A relação entre trabalho e tecnologia a partir das organizações prestadoras de serviços de call center

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A relação entre trabalho e tecnologia a partir das organizações prestadoras de serviços de call center"

Transcrição

1 A relação entre trabalho e tecnologia a partir das organizações prestadoras de serviços de call center Resumo: Como decorrências das próprias invenções humanas, os trabalhadores criaram com o uso da tecnologia uma relação de dependência e perigo eminentes, que os conformaram frente à realidade. Assim, buscou-se explicar neste estudo como ocorre a relação entre trabalho e tecnologia, em uma organização prestadora de serviços de call center de telecomunicações, em Curitiba, Paraná, no ano de 2011, a partir dos trabalhadores. Foi feito um estudo qualitativo, mediante entrevistas semi-estruturadas com Agentes de ex- Atendimento (40) e ex-instrutores (10) e utilizadas as análise do conteúdo e do discurso para verificar quais são os meios de comunicação utilizados para atrair funcionários, os motivos que levam os trabalhadores a se inserirem e saírem deste trabalho e finalmente, quais os sentimentos dos trabalhadores, após terem obtido o primeiro contato, em relação a essa forma de trabalho. Este estudo justifica-se devido ao foco ser uma organização que representa tanto o avanço do capitalismo quanto retrocesso na formação humana, com a separação entre o pensamento e ação. Conclui-se que a falta de opções de trabalho faz com que muitas pessoas busquem nesta organização um meio para se conformarem com a exploração, como se fosse algo natural e inevitável, mesmo reconhecendo que há pontos positivos neste trabalho quando tem sentido para o trabalhador. Palavras-chaves: Trabalho, tecnologia e call center Introdução: Segundo Freud (2010) em decorrência das próprias invenções humanas, o homem como animal político criou uma relação de dependência e perigo eminentes, fazendo os trabalhadores, conformarem suas atitudes frente à realidade, concordando com isso ou não. Desse modo, neste estudo buscou-se explicar como ocorre a relação entre trabalho e tecnologia, em uma organização prestadora de serviços de call center de telecomunicações, em Curitiba, Paraná, no ano de 2011, a partir dos trabalhadores. Assim, o nível de análise desta pesquisa foi escolhido por apresentar segundo as respostas dos entrevistados, os 4 motivos de perda da subjetividade (nível de autonomia, ritmo de trabalho, pressão psicológica e assédio) ressaltados por Faria e Meneghetti, em 2001, no capítulo O Sequestro da Subjetividade e as Novas Formas de Controle Psicológico no Trabalho, contido na obra Análise Crítica das Teorias e Práticas Organizacionais, amplamente associados ao fenômeno da precarização do trabalho em decorrência da expansão capitalista e dos métodos de produção taylorista, fordista e toyotista, no Brasil, devido ao baixo custo e alta lucratividade.

2 Ao desvendar as práticas sociais, por meio do delineamento de pesquisa qualitativo, a partir da análise do conteúdo e do discurso das entrevistas semiestruturadas direcionadas para 50 ex-funcionários da organização, dentre Agentes de Atendimento (40) e Instrutores (10), buscou-se verificar quais são os meios de comunicação utilizados para atrair funcionários, os motivos que levam os trabalhadores a se inserirem neste serviço, assim como saírem do mesmo e finalmente, quais os sentimentos dos trabalhadores, após terem obtido o primeiro contato, em relação a essa forma de trabalho. Logo, pode-se afirmar que este estudo é importante por analisar a prestação de serviço de call center como representativa do retrocesso quanto a inserção e reinserção de profissionais no mercado de trabalho, da mesma maneira, que ocorre na formação humana, como decorrência do uso inconseqüente da tecnologia, ao separar o pensamento da ação. Referencial Teórico: A conseqüência lógica de viver no tempo flexível, sem padrões de autoridade e responsabilidade, constrói uma visão irônica do próprio ser humano, à medida que, não há nenhuma autoridade que reconheça o seu valor (Sennett, p ). Desse modo, a disseminação de que é necessário manter o trabalho a qualquer custo inseriu-se nas relações sociais, fazendo com que muitas pessoas passassem a agir de forma perversa para permitir a acumulação de capital. Conforme Di Masi (1999) as organizações produtivas passaram a fabricar infelizes, ao constrangerem os seus dependentes a serem ou parecerem eficientes e competitivos a todo custo. Para tanto, com a tecnologia houve o parcelamento dos horários de trabalho, assim como das tarefas, inseriu-se a necessidade de capacitação constante para obtenção de um emprego ou cargo melhor, assediou-se a prática da hora extra e o lazer e o convívio social passaram a ser utilizados como estratégia de manipulação, gerando a impotência nos trabalhadores. Para Freitas (2001) foi possível constatar que, na atualidade, o dia-a-dia das organizações se tornou permeado por disputas de poder e busca de oportunidades. Desse modo, até a palavra desemprego, decorrente da reengenharia, onde se buscou reduzir custos por meio do enxugamento da mão-de-obra considerada excedente assim como da infra-estrutura para acomodá-las, passou a ser usado como justificativa de muitos gestores para suas atitudes, inclusive as mais cruéis. Os valores, sob este aspecto também passaram a serem instrumentos de gestão, sob a lógica capitalista, obtendo o papel tanto de atender aos objetivos organizacionais, quanto às necessidades dos indivíduos, por meio de uma relação contraditória, de manutenção e transformação dos comportamentos humanos (MENDES; TAMAYO, 2001).

3 Essa relação de exploração e reconhecimento tornaram as práticas, no ambiente organizacional, tanto prazerosas como de sofrimento, de acordo com a forma de socialização e/ou aprendizagem estabelecidas. Ademais, o modelo piramidal utilizado nas organizações deste a época clássica, por Fayol, deu acesso à falta de escrúpulos de profissionais perversos, que obtêm prazer de atos tirânicos, exaltando a violência nas organizações, através de danos psíquicos que não só atingem o ambiente de trabalho, mas a todo ambiente em que o profissional esteja relacionado, como a família (Adorno, 1995). Portanto neste estudo, a relação entre trabalho e tecnologia, é considerada como categoria de análise que confronta os valores pessoais e familiares com os das organizações, tornando estes os mais importantes a serem seguidos, uma vez que há imposição constante da necessidade de vencer a precarização do trabalho, num mundo, cada vez mais competitivo. Neste, o conhecimento sobre o processo já não é mais um diferencial, mas aquele originado pela manipulação das pessoas visando obter lucro, não importe o custo. Metodologia: Neste estudo optou-se pelo delineamento qualitativo de pesquisa por explicitar comportamentos e estados subjetivos observáveis, assim como os documentos, que constituem manifestações humanas. O nível de análise são organizações que prestam serviços terceirizados de call center para o setor de telecomunicações em Curitiba, Paraná. Nestas é possível analisar como ocorre às relações entre trabalho e tecnologia, sobre a lógica capitalista, pela sua forma de expansão e exploração dos trabalhadores. A pesquisa direcionada para a explicação das práticas sociais foi realizada numa prestadora de serviços de call center, que surgiu em 2007, cujo nome será preservado no anonimato. Com base nisso, mediante o uso de uma amostragem intencional, não probabilística, a coleta de dados feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, durante o período de 1 mês, em 2011, com 50 ex-funcionários da prestadora, sendo 40 agentes de atendimento e 10 instrutores, por considerar segundo depoimento de um dos representantes da classe, um número representativo da realidade, nesta cidade. Para análise foram realizados métodos mistos. No início foi feita a análise do conteúdo, segundo Bardin (2002) categorizando primeiro os meios de comunicação utilizados; em segundo, os motivos de inserção neste trabalho; terceiro, os motivos de saída dos trabalhadores. E, na seqüência, foi feita a análise do discurso, conforme Orlandi (2010) a fim de explicar os sentimentos dos trabalhadores, após terem tido o primeiro contato com a essa forma de serviço. Logo, ambas as análises buscaram desvendar a freqüência e as significações de diferentes tipos de discursos realizados para atrair e manter essas pessoas no call center.

4 Análise das Informações: Tendo em vista que neste estudo, não se buscou tratar os gêneros, mas as relações de produção, e, sobretudo, as práticas sociais, ao analisar as entrevistas foram obtidas as seguintes afirmações abaixo. Quando questionados sobre por quais meios de comunicação tiveram conhecimento da oportunidade de emprego, os entrevistados responderam: 50% obtiveram acesso a vaga por meio da propaganda boca-a-boca, 20% por cartazes afixados nos principais pontos de acesso da cidade, tais como Rua da Cidadania e terminais de ônibus, 20% pelas rádios e apenas 10% pelos jornais impressos. Ao verificar quais os motivos que os levaram a inserirem-se neste serviço foram citados os seguintes: 1º emprego (40%), oportunidade de crescimento profissional (30%), reinserção no mercado de trabalho (15%), possibilidade de conciliar com outro emprego (5%), cursar faculdade (5%) e finalmente, cuidar dos filhos (5%). No entanto, ao analisar quais os motivos que os levaram a saírem deste serviço houve uma diferença representativa entre Agentes de Atendimento e Instrutores. Para os ex- Agentes de Atendimento os motivos mais freqüentes que os levam a saírem deste serviço foram: ritmo do trabalho (60%), pressão psicológica (25%), assédio (10%) e nível de autonomia (5%). Para os ex-instrutores os motivos mais freqüentes que os levam a saírem deste serviço foram: nível de autonomia (60%), pressão psicológica (30%), ritmo do trabalho (5%) e assédio (5%). Informações que se justificam pela jornada de trabalho, salário e nível de escolaridade, supostamente, diferenciado entre as duas categorias. O Agente de Atendimento tem jornada de 6h de trabalho, de segunda à sábado, falando ao telefone. Possui como direito 1 pausa de 20 minutos para almoço e mais 2 pausas: sendo 1 delas de 5 minutos para banheiro e a outra, em média, de 10 minutos para ginástica laboral, quando essa é realizada. De acordo com a maioria dos entrevistados desta categoria, hoje, o Agente, sofre as repercussões do decreto 6.523, assinado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, em 31 de julho de 2008, que atendendo ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), estabeleceu padrões de atendimento para o SAC, serviço de atendimento telefônico, no que tange a acessibilidade ao serviço, qualidade no atendimento, acompanhamento das demandas, procedimentos para resolução das mesmas e para pedidos de cancelamento dos serviços. Os Agentes de Atendimento alegam que para cumprir as metas de produtividade são muitas vezes, selecionados e treinados, para um fim específico e quando chegam ao setor de operações (local em que o Agente realmente encontra seu posto de trabalho) passam a exercer funções ou atender clientes diferentes dos quais foi instruído, contradizendo o decreto criado. Outras vezes, são realmente inseridos no setor para o qual foram selecionados, porém, rapidamente durante a jornada, são novamente treinados devido à inserção ou

5 adaptação de novos produtos/serviços, sem que tenham aprendido com segurança as atribuições originais. Os Agentes analisados ressaltam que em grande parte do tempo, além de terem de solucionar as dúvidas dos clientes, durante um tempo estabelecido em cada setor, a partir de informações geralmente obtidas pela metade, têm que lidar com a pressão psicológica imposta por outras pessoas. Dentre elas, estão outros Agentes que faltam ao ambiente de trabalho, geralmente por motivos médicos e pessoais e, sobretudo, pelos Supervisores que também tendo sua produtividade cobrada por equipe pelos Coordenadores de Operações, muitas vezes, pressionam a produção dos liderados (nº de chamadas atendidas e/ou realizadas, nº de vendas) de forma incorreta. Os Supervisores, ao mesmo tempo em que, cobram as metas de atendimento distribuem as escalas de trabalho, fornecem o feedback (reconhecimento com base nas ligações de atendimento que monitoram dos Agentes) e ainda participam de reuniões com outros Supervisores e das capacitações em massa para as duas categorias, a fim de os estimularem a produzição, muitas vezes, abalando o lado emocional dos Agentes. Além disso, os ex-agentes ressaltam que o salário estipulado não condiz com as exigências, haja vista que nem dentro da organização é possível consumir produtos de alimentação, comprados no local, devido ao preço incompatível com o salário. Ademais, as comissões dos setores de vendas e de cancelamento são difíceis de serem obtidas, devido as metas geralmente serem criadas por pessoas que tiveram pouca ou nenhuma experiência com o dia-a-dia do atendimento de call center e estarem aquém da realidade. Ressaltam que os pré-requisitos exigidos de idade acima de 18 anos, 2º grau completo e disponibilidade de horário também não acompanham a evolução do perfil profissional das pessoas que estão procurando emprego no call center, uma vez que mais de 50% dos entrevistados têm ensino superior completo ou está cursando e ainda, dos 40 entrevistados há 5 que possuem pós-graduação: 1 em Cuidados com Animais de Pequeno Porte (Medicina Veterinária), 1 em Saúde da Família (Enfermagem), 1 em Processos de Aprendizagem (Pedagogia), 1 em Finanças (Administração) e 1 em Montagem de Torres de Telecomunicação (Engenharia de Telecomunicações). Ademais, a cada dia são estabelecidas novas atribuições e o salário não vem acompanhando a essa flexibilidade de horários e conhecimentos adquiridos que é imposta. Já para os Instrutores, a jornada de trabalho é de praticamente 8h de segunda à sábado, sendo 1 hora para almoço. Deles são exigidos pelo menos 6 meses de experiência como Agente de Atendimento no próprio call center, independente de setor, além de formação superior completa ou cursando. Assim, como a jornada de trabalho e os pré-requisitos para o cargo são maiores, ao Instrutor é concedido um salário de até 30% acima do valor que o Agente recebe, porém ressaltando que ao ser promovido, muitas vezes, deixa de obter as comissões de vendas que um Agente de Atendimento ganha quando alcança ou ultrapassa sua meta.

6 Para tanto, é praticamente imposta ao Instrutor, à necessidade de fazer hora-extra para suprir tanto a falta de profissionais deste setor como para poder ganhar mais, já que permanecendo mais tempo dentro da organização irá consumir mais. Em decorrência do aumento da exposição deste trabalhador as exigências da organização, o motivo mais freqüente da sua retirada do call center justifica-se, segundo a maioria das entrevistas apuradas, devido a terem sua autonomia diminuída com a valorização dos Supervisores. O reconhecimento, expresso no discurso, que recebem dos superiores hierárquicos (Coordenadores, Gerentes e Diretores) evidencia que é o Supervisor que traz, definitivamente, o resultado para a organização, ou seja, o lucro pelas metas alcançadas e não o Instrutor, responsável pelo processo de aprendizagem, desmotivando-o. Com isso, mesmo aparecendo outros motivos para justificar a sua saída são unânimes os depoimentos relatando a situação em que o Instrutor teve que transmitir aos Agentes de Atendimento, o conteúdo que o Supervisor do setor de operações especificamente escolheu e não o que estaria programado no plano de curso, de acordo com a equipe de treinamento, ou o que o Instrutor desejaria transmitir. Em 10 entrevistas, inclusive os ex- Instrutores relatam o momento em que o Supervisor veio das Operações (pois são 2 locais distintos: o de treinamento e o de operações) e na frente do Instrutor, gerou descrenças nos Agentes de Atendimento quanto ao seu potencial, ao dizer aos expectadores que somente iriam, aprender de verdade, atendendo e que os conhecimentos transmitidos durante treinamento eram mais diretrizes gerais. Houveram também relatos em que o Instrutor, durante o treinamento, demonstrou tanto para Coordenações como para Supervisor, que deveria haver a demissão do Agente por mau comportamento ou inadequação a função, quando por vezes, não teria a oportunidade de transferência de setor e, a contragosto, teve que mantê-lo devido a alta rotatividade e índice de absenteísmo do call center. Com isso, influenciando no rendimento do seu treinamento, devido a intrigas internas que foram despertadas devido à desconfiança dos Agentes. Além do mais, os ex-instrutores alegam que, muitas vezes, literalmente, sentaram-se ao lado dos Agentes de Atendimento, após o treinamento, para auxiliá-los nas suas funções e o reconhecimento tanto proveniente dos Agentes quanto de outros profissionais foram transferidos para os Supervisores, que nem estavam no local na hora do atendimento, devido a terem reuniões e/ou escalas de trabalho distintas. No entanto, durante a entrevista realizada com ex-agentes de Atendimento e ex- Instrutores ora em momentos juntos ora separados, durante este período de 1 mês, foi possível verificar também que em meio há tantos abusos, há pontos positivos e, até certo momento, saudosistas, sobre o serviço de call center. Os entrevistados citaram como motivos que os fizeram permanecer no call center: os laços de amizade entre os colegas de trabalho, as chances de obterem uma promoção, as festas organizadas no ambiente de trabalho para comemorar campanhas de vendas assim como aniversários dos integrantes, os benefícios concedidos (vale transporte, vale alimentação, auxílio-creche, plano odontológico e de saúde, atendimento médico e restaurante no próprio local de trabalho, além de convênios com farmácias, lojas dos mais diversos fins e instituições de ensino) e principalmente, a

7 estabilidade no emprego, haja vista, segundo os dizeres de uma das entrevistadas: tem que ser muito ruim mesmo para ser mandada embora do call center, porque lá só quem desliga o cliente ou falta muito é demitida!. Desse modo, no entanto gerando certo conformismo do que satisfação para contrapor a exploração, pois das 50 pessoas entrevistadas, que são ex-funcionários de call center, atualmente, 30 delas estão empregadas ou buscando novamente, uma oportunidade no setor, em menos de 2 anos de afastamento deste serviço. Os entrevistados alegam que as poucas vagas disponibilizadas, em decorrência da tecnologia, em outros setores, na cidade, são muito disputadas e, nem sempre é a qualificação que é considerada, mas as influências políticas que fazem com que algumas pessoas prevaleçam mediante outras na hora da entrevista. E, para tanto, segundo os entrevistados nesta pesquisa é mais cômodo retornar para o call center porque já conhecem suas aberturas e limitações, inclusive considerando-o como mais estável que outros empregos, por oferecer os benefícios que o distingue dos demais. Para tanto, pode-se concluir mediante as análises que a falta de opções de trabalho faz com que muitas pessoas busquem o call center para obterem o 1º emprego, pela oportunidade de crescimento profissional, reinserção no mercado de trabalho, necessidade de conciliar com outro emprego, cursar faculdade e finalmente, cuidar dos filhos, fazendo-as permanecerem conformadas com a exploração, como se fosse algo natural e inevitável, mesmo reconhecendo que há pontos positivos neste trabalho quando ele tem sentido para o trabalhador. Considerações Finais: Buscando entender o mundo da racionalidade-instrumental estabelecida pela relação entre trabalho e tecnologia, as organizações prestadoras de serviços de call center, podem ser consideradas a partir dos contextos econômicos, político-ideológicos em que se desenvolveram, espaços de disputas de poder e busca de oportunidades. A forma como as informações são transmitidas, em virtude, da necessidade de aproveitamento do tempo, assim como as relações sociais são manipuladas retoma o que Adorno (1995) afirma sobre o interesse dos capitalistas, em manterem a submissão dos trabalhadores. É mostrado aos trabalhadores apenas aquilo que é mais útil ao processo de acumulação de capital, tornando-os reprodutores de processos padronizados, sem qualquer questionamento. Ademais, a flexibilidade tanto de horário quanto de tarefas e a perda da subjetividade dos entrevistados neste estudo, demonstra o confronto entre os valores pessoais e familiares com os das organizações. Num mundo cada vez mais competitivo, é estimulada a competição não só entre organizações, mas também entre trabalhadores (MARX; ENGELS, 2001). Desse modo, o conhecimento sobre o processo já não seja mais um diferencial, mas aquele originado pela manipulação das pessoas visando obter lucro, não importe o custo. E, a relação entre trabalho e tecnologia representa tanto uma análise sobre o

8 avanço do capitalismo quanto retrocesso na formação humana, ao separar o pensamento da ação. Conclui-se que a falta de opções de trabalho faz com que muitas pessoas busquem nesta organização um meio para se conformarem com a exploração, como se fosse algo natural e inevitável, mesmo reconhecendo que há pontos positivos neste trabalho quando tem sentido para o trabalhador. Referências Bibliográficas: ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro : Editora Paz e Terra Ltda, BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa : Edições 70, DI MASI, Domenico. O Futuro do Trabalho: Fadiga e Ócio na Sociedade Pós- Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio Editora; Brasília, Distrito Federal: Ed. da UnB, FARIA, J.H. de; MENEGHETTI, F.K. O Sequestro da Subjetividade e as Novas Formas de Controle Psicológico no Trabalho. Análise crítica das teorias e práticas organizacionais. São Paulo: Atlas, FREITAS, Maria Ester de. Assédio Moral e Assédio Sexual: Faces do Poder Perverso nas Organizações. v. 41 n. 2 São Paulo: RAE - Revista de Administração de Empresas, FREUD, Sigmund. O Mal-estar na Civilização, Novas Conferências Introdutórias e Outros Textos - Vol. 18: Companhia das Letras, MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista ed. L&PM, MENDES, Ana Magnólia; TAMAYO, Álvaro. Valores Organizacionais e Prazer- Sofrimento no Trabalho. v.6. n.1: Psico-USF, ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso : Princípios e Procedimentos. 4 ed. Campinas, SP : Pontes, SENNET, Richard. A Corrosão do Caráter: Conseqüências Pessoais do Novo Trabalho no Capitalismo. 14 ed. Rio de Janeiro. Editora Record, 2009.

9

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS SALVADOR/ 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...02 2. JUSTIFICATIVA...02

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes.

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Katiúcia Dias Fernandes 1 Silvério José Coelho 2 Introdução Entre os grandes temas

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira 7. A gestão da educação em ambientes não escolares A pedagogia como ciência da educação

Leia mais

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO?

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? A temática da inclusão, no mercado de trabalho, tem suscitado vários debates nos mais diversos espaços de discussão organizados por empresas,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua

A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua A Ciência e a Arte de Ser Dirigente Autor: Ader Fernando Alves de Pádua 1 INTRODUÇÃO Este tema traz a tona uma grande questão que vamos tentar responder nestas poucas paginas, ser um dirigente requer grande

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 Versão: 2 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 DE ACORDO Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 13/10/2009 APROVADO POR Dr. Jose Carlos dos

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa 3 Metodologia Este capítulo descreve os princípios metodológicos adotados no estudo, bem como os procedimentos escolhidos para a coleta e análise dos dados, além das considerações sobre as possíveis limitações

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS A INCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS TURMAS DO EJA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS Gisllayne Rufino Souza UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL Maria Liris Barbosa da Silva; Lívia Couto Guedes Universidade Federal de Alagoas; lirinhabs@gmail.com;

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção

Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção Verificação do Cumprimento e Avaliação dos Indicadores do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção JUSTIFICATIVA O método de verificação e avaliação dos

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11.

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11. 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

A apropriação dos espaços e equipamentos públicos de esporte de lazer na cidade de Uruaçu-GO

A apropriação dos espaços e equipamentos públicos de esporte de lazer na cidade de Uruaçu-GO GTT: Políticas Públicas A apropriação dos espaços e equipamentos públicos de esporte de lazer na cidade de Uruaçu-GO Fernando Henrique Silva Carneiro 1 Fernanda Martins de Souza Moraes 2 Justificativa/

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO JARDIM BOTÂNCIO DO RJ (JBRJ) E DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO (AAJB) NORMAS E PROCEDIMENTOS

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO JARDIM BOTÂNCIO DO RJ (JBRJ) E DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO (AAJB) NORMAS E PROCEDIMENTOS PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO JARDIM BOTÂNCIO DO RJ (JBRJ) E DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO (AAJB) NORMAS E PROCEDIMENTOS Finalidade: Suprir o Jardim Botânico do Rio de Janeiro de pessoal para

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA

SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA Bárbara Lea Guahyba 1 Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O artigo aqui apresentado tem como tema a inclusão social de pessoas portadoras de síndrome de

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Esta é uma história sobre 4 (quatro) pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Faculdade de Enfermagem - Departamento de Enfermagem Básica Disciplina: Administração em Enfermagem I Docente: Bernadete Marinho Bara De Martin Gama Assunto: Métodos de Trabalho em Enfermagem. Objetivos:

Leia mais

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR Júlio Miranda Pureza, Dr. Luiz Veriano O. Dalla Valentina, Dr. Gabriela Kunde Edel, Adm. Centro de Ciências Tecnológicas FEJ, Universidade

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO Segundo Costa (2000), o Psicólogo Escolar vai trabalhar com os problemas apresentados pelos alunos dentro e fora da escola, interagindo com pais, professores, especialistas em educação e com

Leia mais

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1

SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 SISTEMA CFC: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 Bruna Faccin Camargo 2, Jaciara Treter 3, Daniel Knebel Baggio 4. 1 Artigo de Conclusão do Curso em Ciências Contábeis 2 Aluna do Curso de

Leia mais

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Creche. Gestão democrática. Projeto Político-Pedagógico. GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORTALECENDO A COMUNICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resumo VIEIRA, Ana Luzia da Silva - UNINOVE STANGHERLIM, Roberta - UNINOVE

Leia mais

Aspectos Legais do Voluntariado. Flavia Regina de Souza Oliveira

Aspectos Legais do Voluntariado. Flavia Regina de Souza Oliveira Aspectos Legais do Voluntariado Flavia Regina de Souza Oliveira Perspectivas Gerais Motivação Interesse pessoal de caráter religioso, cultural, filosófico, emocional e etc. Baseado em princípios como a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014 Estabelece as normas para o reconhecimento e funcionamento de

Leia mais

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE

A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE A ATUAÇÃO DE LÍDERES NA MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES, MANTENDO A UNIÃO DA EQUIPE Augusto César de Aguiar CUÉLLAR 1 Victor Dutra MARTINS 2 Roberta Gomes CAVALCANTE 3 RESUMO: As empresas atualmente têm sofrido

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA Este documento descreve as práticas gerais de uso do PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA do Grupo Paranaense de Comunicação, administrado pelo Instituto GRPCOM. O PROJETO

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. René Descartes Dualismo: Corpo e mente Cogito ergo sun O trabalho deu origem as organizações

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2012

PROJETO DE LEI N o, DE 2012 PROJETO DE LEI N o, DE 2012 (Do Sr. Ademir Camilo) Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Autor: Deputado Ademir Camilo O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA OBJETIVO GERAL: Estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio do fortalecimento do Sistema Público de Emprego, garantindo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

PROJETO LÍNGUA DE FORA

PROJETO LÍNGUA DE FORA DESCRIÇÃO PROJETO LÍNGUA DE FORA O, de responsabilidade dos professores da disciplina de estágio supervisionado das línguas espanhola, francesa e inglesa, corresponde a 50 horas de estágio, das 200 horas

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

difusão de idéias A formação do professor como ponto

difusão de idéias A formação do professor como ponto Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 A formação do professor como ponto fundamental Lúcia P. S. Villas Bôas: Ainda que generalizações sejam imprudentes, considerando-se as transformações

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral Introdução Buscando no dicionário a palavra tutor vamos encontrar como primeira definição o jurídico: indivíduo que exerce uma tutela (dita tutoria)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/2009-CONSUNIV-UEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RESOLUÇÃO Nº 015/2009-CONSUNIV-UEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO RESOLUÇÃO Nº 015/2009-CONSUNIV-UEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º. Os estágios obrigatórios ou não-obrigatórios, de estudantes de curso de graduação da Universidade do

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE

TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE TEXTO PRODUZIDO PELA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE Avaliação institucional: potencialização do processo ensino e aprendizagem A avaliação institucional é uma prática recente

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGRO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO PARANÁ

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGRO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO PARANÁ INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGRO-INDUSTRIAL DO ESTADO DO PARANÁ Elisiane Ap. Antoniazzi (UNICENTRO), Sílvio Roberto Stefano (Orientador), e-mail: elisianeantoniazzi@yahoo.com.br

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS.

O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS. O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Fernando Toledo Ferraz - ferraz@cybernet.com.br Departamento de Engenharia de Produção Myriam Eugênia R.

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais