PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL: passo a passo para elaborar um plano de marketing

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL: passo a passo para elaborar um plano de marketing"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL: passo a passo para elaborar um plano de marketing

2 Sobre A ingage Somando mais de 10 anos de experiências multidisciplinares no ambiente digital, trabalhamos para gerar os melhores resultados para nossos clientes e posicionamos como referência em atendimento e desenvolvimento de estratégias online. Nosso objetivo é entender os problemas e as necessidades, oferecendo soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes. Nossa equipe é formada por publicitários, jornalistas, designers e programadores. A multidisciplinaridade faz parte do DNA da Ingage e procuramos envolver toda a equipe nos projetos e campanhas de nossos clientes. Dessa forma, garantimos a qualidade e excelência de nosso trabalho.

3 Sobre a HUBSPOT Fundada em 2006, a Hubspot é uma empresa americana responsável por um poderoso software de Inbound Marketing que auxilia marcas a atraírem visitantes, convertê-los em leads e transformá-los em clientes. O software inclui importantes recursos - como marketing, social media marketing, web analytics, seo, produção e administração de conteúdo, entre outros. Com mais de 15 mil clientes em 90 países, a Hubspot fornece materiais educacionais gratuitos e certificações para empresários e profissionais de marketing de todo o mundo, através da HubSpot Academy e HubSpot Blog.

4 Sumário Sobre a Ingage SOBRE a HUBSPOT Introdução O Marketing Digital e o Inbound Marketing PASSO A PASSO PARA IMPLEMENTAR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL 1) Defina seu público-alvo Na prática Olhe sua base atual de clientes. Analise seu produto/serviço. Estude seus competidores. Converse com o departamento comercial Escolha as características demográficas Defina as características sociais. 2) Desenhe suas personas Na prática 3) CRIE UM PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO E COMECE A PRODUZIR CONTEÚDO RELEVANTE Na prática 4) ESTABELEÇA SUA PRESENÇA DIGITAL NAS REDES SOCIAIS ESTUDE SUA PERSONA CRIE CONTEÚDO RELEVANTE E ENGAJE SEUS CLIENTES Na prática 5) Use o Marketing com inteligência Na prática 6) SAIBA MENSURAR SEUS RESULTADOS: Defina suas metas e seus KPIs Na prática (Bônus: Monitore seus concorrentes) POR QUE MONITORAR A CONCORRÊNCIA? Na prática

5 Introdução Toda campanha de marketing começa com um bom planejamento. GabrieLMotta Cofundador da Ingage Digital E sse deve ser um dos maiores clichês que você escuta em sua área, mas não deixa de ser uma das maiores verdades. Sim, é possível começar desenvolvendo ações e ir conectando-as à medida que acontecem, ajuntando os resultados em relatórios e apresentá-los no final como se fossem uma campanha única. A questão é que normalmente isso não dará certo. E, se der, os resultado ficarão aquém do que poderiam ser, caso a equipe tivesse gasto tempo com um bom planejamento. É por isso que fizemos esse e-book. Não é somente para mostrar a importância do planejamento em uma campanha de marketing digital. Também vamos lhe fazer algumas perguntas, dar um passo a passo e um pequeno guia de cada um dos itens abordados. O intuito é lhe mostrar como fazer um planejamento de uma campanha de marketing digital, mostrar o valor dele quando sua campanha estiver rodando e ensinar cada parte dela. E de bônus, ainda vamos fazer umas perguntas e sugestões para você ir treinando. Vamos lá? NatashyDuarte Especialista em Inbound Marketing IsabelaRezende

6 O Marketing Digital e o Inbound Marketing T odo mundo está cansado de saber que a Internet é uma das maiores ferramentas midiáticas que temos acesso na atualidade. Quantas vezes você não escutou que sua empresa precisa de uma presença digital? Um site, um blog ou uma fan page nas redes sociais? Não ser encontrado na Internet hoje é quase como não existir. É por isso que o marketing digital vem ganhando cada vez mais importância. Além disso, outro ponto que temos de lembrar é que o consumidor mudou. Agora, eles buscam por conteúdo relevante que os auxiliarão a solucionar seus problemas e se informarão sobre as marcas disponíveis no mercado. É vital que, além de ter uma presença digital, sua empresa também produza conteúdo relevante e que auxilie seus prospectos. Dessa forma um relacionamento entre empresa e possível cliente irá começar e culminará na compra ou contratação. Mas por onde começar esse esforço de construir uma marca com uma boa presença digital, que seja encontrada na Internet e que conquiste a atenção dos seus possíveis clientes? O primeiro passo é um planejamento sólido que aborde todos os momentos da campanha, trace metas realistas e lhe permita adaptar suas ações para obter os melhores resultados possíveis.

7 passo a passo PARA IMPLEMENTAR UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL

8 Defina seu público-alvo V ocê com toda a certeza sabe quem é o públicoalvo da sua empresa, do seu negócio. Mas mesmo assim, vamos pegar uma definição literal do que é o público-alvo: Clientes para quais uma empresa deseja vender produtos e serviços e para quem ela direcionará os seus esforços de marketing. Identificar quem é esse público é uma etapa essencial no desenvolvimento do seu plano de marketing on e offline. Dentre as características que podem separar esse público podemos citar a idade, sexo, poder de compra e localização geográfica. Porém, ela não se limita somente a isso. Nem todo produto ou serviço é útil para todos os tipos de consumidores. Na verdade, empresas até alteram alguns aspectos de seus 1 produtos, como, por exemplo, a quantidade de açúcar em um refrigerante, para que ele atraia consumidores de gostos diversos. Por mais que algumas empresas tenham a tendência de falar que seus produtos são feitos para qualquer pessoa que deseje comprar, a realidade não funciona bem assim. Divulgar para um públicoalvo excessivamente amplo será caro e muito ineficiente. Os diferentes públicos demandam diferentes mensagens e conteúdos. Focar um mercado específico não significa que você estará excluindo pessoas que não encaixam nos seus critérios. Um público-alvo lhe permitirá direcionar os investimentos de marketing em um mercado específico que será mais propenso a consumir seus produtos e serviços. Isso tornará suas ações mais eficientes, efetivas e com custos menores. O público-alvo também irá ser vital para o próximo passo do seu planejamento de marketing, a criação de personas.

9 1 Na prática ara definir seu público-alvo, você precisará de algumas informações. A lista a seguir mostra quais Pinformações você precisa reunir e onde as encontrará. 1. Olhe sua base atual de clientes 2. Analise seu produto/serviço Quem são seus atuais consumidores e por quê Escreva uma lista de funcionalidades do eles compram de você? Busque características seu produto/serviço. Liste os benefícios que e interesses comuns. ele trará para os potenciais consumidores. 4. Converse com o departamento 3. Estude seus competidores comercial Em quem seus competidores estão focando? Quem são os consumidores atuais? (Mas não vá Tenha uma reunião com o departamento atrás do mesmo mercado, busque por algum comercial e extraia o máximo de nicho que eles podem estar esquecendo!) informações sobre os tipos de pessoas que eles negociam e conversam. 5. Escolha as características demográficas Descubra quem precisa do seu produto ou serviço, mas também quem tem mais chances de consumir. Pense, por exemplo, nos seguintes fatores: 1. Idade; 2. Localidade; 3. Sexo; 4. Grau de escolaridade; 5. Estado civil; 6. Capacidade de compra. 6. Defina as características sociais Essas informações serão úteis para mostrar como o seu produto ou serviço se encaixa no estilo de vida ou de trabalho do público que você deseja atingir. Conhecer os hábitos do seu público será especialmente útil na hora de tomar algumas decisões como escolher os canais de mídia a serem usados. Tente descobrir: 1. Personalidade; 2. Atitudes; 3. Valores; 4. Interesses e hobbies.

10 Desenhe suas personas Personas são representações semi-fictícias dos seus potenciais consumidores. Elas terão as características, necessidades, objetivos e comportamentos que seu cliente normalmente apresenta. N esse momento você deve estar se perguntando: mas isso não é o público-alvo, que acabei de fazer no capítulo anterior? Não. O público-alvo é mais generalista, mais amplo. A persona é objetiva. Você cria um personagem que representa seu cliente ideal. Ele servirá como norte para toda a campanha. Quando for decidir o tom do seu conteúdo, o 2 tipo de linguagem a ser utilizada e os temas dos materiais e artigos, você recorrerá à persona para saber. Suas personas também ditarão quais as mídias serão utilizadas e os horários que suas postagens devem ser realizadas. Por isso é muito importante que você gaste tempo desenvolvendo suas personas. Não ache que você irá desenhá-las somente com ideias da sua cabeça! Estude sua base de clientes, descubra por que eles compram de você, analise seu público-alvo, converse com seu departamento comercial, tudo para obter as informações mais precisas para desenvolver uma persona correta. Outra dica é não se empolgar e fazer várias personas. Tente se manter entre 2 e 4. Ter muitas personas deixará seu planejamento confuso, sem saber em quem você deverá focar seus esforços.

11 2 Na prática ara desenvolver suas personas, você deverá responder uma série de perguntas. Muitas dessas Pinformações você encontrará no seu estudo de público-alvo e outras serão necessárias: 1. Quais são as características demográficas? Quantos anos tem sua persona? De qual sexo elas são? Elas são casadas? Tem filhos? Onde elas moram? Essa informações permitirão traçar um perfil pessoal da sua persona. 2. Quais são os cargos e grau de experiência profissional de cada persona? Essa pergunta influencia muito no que você está vendendo. Se for um produto simples, de dia a dia, você pode considerar essa informação somente como mais conhecimento sobre sua persona. Porém, se você está vendendo produtos ou serviços para empresas, essa resposta é importantíssima! 3. Como é o dia a dia da persona? Elas gastam mais tempo no trabalho ou em casa? Quais locais elas frequentam? Essas respostas podem mostrar a disponibilidade para comprar ou receber um produto. 4. Quais são as dores da persona? Qual o problema que ela está enfrentando? Saber isso é essencial, pois você poderá auxiliar a persona a resolvê-lo (provavelmente com seu produto ou serviço). Saber as dificuldades que sua persona tem também é muito importante para gerar conteúdo de qualidade e relevante.

12 5. O que sua persona mais valoriza? Quais são as metas 2dela? Se pergunte: o que deixará minha persona animada, empolgada? O que ela almeja? O que deseja atingir? Ajudar uma persona nessa busca pode ser um fator decisivo na hora que ela decidir comprar ou contratar. 6. Onde ela busca por informações? Se você deseja se comunicar com suas personas, precisa saber onde elas buscam suas informações. Elas podem preferir a Internet ou então ainda assistirem telejornais. Elas podem acessar o Facebook com frequência ou usarem mais o LinkedIn. Conhecendo esses comportamentos, você conseguirá divulgar seu conteúdo de forma mais acurada e atingir exatamente seus pontenciais clientes. 7. Quais experiências eles estão procurando quando compram produtos e serviços? Seu produto ou serviço deve estar alinhado com as expectativas dessas personas. Será que elas desejam uma reunião pessoal para fechar o negócio? Será que elas querem conversar com um vendedor ou preferem um processo mais automatizado? A natureza do seu negócio pode mudar ao analisar esses dados. 8. Quais são as objeções mais comuns para o seu produto ou serviço? O que faz com que a persona não compre ou contrate seu serviço? Será custo ou não entender seu valor? Talvez ela não entendeu bem o produto ou não conseguiu visualizar como o serviço irá ajudála.

13 CRIE UM PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO E COMECE A PRODUZIR CONTEÚDO RELEVANTE U ma estratégia de inbound marketing é baseada no conteúdo que os visitantes do seu blog e das suas redes sociais irão ler. Esse conteúdo deve ser instrutivo, relevante, útil para essas pessoas. Nada institucional ou comercial. A premissa é simples: o leitor tem um problema e seu conteúdo deve ajudá-lo a identificar e resolver esse problema. O conteúdo deve educar cada visitante que ler um artigo ou e-book e mostrar como ele irá melhorar após resolver tais dificuldades. Não existe uma exata quantidade de conteúdo a ser produzida. Para definir isso, você deve pensar, principalmente, em dois pontos: qualidade e consistência. Primeiro, não adianta produzir 10 textos semanais, se eles são mal escritos, sem argumentos e curtos demais. Os leitores não querem um texto qualquer. Eles querem um texto que os ajude. Portanto, tenha certeza que todo o texto que for postado em seu blog seja de qualidade. E não tenha medo de escrever artigos mais longos. A sugestão de quase todos os especialistas de conteúdo é que um texto 3 de blog deve conter 500 ou mais palavras. Segundo, publique conteúdo com frequência e a mantenha. Se for publicar um texto por semana, escolha um dia e sempre publique-o no mesmo dia. Isso irá criar uma rotina positiva para seus leitores, que saberão que um novo conteúdo estará disponível em seu blog naquele dia. Também lembre-se que conteúdo não são somente artigos para seu blog. Toda postagem nas redes sociais fará parte da sua estratégia de conteúdo, afinal, são elas quem divulgarão todo o árduo trabalho que está sendo realizado. Produzir materiais ricos (como este e-book) também fará parte desse momento do planejamento. Já pense como você converterá o visitantes em leads e inclua isso na estratégia que está traçando. As possibilidades são inúmeras: infográficos, apresentações, e-books e white papers, checklists, vídeos, webinários e muito mais. Apesar dos diferentes formatos, tudo isso fará parte do conteúdo necessário para sua estratégia de marketing digital se tornar um sucesso.

14 Na prática P laneje como será seu conteúdo. Tenha um calendário editorial com quais dias terão publicações e quando materiais mais complexos serão lançados. Lembre-se de revisar buscando erros ortográficos e quaisquer outros problemas. Deixe seu texto escaneável (em outras palavras, deixe-o fácil de ler), ao colocar alguns entretítulos e não escrever parágrafos muito longos. Listas ajudam bastante também. E claro, a formatação é muito importante. Então, para escrever: Coloque uma xícara de café (ou chá). Sente-se no computador. Pense um tópico que seus leitores irão se interessar. Escreva. Publique. Volte a fazer o que estava fazendo. Repita quando necessário. Ai você vai se perguntar E a inspiração, de onde eu tiro?. Encontrar temas não é tão complicado assim. Se você analisar os problemas e e necessidades das suas personas, sempre encontrará algum ponto a ser abordado. Mas você também deve: 3 Anotar tudo Ler muito Além de ajudar a melhorar sua escrita, ler publicações do seu segmento de atuação (em especial de empresas estrangeiras) irá trazer novas ideias e pontos de vista. Isso pode ser algo crucial para lhe ajudar a escrever. Está no meio de uma tarefa e teve uma boa ideia? Anote em algum lugar para não esquecer. Com os celulares atuais, não existe uma boa desculpa para se perder uma ideia e mantenha em mente que não existem ideias ruins. Conversar com outros profissionais Muitas vezes, bater um papo com seus colegas de trabalho ou companheiros de profissão pode ajudar bastante na busca por um tema para o próximo material ou artigo. Em especial o pessoal que trabalha na área comercial e está em contato com prospectos sempre.isso pode ser algo crucial para lhe ajudar a escrever.

15 Na prática 3 Coloque categorias e tags. Pra ter certeza que não está esquecendo de nada, siga esses passos simples antes de publicar seu texto: após escrever seu texto, Revise buscando erros ortográficos. Formate o texto para aumentar sua escaneabilidade. Coloque alguns links para outros artigos do seu blog. Coloque imagens relacionadas e uma imagem de destaque. Coloque uma meta-description. Crie chamadas para divulgar o texto nas redes sociais.

16 ESTABELEÇA SUA PRESENÇA DIGITAL NAS REDES SOCIAIS M uitas pessoas acham que a solução para se ter uma boa estratégia digital é criar uma página no Facebook. Não é bem assim que funciona. Suas mídias sociais irão atuar como uma vitrine para seu conteúdo e um canal de contato com seus possíveis clientes. Por isso o trabalho começa com a escolha correta de quais redes sociais utilizar. ESTUDE SUA PERSONA Você já desenhou suas personas, então conhece bem os hábitos delas. Quais mídias sociais elas mais utilizam? Onde elas buscam por informação? Afinal, não adianta nada você ter um perfil no Instagram, se seus possíveis clientes usam muito mais o Twitter. Portanto, é preciso conhecer bem a sua persona para decidir quais usar. CRIE CONTEÚDO RELEVANTE E ENGAJE SEUS CLIENTES 4 Não ache que o trabalho acabou! Somente ter uma página ou perfil não soluciona nada. Pelo contrário, um perfil ou página abandonado chega a ser prejudicial ao seu negócio. Então é hora de divulgar conteúdo, engajar com sua persona e usar de todas as possibilidades que as mídias sociais oferecem. Todo o material que você produzir você deve disponibilizar não só em seu blog e site, mas divulgá-lo em cada um dos perfis que você tiver. Também produza conteúdo específico para cada rede social. As audiências de cada rede tem suas peculiaridades e expectativas, então não adianta sair replicando o mesmo conteúdo do Twitter no Snapchat. Estude os detalhes da cada mídia e explore ao máximo. As redes sociais também dão a chance de você engajar com seus fãs, seguidores e prospectos. Interagir com eles é de suma importância. Responder mensagens e comentários, sanar dúvidas, fazer perguntas e enquetes, são somente algumas das ações que você precisa fazer. Esse relacionamento nas mídias sociais irá começar a conquistar a confiança do seu público e aumentarão as chances de que eles se tornem clientes.

17 Na prática P ara começar, você primeiro precisa escolher com quais redes sociais irá trabalhar. Faça perguntas do tipo: Por que eu deveria estar nessa rede social? Meu público está aqui? Eu produzirei conteúdo interessante e relevante para essa rede? Eu conseguirei gerenciar todas as necessidades? Lembre-se de que todas precisarão de atenção e de conteúdo, então tenha certeza que você será capaz de gerenciar todas. Confira ao lado uma a lista das mídias sociais mais comuns no Brasil para lhe ajudar a decidir. Também sugerimos que você dê uma olhada em cases de sucesso de empresas que utilizaram essas redes sociais de forma diferenciada. Esses cases podem trazer algumas ideias interessantes para você. E para lhe ajudar nas suas análises, confira uma tabela com os dados demográficos Facebook; Twitter; Instagram; YouTube; Pinterest; LinkedIn; Google+; Snapchat; Slideshare; Periscope dos usuários adultos de algumas mídias sociais: 4 instagram H Gênero M IDADE linkedin H Gênero M IDADE Facebook H Gênero M IDADE twitter H Gênero M IDADE

18 Use o Marketing com inteligência E 5 nviar s indiscriminadamente para sua base de contatos não é sinônimo de sucesso, muito menos de vendas. É preciso ter uma estratégia para o envio de marketing, já que ele é um importante aliado da sua empresa na hora de se conectar com clientes e prospectos. E, cada vez mais, profissionais de marketing estão investindo nessa forma de relacionamento com o cliente: 60% dos profissionais de Marketing alegam que o Marketing é um importante ativador de compras, contra 42% dos profissionas em Fica claro que o Marketing está se tornando cada vez mais importante. Para que o envio de marketing seja bem sucedido - e gere resultados - é necessário ter uma estratégia elaborada. Confira algumas dicas para não fazer feio na hora de enviar s:

19 Na prática 1. Construa uma Lista de s O primeiro passo é construir uma lista de s com os clientes e prospectos que interagiram com sua marca - seja deixando o para newsletter, baixando algum conteúdo do seu site ou até mesmo fornecendo em formulários físicos. Assim que você tiver uma lista, fica muito mais fácil manter contato com seus clientes e segmentar os s de acordo com suas características e necessidades. 3. Seja Pessoal Adicione um toque de pessoalidade na hora de redigir o para sua base. Para isso, é possível personalizar diversos campos do assunto, incluindo o Nome do cliente, por exemplo. Além disso, experimente fazer perguntas para seu público. Isso não só dará um toque de pessoalidade a sua conversa, mas também aumentará o engajamento com o conteúdo escrito por você Foque no Assunto do O Assunto é uma das principais características que levam o seu cliente a abrir - ou não - o enviado por sua empresa. Por isso, seja criativo! Crie assuntos que atraiam a atenção do seu consumidor e o incentive a abrir o . Além disso, evite criar assuntos com muitos caracteres - pense sempre como aquele aparecerá na caixa de entrada do cliente. 4. Segmente seu Público Diferentes clientes possuem necessidades e dúvidas diferentes - e, principalmente, estão em distintos momentos de compra. Por isso, segmente sua base de s de acordo com seus perfis. Assim, é possível enviar s que trabalhem as objeções de cada uma de suas personas. 5. Defina objetivos e Meça Resultados Antes de iniciar uma campanha, tenha em mente os objetivos que deseja alcançar com ela. Você quer trabalhar o relacionamento com seu cliente, o educar sobre seu produto ou os avançar no ciclo de compras? Uma vez definido suas metas, ficará mais fácil estabelecer quais serão os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance) que serão medidos daquela campanha. A partir das métricas, é possível analisar quais s estão performando melhor. Algumas métricas comuns são Taxa de Abertura do e o CTR (Click Through Rate) - que indica quantas pessoas clicaram no link inserido no corpo do Faça Testes Realizar testes é primordial para otimizar seus resultados digitais. Sempre que possível, teste novos horários de envio, tamanhos de fonte, ofertas de conteúdo ou estilo de escrita. Com o apoio da análise das métricas, será possível determinar mudanças mais assertivas.

20 SAIBA MENSURAR SEUS RESULTADOS: Defina suas metas e seus KPIs 6 Alto T útil mais útil baixo x útil aplicabilidade longo prazo curto prazo As métricas mais aplicáveis não são sempre as mais inovadoras oda estratégia de marketing digital precisa saber onde quer chegar e medir os passos que estão sendo dados para saber se os objetivos estão sendo atingidos. Por isso saber quais as metas a serem alcançadas é tão importante. Elas ditarão o sucesso ou a falha do planejamento que você está traçando. As metas também serão o pano de fundo para a decisão de quais indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators ou KPIs) deverão ser monitorados. Os KPIs mostrarão como sua estratégia está evoluindo e se você está no caminho certo ou se precisa adaptar alguma coisa. inovação Fonte: Online Marketing Institute Definir suas metas pode parecer simples. Aumentar o número de clientes ou Ter mais faturamento são metas bastante óbvias para qualquer negócio. E é claro que toda empresa deseja aumentá-los em valores extraordinários. Mas, se você colocar metas irreais para seu planejamento, ele nunca chegará próximo de ser bem sucedido. E, sim, isso é um problema enorme. Não enxergar o sucesso de um planejamento estratégico significa que você irá mudá-lo e terá todo o trabalho de refazê-lo. E se esse novo planejamento tiver metas irreais, também será considerado falho. Portanto, trace metas possíveis de serem alcançadas. Além de vender mais, quais metas você pode almejar? Gerar leads, aumentar o número de visitas em seu blog ou site, aumentar o número de fãs em uma rede social ou diminuir o custo de aquisição de clientes são todas metas interessantes para sua empresa. Já os KPIs serão os números - os indicadores que mostrarão como está sua caminhada para atingir suas metas. O termo é bem autoexplicativo: Key Perfomance Indicators ou Indicadores Chave de Performance. Os KPIs precisam sempre ser possíveis de mensurar e estar intimamente ligados às metas.

21 6 Na prática m pouco perdido na hora de definir quais objetivos, metas e KPIs deverão ser usados para sua Uempresa? Não se preocupe. Tome o tempo necessário e siga os passos a seguir. No final, você terá todas as informações necessárias para finalizar essa parte e partir para o próximo capítulo do seu planejamento estratégico. Passo 1. Defina os objetivos da Passo 4. Quem são os responsáveis empresa por planejar, gerenciar e executar as atividades definidas? a. Quais são seus objetivos de curto prazo? (6-12 meses) b. Quais são seus objetivos de longo prazo? (36+ meses) Passo 5. De todos os KPIs selecionados, determine aqueles Passo 2. Quais são as métricas que: para determinar se você está a. Já estão sendo mensurados: alcançando seus objetivos? b. Podem ser mensurados (dados disponíveis) c. Ainda não podem ser mensurados (dados não a. KPIs para os objetivos de curto prazo. disponíveis) (Financeiros, sociais e outros) b. KPIs para os objetivos de longo prazo. (Lembrando: KPIs são indicadores que irão mensurar a performance da sua estratégia) Passo 3. Quais atividades estão sendo realizadas para alcançar os objetivos? a. Atividades relacionadas com os objetivos de curto prazo. b. Atividades relacionadas com os objetivos de longo prazo. BÔNUS: MONITORE SEUS CONCORRENTES É sempre bom saber o que seus concorrentes andam fazendo. Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais ainda, como disse Marlon Brando em O Poderoso Chefão 2, imortalizando a frase do pensador chinês Lao-Tsé. Conhecer bem seus concorrentes, entender o que eles estão fazendo e saber os resultados que eles estão atingindo é muito importante para o sucesso de sua empresa e das suas ações de marketing digital.

22 POR QUE MONITORAR A CONCORRÊNCIA? Precisa de alguns motivos para acompanhar a concorrência? Você aprenderá com os erros deles. Basta você fazer algumas buscas online e você conseguirá descobrir alguns deslizes da sua concorrência. Mídias sociais são um lugar bom para se procurar o que está sendo dito sobre seus competidores. Quando você encontrar algo que não parece estar funcionando muito bem para eles, anote. Trabalhe duro para evitar cometer os mesmos erros. Você entenderá o que funciona para eles. À medida que você faz pesquisas sobre seus competidores, você também precisa olhar o que eles fazem que está funcionando. É vital que você entenda o que está sendo feito e não os copie diretamente. Você quer ver quais estratégias estão sendo usadas e os esforços gerais de marketing que eles estão realizando para ter ideias de como fazer sua empresa melhor. Eles irão revelar oportunidades no mercado Ao olhar para cada um dos seus concorrentes, você será capaz de determinar qual o segmento do mercado eles estão focando e qual o tipo de clientes eles estão visando atrair. Através de um mínimo de dedução, você conseguirá encontrar novas oportunidades e mercados para seu produto ou serviço. Focar seus talentos e habilidades em uma área específica do mercado, que não está sendo servida pelos seus competidores, é uma fórmula para o sucesso. (Lembre-se que podem existir motivos para aquela área não estar sendo atendida. Verifique isso antes de pular de cabeça.) Quase sempre você conseguirá ver os anúncios, postagens em blogs e materiais que um concorrente produzir. Basta acessar a fan page dele ou o blog. Mas é possível ir além. Você pode ver o principais backlinks do site, verificar o tráfego (tanto orgânico quanto pago) e as palavras-chave que eles ranqueiam. É possível monitorar menções em redes sociais e mecanismos de busca e acompanhar todos os movimentos de um competidor. Com esses dados, você será capaz de fazer uma análise bem aprofundada e detalhistas dos concorrentes e chegar à conclusões úteis para o seu planejamento.

23 Na prática KIT DE FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO Agora é aquela hora que contamos o maior segredo de todos: quais ferramentas usar! Algumas delas terão recursos gratuitos, enquanto outras só terão suas funcionalidades completas se você assinar algum pacote. A importância de se ter uma ferramenta dessas irá variar bastante. Sugerimos sempre que você comece utilizando as versões grátis. Se estiver extraindo bons relatórios e informações valiosas, pode ser interessante assinar algumas delas. Nessa lista você terá acesso a um grande número de opções. Não tente usar todos de uma vez! Escolha alguns e extraia o máximo que puder deles. Depois passe para os outros. SpyOnWeb

24 Conclusão U ma boa campanha de marketing digital começa com um plano sólido e escolhas cuidadosas. Tomar cuidado em cada um dos passos, não acelerar processos e não colocar o carro na frente dos bois. Com isso, pode ter certeza que você está no caminho certo. Lembre-se sempre que um bom planejamento lhe permitirá adaptar seus esforços de acordo com as necessidades e situações que forem surgindo. Não tenha medo de testar e buscar melhores resultados. Com esse e-book você está preparado para traçar o planejamento de marketing para sua empresa e alcançar resultados excelentes. PREPARADO PARA SE APROFUNDAR MAIS? CHECKLIST EXCLUSIVA PARA CAMPANHAS DE INBOUND CLIQUE E BAIXE GRÁTIS Solicite uma demontração da ferramenta da HubSpot para a sua empresa! CLIQUE -AQUI-

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS!

QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! QUER TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS? CONFIRA NOSSAS DICAS! 4 Introdução 5 Conheça seu público 5 Crie uma identidade para sua empresa 6 Construa um site responsivo 6 Seja direto, mas personalize o máximo possível

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente

Thaisy Sluszz. Thaisy Sluszz RECOMPENSA DIGITAL. Marcelo Vicente GUIA PRÁTICO DA RECOMPENSA DIGITAL i Marcelo Vicente RECOMPENSA DIGITAL >> Atraindo Tráfego para Conversão...4 >> Moeda de Troca...6 >> Tipos de Recompensa Digital...8 >> Solucionando Problemas da Audiência...10

Leia mais

sobre o autor para mais informações acesse: www.darlanevandro.com.br Este ebook foi escrito por Darlan Evandro. ou siga-me nas redes sociais.

sobre o autor para mais informações acesse: www.darlanevandro.com.br Este ebook foi escrito por Darlan Evandro. ou siga-me nas redes sociais. sobre o autor para mais informações acesse: www.darlanevandro.com.br Este ebook foi escrito por Darlan Evandro. ou siga-me nas redes sociais. introdução ao INBOUND marketing Como você já deve ter lido

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo de entrar em contato com a empresa

percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo de entrar em contato com a empresa O marketing digital está revolucionando a forma como as empresas conquistam clientes. Consumidores tornaram-se mais independentes e, segundo pesquisas na área, percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo

Leia mais

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar!

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Agora deixe-me apresentar para você! Me chamo Jhon Viana, sou empreendedor digital em série e atualmente sou CEO de 03 empresas, ambas com uma

Leia mais

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

AVISO LEGAL. Copyright 2016 Luis Passos http://luispassos.com.br. http://luispassos.com.br

AVISO LEGAL. Copyright 2016 Luis Passos http://luispassos.com.br. http://luispassos.com.br AVISO LEGAL Todo esforço foi feito para que este e-book fosse disponibilizado da forma mais correta, inteligível, clara e didática possível, no entanto, apesar de todo empenho nesse sentido, ainda podem

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Planejamento de Marketing Digital

Planejamento de Marketing Digital .pdf [ebook] Planejamento de Marketing Digital 2012 2013 2014 2015 2016 Dicas para a leitura deste ebook Os itens do índice são todos clicáveis. Ao clicar no conteúdo de interesse você será levado para

Leia mais

Markes Roberto Vaccaro

Markes Roberto Vaccaro Markes Roberto Vaccaro Sumário 1 - CONHECER OS SEGREDOS DO MARKETING DIGITAL... 3 2 CRIAR UM BLOG DE NICHO... 4 3 - COMEÇANDO A ESTRATÉGIA DE MARKETING... 4 4 - PRODUTOS DIGITAIS... 5 5 OPTIMIZAÇÃO DE

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE LEADS. Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos seus Leads VECTOR

SEGMENTAÇÃO DE LEADS. Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos seus Leads VECTOR Exemplos de critérios de segmentação para identificar o estágio dos A sua empresa já gera Leads com ações de Marketing Digital? Então você deve saber que não basta ter uma base cheia de contatos: é preciso

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental.

Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Estar presente quando seu cliente está buscando seus serviços e produtos é fundamental. Atualmente o meio mais imediato e eficaz, desde que bem configurado e com acompanhamento constante, são as campanhas

Leia mais

5 Passos para vender mais com o Instagram

5 Passos para vender mais com o Instagram 5 Passos para vender mais com o Instagram Guia para iniciantes melhorarem suas estratégias ÍNDICE 1. Introdução 2. O Comportamento das pessoas na internet 3. Passo 1: Tenha um objetivo 4. Passo 2: Defina

Leia mais

Guia Definitivo para Ganhar Dinheiro na Internet. www.valeriamoreira.com.br

Guia Definitivo para Ganhar Dinheiro na Internet. www.valeriamoreira.com.br Guia Definitivo para Ganhar Dinheiro na Internet www.valeriamoreira.com.br Objetivo e Foco Criar o Processo de Venda (passo a passo) e Replicar Cuidado para não acreditar em Promessas Enganosas (Dinheiro

Leia mais

Curso Facebook Essencial

Curso Facebook Essencial Curso Facebook Essencial No curso da Camila Porto aprenda tudo o que você precisa saber para seu negócio dar os primeiros passos no Facebook. 14h de aulas com as informações e conteúdo mais importantes

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Oferecimento: Autor: Junior Pontes. Idealizador: André Luiz. Versão 1.0. copyright 2016 todos os direitos reservados

Oferecimento: Autor: Junior Pontes. Idealizador: André Luiz. Versão 1.0. copyright 2016 todos os direitos reservados Oferecimento: Autor: Junior Pontes Idealizador: André Luiz Versão 1.0 copyright 2016 todos os direitos reservados Sumário O que é tráfego pago? 4 Por que você deve usar? 5 Principais plataformas 6 Como

Leia mais

Como criar um perfil de destaque no LinkedIn

Como criar um perfil de destaque no LinkedIn Como criar um perfil de destaque no LinkedIn O que é o LinkedIn e como ele pode me ajudar? O LinkedIn é uma rede social on-line para profissionais. Muitas pessoas dizem que é o Facebook dos negócios. Os

Leia mais

Marketing Digital - 10 conceitos que você precisa conhecer

Marketing Digital - 10 conceitos que você precisa conhecer Marketing Digital - 10 conceitos que você precisa conhecer Por Diego Carmona* Muitas pessoas, ao contrário do que se pensa, não estão utilizando o meio online somente para se divertir. Uma grande maioria

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE

NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE 2 NEGOCIAÇÃO DE CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE Quando uma empresa vai pra internet e investe em marketing digital, essas são as 3 coisas que precisam ser feitas: 1- GERAR LEADS 2- TRANSFORMAR LEADS EM CLIENTES

Leia mais

A grande verdade é que a maioria das empresas está perdendo muito dinheiro tentando criar um negócio online.

A grande verdade é que a maioria das empresas está perdendo muito dinheiro tentando criar um negócio online. Você gostaria de aprender o que os negócios campeões em vendas online fazem? Como eles criam empresas sólidas na internet, que dão lucros por vários e vários anos? A grande verdade é que a maioria das

Leia mais

www.marketingparaartesanato.com.br

www.marketingparaartesanato.com.br COMO VENDER MAIS ARTESANATO AS 4 ETAPAS DA VENDA E OS PRINCÍPIOS DA PERSUASÃO Que bom estar aqui com você! Meu nome é André Gibran e o que eu faço é ajudar artesãos e artesãs como você a fazerem vendas

Leia mais

Por muitos anos, investir cifras. Venda diferenciada. marketing conteúdo

Por muitos anos, investir cifras. Venda diferenciada. marketing conteúdo Venda diferenciada Para fechar negócios e estreitar relação com clientes, corretoras de seguros aderem ao Marketing de Conteúdo Lívia Sousa Por muitos anos, investir cifras altíssimas em ações publici-

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

Para se construir um Negócio Online de Sucesso, você precisa definir muito bem a BASE da sua empresa, para depois, partir para o planejamento e

Para se construir um Negócio Online de Sucesso, você precisa definir muito bem a BASE da sua empresa, para depois, partir para o planejamento e Para se construir um Negócio Online de Sucesso, você precisa definir muito bem a BASE da sua empresa, para depois, partir para o planejamento e estruturação do seu negócio. A Base bem definida é como o

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Equipe OC- Olimpíadas Científicas

Equipe OC- Olimpíadas Científicas Equipe OC- Olimpíadas Científicas Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho 1 de outubro de 2012 Resumo Bem vindo a equipe do OC! Aqui está o resumo de todas as regras que temos no site até o presente momento.

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

Meu resultado com SEO para Youtube

Meu resultado com SEO para Youtube SEO para Youtube - O Guia Definitivo O Youtube é a segunda maior fonte de pesquisas do mundo, perdendo apenas para o Google. Isso significa que estar no Youtube é uma grande oportunidade para você receber

Leia mais

Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA

Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA Aumentando as vendas online do Grupo VEPEA Nossa missão Contribuir com o crescimento de empresas e profissionais no Brasil, por meio da valorização do conhecimento sobre marketing digital e da disseminação

Leia mais

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online

6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online 6 Passos Para O Sucesso Em Vendas Online Você já percebeu como há diversas pessoas que estão obtendo sucesso nas suas áreas de atuações quando se trata de vendas

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Você tem um sonho...

Você tem um sonho... Você tem um sonho... Divulgar mais sua empresa. Ter mais clientes? Vender mais? Um site pode ajudar... O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE TER UM SITE? 1. É preciso ter a noção exata de qual produto/serviço

Leia mais

Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa. www.talk2.com.br

Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa. www.talk2.com.br Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa www.talk2.com.br 04 Introdução 4 05 08 10 16 Por que as pessoas seguem uma conta 5 O que você precisa ter e saber antes de criar

Leia mais

Como utilizar as ferramentas de marketing digital no relacionamento com os cooperados

Como utilizar as ferramentas de marketing digital no relacionamento com os cooperados Como utilizar as ferramentas de marketing digital no relacionamento com os cooperados 26 de Agosto de 2015 Belo Horizonte - MG Joe Jackson Sangalli Vidor Joe Jackson Sangalli Vidor Diretor da 2ck Marketing

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital Conteúdo PRIMEIROS PASSOS COM BLOG:... 3 Primeiro:... 3 Segundo:... 4 Terceiro:... 5 Quarto:...

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

As 5 métricas mais importantes para mostrar a eficiência do seu marketing. Apresente esses números para seu chefe e prove como seu marketing é eficaz.

As 5 métricas mais importantes para mostrar a eficiência do seu marketing. Apresente esses números para seu chefe e prove como seu marketing é eficaz. As 5 métricas mais importantes para mostrar a eficiência do seu marketing Apresente esses números para seu chefe e prove como seu marketing é eficaz. AS 5 MÉTRICAS MAIS IMPORTANTES PARA MOSTRAR A EFICIÊNCIA

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

CASE PRECON ENGENHARIA

CASE PRECON ENGENHARIA CASE PRECON ENGENHARIA Veja como a Precon Engenharia aumentou em % sua captação de leads via internet através do Inbound Marketing. RESUMO EXECUTIVO A Precon Engenharia sempre realizou um trabalho de geração

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

O Design. Benefícios:

O Design. Benefícios: Design, Não é um artigo de luxo que só as grandes empresas podem alcançar. É um investimento de ótimo custo benefício, que pode trazer resultados importantes para sua empresa em diversos níveis. Nenhuma

Leia mais

KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS

KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS KADU BARACHO PONTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE AFILIADOS QUE GERE RESULTADOS De uns tempos para cá, a moda do marketing digital é fazer LANÇAMENTOS, de preferência 7 em 7 (sete dígitos em sete dias)

Leia mais

www.snowx.com.br The Ultimate Design

www.snowx.com.br The Ultimate Design www.snowx.com.br +55-13 - 3473.3792 / ID 117*11741 Rua Mococa - nº 379 - Sala 2 - Boqueirão Praia Grande - SP - CEP 11701-100 Só atendemos com hora marcada. 09:00 às 12:00 / 13:30 às 17:00 Segunda a Sexta-Feira

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73%

Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% Sumário 4 Passos Para Sua Empresa Dobrar o Número de Visitas na Internet... 4 Existem 3 grandes problemas nas empresas muito recorrente: 5 Porque 73% das Empresas Fracassam na Internet... 6... 6 Técnica

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento

ÍNDICE. Eficiência no atendimento em clínicas e hospitais -EBOOK- 3 - Introdução. 4 - O que os clientes esperam de um bom atendimento Eficiência no em clínicas e hospitais ÍNDICE 3 - Introdução 4 - O que os clientes esperam de um bom 6-5 dicas para gerar eficiência no -EBOOK- Produzido por CM Tecnologia 11 - Conclusão 12 - Sobre a CM

Leia mais

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real

Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real [Conheça o poder da internet] www.93digital.xyz 93 digital 93 digital Como utilizar a internet para aumentar vendas no mundo real Como utilizar

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Table of Contents Apresentação Qual a Vantagem de ter um Negócio Legítimo? Passo 1 - Dados Gerais Passo 2 - Documentos 3 4 5 6 2 Apresentação Se você chegou até aqui, é porque tem o desejo de liberdade

Leia mais

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS 0 COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS Em 5 Passos Simples Aprenda aqui a criar um site de negócios de maneira simples, com algumas dicas fundamentais para o começo do seu projeto no Mercado Digital COMO CRIAR

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

DICIONÁRIO DE MARKETING DIGITAL PARA GAMERS WWW.GGNAVIDA.COM.BR 01

DICIONÁRIO DE MARKETING DIGITAL PARA GAMERS WWW.GGNAVIDA.COM.BR 01 DE MARKETING DIGITAL PARA GAMERS WWW.GGNAVIDA.COM.BR 01 INDÍCE 03. Como Usar Esta Cartilha; 04. Dicionário; 11. Obrigado; WWW.GGNAVIDA.COM.BR 02 COMO USAR ESTA CARTILHA Não se preocupe em decorar nada,

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital

Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital v Ian Castro de Souza CSO da Salve! Digital Graduado em Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde a academia esteve imerso no mundo do marketing

Leia mais

LAB. 2 Segurança. 3 Mensagem. 3 Fórum. 4 Chat. 5 2- Alterar perfil. 6 3- Alterar senha. 11 4- Conhecendo seu curso. 12 5- Recuperar Senha

LAB. 2 Segurança. 3 Mensagem. 3 Fórum. 4 Chat. 5 2- Alterar perfil. 6 3- Alterar senha. 11 4- Conhecendo seu curso. 12 5- Recuperar Senha Índice Guia de boas práticas 2 Netqueta 2 Segurança 3 Mensagem 3 Fórum 4 Chat 4 5 1- Primeiro acesso 5 2- Alterar perfil 6 3- Alterar senha 11 4- Conhecendo seu curso 12 5- Recuperar Senha 14 6- Mensagem

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING?

É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? 1 2 É POSSIVEL GERAR VENDAS COM EMAIL MARKETING? Por que algumas empresas vendem milhões utilizando estratégias de e-mail marketing, enquanto outras não conseguem alcançar suas metas em vendas? É sobre

Leia mais

BRAININ MARKETING DIGITAL DE RESULTADO

BRAININ MARKETING DIGITAL DE RESULTADO BRAININ IN MARKETING DIGITAL DE RESULTADO 75% OFF Sua empresa está em crise? Nossos clientes não estão. AUMENTE SUAS VENDAS COM MARKETING DE RESULTADOS. + + = Consultoria Web Marketing Digital SGW Flex

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

www.vivamelhorsempre.net

www.vivamelhorsempre.net 1 Sumário Dicas Para Seu Sucesso Na Internet... 3 Usando O Youtube Para Ganhar Dinheiro Na Internet... 4 Primeiro Passo Escolha Bem Seu Nicho... 4 Conheça Profundamente Seu Publico Alvo... 4 Crie Seu Imã

Leia mais

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04

Conteúdo. Introdução -------------------------------------------------------- 03. Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Conteúdo Introdução -------------------------------------------------------- 03 Quem sou? ------------------------------------------------------- 04 Negócios Digitais --------------------------------------------------

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Soluções em gerenciamento da informação

Soluções em gerenciamento da informação Consultoria em marketing de mídias sociais (internet) e identidade visual. Escolha o pacote de serviço para sua empresa ou negócio! e-mail marketing Designer gráfico (criação ou atualização de logomarca,

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio

Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Como Ter Mais Cliques em Seu Anúncio Descubra como sua taxa de clique (CTR) pode determinar o fracasso ou sucesso de sua campanha - e o que fazer para aumentar seu CTR em apenas alguns minutos. Página

Leia mais

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com 1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio

Leia mais

Tecnojovem 2016 Marketing Digital

Tecnojovem 2016 Marketing Digital Tecnojovem 2016 Marketing Digital Marketing Digital - Roteiro Conceitos Tipos de Marketing Marketing para iniciativas de ecosol Estudo de Casos A aula de hoje no Tecnojovem A aula de hoje no Tecnojovem

Leia mais

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD o seu Site e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Conteúdo Introdução Escrever bem é um misto entre arte e ciência Seus conhecimentos geram mais clientes Dicas práticas Faça

Leia mais