2º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 6 Da matéria dada de 25/03 à 29/03/19. Para correção em sala na semana seguinte.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 6 Da matéria dada de 25/03 à 29/03/19. Para correção em sala na semana seguinte."

Transcrição

1 2º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 6 Da matéria dada de 25/03 à 29/03/19. Para correção em sala na semana seguinte. GRAMÁTICA 1-Elucide seus conhecimentos acerca das características relacionadas ao predicativo do sujeito. 2-Identifique o sujeito e o predicado de cada frase; em seguida, destaque seus núcleos. a) Os dinossauros também viveram nos pólos. b) Têm aumentado ultimamente as denúncias contra cientistas. c) Existem mais de cem espécies de frutas venenosas. d) Nos galhos da pitangueira, brincavam livremente os pássaros. e) Nos últimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos. f) Nestes livros, muitos autores contam suas experiências pessoais. g) Naquele momento, foram saindo disfarçadamente os culpados. h) São inadmissíveis os crimes de guerra da Bósnia. LITERATURA 1- Explique o que é zoomorfização? 2-Apresente um resumo sobre o Naturalismo no Brasil, comentando: tempo, contexto histórico, características e autores. PRODUÇÃO DE TEXTO

2 Fazer a leitura do endereço abaixo e produzir uma reportagem sobre o seguinte tema: Tema: Vale de lama INGLÊS 1) Traduzir o texto do track 5. 2) Make sentences in the present perfect with the words below: a) (They / study / English) b) (He / eat / French fries) c) (Their family / go / to Italy) d) (I / read / that book) e) (They / live / here for five weeks) MATEMÁTICA 1- Classifique os sistemas lineares. 2- Discuta o sistema x+my=0 e mx+y=1-m, em função de m.

3 3- A soma das quantias que Fernando e Beth possuem é igual à quantia que Rosa possui. O dobro do que possui Fernando menos a quantia de Beth mais a de Rosa é igual a 30 reais. Sabendo que a quantia que Fernando possui, adicionada a 1/3 da quantia de Rosa, vale 20 reais, calcule a soma das quantias de Fernando, Beth e Rosa. 4- O sistema k²x - y = 0 e x + ky = 0 nas incógnitas x e y: a) é impossível se b) admite apenas a solução trivial se k = 1 c) é possível e indeterminado se k = -1 d) é impossível para todo k real e) admite apenas a solução trivial para todo k real. 5- O sistema linear: x+ay-2z=0, x+y+z=1 e x-y-z=3 não admite solução se a for igual a: a) 0 b) 1 c) -1 d) 2 e) -2 FÍSICA 1) A figura a seguir mostra a curva de aquecimento de uma amostra de 200 g de uma substância hipotética, inicialmente a 15 ºC no estado sólido, em função da quantidade de calor que esta recebe. Determine o valor aproximado do calor latente de vaporização da substância, em cal/g 2) Em um estudo sobre fenômenos térmicos, foram avaliados quatro objetos distintos, cujos valores de massa m de quantidade de calor Q e de variação de temperatura T estão apresentados na tabela abaixo. Objeto m (g) Q (cal) T I II

4 III IV Com base nesses dados, qual dos objetos possui o maior calor específico? 3) Um corpo absorve calor de uma fonte a uma taxa constante de 30 cal/min e sua temperatura (T) muda em função do tempo (t) de acordo com o gráfico a seguir. Qual é a capacidade térmica (ou calorífica), em cal/ ºC desse corpo, no intervalo descrito pelo gráfico? 4) Dois blocos metálicos idênticos de 1 kg estão colocados em um recipiente e isolados do meio ambiente. Se um dos blocos tem a temperatura inicial de 50 ºC e o segundo a temperatura de 100 ºC qual será a temperatura de equilíbrio, em ºC dos dois blocos? 5) A garrafa térmica de uma determinada marca foi construída de forma a diminuir as trocas de calor com o ambiente que podem ocorrer por três processos: condução, convecção e radiação. Dentre as suas várias características, podemos citar: I. a ampola interna da garrafa é feita de plástico. II. a ampola possui paredes duplas, e entre essas paredes, é feito vácuo. III. a superfície interna da ampola é espelhada. Assinale a alternativa que corresponde ao processo que se quer evitar usando as características citadas acima. a) I radiação; II condução e convecção; III convecção. b) I condução e radiação; II convecção; III condução. c) I convecção; II condução; III radiação. d) I condução; II condução e convecção; III radiação. e) I radiação; II condução e convecção; III radiação.

5 6) O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O Brasil ainda é um dos maiores exportadores desta rubiácea. Ao saborear uma xícara desta bebida em uma cafeteria da cidade, André verificou que a xícara só estava morna. O café foi produzido a 100 ºC. A xícara era de porcelana cujo calor específico e sua temperatura antes do contato com o café era de 25 ºC. Considerando o calor específico do café de a massa da xícara e a massa do café qual a temperatura aproximada da xícara detectada por André, supondo já atingido o equilíbrio térmico e considerando não ter havido troca de calor com o ambiente? QUÍMICA 1) Faça o diagrama de energia da reação de combustão do metano, tendo como base a equação termoquímica a seguir: CH4(g) + 2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O(l) ΔH = kj 2) O que é transformação endotérmica?

6 3) O que é transformação exotérmica? 4) Classifique as transformações seguintes em endotérmicas ou exotérmicas: Fusão do gelo: H2O(s) H2O(l) ΔH = + 6 kj/mol Solidificação da água: H2O(l) H2O(s) ΔH = - 6 kj/mol GEOGRAFIA 1- Fazer as atividades das págs. 20 a Qual é a importância dos investimentos em transportes para um país das dimensões do território brasileiro? 3- Escreva porque existe a predominância do transporte rodoviário no Brasil. 4- Compare as estradas do sudeste com as estradas do nordeste. Quais seriam os motivos para serem diferentes entre si? 5- Quais as desvantagens do transporte rodoviário que for comparado ao transporte ferroviário e hidroviário? 6- De onde tem vindo os investimentos atuais nas ferrovias? 7- Que produtos mais se utilizam da malha ferroviária brasileira? 8- Se o Brasil tem muitos quilômetros navegáveis, porque as hidrovias ainda são poucas? 9- Onde se encontra o maior porto fluvial do Brasil? HISTÓRIA 1- Fazer os exercícios das págs. 39 e Resuma o consulado na França. 3- Escreva sobre os principais pontos do Código Civil Napoleônico. 4- Que decisões administrativas tomadas por Napoleão trouxeram equilíbrio financeiro para a França? 5- Escreva sobre a política externa de Napoleão. 6- O que foi e qual o propósito do Bloqueio Continental? 7- De que forma o exército Russo venceu Napoleão?

7 8- O que dizia o Tratado de Fontainebleau? 9- Escreva sobre o governo dos Cem dias e a queda de Napoleão. HISTÓRIA DA ARTE Assistir aos videos indicados e fazer relatórios: lumiere torre eifel 14 bis BIOLOGIA 1- Qual o tipo celular das bactérias? 2- Quais as estruturas básicas de uma bactéria? 3- Diferencie bactérias, cianobactérias e archeas. 4- Pesquise como os antibióticos atuam. 5- Pesquise como uma bactéria adquire resistência aos antibióticos. exercícios do módulo - página 13 - exercício 23 página 14 - exercício 22 página 15 - exercício 23 FILOSOFIA 1 - Pesquise o conceito de natureza humana conforme Thomas Hobbes.