PROGRAMA INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO JURÍDICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO JURÍDICO"

Transcrição

1 PROGRAMA INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO JURÍDICO

2 A distinta missão da Universidade é servir a sociedade como um centro de aprendizado superior, propiciando benefícios à essa sociedade através da transmissão de conhecimento avançado, da descoberta de novos conhecimentos, e da atuação como repositório ativo de conhecimento organizado. Essa obrigação, mais especificamente, inclui a educação em nível de graduação, pósgraduação e educação profissional, pesquisa e outros tipos de serviço público, os quais são moldados e direcionados pela missão central que impele à descoberta e ao conhecimento avançado." destaque do Plano Acadêmico da University of California,

3

4 A University of California, UC, é uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos mantida pelo Estado da Califórnia. Possui um total de 10 campi e emprega mais vencedores do Prêmio Nobel do que qualquer outra instituição de ensino superior no mundo (57 laureados até 2010). Quando abriu suas portas em 1869, a University of California tinha apenas 10 professores e 38 alunos. Hoje, o sistema UC inclui mais de 220 mil alunos e mais de funcionários, com mais de 1,5 milhão de graduados vivendo e trabalhando ao redor do mundo. Os campi da universidade propiciam ambientes excitantes que estimulam oportunidades de pesquisa e educação com benefícios e serviços que tocam as vidas de californianos ao longo de todo o estado. Além de laboratórios e salas de aula diferenciadas em termos de tecnologia de ensino, a, UC tem dúzias de museus, salas especiais para concertos, galerias de arte, jardins botânicos, observatórios e centros marinhos recursos acadêmicos, mas também empolgantes espaços para a comunidade. Mais de meio milhão de pessoas se beneficiam dos cursos de educação continuada da UC Extension, e dos programas educacionais e de aconselhamento agrícola da Cooperative Extension em todo o estado. Aldrich Park, UC Irvine

5 UC Irvine Extension A UC Irvine e sua Extension ficam localizadas no coração do Condado de Orange [Orange County The O.C.], uma efervescente área cosmopolita com 2,8 milhões de habitantes. Localizada a apenas 8 km do Oceano Pacífico, o Condado de Orange é um reduto de matrizes de diversas empresas multinacionais, o que atrela a tal fato uma demanda jurídica ímpar. A UC Irvine está no ranking das 50 principais universidades dos EUA. Há tempos reconhecida por seus programas acadêmicos de pelos desenvolvimentos de pesquisa, a UC Irvine foi indicada duas vezes entre as 10 mais importantes universidades públicas do país pelo levantamento conduzido pela US News e World Report. O Programa de Desenvolvimento Jurídico na UC Irvine propicia a alunos e profissionais de direito uma visão aprofundada da profissão nos Estados Unidos enfatizando aspectos únicos da região, do país e de questões prementes do direito internacional. Este programa enfoca as habilidades, conhecimento e informações que visam dar ao participante uma visão complementar a seu conhecimento prévio, e ao mesmo tempo propiciar uma discussão frutífera sobre aspectos atuais da profissão e sua aplicação em áreas de interesse. O programa acontece em 15 (quinze) dias, sendo que 9 (nove) dias referem-se a instrução, com início proposto para 24 de junho e término em 3 de julho de São 30 horas de instrução em sala de aula, incluindo uma orientação quanto ao programa a ser conduzido, com palestras e workshops no horário das 9h30 às 11h30. Além disso, o programa inclui visitas ao tribunal com possível atendimento a uma audiência, visita a um escritório de advocacia de grande porte e uma associação local de advogados, dando aos participantes uma clara e próxima visão do que é a profissão nos Estados Unidos, e em particular nesta que é uma das mais ricas regiões do país.

6 A UC Irvine School of Law é a primeira faculdade de Direito pública na Califórnia em mais de 40 anos. A faculdade abriu suas portas em Agosto de A UCI Law tem como intenção criar a Escola de Direito ideal para o século XXI ao propiciar o melhor treinamento no país para advogados na prática do direito no mais alto nível da profissão. O currículo inovador da faculdade reforça o aprendizado prático, estudo interdisciplinar e o serviço público. Em junho de 2011, a UC Irvine School of Law recebeu o credenciamento da American Bar Association (equivalente a OAB brasileira), permitindo que seus alunos prestem o Bar Exam (equivalente ao exame da Ordem). Estamos extremamente satisfeitos com um corpo discente de tão alto calibre, disse o Reitor Erwin Chemerinsky, que é também um dos mais renomados acadêmicos da nação. Juntamente com professores altamente qualificados, isso nos permite ser considerados como uma das melhores escolas de Direito do país desde seu início, ele complementa. Nossa meta e a meta da universidade é estar entre as 20 principais escolas do país desde o dia que abrimos nossas portas..

7 A BRAX 360, representante no Brasil da UC Extension, com suporte na configuração do curso feito pela Escola de Direito da Universidade Católica de Santos Unisantos, em uma parceira, inovadora propõe um programa que atenda a demanda de seus alunos e do profissional de Direito que busca uma extensão qualificada de seu conhecimento acadêmico. Temas das palestras: Visão Geral do Sistema de Leis e do Judiciário Americano A formação do profissional da área jurídica nos EUA O sistema de precedentes e a vinculação de julgamentos Procedimentos realizados por advogados: inquirições prévias, citações, fornecimento de provas, etc. Princípios Processuais - em especial do devido processo legal Tutela de Urgência antecipatória e cautelar no judiciário americano A defesa do consumidor em juízo ritos procedimentais Casos paradigmáticos de reparação de danos a consumidores Defesa do Meio ambiente em juízo O CPC perspectiva americana Fixação de valor por danos materiais e extrapatrimoniais por condutas contra o Meio Ambiente Tolerância Zero e reflexo no Sistema Prisional Como e por quem são executadas ordens e decisões judiciais --- tutelas de urgência, despejos, busca e apreensão, penhora, etc. A defesa dos direitos civis em juízo Defesa comercial anti-dumping e salvaguarda

8 Visitas durante o programa: Tribunal de Apelações Juízos singulares cíveis e de família Escritório de Advocacia Sessões de mediação e conciliação Serviços prestados aos alunos: Em adição ao currículo acadêmico acima descrito, este programa conta com os seguintes serviços: 10 (dez) dias de curso com 30 horas de instrução em sala de aula; 4 (quatro) visitas de interesse para o programa; Material didático, incluindo eventuais livros e material de apoio; Identidade de aluno da UC Irvine para acesso restrito à biblioteca e rede da universidade; Tradução simultânea (com aparelhos) durante o curso e as visitas do Programa; Certificação emitida pela UC Irvine; Hospedagem no Campus UC Irvine em dormitório duplo; Café da manhã, almoço e jantar durante toda a Programação; Traslados: durante as visitas incluídas na Programação e nos trechos aeroporto / Campus / aeroporto (de acordo com horário pré-estabelecido para o grupo); Coordenação e acompanhamento do Prof. Me. Cesar Bargo Perez,, agente representante da UC Irvine no Brasil, com estrutura da empresa Brax 360.

9 A formação do profissional da área jurídica nos EUA Caroll Seron Chefe de Departamento e Professora de Criminologia, Direito & Sociedade e Sociologia e Direito na Escola de Socioecologia. Ela é graduada com Ph.D. pela New York University. Carroll Seron estuda as organizações e profissões dentro do Direito. A Prática do Direito como Negócio: As vidas profissionais de advogados autônomos ou em pequenos escritórios aborda a oportuna questão da publicidade e ações de marketing na formação da identidade profissional de advogados. Seu livro, com coautoria de Cynthia Fuchs Epstein, Bonnie Oglinsky e Robert Suate, O Paradoxo do meioperíodo: Normas em relação a tempo, vida profissional e família e gênero está entre os primeiros trabalhos a jogar um olhar sociológico sobre as políticas e práticas em torno do equilíbrio trabalhofamília. Em sua atual pesquisa, Seron está estudando a questão do endividamento no caminho das carreiras de estudantes de direito. Seu presente trabalho também tem uma abordagem comparativa. Em um contraste dramático com Direito, a Engenharia permanece como bastião de um perfil branco e masculino. Com Susan Silbey (MIT) e Brian Rubineau (Cornell), esse projeto apresenta um novo insight na diferença entre gêneros, notadamente persistente na Engenharia. Construindo seu trabalho nesse tema, Seron tem dado palestras na Europa e Austrália, explorando O cenário em constante mudança de mulheres nas Profissões: Por que mulheres estudam Direito e não Engenharia.

10 Introdução ao Sistema Legal Norteamericano, Revisão Judicial & Procedimento Jurídico Grace Tonner Professora fundadora da faculdade e Pró-reitor na área de Habilidades Jurídicas na Escola de Direito da UC Irvine. Ela graduou-se pela Loyola Law School em Exerce sua profissão em Direito e leciona há quase 30 anos. Grace Tonner atuou anteriormente como professora da University of Michigan Law School e Loyola Law School. Sua área de foco inclui tanto a prática da profissão quanto pesquisa e produção acadêmica na área jurídica. Processo Devido Carrie Hempel Carrie Hempel é pró-reitora em Educação clínica e aprendizado de serviços e professora na UC Irvine School of Law. Formou-se na Yale University School of Law. A Profa. Hempel lecionou anteriormente na University of Southern California School of Law, onde foi responsável pelo Projeto Jurídico Pós-Condenação, um programa que fornece assistência jurídica para prisioneiros indigentes em instituições federais e estaduais em casos de habeas corpus, condicional e direitos civis.

11 Procedimento Civil nos EUA Catherine Fisk Catherine Fisk é membro fundadora e Professora de Direito na Escola de Direito da UC Irvine. Ela é formada pela University of California, Berkeley. Após experiência de quatro anos na Duke Law School, Profa. Catherine Fisk ingressou na UC Irvine. Uma perita em direito trabalhista, a Profa. Fisk é especialmente interessada em como a globalização e a evolução da economia da informação afetam os trabalhadores norteamericanos. Proteção ao Consumidor Shauhin Talesh O Prof. Talesh é um estudioso interdisciplinar, cujo trabalho se estende pelas áreas do Direito, Sociologia e Ciências Políticas. Seus interesses de pesquisa incluem o estudo empírico do Direito e Organizações Comerciais, resolução de litígios, defesa do consumidor, seguros e a relação entre a lei e a desigualdade social. O estudo empírico mais recente do Prof. Talesh aborda a interseção entre organizações, riscos e leis de proteção do consumidor, com foco na construção de leis e respostas de organizações privadas para projetado para regulá-los, mobilização de consumidores de seus direitos legais e as culturas jurídicas das organizações privadas. A experiência acadêmica do Professor Talesh tem aparecido em diversas publicações especializadas em direito, incluindo a Law and Society Review, bem como se manifestado em múltiplas premiações em Sociologia, Ciências Politicas e Direito & Sociedade.

12 Direito Ambiental Joseph Dimento Há mais de 35 anos, um jovem de Syracuse, N.Y., Joe DiMento, entrou em seu velho Volvo armado de um recém-conquistado Ph.D. e um diploma de advogado na University of Michigan e cruzou o país até chegar ao sul da Califórnia para assumir uma posição como professor de Sócio-ecologia na UC Irvine. Em suas décadas como professor, DiMento escreveu 10 livros e lecionou em uma variedade de assuntos, incluindo planejamento urbano e regional, legislação ambiental doméstica e internacional, regulamentação administrativa e resoluções de conflitos. Em 2008, ele tornou-se professor fundador da UC Irvine School of Law, onde ministrou a aula inaugural de um curso inovador sobre métodos de análise legal em legislação internacional. Tolerância Zero e o Sistema Prisional Keramet Reiter Professora Assistente de Criminologia, Lei & Sociedade na Escola de Sócio-Ecologia. Conseguiu seu Ph.D. e seu diploma de direito na University ofcalifornia, Berkeley. Keramet Reiter estuda prisões, direitos de prisioneiros e o impacto da prisão e da política de punições sobre indivíduos, comunidades e sistemas legais. Ela usa uma variedade de métodos em seu trabalho incluindo entrevistas, análise legal e de arquivos, e análise quantitativa de dados para entender a história e o impacto de políticas da justiça criminal, desde a experimentação médica em prisioneiros e programas de limpeza de registros até o uso de confinamento em solitária nos Estados Unidos.

13 Defesa de Direitos Civis Erwin Chemerinsky Leciona sobre a Primeira Emenda da constituição americana, na Irvine School of Law, e também em Ciências Políticas. Anteriormente, lecionou na Duke Law School por 4 anos, e durante esse tempo ganhou o prêmio de Professor do Ano da Duke University em Chemerinsky lecionou por 21 anos na University of Southern California School of Law, e serviu por quatro anos como diretor do Center for Communications Law and Policy. Suas áreas de expertise são lei constitucional, prática federal, direitos e liberdades civis e apelações. Ele é o autor de sete livros, mais recentemente, The Conservative Assault on the Constitution (Out. de 2010, Simon & Schuster), e quase 200 artigos em periódicos da categoria. Frequentemente defende casos nos mais proeminentes tribunais na nação e atua também como comentarista em questões jurídicas para mídia nacional e local. Chemerinsky é formado na Harvard Law School e tem título também na Northwestern University. Tratados Internacionais Carlos X. Colorado Carlos X. Colorado, Esq., é membro do grupo de análise de Disputas Globais da firma de advocacia Jones Day. Ele é especializado em litígios e arbitragem e trabalhou em dois casos internacionais importantes envolvendo pesticidas agrícolas em um dos casos e exploração de petróleo em outro. Ele proferiu seminários de educação legal na Costa Rica, México, Belize e Porto Rico; é ex-presidente da Ordem de Advogados Hispânicos de Orange County e membro atual do conselho da revista O.C. Lawyer Magazine, bem como membro do Gabinete do Reitor da UCI Law School..

14 SÁBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA MANHÃ TARDE NOITE Chegada dos Alunosa L.A. Embarque dos Alunos Check-in nos Dormitórios 23 Reconhecimento do Campus A formação do profissional da área jurídica nos EUA 24 Visão Geral do Sistema de Leis e do Judiciário Americano O sistema de precedentes e a vinculação de julgamentos 25 Procedimentos realizados por advogados VISITA Escritório de Advocacia 26 Princípios Processuais Tutela de Urgência antecipatória e cautelar nos EUA 27 A defesa do consumidor em juízo Casos paradigmáticos de reparação de danos a consumidores Fim do dia livre Fim do dia livre Fim do dia livre Fim do dia livre Fim do dia livre Fim do dia livre MANHÃ TARDE 28 Fim de Semana 29 Fim de Semana 30 VISITA Sessões de mediação e conciliaçãos Livre Livre Código Civil Processual 01 Defesa do Meio ambiente em juízo Fixação de valor por danos materiais e extrapatrimoniais por condutas contra o Meio Ambiente 02 Tolerância Zero e reflexo no Sistema Prisional Como e por quem são executadas ordens e decisões judiciais NOITE Fim do dia livre Fim do dia livre Fim do dia livre 03 VISITA Tribunal de Apelações VISITA Juízos singulares cíveis e de família Cerimônia Graduação 04 Dia da Independência Dia livre MANHÃ 05 Embarque em Los Angeles 06 Chegada a São Paulo TARDE NOITE Acomodações Participantes ficam alojados em apartamentos com ocupação dupla nas instalações dos dormitórios acadêmicos da UCI. Os blocos de apartamentos contam com lavanderia, cozinha completa, salas de reunião e lazer com TV e internet. Os apartamentos ficam dentro da área do Campus. Os participantes recebem um cartão que dá direito a três refeições diárias nas instalações da própria universidade.

15 Valores Valor do Programa à vista: para UniSantos: US$ 6.600,00 (Curso com Certificação UC Irvine, refeições, seguro viagem, tradução simultânea do programa e da visitas, além de estadia em apartamento duplo nos Dormitórios da Universidade) Consulte condições de financiamento. CONTATOS: Brax Brazilian Experience contato@brax360.com ou cesar.bargo@brax360.com Fone: (11) Parte Aérea: Saída: 20 de junho à noite e chegada em L. A. dia 21/06 à tarde. Retorno: 5 de julho à tarde e chegada em SP dia 6/07 pela manhã. Nosso parceiro preferencial para a parte aérea é a Top Travel Viagens e Turismo zanattajr@toptravel.com.br ou toptravel@toptravel.com.br. Fone: (11)

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica...

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica... MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL 21 de julho a 05 de agosto de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Prof. Pedro Carvalho de Mello

Leia mais

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica...

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica... MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL 16/ jul. a 02/ago. de 2011 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Prof. Pedro Carvalho de Mello Apresentação.............................

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO

DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO DIREITO AMBIENTAL CORPORATIVO Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados, 2014 2 SOBRE NÓS Nós, sócios da Freire, Lagrotta & Gimenez Advogados, acreditamos em um novo modelo de consultoria e assessoria corporativa,

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW

MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW 23 de julho a 07 de agosto de 2016 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Apresentação............................. 3 Universidade

Leia mais

Pós - Graduação Internacional em Administração

Pós - Graduação Internacional em Administração PÓS - GRADUAÇÃO INTERNACIONAL Pós - Graduação Internacional em Administração 22 a 31 de agosto de 2014 Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Carvalho de Mello Convênio.................... 3 Apresentação...................

Leia mais

Módulo Internacional em Administração

Módulo Internacional em Administração MÓDULO INTERNACIONAL Módulo Internacional em Administração Data de Realização: 21 a 30 de agosto de 2015 Convênio.................... 3 Apresentação................... 3 Universidade da Califórnia..............

Leia mais

FEDERAL JUDICIAL CENTER Ensino e Pesquisa para Tribunais Federais dos EUA

FEDERAL JUDICIAL CENTER Ensino e Pesquisa para Tribunais Federais dos EUA FEDERAL JUDICIAL CENTER Ensino e Pesquisa para Tribunais Federais dos EUA O Federal Judicial Center (FJC) é o centro de ensino e pesquisa do judiciário federal dos EUA. O FJC é um órgão governamental independente,

Leia mais

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica...

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica... MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL 18 de julho a 02 de agosto de 2015 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Profª Paraskevi Bessa Rodrigues

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

www.santanabertolami.com.br

www.santanabertolami.com.br www.santanabertolami.com.br Apresentação O Escritório tem como objetivo prestar serviços jurídicos de alto nível a clientes nacionais e estrangeiros. Fundado em 2005, o Escritório busca a combinação equilibrada

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado INTRODUÇÃO O Manual de Estágio Supervisionado tem como objetivo orientar o aluno do Curso de Direito da Universidade de Santo Amaro sobre a Prática do Estágio

Leia mais

insearch.edu.au/brasil PREPARE-SE PARA SER BEM SUCEDIDO Globalize a sua educação. Aumente suas perspectivas de emprego.

insearch.edu.au/brasil PREPARE-SE PARA SER BEM SUCEDIDO Globalize a sua educação. Aumente suas perspectivas de emprego. insearch.edu.au/brasil PREPARE-SE PARA SER BEM SUCEDIDO Globalize a sua educação. Aumente suas perspectivas de emprego. Fatos rápidos sobre Sydney Estude no exterior em Sydney, Austrália Viva e aprenda

Leia mais

Supreme Court. Courts of Appeals. Federal Circuit. District Courts. Court of Int l Trade, Claims Court, and Court of Veterans Appeals

Supreme Court. Courts of Appeals. Federal Circuit. District Courts. Court of Int l Trade, Claims Court, and Court of Veterans Appeals SI STEMA JURÍ DI CO DOS EUA: Um a Breve Descrição Federal Judicial Center Histórico A Constituição dos Estados Unidos estabelece um sistema federal de governo. A Constituição dá poderes específicos ao

Leia mais

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo Entrevista a Moacir Nunes de Oliveira * [mnoliveira pucsp.br] Em 1999, as Faculdades Integradas Claretianas

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

1.IF BAIANO Campus Uruçuca

1.IF BAIANO Campus Uruçuca 1.IF BAIANO Campus Uruçuca O IF Baiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, criado em 2008, pela Lei Federal 11.892, é uma instituição de educação superior, básica e profissional,

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS

CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS CRIANDO A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS ONDE ESTÃO OS FUTUROS EMPREENDEDORES QUE TRANSFORMARÃO O BRASIL? PROVAVELMENTE, NA SALA AO LADO. DOS UNIVERSITÁRIOS PENSAM EM ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde REGIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE 1. Objetivos e Organização Geral 1.1- Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

THAIS MAYUMI KURITA MARINA NASCIMBEM BECHTEJEW RICHTER

THAIS MAYUMI KURITA MARINA NASCIMBEM BECHTEJEW RICHTER O Escritório: O E S C R I T Ó R I O K U R I T A, B E C H T E J E W & M O N E G A G L I A A D V O G A D O S N A S C E U C O M O O R E S U L T A D O D A U N I Ã O D E A D V O G A D O S C O M S Ó L I D A

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHS

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

Societário e Mercado de Capitais

Societário e Mercado de Capitais APRESENTAÇÃO Nossos Profissionais Formado por profissionais altamente qualificados para prestar serviços jurídicos em diversas áreas do direito a clientes brasileiros e estrangeiros, com pessoalidade,

Leia mais

CANADÁ TORONTO - MONTREAL

CANADÁ TORONTO - MONTREAL 5 ª Missão Técnica SEMESP CANADÁ TORONTO - MONTREAL DE 17 A 26 DE MAIO 2013 Renove a administração e o ensino de sua IES. Conheça as práticas e modelos educacionais mais modernos e inovadores do mundo.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Quem Somos Lopes Cançado Advocacia e Consultoria Jurídica

Quem Somos Lopes Cançado Advocacia e Consultoria Jurídica APRESENTAÇÃO Quem Somos Toda atividade econômica tem necessidade de buscar permanentemente soluções jurídicas em todas as áreas do Direito, para o enfrentamento dos desafios impostos aos líderes das organizações,

Leia mais

Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3

Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3 Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Parte 3 As normas sobre equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência foram adotadas pela Assembléia Geral das Nações

Leia mais

Informações do Questionário. Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014. Questionário Segmento Egresso

Informações do Questionário. Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014. Questionário Segmento Egresso Informações do Questionário Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014 Questionário Segmento Egresso Descrição do Programa A aplicação do instrumento de autoavaliação é fundamental para toda instituição

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS PROFISSIONAIS

CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS PROFISSIONAIS CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS PROFISSIONAIS OBJETIVOS DO PROJETO Formar profissionais mais capacitados e competentes tanto na área técnica quanto na comportamental, visando maior eficiência operacional. Desenvolver

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Objetivos da aula: Revisão da aula de 2 de abril. Ciências Sociais. Profa. Cristiane Gandolfi

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Objetivos da aula: Revisão da aula de 2 de abril. Ciências Sociais. Profa. Cristiane Gandolfi Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Ciências Sociais Profa. Cristiane Gandolfi Objetivos da aula: Compreender a estrutura didática definida na LDBEN 9394/96 e sua articulação com o conceito de

Leia mais

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida!

O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Pósgraduação 2016 O UniBH quer ser seu parceiro em seu projeto de vida! Estamos na era do conhecimento: não existe mais data para encerrar os estudos para atender a um mercado em constantes mudanças. Para

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio)

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COMITE GESTOR CENTRAL DO PRONATEC DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática versus Estágio Supervisionado O objetivo deste texto é destacar as principais atividades envolvendo o projeto pedagógico do curso de licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL Página: 1/7 Classificação: ( ) Provisão de (X) Aplicação de ( ) Manutenção de ( ) Desenvolvimento de ( ) Monitoração de ÍNDICE 1 OBJETIVO 2 ABRANGÊNCIA 3 REFERÊNCIA 4 DEFINIÇÕES 5 S E RESPONSABILIDADES

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito Núcleo de Prática Jurídica EMENTAS DAS ÁREAS DE NPJ II 2º semestre/2014 ÁREA: DIREITO DO ESTADO TEMA: DA TUTELA ADMINISTRATIVA E JUDICIAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Estudar os problemas práticos e concretos

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Considerações sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Considerações sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Considerações sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Vivemos um momento complexo no que diz respeito às pessoas com deficiência: por um lado, temos (no campo do Direito) uma legislação específica

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em

Leia mais

Com 6 mil vagas abertas, Microsoft quer importar profissionais para os EUA

Com 6 mil vagas abertas, Microsoft quer importar profissionais para os EUA Com 6 mil vagas abertas, Microsoft quer importar profissionais para os EUA Depois de ter demitido 5 mil funcionários durante a crise financeira em 2009, a Microsoft volta agora a contratar e anuncia que

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA

Gestão de Instrumentos Financeiros Porque Educação Executiva Insper Sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO BR 174, S/Nº - Bairro Aeroporto Campus do Paricarana 69.310-270 - Boa Vista RR Fone (095)621-3100 Fax (095)621-3101

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Seminário Aula Nota 10 lançamento do livro de Doug Lemov

Seminário Aula Nota 10 lançamento do livro de Doug Lemov Seminário Aula Nota 10 lançamento do livro de Doug Lemov A importância do uso de técnicas na sala de aula. São Paulo, 16 de março de 2011 O livro: contexto e problema Importância do professor. Problema

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

Lei nº 12.796 de 04/04/2013

Lei nº 12.796 de 04/04/2013 O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o texto muda

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais

PROJETO LÍNGUA DE FORA

PROJETO LÍNGUA DE FORA DESCRIÇÃO PROJETO LÍNGUA DE FORA O, de responsabilidade dos professores da disciplina de estágio supervisionado das línguas espanhola, francesa e inglesa, corresponde a 50 horas de estágio, das 200 horas

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

SÍNTESE DO ACORDO COM O ME EM 07/01/2010 QUE O SEPLEU NÃO ASSINOU

SÍNTESE DO ACORDO COM O ME EM 07/01/2010 QUE O SEPLEU NÃO ASSINOU SÍNTESE DO ACORDO COM O ME EM 07/01/2010 QUE O SEPLEU NÃO ASSINOU QUADRO RESUMO DA CARREIRA Escalão Índice Duração Outros requisitos: Quotas, aulas assistidas 1 167 4 2 188 4 2 aulas assistidas 3 205 4

Leia mais

Medeiros, Nóbrega & França. Portfólio

Medeiros, Nóbrega & França. Portfólio Medeiros, Nóbrega & França Indíce apresentação missão áreas de atuação Apresentação Medeiros, Nóbrega & França: Escritório de Advocacia com infraestrutura sólida e constituída por advogados especializados,

Leia mais

Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas

Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas Ações de extensão, áreas temáticas e linhas de extensão mais relacionadas com o Curso de Ciências Biológicas 1. AÇÕES DE EXTENSÃO São consideradas ações de extensão os programas, projetos, cursos, eventos,

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 493/09 ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 302/05 - PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Opinião N13 O DEBATE SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL 1

Opinião N13 O DEBATE SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL 1 Opinião N13 O DEBATE SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL 1 GRAZIELLA MORAES SILVA 2 O debate sobre ações afirmativas no Brasil é geralmente tratado como uma questão

Leia mais

Encontro Professores Salas de Informática. Lages, 30 de abril de 2016

Encontro Professores Salas de Informática. Lages, 30 de abril de 2016 Encontro Professores Salas de Informática Lages, 30 de abril de 2016 Jornada SINTE/SC defende que aos Professores ACT s, que atuam na disciplina de Professor Orientador de tecnologia Educacional e Informática

Leia mais

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20

Demonstrativo de Programas Temáticos Conferência Por Orgão - PPA 2016-2019. 2017 2018 2019 Total. Rio Grande do Norte 5 5 5 5 20 Orgão Programa 0008 - EDUCAÇÃO SUPERIOR E TECNOLÓGICA Objetivo 0307 - Fortalecer a política de ensino superior de graduação e pós-graduação, por meio da sua interiorização, do desenvolvimento da pesquisa,

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico

Leia mais

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00099 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Setúbal

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO MANTIDA PELO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO MANTIDA PELO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO MANTIDA PELO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE O Conselho de Ensino e Pesquisa CEP, da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio, no uso de suas atribuições legais, em

Leia mais

PDF Acrobat www.drmoises.com 1

PDF Acrobat www.drmoises.com 1 PDF Acrobat www.drmoises.com 1 Original page: Visto J-1 - Intercâmbio O visto J-1 é concedido àqueles que irão entrar aos Estados Unidos para participar em uma ensino aprovado ou programa cultural. A categoria

Leia mais

Programa de Bolsas de Estudos no exterior

Programa de Bolsas de Estudos no exterior Programa de Bolsas de Estudos no exterior N E S T E F O L D E R 1 Apresentação 1 Descritivo geral do Programa 2 Um programa sob medida para sua necessidade 2 Conteúdo programático 3 Organização do programa

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo

Sindicato das (os) Secretárias (os) do Estado de São Paulo Valores Atuar desenvolvendo pesquisa em todos os segmentos com direcionamento e comportamento sempre a bem da verdade, obedecendo aos preceitos morais, éticos e legais, com contribuição voluntária para

Leia mais

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA PROJETO As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que

Leia mais

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ketiane dos Santos Alves 1 ; Milca Jorge de Souza 1 ; José

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Real Estate Development Los Angeles / California

Real Estate Development Los Angeles / California Módulo de Extensão Internacional Real Estate Development Los Angeles / California 9 a 13 de novembro de 2015 Coordenação Acadêmica: Prof. Yann Duzert Prof. Pedro de Seixas Corrêa University of Southern

Leia mais

Conheça o melhor sistema educacional do mundo

Conheça o melhor sistema educacional do mundo Conheça o melhor sistema educacional do mundo Artigo publicado em 03/03/2008 Como a Finlândia criou, com medidas simples e focadas no professor, o mais invejado sistema educacional Aula no ensino fundamental:

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Monteiro, Guimarães e Artese é um Escritório de Advocacia composto de profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas do Direito. Instalado na capital do Estado de São Paulo, o Escritório

Leia mais

ANEXO 8 RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. (*)

ANEXO 8 RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. (*) ANEXO 8 RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação

Leia mais

GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS -2008- ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Currículo de Graduação de Relações

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002 (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de

Leia mais

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS DA LEGALIDADE DO INTERCÂMBIO CULTURAL A legislação brasileira regulamentadora dos cursos de Pós-Graduação nas modalidades de Educação Presencial e Educação a Distância (EaD), para que seja aplicada no

Leia mais

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

ANEXO II PLANO DE TRABALHO

ANEXO II PLANO DE TRABALHO ANEXO II PLANO DE TRABALHO Objetivo: Inaugurado em 14 de março de 1877, o Centro Cultural José Bonifácio foi o primeiro colégio público da América Latina. Construído por ordem de D. Pedro II para a educação

Leia mais

Excelência na formação de administradores e líderes de empresas globais Excellence in the education of managers and leaders of global corporations

Excelência na formação de administradores e líderes de empresas globais Excellence in the education of managers and leaders of global corporations Excelência na formação de administradores e líderes de empresas globais Excellence in the education of managers and leaders of global corporations MPGI Mestrado Profissional em Gestão Internacional Master

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2 INCLUIR NA UFU ACESSIBILIDADE E PERMANÂNCIA COM QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Valéria Manna Oliveira FAEFI - Universidade Federal Uberlândia Claudia Dechichi CEPAE - Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

Portal Zap Notícias. Principal Contato

Portal Zap Notícias. Principal Contato 1 de 7 11/01/12 08:27 Portal Zap Notícias 10 de janeiro de 2012 Exportações do agronegócio têm novo recorde Brasil 0 10 de janeiro de 2012 Movimentos sociais frustram-se com início de Dilma e reclamam

Leia mais