MONTAGEM E MANUTENÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MONTAGEM E MANUTENÇÃO"

Transcrição

1 MONTAGEM E MANUTENÇÃO 1 Introdução: Chamada para conferência. Apresentação do professor e da equipe de coordenação, explanação do funcionamento do curso incluindo carga horária e conteúdo seguindo o esclarecimento de possíveis dúvidas. Objetivos: Apresentar aos alunos os objetivos, tópicos e subtópicos do curso e em seguida, dialogar com os alunos sobre seus conhecimentos anteriores, isto é, o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e abrir espaço para que perguntem tudo o que gostariam de saber sobre o assunto. Destaca a utilização prática específica do conteúdo que irá ser trabalhado. Explicar que o conhecimento (conteúdo) vai ser construído (trabalhado) em conjunto e de forma gradativa a fim de obter o melhor conhecimento possível. Observar as intenções e propostas de aplicação dos conhecimentos pelos alunos. Revistas Info. Folders de Informática. Kit Anti-Estática. Desenvolvimento: Deve-se iniciar a aula com explicação sobre métodos e procedimentos. Questionar e instigar os alunos quanto às curiosidades da área de montagem, relacionando sobre profissões, ganhos financeiros no campo de trabalho, novidades no mercado e explicação de pré-conceitos, possivelmente citados pelos alunos que estejam à procura de respostas. Exposição da bibliografia necessária para obter o maior conhecimento, além do material proposto citando e informando onde encontrar livros, jornais, revistas e sites onde possam encontrar maior conteúdo técnico. Propor a leitura do sumário para o entendimento do funcionamento das aulas e iniciar o curso com noções básicas sobe tomadas e tipos de eletricidade, explanando sobre segurança e o uso de filtros de linha, estabilizadores e no-breaks. Atividades: Durante a aula mostrar os tipos de tomadas e conectores utilizados na alimentação dos computadores, bem como demonstrar o manuseio de cabos, conectores e equipamentos de segurança. de técnico e relacionando às empresas que ofertam empregos. Encaixar a aula nos conteúdos propostos à próxima reafirmando da necessidade do comparecimento para continuidade na aprendizagem.

2 2 aula inicial, aprofundando no assunto sobre elétrica, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos as formas de utilização de equipamentos de medição. Destacar a utilização de chave teste e multímetros na elétrica. Explicar sobre fontes de alimentação e seus modelos, tipos e fabricantes. Chave Teste. Multímetro. Kit Morto. Desenvolvimento: Explanar sobre o significado da teoria entre os métodos de aprendizagem, demonstrando como é difícil e ineficaz a teoria do conhecimento 100% prático. Iniciar a utilizar as ferramentas necessárias para trabalhar com as medições e reconhecimento da elétrica e saciando a curiosidade prática executando medições e o contato com peças e componentes. Atividades: Com o Kit Morto aberto mostrar os tipos de conectores da fonte de alimentação utilizados na conexão interna dos computadores, bem como demonstrar o manuseio de chave teste, multímetros, cabos e conectores. O professor deve demonstrar como se realizam medições elétricas de uma fonte de alimentação. de técnico e relacionando às empresas que ofertam empregos. Encaixar a aula nos conteúdos propostos à próxima reafirmando da necessidade do comparecimento para continuidade na aprendizagem.

3 3 aula sobre fontes de alimentação, aprofundando no assunto sobre testes elétricos, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos as formas de conexões de periféricos do computador. Destacar a atenção necessária na observação de peças e componentes ligados à placa mãe, identificando qual o nível de importância na definição dos modelos. Explicar sobre quais conectores merecem o maior destaque nos dias atuais e o porquê destas escolhas. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Desenvolvimento: Explanação sobre o cálculo das potências de uma fonte de alimentação e definição de marcas e modelos, ranking, do mercado. Demonstrar qual a influência da placa mãe no rendimento do computador, definir a finalidade da placa entre os componentes de um computador, explicar as portas externas que formam o painel traseiro, mostrando os tipos e principais características. Atividades: Demonstrar onde ficam as portas externas das placas formadoras do painel traseiro e as principais diferenças entre os conectores. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos quem é a placa mãe e os meios utilizados para a conexão externa dos periféricos e cabos.

4 4 aula inicial sobre placa mãe, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos as formas de manuseio seguro das placas. Destacar a atenção necessária na observação dos dispositivos que compõem a placa mãe auxiliando a identificar qual o tipo deve ser utilizado e em qual situação. Explicar sobre quais placas são off-board ou on-board como classificação. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Desenvolvimento: Explanação sobre partes da placa mãe, relacionando componentes e conectores dos mais variados em ordem cronológica para situar os alunos no tempo, constatando as principais mudanças. Continuar mostrando as conectividades da placa, internas nesta aula, salientando para os principais tipos e modelos de conexões que foram surgindo ao passar do tempo. Atividades: Passar para circulação em sala placas mãe dos mais variados modelos e de forma cronológica (mais antigos primeiro) demonstrando as diferenças. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos quem é a placa mãe e os meios utilizados para a conexão interna dos componentes.

5 5 aula sobre placas mãe e conectores, aprofundando no assunto sobre classificações, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos os tipos de placas e seus componentes de hardware. Destacar a atenção necessária na observação de peças e componentes, onde estão localizados na placa mãe, identificando qual o nível de importância no funcionamento. Explicar sobre quais marcas são as mais vendidas e as de melhor qualidade atualmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais componentes da placa mãe, os quais merecem destaque na comunicação interna. Citar sobre tais componentes e as suas finalidades. Circuitos integrados e seus principais desenvolvedores bem como outros modelos auxiliares. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar novamente para circulação em sala placas mãe dos mais variados modelos dando ênfase nos chipsets, marcas e modelos, como sendo o principal componente lógico da placa mãe, demonstrando as diferenças entre os modelos. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde ficam estes dispositivos na placa mãe e outros componentes de relevada importância.

6 6 aula sobre Chips e barramentos da placa mãe, aprofundando no assunto sobre tipos de placa, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a atenção necessária na observação da placa mãe, identificando quais componentes auxiliam na observação técnica sobre marcas e modelos, aguçando os alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Atentar para a forma de encaixes das memórias e qual o ganho real em desempenho do sistema. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Memórias Rom e Ram. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais famílias de fabricantes, bem como dos diferentes tipos de fabricação, citar como funciona o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Os três tipos de memória, onde estão na placa e quais as diferenças entre os principais modelos. Atividades: Passar para circulação em sala placas mãe dos mais variados modelos e de forma cronológica (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Entregar em ordem os diversos tipos de memória disponíveis. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe ficam indicadas as características para a descoberta do modelo e fabricante, além dos encaixes de memória Rom e Ram.

7 7 aula sobre Placa mãe, fabricantes e memórias, aprofundando no assunto sobre tipos de memória, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a atenção necessária no manuseio dos processadores, identificando marcas, modelos e características técnicas, aguçando os alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Processadores. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais famílias de fabricantes de processadores, bem como dos diferentes tipos. Citar como funciona o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala processadores dos mais variados modelos e de forma cronológica (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos o soquete na placa mãe, os processadores e onde ficam indicadas as características para a descoberta do modelo e fabricante.

8 8 aula sobre processadores, aprofundando no assunto sobre desempenho e preço, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de cuidados no manuseio e escolha das placas controladoras de vídeo, identificando marcas, modelos e caracteristicas técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas de Vídeo de vários modelos. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais famílias de fabricantes de placas aceleradoras gráficas 3D, bem como dos diferentes tipos. Citar como funciona o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala placas de vídeo dos mais variados modelos, tipos de conexão nos Slots (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixadas e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.

9 9 aula sobre placas controladoras de vídeo, aprofundando no assunto sobre desempenho e preço, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de cuidados no manuseio e escolha das placas controladoras, identificando marcas, modelos e características técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Pacas Controladoras de vários tipos de conectores. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais modelos de placas controladoras, referenciando os modelos e conectores. Citar como é o funcionamento de cada placa, qual o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala placas de rede, som, fax-modem e captura dos mais variados modelos. Mostrar quais os tipos de conexão nos Slots (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixadas e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.

10 10 aula sobre placas controladoras, aprofundando no assunto sobre desempenho e preço, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de cuidados no manuseio e encaixe dos drives, identificando marcas, modelos e características técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Disquetes de diferentes polegadas. Drives. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais tipos de dispositivos de armazenamento, iniciando pelo disquete em ordem cronológica e referenciando os modelos e conectores. Citar como se utiliza o disquete e como é o funcionamento de cada parte de um disco rígido, qual o sistema de trabalho e configurações. Padrões de conexão, capacidade, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala disquetes, HD e CDRom dos mais variados modelos. Mostrar quais os tipos de conexão nas portas, definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixados e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.

11 11 aula sobre Drives, aprofundando no assunto sobre conexões e velocidades do Hdd, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de pesquisa para a escolha dos Coolers e monitores de vídeo, identificando marcas, modelos e características técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Coolers. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais tipos de gabinetes, formatos e fontes compatíveis, iniciando pelo padrão AT e dando maior ênfase no ATX, mostrar as características externas e os tipos de enfeites que podem ser utilizados. Citar como se faz a refrigeração do gabinete e do processador, os principais tipos de Cooler para o sistema Dual e as opções mais baratas. Padrões de encaixe, novas tecnologias para melhor performance. Os principais tipos de monitores com suas vantagens e desvantagens. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala Coolers para os mais variados modelos de processadores. Mostrar quais os tipos de conexão nos soquetes, citando informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o melhor modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixados e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.

12 12 aula sobre gabinetes, coolers e monitores, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de revisões periódicas técnicas, para relembrar o conteúdo estudado, instigando aos alunos no aprimoramento de suas definições técnicas. Explanar sobre fabricantes, famílias e séries já comentadas em sala. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Revisão geral sobre os conteúdos ministrados nas aulas anteriores, dando maior ênfase sobre placa mãe afim de, no próximo encontro, promover a avaliação de tais conteúdos. Atividades: Com o Kit aberto, identificar partes e componentes estudados, priorizando respostas dos alunos a fim de demonstrar o conhecimento adquirido com revisão das aulas anteriores comprovando o aprendizado. nos conteúdos propostos à avaliação reafirmando da necessidade de nota mínima e do comparecimento para recebimento posterior de certificado.

13 13 Introdução: Chamada para conferência. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de placas mãe, conforme estudado em sala. Recursos e Materiais: Desenvolvimento: Revisão através de perguntas chave a fim de fazer a interação dos alunos com o conteúdo, aplicação de prova teórica sobre placa mãe, correção. Atividades: Perguntar aos alunos sobre partes e componentes de uma placa mãe, questionar sobre o aprendizado com frases e palavras chave, entregar e ler a avaliação, fazer a correção durante entrega pelos alunos que forem terminando. Fechamento: Efetuar o lançamento das notas em planilha e na chamada.

14 14 avaliação, respondendo possíveis questionamentos. Objetivos: Destacar sobre a atenção que deve ser redobrada durante o processo de montagem evitando possíveis falhas na finalidade de conseguir um ótimo resultado técnico. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais componentes do computador, os modelos e tipos de encaixe conforme estudado. Formas e procedimentos técnicos de cuidado, limpeza e conexão. Os principais tipos de montagem e manutenção, desenvolvendo segundo um passo-a-passo em etapas. Atividades: Com o Kit Morto aberto fazer a desmontagem e identificação dos componentes do computador, gerando um relatório de peças e componentes. Acompanhamento dos encaixes e cuidados com o manuseio das peças. Proceder o encaixe correto seguindo a seqüência comentada da apostila.

15 15 aula sobre montagem e manutenção, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a atenção que deve ser redobrada durante o processo de montagem evitando possíveis falhas, conseguindo assim um resultado técnico satisfatório. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Prática sobre os principais componentes do computador, os modelos e tipos de encaixe conforme estudado. Formas e procedimentos técnicos de montagem. Procedimento de encaixe dos componentes desenvolvendo segundo um passo a passo em etapas. Atividades: Com o Kit Morto aberto fazer novamente a desmontagem e em seguida a montagem das peças e componentes de forma a montar o Kit. Acompanhamento dos encaixes e cuidados com o manuseio das peças. Proceder o encaixe correto dos fios do painel frontal, jumpers e cabos flat finalizando a montagem do computador, seguindo a seqüência comentada da apostila.

16 16 aula sobre montagem prática, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar no processo de montagem, marcas e modelos dos diversos dispositivos de hardware que compõem o computador. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Prática sobre os principais encaixes de fios e cabos do computador, os principais tipos de encaixe conforme estudado. Relatar na forma escrita quais os tipos de peças e encaixes encontrados no Kit. Atividades: Com o Kit Morto aberto preencher relatório técnico relacionado as peças e componentes contidos no Kit. Visualizar o correto Jumpeamento dos drives.

17 17 aula sobre relatório técnico de montagem, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar no processo de montagem, marcas e modelos dos diversos dispositivos de hardware que compõem o computador. Computador funcionando. Desenvolvimento: Prática sobre Bios, Post e Setup. Identificação pela Bios, como acessar o Setup e configurações do funcionamento. Os principais efeitos de som de aviso sobre falhas na montagem. Atividades: Com o computador funcionando, utilizar teclas com PAUSE e DEL para observar as configurações do PC através dos softwares que compõem a BIOS. Acessar cada uma das páginas do SETUP, comentando sobre o que cada função significa. Simulação de algumas configurações para observação dos resultados.

18 18 aula sobre Setup e Post, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Explanação sobre detecção de problemas por sintomas lógicos. Identificação dos principais problemas após montagem. Os principais procedimentos após verificadas falhas de funcionamento, desempenho ou conflitos. Atividades: Teorizar sobre os principais problemas e definir possíveis soluções aos mais variados tipos de falhas ocorridos durante o uso do computador pós montagem.

19 19 aula sobre detecção e solução de problemas, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. CDs de instalação. Desenvolvimento: Instalação do Windows XP, definições de Boot, partições e definição de sistemas de arquivos durante o processo de configuração. Instalação de Drivers e programas mais comuns Atividades: Preparar o sistema para a instalação do Windows XP, definir partições, formatar o sistema de arquivos, observar processo, configurar recursos e chave, finalizar instalação e configurar o hardware detectado.

20 20 aula sobre instalação do Windows XP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Recursos e Materiais: Computador funcionando. DVDs de instalação. Desenvolvimento: Instalação do Windows 7 (Seven), definições de Boot, partições e definição de sistemas de arquivos durante o processo de configuração. Instalação de Drivers e programas mais comuns. Atividades: Preparar o sistema para a instalação do Windows 7, definir partições, formatar o sistema de arquivos, observar processo, configurar recursos e chave, finalizar instalação e configurar o hardware detectado.

21 21 aula sobre instalação do Windows Seven, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. CDs de instalação. Desenvolvimento: Avaliação prática de instalação do Windows XP, definições de Boot, partições e definição de sistemas de arquivos durante o processo de configuração. Instalação de Drivers e programas mais comuns. Configuração de área de trabalho. Atividades: Os alunos devem preparar o computador para receber a instalação do Windows XP, definir partições, formatar o sistema de arquivos, observar processo, configurar recursos e chave, finalizar instalação, configurar o hardware detectado e preparar a área de trabalho conforme solicitado. Fechamento: Efetuar o lançamento das notas em planilha e na chamada.

22 22 aula sobre avaliação do Windows XP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. CDs de instalação. Desenvolvimento: Instalação do pacote Office, Everest, Ccleaner e outros essenciais. Utilizar e testar os principais recursos destes softwares. Atividades: Aprender a instalar programas seguindo alguns passos, além de praticar seus principais recursos. Aplicar diagnósticos de hardware e software consertando possíveis falhas ocorridas durante o processo de montagem e utilização do computador. Responder à algumas questões da apostila para revisar.

23 23 aula sobre instalação de programas no Windows XP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Explanação de redes de computadores, conceituando sobre tipos e métodos de instalação, bem como da evolução com o passar do tempo. As principais topologias que foram utilizadas no decorrer das décadas e os meios de comunicação mais comuns aos dias de hoje. Atividades: Teorizar sobre redes, tipos conforme disposição geográfica ou âmbito. Mostrar de forma gráfica as topologias no decorrer da evolução, das mais antigas até as atuais. Citar as principais formas de transmissão de dados.

24 24 aula sobre Redes e tipos de distribuição, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Modem ADSL. Switch. Cabo Coaxial. Cabo par trançado. Cabo de fibra ótica. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Explanação sobre projetos de redes computacionais e a importância do cabeamento na integridade, a finalidade no planejamento futuro evitando a mudança precoce no tipo de cabeamento. Os principais tipos de meios de transmissão a cabo e também sem fio. Os concentradores como gerentes da rede e suas configurações. Atividades: Teorizar sobre projetos de redes, tipos de cabeamento conforme a necessidade no planejamento. Mostrar fisicamente modems, routers, cabos e antenas mais comuns no mercado e demonstrar a forma de conectorização. Citar as principais formas de configuração dos concentradores.

25 25 aula sobre Cabos e concentradores, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. Modem ADSL. Switch. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Definição sobre protocolos de rede e sua importância no funcionamento da comunicação entre os dispositivos. Os principais tipos de protocolos utilizados com o passar do tempo e suas camadas. Os principais mecanismos de configuração do IP, incluindo classes, máscaras e domínios. Atividades: Teorizar sobre protocolos de redes, tipos de configuração conforme a necessidade no planejamento. Demonstrar na prática como configurar fisicamente placas de rede, modens e routers. Citar as principais formas de configuração dos Ips, definindo Classes e Máscaras mais utilizados bem como o uso de domínio.

26 26 aula sobre Protocolos e Domínios, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Cabo Coaxial. Cabo par trançado. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Definição dos meios de conectorização, equipamentos e testes de rede. Os principais tipos de cabos e conectores, definindo a forma de testar. Atividades: Confeccionar cabos de par trançado sem blindagem seguindo o padrão ISO. T568 A, com a finalidade de interligar dois ou mais computadores através de Switch. Testar a funcionalidade com o auxilio de um testador de cabos para montar uma rede de pequeno porte.

27 27 aula sobre Cabos e concentradores, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. Switch. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Revisão sobre protocolos de rede e sua importância no funcionamento da comunicação entre os dispositivos. Os principais tipos de protocolos utilizados com o passar do tempo e suas camadas. Os principais mecanismos de configuração do IP, incluindo classes, máscaras e domínios. Atividades: Configurar nos PCs protocolos de redes baseado em IP fixo e dinâmico. Demonstrar na prática como configurar fisicamente uma rede local entre todos os computadores do laboratório.

28 28 aula sobre Protocolos TCP/IP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. Switch. Roteador ADSL. Desenvolvimento: Revisão sobre planejamento de rede e o funcionamento da comunicação entre os dispositivos feitos por um roteador ADSL. Os principais tipos de configuração da rede com router, incluindo protocolos, classes, máscaras e principalmente o compartilhamento de recursos. Atividades: Configurar nos PCs e no roteador protocolos de redes baseado em IP dinâmico, conforme classes disponíveis. Demonstrar na prática como configurar fisicamente uma rede local entre todos os computadores do laboratório, afim de compartilhar internet, arquivos e drives.

29 29 aula sobre redes com roteador, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Recursos materiais: Computador funcionando. Switch. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Teorizar sobre redes sem fio dos mais variados modelos e seus principais dispositivos. Os principais tipos de Wireless e como montar uma rede deste tipo. Os principais mecanismos de configuração do IP, incluindo classes, máscaras e domínios. Atividades: Teorizar sobre redes sem fio baseado em protocolo TCP/IP. Demonstrar na prática como montar e configurar fisicamente uma rede local entre todos os computadores do laboratório. Mostrar se possível imagens e componentes de uma rede sem fio de alta fidelidade.

30 30 aula sobre Redes sem fio, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Revisão sobre redes de computadores para melhor absorção do conteúdo prático-teórico. Atividades: Em sala deve-se procurar completar e corrigir o maior número possível de questões da apostila.

31 31 aula sobre Questionários, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Revisão sobre redes de computadores e sua importância no funcionamento da comunicação entre os dispositivos. Atividades: Teorizar revisando sobre redes computacionais, tipos e configurações afim de finalizar conteúdo e tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto.

32 32 Introdução: Chamada para conferência. Desenvolvimento: Revisão através de perguntas chave a fim de fazer a interação dos alunos com o conteúdo, aplicação de prova teórica sobre redes de computadores e posterior correção. Atividades: Perguntar aos alunos sobre redes de computadores, entregar e ler a avaliação, fazer com que os alunos mostrem de forma teórica uma solução sobre redes lógicas, fazer a correção durante entrega pelos alunos que forem terminando. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de redes de computadores, conforme estudado em sala. Fechamento: Efetuar o lançamento das notas em planilha e na chamada.

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01 Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.

Leia mais

Capítulo 1 Energia Elétrica; Capítulo 2 Montagem; Capítulo 3 Configuração; Capítulo 4 Manutenção; Capítulo 5 Redes;

Capítulo 1 Energia Elétrica; Capítulo 2 Montagem; Capítulo 3 Configuração; Capítulo 4 Manutenção; Capítulo 5 Redes; Capítulo 1 Energia Elétrica; Capítulo 2 Montagem; Capítulo 3 Configuração; Capítulo 4 Manutenção; Capítulo 5 Redes; 1 Colégio Serrano Guardia Módulo I Informática Básica Hardware O hardware é a parte física

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EM HARDWARE

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EM HARDWARE OPORTUNIDADE Estamos diante de um fato: o computador está presente em estabelecimentos dos mais diversos ramos e em muitos lares brasileiros. Sem dúvida este dado revela uma grande oportunidade no mercado

Leia mais

Redes de Computadores Aula 01

Redes de Computadores Aula 01 No Caderno Responda as Questões abaixo 1 O que significa o termo Rede? 2 Porque utilizar um Ambiente de Rede? 3 Defina LAN. 4 Defina WAN. 5 O que eu preciso para Montar uma Rede? 6 - O que eu posso compartilhar

Leia mais

linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados;

linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados; PLANO DE CURSO Disciplina Competências Habilidades Bases Tecnológicas INGLÊS TÉCNICO Aumentar e consolidar o seu vocabulário ativo e passivo, através da fixação de novas palavras e expressões contidas

Leia mais

PLANO DE AULA 1 AULA. 01. CURSO: Manutenção de Micro CARGA HORÁRIA: 4 Horas/Aula INSTRUTOR: DANILO BONTEMPO DE MELO ARAÚJO

PLANO DE AULA 1 AULA. 01. CURSO: Manutenção de Micro CARGA HORÁRIA: 4 Horas/Aula INSTRUTOR: DANILO BONTEMPO DE MELO ARAÚJO 1 AULA -Sensibilização e contextualização do programa -Apresentação do Professor e alunos -Apresentação do material didático -Apresentação dos métodos de avaliação -Contrato de Convivência - Gerar Interação

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

Capítulo 1: Introdução às redes de computadores

Capítulo 1: Introdução às redes de computadores ÍNDICE Capítulo 1: Introdução às redes de computadores Redes domésticas... 3 Redes corporativas... 5 Servidor... 5 Cliente... 7 Estação de trabalho... 8 As pequenas redes... 10 Redes ponto-a-ponto x redes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES TEXTOS DE REFORÇO Michel da Rocha Fragoso 2010 2 Saudações Olá, meus caros alunos. Esta é uma série de textos de reforço de minha autoria sobre o nosso próximo módulo a ser estudado

Leia mais

Disciplina: Informática Introdução à Microinformática (1/3) Carga-Horária: 23 h (30 h/a)

Disciplina: Informática Introdução à Microinformática (1/3) Carga-Horária: 23 h (30 h/a) Disciplina: Informática Introdução à Microinformática (1/3) Carga-Horária: 23 h (30 h/a) Mostrar a evolução do computador ao longo da história; Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os computadores

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES Carga horária: 32 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROS

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROS LAÉRCIO VASCONCELOS MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE MICROS 4 a EDIÇÃO Rio de Janeiro 2014 ÍNDICE Capítulo 1: Introdução ao hardware Computador, micro, PC...1 Processador...1 Memória RAM...1 Disco rígido...2

Leia mais

RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA

RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática FRANCIS RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 ÍNDICE Capítulo 1: Iniciando em redes Redes domésticas...3 Redes corporativas...5 Servidor...5 Cliente...6 Estação de

Leia mais

Identificação das partes constituintes de um PC

Identificação das partes constituintes de um PC Identificação das partes constituintes de um PC Durante este exercício deverá identificar e localizar as partes constituintes de um Computador Pessoal (PC), nomeadamente: Placa Principal (Mother Board)

Leia mais

GRADE CURRICULAR. www.cursosenap.com.br

GRADE CURRICULAR. www.cursosenap.com.br INTRODUÇÃO AO HARDWARE DO COMPUTADOR O QUE É UM HARDWARE? O QUE É UM SOFTWARE? O QUE É UM PROGRAMA? O QUE É UM APLICATIVO? CONHECENDO O HARDWARE DO COMPUTADOR VISÃO GERAL DAS PEÇAS FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Sumário. Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4. Soquetes...8. Onde Economizar... 19

Sumário. Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4. Soquetes...8. Onde Economizar... 19 VI Sumário Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar... 5 Características Técnicas...6 Soquetes...8 Onde Economizar... 8 OEM vs. Box...8 Núcleos de

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES. Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) Redes de computadores. 1 Apresentação

REDE DE COMPUTADORES. Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) Redes de computadores. 1 Apresentação REDE DE COMPUTADORES Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) 1 Apresentação Conhecendo os alunos Conceitos básicos de redes O que é uma rede local Porque usar uma rede local 2 Como surgiram

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

1a LISTA DE EXERCÍCIOS

1a LISTA DE EXERCÍCIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento

ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento MÓDULO II Memórias e Processamento Esse módulo irá relatar sobre as memórias seus tipos e a ligação com os tipos variados de processamento. Leia atentamente todo o conteúdo e participe dos fóruns de discursão,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 3 EQUIPAMENTOS DE HARDWARE E FERRAMENTAS:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 3 EQUIPAMENTOS DE HARDWARE E FERRAMENTAS:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 3 EQUIPAMENTOS DE HARDWARE E FERRAMENTAS:... 2 1.1 Diferenças entre Hub e Switch... 2 1.1.1 Hub... 2 1.1.2 Switch... 2 1.1.3 Roteador... 3 1.2 Equipamentos fora de uso... 4 1.2.1 Repetidores...

Leia mais

Ensino Médio Integrado ao Técnico

Ensino Médio Integrado ao Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Integrado ao Técnico Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Inst. e Manut. De Computadores Eixo Tecnológico:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Placas Adaptadoras e montagem de Redes

Placas Adaptadoras e montagem de Redes Placas Adaptadoras e montagem de Redes Objetivos da aula: 1 - Descrever a função da placa adaptadora de rede em uma rede. 2 - Descrever as opções de configuração para placas adaptadoras de rede. 3 - Listar

Leia mais

Montagem de Micros Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos. Parte I O Que Comprar... 1

Montagem de Micros Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos. Parte I O Que Comprar... 1 VI Sumário Parte I O Que Comprar... 1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar... 5 Características Técnicas... 8 Soquetes...9 Onde Economizar... 10 OEM vs. Box...11 Controlador

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP. SINTOMA ITEM OBSERVADO POSSÍVEIS FALHAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES Sem tensão Tensão incorreta. Corrigir instalação elétrica

ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP. SINTOMA ITEM OBSERVADO POSSÍVEIS FALHAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES Sem tensão Tensão incorreta. Corrigir instalação elétrica Lento Não liga ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP Rede elétrica Sem tensão Tensão incorreta Corrigir instalação elétrica Substituir fonte Fonte Chave seletora na posição incorreta Selecionar de acordo com a tensão

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM

Guia de Instalação SIAM. Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação do Servidor SIAM Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 18/10/2006 Última modificação: 27/09/2008 Guia de Instalação SIAM Procedimento de Instalação

Leia mais

Introdução à redes de computadores

Introdução à redes de computadores 1/8 Introdução à redes de computadores Faz todo o sentido ligar os computadores em rede. Você não precisa ter uma impressora, um HD de grande capacidade, um gravador de DVDs e conexão via ADSL para cada

Leia mais

Hardware Montagem e Manutenção

Hardware Montagem e Manutenção Fone: (19) 3234-4864 E-mail: editora@komedi.com.br Site: www.komedi.com.br HMM4.0 Hardware Montagem e Manutenção K O M E D I Copyright by Editora Komedi, 2007 Dados para Catalogação Furgeri, Sérgio Hardware

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Fundamentos em Informática Mundo Globalizado Acelerado desenvolvimento tecnológico

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - III

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - III APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - III 1 REDE DE COMPUTADORES III 1. Introdução MODELO OSI ISO (International Organization for Standardization) foi uma das primeiras organizações a definir formalmente

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Antônio Maurício Medeiros Alves

Conceitos Básicos de Informática. Antônio Maurício Medeiros Alves Conceitos Básicos de Informática Antônio Maurício Medeiros Alves Objetivo do Material Esse material tem como objetivo apresentar alguns conceitos básicos de informática, para que os alunos possam se familiarizar

Leia mais

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda?

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda? Exercícios: 1. Sobre:Ondas Responda: a. O que é a Natureza de Ondas? b. O que origina as Ondas Mecânicas? c. As Ondas Mecânicas se propagam no vácuo? Explique a sua resposta. d. Quais são os elementos

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 7 INTRODUÇÃO À REDES PONTO A PONTO = PARTE 1:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 7 INTRODUÇÃO À REDES PONTO A PONTO = PARTE 1:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 7 INTRODUÇÃO À REDES PONTO A PONTO = PARTE 1:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Montando Redes Ponto-a-Ponto... 3 1.2.1 Parte lógica... 3 1.2.2 Escolhendo o sistema operacional... 3 1.2.3 Instalação

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Um PC é composto por diversos componentes, incluindo o processador, pentes de memória, HD, placa de rede e assim por diante. Prof. Marcel Santos Silva No início, as placas-mãe serviam

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro

Leia mais

DESKTOP GERAL MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA

DESKTOP GERAL MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DESKTOP GERL MNUTENÇÃO PREVENTIV E CORRETIV MNUTENÇÃO PREVENTIV Utilize um pincel antiestático ou ar comprimido ionizado limpeza interna do equipamento removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa

Leia mais

Arquitetura de Hardware. simao@cce.ufpr.br

Arquitetura de Hardware. simao@cce.ufpr.br Arquitetura de Hardware simao@cce.ufpr.br Sistema não dá boot A energia está OK? Tomada Cabos Fonte de alimentação Conectores internos Placas bem encaixadas Sistema não dá boot O micro liga mas nada acontece

Leia mais

Instalando a placa de rede

Instalando a placa de rede Instalando a placa de rede A instalação dos drivers e a configuração de uma placa de rede no Windows 98 independe do tipo de cabo utilizado. Este tipo de instalação não é muito diferente da instalação

Leia mais

AULA: Introdução à informática Computador Digital

AULA: Introdução à informática Computador Digital Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do

Leia mais

Placa Mãe e seus Dispositivos

Placa Mãe e seus Dispositivos Índice Placa Mãe e seus Dispositivos Autor: Bruno Henrique Ventrice Pereira 1 Índice... 1 Placa-mãe - Principais características... 3 Introdução... 3 Item A - processador... 3 Item B - Memória RAM... 4

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Problemas mais freqüentes encontrados nos computadores

Problemas mais freqüentes encontrados nos computadores Problemas mais freqüentes encontrados nos computadores Problemas com o áudio O sistema retorna com uma mensagem de erro `` dispositivo de áudio não encontrado, podem ser vários os motivos. 1 -Certifique-se

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Placa Mãe Dispositivos (Onboard) São aqueles encontrados na própria Placa Mãe. Ex: Rede, Som, Vídeo e etc... Prof. Luiz

Leia mais

Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa.

Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa. : Técnico em Informática Descrição do Perfil Profissional: O profissional com habilitação Técnica em Microinformática, certificado pelo SENAI-MG, deverá ser capaz de: preparar ambientes para a instalação

Leia mais

Por razões, é requerido um módulo de E/S, que deve desempenhar duas funções principais:

Por razões, é requerido um módulo de E/S, que deve desempenhar duas funções principais: Entrada e Saída Além do processador e da memória, um terceiro elemento fundamental de um sistema de computação é o conjunto de módulos de E/S. Cada módulo se conecta com o barramento do sistema ou com

Leia mais

Como è feito computador

Como è feito computador Como è feito computador O computador contém uma parte elétrica e uma parte eletrónica. Parte elétrica é usada para transformar e dinstribuir a eletricidade que vem para os vários componentes. Parte eletrónica

Leia mais

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware Professor: Renato B. dos Santos 1 O computador é composto, basicamente, por duas partes:» Hardware» Parte física do computador» Elementos concretos» Ex.: memória, teclado,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CTS DE REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a história e a evolução

Leia mais

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 07/2011 Sumário 3 1 Configuração padrão Marca e modelo do equipamento deverão constar da HCL - Lista

Leia mais

OBJETIVOS 1 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1 DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL 2 PLANTA A 5 PLANTA B 6 DISTRIBUIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS RACKS 7

OBJETIVOS 1 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1 DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL 2 PLANTA A 5 PLANTA B 6 DISTRIBUIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS RACKS 7 ÍNDICES OBJETIVOS 1 JUSTIFICATIVAS 1 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1 SEGURANÇA - INTERNET 1 SISTEMA OPERACIONAL 2 PROTOCOLO TCP/IP 2 INTRANET 2 DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL 2 ESTAÇÕES 2 MICROS 3 IMPRESSORAS 3 PLANTA

Leia mais

prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores

prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores Apresentação do professor, da disciplina, dos métodos de avaliação, das datas de trabalhos e provas; introdução a redes de computadores; protocolo TCP /

Leia mais

ANEXO TR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

ANEXO TR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANEXO TR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL REQUISITOS MÍNIMOS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PROFISSIONAIS QUE DEVERÃO COMPOR AS EQUIPES TÉCNICAS PREVISTAS NESSA CONTRATAÇÃO PARA AMBOS OS LOTES. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Capítulo 2: Cuidados com os componentes. Anatomia da Placa mãe. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 2: Cuidados com os componentes. Anatomia da Placa mãe. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Capítulo 2: Cuidados com os componentes Anatomia da Placa mãe É muito importante que saibamos identificar os componentes de uma placa-mãe. Na figura abaixo vamos destacar os principais componentes de uma

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Conhecendo o Computador Resumo 1. O Computador 2. Principais componentes do hardware do computador 3. Placa-mãe 3.1. Descrição dos componentes na placa-mãe 3.2. Conexões do painel traseiro 3.3. Barramento

Leia mais

INICIANDO A INSTALAÇÃO

INICIANDO A INSTALAÇÃO INICIANDO A INSTALAÇÃO Abra o leitor de CD do computador que será dedicado ao ÚnicoNET. Coloque o CD que acabamos de gravar com o NERO EXPRESS e reinicie o HARDWARE (CTRL+ALT+DEL), caso não consiga reiniciar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Fundamentos de Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Fundamentos de Hardware Os seguintes links representam

Leia mais

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento.

sobre Hardware Conceitos básicos b Hardware = é o equipamento. Conceitos básicos b sobre Hardware O primeiro componente de um sistema de computação é o HARDWARE(Ferragem), que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente

Leia mais

REGRAS PARA SEGMENTAÇÃO

REGRAS PARA SEGMENTAÇÃO REGRAS PARA SEGMENTAÇÃO Professor Victor Sotero 1 Domínio de Colisão A conexão de vários computadores a um único meio de acesso compartilhado que não possui nenhum outro dispositivo de rede conectado cria

Leia mais

Sistemas de Informação Tópicos Avançados em informática I Cabeamento Lógico Estruturado. 7º Período / Carga Horária: 72 horas

Sistemas de Informação Tópicos Avançados em informática I Cabeamento Lógico Estruturado. 7º Período / Carga Horária: 72 horas Sistemas de Informação Tópicos Avançados em informática I Cabeamento Lógico Estruturado 7º Período / Carga Horária: 72 horas EMENTA: Componentes e equipamentos de um sistema de cabeamento. Normas internacionais

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA PARA FUNCIONÁRIOS IFPE AULA 06. Wilson Rubens Galindo

INFORMÁTICA BÁSICA PARA FUNCIONÁRIOS IFPE AULA 06. Wilson Rubens Galindo INFORMÁTICA BÁSICA PARA FUNCIONÁRIOS IFPE AULA 06 Wilson Rubens Galindo SITE DO CURSO: http://www.wilsongalindo.rg3.net Caminho: Cursos Informática Básica para Servidores Grupo de e-mail: ibps2010@googlegroups.com

Leia mais

Noções de Hardware. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com)

Noções de Hardware. André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Hardware André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Gerações de hardware Tipos de computadores Partes do Microcomputador Periféricos Armazenamento de

Leia mais

1 Introdução... 4. Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5. 2 Conhecendo o dispositivo... 6

1 Introdução... 4. Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5. 2 Conhecendo o dispositivo... 6 Índice 1 Introdução... 4 Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5 2 Conhecendo o dispositivo... 6 Verificação dos itens recebidos... 6 Painel Frontal... 7 Painel Traseiro... 8 3 Conectando o

Leia mais

Hardware e Software Conceitos Básicos. ATES Associação do Trabalho e Economia Solidária

Hardware e Software Conceitos Básicos. ATES Associação do Trabalho e Economia Solidária Hardware e Software Conceitos Básicos ATES Associação do Trabalho e Economia Solidária Conceitos Básicos Hardware É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática Aula 06 Redes de Computadores francielsamorim@yahoo.com.br 1- Introdução As redes de computadores atualmente constituem uma infraestrutura de comunicação indispensável. Estão

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano. Código: 088 Município: Garça. Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais. Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Tabela de Preços. 10 - Computador com tela preta ou azul = R$ 110 / R$ 180 (problemas de software)

Tabela de Preços. 10 - Computador com tela preta ou azul = R$ 110 / R$ 180 (problemas de software) Tabela de Preços DETALHES DOS SERVIÇOS MAIS COMUNS PC WINDOWS 01 - Laudo técnico/diagnóstico = R$ 50 02 - Troca de fonte: R$110 + peça 03 - Super-aquecimento = R$110 04 - Configuração wireless = R$ 110

Leia mais

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Configurac a o de Microcomputadores Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Atualizado em 08/2010 Sumário 1 Configuração padrão p. 3 1.1 Processador............................. p. 3

Leia mais

Conhecer os tipos de Placa Mãe, principais caracteristicas, seus componentes e suas funcionalidades, destacando assim, a importância de uma placa mãe.

Conhecer os tipos de Placa Mãe, principais caracteristicas, seus componentes e suas funcionalidades, destacando assim, a importância de uma placa mãe. PLACA MÃE 1. OBJETIVO Conhecer os tipos de Placa Mãe, principais caracteristicas, seus componentes e suas funcionalidades, destacando assim, a importância de uma placa mãe. 2. COMPONENTES DA PLACA MÃE

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO As respostas das atividades deverão ser mais simples e completas possíveis e baseadas nas aulas (vídeo-aula). Acrescentei mais informações para servirem de material de apoio aos estudos para avaliações

Leia mais

Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes

Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Conceitos Básicos de Redes: parte 1 Neste roteiro são detalhados os equipamentos componentes em uma rede de computadores. Em uma rede existem diversos equipamentos que são responsáveis por fornecer

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) Sobre o sistema operacional Windows 7, marque verdadeira ou falsa para cada afirmação: a) Por meio do recurso Windows Update é possível manter o sistema

Leia mais

Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. Hardware e Software UFCD - 0769. Joaquim Frias

Formação Modular Certificada. Arquitetura interna do computador. Hardware e Software UFCD - 0769. Joaquim Frias Formação Modular Certificada Arquitetura interna do computador Hardware e Software UFCD - 0769 Joaquim Frias Computador É um conjunto de dispositivos eletrónicos capaz de aceitar dados e instruções, executa

Leia mais

Instalador e Reparador de Redes de Computadores

Instalador e Reparador de Redes de Computadores Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Fundação de Apoio a Escola Técnica Plano de Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores Título do Curso Instalador

Leia mais

Sumário. Capítulo I Introdução à Informática... 13. Capítulo II Hardware... 23. INFORMATICA 29jun.indd 7 22/07/2014 15:18:01

Sumário. Capítulo I Introdução à Informática... 13. Capítulo II Hardware... 23. INFORMATICA 29jun.indd 7 22/07/2014 15:18:01 Sumário Capítulo I Introdução à Informática... 13 1. Conceitos Básicos... 13 2. Hardware... 15 3. Software... 15 4. Peopleware... 16 5. Os Profissionais de Informática:... 16 6. Linguagem de Computador

Leia mais

Tema Objetivos Conteúdos

Tema Objetivos Conteúdos Nº módulo CURSO VOCACIONAL - ELETRICIDADE, INFORMÁTICA E NOÇÕES BÁSICAS DE FINANÇAS 3.º Ciclo 2 anos. DISCIPLINA: Área Vocacional de Informática Distribuição Modular Tema Objetivos Conteúdos Aulas 45 1

Leia mais

ANEXO II PERFIL DOS TÉCNICOS E ANALISTAS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES A DESENVOLVER

ANEXO II PERFIL DOS TÉCNICOS E ANALISTAS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES A DESENVOLVER PERFIL DOS TÉCNICOS E ANALISTAS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES A DESENVOLVER 1. FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E HABILIDADES EXIGIDAS 1.1. PERFIL DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA: 1.1.1.DESCRIÇÃO DO PERFIL: O profissional desempenhará

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Relação de Títulos Informação e Comunicação. Aprendizagem

EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Relação de Títulos Informação e Comunicação. Aprendizagem EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Relação de s Informação e Comunicação Aprendizagem Código Capacitação 252 Administrador de Banco de Dados 253 Administrador de Redes 1195 Cadista 1291 Desenhista

Leia mais

COMENTÁRIO PROVA DE INFORMÁTICA SERGIO ALABI LUCCI FILHO www.alabi.net ~ concurso@alabi.net

COMENTÁRIO PROVA DE INFORMÁTICA SERGIO ALABI LUCCI FILHO www.alabi.net ~ concurso@alabi.net COMENTÁRIO PROVA DE INFORMÁTICA SERGIO ALABI LUCCI FILHO www.alabi.net ~ concurso@alabi.net CARGO: TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO ÁREA: APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: TÉCNICA ADMINISTRATIVA

Leia mais

A plac a a c a de e re r d e e

A plac a a c a de e re r d e e Placa de rede A placa de rede Este é o primeiro requisito para um PC poder operar em rede. Essas placas têm hoje preços bastante acessíveis. As genéricas funcionam muito bem, e custam abaixo de 50 reais.

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais

Introdução às Redes de Computadores. Por José Luís Carneiro

Introdução às Redes de Computadores. Por José Luís Carneiro Introdução às Redes de Computadores Por José Luís Carneiro Portes de computadores Grande Porte Super Computadores e Mainframes Médio Porte Super Minicomputadores e Minicomputadores Pequeno Porte Super

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M

MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M Parabéns, você acaba de fazer uma excelente escolha adquirindo um produto com a qualidade e a garantia PROELETRONIC. Esta CPE emprega tecnologia de ponta em hardware e software

Leia mais

Informática para Banca IADES. Hardware e Software

Informática para Banca IADES. Hardware e Software Informática para Banca IADES Conceitos Básicos e Modos de Utilização de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos Associados ao Uso de Informática no Ambiente de Escritório. 1 Computador É

Leia mais