PROGRAMA GLOBAL BUSINESS PROJECT EDITAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA GLOBAL BUSINESS PROJECT EDITAL"

Transcrição

1 Rio de Janeiro, 08 de outubro de PROGRAMA GLOBAL BUSINESS PROJECT EDITAL A Coordenação da Graduação da FGV/EBAPE e o Dept. de Relações Internacionais da FGV/EBAPE anunciam a abertura das inscrições para o programa GLOBAL BUSINESS PROJECTS GBP. I - O PROGRAMA Lançado há quase 10 anos, o GBP é um programa desenvolvido pela Kenan-Flagler, escola de negócios da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos, que utiliza a metodologia de aprendizado baseado em projetos de consultoria. Em parceria com a FGV/EBAPE e outras universidades de renome, o GBP visa a proporcionar uma oportunidade aos alunos participantes de fazerem consultoria em grandes empresas globais. O objetivo principal do Global Business Project é a formação de executivos globais por meio de ações reais em empresas de classe mundial, reunindo alunos de MBA (cerca de 3-4), e graduação (cerca de 2), além de um ou mais professores-orientadores, de diferentes instituições dos Estados Unidos. A FGV/EBAPE selecionará os 10 melhores alunos inscritos, com a finalidade de recomendar à Coordenação do GBP 2 a 3 alunos (porém, dependendo da quantidade de parceiros institucionais, esse número pode ser maior ou menor). Para mais informações sobre o GBP e seus projetos, consulte II - PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA A) CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO: Ser aluno de graduação da EBAPE, EPGE ou FGV Direito; No ato da inscrição, o aluno deverá ter, pelo menos, completado o primeiro período do programa de graduação; Possuir C.R. mínimo de 6.0; Possuir proficiência na língua inglesa; Ser extremamente motivado e disposto a trabalhar num projeto intensivo; Entregar pessoalmente, ao Depto. de Relações Internacionais da EBAPE, a documentação completa (listada abaixo) até o prazo final (não serão considerados candidatos que entregarem somente parte da documentação exigida); Participação em atividades extracurriculares tais como Empresa Júnior, Enactus, D.A., AIESEC, trabalho voluntário, etc. é desejável e será considerado critério para desempate.

2 B) DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES: Os candidatos serão selecionados mediante os critérios descritos acima e os documentos cuja distribuição do peso se dará da seguinte forma: DOCUMENTO O QUE O DOCUMENTO MEDE FORMATO PESO C.R. Desempenho acadêmcio Boletim 30% Proficiência em inglês Capacidade do aluno de poder participar efetivamente do programa e, quando necessário, ser interlocutor para os colegas estrangeiros Certificado de teste de proficiência que comprove conhecimento da língua a nível B2, de acordo com a C.E.F.R. (Vide Anexo I). Caso o aluno não possua certificado, ele/ela deverá agendar um exame junto ao Depto. de Relações Internacionais da EBAPE 30% Carta de Motivação Currículo Carta de Recomendaçao de Docente C) SELEÇÃO: Empenho, motivação, adequação, capacidade de escrita Desempenho acadêmico e (se pertinente) profissional, vivência, engajamento, integração social Desempenho acadêmico e capacidade do aluno para atender aos critérios do programa Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e máximo de 2 páginas. Em português Livre (atentar para os erros de português) 20% 10% Livre 10% 1. Todos os alunos interessados deverão se inscrever através do site dentro do período de 9 a 23 de outubro 2. Os alunos inscritos deverão enviar ao setor de Relações Internacionais os documentos descritos acima. 3. A Coordenação do GBP irá enviar à EBAPE cópias dos formulários dos alunos inscritos em seu site. 4. A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: a. Na primeira etapa, os candidatos serão classificados com base na pontuação obtida na análise documental. Os melhores candidatos serão convidados a participarem da segunda etapa. b. Na segunda etapa, os candidatos serão entrevistados pela banca composta por membros do Centro de Graduação e a Área Internacional que fará então uma classificação final para recomendação à coordenação do GBP. 5. A Coordenação do GBP, em consulta com a EBAPE, selecionará o(s) aluno(s) contemplados para participar do programa D) INVESTIMENTO: Os alunos que participarem deste programa receberão um Certificado de Participação, e também poderão validar o tempo investido como disciplina optativa (para alunos da EBAPE). Para participar do programa, os alunos deverão pagar ao GBP o valor de US$ Este montante cobrirá despesas dos programa, além de acomodação e refeições durante o Launch Weekend.

3 CRONOGRAMA 2015: 09 a 23/10 - Inscrição Online no site da Kenan-Flagler. 23/10 Prazo final para a entrega da documentação completa ao Depto. de Relações Internacionais da EBAPE (Sala 423) até as 18h 23/10 a 2/11 entrevistas com a banca examinadora, composta por composta por membros do Centro de Graduação e a Área Internacional 3/11 Envio das recomendações à Coordenação do GBP 4/11 Anúncio dos alunos aceitos pela EBAPE e Coordenação do GBP Timeline do Programa Meados novembro 2015 Seleção e notificação dos times e clientes/projetos janeiro, Launch Weekend em Chapel Hill, NC Os alunos selecionados não serão obrigados (embora possam se desejarem) a participar deste Launch Weekend fisicamente, porém espera-se participação virtual. Fevereiro-Maio Virtual project work (trabalho em equipe, com orientação de professores em contato com o cliente) maio, In-Country Orientation Weekend maio, In-Country / Client Site (no caso, o aluno brasileiro participaria no Brasil e poderá ter o papel de interlocutor/tradutor) maio, Apresentação final pela equipe ao cliente (a data exata será definida pelo professor orientador e o cliente)

4 ANEXO I CEFR O Common European Framework of Reference for Languages- CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) é uma orientação utilizada para descrever os resultados dos estudantes de línguas estrangeiras na Europa e, cada vez mais, em outros países ( por exemplo, na Colômbia e Filipinas). Este quadro foi elaborado pelo Conselho da Europa como a parte principal do projeto " Aprendizagem de línguas para a Cidadania Europeia ", entre 1989 e O seu principal objetivo é proporcionar um método de aprendizagem, ensino e avaliação que se aplica a todas as línguas da Europa. Em novembro de 2001, uma resolução do Conselho da União Europeia recomendou o uso do CEFR na criação de sistemas de validação de competências linguísticas. Os seis níveis de referência ( ver abaixo) estão se tornando amplamente aceitos como o padrão europeu para classificar a competência linguística de um indivíduo. O Quadro Europeu Comum divide o conhecimento dos alunos em três categorias, A, B e C, cada uma com duas subdivisões: Em Português do Brasil A Falante básico A1 Iniciante A2 Básico B Falante independente B1 Intermediário B2 Usuário independente C Falante proficiente C1 Proficiência operativa eficaz C2 Domínio pleno Nível Descrição A1 Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

5 A2 Pode entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego. Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas. B1 Pode entender os principais sobre assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo). Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições. Além disso pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões. B2 É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções. C1 É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto. C2 É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenos matizes de significado, inclusive em situações de maior complexidade.

6 Tabela de equivalência com outros exames de proficiência linguística CEFR level Goethe Institute CIEP /Alliance françaisediplomas Cambridge exam TOEIC TOEFLIT P 1 TOEFLIBT 1 Zentrale Oberstufenpr C2 üfung, Kleines Deutsches TCF C2 /DALF C2 / DHEF CPE, Graduação A no CAE IV Sprachdiplo m C1 Goethe- Zertifikat C1 TCF C1 /DALF C1 / DSLCF Graduação B ou C nocae III B2 Zertifikat Deutsch für den Beruf TCF B2 /DELF B2 / Diplôme de Langue FCE II B1 Zertifikat Deutsch TCF B1 /DELF B1 / CEFP 2 PET I A2 Start Deutsch 2 TCF A2 /DELF A2 / CEFP 1 KET A1 Start Deutsch 1 TCF A1 /DELF A

CHAMADA WORKSHOP RESEARCHER CONNECT

CHAMADA WORKSHOP RESEARCHER CONNECT CHAMADA WORKSHOP RESEARCHER CONNECT A Coordenadora Institucional do Researcher Connect na Universidade Federal do Paraná, nomeada sob as regras da chamada 17/2018 da Fundação Araucária, no uso de suas

Leia mais

Cursos de curta duração para o desenvolvimento de habilidade em comunicação científica

Cursos de curta duração para o desenvolvimento de habilidade em comunicação científica EDITAL COPG/PRPPG 035/2018 CHAMADA PRPPG RESEARCH CONNECT Cursos de curta duração para o desenvolvimento de habilidade em comunicação científica A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por intermédio

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº11/PROP/2017

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº11/PROP/2017 Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Núcleo de Relações Internacionais EDITAL Nº11/PROP/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE CURTA DURAÇÃO RESEARCHER CONNECT

Leia mais

Biblioteca da Escola de Idiomas. Guia do usuário

Biblioteca da Escola de Idiomas. Guia do usuário Biblioteca da Escola de Idiomas Guia do usuário Índice Páginas Introdução 3 Seções The Week this week/a notícia da semana Vocabulary/Vocabulário Grammar/ Gramática. YES! Magazine Tipos de exercícios Recomendações

Leia mais

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional. Proficiência em Línguas

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional. Proficiência em Línguas 1. Qual língua? Proficiência em Línguas Aquela determinada pela IES parceira no exterior. 2. Qual é o nível de proficiência em língua? Aquele determinado pela IES parceira no exterior....eventualmente:

Leia mais

EBAPE/RI/ nº 003/16 INTERNATIONAL BUSINESS EDUCATION ALLIANCE - IBEA

EBAPE/RI/ nº 003/16 INTERNATIONAL BUSINESS EDUCATION ALLIANCE - IBEA Rio de janeiro, 02 de maio de 2016 EBAPE/RI/ nº 003/16 INTERNATIONAL BUSINESS EDUCATION ALLIANCE - IBEA A FGV/EBAPE, por intermédio de sua Área de Relações Internacionais, anuncia a abertura do processo

Leia mais

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos RESOLUÇÃO PROF-ÁGUA Nº 002/2017 Define critérios para obtenção da Suficiência em Língua Estrangeira no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos Prof-Água, para

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016

CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADE ACADÊMICA ATIVIDADE: INNOVA CEFET-MG Belo Horizonte, 31 de maio de 2016 A Coordenadora da Atividade "Equipe de Inovação:

Leia mais

CURSOS REGULARES (64 h/aula)

CURSOS REGULARES (64 h/aula) CURSOS REGULARES (64 h/aula) O Goethe-Institut Rio de Janeiro oferece cursos extensivos, intensivos, superintensivos e semipresenciais. Após um teste individual de nivelamento, você inicia o seu curso

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO 2018 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de aula

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Fevereiro Junho 2017 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de aula

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Outubro 2017 Fevereiro 2018 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Outubro 2017 Fevereiro 2018 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. Cursos de alemão Aprenda alemão com profissionais: O Goethe-Institut do Porto oferece uma vasta

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO 2018 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. Cursos de alemão Aprenda alemão com profissionais: O Goethe-Institut do Porto oferece uma vasta gama de

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Fevereiro Junho 2017 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. Cursos de alemão Aprenda alemão com profissionais: O Goethe-Institut do Porto oferece uma vasta gama de

Leia mais

EDITAL 01/2019 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA UENF

EDITAL 01/2019 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA UENF EDITAL 01/2019 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA UENF O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP),

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO OUTUBRO 2018 FEVEREIRO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland.

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO OUTUBRO 2018 FEVEREIRO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO OUTUBRO 2018 FEVEREIRO 2019 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS PARA EMPRESAS Procura um curso de alemão flexível? Concebemos consigo o curso ideal para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PPGFIL/UNB Nº 3/2017 (Retifica Edital PPGFIL nº2/2017)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PPGFIL/UNB Nº 3/2017 (Retifica Edital PPGFIL nº2/2017) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PPGFIL/UNB Nº 3/2017 (Retifica Edital PPGFIL nº2/2017) SELEÇÃO DE CANDIDATAS E CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Enquadramento legal da avaliação

Leia mais

CHAMADA INTERNA 03/ SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE BOLSISTAS - DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES

CHAMADA INTERNA 03/ SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE BOLSISTAS - DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Curso de Mestrado e Doutorado CHAMADA INTERNA 03/2019 - SELEÇÃO DE CANDIDATURAS

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO MARÇO SETEMBRO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland.

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO MARÇO SETEMBRO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO MARÇO SETEMBRO 2019 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. O nosso instituto APRENDER E VIVER A LINGUA ALEMÃ O Goethe-Institut é a porta de entrada para a língua,

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland.

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO Goethe-Institut Porto. Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO 2019 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS PARA EMPRESAS Procura um curso de alemão flexível? Concebemos consigo o curso ideal para colaboradores,

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO OUTUBRO 2018 FEVEREIRO 2019 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS PARA EMPRESAS Procura um curso de alemão flexível? Concebemos consigo o curso ideal para

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2017/2018 Português Língua Não Materna - 1º e 2.º ciclos Os alunos de Português Língua Não Materna que se encontram

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PENSOU INTERCÂMBIO, PENSOU UNINORTE INTERCÂMBIO SEMESTRAL

EDITAL Nº 01/2018 PENSOU INTERCÂMBIO, PENSOU UNINORTE INTERCÂMBIO SEMESTRAL EDITAL Nº 01/2018 PENSOU INTERCÂMBIO, PENSOU UNINORTE INTERCÂMBIO SEMESTRAL 2019.1 Dispõe sobre a seleção de estudantes para participação no Programa de Mobilidade Internacional para realização de intercâmbio

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS CLÍNICOS VAGAS BILATERAIS E UNILATERAIS 2010/2011 OBJECTIVOS

REGULAMENTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS CLÍNICOS VAGAS BILATERAIS E UNILATERAIS 2010/2011 OBJECTIVOS REGULAMENTO INTERCÂMBIOS CLÍNICOS Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra Rua Larga, 4º andar 3004-504, Coimbra REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS CLÍNICOS VAGAS BILATERAIS E UNILATERAIS 2010/2011

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS - DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS - DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Curso de Mestrado e Doutorado EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS - DOUTORADO

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Etapa 1: Da inscrição:

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Etapa 1: Da inscrição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Fevereiro Junho 2015 Goethe-Institut Porto Sprache. Kultur. Deutschland. Nível QECR* Níveis GI e UL* acumuladas Exame Descrição dos níveis conforme QECR (Quadro Europeu Comum

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA EDITAL 010/2017 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO FEVEREIRO JUNHO 2019 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. CURSOS PARA EMPRESAS Procura um curso de alemão flexível? Concebemos consigo o curso ideal para colaboradores,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 2 PARA O LABORATÓRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO LABINT

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 2 PARA O LABORATÓRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO LABINT UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 2 PARA O LABORATÓRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO LABINT TÍTULO DO PROJETO: LABORATÓRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO -

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Poderão participar do processo seletivo

Leia mais

SELEÇÃO DE PESQUISADORES DO IFSC PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO RESEARCHER CONNECT

SELEÇÃO DE PESQUISADORES DO IFSC PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO RESEARCHER CONNECT EDITAL N º 38/PROPPI/2017 CHAMADA 2017 SELEÇÃO DE PESQUISADORES DO IFSC PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO RESEARCHER CONNECT EXECUÇÃO: NOVEMBRO DE 2017 A MARÇO DE 2018. 1/9 APRESENTAÇÃO A reitora do Instituto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA EDITAL Nº 01, de 12 de fevereiro de 2019 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público aos doutorandos do PPGG o presente

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 12, DE 7 DE AGOSTO DE 2018

PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 12, DE 7 DE AGOSTO DE 2018 PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 12, DE 7 DE AGOSTO DE 2018 SELEÇÃO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CONVÊNIO ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E A EMINES SCHOOL

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS - STIPENDIUM HUNGARICUM

PROGRAMA DE BOLSAS - STIPENDIUM HUNGARICUM PROGRAMA DE BOLSAS - STIPENDIUM HUNGARICUM O programa de bolsas de estudos Stipendium Hungaricum oferece vagas em instituições de ensino superior húngaras para estudantes brasileiros em várias áreas de

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE CA FOSCARI DE VENEZA, ITÁLIA EDITAL DOUTORADO (MOBILIDADE)

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE CA FOSCARI DE VENEZA, ITÁLIA EDITAL DOUTORADO (MOBILIDADE) PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSIDADE CA FOSCARI DE VENEZA, ITÁLIA EDITAL DOUTORADO (MOBILIDADE) 1. Apresentação Este edital visa regulamentar a seleção de alunos de doutorado da UFRGS,

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DISPOSIÇÕES GERAIS CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2016 - PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CANADÁ/BRASIL PARA ESTUDANTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A Pró-Reitoria de Extensão/PROEXT faz saber que

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso de

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

ANEXO 3 NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ANEXO 3 NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANEXO 3 NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Os alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deverão cumprir como parte

Leia mais

Edital 01 / Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da CAPES

Edital 01 / Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da CAPES Edital 01 / 2018 Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da CAPES Em atendimento ao Edital Nº 47/2017 da Capes, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade

Leia mais

SELEÇÃO 2011 MESTRADO / DOUTORADO Edital de Retificação 03, de 28 de setembro de 2011

SELEÇÃO 2011 MESTRADO / DOUTORADO Edital de Retificação 03, de 28 de setembro de 2011 SELEÇÃO 2011 MESTRADO / DOUTORADO Edital de Retificação 03, de 28 de setembro de 2011 Considerando que, apesar da greve, os serviços dos Correios estão funcionando, com aceitação de despachos e efetivação

Leia mais

EDITAL N. I. nº 007/2018 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UNAERP VAGAS REMANESCENTES PARA 2019/1

EDITAL N. I. nº 007/2018 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UNAERP VAGAS REMANESCENTES PARA 2019/1 EDITAL N. I. nº 007/2018 PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL UNAERP VAGAS REMANESCENTES PARA 2019/1 Divulga a abertura do processo de pré-seleção de alunos de graduação da UNAERP (exceto Medicina) campus

Leia mais

EDITAL DARI/POLI Nº 03/18 EM 28 DE MARÇO DE 2018

EDITAL DARI/POLI Nº 03/18 EM 28 DE MARÇO DE 2018 EDITAL DARI/POLI Nº 03/18 EM 28 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO 2018/1 PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CAPES/BRAFITEC DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO GRUPO POLYTECH A Diretora Adjunta de Relações

Leia mais

EDITAL SEI DRII Nº 8/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA COM O GRUPO INSA 2019/2 ÍNDICE

EDITAL SEI DRII Nº 8/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA COM O GRUPO INSA 2019/2 ÍNDICE UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Diretoria de Relações Internacionais e Interins tucionais Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 3P, Térreo - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA CONIF/AI Nº 004/2018 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018

CHAMADA PÚBLICA CONIF/AI Nº 004/2018 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CANADÁ-BRASIL (CBSP) 2019-2020 O Conselho Nacional das Instituições

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

Programa de Instrutores UniCIT 2016

Programa de Instrutores UniCIT 2016 Programa de Instrutores UniCIT 2016 EDITAL Nº 002/2016 UNICIT, DE 26/09/2016 PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE INSTRUTORES A UniCIT torna pública a realização de processo seletivo para formação

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Os estudantes estrangeiros poderão inscrever-se com Passaporte, e se aprovados deverão apresentar o RNE no ato da matrícula.

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Os estudantes estrangeiros poderão inscrever-se com Passaporte, e se aprovados deverão apresentar o RNE no ato da matrícula. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATURAS A BOLSAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR ANO 2017/2018 Pelo presente Edital estão

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPROVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC-SP. Currículo 2014

REGULAMENTO DE COMPROVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC-SP. Currículo 2014 REGULAMENTO DE COMPROVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC-SP Currículo 2014 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS GERAIS Art. 1º A proficiência em duas línguas estrangeiras

Leia mais

CANDIDATO. Francês (nível mínimo) DALF, DELF ou TCF. Cert. do Instituto Goethe

CANDIDATO. Francês (nível mínimo) DALF, DELF ou TCF. Cert. do Instituto Goethe RESUMO DO EDITAL Nº 47/2017 - PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - 2017/2018 Os itens em destaques representam as principais mudanças ocorridas. GERAL Apenas alunos regularmente matriculados em

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF THE AEGEAN DA GRÉCIA EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO (MOBILIDADE)

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF THE AEGEAN DA GRÉCIA EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO (MOBILIDADE) PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF THE AEGEAN DA GRÉCIA EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO (MOBILIDADE) 1. Apresentação Este edital regulamenta a seleção de aluno de pós-graduação da UFRGS, na

Leia mais

Etapa 1: Da inscrição:

Etapa 1: Da inscrição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GEOGRAFIA HUMANA FFLCH/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA GEOGRAFIA HUMANA FFLCH/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA GEOGRAFIA HUMANA FFLCH/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana é constituída de nove professores

Leia mais

EDITAL DRII Nº009/2017

EDITAL DRII Nº009/2017 EDITAL DRII Nº009/2017 A DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA e a COORDENAÇÃO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS IsF DA fazem saber a todos quanto o presente Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS IHAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS IHAC UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS IHAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - MESTRADO ACADÊMICO SELEÇÃO 2018 ESTUDANTE

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF THE AEGEAN DA GRÉCIA EDITAL SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS (MOBILIDADE)

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF THE AEGEAN DA GRÉCIA EDITAL SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS (MOBILIDADE) PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF THE AEGEAN DA GRÉCIA EDITAL SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS (MOBILIDADE) 1. Apresentação Este edital regulamenta a seleção de servidores

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Departamento de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas EDITAL Nº 007/19-PDSE/PCF

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Departamento de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas EDITAL Nº 007/19-PDSE/PCF UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Departamento de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas ABRE INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS A BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF HUDDERSFIELD EDITAL DE MOBILIDADE PARA PROFESSOR

PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF HUDDERSFIELD EDITAL DE MOBILIDADE PARA PROFESSOR PROGRAMA ERASMUS+ ACORDO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITY OF HUDDERSFIELD EDITAL DE MOBILIDADE PARA PROFESSOR 1. Apresentação Este edital regulamenta a seleção de professor da UFRGS, nas áreas de Engenharia

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Etapa 1: Da inscrição:

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Etapa 1: Da inscrição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

Reitoria Diretoria de Relações Internacionais. O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

Reitoria Diretoria de Relações Internacionais. O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, em conjunto com Coordenadoria

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 28 de março de 2011. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017-ECI

EDITAL Nº 001/2017-ECI UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM ESCRITÓRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - ECI COMISSÃO PERMANENTE DE INTERNACIONALIZAÇÃO - CPInter PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL - GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2018/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE

EDITAL DE SELEÇÃO 2018/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE EDITAL DE SELEÇÃO 2018/2 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E DE MOBILIDADE DISCENTE IDIOMA: LÍNGUA INGLESA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL A Reitoria

Leia mais

Edital 2019/01: Processo seletivo para ingresso de alunos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica - 1º Período de 2019

Edital 2019/01: Processo seletivo para ingresso de alunos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica - 1º Período de 2019 Edital 2019/01: Processo seletivo para ingresso de alunos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica - 1º Período de 2019 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital No. 001/2015. COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ Researcher Connect

Edital No. 001/2015. COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ Researcher Connect Edital No. 001/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ Researcher Connect A coordenadoria de Relações Internacionais da UENP torna pública a abertura das inscrições para seleção dos participantes

Leia mais

EDITAL Nº 172 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2016

EDITAL Nº 172 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2016 EDITAL Nº 172 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO INTERESSADOS EM PARTICIPAR

Leia mais

EDITAL 01/2018 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)

EDITAL 01/2018 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) EDITAL 01/2018 PARA SELEÇÃO INTERNA AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy

Leia mais

Edital de Seleção Minas Mundi 2017 FAQ

Edital de Seleção Minas Mundi 2017 FAQ Edital de Seleção Minas Mundi 2017 FAQ País / Universidade / Curso 1. Há um número máximo de países para os quais eu possa me candidatar? Não. Você poderá se candidatar para quantos países desejar, mas

Leia mais

Edital N 04/2017. Programa Módulo Internacional

Edital N 04/2017. Programa Módulo Internacional Edital N 04/2017 PROCESSO SELETIVO PARA DISCIPLINAS OFERECIDAS EM INGLÊS Programa Módulo Internacional Dispõe sobre a matrícula de estudantes nas disciplinas no idioma inglês como parte do Programa Módulo

Leia mais

EDITAL N.º 6/2017/PPGAS SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/ANO 2018

EDITAL N.º 6/2017/PPGAS SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/ANO 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Edital de Seleção 015/2018. Monitores de Português como Língua Adicional

Edital de Seleção 015/2018. Monitores de Português como Língua Adicional UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS Edital de Seleção 015/2018 Monitores de Português como Língua Adicional A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade

Leia mais

Edital N 01/2018 Bolsas para o Business School Summer Immersion na HTW SAAR Alemanha

Edital N 01/2018 Bolsas para o Business School Summer Immersion na HTW SAAR Alemanha Edital N 01/2018 Bolsas para o Business School Summer Immersion na HTW SAAR Alemanha Dispõe sobre o Programa de Mobilidade Internacional Bolsas para o Summer Immersion na HTW SAAR Alemanha. O International

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Chaves Informação-Prova de Equivalência à Frequência Exame de Equivalência à Frequência Espanhol LE II Prova 15 2017 3.º Ciclo do Ensino Básico I Introdução O

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO Página 1 de 7 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO A Escola

Leia mais

SELEÇÃO PARA SETEMBRO DE 2017

SELEÇÃO PARA SETEMBRO DE 2017 PROGRAMA BRAFITEC/CAPES 2017/2018 Curso de graduação em Engenharia Biomédica SELEÇÃO PARA SETEMBRO DE 2017 Os Coordenadores do projeto BRAFITEC para os Cursos de Engenharia Biomédica da UFPE e do INATEL,

Leia mais

XV Programa de Jovens Líderes Iberoamericanos Pré-Seleção de Candidatos 2018/1

XV Programa de Jovens Líderes Iberoamericanos Pré-Seleção de Candidatos 2018/1 XV Programa de Jovens Líderes Iberoamericanos Pré-Seleção de Candidatos 2018/1 A Fundação Carolina e o Banco Santander abrem as inscrições para o XV Programa de Jovens Líderes Iberoamericanos. Esta edição

Leia mais

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil- Colômbia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS MESTRADO E DOUTORADO 2017 1. REQUISITOS BÁSICOS De acordo

Leia mais

Edital Escritório de Internacionalização nº 2, de 7 de março de 2019

Edital Escritório de Internacionalização nº 2, de 7 de março de 2019 Edital Escritório de Internacionalização nº 2, de 7 de março de 2019 Seleção de candidaturas de estudantes da UFCSPA para participação na PONCHO International Week (Asunción, Paraguai) O Escritório de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA ENGLISH FOR HEALTH SCIENCE COMMUNICATION Edital 01/2018-CPG para seleção de alunos do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina A Faculdade de Medicina,

Leia mais

XVI Programa de Jovens Líderes Ibero-Americanos. Pré-seleção de Candidatos 2019

XVI Programa de Jovens Líderes Ibero-Americanos. Pré-seleção de Candidatos 2019 XVI Programa de Jovens Líderes Ibero-Americanos Pré-seleção de Candidatos 2019 A Fundação Carolina e o Banco Santander abrem as inscrições para o XVI Programa de Jovens Líderes Ibero-Americanos. Esta edição

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 11/2016 Edital para o Programa Financial Management & Discovering Entrepreneurship Summer School

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 11/2016 Edital para o Programa Financial Management & Discovering Entrepreneurship Summer School EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 11/2016 Edital para o Programa Financial Management & Discovering Entrepreneurship Summer School O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no

Leia mais

EDITAL Nº 453 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2017

EDITAL Nº 453 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2017 EDITAL Nº 453 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental

Leia mais

1. Da inscrição: EDITAL DE INSCRIÇÃO

1. Da inscrição: EDITAL DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - C.P. 8105 - CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo - SP Departamento de Letras Modernas

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2017 O torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-2), no período de 14/08/2017 a 18/08/2017, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h, na secretaria do PPG: Rua

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2018 EDITAL 02/2017

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2018 EDITAL 02/2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais