Criar um novo projecto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criar um novo projecto"

Transcrição

1

2 Criar um novo projecto

3 Criar um novo projecto (2)

4 Criar um novo projecto (3)

5 Criar um novo projecto (4)

6 Criar um novo projecto (5)

7 Criar um novo projecto (6)

8 Estrutura do projecto O Eclipse criou-nos um projecto com um monte de pastas, subpastas e ficheiros. À primeira vista, uma confusão

9 Ou talvez não Vamos por partes

10 Estrutura do projeto /SRC Esta pasta contém os ficheiros java com o código fonte da nossa aplicação. Cada vez que criamos uma Actividade, um Serviço, um BroadCast Receiver (por exemplo), é nesta pasta que fica o código fonte.

11 Estrutura do projeto (2) /RES Nesta pasta são armazenados todos os recursos externos para as nossas aplicações, como por exemplo: imagens, layouts XML, ficheiros, strings, animações, etc. Estes recursos são guardados em cada uma das subpastas apropriadas.

12 Estrutura do projeto (3) Drawables: ficheiros bitmap. Cada subpasta contem os ficheiros com resoluções adequadas a cada tipo de ecrã Layout: Contém os ficheiros XML que definem a UI de uma Activity Menu: Ficheiros XML que definem menús na aplicação Values: Ficheiros XML que definem valores simples, como: strings, vectores, inteiros, dimensões, cores, etc

13 Estrutura do projeto (4) /GEN Esta pasta contém ficheiros java gerados automaticamente pela ADT. O ficheiro R.java contém referências/índices para todos os recursos do nosso programa que foram colocados na pasta RES e das Views descritas nos Layouts. Cada vez que adicionamos um novo recurso ao projecto, o ADT vai gerar automaticamente o ficheiro R.java que contém a referência desse recurso. NUNCA EDITAR ESSE FICHEIRO. Deixem a ADT gerá-lo automagicamente!

14 Ficheiro R.Java Após abertura do ficheiro R.java que se encontra na pasta gen, encontra-se:

15 Ficheiro R.Java (2) E em que, após as seguintes alterações:

16 Estrutura do projeto (5) /Android <versão> : Todas as bibliotecas Android necessárias. Se vos disserem para mexer nisto: ASSETS: Nesta pasta podem ser colocados quaisquer tipos de dados como: audio, video, imagens, etc. BIN: Pasta para onde vão os ficheiros resultantes da compilação: java.class,.apk, etc. AndroidManifest.xml: Este ficheiro contêm toda a informação sobre a App que é importante para o sistema Android, informação que o sistema tem de ter antes de correr qualquer código da aplicação. Vamos falar sobre isto mais à frente, dada a sua importância.

17 Criação da primeira Atividade Nesta parte vamos focar a nossa atenção na criação de um simples menú. Contudo, quando criámos o projecto criámos imediatamente uma Atividade:

18 Criação da primeira Atividade (2) Atividade constituída por: Um monte de imports necessários para utilizar alguns métodos e classes A definição da nossa Actividade, como uma classe que herda todos os atributos da classe Activity (estamos a criar uma Activity personalizada ) Override do método oncreate(). Este método é chamado assim que a Actividade é criada. (Por enquanto esta actividade é criara assim que corremos o programa)

19 Criação da primeira Atividade (3) Atividade constituída por: O novo método oncreate() chama em primeiro lugar o método oncreate() predefinido na classe Activity. Só depois executa o nosso novo código. Isto é necessário porque esse código predefinido tem de ser corrido para garantir o bom funcionamento da aplicação. A Vista (ou Grupo de Vistas) que define a UI é um layout chamado menu_principal. Hmmm.

20 Criação da primeira Atividade (4) Realmente existe um layout com esse nome :D Vamos abrir e ver o que acontece!

21 Criação da primeira Atividade (5) Podemos definir a nossa UI graficamente: Actualmente temos uma Actividade que diz Hello world! (uma espectacularidade no mínimo espectacular) Ou editando directamente o ficheiro XML:

22 Criação da primeira Atividade (5) Por muito fixe que seja uma aplicação com um Hello World, talvez seja possível fazer melhor Vamos então criar um menu que recebe um nome e com alguns botões. Graficamente ou editando o ficheiro XML?

23 Vistas Mas primeiro temos de saber como é constituída a nossa UI. A UI é constituída por Vistas e Grupos de Vistas (Views e Viewgroups). Vista: classe responsável por desenhar algo no ecrã e gerir eventos (toques, etc). Grupo de vistas: classe base dos layouts, contendo Vistas e outros Grupos de vistas.

24 Vistas (2) Exemplos de Vistas: ImageView TextView EditText Button A UI actual da actividade é constituída por um RelativeLayout que contém uma simples TextView: Exemplos de Grupos de Vistas: LinearLayout RelativeLayout

25 Vistas (2) Contudo, e de forma a facilitar este processo vamos manter o Relative Layout, e graficamente adicionar os elementos necessários para termos a seguinte UI final (fazendo alterações no XML quando necessário): Precisamos de: TextViews EditText RadioGroup RadioButtons Button ImageView

26 Vistas (3) Arrastar Double click vai abrir o XML com a view seleccionada Editar o nome da TextView para algo mais sugestivo Alterar o texto para o pretendido

27 Vistas (4) E obtemos a seguinte UI: ATENÇÃO: Num RelativeLayout as posições das views são determinadas relativamente às posições de outras views. Caso queiram views com nomes personalizados, devem editar o nome imediatamente após a inserirem! Senão perde-se a formatação

28 Vistas (5) Para termos um conjunto de Radio Buttons mutuamente exclusivos, estes têm de pertencer todos ao mesmo RadioGroup. Se adicionarmos um RadioGroup graficamente, ele traz consigo 3 Radio Buttons. Depois podemos tirar ou adicionar mais.

29 Vistas (6) E, por último, adicionamos o botão e a imagem que faltavam:

30 Criação da primeira Atividade (6) E pronto, podemos correr a nossa Aplicação.

31 Criação da primeira Atividade (6) E pronto, podemos correr a nossa Aplicação. Ainda não faz grande coisa, mas

32 Atividades Muito se tem falado de Actividades, mas ainda ninguém explicou o que são ou como funcionam. Uma Actividade é uma componente da aplicação responsável por um ecrã com o qual os utilizadores podem interagir. A cada actividade corresponde uma janela na qual se vai desenhar a UI. Cada actividade tem um ciclo de vida, no qual vão ser chamados diferentes métodos, dependendo do estado desta.

33 Criação da primeira Atividade (7) Talvez seja boa ideia meter os elementos nos quais é preciso trabalhar. É possível definir no XML que um clique numa vista chama um determinado método. Múltiplas vistas podem chamar o mesmo método. Qual é o atributo em que definimos essa função?

34 Criação da primeira Atividade (8) Depois é só definir o método na Actividade. Este método recebe uma View (a view que foi clicada), tem de ser público e retornar void.

35 Criação da primeira Atividade (9) Precisamos de adicionar uma variável que guarde a dificuldade A dificuldade será guardada numa String que poderá tomar os valores: facil, medio e dificil

36 Criação da primeira Atividade (10) Convém saber qual dos Radio Buttons foi clicado. Como é que fazemos isso? Verificamos se o Botão foi seleccionado Cast para definir que a vista v é um RadioButton, e para que possamos aceder aos seus métodos. Determinamos o Id da vista que chamou o método Comparamos o Id dessa vista com o Id de cada um dos RadioButtons

37 Criação da primeira Atividade (11) Será que isto funciona? Como é que sabemos? Podemos fazer prints para o LogCat com a função Log.d( tag, mensagem ). Corremos e o que é que obtemos? CAOS!

38 Criação da primeira Atividade (12) Solução: Adicionar um filtro ao LogCat com a tag que definimos na função Log.d(); Resultado:

39 Criação da primeira Atividade (13) Temos uma EditText onde escrevemos cenas. Como guardamos o que foi escrito? Declaramos um EditText Associamos esse EditText ao que temos no nosso layout Depois é só chamar os seguintes métodos, que vão retornar uma String com o conteúdo do EditText no momento em que são invocados.

40 Criação da primeira Atividade (14) Podemos chamar esse método quando carregamos no botão Bora lá

41 Criação de um SplashScreen

42 Criação de um SplashScreen (2)

43 Criação de um SplashScreen (3) Calma Eclipse Já vamos criar o layout!

44 Criação de um SplashScreen (4)

45 Criação de um SplashScreen (5)

46 Criação de um SplashScreen (6)

47 Criação de um SplashScreen (7) Adicionamos também este pedaço de código. Quando esta Actividade deixa de ser visível, é destruída.

48 Criação de um SplashScreen (8) Ok, temos uma nova Actividade, mas a nossa Aplicação só está a correr a Menu_principal. Como é que mudamos isto?

49 O AndroidManifest.xml O que é o manifest e quais as suas funções? Este ficheiro tem de estar presente em todas as aplicações Android. É responsável por apresentar informação essencial sobre a App ao sistema Android, informação essa que o sistema tem de ter antes de correr o código da App. Entre outras coisas o AndroidManifest faz o seguinte: Escolhe o package name para a aplicação. Este é o identificador único da aplicação. Descreve as componentes da aplicação: actividades, serviços, broadcast receivers Declara quais as classes que implementam cada componente e em que condições devem ser executadas. Declara as permissões que a aplicação e as aplicações que interagem com ela têm de ter. Declara o nível mínimo da API Entre outras Isto é capaz de ser o que nós queremos!

50 O AndroidManifest.xml (2) <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest> <uses-permission /> <permission /> <uses-sdk /> <supports-screens /> <compatible-screens /> <application> <activity> <intent-filter> <action /> <category /> </intent-filter> </activity> <service> <intent-filter>... </intent-filter> </service> <receiver> <intent-filter>... </intent-filter> </receiver> </application> </manifest> Estrutura geral do AndroidManifest (reduzida)

51 O AndroidManifest.xml (3) O que temos actualmente? A acção que inicia esta Actividade é do tipo MAIN (não tem associados valores extra) Esta actividade está listada no sistema como LAUNCHER, e vai ser a primeira actividade da Aplicação a ser corrida

52 O AndroidManifest.xml (4) Alteramos a Action da actividade anterior para o que quisermos. Alteramos a categoria para DEFAULT. Vamos adicionar a Actividade que criámos ao Manifest e definila como LAUNCHER.

53 Criação de um SplashScreen (9) Temos um SplashScreen todo XPTO, mas estamos presos nele. O ideal era ser mesmo um SplashScreen e mudar de Actividade ao fim de alguns segundos, certo? Mas como é que mudamos de Actividade?

54 Intents Um Intent é um objecto que transporta uma mensagem que pode pedir que uma determinada componente da aplicação execute uma acção. São usados principalmente para: Executar uma nova Actividade Executar um novo Serviço Entregar um BroadCast

55 Intents (2) Os Intents podem ser explícitos ou implícitos. Os Intents Explícitos são utilizados para executar uma determinada componente da aplicação (Actividade, Serviço, ) Os Intents Implícitos são utilizados para pedir uma acção por parte de alguma componente ou até mesmo de uma aplicação exterior, desde que a consigam completar.

56 Intents (3) Para fazermos a transição entre o SplashScreen e o Menu_principal, vamos usar um Intent Explícito. O tempo de espera (3 segundos) terá de ser definido numa nova Thread, dado que ao bloquearmos a Thread principal estávamos a impedir que o conteúdo da Actividade fosse desenhado.

57 Intents (4) E que tal se ao clicarmos no logotipo do NEEC que está no Menu_principal o browser abrisse a página do NEEC? Vamos usar um Intent Implícito para isso. Objecto que pode ser utilizado para guardar um endereço ou um caminho, entre outros Vão ser invocadas as aplicações capazes de visualizar o recurso passado por este Intent, e não uma componente em específico. Neste caso o browser dado que se trata de um link

58 Intents (5) Também podemos utilizar Intents para criar um novo serviço. Vamos criar um novo serviço chamado IntentToaster (originalidade acima de tudo ), que pode ser executado utilizando o seguinte Intent Explícito: Oops, parece que ainda não criámos o serviço Mas antes de o criarmos, talvez seja boa ideia sabermos o que é um Serviço!

59 Serviços Serviços são componente da aplicação que tem como principal objecto, a execução de longas operações em background sem disponibilizar uma interface com a qual o utilizador possa agir. Exemplos: Tocar uma música Fazer um Download (legal :D) Aplicar um qualquer algoritmo todo XPTO

60 Serviços (2) Existem duas classes que podemos utilizar para criar um Serviço. São elas: Service A classe base de todos os serviços. Esta classe usa a main thread, pelo que devemos sempre criar uma nova thread para que a UI da aplicação não fique bloqueada. Como é a classe base é mais poderosa, mas também mais difícil de gerir. IntentService Subclasse de Service que usa uma Thread auxiliar para processar todos os pedidos, um de cada vez. Esta classe torna a implementação de um serviço bastante simples, mas não é tão flexível como a classe Service.

61 Serviços (3) Como se cria um serviço usando a classe IntentService? Criamos uma nova classe e fazemos Override do construtor, e dos métodos onhandleintent() e ondestroy() tal como neste código.

62 Serviços (4) Como se cria um serviço usando a classe IntentService? Tal como acontece com as Actividades, temos de adicionar o nosso serviço ao Manifest.

63 Serviços (5) Temos um serviço que não faz nada Que tal mete-lo a fazer alguma coisa? Podíamos fazer Broadcast de mensagens para o sistema Android. Os Intents eram responsáveis por isso não é verdade? Que mensagens vamos usar?... Talvez a letra de uma música :D RickRolling the system Gangnam Styling the system

64 String array resources Dado que a letra de uma música ainda é um array de Strings com algumas entradas, uma maneira elegante de a guardarmos poderá ser num ficheiro XML em vez de o fazermos no código.

65 String array resources (2)

66 String array resources (3)

67 String array resources (4) Este ficheiro vai ter duas String Arrays, cada uma com a letra de uma música. Cada ficheiro XML pode ter múltiplos recursos, como se pode ver. Este ficheiro é dado.

68 String array resources (5) Escolhemos o String Array que queremos Independentemente do nome do ficheiro XML, a informação ficará sempre no campo array

69 Serviços (6) Agora vamos fazer broadcast de cada componente do array de 3 em 3 segundos: Intent Implícito. Será processado pela componente que tenha o Intent Filter que capta a ACTION: com.example.jogodoneec.toasted. Função para fazer o Broadcast É possível colocar informação extra no Intent. Neste caso será a String que queremos fazer Broadcast, que ficará gravada no campo letra.

70 Serviços (7) Para evitar que o serviço fique a correr após termos fechado a aplicação, vamos aplicar uma variável que nos permite sair do ciclo for

71 Serviços (8) Para evitar que o serviço fique a correr após termos fechado a aplicação, vamos aplicar uma variável que nos permite sair do ciclo for stopservice() chama o método ondestroy() do IntentService

72 BroadCast Receivers Estamos a fazer Broadcast para o sistema, mas não temos nada capaz de receber as mensagens. Precisamos de um BroadcastReceiver! Estes podem ser criados e registados dinamicamente numa Actividade para permitirem a sua comunicação com outros componentes, ou numa classe à parte. Neste caso vamos criar um BroadcastReceiver fora de uma Actividade, que vai simplesmente mostrar mensagens cada vez que recebe um broadcast.

73 BroadCast Receivers (2) Vamos registar o nosso BroadCast Receiver no Manifest. Quando são criados dentro de uma Actividade não se registam no Manifest, registam-se dinamicamente.

74 BroadCast Receivers (3) Vamos receber a mensagem e fazer display numa Toast

75 Retoques finais da 1ª parte Como não há tempo para definir um layout em landscape mode, vamos simplemente bloquear as Actividades em portrait mode. Isto é possível da seguinte forma:

76 Fim da primeira parte

Desenvolvimento com Android Studio. Aula 02 Widgets, Manipulação de Dados e Programação de Eventos

Desenvolvimento com Android Studio. Aula 02 Widgets, Manipulação de Dados e Programação de Eventos Desenvolvimento com Android Studio Aula 02 Widgets, Manipulação de Dados e Programação de Eventos Widgets TextView O Widget TextView é utilizado para apresentar um texto não editável na tela. Qualquer

Leia mais

Android Básico Hello World!

Android Básico Hello World! Android Básico Hello World! Instrutor Programador desde 2000 Aluno de doutorado Mestre em informática pelo ICOMP/UFAM Especialista em aplicações WEB FUCAPI marcio.palheta@gmail.com sites.google.com/site/marcio

Leia mais

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO

( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO DISPOSITIVOS MOVEIS ANDROID STUDIO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática ( TIAGO DOS SANTOS MENDES ) PROGRAMAÇÃO

Leia mais

Introdução ao Android

Introdução ao Android Introdução ao Android André Gustavo Duarte de Almeida docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Parte 1 Conhecendo o Sistema e Primeiro Programa Roteiro Pré-requisitos Conceitos Básicos Configurando o Ambiente

Leia mais

Programa de Dispositivos Móveis

Programa de Dispositivos Móveis Aula 02 - Exercício Programa de Dispositivos Móveis PDM - Aula02 - Exercício- Ver 02-04/06/2014 08:56 Criando Aplicação Android (BasicView) Vamos continuar a criar interfaces gráficas (UI) básicas com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Tratamento de Eventos Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Apresentar os modelos mais comuns de tratamento de eventos da plataforma Android. Aprender a utilizar

Leia mais

www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos

www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos www. t PAGINANAHORA Guia de gestão de conteúdos PAGINANAHORA www.paginanahora.pt Bem-vindo ao Sistema e Gestão de Conteúdos! A partir deste sistema de backoffice poderá editar e personalizar o conteúdo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Ciclo de Vida de uma Aplicação Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Entender o ciclo de vida de uma aplicação Android. Conhecer algumas dicas para tirar

Leia mais

Jogo do NEEC. Primeiramente, criamos uma nova Actividade. File > New > Class

Jogo do NEEC. Primeiramente, criamos uma nova Actividade. File > New > Class Jogo do NEEC Jogo do NEEC Primeiramente, criamos uma nova Actividade File > New > Class Source folder: JogoDoNEEC/src Package: org.neecist.jogodoneec Name: JogoDoNEEC Superclass: android.app.activity Browse

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Internacionalização e Literais Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender as vantagens do uso de literais e da internacionalização em aplicativos Android.

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá9ca 2. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá9ca 2 Prof. Markus Endler Criando o primeiro projeto Android Com o ambiente de desenvolvimento preparado, vá em File - > New - > Project... Na janela que abrir, selecione

Leia mais

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe

Leia mais

Guião de Introdução ao Eclipse IDE Índice

Guião de Introdução ao Eclipse IDE Índice Índice 1. Introdução... 2 1.1. O que é um ambiente de desenvolvimento (IDE)?... 2 1.2. Visão geral sobre o Eclipse IDE... 2 2. Iniciar o Eclipse... 3 2.1. Instalação... 3 2.2. Utilizar o Eclipse... 3 3.

Leia mais

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação Gestão de Conteúdos DotNetNuke Módulos - II Inserção de conteúdos nos módulos Módulo de Text/HTML Módulo de Sre-Notícias Módulo de Sre-Formação Conteúdos dos módulos Na lição: Módulos-I já foi dito que

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Programação para Android. Aula 05: Estilos e temas; galeria de imagens

Programação para Android. Aula 05: Estilos e temas; galeria de imagens Programação para Android Aula 05: Estilos e temas; galeria de imagens Objetivos Aplicar estilos e temas Criar uma galeria de imagens com o widget Gallery Parte 01: Estilos e temas Interface de Usuários

Leia mais

Desenvolvimento para Android Prá3ca 3. Prof. Markus Endler

Desenvolvimento para Android Prá3ca 3. Prof. Markus Endler Desenvolvimento para Android Prá3ca 3 Prof. Markus Endler Exercício 3.1 Solicitando permissão para abrir uma página Web ü Criaremos uma Ac.vity com um EditText (para entrada de uma URL), um Bu?on e uma

Leia mais

Definições de Projeto

Definições de Projeto App Alunos Definições de Projeto Implementação de uma app para Manipulação de Dados de Alunos Em linhas gerais, a app consiste em: Manter dados de alunos; Entrar em contato com alunos; Trocar dados com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Prof. Jhonatan Fernando

Prof. Jhonatan Fernando Prof. Jhonatan Fernando É uma classe gerenciadora de UI. É possível informar qual layout (arquivo xml) que será carregado para uma determinada activity. O método responsável por informar qual layout será

Leia mais

Visão Artificial Para a Indústria. Manual do Utilizador

Visão Artificial Para a Indústria. Manual do Utilizador Visão Artificial Para a Indústria Manual do Utilizador Luis Fonseca Carvalho de Matos ( luis.matos@ua.pt ) Julho de 2007 Índice de conteúdos 1. Apresentação......1 1.Conceito de Funcionamento......1 2.

Leia mais

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android

Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Desenvolvimento com Android Studio Aula 01 Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento, Estrutura de um projeto Android Instalação e Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Instalação

Leia mais

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ

Introdução ao Android. Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ Introdução ao Android Programação Orientada a Objetos Prof. Rone Ilídio - UFSJ O que é o Android? Sistema operacional móvel, baseado numa versão modificada do Linux. Código aberto: qualquer pessoa pode

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Gestor de Janelas Gnome

Gestor de Janelas Gnome 6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico

Leia mais

Exemplo de Aplicaça o Facebook

Exemplo de Aplicaça o Facebook HCIM Summer Workshop Guião Hands-on Exemplo de Aplicaça o Facebook 1. Download do Software Development Kit (SDK) O download do SDK do Facebook encontra-se disponível aqui. Depois de fazer o download do

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 03 Introdução ao ambiente de desenvolvimento: Eclipse e Android SDK Dalton Martins dmartins@gmail.com São

Leia mais

Como incorporar música. numa apresentação de. PowerPoint?

Como incorporar música. numa apresentação de. PowerPoint? Centro de Formação da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade Como incorporar música numa apresentação de PowerPoint? Na maior parte das vezes o problema põe-se porque o PowerPoint

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Programação para Android. Aula 06: Activity, menus e action bar

Programação para Android. Aula 06: Activity, menus e action bar Programação para Android Aula 06: Activity, menus e action bar Activity A classe Activity é quem gerencia a interface com o usuário. Ela quem recebe as requisições, as trata e processa. Na programação

Leia mais

Programação para Android. Aula 10: Acesso a câmera, sms e recursos do aparelho

Programação para Android. Aula 10: Acesso a câmera, sms e recursos do aparelho Programação para Android Aula 10: Acesso a câmera, sms e recursos do aparelho Objetivos Nesta aula iremos aprender como invocar os recursos do aparelho: Fazer chamadas telefônicas Enviar SMS Utilizar a

Leia mais

Resolução de avarias de MPEG

Resolução de avarias de MPEG Resolução de avarias de MPEG Esta secção é para utilizadores de cardiologia que visualizam MPEGs. Consulte os seguintes tópicos para o ajudarem a resolver problemas detectados ao visualizar MPEGs. Componentes

Leia mais

O que é o Android? O que é o Android

O que é o Android? O que é o Android O que é o Android? O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, baseado em uma plataforma de código aberta sob a licença apache, permitindo que os fabricantes possam modificar seu código

Leia mais

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS ADS 6º Período INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Interface gráfica - View A classe android.view.view é utilizada como base para qualquer

Leia mais

Programação para Android

Programação para Android Programação para Android Aula 02 Parte 01: Tipos de Layouts: RelativeLayout, LinearLayout, TableLayout Widgets: TextView, EditText, ImageView, Button Na aula anterior... Visão geral do Android Kit de desenvolvimento:

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 Sistema de armazenamento e criação de conteúdos 9 4.1 Criar

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Novo Serviço de Gestão de Mensagens... 3 Criar Mensagens... 4 Layout Criar Mensagens... 4 Processo Criar

Leia mais

ESCOLA EB2,3/S Dr. ISIDORO DE SOUSA

ESCOLA EB2,3/S Dr. ISIDORO DE SOUSA ESCOLA EB2,3/S Dr. ISIDORO DE SOUSA Passos para Ligar 1. Verificar se o projector de Vídeo está ligado à corrente tomada do lado esquerdo do quadro, junto à porta, caso não esteja ligue a ficha tripla

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

8. Perguntas e Respostas

8. Perguntas e Respostas Arquimedes Manual do Utilizador 185 8. Perguntas e Respostas 8.1. Aparência Para conservar a disposição na qual estão expostas as B.D. no ecrã e para que em posteriores sessões de trabalho tenham a mesma

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Android Android é um sistema operacional para dispositivos móveis Kernel Linux, drivers e bibliotecas do

Leia mais

Amostras e guias de iniciação Versão 8 Edição 0. Guia de iniciação do Hiring Sample para o IBM Process Designer

Amostras e guias de iniciação Versão 8 Edição 0. Guia de iniciação do Hiring Sample para o IBM Process Designer Amostras e guias de iniciação Versão 8 Edição 0 Guia de iniciação do Hiring Sample para o IBM Process Designer ii Hiring Sample Os manuais em PDF e o Information Center Os manuais em PDF são fornecidos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Openshot Video Editor Instalação e Configuração

Openshot Video Editor Instalação e Configuração Openshot Video Editor Instalação e Configuração Adriana Mello Guimarães Luís Pinheiro Nuno Fernandes Índice 1. INTRODUÇÃO... 1 2. INSTALAÇÃO PARA SISTEMAS WINDOWS... 2 2.1. OBTER O OPENSHOT... 2 2.2. INSTALAR

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O WORD..2 E AGORA VAMOS À ESCRITA....4 TIPO DE LETRA.. 5 IMAGENS E GRAFISMOS...5 GUARDAR UM DOCUMENTO...6 IMPRIMIR UM DOCUMENTO...7 SAIR DO DOCUMENTO E DO WORD. 8 TUTORIAL O que

Leia mais

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto;

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto; FICHA OBJECTIVO Construir Construir formulários na base de dados Diplomas em Diário da República Um formulário é utilizado, em primeiro lugar, para introduzir, eliminar ou apresentar dados numa base de

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Como Fazer um Vídeo no Windows Live Movie Maker

Como Fazer um Vídeo no Windows Live Movie Maker Como Fazer um Vídeo no Windows Live Movie Maker Versão deste documento: 1 Data de edição deste documento: 12 de Julho de 2011 1. Vá ao Iniciar -> Todos os Programas -> Windows Live Movie Maker Iniciar

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais

Desenvolvimento Android. Pontapé inicial...

Desenvolvimento Android. Pontapé inicial... Desenvolvimento Android Pontapé inicial... Toshi Kurauchi andrew.kurauchi@gmail.com @toshikurauchi Por que desenvolver para Android? Por que desenvolver para Android? Por que desenvolver para Android?

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Fatec Ipiranga Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 05 Programando formularios, activities e intents. Dalton Martins dmartins@gmail.com São Paulo, Março, 2012

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FontForge M a

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Novo projeto com NetBeans A partir de hoje, vamos trabalhar com projetos no NetBeans

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Criar um novo projeto

Criar um novo projeto Criar um novo projeto Esse passo-a-passo tem o intuito de auxiliar na criação de um novo projeto Java. Você verá os passos de criação utilizando os IDEs Eclipse e NetBeans. Eclipse 1. Inicie o Eclipse.

Leia mais

Android Layout Manager. Ivan Nicoli

Android Layout Manager. Ivan Nicoli Android Layout Manager Ivan Nicoli Classe View A classe android.view.view é a classe mãe de todos os componentes visuais do Android. Qualquer desenvolvedor pode criar seu próprio componente herdando a

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. ADS 6º Período ADS 6º Período Conceitos básicos do Android - Parte 2 Abra o Android Studio INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA Abra o Android Studio INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA Abra o Android Studio app build.grade

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530. Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1

Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530. Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1 Manual Técnico da Registadora SAM4S SPS-530 Manual técnico da Registadora SAM4S SPS-530 Versão: 1.0.1 Nº de actualizações: 1 2 Índice 3 Configuração de dispositivos... 4 SAM4S Mux... 6 SAM4S Gaveta...

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Tabelas vista de estrutura

Tabelas vista de estrutura Tabelas vista de estrutura A vista de estrutura permite definir a configuração dos dados Vamos adicionar os restantes campos à tabela carros, de acordo com o modelo de dados feito no papel 47 Tabelas vista

Leia mais

Requerimentos e Especificações de Software

Requerimentos e Especificações de Software 1 Requerimentos e Especificações de Software ConfiKeeper Version 2.0, 16-11-2014 by SyncMasters: Carlos Paiva, 2009108909, cpaiva@student.dei.uc.pt Inês Parente, 2012152484, iparente@student.dei.uc.pt

Leia mais

APOSTILA ZELIO SOFT 2

APOSTILA ZELIO SOFT 2 APOSTILA ZELIO SOFT 2 Prof. Maycon Max Kopelvski Fev/2010 rev.01 Página 1 de 20 1) Clique no ícone para abrir o programa Zelio Soft 2 2) Abrirá a tela inicial do Programa: Clique em Criar um novo programa.

Leia mais

, Todos os programas, Microsoft Office PowerPoint. Através de um atalho que poderá estar no Ambiente de Trabalho

, Todos os programas, Microsoft Office PowerPoint. Através de um atalho que poderá estar no Ambiente de Trabalho SESSÃO DE TRABALHO Objectivos: Cuidados a ter na criação de Apresentações Formatar texto Inserir imagens Inserir sons Aplicar Movimentos: Transição entre diapositivos Animação personalizada Alterar o modelo

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox

Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Como criar pastas personalizadas e novas peças no Toolbox Neste tutorial apreenderemos como inserir uma nova pasta no toolbox, inserir novas peças na biblioteca do toolbox e criar propriedades personalizadas

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Configurar o Furbot no Eclipse

Configurar o Furbot no Eclipse Configurar o Furbot no Eclipse Primeiramente, precisamos abrir o Eclipse. Logo no início, deverá aparecer uma tela assim: Nela, você irá selecionar o local do seu workspace. Workspace é o local onde ficarão

Leia mais

Computação II Orientação a Objetos

Computação II Orientação a Objetos Computação II Orientação a Objetos Fabio Mascarenhas - 2014.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/java Editor de Figuras Vamos usar nosso modelo de editor de figuras para fazer uma versão Android dele Ao invés

Leia mais

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela?

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? Exercícios sobre Linguagem PHP: 1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? 2) Considere a linguagem de programação PHP e seus operadores. A execução da sentença:

Leia mais

Interfaces Gráficas parte 3

Interfaces Gráficas parte 3 parte 3 (Listview, AlertDialog e ActionBar) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

COM O BROFFICE IMPRESS

COM O BROFFICE IMPRESS Unidade Unidade 5 4 Preparando Compondo suas planilhas apresentações eletrônicas com com o BrOffice o BrOffice Impress Calc UNIDADE 5 PREPARANDO SUAS APRESENTAÇÕES COM O BROFFICE IMPRESS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização

Acessos Convergentes. Manual de Configuração e Utilização Índice 1 Introdução... 4 1.1 Âmbito do Documento... 4 1.2 Acesso... 5 1.3 Autenticação... 5 2 Cliente... 6 2.1 Reencaminhamentos ou redireccionamentos... 6 2.1.1 Novo Plano de Redireccionamento... Error!

Leia mais

Adicionando Propriedades e Funcionalidades aos Componentes Parte II

Adicionando Propriedades e Funcionalidades aos Componentes Parte II Adicionando Propriedades e Funcionalidades aos Componentes Parte II Quantas vezes eu não lamentei por este componente não ter uma propriedade que guardasse uma lista paralela a lista que é mostrada em

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android

Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android Curso: Especializado Desenvolvimento de Aplicações para Android Duração: 66h Área formativa: Programação Web & Mobile Sobre o curso Desde o lançamento dos smartphones no mercado, é crescente a procura

Leia mais

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia.

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia. Agenda A agenda é o coração de qualquer clinica estética, já que trata-se de uma peça fundamental para organizar seu trabalho diário. Entretanto, dentro de FLOWww a agenda ganha um destaque ainda mais

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Manual de Utilização - Backoffice

Manual de Utilização - Backoffice Manual de Utilização - Backoffice ÍNDICE 1. LOGIN DE ACESSO 2. SEPARADORES 2.1 PROMOÇÕES 2.2 GESTÃO DE CENTROS E LOJAS 2.3 GESTÃO DE PÁGINA DO LOJISTA 2.4 GESTÃO DE UTILIZADORES 2.5 ALERTAS 3. VALIDAÇÃO

Leia mais

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br

Desenvolvimento Android. http://www.larback.com.br Desenvolvimento Android http://www.larback.com.br Introdução ao Android O Android é a resposta da Google ao mercado crescente de dispositivos móveis. É uma nova plataforma de desenvolvimento baseado no

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais