e-nota NF-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e-nota NF-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica"

Transcrição

1 Página1 e-nota NF-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa

2 Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal eletrônica NF-e? Safeweb e-nota NF-e Acesso e-nota NF-e Cadastros Nota Fiscal Relatórios Configurações... 45

3 Página3 1. O que é Nota Fiscal eletrônica? Nota Fiscal eletrônica NF-e: documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços. XML: Arquivo propriamente dito da NF-e. DANFE: Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica. É a representação gráfica do XML e serve para acompanhar o transporte das mercadorias até o cliente final.

4 Página4 2. Safeweb e-nota NF-e O Safeweb e-nota NF-e é ideal para as empresas que desejam ter uma solução independente e fácil para geração e emissão de notas fiscais eletrônicas. O sistema programa uma solução completa para geração, emissão e acompanhamento, atendendo as exigências da SEFAZ e mantendo a autenticação forte no acesso ao sistema. O seu acesso é através da web, com a base de dados criptografada e mantida em servidores, na Safeweb. Pelo Certificado Digital do emitente, é possível verificar os dados acessíveis somente à empresa. Neste manual mostraremos o passo a passo do primeiro acesso do prestador no sistema Safeweb e-nota NF-e até sua emissão da nota. Antes de começar, certifique-se de que o seu Certificado Digital ao sistema Safeweb e-nota NFe esteja devidamente instalado e conectado ao computador, seja ele armazenado em Cartão ou em Token. Todos os softwares e manuais são encontrados no site da Safeweb:

5 Página5 3. Acesso e-nota NF-e Para entrar no ambiente de emissão de NF-e, siga os passos indicados abaixo. Abra o navegador padrão e digite o site da Safeweb na barra de endereços: Em seguida, selecione o atalho identificado pela nuvem e clique em Portal e-nota. Selecione o Certificado Digital da empresa emissora e digite a senha. Ao abrir, aparecerá o Portal e-nota da Safeweb, com as soluções para emissão de documentos eletrônicos que a Safeweb disponibiliza para seus clientes. Cada módulo é ilustrado por uma pasta, identificando os sistemas.

6 Página6 Pastas na cor azul são os sistemas contratados pela empresa. Clique na que identifica o e-nota NF-e. Então acesse o ambiente Safeweb Virtual. Lá, você encontra material, como tutoriais e manuais que podem contribuir no entendimento do funcionamento dos sistemas Safeweb.

7 Página7 Agora estamos no e-nota NF-e. Esta é a tela principal do sistema. Não se esqueça de ler os quadros coloridos da página sempre que acessar, pois são informações importantes para o emissor da nota sobre o sistema. Com a página aberta, clique em Home e verifique se as informações contidas nos campos Usuário e Emitente condizem com as do cadastro do seu certificado digital. Para alterar o modo do ambiente de emissão, Versão de Testes (NF-e sem valor fiscal) ou Versão de Produção (NF-e com valor jurídico), entre em contato com o suporte da Safeweb pelo telefone: (51) ou pelo e solicite.

8 Página8 4. Cadastros O sistema dispõe de algumas vantagens interessantes e importantes no processo de emissão da NF-e, como é o caso dos cadastros. A principal funcionalidade é auxiliar o usuário no preenchimento da nota. Posicione o mouse em Cadastros e clique no desejado. Cadastro do Emitente Ao clicar em Emitente pela primeira vez, os campos estarão todos em branco. Para inserir os dados da empresa, clique no botão Editar, no canto inferior direito da página. Comece informando o CNPJ e clicando em Consultar na SEFAZ. O sistema busca automaticamente e completa os campos que tiver retorno. Confirme se os dados estão corretos e se os campos obrigatórios foram preenchidos. Este cadastro é feito uma única vez e o sistema mantém salvo. Salvo quando houver novas alterações. Para finalizar clique em Salvar.

9 Página9 Cadastro de Clientes, Fornecedores, Transportadoras e Vendedores Ao abrir estas opções visualize a tela contendo os cadastros até então. Para localizar alguma informação, preencha um dos campos do Filtro de Pesquisa e clique em Pesquisar. Observe que a visualização deste exemplo corresponde a 15 clientes por página. Os exemplos a seguir serão mostrados a partir das telas do cadastro de clientes.

10 Página10 Lupa: Visualizar os dados do cadastro. Lápis: Editar dado(s) no cadastro selecionado. Lixeira: Excluir um cadastro por vez. Para mais de uma exclusão, marque no checkbox e clique no botão excluir. Botão Importar: Usado para importar dados referenciados de uma nota fiscal eletrônica. Selecione as notas (arquivo XML) e o sistema filtrará os dados correspondentes.

11 Página11 Esta função de importar não está disponível para o cadastro de vendedores. Botão Novo: Incluir um novo cadastro. Também é possível fazer o cadastro a partir do botão Consultar na SEFAZ, que carrega as informações do estado do emitente. Quando for de outro, identifique o estado e o país da consulta informe o número do documento e consulte. Ao preencher o CNPJ e clicar no botão de consulta, os campos serão preenchidos automaticamente, conforme os dados cadastrados na SEFAZ. Esta consulta não funciona para Pessoa Física, desta forma, os campos devem ser preenchidos manualmente.

12 Página12 No campo Entrega da NF-e, informe o da pessoa que deseja enviar uma cópia do arquivo XML, (até 4 s simultâneos). Escolha, no Método de entrega, como a nota será enviada, em anexo no , ou link para download. Para finalizar o cadastro clique em Salvar : Cadastro de Produtos Visualize a tela inicial com todos os produtos adicionados no sistema. Para localizar algum produto preencha um dos campos do Filtro de Pesquisa e clique em Pesquisar. Note que a visualização deste exemplo corresponde a 15 produtos por página.

13 Página13 Copiar: Copiar todos os dados do produto e criar um novo cadastro. Botão Novo: Incluir um novo produto no cadastro. Os primeiros itens a serem preenchidos estão na aba Dados. Um diferencial do cadastro de produtos é a opção de duplicar os dados: Copiar Código: Este campo aceita letras e números, que podem ser, por exemplo, os já utilizados pelo cliente ou fornecedor, ou criar uma codificação própria para cada produto. Descrição: Escreva de forma breve, o produto que será adicionado. NCM: (Nomenclatura Comum do MERCOSUL): contém o mínimo de dois e, o máximo de oito dígitos. Para saber mais sobre o código entre em contato com o Contador da sua empresa para esclarecimentos. Unidade Comercial e Tributável: Estes campos têm o quilo Kg como a unidade de comercialização e tributação respectivamente, porém os campos aceitam outras unidades como valor. (Exemplo: unidade, caixa, pacote). Valor Unitário Comercial e Tributável: Digite o valor unitário comercializado daquele produto e o sistema já completa automaticamente o campo do valor unitário tributável.

14 Página14 Aba Tributos: Dentro, há mais quatro abas. A primeira destacada é a de ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços. Escolha as opções adequadas para o produto no Regime Tributário, na Situação Tributária e na Origem, campos obrigatórios. Observe que podem aparecer novos campos obrigatórios, conforme o que for selecionado na Situação Tributária.

15 Página15 No IPI Imposto sobre Produtos Industrializados selecione a Situação Tributária e complete os demais campos que aparecem como obrigatórios logo abaixo. Como nenhuma das opções do IPI está em negrito ou com asterisco, o seu preenchimento não é obrigatório, salvo situações em que a empresa emitente atue com produtos industrializados. As abas Informações Adicionais e Produto Composto são opcionais para deixar a nota fiscal mais completa. Informe se for de interesse da empresa.

16 Página16 O PIS Programa de Integração Social e o COFINS Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social possuem apenas um campo obrigatório cada: Situação Tributária. Lembrando que, dependendo da opção escolhida, outros campos obrigatórios podem aparecer. Para finalizar o cadastro clique em Salvar :

17 Página17 5. Nota Fiscal No menu de navegação, este item é a opção para emissão e administração das Notas Fiscais do sistema. Para acessar, posicione o mouse no local correspondente e clique. Emitir Nova NF-e Aqui se dá o começo do processo de preenchimento da nota fiscal eletrônica de produtos. Siga as telas como aparecem.

18 Página18 Dados da NF-e: Nesta aba, alguns dados já são preenchidos pelo sistema, porém todos os campos podem ser alterados, sendo que a série e o número são sequenciais. Natureza da Operação é um campo de preenchimento descritivo, ou seja, é preciso identificar a operação da nota a ser emitida. O sistema também sugere algumas situações. Selecione, se for o caso. Atente que o campo Tipo de Documento precisa estar relacionado com a natureza da operação. As abas Notas Fiscais Referenciadas e Dados de Protocolo devem ser acrescentadas somente em casos específicos.

19 Página19 Emitente: A empresa cadastrada no Cadastro do Emitente terá seus dados automaticamente preenchidos nesta aba. Se o cadastro não foi efetuado anteriormente, preencha os campos em negrito e com asterisco, pois são obrigatórios para a emissão da nota fiscal. Destinatário/Remetente: Com o cliente previamente cadastrado no sistema, indique os campos Tipo de Documento e CNPJ/CPF e então, selecione o botão Carregar para serem preenchidos automaticamente. Caso o cadastro não tenha sido feito com antecedência, complete os campos obrigatórios manualmente. Após digitar os dados, marque no checkbox ao lado do botão Carregar, se optar em cadastrar este cliente direto para o sistema.

20 Página20 Produtos e Serviços: A inclusão dos produtos na nota ocorre de um a um, ou seja, um produto de cada vez. Há duas possibilidades para isto. Fazer o carregamento pelo Código ou pela Descrição do Produto. Sendo que a opção Carregamento Automático precisa estar selecionada para que o sistema atualize automaticamente com os dados salvos no Cadastro do Produto. O sistema reconhece que há um cadastro, no momento que o campo começa a ser preenchido. Selecione o produto para que conste na nota. Tecle Enter para carregar os dados do cadastro. Quando um produto é incluído a partir da base de dados do Cadastro de Produtos, será preciso apenas preencher os campos CFOP e Quantidade. O cálculo total do produto é automático. O código CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) pode ser consultado com o Contador da empresa, caso não saiba. E ainda é possível trabalhar com o botão Copiar CFOP, quando este também se encaixar no código de outros produtos da nota. No botão Tipos de Rateio trabalhe com valores divididos entre Frete, Seguro ou Desconto do(s) produto(s) da nota. Para os casos em que o produto não tenha cadastro no sistema, insira os dados manualmente. Desta forma, inclua um Código para o produto e clique no Lápis para editar as informações.

21 Página21 O produto incluído manualmente pode ser salvo para o banco de dados (Cadastro de Produtos), clicando no checkbox Cadastrar produtos automaticamente. Também, não se esqueça de preencher os dados das abas de tributos. Clique no botão Copiar Tributos para os dados tributários de um primeiro produto serem repetidos para todos os demais produtos da nota. Ao clicar no lápis para fazer a edição das informações, abrirá a tela do Gerenciador de Produtos, onde constarão todas as mercadorias incluídas na NF-e, permitindo a navegação entre as abas. No exemplo a seguir, está selecionada a aba do produto de código 4444 e seus dados. Clique em Salvar Produtos para adicionar o produto na nota. Totais: Esta aba tem a função de calcular internamente todos os valores de tributação, despesas e afins da nota. Clique diretamente no botão Calcular Totais, para que o sistema gere automaticamente todos os totais da NF-e. Verifique atentamente se todos os totais gerados estão de acordo e, caso não estejam, confira se os produtos inseridos estão corretos.

22 Página22 Se, houver alguma alteração nos produtos após calcular os totais, clique no botão Recalcular Tributos e Totais. Transporte: O único campo obrigatório inicial deste item é a identificação da Modalidade de Frete. Se não houver nenhuma outra informação sobre o transporte da mercadoria que precise ser adicionada na nota, deixe os campos em branco. Os campos de identificação são importantes serem preenchidos conforme combinação da empresa com o seu cliente, para ficar determinada na nota.

23 Página23 No caso do frete ficar por conta de terceiros, é necessário identificar a transportadora digitando os dados nos campos, ou selecionando o Tipo de Documento e o número do CNPJ/CPF. Caso haja alguma transportadora cadastrada no Cadastro de Transportadoras, os dados são puxados para cá. As subabas: Retenção ICMS, Veículo/Reboque/Balsa/Vagão e Volumes devem ser adicionadas somente quando houver necessidade. Veículo/Reboque/Balsa/Vagão informa o tipo de veículo que fará o transporte das mercadorias. No campo para preencher a placa, digite apenas números e letras, sem espaço ou caracteres especiais. Dependendo do tipo de veículo selecionado, as lacunas de preenchimento alteram. Em Volumes, informe o peso líquido, peso bruto, marca quantidade, espécie, numeração e mais, clique no botão Incluir Volume. Cobrança: A partir desta aba, as informações são adicionais, pois não são obrigatórias para a validação da Nota Fiscal eletrônica. Se for o caso, preencha as informações sobre a Forma de Pagamento, Vendedor e/ou Prazos. O sistema irá gerar duplicatas, conforme indicação do campo Fatura. Lembramos que o Safeweb e-nota NF-e não gera boleto de cobrança, somente a nota fiscal.

24 Página24 Informações Adicionais: Nesta aba o sistema carrega automaticamente o que estiver cadastrado em Configurações. É o local onde podem ser acrescentadas informações complementares referentes à NF-e, ou seja, no primeiro campo dados de interesse do Fisco e no segundo, do Contribuinte. Exportação/Compras: Preencha quando for o caso de empresa que trabalha com exportação e compra de mercadorias. Para saber como preencher uma nota deste tipo, entre contato com a Safeweb.

25 Página25 Cana: Para a empresa produtora de cana de açúcar, esta aba identifica a safra, com indicação de mês e ano de referência da colheita. Salvar: Este botão faz uma cópia da nota e a mantém no sistema. Seu status passará para Digitação, o que permite a edição de informações. Em seguida, o próximo botão ficará habilitado. Validar: Neste botão, o sistema fará uma busca interna para verificar se todos os campos obrigatórios foram preenchidos. Se estiver tudo certo, o sistema retornará a situação VALIDADA e também mostrará o número da chave de acesso que foi criado para a nota.

26 Página26 Se houver algum erro durante esta verificação, uma caixa de texto com o resultado da validação é mostrado, identificando onde está para poder ser alterado. Para corrigir, clique no botão Editar e altere o campo. Salve e valide novamente a nota. Transmitir: A transmissão é o processo de envio do documento eletrônico para a SEFAZ correspondente. A seguir clique em Transmitir e aguarde o retorno que leva poucos segundos. O resultado esperado do processamento é Autorizado o uso da NF-e. Isto significa que a NF-e foi transmitida com sucesso e autorizada pela SEFAZ para uso. Para que uma nota seja autorizada, a Secretaria da Fazenda verifica os seguintes dados: Assinatura digital: dados do Certificado Digital que garante sua autoridade e integridade; Layout da NF-e: para que não ocorram erros de preenchimento dos campos e que todas as regras de validação foram observadas; Numeração: para que a mesma NF-e não seja recebida mais de uma vez; Emitente autorizado: empresa emitente está credenciada e autorizada a emitir notas na SEFAZ.

27 Página27 Imprimir Danfe: É o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica e que representa graficamente a NF-e. Este documento fica disponível para impressão com o status da nota Autorizado. Com ele, a mercadoria pode circular livremente. Para imprimir, clique em Imprimir DANFE : Ao clicar no botão, uma janela abre, com opções para o arquivo. O DANFE é gerado no formato pdf, ou seja, para ser visualizado é necessário ter instalado o programa da leitura de arquivos com este formato, como o Adobe Reader. Cancelar NF-e: O botão Cancelar NF-e fica visível assim que a nota for autorizada. Nas próximas 24 horas, ela ainda pode ser cancelada pelo sistema. Informe o motivo para o cancelamento.

28 Página28 A justificativa deve conter no mínimo 15 e no máximo 255 caracteres, não podendo ser especial. O resultado do processamento deve ser: Cancelamento de NF-e homologado. Esta mensagem caracteriza que a NF-e foi cancelada. Carta de Correção: A carta de correção é utilizada quando alguma informação relevante deixou de ser informada na NF-e. Atente para o que não é permitido alterar:

29 Página29 Este é o resultado esperado para a correção: Ao utilizar a carta de correção um novo arquivo XML é anexado junto à NF-e. Ao clicar no botão Exportar NF-e (próximo item deste Manual) será possível verificar os dois arquivos XML gerados neste processo, o da NF-e e o da Carta de Correção.

30 Página30 Exportar NF-e: Exportar significa também realizar o backup das notas autorizadas e baixálas para uma pasta no computador ou em um dispositivo móvel. Também podem ser enviadas ao Contador da empresa, por exemplo. Notas baixadas devem ser guardadas num período de cinco a dez anos, pois possuem validade jurídica perante a Sefaz. Para exportar o arquivo, clique no botão Exportar NF-e. Indique o local onde o arquivo será salvo. Para abrir a NF-e acesse a pasta onde o arquivo foi salvo.

31 Página31 sistema. Gerenciar NF-e Retornando ao menu Nota Fiscal, temos o gerenciamento das NF-es, que permite que o usuário gerencie todos os XMLs emitidos e/ou gerados no As notas são organizadas conforme a ordem em que são lançadas no sistema. A primeira opção no gerenciamento é o filtro de pesquisa. Pesquise pelo status da NF-e, período, chave de acesso, dentre outras formas. Note que estamos visualizando o gerenciador com 15 NF-es por página. Esta opção pode ser de visualização de até 1000 itens. Há outras funcionalidades para as notas: copiar, visualizar, editar e excluir.

32 Página32 anterior. Copiar: copia todos os dados da NF-e e criar uma nova, mantendo os mesmos dados da Visualizar: permite a visualização dos dados da NF-e, sem poder editar. Editar: representa a edição dos dados da nota. Excluir: representa a exclusão da NF-e selecionada. Ainda no gerenciador, podemos identificar as notas eletrônicas pela série, número, data/hora emissão, CNPJ/CPF, UF ou ainda, Situação. O estado atual da NF-e está diretamente relacionado às funcionalidades de edição ou exclusão. É possível ainda ter acesso direto ao DANFE e ao arquivo XML, sem precisar abrir a nota. Estão posicionadas ao lado de cada situação, como mostra a imagem acima. Vejamos agora a coluna Situação. É extremamente importante entender o significado de cada uma delas, para interpretar, no momento em que ocorrerem. DIGITAÇÃO nota ainda não foi transmitida para a SEFAZ, apenas está criada e salva no sistema, podendo ser editada, e/ou excluída. VALIDADA NF-e ainda não foi transmitida à SEFAZ, mas todos os campos obrigatórios já estão preenchidos. Uma NF-e validada não garante consistência tributária dos dados, por isso, pode ser editada e/ou excluída.

33 Página33 PROCESSAMENTO a NF-e foi transmitida à SEFAZ, porém ainda não obteve retorno. Nesse caso, dentro do Gerenciar NF-e, clique no botão Consultar Situação e aguarde se a situação muda de status. Não há um tempo para mudança de situação, pois depende da SEFAZ. AUTORIZADA nota transmitida e autorizada pela SEFAZ. É possível imprimir o DANFE e exportar o arquivo digital (XML) da nota fiscal. As notas já não podem mais ser alteradas, somente canceladas dentro do prazo legal. REJEITADA a NF-e foi transmitida à SEFAZ, mas rejeitada por algum motivo. O erro é mostrado na tela e é preciso fazer as devidas correções. Após, a NF-e pode ser retransmitida. DENEGADA a nota foi enviada à SEFAZ, mas a empresa emitente e/ou destinatária tem alguma pendência ou restrição no seu cadastro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Nesta situação, a NF-e não pode ser editada ou excluída do sistema. CANCELADA - esta situação é habilitada quando a empresa emitente cancela, no próprio sistema, o uso da nota. O prazo para esta ação pode ser realizada nas primeiras 24 horas corridas a partir da emissão, conforme legislação. As outras situações aparecem em raros e específicos casos. Quando isto ocorrer, entre em contato com o suporte da Safeweb para esclarecimentos. Vejamos os botões disponíveis no gerenciador de NF-es: NOVO emitir uma nova NF-e. CONSULTAR SITUAÇÃO utilizada nos casos de notas em processamento, consulta se há um novo status para a(s) nota(s) selecionada(s) no checkbox.

34 Página34 TRANSMITIR NF-es envia à SEFAZ a(s) nota(s) selecionada(s) no checkbox. Não funciona para notas com situação de denegada, com problema e cancelada. REENVIAR NF-es pode ser reenviada para o do cliente incluído na nota. EXPORTAR NF-e permite o backup das notas selecionadas para o computador ou dispositivo móvel. Inutilização Este é o processo para informar à SEFAZ que determinada numeração não será utilizada. Isto deve ser realizado até o décimo dia do mês subsequente. Geralmente este processo é realizado quando há alguma falha na sequência da numeração. As NF-es só podem ser inutilizadas enquanto não estiverem autorizadas ou canceladas. Para acessar, na tela inicial, vá em Nota Fiscal e Inutilização. Escolha entre inutilizar Numeração ou Gerenciar Inutilização. Inutilizar Numeração: Ao clicar, o sistema identificará automaticamente as falhas de numeração. Selecione a faixa, clicando no checkbox em Inutilizar Faixa ou em Definir Faixa.

35 Página35 Inutilizar Faixa: Insira o motivo da inutilização (no mínimo 15 e no máximo 255 caracteres, não podendo ser especial). Clique em Ok para finalizar. Definir Faixa: Outra forma de inutilizar uma numeração é através do botão Definir Faixa. Informe a série, o número final e o inicial da faixa para inutilizar. Digite uma justificativa e clique em OK : O resultado da inutilização é confirmado através desta mensagem:

36 Página36 Gerenciar Inutilização: Um arquivo XML com a numeração inutilizada será gerado. Para acessá-lo, clique nesta opção do sistema. Ao abrir, veja a tela inicial do Gerenciador de Numeração Inutilizada, com todos os arquivos inutilizados no sistema. Para localizar alguma numeração preencha um dos campos do Filtro de Pesquisa e clique em Pesquisar. NF-e de Fornecedor Este é o espaço para visualização e controle das notas emitidas pelo sistema, e recebidas e importadas dos fornecedores. Geralmente este processo é usado para controle administrativo interno da empresa emissora. Para acessar, na tela inicial, vá em Nota Fiscal e NF-e de Fornecedor. Escolha entre: Importar NF-e: Ao selecionar os XMLs que serão importados, clique em Gravar NF-es. As informações das notas salvas são mostradas com a numeração dos arquivos submetidos com sucesso.

37 Página37 Gerenciar NF-e: Nesta opção do sistema permite fazer pesquisa de notas importadas para controle do emitente. Gerenciar Manifestação Este é o espaço para visualização e conferência das manifestações do destinatário para cada NF-e emitida, podendo ser confirmada, desconhecida ou operação não realizada. Inicialmente, as NF-es com esta obrigação, são para notas de combustíveis. A manifestação do destinatário é um conjunto de eventos que possibilita que o destinatário da NF-e possa se manifestar sobre a sua participação comercial descrita na nota, confirmando ou não as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal. Ao abrir, pesquise sobre as manifestações ocorridas:

38 Página38 Consultar Notas: Este botão do sistema permite pesquisar notas para controle de manifestação. Indique, através dos campos mostrados na imagem abaixo, os parâmetros de busca de notas: Manifestar: Botão que possibilita a ação do destinatário se manifestar sobre nota(s) selecionada(s) no gerenciador. Ao clicar em Manifestar identifique a opção para cada nota:

39 Página39 Vejamos os eventos de manifestação: Confirmação da Operação: manifestação do destinatário que ocorrerá após a operação, confirmando que ocorreu conforme identificado. Desconhecimento da Operação: protege o destinatário do uso indevido de sua inscrição estadual / CNPJ. Destinatário manifesta que desconhece uma operação. Operação não Realizada: manifestação do destinatário, que por algum motivo, a operação acordada e descrita na NF-e, não se realizou. Por exemplo, os casos de recusa no recebimento de mercadorias. Ciência da Operação: Opção opcional utilizada para indicar que o destinatário tomou ciência da emissão da NF-e, mas ainda não há elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva. Nestes casos, deverá ainda ser apresentada uma das manifestações descritas anteriormente.

40 Página40 6. Relatórios O e-nota NF-e permite que o usuário gere diferentes tipos de relatórios, como listas, gráficos entre clientes, produtos, Notas Fiscais e outros. Para acessar, na tela inicial, vá em Relatórios e escolha uma das opções: NF-e ou Vendas por data de Emissão: Nestes relatórios será possível visualizar informações de NF-es autorizadas, canceladas, validadas, assinadas, rejeitadas, pendentes, em digitação, entre outras situações. Informe o período no campo Data de Emissão, para gerar o relatório. Selecione a situação, clicando no checkbox. Clique em Imprimir para salvar uma cópia da relação das situações impressas no computador.

41 Página41 Listas: Com este relatório será possível visualizar informações de todos os cadastros. Faça o mesmo procedimento para o tipo de lista que deseja gerar. Curva ABC: Com este relatório em curvas é possível visualizar informações de compra/venda por clientes, produtos ou vendedores. Faça o mesmo procedimento para o tipo de curva que deseja gerar. Informe o período no campo Data de Emissão, para gerar o relatório.

42 Página42 Sintegra: Nesta opção de relatório o sistema gera informações para o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA). Indique os dados necessários nos campos e clique em Gerar Sintegra. Sugere-se que estas informações sejam coletadas com o Contador ou área Administrativa e Financeira da empresa emitente. Inclusive se este tipo de relatório será necessário.

43 Página43 Demonstrativo de Notas Fiscais: Nesta opção de relatório o sistema gera informações para o Demonstrativo de Notas Fiscais (DNF): Para emitir tal relatório, indique o Mês e o Ano e clique em Gerar DNF : O relatório deverá gerenciar o demonstrativo das NF-es do DNF. Para isso, indique o período e clique em Pesquisar. Veja também um exemplo de consulta: SPED: Nesta opção de relatório é possível gerar arquivos de SPED Fiscal e SPED Contribuições (Sistema Público de Escrituração Digital). Para o SPED Fiscal preencha os dados que ali pede. Atente que há outras abas para incluir informações. Ao preencher os campos deste relatório clique em Gerar EFD

44 Página44 Para gerar este relatório selecione Gerar SPED Contribuições. Preencha os dados necessários. Atente que há outras abas para incluir informações. Ao preencher os campos deste relatório clique em Gerar SPED

45 Página45 7. Configurações O sistema pode ser configurado para manter atualizadas informações relevantes ao emitente e também ao órgão de fiscalização da mercadoria. Na barra de menu, clique em Configurações. Informações Adicionais: Ao abrir, haverá dois campos para preenchimento. Para atualizar clique em Editar. No primeiro campo devem ser incluídos os dados de interesse ao Fisco, e no segundo, informações adicionais e relevantes à empresa, para todos os contribuintes (dados bancários, por exemplo).

46 Página46 Cadastros Automáticos: Indique nesta aba, quais cadastros (cliente, produtos, transportadora) deverão ser guardados automaticamente, no momento da emissão da nota. Opções Predefinidas: Esta aba conta com opções de interesse de preenchimento da empresa. É recomendada para empresas que trabalham sempre com determinadas informações nos dados nas notas. Com isto, estes campos estarão sempre preenchidos. Na imagem abaixo é possível identificar que campos são estes. Prazos para pagamento: Nesta aba é possível configurar os prazos de pagamento que a empresa trabalha. Estas informações são adicionadas na emissão da nota e identificam as duplicatas, quando houver.

47 Página47 Dados em Cache: Nesta aba o sistema monitora o armazenamento dos dados no computador. O botão aumentar armazenamento, define um espaço maior. Para finalizar as opções de configurações, clique no botão para Salvar. Chegamos ao final deste manual. Clique no link Voltar para o Portal e você estará retornando ao Portal e-nota, onde terá acesso aos demais módulos da Safeweb. Sugerimos atenção especial às informações dos dois módulos que foram citados neste manual, pois suas funções são complementares ao processo de emissão de NF-e.

48 Página48 e-nota NF-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica)

e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão completa) apresenta as informações do Sistema Safeweb e-nota NF-e. O que é preciso para acessar

Leia mais

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é MDF-e?... 03 2. Safeweb e-nota MDF-e... 04 3. Acesso e-nota

Leia mais

e-nota NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita

e-nota NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita Página1 e-nota NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é NFC-e?... 03 2. Safeweb enota NFC-e... 04 3. Credenciamento

Leia mais

Cadastros. Cadastro do Emitente

Cadastros. Cadastro do Emitente Página1 Cadastros O sistema dispõe de algumas vantagens interessantes e importantes no processo de emissão da NF-e, como é o caso dos cadastros. A principal funcionalidade é auxiliar o usuário no preenchimento

Leia mais

Conhecimento de Transporte

Conhecimento de Transporte Página1 Conhecimento de Transporte No menu de navegação, este item é a opção para emissão e administração dos Conhecimentos de Transporte do sistema. Para acessar, posicione o mouse no local correspondente

Leia mais

e-nota NFC-e PR Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita - Paraná

e-nota NFC-e PR Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita - Paraná Página1 e-nota NFC-e PR Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita - Paraná Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é NFC-e?... 03 2. Safeweb enota NFC-e

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 05

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é NF-e?... 04 3. O que é CT-e?... 05

Leia mais

e-nota NFC-e PR Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita - Paraná

e-nota NFC-e PR Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita - Paraná e-nota NFC-e PR Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita - Paraná Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. O que é NFC-e?... 03 2. Safeweb enota NFC-e PR...

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega da Nota

e-nota E Módulo de Entrega da Nota Página1 e-nota E Módulo de Entrega da Nota Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E... 05 4. Gerenciamento

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Módulo 14. CgaInformatica. NFe. NFe para o Sistema Retwin

Módulo 14. CgaInformatica. NFe. NFe para o Sistema Retwin Módulo 14 CgaInformatica NFe NFe para o Sistema Retwin 2 Sumário O que é... 3 Benefícios... 3 Requisitos para Instalação e Implantação... 3 Obrigação Backup... 4 Configuração Geral do Sistema... 5 Cadastro

Leia mais

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Tutorial O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Este tutorial explica como configurar o Trade Solution e realizar as principais atividades relacionadas à emissão e ao gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas

Leia mais

jfisc al Versão 3.0 - Fevereiro/2015

jfisc al Versão 3.0 - Fevereiro/2015 jfiscal Versão 3.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFISCAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfiscal... 3 3 ADQUIRIR UMA LICENÇA DO

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Notas Fiscais Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 4 3.2.1 Aba Geral... 5 3.2.2 Opções... 6 3.3 Processador

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E...

Leia mais

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e INTRODUÇÃO: Este documento visa explicar, de forma detalhada e simplificada, a utilização do sistema de emissão de documentos fiscais (modelo

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e

MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e INICIANDO O SISTEMA Ao iniciar o sistema, selecione a empresa e clique no botão iniciar. CADASTRO DE CLIENTES O sistema utiliza um cadastro

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

MANUAL NOTA FISCAL ELETRÔNICA ESCRITÓRIO CONTÁBIL CAIRES

MANUAL NOTA FISCAL ELETRÔNICA ESCRITÓRIO CONTÁBIL CAIRES MANUAL NOTA FISCAL ELETRÔNICA ESCRITÓRIO CONTÁBIL CAIRES Por: Douglas Adolpho Maicon F. Campos COMO BAIXAR EMISSOR DE NF-e (novo!). Acesse o site da Secretária do Governo do Estado de São Paulo (www.fazenda.sp.gov.br/nfe),

Leia mais

PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe.

PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe. PARTE 2. Para iniciar a digitação dos dados da nota, o emitente deve clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NFe. Após clicar no menu Nota Fiscal / Emitir nova NF-e, o sistema irá exibir uma série de

Leia mais

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Tutorial O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Este tutorial explica como configurar o Trade Solution e realizar as principais atividades relacionadas à emissão e ao gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP

O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA. NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP O QUE VOCÊ PRECISA SABER NA EMISSÃO DA PRIMEIRA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e UTILIZANDO O SISTEMA GRATUÍTO DA SEFAZ-SP 1. Certificado Digital - Antes de mais nada você precisa possuir um certificado digital

Leia mais

MÓDULO DE NOTA FISCAL ELETRONICA

MÓDULO DE NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Introdução... 2 Requisitos para Utilização do Módulo NF-e... 2 Termo de Responsabilidade... 2 Certificados... 2 Criação de Séries... 2 Framework... 3 Teste de Comunicação...

Leia mais

OASyS Informática Manual da Nota Fiscal Eletrônica 2.0.7

OASyS Informática Manual da Nota Fiscal Eletrônica 2.0.7 OASyS Informática Manual da Nota Fiscal Eletrônica 2.0.7 Manual desenvolvido pela OASyS Informática, baseado na versão 2.0 da Nota Fiscal Eletrônica do SEFAZ. 1 Manual da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Título

Leia mais

MANUAL SIMPLIFICADO Versão 1.3 (08/02/2014)

MANUAL SIMPLIFICADO Versão 1.3 (08/02/2014) MANUAL SIMPLIFICADO Versão 1.3 (08/02/2014) www.tiranota.com.br para empresas optantes do SIMPLES NACIONAL By Luiz Resende www.acontabilidade.com.br LEGENDA Algumas siglas usadas neste manual NFE = Nota

Leia mais

Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas

Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Geração e transmissão de NF-e Após preencher os dados da nota fiscal, se não houver alguma informação faltando, o sistema sugere a geração do arquivo texto necessário

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Í n d i c e Julho, 2010 Introdução... 2 1. Acerto dos cadastros de Clientes e de Produtos... 4 1.1. Cadastros Básicos - Cadastro de Clientes... 4 1.2. Cadastros Básicos Cadastro

Leia mais

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos Página1 e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é o e-nota R?... 03 2. Configurações e Requisitos...

Leia mais

Guia de Primeiros Passos - MOVIMENTAÇÕES

Guia de Primeiros Passos - MOVIMENTAÇÕES Guia de Primeiros Passos - MOVIMENTAÇÕES Este documento tem o objetivo principal de iniciar você de forma rápida e simples no sistema.aprog., configurando as funcionalidades a sua realidade. A série Primeiros

Leia mais

NF-e. O Sistema de Emissão de NF-e do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget GoNF-e - Brasil. versão 1.00 2015. Gosocket - GoNF-e v1.

NF-e. O Sistema de Emissão de NF-e do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget GoNF-e - Brasil. versão 1.00 2015. Gosocket - GoNF-e v1. NF-e O Sistema de Emissão de NF-e do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget GoNF-e - Brasil versão 1.00 2015 Gosocket - GoNF-e v1.00 Página 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Ativação do GoNF-e... 4 3. Visão

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e SELECIONE A EMPRESA EMISSORA DA NFE CLIQUE EM INICIAR TELA DE AVISOS FAÇA A LEITURA DOS AVISOS E CLIQUE EM FECHAR EMISSÃO DA NOTA FISCAL

Leia mais

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos Página1 e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é o e-nota R?... 03 2. Configurações e Requisitos...

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e

Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e Sumário: 1. Orientações Gerais:... 3 1.1 Cadastros Básicos:... 3 1.2 Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe:... 3 1.3 Tela inicial:... 4 2. CT-e (Conhecimento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA Sistema Nota Fiscal Eletrônica Sil Tecnologia LTDA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 1. CONHECENDO OS COMANDOS DO SISTEMA 5 1.1 Tela Inicial do Sistema 5 1.2 Navegador de registros 6 1.3 Filtro de Registros 6 2. TELA

Leia mais

Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015

Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015 Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos fiscais Consultar

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica. Novembro de 2007. Equipe Nota Fiscal Eletrônica Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica. Novembro de 2007. Equipe Nota Fiscal Eletrônica Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Novembro de 2007 Equipe Nota Fiscal Eletrônica Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Índice I - Instalação do Software Emissor NF-e... 3 II Software Emissor NF-e

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Pagamento - Fornecedor

Pagamento - Fornecedor Pagamento - Fornecedor MT-212-00137 - 1 Última Atualização 30/08/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Manual de Acesso e Utilização ao Safeweb enota NFSe

Manual de Acesso e Utilização ao Safeweb enota NFSe Manual de Acesso e Utilização ao Safeweb enota NFSe Safeweb enota NFSe Sistema de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário - Versão 1.0.0 1. Sobre O enota NFSe é um sistema de emissão de Nota

Leia mais

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos...

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos... Índice 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 4. 5. 5.1. 5.2. 5.3. APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 Primeiros Passos... 2 Minha Empresa... 3 Certificado

Leia mais

Conteúdo. Revisado em 3/13/2010 às 9:45 PM 1 www.dzyon.com

Conteúdo. Revisado em 3/13/2010 às 9:45 PM 1 www.dzyon.com Conteúdo Introdução...3 Objetivos...3 Sobre o Manual...3 Padronização da Interface/Ícones...4 1.0 Visão Geral...5 1.1 Acesso ao Sistema...5 1.2 Sequência de Processos...5 1.3 Informações Gerais sobre Transmissão...6

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL 1 INDICE Informações importantes sobre o SPED...... 03 Entrando no sistema...... 04 Configurando o acesso à base de dados Access ou MySQL... 04 Cadastros... 05

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais

1. Instalação e Registro

1. Instalação e Registro 1. Instalação e Registro 1.1. Instalando o Controle de Transportadoras Para instalar o Controle de Transportadoras, acesse o site da Bsoft (www.bsoft.com.br), entre na seção de Downloads e baixe o instalador

Leia mais

A seguir falaremos sobre os campos que deverão ser preenchidos no Shop Control 8.

A seguir falaremos sobre os campos que deverão ser preenchidos no Shop Control 8. Nota Fiscal Eletrônica Este módulo permite a integração do Shop Control 8 com o site da Secretaria da Fazenda dos Estados e Receita Federal para emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) : Este módulo é exclusivo

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Changelog 31/05/2011

Changelog 31/05/2011 Versão 2.0.006 Changelog 31/05/2011 RESUMO Página 1/10 Emissão de NFe - Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55); Emissão de Nota Fiscal Via Única modelo 21; Emissão de Nota Fiscal Via Única modelo 22; Pool

Leia mais

Módulo NF-e. Manual de Utilização

Módulo NF-e. Manual de Utilização Módulo NF-e Manual de Utilização 1 Conteúdo Passo-a-passo para emissão de NF-e... 3 1. Obtendo seu Certificado Digital... 3 2. Registrando-se na Secretaria da Fazenda para Homologação (testes)... 4 3.

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O PRONAVTECH... 4 Primeiro Acesso... 5 Demais Acessos... 6 Esqueci Minha Senha... 7 Esqueci o usuário principal... 7 ÁREA DE TRABALHO DO PRONAVTECH...

Leia mais

Guia do Sistema de ISS - Contribuintes Nota Avulsa

Guia do Sistema de ISS - Contribuintes Nota Avulsa Manual do Sistema de ISS 1 Guia do Sistema de ISS - Contribuintes Nota Avulsa Na página inicial do sistema de ISSWEB são apresentados quatro menus: Início, Acesso ao Sistema, Credenciamento e Consultas.

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Guia do utilizador

MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Guia do utilizador MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Guia do utilizador Índice MANUAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 4 INTRODUÇÃO AO MANUAL... 5 FERRAMENTAS... 6 01 - Atualizar CEP... 7 02 - Corrigir Cadastros... 8 Produtos...

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa 1 Manual para emissão de Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa Microempreendedor Individual 2014. INTRODUÇÃO A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NF-e Avulsa)

Leia mais

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco.

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. Sistema integrado para emissão de nota fiscal eletronica NF-e Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. OmegaBYTE Informática Fones (51) 37375070 (51)

Leia mais

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco.

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. Sistema integrado para emissão de nota fiscal eletronica NF-e Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. OmegaBYTE Informática Fones (11) 4458-0022 (11)

Leia mais

Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada.

Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada. 2012 Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada. Sumário Instalando o ecafi... 2 Instalando o Serviço de E-mail...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-E SELECIONE A EMPRESA EMISSORA DA NFE CLIQUE EM INICIAR TELA DE AVISOS FAÇA A LEITURA DOS AVISOS E CLIQUE EM FECHAR EMISSÃO DA NOTA FISCAL

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda.

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0 Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. (0**46) 3225-6234 I Cartilha_NFe_Habil_7 Índice Cap. I Bem Vindo 1 Cap.

Leia mais

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES Maio de 2012 O QUE É A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito

Leia mais

Prefeitura de Rio Verde GO. SEFAZ - Secretaria da Fazenda. DMS e Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Prefeitura de Rio Verde GO. SEFAZ - Secretaria da Fazenda. DMS e Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Prefeitura de Rio Verde GO SEFAZ - Secretaria da Fazenda DMS e Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas DMS e Notas Fiscais Eletrônicas Rio Verde, GO, setembro 2009 1 Sumário INTRODUÇÃO... 03 LEGISLAÇÃO...

Leia mais

Visão Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13

Visão Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13 Visão Empresa de Contabilidade Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS. Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS. Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência Sumário Índice de Figuras... 3 Histórico de Revisões... 4 Introdução... 5

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Procedimentos de Configuração no CalcExpress....2 Procedimentos de Configuração no Emissor de Nota Fiscal Eletrônica...3 Gerando Arquivo

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 8 1 O QUE É A NF-E... 9 2 GNF-E SAAS EDITION...10 3 REQUISITOS...13 4 PADRÃO DE COMUNICAÇÃO...14 5 WEB SERVICE...

ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 8 1 O QUE É A NF-E... 9 2 GNF-E SAAS EDITION...10 3 REQUISITOS...13 4 PADRÃO DE COMUNICAÇÃO...14 5 WEB SERVICE... MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 8 1 O QUE É A NF-E... 9 2 GNF-E SAAS EDITION...10 2.1 FUNCIONALIDADES... 10 2.2 FLUXO DO PROCESSO... 11 3 REQUISITOS...13 - POSSUIR IE 7 (INTERNET EXPLORER) OU

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Instalação da Aplicação Java...2 Instalação do Emissor...5 Instalação do Framework...7 Instalação das DLL s URL, SCHEMAS, CADEIA DE CERTIFICADO

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica O programa LimerSoft SisVendas gera o XML da nota fiscal eletrônica de produtos, porém o envio e validação deve ser realizado com o sistema oficial da receita

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gerenciador de NFe Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário da Apostila Informações Básicas Primeira Utilização: Os Módulos do Gerenciador de NFe: Como funciona o Sistema? Diagrama

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual Prático de Acesso Novo Hamburgo/RS. ISS.Net Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Manual Prático de Acesso Novo Hamburgo/RS. ISS.Net Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Novo Hamburgo/RS ISS.Net Emissor de Nota Fiscal Eletrônica SUMÁRIO Página LOGIN AO SISTEMA...3 EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA...7 CONSULTAR NOTA FISCAL ELETRÔNICA...12 CONSULTAR SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa 1 Manual para emissão de Nota Fiscal Eletrônica Avulsa NF-e Avulsa Produtor Rural 2014. INTRODUÇÃO 2 A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NF-e avulsa) implementada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NOTA NATALENSE ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...4 1. Acesso ao Portal do Sistema...7

Leia mais

MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO

MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO Apresentação A manifestação do destinatário da NF-e permite que ele se manifeste sobre sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do

Leia mais

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda Manual do Usuário Sistema Notapará Programa Nota Fiscal Cidadã Objetivo: Estabelecer orientações aos usuários do sistema Notapará, tais como: usabilidade, funcionalidade e navegabilidade. Manual do Usuário

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2

Leia mais

Manual Operacional Versão 2.2

Manual Operacional Versão 2.2 1 Manual Operacional Versão 2.2 2 SUMÁRIO 1) Assistente de configuração 4 2) Módulo Geral 9 2.1) Administradora 9 2.2) Empresa 9 2.3) Grupo de Empresa 12 2.4) Responsável 13 2.5) CEP 13 2.6) Configurações

Leia mais

ISSWEB Contribuintes de Outro Município FIORILLI SOFTWARE

ISSWEB Contribuintes de Outro Município FIORILLI SOFTWARE Manual do Sistema de ISS ISSWEB Contribuintes de Outro Município FIORILLI SOFTWARE Manual do Sistema de ISS 1 CONTEÚDO 1. Menu Contribuintes 1.1 Página Inicial... 2 1.2 Dados Gerais... 2 1.3 Trocar Contribuinte...

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 08/09/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.114 a 2 CONTEÚDO COMPRAS...5 81872

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079)

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA TELA.... 2 2. FUNCIONALIDADES.... 3 2.1 EMISSÕES DE NOTAS... 3 2.2 DESTINATÁRIO DE NF-E... 4 2.3 ENVIAR NOTA POR E-MAIL... 7 2.4 VISUALIZAÇÃO...

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Tutorial para emissão de NF-e

Tutorial para emissão de NF-e Tutorial para emissão de NF-e Conteúdo 1.Configuração do Módulo de NF-e... 2 1.1.Códigos Fiscais... 3 1.2.Contas Contábeis... 4 1.3.Conta corrente... 6 2.Emissão de NF-e... 8 2.1.Gerar NF-e... 9 2.2.NF-e

Leia mais

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?

Leia mais

OPERAÇÃO NF-E MASTERSAF DF-E

OPERAÇÃO NF-E MASTERSAF DF-E MASTERSAF DF-E ÍNDICE Fluxo NF-e SEFAZ... 1 Fluxo do NF-e Mastersaf... 1 Emissão de NF-e...2 Ícones do Produto...5 Atualização do Licenciamento...5 Painéis de Consulta...6 Ordenação dos Grids... 6 Visualizar

Leia mais

APLICAÇÕES WEB GUIA DO USUÁRIO

APLICAÇÕES WEB GUIA DO USUÁRIO Parte:...................................... Gabarito Assunto:............................ Atualização: Original........................ Página: 1 SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação APLICAÇÕES

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Digitação de Notas Fiscais de Saídas Interestaduais

Manual do Usuário. Sistema de Digitação de Notas Fiscais de Saídas Interestaduais Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema de Administração Tributária Manual do Usuário Sistema de Digitação de Notas Fiscais de Saídas Interestaduais 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO

Leia mais

ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6

ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6 1 ÍNDICE 1. CADASTRO ITENS...1 2. EMISSAO DE PEDIDOS E NOTAS...5 3. PEDIDO DE COMPRA...6 4. CONTRA-NOTA PRODUTOR RURAL...6 5. CADASTRO OPERAÇÕES FISCAIS (CFOP)...7 6. GERAR SINTEGRA...8 7. CONTROLE DE

Leia mais

: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e

: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e Produto : RM NUCLEUS - 11.52.61 Processo Subprocesso : Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e : Integração com o TSS / TopConnect / CT-e Data

Leia mais