JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul"

Transcrição

1 Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 29 de junho de 2011 JORNAIS Faltou Pouco Diário do Sul Hipper Freios/Unisul empata com Floripa Notisul Online Quer ir ao jogo amanhã, Unisul x Macaé Sports? Diário do Sul Online Unisul cede empate no final da partida Diário do Sul Online Falta uma vitória Diário do Sul Online Krona vence na volta para casa A Notícia Online Entre massagens e Florais Diário Catarinense Online Acafe nega acusações de fraude Notisul Online Acafe nega fraudes em vestibulares Diário do Sul Online TCC do curso de Enfermagem Diário do Sul Online A insustentável fragilidade da fragmentação (fim) Notisul Online Pegue e Leve Notisul Biblioteca Universitária doa livros em TB Diário do Sul

2 Com energia solar Diário Catarinense Online Unemat assina protocolo para adotar tecnologia indiana que proporciona cidadania no campo Oeste Online Mais Educação e Unisul Aprendendo e Escrevendo Unisul participa do projeto Mais Educação Aprendendo e Escrevendo INTERNET Unemat assina protocolo para adotar tecnologia indiana que proporciona cidadania no campo 24 Horas News Unemat assina protocolo para adotar tecnologia indiana que proporciona cidadania no campo Unemat

3 Veículo: Jornal Diário do Sul Data: Tubarão, 29/06/2011 Página: Capa Editoria: Capa

4 Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 28/06/2011 Editoria: Esportes Endereço Eletrônico: Hipper Freios/Unisul empata com Floripa Em partida muito disputada, a equipe de Tubarão esteve por duas vezes à frente no placar, mas cedeu o empate. Em mais um jogão com o Salgadão novamente lotado, a Hipper Freios/Unisul empatou em 2 a 2, na noite de ontem, com o Florianópolis Futsal, pela Liga Nacional de Futsal O duelo foi marcado pelo equilíbrio e pela tensão, passada das arquibancadas tomadas do Salgadão para os atletas em quadra. Na primeiro tempo, melhor para os goleiros Rapha Zabot, da Hipper Freios/Unisul, e Ney, do Florianópolis, que garantiram a igualdade sem gols. Na etapa final, as duas equipes arriscaram mais e os gols apareceram. Canabarro, aos quatro minutos, depois de bela jogada coletiva da equipe de Tubarão, abriu o placar, para delírio dos torcedores. Com isso, o jogo ficou ainda mais disputado e com jogadas ríspidas. Aos dez minutos, Guto empatou para o time da capital. Quando faltavam apenas três minutos, Canabarro mais uma vez pôs a Hipper Freios/Unisul à frente no marcador. A torcida tubaronense já comemorava o triunfo quando, em uma jogada confusa, a apenas 55 segundos do fim, Hugo empatou a partida de novo. O empate deixou as duas equipes na zona de classificação à próxima fase da competição. Os tubaronenses chegaram aos 25 pontos e alcançaram a 13ª colocação. Já o Florianópolis Futsal está com 24 pontos e agora é o 14º na tabela de classificação. A Unisul volta à quadra amanhã, às 20h15min, no Salgadão, em Tubarão. O duelo, penúltimo da 1ª fase, será contra o Macaé (RJ). Uma vitória tubaronense deixa a equipe praticamente classificada para a fase final.

5 Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 29/06/2011 Coluna: Evidência/ Greysian Biz Endereço Eletrônico: Quer ir ao jogo amanhã, Unisul x Macaé Sports? Mais uma vez, o Notisul conta com a parceira Librelato Implementos para presentear os leitores. Basta enviar um para assinaturas@notisul.com.br. Os dez primeiros ganham um ingresso cada. O jogo em busca da classificação do time tubaronense na Liga de Futsal será às 20h15min, no Ginásio Salgadão. Participe!

6 Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 29/06/2011 Editoria: Esportes Endereço Eletrônico: Unisul cede empate no final da partida TUBARÃO A sétima vitória seguida em casa ficou no quase. A Hipper Freios/Unisul vencia até o final da partida, mas acabou empatando ontem com o Florianópolis por 2 x 2 e ainda não garantiu a sua classificação à segunda fase da Liga Futsal O primeiro tempo foi sonolento, com muito estudo, passe errado e observação. Sem a volúpia dos primeiros jogos e enfrentando um adversário bem mais cuidadoso, a Hipper Freios/Unisul não conseguiu imprimir seu ritmo, mas perdeu algumas boas oportunidades, com RodrigoAcco e Maicky. O Florianópolis claramente apostava no erro dos donos da casa e marcava em cima a saída de bola dos tubaronenses, sem, porém, ameaçar o gol de Rapha, em mais uma jornada segura. O jogo foi tão calmo que a Hipper Freios/Unisul cometeu apenas uma falta e o Florianópolis, duas. Número baixo para um jogo tão decisivo. O segundo tempo começou em outro ritmo. As duas equipes se arriscavam mais e o jogo começou a ficar faltoso. Aos quatro minutos, Rodrigo Acco fez bela jogada pela esquerda e foi parado com falta. Numa bela triangulação, Wender rolou para Gustavo, que ameaçou chutar, mas encontrou Canabarro entrando pela direita. Ele bateu cruzado e abriu o placar: Hipper Freios/Unisul 1 x 0. Aos dez minutos, o Florianópolis emendou um contra-ataque e Guto cruzou da esquerda. Wender se adiantou para cortar a jogada e acabou fazendo gol contra, numa bola que morreu mansa dentro do gol. O gol acendeu os visitantes, que cresceram no jogo. A três minutos do fim do jogo, Canabarro dominou uma bola na intermediária, girou e bateu no canto direito, fazendo o segundo gol e consagrando a sua grande atuação. Mas, a menos de um minuto do fim do jogo, Hugo apareceu livre pela esquerda, bateu cruzado e empatou de novo o jogo: 2 x 2. O time de Tubarão faz seu último jogo em casa nesta primeira fase da Liga Futsal amanhã, contra o Macaé, que perdeu ontem e tem chances meramente matemáticas de classificação. Depois encerra a sua participação nesta etapa no dia 6 de julho (quartafeira da semana que vem), em Belo Horizonte, contra o Minas. A segunda fase será disputada pelas 16 melhores equipes desta fase inicial, que formarão quatro chaves de quatro clubes cada. Os times se enfrentarão em turno e returno e os dois primeiros colocados de cada grupo passarão às quartas-de-finais. A partir daí, vale o sistema de mata-mata.

7 Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 29/06/2011 Coluna: Papo de Arquibancada/ Matheus Madeira Endereço Eletrônico: Falta uma vitória Depois de seis vitórias seguidas em casa, a Hipper Freios/ Unisul voltou a mostrar brio e consolidou seu crescimento na reta final da primeira fase da Liga Futsal, mas falhou no final da partida. O primeiro gol do Florianópolis é coisa que acontece: Wender chegou sozinho e teve o azar de raspar a bola depois que Rapha havia passado. O segundo gol é falha de marcação, compreensível para quem enfrentou uma série de jogos tão tensa. O time não foi criativo como em outros momentos, mas valeu pela disposição de Canabarro, craque do jogo com sobras: raça, disposição, visão de jogo e atitude. O torcedor ainda vai sofrer um pouco, mas a classificação tem tudo para sair, de repente até amanhã.

8 Veículo: Jornal A Notícia Online Data: Joinville, 29/06/2011 Editoria: Esporte Endereço Eletrônico: xml&template=4187.dwt&edition=17426&section=888 Krona vence na volta para casa A torcida da Krona ignorou o frio que fez na noite de ontem em Joinville e compareceu em bom número ao ginásio da Univille para ver mais uma vitória da equipe na Liga Futsal a 10ª em 20 partidas. Já classificado para a segunda fase, o time venceu o Macaé por 2 a 1 e subiu para o 6º lugar, com 33 pontos. Era a volta da Krona para casa após uma série de quatro jogos fora. Precisando da vitória para continuar sonhando com a classificação, os cariocas tentaram encarar a Krona de igual para igual. Apesar da iniciativa, a equipe viu a Krona sair na frente. Aos 9min46, Murilo puxou um rápido contra-ataque pelo meio e tocou para Café, livre, na direita. O artilheiro da Krona na competição, com 15 gols, teve tranquilidade e tocou por cobertura. A Krona continuou atacando até os minutos finais, mas antes do intervalo os visitantes chegaram ao empate. Aos 18, Rodriguinho recebeu de Bruno Ciro e tocou por cima de Diogo. Na segunda etapa, as duas equipes voltaram ainda mais concentradas para a partida. Os joinvilenses desperdiçaram várias oportunidades, até que Jorge Alex, aos nove, aproveitou rebote dentro da área para marcar. O Macaé ainda teve a chance de empatar aos 12, quando Bruno Ciro aproveitou o erro de passes da Krona e ficou de frente para Diogo. O goleiro saiu na marcação e recebeu o cartão amarelo. Murilo e Júlio, que estavam pendurados, também receberam cartão e desfalcam a equipe na partida de amanhã, contra o Concórdia, no ginásio da Univille. O ala Guina será poupado. Dois times catarinenses também se enfrentaram ontem. O encontro entre Unisul e Florianópolis terminou em empate por 2 a 2.

9 Veículo: Jornal Diário Catarinense Online Data: Florianópolis, 29/06/2011 Editoria: Profissão Endereço Eletrônico: xml&template=3898.dwt&edition=17428&section=1342 Entre massagens e Florais Naturólogo ganha espaço no mercado e trabalha para expandir, manter e recuperar a saúde Trabalhar com massoterapia, fitoterapia, aromaterapia, geoterapia e Florais, são algumas práticas exercidas por quem se forma em Naturologia. A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) foi a pioneira no Brasil a oferecer o curso, em A graduação é de quatro anos e meio. Como é da área da saúde, os alunos aprendem as disciplinas básicas da área, como anatomia, farmacologia, neurofisiologia e fisiologia. Também estuda práticas e métodos naturais, tradicionais e modernos como técnicas da terapêutica chinesa e Ayurveda. O objetivo do naturólogo é buscar a expansão, manutenção e recuperação da saúde. Quer, ainda, a qualidade de vida das pessoas e o equilíbrio do homem com o ambiente e com a sociedade. O naturólogo tem um olhar ampliado da saúde. Não é só indicar uma planta medicinal, por exemplo, porque é bom para o corpo. Mas pensar que isso vai fazer bem à sociedade e à natureza diz o coordenador do curso da Unisul, Fernando Hellmann. Mas por que usar uma planta medicinal vai ajudar a sociedade? Geralmente quem cultiva as plantas medicinais são pequenos produtores, que ficam no campo e são valorizados quanto mais a técnica é difundida explica Hellmann. Profissional faz muito mais do que indicar uma planta medicinal, ele pensa como isso vai fazer bem à sociedade e à natureza. FERNANDO HELLMANN, Naturólogo MERCADO DE TRABALHO - Uma das opções é atuar em clínicas particulares de saúde e estética. Mas muitas instituições públicas estão abrindo espaço para o naturólogo, inclusive por meio da realização de concursos. Outra alternativa trabalhar em spas e hotéis, onde há um grande número de profissionais. Alguns estudantes preferem continuar no mestrado e no doutorado para seguir a carreira acadêmica. DO QUE É PRECISO GOSTAR - É preciso gostar de cuidar da saúde dos outros, ainda mais que a Naturologia vê a saúde como um todo. Nós vemos estudantes que, de certa forma, se preocupam com a natureza e com a sociedade, que querem um mundo melhor. DO QUE É MAIS DIFÍCIL

10 - O curso é bastante agradável. Imagine você fazer uma aula de massoterapia e, depois, colocar isso em prática. Como a Naturologia tem um olhar ampliado sobre a saúde, alguns estudantes sentem dificuldades nas disciplinas clássicas da saúde, como as de cunho estritamente biológico, como é a anatomia. SALÁRIOS - Varia bastante, principalmente de acordo com o número de consultas feitas. Cada uma varia de cerca de R$ 80 a R$ 120. De forma geral, um naturólogo ganha de R$ 2 mil a R$ 4 mil por mês.

11 Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 28/06/2011 Editoria: Geral Endereço Eletrônico: Acafe nega acusações de fraude Vestibulandos organizaram várias manifestações em diversos segmentos. Um movimento que surgiu na internet, na rede social Orkut, incitou protestos de vários estudantes em instituições de pelo menos três municípios catarinenses, inclusive Tubarão, no início da semana. Eles reclamam de supostas fraudes no vestibular para medicina, prestado para várias universidades, inclusive a Unisul. Responsáveis da Acafe, a organizadora dos concursos, avisam que não receberam nenhuma denúncia formal. Tiveram 11 alunos que passaram no vestibular em uma universidade com o mesmo gabarito. A única nota que mudou foi a de redação, argumenta a vestibulanda Lorena Locks Coelho. Isto ocorreu em várias outras instituições. As indignações aumentaram quando uma moça que passou no concurso postou no Facebook que voltaria para o Brasil. Ela estuda medicina em um outro país e passou no vestibular. O número de acertos em cada disciplina seria idêntico ao de outros estudantes. Alguns alunos suspeitam que houve uma cola, enquanto outros acreditam em uma venda de vagas. A coordenadora de concursos da Acafe, Lucinara Marin, explica que, para que o órgão possa efetuar uma investigação, é necessário que haja um pedido por escrito dos estudantes. O procedimento é feito para evitar processos por danos morais, calúnia e difamação. Até agora, segundo Lucinara, nenhum foi enviado. Se houver fraude, se providenciarem a documentação, nós teremos o maior interesse em investigar, revela a coordenadora. Quanto às acusações quanto ao sistema Acafe, ela argumenta que não há provas. O pessoal de medicina costuma gabaritar as provas. É normal que existam gabaritos iguais, justifica Lucinara.

12 Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 29/06/2011 Editoria: Geral Endereço Eletrônico: Acafe nega fraudes em vestibulares TUBARÃO Reclamações oficiais. É isso que a Acafe aguarda para dar início a investigações sobre as supostas fraudes no vestibular de inverno para o curso de Medicina em várias universidades. Nesta segunda-feira, acadêmicos de Medicina e prévestibulandos organizaram protestos em Tubarão e em Criciúma. A entidade que organiza os concursos vestibulares negou a existência de irregularidades. A Acafe está acompanhando a situação desde quarta-feira passada, quando começaram as discussões nas redes sociais. Porém, até agora ninguém fez uma reclamação ou denúncia oficial, por escrito ou mesmo por telefone. Sem que isso seja feito, não podemos nos basear no que vem sendo dito apenas nas redes sociais. A Acafe é a maior interessada em esclarecer os fatos. É o nosso nome e credibilidade que estão em jogo, mas temos que fazer isso pelas vias legais, afirma a coordenadora de vestibular, Lucinara Martins. Os estudantes questionam as coincidências no desempenho dos aprovados, com a mesma pontuação, erros e acertos. Dizer que houve fraudes apenas pelo número de pontuação é um problema. Quem faz a prova para Medicina geralmente gabarita muitas disciplinas e o resultado difere mesmo pelo desempenho na redação. Os estudantes precisam nos repassar estas provas de fraude que eles afirmam ter, pondera Lucinara. A coordenadora confirma que alguns dados obtidos pelos estudantes, como o boletim de desempenho, estavam acessíveis, desde que soubessem qual era a data de nascimento do candidato. Estes dados estavam acessíveis e não foi a primeira vez, já é uma prática de uns quatro vestibulares, mais ou menos, mas não tivemos nenhum problema até então. Agora, estas informações de número de inscrição ser o mesmo do vestibular de verão e o de inverno são inverídicas, garante Lucinara. Unisul Segundo a assessoria de imprensa da Unisul, uma das universidades que teriam alunos aprovados no vestibular para Medicina envolvidos na suspeita de fraude, a instituição deve se pronunciar sobre o assunto. Ontem à tarde teria sido realizada uma reunião para discutir qual será o posicionamento da universidade. Porém, ainda não há data prevista para que o comunicado seja feito.

13 Veículo: Jornal Diário do Sul Online Data: Tubarão, 29/06/2011 Coluna: Berto Koch Endereço Eletrônico: TCC do curso de Enfermagem Nos dias 29 e 30 de junho alunos do curso de Enfermagem de Tubarão estarão defendendo seus trabalhos de conclusão de curso TCC. A primeira apresentação acontece às 8h de quarta-feira, no auditório 311 do bloco pedagógico. Segundo a coordenadora do curso, professora Liete Francisco Marcelino, o TCC é resultante das disciplinas de Projeto de Trabalho de Conclusão e Estágio Supervisionado em Experiência Complementar em Enfermagem, do 8º semestre. A primeira das treze apresentações será das alunas Fátima Regina Cividini e Carolina Izidoro de Souza, com o tema Visão de acadêmicas da área da saúde a respeito da anticoncepção de emergência.

14 Veículo: Jornal Notisul Online Data: Tubarão, 29/06/2011 Editoria: Opinião Endereço Eletrônico: A insustentável fragilidade da fragmentação (fim) Valter Schmitz - Pró-Reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional da Unisul Tubarão - Sejam quais forem as opções e as configurações que serão escolhidas no curto prazo pelos líderes municipais na ótica associativista, a lição tirada da experiência Amesg reforça a tese de que a cooperação e a integração de esforços é o único movimento capaz de impulsionar os municípios. Esse movimento poderá ser conseguido através de diversas vertentes ou direcionadores de desenvolvimento regional que, porém, para atingirem os objetivos pretendidos, deverão acontecer em simultâneo: 1. Integração dos municípios nas associações já existentes, reforçando os elos históricos dentro de cada uma delas e consolidando as melhores práticas; 2. Cooperação ativa entre as associações do litoral sul - Amurel, Amrec, Amesc - para o desenvolvimento regional, com amplo diálogo com as associações vizinhas, nomeadamente da Serra Catarinense, do norte do Rio Grande do Sul e da Grande Florianópolis; 3. Plataformas políticas convergentes com base em objetivos comuns e coletivos de médio/longo prazo, e não em personalidades individuais políticas - os nomes individuais passam, mas os municípios ficam Busca de sinergias em torno das características, particularidades, recursos e potencialidades - comuns e não comuns - dos diversos municípios; 5. Formulação de uma estratégia integrada de sub-região, com ações permanentes de monitoramento e de reequacionamento estratégico; 6. Estabelecimento de parcerias ativas dos municípios com os setores público e privado e com as universidades comunitárias; 7. Incentivos a projetos empreendedores, à cooperação universidade-empresa e à transferência de tecnologia, aproveitando os contatos, os recursos e o acervo científico e tecnológico das universidades comunitárias da região. Bem entendido, as sugestões presentes nos direcionadores acima, pressupõem que tanto municípios como associações municipais aprimorem sua gestão interna e seu modus operandi no sentido de tornarem-se mais inclusivas, mais dialogantes, no sentido de uma cooperação regional saudável, sem concorrência redutora dos mais fortes para os menos fortes. Uma vez que só é possível criar sinergias multiplicadoras de prosperidade com diversidade e as opções por estas abertas, a concorrência entre municípios deverá ser substituída por um padrão comum de cooperação e de metas de desenvolvimento. Isso significa um nivelamento por cima dos municípios com menor desempenho ajudando-os a atingir o padrão comum, e beneficiando assim a região como um todo. Fica claro que, perante a pressão desenvolvimentista do norte do estado e do Rio Grande do Sul, a hora é de investir em nosso potencial comum e de colocar no passado

15 o individualismo das lideranças locais: a questão-chave, portanto, não gira em torno de reforçar as identidades e as características das microrregiões, isolando-as das microrregiões vizinhas, mas de agregá-las e colocá-las em movimento, gerando diferenciais competitivos e atraindo investimento. Com efeito, o caso de insucesso da Amesg veio mostrar que a solução não reside em reforçar as identidades no isolamento e na auto-afirmação primária, mas na formação de uma consciência geográfica mais ampla, mutuamente fortalecida, onde todos ganham e onde todos têm lugar para crescer com suas características e identidades específicas. Por fim, é de salientar que a inclusão das universidades comunitárias nesse processo é de suma importância, na medida em que, além de seus ativos científicos e tecnológicos - que se encontram ainda longe de ser explorados a favor da comunidade -, elas possuem uma história, um envolvimento tradicional e confirmado e de sucesso com as comunidades onde se encontram, como ficou evidenciado na iniciativa de união e integração Prosperidade Sul Catarinense, promovida pelo anterior governo do estado, onde Unesc e Unisul assumiram abertamente seus papéis no desideratum que lhes compete. Assim, num quadro desejável de cooperação intermunicipal e inter-associativa, tudo se pode esperar, se os investimentos das associações, dos poderes públicos locais, das empresas e os provenientes dos fundos das agências de fomento aos quais as universidades comunitárias têm acesso, forem multiplicados pelos recursos e potencial humano especializado, profissional e acadêmico, agindo a favor do tão desejado desenvolvimento e fortalecimento do sul de Santa Catarina.

16 Veículo: Jornal Notisul Data: Tubarão, 29/06/2011 Página: 03 Editoria: Últimas

17 Veículo: Jornal Diário do Sul Data: Tubarão, 29/06/2011 Página: 03 Coluna: Dmais

18 Veículo: Jornal Diário Catarinense Online Data: Florianópolis, 29/06/2011 Coluna: Informa Econômico/ Estela Benetti Endereço Eletrônico: xml&template=3916.dwt&edition=17428&section=129 Com energia solar A energia solar poderá abastecer um projeto pioneiro de telefonia móvel ecológica no Estado. A empresa indiana Vihaan Networks (VNL), detentora da tecnologia, assinou protocolo de intenções com as prefeituras de Palhoça, Águas Mornas e com a Unisul. O empresário ndiano Ravij Mehrotra apresentou a tecnologia para ser usada inclusive no meio rural.

19 Veículo: Jornal Oeste Online Data: Brasil, 28/06/2011 Endereço Eletrônico: Unemat assina protocolo para adotar tecnologia indiana que proporciona cidadania no campo Membros das classes política e empresarial assinaram um convênio de cooperação com três universidades brasileiras para a aplicação de uma nova tecnologia indiana em solo brasileiro, nesta segunda, 27, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Este sistema se materializa através de um kit que contém uma antena para a capitação dos sinais GSM, para telefones celulares, e Wi-Fi, para dados em banda larga, alimentados por um painel de energia solar. Além de ter uma simples instalação e manutenção, o kit destinado a zonas rurais tem um custo muito inferior ao sistema tradicional bem como sua mensalidade por usuário. Agora esta mesma comitiva viaja até Brasília para a apresentação na Câmara e Senado. Esta articulação foi iniciada pelo deputado Jaílson Lima (PT) e o reitor da Unisul, prof. Ailton Soares. A Unisul esteve na Índia em maio, através do professor Rafael Faraco, e percebeu a possibilidade de uma grande parceria. No Brasil, uniram-se à Unisul e à indiana VNL o Ministério da Pesca, as universidades estaduais de Goiás e Mato Grosso (Unemat), além de empresários brasileiros e as prefeituras de Palhoça e Águas Mornas. A empresa indiana VNL esteve representada pelo seu fundador e presidente Rajiv Mehrotra. Ele é considerado um dos pioneiros mundiais no desenvolvimento de tecnologias de inclusão tendo atuação significativa em todas as edições do Fórum Econômico Mundial. A rede GSM foi redesenhada pela VNL e chegou ao mercado como alternativa para áreas remotas. O que discutimos hoje aqui com as universidades e governos foi como dar o ponta pé inicial na economia do conhecimento. A economia no Brasil é praticamente baseada na agricultura, recursos minerais, óleo e gás. E como se move de uma economia do século vinte para a economia do século vinte e um? Questiona o indiano. A intenção é que as populações de áreas onde as empresas de telefonia não têm interesse de investir tenham acesso a telefonia celular e internet de alta velocidade mesmo que elas não possuam energia elétrica. Telecomunicação e banda larga são as palavras de ordem neste momento no nosso governo federal para o desenvolvimento da economia, afirma o deputado Jaílson Lima. Nós temos um Estado que economicamente é extremamente importante. Tem uma economia arrojada e temos um povo que não esta linkado através de um sistema de banda larga. Ontem (26/06) estivemos no município de Águas Mornas, onde tem uma escola com um centro de computadores. Na frente passa um cabo de fibra ótica e lá não tem telefonia móvel e nem fixa e também não tem internet. Esta é a prova de que as pessoas pensam separadamente. Não pensam em conjunto enquanto os burocratas ainda não observaram que as comunicações são um pilar importante do desenvolvimento econômico, da inclusão digital e do desenvolvimento social, analisa. O deputado federal, também do PT, Pedro Uczai participou da solenidade e estuda as questões ligadas à sustentabilidade. Parabéns pela ousadia, pela serenidade nas decisões e é assim que eu acredito no futuro das nossas universidades comunitárias,

20 pensando grande. Pensando longe. Vista longa com passo curto. Vai para a Índia e dá o primeiro passo. Logo depois se transforma em novos passos e iniciativas. Este termo assinado hoje é outro passo. Os compromissos deste grupo de pensadores teve início na segunda-feira (27/06) pela manhã, na unidade universitária Padre Roma, no centro de Florianópolis. Neste primeiro momento cada um dos parceiros realizou sua apresentação. O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da Unisul, prof. Mauri Heerdt, apresentou a universidade e suas potencialidades. Em seguida, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Silva, apresentou sua instituição. O que nós queremos é levar este conhecimento para o interior do Estado do Mato Grosso e ajudar no desenvolvimento e que possamos em breve estender este benefício ao nosso país. O pró-reitor da Universidade Estadual de Goiás, prof. Harlem dos Santos diz que seu Estado é do interior com uma grande produção agrícola e de pecuária e precisa levar informação aos operadores destas atividades. O desenvolvimento se faz através do conhecimento, da qualificação, da veiculação da informação para as pessoas que tiram o leite da vaca, que jogam a semente no chão. Precisamos entender que a chegada da informação, do conhecimento, da cultura é fator de fixação do homem no campo, afirma Harlem. Ao meio dia o grupo foi recebido pelo governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e a partir das 14h a solenidade de assinatura do protocolo teve início na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Este momento de assinatura de protocolo vem selar todo o caminho que já percorremos até agora com o intuito de trazer a tecnologia VNL Shyan para o Brasil. Nós temos dois projetos piloto em vista. Um na região de Águas Mornas e outro em Palhoça. Eles têm o objetivo de mostrar o funcionamento desta tecnologia e servir de vitrine para todo o Brasil, explica o professor da Unisul Rafael Faraco. Para o reitor da Unisul, prof. Ailton Soares além de prestar este serviço para comunidades isoladas este projeto é de alta relevância. Porque desenvolvemos um trabalho acadêmico envolvendo os nossos mestres e doutores através da Agetec (Agência de Tecnologia da Unisul). O senhor Rajiv Mehrotra ainda destaca que é importante que a Unisul envie entre 20 e 30 estudantes por semestre para estudar na VNL na Índia. É importante que eles aprendam a desenhar este sistema. Não apenas como escrever, mas como projetar este conhecimento do sistema. Isto é o que realmente queremos compartilhar. Isto é muito mais que transferência de tecnologia. Porque na transferência de tecnologia você diz, faça assim, e não o porquê de fazer assim. Nós almejamos a cooperação entre o Brasil e a Índia e este é o primeiro passo nesta direção, finaliza. Para o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, esta é a forma mais inteligente de qualificar e capacitar os jovens do município. Eu diria que quem sabe através de um remédio indiano poderemos curar nossas dores chinesas. Entre os empresários brasileiros interessados em participar deste processo esteve o senhor Gil Vicente da Gama, da BRTInvest Holding. Essa tecnologia vai facilitar e muito a parte de acessibilidade, ou seja, dar acesso a pessoas que hoje estão fora do

21 mercado de tecnologia. Por exemplo, pequenas comunidades de agricultores podem ter uma Home Page e a partir dela anunciar seus produtos um pouco mais baixo do que no mercado convencional, diz. A média do preço de instalação de uma antena de telefonia convencional é de 100 mil dólares e tem o custo médio de 30 dólares por usuário mês. Na África e sudeste da Ásia, onde esta tecnologia já foi implantada, as cifras são de 15 mil dólares para a instalação da antena. Ela pode ser feita em seis horas por dois moradores da própria comunidade apenas com o manual de instruções. O valor mensal é de dois dólares por mês para cada usuário.

22 Veículo: Jornal Aprendendo e Escrevendo Data: São José, maio/2011 Página: Capa Editoria: Capa

23 Veículo: Jornal Aprendendo e Escrevendo Data: São José, maio/2011 Página: 05

24 Veículo: Site 24 Horas News Data: Brasil, 28/05/2011 Endereço Eletrônico: Unemat assina protocolo para adotar tecnologia indiana que proporciona cidadania no campo Membros das classes política e empresarial assinaram um convênio de cooperação com três universidades brasileiras para a aplicação de uma nova tecnologia indiana em solo brasileiro, nesta segunda, 27, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Este sistema se materializa através de um kit que contém uma antena para a capitação dos sinais GSM, para telefones celulares, e Wi-Fi, para dados em banda larga, alimentados por um painel de energia solar. Além de ter uma simples instalação e manutenção, o kit destinado a zonas rurais tem um custo muito inferior ao sistema tradicional bem como sua mensalidade por usuário. Agora esta mesma comitiva viaja até Brasília para a apresentação na Câmara e Senado. Esta articulação foi iniciada pelo deputado Jaílson Lima (PT) e o reitor da Unisul, prof. Ailton Soares. A Unisul esteve na Índia em maio, através do professor Rafael Faraco, e percebeu a possibilidade de uma grande parceria. No Brasil, uniram-se à Unisul e à indiana VNL o Ministério da Pesca, as universidades estaduais de Goiás e Mato Grosso (Unemat), além de empresários brasileiros e as prefeituras de Palhoça e Águas Mornas. A empresa indiana VNL esteve representada pelo seu fundador e presidente Rajiv Mehrotra. Ele é considerado um dos pioneiros mundiais no desenvolvimento de tecnologias de inclusão tendo atuação significativa em todas as edições do Fórum Econômico Mundial. A rede GSM foi redesenhada pela VNL e chegou ao mercado como alternativa para áreas remotas. O que discutimos hoje aqui com as universidades e governos foi como dar o ponta pé inicial na economia do conhecimento. A economia no Brasil é praticamente baseada na agricultura, recursos minerais, óleo e gás. E como se move de uma economia do século vinte para a economia do século vinte e um? Questiona o indiano. A intenção é que as populações de áreas onde as empresas de telefonia não têm interesse de investir tenham acesso a telefonia celular e internet de alta velocidade mesmo que elas não possuam energia elétrica. Telecomunicação e banda larga são as palavras de ordem neste momento no nosso governo federal para o desenvolvimento da economia, afirma o deputado Jaílson Lima. Nós temos um Estado que economicamente é extremamente importante. Tem uma economia arrojada e temos um povo que não esta linkado através de um sistema de banda larga. Ontem (26/06) estivemos no município de Águas Mornas, onde tem uma escola com um centro de computadores. Na frente passa um cabo de fibra ótica e lá não tem telefonia móvel e nem fixa e também não tem internet. Esta é a prova de que as pessoas pensam separadamente. Não pensam em conjunto enquanto os burocratas ainda não observaram que as comunicações são um pilar importante do desenvolvimento econômico, da inclusão digital e do desenvolvimento social, analisa. O deputado federal, também do PT, Pedro Uczai participou da solenidade e estuda as questões ligadas à sustentabilidade. Parabéns pela ousadia, pela serenidade nas

25 decisões e é assim que eu acredito no futuro das nossas universidades comunitárias, pensando grande. Pensando longe. Vista longa com passo curto. Vai para a Índia e dá o primeiro passo. Logo depois se transforma em novos passos e iniciativas. Este termo assinado hoje é outro passo. Os compromissos deste grupo de pensadores teve início na segunda-feira (27/06) pela manhã, na unidade universitária Padre Roma, no centro de Florianópolis. Neste primeiro momento cada um dos parceiros realizou sua apresentação. O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da Unisul, prof. Mauri Heerdt, apresentou a universidade e suas potencialidades. Em seguida, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Silva, apresentou sua instituição. O que nós queremos é levar este conhecimento para o interior do Estado do Mato Grosso e ajudar no desenvolvimento e que possamos em breve estender este benefício ao nosso país. O pró-reitor da Universidade Estadual de Goiás, prof. Harlem dos Santos diz que seu Estado é do interior com uma grande produção agrícola e de pecuária e precisa levar informação aos operadores destas atividades. O desenvolvimento se faz através do conhecimento, da qualificação, da veiculação da informação para as pessoas que tiram o leite da vaca, que jogam a semente no chão. Precisamos entender que a chegada da informação, do conhecimento, da cultura é fator de fixação do homem no campo, afirma Harlem. Ao meio dia o grupo foi recebido pelo governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e a partir das 14h a solenidade de assinatura do protocolo teve início na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Este momento de assinatura de protocolo vem selar todo o caminho que já percorremos até agora com o intuito de trazer a tecnologia VNL Shyan para o Brasil. Nós temos dois projetos piloto em vista. Um na região de Águas Mornas e outro em Palhoça. Eles têm o objetivo de mostrar o funcionamento desta tecnologia e servir de vitrine para todo o Brasil, explica o professor da Unisul Rafael Faraco. Para o reitor da Unisul, prof. Ailton Soares além de prestar este serviço para comunidades isoladas este projeto é de alta relevância. Porque desenvolvemos um trabalho acadêmico envolvendo os nossos mestres e doutores através da Agetec (Agência de Tecnologia da Unisul). O senhor Rajiv Mehrotra ainda destaca que é importante que a Unisul envie entre 20 e 30 estudantes por semestre para estudar na VNL na Índia. É importante que eles aprendam a desenhar este sistema. Não apenas como escrever, mas como projetar este conhecimento do sistema. Isto é o que realmente queremos compartilhar. Isto é muito mais que transferência de tecnologia. Porque na transferência de tecnologia você diz, faça assim, e não o porquê de fazer assim. Nós almejamos a cooperação entre o Brasil e a Índia e este é o primeiro passo nesta direção, finaliza. Para o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, esta é a forma mais inteligente de qualificar e capacitar os jovens do município. Eu diria que quem sabe através de um remédio indiano poderemos curar nossas dores chinesas. Entre os empresários brasileiros interessados em participar deste processo esteve o senhor Gil Vicente da Gama, da BRTInvest Holding. Essa tecnologia vai facilitar e

26 muito a parte de acessibilidade, ou seja, dar acesso a pessoas que hoje estão fora do mercado de tecnologia. Por exemplo, pequenas comunidades de agricultores podem ter uma Home Page e a partir dela anunciar seus produtos um pouco mais baixo do que no mercado convencional, diz. A média do preço de instalação de uma antena de telefonia convencional é de 100 mil dólares e tem o custo médio de 30 dólares por usuário mês. Na África e sudeste da Ásia, onde esta tecnologia já foi implantada, as cifras são de 15 mil dólares para a instalação da antena. Ela pode ser feita em seis horas por dois moradores da própria comunidade apenas com o manual de instruções. O valor mensal é de dois dólares por mês para cada usuário.

27 Veículo: Site Universidade do Estado de Mato Grosso Data: Mato Grosso, 28/06/2011 Endereço Eletrônico: Unemat assina protocolo para adotar tecnologia indiana que proporciona cidadania no campo Membros das classes política e empresarial assinaram um convênio de cooperação com três universidades brasileiras para a aplicação de uma nova tecnologia indiana em solo brasileiro, nesta segunda, 27, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Este sistema se materializa através de um kit que contém uma antena para a capitação dos sinais GSM, para telefones celulares, e Wi-Fi, para dados em banda larga, alimentados por um painel de energia solar. Além de ter uma simples instalação e manutenção, o kit destinado a zonas rurais tem um custo muito inferior ao sistema tradicional bem como sua mensalidade por usuário. Agora esta mesma comitiva viaja até Brasília para a apresentação na Câmara e Senado. Esta articulação foi iniciada pelo deputado Jaílson Lima (PT) e o reitor da Unisul, prof. Ailton Soares. A Unisul esteve na Índia em maio, através do professor Rafael Faraco, e percebeu a possibilidade de uma grande parceria. No Brasil, uniram-se à Unisul e à indiana VNL o Ministério da Pesca, as universidades estaduais de Goiás e Mato Grosso (Unemat), além de empresários brasileiros e as prefeituras de Palhoça e Águas Mornas. A empresa indiana VNL esteve representada pelo seu fundador e presidente Rajiv Mehrotra. Ele é considerado um dos pioneiros mundiais no desenvolvimento de tecnologias de inclusão tendo atuação significativa em todas as edições do Fórum Econômico Mundial. A rede GSM foi redesenhada pela VNL e chegou ao mercado como alternativa para áreas remotas. O que discutimos hoje aqui com as universidades e governos foi como dar o ponta pé inicial na economia do conhecimento. A economia no Brasil é praticamente baseada na agricultura, recursos minerais, óleo e gás. E como se move de uma economia do século vinte para a economia do século vinte e um? Questiona o indiano. A intenção é que as populações de áreas onde as empresas de telefonia não têm interesse de investir tenham acesso a telefonia celular e internet de alta velocidade mesmo que elas não possuam energia elétrica. Telecomunicação e banda larga são as palavras de ordem neste momento no nosso governo federal para o desenvolvimento da economia, afirma o deputado Jaílson Lima. Nós temos um Estado que economicamente é extremamente importante. Tem uma economia arrojada e temos um povo que não esta linkado através de um sistema de banda larga. Ontem (26/06) estivemos no município de Águas Mornas, onde tem uma escola com um centro de computadores. Na frente passa um cabo de fibra ótica e lá não tem telefonia móvel e nem fixa e também não tem internet. Esta é a prova de que as pessoas pensam separadamente. Não pensam em conjunto enquanto os burocratas ainda não observaram que as comunicações são um pilar importante do desenvolvimento econômico, da inclusão digital e do desenvolvimento social, analisa. O deputado federal, também do PT, Pedro Uczai participou da solenidade e estuda as questões ligadas à sustentabilidade. Parabéns pela ousadia, pela serenidade nas decisões e é assim que eu acredito no futuro das nossas universidades comunitárias,

28 pensando grande. Pensando longe. Vista longa com passo curto. Vai para a Índia e dá o primeiro passo. Logo depois se transforma em novos passos e iniciativas. Este termo assinado hoje é outro passo. Os compromissos deste grupo de pensadores teve início na segunda-feira (27/06) pela manhã, na unidade universitária Padre Roma, no centro de Florianópolis. Neste primeiro momento cada um dos parceiros realizou sua apresentação. O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da Unisul, prof. Mauri Heerdt, apresentou a universidade e suas potencialidades. Em seguida, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Silva, apresentou sua instituição. O que nós queremos é levar este conhecimento para o interior do Estado do Mato Grosso e ajudar no desenvolvimento e que possamos em breve estender este benefício ao nosso país. O pró-reitor da Universidade Estadual de Goiás, prof. Harlem dos Santos diz que seu Estado é do interior com uma grande produção agrícola e de pecuária e precisa levar informação aos operadores destas atividades. O desenvolvimento se faz através do conhecimento, da qualificação, da veiculação da informação para as pessoas que tiram o leite da vaca, que jogam a semente no chão. Precisamos entender que a chegada da informação, do conhecimento, da cultura é fator de fixação do homem no campo, afirma Harlem. Ao meio dia o grupo foi recebido pelo governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e a partir das 14h a solenidade de assinatura do protocolo teve início na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Este momento de assinatura de protocolo vem selar todo o caminho que já percorremos até agora com o intuito de trazer a tecnologia VNL Shyan para o Brasil. Nós temos dois projetos piloto em vista. Um na região de Águas Mornas e outro em Palhoça. Eles têm o objetivo de mostrar o funcionamento desta tecnologia e servir de vitrine para todo o Brasil, explica o professor da Unisul Rafael Faraco. Para o reitor da Unisul, prof. Ailton Soares além de prestar este serviço para comunidades isoladas este projeto é de alta relevância. Porque desenvolvemos um trabalho acadêmico envolvendo os nossos mestres e doutores através da Agetec (Agência de Tecnologia da Unisul). O senhor Rajiv Mehrotra ainda destaca que é importante que a Unisul envie entre 20 e 30 estudantes por semestre para estudar na VNL na Índia. É importante que eles aprendam a desenhar este sistema. Não apenas como escrever, mas como projetar este conhecimento do sistema. Isto é o que realmente queremos compartilhar. Isto é muito mais que transferência de tecnologia. Porque na transferência de tecnologia você diz, faça assim, e não o porquê de fazer assim. Nós almejamos a cooperação entre o Brasil e a Índia e este é o primeiro passo nesta direção, finaliza. Para o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, esta é a forma mais inteligente de qualificar e capacitar os jovens do município. Eu diria que quem sabe através de um remédio indiano poderemos curar nossas dores chinesas. Entre os empresários brasileiros interessados em participar deste processo esteve o senhor Gil Vicente da Gama, da BRTInvest Holding. Essa tecnologia vai facilitar e muito a parte de acessibilidade, ou seja, dar acesso a pessoas que hoje estão fora do

29 mercado de tecnologia. Por exemplo, pequenas comunidades de agricultores podem ter uma Home Page e a partir dela anunciar seus produtos um pouco mais baixo do que no mercado convencional, diz. A média do preço de instalação de uma antena de telefonia convencional é de 100 mil dólares e tem o custo médio de 30 dólares por usuário mês. Na África e sudeste da Ásia, onde esta tecnologia já foi implantada, as cifras são de 15 mil dólares para a instalação da antena. Ela pode ser feita em seis horas por dois moradores da própria comunidade apenas com o manual de instruções. O valor mensal é de dois dólares por mês para cada usuário.

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Grupo de Tubarão participa do Festival de Dança de Joinville

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Grupo de Tubarão participa do Festival de Dança de Joinville Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 21 de julho de 2011 JORNAIS Ingressos de futsal custarão R$ 10 Diário do Sul

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 21 de outubro de 2011 JORNAIS Ensino Diário Catarinense Medicina, Juliana Wosgraus Diário

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul

JORNAIS. Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica. Monitoramento das Notícias da Unisul Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 1º de julho de 2011 JORNAIS Inexplicável Diário do Sul Hipper Freios/Unisul

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

Caro(a)s voluntário(a)s. é

Caro(a)s voluntário(a)s. é Os Caro(a)s voluntário(a)s. é com satisfação que apresentamos cinco na temática do empreendedorismo que vocês poderão implementar junto aos alunos das escolas parceiras: Introdução ao Mundo dos Negócios,

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 18 de Novembro de 2014 Jornais Jornal: Notícias do Dia Editoria: Plural Ricardinho Machado

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 63 Discurso por ocasião do jantar

Leia mais

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas.

7 Ações para afastar a crise Utilizando o marketing para melhorar suas vendas. Criamos uma pequena lista de ações ligados ao marketing na internet que nem chega a ser um diferencial. Será o mínimo para que você com seu negócio consiga se manter no mercado e continuar a gerar lucros.

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

especial CAPACITAÇÃO educação à distância

especial CAPACITAÇÃO educação à distância João Luiz Novelli, da SATC. Educação à distância exige muita responsabilidade e autodisciplina para dar bons resultados. 88 conteúdos, auxílio de professores e discussões com os demais participantes do

Leia mais

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Gustavo Rissetti 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) rissetti@inf.ufsm.br Resumo. Este artigo trata sobre

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania 1. A EMPRESA A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. é uma empresa subsidiária de Centrais Elétricas do Brasil S.A. - ELETROBRAS, vinculada

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel

O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Papel da Educação Patrimonial Carlos Henrique Rangel O Patrimônio Cultural pode ser entendido como um conjunto de coisas de seres humanos. Coisas de gente, criadas para facilitar a vivência em grupo

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

FIEMT SENAI SENAI ALGODÃO

FIEMT SENAI SENAI ALGODÃO FIEMT SENAI SENAI ALGODÃO O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Mato Grosso, entidade de caráter privado, mantida e administrada pela Confederação Nacional da

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira

Planejamento Financeiro e Você. Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira Planejamento Financeiro e Você Ferramentas para a Conquista de Sonhos! Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira 2015 Hoje estamos aqui para falar de SONHOS e como realizá-los Você está Vivendo

Leia mais

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 23 de setembro de 2011 JORNAIS Encontro no almoço. A Critica O sucesso da solidariedade!

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho

Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho Futuro Profissional um incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho SOUSA, Pedro H. 1 Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, Empreendedorismo. Introdução: O mercado de trabalho

Leia mais

PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, A Universidade Federal de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Ministério Público Federal

Ministério Público Federal Ministério Público Federal Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e da Comunicação Ata da primeira reunião do Grupo de trabalho Tecnologias da informação e da comunicação São Paulo e Vitória, 22 de

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS.

SITUAÇÃO ANTERIOR E IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS. Experiência: CASA FAMILIAR RURAL Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul/SC Responsável: Professor João José Stüpp Endereço: Estrada do Redentor, 5665 Bairro: Canta Galo Rio do Sul/SC CEP: 89160-000 E

Leia mais

Direito a inclusão digital Nelson Joaquim

Direito a inclusão digital Nelson Joaquim 1 Direito a inclusão digital Nelson Joaquim Vivemos num mundo globalizado, numa sociedade da informação e do conhecimento. A inclusão digital faz parte do direito à educação, até porque as novas tecnologias

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 30 Discurso na inauguração da nova

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Papo com a Especialista

Papo com a Especialista Papo com a Especialista Silvie Cristina (Facebook) - Que expectativas posso ter com relação à inclusão da minha filha portadora da Síndrome de Down na Educação Infantil em escola pública? Quando colocamos

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

Hipper Freios/Unisul empata em BH e garante classificação Hora Notícias http://horanoticias.com.br/?pag=noticias&cod=3290&cat=13

Hipper Freios/Unisul empata em BH e garante classificação Hora Notícias http://horanoticias.com.br/?pag=noticias&cod=3290&cat=13 Monitoramento das Notícias da Unisul Dia 07 de julho de 2011 JORNAIS Parabéns pela classificação! Notisul Unisul conquista vaga na 2ª fase Diário do Sul Intelli, São José e Petrópolis pela frente Diário

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO APRESENTAÇÃO DA OFICINA DA INOVAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. OFICINA DA INOVAÇÃO Página 1 de 10 ÍNDICE DO PORTFOLIO Apresentação dos serviços da Oficina da Inovação... 3 Consultoria...

Leia mais

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação

Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Bibliotecas comunitárias e espaços públicos de informação Roger de Miranda Guedes Introdução As bibliotecas comunitárias são ambientes físicos criados e mantidos por iniciativa das comunidades civis, geralmente

Leia mais

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula5 LEGISLAÇÃO PATRIMONIAL META Indicar as leis preservacionistas que recomendam a proteção do patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: detectar as principais referências internacionais

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

Índice. 1) O exemplo do trigo. 2) Curtas. 3) Uerj estuda causas pela baixa inscrição de cotista - 20/05/08 - Educação > Noticiário

Índice. 1) O exemplo do trigo. 2) Curtas. 3) Uerj estuda causas pela baixa inscrição de cotista - 20/05/08 - Educação > Noticiário Registros da UENF na Imprensa, tais como foram publicados na Internet. Índice 1) O exemplo do trigo 2) Curtas - 20/05/08 - Opinião > Artigo - 20/05/08 - Painel Político 3) Uerj estuda causas pela baixa

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MOIZES LOBO DA CUNHA

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MOIZES LOBO DA CUNHA CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MOIZES LOBO DA CUNHA PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL: A PRODUÇÃO DE BIODIESEL PROPORCIONOU

Leia mais

ESPECIAL 2014 MERCADO DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

ESPECIAL 2014 MERCADO DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIAL 2014 MERCADO DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIAL 2014 MERCADO DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL APRESENTAÇÃO Há muito já se percebe que sem alto nível de qualificação é muito

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Análise do primeiro semestre de 2014 (01/jan a 30/jun)

Análise do primeiro semestre de 2014 (01/jan a 30/jun) RELATÓRIO: VIRTUAL TARGET Análise do primeiro semestre de 2014 (01/jan a 30/jun) Este relatório teve como objetivo verificar se os comunicados, avisos e newsletters enviados pela ferramenta virtual target

Leia mais

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES

CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CHAMADA DE INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO DE RELATOS: EXPERIÊNCIA DO TRABALHADOR NO COMBATE AO AEDES CONTEXTUALIZAÇÃO O Ministério da Saúde e diversos parceiros têm apresentado esforços para envolver toda a população

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete:

2) ATIVIDADES O Conselho Comunitário é um fórum de caráter consultivo e, por natureza a ele compete: PROTOCOLO PROTOCOLO DE CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO CONSULTIVO, CELEBRADO ENTRE AS EMPRESAS DO POLO PETROQUÍMICO DO SUL, SIGNATÁRIAS DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL, E OS MEMBROS DAS COMUNIDADES

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Relatório referente ao lançamento do Portal do Extrativismo durante a IIIª Conferência Estadual das Populações Tradicionais III CEPT

Relatório referente ao lançamento do Portal do Extrativismo durante a IIIª Conferência Estadual das Populações Tradicionais III CEPT Relatório referente ao lançamento do Portal do Extrativismo durante a IIIª Conferência Estadual das Populações Tradicionais III CEPT 04/09/2008. Equipe de Gerenciamento dos Portais Carol (Administradora

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO

Leia mais

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy)

COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA REQUERIMENTO N. DE 2013 (Do Sr. Antonio Imbassahy) Senhor Presidente, Solicita seja convidado o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação,

Leia mais

Trilha 4 Como estimular conteúdos e plataformas nacionais na rede mundial

Trilha 4 Como estimular conteúdos e plataformas nacionais na rede mundial Coordenador da Trilha Lisandro Zambenedetti Granville (CGI.br, UFRGS) Oradores iniciais indicados pelo setores do CGI.br: 3º Setor Nelson Pretto (UFBA) Academia Regina Melo Silveira (LARC-USP) e Guido

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1

Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Miriam Soares de ARAÚJO 2 Cálita Fernanda Batista de PAULA 3 Vanessa Lopes da SILVA 4 Ana Carolina de Araújo SILVA 5 Universidade

Leia mais