INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL"

Transcrição

1 INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO COPPEAD/UFRJ PARA O ANO LETIVO DE PREÂMBULO: 1.1. O Diretor do Instituto COPPEAD de Administração (COPPEAD), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no uso de suas atribuições, previstas no artigo 6º, inciso 3 do Regimento Interno,e considerando o artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N 3, de 11 de dezembro de 2009), torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos, para o preenchimento de vagas no Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD/UFRJ, para o ano letivo de O presente Edital é regido pela legislação universitária pertinente, notadamente Resoluções do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Regulamentações Gerais da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRJ, Resoluções do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ, Regulamentação dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, normas e orientações do COPPEAD Candidatos estrangeiros que desejem se inscrever no processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD, com base nos acordos de cooperação internacional dos quais o Brasil é signatário, estarão sujeitos também às regras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As regras e editais para o Programa de Estudante- Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) poderão ser encontradas na Internet, através dos seguintes endereços eletrônicos: e O presente Edital foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Instituto COPPEAD de Administração (CDIC) em Informações sobre o Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD podem ser obtidas na página do Instituto na Internet, através do endereço eletrônico ou em sua Secretaria Acadêmica, situada na Avenida Pascoal Lemme nº 355; Cidade Universitária; Ilha do Fundão; Rio de Janeiro RJ; CEP: , nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de atendimento, das 9:00 horas às 12:00 horas e das 13:00 horas às 16:00 horas.

2 2. DAS VAGAS: 2.1. O número de vagas ofertadas, para candidatos brasileiros e candidatos estrangeiros residentes no Brasil, por área de concentração de pesquisa, para o Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD está definido no quadro abaixo: Área de Concentração de Pesquisa Nº de Vagas Finanças e Controle Gerencial 15 Marketing e Negócios Internacionais 15 Operações, Tecnologia e Logística 11 Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação 10 Total de Vagas: Respeitadas as áreas apresentadas no quadro acima, para fins de orientação na elaboração da dissertação de Mestrado Acadêmico, a alocação dos candidatos selecionados para as linhas de pesquisa disponíveis em cada área de concentração será prerrogativa do COPPEAD O número de vagas ofertadas pelo COPPEAD para candidatos estrangeiros residentes no exterior e/ou participantes do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) é de 5 (cinco) para o Curso de Mestrado Acadêmico, para o ano letivo de A admissão de alunos às vagas ofertadas para o Curso de Mestrado Acadêmico está condicionada à capacidade de orientação do corpo docente do COPPEAD, conforme o disposto no artigo 23 da Regulamentação Geral da Pós- Graduação Stricto Sensu da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N 1, de 1º de dezembro de 2006), e aos números de vagas definidos no parágrafo 2.1 e 2.3 do presente Edital O CDIC poderá deliberar sobre aumento, diminuição ou remanejamento das vagas ofertadas nos parágrafos 2.1 e 2.3 do presente Edital, para o aproveitamento de candidatos considerados aptos, conforme o previsto no artigo 12, incisos III e IV, da Regulamentação das Comissões de Pós- Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N 3, de 11 de dezembro de 2009). 3. DO PROCESSO SELETIVO: 3.1. O preenchimento das vagas dar-se-á mediante processo seletivo que envolve as seguintes etapas: (a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) (h) Inscrição do candidato. Testes de Proficiência ANPAD; GMAT e Celpe-Bras. Homologação da inscrição. Apresentação dos documentos gerais, acadêmicos e profissionais. Avaliação e Classificação dos candidatos pela Comissão de Seleção. Seleção dos candidatos. Homologação dos resultados do processo seletivo. Divulgação dos resultados.

3 4. DA INSCRIÇÃO: 4.1. Poderão se inscrever no processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD, para o ano letivo de 2014: (a) Portadores de diploma de graduação registrado na forma da lei, de curso de graduação reconhecido pela CAPES/MEC. (b) Graduandos que concluírem, durante o ano de inscrição, curso de graduação reconhecido pela CAPES/MEC. (c) Portadores de diploma revalidados de curso de graduação emitido por instituição estrangeira As inscrições estarão abertas no período de 06 /08 /2013 a 20/09/2013 e deverão ser efetuadas somente por meio eletrônico, através da página do COPPEAD na Internet, na qual se encontram o Formulário de Inscrição e as instruções para o seu preenchimento Para efetuar a inscrição eletrônica, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, identificando uma área de concentração de pesquisa para a dissertação de Mestrado Acadêmico. A indicação da área de concentração de pesquisa constitui um compromisso do candidato de elaborar sua dissertação de Mestrado Acadêmico em tema de interesse da área indicada. Opcionalmente, o candidato poderá indicar uma segunda área de concentração de pesquisa que seja de seu interesse. Caso o candidato venha a ser selecionado para a segunda área de concentração de pesquisa por ele optado, a dissertação deverá ser elaborada sobre tema relacionado a essa segunda área de seu interesse Ao finalizar a inscrição eletrônica, o candidato receberá uma mensagem eletrônica ( ) de comprovação do recebimento, com o número de inscrição (CCPD ), que deverá ser impresso e apresentado, juntamente com um documento de identidade, sempre que solicitado pelo COPPEAD O COPPEAD não se responsabiliza por qualquer erro, extravio ou atraso no envio do Formulário de Inscrição pela Internet. É de responsabilidade do candidato,a verificação junto à Secretaria Acadêmica, da comprovação do recebimento pelo COPPEAD do Formulário de Inscrição por ele enviado via Internet, dentro do prazo estabelecido no presente Edital, mediante a confirmação do número de inscrição Não serão aceitas inscrições nos casos de não preenchimento dos campos obrigatórios ou de prestações de informações incompletas ou incorretas no Formulário de Inscrição, e/ou quando o envio do formulário ocorrer após o dia 20 de setembro de 2013, às 16 horas (horário de Brasília) A inscrição no processo seletivo só será confirmada após a sua homologação pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do COPPEAD (CDPG).

4 5. DOS TESTES DE PROFICIÊNCIA ANPAD; GMAT e CELPE-BRAS: 5.1. Os candidatos brasileiros e os candidatos estrangeiros residentes no Brasil deverão se submeter a um dos Testes da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração ANPAD, que poderá ser realizado durante o período 2012/2013. Inscrições e informações específicas sobre o teste podem ser encontradas na Internet na página: Os candidatos estrangeiros residentes no exterior deverão se submeter ao teste GMAT, da Graduate Management Admission Council. Inscrições e informações específicas sobre o teste podem ser encontradas na Internet na página: Os candidatos estrangeiros cuja língua materna não é o português deverão se submeter ao Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras, do MEC, conforme o disposto na Portaria nº 1.350, de 25 de novembro de Maiores informações sobre o Exame Celpe-Bras: 70&ativo=519&Itemid= Os candidatos deverão apresentar os seguintes requisitos: (a) No teste ANPAD serão aprovados até 120 (cento e vinte) candidatos por ordem decrescente de pontuação no resultado consolidado, sem considerar sua indicação de área de concentração de pesquisa. (b) No teste GMAT serão aprovados candidatos com pontuação igual ou maior que 620 (seiscentos e vinte) pontos. (c) No exame Celpe-Bras serão aprovados os candidatos que apresentarem nível avançado ou avançado superior de proficiência em língua portuguesa O resultado desta etapa será divulgado, a partir de 18 de outubro de 2013, na Secretaria Acadêmica do COPPEAD e em sua página na Internet, nos endereços e horário de atendimento, especificados no presente Edital Os candidatos aprovados nessa etapa terão suas inscrições homologadas pela CDPG, e poderão participar das etapas seguintes do processo seletivo, conforme o estabelecido no parágrafo 3.1 do presente Edital. 6. DA ENTREGA DOS DOCUMENTOS: 6.1. O candidato que tiver sua inscrição homologada pela CDPG deverá apresentar, pessoalmente ou por procuração, ou, ainda, por via postal, todos os documentos gerais, acadêmicos e profissionais, previstos nos capítulos 7, 8, e 9 do presente Edital O prazo limite para apresentação de todos os documentos gerais, acadêmicos e profissionais, encerrar-se-á em 04 de outubro de 2013, às 16 horas (horário de Brasília) Todos os documentos gerais, acadêmicos e profissionais deverão ser apresentados na Secretaria Acadêmica do COPPEAD, em dias úteis, no horário de atendimento e endereço de sua sede, especificados no presente Edital.

5 6.4. A apresentação de todos os documentos gerais, acadêmicos e profissionais, por via postal deverá ser endereçada à Secretaria Acadêmica do Instituto COPPEAD de Administração - COPPEAD/UFRJ, para a Caixa Postal 68514, Rio de Janeiro, RJ, CEP , enviada com data de postagem até o encerramento do prazo limite estabelecido no parágrafo 6.2 do presente Edital, sendo recomendável a utilização de serviço de remessa postal registrada ou expressa, com aviso de recebimento (AR) O COPPEAD não se responsabiliza por qualquer extravio ou atraso na entrega de correspondências por parte dos Correios. É de responsabilidade do candidato a verificação, junto à Secretaria Acadêmica, da confirmação da entrega de todos os documentos gerais, acadêmicos e profissionais, por ele enviados por via postal até o encerramento do prazo limite estabelecido no parágrafo 6.2 do presente Edital Será excluído do processo seletivo, o candidato que não entregar todos os documentos gerais, acadêmicos e profissionais, até o encerramento do prazo limite, estabelecido no parágrafo 6.2 do presente Edital. 7. DOS DOCUMENTOS GERAIS: 7.1. O candidato deverá apresentar à CDPG, os seguintes documentos gerais: (a) Duas fotos 3x4, de acordo com as instruções disponíveis na página do COPPEAD na Internet ou em sua Secretaria. (b) Cópia, frente e verso, da Carteira de Identidade e do CPF, ou, no caso de candidato estrangeiro, do Passaporte. O COPPEAD não aceitará cópia da Carteira de Motorista como documento de identificação do candidato. (c) Cópia, frente e verso, do comprovante de residência atualizado. (d) Cópia, frente e verso, do título de eleitor, exceto para estrangeiros e para maiores de 65 (sessenta e cinco) anos. (e) Cópia, frente e verso, do Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa do Serviço Militar, para candidatos brasileiros do sexo masculino. 8. DOS DOCUMENTOS ACADÊMICOS: 8.1. Além dos documentos gerais descritos no capítulo 7 do presente Edital, os candidatos deverão apresentar todos os documentos acadêmicos abaixo relacionados: (a) Uma cópia legível do Teste ANPAD para os candidatos brasileiros e candidatos estrangeiros residentes no Brasil. (b) Uma cópia legível do resultado do Teste GMAT para candidatos estrangeiros residentes no exterior.

6 (c) Uma cópia legível do Certificado Celpe-Bras para candidatos estrangeiros, cuja língua materna não é o português. (d) Cópia do Histórico Escolar do curso de graduação com data de conclusão do curso. (e) Cópia autenticada, frente e verso, do certificado de conclusão ou, para os que já concluíram o curso, diploma de graduação registrado na forma da lei, de curso reconhecido pela CAPES/MEC Candidato cujo diploma ainda não tenha sido expedido pela Instituição de Ensino Superior (IES) até a data limite estabelecida no parágrafo 6.2 do presente Edital, poderá ter sua inscrição no processo seletivo homologada pela CDPG, desde que apresente o original ou cópia do Certificado de Colação de Grau ou de Conclusão do Curso de Graduação Candidatos que estejam concluindo o curso de graduação em administração, ou áreas afins ou correlatas, com término previsto no segundo semestre letivo de 2013 deverão apresentar declaração da IES, atestando que estão matriculados no último semestre do curso, indicando a data da provável conclusão ou colação de grau Candidatos que se encontram na condição expressa do parágrafo 8.3 do presente Edital deverão apresentar cópia do histórico escolar da graduação, contendo os registros dos semestres cursados Candidatos que apresentarem documentos acadêmicos, expedidos por instituição estrangeira, que não estejam em versão inglesa, francesa ou espanhola, deverão anexar uma versão traduzida para uma dessas línguas ou para o português. 9. DOS DOCUMENTOS PROFISSIONAIS: 9.1. Além dos documentos gerais e acadêmicos descritos nos capítulos 7 e 8 do presente Edital, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos profissionais: (a) Curriculum vitae atualizado em formato livre. (b) Currículo circunstanciado O currículo circunstanciado consiste de um texto livre, digitado na fonte Times New Roman, espaço de 1,5 cm e até 2 (duas) páginas de extensão, contendo comentários que descrevam e expliquem a trajetória de formação acadêmica e de experiência profissional do candidato até o presente. Além disso, o currículo circunstanciado também deve conter os planos do candidato durante o curso de Mestrado e para sua vida profissional após a conclusão do mesmo.

7 9.3. O Candidato que possuir vínculo empregatício ou estatutário deverá apresentar carta da entidade onde trabalha, em papel timbrado, emitida pelo Diretor ou Chefe do Departamento de Recursos Humanos, autorizando a liberação em tempo integral, para dedicação às aulas, estudos e pesquisas do curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD. 10. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 10.1 Os critérios de avaliação, classificação e seleção dos candidatos no processo seletivo definidos no presente Edital não estão sujeitos à contestação por parte dos candidatos A avaliação da experiência profissional será efetuada mediante análise dos documentos profissionais previstos no capítulo 9 do presente Edital, e valerá no máximo 200 (duzentos) pontos, sendo atribuído ao candidato a pontuação de 0 (zero), ou 100 (cem), ou 200 (duzentos), conforme os critérios abaixo: A pontuação de 200 (duzentos) será atribuída ao candidato que apresentar experiência comprovada de trabalho após a graduação, isto é, demonstrar o exercício de atividades profissionais em período posterior à data de colação de grau A pontuação de 100 (cem) será atribuída ao candidato que tiver experiência comprovada de trabalho (ou estágio) apenas em período anterior à data de colação de grau do curso de graduação Na ausência de experiência comprovada de trabalho, o candidato receberá pontuação 0 (zero) para essa avaliação. 11. DA AVALIAÇÃO GLOBAL E DA CLASSIFICAÇÃO: 11.1 A avaliação global do candidato brasileiro e do candidato estrangeiro residente no Brasil compreende a soma dos resultados do teste ANPAD (600 pontos) e da avaliação da experiência profissional (200 pontos), podendo alcançar o valor máximo de 800 (oitocentos) pontos A avaliação global do candidato estrangeiro residente no exterior compreende a análise dos resultados dos testes GMAT e Celpe-Bras, quando exigível, bem como a avaliação da experiência profissional, conforme o disposto no parágrafo 10.2 do presente Edital A classificação dos candidatos brasileiros e dos candidatos estrangeiros residentes no Brasil será apresentada em uma tabela em ordem decrescente de pontos obtidos na avaliação global, contendo o código de inscrição do candidato, a sua pontuação no teste ANPAD, nas provas discursivas, bem como na avaliação da experiência profissional, considerando-se a soma desses resultados A classificação dos candidatos estrangeiros residentes no exterior será apresentada em uma tabela em ordem decrescente de pontos obtidos na avaliação global, contendo o código de inscrição do candidato, a sua pontuação

8 no teste GMAT, bem como na avaliação no teste Celpe-Bras, quando exigível, e na avaliação da experiência profissional Na avaliação global, os candidatos serão classificados entre aptos e não aptos. O candidato poderá ser classificado como apto, mas não selecionado no processo seletivo O resultado da avaliação global dos candidatos no processo seletivo será divulgada no quadro de avisos da Secretaria Acadêmica do COPPEAD e em sua página na Internet, nos endereços e horário de atendimento, especificados no presente Edital. 12. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS: O candidato classificado como apto será selecionado de acordo com o resultado obtido na avaliação global e a opção pela área de concentração de pesquisa feita no Formulário de Inscrição, ressalvados o número de vagas disponíveis por área de concentração de pesquisa e a capacidade de orientação do corpo docente do COPPEAD A seleção dos candidatos brasileiros e dos candidatos estrangeiros residentes no Brasil, inscritos para as vagas ofertadas no quadro contido no parágrafo 2.1, será efetuada percorrendo a tabela de classificação, em ordem decrescente de pontos obtidos na avaliação global, até a ocupação de todas as vagas ofertadas no presente Edital, observada a capacidade de orientação do corpo docente do COPPEAD A seleção dos candidatos estrangeiros residentes no exterior e dos participantes do Programa PEC-PG, inscritos para as vagas ofertadas no parágrafo 2.3, será efetuada mediante a análise da avaliação global dos candidatos até a ocupação de todas as vagas ofertadas no presente Edital, observada a capacidade de orientação do corpo docente do COPPEAD Os critérios para desempate na seleção dos candidatos, quando aplicáveis, são os seguintes: 1º. A maior pontuação no Teste da ANPAD; GMAT; Celpe-Bras; 2º. A maior pontuação atribuída à avaliação da experiência profissional. 13. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: 13.1 O resultado do processo seletivo será tornado público pelo COPPEAD, a partir de 08 de novembro de 2013, através de lista nominal dos candidatos selecionados, com a respectiva ordem de classificação em relação ao número de vagas ofertadas por área de concentração de pesquisa e a capacidade de orientação do corpo docente, bem como do cronograma para confirmação da matrícula, conforme o disposto no presente Edital O resultado ficará à disposição dos candidatos na Secretaria Acadêmica do COPPEAD e será divulgado em sua página na Internet, nos endereços e horário de atendimento, especificados no presente Edital.

9 14. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS: Da decisão da Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação CDPG caberá recurso administrativo ao Conselho Deliberativo do COPPEAD CDIC, instância superior do COPPEAD, no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir da divulgação da decisão na Secretaria Acadêmica do COPPEAD e na página do Instituto na Internet, observado o disposto nas Regulamentações da UFRJ, anexas às Resoluções do CEPG N 1, de 1º de dezembro de 2006 e N 3, de 11 de dezembro de Das decisões do Conselho Deliberativo do COPPEAD CDIC caberá recurso dirigido à Comissão de Ensino para Pós-Graduados CEPG/UFRJ, instância máxima universitária para decidir sobre assuntos acadêmicos relativos ao processo seletivo, observado o disposto nas Regulamentações da UFRJ, anexas às Resoluções do CEPG N 1, de 1º de dezembro de 2006 e N 3, de 11 de dezembro de O recurso administrativo interposto contra decisão da CDPG sobre os resultados obtidos pelo candidato no processo seletivo tem efeito devolutivo e não suspende o processo seletivo O Conselho Deliberativo do COPPEAD CDIC garantirá ao recorrente o direito de se matricular no Curso de Mestrado Acadêmico, no início do ano letivo seguinte àquele em que vier a obter decisão favorável em qualquer instância administrativa ou judicial, reconhecendo-lhe o direito de ser selecionado no processo seletivo de acordo com o disposto no presente Edital. 15. DA CONFIRMAÇÃO E DA RECLASSIFICAÇÃO: 15.1 O candidato selecionado deverá confirmar, até o dia 06 de dezembro de 2013, o seu interesse em matricular-se no curso de Mestrado Acadêmico em Administração do COPPEAD/UFRJ, no ano letivo de 2014, enviando mensagem eletrônica ( ) à Secretaria Acadêmica para o endereço: secretariaacademica@coppead.ufrj.br O candidato selecionado que não confirmar o seu interesse de matricular-se no curso de Mestrado Acadêmico em Administração do COPPEAD/UFRJ, no ano letivo de 2014, na forma como o disposto no parágrafo 15.1, perderá o direito à vaga que ficará disponível para a reclassificação de candidatos a partir de 11 de dezembro de Em caso de existência de vagas remanescentes, a CDPG poderá selecionar novos candidatos reclassificados, de acordo com a avaliação global, a área de concentração de pesquisa, e a capacidade de orientação do corpo docente do COPPEAD O resultado da reclassificação será divulgado, do dia 11 de dezembro de 2013, na Secretaria Acadêmica do COPPEAD e em sua página na Internet, nos endereços e horário de atendimento, especificados no presente Edital.

10 15.5. O candidato selecionado por reclassificação deverá confirmar, até o dia 13 de dezembro de 2013, o seu interesse em matricular-se no curso de Mestrado Acadêmico em Administração do COPPEAD/UFRJ, no ano letivo de 2014, enviando mensagem eletrônica ( ) à Secretaria Acadêmica para o endereço: secretariaacademica@coppead.ufrj.br. 16. DA MATRÍCULA: 16.1 Os candidatos selecionados que confirmaram o interesse em matricular-se no Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD, na forma como o disposto nos parágrafos 15.1 e 15.5 do presente Edital poderão efetuar a matrícula, pessoalmente ou por procuração, nos dias 07/01/2014 e 08/01/2014, das 9h às 15h30, na Secretaria Acadêmica do COPPEAD, no endereço especificado no presente Edital Os candidatos selecionados que confirmaram o interesse em matricular-se no Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD, na forma como o disposto nos parágrafos 15.1 e 15.5 do presente Edital, deverão, obrigatoriamente, para fins de matrícula, apresentar o diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação. O certificado de conclusão do curso de graduação deverá atestar que o aluno concluiu todos os requisitos necessários para a obtenção do diploma Por ocasião da matrícula, os candidatos selecionados que confirmaram o interesse em matricular-se no Curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD, na forma como o disposto nos parágrafos 15.1 e 15.5 do presente Edital, deverão apresentar todas as cópias dos documentos gerais e acadêmicos, previstos nos capítulos 7 e 8 do presente Edital, autenticadas.os servidores públicos do COPPEAD têm fé pública e podem autenticar as cópias dos referidos documentos desde que os originais sejam apresentados na Secretaria Acadêmica Não haverá matrícula condicional, exceto nos casos previstos na legislação universitária pertinente As aulas terão início no dia 27 de janeiro de Disposições Gerais: Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas no presente Edital Será desclassificado e automaticamente excluído, a qualquer época, mesmo depois da matrícula, o candidato que realizar o processo seletivo apresentando documentos ou informações falsas, bem como deixar de comprovar a veracidade dos mesmos, quando solicitado pela Coordenação, e/ou utilizar quaisquer outros meios ilícitos e/ou desrespeitar as normas estabelecidas no presente Edital O processo seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico do COPPEAD, objeto do presente Edital, terá efeitos somente para matrículas no ano letivo de 2014.

11 17.4. Extrato do presente Edital será publicado no Diário Oficial da União e no Boletim da UFRJ, e divulgado na Secretaria Acadêmica do COPPEAD e em sua página na Internet Todas as decisões e comunicados da CDPG sobre o processo seletivo, objeto do presente Edital serão divulgados na Secretaria Acadêmica do COPPEAD e em sua página na Internet Todo e qualquer requerimento ou comunicação do candidato deverá ser feito por escrito, através de carta dirigida ao Coordenador da CDPG, datada e assinada pelo requerente, podendo ser digitalizada e enviada, através de arquivo em formato pdf, como anexo de mensagem eletrônica ( ), desde que o original seja protocolado na Secretaria Acadêmica do COPPEAD, ou postado nos Correios, nos endereços e horário de atendimento, especificados no presente Edital. Não serão admitidos requerimentos ou comunicações do candidato para entrega dos documentos gerais, acadêmicos e profissionais, fora do prazo limite estabelecido no parágrafo 6.2 do presente Edital A seleção do candidato no processo seletivo na forma como o previsto no presente Edital não garante a aprovação de bolsa de estudo pela CAPES/CNPq A validade do processo seletivo expirará após o preenchimento das vagas previstas nos parágrafos 2.1 e 2.3 do presente Edital ou após o período de matrícula no curso de Mestrado Acadêmico, observado o calendário do COPPEAD/UFRJ para o ano letivo de Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela CDPG e pelo CDIC, ambos do COPPEAD, bem como pelo CEPG da UFRJ, conforme suas competências e de acordo com a legislação universitária pertinente. Rio de Janeiro, 31 de julho de Kleber Fossati Figueiredo Diretor

INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 163

INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 163 INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 163 DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO EM REGIME DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PÓS nº 248/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PEM/PÓS nº 287/2015: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 331

INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 331 INSTITUTO COPPEAD DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 331 DOPROCESSO SELETIVO DECANDIDATOS ESTRANGEIROS PARAO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO OPÇAO

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 234/2014 Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 002/2013/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (PPG-CEN) PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA

Leia mais

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis.

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis. EDITAL N o 001/2013/PPGPUR-So SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2015 1 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia Edital nº 01/2015 A Direção da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pedido da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal, torna público que, no período compreendido

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1. PREÂMBULO 2. DO NÚMERO DE VAGAS. 2.1 Serão oferecidas 10 (dez) vagas. 3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA EDITAL No. /05 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 06. PREÂMBULO.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A Universidade Federal de Alagoas, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN EDITAL N. 2/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL À VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA O CURSO DE

Leia mais

Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Centro de Ciências - Departamento de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013

EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 1 EDITAL PPGA Nº. 02 /2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1º SEMESTRE 2016 O Diretor da Faculdade Victor Hugo, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com O 3º do art. 32 da PN nº 40/2007, torna público que se

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

EDITAL N.º 142/2015 3

EDITAL N.º 142/2015 3 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIPAMPA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 056/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma)

EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) EDITAL Nº01 CIPHARMA DE DOUTORADO SELEÇÃO 2016/1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CiPharma) O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG) da Escola de Farmácia da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM FILOSOFIA CHAMADA INTERNA N. 01-2009 PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE DOCENTES ESTÁVEIS DA UFMA

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.º 011/2005 Informações: 0** 49 33218181 http://www.unochapeco.edu.br

Leia mais

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014

Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 Manual de Orientações para Seleção Pública 2014 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLE DA QUALIDADE DE PRODUTOS, AMBIENTES E SERVIÇOS VINCULADOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ingresso para o ano de 2014 O Instituto

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini Estarão abertas, no período de 01/10/2014 a 24/10/2014, as inscrições

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE EDITAL COPPE/PEE/PÓS nº 283/2014: PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 443, de 1º de dezembro de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto de Química,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 3/2013 PPGEF/CEFD/UFES A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia E D I T A L Nº 03/2015/SMECT Abre inscrições e baixa normas para seleção de Professores (as) de Educação Infantil, Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD. Edital nº 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD. Edital nº 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA SEAD Edital nº 02/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada EDITAL Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE 001/2015-PPGA/ICEAC/FURG. 1.1.1 Linhas de pesquisa: Organizações, Mercado e Trabalho e Tecnologias Gerenciais.

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE 001/2015-PPGA/ICEAC/FURG. 1.1.1 Linhas de pesquisa: Organizações, Mercado e Trabalho e Tecnologias Gerenciais. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1

EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1 EDITAL Nº 01/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Matemática Quadrimestre 2013.1 O curso de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 003/2011/PEQ

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 003/2011/PEQ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 003/2011/PEQ Dispõe sobre os procedimentos para seleção

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

1. EDITAL N o 01/2007

1. EDITAL N o 01/2007 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO 1. EDITAL N o 01/2007 A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO,

Leia mais

EDITAL N 123, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. Processo Seletivo 2016.1.

EDITAL N 123, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. Processo Seletivo 2016.1. EDITAL N 123, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2015. Processo Seletivo 2016.1. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições do Processo

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu EDITAL

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu EDITAL Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - TURMA 2009 DOUTORADO A

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO I INTRODUÇÃO GERAL Art. 1 - Este regulamento estabelece as atribuições, responsabilidades e normas específicas do Programa

Leia mais

EDITAL n o. 08 SELEÇÃO DE MESTRADO TURMA 2015

EDITAL n o. 08 SELEÇÃO DE MESTRADO TURMA 2015 Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 20940-040 www.dgp.museunacional.ufrj.br/ppgeo (21) 3938-6971 (21) 3938-6979 ppgeo@mn.ufrj.br

Leia mais

EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV

EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV EDITAL 2013 - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFV A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Viçosa (PRE-UFV) faz saber aos interessados que estarão abertas, no

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 A UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO para o Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EDITAL PREG Nº 126, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273,

Leia mais

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DO PROCESSO

Leia mais

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015.1 e 2015.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL pgbotufrj@gmail.com EDITAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL N 01/2014 A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria Ensino de Pós-Graduação, do Diretor do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Solos

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTORIA - UFSM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTORIA - UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTORIA - UFSM PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES EDITAL 01/2015 1. O Programa

Leia mais

SELEÇÃO 2015.2 / 2016.1

SELEÇÃO 2015.2 / 2016.1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Matemática e Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Ciências Exatas e da Natureza Programa de Pós-Graduação em Física - Cursos de Mestrado e Doutorado (Aprovado em reunião do Colegiado

Leia mais

E D I T A L PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA

E D I T A L PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA E D I T A L Prot. FAJE 15/2015 PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA Nos termos do presente Edital e de acordo com a Portaria de 01/12/2011 (Prot. 32/2011), torno público que estão abertas

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014/2. Solicito alteração da inscrição nº Nome do Candidato:, do curso, Turno, para o curso, do turno.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014/2. Solicito alteração da inscrição nº Nome do Candidato:, do curso, Turno, para o curso, do turno. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2014/2 A Diretora Geral em exercício da Faculdade Católica de Uberlândia, no uso de suas atribuições regimentais e demais disposições legais, torna público o Edital do Processo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº 08 DE 21 de julho de 2010 1.1 O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 MAIO 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 MAIO 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 MAIO 2012 Rua General Rondon, 209, Bairro Julião Ramos. CEP 68.908-080 Macapá-AP Telefone: (96) 3224-3300 www.conquisteseufuturo.com.br EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 EDITAL

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas

Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas Autorização de Funcionamento: Portaria nº 287/80-MG - 04/07/1980 CNPJ: 20.491.718/0002-16 Inscrição Estadual: Isenta EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2014 O coordenador do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. EDITAL Aluno Especial

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. EDITAL Aluno Especial EDITAL Aluno Especial Seleção de alunos especiais do (PPG-MAT) 2 Semestre de 2016 O (PPG-MAT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 Dispõe sobre a Disciplina iniciação à docência no ensino

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais