CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LOYANE RICARDO CORNELIO ELIZA ENOIA DE REZENDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LOYANE RICARDO CORNELIO ELIZA ENOIA DE REZENDE"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LOYANE RICARDO CORNELIO ELIZA ENOIA DE REZENDE LEVANTAMENTO DAS POPULAÇÕES DE CAPIVARA NA ORLA DO LAGO PARANOÁ BRASÍLIA 2018

2 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA LOYANE RICARDO CORNELIO ELIZA ENOIA DE REZENDE LEVANTAMENTO DAS POPULAÇÕES DE CAPIVARA NA ORLA DO LAGO PARANOÁ Relatório final de pesquisa de Iniciação Científica apresentado à Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Orientação: Carlos Alberto da Cruz Junior BRASÍLIA 2018

3 AGRADECIMENTOS Ao orientador, pelo empenho e apoio dedicado à elaboração desta pesquisa científica. Ao pesquisador Bernardo Ramos Simões Corrêa pelo apoio e assistência na evolução desta pesquisa. Ao médico pesquisador Thiago Bernardes Bastos pelo suporte dado, o qual assegurou a execução desta pesquisa. E ao aluno Pedro Sisnando pelo auxílio e contribuição para com a realização da pesquisa.

4 LEVANTAMENTO DAS POPULAÇÕES DE CAPIVARA NA ORLA DO LAGO PARANOÁ Loyane Ricardo Cornelio UniCEUB, PIBIC-CNPq, aluno bolsista Eliza Enoia de Rezende Teixeira UniCEUB, PIBIC-CNPq, aluno voluntário Carlos Alberto da Cruz Junior UniCEUB, professor orientador Pedro Sisnando PIC Junior Bernardo Ramos Simões Corrêa pesquisador colaborador Thiago Bernardes Bastos médico pesquisador voluntário A extensa distribuição das capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) tem sido relatada de maneira formal ou por relatos convencionais em diversas localidades do país, sendo suas populações associadas a problemas de saúde pública. Devido a sua alta adaptabilidade, tais indivíduos ocupam ambientes antropizados ou próximos às áreas urbanas, onde se beneficiam dos espaços destinados a agricultura e pastos por oferecerem alimentação abundante a esta população. Em virtude dessa proximidade com o homem, grupos sociais numerosos do roedor, além de causarem prejuízos a produtores rurais, são hospedeiros de microorganismos zoonóticos como Trypanosoma evansi, e amplificadores de bactérias como: R. Rickettsia e R. parkeri, as quais são patogênicas e pertencentes ao grupo da Febre Maculosa Brasileira. Diante disso, o presente estudo foi realizado com o objetivo de identificar os locais utilizados pelas populações de capivara na orla do lago Paranoá Brasília, DF, utilizando o método de avistamento com binóculo e contagem direta dos animais. Toda a orla do lago Paranoá foi percorrida em 5 dias, partindo da região sul e concluindo pela norte. Foram encontrados diversos grupos de indivíduos, os quais foram avistados praticando atividades aquáticas e em áreas de forrageamento, compostas por gramas batatais, capim brachiaria e andropogon, sem a presença de mata. Com o estudo foi possível verificar a distribuição de famílias em diversos pontos das margens sul e norte, sendo necessários mais projetos que visem aprofundar os conhecimentos das populações, em especial quanto aos aspectos sanitários. Palavra-chave: Distribuição. Populações. Ambientes antropizados. Febre Maculosa.

5 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS... 18

6 6 1. INTRODUÇÃO O Lago Paranoá foi um projeto realizado por Lúcio Costa e incorporado no plano de urbanização da construção da nova capital do Brasil, Brasília. Esse lago artificial foi formado a partir da construção da Barragem do Rio Paranoá em 1959, o que consequentemente levou ao represamento das águas das principais bacias da área em foco como o Ribeirão do Riacho Fundo, do Gama, do Torto e Bananal, e os córregos secundários. Com isso, as espécies da fauna dessa área, inevitavelmente, se deslocaram para as cabeceiras desses rios. (OLIVEIRA, 2001). Desde sua construção, o Lago Paranoá se tornou um local de entretenimento, proporcionando à população atividades de lazer e a prática de esportes diversos. Tais atividades possibilitaram um contato entre o homem e a fauna do Lago, visto que este apresenta proximidades com algumas áreas de conservação presentes no Distrito Federal, como: Parque Nacional de Brasília, Estação Ecológica de Águas Emendadas e Jardim Botânico de Brasília, o que contribuiu para a permanência de algumas espécies de animais silvestres nesta área do Lago, usando-o como corredor de passagem ou na busca de alimentos. A constante ação antrópica proporciona, além da degradação ambiental, a disseminação de agentes infecciosos e parasitários entre esses hospedeiros. Segundo Oliveira (2001), as espécies de animais silvestres que mais frequentam a região do Lago são os mamíferos: diferentes espécies de micos e gambás, os pequenos mamíferos: morcegos e roedores (cutias e capivaras) e outras espécies de animais. Sabe-se que muitas dessas espécies são reservatórios e portadores de zoonoses significantes para a saúde pública, como o morcego, transmissor da raiva, e a capivara, que é hospedeira do carrapato da espécie Amblyomma cajennense, responsável por transmitir a febre maculosa quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), pertencente à família Caviidae, ordem Rodentia, sendo caracterizada como o maior roedor herbívoro, é uma espécie semi-aquática que ocupa e se beneficia de ambientes antropizados (FERRAZ et al. 2003). Segundo Emmons e Louise (1999), por apresentar um curto período de gestação e se adaptar facilmente a vários tipos de habitats, a população desta espécie cresce rapidamente e descontroladamente, o que facilita a disseminação de doenças, a invasão do roedor em áreas privadas (quintais de casa e terrenos), ataque às lixeiras públicas e acidentes automobilísticos ocasionados pelo trânsito das capivaras em vias urbanas (COPINI e MARAFON, 2014).

7 7 Diante disso, o monitoramento periódico da população de capivaras que habitam a orla do Lago Paranoá tem como objetivo conhecer a dinâmica populacional, a partir da contagem direta do número de indivíduos. Dessa forma, será possível, por meio do levantamento de dados, analisar o comportamento dos grupos, bem como a faixa etária e o sexo dos indivíduos dentro de uma mesma família, o que permitirá a elaboração e implantação de uma política de manejo sustentável a qual objetiva o controle de populações danosas.

8 8 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O Lago Paranoá apresenta poucos fragmentos florestais e mesmo estando inserido em uma matriz urbana faz parte de uma Unidade de Conservação. A área do Lago é considerada como uma Área de Preservação Ambiental (APA) que tem como objetivo proteger as bacias hidrográficas do lago, buscar disciplinar o processo de ocupação da área, garantir o uso sustentável dos recursos naturais, preservar a diversidade biológica como a Flora, a Fauna nativa do cerrado e as matas ciliares que protegem os córregos e ribeirões que garantem a qualidade da água que abastece o lago. Essa APA pode ser compostas por terras públicas e privadas, assim como se ver ao longo da orla do lago Paranoá (OLIVEIRA, 2001). Das espécies relatadas no lago Paranoá, as capivaras são as mais comuns de serem encontradas, é um animal com alta adaptabilidade para explorar o habitat em que vive, se favorece de ambientes que ofereçam abrigo, alimento e proteção (FERRAZ et al 2009; ALHO et al.,1987). Essa espécie de roedor se encontra distribuída por toda a América do Sul, até o Panamá com exceção do Chile (único país da América do Sul que o gênero hydrochaeris não é encontrado), as capivaras ocupam diferentes habitats, desde matas ciliares até savanas sazonalmente inundáveis (MOREIRA E MACDONALD, 1997). Além disso, as características ecológicas das capivaras como curto período de gestação, dietas generalistas, ausência dos predadores naturais e a proibição da caça desses animais no Brasil, facilitam para o crescimento exacerbado das populações de capivaras em ambientes urbanos (COSTA et al 2005; IBAMA, 2002). Ao estudar uma população de uma espécie animal em determinada área deve se observar as características ambientais do local, o tipo de vegetação que permite com que o animais se mantenham vivendo na área em estudo. As capivaras são grandes herbívoros-pastejadores, nessa condição, apresentam como principal item de sua dieta o capim, mas também se alimentam de plantas aquáticas como aguapés, brotos de bambu, folhas e cascas de alguns arbustos (MOREIRA e MACDONALD, 1997; ALHO et al.,1987; OJASTI, 1973). Em áreas agrícolas há relatos de que as capivaras causam danos nas produções agrícolas devido a predileção pelo consumo de milho, cana-de-açúcar, arroz, feijão, soja e outras produtos, aumentando assim os conflitos entre o homem e capivaras. Em ambientes urbanos as capivaras são consideradas como pragas devido a sua capacidade prolífera e acaba sendo associada como causadora de doença ao homem. (FERRAZ et al, No prelo; MOREIRA e PIOVEZAN, 2005).

9 9 O ambiente de vida das capivaras apresenta recursos suficientes para a sua sobrevivência, compreende de corpos d água para fuga contra os predadores, termorregulação corporal e para a atividade de cópula entre machos e fêmea, uma grande área de pastagem para o forrageio e uma área de mata utilizada como refúgio e abrigo, principalmente nas horas mais quentes do dia (MOREIRA e MACDONALD, 1997; ALHO et al, 1987b). Características ambientais estas similares com as encontradas no território do lago Paranoá- DF, o qual dispõe de pequenas áreas de vegetação, presença de extensas áreas com gramíneas e o livre acesso a água pela orla, tornando assim ambiente favorável para a hospedagem desses animais. As capivaras são animais diurnos (FERRAZ e VERDADE, 2001), porém concentram suas atividades em períodos crepusculares (MOREIRA E MACDONALD,1997). Os hábitos das capivaras estão relacionados diretamente com a variação de temperatura e radiação solar (ALHO et al., 1987b), sendo assim, nos períodos mais secos do ano, as capivaras são encontradas mais ativas durante a noite e nas estações chuvosa apresentam maior atividade durante o dia (ALHO et al., 1987b; MACDONALD, 1981; MOREIRA e MACDONALD, 1997). Geralmente, a atividade de forrageamento ocorrem nas primeiras e últimas horas da manhã, no final da tarde e início da noite (ALHO et al, 1987a; MOREIRA & MACDONALD,1997; MACDONALD, 1981). Considerada um dos maiores mamíferos da américa do Sul, as capivaras são caracterizadas como animal monogástrico e apresentam comportamento de coprofagia, ingestão de suas próprias fezes, no período da manhã. Ato este que aumenta a eficiência de absorção das proteínas dos alimentos que passaram pela fermentação microbiana no intestino. Na população destes animais não se encontra dimorfismo sexual (MOREIRA e MACDONALD,1997; HERRERA, 1986; POUGH, et al, 2003; ALVES, et al, 2010). Ambo os sexos contêm glândulas supranasais, localizada no topo do focinho, porém nos machos são mais desenvolvidas o que permite diferenciar os indivíduos dentro de um mesmo grupo populacional (OLIVEIRA, 2001; HERRERA, 1992; COSTA et al, 2005). Por possuírem instinto gregário, tal espécie vive em uma estrutura familiar rígida e complexa, podendo variar de 5 a 14 indivíduos em um grupo de acordo com as características do habitat (MOREIRA E MACDONALD, 1997). Porém, em áreas urbanas, a estrutura populacional pode ter até 40 indivíduos (VERDADE, 2006 apud QUEIROGAS, 2010) ou de 2 a 50 indivíduos com média entre 8 a 16 animais por grupos (OLIVEIRA,2001). Os grupos de capivaras são

10 10 compostos por um macho dominante, e seu subordinados, estabelecendo assim um harém com diversas fêmeas e filhotes (SCHALLER e CRAWSHAW, 1981). Em uma população de mamíferos o sucesso reprodutivo dos machos está relacionado a sua habilidade em lutar e competir entre si pela dominância dentro do grupo, o que não torna diferente na população de capivaras, entre os machos de capivaras de um mesmo grupo existe uma relação de hierarquia de dominância, eles competem intensamente entre si pelo acesso às fêmeas reprodutivas, exibem comportamento agressivo nas lutas e tem como resultado a capacidade de firmar uma estrutura social com número maior de fêmeas e de filhotes. Ao contrário dos machos, o sucesso reprodutivo das fêmeas está ligado à sua capacidade de parir e de cuidar dos filhotes. Dentro de um mesmo bando, as fêmeas apresentam comportamento cooperativo nos cuidados e proteção dos filhotes (ALHO,1987; MOREIRA e MACDONALD,1997; AZCÁRATE,1981). Dos fatos em que as capivaras são vistas como causadoras de problemas tanto na agricultura como no meio urbano, devido ao surgimento de casos de Febre Maculosa, o que desperta preocupação aos Órgão de Saúde Pública e a população humana. Além disso a simples presença desses animais no mesmo ambiente do homem traz desconfortos, por gerar diversos danos nas residências. Dessa forma, se vê a necessário adotar um manejo sustentável para o controle dessas populações problemas, no qual pode se afirma que os recursos hídricos e florestais permitem a vivência e o crescimento das populações de capivaras (FERRAZ et al, 2003; NEO e MELO,2012). O manejo sustentável de uma população de animais silvestres tem como objetivo reduzir os danos que os animais causam no ambiente, essa técnica é aplicada tanto em população que tem um crescimento anormal, quanto em grupos que têm um crescimento estável, mas não o desejado. No primeiro caso a ação de manejo é temporário e o segundo exige um manejo contínuo, pois mesmo tendo uma população com crescimento normal continua trazendo danos econômicos ou estético ao homem. Há diferentes métodos de controle de populações problemas, controle mecânico que age reduzindo o número de indivíduos da população com uso de armadilhas ou criação de barreiras que impedem a passagem dos animais para alguma área, biológico que faz uso de predadores naturais ou introdução de reprodutores inférteis no grupo, químico que utiliza medicamentos para agir na fertilidade dos animais e existe o método sanitário que atua na disponibilidade dos alimentos e abrigos (MOREIRA e PIOVEZAN, 2005)

11 11 Em casos de problemas entre as propriedades agrícolas com as capivaras, o IBAMA permite como prática a remoção e transferência de uma parte da população destes animais para um criadouro doméstico licenciado, na tentativa assim de se solucionar os problemas, porém essa medida paliativa não tem muito sucesso, pois ao reduzir a população de capivaras têm a diminuição da competição pelos recursos do ambiente pelos indivíduos, a taxa de crescimento populacional continua. O método ideal seria buscar formas que reduzem as populações de capivaras por meio das alterações no habitat em que elas frequentam (MOREIRA e PIOVEZAN, 2005). Qualquer opção a ser tomada em questão de manejo da população de animais silvestres deve ser feito inicialmente um estudo prévio da área de vivência do bando, realizar o levantamento e monitoramento dos animais (NEO e MELO,2012).

12 12 3. METODOLOGIA A área de estudo da presente pesquisa, lago Paranoá, Brasília DF, está inserida em uma matriz urbana com pequenas áreas de vegetação natural a sua volta, sendo o Cerrado o bioma predominante. Designou-se para estudo as regiões de seus afluentes na orla norte e orla sul do lago Paranoá, principalmente em sugestivos ambientes favoráveis para uso pela capivara, como: disponibilidade de alimento, alta disponibilidade de água lenta com pequena profundidade nas margens, disposição de abrigos florestais, presença limitada de potenciais predadores naturais e propício a reprodução. Portanto, para o auxílio do melhor aproveitamento das saídas à campo, foi utilizado o programa Google Earth, no qual foram traçadas todas as rotas que seriam percorridas ao longo da pesquisa com base nos aspectos citados acima, bem como o uso de fichas de acompanhamento (Figura 1) para agrupar os dados obtidos. Os dados de população foram obtidos em 4 etapas: março, abril, maio e julho de 2018, a partir da realização de saídas frequentes, todas em dias diversos de cada mês das 16 às 20 horas. A orla do lago Paranoá foi percorrida em toda sua extensão por meio de embarcação do tipo lancha a uma distância de 15 metros da orla a uma velocidade de X km/h, tendo como ponto de partida e de chegada o Cota Mil Iate Clube. Através do método de avistamento com binóculo, a partir da contagem direta do número de indivíduos, foi realizado o monitoramento e levantamento das populações de capivara. Nas observações, foram registradas o número, a composição de animais em cada grupo, as atividades mais realizadas e os locais com maior número de indivíduos, sendo que estes foram marcados e enumerados em um novo mapa elaborado no programa Google Earth (Figura 2).

13 13 Figura 1: Ficha de Acompanhamento Figura 2: Pontos de avistamento de populações de capivara na orla do lago Paranoá, DF.

14 14 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO A ocorrência das capivaras na orla do lago Paranoá se deve a sua inserção em um ambiente urbano com a presença de pequenas áreas de vegetação natural, o que o torna um território favorável para a habitação de grupos desta espécie, garantindo ao animal seus recursos mínimos de sobrevivência. No que se refere ao tamanho da população, a proporção de adultos foi maior em comparação com a proporção de filhotes (Figura 3), sendo 238 adultos e 157 filhotes, indicando uma elevada disponibilidade de recursos alimentares, adicionalmente a presença limitada de potenciais predadores naturais, favorecendo a proliferação desses indivíduos. Foi possível observar que há uma maior concentração de indivíduos nos braços que compõem a margem sul do lago Paranoá (Figura 4), totalizando 298 indivíduos, o que pode indicar que, por ser uma área maior, há maior disponibilidade de recursos (alimento, água e abrigo). Totalizando um número de 395 indivíduos, verificou-se que a população de capivaras está presente em pontos distintos por toda a extensão da orla do lago Paranoá (Figura 5), desempenhando ações diversas, como atividades aquáticas (Figura 6), ponto 12 e em repouso (Figura 7), ponto 15. Tal distribuição está relacionada à proporção de água e vegetação em abundância nesta região, o que influencia no repertório comportamental dos animais Adultos Filhotes Figura 3: Proporção de adultos e filhotes na orla do lago Paranoá, DF.

15 Margem Sul Margem Norte Adultos Filhotes Figura 4: Variação do número de indivíduos nas margens norte e sul da orla do lago Paranoá, DF. Ponto Coordenada Número de Indivíduos Ponto '13.69"S 47 50'49.16"O 5 Ponto '6.15"S 47 51'10.44"O 13 Ponto '10.06"S 47 51'35.05"O 27 Ponto '32.56"S 7 53'6.90"O 18 Ponto '32.56"S 47 53'6.90"O 50 Ponto '4.42"S 47 53'4.00"O 48 Ponto '59.76"S 47 51'45.83"O 20 Ponto '22.80"S 47 51'7.99"O 1 Ponto '5.93"S 47 50'19.75"O 7 Ponto '0.43"S 47 50'16.02"O 1 Ponto S O 21 Ponto S O 36 Ponto '24.37"S 47 47'21.95"O 1 Ponto S O 2 Ponto S; O 42 Ponto S; O 24 Ponto S; O 7 Ponto S; O 26 Ponto S; O 12 Ponto S; O 5 Ponto S; O 2 Ponto '55.87"S 47 49'51.45"O 1 Ponto '39.40"S 47 49'48.39"O 25 Ponto '49.98"S 47 49'49.94"O 1 Figura 5: Número de capivaras avistadas em pontos distintos nas margens norte e sul da orla do lago Paranoá, DF.

16 16 Figura 6: População de capivaras realizando atividades aquáticas na margem sul da orla do lago Paranoá, DF. Figura 7: População de capivaras em repouso na margem norte da orla do lago Paranoá, DF.

17 17 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Dos percursos traçados na área de estudo, orla do Lago Paranoá-DF, foi possível identificar a dinâmica populacional de cada grupo de capivaras avistadas. Com o levantamento dos dados nas cinco saídas a campo foi analisado o tamanho da estrutura social das populações, no qual encontramos tanto animais isolados em determinados pontos quanto bandos de até 50 indivíduos. Além disso, conseguimos distinguir os animais por faixa etária e sexo, avaliamos o tipo de habitat e o comportamento que os grupos apresentavam no momento da observação. Portanto, ao final dos trabalhos foram quantificar 395 roedores da espécie Hydrochoerus hydrochaeris que compõe a densidade populacional vivente as margens do Lago Paranoá. Por falta de dados recentes desses animais no Distrito Federal, as informações adquiridas no projeto sobre levantamento populacional possibilitam realizar estudos mais aprofundados dessas populações que se encontram já estabelecidas nessa região, buscando entender mais sobre a sua dinâmica, deslocamento e crescimento dentro de uma região urbanizada como a orla do lago Paranoá, realizando assim, um monitoramento mais constante.

18 18 6. REFERÊNCIAS ALMEIDA, A. M. R. A paisagem do parque Tingui - Curitiba-PR e a presença de capivara (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Engenharia Florestais. Curitiba Fev de ALHO, C.J.R.; CAMPOS, Z.M.S.; GONÇALVES, H.C. Ecologia de capivara (Hydrochaeris hydrocharis, Rodentia) do Pantanal: habitats, densidade e tamanho de grupo. Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro-JR, v.47, n.1/2, p , fev/mai. 1987a. ALHO, C.J.R.; CAMPOS, Z.M.S.; GONÇALVES, H.C. Ecologia de capivara (Hydrochaeris hydrocharis, Rodentia) do Pantanal: atividade, sazonalidade, uso do espaço e manejo. Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro-JR v.47, n.1/2, p , fev/mai. 1987b. ALVES, L.F.S., FELIX, G.A., SENO, L.O., ALMEIDA PAZ, I.C.L., SANTANA, M.R., NARIMATSU, K.H. Cecotrofagia em capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris). In: Simpósio de Ciências da UNESP, 6., Dracena. Anais... Dracena: VII Encontro de Zootecnia, AZCÁRATE, B.T. Sociobiologia y manejo del capibara. Doñana Acta Vertebrata, v.6, n.7, p BARROS, K.S., TOKUMARU, R.S, PEDROZA, J.P, NOGUEIRA, S.C. Vocal repertoire of capitive capybara (Hydrochaeris hydrocharis): structure, contexto and function. Ethology, v. 117, p , COPINI, A.C.; MARAFON, A.T. Levantamento de Populações de Hydrochoerus Hydrochaeris no Centro Urbano de Caçador-SC. Ignis, Caçador, v.3, n.1, p.69-84, 2014 COSTA, D.S., PAULA, T.A.R. FONSECA, C.C, NEVES, M.T.D. Reprodução de Capivaras. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, v.5, n.1, p ,2002. COSTA L.P., LEITE Y.L.R, MENDES S.L, Ditchfield AD. Mammal conservation in Brazil. Conservation. Biology. v.19, n.3. p EMMONS, F.F; LOUISE, H. Neotripical Rainforest Mammals a Field Guide. Ed:2, USA:Chicago and London. Ano FERRAZ K.M.P.M.B., LECHEVALIER M.A., COUT H.T.Z., VERDADE L. M. Damage caused by capybaras in a corn field. Scientia Agricola. v. 60, n.1, p FERRAZ, K.P.M.B., M. LECHEVALIER, H.T.Z. COUTO, T.R. PIFFER, R.M. SANTOS-FILHO, C.G. CALDANA e L.M. VERDADE. No prelo. Danos causados por capivaras em um campo de milho, São Paulo, Brasil. Scientia Agricola. FERRAZ, k.m.p.m.b, VERDADE L.M. Ecologia Comportamental da capivara: bases biológicas para manejo da espécie. In: Mattos WRS A produção animal na visão dos Brasileiros. Piracicaba. FEALQ FERRAZ, k.m.p.m.b. et al. Capybara (Hydrochoerus hydrochaeris) distribution in agroecosystems: a crossscale habitat analysis. Journal of Biogeography, v.34, p , Disponível em: < bin/fulltext/ /htmlstart>. Acesso em: 20 jul HERRERA, E.A. The behavioural ecology of capybara, Hydrochoerus hydrochaeris. 227f. Tese(Doutorado)- University of Oxford, HERRERA, E.A. Size of tests and a scent glands in capybaras Hydrochoerus hydrochaeris (Rodentia: Caviomorpha). Journal of Mammalogy, v.3, n.4, p , IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (2002) Primeiro curso de diagnóstico de Manejo de Capivaras no Estado de São Paulo: plano de manejo de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) de vida livre no Estado de São Paulo. Pirassununga: IBAMA-SP.

19 MOREIRA, J.R.; MACDONALD, D.W. Técnicas de manejo de capivaras e outros grandes roedores na Amazônia. In: VALLADARES-PADUA, C.; BODMER, R.E. Manejo e conservação da vida silvestre no Brasil. Brasília, D.F.: CNPq / Belém, PA - Sociedade Civil Mamirauá, p MOREIRA, J.R.; PIOVEZAN, U. Conceitos de manejo de fauna, manejo de população problema e o exemplo da capivara. Brasília, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, MACDONALD, D.W. Dwindling resources and the social behaviour of capybaras (Hydrochoerus hydrochaeris) (Mammalia). J.Zool., 194: NEO F.A., MELO J.S.C. Efeito do manejo de capivaras na ocorrência de carrapatos em áreas com trânsito de humanos. Holos Environment, v.12, n.2, p.250, OLIVEIRA, F. Fernandes. Olhares sobre o Lago Paranoá. 1. Ed. Brasília: Secretaria de Meio Ambiente, OJASTI, J (1973). Estudio Biologico del Chiguire o Capibara. Ed. Fondo Nacional de Investigaciones Agropecuarias, Caracas: 273. POUGH, F.H.; JANIS, C.M.; HEISER, J.B. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu editora, QUEIROGAS, L. V. Capivaras(Rodentia) e Carrapatos (Acari: Ixodidae): alterações ecológicas e a interação do hospedeiro e parasita em áreas urbanas Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Biologia, SCHALLER, G.S, P.G. CRAWSHAW Social Organization in a Capybara Population. Saugetirkundliche Mitteilungen, v.29, p VERDADE L.M, FERRAZ K.M.P.M.B. Capivaras em um habitat antrópico no Sudeste do. Brazilian Journal of Biology. São Carlos. v.66, n. 1b

Monitoramento do Comportamento Reprodutivo e Territorialista de Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) no IFMG-Campus Bambuí

Monitoramento do Comportamento Reprodutivo e Territorialista de Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) no IFMG-Campus Bambuí Monitoramento do Comportamento Reprodutivo e Territorialista de Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) no IFMG-Campus Bambuí Tiago Garcia PEREIRA1; Cássia Maria Silva NORONHA2; Eriks Tobias VARGAS2, 1 Aluno

Leia mais

Ecologia Comportamental da Capivara: Bases Biológicas para o Manejo da Espécie

Ecologia Comportamental da Capivara: Bases Biológicas para o Manejo da Espécie Ecologia Comportamental da Capivara: Bases Biológicas para o Manejo da Espécie Katia P. M. B. Ferraz Luciano M. Verdade * Introdução A capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) encontra-se amplamente distribuída

Leia mais

Avaliação e monitoramento do rebanho de capivaras de vida livre no campus do IFMG Bambuí

Avaliação e monitoramento do rebanho de capivaras de vida livre no campus do IFMG Bambuí Avaliação e monitoramento do rebanho de capivaras de vida livre no campus do IFMG Bambuí Dirlei Ribeiro de SOUZA¹; André Luiz da Costa PAIVA²; Marcelo José de PAULA³. 1 Estudante de Zootecnia. Instituto

Leia mais

Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) (Mammalia: Rodentia) em áreas verdes do município de Curitiba (PR) [I]

Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) (Mammalia: Rodentia) em áreas verdes do município de Curitiba (PR) [I] [T] ISSN 0102-2067 / doi: 10.7213/estud.biol.7845 ARTIGO ORIGINAL [I] Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus, 1766) (Mammalia: Rodentia) em áreas verdes do município de Curitiba (PR) [I] Capybaras

Leia mais

ÁREA DE USO DE Hydrochoerus hydrochaeris L. EM AMBIENTE URBANO

ÁREA DE USO DE Hydrochoerus hydrochaeris L. EM AMBIENTE URBANO DOI:10.1590/1809-6891v15i319663 ÁREA DE USO DE Hydrochoerus hydrochaeris L. EM AMBIENTE URBANO ARIÁDINA REIS ALMEIDA 1, DANIELA BIONDI 2 1 Pós Graduanda da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR,

Leia mais

Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Estado de São Paulo

Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Estado de São Paulo Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Estado de São Paulo Marcelo B. Labruna Departamento de Medicina Veterinaria Preventiva e Saúde Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade

Leia mais

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP.

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP. TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS E PERDA DA BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DA MATA DOS MACACOS EM SANTA FÉ DO SUL - SP. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ECOLOGIA

Leia mais

Biologia e Manejo da Capivara: do Controle de Danos ao Máximo Rendimento Sustentável

Biologia e Manejo da Capivara: do Controle de Danos ao Máximo Rendimento Sustentável Biologia e Manejo da Capivara: do Controle de Danos ao Máximo Rendimento Sustentável Katia P. M. B. Ferraz Roberto M. F. Santos-Filho Társis R. O. Piffer Luciano M. Verdade * Introdução A capivara (Hydrochaeris

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Vargas, Flávia Carolina; Vargas, Sheyla Cristina; Gaglianone Moro, Maria Estela; Silva, Valtair; Orlandell

Leia mais

Sistema Nacional de Unidade de Conservação

Sistema Nacional de Unidade de Conservação Gestão Ambiental Sistema Nacional de Unidade de Conservação Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio Profa: Joana Paixão Unidade de conservação Espaço territorial e seus recursos ambientais

Leia mais

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos 11/8/2011 ECOLOGIA Disciplina Ecossistemas E Saúde Ambiental Ecologia é uma área da Biologia que estuda os organismos e suas relações com o meio ambiente em que vivem. Aula 1A: Revendo Conceitos Básicos

Leia mais

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul

Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação. Biogeografia - aula 4 Prof. Raul Política Nacional de Meio Ambiente: unidades de conservação Biogeografia - aula 4 Prof. Raul leis aprovadas na década de 1990. Lei dos Recursos Hídricos. Lei de Crimes Ambientais. Sistema Nacional de Unidades

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Níveis de organização da vida. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Introdução a ecologia e níveis de organização da vida: I Introdução aos fundamentos de Ecologia II Níveis de organização

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA CEDOC 47.412 CONSULTA PÚBLICA AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA RESUMO EXECUTIVO 2018 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. DURATEX FLORESTAL LTDA... 2 3. CERTIFICAÇÃO

Leia mais

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA Proposta de Criação ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO TANQUÃ-RIO PIRACICABA 372ª REUNIÃO PLENÁRIA DO CONSEMA 13/11/18 Biota-Fapesp Biota-Fapesp Biota-Fapesp ESTAÇÃO ECOLÓGICA BARREIRO RICO, ASPE

Leia mais

Variação temporal da estrutura e tamanho de bandos de capivaras na Estação Ecológica do Taim, Rio Grande do Sul, Brasil

Variação temporal da estrutura e tamanho de bandos de capivaras na Estação Ecológica do Taim, Rio Grande do Sul, Brasil ISSN 1517-6770 Variação temporal da estrutura e tamanho de bandos de capivaras na Estação Ecológica do Taim, Rio Grande do Sul, Brasil Alex Bager; Clarissa Alves da Rosa; Lívia Loureiro; Ruanny Corrêa;

Leia mais

Dinâmica e biologia de uma população de capivaras em ambiente antrópico, Curitiba-PR

Dinâmica e biologia de uma população de capivaras em ambiente antrópico, Curitiba-PR DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179-460x797 Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM Ciência e Natura, Santa Maria, ISSN: 2179-460X, v. 35 n. 2 dezembro, 2013, p. 054-064 Dinâmica e biologia

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

Hydrochoerus hydrochaeris: ECOLOGIA E POTENCIAL DA ESPÉCIE PARA. Hydrochoerus hydrochaeris: ECOLOGY AND THE SPECIES POTENTIAL FOR

Hydrochoerus hydrochaeris: ECOLOGIA E POTENCIAL DA ESPÉCIE PARA. Hydrochoerus hydrochaeris: ECOLOGY AND THE SPECIES POTENTIAL FOR 47 Hydrochoerus hydrochaeris: ECOLOGIA E POTENCIAL DA ESPÉCIE PARA PRODUÇÃO - UMA REVISÃO Hydrochoerus hydrochaeris: ECOLOGY AND THE SPECIES POTENTIAL FOR PRODUCTION- A REVIEW Gisele A. FELIX 1* Ibiara

Leia mais

Fragmentação. Umberto Kubota Laboratório de Interações Inseto Planta Dep. Zoologia IB Unicamp

Fragmentação. Umberto Kubota Laboratório de Interações Inseto Planta Dep. Zoologia IB Unicamp Fragmentação Umberto Kubota ukubota@gmail.com Laboratório de Interações Inseto Planta Dep. Zoologia IB Unicamp Fragmentação ou Mosaicos Naturais Fragmentação Processo no qual um habitat contínuo é dividido

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

-> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de km2.

-> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de km2. CBH PARAOPEBA -> A Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, UPGRH SF3 situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais e abrange uma área de 13.643 km2. -> O rio Paraopeba, tem como seus principais afluentes o

Leia mais

TERCEIRO E QUARTO RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DO IPCC: COMPARAÇÃO ENTRE CENÁRIOS FUTUROS DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO Sipha flava NO BRASIL *

TERCEIRO E QUARTO RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DO IPCC: COMPARAÇÃO ENTRE CENÁRIOS FUTUROS DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO Sipha flava NO BRASIL * TERCEIRO E QUARTO RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DO IPCC: COMPARAÇÃO ENTRE CENÁRIOS FUTUROS DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DO Sipha flava NO BRASIL * LETÍCIA D AGOSTO MIGUEL FONSECA 1, MARCOS CICARINI HOTT 2, ALEXANDER

Leia mais

Proposta de Criação ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO-TANQUÃ

Proposta de Criação ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO-TANQUÃ Proposta de Criação ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BARREIRO RICO-TANQUÃ 4.344.638 ha (17,5% ESP) Unidades de Conservação Geridas pela Fundação Florestal Parque Estadual Estação Ecológica Área de Proteção Ambiental

Leia mais

ANÁLISE DA PAISAGEM DA REGIÃO DE SÃO CARLOS-SP COM BASE NA ESPÉCIE MYRMECOPHAGA TRIDACTYLA

ANÁLISE DA PAISAGEM DA REGIÃO DE SÃO CARLOS-SP COM BASE NA ESPÉCIE MYRMECOPHAGA TRIDACTYLA EIXO TEMÁTICO: Ciências Ambientais e da Terra ANÁLISE DA PAISAGEM DA REGIÃO DE SÃO CARLOS-SP COM BASE NA ESPÉCIE MYRMECOPHAGA TRIDACTYLA Emilene Frazão Capoia 1 Daniele Toyama 2 Luciano Elsinor Lopes 3

Leia mais

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho 1 Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho A preservação da mata ciliar é importante para a manutenção do equilíbrio natural

Leia mais

DIVERSIDADE DA QUIROPTEROFAUNA (MAMMALIA, CHIROPTERA), NO BOSQUE MUNICIPAL PARQUE DAS AVES, APUCARANA-PARANÁ MARCHI. E. C. 1 ; TOZZO, R. A.

DIVERSIDADE DA QUIROPTEROFAUNA (MAMMALIA, CHIROPTERA), NO BOSQUE MUNICIPAL PARQUE DAS AVES, APUCARANA-PARANÁ MARCHI. E. C. 1 ; TOZZO, R. A. DIVERSIDADE DA QUIROPTEROFAUNA (MAMMALIA, CHIROPTERA), NO BOSQUE MUNICIPAL PARQUE DAS AVES, APUCARANA-PARANÁ MARCHI. E. C. 1 ; TOZZO, R. A. 2 1 Graduanda em Ciências Biológicas, FAP- Faculdade de Apucarana

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Ambiente urbanizado; Capivara; Febre maculosa; Plano de manejo.

RESUMO. Palavras-chave: Ambiente urbanizado; Capivara; Febre maculosa; Plano de manejo. ANÁLISE DA POPULAÇÃO DE CAPIVARAS (HYDROCHOERUS HYDROCHAERIS) E SUA INTERAÇÃO COM USUÁRIOS DO SACO DA FAZENDA ITAJAÍ, SC. DOI: 1.19177/rgsa.v8e11944-59 RESUMO Gabriela Stahelin¹ Joaquim Olinto Branco²

Leia mais

MONITORANDO CARNÍVOROS: Assessando informações essenciais à conservação

MONITORANDO CARNÍVOROS: Assessando informações essenciais à conservação MONITORANDO CARNÍVOROS: Assessando informações essenciais à conservação Rogério Cunha de Paula Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros/ Instituto Chico Mendes de Conservação da

Leia mais

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura

10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura 10ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Dezembro 2009 ATENÇÃO: GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS

Leia mais

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura

9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 9º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Adequação Legal da Propriedade Rural Eng o. F tal. Msc. João Carlos Teixeira Mendes jctmende@esalq.usp.br Maio 2009 CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE PLANEJAMENTO...

Leia mais

Doutoranda Aline Gil Alves Guilloux Orientador Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias

Doutoranda Aline Gil Alves Guilloux Orientador Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias Doutoranda Aline Gil Alves Guilloux Orientador Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias Ser humano domesticou o lobo Cães sem supervisão saúde pública Eutanásia x Esterilização e Guarda Responsável Origem dos animais

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

MANEJO SUSTENTÁVEL DAS PASTAGENS NATIVAS DO PANTANAL: PRODUZIR MAIS SEM AFETAR O MEIO AMBIENTE

MANEJO SUSTENTÁVEL DAS PASTAGENS NATIVAS DO PANTANAL: PRODUZIR MAIS SEM AFETAR O MEIO AMBIENTE MANEJO SUSTENTÁVEL DAS PASTAGENS NATIVAS DO PANTANAL: PRODUZIR MAIS SEM AFETAR O MEIO AMBIENTE Por Sandra Aparecida Santos e Ciniro Costa Á medida que a população humana cresce e se expande, o espaço torna-se

Leia mais

GEOGRAFIA PROFºEMERSON

GEOGRAFIA PROFºEMERSON GEOGRAFIA PROFºEMERSON BIOMAS TERRESTRES FLORESTA TROPICAL Abriga mais da metade das espécies de plantas e animais do planeta Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta

Leia mais

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP).

¹ Estudante de Geografia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estagiária na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). 89 Interpretação e classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Teles Pires/MT-PA Jéssica da Silva Rodrigues Cecim

Leia mais

PAISAGENS DO PANTANAL

PAISAGENS DO PANTANAL Biomas Brasileiros 35 % 65% PAISAGENS DO PANTANAL BAÍAS Lagoas temporárias ou permanentes de tamanho variado, podendo apresentar muitas espécies de plantas aquáticas emergentes, submersas, ou flutuantes.

Leia mais

ANALISES FISICO QUIMICA DO LAGO JABOTI

ANALISES FISICO QUIMICA DO LAGO JABOTI ANALISES FISICO QUIMICA DO LAGO JABOTI GONÇALVES, E.A 1 ; TROMBINE, R.B 2 ; SARTORI, D.C 3 ; TOZZO, R.A 4 1 4 Graduando em Ciências Biológicas e Pós Graduando em Ecologia e Manejo Espécies Silvestres,

Leia mais

Projeto Capivara. Introdução. Metodologia

Projeto Capivara. Introdução. Metodologia Projeto Capivara Cleber Rangel Fiuza * Dolmiro da Penha ** André Luis da Silva *** Marcelo dos Santos Silva **** Emerson Brum Bittencourt ***** Resumo Com a proposta de estudar as capivaras que se encontram

Leia mais

DIFUSÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE COMPORTAMENTO DA FAUNA SILVESTRE COMO INSTRUMENTO DE CONSERVAÇÃO

DIFUSÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE COMPORTAMENTO DA FAUNA SILVESTRE COMO INSTRUMENTO DE CONSERVAÇÃO DIFUSÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE COMPORTAMENTO DA FAUNA SILVESTRE COMO INSTRUMENTO DE CONSERVAÇÃO Luisa Brusius Acadêmica do Curso de Agronomia da UFSC Luiz Gustavo dos Santos Oliveira Acadêmico do Curso

Leia mais

Dispersão. Biogeografia. Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade

Dispersão. Biogeografia. Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Biogeografia Dispersão Maratona de Biogeografia Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Vivian F. Renó 29/03/2012 O que é dispersão? Movimento de um organismo

Leia mais

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Biodiversidade e prosperidade económica

Biodiversidade e prosperidade económica Biodiversidade e prosperidade económica Helena Castro e Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Universidade de Coimbra O que é a biodiversidade? Biodiversidade é a variedade de seres vivos. Aqui se

Leia mais

COMPARAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANUROS ENTRE AMBIENTES DE AGRICULTURA TECNIFICADA E PRESERVADO NA PLANÍCIE DO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS.

COMPARAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANUROS ENTRE AMBIENTES DE AGRICULTURA TECNIFICADA E PRESERVADO NA PLANÍCIE DO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS. COMPARAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANUROS ENTRE AMBIENTES DE AGRICULTURA TECNIFICADA E PRESERVADO NA PLANÍCIE DO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS. Nanini Castilhos de Rabelo e Sant Anna 1 ; Adriana Malvásio 2 1 Aluno

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Ana Claudia dos Santos André Luiz Vaz de Araújo Denise Pitigliani Lopes Edmilson Almeida Elisabete Mendonça Gomes Barcellos Glória Maria Sarnaglia Inês Mauad Marcella Nossodeli

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 FENOLOGIA REPRODUTIVA DO CUMARU (Dipteryx

Leia mais

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria

BI63B - ECOSSISTEMAS. Profa. Patrícia C. Lobo Faria BI63B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria pclfaria@uol.com.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Fonte: http://www.portalescolar.net http://exame.abril.com.br/mundo/noticias /fotografa-retrata-urso-polar-no-articoem-pele-e-osso

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO495 Conservação da Fauna Silvestre

Programa Analítico de Disciplina ZOO495 Conservação da Fauna Silvestre 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa PROCI-FD1999.00006 CPPSE 1999 FD-1999.00006 '.~ Embrapa Pecuária Sudeste Empresa Brasileira de Pesquisa 1999 FD-1999.00006 E~a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA A Embrapa foi criada

Leia mais

BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA

BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA // QUESTÃO 01 O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo. // QUESTÃO 01 A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA ESPÉCIE Catharanthus roseus

Leia mais

Características Ecológicas dos Açudes (Reservatórios) do Semi-Árido

Características Ecológicas dos Açudes (Reservatórios) do Semi-Árido Características Ecológicas dos Açudes (Reservatórios) do Semi-Árido Reservatórios ocupam hoje cerca de 600.000 km 2 de águas represadas em todo o planeta. A construção de reservatórios tem origem muito

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Biomas brasileiros. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Biomas brasileiros. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Conceitos fundamentais II Fatores físicos que influenciam na formação dos biomas III Tipos de biomas brasileiros IV

Leia mais

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia 76 as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia do rio Vacacaí Mirim apresenta um agravante que é

Leia mais

ANÁLISE AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO POJUCA MATA DE SÃO JOÃO / CAMAÇARI BAHIA. Carlos Alves de Freitas Júnior¹. Fabrine dos Santos Lima²

ANÁLISE AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO POJUCA MATA DE SÃO JOÃO / CAMAÇARI BAHIA. Carlos Alves de Freitas Júnior¹. Fabrine dos Santos Lima² ANÁLISE AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO POJUCA MATA DE SÃO JOÃO / CAMAÇARI BAHIA Carlos Alves de Freitas Júnior¹ Fabrine dos Santos Lima² Pedro Brizack Nogueira³ 1 Geógrafo, Técnico em Geoprocessamento -

Leia mais

PROJETO: SETH REFLORESTA

PROJETO: SETH REFLORESTA PROJETO: SETH REFLORESTA Em uma atitude inusitada em todo o País o SETH (SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO) através de seu Presidente Sergio Paranhos

Leia mais

Figura 1 Corredor de Biodiversidade Miranda Serra da Bodoquena e suas unidades de conservação

Figura 1 Corredor de Biodiversidade Miranda Serra da Bodoquena e suas unidades de conservação Apresentação Os Corredores de Biodiversidade são grandes unidades de planejamento que têm como principal objetivo compatibilizar a conservação da natureza com um desenvolvimento econômico ambientalmente

Leia mais

LEVANTAMENTO DA AVIFAUNA DO CAMPUS DO IFC-CAMBORIÚ

LEVANTAMENTO DA AVIFAUNA DO CAMPUS DO IFC-CAMBORIÚ LEVANTAMENTO DA AVIFAUNA DO CAMPUS DO IFC-CAMBORIÚ Autores : Pedro Antonio SCHWARZER; Sandro Roberto Campos JÚNIOR; Edson João MARIOT. Identificação autores: Pedro Antonio SCHWARZER e Sandro Roberto Campos

Leia mais

QGIS PARA DELIMITAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB

QGIS PARA DELIMITAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB QGIS PARA DELIMITAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO MONTEIRO-PB Autor (1) Éder Geovani da Paz Oliveira; Orientador (2) Prof. Dr. Hermes Alves de Almeida Introdução (1) Universidade

Leia mais

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq Biotecnologias da Reprodução em Bubalinos - Parte 1 Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq andrejorge@fmvz.unesp.br Número reduzido de Rebanhos Selecionados

Leia mais

Fauna de paisagens agrícolas do estado de São Paulo, Brasil

Fauna de paisagens agrícolas do estado de São Paulo, Brasil Fauna de paisagens agrícolas do estado de São Paulo, Brasil Luciano M. Verdade, Ph.D. Professor Associado III Universidade de São Paulo / CENA / Laboratório de Ecologia Isotópica lmverdade@usp.br FAPESP

Leia mais

COMPORTAMENTO DE UM GRUPO DE CAPIVARAS EM UMA ÁREA URBANIZADA

COMPORTAMENTO DE UM GRUPO DE CAPIVARAS EM UMA ÁREA URBANIZADA COMPORTAMENTO DE UM GRUPO DE CAPIVARAS EM UMA ÁREA URBANIZADA [Behavior of a group of capybaras in an urban area] Marcos Vinícius Rodrigues 1,*, Tarcízio Antônio Rego de Paula 1, Letícia Bergo Coelho Ferreira

Leia mais

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares ECOLOGIA Conceitos fundamentais e relações alimentares A ECOLOGIA estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente onde vivem. Assunto da atualidade: crescimento exagerado da população

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA Contaminação por ovos e larvas de helmintos em areia de praças públicas na cidade de Taguatinga-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO A maior quantidade de energia é encontrada nos produtores, representados pelos vegetais e indicados pela letra [A]. A produção de matéria orgânica pela vegetação ocorre por meio da fotossíntese. A reciclagem

Leia mais

Protocolo de identificação de áreas de soltura Proposta preliminar

Protocolo de identificação de áreas de soltura Proposta preliminar Protocolo de identificação de áreas de soltura Proposta preliminar Este protocolo apresenta os requisitos gerais a serem considerados na identificação de áreas de soltura visando à reintrodução ou ao revigoramento

Leia mais

Camila Ferreira da Silva1 ** Edson Fontes de Oliveira2 *** Elissa Mariana Faria da Cunha3

Camila Ferreira da Silva1 ** Edson Fontes de Oliveira2 *** Elissa Mariana Faria da Cunha3 ESTRUTURA E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES DE CAPIVARAS (Hydrochoerus hydrochaeris) EM UMA ÁREA ABERTA E EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA O MANEJO * Camila Ferreira da Silva1 ** Edson Fontes de

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 001/2019

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 001/2019 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Relação entre o tamanho dos indivíduos e o espaço utilizado por Iguana iguana em Praias do Rio das Mortes, Novo Santo Antônio, MT

Relação entre o tamanho dos indivíduos e o espaço utilizado por Iguana iguana em Praias do Rio das Mortes, Novo Santo Antônio, MT Relação entre o tamanho dos indivíduos e o espaço utilizado por Iguana iguana em Praias do Rio das Mortes, Novo Santo Antônio, MT Ângelo Zerbini, Denis Silva Nogueira, Edmar Almeida de Oliveira, Joseana

Leia mais

Definindo Corredores de Biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Iniciativa: Apoio:

Definindo Corredores de Biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Iniciativa: Apoio: Definindo Corredores de Biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu Iniciativa: Apoio: CORREDORES ECOLÓGICOS Uma das estratégias mais eficientes para proteger as espécies e os ecossistemas que existem

Leia mais

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 6. Contextualização. Adequação Ambiental. Prof. Francisco W.

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 6. Contextualização. Adequação Ambiental. Prof. Francisco W. Recuperação de Áreas Degradadas Aula 6 Prof. Francisco W. von Hartenthal Organização da Aula Adequação Ambiental e Biologia da Conservação 1. Adequação Ambiental de Atividades Produtivas 2. Preservação,

Leia mais

EFEITO DO MANEJO DE CAPIVARAS NA OCORRÊNCIA DE CARRAPATOS EM ÁREAS COM TRÂNSITO DE HUMANOS

EFEITO DO MANEJO DE CAPIVARAS NA OCORRÊNCIA DE CARRAPATOS EM ÁREAS COM TRÂNSITO DE HUMANOS HOLOS Environment, v.12 n.2, 2012 - P. 250 EFEITO DO MANEJO DE CAPIVARAS NA OCORRÊNCIA DE CARRAPATOS EM ÁREAS COM TRÂNSITO DE HUMANOS CAPYBARAS MANAGEMENT EFFECT ON OCCURRENCE OF TICKS IN AREAS WITH PEOPLE

Leia mais

Zoneamento de risco de incêndios florestais para a bacia hidrográfica do Córrego Santo Antônio, São Francisco Xavier (SP)

Zoneamento de risco de incêndios florestais para a bacia hidrográfica do Córrego Santo Antônio, São Francisco Xavier (SP) Zoneamento de risco de incêndios florestais para a bacia hidrográfica do Córrego Santo Antônio, São Francisco Xavier (SP) Aline Kuramoto Gonçalves Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP Campus Botucatu

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

Módulo Bentos. Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente

Módulo Bentos. Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente Curso de Atualização em Ecologia e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente Módulo Bentos Equipe envolvida: Prof. Marcos Callisto Joseline Molozzi doutoranda ECMVS-UFMG Bacia do rio das velhas

Leia mais

Natália Miranda Marques Curso de Ciências Biológicas

Natália Miranda Marques Curso de Ciências Biológicas Trabalho de Conclusão de Curso Levantamento da Mastofauna da Reserva Ecológica da Vallourec e Mannesmann Tubes V&M do Brasil, localizada na Região do Barreiro em Belo Horizonte/MG Natália Miranda Marques

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE URBANAS DE PATROCÍNIO MG

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE URBANAS DE PATROCÍNIO MG Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE URBANAS

Leia mais

EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EDITAL Nº 04/2017 O Chefe Geral da Unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia,

Leia mais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Deixai-nos amar as árvores As árvores nos querem bem Nos seus brotos verdes Corre o sangue eterno de Deus. Outrora a madeira quis endurecer Então Cristo nela se pendurou

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental

Plano de Gestão Ambiental Plano de Gestão Ambiental Abril/2017 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) apresenta o conjunto de atividades e ferramentas de gerenciamento e monitoramento, adotadas com a finalidade de embasar decisões empresariais

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO TERRITORIAL PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM MINAS GERAIS Executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna

Leia mais

A comunidade é um conjunto de populações de diferentes espécies existentes num determinado espaço durante um período de tempo

A comunidade é um conjunto de populações de diferentes espécies existentes num determinado espaço durante um período de tempo Comunidade A comunidade é um conjunto de populações de diferentes espécies existentes num determinado espaço durante um período de tempo Pode ser caracterizada pela -composição de espécies -diversidade

Leia mais

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS CONTROLE DA POLUIÇÃO

Leia mais

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite

Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite Avaliação da produção de leite e incidência de mastite nas propriedades assistidas pelo Programa Mais Leite André da Mata CARVALHO 1 ; Jéssica Samara Leão SIMÕES 1 ; Marlon Moraes MARTINS 1 ; Joiciane

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

FLEXIBILIDADE COMPORTAMENTAL EM PRIMATAS

FLEXIBILIDADE COMPORTAMENTAL EM PRIMATAS Universidade de Brasília Departamento de Processos Psicológicos Básicos Seminário em Ciências do Comportamento Período: 02/2016 Professora: Elenice Seixas Hanna FLEXIBILIDADE COMPORTAMENTAL EM PRIMATAS

Leia mais

ZOOTECNIA I (Suínos) Sistemas de produção de suínos. Sistemas de produção de suínos 01/04/2014

ZOOTECNIA I (Suínos) Sistemas de produção de suínos. Sistemas de produção de suínos 01/04/2014 UNIVESIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias ZOOTECNIA I (Suínos) Prof.Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia lhauschild@fcav.unesp.br

Leia mais

BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES TEORIA E PRÁTICA

BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES TEORIA E PRÁTICA BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES TEORIA E PRÁTICA Prof. Durval da Silva Filho Turdus rufiventris Biólogo - CRBio 72.738/01-D BIOLOGIA, DIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE AVES As aves no Brasil

Leia mais

Corredor Ecológico. do Muriqui. PE Desengano PE Três Picos. Resultados da Primeira Fase

Corredor Ecológico. do Muriqui. PE Desengano PE Três Picos. Resultados da Primeira Fase Corredor Ecológico do Muriqui PE Desengano PE Três Picos Resultados da Primeira Fase Diagnóstico do Corredor Fevereiro a julho de 2009; Compilação de dados secundários e coleta de informações junto àinstituições

Leia mais

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Biologia Disciplina Educação Ambiental Profa. Lúcia de Fátima Estevinho Guido Monitores: Daniella, Lucas, Mayara e Vanessa AULA DE CAMPO Visita ao Parque

Leia mais

Sejam muito bem vindos

Sejam muito bem vindos Sejam muito bem vindos CONTEÚDO - Histórico do evento - Tema central do evento - 12 temas gerais - Forma do evento - Conferências e palestras - MEMÓRIA - Workshop Savanas: demandas para a pesquisa MEMÓRIA

Leia mais

Diversidade microbiana em áreas sob vegetação nativa do bioma Cerrado

Diversidade microbiana em áreas sob vegetação nativa do bioma Cerrado Diversidade microbiana em áreas sob vegetação nativa do bioma Cerrado Maria Regina Sartori Goiânia, 20 de outubro de 2016 Abrindo a caixa preta... O que nós colocamos na caixa? Introdução retirada da vegetação

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SUA ABUNDÂNCIA EM UMA FLORESTA

Leia mais

-ECOLOGIA APLICADA. Espécies símbolos. Prevenção da Poluição. Conservação de áreas. Preservação da diversidade genética bbbb

-ECOLOGIA APLICADA. Espécies símbolos. Prevenção da Poluição. Conservação de áreas. Preservação da diversidade genética bbbb -ECOLOGIA APLICADA * É o estudo dos efeitos causados pelo homem nos sistemas ecológicos, e o consequente manejo desses sistemas e recursos em benefício da sociedade. Espécies símbolos Questões Prevenção

Leia mais

Fonte da imagem:

Fonte da imagem: As queimadas são um dos principais problemas ambientais da atualidade. Já aconteceu queimada próximo da sua casa? Você já viu uma queimada? O nosso estado é o oitavo, dos 26 estados brasileiros, em maior

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO EMENTA MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO DISCIPLINA: Solos nos domínios morfoclimáticos do Cerrado EMENTA: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização

Leia mais

B U R N U O N O BA B T A IS I T S A

B U R N U O N O BA B T A IS I T S A PECU Á RIA BRUNO BATISTA Conceito de Pecuária : A palavra pecuária vem do latim pecus, que significa cabeça de gado. Ela é praticada desde o período Neolítico (Idade da Pedra Polida), quando o homem teve

Leia mais