FICHA DE SEGURANÇA De acordo com a norma NBR :2014

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA DE SEGURANÇA De acordo com a norma NBR :2014"

Transcrição

1 Página 1 de 4 Data da emissão: 05/04/2013 No. da revisão: Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação Referência do produto: Nome do produto: Identificação da sociedade/empresa Empresa: ORTO-TOLIDINA CONTROL LAB COM. DE PROD. P/LAB. LTDA Rua Niterói, 81, CEP São Jose dos Pinhais - Paraná - Brasil Tel (0xx41) Fax (0xx41) Identificação de perigos CLASSIFICAÇÃO DE PERIGO DO PRODUTO (ABNT NBR ) Carcinogenicidade (Categoria 1B) Toxicidade aguda, Oral (Categoria 4) Toxicidade crônica para o ambiente aquático (Categoria 2) ELEMENTOS APROPRIADOS DA ROTULAGEM (ABNT NBR ) Pictogramas: Palavra de Advertência: Perigo Frases de Perigo: H302 Nocivo por ingestão. H350 Pode provocar cancro. H411 Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros. Frases de Precaução: P201 Pedir instruções específicas antes da utilização. P273 Evitar a libertação para o ambiente. P308 + P313 EM CASO DE exposição ou suspeita de exposição: consulte um médico. NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION (NFPA)

2 Página 2 de 5 3. Composição e informação sobre os ingredientes Nome comum: Orto-olidina. Sinônimos: 3,3 -Dimetilbenzidina 4,4 -Bianisidina N CAS: Peso molecular: 212,29 Fórmula molecular: C 14H 16N 2 4. Medidas de primeiros socorros Recomendações gerais: Consular um médico. Mostrar esta FISPQ ao médico. Remover pessoal para área segura. Após a inalação: Exposição ao ar fresco. Em caso de parada respiratória usar respiração artificial. Chamar médico. Após contato com a pele: Lavar com sabão e abundantemente com água. Consultar um médico. Após contato com os olhos: Lavar abundantemente com água por pelo menos 15 minutos. Consultar um médico. Após a ingestão: Se consciente, exaguar a boca com água. Consultar um médico 5. Medidas de combate a incêndio Meios adequados de extinção: Água pulverizada, espuma resistente ao álcool, produto químico seco e CO2. Equipamento especial de proteção para o combate ao incêndio: Não ficar na zona de perigo em aparelhos respiratórios autônomos apropriados para a respiração independente do ambiente. subterrâneas. 6. Medidas de controle para derramamento ou vazamentos Medidas de proteção para as pessoas: Usar equipamento de proteção pessoal. Evitar a formação e inalação de pós. Garantir ventilação de proteção adequada. Evacuar pessoal para área de segurança. Precauções ambientais: Prevenir dispersão ou derramamento ulterior se for seguro fazê-lo. Não permitir a entrada do produto no sistema de esgotos. O descarte no meio ambiente deve ser evitado. Procedimentos de limpeza / absorção: Recolher e disponibilizar para descarte evitando a formação de pós. Manter em recipientes fechados adequados para a eliminação. 7. Manuseio e armazenamento MANUSEIO Evitar a formação de pós e aerossóis. Providenciar ventilação com exaustão apropriada em locais onde há formação de pós. Medidas usuais de proteção preventiva contra incêndio. Manipular sob gás inerte. ARMAZENAMENTO Conservar hermeticamente fechado, em local seco, bem ventilado e sob gás inerte. Produto sensível à luz e ar.

3 Página 3 de 5 8. Controle de exposição e proteção individual CONTROLE DE EXPOSIÇÃO: Medidas de controle de engenharia: Ventilação local adequada, sistema de exaustão e outros controles de engenharia necessários para manter os níveis de exposição abaixo dos limites recomendados. Chuveiros de emergência e lava-olhos devem estar próximos ao local de trabalho. PROTEÇÃO INDIVIDUAL: As características dos meios de proteção para o corpo devem ser selecionadas em função da concentração e da quantidade das substâncias tóxicas de acordo com as condições específicas do local de trabalho. A resistência dos meios de proteção aos agentes químicos deve ser esclarecida junto dos fornecedores. Proteção respiratória: Utilizar proteção nos casos em que a avaliação de risco mostrar que os respiradores purificadores do ar são apropriados. Proteção dos olhos: Usar óculos de segurança. Proteção das mãos: Utilizar luvas. Proteção do corpo e pele: Escolher proteção corporal de acordo com a concentração de substâncias perigosas no local de trabalho. Higiene Industrial: Evitar contato com a pele, olhos e roupas. Lavar as mãos antes de paradas e imediatamente após o manuseio do produto.. 9. Propriedades físico-químicas Forma: Pó Temperatura de ignição: Não disponível Cor: Marrom claro Ponto de fulgor: 100 C (212 F) (câmara fechada) ph: Não disponível Limite de explosão: Não disponível Ponto de fusão: C ( F) (Literatura) Solubilidade em água: Pouco solúvel Ponto de ebulição: 200 C (392 F) (1,013 hpa) Coeficiente de partição octanol água: 2, Estabilidade e reatividade Estabilidade de armazenamento: Estável sob as condições recomendadas de armazenamento. Materiais a evitar: Agentes oxidantes fortes. Produtos de decomposição perigosa: Produtos perigosos de decomposição formados durante os incêndios: Óxidos de carbono e óxidos de nitrogênio (NOx).

4 Página 4 de Informações toxicológicas TOXICIDADE AGUDA: LD50 (oral, rato): 404 mg/kg CARCINOGENICIDADE: Este produto é ou contém um componente que é identificado como carcinogênico provável, baseado na classificação do IARC, ACGIH, NTP e EPA. IARC: 2B - Grupo 2B: Possivelmente carcinogênico para humanos. NTP: Razoavelmente previsível para ser carcinogênico para seres humanos. OSHA: Nenhum componente deste produto, em níveis iguais ou superiores a 0,1%, foi identificado como um agente cancerígeno ou potencial cancerígeno pela OSHA. OUTRAS INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS: Após inalação: Pode ser perigoso. Pode causar irritação do aparelho respiratório. Após contato com a pele: Pode ser perigoso se absorto pela pele. Pode causar irritação. Após contato com os olhos: Pode causar irritação. Após ingestão: Tóxico. Órgãos alvo: Fígado, rins, trato gastrintestinal e medula óssea. 12. Informações ecológicas DEGRADABILIDADE: Não disponível. ECOTOXICIDADE: Efeitos biológicos: Tóxico para organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Toxicidade em Daphnia: Daphnia magna EC : 1,5 mg/l/24h. Daphnia magna EC 50 : 3,2 mg/l/24h. DADOS ECOLÓGICOS ADICIONAIS: Não se pode excluir perigo para o ambiente no caso de manipulação não-profissional ou eliminação. 13. Considerações sobre tratamento e disposição Descartar o produto, seus resíduos e suas embalagens de acordo com todos os regulamentos ambientais federais, estaduais e locais. Dissolver ou misturar o material com um solvente combustível e queimar em um incinerador de produto químico equipado com um pós-combustor e purificador. 14. Informações sobre transporte TERRESTRE (DOT) Nome apropriado para embarque: SUBSTÂNCIA QUE APRESENTA RISCO PARA O MEIO AMBIENTE, SÓLIDA, N.E.

5 Página 5 de 5 Classe de Risco: 9 Número de Risco: 90 HIDROVIÁRIO (IMDG) N EMS: F-A, S-F Poluente marinho: Poluente marinho severo Nome apropriado para embarque: ENVIRONMENTALLY HAZARDOUS SUBSTANCE, SOLID, N.O.S. AÉREO (CAO-PAX) Classe de Risco: 9 Nome apropriado para embarque: ENVIRONMENTALLY HAZARDOUS SUBSTANCE, SOLID, N.O.S. 15. Regulamentações NORMA ABNT NBR : Outras Informações As informações acima foram obtidas de fontes confiáveis. Embora estas não sejam totalmente abrangentes, apresentam um vasto conhecimento referente às características do produto, devendo ser usadas como um guia. A Control Lab não deverá ter responsabilidade legal por quaisquer danos resultantes do manuseio ou do contato com o produto acima.