ELABORADO VERIFICADO APROVADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELABORADO VERIFICADO APROVADO"

Transcrição

1 Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO

2 Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processam as aquisições de bens e serviços na Câmara Municipal de Portimão, incluindo o Processo de Aquisição e o Processo de Despesa. 2. ÂMBITO: Aplica-se às aquisições efectuadas pela Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado (pertencente ao Departamento Administrativo e Financeiro) da Câmara Municipal de Portimão. 3. REFERÊNCIAS: - NP EN ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade. Fundamentos e Vocabulário. - Lei n.º 54-A/99 de 22 de Fevereiro: Aprova o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL). - Decreto-Lei n.º 18/2008 de 29 de Janeiro: Estabelece a disciplina aplicável à contratação pública. - Sistema de Controlo Interno - Orçamento da Receita e da Despesa - Grandes Opções do Plano - Despacho de Delegação de Competências 4. DEFINIÇÕES E ABREVIATURAS: Cabimento: cativar a verba de uma despesa numa determinada classificação. Classificação da despesa: identificar a rubrica a que pertence a despesa (POCAL). Estorno: anulação total ou parcial de uma despesa. AQE: Aquisição Externa (nota de encomenda ao fornecedor) PAM: Plano de Actividades Municipal, PAQ: Proposta de Aquisição PFO: Pedido de Fornecimento ao Fornecedor PPI: Plano Plurianual de Investimentos REC: Requisição Externa Contabilística RQI: Requisição Interna 5. RESPONSABILIDADES: A gestão do presente procedimento é da responsabilidade do Chefe da Divisão Administrativa (Processo de Aquisição) e do Chefe da Divisão Financeira (Processo de Despesa). As responsabilidades de execução das tarefas estabelecidas neste procedimento encontram-se definidas no ponto 6. Modo de Proceder.

3 Pág. n.º 3/7 6. MODO DE PROCEDER: 6.1. Fluxograma RESPONSÁVEIS ACÇÕES REGISTOS Todas as Unidades Orgânicas Requisitantes Necessidade de efectuar uma aquisição Informação Chefe de Divisão, Director de Departamento ou Executivo PC1 Autorização da despesa Informação Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado Abertura do Processo de Aquisição PAQ ou RQI Cabimento da despesa Proposta de Cabimento Secções de Aprovisionamento, Património e Notariado e de Contabilidade Compromisso de despesa e Encomenda ao fornecedor Requisição Externa Contabilística / AQE ou PFO Todas as Unidades Orgânicas Recepção dos bens ou serviços Guia de remessa, Guia de transporte Todas as Unidades Orgânicas Recepção e registo da factura Factura Unidade Orgânica Requisitante PC2 Conferência da factura Factura Serviço de Tesouraria Liquidação e pagamento Plano de Pagamentos Ordem de Pagamento Arquivo Processo de Despesa

4 Pág. n.º 4/ Descrição das operações Etapa Necessidade de efectuar uma aquisição Autorização da despesa Descrição Qualquer Unidade Orgânica que identifique a necessidade de efectuar uma aquisição informa o superior hierárquico, que tem a possibilidade de consultar o documento Grandes Opções do Plano de forma a averiguar se a proposta tem dotação disponível. É elaborada uma informação no sistema informático, que é tramitada à Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado, com a seguinte informação: - bem ou serviço a adquirir - valor com e sem IVA - fornecedor (Designação, NIF e Morada) - modo de aquisição - rubrica (orçamental, PPI ou PAM) - dotação Dependendo do montante da despesa, pode a despesa ser autorizada pela Câmara Municipal, pelo Executivo, pelos Dirigentes das unidades orgânicas ou pelos Coordenadores de gabinetes, de acordo com o definido na legislação em vigor. A autorização é formalizada através da colocação do carimbo digital na informação (sistema informático): Autorizado e proceda-se ao processo de despesa. Data: Assinatura: PC1 Responsabilidade Chefe de Divisão, Director de Departamento ou Executivo Critérios Registo Existe algum impedimento à compra? Informação carimbada Abertura do Processo de Aquisição Cabimento da despesa O colaborador da Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado que recebe a informação abre o Processo de Aquisição, emitindo: - uma PAQ (proposta de aquisição) para bens de stock; - uma RQI (requisição interna) para bens que saem automaticamente do stock. Esta operação gera automaticamente uma Proposta de Cabimento na aplicação POCAL. A verifica a classificação da despesa, corrigindo as incorrecções e procede ao cabimento da despesa. No caso de existir cabimento, a dá o cabimento e tramita a proposta de cabimento à Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado. A verba relativa à despesa fica cativa.

5 Pág. n.º 5/7 Etapa Compromisso da Despesa e Encomenda ao fornecedor Recepção dos bens ou serviços Descrição O colaborador da Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado elabora um documento de compra na aplicação informática: - PFO (pedido de fornecimento ao fornecedor), sempre que estão envolvidos contratos que geram contracção de dívida (fornecimentos faseados), ou - AQE (aquisição externa) nos restantes casos. É gerada automaticamente uma REC requisição externa contabilística na aplicação POCAL, a qual é conferida, preenchidos os campos em falta e comprometida. A AQE ou PFO é assinada pelo colaborador que a elabora e enviada ao fornecedor. Para as prestações de serviços / fornecimentos cujo montante exceda 1000 vezes o valor correspondente ao índice 100 da escala indiciária do regime geral da função pública, terá o contrato de ir a visto do tribunal de contas. Os bens de stock (ex.: consumíveis) são recepcionados na Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado. Os restantes bens e serviços são recepcionados na unidade requisitante. Sempre que ocorra um fornecimento, o responsável da compra ou quem recepciona o bem compara a documentação do fornecedor com os bens recepcionados, verificando os seguintes pontos: o Verificação qualitativa: 1) se o local de entrega é o correcto; 2) através de inspecção visual verificar se o material/equipamento entregue corresponde ao tipo de material previamente encomendado; 3) detectar a existência de bens com defeitos/anomalias: No caso de serviços, verificar se os trabalhos descritos nos documentos do fornecedor (neste caso prestador de serviços) são os trabalhos efectuados; o Verificação quantitativa: 1) averiguar se as quantidades que são entregues estão concordantes com as quantidades encomendadas. Nota: ao nível da verificação qualitativa pode, ainda, ser efectuada uma análise ao cumprimento do prazo de entrega, podendo originar não conformidades. No caso de existir bem não conforme, o mesmo será devolvido imediatamente e é efectuado o registo no documento do fornecedor (assinalar qual o produto, a quantidade e o motivo da recusa; sendo assinado pelo transportador/quem entregou e pelo colaborador da CMP). Caso o bem não possa ser devolvido de imediato fica armazenado devidamente identificado, através de um identificador de cor vermelha. Recepção e registo da factura A unidade orgânica que recebe a factura (por correio, em mão ou ) digitaliza-a e tramita-a para a (a factura em suporte papel acompanha este circuito para ser anexada ao processo de despesa). A confere a factura com a REC, indica que se encontra em conferência e tramita-a por via electrónica para a Unidade Orgânica requisitante para confirmar a entrega do bem ou a prestação do serviço. Caso a factura não tenha processo de despesa, é registada e tramitada para a previsível unidade orgânica para confirmação da despesa e realização do respectivo processo.

6 Pág. n.º 6/7 Etapa Conferência da factura Descrição A unidade orgânica requisitante confirma a aquisição do bem ou serviço prestado, se está conforme e se a factura corresponde ao que foi fornecido. Se a encomenda estiver completamente satisfeita, regista na factura digitalizada através do carimbo e tramita-a para a. Se por ventura o valor da factura for superior ao valor dos bens recepcionados ou dos serviços prestados, informa a contabilidade do sucedido e solicita que seja pedida a respectiva nota de crédito, tudo através do sistema informático (carimbo para o efeito). Após a conferência da factura, a Contabilidade disponibiliza-a no sistema informático à Secção de Aprovisionamento, Património e Notariado para que seja movimentado o stock e se feche o respectivo processo de aquisição. No caso de se tratar de um bem imobilizado, é efectuado o respectivo registo na aplicação do Património. PC2 Responsabilidade Unidade Orgânica requisitante Critérios Registo A encomenda foi completamente satisfeita? Carimbo na factura digitalizada Liquidação e pagamento Arquivo Após a confirmação da factura pelas respectivas unidades orgânicas, a Secção de Contabilidade processa a factura e fica a aguardar disponibilidade de tesouraria. A Tesouraria comunica o montante disponível para pagamentos à Secção de Contabilidade, que elabora um Plano de Pagamentos (por data de emissão da factura). São emitidas as ordens de pagamento (de facturas, gerais ou de tesouraria), as quais são conferidas pelo colaborador da, aprovadas pelo Director do Departamento Administrativo e Financeiro que, as tramita para o Serviço de Tesouraria. A Tesouraria procede ao pagamento, registando-o na ordem de pagamento digital, que é tramitada para a Contabilidade. Após o pagamento, a Contabilidade imprime a Ordem de Pagamento e arquiva o processo de despesa (em papel e digital). 7. REGISTOS ASSOCIADOS Processo de Aquisição: Informação; Requisição Interna (RQI); Proposta de Aquisição (PAQ); Proposta de cabimento; Aquisição Externa (AQE) ou Pedido de Fornecimento ao Fornecedor (PFO); Requisição Externa Contabilística (REC).

7 Pág. n.º 7/7 Processo de Despesa: Proposta de cabimento; Requisição Externa Contabilística; Guia de Remessa; Factura; Nota de Crédito; Nota de Débito Ordem Pagamento; Recibo.

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia utilizada pela Aprovisionamento, Património

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processam os pagamentos e a arrecadação de

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa a emissão de certidões e cópias simples

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CIRCUITOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO

PROCEDIMENTOS E CIRCUITOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO PROCEDIMENTOS E CIRCUITOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO 1 PAGAMENTOS A TERCEIROS Emissão da Ordem de Pagamento Funcionário da Contabilidade (n.º 1 do Artigo 13.º) Assinatura da Ordem de Pagamento

Leia mais

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P.5.3 Funcionamento de Recintos e Licença Especial de Ruído LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/7 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia utilizada pela secção de da Câmara Municipal

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data

Procedimento. P Venda ambulante no Concelho de Portimão LISTA DE ALTERAÇÕES. Descrição da alteração Páginas Edição Data Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a forma como se processa, na Câmara Municipal de Portimão,

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Descrever o procedimento estabelecido para impedir que produtos ou serviços

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/7 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data Clarificação da forma de acompanhamento do orçamento, bem como a forma de registo das alterações introduzidas durante o ano,

Leia mais

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO. Funcionário Responsável Pela Área Financeira

COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO. Funcionário Responsável Pela Área Financeira COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO 1 Funcionário Responsável Pela Área Financeira 2 1 Funcionário Responsável Pela Área Financeira 1. Confere as Ordens de

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/9 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/9 1. OBJECTIVO: Descrever a forma de gerir e controlar os documentos e registos do Sistema

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILÍSTICOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILÍSTICOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILÍSTICOS FREGUESIA DE BANDEIRAS - CONCELHO DE MADALENA Índice Introdução 3 1. Organograma da 4 2. Discriminação de tarefas e funções desempenhadas ao nível contabilístico

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Estabelecer a forma como a Câmara Municipal de Portimão planifica, realiza

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/9 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data Clarificação do posicionamento hierárquico dos regulamentos municipais no âmbito do SGQ, bem como as responsabilidades pela sua

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 12 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Estabelecer a forma como a Câmara Municipal de Portimão, de acordo com

Leia mais

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO DA FREGUESIA DO TORRÃO

F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO DA FREGUESIA DO TORRÃO F R E G U E S I A DE T O R R Ã O REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO DA FREGUESIA DO TORRÃO Artigo 1º Objeto 1 O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as regras, métodos e procedimentos de controlo

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/8 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/8 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia seguida para instaurar processos de execução

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia e as regras para efectuar-se os empréstimos

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO , CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO INTRODUÇÃO Nos termos do disposto na alínea e) do n.º 2 do artigo 64 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/6 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/6 1. OBJECTIVO: Definir a metodologia de processamento de vencimentos e respectivos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO REGULAMENTO INTERNO DE CONTABILIDADE INTRODUÇÃO No uso da competência que é atribuída a esta Câmara Municipal pelo art. 51º, nº 1, do Decreto Lei nº 100/84, de 29 de Março, no âmbito da organização e funcionamento

Leia mais

Procedimentos a efectuar relativamente às alterações da taxa normal de IVA de 21% para 23%

Procedimentos a efectuar relativamente às alterações da taxa normal de IVA de 21% para 23% Procedimentos a efectuar relativamente às alterações da taxa normal de IVA de 21% para 23% Este documento tem por objectivo identificar as principais alterações efectuadas nas aplicações no que diz respeito

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data Definição da metodologia de registo da periodicidade de acompanhamento dos objectivos e definição da periodicidade das reuniões

Leia mais

Ref: PCI 0201 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 5

Ref: PCI 0201 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 5 Página: 1 / 5 3.2.1 - ENTRADA DE EXISTÊNCIAS EM ARMAZÉM FORNECEDOR Entrada de Existências Entrega de bens no local acordado Remessa SERVIÇO REQUISITANTE / LOCAL DA OBRA Receção de bens Conferência quantitativa

Leia mais

Procedimento. P.4.3 Gestão e Controlo de Parâmetros Informáticos de Colaboradores da CMP LISTA DE ALTERAÇÕES

Procedimento. P.4.3 Gestão e Controlo de Parâmetros Informáticos de Colaboradores da CMP LISTA DE ALTERAÇÕES Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Estabelecer a metodologia de gestão e controlo dos parâmetros e dados

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

ANEXO I DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ANEXO I DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº DESIGNAÇÃO CÓDIGO POCAL GRUPO 1 GRUPO 2 1 Balanço 5 X 2 Demonstração de resultados 6 X 3 Plano plurianual de investimentos 7.1 X X 4 Orçamento (Resumo) 7.2

Leia mais

Política de Pagamentos

Política de Pagamentos Razão de ser: Objectivos: Esta política visa implementar metodologias coerentes e convergentes relativas a pagamentos e descontos financeiros, com vista ao cumprimento de responsabilidades e garantindo

Leia mais

ORGANOGRAMA DA FMH. Reitor. Conselho de Escola. Presidente (1) Conselho Pedagógico. Conselho Científico. Vice - Presidente. Vice - Presidente (1)

ORGANOGRAMA DA FMH. Reitor. Conselho de Escola. Presidente (1) Conselho Pedagógico. Conselho Científico. Vice - Presidente. Vice - Presidente (1) ORGANOGRAMA DA FMH Reitor Conselho de Escola Presidente (1) Conselho Pedagógico Vice - Presidente Vice - Presidente (1) Conselho Científico Secretário (1) ( ) (1) Membros do Conselho de Gestão 2.1 - Gestão

Leia mais

QUESTIONÁRIO. Como é que as medidas de Controlo Interno existentes fomentam a divulgação correta da informação?

QUESTIONÁRIO. Como é que as medidas de Controlo Interno existentes fomentam a divulgação correta da informação? I QUESTIONÁRIO Como é que as medidas de Controlo Interno existentes fomentam a divulgação correta da informação? Este questionário insere-se no âmbito da elaboração da dissertação do Mestrado em Auditoria

Leia mais

Formação Aplicação Tesouraria. Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009

Formação Aplicação Tesouraria. Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009 Formação Aplicação Tesouraria Formador: Ana Pereira Lisboa, 02 de Outubro de 2009 Agenda Introdução Objectivo Âmbito Aplicações Emissão de documentos Resumo Ideias-chave 2 Introdução Nova Allianz Principais

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA CONTROLO DAS RECEITAS E DESPESAS E ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

REGULAMENTO INTERNO PARA CONTROLO DAS RECEITAS E DESPESAS E ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS REGULAMENTO INTERNO PARA CONTROLO DAS RECEITAS E DESPESAS E ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS SECÇÃO PRIMEIRA (1ª) (Princípios gerais) ARTIGO PRIMEIRO (1º) (Objectivos) O presente documento visa

Leia mais

Manual de Procedimentos. Volume 9.8 Núcleo de Serviços Médicos e de Apoio e Avaliação Psicológica

Manual de Procedimentos. Volume 9.8 Núcleo de Serviços Médicos e de Apoio e Avaliação Psicológica Manual de Procedimentos Volume 9.8 Núcleo de Serviços Médicos e de Apoio e Avaliação Psicológica Índice Princípios Gerais... 3 Abreviaturas e Acrónimos... 4 Legislação Aplicável... 5 Mapa de Actualização

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNDO DE MANEIO

REGULAMENTO DE FUNDO DE MANEIO REGULAMENTO DE FUNDO DE MANEIO ORIGINAL Rev. 1 Aprovada em Reunião de Executivo no dia 18 de Dezembro de 2018 Dezembro de 2018 ÍNDICE Preâmbulo...3 Capítulo I Objeto, definição e caracterização...4 Artigo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 04 /2001-2ªSecção

RESOLUÇÃO Nº 04 /2001-2ªSecção RESOLUÇÃO Nº 04 /2001-2ªSecção INSTRUÇÕES Nº 01/2001 2ª S INSTRUÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS CONTAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS E ENTIDADES EQUIPARADAS, ABRANGIDAS PELO PLANO OFICIAL DE CONTABILIDADE

Leia mais

PG 06.An. Gestão, Planeamento e Execução da Empreitada 1 / 5. Acção Responsabilidade Documentos

PG 06.An. Gestão, Planeamento e Execução da Empreitada 1 / 5. Acção Responsabilidade Documentos 1 / 5 1 A intenção de adjudicação é recepcionada pela Direcção Comercial / Orçamentação que dá conhecimento à Direcção Jurídica e Direcção Coordenação de Produção, aguardando adjudicação. Se a intenção

Leia mais

PG 31. Produção e Fornecimento de Betão Pronto

PG 31. Produção e Fornecimento de Betão Pronto 1 / 5 1 A recepção dos pedidos de fornecimento deve ser realizada nas centrais de produção, via escrita ou telefónica. O operador deve receber a seguinte informação do cliente: Data; Hora; Cadência da

Leia mais

NORMA DE CONTROLO INTERNO

NORMA DE CONTROLO INTERNO NORMA DE CONTROLO INTERNO Regulamento de controlo interno Tendo em vista a implementação do Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL) e para cumprimento do disposto no n.º 2 do artigo

Leia mais

Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes instruções antes de executar qualquer tarefa no SIC.

Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes instruções antes de executar qualquer tarefa no SIC. OFÍCIO CIRCULAR ASSUNTO: Instruções para iniciar o ano 2012 nos organismos com Contabilística (SIC) implementado. Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes instruções antes de executar qualquer

Leia mais

Ref: PCI 0701 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 13

Ref: PCI 0701 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 13 Página: 1 / 13 3.2.1 RECEITA EVENTUAL GENÉRICO EMISSÃO E COBRANÇA EM ULTÂNEO CLIENTE / CONTRIBUINTE / UTENTE Emissão/ Simultâneo Efetua pedido Efetua pagamento Recebe o original da Guia de Recebimento

Leia mais

Início da demonstração

Início da demonstração Aquisição de bens no âmbito do AJUSTE DIRECTO seguindo o Regime Simplificado Incluindo os atos praticados fora do procedimento Início da demonstração Aquisição de bens no âmbito do AJUSTE DIRECTO seguindo

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO

REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO REGULAMENTO DE CONTROLO INTERNO Tendo em vista a implementação do Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL) e para cumprimento do disposto no n.º 2 do artigo 10. do Decreto-lei n.º 54-A/99,

Leia mais

REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDO DE MANEIO

REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDO DE MANEIO REGULAMENTO DE CONSTITUIÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE FUNDO DE MANEIO Em conformidade com a Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro e Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho Aprovado na reunião de Junta de Freguesia

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 17 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

Manual de Processos e Procedimentos Gestão de Contratos e Aprovisionamento

Manual de Processos e Procedimentos Gestão de Contratos e Aprovisionamento Manual de Processos e Procedimentos Gestão de Contratos e Aprovisionamento DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.S.GCA Versão: 1.0 Data: 18/05/2018 Criado por: Maria José Letras / Edite Pinho Aprovado por: Homólgado

Leia mais

MUNICÍPIO DA NAZARÉ Câmara Municipal REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO

MUNICÍPIO DA NAZARÉ Câmara Municipal REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO Aprovado em Reunião de Câmara de / 2017 Preâmbulo Na gestão municipal podem surgir despesas, urgentes, inadiáveis e de pequeno montante. O tempo, modo e lugar da

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Modificações orçamentais da receita e da despesa.

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Impacto tecnológico. Modificações orçamentais da receita e da despesa. Ficha de processo Identificação DGAF_SP_010 Título Modificações orçamentais da receita e da despesa Data de criação 19-01-2013 Bruno Moreira Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal

Leia mais

Fluxogramas e Narrativas do Processo de Confirmação de Contratos

Fluxogramas e Narrativas do Processo de Confirmação de Contratos Ministério das Finanças Gabinete da Contratação Pública Fluxogramas e Narrativas do Processo de Confirmação de Contratos Luanda, Angola Agosto de 2014 1 Processo de Confirmação de Contratos Abreviaturas,

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Página 2 de 10 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º PROPOSTO APROVAÇÃO

Leia mais

NORMAS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTO Índice

NORMAS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTO Índice NORMAS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTO 2017 Índice Âmbito e princípios genéricos...2 Receita orçamental...5 Despesa orçamental...8 Autorização da despesa e pagamentos...10 Disposições finais...12 1 Articulado em

Leia mais

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO OBJECTIVO: DEPARTAMENTO DE URBANISMO Capítulo: II Secção: 3 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 Definir o modo de tratar o pedido de autorização de operação urbanística, ao abrigo do artigo 4.º e dos artigos

Leia mais

REGULAMENTO de CONTROLO INTERNO

REGULAMENTO de CONTROLO INTERNO REGULAMENTO de CONTROLO INTERNO Página 1 de 10 PREÂMBULO Com vista a permitir uma gestão económica, eficiente e eficaz das atividades desenvolvidas pelas Autarquias Locais, no âmbito das suas atribuições

Leia mais

Da realização da despesa pública. Do pagamento de abonos aos eleitos locais.

Da realização da despesa pública. Do pagamento de abonos aos eleitos locais. ASSUNTO: Da realização da despesa pública. Do pagamento de abonos aos eleitos locais. Parecer n.º: INF_DAAL_AMM_4725/2019 Data: 17.05.2019 1. Enquadramento Pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia

Leia mais

>< Grandes Opções do Plano e Orçamento 2016 Câmara Municipal do Seixal NORMAS DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO

>< Grandes Opções do Plano e Orçamento 2016 Câmara Municipal do Seixal NORMAS DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO >< Grandes Opções do Plano e Orçamento 2016 NORMAS DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO >< 163 >< Grandes Opções do Plano e Orçamento 2016 Município do Seixal Normas de Execução do Orçamento para 2016 CAPITULO I CONCEITOS

Leia mais

Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção

Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção Manual de Processos e Procedimentos Serviços de Manutenção DOCUMENTO ATUAL Referência: PC.S.SM Versão: 2.0 Data: 15/03/2016 Criado por: Inês Reis de Almeida / Maria José Letras / Edite Pinho Aprovado por:

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO MANEIO

REGULAMENTO DO FUNDO MANEIO REGULAMENTO DO FUNDO MANEIO Enquadramento legal De acordo com o POC-E, a conta 118 Fundo Maneio destina-se a registar os movimentos relativos ao fundo de maneio criado pelas entidades nos termos legais,

Leia mais

Mapa de Pessoal ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÉMICA E/OU PROFISSIONAL CARREIRA/ CATEGORIA. Técnico. Superior. Técnico. Assistente. Escolaridade obrigatória

Mapa de Pessoal ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÉMICA E/OU PROFISSIONAL CARREIRA/ CATEGORIA. Técnico. Superior. Técnico. Assistente. Escolaridade obrigatória DOMINIOS DE ACTUAÇÃO SERVIÇOS GERAIS MERCADOS OFICINAS EDUCAÇÃO (AEC; CAF; AAAF) ACÇÃO SOCIAL Ocupados - Serviços de Atendimento - Gestão Administrativa de Recursos Humanos Superior Licenciatura 1 1 1

Leia mais

ENTIDADE CONTABILÍSTICA ESTADO

ENTIDADE CONTABILÍSTICA ESTADO DIRECÇÃO GERAL DO ORÇAMENTO ENTIDADE CONTABILÍSTICA ESTADO PORTAL PARA SERVIÇOS E FUNDOS AUTÓNOMOS GESTÃO DE DOTAÇÕES DO ORÇAMENTO DO ESTADO MANUAL DE Instruções Janeiro de 2015 ECE A nova visão contabilística

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 20 de outubro de Série. Número 161

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 20 de outubro de Série. Número 161 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de outubro de 2015 Série Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA, TURISMO E CULTURA Portaria n.º 195/2015

Leia mais

S. R. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO

S. R. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO Exmo. Senhor OFÍCIO CIRCULAR 2009 Assunto: Instruções para iniciar o ano 2009 nos organismos com Sistema de Informação Contabilística (SIC) implementado. Deverá efectuar uma leitura atenta das presentes

Leia mais

Descrição de Funções Biblioteca Municipal de Faro (FBM)

Descrição de Funções Biblioteca Municipal de Faro (FBM) Título da Função: DIRECÇÃO Reporta a: Chefe de Divisão / Directora de Departamento Gerir actividades e pessoal Planeamento e proposta de políticas e estratégias de actuação Proposta de Plano Anual de Actividades

Leia mais

Freguesia de Paços de Brandão

Freguesia de Paços de Brandão NORMA DE CONTROLO INTERNO (NCI) Freguesia de Paços de Brandão PREÂMBULO Tendo em conta o estipulado na Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro (que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico

Leia mais

Questionário de auto avaliação

Questionário de auto avaliação Anexo II Nome do requerente Nome pessoa que obriga a sociedade NUIT Morada: Endereço para correspondência Nome da Pessoa de Contacto Tel.: Fax: E-mail: Estatuto jurídico do requerente Data de constituição

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO para o ano Preâmbulo

REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO para o ano Preâmbulo REGULAMENTO INTERNO DOS FUNDOS DE MANEIO para o ano 2018 Preâmbulo Na gestão municipal podem surgir despesas, urgentes, inadiáveis e de pequeno montante. O tempo, modo e lugar da exigibilidade da realização

Leia mais

ELABORADO VERIFICADO APROVADO

ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 1/5 LISTA DE ALTERAÇÕES Descrição da alteração Páginas Edição Data ELABORADO VERIFICADO APROVADO Pág. n.º 2/5 1. OBJECTIVO: Descrever a metodologia de prestação de serviços complementar à actividade

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO O Decreto-Lei n.º 18/2008 de 29 de Janeiro, aplicado à Região Autónoma da Madeira pelo Decreto Legislativo Regional n.º 34/2008, de 14 de Agosto, veio estabelecer

Leia mais

PROCESSO: EXPEDIENTE GERAL. Aprovado por:

PROCESSO: EXPEDIENTE GERAL. Aprovado por: PROCESSO: 1 de Aprovado por: Data: / / Assinatura: 2 de 1. ALTERAÇÕES À VERSÃO ANTERIOR Não aplicável. Primeira edição do documento. 2. OBJECTIVO Este Procedimento tem por objectivo, descrever e regulamentar

Leia mais

Regulamento do Sistema de Controlo Interno da Junta de Freguesia de Nogueiró e Tenões INTRODUÇAO

Regulamento do Sistema de Controlo Interno da Junta de Freguesia de Nogueiró e Tenões INTRODUÇAO INTRODUÇAO 1 Regulamento Interno da Contabilidade No uso da autoridade na alínea b) do nº 5 do disposto no artigo 34º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, para cumprimento do disposto no nº 1 do artigo

Leia mais

SATAPOCAL -FICHA DE APOIO TÉCNICO Nº 8 /2007/RC

SATAPOCAL -FICHA DE APOIO TÉCNICO Nº 8 /2007/RC FAT revista em Março de 2008 1. QUESTÃO E SUA RESOLUÇÃO 1.1. QUESTÃO COLOCADA Deve o IVA ser incluído nos movimentos contabilísticos a efectuar nas fases de cabimento, compromisso e pagamento para registar

Leia mais

GESTÃO ECONÓMICO - FINANCEIRO APROVISIONAMENTO

GESTÃO ECONÓMICO - FINANCEIRO APROVISIONAMENTO 1. OBJETIVO Estabelecer o fluxograma da atividade de Aprovisionamento. 2. ÂMBITO Aplica-se à atividade de Aprovisionamento de bens, serviços e empreitadas do IPVC 3. MODO DE PROCEDER 3.1 FLUXOGRAMA - PSN

Leia mais

MUNICÍPIO DA NAZARÉ. 8. Anexos às demonstrações financeiras

MUNICÍPIO DA NAZARÉ. 8. Anexos às demonstrações financeiras 8. Anexos às demonstrações financeiras 8.1. Caracterização da entidade MUNICÍPIO DA NAZARÉ 8.2. Notas ao balanço e à demonstração de resultados. 8.2.3 - Critérios valorimétricos utilizados relativamente

Leia mais

NORMAS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

NORMAS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL NORMAS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL 1. Normas de Execução Orçamental Normas de execução do Orçamento e GOP do Município de Condeixa-a-Nova de 2018 Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Definição e objecto

Leia mais

ASSUNTO: Contabilidade processual aplicação informática e procedimentos contabilísticos.

ASSUNTO: Contabilidade processual aplicação informática e procedimentos contabilísticos. Ofício Circular nº 1/04 DGAJ/DIT ASSUNTO: Contabilidade processual aplicação informática e procedimentos contabilísticos. O Dec. Lei 324/2003, de 27/12, que alterou o Código das Custas Judiciais, veio

Leia mais

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA Acta da reunião ordinária da Junta de Freguesia de Chão de Couce realizada no dia dezasseis de Outubro de dois mil e dezassete. --------------------------- Aos dezasseis dias do mês de Outubro do ano de

Leia mais

APÊNDICE N.º 6 II SÉRIE N.º de Janeiro de CÂMARA MUNICIPAL DA PONTA DO SOL. CAPÍTULO II Definição de responsabilidades

APÊNDICE N.º 6 II SÉRIE N.º de Janeiro de CÂMARA MUNICIPAL DA PONTA DO SOL. CAPÍTULO II Definição de responsabilidades APÊNDICE N.º 6 II SÉRIE N.º 21 26 de Janeiro de 2004 77 CÂMARA MUNICIPAL DA PONTA DO SOL Aviso n.º 408/2004 (2.ª série) AP. António do Vale da Silva Lobo, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol:

Leia mais

Publicado em h:52m N.º 261

Publicado em h:52m N.º 261 Constituição e Designação do Chefe da Equipa Multidisciplinar de Gestão e Administração Geral de Projetos Autárquicos (Adequação à Estrutura Orgânica, por força do Artº 25º, nº 1 da Lei nº 49/2012). Considerando:

Leia mais

PRESTAÇÃO ANUAL E INTERCALAR DE CONTAS

PRESTAÇÃO ANUAL E INTERCALAR DE CONTAS DOMÍNIO 04. Recursos Financeiros TEMA 04.02. Gestão Orçamental ASSUNTO 04.02.04 Prestação Anual e Intercalar de Contas UO RESPONSÁVEL DSF REVISTO EM: APROVADO EM: ENTRADA EM VIGOR: 01.06.2015 PRESTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DA JUNTA DE FREGUESIA DE MURTEDE

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DA JUNTA DE FREGUESIA DE MURTEDE JUNTA DE FREGUESIA DE MURTEDE REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DA JUNTA DE FREGUESIA DE MURTEDE PREÂMBULO No Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL), aprovado pelo Decreto

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 AL/3 Fevereiro de 203 TRAMITAÇÃO PARA ACOMPANHAMENTO DOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS E DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO CENTRO ÍNDICE:. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Verificação e registo de cabimento Data de criação

Ficha de processo. Pontos principais do processo. Documentos. Verificação e registo de cabimento Data de criação Ficha de processo Data de criação 19-01-2013 Pontos principais do processo Objetivo Âmbito Suporte legal Processos relacionados Documentos Inicial(is) Produzidos Verificar e registar cabimentos nas respetivas

Leia mais

INSTRUÇÕES Nº 1/97-2ª S.

INSTRUÇÕES Nº 1/97-2ª S. Tribunal de Contas INSTRUÇÕES Nº 1/97-2ª S. INSTRUÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS CONTAS DE GERÊNCIA DOS SERVIÇOS EXTERNOS DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS O Tribunal de Contas, ao abrigo

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO O Decreto-Lei nº18/2008 de 29 de Janeiro, aplicado à Região Autónoma da Madeira pelo Decreto Legislativo Regional nº34/2008, de 14 de Agosto, veio estabelecer

Leia mais

Processo de conferência de facturação de prestações de Medicina Física e Reabilitação

Processo de conferência de facturação de prestações de Medicina Física e Reabilitação Processo de conferência de facturação de prestações de Medicina Física e Reabilitação Considerando: 1. a centralização de conferência de facturas na sede da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P.

Leia mais

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação

PG23.LEC. Tratamento de Reclamação do Cliente. Página. Acção Responsabilidade Documentos. Edição Data Preparação Verificação Aprovação 1/5 Acção Responsabilidade Documentos As reclamações de clientes de obras em curso serão tratadas pela Obra e encaminhadas para a para registo no sistema 1 As reclamações podem ser documentos provenientes

Leia mais

Ref: PCI 0301 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 12

Ref: PCI 0301 Edição: 0.1- JUL/2013 Página: 1 / 12 Página: 1 / 12 3.2.1 - RECEÇÃO DE BENS MÓVEIS (1) SERVIÇO REQUISITNTE Receção de Bens Móveis 2 Receciona os bens Guia de Remessa Confere quantitativa e qualitativamente os bens (evidência na Guia de Remessa)

Leia mais

UNIVERSIDADE ZAMBEZE REGULAMENTO DE GESTÃO DAS RECEITAS PRÓPRIAS. Preâmbulo

UNIVERSIDADE ZAMBEZE REGULAMENTO DE GESTÃO DAS RECEITAS PRÓPRIAS. Preâmbulo UNIVERSIDADE ZAMBEZE REGULAMENTO DE GESTÃO DAS RECEITAS PRÓPRIAS Preâmbulo O artigo 70 do Decreto 74/2011, de 30 de Dezembro, que altera os Estatutos da UniZambeze elenca, nas alíneas b) a k), as fontes

Leia mais

ACTIVAÇÃO DE REGISTO NA WEBSHOP DA KRAUTLI PORTUGAL

ACTIVAÇÃO DE REGISTO NA WEBSHOP DA KRAUTLI PORTUGAL ACTIVAÇÃO DE REGISTO NA WEBSHOP DA KRAUTLI PORTUGAL WebShop 2.0 Para concluir a activação dos acessos da sua empresa à Webshop KP, por favor proceda de acordo com os seguintes passos: Passo 1 Aceda à Webshop

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento Assunto: PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento REALIZAÇÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS Código SPP-NP 02 Versão: Data da elaboração:

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Pça. Divina Pastora, 300 - Tel. (0xx75) 3456.2104 CEP 48.390-000 Cardeal da Silva Bahia. C.N.P.J. N.º 14.126.254/0001-65 DECRETO Nº. 753/2007 De

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DO MUNICIPÍO DE SEVER DO VOUGA

REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DO MUNICIPÍO DE SEVER DO VOUGA REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DO MUNICIPÍO DE SEVER DO VOUGA dezembro de 2014 MUNICÍPIO DE SEVER DO VOUGA REGULAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO DO MUNICÍPIO DE SEVER DO VOUGA Largo do

Leia mais

Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Âmbito

Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Âmbito ÍNDICE Capítulo I Disposições Gerais... 3 Artigo 1.º - Objecto... 3 Artigo 2.º - Âmbito... 3 Artigo 3.º - Execução Orçamental... 4 Artigo 4.º - Modificações ao Orçamento... 5 Artigo 5.º - Candidaturas

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA SÃO MIGUEL RELATÓRIO DE GESTÃO DO ANO DE 2014

JUNTA DE FREGUESIA SÃO MIGUEL RELATÓRIO DE GESTÃO DO ANO DE 2014 JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO MIGUEL RELATÓRIO DE GESTÃO DO ANO DE 2014 JUNTA DE FREGUESIA DE SAO MIGUEL 9680-174 VILA FRANCA DO CAMPO Relatório de Gestão do ano de 2014 Para cumprimento do determinado no

Leia mais