Criação de Recursos Educativos #1: Nuvens, Linhas e outras questões de Música. Fundação C. Gulbenkian, 10 de Março, 2012.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criação de Recursos Educativos #1: Nuvens, Linhas e outras questões de Música. Fundação C. Gulbenkian, 10 de Março, 2012."

Transcrição

1 Criação de Recursos Educativos #1: Nuvens, Linhas e outras questões de Música Fundação C. Gulbenkian, 10 de Março, h30-17h30

2 Actividades realizadas durante o WS Algumas considerações sobre recursos educativos,

3 1) Andar na sala, de forma livre, explorando o espaço individualmente 2) Experimentar produzir alguns sons vocais que o espaço, o movimento, a presença de outros, possa sugerir 3) Gradualmente desenvolver/refinar esses sons no sentido duma identidade sonora 4) Controlar a densidade sonora e variar o conteúdo da nuvem o som (frase sonora) que caracteriza cada pessoa, naquele espaço e naquele tempo 5) Fazer a nuvem andar no espaço e explorar a ideia de espacializar o som 6) Brincar com a interação e comunicação dentro da nuvem 7) Estruturar a brincadeira, compor com a nuvem Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Aferir e melhorar

4 1) Andar na sala, de forma livre, explorando o espaço 2) Experimentar produzir alguns sons vocais que o espaço, o movimento, a presença de outros, possa sugerir 3) Gradualmente desenvolver/refinar esses sons no sentido duma identidade sonora 4) Controlar a densidade sonora e variar o conteúdo da nuvem Estabelecer a regra som=movimento, silêncio=parar 5) Fazer a nuvem andar no espaço e explorar a ideia de espacializar o som 6) Brincar com a interação e comunicação dentro da nuvem 7) Estruturar a brincadeira, compor com a nuvem Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Aferir e melhorar A textura sonora a que se chega é normalmente complexa (depende do número de pessoas a fazer o exercício e da complexidade de cada uma das células). Uma forma simples de controlar a densidade (e de introduzir variações interessantes na textura sonora) é pedir a um dos participantes ( controlador ) para tocar na pessoa que quer desligar ou ligar, caso esteja em silêncio Podem-se designar mais alguns controladores e eventualmente fazer com que todos possam interagir com todos dessa forma (sendo que as pessoas paradas e em silêncio estão por definição impossibilitadas de ser controladores)

5 1) Andar na sala, de forma livre, explorando o espaço 2) Experimentar produzir alguns sons vocais que o espaço, o movimento, a presença de outros, possa sugerir 3) Gradualmente desenvolver/refinar esses sons no sentido duma identidade sonora 4) Controlar a densidade sonora e variar o conteúdo da nuvem 5) Fazer a nuvem andar no espaço e explorar a ideia de espacializar o som 6) Brincar com a interação e comunicação dentro da nuvem 7) Estruturar a brincadeira, compor com a nuvem Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Aferir e melhorar Uma vez que as regras estejam bem compreendidas é interessante definir algum tipo de forma para uma pequena peça (por exemplo, começar a partir do silêncio e progressivamente ir construindo uma textura mais complexa que depois pode progressivamente simplificar-se até voltar ao silêncio, ou outra qualquer estrutura simples) É muito importante ir aferindo os sons que vão sendo produzidos e dar oportunidade para que progressivamente os participantes possam adaptar o que fizeram inicialmente até chegar a resultados que colectivamente sejam interessantes.

6 1) Andar na sala, de forma livre, explorando o espaço 2) Experimentar produzir alguns sons vocais que o espaço, o movimento, a presença de outros, possa sugerir 3) Gradualmente desenvolver/refinar esses sons no sentido duma identidade sonora 4) Controlar a densidade sonora e variar o conteúdo da nuvem 5) Fazer a nuvem andar no espaço e explorar a ideia de espacializar o som 6) Brincar com a interação e comunicação dentro da nuvem 7) Estruturar a brincadeira, compor com a nuvem Algumas considerações som. Com controladores ainda sobre mais sensíveis passa recursos a ser possível fazer com que educativos, o conteúdo sonoro 8) Aferir e melhorar Comentários e Variações Hipotéticas O resultado sonoro deste exercício pode ser muito interessante, dependendo em absoluto da contribuição individual e da forma como cada pessoa consegue simultaneamente comprender aquilo que faz e aquilo que é o resultado do grupo. Trata-se por isso de um excelente exercício para afinar o sentido da colaboração e a percepção de como um resultado colectivo emerge da contribuição sensível dos vários indivíduos. É contudo, muito fácil, que o resultado a que se chegua seja caricato ou desinteressante, bastando para isso que algumas pessoas, por inibição ou falta de referências, recorram a sonoridades que desviem o foco de atenção do som para significados imediatos que alguns sons possam ter. É frequente este tipo de exercício dar origem a risos nervosos ou motivar a competição disruptiva. Uma das dificuldades tem a ver com conseguir perceber o som do todo por oposição ao som que cada um está a fazer. Dividir um grupo grande em dois grupos mais pequenos e fazer o exercício alternadamente pode ser uma forma muito eficaz de conseguir fazer perceber o exercício. Por outro lado, pode ser interessante definir alguma tipo de contexto sonoro, isto é, restringir a gama sonora da nuvem e isso pode ser feito de forma muito simples e sem palavras comunicando ao ouvido de cada pessoa o som ou tipo de sons que ela deve produzir. Outra variação interessante consiste em fazer com que cada controlador passe à pessoa em que toca o seu som. A complexidade da nuvem dependerá da forma como os controladores interagem entre si e pode-se chegar a graus sofisticados de metamorfose sonora se todos entenderem o potencial que têm de afectar o resultado final multiplicando ou diminuindo o número de pessoas do grupo que fazem o seu que é transmitido ao longo do tempo varie e esta é uma forma muito dinâmica e interactiva de transitar entre complexidade e simplicidade, entre texturas altamente complexas e muito claras que parecem emergir de forma evolutiva a partir duma espécie de magma sonoro.

7 1) Formar um círculo com os participantes 2) Um por um, cada um dos participantes diz o seu nome O grupo repete 3) Na vez seguinte apresentam a sua identidade sonora, o som/frase criado no exercício anterior ou um novo. 4) Na vez seguinte adiciona-se a possibilidade de cada um destes sons poder ser repetido mais do que uma vez 5) Trabalhar a memorização de alguns padrões 6) Pôr o grupo a a ler uma partitura onde cada pessoa codifica uma frase sonora. 7) Criar temas ou sequências que resultam da combinação/repetição/reiteração de vários padrões Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Experimentar a transformação dum som noutro É muito importante que o início e fim de cada um destes loops seja claro, e isso depende sobretudo da clareza com que cada participante expressa os seus gestos. O grupo repete O grupo repetirá o som até que quem o produziu mande parar ou o até que o próximo participante introduza o som seguinte. Adicionar recursos instrumentais pode ser, nesta altura uma opção interessante e pode-se rapidamente reformular o exercício pedindo que cada pessoa re-invente o seu som em função do que aconteceu anteriormente, dando origem a uma espécie de narrativa sonora.

8 1) Formar um círculo com os participantes 2) Um por um, cada um dos participantes diz o seu nome 3) Na vez seguinte apresentam a sua identidade sonora, o som/frase criado no exercício anterior ou um novo. 4) Na vez seguinte adiciona-se a possibilidade de cada um destes sons poder ser repetido mais do que uma vez 5) Trabalhar a memorização de alguns padrões 6) Pôr o grupo a a ler uma partitura onde cada pessoa codifica uma frase sonora. 7) Criar temas ou sequências que resultam da combinação/repetição/reiteração de vários padrões Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Experimentar a transformação dum som noutro Abandonado a sucessão no círculo, seleccionar um número mais reduzido de padrões e garantir que o grupo é capaz de reproduzir o padrão que corresponde a determinada pessoa Designar um controlador que vai indicando diferentes pessoas, permitindo restringir o número de eventos possíveis e trabalhar na repetição/reiteração de alguns motivos

9 1) Formar um círculo com os participantes 2) Um por um, cada um dos participantes diz o seu nome 3) Na vez seguinte apresentam a sua identidade sonora, o som/frase criado no exercício anterior ou um novo. 4) Na vez seguinte adiciona-se a possibilidade de cada um destes sons poder ser repetido mais do que uma vez 5) Trabalhar a memorização de alguns padrões 6) Pôr o grupo a a ler uma partitura onde cada pessoa codifica uma frase sonora. 7) Criar temas ou sequências que resultam da combinação/repetição/reiteração de vários padrões Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Experimentar a transformação dum som noutro morphing Isso pode fazer-se de forma muito simples estabelecendo como regra que o controlador estabelece duas pessoas/sons que se vão transformar. Ficando próximo de um deles o grupo fará o som correspondente, delocando-se progressivamente na direcção do outro som começará a fazer com que o grupo gere sons de transição (cada um encontrará uma forma de estabelecer a transformação dum som noutro) e que o som final fique tão mais claro quanto mais próximo o controldor estiver da pessoa. Uma vez entendida a regra passa a ser possível fazer o percurso em sentido inverso, até meio, etc..

10 Variação Real: 1) Formar um círculo com os participantes 2) Um por um, cada um dos participantes diz o seu nome 3) Na vez seguinte apresentam a sua identidade sonora, o som/frase criado no exercício anterior ou um novo. 4) Na vez seguinte adiciona-se a possibilidade de cada um destes sons poder ser repetido mais do que uma vez 5) Trabalhar a memorização de alguns padrões 6) Pôr o grupo a a ler uma partitura onde cada pessoa codifica uma frase sonora. 7) Criar temas ou sequências que resultam da combinação/repetição/reiteração de vários padrões Algumas considerações participantes. A canção pode ser acompanhada sobre com recursos palmas. educativos, 8) Experimentar a transformação dum som noutro Fazer o mesmo processo com pequenas células melódicas num determinado contexto (por exemplo, em modo Dórico). Após o líder ter abordado o contexto (cantando alguns padrões, improvisando, fazendo o grupo repetir alguns padrões), cada pessoa no círculo cria uma pequena célula melódica/rítmica nesse contexto. Uma forma muito simples de conseguir chegar a este resultado é fazer este jogo inicialmente a partir do nome: normalmente os participantes encontram vocalizações interessantes a partir do seu próprio nome e fazem-no de forma relaxada, enquanto que num contexto puramente musical (sílaba neutra) manifestam alguma apreensão. Após ter ouvido todo o repertório de pquenas células, de forma fluída e encadeada como descrito atrás, poder-se-à começar a trabalhar no sentido da combinação/recombinação de um número mais restrito de células. Este trabalho convém ser realizado em sílaba neutra. Nesta altura pode-se escolher um conjunto de 3-5 células e encadeá-las de forma a produzir o refrão duma canção, por exemplo de boas vindas. Discutindo com o grupo o objectivo dessa canção, chegar-se-á a um conjunto de possibilidades de palavras que podem ser trabalhadas no sentido de virem a ser colocadas nas células previamente criadas, ou, talvez mais interessante, para serem usadas como canto rítmico que contrasta com as células cantadas em sílaba neutra. Palavras muito simples como Olá, Como estás? Como vais? Bom dia, etc. rapidamente originam padrões rítmicos simples. Dividindo grupo em dois e fazendo algumas experiências de pergunta-respostas rapidamente se chega a um refrão rítmico que pode depois alternar com o nome de cada um dos A Figura 1 mostra a canção a que se chegou no WS.

11 Opus Tutti Padrão palmas & 4 Ñ. Ñ Ñ Ñ. Ñ Ñ Padrão falado Ó Œ. r.. Œ Ó o - lá o - lá o - lá co mo estás? 5 & Padrão cantado (sílaba neutra) œ œ œ œ œ œ œ w œ. œ œ œ œ œ œ w Figura 1: Canção composta no WS

12 1) Colocar algumas canetas e um rolo de papel de cenário no chão 2) Criar uma espécie de jogo das cadeiras encontra jogo do alfabeto com o tema playlist 3) Dar algum tempo para que todos possam ler a lista que foi produzida. 4) Jogar o jogo das cadeiras com os títulos das canções 5) Aprofundar o potencial musical que resulta de justapor várias canções 6) Criar uma peça Algumas considerações sobre recursos educativos, Um dos participantes inicia a contagem (em silêncio) do alfabeto, um outro manda parar com stop e a letra do alfabeto aonde o primeiro chegou deverá ser a primeira letra duma palavra do título duma canção. Os participantes deverão escrever no rolo de papel, os títulos de que se lembram. A duração desta fase deve ser controlada e uma das formas interessantes de o fazer é organizar o jogo segundo o princípio do jogo das cadeiras, isto é, tocando um instrumento e fazendo silêncio para determinar a altura em que devem parar de escrever. O mesmo princípio pode ser aplicado à fase do alfabeto, e rapidamente o jogo se rabsforma numa peça fluida de movimento e música. Para introduzir um elemento competitivo pode estipular-se que no final se contabilizará o resultado: ganhará o participante (ou grupo) que tenha conseguido escrever mais títulos de canções (é importante que se eliminem possíveis respostas erradas). O resultado do jogo é um conjunto de títulos de canções, a playlist do grupo.

13 1) Colocar algumas canetas e um rolo de papel de cenário no chão 2) Criar uma espécie de jogo das cadeiras encontra jogo do alfabeto com o tema playlist 3) Dar algum tempo para que todos possam ler a lista que foi produzida É importante que o grupo perceba e identifique o material que foi produzido 4) Jogar o jogo das cadeiras com os títulos das canções 5) Aprofundar o potencial musical que resulta de justapor várias canções 6) Criar uma peça Algumas considerações sobre recursos educativos, Os participantes movem-se livremente à volta da lista ao som de música instrumental ou duma canção. Quando a música pára devem cantar a canção cujo título está escrito no sítio mais próximo onde pararam. A partir daqui pode-se optar pela ideia de jogo, e nesse caso seguir a lógica de sai quem não consegue cantar a canção onde parou, e o jogo prossegue até se ter identificado um vencedor, O facto de haver canções que algumas pessoas não conhecem pode ser um ponto de partida interessante para criar algumas ideias, e aí o jogo pode ser feito de forma diferenet, isto é, os participantes passam a ter que cantar/criar na altura algo de novo a partir dum título. Será uma espécie de brainstorming caótico mas pouco exposto que pode originar algumas pistas que podem posteriormente ser aprofundadas.

14 1) Colocar algumas canetas e um rolo de papel de cenário no chão 2) Criar uma espécie de jogo das cadeiras encontra jogo do alfabeto com o tema playlist 3) Dar algum tempo para que todos possam ler a lista que foi produzida 4) Jogar o jogo das cadeiras com os títulos das canções 5) Aprofundar o potencial musical que resulta de justapor várias canções 6) Criar uma peça Algumas considerações sobre recursos educativos, Controlando por exemplo a intensidade de cada uma das canções, criando uma textura complexa de onde emergem de vez em quando algumas frases com alguma claridade mas que rapidamente se diluem na amálgama de canções. Uma outra forma de organizar de forma simples essa emergência de clareza a partir da complexidade é pedir aos participantes que confluam para a canção que estiverem a ouvir e que lhes chame a atenção, ou seja, que deixem de cantar a sua canção e passem a cantar uma outra que parece estar a emergir. Estas ideias podem alternar com voltar ao estado de elevada densidade

15 1) Colocar algumas canetas e um rolo de papel de cenário no chão 2) Criar uma espécie de jogo das cadeiras encontra jogo do alfabeto com o tema playlist 3) Dar algum tempo para que todos possam ler a lista que foi produzida 4) Jogar o jogo das cadeiras com os títulos das canções 5) Aprofundar o potencial musical que resulta de justapor várias canções 6) Criar uma peça Algumas considerações sobre recursos educativos, Usando os dois recursos mencionados anteriormnte, estabelecer uma sequência de densidades que pode evoluir no sentido de um drone final (uma nota longa, em uníssono, ou um outro gesto sonoro), ou ao contrário (começar a partir de algo muito simples e evoluir no sentido da babel ), ou ainda fazendo com que o drone seja uma espécie de refrão que é cantado enquanto há movimento, por oposição aos momentos de justaposição de canções, que acontecem quando o grupo para.

16 De volta à playlist o objectivo é agora tentar compreender uma canção em particular e criar algo de novo a partir de algumas das características dessa canção. 1) Pedir a um dos participantes para identificar uma canção que lhe chamou a atenção 2) Pedir que alguém a cante para o grupo a pessoa que escreveu ou várias que a conheçam Passeio 3) Fazer com na que Nuvem todo o grupo aprenda das esse Canções material de preferência uma que não tenha sido escrita por ele No caso concreto desta sessão a Maria identificou a canção Zuvi Zeva Novi dos Mler Ife Dada e cantou o refrão para o grupo, que o aprendeu rapidamente. não a totalidade, apenas algo que tenha características evidentes 4) Discutir com o grupo quais são as principais características daquilo que aprenderam 5) Dividir o grupo em sub-grupos e pedir para se criarem sequências originais a partir dos mesmos elementos 6) Organizar uma primeira performance das versões originais para o resto do grupo Tratava-se de uma ideia onde se destacava a presença de palavras inventadas que funcionavam como pequenos elementos rítmicos 7) Acertar/modificar alguns aspectos e trabalhar/praticar de forma a que cada grupo seja convincente Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Aprofundar algumas características que permitam distanciar o resultado final do ponto de partida inicial

17 1) Pedir a um dos participantes para identificar uma canção que lhe chamou a atenção 2) Pedir que alguém a cante para o grupo Passeio 3) Fazer com na que Nuvem todo o grupo aprenda das esse Canções material 4) Discutir com o grupo quais são as principais características daquilo que aprenderam 5) Dividir o grupo em sub-grupos e pedir para se criarem sequências originais a partir dos mesmos elementos 6) Organizar uma primeira performance das versões originais para o resto do grupo 7) Acertar/modificar alguns aspectos e trabalhar/praticar de forma a que cada grupo seja convincente Algumas considerações sobre são cada recursos uma das pequenas variações que educativos, grupos criaram. 8) Aprofundar algumas características que permitam distanciar o resultado final do ponto de partida inicial Uma forma interessante de o fazer é trabalhando uma espécie de canção ou rondó em que o refrão é o material de partida (a canção inicial que o grupo aprendeu) e os versos

18 1) Pedir a um dos participantes para identificar uma canção que lhe chamou a atenção 2) Pedir que alguém a cante para o grupo Passeio 3) Fazer com na que Nuvem todo o grupo aprenda das esse Canções material 4) Discutir com o grupo quais são as principais características daquilo que aprenderam 5) Dividir o grupo em sub-grupos e pedir para se criarem sequências originais a partir dos mesmos elementos 6) Organizar uma primeira performance das versões originais para o resto do grupo 7) Acertar/modificar alguns aspectos e trabalhar/praticar de forma a que cada grupo seja convincente Algumas considerações sobre recursos educativos, 8) Aprofundar algumas características que permitam distanciar o resultado final do ponto de partida inicial Após uma primeira antevisão daquilo que poderá vir a ser um resultado interessante, é importante identificar pontos fracos e fortes da ideia e voltar ao trabalho de grupo Ou seja, adaptar as ideias às capacidades reais de cada um dos grupos e insistir na qualidade da apresentação

19 1) Pedir a um dos participantes para identificar uma canção que lhe chamou a atenção 2) Pedir que alguém a cante para o grupo Passeio 3) Fazer com na que Nuvem todo o grupo aprenda das esse Canções material 4) Discutir com o grupo quais são as principais características daquilo que aprenderam 5) Dividir o grupo em sub-grupos e pedir para se criarem sequências originais a partir dos mesmos elementos 6) Organizar uma primeira performance das versões originais para o resto do grupo 7) Acertar/modificar alguns aspectos e trabalhar/praticar de forma a que cada grupo seja convincente Algumas considerações sobre recursos educativos, numa outra base. 8) Aprofundar algumas características que permitam distanciar o resultado final do ponto de partida inicial sem que se perca o raciocínio estrutural que foi até aí desenvolvido Algumas transformações simples e claras (por exemplo as sílabas, alguns padrões rítmicos, o andamento, a pulsação) introduzem mudanças muito grandes sem que se perca o sentido da forma ou a capacidade de rapida e convictamente expressar o material A Figura 2 mostra alguns dos padrões da canção a que se chegou no WS

20 toca taka toca tuti toca taka tuti toca taka toca tuti toca taaa aaaatuti tuti tuti taka toca, tuti taka toca, tuti taka toca, tuti taka toca taaa, tuti taka toca, tuti taka toca, tuti taka toca, tuti taka toca taaa tuti taka toca, tuti toca taka, toca taka tuti, tuti tuti toka taaa aaaa aaaa toca tuti toca toca toca taka tuti toca ---- takata takata taka ta Figura 2: Alguns dos padrões da canção composta no WS. A canção incluia também um refrão cantado num modo misto em sílaba neutra.

21 Algumas considerações sobre recursos educativos, Com este conjunto de sessões pretendemos contribuir para que educadores, pais, músicos tenham ao seu dispor instrumentos de interacção com as crianças que contribuam para o seu desenvolvimento. Esta é uma definição muito genérica e muitas actividades certamente se qualificariam para este desígnio, mas o nosso ponto de partida tem a ver com brincar e com música. Embora possa parecer que estamos mais próximo de conseguir definir com alguma objectividade um campo de acção isso é apenas ilusório: de que música estamos a falar? de que formas de brincar? de que brincantes? o que fundamenta as opções dos brincantes-maiores?

22 Algumas considerações sobre recursos educativos, Com este conjunto de sessões pretendemos contribuir para que educadores, pais, músicos tenham ao seu dispor instrumentos de interacção com as crianças que contribuam para o seu desenvolvimento. Esta é uma definição muito genérica e muitas actividades certamente se qualificariam para este desígnio, mas o nosso ponto de partida tem a ver com brincar e com música. Embora possa parecer que estamos mais próximo de conseguir definir com alguma objectividade um campo de acção isso é apenas ilusório: de que música estamos a falar? de que formas de brincar? de que brincantes? o que fundamenta as opções dos brincantes-maiores? Eu diria, de forma Lapalissiana, que as opções que tomamos são aquilo que é possível fazer com o que conhecemos. Conhecer mais é ter mais opções.

23 Será que existe uma canção sobre o vento? Sobre um gato, um caracol? Quais são as Algumas considerações sobre recursos educativos, Com este conjunto de sessões pretendemos contribuir para que educadores, pais, músicos tenham ao seu dispor instrumentos de interacção com as crianças que contribuam para o seu desenvolvimento. Esta é uma definição muito genérica e muitas actividades certamente se qualificariam para este desígnio, mas o nosso ponto de partida tem a ver com brincar e com música. Embora possa parecer que estamos mais próximo de conseguir definir com alguma objectividade um campo de acção isso é apenas ilusório: de que música estamos a falar? de que formas de brincar? de que brincantes? o que fundamenta as opções dos brincantes-maiores? Eu diria, de forma Lapalissiana, que as opções que tomamos são aquilo que é possível fazer com o que conhecemos. Conhecer mais é ter mais opções. Conhecer o que conhecemos é um primeiro passo muito importante (muitas vezes não estamos conscientes daquilo que sabemos, e no caso das canções isso é particularmente evidente porque há questões que se prendem com a forma como catalogamos as nossas memórias). Esse deve ser um exercício diário. Quanto vamos na rua e vemos um automóvel, uma flor ou uma casa podemo-nos perguntar: sei alguma canção sobre um automóvel, uma flor, uma casa? Podemos construir a nossa playlist de muitas formas materiais (uma lista de títulos, um conjunto de mp3s, partituras, livros, etc.) mas o mais importante é a playlist que está armazenada na nossa memória, a que podemos em qualquer altura recorrer e essa precisa de ser alimentada e exercitada. É, acima de tudo, relevante procurar mais e para além daquilo que já se sabe. canções afrivanas que eu sei? Sei alguma chinesa? Espanhola? Há inúmeras formas de procurar, dar o passo e ir à procura é o mais importante.

24 Algumas considerações sobre recursos educativos, Com este conjunto de sessões pretendemos contribuir para que educadores, pais, músicos tenham ao seu dispor instrumentos de interacção com as crianças que contribuam para o seu desenvolvimento. Esta é uma definição muito genérica e muitas actividades certamente se qualificariam para este desígnio, mas o nosso ponto de partida tem a ver com brincar e com música. Embora possa parecer que estamos mais próximo de conseguir definir com alguma objectividade um campo de acção isso é apenas ilusório: de que música estamos a falar? de que formas de brincar? de que brincantes? o que fundamenta as opções dos brincantes-maiores? Eu diria, de forma Lapalissiana, que as opções que tomamos são aquilo que é possível fazer com o que conhecemos. Conhecer mais é ter mais opções. Conhecer o que conhecemos é um primeiro passo muito importante (muitas vezes não estamos conscientes daquilo que sabemos, e no caso das canções isso é particularmente evidente porque há questões que se prendem com a forma como catalogamos as nossas memórias). Esse deve ser um exercício diário. Quanto vamos na rua e vemos um automóvel, uma flor ou uma casa podemo-nos perguntar: sei alguma canção sobre um automóvel, uma É, também importante perceber que a forma mais sustentável de ampliar a nossa colecção de flor, uma casa? Podemos construir a nossa playlist de muitas formas materiais (uma recursos é, mais do que coleccionar produtos, compreender processos e construir a partir daí. lista de títulos, um conjunto de mp3s, partituras, livros, etc.) mas o mais importante é a Perceber que uma canção é feita de pequenos padrões, pequenas frases que podem ser recombinadas, abre a playlist que está armazenada na nossa memória, a que podemso em qualquer altura porta para podermos fazer as nossas canções a partir de elementos que ouvimos á nossa volta (sejam eles recorrer e essa precisa de ser alimentada e exercitada. outras canções, sequências de sons emitidos por objectos ou por pessoas ou animais). Compreender que É, acima de tudo, relevante procurar mais e para além daquilo que já se sabe. Será que esses padrões ou frases se tornam particularmente coerentes quando se estabelece um contexto, ou se existe uma canção sobre o vento? Sobre um gato, um caracol? Há inúmeras formas de quisermos ao contrário, que há associações que nós fazemos relativamente aos sons que parecem definir uma procurar, dar o passo e ir à procura é o mais importante. lógica (seja ela uma pulsação ou uma série de alturas de sons), permite criar uma gama muito concreta de possibilidades que qualquer pessoa pode explorar com resultados visíveis, ainda que ao início possa haver um pouco de desconforto.

25 Algumas considerações sobre recursos educativos, Não é muito diferente de organizar Com este conjunto de sessões pretendemos contribuir para que educadores, pais, músicos tenham ao seu dispor instrumentos de interacção com as crianças que contribuam para o seu desenvolvimento. Esta é uma definição muito genérica e muitas actividades certamente se qualificariam para este desígnio, mas o nosso ponto de partida tem a ver com brincar e com música. Embora possa parecer que estamos mais próximo de conseguir definir com alguma objectividade um campo de acção isso é apenas ilusório: de que música estamos a falar? de que formas de brincar? de que brincantes? o que fundamenta as opções dos brincantes-maiores? Eu diria, de forma Lapalissiana, que as opções que tomamos são aquilo que é possível fazer com o Alguns exemplos muito concretos disto são as canções que foram criadas em Um Plácido Domingo (UPD) ou neste workshop. A canção Viagem (UPD) nasceu dum exercício de grupo com bambus. Os bambus produzem sons de altura que conhecemos. Conhecer mais é ter mais opções. definida que dependem do comprimento. Começamos por brincar com os bambus de forma livre e apreciámos a amálgama de sons que se obtêm quando muitas alturas diferentes coexistem e quando cada um faz ritmos diferentes dos outros. Veio-nos à ideia o som da chuva ou do vento em espanta-espíritos e construímos peças de música usando esses recursos (tomámos decisões sobre como começar, como evoluir e como finalizar, ou seja sobre como Conhecer o que conhecemos é um primeiro passo muito importante (muitas vezes não estamos estruturar, arquitectar os vários sons possíveis ao longo dum determinado tempo. conscientes daquilo que sabemos, e no caso das canções isso é particularmente evidente porque há questões que se prendem com a forma como catalogamos as nossas memórias). Esse deve ser um exercício diário. Quanto vamos na rua e vemos um automóvel, uma flor ou É, também importante perceber que a forma mais sustentável de ampliar a nossa uma casa podemo-nos perguntar: sei alguma canção sobre um automóvel, uma flor, uma casa? colecção de recursos é, mais do que coleccionar produtos, compreender processos e Podemos construir a nossa playlist de muitas formas materiais (uma lista de títulos, um construir a partir daí. Perceber que uma canção é feita de pequenos padrões, conjunto de mp3s, partituras, livros, etc.) mas o mais importante é a playlist que está pequenas frases que podem ser recombinadas, abre a porta para podermos fazer as Passámos depois a usar uma gama muito mais restrita de comprimentos das canas, apenas dois tamanhos, e armazenada na nossa memória, a que podemso em qualquer altura recorrer e essa precisa de nossas canções a partir de elementos que ouvimos á nossa volta (sejam eles outras procuramos sincronizar o grupo à volta de dois ou três ritmos, que quando combinados produziam um contexto ser alimentada e exercitada. canções, sequências de sons emitidos por objectos ou por pessoas ou animais). regular, simples e interessante. De seguida pedimos a uma pessoa para, sobre essa base, cantar algo que lhe É, acima de tudo, relevante procurar mais e para além daquilo que já se sabe. Compreender que esses padrões ou frases se tornam particularmente coerentes apetecesse. Fê-lo de forma muito simples e o grupo repetiu. Era uma frase com apenas duas alturas (notas) também. Será que existe uma canção sobre o vento? Sobre um gato, um caracol? Há quando se estabelece um contexto, ou se quisermos ao contrário, que há associações De seguida perguntámos quem queria sugerir outra frase para acrescentar à primeira. E assim sucessivamente. inúmeras formas de procurar, dar o passo e ir à procura é o mais importante. que nós fazemos relativamente aos sons que parecem definir uma lógica (seja ela uma pulsação ou uma série de alturas de sons), permite criar uma gama muito Este foi também o processo que usámos na canção Olá... deste workshop, sendo que aí o contexto foi estabelecido concreta de possibilidades que qualquer pessoa pode explorar com resultados à partida (o modo Dórico e pulsação binária, a mesmo tipo de relações entre alturas e durações que é usado em Caracol, por exemplo). visíveis, ainda que ao início possa haver um pouco de desconforto. sequências de movimentos do corpo (dança) ou de imagens (filme ou animação), mas no caso da música aquilo que organizamos é o som e não existe (embora possa existir) uma preocupação em que essa organização traduza alguma coisa do mundo real. Ou seja, podemos organizar os sons da forma que entendermos e procuramos que seja o encadeamento entre eles aquilo que nos orienta. É um raciocínio idêntico ao que se faz quando se cria uma história em grupo, a diferença é que neste caso usamos apenas 3 ou 4 frases.

O SOM E SEUS PARÂMETROS

O SOM E SEUS PARÂMETROS O SOM E SEUS PARÂMETROS Você já percebeu como o mundo está cheio de sons? Mas você já parou para pensar o que é o SOM? Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando

Leia mais

Instrumento de Intervenção

Instrumento de Intervenção UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA ANEXO Instrumento de Intervenção Ana Isabel Mendes Codeço 2010 Planeamento da Sessão nº. 1 Data: 04/03/2010 Objectivo Geral: Desenvolver a

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Música é linguagem que organiza, intencionalmente, os sons e o silêncio, no continuum espaço-tempo.

Música é linguagem que organiza, intencionalmente, os sons e o silêncio, no continuum espaço-tempo. CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL SESC/SEDU MÓDULO 1: ELEMENTOS DA MÚSICA PROF. DARCY ALCANTARA (UFES) CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL SESC/SEDU DOMINGO - MANHÃ REVISÃO DOS CONCEITOS DE MÚSICA, RITMO E MELODIA

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo Introdução Formação de tríades maiores menores Arpejos maiores e menores Cânone Sobreposição de vozes formando acordes Inversão de acordes Versões do cânone Dona Nobis Tonalidades homônimas Armaduras Influência

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

O canto coletivo, ensinando a canção Samba lelê

O canto coletivo, ensinando a canção Samba lelê O canto coletivo é a prática musical mais elementar na educação musical, grandes educadores musicais como Dalcroze, Kodaly, Willems, Villa-Lobos e outros, utilizavam a voz e o canto coletivo como ponto

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo Introdução Formação de Escalas e de Acordes Encadeamentos e Harmonia Acordes Maiores e Menores Tons Homônimos Encadeamento V7 i em Fá Menor (Fm) Cadência de Picardia próxima 2 Introdução Nas Unidades de

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG

NOKIA. Em destaque LEE FEINBERG Em destaque NOKIA LEE FEINBERG A Nokia é líder mundial no fornecimento de telefones celulares, redes de telecomunicações e serviços relacionados para clientes. Como Gerente Sênior de Planejamento de Decisões

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Tipos de Resumo. Resumo Indicativo ou Descritivo. Resumo Informativo ou Analítico

Tipos de Resumo. Resumo Indicativo ou Descritivo. Resumo Informativo ou Analítico Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso

Leia mais

Objectivos PLANEAR 2/90. O que se pretende comunicar ou expor. Queremos:

Objectivos PLANEAR 2/90. O que se pretende comunicar ou expor. Queremos: Objectivos O que se pretende comunicar ou expor Queremos: De todos os passos deste e-book, começamos pelo maior desafio: ter boas ideias. Estas estão só à espera que alguém as tenha, e até há técnicas

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Capítulo 1 x Você está aqui. IÉIA GERAL E SEUS TÓPICOS COMPREENENO E PRATICANO A partir deste momento, vamos trilhar um caminho que vai levá-lo a redigir organizadamente. Há muitas formas de se alcançar

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER

DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA CURSO OPERADOR DE INFORMÁTICA (2) Educação e Formação de Adultos DIFERENÇAS ENTRE HUB, SWITCH E ROOTER 1º PERÍODO Sara Matias ICORLI 2008/2009 Muita gente sabe que hub, switch

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO

GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO GERIR ENERGIA: A VERDADE SOBRE A GESTÃO DO TEMPO Gestão do tempo como gestão das energias Ninguém gere o tempo. Não conseguimos colocar as 17 horas antes das 15. 2004 só chega depois de 2003. Gerimos energias,

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

EUREKA. Conselhos de utilização

EUREKA. Conselhos de utilização EUREKA Conselhos de utilização Os jogos Eureka foram concebidos para suscitar o interesse e a abertura de espírito relativamente às várias línguas e culturas da União Europeia, de uma forma divertida.

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas.

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas. Inclui Teoria e Questões Inteiramente Resolvidas dos assuntos: Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Lógica sentencial, de primeira ordem

Leia mais

QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia

QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia Projetos para a Sala de Aula QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia Guia do Professor 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft PowerPoint 97 Microsoft Word 97 Software opcional:

Leia mais

Acordes, sua estrutura e cifragem

Acordes, sua estrutura e cifragem Por Turi Collura Acordes, sua estrutura e cifragem O acorde é composto por um grupo de notas que soam simultaneamente. É uma unidade sonora, formada de, no mínimo 3 sons (certamente, podemos ter harmonias

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

Gabarito da Prova de Oficinas dos Velhos Ano 2008

Gabarito da Prova de Oficinas dos Velhos Ano 2008 Gabarito da Prova de Oficinas dos Velhos Ano 2008 12 de maio de 2008 1 (a) O objetivo principal da oficina de espectroscopia é que os aprendizes aprendessem, rápido, a interpretar espectros e linhas espectrais,

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu lado concreto

Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu lado concreto Universidade Severino Sombra Fundamentos Teóricos e Metodologia de Matemática 1 1 Com uma coleção de figuras e de formas geométricas que mais parecem um jogo, mostre à turma que os números também têm seu

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Charadas Charadas é um jogo relativamente famoso em alguns lugares. Pode ser jogado de forma sentação de um tema por um indivíduo ou por um grupo. jogo. Eles

Leia mais

2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO MUSICAL]

2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO MUSICAL] 2012/13 [PLANO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO MUSICAL] Plano Anual de Expressão Musical Ano Letivo 2012/2013 Introdução: Esta atividade pretende que os alunos fortaleçam o gosto natural pela expressão musical

Leia mais

Avaliando o Cenário Político para Advocacia

Avaliando o Cenário Político para Advocacia Avaliando o Cenário Político para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Como fazer uma página WEB

Como fazer uma página WEB Como fazer uma página WEB Pontos a ter em conta na criação de uma página web. 1. O posicionamento 2. O crescimento 3. O ponto de vista do cliente 4. As operações mais frequentes 5. A análise da concorrência

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSÃO MUSICAL

LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSÃO MUSICAL ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS VELAS LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS EXPRESSÃO MUSICAL 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1 DO ENSINO BÁSICO CE 1 CE 5 CE 8 CE 12 CE 14 Interpretação e comunicação

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama Devido à grande extensão do teclado e conseqüentemente um grande número de notas, localizadas em diferentes oitavas, precisamos de dois pentagramas.

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

CAIXAS DE MEMÓRIAS. O que guarda o Centro de Arte Moderna? Quem pensa e faz obras de arte? escultor. Sobre o que nos fala uma obra de arte?

CAIXAS DE MEMÓRIAS. O que guarda o Centro de Arte Moderna? Quem pensa e faz obras de arte? escultor. Sobre o que nos fala uma obra de arte? CAIXAS DE MEMÓRIAS No CAM existem muitas obras de arte, cheias de ideias e histórias para nos contar, tantas que nem sempre nos conseguimos lembrar de todas... a não ser que elas se transformem em memórias!

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Computadores XXI: Busca e execução Final

Computadores XXI: Busca e execução Final Computadores XXI: Busca e execução Final A6 Texto 6 http://www.bpiropo.com.br/fpc20060123.htm Sítio Fórum PCs /Colunas Coluna: B. Piropo Publicada em 23/01/2006 Autor: B.Piropo Na coluna anterior, < http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=146019

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música?

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique

Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Uma reflexão sobre Desenvolvimento Económico Sustentado em Moçambique Carlos Nuno Castel-Branco carlos.castel-branco@iese.ac.mz Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica Maputo, 21 de Outubro

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO CURE SEU IMPROVISO - MODOS GREGOS. Primeiramente, muito obrigado por apoiar meu trabalho e depois do grande sucesso

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES O aluno canta controlando a emissão vocal em termos de afinação e respiração. O

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes

Define claramente o tema, o seu objectivo e os aspectos a desenvolver. De seguida deves ser capaz de levantar questões sobre o que pretendes Como fazes os teus trabalhos escritos? Há dois métodos para fazer trabalhos 1-Vais à Net copias a informação, colas num novo documento, imprimes e já está! 2-Pesquisas informação em fontes diversas, retiras

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

MEMÓRIAS DE TRADUÇÃO NO PARLAMENTO EUROPEU A IMPORTÂNCIA DO MULTILINGUISMO

MEMÓRIAS DE TRADUÇÃO NO PARLAMENTO EUROPEU A IMPORTÂNCIA DO MULTILINGUISMO MEMÓRIAS DE TRADUÇÃO NO PARLAMENTO EUROPEU A IMPORTÂNCIA DO MULTILINGUISMO Numa breve consulta da página dedicada ao Multilinguismo no site oficial do Parlamento Europeu (www.europarl.europa.eu), deparamos

Leia mais

Expressão Musical II. Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013. Docente: António Neves

Expressão Musical II. Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013. Docente: António Neves Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013 Expressão Musical II Docente: António Neves Discente: Ana Matos nº 53184 A música e o som, enquanto energia, estimulam

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word

Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word Já pensaste como surgiu o computador?

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS

BIKE PERSONAL TRAINER O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS O TREINO DE CICLISMO DEPOIS DOS 50 ANOS Tendo em conta o que foi descrito no artigo anterior, vamos então pôr em prática os conceitos necessários para tornar reais as adaptações benéficas ao treino e sobretudo

Leia mais

TÓPICO DE EXEMPLO TOMADA DE DECISÃO NÃO É O QUE VOCÊ IMAGINA TÓPICOS

TÓPICO DE EXEMPLO TOMADA DE DECISÃO NÃO É O QUE VOCÊ IMAGINA TÓPICOS TÓPICOS TOMADA DE DECISÃO NÃO É O QUE VOCÊ IMAGINA Tópico Tomada de Decisão não é o que Você Imagina CoachingOurselves International Inc., 2011 0800 703 3444 coachingourselves.com.br twitter.com/coaching_br

Leia mais

Alunos dorminhocos. 5 de Janeiro de 2015

Alunos dorminhocos. 5 de Janeiro de 2015 Alunos dorminhocos 5 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: entender a necessidade de se explorar um problema para chegar a uma solução; criar o hábito (ou pelo menos entender

Leia mais

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar?

Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Lição 2: O que Faz um Canal Funcionar? Nesta lição, daremos uma olhada em todas as partes de um canal do YouTube e veremos como cada parte contribui para o tempo de exibição. Lição 2.1 - Benefícios do

Leia mais

VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE

VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE VAMOS CONSTRUIR UMA CIDADE Versão adaptada de Eugénio Sena para Wir Bauen Eine Stadt de Paul Hindemith 1. MARCHA (Entrada) Uma cidade nossa amiga Não queremos a cidade antiga. Nós vamos pensar tudo de

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais

Quadros Interactivos CLASUS

Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Quadros Interactivos CLASUS Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo Pagina 1 Introdução à Utilização dos Quadros Interactivos e Software A-migo 1.

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais