Madrigálico. Canto Renascentista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Madrigálico. Canto Renascentista"

Transcrição

1 Canto Renascentista Madrigálico Proponente e Produtora: Viviane Godoy Alves Lima Tel:(11) Organização Musical: Alberto Cecconi prod.cecconi@gmail.com

2 M adrigálico de caráter madrigalista, que ou quem faz madrigais. Ele é poeta e gentil homem madrigalista entre os heróis da sua raça (Martins Fontes) Madrigálico- Canto Renascentista traz a união de profissionais da arte do canto para pesquisa e fomento de maneira a divulgar e praticar o repertorio Madrigais Renascentista. Uniu-se em 2012 dedicando-se à apresentação, não apenas como exibição ao grande público mas de forma à fomentar o principal gênero musical do século 16, sejam eles: Italianos, Ingleses, Franceses e Espanhóis. Em um deleite vocal e uma viagem musical através das principais regiões que desenvolveram o estilo do século (XVI), utilizando compositores da Pré- Renascença ( ), Renascença ( ) e Alta Renascença ( ). Repertório de madrigais italianos, ingleses, franceses e espanhóis. Dentre a música profana do século XVI o Madrigal foi o gênero mais importante, sendo o centro da música Europeia. A composição de Madrigal é fundamentalmente uma melodia para se cantar, com poemas escritos por grandes poetas da epoca como exemplo, Petrarca e Bembo e próximo do final do século; Tarsso e Guarini. Madrigal dá aos versos uma liberdade de texturas, em uma sequencia de partes sobrepostas. Acima de tudo, o compositor de Madrigais procurava igualar a nobreza e o engenho do poema transmitindo ao ouvinte as ideias e as paixões do texto. Sublinhando a causa de vários efeitos atribuindo não a penas as consonâncias, mais também aos movimentos que as vozes fazem a cantar. (Gioseffo Zarlino)

3 R epertório do Espetáculo: (Compositores Italianos) Adrian Willaert (1480/ ) *Vecchie_letrose Don Carlos Gesualdo - Príncipe da Venosa ( ) * Moro Lasso al mio duo Claudio Monteverdi ( ) * Ecco Mormorar L onde * Io mi son giovinetta * Lasciate mi Morire (Compositores Franceses) Clément Janequin ( ) *Bel aubepin verdissant *Si Dieu vouloit que je feusse arrondell Claude de Sérmisy ( ) * Languir me fais (Compositores Ingleses) Thomas Morley ( ) * Now is the month of maying * April is in my mistress face Jonh Dowland ( ) * Sweet Love Doth now Invide(Solo) Olando Gibbons ( )

4 *The silver swan Jonh Bennet ( ) *Weep, Omine eyes (Compositor Espanhol) Anonyme (sec16) *La tricotea Juan del encina ( ) * Cucú, cucú! I ntegrantes Madrigálico:

5 Alberto Cecconi - Barítono Natural de São Paulo formou-se Bacharel em Canto Lírico como Barítono com o professor Carmo Barboza na Faculdade de Artes Alcântara Machado, onde estudou com o maestro Abel Rocha e sob a orientação das professoras Marilia Pini e Regina Scholochauer. Em sua formatura com a Orquestra de Câmara da (FAAM) a cantata BWV 82 de J.S.Bach, com recitas nas igrejas Santa Ifigênia e Catedral Luterana de SP sob a supervisão de Marilia Vargas (com a qual especializou sua técnica vocal de 2008 a 2011). Junto a Orquestra Arte Barroca, adaptou para os palcos a obra profana A Cantata do Café de J.S.Bach, que foi apresentada no Sesc Vila Mariana e no Theatro Municipal de Mogi das Cruzes. Foi cantor e Ator do musical Villa Lobos das crianças com direção cênica de Iacov Hillel e direção musical de Carlos Bauzys, em temporada no Teatro das Artes. Como coralista, cantou em diversas montagens de óperas do Teatro São Pedro com regência dedo maestro Roberto Duarte. Participou do Coral do Estado de São Paulo coordenados por Naomi Munakata. Regido pelo maestro Roberto Rodrigues do Coral Audi Coelum, e junto a uma orquestra com instrumentos da época barroca apresentou a obra Vespro della beata Vergine de Cláudio Monteverdi. Atualmente aperfeiçoa seu instrumento A voz, com a professora Vânia Pajares da Escola Municipal de Música de São Paulo. É responsável pela produção musical e pesquisa histórica do Madrigálico.

6 Carolina Colepicolo - Mezzo Soprano. Formada pela Universidade de São Paulo, iniciou seus estudos com violino aos seis anos de idade, e teve aulas com Nair de Mattos Moreno, Paulo Henes, Cecília Guida e Pablo de Lion. Em 2002 começou a estudar canto com Alex Flores e mais tarde com Edna D Oliveira. Cursou teatro na Companhia Paulista de Teatro Ágora e no TUCA PUC, em Participou do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, do 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, do I Encontro de Música Antiga da EMESP e da 31º Oficina de Música de Curitiba. Foi integrante do Coral Jovem do Estado de São Paulo, vencedora do Festival Lírico de Salvador Salvalírico II e da 18ª edição do Programa Nascente. Com a orquestra Arte Barroca, realizou a série de concertos em unidades do interior de São Paulo pelo edital do SESI (2011). Atualmente é aluna de canto de Edineia Oliveira, professora no projeto social GURI - Santa Marcelina, aluna de violino barroco de Luis Otavio Santos na EMESP e integrante do grupo Consensus.

7 Clarissa Cabral Mezzo Soprano (Osesp) Iniciou seus estudos artísticos e musicais na Escola Municipal de Iniciação Artística, aos cinco anos. Em 1993 ingressou na Escola Municipal de Música onde estudou piano, flauta transversal e atualmente estuda cravo. Nesta escola teve seus estudos orientados por: Sonia Albano, Wilson Rezende, Terezinha Saghaard entre outros. Em 2003 começou a dedicar-se ao trabalho de técnica vocal, sendo orientada pelo tenor Marcos Thadeu. Durante os anos de 2001 a 2006 cursou, no Departamento de Música da Universidade de São Paulo, o Bacharelado em Instrumento/Piano, orientada pelo prof. Dr. Amilcar Zani Netto. Cantou em masterclasses com: Ian Storey (UK), Heidi Grant Murphy (EUA), Peter Dauelsberg (Brasil), Nicolau de Figueiredo (BR) e Ricardo Kanji (Br). Atualmente desenvolve seu trabalho técnico com Rosa Dominguez e Ulrich Messthaler (Basel Suíça). Atuou como solista a frente da Camerata Antiqua de Curitiba, Camerata Fukuda e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência respectivamente de Celso Antunes e Yan Pascal Tortelier. Desde 2007 é integrante do Coral Audi Coelum regido por Roberto Rodrigues e do Coral da OSESP regido por Naomi Munakata. Em 2011 recebeu o título de Mestre em música pela Universidade de São Paulo com a dissertação intitulada Os Lieder de Clara Schumann, trabalho orientado pelo prof. Dr. Amilcar Zani Netto.

8 Daniel Umbelino Tenor Formando em Canto Lírico pela Escola Municipal de Música de São Paulo, é aluno da professora Laura de Souza com quem desenvolve intenso estudo no Lied Alemão, constando no currículo ciclos como Die Schöne Müllerin de Franz Schubert, Dichterliebe de Robert Schumann e Die Schöne Magelone de Johannes Brahms. É também aluno de canto barroco na EMESP, sob orientação da Soprano Marília Vargas. Foi tenor integrante do coro Collegium Musicum, sob-regência do Maestro Abel Rocha. Têm participado de masterclass com professores como Felicity Lott, Claudio Cavina, Patricia Caicedo, Nicolau de Figueiredo, Lenice Prioli, Achille Picchi e Luis Tenaglia.

9 Regiane Martinez-Soprano (Osesp) Iniciou seus estudos musicais aos dez anos com a Professora Selma Zambelli Gonçalves, no curso de piano erudito. Em 2000 participou do Estúdio Ópera de São Paulo, tendo como orientadora a professora Niza de Castro Tank. É preparadora vocal do grupo Voz Ativa Madrigal, onde tem atuado também como solista. Atuou como solista em diversas ocasiões, destacando-se a Missa Sancti Nicolai, de Joseph Haydn, Liebeslieder, de Johannes Brahms, Cantata de Natal, de Ricardo Tacuchian, Missa a Santa Cecília, de Alessandro Scarlatti e Cantata BWV 080, de J.S. Bach. Em 2001, ingressou nos Corais de Câmara e Sinfônico da Osesp. É bacharel em Música com Habilitação em Canto pela Unesp -Universidade Estadual Paulista-, sob orientação de Martha Herr. Atualmente tem como orientadora Lenice Prioli.

10 Viviane Godoy Teclas. Começou seu estudos de piano aos 10 anos com a professora Elaine Pelegrini, estudou no conservatório de Guarulhos e posteriormente na ULM (atual EMESP) com Daniel Matos. Participou do Festival de musica em Londrina em 2008 onde teve aulas com Gilberto Tineti, e do Festival de verão em Curitiba em 2010 com Olga Kium. Leciona aulas de piano e musicalização infantil desde o ano de Pianista ensaiadora do coral CEU Butantã, na ópera Orpheu e Euridice, apresentada em abril de Pianista durante toda a temporada do musical "Aladdin" que esteve em temporada no teatro Bradesco. Pianistacorrepetidora dos alunos de canto Lírico na FAAM durante os anos de Pianista da Casa de Artes Operária, no musical "Carmem", apresentado em julho de Atualmente é pianista no musical "Villa Lobos das crianças" sob a direção musical de Carlos Bauzys, e direção cênica de Iacov Hillel. Cursando Licenciatura em musica na Faculdade em artes Alcântara Machado.

11 Concerto Centro Cultural São Paulo em 28/04/2013. SESC Vila Mariana SP 11/10/12. Divulgações CCSP 28/04/13, Revista Concerto SESC Vila Mariana SP 11/10/12.

12 I dentificação da produção com a finalidade Musical.( Já Cadastrada no SESC)

13 R ider de Palco Lista dos Equipamentos - Piano Digital - Banco de Piano - 1 microfone. - 2 Retornos para o piano. - Caixas de Saída. - 6 Estantes de Partitura

Orquestra Sinfônica de Santo André divulga Temporada 2011 Repertório mantém quatro séries de concertos

Orquestra Sinfônica de Santo André divulga Temporada 2011 Repertório mantém quatro séries de concertos Orquestra Sinfônica de Santo André divulga Temporada 2011 Repertório mantém quatro séries de concertos A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) já está com toda a Temporada 2011 definida para deleite

Leia mais

RENASCIMENTO x BARROCO

RENASCIMENTO x BARROCO RENASCIMENTO x BARROCO Palestrina J.S. Bach PERÍODO - Fins do século XIV até o século XVI - Início do século XVII até meados do século XVIII (1600 a 1750, com a morte de J. S. Bach) ORIGEM DO NOME Trouxe

Leia mais

Fundação das Artes comemora 44 anos

Fundação das Artes comemora 44 anos Fundação das Artes comemora 44 anos Para comemorar 44 anos de dedicação à prática, ensino e fomento à arte, a Fundação das Artes abre as portas para receber os seus alunos, professores e o público em geral

Leia mais

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o!

Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Brasilis Ensemble Um espeta culo de entretenimento e emoça o! Apresentando uma formação instrumental incomum cello, clarinete e piano/violão Brasilis Ensemble se propõe a trazer novas leituras para um

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Um projeto sofisticado para um público altamente qualificado.

APRESENTAÇÃO. Um projeto sofisticado para um público altamente qualificado. APRESENTAÇÃO A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano convida sua empresa para participar de uma série de apresentações gratuitas de música erudita para todas as idades em seu auditório em São Paulo, durante

Leia mais

Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE

Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Rafael de Oliveira Nascimento: 28/08/1981 - General Câmara, Brasil. Endereço: Rua Álvaro de Castelões, 632, 2º Esq. Fr. 4200-042 Porto, Portugal.

Leia mais

CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO

CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO - CAC CURSO DE MÚSICA - BACHARELADO Coordenador do Curso: Prof. Rinaldo de Melo Fonseca IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. Denominação dos Cursos:

Leia mais

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 1. ANA PAULA ANDRADE, PRESIDENTE CONSELHO EXECUTIVO, CONSERVATÓRIO REGIONAL, PONTA DELGADA, AÇORES /AICL BRAGANÇA 2010 BRAGANÇA 2009 ANA PAULA ANDRADE [CONSTÂNCIA] 1964) Nasceu em P. Delgada onde concluiu

Leia mais

Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada

Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada Concerto celebrativo do Centenário da República Banda da Armada 23 de Outubro, 21h30, Sala Principal, M6 Entrada gratuita Sobre a Banda da Armada Segundo fontes históricas, já na primeira metade do século

Leia mais

Você quer se formar em Música?

Você quer se formar em Música? Você quer se formar em Música? Faça um dos cursos de Graduação em Música oferecidos pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)! 1) Quais são os Cursos Superiores

Leia mais

Música para Formar Pessoas. Paulo Zuben Diretor Artístico-Pedagógico

Música para Formar Pessoas. Paulo Zuben Diretor Artístico-Pedagógico Santa Marcelina Cultura Música para Formar Pessoas Paulo Zuben Diretor Artístico-Pedagógico Qualificação Associação sem fins lucrativos. Qualificada em 2008 como Organização Social de Cultura (OS) pelo

Leia mais

2. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO (*):

2. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO (*): EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ACADEMIA DE REGÊNCIA DA OSESP 1 Estão abertas as inscrições para a ACADEMIA DE REGÊNCIA DA OSESP Curso Livre de Regência. Criado por iniciativa da Diretora Musical e Regente Titular

Leia mais

II Semana da Música e Pedagogia da FACFITO e do CMVL a de outubro de! II SEMANA DE MÚSICA E PEDAGOGIA DA FACFITO E DO CMVL 16 a 19 de outubro de 2013 TEMA DO EVENTO: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Leia mais

XIV SEMANA ELEAZAR DE CARVALHO CONCURSO JOVENS SOLISTAS E REGENTES 2015

XIV SEMANA ELEAZAR DE CARVALHO CONCURSO JOVENS SOLISTAS E REGENTES 2015 XIV SEMANA CONCURSO JOVENS SOLISTAS E REGENTES 2015 Etapa Região Sudeste Data: 18 de novembro 2015 14h30 para Candidatos de Regência Local: FAAM-FIAM Av. Liberdade, 107 São Paulo/SP Data: 23 de novembro

Leia mais

Fazem parte do processo de seleção as seguintes etapas:

Fazem parte do processo de seleção as seguintes etapas: EDITAL CORO ACADÊMICO DA OSESP APRESENTAÇÃO O Coro Acadêmico da OSESP é um coro com 20 membros, idade entre 18 e 35 anos, destinado ao treinamento de jovens cantores através da experiência em prática coral,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 35/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Música, Modalidade

Leia mais

Sociedade Harmonia Lyra. Palcos Abertos

Sociedade Harmonia Lyra. Palcos Abertos Objetivo O presente projeto pretende realizar um festival nacional de música Clássica em Joinville, Santa Catarina, de caráter não competitivo, que trará artistas de vários estados brasileiros, dará oportunidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

AUDIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CORALISTAS PARA O CORO CARLOS GOMES DA FUNDAÇÃO CARLOS GOMES

AUDIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CORALISTAS PARA O CORO CARLOS GOMES DA FUNDAÇÃO CARLOS GOMES AUDIÇÃO PARA SELEÇÃO DE CORALISTAS PARA O CORO CARLOS GOMES DA FUNDAÇÃO CARLOS GOMES A Fundação Carlos Gomes, torna publico, aos alunos e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes, a realização desta

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE CURSOS DE MÚSICA E ARTES PARA ESCOLAS A Som Livre Escola de Artes oferece para as escolas infantis uma proposta inovadora : Cursos de Artes, especialmente voltado para crianças. Através de praticas e vivencias

Leia mais

De 1984 à 1993. Atividades Profissionais

De 1984 à 1993. Atividades Profissionais Atividades De 1984 à 1993 Regência da Orquestra Sinfônica Nacional da Guatemala Teatro Nacional Guatemala a convite da Direção Geral de Cultura e Belas Artes do Ministério da Educação da Guatemala. 21.07.1983

Leia mais

SINFÔNICA HELIÓPOLIS REALIZA PRIMEIRA TURNÊ INTERNACIONAL, COM CONCERTOS NA ALEMANHA, HOLANDA E INGLATERRA ENTRE 04 E 15 DE OUTUBRO

SINFÔNICA HELIÓPOLIS REALIZA PRIMEIRA TURNÊ INTERNACIONAL, COM CONCERTOS NA ALEMANHA, HOLANDA E INGLATERRA ENTRE 04 E 15 DE OUTUBRO SINFÔNICA HELIÓPOLIS REALIZA PRIMEIRA TURNÊ INTERNACIONAL, COM CONCERTOS NA ALEMANHA, HOLANDA E INGLATERRA ENTRE 04 E 15 DE OUTUBRO Convidados pela emissora alemã Deustche Welle e pelo Ministério da Cultura

Leia mais

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre

Quaquarela. Quaquarela. Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre Quaquarela Proposta de temporada de espetáculo do Bando de Brincantes em Teatro

Leia mais

Nomes de instituições, cursos e professores que estudou

Nomes de instituições, cursos e professores que estudou Regina Rios São Paulo - Sp Bairro: Lapa Data de Nasc.: 03/02/1989 Email: Regina.rios@gmail.com Contato: (11) 9-85032016 O.M.B. 0ARTE.0093 Formação F.A.A.M. Faculdade de Artes Alcântara Machado o Música

Leia mais

RELEASE FICHA TÉCNICA RIDER TÉCNICO. Grupo Palimpsesto http://www.grupopalimpsesto.com.br +5511 99638-7620 grupopalimpsesto@gmail.

RELEASE FICHA TÉCNICA RIDER TÉCNICO. Grupo Palimpsesto http://www.grupopalimpsesto.com.br +5511 99638-7620 grupopalimpsesto@gmail. RELEASE FICHA TÉCNICA E RIDER TÉCNICO 1. INFORMAÇÕES GERAIS Ficha Técnica Grupo: Integrantes: Cid Battiato, Miguel Lobos, Pietro Battiato, Raul Ordenes e Salvador de La Fuente Shows: Latinidades, Dos Andes

Leia mais

Apresentação Reinaldo Arias

Apresentação Reinaldo Arias Apresentação Reinaldo Arias 2011 Projeto musical Música para envolver, encantar e integrar. Essa é a proposta do músico, produtor e compositor Reinaldo Arias. Artista atuante, gravou, produziu e compôs

Leia mais

MÚSICA NO MUSEU Dezembro 2015 Grandes concertos de Natal

MÚSICA NO MUSEU Dezembro 2015 Grandes concertos de Natal MÚSICA NO MUSEU Dezembro 2015 Grandes concertos de Natal Música no Museu encerra a temporada 2015, neste mês de dezembro, com 24 concertos sendo 21 no Rio de Janeiro e, assim, chegando a mais de 450 no

Leia mais

CONSERVATÓRIO MUSICAL BEETHOVEN www.beethoven.art.br beethoven@beethoven.art.br

CONSERVATÓRIO MUSICAL BEETHOVEN www.beethoven.art.br beethoven@beethoven.art.br Curso de Capacitação em Música para Professores do Ensino Médio, Fundamental 03 horas / semanais e Musicalização Infantil ( com base no PCN Artes ) VAGAS LIMITADAS FAÇA SUA PRÉ-RESERVA 10 meses ( inicio

Leia mais

ATIVIDADES Oficina de técnica vocal; Concerto didático; Apreciação e contextualização do repertório coral.

ATIVIDADES Oficina de técnica vocal; Concerto didático; Apreciação e contextualização do repertório coral. APRESENTAÇÃO O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 28 cantores com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor

Leia mais

Quarta cultural Madeirame Sons de madeira

Quarta cultural Madeirame Sons de madeira Quarta cultural Madeirame Sons de madeira Apresentação dos músicos Felipe José (violoncelo), Pedro Santana (contrabaixo), André Rocha (violão), Daniel Christófaro (violão), Bruno Santos (marimba e percussão)

Leia mais

Curriculum Ilso Muner

Curriculum Ilso Muner Curriculum Ilso Muner Nacionalidade: Brasileira Data de nascimento: 15 de julho Atual regente e professor do coral da universidade UNINOVE Atual regente do coral Feliz Idade do Shopping Eldorado Aulas

Leia mais

PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS-PAC RELATÓRIO

PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS-PAC RELATÓRIO PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS-PAC RELATÓRIO Em 2002, procuramos consolidar o PAC como um órgão efetivamente cultural, tanto interna como externamente, atuando sobre os objetivos propostos:

Leia mais

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 2010

COM A UDESC NO 13º COLÓQUIO EM FLORIPA, SANTA CATARINA 2010 1. ANA PAULA ANDRADE, PRESIDENTE CONSELHO EXECUTIVO, CONSERVATÓRIO REGIONAL, PONTA DELGADA, AÇORES /AICL ANA PAULA ANDRADE [CONSTÂNCIA] 1964) Nasceu em P. Delgada onde concluiu o curso geral de música

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CONCERTO DE ABERTURA Dia 14 Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP) Regente: Edilson Ventureli 20h30 Cine Theatro Central CONCERTOS

PROGRAMAÇÃO CULTURAL CONCERTO DE ABERTURA Dia 14 Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP) Regente: Edilson Ventureli 20h30 Cine Theatro Central CONCERTOS PROGRAMAÇÃO CULTURAL CONCERTO DE ABERTURA Dia 14 Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP) Regente: Edilson Ventureli CONCERTOS Dia 15 Orquestra Barroca do Festival com instrumentos de época (MG) Regente: Luis

Leia mais

2. Objetivos 3. Método 3.1 Amostra 3.2 Coleta de dados

2. Objetivos 3. Método 3.1 Amostra 3.2 Coleta de dados O desenvolvimento do canto em crianças de 2 a 6 anos de idade Beatriz Ilari Universidade Federal do Paraná UFPR beatrizilari@ufpr.br Vivian Dell Agnolo Universidade Federal do Paraná UFPR Resumo. Este

Leia mais

Edital 03/FOSPA/2015. Viola de Arco turno tarde 1 Violoncelo turno tarde 2 Contrabaixo Acústico tocado com Arco turno tarde

Edital 03/FOSPA/2015. Viola de Arco turno tarde 1 Violoncelo turno tarde 2 Contrabaixo Acústico tocado com Arco turno tarde Edital 03/FOSPA/2015 O PRESIDENTE DA - FOSPA, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 17, inciso VII, Decreto nº 51.370, de 10 de abril de 2014, TORNA PÚBLICO A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL N o 40/2010-DAA

EDITAL N o 40/2010-DAA EDITAL N o 40/2010-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no dia 23/9/2010 no endereço eletrônico www.daa.uem.br, na Secretaria da DAA e nas Secretarias Acadêmicas dos Câmpus Regionais

Leia mais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais

MÚSICA E SABER. Oficinas de capacitação de agentes musicais MÚSICA E SABER Oficinas de capacitação de agentes musicais Música e saber OBJETIVO O objetivo principal deste projeto é oferecer a músicos do interior do Rio de Janeiro uma oportunidade de capacitação

Leia mais

AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA ANEXO II REGULAMENTO DOS GRUPOS E DAS ORQUESTRAS DO LICEU DE ARTES E OFICIOS CLAUDIO SANTORO

AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA ANEXO II REGULAMENTO DOS GRUPOS E DAS ORQUESTRAS DO LICEU DE ARTES E OFICIOS CLAUDIO SANTORO AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS E CADASTRO RESERVA DAS ORQUESTRAS E GRUPOS DO LICEU DE ARTES E OFICIOS CLAUDIO SANTORO UNIDADE CACHOEIRINHA E SAMBÓDROMO-2015 AUDIÇÃO INTERNA E EXTERNA

Leia mais

Arte cartaz, banner e filipeta

Arte cartaz, banner e filipeta Arte cartaz, banner e filipeta Site da Prefeitura de Cordeiro Data: 08/10/10 Últimas Notícias Todas as Notícias O Barroco Europeu em Cordeiro Uma apresentação para marcar época A Orquestra Barroca da UNIRIO

Leia mais

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO

3ª IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Biografia: Eduardo Dias Carvalho é Bacharel em Composição UnB Bacharel em Regência - UnB, Licenciado em Educação Musical - UnB Pós- graduado em Regência Coral UnB Regência de Corais Coral da 3ª IGREJA

Leia mais

MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014. Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical

MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014. Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical MÚSICA NO IFRS CAMPUS OSORIO 2014 Área Temática: Cultura Agnes Schmeling 1 (Coordenadora da Ação de Extensão) João Miguel Erig Bohn 2 Palavras-chave: música, projetos de extensão, educação musical Resumo:

Leia mais

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano)

Arte Ensino Fundamental. Fase Final (6º a 9º ano) Arte Ensino Fundamental Fase Final (6º a 9º ano) 2012 APRESENTAÇÃO Caro(a) professor(a), (...) Protege-me das incursões obrigatórias que sufocam o prazer da descoberta e com o silêncio ( intimamente sábio

Leia mais

RELATÓRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA

RELATÓRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA RELATÓRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO ESPAÇO MUSICAL GATO NA TUBA PRONAC 127964 Lei Rouanet Associação Beneficente São Roque OBJETIVOS ESPECÍFICOS PRINCIPAIS: OFICINAS DE MÚSICA: Manutenção da Oficina de

Leia mais

APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET

APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET APROVADO PELA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI ROUANET Projeto de Implantação e Desenvolvimento da Orquestra Filarmônica de São Roque, que inclui Cursos de instrumentos de orquestra e Curso de Luteria.

Leia mais

Segue cronograma com a programação completa das apresentações e com os horários e locais:

Segue cronograma com a programação completa das apresentações e com os horários e locais: SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 29/2014 CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES REVIRADA MUSICAL Prezados Pais e/ou Aluno (a), Conforme comunicado 27/2014 enviado em 09/10, informamos que de 20 a 25/10 realizaremos

Leia mais

Brazilian QUARTETO BRASILEIRO DE VIOLÕES B I. Bios Individuais. Everton Gloeden Tadeu do Amaral Luiz Mantovani Claudio Faga

Brazilian QUARTETO BRASILEIRO DE VIOLÕES B I. Bios Individuais. Everton Gloeden Tadeu do Amaral Luiz Mantovani Claudio Faga Brazilian guitarquartet QUARTET BRAILEIR DE VILÕE B I Everton Gloeden Tadeu do Amaral Luiz Mantovani Claudio Faga EVERTN GLEDEN Everton Gloeden nasceu em ão Paulo, onde estudou com Roberto dalla Vechia,

Leia mais

Jovens Artistas 2015-2016

Jovens Artistas 2015-2016 Jovens Artistas 2015-2016 Alunos 1 Ah! A Primeiro Acto, conforme o próprio nome indica, não aderiu ao novo acordo ortográfico, portanto, poderás encontrar alguns erros, do ponto de vista do mesmo, neste

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 34/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Música, Modalidade

Leia mais

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp

Instituição. Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Núcleo de Produção em Artes Canarinhos da Terra Unicamp Instituição Organização sem fins lucrativos fundada em 1996, de utilidade pública e integra rede de proteção da criança e do adolescente CMDCA. Mantém,

Leia mais

2º. FIRSC Festival Internacional de Regência. Ubatuba Brasil Outubro / 2011. Regência Violão Canto Lírico Madrigal Composição

2º. FIRSC Festival Internacional de Regência. Ubatuba Brasil Outubro / 2011. Regência Violão Canto Lírico Madrigal Composição 2º. FIRSC Festival Internacional de Regência Ubatuba Brasil Outubro / 2011 Regência Violão Canto Lírico Madrigal Composição Concurso de Corais Concertos Concurso FIRSC Cantareira FIRSC Social O 1º. FIRSC

Leia mais

BACHARELADO EM MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO

BACHARELADO EM MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO BACHARELADO EM MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO O curso de Composição Musical, no Departamento de Música da ECA/USP, é desenvolvido ao longo de seis anos. É um curso que procura ser abrangente o bastante

Leia mais

A Banda. Beatlemania formada há 8 anos, surgiu de encontros de músicos experientes e, acima de tudo, admiradores da obra dos Beatles.

A Banda. Beatlemania formada há 8 anos, surgiu de encontros de músicos experientes e, acima de tudo, admiradores da obra dos Beatles. RELEASE A Banda Beatlemania formada há 8 anos, surgiu de encontros de músicos experientes e, acima de tudo, admiradores da obra dos Beatles. A Música dos Beatles Carrega fortes mensagens de paz e amor

Leia mais

22h - Festa com show de Jorge Aragão Petropolitano - Classificação: 18 anos - Ingresso: R$ 50,00

22h - Festa com show de Jorge Aragão Petropolitano - Classificação: 18 anos - Ingresso: R$ 50,00 06/07 20h - Abertura do 12º Festival de Inverno de Petrópolis Christian Schmitt, órgão (Alemanha) Participação especial: Coral dos Canarinhos de Petrópolis Maestro: Marco Aurélio Lischt Obras de: Liszt,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL PROGEPE Nº 29, DE 09 DE OUTUBRO DE 2013 A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, designada pela Portaria Unila nº 640, de 09

Leia mais

Apresentação sobre o Musical 2014

Apresentação sobre o Musical 2014 Apresentação sobre o Musical 2014 Filosofia do Vértice Contribuir para a formação completa do aluno: Desenvolver a capacidade cognitiva através do acesso ao conhecimento; Participar da formação ética,

Leia mais

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA Plano de Atividades 2013/2014 1 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES O Plano Anual de Atividades PAA do Conservatório é fundamental na valorização do currículo

Leia mais

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS O FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUAS AÇÕES MUSICAIS Área temática: cultura Vera Lucia Portinho Vianna (Coordenadora da Ação de Extensão) Vera Lucia Portinho

Leia mais

Português Brasileiro Cantado Questões técnicas e estéticas relacionadas às normas de pronúncia propostas para o canto erudito no Brasil

Português Brasileiro Cantado Questões técnicas e estéticas relacionadas às normas de pronúncia propostas para o canto erudito no Brasil Português Brasileiro Cantado Questões técnicas e estéticas relacionadas às normas de pronúncia propostas para o canto erudito no Brasil Wladimir Mattos EVPM, FUNDUNESP, Universidade Estadual Paulista Resumo

Leia mais

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE

CONCERTOS BANRISUL PARA JUVENTUDE APRESENTAÇÃO O Banrisul é agente viabilizador de iniciativas comunitárias, valorizando e apoiando atitudes que impactam sobre a qualidade de vida da comunidade gaúcha. Confirmando o seu compromisso histórico

Leia mais

SeAC Serviço de Arte e Cultura

SeAC Serviço de Arte e Cultura SeAC Serviço de Arte e Cultura Atividades Curriculares Optativas Música. Canto. Teatro. Dança. Arte. Cultura A pedagogia proposta pelo SeAC se fundamenta na concepção de Ateliê, em que o educando tem um

Leia mais

A minha atividade profissional como pianista acompanhadora e correpetidora

A minha atividade profissional como pianista acompanhadora e correpetidora A minha atividade profissional como pianista acompanhadora e correpetidora Escrevo esta memória com o objectivo de relatar e explicar a minha experiência como pianista acompanhadora/correpetidora nos últimos

Leia mais

História da Música Ocidental

História da Música Ocidental História da Música Ocidental A Música na Idade Média e no Renascimento Música medieval é o nome dado à música típica do período da Idade Média. Essas práticas musicais aconteceram há quase 1500 anos atrás.

Leia mais

14 A 16 DE ABRIL 2016 PORTIMÃO ARENA PROGRAMA DIA 14 DE ABRIL DE 2016. 10h00 Abertura ao público

14 A 16 DE ABRIL 2016 PORTIMÃO ARENA PROGRAMA DIA 14 DE ABRIL DE 2016. 10h00 Abertura ao público 14 A 16 DE ABRIL 2016 PORTIMÃO ARENA PROGRAMA DIA 14 DE ABRIL DE 2016 10h00 Abertura ao público 10h30-10h45 Performance teatral O acordar, pelos alunos dos Percursos Curriculares Alternativos da Escola

Leia mais

ACORDEÃO. Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade

ACORDEÃO. Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade ACORDEÃO Admissão/aferição ao 2º grau/6º ano de escolaridade 1. Uma escala maior na extensão de uma oitava, de livre escolha; Respetivo arpejo sobre o acorde perfeito maior no estado fundamental. 2. Dois

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS CENTRO DE ESTUDOS DE MÚSICA SACRA E LITURGIA DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS INSCRIÇÕES PARA 2016 CAMPINAS / SP Apresentação, histórico e objetivo No ano de 2007, procurando atender à necessidade de formação

Leia mais

Calendário Cultural - dezembro

Calendário Cultural - dezembro CALENDÁRIO CULTURAL DA UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Calendário Cultural - dezembro Evento Descrição Coordenador Local Data Horário Antonia

Leia mais

ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS TEMPORADA 2015 CONCERTOS E RECITAIS EM CASCAIS

ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS TEMPORADA 2015 CONCERTOS E RECITAIS EM CASCAIS ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS TEMPORADA 2015 CONCERTOS E RECITAIS EM CASCAIS DOMINGO, 8 DE FEVEREIRO ÀS 18H00 "ROMANTISMO ALEMÃO" L. V. Beethoven Abertura do Bailado "As Criaturas de Prometeus"

Leia mais

M Ú S I C A N O M U S E U

M Ú S I C A N O M U S E U M Ú S I C A N O M U S E U O U T U B R O 2 0 1 4 Homenagens: 150 anos de Alberto Nepomuceno 100 anos de Cacilda Borges Barbosa 100 anos de Dorival Caymmi 75 anos de Ricardo Tacuchian Na sequência dos programas

Leia mais

Festival da Canção Infantil BALEIA DE MARFIM

Festival da Canção Infantil BALEIA DE MARFIM Festival da Canção Infantil BALEIA DE MARFIM REGULAMENTO Artigo 1º (Natureza e Fim) 1º - O Festival da Canção Infantil Baleia de Marfim é uma organização anual da Câmara Municipal das Lajes do Pico e da

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina MUS1295T1 - Canto III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina MUS1295T1 - Canto III Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina MUS1295T1 - Canto III Docente(s) Márcia Aparecida Baldin Guimarães Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Música Créditos 0 90 Carga Horaria

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA AUDIÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMETISTAS E SOLITAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA OSJPB TEMPORADA 2015

CONVOCATÓRIA PARA AUDIÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMETISTAS E SOLITAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA OSJPB TEMPORADA 2015 CONVOCATÓRIA PARA AUDIÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMETISTAS E SOLITAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DA PARAÍBA OSJPB TEMPORADA 2015 O Presidente da FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA - FUNESC, instituição de direito

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO

CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA OPÇÃO: PIANO / VIOLINO / VIOLA / VIOLÃO / VIOLONCELO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 31/93 CONSUNI e Resolução nº 374/2005 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 1495/2000

Leia mais

PROVA COM RESPOSTAS 18 QUESTÕES. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR Vestibular 2015.1

PROVA COM RESPOSTAS 18 QUESTÕES. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR Vestibular 2015.1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR Vestibular 2015.1 CURSO DE MÚSICA EXAME DE HABILIDADE ESPECÍFICA EHE PROVA COM RESPOSTAS LOCAL DA PROVA CAMPUS DO ITAPERI N o DA SALA EXAME

Leia mais

PRÁTICA INSTRUMENTAL AO PIANO

PRÁTICA INSTRUMENTAL AO PIANO PRÁTICA INSTRUMENTAL AO PIANO OBJECTIVOS GERAIS Desenvolver competências técnicas e artísticas através do estudo de um repertório diversificado. Trabalhar a compreensão do texto musical de modo a favorecer

Leia mais

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSO BÁSICO Desenvolver competências técnicas e artísticas através do estudo de um repertório diversificado. Trabalhar a compreensão do texto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA CULTURA DE SANTA MARIA

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA CULTURA DE SANTA MARIA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA CULTURA DE SANTA MARIA 1º DE AGOSTO Evento: Abertura do Mês da Cultura Evento: Abertura da Exposição ECO ART Data: 02 à 29/08 visitação das 8h às 18h de segunda a sexta feira Evento:

Leia mais

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE

ESCOLA DE ARTES SOM LIVRE CURSOS DE MÚSICA E ARTES PARA ESCOLAS A Som Livre Escola de Artes oferece para as escolas infantis uma proposta inovadora : Cursos de Artes, especialmente voltado para crianças. Através de praticas e vivencias

Leia mais

www.meloteca.com Jorge Salgueiro Lista de obras Cidade de veludo com coro e grupo rock 69, 1999 4 10 min.

www.meloteca.com Jorge Salgueiro Lista de obras Cidade de veludo com coro e grupo rock 69, 1999 4 10 min. www.meloteca.com Jorge Salgueiro Lista de obras Canto - Coro Misto (1 a Cidade de veludo com coro e grupo rock 69, 1999 Pino do verão ópera com solistas, coro misto e grande ensemble 89, 5 60 Ode a euterpe

Leia mais

Conservatório de Música de Barcelos

Conservatório de Música de Barcelos Atividades 2013/2014 Calendarização Atividades Local 27/09/2013 às 21:30h 01/10/2013 às 19:30h 18/10/2013 às 21:30h 12/11/2013 22/11/2013 23/11/2013 às 21:00H 29/11/2013 às 10 e 12/12/2013 às 21:00h 14/12/2013

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.06.16 EDITORIA: CAPA E GERAL

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.06.16 EDITORIA: CAPA E GERAL FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.06.16 EDITORIA: CAPA E GERAL VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.06.16 EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS VEÍCULO: COLUNA RODRIGO LOUREIRO DATA: 23.06.16 SESC

Leia mais

Programa de Bolsa-Auxílio de Estágio para Monitoria

Programa de Bolsa-Auxílio de Estágio para Monitoria Programa de Bolsa-Auxílio de Estágio para Monitoria 2º semestre de 2012 Edital de Funções para a Escola de Música TERMO DE COMPROMISSO BOLSA-AUXÍLIO DE ESTÁGIO PARA MONITORIA Atribuições do aluno(a) bolsista

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 02/2012 Altera a Resolução nº. 34/2009 do CONSEPE que aprova o Projeto Pedagógico

Leia mais

Sebastiana Benedita Coelho de Moraes COUTEIRO; Marília ALVARES. Escola de Música e Artes Cênicas da UFG sabahmoraes@gmail.com

Sebastiana Benedita Coelho de Moraes COUTEIRO; Marília ALVARES. Escola de Música e Artes Cênicas da UFG sabahmoraes@gmail.com O ENSINO DO CANTO POPULAR BRASILEIRO Abordagem Didática: técnica vocal Sebastiana Benedita Coelho de Moraes COUTEIRO; Marília ALVARES. Escola de Música e Artes Cênicas da UFG sabahmoraes@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

CIRCUITO GANDARELA DE MINAS: RÉPLICA DO TEATRO DE SHAKESPEARE, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

CIRCUITO GANDARELA DE MINAS: RÉPLICA DO TEATRO DE SHAKESPEARE, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL CIRCUITO GANDARELA DE MINAS: RÉPLICA DO TEATRO DE SHAKESPEARE, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL A inauguração do Globe brasileiro só acontecerá em 2016, mas ações permanentes de qualificação profissional

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MUSICAL CATÁLOGO DE PROJETOS

COLÉGIO PEDRO II DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MUSICAL CATÁLOGO DE PROJETOS COLÉGIO PEDRO II DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MUSICAL CATÁLOGO DE PROJETOS ANO DE 2011 PROJETOS 1- A Flauta Doce na Classe Especializada- Professora Moema Andrade (U.E. São Cristóvão I) 2- A Teoria, na Prática,

Leia mais

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Fundação das Artes Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Inscrições Abertas Turmas 2013 Primeiro Semestre Cursos Livres e Técnicos A Fundação das Artes é uma Escola de Artes

Leia mais

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas.

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas. Quem Somos A Jatobá Cultural é uma empresa especializada em produções financiadas por leis de incentivo, principalmente ProAC-ICMS e Lei Rouanet, com o objetivo de difundir com maior qualidade e quantidade

Leia mais

Edição N 23-30/10/2009

Edição N 23-30/10/2009 Edição N 23-30/10/2009 Belo Horizonte 07/11- Bazar da Pechincha, das 7 às 16h, na Rua Goiás 260. 25/11- Dia Na amat na AIB Chá em homenagem aos voluntários das instituições judaicas de Belo Horizonte,

Leia mais

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 16 Grupos: Orquestra AfroReggae 25 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014

III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014 III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014 REALIZAÇÃO Cursos de Pedagogia e de Música da Faculdade de Ciências / FITO Coordenadoras: Ms Roseli da Silva Cordeiro Ruiz Pedagogia

Leia mais

COMENTÁRIOS DA CRÍTICA

COMENTÁRIOS DA CRÍTICA COMENTÁRIOS DA CRÍTICA O espetáculo O Theatro de Brinquedo é uma delicioso anacronismo. É uma delicada e despretensiosa forma de retomar uma arte tão distante da tecnologia e da pressa com que se depara

Leia mais

Orquestra de Violoncelistas da Amazônia

Orquestra de Violoncelistas da Amazônia ! Orquestra de Violoncelistas da Amazônia The Amazon Cello Choir Áureo DeFreitas, Ph.D. Maestro Orquestra de Violoncelistas da Amazônia A Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (Amazon Cello Choir) foi

Leia mais

Ciclo de Concertos. Espaço Cultural Pyndorama. Caderno especial. com o histórico. das atividades

Ciclo de Concertos. Espaço Cultural Pyndorama. Caderno especial. com o histórico. das atividades Ciclo de Concertos Espaço Cultural Pyndorama Caderno especial com o histórico das atividades Edição 2008 1 O Ciclo de Concertos Musicais do Espaço Cultural Pyndorama é uma iniciativa da Cia. Antropofágica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO SELETIVO DISCENTE THE 2015 CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA Testes de Habilidades Específicas (THE) INFORMATIVO PROVAS E PROGRAMAS Os Testes

Leia mais

Trabalho para Comunicação Categoria: Relato de experiência

Trabalho para Comunicação Categoria: Relato de experiência AULA EM GRUPO: TOCANDO E CANTANDO EM UM CORAL INFANTO-JUVENIL Shirley Cristina Gonçalves profshirleymusica@yahoo.com.br Universidade Federal de Uberlândia Departamento de Música e Artes Cênicas Trabalho

Leia mais

Meio: Diário do Amazonas. Editoria: Opinião Caderno: - Data: 20/5/16

Meio: Diário do Amazonas. Editoria: Opinião Caderno: - Data: 20/5/16 Meio: Diário do Amazonas Editoria: Opinião Caderno: - Data: 20/5/16 Meio: Jornal do Commercio Editoria: Economia Caderno: Turiscando Data: 19/5/16 Meio: Jornal do Commercio Editoria: Opinião Caderno: Frente

Leia mais

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES

ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES ANEXO III NORMAS COMPLEMENTARES DA ESCOLA DE BELAS ARTES, ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ESCOLA DE MÚSICA ESCOLA DE BELAS ARTES Normas Complementares, relativas aos temas e as especificações das Provas

Leia mais