INTITUTO QUALITTAS CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTITUTO QUALITTAS CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS"

Transcrição

1 INTITUTO QUALITTAS CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS ESTABILIZAÇÃO DO JOELHO MEDIANTE TÉCNICA EXTRACAPSULAR POR MÉTODO MINIMAMENTE INVASIVO REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO. Luciana Guirelli Ábrego Brasília, 2010.

2 Luciana Guirelli Ábrego Aluna do Curso de Clínica Médica e Cirúrgica do Instituto Qualittas Área de especialização: Clínica e cirurgia de pequenos animais. ESTABILIZAÇÃO DO JOELHO MEDIANTE TÉCNICA EXTRACAPSULAR POR MÉTODO MINIMAMENTE INVASIVO REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO. Trabalho monográfico de conclusão do curso de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais (TCC), apresentado ao Instituto Qualittas como requisito parcial para a obtenção do título de Pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, sob orientação do Prof. Dr. Afonso Henrique Miranda. Brasília, 2010.

3 ESTABILIZAÇÃO DO JOELHO MEDIANTE TÉCNICA EXTRACAPSULAR POR MÉTODO MINIMAMENTE INVASIVO REVISÃO DE LITERATURA E RELATO DE CASO. Elaborado por Luciana Guirelli Ábrego, aluna do Curso de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do Instituto Qualittas Foi analisado e aprovado com grau:... Brasília, de de. Membro Membro Professor Orientador Brasília, 2010.

4 Agradecimentos Agradeço em primeiro lugar a Deus por ter me propiciado saúde para cumprir mais uma etapa da minha vida acadêmica. Aos professores, pela paciência e dedicação com que nos ensinam. Ao professor Dr. Afonso Henrique Miranda, pela orientação e grande contribuição ao meu trabalho. Ao Dr. Claudio Roehsig pela co-orientação do meu trabalho e pela transmissão de uma pequena parte de seu conhecimento para meu enriquecimento pessoal e acadêmico. Aos colegas e amigos, pelo companheirismo, compreensão, ternura e carinho com o qual sempre nos trataram. A minha mãe pelo contínuo incentivo aos estudos, acreditando sempre em mim.

5 RESUMO O ligamento cruzado cranial atua impedindo o deslocamento cranial da tíbia e limitando o grau de rotação medial em relação ao fêmur. Sua ruptura é uma causa recorrente de claudicação dos membros posteriores de cães. Os rasgos podem ser completos ou parciais, o que irá influenciar no grau de claudicação do animal. A causa da ruptura pode ser puramente traumática ou estar associada a causas degenerativas, que se desenvolvem no decorrer da vida do animal. Mecanismos imunopatológicos também podem estar envolvidos na patologia. O diagnóstico da ruptura do ligamento cruzado cranial é feito pelo exame físico, por meio do movimento cranial de gaveta. Técnicas de diagnóstico por imagem são utilizadas para investigar a fonte da patologia e a radiografia é o método mais utilizado. Outros meios de diagnóstico também podem ser usados, como análise de líquido sinovial e artroscopia. O tratamento conservativo pode ser tentado em animais de pequeno porte, todavia a cirurgia é geralmente o procedimento de escolha. Diversos procedimentos cirúrgicos são descritos, entretanto nenhum é capaz de coibir a progressão da doença articular degenerativa, que é conseqüência da instabilidade articular ocasionada pela ruptura do ligamento. A escolha da técnica a ser aplicada se baseia no caso clínico de cada animal e na preferência do cirurgião. Palavras-chave: ruptura, ligamento cruzado cranial, joelho.

6 ABSTRACT The cranial cruciate ligament acts preventing the cranial displacement of the tibia and limiting the degree of medial rotation of the femur. His break is a cause of recurrent lameness of the hind limbs of dogs. Tears can be partial or full, which will influence the degree of lameness of the animal. The cause of the rupture may be purely traumatic or be associated with degenerative causes, which develop during the life of the animal. Immunopathological mechanisms may also be involved in pathology. The diagnosis of rupture of the cranial cruciate ligament is made by physical examination, through the movement of cranial drawer. Techniques of diagnostic imaging are used to investigate the source of pathology and radiography is the most used. Other means of diagnosis can also be used, such as analysis of synovial fluid and arthroscopy. The conservative treatment can be tried in small animals; however, surgery is the procedure of choice. Several surgical procedures are described, though none is able to inhibit the progression of degenerative joint disease, which is a consequence of joint instability caused by the rupture of the ligament. The choice of technique to be applied is based on clinical case of each animal and the surgeon's preference. Keywords: rupture, cranial cruciate ligament, knee.

7 "O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor. (M Teresa de Calcutá)

8 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS INTRODUÇÃO REVISÃO DE LITERATURA OBJETIVOS Objetivo geral Objetivo específico METODOLOGIA RELATO DE CASO MATERIAL E MÉTODOS - ROEHSIG (2008) DISCUSSÃO CONCLUSÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS... 30

9 LISTA DE FIGURAS Figura 1 Artrotomia exploratória de um joelho com suspeita clinica de RLCC. Ligamento Cruzado Cranial Rompido (seta)...29 Figura 2 Artrotomia exploratória de um joelho com RLCC. Osteoartrite gerada pela instabilidade articular devido a RLCC (seta)...29 Figura 3 Tunelização no ângulo de encontro entre o ligamento patela e o platô tibial com condutor de fio, de medial para lateral, passando um fio de náilon...30 Figura 4 Fio entrelaçado na crista da tíbia, com extremidades posicionadas medialmente...30 Figura 5 Orifício intercondilar sendo realizado para passagem do fio de náilon Figura 6 Condução do fio de náilon no aspecto medial do joelho, da crista da tíbia para a região do orifício intercondilar...31 Figura 7 Fio de náilon já passado pelo orifício intercondilar, de medial para lateral, onde encontram-se as pontas do deste...32 Figura 8 Pontas do fio amarradas com nó de cirurgião, após o entrelace da crista da tíbia no aspecto lateral...32

10 10 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 INTRODUÇÃO O curso de especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais foi realizado na cidade de Brasília - DF, no período compreendido entre janeiro de 2008 e julho de 2009, totalizando 360 horas. Foram ministradas aulas teóricas por professores de diversas especialidades, de universidades de todo o território nacional. Os módulos de especialização ocorreram aproximadamente a cada 45 dias e diversos assuntos foram abordados durante as aulas teóricas, abrangendo conteúdos de clínica e cirurgia. As aulas teóricas foram complementadas por aulas práticas referentes aos assuntos explanados. Alguns procedimentos cirúrgicos puderam ser realizados em cadáveres, no Hospital Veterinário São Francisco. Houve a participação de pacientes das clínicas de colegas veterinários do curso, durante as aulas práticas, possibilitando o estudo de assuntos abordados em sala de aula. Não houve aula prática em todos os módulos, devido ao conteúdo teórico relacionado apenas a clínica médica de pequenos animais de determinados assuntos.

11 REVISÃO DE LITERATURA O ligamento cruzado cranial atua limitando a rotação interna da tíbia. Quando o joelho é flexionado, os ligamentos cruzados cranial e caudal se torcem, limitando o grau de rotação interno da tíbia com relação ao fêmur. A inervação do ligamento serve como mecanismo de retroalimentação proprioceptiva para evitar excessiva flexão ou extensão do joelho (FOSSUM, 2005). As lesões de ligamento cruzado cranial são rasgos completos ou parciais na estrutura ligamentar do joelho. FOSSUM (2005). Resultam de traumatismo e mais comumente ocorrem de maneira espontânea (RADOSTITS et al, 2002). O resultado é a instabilidade na articulação do joelho, acompanhada de dor, o que pode melhorar gradualmente durante as primeiras semanas (DAVIDSON et al, 2005). Pode ainda ocorrer uma ruptura parcial, causando uma instabilidade menos óbvia, com menor claudicação. DAVIDSON et al (2005). De acordo com FOSSUM (2005), uma ruptura parcial geralmente progride para completa com o tempo. Ambos os casos, serão acompanhados de alterações articulares degenerativas, progressivas ao longo do tempo. A instabilidade articular, invariavelmente, leva à deterioração progressiva da movimentação do membro, com desenvolvimento de osteoartrite (DAVIDSON et al, 2005). Geralmente ocorre lesão de menisco quando há dano ao ligamento cruzado cranial. RADOSTITS et al (2002). Em alguns casos, o menisco pode estar com aspecto normal no momento da cirurgia, mas poderá apresentar dano em algum momento futuro (DAVIDSON et al, 2005). A ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCC) pode resultar de causas degenerativas e traumáticas. Uma lesão aguda se associa mais comumente com hiperextensão e rotação da perna. Pode ainda ocorrer com o salto de um cão, se a força do impulso tibial cranial exceder a força de rompimento do

12 12 ligamento. Com a degeneração do ligamento, mesmo atividades normais repetitivas podem causar ruptura progressiva do mesmo (FOSSUM, 2005). A degeneração do ligamento se associa com o envelhecimento, principalmente em cães de raças grandes; anormalidades conformacionais, como membros traseiros retos; e artropatias imunomediadas (FOSSUM, 2005). Foram investigados mecanismos imunopatológicos de cães predispostos à patologia, e as respostas imunes ao colágeno têm sido sugeridas como causa de degradação do ligamento cruzado cranial. Os ligamentos são compostos principalmente de colágeno tipo I (DOOM et al, 2008). Constatou-se ainda que processos inflamatórios na articulação do joelho podem alterar a composição dos ligamentos cruzados, onde sua resistência mecânica é significativamente reduzida. A inflamação induzida por fatores bioquímicos, como as citocinas tem sido implicados na degeneração do ligamento (DOOM et al, 2008). A ruptura do ligamento cruzado cranial é comum em cães de meia-idade a idosos, em especial nos animais de estimação com excesso de peso e sedentários. As fêmeas castradas correm maior risco. O problema é menos comum em gatos (ETTINGER e FELDMAN, 2004). No joelho de felinos, a ruptura de ligamento cruzado cranial normalmente causa claudicação dos membros posteriores, inchaço nas articulações e dor. São menos freqüentes do que em cães e são muitas vezes resultado de traumas (MCLAUGHLIN, 2002). Diversos fatores podem levar a RLCC, com desenvolvimento de doença articular degenerativa. Em muitos casos, a afecção patológica subjacente encontra-se presente em ambos os joelhos (FOSSUM, 2005) e há uma tendência de o ligamento do membro oposto também romper em um ano ou mais depois do primeiro (ETTINGER e FELDMAN, 2004). Nos casos de lesões importantes da articulação do joelho, como o atropelamento, por exemplo, os ligamentos cruzado caudal e colateral também podem romper-se, aumentando assim a instabilidade articular (RADOSTITS et al, 2002).

13 13 As causas degenerativas e traumáticas de ruptura do ligamento cruzado cranial podem estar inter-relacionadas, pois os ligamentos enfraquecidos por degeneração ficam mais susceptíveis a traumatismo (FOSSUM, 2005). A quantidade de líquido nas articulações com degeneração varia de normal a abundante. Tais acúmulos de líquido sinovial podem se tornar aparentes após período de exercício excessivo ou vigoroso. Nos casos em que a quantidade de líquido aumenta, em geral, ele é fino ou aquoso devido à diluição com líquido de edema (ETTINGER e FELDMAN, 2004). Danos ao pólo caudal do menisco medial, muitas vezes ocorre como resultado de instabilidade articular. Esse dano raramente ocorre como lesão isolada, mas pode ser visto em cerca de 45% dos pacientes com ruptura do ligamento cruzado cranial (DAVIDSON et al, 2005). Os meniscos são fundamentais para a manutenção da saúde e função do joelho. LUTHER et al (2009). Segundo DAVIDSON (2005), se o menisco está danificado, a osteoartrite pode progredir mais rapidamente. A velocidade das alterações degenerativas é proporcional ao peso e à atividade do animal. Há uma forte tendência de alterações degenerativas em grandes articulações que sustentam peso dos animais (ETTINGER e FELDMAN, 2004). A doença articular degenerativa leva a deformidades na cartilagem, com aumento das dimensões da articulação, causado por neoformação e remodelamentos ósseos marginais, produção de entesófito, espessamento da cápsula articular e destruição das superfícies articulares. Pode ocorrer luxação ou subluxação em grandes articulações, especialmente no joelho (ETTINGER e FELDMAN, 2004). Alterações significativas foram encontradas na morfologia do ligamento cruzado caudal em cães com ligamento cruzado cranial deficiente. Estas mudanças podem estar associadas a micro traumas repetitivos para o ligamento cruzado caudal, secundários a instabilidade articular (ZACHOS et al, 2002). Pacientes com RLCC apresentam início agudo de claudicação sem sustentação ou com sustentação parcial de peso sobre o membro afetado. A claudicação geralmente melhora em 3 a 6 semanas após lesão sem tratamento,

14 14 mas o animal não retorna à atividade pré lesão sem evidência de claudicação recorrente (FOSSUM, 2005). Em contrapartida, animais com rasgos parciais do ligamento apresentam claudicação leve com sustentação de peso associado ao exercício, o que pode dificultar o diagnóstico nesse estágio de lesão. À medida que o ligamento continua a rasgar e o joelho se torna cada vez mais instável, as alterações degenerativas pioram e a claudicação se torna mais acentuada e não se resolve com repouso. Pacientes com lacerações crônicas podem apresentar atrofia muscular da coxa em comparação com o membro normal (FOSSUM, 2005). Na ruptura aguda, a tíbia pode deslizar 3 a 8 mm cranialmente ao fêmur (subluxação cranial da tíbia). Trata-se de um movimento cranial semelhante ao movimento de uma gaveta. ETTINGER e FELDMAN (2004). Um movimento de gaveta cranial é diagnóstico de lesão de ruptura de ligamento cruzado cranial. (RADOSTITS et al, 2002). Nos casos crônicos, o movimento de gaveta pode ser difícil de obter, pois os tecidos periarticulares podem estar espessados, especialmente na região medial do joelho. DAVIDSON et al (2005). Cães e gatos com articulações do joelho instáveis podem ressentir-se da palpação e ser necessário sedá-los para determinar a extensão da lesão. RADOSTITS et al (2002). Outro fator que pode dificultar o movimento de gaveta é a falta de relaxamento adequado do paciente. Pode ser necessária anestesia geral para negar a influência da tensão muscular (FOSSUM, 2005). Os sinais clínicos de rotura meniscal podem incluir claudicação, uso reduzido de membros, ou um clique audível durante o movimento articular (DAVIDSON et al, 2005; ETTINGER e FELDMAN, 2004). Pode ocorrer tumefação palpável das articulações em decorrência de efusões nos cães de grande porte com doença grave, porém não há mudança de temperatura nem avermelhamento da pele. Em casos avançados, são freqüentes as restrições da amplitude de movimento e crepitação (ETTINGER e FELDMAN, 2004).

15 15 O diagnóstico de distúrbios articulares é geralmente baseado em uma história de claudicação, exame físico e exames complementares. Técnicas de diagnóstico por imagem são usadas para investigar a fonte da patologia e a radiografia é o método mais utilizado. Tomografia computadorizada e ressonância magnética são menos utilizadas na medicina veterinária do que a ultrassonografia, devido ao alto custo e necessidade de anestesia geral do paciente (SOLER et al, 2006). São também métodos de diagnóstico da ruptura de ligamento cruzado cranial: análise do líquido sinovial e artroscopia. Radiografias podem ser úteis para confirmar a presença de derrame articular, avaliar a gravidade das alterações degenerativas e descartar outras causas de claudicação da articulação do joelho (DAVIDSON et al, 2005). De acordo com FOSSUM (2005), os achados radiográficos em pacientes com rupturas ligamentares crônicas incluem compressão do coxim gorduroso na face cranial da articulação e extensão da cápsula articular caudal, causada por derrame articular e formação de osteófitos ao longo da crista troclear, da superfície caudal do platô tibial e do pólo distal da patela. O espessamento de a cápsula articular fibrosa medial e a esclerose subcondral também são evidentes. Para complemento do diagnóstico pode ser realizado a análise do líquido sinovial. A artrocentese consiste na punção da articulação do joelho para coleta de líquido sinovial, objetivando a avaliação laboratorial. RADOSTITS et al (2002). Em casos de rasgo ligamentar parcial, a centese é particularmente útil na identificação do envolvimento da articulação do joelho como causa de claudicação. Quantidades maiores de fluido articular e um aumento de duas a três vezes no número de células indicam artropatia degenerativa secundária (FOSSUM, 2005). Detritos da matriz da cartilagem em degeneração e micro-hemorragia nos tecidos moles iniciam uma sinovite estéril que aumenta o número de macrófagos no líquido. Em geral não são vistos mais de 5% de neutrófilos polimorfonucleares. O líquido sinovial das articulações em degeneração às vezes é amarelado por causa de pigmentos de hemossiderina, originários de

16 16 micro-hemorragia nas camadas profundas da sinóvia (ETTINGER e FELDMAN, 2004). A artroscopia consiste em um exame da articulação por meio de artroscópio de calibre estreito. Para a realização do exame as cavidades articulares são dilatadas com líquido. Podem ser realizadas manobras cirúrgicas, além da inspeção macroscópica da articulação do joelho (RADOSTITS et al, 2002). O exame macroscópico é usado mais comumente para confirmar a presença de rasgos parciais do ligamento cruzado anterior. A artroscopia terapêutica é aplicada mais comumente para remoção de resquícios do ligamento rompido, reconstrução auxiliada do ligamento e tratamento de lesão meniscal (FOSSUM, 2005). Os diagnósticos diferenciais incluem torções articulares ou musculares leves, luxação patelar, lesão meniscal primária, avulsão do tendão extensor digital longo, artrite primária ou secundária e artrite imunomediada (FOSSUM, 2005). Apesar de inúmeros estudos realizados e técnicas cirúrgicas descritas, ainda existe controvérsia entre os pesquisadores a respeito de qual técnica de reparação fornece o melhor resultado funcional para a ruptura de ligamento cruzado cranial no cão. Pode ser tentado o tratamento conservador, onde os animais devem ficar em repouso rigoroso, entretanto a cirurgia é geralmente aceita como tratamento de escolha (DAVIDSON et al, 2005). Em cães com menos de 15 Kg e nos gatos, um período de repouso de 12 a 16 semanas é suficiente para resolver muitos casos. ETTINGER e FELDMAN (2004). A claudicação frequentemente se resolve em 6 semanas em pacientes pequenos tratados de maneira conservadora (FOSSUM, 2005). Embora cerca da metade dos cães e a maioria dos gatos com ruptura do ligamento cruzado cranial readquira o uso adequado do membro sem cirurgia, nem sempre se deve esperar recuperação espontânea. Os cães de grande porte têm menor possibilidade de recuperação espontânea e maior probabilidade de

17 17 desenvolvimento de doença articular degenerativa secundária, portanto a cirurgia torna-se a opção mais viável (ETTINGER e FELDMAN, 2004). A maioria das técnicas cirúrgicas busca mimetizar as funções dos ligamentos intactos, que são a prevenção de translação tibial cranial e limitação da rotação medial da tíbia, assim como a hiperextensão do joelho (REIF et al, 2002). As técnicas operatórias classificam-se em intra e extracapsulares. Enquanto as primeiras substituem o ligamento rompido por tecido autógeno ou sintético, as extracapsulares utilizam os tecidos periarticulares com o intuito de restabelecer a estabilidade articular (TATARUNAS e MATERA, 2005). As reconstruções extracapsulares envolvem a colocação de suturas externamente à articulação ou o redirecionamento do ligamento colateral lateral. É frequentemente útil combinar reconstruções intra e extracapsulares em cães de raças grandes e gigantes (FOSSUM, 2005). Para a realização das reconstruções extracapsulares, o fio de polipropileno se mostrou mais adequado do que o fio de aço na estabilização extra-articular por manter a biomecânica articular inalterada (SELMI et al, 2003). Segundo FOSSUM (2005), a maior parte dos estudos prospectivos tem mostrado que o índice de sucesso fica próximo de 90%, independentemente da técnica utilizada. Muitas técnicas cirúrgicas têm sido descritas para tratar a ruptura do ligamento cruzado cranial. Entretanto nenhuma das técnicas é capaz de coibir a progressão da doença articular degenerativa (DAVIDSON et al, 2005; TATARUNAS e MATERA, 2005). Deve-se limitar a atividade de pacientes com ligamentos cruzados craniais rasgados antes da cirurgia para evitar dano adicional na cartilagem articular causado por instabilidade. Indicam-se antibióticos perioperatórios e tratamento de dor antecipado com antiinflamatório não esteróide (AINE) nos casos de cães submetidos a técnicas de reconstrução de joelho (FOSSUM, 2005).

18 18 Não existe um consenso sobre qual dos procedimentos cirúrgicos é o melhor, portanto é necessário conhecer a anatomia, função e mecânica do ligamento cruzado cranial, bem como os princípios das técnicas descritas para selecionar a que se adapta melhor a cada caso (TATARUNAS e MATERA, 2005). O prognóstico para a ruptura do ligamento cruzado cranial é variável. DAVIDSON et al (2005). A função em longo prazo no caso de pacientes que sofreram um procedimento reconstrutivo é boa e o êxito não tem sido influenciado pelo método de reconstrução. A artropatia degenerativa progride independente do tratamento (FOSSUM, 2005). O resultado em longo prazo inclui redução na atividade com o tempo, aumento do nível de incapacitação, resposta adversa ao clima frio e rigidez após inatividade relacionada com a artropatia degenerativa progressiva (FOSSUM, 2005).

19 19 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral Enriquecer o conhecimento sobre o assunto, tendo em vista a falta de diagnóstico na rotina clinica de pequenos animais e a facilidade com que tal problema pode ser solucionado com o exame ortopédico. 2.2 Objetivo Específico Descrever uma técnica de tratamento cirúrgico para estabilização sem necessidade de extensa abordagem cirúrgica e artrotomia exploratória.

20 20 3. METODOLOGIA Tipo de estudo A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a realização de pesquisa em literatura especializada e no relato de caso. Esse foi baseado no período de acompanhamento do animal, possibilitando descrição da etiologia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e discussão acerca da terapêutica para a ruptura do ligamento cruzado cranial.

21 21 4. RELATO DE CASO 4.1 MATERIAL E MÉTODOS - ROEHSIG (2008). Roehsig, C.; MV, Ms Ciências Veterinárias. Foi atendida uma cadela da raça Bull dog campero, sete anos, pesando 40 kg. De acordo com a anamnese, o animal apresentava claudicação e impotência funcional crônica bilateral dos membros pélvicos. Ao exame ortopédico observaram-se os dois joelhos inchados, distensão sinovial da cápsula, hipertrofia bilateral do menisco medial e movimento de gaveta positivo bilateral. Exames laboratoriais de rotina foram realizados como avaliação préoperatória. A paciente foi submetida à estabilização bilateral no mesmo procedimento. Fez-se incisão de aproximadamente 2 cm sobre a crista da tíbia, incluindo pele e fascia subcutânea. Identificou-se a crista da tíbia e inserção do tendão patelar. Com bisturi, o periósteo da crista tibial foi incisado em ambos os lados e realizou-se elevação sub-periosteal de todo tecido, até expor toda a crista. Localizou-se um ponto, que fica aproximadamente 5 a 10 mm distal a inserção do tendão patelar e aproximadamente a mesma distância da superfície exposta da crista em direção profunda (caudal). No ângulo de encontro entre o ligamento patelar e o platô tibial fez-se uma tunelização com pinça de Halstead, com direcionamento tal desse instrumento de forma que a ponta da pinça ficou na face medial, onde foi pinçada a ponta de um fio de náilon de aproximadamente 50 cm e de diâmetro, previamente selecionado de acordo com o porte do paciente. A ponta pinçada foi então trazida para lateral e logo esta mesma extremidade foi introduzida no orifício, em sentido latero-medial. Assim, as duas extremidades do dito fio ficaram medialmente e este enlaçado na crista da tíbia. Seguindo, realizou-se incisão de aproximadamente 15 mm orientado, ajustado a distância média entre a fabela medial e o epicôndilo femoral do mesmo lado. Dissecou-se o tecido até chegar ao osso e localizou-se um ponto mais próximo a fabela, capaz de sustentar a perfuração de um orifício de diâmetro suficiente para passar as duas pontas do fio de náilon. O orifício foi

22 22 realizado perpendicularmente de medial para lateral, de forma que a abertura lateral ficou nas mesmas referências anatômicas mencionados para localização medial. As pontas do náilon foram então conduzidas da crista da tíbia até a região do orifício por uma agulha grossa e longa, direcionada adjacente as estruturas ósseas, até sair na incisão realizada para fazer o orifício. Após as pontas do náilon estarem neste ponto, foram introduzidas por tal orifício intercondilar até saírem lateralmente, de onde serão da mesma forma de recentemente descrito, conduzidas em direção a crista da tíbia, para saírem na incisão realizada neste local. Nesta parte da execução da técnica, estamos com o náilon ancorado na crista da tíbia, percorrendo a superfície medial num trajeto entre a crista da tíbia e um orifício intercondilar, que então conduz as pontas do fio para lateral do joelho e dali para a crista da tíbia no aspecto lateral. Com pinça de Halstead, tunelizando no ângulo entre o tendão patelar e platô tibial, direcionada agora de medial para lateral, pinça uma ponta do fio de náilon e traz para o aspecto medial do joelho e logo retorna ao aspecto lateral pelo orifício na crista da tíbia, que neste momento tem a segunda passada do fio. As duas pontas do fio estão novamente na lateral do joelho e são amarradas com um primeiro nó de cirurgião. O joelho foi então flexionado e estendido, lentamente, várias vezes e ao mesmo tempo o nó é apertado. Fez-se o primeiro sobre nó e realizou-se o teste de gaveta. Sendo o teste negativo, concluiu-se a estabilização com mais cinco sobre nós. Atingida estabilização satisfatória, as abordagens cirúrgicas foram ocluidas plano a plano. No pós-operatório imediato, a paciente foi medicada com morfina e antiinflamatório não esteróide para controle da dor, antibioticoterapia com cefazolina, ambos em protocolos terapêuticos tradicionais, durante sete dias. Após as primeiras 24 horas de cirurgia, a paciente foi colocada em estação, suportou o peso sobre os dois membros, mas não conseguiu caminhar. Com ajuda de uma toalha passada por baixo do abdômen caudal, auxiliou-se a locomoção. O animal recebeu alta hospitalar no terceiro dia pós-operatório, com recomendação de caminhadas curtas três a quatro vezes ao dia, para atender as necessidades fisiológicas e exercitar os membros enquanto persistia a

23 23 necessidade de auxílio. A movimentação dentro do canil ficou em liberdade. Durante 60 dias após inicio da ambulação espontânea, permitir-se-ia caminhadas diárias controladas na guia a fim de reabilitação e acomodação dos implantes. A ambulação espontânea ocorreu no quinto dia de pós-operatório, sem dificuldades visivelmente limitadoras. Próximo ao décimo dia, relata o proprietário, que a ambulação era praticamente normal durante as caminhadas. Até o décimo quinto dia de pósoperatório, observou-se ambulação evoluindo satisfatoriamente. No dia seguinte pela manhã quando o animal recebeu alimentação, relatou o proprietário sobre falta de locomoção da paciente, semelhante ao quadro pré-operatório. A avaliação ortopédica acusou novamente instabilidade, com movimento de gaveta positivo bilateral. A paciente novamente foi submetida à estabilização cirúrgica, desta vez com técnica descrita por PIERMATTEI & FLO (1999), que envolve a colocação de linha de sutura em torno da fabela lateral e ancorando-a a porção distal do ligamento patelar. Este procedimento produz contenção ao movimento de gaveta. A sutura fabelo tibial é comumente utilizada para a estabilização do joelho canino (ANDERSON et al, 1998). Observou-se durante o procedimento cirúrgico que os implantes de náilon colocados para estabilizar a articulação haviam se rompido e curiosamente em local semelhante nos dois joelhos. O fato da falha na estabilização ter acontecido de forma súbita, com a ruptura dos implantes no mesmo ponto, levantou a suspeita de esforço excessivo pela paciente. O proprietário foi interrogado a respeito e revelou que tal situação havia ocorrido durante o período de recuperação, motivado por agressão a outro cão. De acordo com o proprietário, o comportamento é habitual da paciente. Frente a este esclarecimento, acredita-se na possibilidade de semelhante acontecimento entre a observação do paciente em condições adequadas de recuperação e a súbita impotência funcional dos membros pélvicos..

24 24 5. DISCUSSÃO A ruptura do ligamento cruzado cranial pode estar relacionada a diversos fatores. Acredita-se que o fato de a paciente estar obesa contribuiu para o desenvolvimento de tal enfermidade. SLATTER (1998) afirma que a obesidade provoca aumento de carga sobre o ligamento que pode estar comprometido, e provavelmente é fator contributivo em muitos cães afetados. Outro fator que pode ter contribuído para a falha dos ligamentos é a idade avançada da paciente. De acordo com SLATTER (1998), a resistência do ligamento cruzado cranial do cão deteriora com o envelhecimento, correlacionando-se com a perda de organização dos feixes de fibras e com as alterações metaplásticas dos elementos celulares. De acordo com PIERMATEI & FLO (1999) existe controvérsia em relação ao melhor tratamento para a ruptura do ligamento cruzado cranial. No caso da paciente não foi feito o tratamento conservador conforme citado por FOSSUM (2005), uma vez que o animal apresentava ruptura bilateral do ligamento, o que tornava sua ambulação extremamente precária. Nesse caso, não seria possível aguardar longo período para recuperação com tratamento de maneira conservadora. A técnica cirúrgica alternativa descrita no presente trabalho busca objetivos descritos por HOELZLER et al (2004), que relata que a menor incisão na pele cria menor trauma cirúrgico, o que deverá proporcionar vantagens substanciais. Observou-se no caso relatado que o reduzido trauma cirúrgico leva a uma rápida recuperação do paciente, com o precoce retorno ambulatório. A técnica cirúrgica alternativa para estabilização do joelho após ruptura do ligamento cruzado cranial não segue o descrito por PIERMATEI & FLO (1999), que recomendam que a maioria das articulações do joelho deva ser aberta e limpa, independente da técnica de estabilização. A presente técnica busca minimizar a exposição cirúrgica por meio de técnicas minimamente invasivas, tal como já ocorre nos tratamentos de lesões de ligamento cruzado cranial com uso de artroscopia. FOSSUM (2005).

25 25 Após a ruptura bilateral dos implantes, a paciente foi submetida a uma segunda estabilização cirúrgica, com a técnica descrita por PIERMATEI & FLO (1999). O animal continuou a apresentar claudicação dos membros posteriores, corroborando com os citados autores, que relatam que não há técnica cirúrgica que estacione o desenvolvimento ou a progressão da afecção articular degenerativa. Apesar de não se resolver a progressão da doença articular degenerativa, foi observado que a paciente teve sua função melhorada, o que é também descrito pelos autores. Algumas complicações podem ocorrer após a cirurgia. De acordo com SLATTER (1998), o excesso na carga dos exercícios provoca ruptura do reparo dentro da primeira ou segunda semana. Como no caso relatado a falha da estabilização ocorreu de forma súbita, suspeitou-se de esforço excessivo da paciente, que segundo depoimento do proprietário, brigou com outro cão durante o período de recuperação da cirurgia. Essas complicações contribuem para o aumento da morbidade e muitas vezes requerem intervenção cirúrgica ou médica suplementar (ANDERSON et al, 1998). Não foram encontrados dados de literatura citando o tempo de retorno funcional após tratamento cirúrgico de RLCC com técnicas de rotina. Porém, considera-se favorável o resultado obtido, tendo em vista a realização bilateral do procedimento. Outro benefício que possivelmente tenha relevância com o aprofundamento desta técnica é a redução dos índices de infecção pósoperatória, dado ao reduzido trauma cirúrgico.

26 26 6. CONCLUSÃO Embora o sucesso total não tenha sido atingido no presente caso, considera-se que a técnica cirúrgica alternativa para reparo de ruptura de ligamento cruzado cranial pode vir a ser uma boa opção para os cirurgiões futuramente, devido a não necessidade de abordagem cirúrgica com artrotomia ampla, como é realizada convencionalmente. Essa qualidade, após o cirurgião estar habituado com o procedimento, poderá reduzir o tempo de cirurgia, além de acompanhar a tendência atual de minimizar a exposição cirúrgica por meio de técnicas minimamente invasivas, tal como já ocorre nos tratamentos de lesões de ligamento cruzado cranial com uso de artroscopia. FOSSUM (2005). Outra observação interessante é do precoce retorno ambulatório espontâneo obtido no quinto dia de pós-operatório. Possivelmente, essa condição seja resultado do reduzido trauma cirúrgico empregado nesse método. O tratamento cirúrgico de RLCC extra-capsular por meio de método minimamente invasivo pode tornar-se uma alternativa eficiente e com exigência reduzida de trabalho trans-cirúrgico e tempo de recuperação. Obviamente necessita-se aumentar o número de pacientes tratados e aperfeiçoar detalhes de técnica, principalmente aqueles que levaram ao insucesso no presente caso.

27 27 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização da pós graduação em clínica e cirurgia de pequenos animais do Instituto Qualittas foi bastante proveitosa para meu aprimoramento profissional. Por meio do contato com professores de diferentes regiões do país foi possível enriquecer meu conhecimento não só pelas aulas, mas também pela troca de experiências da rotina da clínica médica e cirúrgica. Acredito que os módulos complementados com aulas práticas foram mais bem aproveitados por mim, uma vez que o contato direto com a demonstração das técnicas explanadas em sala de aula, desperta maior interesse e fixação por parte dos alunos. A convivência com colegas de profissão no decorrer dos módulos também contribuiu para meu crescimento individual e profissional. A possibilidade de troca de experiências reais, do dia a dia da clínica, enriquece muito o conhecimento da medicina veterinária. Acredito que deveria haver maior tempo para as aulas práticas, tendo em vista que eram ministradas em apenas um período, pela manhã. As aulas práticas são muito importantes para o aprendizado, uma vez que fixam o conteúdo visto em sala de aula.

28 28 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. ANDERSON, C. C.; TOMLINSON, J. L.; DALY, W. R.; CARSON, W. L.; PAYNE, J. T.; WAGNER-MANN, C. C. The American College of Veterinary Surgeons. USA: Veterinary Surgery, 27: , DAVIDSON, J. R.; KERWIN, S. C.; MILLIS, D. L.; Rehabilitation for the orthopedic patient. Veterinary Clinics Small Animal Practice, USA: Elsevier Saunders, DOOM, M.; BRUIN, de T.; ROOSTER, de H.; BREE, H., V.; COX, E.; Immunopathological mechanisms in dogs with rupture of the cranial cruciate ligament. Veterinary Immunology and Immunopathology, USA: Elsevier Saunders, ETTINGER, S., J.; FELDMAN, E.,C. Tratado de Medicina Interna Veterinária, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, FOSSUM, T., W. Cirurgia de Pequenos Animais, segunda edição. São Paulo: Editora Roca, HOELZLER, M. G.; MILLIS, D. L.; FRANCIS, D. A.; WEIGEL, J. P. The American College of Veterinary Surgeons. USA: Veterinary Surgery, 33: , LUTHER, J. K.; COOK, C. R.; COOK, J. L. The American College of Veterinary Surgeons. USA: Veterinary Surgery, 38: , MCLAUGHLIN, R. M. Surgical diseases of the feline stifle joint. The Veterinary Clinics Small Animal Practice, USA: Elsevier Science, 2002.

29 29 9. PIERMATTEI, D. L.; FLO, G. L. Ortopedia e Tratamento das Fraturas dos Pequenos Animais, terceira edição. Edição brasileira, RADOSTITS, O. M.; MAYHEW, I. G. J.; HOUSTON, D. M. Exame Clínico e Diagnóstico em Veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, REIF, U.; HULSE, D. A.; HAUPTMAN, J. G.; The American College of Veterinary Surgeons. USA: Veterinary Surgery, 31: , SELMI, A. L.; LINS, B. T.; SELMI, G., R., B.; MENDES, G., M. Centro instantâneo de movimento, na avaliação ex-vivo da reconstrução extra-articular fabelo-tibial, após transecção do ligamento cruzado cranial em cães. Ciência Rural, Santa Maria, v. 33, n. 5, Oct SLATTER, D. Manual de Cirurgia de Pequenos Animais. São Paulo: Editora Manole, SOLER, M.; MURCIANO, J.; LATORRE, R.; BELDA, E.; RODRÍGUEZ, M. J.; AGUT, A.; Ultrasonographic, computed tomographic and magnetic resonance imaging anatomy of the normal canine stifle joint. The Veterinary Journal, USA: Elsevier, TATARUNAS, A., C.; MATERA, J., M. Possibilidades de Tratamento da Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial no Cão. Rev. Edue. Contin. CRMV-SP, São Paulo, v. 8, n. I, p , ZACHOS, T. A.; ARNOCZKY, S. P.; LAVAGNINO, M.; TASHMAN, S. The American College of Veterinary Surgeons. USA: Veterinary Surgery, 31: , 2002.

30 9. ANEXOS 30

31 31 Figura 1- Artrotomia exploratória de um joelho com suspeita clinica de RLCC. Ligamento Cruzado Cranial Rompido (seta). Fonte: Cláudio Roehsig. Figura 2 Artrotomia exploratória de um joelho com RLCC. Osteoartrite gerada pela instabilidade articular devido a RLCC (seta). Fonte: Cláudio Roehsig.

32 32 Figura 3 Tunelização no ângulo de encontro entre o ligamento patela e o platô tibial com condutor de fio, de medial para lateral, passando um fio de náilon. Fonte: Luciana Guirelli Ábrego. Figura 4 Fio entrelaçado na crista da tíbia, com extremidades posicionadas medialmente. Fonte: Luciana Guirelli Ábrego.

33 33 Figura 5 Orifício intercondilar sendo realizado para passagem do fio de náilon. Fonte: Luciana Guirelli Ábrego. Figura 6 Condução do fio de náilon no aspecto medial do joelho, da crista da tíbia para a região do orifício intercondilar. Fonte: Luciana Guirelli Ábrego.

34 34 Figura 7 Fio de náilon já passado pelo orifício intercondilar, de medial para lateral, onde encontram-se as pontas do deste. Fonte: Luciana Guirelli Ábrego. Figura 8 Pontas do fio amarradas com nó de cirurgião, após o entrelace da crista da tíbia no aspecto lateral. Fonte: Luciana Guirelli Ábrego.

Lesões Meniscais. O que é um menisco e qual a sua função.

Lesões Meniscais. O que é um menisco e qual a sua função. Lesões Meniscais Introdução O menisco é uma das estruturas mais lesionadas no joelho. A lesão pode ocorrer em qualquer faixa etária. Em pessoas mais jovens, o menisco é bastante resistente e elástico,

Leia mais

Dor no Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Dor no Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Dor no Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo O que a maioria das pessoas chama de ombro é na verdade um conjunto de articulações que, combinadas aos tendões e músculos

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO FEMOROTIBIOPATELAR EM CÃES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS IMPLANTES TIGHTROPE

ESTABILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO FEMOROTIBIOPATELAR EM CÃES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS IMPLANTES TIGHTROPE ESTABILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO FEMOROTIBIOPATELAR EM CÃES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS IMPLANTES TIGHTROPE Bruna Yumi Sakamoto 1 ; Lisiane Zaniboni 1 ; Claudia Russo 2 RESUMO: A ruptura do ligamento cruzado

Leia mais

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR Anatomia O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos ligamentos mais importantes para a estabilidade do joelho. Considerado um ligamento intra-articular, sua função

Leia mais

Cisto Poplíteo ANATOMIA

Cisto Poplíteo ANATOMIA Cisto Poplíteo O Cisto Poplíteo, também chamado de cisto de Baker é um tecido mole, geralmente indolor que se desenvolve na parte posterior do joelho. Ele se caracteriza por uma hipertrofia da bolsa sinovial

Leia mais

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou

Leia mais

Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento

Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento MARINA VERAS Reumatologia REUMATISMOS DE PARTES MOLES INTRODUÇÃO Também denominado de reumatismos extra-articulares Termo utilizado para definir um

Leia mais

Dr. Josemir Dutra Junior Fisioterapeuta Acupunturista Acupunturista Osteopata Especialista em Anatomia e Morfologia. Joelho

Dr. Josemir Dutra Junior Fisioterapeuta Acupunturista Acupunturista Osteopata Especialista em Anatomia e Morfologia. Joelho Dr. Josemir Dutra Junior Fisioterapeuta Acupunturista Acupunturista Osteopata Especialista em Anatomia e Morfologia Joelho O joelho é a articulação intermédia do membro inferior, é formado por três ossos:

Leia mais

A ARTROSCOPIA DO OMBRO

A ARTROSCOPIA DO OMBRO A ARTROSCOPIA DO OMBRO A ARTROSCOPIA DO OMBRO A ARTROSCOPIA DO OMBRO A ARTROSCOPIA DO OMBRO O ombro é uma articulação particularmente solicitada não somente no dia-a-dia normal, mas também na vida desportiva

Leia mais

Artroscopia do Cotovelo

Artroscopia do Cotovelo Artroscopia do Cotovelo Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Artroscopia é uma procedimento usado pelos ortopedistas para avaliar, diagnosticar e reparar problemas dentro

Leia mais

Fraturas e Luxações do Cotovelo em Adultos:

Fraturas e Luxações do Cotovelo em Adultos: Fraturas e Luxações do Cotovelo em Adultos: Fraturas do cotovelo em adultos: l As fraturas correspondem 31.8% dos traumas em cotovelo no adulto; l Freqüência: cabeça do rádio 39,4%; luxação do cotovelo

Leia mais

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João Avaliação Fisioterapêutica do Quadril Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação do Quadril: É uma articulação

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO QUADRIL

AVALIAÇÃO DO QUADRIL AVALIAÇÃO DO QUADRIL 1. Anatomia Aplicada Articulação do Quadril: É uma articulação sinovial esferóidea com 3 graus de liberdade; Posição de repouso: 30 de flexão, 30 de abdução, ligeira rotação lateral;

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009

3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 3º Seminário Internacional de Renda Fixa Andima e Cetip Novos Caminhos Pós-Crise da Regulação e Autorregulação São Paulo 19 de março de 2009 Alexandre A. Tombini Diretor de Normas e Organização do Sistema

Leia mais

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade 13 Epidemiologia e Flexibilidade: Aptidão Física Relacionada à Promoção da Saúde Gláucia Regina Falsarella Graduada em Educação Física na Unicamp Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Leia mais

Artroplastia Total do Joelho. Manual para Pacientes. Dr. Richard Prazeres Canella

Artroplastia Total do Joelho. Manual para Pacientes. Dr. Richard Prazeres Canella Artroplastia Total do Joelho Manual para Pacientes Dr. Richard Prazeres Canella Florianópolis SC Introdução O joelho, para o médico, é a junção do fêmur (osso da coxa) com a tíbia (osso da perna). Também

Leia mais

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte

A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte A CIÊNCIA DOS PEQUENOS JOGOS Fedato Esportes Consultoria em Ciências do Esporte Prof. Antonio Carlos Fedato Filho Prof. Guilherme Augusto de Melo Rodrigues Monitorando e conhecendo melhor os trabalhos

Leia mais

ABORDAGEM E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PROBLEMAS NA COLUNA VERTEBRAL E MEDULA ESPINHAL

ABORDAGEM E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PROBLEMAS NA COLUNA VERTEBRAL E MEDULA ESPINHAL ABORDAGEM E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE PROBLEMAS NA COLUNA VERTEBRAL E MEDULA ESPINHAL Ronaldo Casimiro da Costa, MV, MSc, PhD Diplomado ACVIM Neurologia College of Veterinary Medicine The Ohio State University,

Leia mais

Manual de cuidados pré e pós-operatórios

Manual de cuidados pré e pós-operatórios 1. Anatomia O quadril é uma articulação semelhante a uma bola no pegador de sorvete, onde a cabeça femoral (esférica) é o sorvete e o acetábulo (em forma de taça) é o pegador. Esse tipo de configuração

Leia mais

CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO

CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO CARCINOMA MAMÁRIO COM METÁSTASE PULMONAR EM FELINO RELATO DE CASO HOFFMANN, Martina L. 1 ; MARTINS, Danieli B. 2 ; FETT, Rochana R. 3 Palavras-chave: Carcinoma. Felino. Quimioterápico. Introdução O tumor

Leia mais

A Verdade Chocante sobre o uso da Glucosamina Osteoartrite em cães.

A Verdade Chocante sobre o uso da Glucosamina Osteoartrite em cães. A Verdade Chocante sobre o uso da Glucosamina na Osteoartrite em cães. Industria Farmacêutica Ltda. Entenda o que é a osteoartrite em cães A osteoartrite é a causa mais comum da manqueira (claudicação)

Leia mais

TÉCNICA DE TIGHTROPE MODIFICADA NO TRATAMENTO DA RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL EM CÃO - RELATO DE CASO

TÉCNICA DE TIGHTROPE MODIFICADA NO TRATAMENTO DA RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL EM CÃO - RELATO DE CASO TÉCNICA DE TIGHTROPE MODIFICADA NO TRATAMENTO DA RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO CRANIAL EM CÃO - RELATO DE CASO JOSÉ ARTHUR DE ABREU CAMASSA 1, LEONARDO AUGUSTO LOPES MUZZI 2, FERNANDO YOITI KITAMURA KAWAMOTO

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Oncologia. Oncologia. Oncologia 16/8/2011 PRINCÍPIOS DA CIRURGIA ONCOLÓGICA EM CÃES E GATOS. Patologia. Onkos tumor. Logia estudo

Oncologia. Oncologia. Oncologia 16/8/2011 PRINCÍPIOS DA CIRURGIA ONCOLÓGICA EM CÃES E GATOS. Patologia. Onkos tumor. Logia estudo PRINCÍPIOS DA CIRURGIA ONCOLÓGICA EM CÃES E GATOS Onkos tumor Logia estudo Oncologia - Estudo das neoplasias em toda sua extensão, investigando o processo patológico desordenado e incontrolável de proliferação

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

Traumaesportivo.com.br. Capsulite Adesiva

Traumaesportivo.com.br. Capsulite Adesiva Capsulite Adesiva Capsulite adesiva, também chamada de ombro congelado, é uma condição dolorosa que leva a uma severa perda de movimento do ombro. Pode ocorrer após uma lesão, uma trauma, uma cirurgia

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

Urgências Ortopédicas em Clínica Pediátrica. Dr. Celso Rizzi Ortopedista Pediátrico do INTO

Urgências Ortopédicas em Clínica Pediátrica. Dr. Celso Rizzi Ortopedista Pediátrico do INTO Urgências Ortopédicas em Clínica Pediátrica Dr. Celso Rizzi Ortopedista Pediátrico do INTO Placa de Crescimento Epífise Metáfise Diáfise Metáfise Placa de Crescimento Epífise Osso Imaturo na Criança Fraturas

Leia mais

Crescimento guiado para correção de joelhos unidos e pernas arqueadas em crianças

Crescimento guiado para correção de joelhos unidos e pernas arqueadas em crianças INFORMAÇÃO AO PACIENTE Crescimento guiado para correção de joelhos unidos e pernas arqueadas em crianças O sistema de crescimento guiado eight-plate quad-plate INTRODUÇÃO As crianças necessitam de orientação

Leia mais

Artropatias inflamatórias crônicas

Artropatias inflamatórias crônicas Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia Artropatias inflamatórias crônicas Prof. Marcelo Bragança dos Reis Introdução Principais manisfestações músculo-esqueléticas das doenças reumatológicas -

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO SERVIÇO DE CONTROLE DA DOR OROFACIAL E DEFORMIDADES DENTOFACIAIS DO HULW/UFPB ALVES, Giorvan Ânderson dos santos Alves LOPES SOBRINHO, Paulo Naati LUNA, Anibal Henrique Barbosa

Leia mais

Foram estabelecidos critérios de inclusão, exclusão e eliminação. Critérios de inclusão: todos os dançarinos com síndrome da dor femoropatelar.

Foram estabelecidos critérios de inclusão, exclusão e eliminação. Critérios de inclusão: todos os dançarinos com síndrome da dor femoropatelar. Figura 11a - Posição inicial: 1ª posição paralela. Figura 11b - demi-plié: 1ª posição paralela. Figura 12a - Posição inicial: 2ª posição paralela. Figura 12b- Demi-plié: 2ª posição paralela. 35 Figura

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite de lyme Versão de 2016 1. O QUE É ARTRITE DE LYME 1.1 O que é? A artrite de Lyme é uma das doenças causadas pela bactéria Borrelia burgdorferi (borreliose

Leia mais

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP. Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP. Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João Avaliação Fisioterapêutica do Cotovelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação ulnoumeral ou troclear:

Leia mais

Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na

Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na 48 1.5. Aberastury: o nascimento de um neo-kleinianismo Reconhecida como uma das maiores autoridades no campo da análise infantil na Argentina, Arminda Aberastury fazia parte do grupo de Angel Garma, que

Leia mais

CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA. Informações sobre a cirurgia

CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA. Informações sobre a cirurgia CIRURGIA DE RINOSSEPTOPLASTIA Informações sobre a cirurgia P: A RINOSSEPTOPLASTIA DEIXA CICATRIZES? R: Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1. Energia cinética das precipitações Na Figura 9 estão apresentadas as curvas de caracterização da energia cinética aplicada pelo simulador de chuvas e calculada para a chuva

Leia mais

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Deficiência de Desempenho Muscular Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Desempenho Muscular Refere-se à capacidade do músculo de produzir trabalho (força X distância). (KISNER & COLBI, 2009) Fatores que afetam

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição V setembro de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade FUNBIO

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade FUNBIO N ú m e r o P-24 POLÍTICA DE SALVAGUARDAS AMBIENTAIS E SOCIAIS DO FUNBIO Fundo Brasileiro para a Biodiversidade FUNBIO POLÍTICA DE SALVAGUARDAS AMBIENTAIS E SOCIAIS DO FUNBIO FUNBIO Fundo Brasileiro para

Leia mais

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA Vanessa Mota Lins Eder Rodrigues Machado RESUMO: Introdução: Trata-se de um estudo que sintetizou o conhecimento produzido acerca

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Reparação de prolapsos de órgãos pélvicos

Reparação de prolapsos de órgãos pélvicos Reparação de prolapsos de órgãos pélvicos O prolapso de órgão pélvico é uma condição muito comum, principalmente em mulheres maiores de quarenta anos. Estima-se que a metade das mulheres que têm filhos

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos.

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos. História Natural da Doença Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária UERJ/UFRJ Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva UFRJ Resumo

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

PRIMEIRA FRATURA. FAÇA COM que A SUA SEJA A SUA ÚLTIMA. www.spodom.org. www.iofbonehealth.org

PRIMEIRA FRATURA. FAÇA COM que A SUA SEJA A SUA ÚLTIMA. www.spodom.org. www.iofbonehealth.org FAÇA COM que A SUA PRIMEIRA FRATURA SEJA A SUA ÚLTIMA www.iofbonehealth.org Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas www.spodom.org O QUE É A OSTEOPOROSE? A osteoporose é uma doença

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Serviço de Diagnóstico por Imagem serviço de ultrassonografia e radiologia

Serviço de Diagnóstico por Imagem serviço de ultrassonografia e radiologia TÍTULO Serviço de Diagnóstico por Imagem serviço de ultrassonografia e radiologia AUTORES NUNES, H.R. 1 ; BRAGATO, N. 2 ; PÁDUA, F.M.O².; BORGES, N.C.³. PALAVRAS-CHAVE Diagnóstico por imagem, exame complementar,

Leia mais

O que Realmente Funciona

O que Realmente Funciona Prisão de Ventre O mal conhecido como intestino preguiçoso, obstipação ou prisão de ventre atinge cerca de um em cada cinco pessoas. O tratamento é bastante simples, mas, na falta dele, a prisão de ventre

Leia mais

Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina?

Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina? O Nosso protocolo assistencial tem como base as diretrizes e normas elaboradas pela Society of Interventional Radiology (SIR) O Que é a Varicocele? Entende-se por varicocele à dilatação anormal (varizes)

Leia mais

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão

Lesões Traumáticas do Membro Superior. Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão André Montillo UVA Lesões Traumáticas do Membro Superior Lesões do Ombro e Braço Lesões do Cotovelo e Antebraço Lesões do Punho e Mão e Braço Fratura da Escápula Fratura da Clavícula Luxação Acrômio-clavicular

Leia mais

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser.

Assuntos abordados. Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo. Considerações Finais. Meus Sites. http://www.universoholisticodoser. Assuntos abordados Projeção astral IV - buscando o conhecimento objetivo Considerações Finais Meus Sites http://www.universoholisticodoser.com http://www.bemestareconhecimento.com Skype: filha.da.mata

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Carinho e cuidados prolongam vida de cães

Carinho e cuidados prolongam vida de cães 23/03/2014 Carinho e cuidados prolongam vida de cães Ricardo Belens O estudante João Gilberto e sua cadelinha Menina Grande, 13 anos A bióloga Carla Paixão, 29 anos, que cria a cadelinha Puppy, confessa

Leia mais

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software

Atividades da Engenharia de Software ATIVIDADES DE APOIO. Atividades da Engenharia de Software. Atividades da Engenharia de Software Módulo 1 SCE186-ENGENHARIA DE SOFTWARE Profª Rosely Sanches rsanches@icmc.usp.br CONSTRUÇÃO Planejamento do Codificação Teste MANUTENÇÃO Modificação 2003 2 Planejamento do Gerenciamento CONSTRUÇÃO de Codificação

Leia mais

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM REUMATOLOGIA (R1 e R2) PRÉ REQUISITOS: 02 anos de Residência em Clínica Médica DURAÇÃO DO PROGRAMA: 02 anos INTRODUÇÃO A Reumatologia é uma especialidade

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia Computadorizada

Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia Computadorizada Imagem da Semana: Radiografia, Tomografia Computadorizada Imagem 01. Radiografia em perfil da coluna lombossacral Paciente masculino, 45 anos, apresenta dor lombar há 4 meses e limitação dos movimentos

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado Congelado

Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado Congelado 1 Consiste em uma articulação do ombro com dor e rigidez que não pode ser explicada por nenhuma alteração estrutural. Obs: Embora seja comum o uso destes termos nas aderências pós traumáticas do ombro,

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Alterações dos tecidos ósseo e articular na terceira idade. Fluxo do conteúdo. Fluxo do conteúdo. OSTEOPOROSE Caracterização

Alterações dos tecidos ósseo e articular na terceira idade. Fluxo do conteúdo. Fluxo do conteúdo. OSTEOPOROSE Caracterização Alterações dos tecidos ósseo e articular na terceira idade Fluxo do conteúdo ALTERAÇÕES NO TECIDO ÓSSEO Prevenção Sintomas Tratamento Prof. Germano Fluxo do conteúdo ALTERAÇÕES NO TECIDO ARTICULAR Prevenção

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação esternoclavicular: É uma

Leia mais

1 O que é o pectus? Fotografia de paciente portador de pectus carinatum. Fotografia de paciente portador de pectus excavatum.

1 O que é o pectus? Fotografia de paciente portador de pectus carinatum. Fotografia de paciente portador de pectus excavatum. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira 1 O que é o pectus? Os pectus são deformidades da parede do tórax e ocorrem devido a um crescimento

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

Ateroembolismo renal

Ateroembolismo renal Ateroembolismo renal Samuel Shiraishi Rollemberg Albuquerque 1 Introdução O ateroembolismo é uma condição clínica muito comum em pacientes idosos com ateroesclerose erosiva difusa. Ocorre após a ruptura

Leia mais

Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial

Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial 1 Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial 1 Garcia, M. V. R. 2 Silva, M. F. C. 3 Ribeiro, J. A. J. 4 Arantes, J. F. R. ETEP Faculdades ETEP Faculdades ETEP Faculdades ETEP Faculdades

Leia mais

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1

http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 http://treinoparamulheres.com.br/ Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Quais os três principais fatores para promover o crescimento muscular?... 5 Qual o Número de repetições ideal?... 6 Qual a melhor forma

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS NO RESULTADO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS NO RESULTADO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS NO RESULTADO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL CARNEIRO 1 Cláudia; CAVALVANTI 2 Hannalice; NETA 3 Ivanilde; SOUZA 4 Dayse Centro de Ciências da Saúde /Departamento de

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna

12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna 12º Imagem da Semana: Ressonância Magnética de Coluna Enunciado Paciente do sexo feminino, 34 anos, G1P1A0, hígida, está no terceiro mês pós-parto vaginal sob analgesia peridural, que transcorreu sem intercorrências.

Leia mais

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido;

considerando a necessidade de diminuir o risco de infecção hospitalar, evitar as complicações maternas e do recém-nascido; PORTARIA Nº 1.016, DE 26 DE AGOSTO DE 1993 O Ministério de Estado da Saúde, Interino no uso das atribuições legais, e. considerando a necessidade de incentivar a lactação e o aleitamento materno, favorecendo

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais

Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais PARTE 4 Estado da tecnologia avançada na gestão dos recursos genéticos animais A caracterização de raças e ambientes de produção precisa ser melhorada para fomentar políticas de decisão na gestão dos recursos

Leia mais

PENECTOMIA PARCIAL EM CÃO SRD DEVIDO A ESTENOSE URETRAL: RELATO DE CASO

PENECTOMIA PARCIAL EM CÃO SRD DEVIDO A ESTENOSE URETRAL: RELATO DE CASO 1 PENECTOMIA PARCIAL EM CÃO SRD DEVIDO A ESTENOSE URETRAL: RELATO DE CASO LETÍCIA MELO OLIVEIRA 1, THAMIZA CARLA COSTA DOS SANTOS 1, IAGO MARTINS OLIVEIRA 1, LÉO LINDSAY SOUSA GALVÃO 1, THAYANNE CAROLINA

Leia mais

A Comunicação Estratégica. no âmbito da Mudança Organizacional

A Comunicação Estratégica. no âmbito da Mudança Organizacional A Comunicação Estratégica no âmbito da Mudança Organizacional Entrevista 1 Organização A Caracterização da Organização e Entrevistado Tipo ORGANIZAÇÃO - A Instituição Particular de Solidariedade Social,

Leia mais

Curso de Formação A Abordagem do Atletismo na Educação Física. (Data de início: 22/05/2015 - Data de fim: 13/06/2015)

Curso de Formação A Abordagem do Atletismo na Educação Física. (Data de início: 22/05/2015 - Data de fim: 13/06/2015) Curso de Formação A Abordagem do Atletismo na Educação Física (Data de início: 22/05/2015 - Data de fim: 13/06/2015) I - Autoavaliação (realizada pelos formandos) A- Motivação para a Frequência da Ação

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais