Preparações Tensoativas. Prof. Filipe Dalla

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Preparações Tensoativas. Prof. Filipe Dalla"

Transcrição

1 Prof. Filipe Dalla

2 Shampoos Sabonetes

3 Conceito Preparações Tensoativas Limpar a pele ou os cabelos (higiene e degermação) significa remover sujidades provenientes de poeira, secreções naturais como a oleosidade em excesso, células córneas em descamação, poluição, resíduos cosméticos, maquiagem e etc. Finalidade cosmética e/ou terapêutica. Possuem tensoativos em sua composição. Formas de limpar a pele Uso de solventes orgânicos - agressividade, perda de água, descamação e até dermatite. Ex.: Sol. Hidroalcoólica limpeza facial; Uso de substâncias lipofílicas - "semelhante dissolve semelhante ; Uso de tensoativos (detergentes)

4 Uso de substâncias lipofílicas A gordura secretada pelas glândulas sebáceas na superfície da pele e as sujidades nela dispersas ou solubilizadas são removidas por auxílio de um material com polaridade semelhante, através de solubilização ou arraste com auxílio de algodão, gaze ou lenço de papel. Vantagem: não induz a nenhuma alteração no equilíbrio da camada córnea. Desvantagem: filme residual oleoso deixado sobre a pele após a limpeza, que para alguns tipos de pele pode ser incômodo.

5 Uso de Tensoativos Superfície da pele: secreções lipofílicas das glândulas sebáceas, resíduos de poeira, poluição e cosméticos, entre outras substâncias, que por não terem afinidade com a água não saem facilmente quando em contato com a mesma. Para facilitar o processo de remoção é necessário um tensoativo: 1. Redução da tensão interfacial entre a água e a gordura/sujeira, reduzindo a aderência deste material à queratina da pele e cabelos, processo facilitado pelo trabalho mecânico (esfregação); 2. Emulsificação da gordura/sujeira e sua transferência para o veículo aquoso; 3. Dispersão ou suspensão do material graxo e sujeira emulsificada na espuma e sua remoção com o enxágüe.

6 Como funcionam? Lavar o cabelo ou o prato consiste em remover a sujeira com água. Como a sujeira do cabelo, ou em um prato de comida, é tipicamente formada por substâncias hidrofóbicas como gorduras, a interação água/sujeira não é muito grande e a propriedade tensoativa possibilita um aumento de contato da água com a sujeira a ser removida. Além disso, para minimizar o contato das caudas hidrofóbicas com a água, o detergente orienta-se as inserindo na sujeira, que é hidrofóbica, deixando sua cabeça polar em contato com a água. A água então pode interagir melhor com a sujeira, carregando-a da superfície em que está adsorvida (Figura).

7 Esquema de Remoção de sujeira oleosa / cerosa Detergentes: são os tensoativos sintéticos. Sabões: são obtidos a partir da mistura de um álcali com um ácido graxo. (saponificação sal de ácido graxo).

8 Espuma Quando um tensoativo é dissolvido em água, as suas moléculas orientamse de tal maneira que as extremidades hidrofílicas se dirigem para água e as hidrofóbicas para as interfaces água/recipiente ou água/ar (Figura A). Havendo outro corpo presente, por exemplo, sujeira, este também será envolto por uma película de tensoativo, orientada da mesma forma. Em função deste fenômeno de orientação dos produtos tensoativos quando em solução, temos a formação de espuma e o poder detergente (Figura B).

9 Shampoos Preparações cosméticas destinadas à limpeza e condicionamento dos cabelos e do couro cabeludo por ação tensoativa, sem causar danos aos cabelos ou irritações no couro cabeludo. Devem ter propriedades de: umectação, remoção do sebo (solubilizante), produção de espuma, sobreengorduramento. Devem ser capazes de: deixar os cabelos soltos, leves, brilhantes e fáceis de pentear; lhes conferir ordem; não modificar o ph do couro cabeludo (3,8 a 5,6).

10 Shampoos # Caracteres organolépticos atrativos a visão e ao olfato. # Volume de espuma abundante, cremosa, com bolhas pequenas e sensação úmida. # Viscosidade ideal, evitando desperdícios, com bom escoamento. # Inocuidade dermatológica ser compatível e não irritante nos locais de aplicação. Cuidado com o público infantil. # Inocuidade no meio ambiente produtos ecologicamente corretos.

11 Classificação dos Shampoos # Quanto a aplicabilidade: Tradicionais, Tratamento, Medicinais. # Quanto a aparência: Transparentes incolores (Cristal Clear, Transparentes coloridos, Opacos sem brilho pérola, coloridos ou brancos, Opacos com brilho pérola, coloridos ou brancos). # Quanto ao tipo de cabelo e/ou couro cabeludo: Cabelos secos, Cabelos normais, Cabelos oleosos, Cabelos danificados, fragilizados, Cabelos étnicos

12 Sabão O sabão é o tensoativo de limpeza mais antigo e usado ainda nos dias de hoje. É um sal alcalino de ácido graxo obtido através da reação de saponificação de óleos ou gorduras por adição de um alcalinizante, como por exemplo, o hidróxido de sódio, ou neutralização de ácidos graxos.

13 Sabonetes O produto de limpeza mais conhecido e difundido entre os brasileiros é o sabonete em barra, elaborado, principalmente, com sabão. São preparações destinadas a limpeza e degermação da pele. Quanto ao tipo e forma podem ser: # Líquidos, Sólidos ou em barra (tradicionais, glicerinados transparentes, syndets - synthetic detergent - e combar - combination bars). Combars: associação de sabões com detergentes sintéticos. Syndets: até 10% de sabão + isotianatos. Têm como característica a suavidade, o sensorial agradável e a melhora da textura da pele.

14 Composição de uma Preparação Tensoativa # Tensoativos # Incrementadores e estabilizadores de espuma # Agentes de consistência ou espessamento # Agentes redutores da irritabilidade (detoxificadores) # Agentes sobreengordurantes # Modificadores das características organolépticas (Agentes Perolizantes, Corantes e Fragrâncias) #Agentes estabilizantes (Conservantes, Sequestrantes, Antioxidantes e Fotoprotetores) # Substâncias Ativas (Priritionato de Zinco, Sulfeto de Selênio)

15 Tensoativos Compostos naturais ou sintéticos que apresentam uma longa porção ou cadeia lipofílica e uma porção hidrofílica, na mesma molécula. Em virtude deste fato dizemos que possuem anfifilia (miscibilidade com óleos, gorduras, água e compostos hidrofílicos). Classificação quanto à carga elétrica: # Aniônicos # Catiônicos # Anfóteros # Não iônicos

16 Tensoativos Aniônicos Grupo hidrofílico eletrovalente, cadeia carbônica graxa é parte do componente negativo quando se ioniza. Representam o maior e mais utilizado grupo de tensoativos utilizados no preparo de shampoos e sabonetes. São limpadores excelentes e ensaboam bem, mas ação deslipidante não pode ser extrema queratina do cabelo suporta bem esta deslipidação, mas o couro cabeludo não. Ação deve ser equilibrada: associação com outros aniônicos mais leves ou com outros tensoativos tais como os anfóteros ou os não iônicos. Sabonetes possuem estes tensoativos, mas não representam um bom método de limpeza dos cabelos, danificando-os: muito alcalinos em solução, além disso, formam com o calcário da água, sais de cálcio insolúveis que se depositam nos cabelos, tornando-os sem brilho, ásperos e difíceis de desembaraçar.

17 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Sais alcalinos de ácidos graxos Obtidos por saponificação de óleos e gorduras animais ou vegetais, ou neutralização de ácidos graxos livres, com bases alcalinas. Seu principal emprego é a produção dos tradicionais sabonetes em barra, glicerinados e combar. Suas principais fontes de obtenção são: - Côco, babaçu e palmiste (óleos láurico, mirístico) - Sebo bovino (óleos esteárico oléico) - Mamona (óleo de rícino) Ex: estearato de sódio, palmitato de potássio

18 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Alquil Sulfatos Tensoativos obtidos de sulfatação de álcoois graxos naturais ou sintéticos com agentes surfactantes como trióxido de enxofre (SO 3 ) ou ácido clorosulfônico (HClSO 3 ). Os principais alquilsulfatos pertencem a fração C12-C18, denominada de fração detergente. Ex: lauril sulfato de sódio, miristil sulfato de sódio Alquil: radical orgânico monovalente Cn H2n+1

19 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Alquil Éter Sulfatos Sua obtenção consiste em: - reação dos álcoois graxos com óxido de etileno, formando álcoois graxos etoxilados. - reação dos álcoois graxos etoxilados com agentes sulfatantes. Ex: lauril éter sulfato de sódio A presença do óxido de etileno na molécula do tensoativo proporciona diferenças consideráveis em relação aos alquil sulfatos, veja a tabela:

20 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Alquil Éter Sulfatos Características Lauril sulfato de sódio Lauril éter sulfato de sódio Ponto de turbidez 15-16ºC Abaixo de 0ºC Agressividade Maior agressividade Menor agressividade Reserva de viscosidade Baixa Alta Resposta aos eletrólitos Pequena Grande

21 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Alquil Sulfoccinatos e Alquil Éter Sulfoccinatos São obtidos através da reação do álcool graxo ou álcool graxo etoxilado com o anidrido maleíco, e após reage com sulfito de sódio ou gás sulfuroso (SO 2 ). Apresentam grande compatibilidade com a pele e mucosas e são muito empregados na produção de produtos infantis. Ex: lauril éter sulfoccinato de sódio baixo potencial de irritação, sendo frequentemente utilizado em xampus infantis e para peles sensíveis

22 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Tensoativos Derivados de Aminoácidos Resultantes da reação de aminoácidos isolados ou na forma de hidrolisados protéicos com cloretos de ácidos graxos, dando origem a tensoativos muito especiais e extremamente suaves: Os principais são: - alquil sarcosinato compatíveis com tensoativos catiônicos. - acil glutamato extremamente suaves, porém alto custo. - condensados de ácidos graxos e proteínas tem ação detoxificante, sobre outros tensoativos aniônicos mais agressivos.

23 Tensoativos Aniônicos (cont.) # Sais de Ácido Sulfônico São os mais irritantes. Muito pouco usados na área de produtos para higiene da pele e cabelos. Exemplos: - dodecil benzeno sulfonato de sódio muito utilizado em produtos para limpeza industrial e doméstica. São os detergentes. - tolueno, xileno e cumeno sulfonato de amônio

24 Tensoativos Anfóteros Grupo hidrofílico é eletrovalente mas a cadeia carbônica graxa pode adquirir carga positiva (catiônica) em ph ácido, negativa (aniônica) em ph alcalino e neutra (zwitterions) no seu ponto isoelétrico. Apresentam na sua estrutura um átomo de nitrogênio e um ânion carboxílico, lembrando os aminoácidos.

25 Tensoativos Anfóteros São divididos em duas classes: - Betaínicos Ex: cocoamidopropil betaína - Derivados imidazolínicos derivados do aminoácido glicina. Ex: cocoanfocarboxiglicinato de sódio. poder detergente e espumante menor que os aniônicos, mas em geral, são muito bem tolerados. Devem ser associados a outros tensoativos para modular as propriedades de lavagem e espuma. Eles entram de preferência na composição dos xampus para uso freqüente e xampus para bebês. Os anfóteros são extremamente suaves, tem excelente compatibilidade com a pele e cabelos, além de reduzir a agressividade dos tensoativos aniônicos.

26 Tensoativos Catiônicos grupo hidrofílico é eletrovalente, mas a cadeia carbônica graxa é parte do grupo positivo, quando se ioniza. Ex: cloreto de cetiltrimetil amônio. Têm uma grande afinidade com a queratina, à qual conferem maciez e brilho, facilitam o desembaraçar dos cabelos e diminuem a eletricidade estática. Mas esta afinidade os torna difíceis de separar do cabelo no enxágüe, deixando-os mais pesados. Não são muito utilizados e são incompatíveis com os aniônicos. Na prática, os tensoativos catiônicos são formulados com não-iônicos. Tipos de tensoativos catiônicos: # sais de amônio quaternário # ésteres catiônicos (esterquats) # polímeros catiônicos (poliquatérnios)

27 Tensoativos Catiônicos São irritantes para a pele e tem baixa biodegradabilidade. São principalmente utilizados para o condicionamento dos cabelos e também com ação antisséptica. Os novos catiônicos (ésteres e polímeros), são mais compatíveis com a pele e o meio ambiente. Apresentam boa compatibilidade com os tensoativos aniônicos.

28 Tensoativos Não Iônicos São considerados bons emulsionantes, umectantes ou solubilizantes. Muitas vezes estão associados aos tensoativos anfóteros ou aniônicos pouco agressivos, para fazer deles xampus leves. Eles são considerados como os mais leves dos tensoativos tendo, no entanto, um bom poder detergente, mas um fraco poder de espuma. De fato, o poder de espuma, que não é correlato ao poder detergente, é importante para o público: um xampu que não espume muito tem poucas chances de sucesso. Tensoativos não-iônicos utilizados na indústria cosmética: alcanolamidas de ácidos graxos (MEA, DEA Figura 4.6, TEA), polietilenoglicol e derivados

29 Tensoativos Não Iônicos Possuem vários grupos hidrofílicos covalentes e cadeia carbônica graxa apolar. Os principais tipos são: # alquil poliglicosídeos (APG s) obtidos do côco e do milho. A glicose vem da hidrólise do amido de milho e óleo de côco hidrogenado e transformado em álcool graxo. Ex: lauril poliglicose e decil poliglicose. # ésteres de sorbitano etoxilados derivados da desidratação do sorbitol em sorbitano. Após este é esterificado a um ácido graxo e por fim sofre processo de etoxilação. Ex: monopalmitato de sorbitano polioxietileno (20 OE). # glicerídeos etoxilados são óleos vegetais ou monoglicerídeos etoxilados. Ex: PEG-7 glicerilcocoato. # álcoois graxos etoxilados mais utilizados como emulsionantes, solubilizantes e agentes molhantes. Ex: álcool cetílico etoxilado 20OE

30 Agentes incrementadores e estabilizadores de espuma Popularmente é aceito um xampu que apresente bom poder espumante, pois se acredita que o efeito de limpeza encontra-se ligado ao poder espumante, o que na realidade não ocorre. Por exemplo, os não iônicos com alto grau de etoxilação apresentam bom poder de limpeza, porém fraco poder espumante. A formação de espuma depende do ph da solução, do conteúdo em eletrólitos e da dureza da água. Pode-se melhorar ou estabilizar o poder espumante de um xampu pela adição de vários componentes, tais como fosfatos, alcanolamidas etc. Alcanolamidas favorecem a formação de uma espuma de pequenas bolhas as quais apresentam melhor estabilidade.

31 Agentes incrementadores e estabilizadores de espuma Espuma com bolhas pequenas, opacas, com sensação úmida e abundante. A medida que aumenta a cadeia graxa do tensoativo, a espuma torna-se mais cremosa e úmida. # ALCANOLAMIDAS DE ÁCIDOS GRAXOS é o principal agente utilizado para esta finalidade. Alia baixo custo e grande efetividade. Porém podem originar nitrosaminas, substâncias com elevado potencial cancerígeno. Além deste efeito, as alcanolamidas possuem boa propriedade de espessamento, sobeengorduramento e certo efeito solubilizante de componentes oleosos. Ex: Dietanolamida do Ácido graxo de Côco.

32 Agentes incrementadores e estabilizadores de espuma Tensoativos comumente presente em formulações de xampus e sabonetes: A dietanolamida do ácido graxo de coco: Exerce várias funções como ser doador e viscosidade, aumentar o poder espumógeno, estabilizador da formulação e condicionador, mas sua principalfunção é atuar como sobre-engordurante: enquanto os tensoativos detergentes removem a gordura suja, a dietanolamida repõe uma gordura limpa evegetal (óleo de coco), devolvendo a oleosidade natural do couro cabeludo. A cocoamidopropil betaína: Melhorar espuma, viscosidade, melhora na penteabilidade e condicionamento. Diminui airritação causada por agentes aniônicos e atua como um excelente agente de limpeza para peles oleosas.

33 Agentes de Consistência e Espessamento. Aumentar a viscosidade, dando ao usuário a impressão de ter um produto mais concentrado. O espessamento das preparações tensoativas líquidas, se dá pela capacidade de seus constituintes formarem micelas, não só em quantidade, mas também quanto a forma estrutural das mesmas. # ALCANOLAMIDAS DE ÁCIDOS GRAXOS muito efetivas. # ANFÓTEROS principalmente os betaínicos. # ALQUIL POLIGLICOSÍDEOS (APG s) não são bons espessantes quando utilizados sozinhos. #ÉSTERES DE ÁCIDOS GRAXOS E POLIÓIS efetivo para aumentar a viscosidade de produtos que possuem altos teores de etanol e glicois (tinturas e extratos glicólicos). EX: Diestearato de Polietinoglicol # ALCOOIS GRAXOS ETOXILADOS aumentam a estabilidade das preparações com relação aos efeitos deletérios do sol sobre a viscosidade.

34 Agentes de Consistência e Espessamento (cont.). # AMINAS ÓXIDAS boa opção, porém de alto custo. # SAIS INORGÂNICOS os principais: NaCl, NH 4 Cl, MgSO 4. Estes componentes não agridem os cabelos, apesar do conceito salt-free ser largamente difundido. # Derivados de Gomas Naturais - são componentes derivados da celulose (hidroxipropilcelulose, hidroxietilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose), goma guar e xantana. # COPOLÍMEROS ACRÍLICOS são polímeros derivados do ácido acrílico, com excelentes propriedades espessante e suspensiva. Ex: Carbopol ETD2020

35 Agentes redutores da irritabilidade (Detoxificadores) Componentes que visam aumentar a suavidade e consequente compatibilidade das preparações tensoativas com a pele, mucosas e cabelos. # Presença de íons bivalentes são menos irritantes que os monovalentes # Etoxilação/Propoxilação reduzem a irritabilidade dos tensoativos. # Quaternização polímeros catiônicos e proteínas hidrolisadas quaternizadas, também reduzem a irritabilidade dos tens. aniônicos. # Aumento da cadeia graxa aumenta a compatibilidade, reduzindo a irritabilidade.

36 Agentes Sobeengordurantes São compostos que compensam a oleosidade retirada no processo de lavagem, sem deixar os cabelos e a pele com aspecto de sujo, melhorando o problema do ressecamento excessivo. # Alcanolamidadas do ácido graxo de côco. # Óleos, Gorduras, Ceras modificadas lanolina, óleos vegetais, manteiga de Karité e Cupuaçu. # Alcoois graxos modificados (Etoxilados/Propoxilados). # Silicones devem apresentar substantividade.

37 Agentes modificadores das características organolépticas # Agentes Perolizantes transmitir cremosidade, riqueza de componentes, efeito cosmético. Podem reduzir a viscosidade e o volume de espuma. Ex: Monoestearos e Diestearatos de etilenoglicois. # Corantes produto mais atraente. Coerência com a proposta do produto. # Fragrâncias cobrir o odor das bases e transmitir ao consumidor eficiência e bem-estar. Podem reduzir a viscosidade e também interagir com alguns dos componentes ativos. # Glicerina é um excelente umectante que retém a água na pele, bem como na formulação (impede a evaporação de água da fórmula).

38 Agentes estabilizantes Conferem aos produtos uma maior vida útil, melhorando seu prazo de validade, garantindo sua qualidade e consequente comercialização. # Conservantes - a legislação determina a concentração máxima permitida. Ex: Parabenos, Isotiazolinonas (Kathon CG), Fenoxietanol e Dibromodicianobutano (Merguard 1200), Bromo-nitropropanodiol (Bronopol), DMDM Hidantoína. # Quelantes (sequestrantes) eliminar íons metálicos bi e trivalente (Ca, Zn. Cu, Fe, Mg, Mn). Ex: EDTA Dissódico. # Antioxidantes agem em sinergia com os conservantes e quelantes. Ex: BHT. # Fotoprotetores proteger o produto e a embalgem do efeito deletério das radiações UV (descoloração, redução de viscosidade, oxidação). Ex: Benzofenonas.

39 Substâncias Ativas Podem ser de característica medicinal ou cosmética. # Medicinal Tratamento de seborréia, caspa, infecções fúngicas, bacterianas e parasitárias (enxofre, benzoato de benzila, triclosan, clorhexidina, cetoconazol, octopirox, piritionato de zinco, sulfeto de selênio). # Cosmético absorvedores ou modificadores da oleosidade, adstringentes, antissépticos, hidratantes, reparadores, calmantes, esfoliantes (Extratos vegetais, óleos vegetais, Vitaminas, hidratantes, Silicones, filtros solares, hidrolisado de proteínas).

40 Como formular um xampu Fórmula geral de um xampu líquido: Tensoativos (agentes de lavagem): 15-25% Estabilizador de espuma: 1-4% Espessante: 0-5% Aditivos cosméticos ou de tratamentos: q.s. Agente quelante (EDTA Na): 0-0,2% Conservante: 0,1-0,3% Água purificada: q.s

41 Controle de Qualidade As preparações tensoativas devem apresentar especificações e critérios de avaliação, no sentido de aferir sua qualidade. Devem ser realizados testes físico-químicos e microbilógicos e se fazer uma avaliação toxicológica. # Controle Físico-Químico: - ph: importante em estudos de estabilidade, pois alterações nesses valores podem ocorrer devido a presença de impurezas, hidrólise, decomposição e erros no processo. - Viscosidade - Densidade - Volume de Espuma - Turbidez

42 Preparações Tensoativas Controle de Qualidade (cont.) # Controle Microbiológico: Exemplos de padrões microbiológicos utilizados internacionalmente: - CTFA (Estados Unidos) Número máximo de microrganismos aceitável por g ou ml: Produtos em geral 1000 Produtos infantis e área dos olhos AAS (Austrália) Número máximo de microrganismos aceitável por g ou ml: Produtos em geral 100 Produtos infantis e área dos olhos 10 - OMS Número máximo de microrganismos aceitável por g ou ml: Produtos em geral: 100 Produtos infantis e área dos olhos: 10 - Contagem global a contagem global de microrganismos visa saber se o produto que vai ser colocado à disposição do consumidor está dentro do limite máximo aceitável. - Patógenos nenhum produto cosmético pode ser colocado a venda se estiver contaminado com germes patogênicos, uma vez que põe em risco a saúde do usuário. Por isto a especificação para patógenos é ausência total.

43 Controle de Qualidade (cont.) # Avaliação Toxicológica das Formulações São realizados testes com humanos, animais e testes in vitro. Visam garantir a inocuidade destes produtos (testado dermatologicamente). Estabilidade - Estabilidade no ambiente - Estabilidade à altas e baixas temperaturas - Estabilidade à luz - Compatibilidade com a embalagem Os testes podem ser realizados da seguinte forma: - Testes acelerados de curto prazo - Testes acelerados de longo prazo - Shelf life

Produtos para os cabelos. Prof. Msc. Mayara Peron

Produtos para os cabelos. Prof. Msc. Mayara Peron Prof. Msc. Mayara Peron Brasil é o 2º maior mercado mundial em produtos para cabelos (Franquilino, 2009). CABELO Divisão do cabelo; Composição do cabelo; Tipos de cabelos; Fases de crescimento do cabelo.

Leia mais

PREPARAÇÕES TENSOATIVAS

PREPARAÇÕES TENSOATIVAS PREPARAÇÕES TENSOATIVAS (Shampoos, Sabonetes) São formulações destinadas a promover a limpeza, condicionamentos dos cabelos e também a higiene e degermação da pele. Podem ter emprego apenas cosmético,

Leia mais

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares Tensão superficial Força existente na superfície de líquidos em repouso. Fortes

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo HOME CARE AND I&I Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Home Care and I&I, a Oxiteno oferece inovações que promovem praticidade, maior detergência e poder de

Leia mais

MODIFICADORES DE REOLOGIA:

MODIFICADORES DE REOLOGIA: MODIFICADORES DE REOLOGIA: Os modificadores de reologia ACUSOL oferecem uma série de características e benefícios em produtos saneantes domésticos e institucionais. CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS: Concedem

Leia mais

ARGUMENTÁRIO TÉCNICO LIMPEZA DE OBRAS POLÍCROMAS

ARGUMENTÁRIO TÉCNICO LIMPEZA DE OBRAS POLÍCROMAS ARGUMENTÁRIO TÉCNICO LIMPEZA DE OBRAS POLÍCROMAS SOLVENTES DE SUBSTITUIÇÃO E MISTURAS DE SOLVENTES A classe de solventes com maior toxicidade são os hidrocarburetos aromáticos (benzeno, tolueno e xileno),

Leia mais

Linha de Produtos 2011

Linha de Produtos 2011 Linha de Produtos 2011 Brilhou, é Prin. A Prin é uma das marcas que mais surpreende e cresce no mercado de produtos de limpeza. Produzida pela WA Produtos de Limpeza e Higiene, a linha conta com catálogo

Leia mais

Álcoois Graxos Sulfatados Álcoois Graxos Etoxilados Sulfatados

Álcoois Graxos Sulfatados Álcoois Graxos Etoxilados Sulfatados DESCRIÇÃO A linha de produtos ALKOPON é composta por tensoativos aniônicos obtidos através da reação de alcoóis graxos ou alcoóis graxos etoxilados com SO 3, seguida de neutralização com álcalis. A linha

Leia mais

Lauril éter sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável DCB/ DCI: 05177 - lauriletersulfato de sódio CAS: 1335-72-4 INCI: Sodium laureth-2 sulfate Sinonímia: LESS

Leia mais

Presente no mercado a mais de 8 anos a ETERNITY LISS PROFISSIONAL é uma empresa com a missão de superar as expectativas do mercado profissional.

Presente no mercado a mais de 8 anos a ETERNITY LISS PROFISSIONAL é uma empresa com a missão de superar as expectativas do mercado profissional. ETERNITY LISS PROFESSIONAL Presente no mercado a mais de 8 anos a ETERNITY LISS PROFISSIONAL é uma empresa com a missão de superar as expectativas do mercado profissional. Ao longo de sua trajetória vem

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece inovações que promovem a beleza e o bem-estar por meio de produtos suaves e sustentáveis.

Leia mais

Presentes Dia dos Pais + Ecologie Homem

Presentes Dia dos Pais + Ecologie Homem Página 1 de 5 Presentes Dia dos Pais + Ecologie Homem Ainda não sabe o que comprar para os Dias dos Pais, ainda dá tempo. Veja algumas dicas: Clique na imagem para ampliar 1. Calça Lojas Renner - R$89,90

Leia mais

Hidrogênio x Hidrogênio Hidrogênio x Não metal Não metal x Não metal

Hidrogênio x Hidrogênio Hidrogênio x Não metal Não metal x Não metal LIGAÇÃ QUÍMICA Introdução: s átomos, ao se unirem, procuram perder ou ganhar elétrons na última camada até atingirem a configuração eletrônica de um gás nobre. Teoria do octeto: s átomos dos elementos

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS POLYSELL

PERGUNTAS E RESPOSTAS POLYSELL PERGUNTAS E RESPOSTAS POLYSELL PRODUTOS 1) Quais as diferenças entre os produtos AVT 450 e AVT 500? Quando devo usar um ou outro? O AVT 500 é um produto que associa uma amônia quaternária e glutaraldeído,

Leia mais

Aquea SPF Base é composto por 3 filtros orgânicos microencapsulados em uma matriz polimérica com carga eletrostática que promove proteção UVA e UVB.

Aquea SPF Base é composto por 3 filtros orgânicos microencapsulados em uma matriz polimérica com carga eletrostática que promove proteção UVA e UVB. AQUEA SPF TM BASE A Solução para a Exposição Solar Acidental Wash On TM : Simples como Tomar Banho. Wash On TM é uma nova categoria de produto, onde mesmo após enxágüe temos fotoproteção residual. Aquea

Leia mais

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto.

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. CONTEÚDO HOMOLOGADO Nesta entrevista ao isaúde Bahia, a médica

Leia mais

Marcas Trilon. Informações Técnicas. Especialidades Químicas. Setembro 1998. Edição 1

Marcas Trilon. Informações Técnicas. Especialidades Químicas. Setembro 1998. Edição 1 Informações Técnicas Setembro 1998 Edição 1 = Marca Registrada Marcas Trilon Agentes Sequestrantes rgânicos para a Indústria de detergentes e produtos de limpeza, as Indústrias Químico-Técnicas e outros

Leia mais

DISPERSÕES. Prof. Tatiane Kuchnier de Moura

DISPERSÕES. Prof. Tatiane Kuchnier de Moura DISPERSÕES Prof. Tatiane Kuchnier de Moura DISPERSÃO Mistura DISPERSO + DISPERSANTE Classificação das Dispersões Nome da dispersão Diâmetro médio das partículas dispersas Exemplos Solução verdadeira Entre

Leia mais

ELABORAÇÃO DE SABONETE LÍQUIDO PARA AS MÃOS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: DA FORMULAÇÃO À CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA

ELABORAÇÃO DE SABONETE LÍQUIDO PARA AS MÃOS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: DA FORMULAÇÃO À CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA ELABORAÇÃO DE SABONETE LÍQUIDO PARA AS MÃOS NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: DA FORMULAÇÃO À CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA MARCELO HENRIQUE SOUSA 1 ADRIANA FREITAS ROCHA 2 AURÉLIA BORGES BATISTA

Leia mais

Aulas 13 e 14. Soluções

Aulas 13 e 14. Soluções Aulas 13 e 14 Soluções Definição Solução é a denominação ao sistema em que uma substância está distribuída, ou disseminada, numa segunda substância sob forma de pequenas partículas. Exemplos Dissolvendo-se

Leia mais

SHAMPOO. 2em1. castanha do pará LINHA. Com extrato de Castanha do Pará Nutrição vigorosa Intensa ação condicionante Secagem rápida USO VETERINÁRIO

SHAMPOO. 2em1. castanha do pará LINHA. Com extrato de Castanha do Pará Nutrição vigorosa Intensa ação condicionante Secagem rápida USO VETERINÁRIO Com extrato de Bergamota Limpeza profunda bergamota Bergamota, a revitalização e energia da Goiaba, a nutrição vigorosa da Castanha do Pará, e a suavidade e delicadeza da Jabuticaba. Unindo qualidade e

Leia mais

DEFUMAÇÃO. Aplicação da defumação. Defumação: DEFUMAÇÃO. Efeito conservante da defumação MECANISMO DE AÇÃO DA FUMAÇA

DEFUMAÇÃO. Aplicação da defumação. Defumação: DEFUMAÇÃO. Efeito conservante da defumação MECANISMO DE AÇÃO DA FUMAÇA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFMG DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS ALM024- Processamento de Alimentos DEFUMAÇÃO Accácia Júlia Guimarães Pereira Messano 2011 Defumação: alimentícios Defumação aplicação da fumaça aos

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) PRATICE LIMPEZA PESADA

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) PRATICE LIMPEZA PESADA Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Pratice Limpeza Pesada Códigos internos: Lavanda: 7150 Clássico: 7121 Limão: 7122 Floral: 7152 Maçã Verde: 7151 Laranja: 7153 Empresa: BOMBRIL

Leia mais

Água e Soluções Biológicas

Água e Soluções Biológicas Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Disciplina de Biofísica Água e Soluções Biológicas 1. Introdução 2. A estrutura da molécula de água 2.1.

Leia mais

CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE

CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE Evolution by chemistry Há 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece inovações que promovem a beleza e o bem-estar

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Produto:DETERGENTE NEUTRO Natureza Química:Detergente Lava Louça Autorização de Funcionamento / MSNº: 3.04500.8 GEVISA SDNº:99.007.04 Embalagens:Embalagens

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara FABIANA ROSA GRANDE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara FABIANA ROSA GRANDE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara FABIANA ROSA GRANDE ESTUDO DE PRÉ-FORMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COSMÉTICOS: LINHA BELLA

Leia mais

Água, Soluções e Suspensões.

Água, Soluções e Suspensões. Água, Soluções e Suspensões. A água é a molécula mais abundante nos seres vivos. Cerca de 75% de um adulto. No planeta não existem seres vivos sem água. Fases da água: Sólida Líquida Gasosa Na dependência

Leia mais

Nossos produtos são livres de: Utilizado para espessar shampoos e sabonetes. Danificam os fios dos cabelos. Sal

Nossos produtos são livres de: Utilizado para espessar shampoos e sabonetes. Danificam os fios dos cabelos. Sal www.arvensis.com.br Experiências naturalmente transformadoras A ARVENSIS inspirou-se em várias culturas ao redor do mundo e desenvolveu produtos naturais enriquecidos com ativos orgânicos exóticos com

Leia mais

Formas farmacêuticas líquidas - Soluções

Formas farmacêuticas líquidas - Soluções Formas farmacêuticas líquidas - Soluções Preparações líquidas: Podem conter uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em solvente adequado ou em mistura de solventes mutuamente miscíveis ou dispersíveis.

Leia mais

Metais em água. metais tem um papel crucial em. como espécies hidroxiladas, ex.: FeOH(H 2 O)

Metais em água. metais tem um papel crucial em. como espécies hidroxiladas, ex.: FeOH(H 2 O) Metais em água Para a estabilização dos elétrons mais externos os cátions metálicos em água são ligados (coordenados) a outras espécies. Assim, os metais em soluções aquosas procuram a máxima estabilidade

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESINFETANTE NÁUTICO MALTEX

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESINFETANTE NÁUTICO MALTEX 1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DO DISTRIBUIDOR Nome do produto: desinfetante náutico maltex. Aplicação: para um ambiente livre de germes e bactérias, utilize o desinfetante maltex na limpeza de louças sanitárias,

Leia mais

Introdução ao Tratamento de Esgoto. Prof. Dra Gersina Nobre da R.C.Junior

Introdução ao Tratamento de Esgoto. Prof. Dra Gersina Nobre da R.C.Junior Introdução ao Tratamento de Esgoto Prof. Dra Gersina Nobre da R.C.Junior PARÂMETROS QUÍMICOS DO ESGOTO Sólidos ph Matéria Orgânica(MO) Nitrogênio Total Fóforo Total PARÂMETROS QUÍMICOS DO ESGOTO ph Potencial

Leia mais

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas

Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Exercícios Sobre LigaÇões iônicas Dados: 01. (Ufrj - adaptado) A caiação é um processo tradicionalmente utilizado na pintura de casas. Uma das maneiras de se preparar o pigmento consiste em misturar cal

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

SHAMPOO SOQUIMOL Shampoo para Carros com Cera de Carnaúba Vegetal

SHAMPOO SOQUIMOL Shampoo para Carros com Cera de Carnaúba Vegetal SHAMPOO SOQUIMOL Shampoo para Carros com Cera de Carnaúba Vegetal Altamente concentrado e totalmente solúvel em água, o Shampoo Soquimol com Cera de Carnaúba desagrega, em questão de segundos e com um

Leia mais

OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES

OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES OIL & GAS PRODUTOS E SOLUÇÕES Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Oil & Gas, a Oxiteno oferece tecnologias que vão da perfuração de poços até o refino, com

Leia mais

Manual de Segurança do Laboratório de Química

Manual de Segurança do Laboratório de Química Manual de Segurança do Laboratório de Química Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul 1 INTRODUÇÃO O Manual de Segurança do Laboratório de Química foi elaborado com o objetivo de fornecer

Leia mais

Produto: Detergente Neutro

Produto: Detergente Neutro 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Detergente Líquido Neutro Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona

Leia mais

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUTRIÇÃO UNIC Profª Andressa Menegaz Conservação por irradiação A irradiação pode servir para: -destruir os microrganismos; -retardar a germinação de certos legumes; -destruir os

Leia mais

Prático Soft Care Saboex é dosado através da saboneteira exclusiva softcare, o que proporciona maior praticidade no manuseio.

Prático Soft Care Saboex é dosado através da saboneteira exclusiva softcare, o que proporciona maior praticidade no manuseio. JohnsonDiversey Soft Care Saboex Sabonete líquido dermo suave Eficiente Seu uso constante propicia a redução do número de microrganismos da flora bacteriana da pele. Possui efeito residual Contém triclosan

Leia mais

Catálogo de Produtos. Conheça as principais características e tecnologias desenvolvidas pela Madamelis Cosméticos.

Catálogo de Produtos. Conheça as principais características e tecnologias desenvolvidas pela Madamelis Cosméticos. Catálogo de Produtos 2016 Conheça as principais características e tecnologias desenvolvidas pela Madamelis Cosméticos. ÍNDICE 03 04 05 06 REDUTOR DE VOLUME AMENTO DE FIOS TRATAMENTO HOME CARE E PROFISSIONAL

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7500 (12 X 500 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: detergente para pré-lavagens.

Leia mais

HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE

HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE HOME CARE AND I&I GREENFORMANCE Compromisso com a sustentabilidade O conceito de sustentabilidade vem transformando o comportamento e os hábitos de consumo em todo o mundo. E essa mudança está presente

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Campus de Araraquara

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Campus de Araraquara Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Farmacêuticas Campus de Araraquara Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos Dimora Del Sole LARISSA NEMEZIO

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TRIS PLUS CONCENTRADO Detergente Neutro. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Eireli.

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DETERGENTE NEUTRO MALTEX

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DETERGENTE NEUTRO MALTEX Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) 01/06 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Utilizado para limpeza manual de louças e remoção de resíduos de

Leia mais

A HISTÓRIA DO SABONETE

A HISTÓRIA DO SABONETE SABONETES por: Colunista Portal Educação SABONETE BARRA DE OLIVA UMA PRODUÇÃO DE PRECIOSIDADES DO POMAR. CONFIRA NA LOJA www.luciamotta.loja2.com.br Os sabonetes são cosméticos detergentes Na antiguidade,

Leia mais

ÍNDICE 4.2 IMPERMEABILIZANTES 4.2.1 VANTAGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.2 FATORES QUE PODEM AFETAR NEGATIVAMENTE À IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.

ÍNDICE 4.2 IMPERMEABILIZANTES 4.2.1 VANTAGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.2 FATORES QUE PODEM AFETAR NEGATIVAMENTE À IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2. ÍNDICE 1 SUPERFICIES CERÂMICAS 2 PROTEÇÃO ÀS TELHAS E TIJOLOS 3 PRINCIPAIS FATORES QUA ALTERAM AS CARACTERISTICAS DAS SUPERFICIES CERAMICAS: HIDROFUGANTES E IMPERMEABILIZANTES 4.1 HIDROFUGANTES 4.1.1 TIPOS

Leia mais

Tratamento Com Escova Progressiva Gold

Tratamento Com Escova Progressiva Gold Tratamento Com Escova Progressiva Gold PRODUTOS NECESSÁRIOS: KERATIN PLUS GOLD SHAMPOO KERATIN PLUS GOLD TREATMENT ENHANCING SHAMPOO REVITAL MASK SERUM PRANCHA J PREMIUM 1 PASSO-A-PASSO - Tratamento Escova

Leia mais

CONCEITO DA MARCA. Esse é sem dúvida o perfil do público SOL.

CONCEITO DA MARCA. Esse é sem dúvida o perfil do público SOL. CONCEITO DA MARCA SOL é energia vital, fundamental à nossa existência. Sua imagem nos transmite calor, aconchego, felicidade, vibração, descontração, alegria, amor. A participação de Adriane Galisteu em

Leia mais

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS SHAMPOOS

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS SHAMPOOS SHAMPOOS SHAMPOO A finalidade de um shampoo é limpar os cabelos e ainda deixá-los reluzentes e maleáveis, com aparência saudável; A necessidade de lavagem freqüente ou não varia de indivíduo para outro;

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15

PROVA DE QUÍMICA II. Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N = 6,0x10 23. A) 4,1x10-14 B) 4,1x10-22 D) 4,1x10-18 C) 1,0x10-18 E) 1,0x10 15 PROVA DE QUÍMCA 01. A concentração de um gás poluente na atmosfera, medida a 1 atm e 27ºC, é de 1 ppm. A concentração desse poluente, em moléculas/cm 3 de ar, é igual a Dados: R = 0,082L.atm/mol.K, N =

Leia mais

PRODUTOS PARA A PELE Formas Cosméticas. Professora: ERIKA LIZ

PRODUTOS PARA A PELE Formas Cosméticas. Professora: ERIKA LIZ PRODUTOS PARA A PELE Formas Cosméticas Professora: ERIKA LIZ Produtos para pele Sequência do Tratamento Cosmético 1º Passo : Limpeza Por que a limpeza diária da pele é importante? Higiene A limpeza é um

Leia mais

Purificação do Éter Etílico. Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré

Purificação do Éter Etílico. Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré Purificação do Éter Etílico Felipe Ibanhi Pires Mariane Nozômi Shinzato Raquel Amador Ré Solventes orgânicos possuem diferentes graus de pureza; Em alguns casos, pode-se utilizar solventes com pequenas

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014

Ligações Químicas. Profª. Drª Narlize Silva Lira. Agosto /2014 União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Ligações Químicas Profª. Drª Narlize Silva Lira Agosto /2014 A Química Orgânica e a Vida A química orgânica

Leia mais

Aula sobre Soluções Aula 01 (ENEM) Profº.: Wesley de Paula

Aula sobre Soluções Aula 01 (ENEM) Profº.: Wesley de Paula Aula sobre Soluções Aula 01 (ENEM) Profº.: Wesley de Paula Propriedades das Soluções Classificação das Misturas: Soluções e Dispersões Classificação das soluções O Processo de Dissolução em soluções Relações

Leia mais

UAB/UFABC Química Divertida. Propriedades do sabão. OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples.

UAB/UFABC Química Divertida. Propriedades do sabão. OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples. 1 UAB/UFABC Química Divertida Propriedades do sabão OBJETIVO: Este experimento tem como objetivo a preparação de um sabão simples. TAREFAS A SEREM ENTREGUES!!!! Preste bem a atenção!!!!! Você deverá responder

Leia mais

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES SUSPENSÕES E SOLUÇÕES Definições SUSPENSÃO Mistura heterogênea de substâncias Ex.: sangue (suspensão de plasma e células) água e óleo; água e areia, água e açúcar SOLUÇÃO Mistura homogênea de substâncias

Leia mais

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo 1 Objetivos deste livro no âmbito dos cursos técnicos de química, farmácia e áreas afins... 4 2 Aspecto econômico da indústria

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS nº 07/2016 ANALISE DAS AMOSTRAS EM 30/05/2016 NA SALA DE REUNIÃO DA DIVISÃO DE COMPRAS E LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS nº 07/2016 ANALISE DAS AMOSTRAS EM 30/05/2016 NA SALA DE REUNIÃO DA DIVISÃO DE COMPRAS E LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS nº 07/2016 ANALISE DAS AMOSTRAS EM 30/05/2016 NA SALA DE REUNIÃO DA DIVISÃO DE COMPRAS E LICITAÇÃO ANÁLISE DA 2ª COLOCADA - LOTE 01 EMPRESA MANGILI & SILVA - APROVADO

Leia mais

SEGURANÇA E TÉCNICA DE LABORATÓRIO AULA 01: ORGANIZANDO O LABORATÓRIO TÓPICO 03: ORGANIZAÇÃO LABORATORIAL O laboratório, seja de uma indústria, de um centro de pesquisa ou de uma instituição de ensino

Leia mais

KIT BÁSICO CUIDADO, LEVEZA E LUCRO É importante Limpar/Hidratar a pele 2X ao dia (manhã e noite), para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. LIMPEZA

Leia mais

CAPA. Guia de. Tratamentos. Personalizados AVLON

CAPA. Guia de. Tratamentos. Personalizados AVLON CAPA Guia de Tratamentos Personalizados AVLON PRODUTOS KeraCare First Lather Shampoo Limpa profundamente sem eliminar os óleos essenciais do cabelo. Seu ph biológico não agride os fios. Indicado para uso

Leia mais

Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares.

Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. LIPÍDEOS Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares. Por convenção (Congresso Internacional de Bioquímica em 1922) ésteres de ácidos graxos, ou seja,

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

«Solução em produtos de limpeza e higienização» CATÁLOGO DE PRODUTOS

«Solução em produtos de limpeza e higienização» CATÁLOGO DE PRODUTOS «Solução em produtos de limpeza e higienização» CATÁLOGO DE PRODUTOS Apresentamos a seguir, nossa linha de produtos, desenvolvidos para atender suas necessidades e proporcionando à sua empresa economia

Leia mais

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento!

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Tema: Linha solar Mary Kay Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável

Leia mais

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL

RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL RESUMOS TEÓRICOS de QUÍMICA GERAL e EXPERIMENTAL 5 ESTUDO DA MATÉRIA 1 DEFINIÇÕES Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e

Leia mais

XAMPU II SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. Local: Centro Universitário São Camilo. Data: 24 de maio de 2014

XAMPU II SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. Local: Centro Universitário São Camilo. Data: 24 de maio de 2014 XAMPU AQUINO, Mônica 1, LEME FERREIRA, Lígia C. 1, SANTOS, Nádia L. dos 1 ; FARIA, Luciane Gomes 2. 1 Discente do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP. 2 Docente do Curso

Leia mais

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS NOVAS SENSAÇÕES NATIVA SPA TERAPIAS Nativa SPA Terapias transforma seus momentos de cuidado em uma experiência ainda mais prazerosa. Agora você tem os efeitos

Leia mais

COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE

COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Farmácia COAGULAÇÃO DE PROTEÍNAS DO LEITE Integrantes: Paula Floriano da Silva Virgínia Figueira Marques PROTEÍNAS PROTEÍNAS Ponto isoelétrico ou pi,

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

LIGAÇÕES INTERATÔMICAS

LIGAÇÕES INTERATÔMICAS UNIDADE 2 - LIGAÇÕES INTERATÔMICAS 2.1. FORÇAS DE LIGAÇÃO FORTES Importante conhecer-se as atrações que mantêm os átomos unidos formando os materiais sólidos. Por exemplo, uma peça de cobre contém 8,4x10

Leia mais

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Lançamento MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Higienização, esfoliação, revitalização e hidratação: o básico para tratamentos faciais em tamanhos econômicos e free parabenos HIGIENIZAÇÃO, ESFOLIAÇÃO

Leia mais

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE COMPLEXAÇÃO

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE COMPLEXAÇÃO Química Analítica IV 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos TITULOMETRIA DE COMPLEXAÇÃO 1 TITULAÇÕES POR COMPLEXAÇÃO Titulometria de complexação ou titulações por complexação são titulações

Leia mais

lubrificantes e combustíveis

lubrificantes e combustíveis lubrificantes e combustíveis Lubrificantes A lubrificação é um dos principais itens de manutenção de máquinas agrícolas e deve ser entendida e praticada para aumento da vida útil das mesmas,devido se tornarem

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA 01/05 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Limpa e desengordura superfícies laváveis, como fogões, coifas, azulejos, pisos, e similares. Diluição até 1:20 Telefone de emergência:

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

CATÁLOGO INDIVIDUAL DE PRODUTOS

CATÁLOGO INDIVIDUAL DE PRODUTOS CATÁLOGO INDIVIDUAL DE PRODUTOS Treatment System Argan Oil Sistema inovador 5 em 1 que possui em sua fórmula polímeros catiônicos, proteína do trigo, sericina e óleo de argan. A sericina possui alta afinidade

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ NBR 14725

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ NBR 14725 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ NBR 14725 FISPQ PRODUTO ELABORADO REVISADO MOLLIS GEL HIGIENIZADOR COM 01/08/2012 03/09/2012 TRICLOSAN 1. Identificação do produto e da empresa

Leia mais

Metabolismo de Lipídios PEDRO LEONARDO DE PAULA REZENDE

Metabolismo de Lipídios PEDRO LEONARDO DE PAULA REZENDE Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária Depto. De Produção Animal Pós-Graduação em Ciência Animal Metabolismo de Lipídios PEDRO LEONARDO DE PAULA REZENDE Zootecnista Especialista em Produção

Leia mais

DESINCRUSTANTE TEK-210 Limpador Desincrustante de Sujidades Carbonizadas LEIA ATENTAMENTE O RÓTULO ANTES DE USAR O PRODUTO USO INSTITUCIONAL

DESINCRUSTANTE TEK-210 Limpador Desincrustante de Sujidades Carbonizadas LEIA ATENTAMENTE O RÓTULO ANTES DE USAR O PRODUTO USO INSTITUCIONAL DESINCRUSTANTE TEK-210 Limpador Desincrustante de Sujidades Carbonizadas LEIA ATENTAMENTE O RÓTULO ANTES DE USAR O PRODUTO USO INSTITUCIONAL Propriedades: DESINCRUSTANTE TEK-210 é um poderoso limpador

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para aquisição de materiais de limpeza para uso nas

Leia mais

Cadeia produ+va do Biodiesel

Cadeia produ+va do Biodiesel Recursos Energé-cos Cadeia produ+va do Biodiesel Felipe Guerra Pedro Camarero Biodiesel O que é? É um combus8vel biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. São

Leia mais

DETERGENTE MAIS. Autorização ANVISA 3.03.374-7 Produto Notificado: 25351.164337/20029-29

DETERGENTE MAIS. Autorização ANVISA 3.03.374-7 Produto Notificado: 25351.164337/20029-29 01 de 12 Autorização ANVISA 3..374-7 Produto Notificado: 25351.164337/20029-29 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Detergente (Lava-Louças) Marca: Mais Código Interno do Produto:

Leia mais

DISPERSÕES. Profa. Kátia Aquino

DISPERSÕES. Profa. Kátia Aquino DISPERSÕES Profa. Kátia Aquino O que é uma dispersão do ponto de vista químico? Mistura de duas ou mais substâncias, em que as partículas de uma fase a fase dispersa se encontram distribuidas em outra

Leia mais

Silimalon (slimarina + metionina)

Silimalon (slimarina + metionina) Silimalon (slimarina + metionina) Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Drágeas 70 mg / 100 mg Bula do Paciente Silimalon drágea- Versão 01 11/2010- paciente Página 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SILIMALON

Leia mais

15.0500 Multi-uso Ypê Clássico

15.0500 Multi-uso Ypê Clássico Página 1 de 7 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Nome do 1.2. Código interno: 15.0500 Multi-uso Ypê 1.3. Aplicação: Produto para limpeza geral de superfícies.

Leia mais

Box 2. Estado da solução Estado do solvente Estado do soluto Exemplos

Box 2. Estado da solução Estado do solvente Estado do soluto Exemplos MISTURA E SOLUBILIDADE Box 2 Grande parte das substancias encontradas no dia-a-dia são misturas que sob o aspecto macroscópico apresentam-se com o aspecto homogêneo (uma única fase) ou heterogêneo (mais

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Limpa Vidros Nome da Empresa: Guimarães Produtos Químicos e de Limpeza Ltda Contato da Empresa: Fone: (48) 3623-1175 e-mail: guimaraespl@terra.com.br

Leia mais

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR UFMG - 2005 3º DIA QUÍMICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Química Questão 01 Carbono é um elemento cujos átomos podem se organizar sob a forma de diferentes alótropos. Alótropos H de combustão a 25

Leia mais

Clinagel. clindamicina 10 mg/g

Clinagel. clindamicina 10 mg/g Clinagel clindamicina 10 mg/g 1 Clinagel clindamicina APRESENTAÇÃO Gel de clindamicina 10 mg/g (1%) em bisnagas de alumínio contendo 45 g. USO EXTERNO VIA TÓPICA USO ADULTO E PACIENTES ACIMA DE 12 ANOS

Leia mais

F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO TIPO DE PRODUTO : DESINFETANTE HOSPITALAR PARA SUPERFICIES FIXAS

F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO TIPO DE PRODUTO : DESINFETANTE HOSPITALAR PARA SUPERFICIES FIXAS F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO ALCOOL NORD DESINFETANTE HOSPITALAR PARA SUPERFICIES FIXAS NOME DO FABRICANTE Cinord

Leia mais

ISOGEN STP 10 - Espessante tensoativo sequestrante e coadjuvante Ficha Técnica

ISOGEN STP 10 - Espessante tensoativo sequestrante e coadjuvante Ficha Técnica ISOGEN STP 10 - Espessante tensoativo sequestrante e coadjuvante Ficha Técnica DESCRIÇÃO: Isogen STP 10 é um espessante tensoativo com ação coadjuvante. Tem a capacidade de aumentar significativamente

Leia mais

04.0532 Desinfetante Bak Ypê Lavanda

04.0532 Desinfetante Bak Ypê Lavanda Página 1 de 7 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do 1.2. Código do Produto: 1.3. Aplicação 04.0532 Desinfetante Desinfetante

Leia mais

SANVAL Comércio e Indústria Ltda. Indústria Farmacêutica

SANVAL Comércio e Indústria Ltda. Indústria Farmacêutica sulfato de neomicina + bacitracina Medicamento genérico lei n 9.787 de 1999 FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Pomada dermatológica - 1 e 50 Bisnagas com 10g. Pomada dermatológica - 1 e 50 Bisnagas

Leia mais

RECONSTRUÇÃO CAPILAR POR NANOQUERATINIZAÇÃO EM PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE CAPILAR DO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA RELATO DE CASO

RECONSTRUÇÃO CAPILAR POR NANOQUERATINIZAÇÃO EM PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE CAPILAR DO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA RELATO DE CASO RECONSTRUÇÃO CAPILAR POR NANOQUERATINIZAÇÃO EM PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE CAPILAR DO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA RELATO DE CASO ESCOBAR Sabrina Batista 1, MORALEZ Joceane Mate 1, FRITZ Flávio 2 Palavras-Chave:

Leia mais