicultores e apicultoras que trazem novos conhecimentos e são os multiplicadores de novas idéias e conhecimentos. O impacto obtido com essa atividade é notado através do interesse dos mesmos em se organizar em grupos e buscar apoio de entidades locais e parceiros para viabilizar a atividade apícola na região. c) Coordenação: Sebrae - Rosani Ribeiro d) Execução: Coonapzs - Everaldo Heinemann e) Viabilização financeira:. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: SEBRAE Zona Sul

7 Parceiros Estaduais f) Data de início: Todos os anos nos meses de julho e agosto. g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.2 ( ) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade (X) formação / capacitação ( ) governança e cooperação (X) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 2) CURSOS DE APICULTURA BÁSICO E AVANÇADO a) Descrição: o apicultor iniciante tem a possibilidade de adquirir e nivelar seus conhecimentos com os demais apicultores da cooperativa. b) Impacto: Faz com que o apicultor aprenda a ter uma postura mais profissional e rentável com apicultura, uma vez que o mesmo aprende a trabalhar de forma correta sem desperdício de tempo e material e de forma segura tanto para o apicultor como para as abelhas, ou seja para o meio ambiente. Sendo um número aproximado de 15 apicultores por curso. c) Coordenação: Senar - Alcides d) Execução: Coonapzs Paula R. Dallmann e) Viabilização financeira:. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: SENAR Parceiros Estaduais

8 f) Data de início: Todos os anos com a entrada de novos cooperados. g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.2 ( ) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade (X) formação / capacitação ( ) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 3) MEL NA PRAÇA a) Descrição: atividade realizada em várias cidades do Estado em parceria com outras Associações de Apicultores, onde se realizou degustação e esclarecimento para a comunidade em geral sobre mel e derivados. b) Impacto: Buscou se através desse dia o contato direto do apicultor com o consumidor, a fim de esclarecer certos mitos como coloração, odor, paladar de diversas floradas, e também se pode mostrar à população os outros produtos derivados do mel como, pólem, própolis e os benefícios que esses trazem à saúde. O número de pessoas contatadas foi incalculável uma vez que estava aberto ao público em geral. c) Coordenação: Sebrae Rosani Ribeiro d) Execução: Coonapzs Apicultores da Cooperativa (Coonapzs) e) Viabilização financeira:.

9 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: SEBRAE Parceiros Estaduais f) Data de início: Uma vez ao ano. g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.3 (X) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação ( ) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 4) PARTICIPAÇÃO NA EXPOINTER EM ESTEIO-RS a) Descrição: juntamente com a Embrapa e Fapeg no Prédio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), onde se realizou degustação de méis da região. b) Impacto: É uma oportunidade que nos é disponibilizada, para divulgarmos o potencial de nossa região quanto à qualidade do mel produzido e buscando o reconhecimento de autoridades que ali passam. Mostrando a necessidade de um Entreposto de Mel para a região. São beneficiados todos os produtores e consumidores da região sul. c) Coordenação: Embrapa João Carlos Costa Gomes, Fapeg Expedito Paulo Silveira. d) Execução: Coonapzs Sócios Apicultores da cooperativa. e) Viabilização financeira:. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados:

10 EMBRAPA Parceiros Estaduais f) Data de início: Uma vez ao ano. g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.3 (X) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação ( ) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) (X) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 5) MEL NA ESCOLA UM DIA DE APICULTOR a) Descrição: Atividade realizada em escolas Municipais, onde juntamente com a professora de Ciências da Escola que trabalha durante duas semanas com os alunos da 4ª series, sobre a importância das abelhas no meio ambiente, mostrando sua organização e disciplina. Material este fornecido pelos apicultores, como livros, fotos e documentos. Após, tem-se um encontro com essas crianças para mostrar a realidade do apicultor, mostrando seus equipamentos de proteção individual e as etapas de produção de mel e do valor nutritivo do mesmo. b) Impacto: Obtém-se um grande resultado uma vez que as crianças têm uma curiosidade enorme e despertam através das abelhas coisas de seus cotidianos, como a convivência em grupo, organização, higiene e tornando-se consumidor esclarecido. Pôde se beneficiar 6 turmas de 40 alunos e conseqüentemente seus familiares. c) Coordenação: Sebrae Rosani Ribeiro, Prefeitura Municipal de Pelotas. d) Execução: Coonapzs Cooperados da cooperativa. e) Viabilização financeira:. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados:

11 SEBRAE Zona Sul Parceiros Estaduais f) Data de início: Uma vez ao ano. g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.3 (X) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação ( ) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) (X) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: Formação de novos consumidores 6) ORGANIZAÇÃO DO XIII SEMINÁRIO ESTADUAL DE APICULTURA EM PELOTAS-RS a) Descrição: Para a organização do Evento buscou-se o apoio de entidades como: Prefeitura Municipal de Pelotas, Emater, Embrapa, Sebrae, Fapeg, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Senar, Federação Apícola do Rio grande do Sul e Confederação Brasileira de Apicultura.Uma vez contatado e confirmado o apoio dessas entidades foi possível organizar 3 dias de palestras, oficinas e exposição de equipamentos e produtos apícolas. b) Impacto: Devido ao sucesso obtido com o evento a Federação Apícola que iria alterar para dois anos a realização do evento, optou por continuar anualmente. Houve o reconhecimento das entidades apoiadoras da apicultura de nossa região sul, representada pela cooperativa (Coonapzs). Sendo benficiados aproximadamente 600 participantes, 100 palestrantes e expositores e compradores. c) Coordenação: Todas entidades citadas acima. d) Execução: Coonapzs e) Viabilização financeira:.

12 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: Prefeitura Municipal de Pelotas, Emater, Embrapa, Sebrae, Fapeg, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Senar Parceiros Estaduais f) Data de início: Anualmente, sendo itinerante. g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.2 ( ) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade (X) formação / capacitação (X) governança e cooperação (X) tecnologia e inovação (incluindo o design) (X) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 7) RETIRADA DE ENXAMES MAL ALOJADOS a) Descrição: Foi realizado um dia de campo, onde se desenvolveu técnicas para retirada de abelhas em locais como árvores, cupins, casas, praças etc. b) Impacto: Através desta ação pode-se capacitar os apicultores para a retirada de enxames em locais indesejados, com segurança para as pessoas e para o meio ambiente. São beneficiados o público em geral e os produtores. c) Coordenação: Embrapa - Luis Fernando Wolff ( Pesquisador da Embrapa). d) Execução: Coonapzs - Everaldo Heinemann

13 e) Viabilização financeira:. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: EMBRAPA Parceiros Estaduais f) Data de início: g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.2 ( ) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade (X) formação / capacitação ( ) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) (X) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: segurança e bem estar. 8) ANÁLISES DE MEL b) Descrição: Consiste em coletar amostras de todos os produtores da cooperativa, para verificar os valores de ph, umidade, açúcares, HMF, entre outros. Proporcionado também um projeto de pesquisa para os alunos de Química de Alimentos Ufpel, onde os mesmos fazem uma explanação ao grupo sobre o trabalho realizado e seus resultados. b) Impacto: A partir desse trabalho o produtor passou a se preocupar em técnicas de colheitas, armazenamento e envase dos méis, conseguindo assimilar que devemos ter vários cuidados com o seu produto uma vez que este é para consumo humano e devem manter suas características para manter o seu valor nutritivo. Este projeto beneficia não só aos produtores, mas ao consumidor em geral. c) Coordenação: Fac. Quimica de Alimentos - Ufpel d) Execução: Coonapzs - Todos cooperados

14 e) Viabilização financeira:. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: Fac. Quimica de Alimentos - Ufpel Parceiros Estaduais f) Data de início: g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.2 ( ) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação ( ) governança e cooperação (X) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: segurança e bem estar. 9) DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DO APL c) Descrição: Elaboração de diagnóstico estratégico do APL levantando as suas características, estratégias, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, e principais demandas de capacitação, tecnológicas e de suporte institucional. b) Impacto: O estudo mapeou o APL organizando as suas ações futuras, abrangendo toda a cadeia produtiva através de seminários e oficinas com todos os representantes de seus principais elos. c) Coordenação: IFSul Marta Coelho d) Execução: IFSul Consultor Flavio Brandão. e) Viabilização financeira:.r$ 5.000,00 recursos próprios do IFSul.

15 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição(ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos alocados: Parceiros Estaduais f) Data de início: junho/2008. g) Data de término: novembro/2008 h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.3 ( ) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação (X) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: segurança e bem estar. 8. Ações Previstas 1) CURSO DE CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE APIÁRIOS E COOPERATIVAS E GESTÃO COMERCIAL a) Descrição: Consiste da capacitação gerencial dos produtores associados na gestão de apiários e cooperativas, abrangendo: gestão financeira e administrativa, gestão comercial e de marketing, e gestão de APL s. b) Impacto: Esta ação beneficiará cerca de 60 produtores da região, melhorando seu nível de gestão e cooperação dentro da cadeia produtiva. c) Coordenação: SEBRAE d) Execução: Coonapzs - Everaldo Heinemann e) Viabilização financeira: R$ ,00.

16 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição (ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos a serem alocados: Parceiros Estaduais SES orçamento ,00 estadual f) Data de início: Junho/2011 g) Data de término: Outubro/2011 h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.3 ( ) acesso aos mercados interno e externo ( ) qualidade e produtividade (X) formação / capacitação (X) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 2) ASSESSORIA TÉCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS a) Descrição: prevê a contratação de assessoria técnica para o desenvolvimento de projeto e prototipagem de equipamentos para desoperculação, centrifugação, filtração, decantação, embalagem e rotulagem de mel. b) Impacto: Esta ação impactará todos os produtores do APL, pois eles não têm acesso a estes equipamentos devido ao seu alto custo. Haverá uma maior produtividade na questão da industrialização do mel, possibilitando a certificação do produto, com o conseqüente aumento do seu mercado potencial. c) Coordenação: Coonapzs - Everaldo Heinemann d) Execução: IFSul diretor da Escola de Mecânica

17 e) Viabilização financeira: R$ ,00. Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição (ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos a serem alocados: Parceiros Estaduais SES orçamento ,00 estadual f) Data de início: abril/2011 g) Data de término: novembro/2011 h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.1 (X) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação (X) governança e cooperação (X) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 3) CONSULTORIA EM CERTIFICAÇÃO SIF a) Descrição: Desenvolver o Sistema de Certificação SIF, através da criação de infra-estrutura física e de análise de mel em Pelotas, com apoio institucional da Prefeitura, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que possui o Programa Estruturante do Micro Negócio, o qual possibilita apoio para a formalização de micro e pequenas empresas. b) Impacto: Possibilitará a comercialização do mel produzido da região em estabelecimentos comerciais de grande porte, como supermercados e atacadistas. Com isto, todos os produtores da região (cerca de 1000) serão beneficiados pela expansão de mercado para seus produtos. c) Coordenação: Coonapzs - Everaldo Heinemann d) Execução: Embrapa e) Viabilização financeira: R$ ,00.

18 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição (ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos a serem alocados: Secretaria Desenvolvimento Econômico - Pelotas de Parceiros Estaduais SES orçamento ,00 estadual f) Data de início: outubro/2011 g) Data de término: dezembro/2011 h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.1 (X) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação ( ) governança e cooperação (X) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 4) CONSULTORIA AO PROJETO DE SELO DE QUALIDADE REGIONAL DO MEL a) Descrição: Criação do Selo de Qualidade de Produto, baseado na Certificação SIF, que possibilitará o suporte técnico para a garantia da qualidade dos produtos, e uma diferenciação através da criação de uma marca para o mel da região. b) Impacto: Aumento da penetração de mercado para todos os produtores da região, permitindo inclusive a venda do produto para fora do estado e exportação. c) Coordenação: Coonapzs - Everaldo Heinemann d) Execução: Embrapa a ser definido e) Viabilização financeira: R$ ,00.

19 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição (ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos a serem alocados: Parceiros Estaduais SES ,00 f) Data de início: outubro/2011 g) Data de término: dezembro/2011 h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.3 (X) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação ( ) governança e cooperação ( ) tecnologia e inovação (incluindo o design) ( ) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 5) ENTREPOSTO DE MEL a) Descrição: Através da consulta popular, onde a população através de seu voto escolhe os projetos que são mais necessários para a região, foi encaminhado um projeto para a construção do Entreposto de Mel,o qual foi aprovado. b) Impacto: Com esta construção se terá um mel certificado (SIF) em nossa região, assim favorecendo os produtores da região sul, abrindo mercado interno e externo para o produto, gerando mais uma forma de renda para os produtores rurais, estimulando sua permanência no campo e proporcionando ao consumidor uma maior segurança alimentar. Pode se dizer que serão beneficiados produtores da região sul uma vez que terão capacidade de processar 500 toneladas de mel ao ano e seus derivados como própolis, cera, pólen, etc. c) Coordenação: Prefeitura Municipal de Pelotas - Jair Seidel ( Coordenador de Projetos). Emater Pelotas RS - Francisco Arruda d) Execução: Coonapzs - Todos os cooperados. e) Viabilização financeira:. R$ ,00.

20 Preencha o quadro abaixo, informando o nome da instituição (ões) locais, estaduais e/ou federais, bem como dos recursos a serem alocados: Prefeitura de Pelotas e Emater ,00 100% Parceiros Estaduais f) Data de início: 2011 g) Data de término: h) Ação relacionada ao resultado nº: 5.1 (X) acesso aos mercados interno e externo (X) qualidade e produtividade ( ) formação / capacitação (X) governança e cooperação (X) tecnologia e inovação (incluindo o design) (X) investimento e financiamento ( ) outra. Por favor, informe: 9. Gestão do Plano de Desenvolvimento A gestão do Plano de Desenvolvimento será feita pela COONAPZS, com o suporte das principais instituições competitivo da região, como: Prefeitura Municipal de Pelotas, SEBRAE, IFSUL, EMATER, e EMBRAPA. O Presidente da COONAPZS será o coordenador do Plano, apoiado por um Conselho formado pelos principais produtores e membros da cooperativa.

21 10. Acompanhamento e Avaliação O acompanhamento a avaliação serão feitos pelo órgão de governança semestralmente, a fim de verificar os indicadores de desempenho, e sugerir ações corretivas às ações em execução.

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

PROGRAMA DE FOMENTO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS TERMO DE REFERÊNCIA

PROGRAMA DE FOMENTO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS TERMO DE REFERÊNCIA IICA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA BID BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO FLS FUNDAÇÃO LYNDOLPHO SILVA SEBRAE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PROGRAMA

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios MÃOS À OBRA!!! Prefeito e Prefeita, seguem sugestões de Programas e Ações a serem inseridos

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Contatos Luiz Augusto Gonçalves de Almeida (Coord. de Relações Institucionais)

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL 2010/2014 RESUMO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL 2010/2014 RESUMO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL 2010/2014 RESUMO 1. INTRODUÇÃO A indústria moveleira na região norte do Espírito Santo iniciou com o surgimento de grupos populacionais próximos da região de Colatina. Esse

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014.

MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014. MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014. OBJETIVO O presente manual se destina a orientar a diretoria da ACIBALC, quanto à administração de suas pastas, o gerenciamento

Leia mais

Palavras-chave: Sertão Paraibano. Apicultura. Importância da Certificação.

Palavras-chave: Sertão Paraibano. Apicultura. Importância da Certificação. A MÍDIA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA APICULTURA BRASILEIRA: Mostrando a sociedade a importância alimentar do mel de abelha Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega¹; Rafael Chateaubriand

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2010 SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO FINANCEIRA EM CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Contatos Luiz Augusto Gonçalves de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº 08/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA CONSULTORES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº 08/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA CONSULTORES ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº 08/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA CONSULTORES PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORES PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ

PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ Setembro/2010 APRESENTAÇÃO Este documento denominado Metodologia é o primeiro produto apresentado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GABINETE CIVIL DECRETO Nº 309, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2005. Aprova o Regimento Interno e o Organograma da Secretaria Municipal do Trabalho e Cooperativismo e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS no uso das atribuições

Leia mais

Levantamento Qualitativo e Quantitativo

Levantamento Qualitativo e Quantitativo Estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda,

Leia mais

Biblioteca Digital Comunitária

Biblioteca Digital Comunitária Biblioteca Digital Comunitária Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Sicoob Norte do Paraná Cidade: Londrina

Leia mais

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresentação do programa Brasília, maio 2007 PATRUS ANANIAS DE SOUZA Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ONAUR RUANO Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional CRISPIM

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO VELHO

PREFEITURA DE PORTO VELHO LEI Nº. 1628, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005. Institui a Política Municipal de fomento à Economia Popular e Solidária na Cidade de Porto Velho e estabelece outras disposições. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

Economia Criativa conceito

Economia Criativa conceito Economia Criativa conceito A Economia Criativa é um conceito ainda em desenvolvimento, que compreende a gestão da criatividade para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas. Abrange os ciclos de

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS PROGRAMA BPC TRABALHO PASSO A PASSO O QUE É O Programa de Promoção

Leia mais

Plano de Desenvolvimento integrado do arranjo produtivo local da madeira de Porto União da Vitória

Plano de Desenvolvimento integrado do arranjo produtivo local da madeira de Porto União da Vitória Plano de Desenvolvimento integrado do arranjo produtivo local da madeira de Porto União da Vitória ETAPAS DE EXECUÇÃO Validação do Plano de Desenvolvimento pelo Comitê Gestor do APL e empresas participantes

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO CONSULTOR

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO CONSULTOR TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR:

Leia mais

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O Prefeito do Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei: www.leismunicipais.com.br LEI Nº 12.211, DE 27 DE SETEMBRO DE 2011. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA POPULAR EMPREENDEDORA E SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO As Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os

das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os O projeto de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes, que conta com o apoio dos membros da Comissão de Política Agropecuária

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 1. Concepções e diretrizes políticas para áreas; Quando falamos de economia solidária não estamos apenas falando de geração de trabalho e renda através de empreendimentos

Leia mais

ANEXO I. PROJETO DECURTA DURAÇÃO

ANEXO I. PROJETO DECURTA DURAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DECURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Curso de Capacitação de Técnicos em Classificação de Produtos Vegetais

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste

C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste C R E D I A M I G O Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste De microcrédito, o Banco do Nordeste entende. Primeiro Banco público do Brasil a ter um modelo de atuação voltado para o setor, o Banco

Leia mais

Capacitação de Recursos Humanos em Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Tecnologia da Informação (CT-Info)

Capacitação de Recursos Humanos em Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Tecnologia da Informação (CT-Info) Programa 0465 Sociedade da Informação Objetivo Universalizar o acesso e a inclusão de todos os brasileiros na sociedade da informação Justificativa Público Alvo Produtores e usuários do conhecimento, empresas

Leia mais

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental.

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 2. Caracterização da situação anterior: O município de Glória de Dourados possui 9.927 habitantes (IBGE-2011),

Leia mais

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES

Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES Regimento Interno CAPÍTULO PRIMEIRO DAS FINALIDADES ARTIGO 1º As atividades socioeducativas desenvolvidas pela Associação Projeto Cuidado- APJ,reger-se-ão pelas normas baixadas nesse Regimento e pelas

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO MEL: UMA ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA APICULTURA PARAIBANA

CERTIFICAÇÃO DO MEL: UMA ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA APICULTURA PARAIBANA CERTIFICAÇÃO DO MEL: UMA ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA APICULTURA PARAIBANA Rafael Chateaubriand de Miranda¹; Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega¹; Rosélia Maria de Sousa Santos¹; José Ozildo

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC. Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC. Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008. Aprova o Regulamento do Sistema Brasileiro de Tecnologia. O Presidente do Comitê

Leia mais

PISA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Diversificar para produzir com sustentabilidade alimentos seguros e de qualidade

PISA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Diversificar para produzir com sustentabilidade alimentos seguros e de qualidade PISA Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas Diversificar para produzir com sustentabilidade alimentos seguros e de qualidade Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

II ENCONTRO DE ESTUDOS DA CADEIA PRODUTIVA DA FLORICULTURA TROPICAL DO PIAUÍ II CARTA FLORICULTURA TROPICAL

II ENCONTRO DE ESTUDOS DA CADEIA PRODUTIVA DA FLORICULTURA TROPICAL DO PIAUÍ II CARTA FLORICULTURA TROPICAL 1 APRESENTAÇÃO Após alguns anos atuando no segmento da Floricultura no Estado do Piauí, instituições públicas, privadas e produtores(as) do setor já têm o que comemorar. Em 2008, foram feitos e apresentados

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DOS MUNICÍPIOS DE BRASIL NOVO, MEDICILÂNDIA, URUARÁ E PLACAS PROJETO042/2014

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO. Número de participantes:

1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO. Número de participantes: 1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO Organização Estadual: Sistema OCB/SESCOOP-RR Data de realização do seminário: 17 de Junho de 2010 Local: Auditório do Sistema FAERR/SENAR-RR

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Relatório de Acompanhamento de Execução da Agenda de Ação Atualização: Maio/2008 Março/2010

Relatório de Acompanhamento de Execução da Agenda de Ação Atualização: Maio/2008 Março/2010 Programa HPPC Relatório de Acompanhamento de Execução da Agenda de Ação Atualização: Maio/2008 Março/2010 Gestor: Alexandre Ribeiro Pereira Lopes Coordenador-Geral das Indústrias Químicas e de Transformados

Leia mais

Instituto Euvaldo Lodi. Árisson Carvalho de Araújo Gerente Núcleo de Projetos Industriais Coletivos (NPC) IEL MG

Instituto Euvaldo Lodi. Árisson Carvalho de Araújo Gerente Núcleo de Projetos Industriais Coletivos (NPC) IEL MG Instituto Euvaldo Lodi Árisson Carvalho de Araújo Gerente Núcleo de Projetos Industriais Coletivos (NPC) IEL MG Atuação do IEL em Coletivos Empresariais Identificação de gargalos tecnológicos e de gestão

Leia mais

Propostas para uma Política Municipal de Migrações:

Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Ao companheiro Fernando Haddad Novo Prefeito de São Paulo, Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Saudamos o novo prefeito de São Paulo, por sua expressiva eleição e desde já desejamos que

Leia mais

Compra e Venda da Produção da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

Compra e Venda da Produção da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Compra e Venda da Produção da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar Hilda Lorena Freitas Agente PNAE/REBRAE Cecane/UNB A partir da Lei n. 11.947/2009 Art. 14. Do total dos recursos financeiros

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE

CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CAPACITAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE Brasília, 18 de maio de 2010. MPE? Conceituação Brasil REPRESENTATIVIDADE

Leia mais

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA APLs. Serviços Tecnológicos do CDT/UnB

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA APLs. Serviços Tecnológicos do CDT/UnB INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA APLs Serviços Tecnológicos do CDT/UnB Brasília, 5 de dezembro de 2013 Centro de Excelência Missão do CDT Apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo

Leia mais

Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil BR-X1028. TERMOS DE REFERÊNCIA: Consultor de bioma (Amazônia)

Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil BR-X1028. TERMOS DE REFERÊNCIA: Consultor de bioma (Amazônia) Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil BR-X1028 TERMOS DE REFERÊNCIA: Consultor de bioma (Amazônia) I. APRESENTAÇÃO 1.1. O Brasil é o décimo oitavo maior emissor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PLANO DE TRABALHO DE CANDIDATURA AO CARGO DE DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 4.059, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008 CRIA OS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Caderno de Diretrizes - lista de produtos elegíveis Consulta Popular 2015/2016

Caderno de Diretrizes - lista de produtos elegíveis Consulta Popular 2015/2016 Caderno de Diretrizes - lista de produtos elegíveis Consulta Popular 2015/2016 NOME ÓRGÃO Demanda Produto FUNDAÇÃO DE AMPARO A FOMENTO À PESQUISA, AO PESQUISA DO ESTADO DO RIO DESENVOLVIMENTO E À GRANDE

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

Coordenação de Extensão MANUAL DE EXTENSÃO

Coordenação de Extensão MANUAL DE EXTENSÃO Coordenação de Extensão MANUAL DE EXTENSÃO 2011 APRESENTAÇÃO A Faculdade Projeção nasceu no ano 2000 tendo como missão promover a formação e desenvolvimento dos novos profissionais, incentivando o aprendizado

Leia mais

EDITAL 01/2016 PRIMEIRO PASSO COACHING

EDITAL 01/2016 PRIMEIRO PASSO COACHING EDITAL 01/2016 PRIMEIRO PASSO COACHING No âmbito de suas atribuições, a Diretora da Primeiro Passo Coaching, com base no evento Conexão Primeiro Passo/ 2016, a ser realizado em 16 e 17 de abril de 2016,

Leia mais

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR Este projeto visa investir na melhoria da infraestrutura escolar, por meio de construção, ampliação e reforma, bem como dotá-las com equipamentos e mobiliários

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CENTEV/UFV Av. Oraida Mendes de Castro, 6000, Novo Silvestre CEP 36570-000 Viçosa/MG Tel/fax: 31 3899 2602

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CENTEV/UFV Av. Oraida Mendes de Castro, 6000, Novo Silvestre CEP 36570-000 Viçosa/MG Tel/fax: 31 3899 2602 EDITAL 03.2014 - SELEÇÃO DE NOVAS EMPRESAS PARA O PROGRAMA DE PRÉ - INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA CENTEV/UFV. O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO 1. Identificação e caracterização Título do Projeto Nome do Prof(s) Coordenador(es) do Projeto Centro Laboratório Período Início Término Término previsto

Leia mais

FEDERACITE Local & Data Data: Local: Reunião: 06 Participantes - DIRETORIA Participantes Entidades Parceiras Participantes - Convidados Agenda

FEDERACITE Local & Data Data: Local: Reunião: 06 Participantes - DIRETORIA Participantes Entidades Parceiras Participantes - Convidados Agenda Local & Data Data: 28 de fevereiro de 2011 Local: Parque de Exposições Assis Brasil Reunião: 06 Participantes - DIRETORIA X Carlos Roberto Simm X Rogério Auler Aurélio Marcantônio João Carlos Machado X

Leia mais

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA OBJETIVO GERAL: Estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio do fortalecimento do Sistema Público de Emprego, garantindo

Leia mais

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Há muitos anos, a indústria de tintas, sob a liderança da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), pesquisa

Leia mais

Experiências comunitárias: consultoria de moda na Serra Gaúcha.

Experiências comunitárias: consultoria de moda na Serra Gaúcha. Experiências comunitárias: consultoria de moda na Serra Gaúcha. Profa. Dra. Evelise Anicet Ruthschilling Bolsista Cristiane Maria Medeiros Schmidt Elmo Muller, Coordenador do Convênio SEBRAE/FAURGS/UFRGS

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010 CESTEC- CENTRO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14a/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE BANCO DE DADOS Contatos Luiz Augusto Gonçalves

Leia mais

Reunião com Entidades Parceiras do APL Carlos Homero Dornelles Agosto 2013

Reunião com Entidades Parceiras do APL Carlos Homero Dornelles Agosto 2013 Reunião com Entidades Parceiras do APL Carlos Homero Dornelles Agosto 2013 O que é um APL?? Um Arranjo Produtivo Local se caracteriza por: Conjunto significativo de empresas com vínculo entre si: Associação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

PLANO INSTITUCIONAL DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

PLANO INSTITUCIONAL DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS PLANO INSTITUCIONAL DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O objetivo primordial do Plano Institucional de Capacitação de Recursos Humanos

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Disseminar a cultura empreendedora e inovadora em Santa Maria Ações de disseminação da Cultura Empreendedora Ações de trabalho conjunto entre Universidades e Comunidade Divulgação do trabalho pelo CEI

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA. Disciplinas da Formação Técnica Específica - FTE

EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA. Disciplinas da Formação Técnica Específica - FTE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO E STADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA EMENTÁRIO:

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

Secretária de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal

Secretária de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal Secretária de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal Subsecretaria de Pequenas Empresas A Subsecretaria é uma unidade orgânica subordinada ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e

Leia mais

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Autorização de Funcionamento

Leia mais

Sala da Comissão, em de de 2012. Deputado Edinho Bez Relator

Sala da Comissão, em de de 2012. Deputado Edinho Bez Relator COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES Projeto de Lei nº 2.828, de 2011 (Apensos: PL nº 3.191/2012 e PL nº 3.966/2012) 1997. Altera o art. 140 da Lei nº 9.503, de Autor: Deputado Alceu Moreira Relator: Deputado

Leia mais

www.institutoproterra.org.br

www.institutoproterra.org.br APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC. Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC. Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008. Aprova as Diretrizes Gerais do Sistema Brasileiro de Tecnologia - SIBRATEC.

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR TERMO DE ABERTURA Preparado por: Cláudio França de Araújo Gestor do Programa CD Aprovado por: Ricardo Antônio de Arruda Veiga Representante

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO TÍTULO I DA NATUREZA E MISSÃO Art. 1º. O Museu de Porto Alegre Joaquim

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

A importância do diagnóstico municipal e do planejamento para a atuação dos Conselhos dos Direitos do Idoso. Fabio Ribas Recife, março de 2012

A importância do diagnóstico municipal e do planejamento para a atuação dos Conselhos dos Direitos do Idoso. Fabio Ribas Recife, março de 2012 A importância do diagnóstico municipal e do planejamento para a atuação dos Conselhos dos Direitos do Idoso Fabio Ribas Recife, março de 2012 Uma pauta para nosso diálogo: 1)Desafios para o fortalecimento

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE - Inclusão sócio produtiva; oficina de criatividade; empreendimentos econômicos solidários. Introdução

PALAVRAS-CHAVE - Inclusão sócio produtiva; oficina de criatividade; empreendimentos econômicos solidários. Introdução ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE (X) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TRABALHO ASSOCIATIVO: A EXPERIÊNCIA DA

Leia mais

Pelo estudo, cerca de 13 milhões de brasileiros estão envolvidos diretamente com alguma atividade empreendedora.

Pelo estudo, cerca de 13 milhões de brasileiros estão envolvidos diretamente com alguma atividade empreendedora. 1 Grande Expediente proferido pela Dep. Profª Raquel Teixeira Brasília, 20.03.2006 Uma recente pesquisa publicada pelo Global Entrepreneurship Monitor coloca o Brasil em 7º lugar entre as nações mais empreendedoras

Leia mais