SILVAR FERREIRA RIBEIRO. A Educação Emocional - uma contribuição à psicopedagogia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SILVAR FERREIRA RIBEIRO. A Educação Emocional - uma contribuição à psicopedagogia."

Transcrição

1 SILVAR FERREIRA RIBEIRO A afetividade na relação aluno-professor: as interações sociais na sala de aula. A Educação Emocional - uma contribuição à psicopedagogia. Monografia apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro como parte dos requisitos para a obtenção do título de especialista em Psicopedagogia. ORIENTADORA: Professora Branca Szafir RIO DE JANEIRO 2001.

2 A afetividade na relação aluno-professor: as interações sociais na sala de aula. A Educação Emocional - uma contribuição à psicopedagogia.

3 SILVAR FERREIRA RIBEIRO A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR: AS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA A EDUCAÇÃO EMOCIONAL - UMA CONTRIBUIÇÃO A PSICOPEDAGIA. Monografia apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro como parte dos requisitos para a obtenção do título de especialista em Psicopedagogia. ORIENTADORA: Professora Branca Szafir RIO DE JANEIRO 2001.

4 Dedico este trabalho aos meus alunos da disciplina Seminários Monográficos do sexto semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEB, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias DCHT Campus XVI Irecê, Bahia, que acompanharam e/ou colaboraram com a elaboração desta monografia, enquanto discutíamos e elaborávamos no decorrer do semestre letivo os seus próprios projetos para a monografia do final do curso.

5 AGRADECIMENTOS À professora Branca Szafir pela orientação na elaboração desta monografia. Aos professores da rede pública municipal da cidade de Mutuípe Bahia por terem colaborado com esta pesquisa prestando-nos informações e debatendo os seus objetivos e questionamentos. E aos demais estudantes e colegas que contribuíram com as suas sugestões e questionamentos.

6 SUMÁRIO Apresentação... IV Resumo... V 1. Introdução Metodologia A Base teórica da Educação Emocional O conceito de inteligência na visão do professor A relação entre as atividades escolares e os conceitos de inteligência A atuação do Psicopedagogo na introdução de uma visão pluralista da Inteligência Conclusões Referência bibliográfica Anexos...

7 Apresentação Este trabalho foi desenvolvido no período de junho a novembro de Trata-se de uma atividade de conclusão de um curso de especialização Lato Sensu na área da Psicopedagogia, desenvolvido na modalidade à distância no período de abril de 2000 a abril de 2001 e realizado no âmbito de um convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e o Centro de Estudos de Pessoal do Exercito Brasileiro CEP, ambos localizados no estado do Rio de Janeiro. Resumo Os estudos da emoção humana, nos dias de hoje, experimentam mudanças significativas devido ao surgimento de novas teorias científicas e ao advento da evolução tecnológica. A neurologia e a psicologia a partir dos novos recursos tecnológicos, hoje disponíveis, vêm empreendendo uma verdadeira quebra de paradigmas em seus campos de estudos e, notadamente, nas descobertas dos infinitos e intrigantes segredos contidos na mente humana. Neste estudo buscamos desvendar à visão da inteligência humana apresentada pelo professor, normalmente, fundamentada em conceitos tradicionais, privilegiando apenas as áreas verbal e lógico-matemática da inteligência, além de estar carregada de uma convicção antiga de que inteligência é uma característica hereditária do indivíduo, podendo ainda ser medida e quantificada. Observamos também, que a ausência de uma visão pluralista da inteligência humana e as conseqüências pedagógicas deste conceito ao verificarmos que as atividades propostas pela escola quando não estão voltadas para a apreensão de conteúdos e memorização de informações, destinam-se ao divertimento, à integração e ao prazer. Portanto, salvo raras exceções, as atividades não são planejadas intencionalmente na escola para educação emocional dos estudantes.

8 1. Introdução A Educação Emocional ainda não foi assimilada pelos currículos escolares, tanto no ensino fundamental e médio, quanto no ensino superior no Brasil. Em nosso contato diário com professores de diversos níveis do ensino, com colegas do corpo docente da universidade, e com os próprios alunos universitários que estão cursando uma licenciatura, portanto, preparando-se para a carreira docente, não notamos o interesse necessário por esse corpo de conhecimento que evolui no campo da psicologia geral e da educação. Participamos regularmente de eventos científicos na área de educação, congressos, seminários, mini cursos, palestras etc., e esta constatação se confirma: poucos educadores em nosso país se dedicam ao estudo, à pesquisa e à difusão de conhecimentos nesta área. Ao desenvolver estudos na área da Psicopedagogia no curso de pós-graduação lato sensu desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em convênio com o Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro CEP EB, optei pelo estudo deste tema buscando prestar à Psicopedagogia uma contribuição real no campo de atuação escolar do psicopedagogo. Acredito ser a escola o lócus privilegiado da participação do profissional psicopedagogo, especialista dedicado ao estudo da aprendizagem como processo e de suas variações, freqüentemente rotuladas de distúrbios de aprendizagem, terminologia que considero inadequada e rotuladora do indivíduo aprendente, sobrecarregando-o com uma cobrança desnecessária e permitindo um desvio no estudo das causas que o levam a apresentar o comportamento que lhe custou o rótulo. No meu entendimento o distúrbio de aprendizagem encontra, na maioria das vezes ambiente propício ao seu aparecimento no lar e na escola, e sua causas se encontram nas relações familiares, na inadequação da proposta curricular e das práticas educativas tradicionais das escolas que nada fazem para intervir intencionalmente nas relações de

9 amor e competição, nos sentimentos de confiança e medo, no ânimo e na auto-estima que marcam a formação das pessoas e que, segundo 1 Aveline (1996), ocorrem diariamente na sala de aula. Um dos motivos desta falta de atenção à Educação Emocional na escola, onde concentramos o nosso estudo, é o desconhecimento do ser humano e dos novos estudos sobre a evolução da inteligência e, por acreditarmos nisto desenvolvemos esta pesquisa, buscando resposta para o problema descrito abaixo: A inexistência de uma visão pluralista da cognição humana é fator determinante da ausência de estratégias de ensino-aprendizagem das emoções nas escolas? O que tentaremos revelar é que o desconhecimento da evolução do conceito de inteligências pelo educador restringe as propostas educacionais e as estratégias de ensinoaprendizagem, a atividades voltadas para as inteligências verbal e lógico-matemática, deixando de incluir as áreas da inteligência emocional e outras, prejudicando o desenvolvimento integral do educando. O estudo e a comprovação de que este fenômeno, ocorre também nas nossas escolas, poderá contribuir para indicar caminhos e ajudar educadores em geral a compreender o problema proposto. Incluir os novos conceitos de inteligência humana no conjunto dos conhecimentos da escola torna o propósito desta pesquisa e os seus possíveis resultados uma atividade de significativa relevância. Traçamos em nosso projeto de pesquisa três objetivos que nortearam as nossas atividades permitindo-nos delimitar o nosso interesse a uma dimensão compreensível do problema. a) Identificar a visão da inteligência humana que predomina na escola. 1 Aveline, Carlos Cardoso. Quando a escola fica mais inteligente. COLEÇÃO PLANETA. Inteligência Emocional. São Paulo. Editora Três. N.º

10 b) Relacionar o conjunto das atividades de ensino-aprendizagem praticadas na escola com o conceito de inteligência predominante. c) Indicar alternativas de introdução de uma visão pluralista da inteligência humana e de atividades voltadas para a educação emocional. Para atingir estes objetivos selecionamos algumas questões relevantes para os problemas propostos, às quais tentamos responder a partir de observações entrevistas. a) A visão da inteligência humana do professor está fundamentada em conceitos tradicionais e privilegia apenas as áreas verbal e lógico-matemática? b) O professor da escola pública tem conhecimento da visão pluralista da inteligência humana? c) A escola propõe atividades educativas destinadas ao aprendizado das emoções? d) Quando são desenvolvidas atividades de caráter sócio-educativo, a exemplo de jogos, cantos, danças, há uma intencionalidade de desenvolvimento de emoções ou apenas de proporcionar diversão e entretenimento? e) Estariam os professores receptivos ao aprendizado e à introdução de uma nova concepção de inteligência nas escolas?

11 2. Metodologia O reconhecimento da complexidade dos fenômenos sociais e da existência de transformações profundas que caracterizam o mundo contemporâneo demanda uma nova forma de olhar o significado do ato de pesquisar em educação. Neste estudo buscaremos desenvolver uma noção de pesquisa como práxis procurando um caminho que venha privilegiar a participação democrática dos sujeitos da pesquisa, numa abordagem participativa e colaborativa, tendo como eixo a reciprocidade, pois entendemos que uma vertente importante de um estudo desta natureza é a capacitação, convertendo o esforço da pesquisa numa oportunidade de construção coletiva do conhecimento do objeto pesquisado, a fim de subsidiar as soluções a serem encontradas conjuntamente. Inicialmente será construído e partilhado um referencial teórico através de uma pesquisa bibliográfica buscando analisar a evolução dos conceitos de inteligência humana e relacionar estes conceitos com a prática pedagógica das escolas públicas municipais de Mutuípe Bahia. Este corpo teórico e os resultados das análises dos dados serão discutidos com os professores após a redação final da monografia com o propósito de enriquecer as suas conclusões e de contribuir com o desenvolvimento do interesse destes professores pelo tema e de provocar reflexões sobre as suas práticas educativas. Noventa e nove professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mutuípe - Bahia, serão os sujeitos entrevistados. Entendemos que esta população seja significativa, pois, representa 70,71% de todos os docentes em exercício no município e, conseqüentemente, permitirá uma visão abrangente do fenômeno estudado. Os professores que participarão desta pesquisa, respondendo aos questionários e discutindo os temas propostos, são todos profissionais em exercício de regência de classe em escolas públicas municipais e estão cursando a graduação em Pedagogia com habilitação para o Magistério das Séries Iniciais na Universidade do Estado da Bahia UNEB.

12 Não teremos a intenção de generalizar os resultados obtidos para todas as escolas e sim indicar referenciais para melhor compreender esse fenômeno educacional. A coleta dos dados será realizada através da aplicação de um questionário, anexo visando obter do professor respostas às questões propostas sem estudo prévio do referencial teórico, pois é nossa intenção revelar a sua visão atual da inteligência humana, bem como a influência desta nas suas práticas educativas.

13 2 2.1 Abrangência e aspectos geo-educacionais do município de Mutuípe Bahia. Mutuípe é uma cidade distante de Salvador 241 km, localizada no sul do recôncavo baiano. Sua população é de aproximadamente 20 mil habitantes e possui 274 km2 de área. Sua economia é sustentada pela atividade agropecuária e o município possui 63 escolas. Destas 55 são municipais e 05 estaduais. Apenas 03 escolas são particulares. No ensino Fundamental da 1ª à 4ª séries, nível escolar a partir do qual desenvolvemos nossa pesquisa, existem 3211 estudantes matriculados. Este contingente, representa a grande maioria dos estudantes do município (70%), considerando-se que a matrícula total é de 4554 estudantes. O número total de professores que atuam no ensino fundamental é de 218 assim distribuídos: 60 professores na rede estadual de ensino; 140 professores na rede municipal e 18 professores nos estabelecimentos particulares. Considerando-se que a pesquisa inclui apenas os professores da rede municipal, os 99 (noventa e nove) participantes representam 70,71% da população estudada. 3. Base teórica - A Educação Emocional Os estudos da emoção humana, nos dias de hoje, experimentam mudanças significativas devido ao surgimento de novas teorias científicas e ao advento da evolução tecnológica que permitem a um só tempo aumentar a produção em volume de conhecimentos e alcançar a descoberta de fenômenos antes impossíveis de serem observados ou mesmo concebidos. Dentre as ciências que se destacam nesta escalada da revolução científico-tecnológica encontram-se a neurologia e psicologia que a partir dos novos recursos tecnológicos, hoje disponíveis, vêm empreendendo uma verdadeira quebra de paradigmas em seus campos de estudos e, notadamente, nas descobertas dos infinitos e intrigantes segredos contidos na mente humana. 2 Fonte: Anuário Estatístico da Bahia 2000.

14 Neste trabalho, o nosso foco de interesse é a Educação Emocional que se fundamenta em um desses novos conceitos científicos: A Inteligência Emocional. É a partir de um conjunto de novos conhecimentos que desejamos estudar o nosso tema, buscando analisar as atividades educativas desenvolvidas nas escolas públicas e perceber se há nelas alguma intencionalidade de promover o aprendizado das emoções. Desenvolveremos um estudo teórico sobre a evolução do conceito de inteligência humana e em seguida um estudo empírico sobre o conceito de inteligência segundo a visão dos professores das séries iniciais das escolas públicas, buscando afirmar a nossa hipótese de que a escola, continua privilegiando aspectos limitados da inteligência em seus currículos e que desconhece as novas teorias da inteligência humana.... o lugar do sentimento na vida mental foi, ao longo dos anos, surpreendentemente, desprezado pela pesquisa, fazendo das emoções um continente pouco explorado pela psicologia científica. (Goleman: 1995). A nossa opção pela teoria da Inteligência Emocional, desenvolvida pelo psicólogo e neurologista, professor da Havard University, Daniel Goleman, nos remete a um breve histórico dos estudos da inteligência humana, e particularmente a uma breve análise de uma outra teoria recente e não menos revolucionária: A Teoria das Inteligências Múltiplas, de autoria do professor Howard Gardner, um estudioso do cérebro humano que atua na mesma universidade. 3.1 A evolução do conceito de inteligência Os estudos anteriores a estas descobertas apontavam a inteligência como uma qualidade hereditária e continham no seu bojo, a idéia da classificação (diferenciação entre os mais e os menos inteligentes) e tinham ainda, uma obstinada tendência à quantificação ou à

15 medida. Estes paradigmas científicos levaram inevitavelmente à criação de testes que buscavam definir o Quociente Intelectual Q.I. dos indivíduos. Os testes de Q.I. tiveram origem na França no ano de 1900, com Alfredo Binet, mas, foram os americanos, conhecidos pelo seu senso prático e funcionalista, quem os desenvolveram, aplicando-os amplamente nas forças armadas, nas empresas e nas escolas. Havia uma idéia bestista embutida nesta prática: a busca do melhor, do The Best, tendo em vista otimizar os investimentos sociais do sistema capitalista que sempre enxergou o homem como um recurso de produção. A inteligência era vista como uma coisa única que todas as pessoas deviam possuir em uma certa medida para serem úteis ao sistema sócio-produtivo. A inteligência era conceituada como uma capacidade inata, geral e única, que permitia aos indivíduos uma performance, maior ou menor em qualquer área de atuação 3 (Gama:2000). Alguns renomados cientistas, já no começo do século se opunham a estas idéias. É o caso do psicólogo russo Vygotsky que contestava a validade do teste de Q.I. e do epistemólogo e biólogo suíço, Jean Piaget que acumulou uma farta produção científica sobre o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos e nem sequer fez referências a procedimentos de medição das capacidades que ele estudava. Contudo, é recente a demarcação de posição definitiva contra os testes de Q.I. no seio da comunidade científica. Em 1983, Gardner lança o seu primeiro livro nos Estados Unidos através do qual anuncia uma nova forma de ver a mente humana, revolucionando os conceitos de inteligência e de aprendizagem. Antes disto porém, vale mencionar uma primeira tentativa de ampliação do conceito de inteligência, ocorrida na década de 30, por iniciativa do psicólogo americano Thonrdike, 3

16 defensor ferrenho e disseminador dos testes de Q.I., que propôs a existência de um aspecto da inteligência humana ao qual deu o nome de inteligência social. Ele a definia como a capacidade de agir com sabedoria nas relações humanas. Mais tarde, outros estudiosos distorceram este conceito, criando uma visão preocupante da inteligência social ao defini-la como a capacidade de manipular outras pessoas leva-las a fazer o que queiramos que elas façam, muito difundida nas estratégias de vendas e no mundo dos negócios. Talvez a base científica da lei do Gerson tão conhecida entre nós. Por volta de 1960 esta característica da inteligência foi considerada um conceito inútil e definitivamente descartado. Voltando às novas pesquisas sobre a inteligência humana desenvolvida por Gardner e seus colaboradores, encontramos em suas bases conceituais as transformações da sociedade, a evolução da ciência e dos conhecimentos sobre o interior do cérebro, bem como os conhecimentos adquiridos no estudo da inteligência artificial. Muda o conceito de inteligência, e para Gardner, ela passa a ser concebida como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que são significativos em um ou mais ambientes culturais....gardner sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas Gama:(2000). Por outro lado a evolução do conceito de homem e de sociedade também contribuíram para a formação dos novos paradigmas científicos que influenciaram os estudos da mente. O desejo de um homem feliz, criativo, atuante e equilibrado suscitou a focalização dos estudos científicos para os aspectos emocionais e deflagrou uma busca de respostas científicas para esta intrincada relação entre razão e emoção.

17 O noticiário cotidiano nos chega carregado de desse tipo de alerta sobre a desintegração da civilidade e da segurança, uma onda de impulso mesquinho que corre desenfreada. Mas o fato é que esses eventos apenas refletem, em maior escala, um arrepiante desenfreio de emoções em nossas próprias vidas e nas das pessoas que nos cercam (Goleman:1998). Neste novo contexto os estudos avançam e a visão da inteligência como uma característica hereditária e singular cai por terra e os cientistas redefinem a mente humana dentro de uma perspectiva de pluralidade. Ser criativo, capaz de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados pela comunidade, de conceber e executar projetos e ser emocionalmente equilibrado, toma o lugar dos antigos conceitos e abre as portas para uma visão renovada. A possibilidade de monitorar o cérebro humano em pleno funcionamento e as observações feitas por Gardner e sua equipe ao estudar pessoas com limitações mentais como a síndrome de dowm e outros comprometimentos que se demonstravam extremante hábeis em atividades diversas, possibilitaram levantar a hipóteses das múltiplas inteligências. Gardner propôs inicialmente a existência de sete inteligências, mas apresentou critérios para definir características humanas que permitem classificar novas inteligências, a partir de inteligências candidatas. Ele próprio já propõe outras e estudiosos de várias partes do mundo apresentam proposições que enriquecem os seus conceitos iniciais. Gardner acredita que as inteligências são plurais e trabalham juntas, afirmando ainda que todos os seres humanos apresentam este conjunto competências de forma integral, podendo ainda desenvolver, por motivos diferenciados umas mais do que as outras. São as seguintes inteligências propostas por Gardner: Inteligência lógico-matemática, lingüística, corporal cinestésica, musical, espacial, intrapessoal e interpessoal.

18 Recentemente ele propôs mais duas a pictórica e a existencial. Estudos recentes apontam para a existência de uma inteligência naturalística.

19 3.2 O estudo da Emoção Este estudo, conforme já foi dito, deflagrou inúmeras outras possibilidades de entender a mente humana e dentre as proposições teóricas recentes destacam-se os estudos de Daniel Goleman, citado no início deste texto. Psicólogo, PhD pela Universidade de Havard, professor e pesquisador, Goleman, valendo-se de muitos estudos anteriores sobre a emoção humana e apoiado em todo o arcabouço teórico da Teoria das Inteligências Múltiplas, apresenta sua obra Inteligência Emocional - a teoria revolucionaria que redefine o que é ser inteligente, hoje conhecida em diversas partes do mundo. Goleman afirma que o ser humano tem duas mentes: uma racional e outra emocional. Para ele as duas trabalham juntas e em perfeita sintonia e nenhum conceito de inteligência atual pode deixar de considerar a emoção como propulsora do pensamento. Ele lembra que historicamente a emoção humana sempre foi vista como vilã, sabotadora da razão e símbolo maior da imaturidade. O homem maduro seria aquele com absoluto controle sobre as suas emoções. Controle no sentido de sufoca-las, não permitindo que elas se manifestem em ocasiões impróprias. Além de Goleman, outros estudiosos apresentam conclusões sobre o funcionamento do cérebro que enfatizam a importância do estudo das emoções. Neste aspecto a fisiologia e da neuroanatomia revelam um complexo mapeamento do cérebro. Segundo Amaral e Oliveira (2000), em artigo publicado na internet 4, o cérebro se compõe de três unidades principais. Uma delas é o bulbo ou arquipálio, cérebro primitivo responsável pela autopreservação, onde nascem os mecanismos de agressão e de comportamento repetitivo e acontecem as reações instintivas dos chamados arcos reflexos e das ações involuntárias indispensáveis à preservação da vida. 4 Artigo publicado na Revista cérebro e Mente.

20 Outra parte segundo o mesmo autor é o paleopálio ou cérebro intermediário, também conhecido como região límbica ou lobo límbico. Aqui se desenvolvem as funções afetivas. Trata-se de uma espécie de borda ao redor do tronco encefálico. Os estudos mostram que as emoções e os sentimentos como ira, pavor, paixão, amor, ódio, alegria e tristeza se originam no sistema límbico. Este sistema também é responsável por aspectos da identidade pessoal e pela memória. Paul MacLean, citado por Amaral, em artigo publicado na Revista Cérebro e Mente, afirma que A terceira unidade cerebral é o neopálio ou o cérebro racional, uma rede complexa de células nervosas altamente diferenciadas, capazes de produzir a linguagem simbólica e as tarefas intelectuais como a leitura, a escrita e o cálculo matemático. O neopálio é a mãe da invenção e o pai do pensamento. Esta região do cérebro ainda se divide em dois hemisférios. O esquerdo que se baseia na memória e vê a vida como um processo lógico, sucessivo e analisável que se desenvolve linearmente ao longo do tempo. O hemisfério direito abriga a criatividade, a intuição, a percepção direta sem necessidade de raciocínio, a vivência do aqui e agora, do eterno e de tudo que não pode ser descrito em palavras (Golenam: 1995). Em seus estudos da mente emocional Goleman a descreve como involuntária, rápida reação imediata, age irrefletidamente, decide em fração de segundos e não tem lugar para dúvidas e incertezas, possui mecanismos de avaliação e percepção velozes e reações emotivas, rápidas e rasteiras. Essas características são fundamentais para a sobrevivência. Capta o perigo num relance, age sem perda de tempo e funciona como um indicador de cautela. Em compensação leva a equívocos e a decisões precipitadas, tem uma elevada margem de erros e conduz a impressões e julgamentos intuitivos. Entretanto, na maioria das vezes atua em perfeita harmonia com a mente racional.

21 Segundo Goleman, a Inteligência Emocional pode ser estudada e educada tanto quanto a racional e são as seguintes as suas características: Capacidade de criar motivações para si próprio; Capacidade de persistir num objetivo apesar dos percalços; Capacidade de controlar os impulsos; Capacidade de aguardar a satisfação dos seus desejos; Capacidade de manter-se em bom estado de espírito; Capacidade de impedir que a ansiedade interfira no raciocínio; Capacidade de ser empático; Capacidade de ser autoconfiante. A emoção é conceituada pelo Oxford English Dictionary segundo Goleman, como qualquer agitação ou perturbação da mente, sentimento, paixão; qualquer estado emocional veemente ou excitado. Para Goleman a emoção refere-se a um sentimento e seus pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos, e uma gama de tendências para agir. Analisando a etimologia da palavra, emoção vem do latim movere que significa mover acrescida ao prefixo e que significa afastar. Ë uma propensão para um agir imediato (Goleman:1995). Paul Ekman, outro estudioso da emoção humana, citado por Goleman, propõe a existência de um conjunto de emoções primárias, mais ou menos análoga às propriedades das cores. Seriam elas: Ira, tristeza, medo, prazer, amor, surpresa, nojo e vergonha. As outras emoções seriam derivadas de combinações diversas a partir destas. Por exemplo o ciúme, seria uma mistura de ira, tristeza e medo. Uma característica importante da emoção revelada pelos estudos de Goleman, relaciona o que ele chama de mente emocional aos símbolos. Ele propõe que a mente emocional

22 funciona por uma lógica associativa: elementos que simbolizam uma realidade ou que de alguma forma lembrem esta realidade são, para a mente emocional, a própria realidade. Isto explicaria por que as metáforas e as imagens têm comunicação direta com a mente emocional (artes, romances, filmes, músicas teatro, opera falam diretos às emoções). Estes símbolos não fazem sentido para a razão, falam direto ao coração. A capacidade de se comunicar por estas linguagens é atribuída a grandes líderes espirituais, como Jesus Cristo e Buda. 3.3 A motivação Vistas estas informações relevantes sobre as teorias que revelam os segredos da emoção, buscaremos agora, a partir da visão destes mesmos princípios científicos abordar a relação entre o emocional e a motivação o contexto da aprendizagem. Goleman refere-se à motivação como uma aptidão mestra que implica no conhecimento e num saber lidar com as próprias emoções. Ele concluiu em seus estudos que as perturbações emocionais podem interferir na vida mental. Alunos ansiosos, malhumorados ou deprimidos não aprendem. As emoções negativas muito fortes desviam a atenção para as suas próprias preocupações, interferindo na tentativa de concentração em qualquer outra coisa. A mente não se fixa nas rotinas mais ou menos triviais do trabalho ou da escola. As pessoas clinicamente deprimidas apresentam pensamentos de autopiedade e desespero, desesperança e desamparo que se sobrepõem a qualquer outro pensamento. Quando as emoções subtraem a concentração, solapam a memória funcional capacidade de ter em mente toda informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.

23 A memória funcional é a função executiva por excelência da vida mental, possibilitando todos os outros esforços intelectuais desde a lembrança de um número de telefone a de uma intrincada trama dramática (Goleman:1998). A parte do cérebro que executa a memória funcional é o córtex. Nele se encontram o sentimento e as emoções. Quando os circuitos límbicos que convergem no córtex préfrontal estão tomados por angústia emocional não podemos pensar direito. Por outro lado, a motivação positiva reunião de sentimentos de entusiasmo fazem fluir melhor os pensamentos e a mente funciona em sua plenitude. As nossas emoções atrapalham ou aumentam a nossa capacidade de pensar e de fazer planos. Nesse sentido a inteligência emocional é uma capacidade que afeta profundamente todas as outras, facilitando ou interferindo nelas. Uma outra característica importante da motivação é o controle da impulsividade: capacidade de controlar um impulso para conseguir um objetivo menos imediato. O controle da ansiedade também aprece nestes estudos como uma competência emocional decisiva para aprendizagem. A ansiedade gera a preocupação, um ensaio metal do desastre que provoca uma estática cognitiva, intrometendo-se em todas as outras tentativas de se fixar em alguma coisa. A ansiedade antecipatória, característica das pessoas capazes de canalizar suas emoções, motivam-nas a se prepararem bem para as tarefas. Os estados de espírito positivos também, aparecem entre as habilidades favoráveis à motivação pois aumentam a capacidade de pensar com flexibilidade e mais complexidade tornando assim, mais fácil encontrar soluções para problemas intelectuais ou interpessoais. Isto explica por que uma boa piada pode facilitar a aprendizagem. A esperança e o otimismo aprecem nesta lista. Os dois geram o conceito de autoeficäcia atribuído às

24 pessoas que abordam as coisas mais em termos de como lidar com elas do que se preocupando com o que pode dar errado. Uma competência atribuída à inteligência emocional de suma importância para a aprendizagem é a capacidade de entrar em fluxo. O Fluxo é uma sensação de alegria espontânea, êxtase, atenção exclusiva à tarefa, perda da noção de tempo e de espaço. Segundo Goleman, o estado de fluxo é obtido a partir de uma concentração inicial, que exige disciplina, domínio da tarefa e complexidade sob medida. Neste estado a atividade cortical é menor e despende menos energia. Uma tarefa demasiado complexa ou desconhecida exige muito do cérebro e não permite tal leveza. O importante que não pode deixar de ser mencionado, sobre a teoria da inteligência emocional é que todas essas competências atribuídas a esta área da mente humana podem ser aprendidas e desenvolvidas em todas as pessoas, ao contrário do que se pensava sobre as emoções atribuindo-se-lhe um caráter imutável e instintivo a ser controlado e sufocado para assegurar a convivência humana (Goleman: 1998). As emoções podem portanto, serem aprendidas e ensinadas. 3.4 Ensinando as Emoções Em sua obra, A Inteligência Emocional, Goleman sugere o estudo da Ciência do Eu que abordaria temas como os nossos sentimentos e sentimentos que irrompem nos relacionamentos humanos. Por sua própria natureza, o tema exige que professores e alunos se concentrem no tecido emocional da vida da criança, concentração ignorada pela maioria das escolas. Como estratégias, Goleman sugere que se faça uso das tensões e traumas da vida cotidiana das crianças, que trate na sala de aula de problemas reais, pois para ele o aprendizado não pode ocorrer de forma isolada dos sentimentos das crianças. Ë

25 necessário que se faça uma alfabetização emocional. Ser emocionalmente alfabetizado é tão importante na aprendizagem quanto a matemática e a leitura. Sendo a Ciência do Eu pioneira nessa idéia que se espalha pelos Estados Unidos, desde o início dos anos noventa, e agora se torna conhecida em outros países, Goleman recomenda que as escolas ofereçam disciplinas como desenvolvimento emocional, aptidões para a vida e aprendizado social e emocional. Alguns autores, referindo-se à idéia de inteligências múltiplas de Howard Gardner, usam o termo inteligências pessoais e recomendam também a sua inclusão no currículo escolar. Observa-se que a linha básica destas propostas é elevar o nível de competência social e emocional nas crianças como parte de sua educação regular. Nos Estados Unidos, os cursos de alfabetização emocionais advêm dos movimentos de educação afetiva da década de 60. A proposta então era de que para uma profunda aprendizagem de lições psicológicas e motivacionais era necessário que fosse colocado em prática o que estava sendo ensinado em teoria. O movimento de alfabetização emocional, porém, vira pelo avesso a expressão educação afetiva em vez de utilizar o afeto como um meio para a aprendizagem, ensina o afeto em si. A alfabetização emocional no contexto escolar constitui-se um novo caminho para inserir nas escolas as emoções e a vida social em seus currículos normais. As crianças aprendem que a questão não é evitar inteiramente possíveis conflitos, mas resolver discordâncias e ressentimentos antes que se tornem em briga aberta..essa assertividade (que é diferente de agressão ou passividade) acentua a expressão direta dos sentimentos, mas de uma maneira que não se torne uma agressão; potenciando o objetivo da Ciência do eu, que é iluminar o sentimento que a criança tem de si e do relacionamento com os outros O Currículo da Ciência do Eu destaca-se como modelo para o ensino da Inteligência Emocional.Entre os tópicos ensinados, está a autoconsciência,

26 cujo objetivo é reconhecer sentimentos, e, montar um vocabulário para as crianças perceberem as ligações entre pensamentos, sentimentos e reações; saber se são os pensamentos ou os sentimentos que governam uma decisão; avaliar as conseqüências de opções alternativas; e aplicar essas intuições sobre questões como drogas, sexo etc. (Goleman:1998). A autoconsciência também se dá no reconhecimento de nossas forças e fraquezas, na possibilidade de nos vermos a uma luz positiva, mas realista (com isso evitando uma armadilha comum do movimento de auto-estima). Um aspecto importante é o controle das emoções: compreender o que está por trás de um sentimento (por exemplo, a mágoa que dispara a raiva) e aprender como lidar com ansiedades, ira e tristeza. Outro aspecto é assumir a responsabilidade por decisões e atos e cumprir compromissos. Uma aptidão social chave é a empatia, ou seja, a compreensão dos sentimentos dos outros e a adoção da perspectiva deles, e o respeito às diferenças no modo como as pessoas encaram as coisas (Goleman:1998). Os relacionamentos são outro foco importante, incluindo aprender a ser um bom ouvinte e um bom questionador; distinguir entre o que alguém diz ou faz e nossas reações e julgamentos, ser mais assertivo, e não raivoso ou passivo; e aprender as artes da cooperatividade, solução de conflitos e negociação de meios-termos. Alfabetização Emocional implica um mandado ampliado para as escolas, entrando no lugar de famílias que falham na socialização das crianças. Essa temerária tarefa exige duas grandes mudanças: que as escolas incluam em seu currículo o ensino das emoções, que o professor vá além de sua missão tradicional de ensinar a ler e a escrever e que as famílias e pessoas da comunidade se envolvam mais com as escolas.

27 4. O conceito de inteligência na visão do professor De acordo com estes referenciais teóricos, discutidos por diversos autores estudiosos da educação emocional, pudemos entender a importância e abrangência destas questões levantadas, às quais estaremos analisando a partir da visão dos professores que responderam aos questionários da pesquisa. Ao questionarmos aos professores sobre a sua visão da inteligência humana, a nossa primeira intenção foi perceber se os mesmos ainda mantinham os conceitos antigos fundamentados numa concepção de inteligência como qualidade hereditária, inata e quantificável. Buscamos verificar, também, a ocorr6encia de mudanças deste conceito em direção a uma visão pluralista da inteligência humana. À primeira questão, verificamos que apenas 06 (seis) dos 97 (noventa e sete) respondentes, demonstraram indicadores desta mudança de conceitos. Este número representa 5,94% da população estudada. Além destes, 29 (vinte e nove) professores, 28,71% da população, demonstraram em suas resposta uma visão que classificamos de iniciação à visão pluralista, muito mais por não apresentarem indícios de inatismo ou de quantificação do que propriamente, por apresentarem um conceito contemporâneo. O fato mais importante, contudo, confirmando as nossas previsões iniciais, é que 53,46% dos professores, (54 indivíduos), demonstraram em suas respostas uma visão conservadora da inteligência humana. Percebe-se claramente em suas respostas que apontam a inteligência como uma qualidade hereditária que afirma a idéia da classificação (diferenciação entre os mais e os menos inteligentes) e ainda, uma tendência à quantificação ou à medida. As duas questões seguintes 2 e 3, buscam aprofundar mais o conhecimento sobre esta visão da inteligência e referem-se aos critérios utilizados para perceber no aluno a sua inteligência. As respostas confirmaram os conceitos revelados pelas respostas anteriores.

28 Um número significativo 31 indivíduos (30,69%) revelam a medida como critério de identificação da inteligência do aluno e, 33 (32,67%), ratificam sua visão conservadora ao relacionarem a inteligência às habilidades de calculo e de comunicação oral ou escrita. 5. A relação entre as atividades escolares e os conceitos de inteligência Nas duas questões seguintes, (4 e 5), buscamos estabelecer uma relação entre a visão de inteligência e as atividades escolares planejadas e conduzidas pelos professores. Nossa primeira pergunta verificava se o professor trabalhava apenas com as aulas tradicionais, voltadas para o ensino de conteúdos das diversas áreas do conhecimento ou se ele também, trabalha com dinâmicas, dramatizações, músicas, danças, jogos e outras formas de desenvolver o seu trabalho docente. Verificamos, a partir das respostas, que todos os professores (96,03%) utilizam estas atividades em suas aulas. Entretanto, a questão seguinte, buscou revelar as intenções, os objetivos destas atividades questionando o professor sobre a sua intenção pedagógica ao incluí-las em seus planos e ao desenvolve-las em suas classes. Apenas 13 professores revelaram incluir estas atividades por algum motivo ligado à educação emocional. Alguns destes afirmam buscar trabalhar a timidez, o medo, a ansiedade, o amor, a solidariedade, a humildade etc. Outros dezenove professores (18,81%) da população estudada, apresentaram respostas que não revelaram a sua intenção ou mesmo declaram não ter respostas a dar sobre este assunto. Entretanto, o dado mais significativo da análise desta questão é o que nos revelam 67 professores, representando 69% dos entrevistados quando afirmam que desenvolvem estas atividades com o objetivo de divertir, integrar a classe ou tornar a aula prazerosa. Nesta resposta percebemos uma clara relação com os 70% de professores que revelaram desde a primeira pergunta a existência de uma visão conservadora de inteligência, e

29 permite-nos estabelecer a premissa de que existe uma clara implicação entre a proposta pedagógica pensada e praticada por estes professores e a sua visão de inteligência. A resposta à pergunta de número seis revela outro dado importante: apenas 01 professor, de todos esses que responderam o questionário, revela não acreditar na educação emocional. Entende que emoção é um dado subjetivo do indivíduo e que já nasce com ele, não sendo, portanto passível de ser educada. Por outro lado, 86,13% acreditam na possibilidade de educar as emoções e muitos se declaram interessados em aprender como fazer isto. Destes 24,75% atribuem à escola a responsabilidade por esta educação, 8,9% entendem que a responsabilidade é da família e 52,47% responderam que esta uma responsabilidade de ambas as instituições, afirmando ainda que elas devem atuar de forma ordenada e planejada neste sentido. 6. A atuação do Psicopedagogo na introdução de uma visão pluralista da inteligência No início deste estudo nos referimos à importância de se definir o espaço de atuação do profissional Psicopedagogo na escola. Não é nossa intenção questionar a validade da sua atuação na clínica psicopedagógica, entretanto, entendemos que muito há que ser feito na escola, antes de apontarmos o estudante como responsável pelo distúrbio de aprendizagem. Dentre outras questões a serem tratadas com o devido cuidado na escola, pelo psicopedagogo, a introdução de uma visão pluralista da inteligência humana é de fundamental importância. Gardner aponta alternativas para algumas práticas educativas atuais sugerindo que sejam revistas as avaliações, o foco na criança, e a diversificação do ambiente educacional. Ele nos fala de uma avaliação ecologicamente válida, feita em ambientes conhecidos, utilizando materiais conhecidos e voltadas para o desenvolvimento das diversas inteligências, nunca para a sua testagem. Quanto ao foco na criança ele nos indica que cada um deve receber a educação que favoreça o seu potencial individual, evitando-se a

30 padronização predominante na educação atual. Em relação ao ambiente nos chama atenção o encorajamento do estudante para resolver problemas e efetuar tarefas que estejam relacionadas com a vida na comunidade a que pertencem. Goleman nos sugere a Alfabetização Emocional que implica um mandado ampliado para as escolas, entrando no lugar de famílias que falham na socialização das crianças ou juntando-se a elas tendo em vista uma educação para a harmonia e para a paz. Aliado aos professores e outros profissionais da escola, o psicopedagogo pode desenvolver estudos teóricos e pesquisas a partir dos espaços educativos para além das salas de aulas, buscando nortear o trabalho do professor que, em muitos casos se encontra solitário com os problemas do manejo de classe e da compreensão da realidade escolar, tentando encontrar um estudante que esteja motivado para ouvir as suas explicações do assunto do dia, sem entender, que esse estudante, na maioria das vezes não desenvolveu uma cultura escolar para esse modelo desejado pela educação tradicional. 7. Conclusão Considerando os objetivos estabelecidos para este estudo buscamos identificar a visão da inteligência humana que predomina na escola; relacionar o conjunto das atividades de ensino-aprendizagem praticadas na escola com o conceito de inteligência predominante e indicar alternativas de introdução de uma visão pluralista da inteligência humana e de atividades voltadas para a educação emocional. No município que escolhemos por razões meramente práticas e operacionais para o desenvolvimento do nosso trabalho de pesquisa, encontramos resposta afirmativa para a questão básica levantada em nosso projeto que se referia à visão da inteligência humana apresentada pelo professor; fundamentada em conceitos tradicionais e privilegiando apenas as áreas verbal e lógico-matemática e, carregada de uma convicção antiga de que inteligência é uma característica hereditária do indivíduo, podendo ainda ser medida e quantificada.

31 Observamos também, a ausência de uma visão pluralista da inteligência humana e as conseqüências pedagógicas deste conceito ao verificarmos que as atividades propostas pela escola quando não estão voltadas para a apreensão de conteúdos e memorização de informações, destinam-se ao divertimento, à integração e ao prazer. A escola não propõe atividades educativas destinadas ao aprendizado das emoções. Quando são desenvolvidas atividades de caráter sócio-educativo, a exemplo de jogos, cantos, danças, não há uma intencionalidade de desenvolvimento de emoções. Entretanto, a grande maioria dos professores entrevistados, declararam-se receptivos ao aprendizado e à introdução de uma nova concepção de inteligência nas escolas e, neste particular entendemos que seja necessária a atuação do Psicopedagogo no ambiente escolar, estudando junto aos professores estes conteúdos e pesquisando na escola propostas pedagógicas alternativas a estas que conhecemos hoje e que retratam a situação difícil em que se encontram os professores, abandonados à própria sorte tentando encontrar respostas para a situação caótica que se encontram em suas realidades educacionais.

32 8. BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as Inteligências Múltiplas. Petrópolis RJ, Editora Vozes, BABIN, Pierre e KOULOUMDJIAN, Marie France. Os novos modos de Compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Edições Paulinas, COLEÇÃO PLANETA. Inteligência Emocional. São Paulo. Editora Três. N.ºs 01, 03 e GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, file://c:\mestrado\intelig-multi.html

33 9. Anexos Caro Professor, QUESTIONÁRIO DE PESQUISA Esta pesquisa destina-se à elaboração de uma monografia na área de psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Pedimos a sua colaboração, respondendo às questões abaixo para permitir o desenvolvimento de estudo que busca contribuir com a construção do conhecimento sobre a educação escolar. Comprometemo-nos a não revelar a sua identidade e a informar-lhe sobre os resultados dos estudos, permitindo-lhe amplo acesso e oportunidade de debater conosco as conclusões deste trabalho após a sua apreciação pelos orientadores. 1. Você identifica em sua classe os alunos inteligentes? 2. Quais os critérios que você utiliza para definir se um aluno é inteligente? 3. Além desses critérios você indicaria outros que possam revelar a a inteligência do aluno? 4. Você costuma realizar jogos, brincadeiras, danças, dramatizações em sua sala de aula? Qual o percentual destas atividades em relação as atividades convencionais? 5. Quando você realiza com os seus alunos estas atividade que objetivos está buscando atingir? 6. Você acha que a escola deveria buscar a educação emocional dos alunos ou seria esse um papel da família?

anped 25ª reunião anual

anped 25ª reunião anual A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO UMA CONTRIBUIÇÃO A PSICOPEDAGOGIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS. GT 13- Educação Fundamental Silvar Ferreira Ribeiro UNEB - Universidade

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO LOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: JOGOS - A MANEIRA DIVERTIDA DE FICAR INTELIGENTE PROFESSORA ORIENTADORA:

Leia mais

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas

Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local. Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projeto Bem-Estar Ambiente, educação e saúde: sustentabilidade local Tema 9 - Elaboração de projetos de intervenção nas escolas Projetos de trabalho Luciana Maria Viviani Gladys Beatriz Barreyro Os projetos

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2

Formação e Gestão em Processos Educativos. Josiane da Silveira dos Santos 1 Ricardo Luiz de Bittencourt 2 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NO CURSO DE MAGISTÉRIO PRESENCIAL: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES Formação e Gestão em Processos Educativos Josiane

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA.

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. Amanda Pathiely Serrânia Faria UFG/FEFD 1 Orientador e Coautor: Prof. Dr. Alexandre Ferreira UFG/FEFD 2 Graduanda do curso de Licenciatura

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar?

Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar? Mudança gera transformação? Mudar equivale a transformar? Seminário Síntese de Adequações/Inovações no Estudo Doutrinário Espírita Federação Espírita Brasileira Janeiro/2015 JESUS Conhecereis a Verdade

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Márcia Corrêa Sotolani 1 Glaucineide Silva de Souza 2 EIXO TEMÁTICO: Formação Inicial e Continuada

Leia mais

Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL

Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL Douglas Daniel de Amorim A PSICANÁLISE E O SOCIAL Belo Horizonte 1999 INTRODUÇÃO A Psicologia Comunitária tem sido um dos campos onde a Psicologia tem tido um expressivo crescimento. Trabalhar em comunidades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

AS RELAÇÕES DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO REGULAR INCLUSIVO

AS RELAÇÕES DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO REGULAR INCLUSIVO AS RELAÇÕES DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO REGULAR INCLUSIVO Kaceline Borba de Oliveira 1 Rosane Seeger da Silva 2 Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, através

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CALDAS NOVAS 2013

FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CALDAS NOVAS 2013 1 FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO CALDAS NOVAS 2013 2 FACULDADE DE CALDAS NOVAS UNICALDAS SANDRA REGINA SILVA MARTINS NÚCLEO DE ATENDIMENTO

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

Poucos livros, tratando de um objeto científico conseguiram

Poucos livros, tratando de um objeto científico conseguiram INTELIGÊNCIA EMOCIONAL OU INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Antonio Carlos Gil* 1. O sucesso da inteligência emocional Poucos livros, tratando de um objeto científico conseguiram a proeza de Inteligência emocional,

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA O Fórum das universidades públicas participantes do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA vem, por meio desta, defender

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes

Presença das artes visuais na educação infantil: idéias e práticas correntes Capítulo 15 - Artes Visuais Introdução As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA.

Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Desde 1995, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, um espaço no âmbito da dança contemporânea, através da ESCOLA DE DANÇA. Destinando a formação a alunos de todas as idades, o ensino da

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM. Manual de instruções. Prezado Professor e prezada Professora,

CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM. Manual de instruções. Prezado Professor e prezada Professora, CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM Manual de instruções Prezado Professor e prezada Professora, Apresentamo-lhes o modelo de Plano de Ensino-Aprendizagem para o Ensino

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA Bruna Tayane da Silva Lima; Eduardo Gomes Onofre 2 1 Universidade Estadual

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROVA BRASIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Josiane Bernz Siqueira (FURB) 1 professoramat_josiane@hotmail.com Ana Paula Poffo (FURB) 2 annapaulapoffo@hotmail.com Jéssica Sabel (FURB) 2 jessicasabel@terra.com.br

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO.

COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO. COMUNIDADE AQUÁTICA: EXTENSÃO EM NATAÇÃO E ATENÇÃO AO DESEMPENHO ESCOLAR EM JATAÍ-GO. PEDROZA, Poliana Siqueira 1 LUIZ, Angela Rodrigues 2 SOUZA, Luís César de 3 PALAVRAS-CHAVE: natação, atividades aquáticas,

Leia mais

LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA

LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE LUDICIDADE: INTRODUÇÃO, CONCEITO E HISTÓRIA Assunção, Paraguay Maio 2015 INTRODUÇÃO Q uando uma criança ingressa na

Leia mais

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo.

compreensão ampla do texto, o que se faz necessário para o desenvolvimento das habilidades para as quais essa prática apresentou poder explicativo. 9 Conclusão Neste estudo, eu me propus a investigar os efeitos de práticas de Língua Portuguesa no aprendizado de leitura e como esses efeitos se diferenciam conforme o ano de escolaridade dos alunos e

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

Ana Carolina de Lima Santos (UERJ/EDU) Caroline da Silva Albuquerque (UERJ/EDU) Eixo temático 6: São tantos conteúdos... Resumo

Ana Carolina de Lima Santos (UERJ/EDU) Caroline da Silva Albuquerque (UERJ/EDU) Eixo temático 6: São tantos conteúdos... Resumo 1 A Pesquisa no Processo de Formação de Professores - Relatório da vivência no projeto A leitura no aperfeiçoamento do ensino: uma proposta de pesquisa participante Ana Carolina de Lima Santos (UERJ/EDU)

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@cead.ufop.br Curso de Geografia 1900 Paulo

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte

PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte PROJETO MEDIAR Matemática, uma Experiência Divertida com ARte Silvana Iunes Centro Universitário de Brasília silvanaiunes@gmail.com Resumo: de jogos matemáticos elaborados por alunas da disciplina de Fundamentos

Leia mais

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Jovem Aprendiz COMBEMI Total de pesquisa aplicada: 33 (trinta e três) Metodologia da pesquisa: A pesquisa aplicada foi a Pesquisa

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM RESUMO Aline Hahn Affeldt Prof. Janaina de Souza Aragão Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI Pedagogia (PED 7051) Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC Antônia Fernandes Ferreira; Gessica Nunes Noronha; Marielle Sâmia de Lima

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO ESCOLAR Stefania Germano Dias; Flávio Pereira de Oliveira; Josefa Nandara Pereira de Souza; Larissa Brito da Silva; Maria Aparecida

Leia mais

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Relato de Experiência Eixo temático: Direitos Humanos - inclusão Gabriela Zilioti, graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. A importância de maquetes para

Leia mais