Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula n :16 Data: 01 A 04 MARÇO Professor: Conhecer os locais de treino.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula n :16 Data: 01 A 04 MARÇO 2010. Professor: Conhecer os locais de treino."

Transcrição

1 Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula n :16 Data: 01 A 04 MARÇO Conhecer os locais de treino. Levar aos alunos a conhecer os locais de treino e explicar suas limitações. Alunos acompanhados dos professores para caminharem pela pista e acomodações. Apresentação: Em círculo apresentar aos alunos a atividade, explicar sobre um passeio a alguns lugares e informar a todos sobre o funcionamento. na pratica explicar cada local e suas funções para que possam se deslocar dentro dos limites de trabalho com segurança. Objetivo desta aula e fazer com que os alunos possam entender e saber onde recorrer dentro de alguma situação, seja uma busca por banheiro como exemplo oo pelo material de treino. Reunir os alunos e pedir para que não fiquen disperços durante as explicações.. cada aluno deve levar agua.. estar sempre atento pois estarão caminhando proximo ao canal de aguas bravas, estar sempre com todos em seu campo visual. Ao iniciar as atividades levar os alunos primeiro a conhecer a área de aquecimento, onde realizarão exercicios antecipando os treinos. - alguns pontos importantes a chamar a atenção dos alunos seria, mostrar como poderão utilizar as dependencias e alojamentos de materias de um aforma a deixar sempre limpo. - mostrar que antes de entrarem aos banheiros com os pés sujos seja antes ou depois do treino, que eles possam identificar onde poderão lavar os pés para que depois possa usar o banheiro o mantendo o mais limpo possivel.. Explicar e tirar duvidas no sentido que possam tambem auxiliar seus amigos no futuro,mostrar a pista oficial de treino e a de aquecimento como tambem onde treinarão com balizas na agua parada. - mostrar onde ficam os barcos e equipamentos e deixar claro para que não 40 minutos

2 Avaliação da aula: Sobre a avaliação da aula questinar se tem alguma duvida sobre os lugares de treino. venham a deixar nada de forma que se entenda a ficar jogado. Estar certo que todos os alunos receberam as informações visto que possam ter alguns que tenham faltado um dia ou outro. Minutos Ao final da aula reunir a todos e encaminhar 5 minutos as escolas respectivas.

3 Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula n :17 Data: 05 a 06 MARÇO Levar os alunos a terem os primeiros contatos com o material e deixar que possam reconhecer o lago superior com um passeio acompanhado dos professores. Primeiro contato com os treinos dentro da Itaipu na pista de agua parada no lago superior. Local amplo para acomodação dos alunos, coletes salva vidas, capacete, saco de resgate, barcos e remos. Apresentação: Em círculo apresentar aos alunos a atividade, aos poucos relembrar os caminhos e lugares que podem percorrer durante os treinos. na pratica explicar cada local e suas funções para que possam se deslocar dentro dos limites de trabalho com segurança. Reunir os alunos e pedir para que não fiquen disperços durante as explicações. Mostrar e aplicar o reconhecimento na pratica futuramente. Fazer um pequeno passeio cada aluno deve estar com a embarcação respectiva e buscar os primeiros contatos com os treinos no lago superior. Objetivo desta aula e fazer com que os alunos possam entender e saber onde recorrer dentro de alguma situação, seja uma busca por banheiro como exemplo oo pelo material de treino e executar um passeio no lago Avaliação da aula: Sobre a avaliação da aula questinar se tem alguma duvida sobre os lugares de treino. - levar os alunos equipados com o material 40 minutos de segurança para que possam remar sem muito compromisso com a técnica e outras coisas, de forma a ser um passeio alegre e prazeroso, fazer com que remem no lago superios e sempre que possivel avisar sobres os possiveis perigos de esterem em um lugar onde os animail vivem na natureza. Estar certo que todos os alunos receberam Minutos as informações visto que possam ter alguns que tenham faltado um dia ou outro, orientar sobre guarda de material e limpeza do local. Ao final da aula reunir a todos e encaminhar 5 minutos as escolas respectivas.

4 Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Plano de aula n :18 Data: 08 A 13 MARÇO ROLAMENTO COM REMO Demonstrar aos alunos a maneira correta de utilização e agarre do remo para desvirar o barco. Local amplo para acomodação dos alunos, coletes salva vidas, capacete, saco de resgate, barcos e remos. Apresentação: Em círculo apresentar aos alunos a atividade (explicar aos alunos a necessidade de aprender a desvirar o barco com a ajuda do material de agarre ( remo ), demostrar e aplicar os exercicios de rolamento. explicação detalhada dos pontos abordados para ser trabalhado, detalhar os principais erros, o professor deverá demonstrar a técnica de rolamento com o auxilio de outra pessoa ao lado para que o aluno entenda o exercicio. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados. Os alunos deverão participar de uma atividade de adaptação ao meio liquido tabalhando o giro de barco deixando o emborcado e desvirando em seguida, a fim de aprender e conhecer melhor o equipamento. Breve apresentação do tema, seguido de um pequeno aquecimento e alongamento para preparação do corpo para a atividade, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos.. Cada aluno deve aprender de maneira pratica com o auxilio do material de navegação e remo a qual cada um utiliza seguindo suas categorias, sendo caiaques ou canoas.. Após breve demonstração de utilização do equipamento os alunos deverão tentar de forma bem descontraida virar e desvirar o barco a fim de iniciar o movimento de defesa na agua, conhecido como rolamento. - utilizar o movimento de rolamento esquimo, por ser o mais simples. - Ao iniciar as atividades, explicar as formas de entrada com segurança na embarcação, - - explicar aos alunos os movimentos necessarios para desvirar o barco com a ajuda do remo. - ensinar a utilizar o remo apenas para a subida do corpo acima da embarcação, desvirando o barco com o corpo. - demonstrar exercicios de virar e desvirar o barco com a ajuda dos colegas e professores. - mostrar aos alunos pontos importantes de apoio no barco que irá auxiliar em seus 40 minutos

5 treinamentos futuros.. Explicar e tirar duvidas no sentido que possam tambem auxiliar seus amigos no futuro, onde devemos apresentar ao grupo exercicios mais complexos.. Explicar que para atenderem e entenderem as informações técnicas ou de momento precisa estar o tempo todo calmo e atento.. Cuidar para que sempre tenha os alunos em seu campo visual. (nunca de costas par ao grupo). questionamentos abertos à turma. Verificando de forma subjetiva o interesse e entendimento adquirido, buscando saber se alguns deles ficaram com medo ou não. Aplicação dos exercícios práticos, e adaptação ao meio liquido, buscar de maneira descontaida que todos façam os exercicios cuidando para aqueles que tenham ainda receio de brincar na agua. 10 Minutos Em círculo, conversa sobre o desporto de 5 minutos dúvidas que surgiram.

6 Itaipu Binacional Plano de aula n : 19 Data: 15 E 16 MARÇO ROLAMENTO SEM REMO Demonstrar aos alunos as diferentes maneiras de girar o barco sem o auxilio do remo. Local amplo para acomodação dos alunos, coletes salva vidas,capacete, barcos, remos, saco de resgate. Apresentação: Em círculo apresentar aos alunos a atividade (demostrar a finalidade do exercicio e seus beneficios futuros. Explicar a necessidade de desvirar o barco acaso venha a perder o remo na corredeira. explicação detalhada dos pontos abordados para serem trabalhado, detalhar os principais erros, mostrar como se deve agir dentro da embarcação para melhor dominio da mesma buscando ganhar equilibrio suficiente para desvirar o barco com as mãos. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados. Os alunos deverão participar de uma atividade de adaptação e controle da embarcação junto ao meio liquido virando e desvirando o barco com o movimento conhecido como rolamento, sem o auxilio do remo, apenas com as mãos. Breve apresentação do tema, seguido de um pequeno aquecimento e alongamento para preparação do corpo para a atividade, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. - após explicar aos alunos os exercicios de girar e desvirar o barco sem o auxiliio do remo. - explicar a maneira correta de trabalhar o giro do barco para desvirar com o auxilio das pernas e quadril. - Ao iniciar as atividades, explicar as formas de entrada com segurança na água, o professor deverá demostrar aos alunos o movimento de giro para virar e desvirar o barco com o auxilio das mãos. - Demonstrar aos alunos os pontos de equilibrio e pontos de apoio ao barco para desvirar a embarcação. - cada aluno deve escolher um amigo para os exercicios, alternando durante os exercicios, sendo que os professores deverão estar sempre presente o mais proximo deles o possivel. - os professores deverão manter sempre a atenção durante esta aula pois os alunos 40 minutos

7 questionamentos abertos à turma. Verificando de forma subjetiva o interesse e entendimento adquirido. precisam aprender a retirar a saia contra respingos com segurança. Questionar aos alunos qual método é de maior eficácia em alguma situação, seja rolamento com o remo ou com as mãos. Em círculo, conversa sobre o desporto de 5 minutos dúvidas que surgiram.

8 Plano de aula n : 20 Data: 17 A 20 DE MARÇO ROLAMENTO COM REMO DOIS LADOS Criar situações onde os alunos possam ajustar movimentos e diferentes técnicas a fim de uma maior qualidade em virar o barco e desvirar utilizando ambos os lados, a fim de futuramente ter dominio suficiente no rolamento de ambos os lados. Local Amplo para acomodação dos alunos, coletes, capacetes e remos para todos, saco de resgate. Apresentação: Em forma de círculo apresentar aos alunos o material a ser utilizado na aula. Explicar sobre a necessidade de aprender a rolar o barco para os dois lados Apresentação breve sobre os temas que serão abordados nesta aula. Em seguida posicionar e dividir os alunos nas embarcações. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados os alunos deverão estar equipados com material adequado para a pratica da canoagem slalom. questionamentos abertos à turma. Verificando de forma subjetiva o interesse e entendimento adquirido. Breve apresentação do tema, seguido de um pequeno aquecimento e alongamento para preparação do corpo para a atividade, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. Dividir os alunos em duplas para que possam se ajudar durante a aula. Demonstrar aos alunos os movimentos de roalmento. Após explicar aos alunos os exercicios de virar e desvirar o barco, fazer com que consigam e busquem desvirar o barco dos dois lados. - explicar os principais erros e tentar concientizar a necessidade de girar o barco e manter a calma durante o rolamento. - os professores devem auxiliar segurando o remo na altura entre as mãos dos alunos, agarradas ao material. - utilizar o movimento de rolamento esquimo, por ser o mais simples e ensinar dos dois lados. Questionar quais maneiras seriam mais faceis de trabalhar com o embarcação durante o movimento de desvirar o barco com o movimento do rolamento. Em círculo, conversa sobre o desporto de 5 minutos 40 minutos 5 minutos

9 dúvidas que surgiram.

10 Itaipu Binacional Plano de aula n : 21 Data: 22 E 23 MARÇO PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS NO CANAL DA PIRACEMA Buscar concientizar os alunos que devemos cuidar e manter as árvores sempre bem cuidadas, para nosso bem maior. Mudinhas de arvores, ( material para cavar e plantar as arvores). Apresentação: explicar aos alunos o objetivo e motivos de se plantar árvores, a fim que possam seguir o exemplo quando retornarem a suas casas. Apresentação breve sobre os cuidados durante o plantio das arvores. Separar os alunos para explicar onde serão plantadas as mudas de arvores e onde poderão ir e vir. Colocar a disposição dos alunos as mudinhas e ajudar para que possam escolher as mesmas. 10 minutos auxiliar para que não venham a se machucar com algum tipo de material durante a aula. - dividir em grupos para que possam brincar de plantar árvores. - estar atento para que não venham a pegar uma enxada como exemplo e que possam se machucar com a mesma. - cuidar para que não venham a se dispersar durante a atividade, ter os alunos em campo visual. 40 minutos questionamentos abertos à turma. Verificar se entenderam a necessidade de manter o nosso ambiente de trabalho sempre bonito e arborisado. Conversar com eles se gostaram e se vão continuar seguindo o exemplo fora daquele ambiente. 10 minutos Em círculo, dar os parabéns a todos pelo ato 5 minutos de buscar um futuro melhor a todos nós com um gesto tão simples.

11 Itaipu Binacional Plano de aula n :22 Data: 24 E 25 DE MARÇO LIMPEZA DO CÓRREGO BRASÍLIA Fazer com que os alunos entendame tenham conciencia ambiental. Local Amplo para acomodação dos alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, saco de resgate, transporte para os barcos, rafting. Apresentação breve sobre o tema a ser realizado explicando a necessidade de trabalhos deste porte junto a natureza. Apresentação de Forma Objetiva sobre o que cada aluno deve realizar na descida e limpeza do rio, lembrando dos perigos que possam estar naquele local. questionamento verificar entendimento, e as dificuldades encontradas no trajeto do rio e quais dificuldades apareceram. * Ap = Apostila. Após breve esplicação sobre o percurso, breve aquecimento e alongamento, para preparação do corpo a atividade, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. Cada aluno deverá compreender que estamos limpando e ajudando a conservar um pequeno rio, onde precisam entender o objetivo de não se jogar nada na natureza que venha a poluir, para que futuramente possamos assim fazer com que as crianças do porjeto possam ajudar a concientizar outras mais. Concientizar principalmente sobre a parte de cuidados com a natureza e principalmete com os rios. Tempo suficiente para descida do rio e limpeza 10minutos Em círculo, conversa sobre o trabalho 5 minutos realizado e dificuldades encontradas. Tempo Total?...

12 Plano de aula n : 23 Data: 26 A 30 DE MARÇO Passando pelas portas sem remar Apresentar aos alunos os primeiros contatos deles com as balizas de treino. Lugar Amplo para acomodação aos alunos, remos para todos, sacos resgate, dvd portatil, capacetes, coletes. Apresentação do vídeo sobre técnica de passar pelas portas sempre pelo meio deslizando o barco. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados. E a qualquer momento que lhes convenha poderão indagar. questionamento, investigar de forma a entender se o objetivo foi alcançado pela maioria.. Após aquecimento e alongamento, aproximadamente 5 minutos corrida e 8 minutos aquecimento. Reunir os alunos de forma que todos possam visualizar o vídeo explicativo sobre os ciclos e fases da técnica, Abordar aos alunos a necessidade de se 40 minutos aprender os movimentos de uma forma correta a fim de conseguirem um melhor aproveitamento final de seu material utilizada na canoagem slalom. realizando assim as possíveis correções e intervenções, melhorando o conhecimento de todos. - fazer com que deslizem os barcos por entre as balizas sem remar apenas com o desliza entre elas usando a propulsão com os remos adequados. Para algumas turmas pode ser necessario outros topicos como leme de proa ou de popa, sendo assim devemos analisar cada grupo para decidir o melhor conteudo a ser aplicado. Exercicios de equilibrio, brincadeiras com os barcos, como remar em pé, virar e entrar de volta. Questionar, quais pontos são prioritários, quantos são e quais são os ciclos e fases. Deixar que explicassem ao professor da forma que entenderam. Em círculo, conversa sobre o desporto de 5 minutos dúvidas que surgiram.

13 Itaipu Binacional Plano de aula n :22 Data: 31 DE MARÇO E 1DE ABRIL AVALIAÇÃO técnica Buscar analisar e classificar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas. Lugar Amplo para acomodação dos alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, DVD portátil, saco de resgate, bóias de sinalização. Apresentação breve sobre a avaliação. Apresentar aos alunos os movimentos que serão analisados e explicar como sera o funcionamento do texte. questionamento, verificar se o objetivo da aula foi alcançado e se o entendimento e conhecimento foi adquirido. Breve apresentação do tema, seguido de um pequeno aquecimento e alongamento para preparação do corpo para a atividade, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. Após aquecimento e alongamento realizado em um espaço adequado, colocar os alunos em situações onde possam realizar os movimentos principais de técnicas de controle da embarcação. - leme de proa -leme de popa -circulares -Remada reversa -remada ré com aceleração -passar entre as balizas cuidando para não tocar. Cada aluno pode colocar sua opinião sobre os pontos de dificuldade e pontos positivos. 45 minutos 10 minutos Em círculo, conversa sobre o desporto de 10 minutos dúvidas que surgiram.

14 Plano de aula n : 23 Data: 05 A 10 DE ABRIL passando pelas portas remando Evolução aceitando a instabilidade relativa de uma embarcação e propulsão com um remo. Lugar Amplo para acomodação dos alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, DVD portátil, saco de resgate, bóias de sinalização. Apresentação breve sobre os temas que serão abordados nesta aula. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados. E a qualquer momento que lhes convenha poderão indagar. Avaliação da aula: Verificar de forma subjetiva o entendimento e conhecimento adquirido. Procurando por possíveis detalhes e serem novamente repetido em próximas aulas. Preparação do corpo para a atividade um pequeno aquecimento e alongamento, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. Sob a forma dos alongamentos do anexo Utilizar um DVD portátil para explicar o 40 minutos movimento de técnica remada e deslize com a negociação das balizas, cada aluno deverá passar entre as balizas verdes, de maneira a utilizar os movimentos até então treinados por eles, devendo negociar de 4 a 5 balizas de maneira bem facil, fazendo com que ele posssa se familiarizar-se com as manobras do slalom. Reunir os alunos para que possam explicar o 20 minutos motivo de falta de orientação da embarcação ou falta de equilíbrio, explicar possiveis trajetos onde precisam andar com maior espaço, lembrando que na slalom o caminho mais adequado para negociar uma baliza nunca será a linha reta e sim uma curva. Em círculo, conversa sobre o desporto de 5 minutos dúvidas que surgiram.

15 Itaipu Binacional Plano de aula n : 24 Data: 12 A 17 DE ABRIL Esquiva de ombro Ensinar aos alunos a remarem por entre as balizas, de maneira que possam passar se esquivando proximo as balizas internas da pista no lago. Local Amplo para acomodação dos 10 alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, DVD portátil, saco de resgate. Apresentação breve sobre o tema a ser realizado explicando a finalidade de se aprender a remar e desviar das balizas esquivando o ombro das mesmas. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados. Os alunos vão se reunir e assistir uma parte do DVD relacionado a técnicas de negociação das balizas utilizando a esquiva do ombro. questionamento verificar entendimento, conhecimento adquirido e a necessidade de outra aula futura com o mesmo objetivo. Preparação do corpo para a atividade um pequeno aquecimento e alongamento, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. Cada aluno de aprender a controlar a embarcação de forma a ganhar deslize para frente e utilizar o giro da embarcação com as remadas circulares, onde estarão colocando este apoio na agua entre as balizas ganhando assim giro e aceleração ao mesmo tempo, com o aulixio de um movimento do quadril esquivar a baliza ganhando trajetoria mais curta e mais rapida. na água cada aluno deverá fazer com que sua embarcação ganhe deslocamento com velocidade e giro ao final do movimento ganhe aceleração frente, realizando assim movimentos de deslize da embarcação e coordenação gestual. - o professor deverá demonstrar os movimentos corretos. Buscar o entendimento de todos a fim de que todos possam realizar e dominar os movimentos da aula aplicados. Em círculo, conversa sobre o desporto de 40 minutos Minutos 5 minutos

16 dúvidas que surgiram.

17 Itaipu Binacional Plano de aula n : 25 Data: 19 A 22 ABRIL REFORÇO DE AULA buscar relembrar exercicios de coordenação e controle do barco Local Amplo para acomodação os alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, DVD portátil, saco de resgate. Apresentação breve sobre o tema a ser realizado explicando a finalidade voltar a realizar os exercicios e assim gravam um pouco mais da técnica e os movimentos se apaerfeiçoam. Apresentação de Forma Objetiva sob forma de explanação dos tópicos relacionados. Os alunos vão se reunir e assistir uma parte do DVD relacionado as técnicas já treinadas por eles. questionamento verificar entendimento, conhecimento adquirido e a necessidade de outra aula futura com o mesmo objetivo. Preparação do corpo para a atividade um pequeno aquecimento e alongamento, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. Cada aluno de aprender a controlar a embarcação de forma a ganhar deslize para frente e para traz. reunir os alunos para que possam assistir a uma parte de filme explicativo com o auxilio de um DVD portátil, -buscar relembrar movimentos de girar o barco -técnica de remada frente e remada ré -mudança de direção com movimentos zig zag -remada reversa, leme de proa e de popa -remadas circulares -passar entre as balizas frente deslizando o barco com orientação de leme de proa e de popa -auxiliar os alunos mais novos a conseguirem entender os movimentos de revisão. Buscar o entendimento de todos a fim de que todos possam realizar e dominar os movimentos da aula aplicados. 15 mim 40 mim Em círculo, conversa sobre o desporto de dúvidas que surgiram.

18 Itaipu Binacional Plano de aula n : 26 Data: 23 A 28 DE ABRIL PISTA 02 preparação para avaliação Analisar o desempenho e verificar pontos a serem abordados novamente. Local Amplo para acomodação dos 10 alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, DVD portátil, saco de resgate. Apresentação breve sobre o tema a ser realizado explicando a necessidade de avaliar o conhecimento dos alunos durante as aulas. explicar aos alunos como serão avaliados e buscar com que consigam realizar todo percurso utilizando de técnicas distintas já treinadas. analise somando as faltas e tempo verificar se o objetivo foi alcansado. E a necessidade de outra aula futura com o mesmo objetivo. Preparação do corpo para a atividade um pequeno aquecimento e alongamento, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. - montar uma pista onde seja possivel utilizarem movimentos de negociar as balizas de frente com o uso das técnicas já ensinadas no projeto( leme, remada reversa etc...) -treinar os movimentos mais utilizados para realizarem na prova posteriormente - demonstrar os caminhos de negociação das balizas para que não venham a fazer de forma contrario no texte futuro. Buscar o entendimento de todos a fim de que todos possam realizar e dominar os movimentos da aula aplicados. 15 mim Em círculo, conversa sobre o desporto de dúvidas que surgiram.

19 identificação: Projeto Meninos do Lago Núcleo de Iniciação Itaipu Binacional. Itaipu Binacional Plano de aula n : 27 Data: 29 E 30 ABRIL DE PISTA 02 AVALIAÇÃO e seletiva para 3ª. Etapa Copa Brasil Testar o conhecimento dos alunos em provas. Local Amplo para acomodação dos 10 alunos, barcos, coletes, capacetes e remos para todos, saco de resgate. Apresentação breve sobre o tema a ser realizado explicando a necessidade de uma analise de seus conhecimentos. explicar o motivo de analisar o conhecimento e após decidir como separar os alunos por classe de conhecimento questionamento verificar entendimento, conhecimento adquirido e a necessidade de outra aula futura com o mesmo objetivo. Preparação do corpo para a atividade um pequeno aquecimento e alongamento, aproximadamente 5 minutos corrida seguido de oito para alongamentos. D acordo com o regimento interno e pelas aulas apresentadas, elaborar provas praticas a fim de analisar a evolução dos alunos. - pista com balizas - cuidados com o material - segurança e resgate do material e amigos, com resgate e sem - manobras basicas de direcionamento do barco e equilibrio. Buscar o entendimento de todos a fim de que todos possam realizar e dominar os movimentos da aula aplicados. Em círculo, conversa sobre o desporto de dúvidas que surgiram. Tempo Total 15 mim

Plano de aula n : 10 Data: 21/22/23/25 de janeiro 2010. Professor:

Plano de aula n : 10 Data: 21/22/23/25 de janeiro 2010. Professor: Plano de aula n : 10 Data: 21/22/23/25 de janeiro 2010. Técnica de remada inclinada Demonstrar aos alunos a maneira correta de utilização e ajustes do material em beneficio de uma maior segurança, iniciando

Leia mais

Professor: Natação com coletes salva vidas.

Professor: Natação com coletes salva vidas. Plano de aula n : 01 Data: 07/08/ dezembro Natação com coletes salva vidas. Demonstrar aos alunos a maneira correta de utilização e ajustes do material em beneficio de uma maior segurança. Local amplo

Leia mais

Federação Paranaense de Canoagem FEPACAN

Federação Paranaense de Canoagem FEPACAN Federação Paranaense de Canoagem FEPACAN Meninos do Lago Núcleo Caiaque Pólo Projeto: Núcleo do Morumbi Prof. Valdecir Fernandes da Cruz CREF. 005870/PR Plano de Aula mês: 09/ 2009 1º Semana: 01 à 04 Manhã:

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Rafting no Peixe Socorro/SP. O mais desafiador rafting paulista.

Rafting no Peixe Socorro/SP. O mais desafiador rafting paulista. Rafting no Peixe Socorro/SP O mais desafiador rafting paulista. Definição O rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos por um instrutor, responsável pela

Leia mais

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE)

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Comunidade Educativa (GACE) Núcleos de Estudo Caderno de Apoio Núcleos de Estudo 1 Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? [perguntou a Alice] Isso depende muito de para onde é que queres ir disse o Gato.

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012 Projetos Pedagógicos Agosto 2012 REAPROVEITANDO MATERIAIS Permanecendo com o olhar atento para a preservação do meio ambiente, em nosso dia a dia, orientamos nossas crianças a agirem de forma consciente,

Leia mais

O Treino ANTF. Acção de Actualização para Treinadores de Jovens

O Treino ANTF. Acção de Actualização para Treinadores de Jovens O Treino Preparar Conduzir Avaliar ANTF Acção de Actualização para Treinadores de Jovens Vítor Urbano O Treino O treino é o acto pedagógico de base do treinador, é o meio da sua intervenção. Através do

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

Turma 10º ano C/D. Período: 2º Nº de alunos: 27 Local: A1 Data: 01/02/2010 Hora: 11:40 Duração: 90. 14 Bolas de rítmica

Turma 10º ano C/D. Período: 2º Nº de alunos: 27 Local: A1 Data: 01/02/2010 Hora: 11:40 Duração: 90. 14 Bolas de rítmica Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã PLANO DE AULA Turma 10º ano C/D Aula nº: 34 Unidade Didáctica Atletismo lançamento do peso Período: 2º Nº de alunos: 27 Local: A1 Data: 01/02/2010 Hora: 11:40

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

Cursos Juquitiba - São Paulo. Cursos oferecidos no Sítio Canoar.

Cursos Juquitiba - São Paulo. Cursos oferecidos no Sítio Canoar. Juquitiba - São Paulo oferecidos no Sítio Canoar. Definição O rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. A canoagem em águas brancas a descida de rios com corredeiras em caiaques. O ducking

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Neste ciclo, o projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir de um tema as áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos e metodologias no

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Guia de Mídia Canoagem Brasileira. Remando em busca do sonho olímpico

Guia de Mídia Canoagem Brasileira. Remando em busca do sonho olímpico Guia de Mídia Canoagem Brasileira Remando em busca do sonho olímpico Remando em busca do sonho olímpico A Confederação Brasileira de Canoagem vem trabalhando intensamente pelo desenvolvimento da canoagem

Leia mais

Ninguém educa sozinho, educamos em. comunhão.

Ninguém educa sozinho, educamos em. comunhão. Ninguém educa sozinho, educamos em NORMAS E REGRAS: comunhão. EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Esta apostila foi elaborada, através de observações de todos nós que convivemos diariamente com os

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

Título do Case: Mudança Cultural com Treinamento e Acompanhamento da Implantação do Programa 5S. Categoria: Projeto Externo

Título do Case: Mudança Cultural com Treinamento e Acompanhamento da Implantação do Programa 5S. Categoria: Projeto Externo Título do Case: Mudança Cultural com Treinamento e Acompanhamento da Implantação do Programa 5S. Categoria: Projeto Externo Resumo: O Programa 5S se baseia em cinco sensos com a finalidade de garantir

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Aula 14.2 Conteúdo: Esportes de aventura e o meio urbano. DINÂMICA LOCAL INTERATIVA APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA

Aula 14.2 Conteúdo: Esportes de aventura e o meio urbano. DINÂMICA LOCAL INTERATIVA APRENDER A APRENDER APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA A A Aula 14.2 Conteúdo: Esportes de aventura e o meio urbano. 2 A A Habilidades: Relacionar a prática esportiva e o ambiente urbano. 3 A A Esporte de aventura o que são? São esportes com maior grau de

Leia mais

OPERADORA. Rafting no Juquiá. Sítio Canoar Juquitiba/SP. Rio Juquiá. O rafting no Brasil começou aqui.

OPERADORA. Rafting no Juquiá. Sítio Canoar Juquitiba/SP. Rio Juquiá. O rafting no Brasil começou aqui. Rafting no Juquiá OPERADORA Sítio Canoar Juquitiba/SP Rio Juquiá. O rafting no Brasil começou aqui. Definição O Rafting consiste na descida de rios em botes infláveis. Os participantes remam conduzidos

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1

LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 LUTAS E BRIGAS: QUESTIONAMENTOS COM ALUNOS DA 6ª ANO DE UMA ESCOLA PELO PROJETO PIBID/UNIFEB DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 Diulien Helena Pereira Rodrigues Pâmela Caroline Roberti Dos Santos Souza Walter Batista

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo

Eventualmente tutores podem desafiar a coragem e independência de seus pares através de atividades de competição entre todos, mudando de vínculo Uma experiência com a diversidade: crianças deficientes...crianças eficientes...educadores Uma experiência da inclusão reversa com pares tutores auxiliares de aula Nossa equipe com o primeiro grupo de

Leia mais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais i dos Pais Aos 4 anos Aos 4 anos de idade várias competencias intelectuais e emocionais surgem mais integradas dando à criança um acréscimo de autonomia e iniciativa no contexto das relações com os adultos

Leia mais

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.)

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Maria Fernanda Teixeira Pinto Hoje em dia as crianças e jovens tem uma vida muito cheia de tarefas e compromissos, correndo de um lugar

Leia mais

Construindo uma aula significativa passo-a-passo.

Construindo uma aula significativa passo-a-passo. Construindo uma aula significativa passo-a-passo. www.juliofurtado.com.br SINOPSE: O As sete etapas da construção de um conceito. O Os três momentos de uma aula significativa. O A mediação de conflitos

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO DINÂMICAS DE GRUPO Nesta categoria as atividades caracterizam-se, de um modo geral, por terem uma componente lúdica acentuada. Podem ser utilizadas em quase todos as fases do trabalho

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL

EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL EDUCAÇÃO FÍSICA ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (cada equipa tem: 7 jogadores em campo e 5 suplentes), cujo objectivo é introduzir a bola na baliza da equipa

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Página 1 de 5 Sequência Didática As ondas sonoras e suas propriedades físicas Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis

Leia mais

III ENCONTRO PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO RESULTADO QUESTIONÁRIO BOLSISTAS

III ENCONTRO PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO RESULTADO QUESTIONÁRIO BOLSISTAS III ENCONTRO PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO 1. Há quanto tempo você participa do Programa de bolsa-auxílio do Instituto Girassol? Até 1 ano 3 De 1 a 2 anos 8 De 2 a 3 anos 3 De 2 a 3 anos 21% Até 1 ano 22%

Leia mais

Engenharia Informática Engenharia Electrotécnica e Computadores Programação Orientada por Objectos Projecto PlayCards

Engenharia Informática Engenharia Electrotécnica e Computadores Programação Orientada por Objectos Projecto PlayCards Engenharia Informática Engenharia Electrotécnica e Computadores Programação Orientada por Objectos Projecto PlayCards Pacote de Jogos de Cartas Ano Lectivo: 2006/2007 1. Introdução O objectivo deste projecto

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos

Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos Atividade de Aprendizagem 10 Dengue: aqui não! Eixo(s) temático(s) Ser humano e saúde / vida e ambiente Tema Água e vida / reprodução e ocupação de novos ambientes / saúde individual e coletiva Conteúdos

Leia mais

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1

Projeto Mancala. Objetivo. Objetivo linguístico. Etapas e duração. Procedimentos. Aula 1 Projeto Mancala Objetivo Aprender sobre jogos de Mancala. Os Mancalas constituem uma família de jogos africanos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

A presente prática tem sido aplicada nos Cursos de Direito e Administração.

A presente prática tem sido aplicada nos Cursos de Direito e Administração. OTIMIZAÇÃO DO TEMPO EM SALA DE AULA Carlos José Oliveira Mestre em Direitos Sociais e Cidadania pela UNISAL DADOS DE IDENTIFICAÇÃO A presente prática tem sido aplicada nos Cursos de Direito e Administração.

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO

PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO Áreas: Matemática, Artes Plásticas Transversal: Meio Ambiente Faixa etária: 4 a 5 anos Turma com 30 crianças Duração: agosto a outubro/2004 Produto final:

Leia mais

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) (CBCa) Palestra: Programação anual dos treinamentos na Canoagem Slalom. Os Ciclos de Treinamento Na Água Trabalho Intensidade Fisiológico Periodização de: Aeróbia Capacidade Continua Aeróbia Capacidade

Leia mais

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de transmissão automática 1. Prova no parque de manobras (1) Antes de iniciar a marcha Antes de ligar o motor, o candidato deve verificar se

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Dicas para o ensino e prática de atividades motoras e mecanismos de informações para pessoas com deficiência visual

Dicas para o ensino e prática de atividades motoras e mecanismos de informações para pessoas com deficiência visual Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Dicas para o ensino e prática de atividades motoras e mecanismos de informações para pessoas com deficiência

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Título: Água - Funcionamento das Hidrelétricas Por Rutilene Carmo de Jesus Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU),

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. Tema: Boa alimentação Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração:

Leia mais

Descubra seu Quociente de Inteligência Emocional, respondendo com franqueza TODAS as questões abaixo. 1 - Você está viajando de avião e, de repente, esse entra numa área de grande turbulência e começa

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO

Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Instruções para Carrinho de Bebê Multifuncional SONHO Carrinho SONHO Manual Carrinho Sonho- Dardara - 2 as ilustrações são apenas representações. o design e o estilo podem variar. Antes de usar o carrinho,

Leia mais

Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças Viamão RS USBEE União Sul Brasileira de Educação e Ensino. Tecnologias para Aprender e Ensinar

Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças Viamão RS USBEE União Sul Brasileira de Educação e Ensino. Tecnologias para Aprender e Ensinar Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças Viamão RS USBEE União Sul Brasileira de Educação e Ensino Tecnologias para Aprender e Ensinar Apresenta uma experiência na construção de jogos infantis

Leia mais

Um amigo, chamado computador!

Um amigo, chamado computador! Um amigo, chamado computador! NARRADOR: Era uma vez uma menina chamada Isa, ela era uma menina muito curiosa e com uma imaginação bastante fértil. Na escola, durante uma aula no laboratório de informática,

Leia mais

PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches

PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches Resumo O presente projeto foi desenvolvido pelas professoras, com crianças de dois a três anos

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADE 1

PLANO DE ATIVIDADE 1 PLANO DE ATIVIDADE 1 Questão-Problema Para que serve e como funciona o filtro? Material - Filtro de Aquário - 2 Garrafas de Plástico 2L - Tesoura - Colher - Copo transparente - Terra - Areia de Aquário

Leia mais

Calculando probabilidades

Calculando probabilidades A UA UL LA Calculando probabilidades Introdução evento E é: P(E) = Você já aprendeu que a probabilidade de um nº deresultadosfavoráveis nº total de resultados possíveis Nesta aula você aprenderá a calcular

Leia mais

Programa Olímpico de Treinamento. Aula 9. Curso de Combinatória - Nível 2. Tabuleiros. Prof. Bruno Holanda

Programa Olímpico de Treinamento. Aula 9. Curso de Combinatória - Nível 2. Tabuleiros. Prof. Bruno Holanda Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 9 Tabuleiros Quem nunca brincou de quebra-cabeça? Temos várias pecinhas e temos que encontrar uma maneira de unir

Leia mais

Obter um fluxo contínuo de suprimentos, a fim de atender aos programas de produção;

Obter um fluxo contínuo de suprimentos, a fim de atender aos programas de produção; Fascículo 7 A atividade de compras Não existe a área de suprimentos sem que exista a atividade de compras, que é fundamental para a gestão da área de materiais. Um bom volume de vendas e uma abordagem

Leia mais

Título. Série. Tempo necessário. Introdução. Objetivos. Recursos didáticos. Desenvolvimento da atividade

Título. Série. Tempo necessário. Introdução. Objetivos. Recursos didáticos. Desenvolvimento da atividade Título Olhe, pare e pense Série 3ª série do Ensino Fundamental Tempo necessário 1 aula Introdução Os alunos aprenderão como atravessar ruas mesmo que não tenha semáforo. Objetivos - Promover a reflexão

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

REGINA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA LONDRINA, SETEMBRO DE 2011.

REGINA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA LONDRINA, SETEMBRO DE 2011. REGINA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA LONDRINA, SETEMBRO DE 2011. 2 Planejamento de aula abordando alguns conteúdos de Geometria. Sugestão para: Educação Infantil e 1º ano. Tema

Leia mais

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO [ Pág 2 Capa 1 Objectivos 3 Introdução... 4 Como fazer uma negociação eficaz... 5 Preparar a Negociação. 6 Cuidar da Apresentação.. 7 Escolher o Método de Negociação. 8 Regra da

Leia mais

Balanço da 5ª Unidade de Ensino

Balanço da 5ª Unidade de Ensino Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Estágio Pedagógico de Educação Física e Desporto 2012/2013 Balanço da 5ª Unidade de Ensino Orientador de Estágio: Profª Ana Severo

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 38 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 38 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 7/8 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA No. 38 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) I CICLO B IDADES: 7/8 1. TEMA: Causa e Efeito - o que é PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: A criança

Leia mais

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL 94 TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL Prof. Dr. Pedro da Costa Guedes Vianna (Professor Dr. do Departamento de Geociências-UFPB) João Filadelfo de Carvalho Neto (Acadêmico do curso de

Leia mais

Provão. Português 4 o ano. Vida da gente. Texto

Provão. Português 4 o ano. Vida da gente. Texto Provão Português 4 o ano Texto Vida da gente Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais. Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente? Todo dia da nossa

Leia mais

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal,

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal, Nº5 E. M. Professor Lund Fernandes Villela Mais uma edição de nosso jornal, mais notícias, imagens e fatos acontecendo na escola Lund. Essa edição conta com novos alunos do 5º ano que estão animados com

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3 Metodologias de Aprendizagem: humanidades na sala de aula Paola Gomes Pereira Bolsista de Iniciação Científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) paola.pereira@ufrgs.br Antonio Carlos Castrogiovanni

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE ATIVIDADE COMEMORATIVA DA SEMANA NACIONAL DE CIDADANIA E SOLIDARIEDADE Mudando o Planeta CONTEÚDO Cidadania Consciência Ambiental Ação Política Meio Ambiente COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competência: Ampliar

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

chuva forte suas filhas não estavam em casa, decidiram chamar moradores vizinhos a ajudar a encontrá-las. Procuraram em cada casa, loja e beco que

chuva forte suas filhas não estavam em casa, decidiram chamar moradores vizinhos a ajudar a encontrá-las. Procuraram em cada casa, loja e beco que As Três Amigas Em 1970, em uma cidade pequena e calma, havia três amigas muito felizes, jovens e bonitas. O povo da cidade as conhecia como um trio de meninas que não se desgrudavam, na escola só tiravam

Leia mais