CARTEIRA DE PROGRAMAS ESTRUTURADORES DO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARTEIRA DE PROGRAMAS ESTRUTURADORES DO GOVERNO DE MINAS GERAIS"

Transcrição

1 CARTEIRA DE PROGRAMAS ESTRUTURADORES DO GOVERNO DE MINAS GERAIS

2 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

3 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO PARA CRESCER Tornar o ensino mais atrativo por meio da revisão dos currículos escolares, integração dos jovens na gestão escolar, aproximação das escolas às famílias e ingresso do jovem no mercado de trabalho. Novo Ensino Médio: Reformulação do Ensino Médio, ordenação curricular e estratégias didático-pedagógicas inovadoras. Programa de Intervenção Pedagógica - PIP II: Elevação de índices de desempenho com foco em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Professor da Família: Aproximar escolas e famílias.

4 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO PARA CRESCER Tornar o ensino mais atrativo por meio da revisão dos currículos escolares, integração dos jovens na gestão escolar, aproximação das escolas às famílias e ingresso do jovem no mercado de trabalho. Educação em Tempo Integral: Expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola, para ampliar oportunidades educacionais dos alunos. Provimento e Gestão de Ensino Médio: Prover ensino médio de qualidade de forma a ampliar o acesso e as taxas de conclusão. Provimento e Gestão de Ensino Fundamental: Prover ensino fundamental de qualidade de forma a ampliar o acesso e as taxas de conclusão.

5 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUCAÇÃO PARA CRESCER Tornar o ensino mais atrativo por meio da revisão dos currículos escolares, integração dos jovens na gestão escolar, aproximação das escolas às famílias e ingresso do jovem no mercado de trabalho. Gestão do Sistema Mineiro de Avaliação Educacional (SIMAVE): Avaliar a qualidade do sistema público de educação básica. Gestão do Programa de Intervenção Pedagógica - PIP: Atingir o nível recomendável de alfabetização e melhorar o desempenho dos alunos através da capacitação de profissionais da educação.

6 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO PRÓ-ESCOLA Qualificar o ambiente escolar capacitando profissionais da educação e melhorando a infraestrutura. Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores: Capacitar de forma continuada os profissionais da educação. Gestão da Infraestrutura do Sistema Estadual de Educação: Garantir o funcionamento das unidades de ensino fundamental e médio por meio do provimento adequado de infraestrutura física e operacional.

7 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHOR EMPREGO Parcerias para ampliar oferta de empregos e capacitação profissional de acordo com a vocação econômica da região. Rede Mineira de Trabalho: Ampliação da oferta de empregos. Com Licença vou a Luta: Inserir no mercado de trabalho mulheres com mais de 40 anos que nunca trabalharam, ou que pararam de trabalhar cedo, para cuidar da família. Gestão do Programa de Educação Profissionalizante - PEP: Cursos de formação profissional visando atender as demandas de cada região do Estado e o interesse do aluno, de forma a potencializar o desenvolvimento de Minas.

8 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE

9 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE SAÚDE INTEGRADA Aprimorar a gestão da rede através de instrumentos, ferramentas e políticas inovadoras. Atende Saúde: Implantar o serviço de call center para cadastrar o usuário, fornecer as primeiras orientações e encaminhá-lo para o serviço ou atendimento indicado no local mais próximo de sua residência ou fazer agendamento de consulta, além de manter um histórico de acesso a este serviço deste cidadão. Modernização em Saúde: Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos pontos de atenção, tornando-os mais resolutivos através do suporte de especialistas mediante o uso de tecnologia de informação e comunicação.

10 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE SAÚDE INTEGRADA Aprimorar a gestão da rede através de instrumentos, ferramentas e políticas inovadoras. Módulo Eletivo SETS: Organizar e integrar os municípios por uma rede regional solidária e articulada, garantindo o acesso aos serviços de saúde, assistência contínua e integral por meio de transporte eficiente e humanizado. Gestão do Sistema de Transporte de Saúde: Consolidar o Sistema Estadual de Transporte em Saúde organizando os módulos de transporte, formando uma rede articulada e solidária.

11 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE SAÚDE INTEGRADA Aprimorar a gestão da rede através de instrumentos, ferramentas e políticas inovadoras. Gestão do Sistema de Regulação em Saúde: Regular o acesso da população referenciada garantindo as internações hospitalares na rede SUS/MG. Gestão da Política Hospitalar: Prover serviços de saúde de qualidade e assistência hospitalar de importância estratégica por meio de estruturas hospitalares organizadas, e formular, acompanhar e avaliar a política de gestão hospitalar em Minas.

12 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE SAÚDE INTEGRADA Aprimorar a gestão da rede através de instrumentos, ferramentas e políticas inovadoras. Aquisição, Produção, Armazenamento e Distribuição de Medicamentos Básicos, Excepcionais e de Alto Custo: Garantir o abastecimento regular dos medicamentos para a população, bem como a qualidade dos serviços farmacêuticos, por meio da organização e manutenção de ações de assistência farmacêutica para atenção à saúde.

13 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE REDES INTEGRADAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Adequar a oferta e a qualidade de cuidados secundários e terciários. CETEBIO: Centro público integrado de coleta de tecidos biológicos. Hiperdia: Reduzir fatores de incapacidades e mortes decorrentes da Hipertensão Arterial e Diabetes. Mais Vida: Implantar centros de atenção secundária, com ações especializadas à saúde da população idosa considerada frágil ou de risco. Bem como disponibilizar Casa de Apoio ao Idoso e seu acompanhante, quando da estada no Centro Mais Vida.

14 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE REDES INTEGRADAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Adequar a oferta e a qualidade de cuidados secundários e terciários. Mães de Minas: Reduzir a mortalidade infantil com Planejamento Familiar. Urgência e Emergência: Implantar e manter a rede em todo estado. Atenção à Pacientes com Hipertensão e Diabetes: Nortear o profissional e a equipe de saúde em relação à promoção à saúde, prevenção dos fatores de risco e ao tratamento clínico adequado voltado para os usuários com hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e doença renal crônica.

15 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE REDES INTEGRADAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Adequar a oferta e a qualidade de cuidados secundários e terciários. Atenção aos Pacientes Idosos: Prestar assistência especializada aos idosos com equipe multidisciplinar e oferta de exames de alta e média complexidade. Atendimento as Urgências e Emergências no Estado : Garantir o encaminhamento do paciente ao ponto de atenção mais adequado para uma assistência eficaz, no menor tempo possível, reduzindo o número de mortes e sequelas por causas evitáveis.

16 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE REDES INTEGRADAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Adequar a oferta e a qualidade de cuidados secundários e terciários. Viva Vida Atenção a Gestantes e Crianças: Reduzir a mortalidade infantil por meio do planejamento familiar, da atenção ao pré-natal, ao parto, ao puerpério, ao recém-nascido e à criança de até um ano de idade.

17 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE SAÚDE EM CASA Universalizar e ampliar a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde, com ênfase em ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Ampliação da Estrutura da Atenção Primária: Apoio aos municípios por meio de financiamentos para implantação de unidades básicas de saúde. Incentivo a Estratégia de Saúde da Família: Ampliar o acesso às ações e serviços de atenção primária à saúde e melhorar a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

18 REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE SANEAMENTO PARA TODOS Promover a saúde por meio da universalização do acesso às redes de coleta e tratamento de esgoto em todo o estado. Saneamento Básico: Implantação, ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgoto, para universalização do atendimento. Copanor 2014: Atender cidadãos do norte e nordeste do estado com serviços de qualidade de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgotos sanitários.

19 DEFESA E SEGURANÇA

20 DEFESA E SEGURANÇA GESTÃO INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL Ampliar a inteligência policial com uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para diminuir a criminalidade. Implantação de Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública: Garantir compatibilização de áreas e infraestrutura que contribua com a integração dos atores do sistema de defesa social entre si, e destes com atores externos.

21 DEFESA E SEGURANÇA GESTÃO INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL Ampliar a inteligência policial com uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para diminuir a criminalidade. Fortalecimento da Análise e Inteligência de Defesa Social: Produzir informações e conhecimentos úteis ao gerenciamento. Centro de Comando e Controle: Permitir a oferta à sociedade de sensação de proteção e segurança nos dias em que ocorrerão as Copas das Confederações e do Mundo, através da integração e articulação dos atores envolvidos na defesa social.

22 DEFESA E SEGURANÇA GESTÃO INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL Ampliar a inteligência policial com uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para diminuir a criminalidade. Gestão dos Serviços Integrados de Defesa Social para Atendimento ao Cidadão: Desenvolver ações de integração da atuação do sistema de Defesa Social, tornando este mais eficiente, eficaz, célere a fim de prestar serviços de qualidade à sociedade. Aprimoramento da Perícia Criminal Instituto Médico Legal: Perícia criminal de alta qualidade e eficiente para o processo investigativo, aumentando a confiança dos cidadãos na instituição.

23 DEFESA E SEGURANÇA GESTÃO INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL Ampliar a inteligência policial com uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para diminuir a criminalidade. Delegacia Modelo: Reestruturação das delegacias e processos. Academia de Formação do Sistema de Defesa Social: Implantar infraestrutura e definir diretrizes claras de ensino, matriz curricular adaptada à necessidade do curso e material didático para uma capacitação dos agentes do Sistema de Defesa Social.

24 DEFESA E SEGURANÇA GESTÃO INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL Ampliar a inteligência policial com uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para diminuir a criminalidade. Olho Vivo: Reduzir as ocorrências de crimes violentos contra o patrimônio, por meio da implantação do projeto de videomonitoramento. Segurança Rural: Reduzir índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança.

25 DEFESA E SEGURANÇA INFRAESTRUTURA DE DEFESA SOCIAL Prover infraestrutura adequada para o Sistema de Defesa Social com foco na humanização do atendimento. Atendimento às Medidas Socioeducativas: Criar vagas no sistema socioeducativo. Humanização do Sistema Prisional e Implantação de APAC: Novos centros de internação de condenados (APAC). Modernização do Sistema Prisional: Estabelecimentos com melhores padrões de qualidade e segurança.

26 DEFESA E SEGURANÇA INFRAESTRUTURA DE DEFESA SOCIAL Prover infraestrutura adequada para o Sistema de Defesa Social com foco na humanização do atendimento. Custódia e Ressocialização de Presos: Custodiar o preso de forma eficiente, eficaz e humanizada, a fim de garantir sua ressocialização. Atendimento do Adolescente em Conflito com a Lei: Prestar atendimento de forma a garantir os direitos fundamentais do adolescente em conflito com a lei, de forma eficaz.

27 DEFESA E SEGURANÇA INFRAESTRUTURA DE DEFESA SOCIAL Prover infraestrutura adequada para o Sistema de Defesa Social com foco na humanização do atendimento. Gestão da Frota Policial: Gerir e manter a frota policial, visando à redução dos custos de manutenção, da idade média, do índice de indisponibilidade da frota com aumento da capacidade operacional das unidades das corporações.

28 DEFESA E SEGURANÇA MINAS MAIS SEGURA Intervir na realidade social onde a criminalidade apresenta altas taxas de crescimento ou patamares elevados para evitar a incidência criminal. Implantação dos Centros de Prevenção à Criminalidade e GEPAR: Soluções integradas e adequadas a cada situação, para estimular a desconstrução de fenômenos geradores de conflito, violências e processos de criminalização. Polícia para a Cidadania: Interação direta de proximidade entre o policial e os cidadãos, para criar uma relação de confiança e credibilidade. Fica Vivo - Prevenção da Criminalidade: Ações preventivas de forma articulada e sustentada adequadas a cada fator de risco, com o foco nos jovens.

29 DEFESA E SEGURANÇA ALIANÇA PELA VIDA Conscientização sobre os prejuízos sociais causados pelas drogas e redução das conseqüências. Rua Livre de Drogas: Estruturar respostas integradas de acolhimento, tratamento e reinserção social de dependentes e seus familiares. SOS Drogas: Prevenção e Tratamento do Consumo de Drogas: Prevenção e tratamento do consumo de drogas de forma humanizada, eficiente, eficaz e estruturada.

30 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO

31 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO TRAVESSIA Inclusão social e econômica das camadas mais pobres e políticas públicas em localidades territoriais definidas com ações de educação, saúde, desenvolvimento social e meio ambiente. Porta a Porta: Diagnóstico social das famílias que vivem em situação de privação social. Travessia Educação: Melhoria na qualidade da gestão e da infraestrutura educacional contribuindo para a melhoria do ensino e da aprendizagem do aluno. Travessia Social: Intervenções de infraestrutura urbana de impacto social.

32 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO TRAVESSIA Inclusão social e econômica das camadas mais pobres e políticas públicas em localidades territoriais definidas com ações de educação, saúde, desenvolvimento social e meio ambiente. Travessia Saúde: Melhoria da infraestrutura das unidades básicas de saúde e aumento do número de domicílios atendidos pelo Programa Saúde da Família. Travessia Renda: Criação de oportunidades de emprego e geração de renda.

33 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO TRAVESSIA Inclusão social e econômica das camadas mais pobres e políticas públicas em localidades territoriais definidas com ações de educação, saúde, desenvolvimento social e meio ambiente. Banco Travessia: Incentivar os membros da família a se inserirem e se manterem no sistema educacional, de forma a permitir a passagem de uma situação de privação social à de inclusão plena.

34 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO JOVENS MINEIROS PROTAGONISTAS Desenvolver políticas públicas com ação conjunta entre diversos órgãos do governo e a sociedade civil, tendo os jovens como atores estratégicos. Minas Mais Jovem: Juventude Mineira em Rede: Estender a rede de proteção aos jovens mineiros com intensificação dos programas já existentes, especialmente em áreas territoriais de vulnerabilidade juvenil. PlugMinas: Implantar núcleos de formação e aperfeiçoamento educacional-profissional de jovens de 14 a 24 anos e ampliar oportunidades de inclusão produtiva por meio da cultura digital.

35 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO JOVENS MINEIROS PROTAGONISTAS Desenvolver políticas públicas com ação conjunta entre diversos órgãos do governo e a sociedade civil, tendo os jovens como atores estratégicos. Ampliação e Aprimoramento do Poupança Jovem: Reduzir a taxa de evasão escolar do ensino médio, provendo atividades complementares e concedendo bolsas escolares aos alunos concluintes do ensino médio.

36 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO CULTIVAR, NUTRIR E EDUCAR Promover a educação alimentar e nutricional e potencializar a alimentação escolar. Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde: Combater a desnutrição. Agricultura Familiar - Fortalecimento para Abastecimento Alimentar do Mercado Institucional: Fortalecer iniciativas de Agricultura Familiar para abastecer a rede pública de ensino. Educação Alimentar: Suprir as necessidades nutricionais dos alunos para formação de bons hábitos alimentares.

37 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Combater a vulnerabilidade social e ameaças aos direitos humanos. SUAS - Sistema Único de Assistência Social: Promover acesso a serviços e benefícios para população em situação de risco. Gestão de Sistema de Garantia de Direitos Humanos: Inclusão de pessoas com deficiência nas políticas setoriais básicas e execução de programas de proteção à vida.

38 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROTEÇÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI E NORTE DE MINAS Aumentar o capital social das comunidades, melhoria da governança local e maior integração entre políticas, programas e projetos de desenvolvimento social. Água para Todos: Água tratada para as comunidades residentes nas áreas de influência do rio São Francisco. Combate a Pobreza Rural: Diminuir vulnerabilidades socioeconômicas dos espaços regionais com maior incidência de secas.

39 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

40 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL INVESTIMENTO COMPETITIVO PARA O FORTALECIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA MINEIRA Ampliar o desenvolvimento econômico e a diversificação da economia e aumentar a atração de investimentos para Minas. Fomento ao Desenvolvimento de Micro, Pequenas e Médias Empresas: Incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, por meio da criação de políticas públicas que permitam a qualificação e a capacitação de empresas de pequeno porte. Centro de Capacitação Aeroespacial de Minas Gerais: Formação de mão de obra especializada em atividades no setor aeroespacial.

41 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL INVESTIMENTO COMPETITIVO PARA O FORTALECIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA MINEIRA Ampliar o desenvolvimento econômico e a diversificação da economia e aumentar a atração de investimentos para Minas. Plano Macroestrutural do Vetor Norte: Atrair empreendimentos de alta tecnologia para o eixo Aeroporto de Confins - Cidade Administrativa - Aeroporto da Pampulha. Plataforma Multimodal de Transportes da RMBH: Plataforma Logística na RMBH com os quatro modos de transporte: rodoviário, aeroportuário, ferroviário e aquaviário.

42 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL INVESTIMENTO COMPETITIVO PARA O FORTALECIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA MINEIRA Ampliar o desenvolvimento econômico e a diversificação da economia e aumentar a atração de investimentos para Minas. Desenvolvimento de Parcerias Público Privadas: Provimento de soluções legais para contratação, execução e entrega de serviços e infraestrutura, tendo em vista o equilíbrio financeiro. Promoção, Atração e a Retenção de Investimentos: Aumentar a competitividade do Estado de Minas Gerais na atração de investimentos.

43 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL INVESTIMENTO COMPETITIVO PARA O FORTALECIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA MINEIRA Ampliar o desenvolvimento econômico e a diversificação da economia e aumentar a atração de investimentos para Minas. Ordenamento Econômico Regional com Infraestrutura Customizada: Elaboração de Master Plans das áreas de influência do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), alças norte e sul do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Desenvolvimento do Comércio Exterior Mineiro: Fomento ao desenvolvimento do comércio exterior com agregação de valor, diversificação de mercados, pautas e estratégias de internacionalização, além da melhoria da logística de exportação e importação.

44 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL INVESTIMENTO COMPETITIVO PARA O FORTALECIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA MINEIRA Ampliar o desenvolvimento econômico e a diversificação da economia e aumentar a atração de investimentos para Minas. Expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves: Consolidar o Aeroporto de Confins como hub de cargas e passageiros do Brasil e América do Sul.

45 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL QUALIDADE AMBIENTAL Harmonizar o crescimento urbano, desenvolvimento econômico e atividades rurais focados na proteção ambiental. Revitalização das Bacias do Rio Doce e Paraopeba e outras Microbacias: Promover a harmonização da produção agropecuária com a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade e quantidade de água, em especial no Rio São Francisco. Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga: Promover a conservação e recuperação dos biomas do Estado para garantir a proteção à biodiversidade.

46 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL QUALIDADE AMBIENTAL Harmonizar o crescimento urbano, desenvolvimento econômico e atividades rurais focados na proteção ambiental. Meta 2014: Viabilizar a revitalização da Bacia do Rio das Velhas. Gestão de Resíduos Sólidos: Promover o tratamento e disposição final adequada de resíduos sólidos e a gestão de passivos ambientais. Mudanças Climáticas: Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa: Contribuir para o esforço global de combate às mudanças climáticas e preparar o Estado para lidar com os problemas resultantes dessas mudanças.

47 INFRAESTRUTURA

48 INFRAESTRUTURA ENERGIA PARA O DESENVOLVIMENTO Diversificar a matriz energética em Minas, ampliando sua sustentabilidade ambiental. Gás Natural: Aumentar a oferta de gás natural em Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento da Distribuição: Promover melhorias na rede de distribuição de energia elétrica.

49 INFRAESTRUTURA MINAS LOGÍSTICA Aumentar a competitividade logística do Estado por meio da superação dos principais gargalos da infraestrutura. Caminhos de Minas: Melhorar a pavimentação rodoviária de municípios com precária conexão com a rede viária principal. Expansão da Mobilidade Urbana na RMBH: Melhorar a infraestrutura para tornar a região mais competitiva e com mobilidade sustentável.

50 INFRAESTRUTURA MINAS LOGÍSTICA Aumentar a competitividade logística do Estado por meio da superação dos principais gargalos da infraestrutura. Recuperação e Manutenção da Malha Viária Pavimentada e não Pavimentada: Planejar as ações de intervenção na malha rodoviária sob responsabilidade do Estado de MG, de modo a mantê-la em boas condições de trafegabilidade e recuperar as rodovias que não estejam em boas condições.

51 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

52 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO RUMO À ECONOMIA DO CONHECIMENTO Ampliar a capacidade de geração e difusão de inovações tecnológicas em Minas Gerais. Cidade das Águas: Complexo educacional para pesquisa, conscientização e proteção das águas. Cidade da Ciência e do Conhecimento: Conversão das atividades de ciência, tecnologia e desenvolvimento e interação entre instituições.

53 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO RUMO À ECONOMIA DO CONHECIMENTO Ampliar a capacidade de geração e difusão de inovações tecnológicas em Minas Gerais. Rede de Inovação Tecnológica: Ampliar a capacidade de geração e difusão de inovações tecnológicas, fomentando e articulando os diferentes agentes empresariais, governamentais, do setor acadêmico e da sociedade. Reestruturação do Ensino Superior e Tecnológico de Minas Gerais: Ampliar a oferta da educação superior pública estadual.

54 DESENVOLVIMENTO RURAL

55 DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTABILIDADE E INFRAESTRUTURA NO CAMPO Ampliar a inserção da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional com ações de agregação de valor aos produtos. Irriga Minas: Expandir a Agricultura Irrigada para garantir a estabilidade da renda dos produtores. Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais: Assegurar a sustentabilidade. Desenvolvimento do Agronegócio Mineiro: Modernização do agronegócio mineiro com tecnologia de ponta, assistência técnica e incentivo a pesquisas.

56 IDENTIDADE MINEIRA

57 IDENTIDADE MINEIRA PROMOÇÃO DE ATRATIVOS E DESTINOS TURÍSTICOS Qualificar o turismo contribuindo para desenvolvimento econômico e social e consolidando Minas Gerais como destino turístico competitivo. Expansão do Expominas: Incrementar o turismo de negócios em Belo Horizonte. Estruturação de Atrativos e Destinos Turísticos: Contribuir para geração de oportunidades de desenvolvimento no Estado por meio do turismo. Rota das Grutas Lund: Roteiro turístico nacional e internacional pautado em elementos naturais e culturais.

58 IDENTIDADE MINEIRA PROMOÇÃO DE ATRATIVOS E DESTINOS TURÍSTICOS Qualificar o turismo contribuindo para desenvolvimento econômico e social e consolidando Minas Gerais como destino turístico competitivo. Festivais Culturais: Fomentar e realizar festivais culturais temáticos reveladores da identidade regional e Minas Gerais. Minas Criativa: Fomentar a economia criativa no estado, de forma a consolidar Minas Gerais como destino turístico de excelência.

59 IDENTIDADE MINEIRA CIRCUITOS CULTURAIS Dotar o estado de moderna e inovadora rede integrada de produção e disseminação cultural e artística. Circuito Cultural Praça da Liberdade: Novos espaços de conhecimento, arte, cultura, ciência e entretenimento. Estação da Cultura: Complexo cultural que reúne em um mesmo espaço a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Rádio Inconfidência e Fundação TV Minas. Minas Patrimônio Vivo: Tombar e conservar bens do estado.

60 IDENTIDADE MINEIRA AVANÇA MINAS OLÍMPICA Adoção de um estilo de vida saudável com atividades físicas orientadas. Geração Saúde: Melhorar indicadores de saúde com adoção de estilo de vida saudável com atividades físicas monitoradas. Minas 2016: Aumentar a representatividade de atletas federados, nos rankings nacionais e nas seleções brasileiras.

61 REDE DE CIDADES

62 REDE DE CIDADES CIDADES: ESPAÇOS DE INTEGRAÇÃO Adequar o planejamento e gestão das cidades mineiras aos novos condicionantes do desenvolvimento urbano. Fomento ao Desenvolvimento de Planos Estratégicos Regionais: Fortalecer a cooperação intermunicipal e desenvolvimento econômico regional. Sistema de Informação Metropolitana: Base de dados única e georeferenciada das informações, visando a intersetorialidade na atuação das funções públicas de interesse comum.

63 REDE DE CIDADES CIDADES: ESPAÇOS DE INTEGRAÇÃO Adequar o planejamento e gestão das cidades mineiras aos novos condicionantes do desenvolvimento urbano. Associativismo Municipal: Fortalecer e desenvolver as associações microrregionais existentes e fomentar a criação e implementação de consórcios públicos intermunicipais. Minas Comunica: Expandir o sinal de telefonia celular aos distritos e municípios mineiros.

64 REDE DE CIDADES CIDADES: ESPAÇOS DE INTEGRAÇÃO Adequar o planejamento e gestão das cidades mineiras aos novos condicionantes do desenvolvimento urbano. Lares Geraes - Construção de Habitação de Interesse Social: Construir casas para a população com renda mensal de até três salários mínimos, em condições seguras, dignas e saudáveis, para reduzir o déficit habitacional. Regularização Fundiária Urbana: Efetivar a regularização fundiária em áreas devolutas.

65 REDE DE CIDADES COPA 2014 Organizar os eventos FIFA com excelência, sustentabilidade, segurança e infraestrutura adequada com padrões internacionais. Saúde na Copa: Estruturar os serviços de urgência e emergência e de vigilância em saúde para respostas a situações de múltiplas vitimas. Segurança na Copa: Adequação do sistema de segurança pública de forma a atender plenamente as necessidades da Copa do Mundo FIFA 2014.

66 REDE DE CIDADES COPA 2014 Organizar os eventos FIFA com excelência, sustentabilidade, segurança e infraestrutura adequada com padrões internacionais. Infraestrutura Esportiva: Reformar as estruturas esportivas, transformando-as em arenas multiuso sustentáveis. Sustentabilidade na Copa: Promover iniciativas sustentáveis na execução dos projetos vinculados à Copa do Mundo FIFA 2014, garantindo a sustentabilidade social e ambiental do evento.

67 REDE DE CIDADES COPA 2014 Organizar os eventos FIFA com excelência, sustentabilidade, segurança e infraestrutura adequada com padrões internacionais. Mobilidade Urbana na Copa: Ampliar oferta e qualidade do transporte público. Receptividade na Copa: Garantir a satisfação do turista e atrair seleções para utilizarem cidades mineiras como centro de treinamento, de forma a promover produtos e os roteiros turísticos mineiros.

68 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ

69 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ MOBILIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MINEIRO Ampliar a participação da sociedade no processo de desenvolvimento e estimular o controle social. Movimento Minas: Mobilizar a sociedade mineira para participação ativa no processo de desenvolvimento do Estado.

70 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ DESCOMPLICAR MINAS INOVA Simplificar as relações a partir de um ambiente inovador e adequado ao bom desenvolvimento dos negócios e à prestação dos serviços ao cidadão. Implantação de UAI Unidade de Atendimento Integrado: Promover a cidadania por meio de um atendimento de excelência, com implantação de Unidades de Atendimento Integrado. Inovação na Gestão Pública: Desenvolvimento de projetos inovadores para agregar valor aos serviços públicos.

71 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ DESCOMPLICAR MINAS INOVA Simplificar as relações a partir de um ambiente inovador e adequado ao bom desenvolvimento dos negócios e à prestação dos serviços ao cidadão. Minas Fácil Virtual: Estimular novos negócios simplificando e desonerando o processo de registro e legalização. Minas Legal: Potencializar recursos e iniciativas em favor da cidadania fiscal.

72 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ DESCOMPLICAR MINAS INOVA Simplificar as relações a partir de um ambiente inovador e adequado ao bom desenvolvimento dos negócios e à prestação dos serviços ao cidadão. Desenvolvimento do Ambiente de Cidadania em Minas Gerais por meio das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) : Garantir a excelência no atendimento das demandas do cidadão, por intermédio da prestação de serviços públicos, pelas diversas esferas de governo, em um só local, alinhada à estratégia de governo de promoção da cidadania.

73 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ GOVERNO EFICIENTE Aumentar capacidade de inovação, produtividade e qualidade para que o avanço na gestão chegue aos usuários finais. Governança em Rede: Implantar modelo de gestão transversal que considera a intersetorialidade das políticas públicas, a articulação dos atores governamentais e a participação da sociedade civil. Qualidade e Produtividade do Gasto Setorial: Ampliar a qualidade e a produtividade do gasto setorial com atividades meio e com investimentos, com ênfase na melhoria da composição estratégica do gasto.

74 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ GOVERNO EFICIENTE Aumentar capacidade de inovação, produtividade e qualidade para que o avanço na gestão chegue aos usuários finais. MASP Modernização na Administração dos Serviços e Sistemas de Pessoal: Valorização e respeito ao servidor-cidadão. Governo Digital: Aprimorar o governo digital (e-gov) com abertura de novos canais de interlocução e participação.

75 GOVERNO INTEGRADO, EFICIENTE E EFICAZ CIDADE ADMINISTRATIVA PROJETO REFERÊNCIA Centralizar os órgãos da administração, aumentar a eficiência dos serviços públicos e reduzir custos administrativos. Operação e Manutenção da Cidade Administrativa: Propiciar bom funcionamento da Cidade Administrativa por meio de gerenciamento e execução dos contratos dos serviços e aquisições, bem como da otimização e operação das atividades.

76

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. (PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 18/01/2014 PÁG. 2 e 03)

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO DA FRENTE POPULAR A FAVOR DO AMAPÁ PROPOSTAS PARA O AMAPÁ CONTINUAR AVANÇANDO

PROGRAMA DE GOVERNO DA FRENTE POPULAR A FAVOR DO AMAPÁ PROPOSTAS PARA O AMAPÁ CONTINUAR AVANÇANDO PROGRAMA DE GOVERNO DA FRENTE POPULAR A FAVOR DO AMAPÁ PROPOSTAS PARA O AMAPÁ CONTINUAR AVANÇANDO MACAPÁ-AP JULHO DE 2014 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 INTRODUÇÃO 2 DIRETRIZES 3 PRINCÍPIOS 4 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

PROGRAMA : 104 - Educação Superior no Século XXI ÓRGÃOS PARTICIPANTES

PROGRAMA : 104 - Educação Superior no Século XXI ÓRGÃOS PARTICIPANTES Governo do Estado da Bahia Seplan / SPO Cadastro do PPA PPA 22 25 Valores Iniciais Parametrização: Órgão Coordenador Órgão Responsável Órgão Orçamentário 3.11.640 Universidade Estadual de Santa Cruz PROGRAMA

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos Municipal Tibagi -PR A Cidade Que Nós Queremos Bem Vindos a Tibagi A Cidade Que Nós Queremos Planejamento Estratégico Municipal Tibagi -PR Municipal Cidades e Cidadãos As cidades são as pessoas A vida

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO

PROGRAMAS E PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO º PROGRAMAS E S PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO PÓLO DO CANTÃO Programa de utilização sustentável dos atrativos turísticos naturais Implementação do Plano de Manejo do Parque do Cantão Garantir

Leia mais

Fórum Estadual de Educação PR Plano Nacional de Educação PNE 2011/2020

Fórum Estadual de Educação PR Plano Nacional de Educação PNE 2011/2020 Fórum Estadual de Educação PR Plano Nacional de Educação PNE 2011/2020 Sessão de Debate Regional Sudoeste, 01/07/2011 UTFPR Campus Pato Branco Região: Sudoeste Cidade: Pato Branco Data do debate: 01-07-2011

Leia mais

PLANO DE GOVERNO TULIO BANDEIRA PTC 36

PLANO DE GOVERNO TULIO BANDEIRA PTC 36 PLANO DE GOVERNO TULIO BANDEIRA PTC 36 GESTÃO PÚBLICA Garantir ampla participação popular na formulação e acompanhamento das políticas públicas; Criação do SOS Oprimidos, onde atenda desde pessoas carentes

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS LINHAS DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS LINHAS DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1. SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - SENASP Gestão do Conhecimento e de Informações criminais; Formação e Valorização Profissional; Implantação

Leia mais

Código Especificação Fiscal Seg.Social Investimentos Total

Código Especificação Fiscal Seg.Social Investimentos Total 100 Fortalecimento da Atuação Legislativa 15.020.000 15.020.000 101 Fortalecimento do Controle Externo Estadual 67.755.000 67.755.000 102 Fortalecimento do Controle Externo Municipal 3.784.000 3.784.000

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 522, DE 2014 Redação do vencido, para o turno suplementar, do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 90, de 2013 (nº 757, de 2011, na Casa de origem). A Comissão

Leia mais

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente

SÍNTESE JUINA. Meio Ambiente SÍNTESE JUINA Aperfeiçoar mecanismos controle ambiental Meio Ambiente Instalação de viveiros de distribuição de mudas para o reflorestamento e matas ciliares Ampliar aceso aos programas de crédito de Capacitar

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROPOSTA DE AÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Proposta de ações para elaboração do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência Objetivo Geral: Contribuir para a implementação

Leia mais

PRIORIDADES E METAS PARA 2014 ANEXO II

PRIORIDADES E METAS PARA 2014 ANEXO II Gestão Pública de Excelência 1-Ter uma gestão pública de excelência e que assegure o crescimento sustentável da cidade e consequentemente o bem-estar do cidadão. 2-Valorizar e desenvolver os recursos humanos,

Leia mais

20114 Advocacia-Geral da União. Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais 0580 Defesa Jurídica da União. 92000 Atividades Padronizadas

20114 Advocacia-Geral da União. Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais 0580 Defesa Jurídica da União. 92000 Atividades Padronizadas Anexo III - s Responsáveis por s 20114 Advocacia-Geral da União 0580 Defesa Jurídica da União 92000 Atividades Padronizadas 0089 Previdência de Inativos e Pensionistas da União 0750 0807 Apoio Administrativo

Leia mais

ILUMINADO DE AMARELO PROPOSTA DO FÓRUM PARANAENSE, INCORPORADA NA DISCUSSÃO DO FÓRUM EJA/RJ DE 17/6/2013

ILUMINADO DE AMARELO PROPOSTA DO FÓRUM PARANAENSE, INCORPORADA NA DISCUSSÃO DO FÓRUM EJA/RJ DE 17/6/2013 LEGENDA: EM VERMELHO O QUE INCLUÍMOS NO FÓRUM EJA / RJ DE 17/6/2013 ILUMINADO DE AMARELO PROPOSTA DO FÓRUM PARANAENSE, INCORPORADA NA DISCUSSÃO DO FÓRUM EJA/RJ DE 17/6/2013 ILUMINADO DE VERDE PROPOSTA

Leia mais

PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL 2012-2015 RELAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS (Inciso I do art. 12 da Lei n.º 20.024, de 9 de janeiro de 2012)

PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL 2012-2015 RELAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS (Inciso I do art. 12 da Lei n.º 20.024, de 9 de janeiro de 2012) ADMINISTRAÇÃO DE ESTÁDIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS 181 GERENCIAMENTO DE ESTÁDIOS E PROMOÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS, RELIGIOSOS E SOCIO-CULTURAIS AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Leia mais

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016

PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 1. SERVIÇOS PÚBLICOS 1.1 Funcionalismo PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO 2013/2016 Valorizar os funcionários profissionalmente para o seu bem estar e da população, reconhecendo, respeitando e garantindo os

Leia mais

Prazo Limite de envio da Proposta ( informações atualizadas em 31/05/2012)

Prazo Limite de envio da Proposta ( informações atualizadas em 31/05/2012) ACESSE A PÁGINA DO SICOV PARA MAIORES DETALHES: https://www.convenios.gov.br/siconv/programa/listarchamamentopublico/listarchamamentopublico.do?op=disp Código do Programa Projetos referentes aos saberes,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABORAÍ ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABORAÍ ESTADO DO RIO DE JANEIRO CÂMARA MUNICIPAL DE ITABORAÍ ESTADO DO RIO DE JANEIRO Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades

Leia mais

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE: POR DIREITOS E SOBERANIA ALIMENTAR Os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN), atendendo

Leia mais

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. DOCUMENTO BASE: 1 - A comissão organizadora propõe aos delegados das pré conferências a aprovação das seguintes propostas de políticas e ações

Leia mais

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos 10 de novembro de 2010 Belo Horizonte Planejamento Estratégico Longo Prazo período 2010-2030 - planejamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250 PROGRAMA Nº- 250 QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E DEPENDENTES QUÍMICOS SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA Realizar Cursos de Capacitação para Profissionais que atuam na área de reabilitação

Leia mais

Tipo OCA. Subação. 1-Ações de Infraestrutura da Gestão Superior NEX. 2-Participação da Fundação em Eventos Locais, Nacionais e Internacionais NEX

Tipo OCA. Subação. 1-Ações de Infraestrutura da Gestão Superior NEX. 2-Participação da Fundação em Eventos Locais, Nacionais e Internacionais NEX Relatório do Criança e Adolescente ( ) Página 1 de 42 EIXO: ACESSO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SUB-EIXO: CULTURA (b) (c) 13-Cultura 122-Administração Geral 146-Gestão da Política Cultural 2338-Gestão Superior

Leia mais

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA DIRETRIZ ESTRATÉGICA DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA O segmento do turismo vem se constituindo na Bahia uma importante atividade na geração de ocupação e renda, especialmente

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

Carteira de projetos prioritários para 2014. Propostas a serem entregues aos presidenciáveis. Mapa Estratégico DA INDÚSTRIA 2013-2022

Carteira de projetos prioritários para 2014. Propostas a serem entregues aos presidenciáveis. Mapa Estratégico DA INDÚSTRIA 2013-2022 Carteira de projetos prioritários para 2014 Propostas a serem entregues aos presidenciáveis Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 OBS: AJUSTAR TAMANHO DA LOMBADA COM O CÁLCULO FINAL DO MIOLO. Mapa Estratégico

Leia mais

PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0. Parte 1: VISÃO DE FUTURO

PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0. Parte 1: VISÃO DE FUTURO PLANO DE AÇÃO SAÚDE CONSOLIDAD0 Parte 1: VISÃO DE FUTURO Blumenau será reconhecida como referência em saúde, por gerar qualidade de vida à população (inclusive a dos Profissionais de saúde) e possuir um

Leia mais

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15

Conversando sobre a REALIDADE. Propostas Educação. Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Conversando sobre a REALIDADE social do BRASIL Propostas Educação Ano 1 - nº 3 - Nov/15 Partido da Social Democracia Brasileira Presidente: Senador Aécio Neves Instituto Teotônio Vilela Presidente: José

Leia mais

Programas e Ações VALOR DO PROGRAMA NO ANO 2016 2017 2018 2019 ORÇAMENTO FISCAL 131.747.455 6.000 6.000 6.000

Programas e Ações VALOR DO PROGRAMA NO ANO 2016 2017 2018 2019 ORÇAMENTO FISCAL 131.747.455 6.000 6.000 6.000 PROGRAMA : 016 - DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA GOVERNAMENTAL PROGRAMA : UNISSETORIAL EIXO : INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA UNIDADE RESPONSÁVEL : OBJETIVO DO PROGRAMA : 2141 - DEPARTAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS

Leia mais

Prefeitura Municipal do Natal

Prefeitura Municipal do Natal Prefeitura Municipal do Natal Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças Plano Plurianual 2010/2013 Programa Horizonte Público Objetivo: 3 Vivendo com Cidadania Contínuo População do município

Leia mais

PPAG 2012-2015 Monitoramento Janeiro a Junho de 2012. Rede de Educação e Desenvolvimento Humano PROGRAMA 003 MELHOR EMPREGO 003 MELHOR EMPREGO

PPAG 2012-2015 Monitoramento Janeiro a Junho de 2012. Rede de Educação e Desenvolvimento Humano PROGRAMA 003 MELHOR EMPREGO 003 MELHOR EMPREGO 003 MELHOR EMPREGO PROGRAMA 003 MELHOR EMPREGO (A) (F) REALIZADA % C/B REPROGRA % F/E JAN A JUN MADA IMPLEMENTAR E ARTICULAR AÇÕES VISANDO A DIMINUIÇÃO DO TEMPO DE DE DESEMPREGO DO ATENDIMENTO TRABALHADOR

Leia mais

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP

Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Planejamento Estratégico da UNICAMP PLANES/UNICAMP Abril/2012 Apresentação O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/administrativo dinâmico cujo objetivo central é de ampliar

Leia mais

MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE RELAÇÃO DOS PROGRAMAS VIGENTES NO EXERCÍCIO 2015 PLANO PLURIANUAL E ORÇAMENTO 2015

MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE RELAÇÃO DOS PROGRAMAS VIGENTES NO EXERCÍCIO 2015 PLANO PLURIANUAL E ORÇAMENTO 2015 CódigoDenominação 1001 1002 1003 1004 1005 1006 1007 1008 1009 1011 1012 Objetivo 1013 PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Promover o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

METAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

METAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL METAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Meta 01. Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 04 a 5 anos de idade e ampliar, a oferta de educação infantil em creches de forma a atender a 50% da população

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Aranranguá 29 e 30 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

Diretrizes da Agenda Setorial do Setor de Energias Renováveis: Biocombustíveis

Diretrizes da Agenda Setorial do Setor de Energias Renováveis: Biocombustíveis SENADO FEDERAL Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Diretrizes da Agenda Setorial do Setor de Energias Renováveis: Bioetanol Biodiesel Biocombustíveis Brasília, 28 de novembro de 2012 Foco e Prioridades

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

META PNE SUBSTITUTIVO PNE PEE 1.7 Fomentar o atendimento populações do campo, comunidades

META PNE SUBSTITUTIVO PNE PEE 1.7 Fomentar o atendimento populações do campo, comunidades META PNE SUBSTITUTIVO PNE PEE 1.10) Fomentar o atendimento das 1.7 Fomentar o atendimento populações do campo, comunidades das crianças do campo na indígenas e quilombolas na educação educação infantil

Leia mais

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA OBJETIVO GERAL: Estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio do fortalecimento do Sistema Público de Emprego, garantindo

Leia mais

PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE

PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE Fórum Nacional de Logística Belo Horizonte, 09 de novembro de 2011 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Paula de Medeiros Andrade Secretaria

Leia mais

Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1 A Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas tem por finalidade estabelecer princípios, diretrizes

Leia mais

AGENDA PROPOSITIVA DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

AGENDA PROPOSITIVA DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE AGENDA PROPOSITIVA DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Com o objetivo de estimular o debate democrático, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresenta à sociedade brasileira sua Agenda Propositiva para a Saúde

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Outubro de 2008 1 INTRODUÇÃO A Política de Desenvolvimento Social formaliza e orienta o compromisso da PUCRS com o desenvolvimento social. Coerente com os valores e princípios

Leia mais

EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado

EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente a partir do

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1. Assegurar, em regime de colaboração, recursos necessários para a implementação de políticas de valorização

Leia mais

Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua Telma Maranho- SNAS/MDS

Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua Telma Maranho- SNAS/MDS I Seminário Nacional sobre Consultórios na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica: novas tecnologias e desafios para a gestão do cuidado Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua

Leia mais

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios

É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios É HORA DE INCLUIR O DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS PRIORIDADES DO SEU MUNICÍPIO! Especialistas em pequenos negócios MÃOS À OBRA!!! Prefeito e Prefeita, seguem sugestões de Programas e Ações a serem inseridos

Leia mais

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Objetivos da 15ª. Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS- saúde como DH Mobilizar e estabelecer

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

PNE: análise crítica das metas

PNE: análise crítica das metas PNE: análise crítica das metas Profa. Dra. Gilda Cardoso de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo Ciclo de Palestras do Centro de Educação 2015 Metas do PNE Contexto Foram 1.288 dias de tramitação,

Leia mais

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte

Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte SEMINÁRIO NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO: SISTEMAS PÚBLICOS NACIONAIS E MODELOS ESPORTIVOS INTERNACIONAIS Resoluções sobre Financiamento das três edições da Conferência Nacional do Esporte Prof. Dr.

Leia mais

Apresentação. Objetivos do Programa

Apresentação. Objetivos do Programa Diálogo Jovem 0 Índice Assunto Pagina Apresentação 2 Objetivos do Programa 2 Resultados esperados 3 Demandas do Programa 3 Por que investir 4 Origem dos Recursos 5 Metodologia 6 Roteiro do Primeiro encontro

Leia mais

DECRETO Nº 56.074, DE 9 DE AGOSTO DE 2010

DECRETO Nº 56.074, DE 9 DE AGOSTO DE 2010 DECRETO Nº 56.074, DE 9 DE AGOSTO DE 2010 Institui o Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural, cria o Conselho Estadual de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para

Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para Code-P0 Preparação do país para a Copa do Mundo 2014 e a herança para a engenharia brasileira O Mundial e o Desenvolvimento Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) Manaus, 30 de março de 2012 Code-P1

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR

MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESCOLAR Este projeto visa investir na melhoria da infraestrutura escolar, por meio de construção, ampliação e reforma, bem como dotá-las com equipamentos e mobiliários

Leia mais

Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE CATEGORIA II: CULTURA CATEGORIA III: EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO. Acessibilidade. Acesso à cultura

Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE CATEGORIA II: CULTURA CATEGORIA III: EDUCAÇÃO DESCRIÇÃO. Acessibilidade. Acesso à cultura Anexo I CATEGORIA I: ACESSIBILIDADE Acessibilidade Projetos para implementação de políticas públicas e interdisciplinares adequados à inclusão social, para que mais pessoas possam usufruir dos direitos

Leia mais

Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil: Um debate nacional sobre as realidades e novos rumos para o desenvolvimento do País

Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil: Um debate nacional sobre as realidades e novos rumos para o desenvolvimento do País Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil: Um debate nacional sobre as realidades e novos rumos para o desenvolvimento do País Cenário 66 ANOS DE EXTENSÃO RURAL A agricultura como via estratégica

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA PROJETO APRESENTAÇÃO O projeto Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal, através do e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende possibilitar a inclusão social de jovens

Leia mais

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura

PLANO ESTADUAL DA CULTURA. Matriz Situacional da Cultura PLANO ESTADUAL DA CULTURA Matriz Situacional da Cultura Fórum de Planejamento Regional Cidade Sede: Tubarão 27 e 28 de agosto de 2012 Priorização de Diretrizes e Ações Objetivo: Discussão da proposta de

Leia mais

MINAS GERAIS, SEU MELHOR INVESTIMENTO. Seminário LIDE Abril de 2012

MINAS GERAIS, SEU MELHOR INVESTIMENTO. Seminário LIDE Abril de 2012 MINAS GERAIS, SEU MELHOR INVESTIMENTO Seminário LIDE Abril de 2012 A NOSSA MINAS GERAIS MINAS EM NÚMEROS América do Sul 588.000 KM² DE TERRITÓRIO. Brasil MAIOR DO QUE PAÍSES COMO A FRANÇA, SUÉCIA E ESPANHA.

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE GUARULHOS SUL DISCUSSÃO

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE GUARULHOS SUL DISCUSSÃO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE GUARULHOS SUL DISCUSSÃO Metas e Estratégias Consolidação a partir do documento do FEESP com contribuições da SEESP e CEESP

Leia mais

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20 Orgão Programa 0008 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E TECNOLÓGICA Objetivo 0307 - Fortalecer a política de ensino superior de graduação e pós-graduação, por meio da sua interiorização, do desenvolvimento da pesquisa,

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE 2013-2015 Proposta formulada no âmbito do Comitê Nacional de Educação

Leia mais

ANEXO I QUADRO 1: CÓDIGOS DA DIMENSÃO «DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO» Investimento produtivo genérico em pequenas e médias empresas («PME»)

ANEXO I QUADRO 1: CÓDIGOS DA DIMENSÃO «DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO» Investimento produtivo genérico em pequenas e médias empresas («PME») PT 8.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 69/71 ANEXO I Dimensões e códigos para as categorias de intervenção dos Fundos (1) no âmbito do objetivo de Investimento no Crescimento e no Emprego e da

Leia mais

Programas e Ações Ministério do Esporte

Programas e Ações Ministério do Esporte Ministro do Esporte Aldo Rebelo Secretário Executivo Luis Fernandes Gabinete do Ministro / Assessor Federativo - João Luiz dos Santos Santos Programas e Ações Ministério do Esporte Contato Assessoria Parlamentar

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Plano de Trabalho. Gestão 2012 2015. Rodrigo Leitão Diretor

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Plano de Trabalho. Gestão 2012 2015. Rodrigo Leitão Diretor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Plano de Trabalho Gestão 2012 2015 Diretor Candidato ao cargo de Diretor-Geral do Campus Uberaba do IFTM Professor Rodrigo Afonso

Leia mais

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 3.477 DATA: 14 de agosto de 2008. SÚMULA: Altera e acresce dispositivos da Lei nº 3.025, de 18 de janeiro de 2005, alterada pela Lei nº 3.264, de 19 de setembro de 2006, que Dispõe sobre a reestruturação

Leia mais

PAUTA DE DEMANDAS 2012

PAUTA DE DEMANDAS 2012 PAUTA DE DEMANDAS 2012 O Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) foi criado em 2006 e, desde então, buscou ampliar e qualificar o diálogo e a apresentação de demandas ao Governo do Estado da Bahia

Leia mais

Gestão escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade Ricardo Henriques

Gestão escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade Ricardo Henriques Gestão escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade Ricardo Henriques 02 de setembro de 2015 Direitos de aprendizagem garantidos? Porcentagem de jovens que aos 16 anos já completaram

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

Tabela para classificação de ações de extensão

Tabela para classificação de ações de extensão Tabela para classificação de ações de extensão Linha de Extensão 1. Alfabetização, leitura e escrita Formas mais freqüentes de operacionalização Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos;

Leia mais

SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO 1ª ETAPA DO ACORDO DE RESULTADOS ANO DE REFERÊNCIA: 2011

SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO 1ª ETAPA DO ACORDO DE RESULTADOS ANO DE REFERÊNCIA: 2011 SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO 1ª ETAPA DO ACORDO DE RESULTADOS ANO DE REFERÊNCIA: 2011 Belo Horizonte, Abril de 2011 SUMÁRIO ITEM PÁGINA 1 - INTRODUÇÃO 3 2 - DESEMPENHO DO SISTEMA

Leia mais

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014 sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (187) 31 32 São Paulo, 124 (187) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Resolução

Leia mais

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica

EIXOS E PROGRAMAS ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX. EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIX EIXOS E PROGRAMAS EIXO 2 -Conhecimento e inovação tecnológica Programa de fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico Programa de inovação

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Educação Infantil

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Educação Infantil Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Educação Infantil Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado do Ceará é necessário também

Leia mais

Secretaria Nacional da Juventude da Força Sindical BRASIL BRASIL MERCADO DE TRABALHO DESEMPREGO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PRIMEIRO EMPREGO

Secretaria Nacional da Juventude da Força Sindical BRASIL BRASIL MERCADO DE TRABALHO DESEMPREGO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PRIMEIRO EMPREGO Secretaria Nacional da Juventude da Força Sindical BRASIL População Jovem no Brasil 17% Não Jovens Jovens 83% 180 Milhões de Habitantes 30,8 Milhões de Jovens (17,1%) Fonte: IBGE 2004 BRASIL Distribuição

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

ROBERTO REQUIÃO 15 GOVERNADOR COLIGAÇÃO PARANÁ COM GOVERNO (PMDB/PV/PPL)

ROBERTO REQUIÃO 15 GOVERNADOR COLIGAÇÃO PARANÁ COM GOVERNO (PMDB/PV/PPL) ROBERTO REQUIÃO 15 GOVERNADOR COLIGAÇÃO PARANÁ COM GOVERNO (PMDB/PV/PPL) PROPOSTAS PARA SAÚDE Temos plena convicção de que uma ambulância com destino à capital não pode ser considerada como um tratamento

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Atratividade do Brasil: avanços e desafios Fórum de Atratividade BRAiN Brasil São Paulo, 03 de junho de 2011 Luciano Coutinho Presidente O Brasil ingressa em um novo ciclo de desenvolvimento A economia

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13 Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018 L RECyT, 8.11.13 Delineamento do Programa - Quadro Fundamentação Geral Programa público, plurianual, voltado para o fortalecimento

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Copa do Mundo 2014: Oportunidades para o Brasil e para a iniciativa privada

Copa do Mundo 2014: Oportunidades para o Brasil e para a iniciativa privada BRA-MEB001-100209-0 Copa do Mundo 2014: Oportunidades para o Brasil e para a iniciativa privada São Paulo, 9 de março de 2010 0 BRA-MEB001-100209-1 O que o Brasil quer com uma Copa do Mundo FIFA Mobilizar

Leia mais