Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de coberturas do solo e uso de manta agrotêxtil: terceiro ciclo de avaliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de coberturas do solo e uso de manta agrotêxtil: terceiro ciclo de avaliação"

Transcrição

1 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de 201 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de coberturas do solo e uso de manta agrotêxtil: terceiro ciclo de avaliação Quality and shelf-life of yellow melon cultivated with different soil coverings and using white polypropylene film: third cicle of evaluation Ana Claudia Barros dos Santos 1 ; Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 2 ; Danielly Cristina Gomes da Trindade 3 ; Rosejane Pereira da Silva 4 ; Marcos Brandão Braga 2 Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar, em terceiro ciclo de produção, a qualidade e a vida útil de melão tipo amarelo, híbrido Tropical, cultivado com diferentes tipos de cobertura do solo e com uso de manta agrotêxtil. Os tratamentos corresponderam a: tipos de cobertura do solo (plástico preto, plástico dupla face preto e prata, casca de coco, palha de capim, bagaço de cana e solo descoberto); uso de manta agrotêxtil (com e sem); e tempo de armazenamento a 24,9±2,3 C e 49±7% UR (0, 14, 28, 35 e 38 dias). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em fatorial 6 x 2 x 5 (cobertura do solo x uso de manta x tempo de armazenamento), com três repetições de dois frutos cada. 1 Estagiária da Embrapa Semiárido, graduada em Agronomia - UNEB Juazeiro, BA. 2 Pesquisador(a) da Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. maclima@cpatsa.embrapa.br. 3 Laboratorista, Embrapa Semiárido, Petrolina, PE; 4 Graduada em Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal, bolsista BFT/FACEPE.

2 202 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de Foram observados efeitos dos tratamentos sobre perda de massa, firmeza da polpa, teor de sólidos solúveis e acidez titulável dos frutos. Sem a manta, observou-se menor queda na acidez titulável enquanto os tratamentos com bagaço de cana e solo descoberto apresentaram os maiores valores no final do armazenamento. Por sua vez, o uso de bagaço de cana-de-açúcar resultou em frutos mais firmes e o uso de manta, em maior teor de sólidos solúveis. Palavras-chave: Cucumis melo L., manta agrotêxtil, mulching, qualidade pós-colheita, armazenamento. Introdução O melão (Cucumis melo L.) é uma olerícola de grande expressão sócioeconômica para o Nordeste brasileiro, sendo de alto valor comercial, tanto para o mercado interno, quanto para exportação. (AROUCHA et al., 2007). No Brasil, o melão do grupo inodorus do tipo Amarelo é o mais cultivado, com aproximadamente 98% da área plantada, uma vez que apresenta características como precocidade, resistência ao armazenamento e transporte, polpa crocante e produtividade (ALVARENGA; RESENDE, 2002). Com a adoção de sistemas cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, as práticas e tecnologias adotadas na cultura precisam ter estas premissas como base de sua aplicação. O uso de cobertura do solo (mulching) com material orgânico (casca de coco e de arroz, palha de capim, bagaço de cana, etc.), bem como por meios de polímeros plásticos, vem sendo utilizado na agricultura em todo o mundo, principalmente em hortaliças, com ganhos notórios tanto na produção como na diminuição dos custos. Esses tipos de coberturas do solo reduzem a evaporação de água na superfície e a oscilação da temperatura do solo, evitam o contato direto dos frutos com a umidade diminuindo o surgimento de possíveis ferimentos da casca do fruto, o que é recomendável no controle de doenças, além de controlar a infestação por plantas invasoras (ARAÚJO et al., 2003). O objetivo do presente trabalho foi avaliar, em terceiro ciclo de produção, a qualidade e vida útil do melão tipo amarelo, híbrido Tropical, cultivado com diferentes tipos de cobertura do solo e com uso de manta agrotêxtil no Submédio São Francisco.

3 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de 203 Material e Métodos A semeadura do melão tipo amarelo, híbrido Tropical, foi realizada no dia 08/10/2009 em bandejas de isopor. O transplantio foi realizado 14 dias depois, adotando-se o espaçamento de 2,0 m x 0,3 m, com sistema de irrigação por gotejamento, em área experimental localizada no Campo Experimental de Bebedouro Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE, em um Latossolo-Vermelho. Foram testados os seguintes tratamentos: 1 - tipos de cobertura do solo: plástico preto (PP), plástico dupla face preto e prata (PDF), casca de coco (CC), palha de capim-buffel (PC), bagaço de cana (BC) e solo descoberto (SD); 2 - uso ou não de manta agrotêxtil até o 32º dia após o transplantio; 3 - tempo de armazenamento: 0, 14, 28, 35 e 38 dias, sob temperatura ambiente (24,9 ± 2,3 C e 49 ± 7% UR). As plantas receberam adubações fosfatadas (1.333 kg.ha -1 ) aplicadas no plantio, além de nitrogenadas (272 kg.h -1 ) e potássicas (500 kg.ha -1 ) via água de irrigação. As doses aplicadas foram definidas conforme recomendação oriunda da análise de solo. Os demais tratos culturais foram aqueles recomendados para a cultura na região. A colheita foi realizada em 21 de dezembro de 2009, quando os frutos apresentaram coloração da casca amarelada e teor de sólidos solúveis acima de 9 Brix. Depois de colhidos, os frutos foram limpos, identificados, pesados e armazenados. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com arranjo fatorial 6 x 2 x 5 (cobertura do solo x uso de manta agrotêxtil x tempo de armazenamento), com três repetições cada uma com dois frutos. Foram avaliadas as seguintes características de qualidade dos frutos: perda de massa, firmeza da polpa, teor de sólidos solúveis (SS) e acidez titulável (AT). Os dados foram submetidos à análise de variância e, havendo diferenças significativas entre os tratamentos, foram comparados por testes específicos. Dessa forma, as médias dos tipos de cobertura de solo foram comparadas pelo teste de Tukey (P<00,5). Quando houve efeito significativo da interação entre o tempo de armazenamento e os outros fatores, procedeu-se ao desdobramento em relação ao primeiro.

4 204 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de Resultados e Discussão A perda de massa foi crescente durante o tempo de armazenamento e sofreu influência da interação desse fator com os tipos de cobertura do solo e o uso da manta, alcançando valor máximo de 8,13% no tratamento referente à cobertura com bagaço de cana (Figura 1). Nos frutos cultivados sob solo descoberto e sem manta, a perda de massa foi maior. Amariz et al. (2009), avaliando diferentes coberturas do solo, observaram maior perda de massa nos frutos cultivados sob solo descoberto, enquanto naqueles cultivados sob palha de capim ocorreu a menor perda de massa. Figura 1. Perda da massa de matéria fresca de melão amarelo híbrido Tropical submetido a diferentes tipos de cobertura do solo e ao uso de manta agrotêxtil durante o cultivo e armazenamento sob temperatura ambiente (24,9 ± 2,3 C e 49 ± 7% UR). PP= plástico preto; PDF= plástico dupla face preto e prata (PDF); CC= casca de coco; PC= palha de capim-buffel, BC= bagaço de cana (BC) e SD= solo descoberto.

5 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de 205 A firmeza da polpa sofreu influência, separadamente, do uso das coberturas e da interação entre os fatores uso da manta e tempo de armazenamento. Todos os frutos dos tratamentos com uso ou não da manta apresentaram, no dia da colheita, valores de firmeza da polpa acima de 35N, satisfazendo a exigência do mercado externo (Figura 2). Os frutos das plantas cultivadas sob diferentes coberturas de solo apresentaram valores médios, durante todo o período avaliado, inferiores a 30 N. As maiores firmezas foram observadas nos frutos colhidos das áreas que receberam os tratamentos bagaço de cana e casca de coco, enquanto o tratamento menos eficiente foi o plástico dupla face (Tabela 1). O mesmo foi observado por Miranda et al. (2003) e Ferreira (2001), avaliando o uso do plástico preto. Os autores verificaram menor firmeza dos frutos com o tratamento. Isto pode ser atribuído à maior retenção de umidade no solo. Figura 2. Firmeza da polpa de melão amarelo híbrido Tropical F1 submetido ao uso de manta agrotêxtil durante o cultivo e armazenamento sob temperatura ambiente (24,9 ± 2,3 C e 49 ± 7% UR).

6 206 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de Tabela 1. Valores médios para firmeza da polpa e acidez titulável de melão amarelo híbrido Tropical submetido a diferentes tipos de cobertura do solo. PP= plástico preto; PDF= plástico dupla face preto e prata (PDF); CC= casca de coco; PC= palha de capim-buffel, BC= bagaço de cana (BC) e SD= solo descoberto. Médias seguidas da mesma letra minúscula, na coluna, não diferem significativamente entre si pelo teste de Tukey com probabilidade de 5%. O teor de SS sofreu separadamente a influência do uso da manta, apresentando maiores valores para o tratamento com manta acima de 9 Brix (dados não apresentados). Também sofreu a interação do tempo de armazenamento com as coberturas do solo (Figura 3). Quando se usou bagaço de cana, casca de coco ou palha de capim-buffel, os frutos tiveram menores teores de SS, enquanto o plástico dupla face e solo descoberto promoveram aumento nessa variável. A resposta se deve a uma maior perda de massa, concentrando assim o teor de SS. Figura 3. Teor de sólidos solúveis de melão amarelo híbrido Tropical submetido a diferentes tipos de cobertura do solo durante o cultivo e ao armazenamento sob temperatura ambiente (24,9 ± 2,3 C e 49 ± 7% UR). PP= plástico preto; PDF= plástico dupla face preto e prata (PDF); CC= casca de coco; PC= palha de capim-buffel, BC= bagaço de cana (BC) e SD= solo descoberto.

7 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de 207 A acidez titulável sofreu influência da interação do tempo de armazenamento e uso da manta, sendo que, até o 28º dia, a variação foi pequena para o tratamento sem o uso da manta, com valores entre 0,08% e 0,1% de ácido cítrico (Figura 4). Logo após, houve uma queda brusca passando para valores abaixo de 0,06% de ácido cítrico. Separadamente, esta variável sofreu influencia das coberturas do solo com valores de acidez muito baixos, destacando-se os tratamentos com bagaço de cana e solo descoberto, pelos maiores valores de acidez titulável (Tabela 1). Figura 4. Acidez titulável de melão amarelo híbrido Tropical submetido ao uso de manta agrotêxtil durante o cultivo e ao armazenamento sob temperatura ambiente (24,9 ± 2,3 C e 49 ± 7% UR). Conclusões Os frutos colhidos das áreas cultivadas sem a manta apresentaram, no terceiro ciclo produtivo, menor queda na acidez titulável, enquanto os tratamentos com bagaço de cana e solo descoberto, independentemente do uso de manta, apresentaram os maiores valores no final do armazenamento. Por sua vez, o uso de bagaço de cana-de-açúcar resultou em frutos mais firmes e o uso de manta, em maior teor de sólidos solúveis.

8 208 Qualidade e vida útil de melão amarelo cultivado com diferentes tipos de Referências ALVARENGA, M. A. R.; RESENDE, G. M. de. Cultura do melão. Lavras: UFLA, p. AMARIZ, A.; LIMA, M. A. C.; BRAGA, M. B; TRINDADE, D. C. G. da; RIBEIRO, T. P; SANTOS, A. C. N. dos Conservação pós-colheita de melão cultivado com diferentes tipos de cobertura do solo e com uso de manta agrotêxtil. Horticultura Brasileira, Campinas, n. 27, p , Suplemento. ARAÚJO, A. P.; NEGREIROS, M. Z. de; LEITÃO, M. de M.V.B.R.; PEDROSA, J. F.; BEZERRA NETO, F.; ESPÍNOLA SOBRINHO, J.; FERREIRA, R.L.F.; NOGUEIRA, I.C.C. Rendimento de melão amarelo cultivados em diferentes tipos de cobertura do solo e métodos de plantio. Horticultura Brasileira, Campinas, v. 21, n. 1, p , jan./mar AROUCHA, E. M.; MORAIS, F. A. de; NUNES, G. H. S.; TOMAZ, H. V. de Q.; SOUSA, A. E. D.; BEZERRA NETO, F. Caracterização física e química de melão durante o seu desenvolvimento. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 29, n. 2, p , ago FERREIRA, R. L. F. Produção e qualidade de melão cultivado sob condições climáticas resultantes de diferentes coberturas de solo e métodos de plantio f. Dissertação (Mestrado) Escola Superior de Agricultura, Mossoró. MIRANDA, N. O.; MEDEIROS, J. F.; NASCIMENTO, I. B.; ALVES, L. P. Produtividade e qualidade de frutos de melão em resposta à cobertura do solo com plástico preto e ao preparo do solo. Horticultura Brasileira, Campinas, v. 21 n. 3, p , jul./set

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MELÃO CULTIVADO COM DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DO SOLO E COM USO DE MANTA AGROTÊXTIL

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MELÃO CULTIVADO COM DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DO SOLO E COM USO DE MANTA AGROTÊXTIL AMARIZ Conservação A; LIMA MAC; pós-colheita BRAGA MB; de TRINDADE melão cultivado DCG com da; RIBEIRO diferentes TP; tipos SANTOS de cobertura ACN dos. solo 2009. e com Conservação uso de manta pós-colheita

Leia mais

APLICAÇÃO DE RECOBRIMENTOS À BASE DE CARBOIDRATOS CONTENDO DIFERENTES FONTES LIPÍDICAS EM MANGA TOMMY ATKINS

APLICAÇÃO DE RECOBRIMENTOS À BASE DE CARBOIDRATOS CONTENDO DIFERENTES FONTES LIPÍDICAS EM MANGA TOMMY ATKINS APLICAÇÃO DE RECOBRIMENTOS À BASE DE CARBOIDRATOS CONTENDO DIFERENTES FONTES LIPÍDICAS EM MANGA TOMMY ATKINS Maria do Socorro Alves Massaranduba 1 ; Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 2 ; Danielly Cristina

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO E USO DA MANTA AGROTEXTIL NA QUALIDADE DE FRUTOS DO MELOEIRO

EFEITO DE DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO E USO DA MANTA AGROTEXTIL NA QUALIDADE DE FRUTOS DO MELOEIRO EFEITO DE DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO E USO DA MANTA AGROTEXTIL NA QUALIDADE DE FRUTOS DO MELOEIRO M. B. BRAGA 1 ; J. S. CORREIA 3 ; R. C. S. DIAS 2, N. D. COSTA 2 ; M. CALGARO 2 RESUMO: Este trabalho

Leia mais

Conservação Pós-Colheita de Umbu sob Diferentes Temperaturas de Armazenamento

Conservação Pós-Colheita de Umbu sob Diferentes Temperaturas de Armazenamento 211 Conservação Pós-Colheita de Umbu sob Diferentes Temperaturas de Postharvest Conservation of Spondias tuberosa Fruits Under Different Storage Temperatures Rosejane Pereira da Silva 1 ; Maria Auxiliadora

Leia mais

Rendimento e qualidade do melão em diferentes espaçamentos de plantio.

Rendimento e qualidade do melão em diferentes espaçamentos de plantio. Rendimento e qualidade do melão em diferentes espaçamentos de plantio. Geraldo M. de Resende; Nivaldo D. Costa Embrapa - Semi-Árido, C. Postal 23, 56302.970 Petrolina - PE. E-mail: gmilanez@ufla.br RESUMO

Leia mais

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Adila Suelen da Silva Martins 1 ; Jony Eishi Yuri 2 ; Geraldo Milanez de Resende 3 ; Nivaldo Duarte Costa

Leia mais

218 Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira. da Embrapa Semi-Árido

218 Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira. da Embrapa Semi-Árido 218 Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira Caracterização dos Frutos de Variedades do Banco Ativo de Germoplasma de Mangueira Characterization of Mango Fruits

Leia mais

Estudos Preliminares para Uso da Técnica de Choque de CO 2 em Manga Tommy Atkins Armazenada Sob Refrigeração

Estudos Preliminares para Uso da Técnica de Choque de CO 2 em Manga Tommy Atkins Armazenada Sob Refrigeração Estudos Preliminares para Uso da Técnica de Choque de CO 2 em Manga Tommy Atkins Armazenada Sob Refrigeração Adriane Luciana da Silva, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 2, Agnelli Holanda Oliveira 3, Heinz

Leia mais

Desenvolvimento de raízes de rabanete sob diferentes coberturas do solo

Desenvolvimento de raízes de rabanete sob diferentes coberturas do solo 1 Desenvolvimento de raízes de rabanete sob diferentes coberturas do solo ANDREANI JUNIOR,R & BERTI, M. A. UNICASTELO-Fernandópolis-SP-Cx postal 221. kozusny@acif.com.br RESUMO A produção de hortaliças,

Leia mais

Classificação de Frutos de Melão Amarelo Goldex Cultivado em Diferentes Coberturas do Solo e Lâminas de Irrigação no Período Chuvoso.

Classificação de Frutos de Melão Amarelo Goldex Cultivado em Diferentes Coberturas do Solo e Lâminas de Irrigação no Período Chuvoso. Classificação de Frutos de Melão Amarelo Goldex Cultivado em Diferentes Coberturas do Solo e Lâminas de Irrigação no Período Chuvoso. Maria José Tôrres Câmara 1 ; Maria Zuleide de Negreiros 1 ; José Francismar

Leia mais

Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos

Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos 118 Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes portaenxertos Comportamento produtivo de cultivares de uva para suco em diferentes porta-enxertos Productive behavior of grapes

Leia mais

Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro

Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro 91 Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia... Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR 1 ; NELSON FONSECA 2

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR 1 ; NELSON FONSECA 2 AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANGA VISANDO O MERCADO DE CONSUMO IN NATURA LAERTE SCANAVACA JUNIOR ; NELSON FONSECA INTRODUÇÃO A seleção de variedades de mangueira para consumo de frutas frescas depende de

Leia mais

CRESCIMENTO VEGETAL E DE PRODUÇÃO DE MELANCIA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇAMENTOS

CRESCIMENTO VEGETAL E DE PRODUÇÃO DE MELANCIA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇAMENTOS CRESCIMENTO VEGETAL E DE PRODUÇÃO DE MELANCIA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇAMENTOS Caíke de Sousa Pereira 1* ; Antônio Veimar da Silva 2 1 Graduandos em Agronomia pela Universidade Estadual do Piauí UESPI,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA RESUMO

INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA RESUMO INFLUÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA PRODUÇÃO DA ALFACE VERÔNICA Cyntia S. dos SANTOS 1 ; Cláudio A. dos PASSOS 2 ; Anivaldo B. M. FREITAS 3 ; Darlan P. de AZEVEDO 4 ; Felipe LONARDONI 5 ; Marcell T. M. da

Leia mais

Utilização de revestimentos à base de alginato na conservação pós-colheita de manga

Utilização de revestimentos à base de alginato na conservação pós-colheita de manga Utilização de revestimentos à base de alginato na conservação pós-colheita de manga Use of alginate-based coatings on postharvest conservation of Tommy Atkins mango fruits Mirtes Christiane Leal Menezes

Leia mais

QUALIDADE DE MAMÃO TAINUNG 01 PRODUZIDO POR SECAMENTO PARCIAL DO SISTEMA RADICULAR

QUALIDADE DE MAMÃO TAINUNG 01 PRODUZIDO POR SECAMENTO PARCIAL DO SISTEMA RADICULAR VII SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO Produção e Sustentabilidade Hídrica Vitória-ES, 22 a 25 de agosto de 2018 QUALIDADE DE MAMÃO TAINUNG 01 PRODUZIDO POR SECAMENTO PARCIAL DO SISTEMA RADICULAR Ariane Castricini

Leia mais

Estudante de Ciências Biológicas UPE, estagiária Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. 5

Estudante de Ciências Biológicas UPE, estagiária Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. 5 Qualidade físico-química de maçãs produzidas no Semiárido brasileiro e armazenadas em ambiente refrigerado Nadiane Raquel Moura 1 ; Thais Barbosa Santos 2 ; Maria Aparecida Rodrigues Ferreira 3 ; Taise

Leia mais

Caracterização físico-química de frutos de acessos brasileiros de mangueiras do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido

Caracterização físico-química de frutos de acessos brasileiros de mangueiras do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido 319 Caracterização físico-química de frutos de acessos brasileiros de mangueiras... Caracterização físico-química de frutos de acessos brasileiros de mangueiras do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa

Leia mais

Conservação pós-colheita da uva Crimson Seedless sob influência da aplicação de reguladores de crescimento e restrição hídrica

Conservação pós-colheita da uva Crimson Seedless sob influência da aplicação de reguladores de crescimento e restrição hídrica 343 Conservação pós-colheita da uva Crimson Seedless sob influência da aplicação... Conservação pós-colheita da uva Crimson Seedless sob influência da aplicação de reguladores de crescimento e restrição

Leia mais

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MELÕES AF 646 E ROCHEDO EM DIFERENTES TEMPERATURAS

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MELÕES AF 646 E ROCHEDO EM DIFERENTES TEMPERATURAS CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MELÕES AF 646 E ROCHEDO EM DIFERENTES TEMPERATURAS JÚLIO GOMES JUNIOR, JOSIVAN BARBOSA MENEZES, RICARDO ELESBÃO ALVES, HELOÍSA ALMEIDA CUNHA FILGUEIRAS, PAHLEVI AUGUSTO DE SOUZA

Leia mais

Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Joston Simão de Assis 1 ; Nivaldo Duarte Costa 2 ; José Maria Pinto 3 1

Leia mais

Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2

Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2 Avaliação de diferentes cultivares de milho (Zea mays) para a produção de minimilho na região Bambuí MG Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2 1 Estudante

Leia mais

Eficiência de uso da água de irrigação em dois sistemas de cultivo de cana-de-açúcar no Submédio São Francisco

Eficiência de uso da água de irrigação em dois sistemas de cultivo de cana-de-açúcar no Submédio São Francisco Eficiência de uso da água de irrigação em dois sistemas de cultivo de cana-de-açúcar no Submédio São Francisco M. Calgaro 1, W. L. Simões 2, M. B. Braga 3, J. M. Pinto 2, M.A de Souza 4, J.A. Lima 4 RESUMO:

Leia mais

Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco.

Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco. Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco. Jean de Oliveira Souza¹; Leilson Costa Grangeiro¹; Gilmara Mabel Santos 2 ; Nivaldo Duarte Costa 2 ; Carlos Antonio Fernandes Santos

Leia mais

Maturação no segundo ciclo da uva Cora produzida no Submédio do Vale do São Francisco sobre os portaenxertos

Maturação no segundo ciclo da uva Cora produzida no Submédio do Vale do São Francisco sobre os portaenxertos 187 Maturação no segundo ciclo da uva Cora produzida no Submédio do Vale do São Francisco sobre os portaenxertos IAC-313 e IAC- 766 Maturation on second productive cycle of Cora grapes producing in Submedio

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE BANANA RESISTENTE À SIGATOKA NEGRA VARIEDADE THAP MAEO

CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE BANANA RESISTENTE À SIGATOKA NEGRA VARIEDADE THAP MAEO CARACTERIZAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE BANANA RESISTENTE À SIGATOKA NEGRA VARIEDADE THAP MAEO Melissa de Lima Matias 1 ; Ebenézer de Oliveira Silva 2 ; Raimundo Wilane Figueiredo 3 ; Andréia Hansen

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Gessí Ceccon (1), Neriane de Souza Padilha (2), Islaine Caren Fonseca (3), Rodrigo César Sereia (4) & Antonio Luiz Neto Neto (5)

Leia mais

Conservação pós-colheita de melão amarelo AF 682 produzido sob cultivo orgânico.

Conservação pós-colheita de melão amarelo AF 682 produzido sob cultivo orgânico. Conservação pós-colheita de melão amarelo AF 682 produzido sob cultivo orgânico. Maria Auxiliadora C. de Lima 1 ; José Maria Pinto 1 ; Carlos A. Tuão Gava 1 ; Danielly C. G. da Trindade 1 ; Suellen S.

Leia mais

Caracterização física e química da lima ácida Tahiti 2000 sobre o porta-enxerto Índio em Petrolina, PE

Caracterização física e química da lima ácida Tahiti 2000 sobre o porta-enxerto Índio em Petrolina, PE Caracterização física e química da lima ácida Tahiti 2000 sobre o porta-enxerto Índio em Petrolina, PE Manoel Alves de Almeida Neto 1 ; Jéssica Medeiros Barbosa dos Santos 2 ; Marcelo Calgaro 3 ; Emille

Leia mais

Características físicas e físico-químicas de cultivares de milho-verde produzidos em sistemas de cultivo orgânico e convencional.

Características físicas e físico-químicas de cultivares de milho-verde produzidos em sistemas de cultivo orgânico e convencional. Características físicas e físico-químicas de cultivares de milho-verde produzidos em sistemas de cultivo orgânico e convencional. Lucinéia de Pinho 1, Maria Cristina D. Paes 2, Anna Christina de Almeida

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CINCO CULTIVARES DE MARACUJÁ AMARELO NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CINCO CULTIVARES DE MARACUJÁ AMARELO NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CINCO CULTIVARES DE MARACUJÁ AMARELO NA REGIÃO

Leia mais

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde.

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Monteiro, M. A. R1., Pereira Filho,

Leia mais

Armazenamento refrigerado de melão Cantaloupe Torreon, sob atmosfera modificada. Fábio V. de S. Mendonça; Josivan B. Menezes;

Armazenamento refrigerado de melão Cantaloupe Torreon, sob atmosfera modificada. Fábio V. de S. Mendonça; Josivan B. Menezes; Armazenamento refrigerado de melão Cantaloupe Torreon, sob atmosfera modificada. Fábio V. de S. Mendonça; Josivan B. Menezes; Cledionor F. de Mendonça Júnior; Adriano do N. Simões; Franciscleudo B. da

Leia mais

EVOLUÇÃO DE ALGUNS PARÂMTEROS FÍSICO-QUÍMICOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE DUAS CULTIVARES DE MAÇÃ PRODUZIDAS NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO - SAFRA 2011

EVOLUÇÃO DE ALGUNS PARÂMTEROS FÍSICO-QUÍMICOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE DUAS CULTIVARES DE MAÇÃ PRODUZIDAS NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO - SAFRA 2011 EVOLUÇÃO DE ALGUNS PARÂMTEROS FÍSICO-QUÍMICOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE DUAS CULTIVARES DE MAÇÃ PRODUZIDAS NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO - SAFRA 2011 ANA CLAUDIA BARROS DOS SANTOS 1 ; JOSTON SIMÃO DE ASSIS

Leia mais

Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de

Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de Characterization of Physical Attributes Related to Fruit

Leia mais

PRODUÇÃO, QUALIDADE DOS FRUTOS E USO DO ARAÇAZEIRO COMO PORTA-ENXERTO DA GOIABEIRA EM ÁREAS INFESTADAS COM NEMATÓIDES

PRODUÇÃO, QUALIDADE DOS FRUTOS E USO DO ARAÇAZEIRO COMO PORTA-ENXERTO DA GOIABEIRA EM ÁREAS INFESTADAS COM NEMATÓIDES PRODUÇÃO, QUALIDADE DOS FRUTOS E USO DO ARAÇAZEIRO COMO PORTA-ENXERTO DA GOIABEIRA EM ÁREAS INFESTADAS COM NEMATÓIDES Francisco Pinheiro de Araújo 1 ; Natoniel Franklin de Melo 2 ; Maria Auxiliadora Coelho

Leia mais

PÓS COLHEITA DE FRUTOS DE MELANCIA SUBMETIDA A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO

PÓS COLHEITA DE FRUTOS DE MELANCIA SUBMETIDA A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO 08 a 3 de novembro de 05, UFS - São Cristóvão/SE PÓS COLHEITA DE FRUTOS DE MELANCIA SUBMETIDA A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO M. V. T. DA SILVA, W. L. SIMÕES, R. DE C. S. DIAS, M. J. M. GUIMARÃES 3,

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Desempenho de Cultivares de Alface Roxa sob

Leia mais

Qualidade em melões comercializadas em diferentes nichos de mercado. Kelly J. A. de OLIVEIRA 1 ; Adriana F. dos Santos 2 ; Ana Marina. A.

Qualidade em melões comercializadas em diferentes nichos de mercado. Kelly J. A. de OLIVEIRA 1 ; Adriana F. dos Santos 2 ; Ana Marina. A. 1 2 3 Qualidade em melões comercializadas em diferentes nichos de mercado. Kelly J. A. de OLIVEIRA 1 ; Adriana F. dos Santos 2 ; Ana Marina. A. Alves 3 ; Deocleciano C. S. Neto 3 ; Júlia M. Bezerra 4 4

Leia mais

Pós-colheita do Melão Cultivo com Lâminas de Irrigação e Doses Bioestimulante em Juazeiro, BA

Pós-colheita do Melão Cultivo com Lâminas de Irrigação e Doses Bioestimulante em Juazeiro, BA 241 Pós-colheita do Melão Cultivo com Lâminas de Irrigação e Doses Bioestimulante em Juazeiro, BA Effect of Irrigation Slides on the Post-harvest of Melon Cultivated in Juazeiro, BA Daíse Souza Reis 1

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1,

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABACAXI PÉROLA CULTIVADO NO SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABACAXI PÉROLA CULTIVADO NO SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABACAXI PÉROLA CULTIVADO NO SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO R. C. Reis 1, E. S. Viana 1, T. R. P. Pádua 1, N. A. Oliveira 1. 1-Laboratório de Ciência e Tecnologia de

Leia mais

ADENSAMENTO DE MAMONEIRA EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO EM MISSÃO VELHA, CE

ADENSAMENTO DE MAMONEIRA EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO EM MISSÃO VELHA, CE ADENSAMENTO DE MAMONEIRA EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO EM MISSÃO VELHA, CE Tarcísio Marcos de Souza Gondim 1 ; Ramon Araújo de Vasconcelos 2 ; Liv Soares Severino 3 ; Máira Milani 4 ; Márcia Barreto de Medeiros

Leia mais

Emergência e Florescimento em Acessos de Melancia

Emergência e Florescimento em Acessos de Melancia Emergência e Florescimento em Acessos de Melancia Seedling Emergence and Flowering of Watermelon Accessions Jacqueline de Aleluia Costa 1, Rita de Cássia Souza Dias 2, Simone de Souza Santos 3, Kátia Mylena

Leia mais

Resposta de Cultivares de Milho a Variação de Espaçamento Entrelinhas.

Resposta de Cultivares de Milho a Variação de Espaçamento Entrelinhas. XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Resposta de Cultivares de Milho a Variação de Espaçamento Entrelinhas Leonardo Melo Pereira da Rocha 1, Luciano Rodrigues

Leia mais

Qualidade pós-colheita em acessos de abóbora procedentes de estados da Região Nordeste

Qualidade pós-colheita em acessos de abóbora procedentes de estados da Região Nordeste 327 Qualidade pós-colheita em acessos de abóbora... Qualidade pós-colheita em acessos de abóbora procedentes de estados da Região Nordeste Postharvest quality of pumpkins accessions from Northeast Region

Leia mais

Produção e qualidade de frutos de meloeiro amarelo cultivado com uso de coberturas do solo e de manta agrotêxtil para proteção das plantas

Produção e qualidade de frutos de meloeiro amarelo cultivado com uso de coberturas do solo e de manta agrotêxtil para proteção das plantas Produção e qualidade de frutos de meloeiro amarelo cultivado com uso de coberturas do solo e de manta agrotêxtil para proteção das plantas Marcos Brandão Braga 1 ; Joselina de Souza Correia 2 ; Waldir

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS AGROINDUSTRIAIS E AGROPECUÁRIOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE VINCA (Catharanthus roseus).

UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS AGROINDUSTRIAIS E AGROPECUÁRIOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE VINCA (Catharanthus roseus). UTILIZAÇÃO DE SUBSTRATOS À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS AGROINDUSTRIAIS E AGROPECUÁRIOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE VINCA (Catharanthus roseus). Daniel Barbosa Araújo¹; Fred Carvalho Bezerra²; Fernando Vasconcellos

Leia mais

ÉPOCAS DE PLANTIO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO DE CICLO PRECOCE NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG *

ÉPOCAS DE PLANTIO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO DE CICLO PRECOCE NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG * ÉPOCAS DE PLANTIO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO DE CICLO PRECOCE NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG * Julio Pedro Laca-Buendía 1, Joel Fallieri 2, Julio C. Viglioni Penna 3, Bruno B. de Oliveira 4, Petrônio J. da Silva

Leia mais

APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE

APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE APLICAÇÃO DE SULFATO DE AMÔNIO COMO FONTE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE 1 INTRODUÇÃO A alface (Lactuca sativa L.) pertence à família Asteraceae, antiga Compositae. É uma planta anual, folhosa, florescendo

Leia mais

TAXA DE DECOMPOSIÇÃO DE ESTERCOS EM FUNÇÃO DO TEMPO E DA PROFUNDIDADE DE INCORPORAÇÂO SOB IRRIGAÇÃO POR MICRO ASPERSÃO

TAXA DE DECOMPOSIÇÃO DE ESTERCOS EM FUNÇÃO DO TEMPO E DA PROFUNDIDADE DE INCORPORAÇÂO SOB IRRIGAÇÃO POR MICRO ASPERSÃO TAXA DE DECOMPOSIÇÃO DE ESTERCOS EM FUNÇÃO DO TEMPO E DA PROFUNDIDADE DE INCORPORAÇÂO SOB IRRIGAÇÃO POR MICRO ASPERSÃO Cícero Antônio de Sousa Araújo 1, Maria do Socorro Conceição de Freitas 2, Glauber

Leia mais

Classificação de Frutos Melão Cantaloupe Cultivado em Diferentes Coberturas do Solo e Lâminas de Irrigação.

Classificação de Frutos Melão Cantaloupe Cultivado em Diferentes Coberturas do Solo e Lâminas de Irrigação. Classificação de Frutos Melão Cantaloupe Cultivado em Diferentes Coberturas do Solo e Lâminas de Irrigação. Saint Clair Lira Santos 1 ; José Francismar de Medeiros 1 ; Maria Zuleide de Negreiros 1 ; Maria

Leia mais

Avaliação de diferentes tipos de cobertura de canteiro no desenvolvimento da alface.

Avaliação de diferentes tipos de cobertura de canteiro no desenvolvimento da alface. Avaliação de diferentes tipos de cobertura de canteiro no desenvolvimento da alface. Valter Carvalho de Andrade Júnior -1,4 ; Fernando Lopes Pimenta 2 ; Christiano de Sousa M. de Matos 2 ; Francisco C.

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 637

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 637 Página 637 DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO E SEUS EFEITOS SOBRE A PRODUÇÃO DO GERGELIM Tancredo Augusto Feitosa de Souza 1 ; Roberto Wagner Cavalcanti Raposo 2 ; Aylson Jackson de Araújo Dantas

Leia mais

Características físico-química do melão amarelo AF-646, submetidos a diferentes ph de soluções de Ethrel

Características físico-química do melão amarelo AF-646, submetidos a diferentes ph de soluções de Ethrel Características físico-química do melão amarelo AF-646, submetidos a diferentes ph de soluções de Ethrel Iarajane B. do Nascimento 1 ; Renato Innecco 1 ; José Francismar de Medeiros 2, Edna Maria Mendes

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de tomate Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

QUALIDADE E PADRONIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM ANÁPOLIS GO

QUALIDADE E PADRONIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM ANÁPOLIS GO QUALIDADE E PADRONIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM ANÁPOLIS GO Ruiter Lima Morais 1, 4 ; Maria Madalena Rinaldi 2, 4 ; Patricia Freitas Gois 3, 4, Drauton Danilo de Jesus Pinto 3, 4. 1

Leia mais

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016 QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016 Autores: Augusto Martins da SILVA, Fernando Cerbaro PALHANO, Thainá Raupp DUARTE, Catherine AMORIN 2, Daniela

Leia mais

Análises físico-químicas da lima ácida Tahiti 2001 sobre o porta-enxerto Índio no Semiárido nordestino

Análises físico-químicas da lima ácida Tahiti 2001 sobre o porta-enxerto Índio no Semiárido nordestino Análises físico-químicas da lima ácida Tahiti 2001 sobre o porta-enxerto Índio no Semiárido nordestino Jéssica Medeiros Barbosa dos Santos 1 ; Manoel Alves de Almeida Neto 2 ; Marcelo Calgaro 3 ; Emille

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS PONTES JÚNIOR, Vilmar de Araújo 1 ; MELO, Leonardo Cunha 3 ; FARIA, Luís Cláudio 2 ; COSTA, Joaquim Geraldo Cáprio 2 ; PEREIRA, Helton Santos

Leia mais

Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN.

Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN. Viabilidade produtiva de cenoura em cultivo solteiro e consorciado com rúcula e alface em Mossoró-RN. Eliane Queiroga de Oliveira 1 ; Francisco Bezerra Neto 2 ; Maria Zuleide de Negreiros 2 ; Leilson Costa

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área:

Leia mais

DOSES DE POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DO MELÃO EM SISTEMA ORGÂNICO NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

DOSES DE POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DO MELÃO EM SISTEMA ORGÂNICO NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO DOSES DE POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DO MELÃO EM SISTEMA ORGÂNICO NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO Rafael Oliveira Santos Carmo (1) ; Jairton Fraga Araújo (2) ; Priscilla Araújo Dantas (3) ; Jeann Tallys Lopes

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Luiz Balbino Morgado 1, Máira Milani 2 e José Monteiro Soares

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CULTIVADOS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CULTIVADOS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA CULTIVADOS NO SEMI-ÁRIDO BAIANO Domingos Sávio Henriques Malta 1, Delfran Batista dos Santos 1, Roberto Sílvio Frota de Holanda Filho 2, Ivânia Soares de Lima 3 1 EAFSB,

Leia mais

PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATOS À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATOS À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PRODUÇÃO HIDROPÔNICA DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATOS À BASE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS Fred Carvalho Bezerra 1 ; Tiago da Costa Silva²; Fernando Vasconcellos Meyer Ferreira²; Daniel Barbosa Araújo 3 1 Eng.

Leia mais

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE SEIS GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO- AZEDO CULTIVADOS NO DISTRITO FEDERAL

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE SEIS GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO- AZEDO CULTIVADOS NO DISTRITO FEDERAL DESEMPENHO AGRONÔMICO DE SEIS GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO- AZEDO CULTIVADOS NO DISTRITO FEDERAL Simone de Paula Miranda Abreu 1 ; José Ricardo Peixoto 2 ; Nilton Tadeu Vilela Junqueira 3 e Marcelo Alves

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ.

PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. Rafael Ravaneli Chagas (IC voluntária/pet Agronomia), Alex Sandro Torre Figueiredo (CAPES),

Leia mais

ABSTRACT Effect of planting density and the use of mulching on melon crop Keywords:

ABSTRACT Effect of planting density and the use of mulching on melon crop Keywords: Efeito da densidade de plantio e do uso de mulching na cultura do melão Nivaldo Duarte Costa 1 ; Jony Eishi Yuri 1 ; Rebert Coelho Correia 1 ; Alessandro Santos Santana 2 ; Inácio Gomes Sobrinho 2 1 Embrapa

Leia mais

Produção e Características Físico-Químicas de Uvas sem Sementes Durante o Terceiro Ciclo de Produção

Produção e Características Físico-Químicas de Uvas sem Sementes Durante o Terceiro Ciclo de Produção Produção e Características Físico-Químicas de Uvas sem Sementes Durante o Terceiro Ciclo de Produção Yield and Physical-Chemical Characteristics of Seedless Table Grape in the 3 rd Production Cycle José

Leia mais

Produção de alface americana em diferentes telas de sombreamento nas condições de Juazeiro BA (1)

Produção de alface americana em diferentes telas de sombreamento nas condições de Juazeiro BA (1) Produção de alface americana em diferentes telas de sombreamento nas condições de Juazeiro BA (1) Isa Gabriela Vieira de Andrade 2 ; Karol Alves Barroso 2, Pamella Thalita Souza Sena 2 ; Gilmario Noberto

Leia mais

Teores de carboidratos e compostos bioativos em frutos de acessos regionais de mangueira

Teores de carboidratos e compostos bioativos em frutos de acessos regionais de mangueira Teores de carboidratos e compostos bioativos em frutos de acessos regionais de 209 Teores de carboidratos e compostos bioativos em frutos de acessos regionais de Carbohydrates content and bioactives compounds

Leia mais

ATRIBUTOS FÍSICOS DE VARIEDADES DE LARANJA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA

ATRIBUTOS FÍSICOS DE VARIEDADES DE LARANJA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA ATRIBUTOS FÍSICOS DE VARIEDADES DE LARANJA DA MICRORREGIÃO DA BORBOREMA Silva, B.M. 1 ; Sousa, F. A. R. M. 2 ; Silva, A.F. 2 ; Sousa A.S.B. 2 ; Silva S.M. 3 1 Universidade Federal da Paraíba, Centro de

Leia mais

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Página 1430 PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 1, Gibran da Silva Alves 2, José Félix de Brito Neto 1, Lígia

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATO CONTENDO TORTA DE MAMONA

DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATO CONTENDO TORTA DE MAMONA DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE TOMATE EM SUBSTRATO CONTENDO TORTA DE MAMONA Rafael Garcia Gouzalez 1 Luiz Antônio Augusto Gomes 2 Antônio Carlos Fraga 3 Pedro Castro Neto 4 RESUMO Com o objetivo de avaliar

Leia mais

Instituto de Ensino Tecnológico, Centec.

Instituto de Ensino Tecnológico, Centec. PRODUÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONEIRA (Ricinus communis L.) NO CARIRI CEARENSE, SOB IRRIGAÇÃO Tarcísio Marcos de Souza Gondim 1, Máira Milani 1, Ramon de Araújo Vasconcelos 1, Hanna Emmanuelly Carneiro Dantas

Leia mais

Influência de doses de fósforo e de nitrogênio na produção de abobóra híbrida, tipo tetsukabuto, na região norte de Minas Gerais

Influência de doses de fósforo e de nitrogênio na produção de abobóra híbrida, tipo tetsukabuto, na região norte de Minas Gerais Influência de doses de fósforo e de nitrogênio na produção de abobóra híbrida, tipo tetsukabuto, na região norte de Minas Gerais Sanzio Mollica Vidigal¹; Dilermando Dourado Pacheco¹; Cláudio Egon Facion¹

Leia mais

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro

Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 7., 2010, Belo Horizonte Índice de clorofila em variedades de cana-de-açúcar tardia, sob condições irrigadas e de sequeiro Thiago Henrique Carvalho de Souza

Leia mais

Influência de diferentes coberturas do solo sobre o desenvolvimento da cultura da rúcula.

Influência de diferentes coberturas do solo sobre o desenvolvimento da cultura da rúcula. 1 Influência de diferentes coberturas do solo sobre o desenvolvimento da cultura da rúcula. ANDREANI JUNIOR, R ; SILVA,D.A. UNICASTELO-Fernandópolis-SP-Cx postal 221 kozusny@acif.com.br RESUMO As hortaliças

Leia mais

Bolsista, Embrapa Semiárido, Petrolina-PE, 2

Bolsista, Embrapa Semiárido, Petrolina-PE,   2 INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE COLHEITA DO PORTA-ENXERTO E DA VARIEDADE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE SUCOS DE UVAS ELABORADOS NO NORDESTE DO BRASIL GILDEILZA GOMES SILVA 1 ; JULIANE BARRETO DE OLIVEIRA

Leia mais

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 1 Allan Hemerson de Moura; 1 Cláudio José Soriano Cordeiro; 1 Guilherme

Leia mais

TEMPERATURA E ATMOSFERA MODIFICADA NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE FIGO ROXO DE VALINHOS

TEMPERATURA E ATMOSFERA MODIFICADA NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE FIGO ROXO DE VALINHOS TEMPERATURA E ATMOSFERA MODIFICADA NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE FIGO ROXO DE VALINHOS Andre Luiz Piva¹, Eder Junior Mezzalira¹, Gilmar Antonio Nava², Anderson Santin¹, Juliano Zanella 3, Dalva Paulus²

Leia mais

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO Marcelo Valentini Arf (1), Rafael Gonçalves Vilela (2), Rafael Ferreira Barreto (3) Introdução A cultura do milho cultivado durante

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MATERIAL HÚMICO SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA Edilene Carvalho Santos Marchi 1 ; Giuliano Marchi 1 Carlos Alberto Silva 2 ; Jarso Luiz de Souza Filho 2 ; Marco

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTA CÃO COM CULTURAS ,(, PRODUTORAS DE GRAOS NO INVERNO E NO VERÃO

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTA CÃO COM CULTURAS ,(, PRODUTORAS DE GRAOS NO INVERNO E NO VERÃO 158 Resultados de soja da Embrapa Trigo ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTA CÃO COM CULTURAS,(, PRODUTORAS DE GRAOS NO INVERNO E NO VERÃO Henrique Pereira dos Santos1,2 Ivo Ambrosi'

Leia mais

VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS

VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS Geraldo Magela da Silva (1), Geraldo Antônio Resende Macêdo (2), Édio Luiz da Costa (3), Heloísa Mattana Saturnino (3), Fúlvio Rodriguez

Leia mais

INFLUÊNCIA DA INTERMITÊNCIA DO TEMPO DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA VIDEIRA FESTIVAL IRRIGADA POR GOTEJAMENTO, NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

INFLUÊNCIA DA INTERMITÊNCIA DO TEMPO DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA VIDEIRA FESTIVAL IRRIGADA POR GOTEJAMENTO, NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO INFLUÊNCIA DA INTERMITÊNCIA DO TEMPO DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA VIDEIRA FESTIVAL IRRIGADA POR GOTEJAMENTO, NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO Marcos Brandão Braga 1 ; José Monteiro Soares 2 ; Vanderlise

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO nº 19/2017

BOLETIM TÉCNICO nº 19/2017 AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT BOLETIM TÉCNICO nº 19/2017 Safra 2016/17 e Segunda Safra 2017 Autores Rodrigo Pengo Rosa, M. Sc. Engenheiro Agrônomo Fundação

Leia mais

Sormani Roberto Rosatti 1 ; Danielly Cristina Gomes da Trindade 2 ; Nara Cristina Ristow 3 ; Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 4.

Sormani Roberto Rosatti 1 ; Danielly Cristina Gomes da Trindade 2 ; Nara Cristina Ristow 3 ; Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 4. 311 Carboidratos e compostos bioativos em frutos de acessos de mangueira... Carboidratos e compostos bioativos em frutos de acessos de mangueira de origem brasileira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa

Leia mais

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO MELÃO SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DO SOLO 1 RESUMO

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO MELÃO SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DO SOLO 1 RESUMO Irriga, Botucatu, v. 15, n. 4, p. 422-430, outubro-dezembro, 2010 422 ISSN 1808-3765 PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO MELÃO SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA DO SOLO Marcos Brandão Braga 1 ; Geraldo

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Máira Milani 2, Luiz Balbino Morgado 1, e José Monteiro

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE BIOFERTILIZANTE SOBRE A QUALIDADE, SANIDADE E PRODUTIVIDADE DE BRÓCOLIS

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE BIOFERTILIZANTE SOBRE A QUALIDADE, SANIDADE E PRODUTIVIDADE DE BRÓCOLIS AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE BIOFERTILIZANTE SOBRE A QUALIDADE, SANIDADE E PRODUTIVIDADE DE BRÓCOLIS Janaína do Prado ALMEIDA 1 ; Hebe P. CARVALHO 2 ; Paulo S. MARIANO 3 ; William M. BRANDÃO

Leia mais

Reação de genótipos de rabanete a adubação nitrogenada

Reação de genótipos de rabanete a adubação nitrogenada Reação de genótipos de rabanete a adubação nitrogenada Illana Reis Pereira 2, Fabrício Rodrigues 1, Adilson Pelá 1, Lincon Rafael da Silva 2, Renan Cesar Dias da Silva 2, Geovani Soares da Silva Junior

Leia mais

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE Citrus deliciosa Tenore SUBMETIDA A ARMAZENAMENTO REFRIGERADO.

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE Citrus deliciosa Tenore SUBMETIDA A ARMAZENAMENTO REFRIGERADO. QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE Citrus deliciosa Tenore SUBMETIDA A ARMAZENAMENTO REFRIGERADO. POSTHARVEST QUALITY OF Citrus deliciosa Tenore UNDER COLD STORAGE Araújo, AKO; Diógenes, MFS 1 ; Reges, KSL 1 ;

Leia mais

Características de híbridos para produção de minimilho submetidos a diferentes estratégias de adubação pós plantio

Características de híbridos para produção de minimilho submetidos a diferentes estratégias de adubação pós plantio Características de híbridos para produção de minimilho submetidos a diferentes estratégias de adubação pós plantio Kelson Willian de Oliveira (1) ; Alice Lagoeiro de Abreu (2) ; Iran Dias Borges (3) ;

Leia mais

Caracterização por Descritores Morfológicos e Avaliação Físico-Química de Frutos de Acessos de Melão

Caracterização por Descritores Morfológicos e Avaliação Físico-Química de Frutos de Acessos de Melão X Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Semiárido, Petrolina, PE, 2015 311 Caracterização por Descritores Morfológicos e Avaliação Físico-Química de Frutos de Acessos de Melão Characterization by

Leia mais

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo

Termos para indexação: nitrogênio, matéria seca, Brachiaria decumbens, recuperação, acúmulo AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DA PARTE AÉREA DO CAPIM- BRAQUIÁRIA E DA RECUPERAÇÃO E ACUMULAÇÃO DO NITROGÊNIO APÓS APLICAÇÃO DE DOSES DE FERTILIZANTES NITROGENADOS Juliana Santos Vianna 1, Antônio Xavier de Campos

Leia mais

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface

Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface Enriquecimento de substrato com adubação NPK para produção de mudas de alface Paulo Ricardo Cambraia (1) ; Sheila Isabel do Carmo Pinto (2) (1) Estudante de Agronomia do IFMG-Bambuí. (2) Professor Orientador

Leia mais

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho JOSÉ C. CRUZ 1,, ISRAEL A. PEREIRA FILHO 1, MAURÍLIO F. de OLIVEIRA 1 1 Embrapa Milho e Sorgo. Caixa Postal 151 CEP. 35.701-970. Sete Lagoas,

Leia mais