UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E NOVAS EDUCAÇÕES MARISA MEDEIROS SEARA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E NOVAS EDUCAÇÕES MARISA MEDEIROS SEARA."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E NOVAS EDUCAÇÕES MARISA MEDEIROS SEARA Memorial Salvador 2011

2 2 ALGUMAS NOTAS SOBRE A HISTÓRIA PESSOAL ORIGENS: I BELIEVE I CAN FLY I used to think that I could not go on And life was nothing but an awful song But now I know the meaning of true love I'm leaning on the everlasting arms If I can see it, then I can do it If I just believe it, there's nothing to it Nasci em Cabaceiras do Paraguaçu, em outubro de Sou a quinta das quatro filhas dos meus pais. Meu pai e minha mãe nasceram na mesma cidade. Meu pai, trabalhador da região, estudou até o 2º grau, minha mãe, por sua vez, agricultora não chegou a conhecer o que é uma escola, não sabe ler, nem escrever. Quando tinha dois anos de idade, ela me entregou para um casal que não podia ter filhos. Ele era carioca e ela, baiana, de Jequié. Contudo, quando se casaram resolveram morar em Salvador. Ela é médica e professora de Geografia e História e ele era jornalista. A partir de 1978, este casal me levou para Salvador e minha vida mudou completamente. Fiquei um ano sem estudar para fazer tratamentos médicos. O primeiro deles foi à cirurgia na garganta; o segundo foi a minha perna, pois a esquerda era torta. Lembro segundo minha mãe, não precisei usar botas, pois ela era adepta da medicina natural. Fiz durante alguns anos o tratamento na praia, fazendo exercícios e andadas diariamente. Cresci num ambiente familiar com muito amor. Quando meu pai morreu, tinha cinco anos, fui para um internato de meninas com regime fechado e lá estudei até a Alfabetização. Da 1ª a 3ª série estudei na Escola Educativa da Criança, no bairro da Amaralina, da 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental na Escola Medalha Milagrosa, no Rio Vermelho; o 1º ano do 2º grau estudei no Colégio Decisão, situado no Canela; o 2º e 3º anos estudei no Colégio Estadual Ypiranga, no Largo Dois de Julho.

3 3 Ao completar os meus 25 anos, resolvi procurar a minha família genética. Sai apenas com a minha certidão de nascimento nas mãos e na companhia de um amigo. Pegamos o ônibus para Cabaçeiras do Paraguaçu e com a cara e a coragem tentamos descobrir uma parte de minha história que não conhecia. Mas essa parte, apesar de ser a mais interessante da minha vida, não cabe contar aqui. Mas pretendo no futuro, transformar em livro as minhas histórias. Durante toda a minha vida aprendi a valorizar as pessoas, respeitando-as. Aprendi também a vencer na vida e a lutar diante dos desafios e dos fracassos. Aprendi que o estudo é um dos meios que leva o ser humano a se tornar cidadão crítico e transformador da sua história. I believe I can fly I believe I can touch the sky I think about it every night and day Spread my wings and fly away I believe I can soar I see me running through that open door I believe I can fly I believe I can fly I believe I can fly (Música de Bianca Ryan. Interpretada por R. Kelly)

4 4 A FORMAÇÃO ACADÊMICA: READY TO TAKE A CHANCE AGAIN You remind me I live in a shell Safe from the past and doin' okay but not very well No jolts, no surprises, no crisis arises My life goes along as it should It's all very nice, not very good Eu estudei em escola pública, o que não me impediu de passar no vestibular, todos na primeira vez e na primeira opção. Fui aprovada nos cursos: Secretariado Executivo Bilíngüe na Universidade Federal de Viçosa-MG; Direito na UNIFACS; Língua Estrangeira (Inglês) na UFBA, no ano de Havia uma idéia de disciplina como algo auto-regulado, pois não tenho lembrança de minha mãe jamais me mandando fazer ou cobrando as lições da escola, do cursinho de inglês e de computação. Lembro-me bem, de tudo que ela me ensinou como valores para a minha vida. Tudo foi construído aos poucos, como cada tijolo de uma casa. Foi um exemplo de vida pra mim: como profissional e como mãe. Talvez, mais como profissional. Quando ela acordava se arrumava para trabalhar nos três turnos, voltava depois das 22 horas, e eu já estava dormindo. Muitas vezes, me acordava para corrigir uma questão ou outra das atividades escolares, depois voltava a dormir. Mesmo nos momentos de fracassos escolares, ela com amor me ensinou que na vida não existe fracasso ou derrota, e sim, momento que deveria parara para refletir e de me dá a oportunidade de tentar mais uma vez, de forma diferente! Todos nós temos direito a uma segunda chance! E foi assim que terminei os estudos: com momentos de brilhos, mas também momentos de derrotas, mas sempre disposta a tentar de novo. Durante os estudos de 1º e 2º grau, fiz o curso profissional de dança na Escola de Dança da Bahia, Curso de Inglês no May English Course (Canela) e na Cultura Inglesa (Jardim Apipema). Fiz, também, curso de pintura em tecido, ocasião em que conheci muitas pessoas marcantes na minha vida que me mostrou a artes como algo novo que dava a minha vida mais sentido, cor, beleza e motivação. Era algo que me identificava bastante... e não posso esconder que até hoje! Nesta época era apaixonada pelas músicas e culturas estrangeiras. Adorava, quero dizer, até hoje sou apaixonada por cinema, música, dança, pintura.

5 5 A GRADUAÇÃO And I'm ready to take a chance again Ready to put my love on the line with you Been livin' with nothing for show for it You get what you get when you go for it And I'm ready to take a chance again with you When she left me, in all my despair I just held on, my hopes were all gone Then I found you there Entrei na universidade em 1997, no Curso de Língua Estrangeira (Inglês) na UFBA. Quando ingressei, fiz grandes amizades, aprendi muito sobre a língua, a linguagem, fonemas, morfemas, literatura America, literatura inglesa, cultura etc. Mas o que me fascinava era a língua inglesa, podia ser falada ou escrita! Foram anos maravilhosos e também de grandes mudanças na minha vida. Nesta fase da minha vida, poderemos traduzir artisticamente, contemplando o meu contexto (o tempo, o espaço, e as situações), a seguinte estrofe musical: And I'm ready to take a chance again Ready to take a chance again with you With you Estou pronta para mais uma vez Acreditar em mim E recomeçar de novo. (minha tradução) Foram momentos felizes, mas também difíceis. Nesta época fiz amigos que me acompanham até hoje, independência financeira e familiar, trabalho, casamento e nascimento do meu primeiro filho. Tudo isso aconteceu, durante os cinco anos das graduações (licenciatura e bacharelado). Mas, essa é outra parte da história que não convém detalhar aqui...não nesse momento. Não tem uma noite de tempestade que depois, o sol não apareça, reinando no amanhecer para dizer que I`m ready to take a chance again with you with you. And I'm ready to take a chance again Ready to take a chance again with you With you (Letra de Norman Gimbel. Música de Charles Fox. Interpretada por Barry Manilow)

6 6 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E LITERÁRIA A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo. (Paulo Freire Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura Campinas, novembro de 1981). Nos anos que passei na Universidade foram muito produtivos, criativos, enriquecedores. A biblioteca era um espaço que sempre percorria e visitava. Os momentos solitários e silenciosos eram os que mais me agradava. Cultivava o gosto pela leitura, pelos livros e pelas produções acadêmicas. Gostava de participar de eventos científicos porque era o momento de aprender e trocar experiências com pessoas diferentes. Vou destacar alguns trabalhos apresentados que considero relevante no teor da pesquisa e na profundidade de meus estudos, contudo não descarto a importância dos demais. MEDEIROS, Marisa dos Santos. A Pesquisa Científica e a Internet. III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e 21º Seminário Estudantil de Pesquisa, PIBIC/UFBA, MEDEIROS, Marisa dos Santos. A Linguagem.com. IV Seminário de Pesquisa e Pós Graduação e 22º Seminário Estudantil de Pes, UFBA, MEDEIROS, Marisa dos Santos. O que é Conhecimento Científico?. VII Seminário de Lingüística Aplicada Ao Ensino e à Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, UFBA, v. 1, n. 1, MEDEIROS, Marisa dos Santos. Considerações gerais sobre a tradução na era digital (Apresentação de trabalho/comunicação). Podemos perceber que, sem querer, mas espontaneamente já estava começando a ter gosto pelo tema Educação e Novas tecnologias sem saber. E hoje, volto a trabalhar com a mesma temática que iniciei na graduação. Quanto a participação de eventos foram muitos. Porém poucos, pois nunca é demais participar de eventos, congressos, seminários, oficinas etc. É bom demais! Ler um texto é algo sério (...) é aprender como se dão as relações entre as palavras na composição do discurso. É tarefa de sujeito crítico, humilde e determinado. (...) Implica que o (a) leitor (a) se adentre na intimidade do texto para aprender sua mais profunda significação. Paulo Freire (1992, p.76.)

7 7 BOLSA DE PESQUISA INFORMATIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTO PARA O ESTUDO DAS LETRAS (2000) I m your angel No Mountains too high, for you to climb All you have to do is have some climbing faith, oh yeah No rivers too wide, for you to make it across All you have to do is believe it when you pray Esse foi mais um desafio na Academia. Participar da Seleção para Bolsista do Departamento de Fundamentos para os Estudos das Letras 2000, para trabalhar no Projeto de Informatização do Departamento. Estou agora a pensar: as tecnologias e as educações sempre estiveram presentes na minha vida, mas o que parecia que eu as ignorava (?). Ia e voltava com as Letras, mas sempre terminava com as tecnologias, que engraçado! Fiquei um ano trabalhando na informatização do Departamento e como aprendi! Infelizmente não pude renovar a bolsa, pois tinha que ter bolsistas novos! Mas uma vez, o que pra mim foi difícil, com o passar dos meses percebi que trabalhar com as tecnologias era um momento mágico num mundo diferente onde poderia acontecer discussões literárias em salas virtuais (debates de idéias sobre livros etc.), pesquisar na internet para encontrar vários ensaios literários de qualidade etc. And then you will see, the morning will come And everyday will be bright as the sun All of your fears cast them on me I just want you to see...

8 8 PROJETOS DE PESQUISAS PROJETO DE LINGÜÍSTICA APLICADA À TRADUÇÃO - A INTERFACE DA LINGÜÍSTICA APLICADA À TRADUÇÃO ( ) Produção de trabalhos, pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionado à área de tradução, focalizando as variações, inovações, aplicabilidade no dia-a-dia, diversidade, complexidade e seu desenvolvimento diacronicamente e sincronicamente, no Departamento de letras Germânicas, da UFBA. NUPEC - NÚCLEO DE PESQUISA E CAPACITAÇÃO EM PRODUÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL ( ) O Núcleo de Pesquisa tem como objetivo principal formar e capacitar discentes de graduação e pós-graduação a fim de atuar no campo da ciência da linguagem, pelo Departamento de Letras da UFBA. UM ESTUDO DO PROCESSO DA TRADUÇÃO DE HAMLET, PELO PROFESSOR LUIZ ANGÉLICO DA COSTA ( ) Este projeto é um sub-projeto de um projeto mais amplo intitulado: Linguagens verbais e não-verbais sob a perspectiva da Crítica Genética. O objeto desta pesquisa é o processo tradutório de 'Hamlet' pelo professor Luís Angélico da Costa, observando o modo como o tradutor recriou o texto de Shakespeare na língua de chegada. O objetivo é aplicar a metodologia da Crítica Genética à organização dos manuscritos em questão, visando remontar à sua gênese e descobrir as leis processuais que regem esse sistema de signos. O trabalho se justifica por contribuir com dados relevantes para o estudo da tradução, dentro de uma perspectiva descritiva e sistêmica. A base teórica se fundamenta na Crítica Genética e nos Estudos Descritivos da Tradução de Even-Zohar, que considera a literatura um dos elementos de um polissistema sócio-cultural. No que concerne à metodologia proposta, pretende-se:

9 9 1) organizar cronologicamente os documentos de processo; 2) transcrever as diversas versões encontradas dentro de um padrão semi-diplomático; 3) descrever o suporte usado pelo tradutor; 4) descrever as estratégias de tradução utilizadas e daí inferir as leis que regem o processo analisado; 5) coletar dados através de entrevista com o próprio tradutor, cruzando essas informações com os registros dos documentos coletados; 6) observar os efeitos que a recepção da tradução deste trabalho causam no público-alvo. Dentre os resultados esperados, pretende-se um diálogo ativo com o próprio tradutor, podendo essas reflexões gerar um artigo sobre o processo de recriação de 'Hamlet' pelo professor Luís Angélico, visto através do olhar de um geneticista. O projeto fez parte do Departamento de letras Germânicas da UFBA. PROCESSO DE CRIAÇÃO EM LITERATURA E TRADUÇÃO INTER-ARTES ( ) O objeto da pesquisa é estudar o processo de criação em literatura, artes plásticas e performáticas, numa abordagem que privilegia manuscritos modernos e contemporâneos. O objetivo é transportar princípios da Crítica Genética para a análise dos dossiês de criação estudados, visando desvelar as leis que regem cada projeto e entender as escolhas das trajetórias processuais em questão. O trabalho se justifica por estar inserido na área de pesquisa em documentos da memória cultural, considerando-se um estudo relevante pela sua proposta interdisciplinar que busca entender representações culturais e identitárias singulares. Na base teórica do projeto registra-se uma confluência de saberes distintos em que vale ressaltar os princípios da Crítica Genética; da Semiótica; dos Estudos Descritivos da Tradução; incluindo a Adaptação Fílmica e a Tradução Inter-artes. Este projeto pertence ao Departamento de letras Germânicas da UFBA.

10 10 Assim, posso destacar alguns itens mais significativos durante a bolsa e os projetos de pesquisas: O despertar para vocação científica e participação em projetos de pesquisa. A introdução do domínio do método científico. O estimulo e o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas das pesquisas. I'll be your cloud up in the sky I'll be your shoulder when you cry I'll hear your voices when you call me ( ) And when all hope is gone, I'm here No matter how far you are, I'm near It makes no difference who you are I am your angel (Música de Celine Dion)

11 11 OUTRAS PÁGINAS DA MINHA HISTÓRIA: HEAL THE WORLD There's a place in your heart And I know that it is love And this place could be Much brighter than tomorrow And if you really try You'll find there's no need to cry Retomando algumas leituras, experiências e ensinamentos da infância, entendo que a leitura me proporcionou autonomia em todos os segmentos da sociedade, ofereceu-me acesso à cultura geral e ao entretenimento. Assim, se eu não tivesse o acesso a leitura desde cedo, desde as classes pré-primárias, e naqueles saudosos momentos com a família, seria hoje como um peixe fora d água, limitando as minhas ações e perspectivas. Foi neste contexto (graças a Deus, as minhas ações não foram limitas pela falta de leitura!) que no ano de 2006 participei da banca julgadora da monografia Telejornalismo na cidade do Salvador: uma análise dos programas produzidos pelas emissoras locais. Trabalho de conclusão de curso de Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, da Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão-UNIBAHIA. In this place you'll feel There's no hurt or sorrow There are ways to get there If you care enough for the living Make a little space Make a better place No ano de 2004, fui aprovada em 95º lugar, na seleção do Concurso Público Municipal para Professor de Inglês. Em 2005, fui aprovada em 6º lugar, para professor de inglês da Rede Estadual da Bahia. Lecionei desde 2008, um ano após o ingresso na UFBA, as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Turismo, em diversas instituições públicas, tais como Colégio Odorico Tavares, Manoel Novaes, Maria Anita, Edson Tenório de Albuquerque etc. Foi desafiador porque não é fácil conciliar estudos com trabalho!

12 12 Hoje, atuo na Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal Centro Social Mangueira desde 2006 e na CMEI Baronesa de Sauípe desde 2010, na CRE Cidade-baixa, no regime de 40 horas (diurno). Na Rede Estadual de Ensino atuo desde 2009, no Colégio Estadual Edson Tenório, no Subúrbio, no regime de 20 horas (noturno). Ambos, atuo como professora concursada. No ano de 2006 e 2007, atuei na docência de nível superior, com as disciplinas: Inglês Instrumental e Português Instrumental, na FACTAE-Faculdade Albert Einstein, na cidade de Cruz das Almas Ba. Foi uma experiência maravilhosa e marcante, mas que serviu de prova para provar que minha paixão está na docência das séries iniciais. Eu me completo e me realizo com as minhas turmas da Educação Infantil e Fundamental I. Heal the world Make it a better place For you and for me And the entire human race There are people dying If you care enough for the living No ano de 2008, construí com o grupo de inglês da CRE Cidade-baixa, o Projeto de Inglês Get Together. O projeto tem o objetivo de integrar os professores da rede, ministrar oficinas, buscar parceiros para ajudar no que diz respeito a materiais e capacitações, contextualizar a Lei /2008 e todas as áreas do conhecimento a realidade da Rede Municipal de Ensino. O projeto pode ser acesso através do blog: A construção do projeto foi o trabalho que mais me emocionou e instigou pelas condições que nos encontrávamos na época. Como seqüência do trabalho em equipe, o Projeto Get Together foi convidado para participar de Evento Lingüístico na UEFS e na UNICAMP, ambos em Em 2010, o Congresso de Educação em Hong Kong aprovou o projeto para apresentar no evento, porém, não teve representante porque a Secretaria não tinha condições de custear a viagem. Mas o importante foi que o trabalho foi publicado e divulgado.

13 13 Nos anos de 2008 e 2009 atuei na Articulação do Grupo de Língua Inglesa da CRE Cidade-baixa. Foram dois anos promissores, em que pude conviver e trocar experiências com professores de inglês de diversas CRE s e trazer parceiros e amigos para trabalharem em prol da qualidade do ensino aprendizagem de língua inglesa da Rede. No ano de 2008 ingressei e estou cursando Licenciatura em Pedagogia pela FTC. A vontade surgiu, com os adventos, conflitos e problemas na docência das séries iniciais. Sentia-me perdida, era como o que eu soubesse fosse insuficiente, sem utilidade para a realidade que estava vivendo. Por isso, ingressei no Curso para entender o mecanismo da Educação, do Ensinar, do Aprender, como lidar e resolver problemas etc. O curso tem garantido o sucesso nas aulas de inglês e aperfeiçoamento na minha pratica diária. Hoje, compreendo que o primeiro curso que deveria ter feito era Pedagogia e só depois, o curso de Letras. Eu me encontrei na Pedagogia das letras, da educação, da criança!!! Make it a better place For you and for me If you want to know why There's love that cannot lie Love is strong It only cares of joyful giving No ano de 2010, conclui o curso de Especialização em Gestão Escolar pela FTC e participei do Programa de Imersão em Língua Inglesa English Camp, em São Paulo. Na especialização pude ampliar meus horizontes de conhecimentos e melhorar a minha prática pedagógica. Com o English Camp tive a oportunidade única de treinar e improvisar a língua inglesa no dia-a-dia, como estivesse na Inglaterra ou até mesmo nos EUA. Por fim, acredito que estar cursando a Especialização em Tecnologias e Novas Educações da UFBA é um desafio que já venci. É o reencontro com o meu passado, daqueles anos de produção acadêmica que já falava sobre internet, mídias, cinema etc. Acredito que essa formação vai ser importante em primeiro lugar para os meus alunos da Rede Municipal e Estadual, vez que, vão ganhar uma professora capacitada nas tecnologias e educações, em segundo lugar para a minha

14 14 comunidade que atuou, pois vou compartilhar aquilo que recebi com tanto carinho: novos saberes e novos caminhos! E por último, para mim, como ser que está em processo de crescimento como pessoa, como cidadã e como educadora responsável e crítica! If we try we shall see In this bliss we can't feel fear or dread We stop existing and start living Then it feels that always loves enough For us growing So make a better world Make a better world For you and for me! Heal the world we live in Save it for our children (Composição e interpretação de Michael Jackson)

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

O início de minha vida...

O início de minha vida... Relato 1 Memórias de minha vida Juliana Pedroso 1 O início de minha vida... Perceber com clareza é o mesmo que ter a visão iluminada pela Luz da Alma. Podemos ficar livres da ignorância e ver corretamente

Leia mais

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS

RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS RELENDO A HISTÓRIA AO LER HISTÓRIAS BRASÍLIA ECHARDT VIEIRA (CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI - CAC). Resumo Na Baixada Fluminense, uma professora que não está atuando no magistério,

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Abba - Take a Chance On Me

Abba - Take a Chance On Me Abba - Take a Chance On Me and it ain t no lie if you put me to the test if you let me try (that s all I ask of you honey) We can go dancing we can go walking as long as we re together listen to some music

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO PRAZER NA LEITURA: UMA QUESTÃO DE APRESENTAÇÃO / DESPERTANDO O PRAZER NA LEITURA EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. AÇÕES DO PIBID/CAPES-UFG (SUBPROJETO: LETRAS - PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas

Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas Narrativa reflexiva sobre planejamento de aulas Jefferson Ebersol da Silva 1 Contexto da narrativa O projeto PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência da FURG, foi desenvolvido

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair Care

WELCOME Entrevista Au Pair Care WELCOME Entrevista Au Pair Care MÓDULO 2. ENTREVISTA-PERGUNTAS EXTRAS ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Deu pra ti Baixo astral Vou pra Porto Alegre Tchau!

Deu pra ti Baixo astral Vou pra Porto Alegre Tchau! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRNDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Disciplina EDU 03080 Pesquisa em Educação Professora: LILIANA MARIA PASSERINO Deu pra ti Baixo astral Vou pra Porto Alegre

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores VIVENCIANDO A PRÁTICA ESCOLAR DE MATEMÁTICA NA EJA Larissa De Jesus Cabral, Ana Paula Perovano

Leia mais

Histórias de. Comunidade de Aprendizagem. Histórias de Comunidade de Aprendizagem 1

Histórias de. Comunidade de Aprendizagem. Histórias de Comunidade de Aprendizagem 1 Histórias de Comunidade de Aprendizagem Histórias de Comunidade de Aprendizagem 1 Introdução O projeto Comunidade de Aprendizagem é baseado em um conjunto de atuações de êxito voltadas para a transformação

Leia mais

Letra da música Gypsy da Lady Gaga em Português

Letra da música Gypsy da Lady Gaga em Português Letra da música Gypsy da Lady Gaga em Português Letra da música Gypsy da Lady Gaga em Português Cigana Às vezes uma história não tem fim Às vezes acho que nós poderíamos ser apenas amigos Porque eu sou

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni

Contexto. Rosana Jorge Monteiro Magni Título MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Doutoranda da Universidade Anhangura/ Uniban

Leia mais

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Eu queria testar a metodologia criativa com alunos que eu não conhecesse. Teria de

Leia mais

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB!

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! A história da Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, é mais uma das histórias

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um 1. Introdução Tomo consciência de mim, originalmente, através do outro: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão à formação original da representação que terei de mim mesmo. (BAKHTIN, 1992,

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão ENTREVISTA Alfabetização na inclusão Entrevistadora:Amarílis Hernandes Santos Formação: Aluna da graduação de Pedagogia USP Formada em Ciências Biológicas Mackenzie Contato: amarilishernandes@yahoo.com.br

Leia mais

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar..

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar.. Introdução O que você faria se descobrisse um método, altamente lucrativo que te permite trabalhar exclusivamente pela internet? Um método que você pode trabalhar aonde quiser e quando quiser, usando apenas

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

ix SINESP Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo SME Secretaria Municipal de Educação SPO Serviço de Orientação Pedagógica Unicid Universidade Cidade de São Paulo USAID

Leia mais

Dra. Nadia A. Bossa. O Olhar Psicopedagógico nas Dificuldades de Aprendizagem

Dra. Nadia A. Bossa. O Olhar Psicopedagógico nas Dificuldades de Aprendizagem O Olhar Psicopedagógico nas Dificuldades de Aprendizagem Aprendizagem humana Ao nascer, o bebê humano é recebido num mundo de cultura e linguagem que o antecede e ao qual necessita ter acesso. Porém falta

Leia mais

EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, DIÁLOGOS E APRENDIZAGEM: UM RELATO DO TRABALHO COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA 1

EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, DIÁLOGOS E APRENDIZAGEM: UM RELATO DO TRABALHO COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA 1 EDUCAÇÃO ALGÉBRICA, DIÁLOGOS E APRENDIZAGEM: UM RELATO DO TRABALHO COM UMA PROPOSTA DIDÁTICA 1 Claudemir Monteiro Lima Secretária de Educação do Estado de São Paulo claudemirmonteiro@terra.com.br João

Leia mais

O PETIANO E O RETORNO AS COMUNIDADES POPULARES: COMPARTILHAMENTO ENTRE SABERES POPULARES E ACADÊMICOS NO ESPAÇO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES

O PETIANO E O RETORNO AS COMUNIDADES POPULARES: COMPARTILHAMENTO ENTRE SABERES POPULARES E ACADÊMICOS NO ESPAÇO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES O PETIANO E O RETORNO AS COMUNIDADES POPULARES: COMPARTILHAMENTO ENTRE SABERES POPULARES E ACADÊMICOS NO ESPAÇO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES TIERRE OTIZ ANCHIETA 1 MÔNICA HEITLING 2 TAINAN SILVA DO

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

Amy Winehouse - Tears Dry On Their Own

Amy Winehouse - Tears Dry On Their Own Amy Winehouse - Tears Dry On Their Own All I can ever be to you, is a darkness that we knew And this regret I got accustomed to Once it was so right When we were at our high, Waiting for you in the hotel

Leia mais

Projeto Jornal Educativo Municipal

Projeto Jornal Educativo Municipal Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

A TRADUÇÃO DA MÚSICA TERRIBLE LOVE COMO PROPOSTA DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

A TRADUÇÃO DA MÚSICA TERRIBLE LOVE COMO PROPOSTA DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO A TRADUÇÃO DA MÚSICA TERRIBLE LOVE COMO PROPOSTA DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO Cilene Moreira Evangelistas Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus III) Cilenem15@hotmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

CONVERSA COM PAULO FREIRE: Linguagem e Poder

CONVERSA COM PAULO FREIRE: Linguagem e Poder CONVERSA COM PAULO FREIRE: Linguagem e Poder Entrevista concedida a Virginia Maria de Figueiredo e Silva e Tânia Maria Piacentini * Paulo Freire esteve em Florianópolis, no dia 8 de junho, a convite da

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ

ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ ATIVIDADES DESENVOVLIDAS PELO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA LEM- FOZ Prof.a. Ms. Renata Camacho Bezerra UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu renatacb@unioeste.br Prof.a. Ms. Patrícia Sândalo Pereira

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal

Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Experiência na formação de estudantes do curso profissionalizante normal Vanessa Fasolo Nasiloski 1 Resumo O presente texto tem como objetivo central relatar a experiência de ensino desenvolvida com os

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 47 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO Palavras-chave: Idoso, práticas corporais, dança, saúde. INTRODUÇÃO Este relato foi fruto de uma

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: PROJETO AMBIENTE LIMPO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: PROJETO AMBIENTE LIMPO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: PROJETO AMBIENTE LIMPO Autor: Dassayanne dos Santos Vasconcelos¹, Co-autores:Carlos de Oliveira Bispo¹; Jonathan Alisson dos Santos Souza¹; Prof. Marcos Lopes de Sant

Leia mais

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 1.1 Conteúdos: Apresentação do Plano Didático Pedagógico; Classificação das orações coordenadas sindéticas e inferência. 1.1 Habilidade:

Leia mais

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura

Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS 01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS OBS1: Adaptação didática (TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS) realizada pelo Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos. OBS2: Textos extraídos do site: http://www.englishclub.com

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

POSSIBILIDADE DE ACESSO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MULHERES MIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

POSSIBILIDADE DE ACESSO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MULHERES MIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POSSIBILIDADE DE ACESSO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MULHERES MIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Albertina Marília Alves Guedes¹ Elisa Angélica Alves Guedes² Maria Nizete de Menezes Gomes

Leia mais

TEdAM. Educação Ambiental

TEdAM. Educação Ambiental 290 Educação Ambiental TEdAM Resumo O projeto TEdAm tem como meta principal introduzir novas formas de construção, cooperação e circulação de conhecimentos e informações, capazes de auxiliar o processo

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO

A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO Vilmara Luiza Almeida Cabral UFPB/Campus IV Resumo: O presente relato aborda o trabalho desenvolvido no projeto de intervenção

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos

Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Page 1 of 6 Nélida Piñon recebe homenagem em colégio de Manguinhos Por Mônica Marzano Fotos: Cris Torres Os 1.129 alunos do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte,

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

A IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES A IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Kacieli de Lima Silva; Anne de Souza Cunha; Graciana Ferreira Dias; Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES

3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES 3º ANO PROF.ª SHEILA RODRIGUES AULA 15 Conteúdo: Tipo textual dissertativo Habilidade: Identificar o tema ou o assunto principal em textos. D06 - Inferir o tema ou o assunto principal de um texto. Consumo

Leia mais

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 Não 51% Sim 49% Qual? Não lembra 11 Tihany 2 Espacial 2 Napoli 2 Beto Carreiro 2 Circo perto de casa 1 O mundo dos sonhos 1 Patinação

Leia mais

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre anterior, dentro de contextos que buscavam enfatizar o

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1: Histórico: Os movimentos dos Vianna 33 Klauss Vianna 33 Angel Vianna 41 Rainer Vianna 44

SUMÁRIO. Capítulo 1: Histórico: Os movimentos dos Vianna 33 Klauss Vianna 33 Angel Vianna 41 Rainer Vianna 44 SUMÁRIO Prefácio 11 Apresentação 15 Introdução A dança da vida 21 Capítulo 1: Histórico: Os movimentos dos Vianna 33 Klauss Vianna 33 Angel Vianna 41 Rainer Vianna 44 Capítulo 2: Técnica Klauss Vianna:

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais