Consulta Pública MME 033/2017 Reforma do SEB. Reunião ABRAGE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Consulta Pública MME 033/2017 Reforma do SEB. Reunião ABRAGE"

Transcrição

1 Consulta Pública MME 033/2017 Reforma do SEB Reunião ABRAGE

2 Temas Tratados Ampliação do mercado livre Separação de lastro e energia e desobrigação de compra de energia Licitação de concessões existentes não prorrogadas Privatização e Descotização Risco hidrológico Leilões de Excedentes Operação e formação de preços

3 Ampliação do Mercado Livre Limites mínimos progressivos para elegibilidade ao ACL: 2020: 2 MW; 2021: 1 MW; 2022: 500 kw atingida a atual barreira dos consumidores especiais; 2024: 400 kw; 2028: 75 kw. A partir de 2018, consumidores com carga inferior a 1 MW necessariamente deverão ser representados por comercializadores na CCEE. Até , as tarifas de fornecimento deverão ser binômias e horárias. Gestão da contratação dos contratos regulados (geração e transmissão) poderá ser centralizada na CCEE.

4 Ampliação do Mercado Livre Fonte: PSR Cronograma de migração deve ser calibrado para minimizar riscos de subcontratação e sobrecontratação, e considerando encaminhados / solucionados os temas correlatos

5 Ampliação do Mercado Livre Risco de subcontratação Decorrente de subavaliação do crescimento de mercado ou sobreavaliação da taxa de migração. Atenuado por leilões de energia existente (já conhecidos). Custos remanescentes repassáveis (exposição involuntária). Risco de sobrecontratação Decorrente de sobreavaliação do crescimento de mercado ou subavaliação da taxa de migração. Atenuado por leilões de excedente (em regulamentação). Custos remanescentes repassados a todos os consumidores.

6 Ampliação do Mercado Livre Fonte: PSR Cronograma de migração parece calibrado para considerar novas contratações no ACR

7 Ampliação do Mercado Livre Ampliação do mercado livre deve ser condicionada à garantia da expansão do sistema (hoje suportada pelo ACR), com viabilização dos project finances. Necessidade de equacionamento de temas relevantes correlatos, entre os quais: processo de formação de preços; contratos legados; comercialização varejista; incentivos a fontes específicas.

8 Ampliação do Mercado Livre Necessárias campanhas de informação e, sobretudo, conscientização dos consumidores dos riscos envolvidos e das consequências decorrentes da má gestão comercial, hoje assumidos pelas distribuidoras. Diversas variáveis fora da capacidade de controle regulatório afetarão a quantidade dos contratos legados a serem administrados: taxa de crescimento do mercado, penetração da GD, nível de não adesão ao ACL (mercado residual) etc. Nesse sentido, a descotização das usinas hidrelétricas prorrogadas ou já licitadas parece uma ferramenta regulatória de que se dispõe e que pode ser calibrada, progressivamente, na medida da evolução da ampliação do mercado e da quantidade de contratos legados. Necessárias regras claras e ágeis sobre o cancelamento de registros, corte e religação do fornecimento de energia envolvimento do Ministério Público e Poder Judiciário. Troca de medidores realizada gradativamente e de acordo com a possibilidade dos fabricantes e das distribuidoras efetuarem as substituições dos equipamentos, sendo os custos suportados pelos consumidores que solicitarem a migração, sem criação de barreira de entrada.

9 Ampliação do Mercado Livre Devem ser previstos mecanismos mais robustos para viabilizar a representação de consumidores na CCEE, em especial para os casos de inadimplência. Deve permanecer a constituição de comunhão de fato e de direito para agregação de carga até 500 kw de consumidores atendidos por Fontes Incentivadas até 2028.

10 Separação de Lastro e Energia Poder Concedente definirá quantidade de energia necessária e novos empreendimentos de geração a serem licitados, em leilões de lastro, para garantia da segurança de suprimento. Remuneração por lastro e atributos técnicos e físicos, tais como: confiabilidade; despachabilidade; contribuição para redução de perdas e alívio do sistema de transmissão ou distribuição; capacidade de ponta; capacidade de regulação de tensão e frequência. Hidrelétricas e termelétricas flexíveis mais valorizadas frente às fontes intermitentes. Fim dos leilões de reserva após a regulamentação e implementação dos leilões de lastro. Com leilões de lastro, MME poderá reduzir a obrigatoriedade de contratação de 100% de lastro para cobertura do consumo.

11 Separação de Lastro e Energia Criação de dependência adicional de processos públicos centralizados (leilões), hoje só existentes no ACR. Precificação do lastro deve ser cuidadosa, sob pena de inviabilização dos novos empreendimentos. Na teoria, preços tendem a convergir para aqueles que viabilizem a obtenção de receita que geradores imaginam não recuperar no mercado e os financiadores? Com a consequente desobrigação de compra de energia para cobertura de consumo, a percepção de receita não recuperável, especialmente em contratos de longo prazo, pode ser significativa. Necessidade de remuneração de atributos técnicos (nos leilões de lastro ou próprios), tais como: confiabilidade; capacidade de atendimento à ponta; capacidade de regulação de tensão e frequência; despachabilidade; contribuição para redução de perdas e alívio do sistema de transmissão ou distribuição.

12 Separação de Lastro e Energia Desobrigação de compra de energia para cobertura integral do consumo deve ser seguida de regras claras e eficientes de incentivo / penalização na gestão da comercialização de energia pelas distribuidoras-comercializadoras, sob risco de: desestímulo à contratação de médio / longo prazo; perda de previsibilidade e estabilidade do fluxo de caixa dos geradores existentes (e novos); redução da capacidade de realização de operações de financiamento pelos geradores existentes (e novos). Num primeiro momento, ao menos, manutenção da obrigação de compra de 100% do consumo no ACR. Necessidade de tratamento cuidadoso do período de transição. Início da separação leilões apenas de novos empreendimentos? Cronograma e modulação da desobrigação de compra de energia para cobertura de consumo deve ser pensada evitando-se o risco de rupturas no modelo comercial e perda da capacidade de geração de receita dos geradores existentes.

13 Separação de Lastro e Energia Implementação da separação de lastro e energia deve ser precedida de tratativas com instituições potencialmente financiadoras, para avaliação do real apetite para financiamento de projetos sem contratos de energia de longo prazo e mais expostos aos riscos de crédito do mercado livre. Concorrência das fontes de financiamento é o cenário ideal. Necessidade de realismo tarifário, especialmente até que os benefícios da abertura e do dinamismo do mercado preponderem. Conveniente a criação (pelo governo e/ou mercado) de mecanismos facilitadores para contratação de energia. Pool de comercializadores. Bolsas de energia. Leilões para celebração de contratos de disponibilidade de curto prazo por UTEs. Relevante para o sucesso da separação de lastro e energia é o aperfeiçoamento do processo de formação de preço, garantindo-se, essencialmente, maior previsibilidade. Definição atual do PLD mínimo é adequada à nova realidade?

14 Licitação de Concessões Existentes Não Prorrogadas Usinas alcançadas pela Lei /2013 deverão ser licitadas, para livre comercialização de energia. Vedação à prorrogação (UHE Mascarenhas de Moraes). Itumbiara possui regime próprio de outorga e comercialização (Lei /2015). Não cotização da energia. Bens reversíveis poderão ser vendidos aos vencedores das licitações pelos então titulares das concessões, em condições e valores definidos nos respectivos editais. Vedação legal à prorrogação é desnecessária e pode não servir ao melhor interesse público. Poder Concedente hoje possui a faculdade de prorrogação ou licitação, que pode ser exercida na medida da conveniência e oportunidade, e do melhor interesse público. Evitando-se riscos relativos à transferência de titularidade, podem ser exigidos do mesmo concessionário as condições de qualidade, econômicas e comerciais aplicáveis aos licitantes. Elevação da percepção de risco pelos geradores hidrelétricos não alcançados pela Lei /2013.

15 Privatização e Descotização Em caso de privatização de empresa detentora de concessão ou autorização de geração, o Poder Concedente alterará o regime de exploração para produção independente. Privatização possível inclusive das usinas prorrogadas. A partir de 2020, a privatização da geração considerará: pagamento à CDE de valor correspondente a um terço do benefício econômico-financeiro adicionado. pagamento de bonificação de outorga anual correspondente a dois terços do benefício econômico-financeiro adicionado. Métrica do benefício econômico-financeiro não definida ganho de valor decorrente de aumento de prazos de concessão e/ou alteração do regime comercial.

16 Privatização e Descotização Na privatização de pessoas jurídicas controladas direta ou indiretamente pala União até , a bonificação de outorga mínima será de: um terço do benefício econômico-financeiro adicionado, na geração; dois terços do benefício econômico-financeiro adicionado, na transmissão. Quando precedida de cisão parcial ou constituição de subsidiária integral, é condição para a privatização que as despesas de caráter permanente da sociedade cindida ou da controladora sejam reduzidas ou transferidas à subsidiária integral em montante proporcional à receita oriunda dos ativos integrantes do patrimônio da sociedade resultante ou subsidiária a ser privatizada.

17 Privatização e Descotização Descotização se constitui em medida coerente e aderente aos objetivos das propostas: ampliação do mercado livre; fortalecimento do sinal informativo dos preços de energia; isonomia no acesso à energia; incentivos à eficiência nas decisões empresariais de agentes individuais; alocação mais eficiente dos riscos. Descotização, portanto, não possui relação com o tema privatização, porque o controle societário A ou B da energia em nada altera as suas motivações e seus benefícios. Proposta: liberação gradual da energia das usinas prorrogadas e licitadas, a taxas anuais definidas pelo Poder Concedente; pagamentos equivalentes à CDE e à União.

18 Risco Hidrológico Aplicação retroativa a 2013 do tratamento da GFOM, sobre parcela da energia cujo agente titular tenha, até : desistido ou não seja autor de ação judicial sobre o GSF; renunciado a qualquer alegação de direito sobre o GSF; desistido da repactuação ou não tenha repactuado o risco hidrológico. Ressarcimento do valor apurado sob a forma de extensão das concessões. Na desistência da repactuação, são preservados os ressarcimentos já recebidos e a extensão de concessão já homologada.

19 Risco Hidrológico Vedação à repactuação do risco hidrológico após definição pela ANEEL dos parâmetros do tratamento da GFOM (já realizada). Problema para usinas que já se comprometeram com repactuação ou que desejam fazê-lo. Regra inócua para empreendimentos estruturantes ou que já repactuaram o risco hidrológico. Grande parcela da energia repactuada. Necessidade de manutenção da proteção de longo prazo. Entrada em operação comercial pós Regra pode, se aperfeiçoada e bem regulamentada, equacionar os litígios existentes, mas não trata do problema estrutural.

20 Risco Hidrológico Manutenção da possibilidade de repactuação do risco hidrológico para outorgas existentes. Data limite para aplicação do cálculo do ressarcimento mediante extensão da outorga vinculada à de publicação da Lei. Condições para extensão do prazo de outorgas vigentes, tais como preços de referência, valor líquido para cálculo da extensão e respectivas taxas de desconto aplicadas devem ser esclarecidas para suporte à tomada de decisões pelos agentes envolvidos em disputas judiciais. Toda a geração termelétrica com CVU superior ao PLD deve compor, integralmente, o montante elegível para ressarcimento via GFOM, bem como a integralidade da energia elétrica importada sem garantia física; Cálculo do ressarcimento considerando custo de capital aderente com os riscos do setor: 9,63% (repactuação do risco hidrológico).

21 Leilões de Excedentes Leilões de excedentes: distribuidoras poderão vender, em mecanismo centralizado estabelecido pela ANEEL, o excesso de energia contratada. Venda para consumidores livres, comercializadores, geradores e autoprodutores. Leilões deverão ter regras para estabelecimento de quantidades, prazos e, especialmente, preços mínimos ou reserva aderência às condições de mercado com ajuste de risco para os consumidores regulados. Mais flexibilidade e mercado para venda de excedentes. Resultado dos leilões (positivo ou negativo) será alocado a todos os consumidores do SIN. Leilões de excedentes servirão para atenuar a sobra dos contratos legados, com a ampliação do mercado livre.

22 Leilões de Excedentes Necessidade de coerência com a proposta de separação de lastro e energia. Mitigação do risco de judicialização. Proteção aos vendedores originais dos contratos que serão vendidos pelas distribuidoras.

23 Operação e Formação de Preço Maior acoplamento das decisões de operação ao processo de definição do preço de energia. No mínimo, maior proximidade entre os modelos computacionais para operação e formação de preço. No limite, abertura legal para formação de preço por ofertas e despacho por preço. MRE facultativo. Possível em cenário futuro (improvável) de despacho por oferta de preços. Serviços ancilares remunerados por tarifas ou ofertas de preços. A partir de 2020: PLDs em base horária; PLDs definidos por modelos computacionais ou oferta de preços; abertura dos modelos do CEPEL.

24 Operação e Formação de Preço Antes da migração para um modelo de Preço por Oferta, faz-se necessário desenvolver um estudo para detalhar o funcionamento do sistema neste novo paradigma (que demonstre os benefícios a serem alcançados, à luz das premissas descritas na Nota Técnica supracitada), bem como definir sua data de início de vigência, assim como o período de transição e seus mecanismos.

Proposta de Reforma Comercial do Setor Elétrico. Reunião ABRAGE 21/03/2018

Proposta de Reforma Comercial do Setor Elétrico. Reunião ABRAGE 21/03/2018 Proposta de Reforma Comercial do Setor Elétrico Reunião ABRAGE 21/03/2018 Ampliação do Mercado Livre Limites mínimos progressivos para elegibilidade ao ACL (qualquer tensão): 2020: 2 MW; 2021: 1 MW; 2022:

Leia mais

CONSULTA PUBLICA (CP) 33 NOTA TÉCNICA Nº 5/2017/AEREG/SE

CONSULTA PUBLICA (CP) 33 NOTA TÉCNICA Nº 5/2017/AEREG/SE CONSULTA PUBLICA (CP) 33 NOTA TÉCNICA Nº 5/2017/AEREG/SE A CONSULTA Continuidade à Consulta Pública nº 21, de 2016; Propõe se submissão de proposta de aprimoramento do marco legal do setor elétrico em

Leia mais

FIESP - Workshop de Energia

FIESP - Workshop de Energia FIESP - Workshop de Energia Mercado Livre de Energia Painel: Expansão do Mercado Livre Fabio Lopes Alves Secretário de Energia Elétrica Ministério de Minas e Energia São Paulo, 23 de Agosto de 2017 1 ROTEIRO

Leia mais

Cenários e Perspectivas para o Mercado Livre de Energia em 2019

Cenários e Perspectivas para o Mercado Livre de Energia em 2019 Cenários e Perspectivas para o Mercado Livre de Energia em 2019 Comportamento Tarifas e Preços Comportamento Tarifas e Preços Composição Tarifária PARCELA A Custos não gerenciáveis Compra de Energia Encargos

Leia mais

DE APRIMORAMENTO DO MARCO LEGAL DO SETOR ELÉTRICO.

DE APRIMORAMENTO DO MARCO LEGAL DO SETOR ELÉTRICO. Sessão 4 - Debate com as associações setoriais A VISÃO DO CONSUMIDOR CONSULTA PÚBLICA 33/2017 Avaliação do modelo vigente do setor elétrico PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DO MARCO LEGAL DO SETOR ELÉTRICO. Mudanças

Leia mais

WORKSHOP MERCADO LIVRE DE ENERGIA. São Paulo, 23 de agosto de 2017.

WORKSHOP MERCADO LIVRE DE ENERGIA. São Paulo, 23 de agosto de 2017. WORKSHOP MERCADO LIVRE DE ENERGIA São Paulo, 23 de agosto de 2017. ABRACEEL 84 empresas associadas de diferentes vocações ABRACEEL Agenda Momento atual do setor e ML Objetivos da reforma Futuro: consulta

Leia mais

Consolidação da Consulta Pública #33

Consolidação da Consulta Pública #33 Consolidação da Consulta Pública #33 FGV Energia - Encontro de comercializadores do Rio de Janeiro Mar/2018 Rafael Ferreira Assessor da Presidência FGV FGV Energia - - Encontro Com. Com. RJ RJ R. R. Ferreira

Leia mais

Energy Risk Management 2017 A Reforma do Setor Elétrico pela Ótica do Consumidor

Energy Risk Management 2017 A Reforma do Setor Elétrico pela Ótica do Consumidor Energy Risk Management 2017 A Reforma do Setor Elétrico pela Ótica do Consumidor Propostas 1. Compromissos de Reforma e Elementos de Coesão Autoprodução Redução dos Limites do Acesso ao ACL 2. Medidas

Leia mais

Reorganização do Setor Elétrico: Algumas anotações. Edvaldo Santana

Reorganização do Setor Elétrico: Algumas anotações. Edvaldo Santana Reorganização do Setor Elétrico: Algumas anotações Edvaldo Santana A direção das mudanças Ampliação do mercado livre Mais liberdade para contratação Coerência nos subsídios Maior precisão entre custo e

Leia mais

MP 688/2015 e AP 032/2015

MP 688/2015 e AP 032/2015 MP 688/2015 e AP 032/2015 Reunião ABRAGE 26/08/2015 Resumo a partir da MP 688/2015, documentos submetidos à AP 032/2015 (abertura 2ª fase) e reuniões presenciais com MME e ANEEL Sujeito a alterações e

Leia mais

Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica Workshop de Infraestrutura

Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica Workshop de Infraestrutura Aperfeiçoamentos do Mercado de Geração Hídrica Workshop de Infraestrutura Rodrigo Limp DIRETOR DA ANEEL São Paulo, 20 de março de 2019 Sistema Elétrico Brasileiro O Brasil adotou o modelo de despacho centralizado

Leia mais

Aprimoramentos regulatórios do setor elétrico

Aprimoramentos regulatórios do setor elétrico Aprimoramentos regulatórios do setor elétrico 07/11/2017 Energy Risk Management Cesar Pereira Gerente Executivo de Regras, Capacitação e Preços Ampliação do Mercado Livre Total de Associados (setembro

Leia mais

2 Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro

2 Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro 2 Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Segundo a lei federal no. 10.848, esse novo modelo tem três objetivos principais: garantir a segurança no suprimento da energia elétrica, atingir a modicidade

Leia mais

Perspectivas do Setor Elétrico 2017 a 2021 A ótica do mercado

Perspectivas do Setor Elétrico 2017 a 2021 A ótica do mercado Perspectivas do Setor Elétrico 2017 a 2021 A ótica do mercado ENASE 2017-14º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração 17/05/2017 Agenda CCEE Mercado

Leia mais

Repactuação do Risco Hidrológico MP nº 688/2015

Repactuação do Risco Hidrológico MP nº 688/2015 Repactuação do Risco Hidrológico MP nº 688/2015 Lei nº 10.848/2004 (Redação Original) Art. 2 o... 1 o Na contratação regulada, os riscos hidrológicos serão assumidos conforme as seguintes modalidades contratuais:

Leia mais

REN 824/2018 Leilão de Excedentes e Mecanismos de Ajustes Contratuais. Reunião ABRAGE 20/09/2018

REN 824/2018 Leilão de Excedentes e Mecanismos de Ajustes Contratuais. Reunião ABRAGE 20/09/2018 Leilão de Excedentes e Mecanismos de Ajustes Contratuais Reunião ABRAGE 20/09/2018 Mecanismos de Ajustes Contratuais Mecanismos de Ajustes de Montantes de CCEARs: MCSD Energia Nova espécie de leilão reverso;

Leia mais

NOVO MODELO PARA O SETOR ELÉTRICO. Junho de 2018

NOVO MODELO PARA O SETOR ELÉTRICO. Junho de 2018 NOVO MODELO PARA O SETOR ELÉTRICO Junho de 2018 AGENDA Histórico da CP MME 33 Propostas de Aprimoramento para o SEB Pontos de Atenção e Considerações Finais AGENDA Histórico da CP MME 33 Propostas de Aprimoramento

Leia mais

Fórum de Debates CCEE-EPE Separação de lastro e energia

Fórum de Debates CCEE-EPE Separação de lastro e energia Fórum de Debates CCEE-EPE Separação de lastro e energia 26/07/2017 Agenda 1. Abertura 2. Preço de curto prazo e operação do sistema 3. Alocação de riscos e centralização de contratos 4. Financiabilidade

Leia mais

RISCO HIDROLÓGICO, MRE E GSF

RISCO HIDROLÓGICO, MRE E GSF RISCO HIDROLÓGICO, MRE E GSF Camila Rodrigues Advogada da Justen, Pereira, Oliveira & Talamini A matriz elétrica brasileira tem como principal fonte geradora a hidráulica. A utilização do fluxo da água

Leia mais

DIRETRIZES PARA O SETOR ELÉTRICO. Clube de Engenharia

DIRETRIZES PARA O SETOR ELÉTRICO. Clube de Engenharia DIRETRIZES PARA O SETOR ELÉTRICO Clube de Engenharia Painel ASEF 07/2017 Características do Sistema Elétrico Brasileiro Singularidades Hidrotérmica e Interligada (SIN) com: 79% de Fontes Renováveis em

Leia mais

MP735 Lei /2016. Reunião Plenária da ABRAGE

MP735 Lei /2016. Reunião Plenária da ABRAGE MP735 Lei 13.360/2016 Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 29 de novembro de 2016 Resumo da tramitação Pauta Síntese dos artigos Próximos passos Resumo da tramitação Pauta Síntese dos artigos Próximos

Leia mais

Resolução ANEEL 514/ Alocação de Cotas de Garantia Física de Energia e Potência. Reunião ABRAGE 28/11/2012

Resolução ANEEL 514/ Alocação de Cotas de Garantia Física de Energia e Potência. Reunião ABRAGE 28/11/2012 Resolução ANEEL 514/2012 - Alocação de Cotas de Garantia Física de Energia e Potência Reunião ABRAGE 28/11/2012 Alocação das Cotas (AP 090/2012) Objetivos: manter inalterado o nível de contratação das

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES ENVIADAS POR E- MAIL E/OU OUTROS FORMATOS

CONTRIBUIÇÕES ENVIADAS POR E- MAIL E/OU OUTROS FORMATOS CONTRIBUIÇÕES ENVIADAS POR E- MAIL E/OU OUTROS FORMATOS REPONSÁVEL... Nº DA PÁGINA EDP...3 ABEEÓLICA...91 ABRADEE...141 THYMOS ENERGIA...163 RAÍZEN ENERGIA...184 ABRADEMP...190 ABRAFE...216 FGV ENERGIA...228

Leia mais

Contratação dos ativos de geração em lastro e energia, com vistas a assegurar a expansão sustentável do parque gerador do Sistema Interligado

Contratação dos ativos de geração em lastro e energia, com vistas a assegurar a expansão sustentável do parque gerador do Sistema Interligado Contratação dos ativos de geração em lastro e energia, com vistas a assegurar a expansão sustentável do parque gerador do Sistema Interligado Nacional (SIN) 28 de julho de 2017 Considerações Iniciais Dúvidas

Leia mais

Painel 2: CCEE e a operação do mercado 22/03/2018 Agenda Setorial 2018: Reforma Setorial e Perspectivas 2018

Painel 2: CCEE e a operação do mercado 22/03/2018 Agenda Setorial 2018: Reforma Setorial e Perspectivas 2018 Painel 2: CCEE e a operação do mercado 22/03/2018 Agenda Setorial 2018: Reforma Setorial e Perspectivas 2018 Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração Agenda Institucional Mercado Livre Desafios

Leia mais

Reunião ANEEL Separação de Lastro e Energia Contratação de Capacidade

Reunião ANEEL Separação de Lastro e Energia Contratação de Capacidade Reunião ANEEL Separação de Lastro e Energia Contratação de Capacidade Julho de 2017 Contexto Mundial Em geral, no mercado de energia, o preço do mercado - Spot - não é suficiente para atrair novos investimentos

Leia mais

Contribuição à Consulta Pública MME nº 33/2017: Caderno Jurídico Propostas para Alterações do Marco Legal do Setor Elétrico Brasileiro

Contribuição à Consulta Pública MME nº 33/2017: Caderno Jurídico Propostas para Alterações do Marco Legal do Setor Elétrico Brasileiro Contribuição à Consulta Pública MME nº 33/2017: Caderno Jurídico Propostas para Alterações do Marco Legal do Setor Elétrico Brasileiro Brasília, 17 de agosto de 2017 EDP 2 Sumário Autoprodução 3 Redução

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE CAPACIDADE: SEPARAÇÃO DE LASTRO E ENERGIA 30/06/2017

CONTRATAÇÃO DE CAPACIDADE: SEPARAÇÃO DE LASTRO E ENERGIA 30/06/2017 CONTRATAÇÃO DE CAPACIDADE: SEPARAÇÃO DE LASTRO E ENERGIA 30/06/2017 1 DESAFIOS DO NOVO MODELO Garantir a expansão de forma adequada: FINANCIABILIDADE Precificação correta do lastro sob pena de inviabilizar

Leia mais

Consequências Comerciais Decorrentes da Insegurança Jurídica Relativa à Utilização dos Recursos Hídricos FIESP 07/03/2018

Consequências Comerciais Decorrentes da Insegurança Jurídica Relativa à Utilização dos Recursos Hídricos FIESP 07/03/2018 Consequências Comerciais Decorrentes da Insegurança Jurídica Relativa à Utilização dos Recursos Hídricos FIESP 07/03/2018 FURNAS Sistema de Geração FURNAS Sistema de Transmissão 3 Temas Atuais do Setor

Leia mais

III Seminário Internacional Desafios da Regulação no Setor Elétrico

III Seminário Internacional Desafios da Regulação no Setor Elétrico III Seminário Internacional Desafios da Regulação no Setor Elétrico Regulação da Distribuição em Portugal e no Brasil Principais Riscos Regulatórios João Aguiar Presidente Compra de energia para venda

Leia mais

ENTENDENDO O MERCADO DE ENERGIA PERSPECTIVAS

ENTENDENDO O MERCADO DE ENERGIA PERSPECTIVAS ENTENDENDO O MERCADO DE ENERGIA PERSPECTIVAS Bernardo Bezerra bernardo@psr-inc.com Energy Consumers Forum São Paulo, 28 de maio de 2019 Temário Situação atual do setor elétrico Transição energética no

Leia mais

Repactuação do risco hidrológico GSF

Repactuação do risco hidrológico GSF Repactuação do risco hidrológico GSF Índice Elegibilidade para repactuação no ACR Extensão da Concessão para Ressarcimento de 2015 no ACR Ressarcimento do deslocamento das geradoras no ACL em 2015 Extensão

Leia mais

ENASE 2018 Setor Elétrico 2022, o que esperar?

ENASE 2018 Setor Elétrico 2022, o que esperar? ENASE 2018 Setor Elétrico 2022, o que esperar? Painel Geração e Transmissão Flávio Antônio Neiva Presidente da ABRAGE Rio de Janeiro, 24 de maio de 2018 Associadas da ABRAGE Expansão do parque gerador

Leia mais

As Novas Oportunidades do Setor de Energia Eólica com o Mercado Livre. Julho de 2018

As Novas Oportunidades do Setor de Energia Eólica com o Mercado Livre. Julho de 2018 As Novas Oportunidades do Setor de Energia Eólica com o Mercado Livre Julho de 2018 AGENDA PROPOSTAS DE APRIMORAMENTO DO SEB PANORAMA ATUAL OPORTUNIDADES DE CONTRATAÇÃO E RISCOS ENVOLVIDOS DESAFIOS Crescimento

Leia mais

Bioeletricidade e o mercado livre de energia. Brasília, 27 de junho de 2017.

Bioeletricidade e o mercado livre de energia. Brasília, 27 de junho de 2017. Bioeletricidade e o mercado livre de energia Brasília, 27 de junho de 2017. ABRACEEL 80 empresas associadas de diferentes vocações ABRACEEL Agenda O setor e o mercado livre Mudanças setoriais Financiamento

Leia mais

Perspectivas do mercado livre, comercialização de energia, risco e estratégia de precificação. Luiz Fernando Leone Vianna

Perspectivas do mercado livre, comercialização de energia, risco e estratégia de precificação. Luiz Fernando Leone Vianna Perspectivas do mercado livre, comercialização de energia, risco e estratégia de precificação Luiz Fernando Leone Vianna 02.06.2014 A Apine A Apine 64 associados Geradores privados e concessionárias de

Leia mais

ENASE Rio de Janeiro, 17 de maio de 2017.

ENASE Rio de Janeiro, 17 de maio de 2017. ENASE 2017 Rio de Janeiro, 17 de maio de 2017. ABRACEEL 76 empresas associadas de diferentes vocações ABRACEEL Cenário Atual e Perspectiva Nos últimos três encontros Enase, a Abraceel argumentou que o

Leia mais

Sistemáticas dos Leilões

Sistemáticas dos Leilões VIII Conferência Anual da RELOP Sistemáticas dos Leilões José Jurhosa Junior Diretor São Tomé 2 de setembro de 2015 Contexto atual Geração Aumento de 44% da capacidade instalada nos últimos 10 anos. Uma

Leia mais

Os Desafios da Comercialização de Energia nos Mercados Regulado e Livre no Sistema Brasileiro

Os Desafios da Comercialização de Energia nos Mercados Regulado e Livre no Sistema Brasileiro Os Desafios da Comercialização de Energia nos Mercados Regulado e Livre no Sistema Brasileiro Xisto Vieira Filho Diretor de Regulação e Comercialização de Energia da MPX Energia S.A. Presidente da Associação

Leia mais

XX Simpósio Jurídico da ABCE. Os 10 anos da Lei /2004, reflexões e perspectivas.

XX Simpósio Jurídico da ABCE. Os 10 anos da Lei /2004, reflexões e perspectivas. XX Simpósio Jurídico da ABCE Os 10 anos da Lei 10.848/2004, reflexões e perspectivas. São Paulo Outubro de 2014 Ricardo Brandão Procurador-Geral da ANEEL Marcos normativos antecedentes à Lei 10.848/2004

Leia mais

Negociações com energia: o modelo mercantil do setor elétrico

Negociações com energia: o modelo mercantil do setor elétrico Negociações com energia: o modelo mercantil do setor elétrico José Antonio Sorge Ludo Energia Tópicos O atual modelo mercantil e de negócios com energia Discussão dos problemas atuais com o modelo e com

Leia mais

OS DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO. Brasília 29/07/2016 DELSON JOSÉ AMADOR

OS DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO. Brasília 29/07/2016 DELSON JOSÉ AMADOR OS DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO Brasília 29/07/2016 DELSON JOSÉ AMADOR UM POUCO DE HISTÓRIA * ATÉ A DÉCADA DE 1970 - REMUNERAÇÃO GARANTIDA : COMPUTADA NA TARIFA - EQUALIZAÇÃO TARIFÁRIA : AJUSTE NA REMUNERAÇÃO

Leia mais

Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013

Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013 1 Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013 2 Setor Elétrico Brasileiro Números do Setor Elétrico Brasileiro Geração Instalada: 124.386 MW Linhas de

Leia mais

Aperfeiçoamentos do Mercado Atacadista de Energia. Roberto Brandão

Aperfeiçoamentos do Mercado Atacadista de Energia. Roberto Brandão Aperfeiçoamentos do Mercado Atacadista de Energia Roberto Brandão Brasília, 18/09/2018 Sumário 1. Fragilidades do de energia no atacado 2. Histórico da crise no mercado atacadista 3. Perspectivas de aprimoramento

Leia mais

Reunião Plenária da ABRAGE. Medidas anunciadas pelo Governo para alívio do caixa das distribuidoras

Reunião Plenária da ABRAGE. Medidas anunciadas pelo Governo para alívio do caixa das distribuidoras Reunião Plenária da ABRAGE Medidas anunciadas pelo Governo para alívio do caixa das distribuidoras 26/03/2014 Medidas de Apoio ao Setor Elétrico 1 ) Criação da Conta Centralizadora, denominada Conta-ACR.

Leia mais

Visão Geral do Modelo de Comercialização de Energia no Brasil ABINEE TEC 2007

Visão Geral do Modelo de Comercialização de Energia no Brasil ABINEE TEC 2007 Visão Geral do Modelo de Comercialização de Energia no Brasil ABINEE TEC 2007 Luiz Henrique Alves Pazzini Gerência de Acompanhamento de Mercado - GAM 25 de abril de 2007 Agenda Comercialização de Energia

Leia mais

A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil. Ivan Camargo Assessor da Diretoria

A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil. Ivan Camargo Assessor da Diretoria A ANEEL e o Marco Regulatório do Brasil Ivan Camargo Assessor da Diretoria Sumário 1. Marco Regulatório Brasileiro. Resultados. 2. Atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica. 3. Principais Desafios.

Leia mais

Impressões sobre a Consulta Pública do MME: Proposta de aprimoramento do marco legal do setor elétrico

Impressões sobre a Consulta Pública do MME: Proposta de aprimoramento do marco legal do setor elétrico Impressões sobre a Consulta Pública do MME: Proposta de aprimoramento do marco legal do setor elétrico PEREIRA, João Luiz. Impressões sobre a Consulta Pública do MME: Proposta de aprimoramento do marco

Leia mais

Papel e Perspectivas da CCEE para o Setor Elétrico Seminário Internacional Bolsa de Energia

Papel e Perspectivas da CCEE para o Setor Elétrico Seminário Internacional Bolsa de Energia Papel e Perspectivas da CCEE para o Setor Elétrico Seminário Internacional Bolsa de Energia ARY PINTO Conselheiro 28/02/2019 Agenda Sistema Elétrico Brasileiro e a CCEE Mercado Livre de Energia Elétrica

Leia mais

Energia em Foco Estratégias e Dasafios para o Futuro

Energia em Foco Estratégias e Dasafios para o Futuro Energia em Foco Estratégias e Dasafios para o Futuro Cenário e Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro Romeu Rufino Diretor Geral da ANEEL 28.08.2015 Mantenedores: 1 FGV Energia Ciclo de palestras

Leia mais

3. O Setor Elétrico Brasileiro (SEB)

3. O Setor Elétrico Brasileiro (SEB) 3. O Setor Elétrico Brasileiro (SEB) Até 1995, o Setor Elétrico Brasileiro era formado por empresas verticalizadas, predominantemente estatais, detentoras das atividades de geração, transmissão e distribuição

Leia mais

III Conferência Nacional de PCH e CGH Cenário atual e Agenda Regulatória Efrain Pereira da Cruz

III Conferência Nacional de PCH e CGH Cenário atual e Agenda Regulatória Efrain Pereira da Cruz III Conferência Nacional de PCH e CGH Cenário atual e Agenda Regulatória Efrain Pereira da Cruz Diretor Curitiba, 10 de maio de 2019 Cenário Atual: Capacidade instalada e participação das CGH s e PCH s

Leia mais

VI Conferência de PCHs Mercado & Meio-Ambiente Comercialização de Energia Elétrica Proveniente de PCHs no Brasil

VI Conferência de PCHs Mercado & Meio-Ambiente Comercialização de Energia Elétrica Proveniente de PCHs no Brasil VI Conferência de PCHs Mercado & Meio-Ambiente Comercialização de Energia Elétrica Proveniente de PCHs no Brasil Antônio Carlos Fraga Machado Presidente do Conselho de Administração Câmara de Comercialização

Leia mais

Utilities Day Santander São Paulo, Fevereiro de 2016

Utilities Day Santander São Paulo, Fevereiro de 2016 Utilities Day Santander São Paulo, Fevereiro de 2016 1 Fluxos nos Sistemas de Potência O fluxo dos elétrons Baseado em Leis Universais: - Kirchhoff's - Ohm s - Gauss s - Equações de Maxwell - Equações

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Aula 3 Racionamento de energia RECAPITULANDO... Racionamento de energia; Crise de racionamento de 2001; Bandeira Tarifárias;

Leia mais

Regulação do Setor Elétrico Brasileiro Contexto e Desafios Atuais

Regulação do Setor Elétrico Brasileiro Contexto e Desafios Atuais Regulação do Setor Elétrico Brasileiro Contexto e Desafios Atuais Seminário Internacional Desafios da Regulação do Setor Elétrico Romeu Donizete Rufino Diretor-Geral da ANEEL 12 de fevereiro de 2015 Universidade

Leia mais

Richard Lee Hochstetler Instituto Acende Brasil. Mercado de Energia: O Futuro dos Ambientes de Contratação Livre e Regulado Guia de Discussão

Richard Lee Hochstetler Instituto Acende Brasil. Mercado de Energia: O Futuro dos Ambientes de Contratação Livre e Regulado Guia de Discussão Richard Lee Hochstetler Instituto Acende Brasil Mercado de Energia: O Futuro dos Ambientes de Contratação Livre e Regulado Guia de Discussão TÓPICOS INFRAESTRUTURA MERCADO O QUE É PRECISO PARA UM MERCADO

Leia mais

Painel 5: Aperfeiçoamentos dos mercados livre e regulado

Painel 5: Aperfeiçoamentos dos mercados livre e regulado Painel 5: Aperfeiçoamentos dos mercados livre e regulado 4º Encontro Nacional de Consumidores Livres 20/10/2016 Roberto Castro Conselheiro de Administração Agenda A CCEE Evolução do mercado livre Equilíbrio

Leia mais

Perspectivas do Setor Elétrico 2018 a 2022 A ótica do Mercado

Perspectivas do Setor Elétrico 2018 a 2022 A ótica do Mercado Perspectivas do Setor Elétrico 2018 a 2022 A ótica do Mercado Reunião Plenária da ABRAGE Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração 20/09/18 Grandes números CCEE e mercado de energia elétrica

Leia mais

IV Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico Aspectos jurídicos da contratação no âmbito da CCEE

IV Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico Aspectos jurídicos da contratação no âmbito da CCEE IV Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico Aspectos jurídicos da contratação no âmbito da CCEE Solange David Gerente Jurídica, março de 2012 I - Introdução: Principais discussões legais existentes

Leia mais

8 de agosto de Ricardo Lima Conselheiro de Administração - CCEE. Estrutura tarifária "ponta/fora da ponta Perspectiva dos atores

8 de agosto de Ricardo Lima Conselheiro de Administração - CCEE. Estrutura tarifária ponta/fora da ponta Perspectiva dos atores Estrutura tarifária "ponta/fora da ponta Perspectiva dos atores Seminário Autoprodução de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas 8 de agosto de 2012 Ricardo Lima Conselheiro de Administração

Leia mais

O COMERCIALIZADOR E A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO NOVO PANORAMA DO SETOR ELÉTRICO. Walfrido Avila - 06/2002

O COMERCIALIZADOR E A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO NOVO PANORAMA DO SETOR ELÉTRICO. Walfrido Avila - 06/2002 O COMERCIALIZADOR E A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO NOVO PANORAMA DO SETOR ELÉTRICO Walfrido Avila - 06/2002 1 1 - CENÁRIOS DE EVOLUÇÃO DO SISTEMA INTERLIGADO CENÁRIO DE REFERÊNCIA (1) Critérios com base na Resolução

Leia mais

GERAÇÃO DISTRIBUIDA MODELO E LEGISLAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL Nº 482/2012. Secretaria de Energia Elétrica SEE

GERAÇÃO DISTRIBUIDA MODELO E LEGISLAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL Nº 482/2012. Secretaria de Energia Elétrica SEE GERAÇÃO DISTRIBUIDA MODELO E LEGISLAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL Nº 482/2012 Secretaria de Energia Elétrica SEE MODELO ATUAL DO SETOR ELÉTRICO PILARES SEGURANÇA ENERGÉTICA UNIVERSALIZAÇÃO

Leia mais

O MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA

O MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA O MODELO SETORIAL PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS AMBIENTES DE CONTRATAÇÃO: LIVRE (ACL) OU REGULADA (ACR) DESVERTICALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO SETOR: GERADORES, TRANSMISSORES,

Leia mais

PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: EVOLUÇÃO DO MODELO REGULATÓRIO DO SETOR ELÉTRICO

PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: EVOLUÇÃO DO MODELO REGULATÓRIO DO SETOR ELÉTRICO PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO: EVOLUÇÃO DO MODELO REGULATÓRIO DO SETOR ELÉTRICO Isabel Lustosa CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROPOSTA DA CONSULTA PÚBLICA Nº 33/2017: ÍNDICE OS PRIMEIROS

Leia mais

11 de abril de Paulo Born Conselho de Administração

11 de abril de Paulo Born Conselho de Administração Operações do Mercado de Energia Evolução e Perspectiva Seminário FIEPE 11 de abril de 2013 Paulo Born Conselho de Administração Agenda Visão Geral do Mercado de Energia Governança e Ambientes de Comercialização

Leia mais

1. SUMÁRIO EXECUTIVO. a. Prévia de Medição 1 fevereiro/2017. b. Contabilização Janeiro/17

1. SUMÁRIO EXECUTIVO. a. Prévia de Medição 1 fevereiro/2017. b. Contabilização Janeiro/17 O InfoMercado mensal apresenta os dados prévios da medição de fevereiro de 2017 e os principais resultados da contabilização das operações do mercado de energia elétrica em janeiro de 2017. O histórico

Leia mais

A CP 033 e a Expansão do Mercado Livre. Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia

A CP 033 e a Expansão do Mercado Livre. Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia A CP 033 e a Expansão do Mercado Livre Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia Paula Valenzuela paula@psr-inc.com São Paulo, 23 de agosto de 2017 PSR Provedora de ferramentas analíticas e

Leia mais

A ANEEL regula venda de excedentes das distribuidoras

A ANEEL regula venda de excedentes das distribuidoras A ANEEL regula venda de excedentes das distribuidoras MARTINIANO, Urias G. Neto. A ANEEL regula venda de excedentes das distribuidoras. Agência CanalEnergia. Rio de Janeiro, 25 de julho de 2018. A lei

Leia mais

Perspectivas do Setor Elétrico 2016 a Comercialização

Perspectivas do Setor Elétrico 2016 a Comercialização Perspectivas do Setor Elétrico 2016 a 2020 - Comercialização ENASE 2016-13º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração 18/05/2016 Agenda CCEE Mercado

Leia mais

A bioeletricidade e o Ambiente de Contratação Livre. VII Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade. Sertãozinho, 23ago2017

A bioeletricidade e o Ambiente de Contratação Livre. VII Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade. Sertãozinho, 23ago2017 A bioeletricidade e o Ambiente de Contratação Livre VII Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade Sertãozinho, 23ago2017 Frederico Rodrigues Diretor de Relações Institucionais ABRACEEL Agenda A Abraceel

Leia mais

Evolução dos Contratos de Energia nas últimas décadas e os Recursos Naturais

Evolução dos Contratos de Energia nas últimas décadas e os Recursos Naturais Evolução dos Contratos de Energia nas últimas décadas e os Recursos Naturais 6º Painel - Direito da Concorrência e a Regulação Setorial harmonização e discordâncias Visão da Comercialização de Energia

Leia mais

Setor Elétrico Brasileiro

Setor Elétrico Brasileiro Setor Elétrico Brasileiro Desafios do SEB Oportunidades para PCHs e CGHs Judicialização do Setor Principal motivo: Generation Scaling Factor (GSF) = Volume de Energia efetivamente Gerado pelo MRE / Garantia

Leia mais

ENASE Painel Geração e Transmissão. Flávio Antônio Neiva ABRAGE Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017

ENASE Painel Geração e Transmissão. Flávio Antônio Neiva ABRAGE Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017 ENASE 2017 Painel Geração e Transmissão Flávio Antônio Neiva ABRAGE Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017 Associadas da ABRAGE Roteiro A Matriz de Energia Elétrica Mecanismo de Realocação de Energia MRE A

Leia mais

Novas do Mercado de Energia

Novas do Mercado de Energia Novas do Mercado de Energia Paulo Sérgio Javorski Diretor de Mercado de Energia CPFL Comercialização Brasil S.A. São Paulo, 05 de agosto de 2012 CPFL Energia 2009. Todos os direitos reservados. Novas do

Leia mais

APERFEIÇOAMENTOS REGULATÓRIOS PARA O MERCADO LIVRE. 13º Encontro Internacional de Energia - FIESP. 6 de agosto de 2012

APERFEIÇOAMENTOS REGULATÓRIOS PARA O MERCADO LIVRE. 13º Encontro Internacional de Energia - FIESP. 6 de agosto de 2012 APERFEIÇOAMENTOS REGULATÓRIOS PARA O MERCADO LIVRE 13º Encontro Internacional de Energia - FIESP 6 de agosto de 2012 Ricardo Lima Conselheiro de Administração - CCEE Funcionamento do Sistema Físico Funcionamento

Leia mais

Perspectivas do Setor Elétrico 2018 a 2022 A ótica do Mercado

Perspectivas do Setor Elétrico 2018 a 2022 A ótica do Mercado Perspectivas do Setor Elétrico 2018 a 2022 A ótica do Mercado 15º ENASE Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração 23/05/2018 Grandes números da CCEE 7.062 agentes 13% crescimento no último ano

Leia mais

Novos Negócios e Serviços na Rede de Distribuição

Novos Negócios e Serviços na Rede de Distribuição Novos Negócios e Serviços na Rede de Distribuição ARSESP e a Regulação dos Serviços Públicos (Lei Complementar 1.025/2007 Lei de Criação) A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo

Leia mais

Módulo 7 Energia de Reserva. Submódulo 7.1 Apurações da energia de reserva

Módulo 7 Energia de Reserva. Submódulo 7.1 Apurações da energia de reserva Módulo 7 Energia de Reserva Submódulo 7.1 Apurações da energia ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO 3. PREMISSAS 4. LISTA DE DOCUMENTOS 5. FLUXO DE ATIVIDADES 6. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES 7. ANEXOS Revisão Motivo

Leia mais

Comercializador Varejista

Comercializador Varejista Comercializador Varejista XIX Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica 10/11/201 Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração Agenda Governança do setor elétrico e o papel

Leia mais

Regras de Comercialização de Energia

Regras de Comercialização de Energia Regras de Comercialização de Energia Ricardo Grodzicki Agenda Medição Contratos Balanço Energético Encargos Custo devido ao descolamento entre PLD e CMO Liquidação Financeira do MCP Penalidade de Energia

Leia mais

O Projeto de Lei 1.917/2015 e PLS 232/2016 ( portabilidade das conta de luz ) e o modelo regulatório vigente. São Paulo, 26 de outubro de 2016

O Projeto de Lei 1.917/2015 e PLS 232/2016 ( portabilidade das conta de luz ) e o modelo regulatório vigente. São Paulo, 26 de outubro de 2016 O Projeto de Lei 1.917/2015 e PLS 232/2016 ( portabilidade das conta de luz ) e o modelo regulatório vigente São Paulo, 26 de outubro de 2016 ABRACEEL 71 Empresas Associadas Existem 187 comercializadoras

Leia mais

CCEE Situação Atual e Evoluções. Workshop Andrade&Canellas de agosto de Paulo Born Conselheiro de Administração - CCEE

CCEE Situação Atual e Evoluções. Workshop Andrade&Canellas de agosto de Paulo Born Conselheiro de Administração - CCEE CCEE Situação Atual e Evoluções Workshop Andrade&Canellas 2012 17 de agosto de 2012 Paulo Born Conselheiro de Administração - CCEE Responsabilidades da CCEE - Evolução 27) RRV usinas em atraso 28) Gestão

Leia mais

Tendências Comerciais do Setor Elétrico Brasileiro 18/07/14 CPFL Energia A Energia na Cidade do Futuro

Tendências Comerciais do Setor Elétrico Brasileiro 18/07/14 CPFL Energia A Energia na Cidade do Futuro Tendências Comerciais do Setor Elétrico Brasileiro 18/07/14 CPFL Energia A Energia na Cidade do Futuro Luiz Eduardo Barata Ferreira Presidente do Conselho de Administração Agenda Criação e evolução do

Leia mais

2 O setor elétrico brasileiro

2 O setor elétrico brasileiro 2 O setor elétrico brasileiro O setor elétrico divide-se basicamente quatro segmentos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. A geração de energia é composta por centrais hidrelétricas ou

Leia mais

3º Seminário Energia +Limpa O Mercado de Energia Elétrica Brasileiro

3º Seminário Energia +Limpa O Mercado de Energia Elétrica Brasileiro 3º Seminário Energia +Limpa O Mercado de Energia Elétrica Brasileiro Alexandre Zucarato 24 de abril de 2012 Funcionamento do Sistema Físico 2 Sistema Elétrico Brasileiro 3 Sistema Elétrico Brasileiro Rede

Leia mais

TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas

TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas TÉRMINO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE GERAÇÃO Impacto Econômico das Alternativas Mario Veiga mario@psr-inc.com Workshop sobre o Término do Prazo Contratual em Concessões no Setor Elétrico CNI, Brasília,

Leia mais

Resposta da Demanda. Workshop Infraestrutura Energia - Setor Elétrico e Mecanismos de Resposta pela Demanda

Resposta da Demanda. Workshop Infraestrutura Energia - Setor Elétrico e Mecanismos de Resposta pela Demanda Resposta da Demanda Workshop Infraestrutura Energia - Setor Elétrico e Mecanismos de Resposta pela Demanda 21/06/17 Roberto Castro Conselheiro de Administração Agenda A CCEE Resposta da demanda Conceituação

Leia mais

Mercado de Livre Contratação de Energia de PCHs Novas Regras de Comercialização e Liquidação V Conferência de PCHs Mercado e Meio Ambiente

Mercado de Livre Contratação de Energia de PCHs Novas Regras de Comercialização e Liquidação V Conferência de PCHs Mercado e Meio Ambiente Mercado de Livre Contratação de Energia de PCHs Novas Regras de Comercialização e Liquidação V Conferência de PCHs Mercado e Meio Ambiente Leonardo Calabró Conselho de Administração 05 de agosto de 2009

Leia mais

Visão Geral do Novo Modelo e Mudanças Institucionais

Visão Geral do Novo Modelo e Mudanças Institucionais ENCONTRO TÉCNICO SOBRE ENERGIA ELÉTRICA Visão Geral do Novo Modelo e Mudanças Institucionais João Carlos Mello Abril 2005 Visão Geral do Novo Modelo 1996-1997 O Projeto RE-SEB O contexto da situação regulatória

Leia mais

PAINEL: APRIMORAMENTO DO MECANISMO DE PRECIFICAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE ENERGIA

PAINEL: APRIMORAMENTO DO MECANISMO DE PRECIFICAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE ENERGIA PAINEL: APRIMORAMENTO DO MECANISMO DE PRECIFICAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE ENERGIA VII Seminário sobre Matriz Energética e Segurança Energética Brasileira e 13º Brazil Energy and Power FGV Energia e a Câmara

Leia mais

POSiCIONAMENTO DA COGERAÇÃO NO NOVO MARCO REGULATÓRIO

POSiCIONAMENTO DA COGERAÇÃO NO NOVO MARCO REGULATÓRIO POSiCIONAMENTO DA COGERAÇÃO NO NOVO MARCO REGULATÓRIO Professor Adilson de Oliveira ROTEIRO PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS MERCADOS ELÉTRICOS PAPÉIS DESTINADOS AOS AGENTES NOVAS BARREIRAS

Leia mais

RELATÓRIO SEMANAL. Semana I 03 a 07 de julho de 2017 ABRACEEL. Semana I 03 a 07 de julho de 2017.

RELATÓRIO SEMANAL. Semana I 03 a 07 de julho de 2017 ABRACEEL. Semana I 03 a 07 de julho de 2017. RELATÓRIO SEMANAL ABRACEEL. NOVO MODELO SAI, FINALMENTE No dia 05.07 finalmente foi divulgada pelo MME a muito aguardada minuta da Medida Provisória que trata dos aprimoramentos do marco legal do Setor

Leia mais

I - Pontos conceituais da MP 579/12 que podem ser alterados pelo Congresso

I - Pontos conceituais da MP 579/12 que podem ser alterados pelo Congresso I - Pontos conceituais da MP 579/12 que podem ser alterados pelo Congresso 1. Antecipação dos efeitos da prorrogação para 2013 - Emenda 1 da ABRAGE. As empresas geradoras que optarem pela prorrogação não

Leia mais

Versão: 3 Início de Vigência: Instrumento de Aprovação: Despacho ANEEL nº3.720, de 26 de dezembro de 2007.

Versão: 3 Início de Vigência: Instrumento de Aprovação: Despacho ANEEL nº3.720, de 26 de dezembro de 2007. Procedimento de Comercialização DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE AUTOPRODUÇÃO E PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE ENERGIA PARA APLICAÇÃO DAS TARIFAS DE USO DOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSMISSÃO Versão: 3 Início

Leia mais

A retomada do mercado livre de energia

A retomada do mercado livre de energia A retomada do mercado livre de energia Antonio José de Freitas Tópicos O mercado livre no mundo: comparativo com o Brasil Visão geral e contexto atual do mercado livre Mercado livre x mercado cativo: oportunidades

Leia mais

Expansão do Mercado Livre 23/08/2016 Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia

Expansão do Mercado Livre 23/08/2016 Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia Expansão do Mercado Livre 23/08/2016 Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia Talita Porto Conselheira de Administração CCEE: operadora do mercado de energia elétrica Criada em 1999, a CCEE

Leia mais

O que mudou recentemente nas regras do Mercado Livre de energia e o que está sendo avaliado no Congresso e Governo Federal

O que mudou recentemente nas regras do Mercado Livre de energia e o que está sendo avaliado no Congresso e Governo Federal São Paulo, 29 de maio de 2019 O que mudou recentemente nas regras do Mercado Livre de energia e o que está sendo avaliado no Congresso e Governo Federal Agenda Abraceel e o mercado livre Mudanças recentes

Leia mais

Proposta de Aprimoramento Estrutural para o MRE. Reunião ABRAGE 29/11/2017

Proposta de Aprimoramento Estrutural para o MRE. Reunião ABRAGE 29/11/2017 Proposta de Aprimoramento Estrutural para o MRE Reunião ABRAGE 29/11/2017 Objetivos da Proposta Consequências esperadas do aprimoramento estrutural proposto: desjudicialização permanente do GSF; reequilíbrio

Leia mais

ABINEE TEC Tecnologia e Financiamento do Setor Elétrico. Painel - Financiamento e Perspectivas do Setor Elétrico. Luiz Fernando Leone Vianna

ABINEE TEC Tecnologia e Financiamento do Setor Elétrico. Painel - Financiamento e Perspectivas do Setor Elétrico. Luiz Fernando Leone Vianna Tecnologia e Financiamento do Setor Elétrico Painel - Financiamento e Perspectivas do Setor Elétrico Luiz Fernando Leone Vianna Presidente do Conselho de Administração APINE - Associação Brasileira dos

Leia mais