RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS!"

Transcrição

1 RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS!

2 Órgãos, setores e instalações da FALE

3 1º. Andar / Térreo

4 Lanchonete / restaurante

5 Lanches Almoço Janta Espaço de convivência

6 Copiadora / Gráfica / Xerox

7 Cópias / Xerox de materiais para as disciplinas e pessoais Computadores com pastas dos professores da graduação, pósgraduação, extensão, projetos, núcleos etc. Confecção de pôsteres e banners Serviços gráficos em geral

8 Escaninhos

9 Guardar materiais e outros pertences pessoais. Facilitar a rotina de quem fica muitas horas na FALE. Informações sobre aluguel, valor, chave, normas de uso etc.: verificar com o Diretório Acadêmico-DA dos estudantes, no primeiro andar/térreo.

10 Auditórios 1007 e 1005

11 1007: FALE 1005: FAFICH (às vezes usado pela FALE) Eventos Congressos Palestras Atividades de disciplinas com muitos alunos Letras Debate aos sábados Assembléias da FALE Outras atividades acadêmicas e culturais

12 Diretório acadêmico Carlos Drummond de Andrade

13 Órgão que representa os estudantes na FALE e na UFMG Eleito pelos estudantes por meio de votação Participa das instâncias de discussão e decisão da Unidade Organiza e implementa ações de apoio a demandas dos estudantes Promove diversas atividades: concursos literários, eventos, palestras, minicursos, campanhas informativas, atividades culturais, esportivas, recreativas, festas etc.

14 Centro de Extensão CENEX/FALE

15 O CENEX/FALE desenvolve um grande volume de atividades e projetos de extensão, que conectam a Universidade com a comunidade externa. A participação dos graduandos em tais atividades e projetos (como aluno, bolsista ou estagiário) gera créditos para o currículo do curso de Letras.

16 O CENEX Oferece à comunidade interna e externa à UFMG, cursos de línguas variadas, em diversos níveis e horários. Tais cursos configuram um espaço de aperfeiçoamento para o graduando da Faculdade de Letras, tanto como aluno quanto como professor/estagiário desses cursos.

17 Alunos da FALE têm 50% de desconto nos cursos do CENEX, exceto para os cursos especiais. Para maiores informações, consultem o site do CENEX/FALE: ou o boletim impresso disponível na secretaria do CENEX.

18 Setor de multimeios

19 Setor do CENEX que abriga uma grande variedade de materiais especializados em línguas estrangeiras. Os alunos da FALE podem realizar empréstimos de tais materiais. Para mais informações sobre carteirinha, senha, prazos, multas etc., verificar junto à recepção do local.

20 2º. Andar

21 BIBLIOTECA PROFESSOR RUBENS COSTA ROMANELLI

22 BIBLIOTECA PROFESSOR RUBENS COSTA ROMANELLI Oferece diversos acervos e bases de dados para pesquisa. Vocês devem ir à biblioteca, munidos de comprovante de matrícula e identidade, para obter orientações iniciais e realizar o cadastro de usuário da biblioteca e a habilitação de senha.

23 Para mais informações sobre atendimento, empréstimos, serviços, normas, regulamento, uso de escaninhos, pesquisas, prazos, multas, contatos etc., visitem o site da biblioteca:

24 Centro de Memória da FALE

25 Espaço que abriga eventos, intervenções, instalações, exposições, atividades culturais etc. Também abriga um acervo de objetos que contam a história da FALE (fotos, documentos, móveis etc.). A sala de coordenação do Centro de Memória está localizada ao lado da escada.

26 Serviços gerais

27 Setor responsável pela manutenção do prédio, de suas instalações e de seu patrimônio. Abriga os objetos achados e perdidos no prédio. Auxilia no funcionamento e na realização das atividades acadêmicas da FALE: aulas, eventos, reuniões, defesas etc.

28 Câmara de Pesquisa

29 Setor que faz a gestão e o acompanhamento de tudo o que se relaciona às atividades de pesquisa dos docentes e alunos da FALE: projetos, relatórios, bolsas de Iniciação Científica, núcleos de pesquisa/estudo, editais, organização de eventos, publicações etc.

30 COLEGIADO SEÇÃO DE ENSINO

31 Setores da Faculdade que cuidam da vida acadêmica dos alunos do curso. Para informações sobre o curso, currículo, matrizes curriculares, monitorias, contatos, normas, procedimentos, prazos, formulários etc., visitem o site do Colegiado:

32 O Colegiado e a Seção de Ensino da FALE, bem como todos os setores da UFMG, utilizam o institucional como instrumento de comunicação com os alunos. Caso você não vá usar ou checar seu institucional, faça o encaminhamento das mensagens para seu de uso frequente, para que possa receber todas as informações corretamente.

33 Qualquer dúvida relativa a institucional, folha de NIP s, acesso ao minhaufmg e ao sistema, carteira de identificação etc., procurar o DRCA (Unidade Administrativa III, ou o CECOM (8º. andar-reitoria,

34 Todos os procedimentos, pedidos, processos etc., referentes a questões acadêmicas dos alunos, são feitos em datas e prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico da UFMG, via preenchimento de formulários eletrônicos, disponíveis na página do Colegiado, anexando documentos escaneados em pdf. Assim, é muito importante que você conheça bem o site do Colegiado e fique atento ao para o recebimento de informações.

35 Ainda no segundo andar Auditórios 2001 e 2003 Superintendência administrativa Setor de compras Almoxarifado Mais escaninhos Salas de aula

36 Centro de Atividades Didáticas CAD 2 No nível do segundo andar da FALE, ao lado do prédio, encontra-se o CAD 2. Trata-se de um edifício de salas de aula, laboratórios e auditórios, que abriga disciplinas de vários cursos (incluindo Letras), eventos, palestras etc. Como as turmas iniciais do curso são grandes, quase todas estão alocadas lá.

37 Centro de atividades didáticas- CAD 2

38 3º. Andar

39 Diretoria e Câmara de Ensino

40 A Diretoria é o setor da FALE que gerencia e administra todos os órgãos e setores da Unidade. Cuida de todo o funcionamento administrativo, acadêmico, financeiro, burocrático etc. da FALE. A Câmara de Ensino é o setor que cuida de tudo o que se refere ao ensino de graduação e pós-graduação: oferta de disciplinas, encargos didáticos dos professores, concursos etc.

41 Congregação Órgão máximo de decisão da FALE, composto por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos. Reúne-se uma vez por mês para discussão e deliberação de questões relacionadas a toda comunidade da FALE.

42 Central de Estágios

43 Setor que cuida de todos os trâmites burocráticos, de todos os passos, exigências e documentos relacionados a estágios (obrigatórios e não-obrigatórios) dos alunos.

44 Monitoria/Apoio Pedagógico Sala 3055 O Programa de Monitoria de Graduação da FALE visa a dar suporte às atividades acadêmicas curriculares do curso de graduação em Letras.

45 É composto por um grupo de mais de 20 monitores, alunos avançados de graduação, que se dedicam a auxiliar aqueles alunos cujas dúvidas se relacionam às disciplinas iniciais e básicas do curso.

46 É realizado por meio de atendimentos presenciais, com horários fixos durante o semestre, na sala A participação como monitor no Programa de monitorias gera créditos para o currículo do curso. Todas as informações relativas à Monitoria estão no site do Colegiado.

47 Apoio Pedagógico O Projeto de Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais constitui um suporte pedagógico extracurricular que visa a auxiliar os alunos ingressantes no curso de Letras, para que alcancem um melhor aproveitamento nas disciplinas iniciais (do primeiro ano) oferecidas no curso.

48 É realizado por meio de aulas temáticas presenciais, com horários fixos durante o semestre, ofertadas por alunos de pós-graduação da FALE/UFMG. A participação como aluno nas aulas do Apoio Pedagógico gera créditos para o currículo do curso. Todas as informações relativas ao Apoio Pedagógico estão no site do Colegiado.

49 Laboratórios Salas 3063/3065 Espaço equipado com computadores e acesso a internet, usado para aulas de várias disciplinas de áreas como: edição, tradução, fonética e fonologia, línguas estrangeiras etc.

50 SAEL Serviço de Atenção ao Estudante de Letras (SAEL): oferece atendimento relativo à saúde mental, na sala 3025, no terceiro andar do prédio. O agendamento deverá ser feito no próprio local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) ou pelo sael@letras.ufmg.br.

51 Ainda no terceiro andar Salas de aula Gabinetes de professores Coordenação de Recursos Humanos Laboratórios e salas de projetos e núcleos de pesquisa/estudo Instituto Confúcio

52 4º. Andar

53 Sala dos professores

54 Espaço reservado aos professores para convivência, reuniões, intervalos etc. Nessa sala se encontram os escaninhos dos professores, para uso pessoal e também para recepção de documentos, trabalhos de alunos, correspondências etc.

55 Setor de Apoio Técnico

56 Setor que cuida de toda a parte de equipamentos das salas de aula, auditórios e laboratórios: computadores, aparelhos de som, datashows, conexão a internet etc. Oferece suporte técnico-operacional na realização de aulas, eventos, defesas, palestras, reuniões etc.

57 SETOR DE TI (INFORMÁTICA) DA FACULDADE DE LETRAS Setor que cuida de toda a parte informatizada da FALE. O setor de TI não dá suporte em hardware e software dos equipamentos particulares de alunos, somente dos patrimoniados na Faculdade.

58 Para acesso a Internet Sem Fio: Nome da rede: "UFMG" Autenticação: usuário e senha da minhaufmg Para acesso ao minhaufmg, entre no site da UFMG:

59

60 Laboratório de informática Sala 4008 Possui alguns computadores disponíveis para uso dos alunos. Horário: de 09:00h a 18:00h.

61 Ainda no quarto andar Núcleo de LIBRAS Salas de aula Gabinetes de professores Sala dos estagiários do CENEX Laboratórios e salas de projetos e núcleos de pesquisa/estudo Programas de Pós-Graduação (POSLIN, POSLIT, PROFLETRAS) Sala do Idiomas Sem Fronteiras Setor de periódicos Sala de convivência dos servidores técnicoadminstrativos

Acesse o site e mantenha-se atualizado!

Acesse o site e mantenha-se atualizado! SEJAM BEM-VINDOS! www.saocamilo-sp.br Acesse o site e mantenha-se atualizado! CAMPUS POMPEIA Rua Raul Pompeia, 144 CAMPUS IPIRANGA Av. Nazaré, 1.501 Formação Acadêmica: MULTIDISCIPLINAR 1) Eixo Inter 2)

Leia mais

MANUAL DO CALOURO Centro de Ciências Humanas e Letras * Universidade Federal do Piauí CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL MANUAL DO CALOURO

MANUAL DO CALOURO Centro de Ciências Humanas e Letras * Universidade Federal do Piauí CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL MANUAL DO CALOURO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL MANUAL DO CALOURO 2015 SOBRE O CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DA UFPI O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) é uma unidade de ensino e administração

Leia mais

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS!

RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS! RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2019/1 BEM-VINDOS AO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS! OFERTA DO CURSO DE LETRAS O curso de Letras da FALE é ofertado em duas modalidades: licenciatura e bacharelado.

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2013. Registro acadêmico e matrícula dos alunos do PEC-G ingressantes no 1º semestre de e 5 Segunda e terçafeira

RESOLUÇÃO 01/2013. Registro acadêmico e matrícula dos alunos do PEC-G ingressantes no 1º semestre de e 5 Segunda e terçafeira RESOLUÇÃO 01/2013 1 Aprova Calendário Escolar. O COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias e Regimentais, resolve: Art. 1 o

Leia mais

alunos veteranos de graduação

alunos veteranos de graduação 1 RESOLUÇÃO 05/2013 Aprova Calendário Escolar. O COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias e Regimentais, resolve: Art. 1 o

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS CONSELHO DEPARTAMENTAL DECISÃO Nº. 063/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS CONSELHO DEPARTAMENTAL DECISÃO Nº. 063/2016 DECISÃO Nº. 063/2016 O DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DA, EM SUA NONA SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA DEZ DE OUTUBRO DE DOIS MIL E DEZESSEIS, DECIDIU, POR UNANIMIDADE, EM FACE AO RELATO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSO DE IDIOMAS DO CENEX-FALE / UFMG 1º SEMESTRE / 2019 ATENÇÃO:

REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSO DE IDIOMAS DO CENEX-FALE / UFMG 1º SEMESTRE / 2019 ATENÇÃO: REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSO DE IDIOMAS DO CENEX-FALE / UFMG 1º SEMESTRE / 2019 ATENÇÃO: 1. Os candidatos à bolsa das categorias Aluno da UFMG e Pessoa da Comunidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE/UFMG 2º SEM / 2018

REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE/UFMG 2º SEM / 2018 Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG www.cenex.letras.ufmg.br REGULAMENTO DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE/UFMG 2º SEM / 2018 CURSOS REGULARES

Leia mais

PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE - 1º SEMESTRE / 2018

PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE - 1º SEMESTRE / 2018 www.cenex.letras.ufmg.br Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DOS CURSOS DE IDIOMAS DO CENEX-FALE - 1º SEMESTRE / 2018 CURSOS REGULARES E CURSOS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão da

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Início: 2017/01

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Início: 2017/01 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PASSO FUNDO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA EDITAL N 85/2018 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA BIBLIOTECA/UFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria de

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das Atividades Complementares Aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante Ata de 11 de dezembro de 2014 Aprovado pelo Colegiado de Curso Ata de 11 de dezembro de 2014 Capivari, SP Dezembro/2014

Leia mais

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG RESOLUÇÃO 01, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Define parâmetros e indicadores de atividades para a progressão dos integrantes da carreira de magistério Superior das Classes A, B, C e D da Escola de Ciência

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA

BACHARELADO EM FÍSICA BACHARELADO EM FÍSICA - 2017 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (FIWX03) A partir de 2017 todos os alunos ingressantes no curso de Física terão em seu currículo o Requisito Curricular Suplementar

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS S COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das Atividades Complementares no âmbito do Curso de Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina de Jundiaí- FMJ SEÇÃO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.62 4 6.6 381 8.75 1 1 2 3 4 5 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.13 54 6.54 234 1 1 5 1 15 2 25 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

ANEXO I - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

ANEXO I - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA ANEXO I - REGULAMENTO DAS ATIVIDADES

Leia mais

DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO

DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES DOS COLEGIADOS DOS CURSOS TÉCNICOS E ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS -2 Folha: 01/ ATENÇÃO! Atividade Complementar é um componente curricular que atende a LDB 9394/96 do MEC e a Resolução 0 de 02/09/20, portanto o aluno deve cumprir as exigências de acordo com seu currículo.

Leia mais

Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras

Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras Introdução As Atividades Complementares (ACs) constituem componente curricular obrigatório. Todos os alunos do Curso

Leia mais

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Núcleo de Avaliação UnUCET 2006 _ CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Para a análise dos dados dessa pesquisa, que foi realizada por meio de questionários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA NORMAS REGULAMENTARES PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CURSO DE AGRONOMIA CCA/UFC De acordo com a Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Artes Curso de Belas Artes

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Artes Curso de Belas Artes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Artes Curso de Belas Artes REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.76 16 6.4 15 8.75 1 5 1 15 2 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Avaliação Acadêmica 2017

Avaliação Acadêmica 2017 geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.85 677 6.53 7 169 7.65 35 2k 4k 6k 8k por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação de plano de trabalho da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CAMPUS DE SANTA TERESA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. FUNDAMENTOS LEGAIS 1.1. Diretrizes Curriculares do Ministério da

Leia mais

Bem-vindos calouros e calouras da Faculdade de Fisioterapia da UFJF!

Bem-vindos calouros e calouras da Faculdade de Fisioterapia da UFJF! Bem-vindos calouros e calouras da Faculdade de Fisioterapia da UFJF! Preparamos esse manual para esclarecer aquelas dúvidas que surgem quando se está iniciando a Faculdade. Aproveite e faça download desse

Leia mais

Guia do CAL. ouro. * este guia complementa as informações do manual lançado pela PROGRAD

Guia do CAL. ouro. * este guia complementa as informações do manual lançado pela PROGRAD Guia do CAL ouro * este guia complementa as informações do manual lançado pela PROGRAD SETORES DO CAL DIREÇÃO DO CENTRO É o órgão responsável pela gestão administrativa, financeira e patrimonial e também

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 Disposições preliminares... 4 CAPÍTULO II... 4 Das atividades complementares... 4 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

PLANILHA DE ATIVIDADE DOCENTE

PLANILHA DE ATIVIDADE DOCENTE PLANILHA DE ATIVIDADE DOCENTE Atividade Sugestão CAAD/ Matão Documento Comprobatório do RIT Atividades de Ensino Regência de Aulas Componentes curriculares (horário consolidado) / FIC, substituir por Projeto

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

Salvador, Bahia Quinta-feira 24 de Julho de 2014 Ano XCVIII N o EDITAL Nº 069/2014

Salvador, Bahia Quinta-feira 24 de Julho de 2014 Ano XCVIII N o EDITAL Nº 069/2014 Salvador, Bahia Quinta-feira 24 de Julho de 2014 Ano XCVIII N o 21.476 EDITAL Nº 069/2014 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), em suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO E CULTURAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO E CULTURAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO E CULTURAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL APROVADA PELO COLEGIADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EM: 13 de

Leia mais

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÂO PAULO CURSO DE OBSTETRÍCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE DE SÂO PAULO CURSO DE OBSTETRÍCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE DE SÂO PAULO CURSO DE OBSTETRÍCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art 1º. - O presente conjunto de normas tem por finalidade normalizar o registro

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS NUCLEO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA E GESTÃO REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades são parte integrante do currículo do Curso de Biomedicina,

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa. Dra. Renata 2018 da Silva Coelho. --

Leia mais

Universidade Federal do Ceará UFC Instituto de Cultura e Arte ICA Curso de Gastronomia

Universidade Federal do Ceará UFC Instituto de Cultura e Arte ICA Curso de Gastronomia Universidade Federal do Ceará UFC Instituto de Cultura e Arte ICA Curso de Gastronomia MANUAL DE REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GASTRONOMIA Aprovado pelo Colegiado do Curso de

Leia mais

APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS

APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS 113 114 REGULAMENTO 02/DACC/UNIR/2014 O colegiado do curso, no uso de suas atribuições, Regulamenta as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Leia mais

EJA FUNDAMENTAL E EJA MÉDIO

EJA FUNDAMENTAL E EJA MÉDIO EJA FUNDAMENTAL E EJA MÉDIO Guia 2017 Com o objetivo de orientar o aluno na busca de informações sobre o funcionamento da Instituição, bem como o posicionamento da mesma, estruturou-se esse documento voltado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação (ACG) constituem

Leia mais

Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Logística IFMG Campus Sabará

Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Logística IFMG Campus Sabará MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS SABARÁ Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Recife 2017 1. Objetivo A Biblioteca Pe. Carlos Leôncio da Silva tem como objetivo atuar junto à comunidade

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA (Aprovada pela Resolução CEPE 054E/2015) UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 Disciplina e regulamenta o funcionamento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 39, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 39, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2011 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 39, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2011 Aprova regulamento para as Atividades Complementares de Graduação (ACG) O Reitor do Centro

Leia mais

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012.

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do

Leia mais

Dimensão 3 Infraestrutura

Dimensão 3 Infraestrutura Dimensão 3 Infraestrutura Apresentam-se as instalações físicas do Campus Villa-Lobos, fora de sede, da Universidade de Mogi das Cruzes, que contemplam de modo resumido, dados das instalações acadêmicas

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Março de 2018 SUMÁRIO NORMAS PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

Belo Horizonte, 27 de dezembro de Profª Graciela Inés Ravetti Gómez Diretora da Faculdade de Letras da UFMG

Belo Horizonte, 27 de dezembro de Profª Graciela Inés Ravetti Gómez Diretora da Faculdade de Letras da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais FALE/UFMG Edital de seleção para o Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino (LTE) 1º Semestre de 2018 A Diretora da Faculdade de Letras da Universidade

Leia mais

CENEX-FALE UFMG CURSOS DE IDIOMAS 2º SEMESTRE / 2017

CENEX-FALE UFMG CURSOS DE IDIOMAS 2º SEMESTRE / 2017 CENEX-FALE UFMG S DE IDIOMAS 2º SEMESTRE / 2017 TURMAS DE SÁBADO ATENÇÃO: LOCAIS ONDE ACONTECEM AS AULAS DO CENEX-FALE / UFMG: PRÉDIO ENDEREÇO ARQUITETURA Escola de Arquitetura da UFMG Rua Paraíba, 697

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº28/2014 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA.

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº28/2014 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA. RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº28/2014 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA. O CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 7º do Regimento Interno

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 23/2016, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016 Aprova alterações no Calendário Escolar da UFMG para o segundo período letivo de 2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO I - Atividades Complementares de Graduação (ACG s)

ANEXO I - Atividades Complementares de Graduação (ACG s) ANEXO I - Atividades Complementares de Graduação (ACG s) I. DISPOSIÇÕES GERAIS As atividades complementares compreendem toda atividade curricular desenvolvida que não conste na grade curricular do curso

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Quirinópolis, GO 2018 ANEXO II Regulamento de Atividades Complementares As Atividades Complementares são componentes curriculares, com o total de horas definido

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 GERAL DE ALUNOS 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. O Presidente do Conselho do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando o que

Leia mais

Bem-vindo à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Bem-vindo à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional cartilha do CALOURO Bem-vindo à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional A EEFFTO foi fundada em novembro de 1953. Atualmente, a Escola possui quatro departamentos: de Educação Física,

Leia mais

COLEGIADO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UFMG

COLEGIADO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UFMG COLEGIADO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UFMG Resolução Nº 03/2016 de 21/11/2016 Regulamenta a integralização de créditos por atividades acadêmicas complementares, no âmbito do Curso

Leia mais

Manual de Atividades Complementares Escola de Tecnologia da Informação

Manual de Atividades Complementares Escola de Tecnologia da Informação Manual de Atividades Complementares Escola de Tecnologia da Informação 1) INTRODUÇÃO As Atividades Complementares constituem práticas acadêmicas obrigatórias, para os estudantes dos cursos de graduação,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PMG Programa de Monitoria de Graduação PROGRAD

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PMG Programa de Monitoria de Graduação PROGRAD EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PMG Programa de Monitoria de Graduação PROGRAD EDITAL N O 001/2018 DE SELEÇÃO DO PMG OBSERVAÇÃO: LEIA COMPLETAMENTE ESTE EDITAL E O ANEXO ANTES DE EFETIVAR A INSCRIÇÃO AO PMG

Leia mais

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017/1 Este relatório objetiva publicizar os resultados da autoavaliação do Curso de Nutrição, realizada pelos discentes do curso em 2017/1

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar o oferecimento, a matrícula,

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão das

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016 INTERESSADO: Pró-Reitoria Acadêmica e Setor de Extensão Universitária ASSUNTO:Atualização das Normas para Registro Acadêmico

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC. Anexo 3 REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA DA FMABC ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC. Anexo 3 REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA DA FMABC ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDA MEDICINA DO ABC Anexo 3 REGULAMENTO DO CURSO MEDICINA DA FMABC S COMPLEMENTARES As atividades complementares (AC) são atividades curriculares de caráter independente, interdisciplinar e transversal

Leia mais

Apresentação Universidade do Sagrado Coração USC Pró-Reitoria Acadêmica

Apresentação Universidade do Sagrado Coração USC Pró-Reitoria Acadêmica 0 Apresentação A Universidade do Sagrado Coração USC, com o intuito de enriquecer o currículo dos seus estudantes, no uso de suas atribuições legais, considerando os entendimentos relativos às atividades

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa.Ma. Giselle 2018 Carreira Fernandes. --

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 09/2018 DE 19 DE JUNHO DE 2018 Aprova modificações no Calendário Escolar da UFMG para o ano de 2018. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no

Leia mais

Centro de Artes Curso de Dança Licenciatura TUTORIAL PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E FORMAÇÃO LIVRE

Centro de Artes Curso de Dança Licenciatura TUTORIAL PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E FORMAÇÃO LIVRE Centro de Artes Curso de Dança Licenciatura TUTORIAL PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E FORMAÇÃO LIVRE 1. Formação Complementar As atividades complementares correspondem às atividades desempenhadas fora da esfera

Leia mais

RESOLVE: 1º O Programa de Orientação Acadêmica deverá seguir os princípios de tutoria.

RESOLVE: 1º O Programa de Orientação Acadêmica deverá seguir os princípios de tutoria. RESOLUÇÃO 03/16 CCMV Regulamenta o programa de orientação acadêmica no Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O Colegiado do Curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA

BACHARELADO EM FÍSICA BACHARELADO EM FÍSICA Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (FIWX01) A partir de 2010 todos os alunos ingressantes no curso de Física terão em seu currículo o Requisito Curricular Suplementar de nome

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/ Sexta-feira Data-limite para registro acadêmico e matrícula de alunos intercambistas. ingressantes no 2º semestre letivo de 2014

RESOLUÇÃO 01/ Sexta-feira Data-limite para registro acadêmico e matrícula de alunos intercambistas. ingressantes no 2º semestre letivo de 2014 RESOLUÇÃO 01/2014 1 Aprova Calendário Escolar. O COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias e Regimentais, resolve: Art. 1 o

Leia mais

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO.

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Av. Amazonas 3150, 45.075-265 Vitória da Conquista

Leia mais

Universidade Federal da Bahia / Escola de Medicina Veterinária e Zooctenia Aprovado em Reunião da Congregação 16/06/2016

Universidade Federal da Bahia / Escola de Medicina Veterinária e Zooctenia Aprovado em Reunião da Congregação 16/06/2016 Universidade Federal da Bahia / Escola de Medicina Veterinária e Zooctenia Aprovado em Reunião da Congregação 6/6/26 CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO DOS TÍTULOS I. TÍTULOS ACADÊMICOS (pontuação máxima 5) Descrição

Leia mais

QUADRO DE APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO

QUADRO DE APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO QUADRO DE APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO ATIVIDADES CÓDIGO CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA MÁXIMA A SER CONTABILIZADA Componentes curriculares não previstos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACADÊMICAS, CIENTIFICAS E CULTURAIS) DO CURSO DE BACHAREL EM QUÍMICA CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACADÊMICAS, CIENTIFICAS E CULTURAIS) DO CURSO DE BACHAREL EM QUÍMICA CAPÍTULO I UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS ÁREA DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA LP Campus I Bairro São José Fone (54) 316 8347 99001-970 Passo Fundo RS e-mail: quimica@upf.br Área

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o corpo discente da Instituição de Ensino Superior deve

Leia mais

Manual do aluno EaD. Campus Virtual

Manual do aluno EaD. Campus Virtual Manual do aluno EaD Campus Virtual Campus Virtual É um ambiente virtual desenvolvido para que você mesmo faça cursos on-line, solicitações acadêmicas e financeiras, e acesse a biblioteca virtual, grade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 02/2012 Estabelece as Normas para Aproveitamento de Atividades Complementares ao Currículo (ACC) de acordo com as

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 005/ CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 005/ CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 005/2006 - CONSEPE Regulamenta as Atividades Complementares nos cursos de graduação da UDESC. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE da Fundação Universidade do

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA CAPÍTULO I A BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA CAPÍTULO I A BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA CAPÍTULO I A BIBLIOTECA Art. 1º A biblioteca da Faculdade de Cafelândia é um setor de apoio às atividades de ensino, com uma importante significação

Leia mais

FACULDADE CAMBURY. sejam BEM-VINDOS! MANUAL DE CALOUROS CAMBURY

FACULDADE CAMBURY. sejam BEM-VINDOS! MANUAL DE CALOUROS CAMBURY FACULDADE CAMBURY sejam BEM-VINDOS! MANUAL DE CALOUROS CAMBURY www.cambury.br BEM VINDO À CAMBURY! A Faculdade Cambury tem uma trajetória de sucesso com quase 30 anos no mercado universitário. Para nós

Leia mais

Nome: Matrícula: Curso/Versão: PEDAGOGIA / VERSÃO 4

Nome: Matrícula: Curso/Versão: PEDAGOGIA / VERSÃO 4 FORMULÁRIO DE REGISTRO DE S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Nome: Matrícula: Curso/Versão: PEDAGOGIA / VERSÃO 4 E-mail: Tel: E-mail da Coordenação: edu.uerjgraduacao@gmail.com Facebook: Pedagogia UERJ Maracanã

Leia mais