O REGIME JURÍDICO DA RESPONSABILIDADE NOS CONTRATOS DE TURISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O REGIME JURÍDICO DA RESPONSABILIDADE NOS CONTRATOS DE TURISMO"

Transcrição

1 1 O REGIME JURÍDICO DA RESPONSABILIDADE NOS CONTRATOS DE TURISMO Mariana Pagnan da Silva 1 RESUMO Estuda e analisa a responsabilidade civil no que tange aos contratos de turismo. Utiliza, para tanto, estudos pontuais de dispositivos legais, artigos científicos e obras de estudiosos que se debruçam sobre o tema. Conclui pela aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao caso, caracterizando-se a obrigação assumida pela agência de viagens como de resultado, cuja responsabilidade civil é objetiva e solidária. Tece breves considerações acerca do turismo de aventura e da responsabilidade do transportador aéreo pela perda, extravio ou avaria de bagagens despachadas. Palavras-chave: Direito do Turismo. Responsabilidade civil. Código de Defesa do Consumidor. Turismo de aventura. Transporte aéreo. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO; 2 DIREITO DO TURISMO; 2.1 DOS CONTRATOS DE TURISMO; 3 O REGIME DA RESPONSABILIDADE NOS CONTRATOS DE TURISMO; 3.1 VÍCIO X INADIMPLEMENTO CONTRATUAL; 3.2 A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CONTRATOS DE TURISMO; 3.3 TURISMO DE AVENTURA; 3.4 A RESPONSABILIDADE DO TRANSPORTADOR AÉREO PELO EXTRAVIO, PERDA OU AVARIA DE BAGAGENS; 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS; 5 REFERÊNCIAS. 1 INTRODUÇÃO O Brasil é um país riquíssimo em belezas naturais e diversos outros atrativos que podem e devem ser explorados pela atividade turística. Com efeito, com razoável infraestrutura e qualidade de serviço é possível desenvolver polos turísticos que dificilmente conseguiriam angariar tamanho montante de investimentos por outros tipos de atividade, como, por exemplo, o Nordeste brasileiro. A crescente importância do tema trouxe à baila a necessidade de regramento jurídico que possibilitasse a exploração econômica desse patrimônio sem que houvesse sua 1 advogada, bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

2 2 degradação. Além do que, era necessário o estudo das normas passíveis de serem aplicadas na relação entre o turista e a agência de turismo. Desta forma, na primeira parte do trabalho serão estudadas as normas específicas hoje existentes sobre o turismo, partindo do texto constitucional até normas infraconstitucionais e sua eficácia prática. Ainda, tratar-se-á dos contratos de turismo, trazendo sua classificação doutrinária e o conceito do chamado contrato de forfait, utilizado por alguns países. Passar-se-á, então, ao estudo da responsabilidade civil aplicável a esse contratos de turismo, a diferenciação entre vício e inadimplemento contratual, como fica a situação de reparação de danos quando a agência de viagens não é a única fornecedora de serviços, como no caso de contratação de pacotes turísticos, havendo a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Finaliza tecendo breves considerações acerca do tema turismo de aventura, e especificamente sobre a responsabilidade dos transportadores aéreos por bagagens perdidas, extraviadas ou avariadas. 2 DIREITO DO TURISMO Pode-se conceituar o turismo como um deslocamento de pessoas que tem por finalidade o lazer, o descanso, a aventura, a cultura, circunstâncias essas que fazem uma pessoa deixar seu ambiente natural e procurar, por um determinado espaço de tempo, um ambiente que ofereça condições para a satisfação do objetivo visado. Interessante a transcrição de conceito trazido por TORRE (apud Badaró, 2003, p. 21), para quem o turismo é: [...]fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultura e saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, cultural e econômica. Ainda sobre a definição do que venha a ser o turismo, BADARÓ (2003, p. 22) ressalta a importância de não confundir turismo com viagem:

3 3 O turismo inclui a viagem apenas como parte de um todo, uma vez que pode haver diversas viagens dentro de um mesmo destino turístico. Já a viagem, no sentido amplo do termo, pode ter diversos objetivos não necessariamente turísticos, como, por exemplo, viagens de negócios, de estudos, de compromissos sociais e outras. Como se vê, o turismo pressupõe a busca pelo bem-estar, é momento que problemas e frustações devem ser deixados de lado, dando lugar ao descanso físico e mental, que se vislumbra extremente necessário à garantia de qualidade de vida. Assim é que a Constituição Federal vigente trouxe em seu título VII Da Ordem Economônica e Financeira dispositivo expresso no sentido de que cabe à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico (art. 180) 2 : Em que pese a importância da referência constitucional expressa ao turismo, pondera ALEXANDRE DE MORAES (2007, p. 2036) que o texto não traz qualquer mecanismo de efetivação ao disposto, ou mesmo qualquer tipo de sanção para o descuprimento de tal comando do legislador constituinte, de tal forma que o artigo em questão acaba por cair no vazio, sem perspectiva de que seja efetivamente cumprido. Nesse sentido, afirma CRETELLA JUNIOR (apud Nieto, 2001, p ): Relevante fonte de divisas para o país, bem como fator importante para indústria, comércio, atividades hoteleiras, novos empregos, o turismo recebe no Brasil, pela primeira vez, distinto tratamento constitucional, mas sem sanção e, pois, de importância relativa, verdadeira letra morta, norma pragmática de mera recomendação, sem maior repercussão, que aconselha as pessoas jurídicas públicas políticas, das várias esferas, à promoção e ao incentivo do turismo. Dotado pela natureza dos mais variados e impressionantes recursos naturais, irrivalizáveis em todo o mundo, o Brasil apresenta: (a) praias belas e utilizáveis em todo litoral, de Norte a Sul, a baía de Guanabara, que supera a de Nápoles, (b) a zona do Pantanal de Mato Grosso, reserva típica de fauna inesgotável, de espécies raras em vias de extinção, (c) as Cataratas de Foz do Iguaçu, com dezenas de altas quedas-d água dos dois lados do rio, superando de longe as famosas Niagara Falls, com apenas duas quedas de um só lado, o Véu de Noiva, menor, e a Ferradura, bem maior, (d) águas minerais e térmicas de todo o tipo, para todos os males, como as de Caxambú, Lindóia, da Prata, de São Pedro, de Poá, (e) festas típicas, como o carnaval do Rio de Janeiro, as procissões do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, os desfiles e candomblés da Bahia, tudo isso mereceria perfeita infra-estrutura de boas estradas, de rede hoteleira, pousadas, restaurantes, festivais, distrações e conforto. 2 Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.

4 4 Como se vê, o Brasil é um país riquíssimo em belezas naturais e outros tipos de atrativos que, sob o ponto de vista do turismo, podem e devem ser explorados economicamente. Para tanto faz-se necessária a existência de normas que regulamentem a exploração, de forma a evitar possível degradação desse patrimônio ambiental. Por outro lado, tem-se o turista, que soma, a cada dia, um número maior de indivíduos, precipuamente pelas facilidades de locomoção e hospedagem hoje proporcionadas e pela globalização que, de certa forma, acaba por incitar essas pessoas a desejarem conhecer o mundo, a vivenciarem culturas diferentes. Como consequência dessa evolução turística, passa a ser de extrema importância que existam normas jurídicas a proteger essas pessoas, que não raras vezes deixam suas casas para encontrarem o desconhecido, lugares por onde nunca passaram, não dominando meios de transporte, facilidades acessíveis, ou mesmo locais de postos médicos onde possam socorrer-se de eventuais acidentes. Em suma, quando o turista deixa sua casa, está, na imensa maioria das vezes, confiando às cegas no que lhe foi passado pela agência e agentes de viagens. Além do que devem estar protegidos, igualmente, os locais a serem comercialmente explorados, de forma que a fauna, a flora e construções de valor histórico ou artístico, não sejam prejudicados pela atividade do turismo. Diante desse quadro, os autores que debruçam sobre o tema destacam alguns dispositivos constitucionais a serem aplicados ao turismo. Dentre eles destacam-se os trazidos pelo Professor NIETO (2001, p ): princípio da promoção ao turismo, princípio do incentivo ao turismo, princípio do desenvolvimento do turismo, princípio da proteção ao patrimônio turístico, princípio do direito ao lazer e princípio da responsabilidade por danos a bens e direitos de valor turístico. Os princípios da promoção e incentivo ao turismo fazem referência ao papel do Estado como criador de condições propícias ao desenvolvimento do turismo. Dessa forma, sem efetivamente realizar a atividade turística, cabe ao órgão estatal criar incentivos tributários, polos turísticos, treinamento de pessoal, além de fazer fortes investimentos no setor, em consonância ao diposto no art. 180 da Carta Constitucional. Por sua vez, o princípio do desenvolvimento ao turismo tem sua base no art. 225 da Constituição Federal e reza que os entes federativos são sim responsáveis pela promoção e incentivo ao turismo, mas tal atividade deve ser feita de maneira a praticar o desenvolvimento sustentável do país. Em outras palavras, os recursos naturais podem e devem

5 5 ser explorados, cuidando-se, no entanto, para que sejam amplamente preservados para a presente e as futuras gerações. No entendimento de NIETO (2001, p. 52), o patrimônio turístico é espécie do gênero patrimônio público, que pode ser deste diferenciado da seguinte maneira: Pode-se dividir o patrimônio público segundo o critério de estímulo que o bem exerce quanto à sua visitação. Tem-se consequentemente, os bens que exercem tal estímulo e os que não o exercem. Aqueles que têm a força de atrair pessoas a sua visitação enquadram-se na categoria de patrimônio turístico. Com isso, pode-se ter um mesmo bem patrimonial público considerado histórico, e ao mesmo tempo, turístico, pois poderá ser classificado segundo mais do que um critério. Na prática, os bens históricos, artísticos, paisagísticos têm tendência natural de atração turística, o que faz com que referidos bens sejam também enquadrados no rol patrimonial turístico, porém, não necessariamente ocorrerá tal fato. Assim, conceituado o patrimônio turístico como conjunto dos bens naturais e patrimoniais que de alguma forma possuem atrativos exploráveis economicamente, determina o art. 24, inc. VII da Constituição Federal, que compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VII proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico, configurando mencionada proteção no chamado princípio da proteção ao patrimônio turístico. Pertinente ainda ao turismo é o art. 6º da CF, que dispõe acerca dos direitos sociais, mencionando o lazer como um deles. Como não poderia deixar de ser, o direito ao lazer, consubstanciado no mencionado artigo, tem ligação direta com a atividade turística por tratar-se de uma das mais eficientes formas de obediência ao comando constitucional. Por fim, vislumbra-se o princípio da responsabilidade por danos a bens e direitos de valor turístico, que reza exatamente que, aquele que causar danos ao patrimônio turístico deve ser por ele responsabilizado. Ao lado da vasta proteção conferida ao meio ambiente natural, artístico e cultural, extremamente importante e necessária, é fato que a atividade turística também se configura nos contratos firmados entre particulares, regidos pelo direito privado, que representam operações econômicas, passíveis de causar danos patrimoniais aos contraentes, quando não danos morais, face à especificidade do assunto trabalhado.

6 6 Diante de tal premissa, fez-se necessária a criação de outras tantas normas infraconstitucionais que objetivassem exatamente essa proteção ao turista contratante de uma viagem de turismo. Assim é que, inicialmente, o exercício da atividade econômica do turismo foi regulada pelo Decreto /80, que, dentre outras atribuições, criou a EMBRATUR (hoje Instituto Brasileiro de Turismo), uma autarquia destinada a registrar empresas (as agências de turismo), que devem possuir, ao menos, um diretor que tenha esperiência mínima de três anos no setor. Posteriormente veio o Decreto 5.406/2005, que voltou a regulamentar a figura do operador turístico como agência de turismo que elabora programas, serviços e roteiros de viagens turísticas, emissivos ou receptivos (Pasqualotto, 2008, p. 14). Para proteção específica do turista, tem-se o regime da responsabilidade civil do Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, que terão suas aplicações estudadas em momento oportuno, cabendo, neste momento, frisar que o direito do turismo, em resumo, configura-se por normas de direito público e de direito privado, voltadas à proteção do patrimônio turístico e do turista, além da regulamentação da atividade como um todo. 2.1 DOS CONTRATOS DE TURISMO Tendo em vista a natureza da prestação de serviço envolvendo o turismo, difícil se torna uma classificação do contrato que rege tal relação. Isso porque o contrato de turismo possui diversos elementos que muitas vezes fogem ao controle da principal parte contratante, qual seja, a agência de turismo, que firma uma série de outros contratos com terceiros (empresas de transporte, de hospedagem, alimentação, casas de espetáculo, e assim por diante) para que o pacote turístico contratado seja cumprido. classifica-se como: Desta forma, para TEPEDINO (2001, p. 221) o contrato de turismo Contrato atípico, bilateral, oneroso, comutativo, caracterizado pela prestação de serviços especializados concernentes à organização de viagem para fins turísticos, celebrado entre o operador de turismo ou a agência de viagens, de um lado, e, de outro, o turista.

7 7 Utilizando conceitos trazidos pelo Professor STOLZE (2005, p ) pode-se observar que trata-se o contrato de turismo de um contrato criado pelas partes, sem que sua estrutura esteja prevista em lei, por isso denominado atípico. É ainda um contrato bilateral, que impõe obrigações para ambas as partes; oneroso, já que gera vantagem para ambos os contratantes; e comutativo, vez que as prestações devem ser equivalentes, pressupondo-se haver um equilíbrio entre elas. Como já frisado, além de serviços próprios, a agência de turismo pode funcionar como uma simples intermediária. Ou seja, ela, por si só, não presta o serviço contratado, mas fica responsável pela reserva do hotel, que prestará o serviço de hospedagem, pela reserva das passagens aéreas, terrestres, marítimas, pela compra de entradas de espetáculos, parques e outras atrações que integrem o pacote turístico. A esse respeito, Adalberto PASQUALOTTO (2008, p. 16) lembra a existência, em alguns países, de contrato classificado como forfait, que compreende: A prestação coordenada de serviços de várias empresas de ramos complementares, como transporte, hotelaria e serviços da agência de viagens, como um conjunto unificado correspondente a uma contraprestação unitária em dinheiro a ser paga pelo turista. Em razão disso, a atividade da agência de turismo não é de intermediação, mas de organização, muitas vezes prestando serviços próprios. Assim, continua o autor (2008, p ): O turismo é, essencialmente, um fenômeno de movimento, fundamentado sobre uma série de contratos com regulamentação fragmentária, afirma Sotomayor, lembrando que muitos contratos que compõem o complexo desses serviços são figuras derivadas de composições de contratos (o contrato de hospedagem é um misto de depósito e de arrendamento de obra; o contrato de transporte, um misto de arrendamento, fornecimento e contrato de obra). Assim também o forfait é uma composição de contratos hoje tipificados, cujas prestações integram-se e se relacionam por recíproca conexão e interdependência, uma vez que são pretendidas como um todo. Feitas essa considerações preliminares, sendo o contrato de turismo um contrato que contém diversos núcleos de prestação de serviços, geralmente envolvendo pessoas e empresas diversas, resta definir qual a responsabilidade que concerne às agências como fornecedoras principais, e qual parcela cabe à terceiros por ela contratados. 3 O REGIME DA RESPONSABILIDADE NOS CONTRATOS DE TURISMO

8 8 Antes de adentrar ao cerne deste tópico, fazem-se necessárias algumas considerações acerca das espécies de regramento jurídico que são passíveis de serem aplicadas na relação existente entre o turista contratante e a operadora de turismo contratada. 3.1 VÍCIO X INADIMPLEMENTO CONTRATUAL De acordo com parte da doutrina 3, o contrato de turismo pode estar amparado por dois tipos diferentes de normas que serão aplicadas a depender da lesão sofrida pelo contratante: o regramento do inadimplemento contratual do Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Com efeito, é de plena aplicação ao caso o Código de Defesa do Consumidor, visto que trata-se o turista de pessoa física ou jurídica que utiliza um serviço da agência (forncedora) como destinatário final, merecendo, de tal forma, a proteção trazida pelo Código. No entanto, havendo o inadimplemento do contrato é caso de aplicação do Código Civil. Por outro lado, ocorrendo no contrato de turismo um vício, estaria-se diante de hipótese de Código de Defesa do Consumidor (art. 14 ss). É caso de inadimplemento quando o serviço não é de qualquer forma prestado. Diferente do vício contratual, situação em que o serviço é prestado, mas não a contento do contratante por conta de problemas em sua execução. Assim, seria hipótese de inadimplemento contratual, por exemplo, em caso de casal que contrata lua de mel no Caribe mas não consegue embarcar devido à prática de overbooking pelas companhias aéreas ou mesmo cancelamento de vôos. O serviço sequer foi prestado, devendo a reparação civil ser pleiteada com base no Código Civil, obedecendo o regramento prescricional previsto no art. 205 (5 anos) do citado Diploma Legal. Se, por outro lado, no exemplo dado, o casal embarca em direção ao Caribe, mas lá chegando se depara com temporada de furacões, sendo obrigado a permanecer todo o tempo dentro do hotel, correndo até perigo de vida, além da frustação evidente, o caso seria de aplicação do Código de Defesa do Consumidor, que prevê prazo decadencial máximo de 90 dias. 3 Que tem Adalberto Pasqualotto como um de seus representantes.

9 9 Desta forma, tratando-se de inadimplemento contratual, o remédio cabível seria sua resolução. Se, por outro lado, aplicarmos o regramento do Código de Defesa do Consumidor, o art. 20 do referido Diploma Legal preconiza três diferentes soluções para problemas havidos entre o contratante e o fornecedor de serviços contratado, a saber: i. A reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível; ii. iii. A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; O abatimento proporcional do preço. A esse respeito, vale conferir julgado do STJ, que entendeu tratar-se inadimplemento contratual a situação de agência de viagens que ofereceu pacote turístico para acompanhamento do jogo de abertura da Copa do Mundo de 1998 entre Brasil e Escócia, mas que, ao chegar ao destino, os turistas não receberam os ingressos contratados: No caso em exame, contudo, não se trata de responsabilidade por vícios de qualidade do serviço prestado, mas de responsabilidade contratual decorrente de inadimplemento absoluto, evidenciado este pela não-prestação do serviço que fora avençado (fornecimento de ingresso e traslado para assistir à abertura da Copa do Mundo de 1998 e ao seqüente jogo da seleção brasileira contra a da Escócia) (REsp /DF). Segunda corrente, entretanto, e também parte da jurisprudência, entendem que devem ser aplicadas ao contrato de turismo as disposições constantes do Código de Defesa do Consumidor, seja a obrigação cumprida insatisfatoriamente, seja na situação em que não há sequer seu cumprimento. Isso porque, tendo em vista a fragilidade do contratante, que como já anteriormente citado, confia na agência ou de turismo todas as suas esperanças de férias tranquilas, além de estar sujeito à contratos por adesão em que não lhe é permitida a discussão de cláusulas, o Código de Defesa do Consumidor seria o mais apropriado, até mesmo pela proteção que traz ao consumidor com seus princípios norteadores (como o da dignidade do consumidor, direito à informação, a vulnerabilidade do consumidor, a inversão do ônus da prova etc). Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justiça: A hipótese dos autos trata da má prestação de um serviço, sendo a agência de turismo, portanto, prestadora de serviço e como tal responde, independentemente de culpa pela reparação dos danos causados aos consumidores, nos termos do art. 14 do Código de

10 10 Defesa do Consumidor (AgRg no REsp decisão em , publicado em ). Como se percebe do julgado acima colacionado, vislumbra-se ainda certa divergência no Tribunal Superior e na doutrina acerca do tema. Para fins deste trabalho será adotada a corrente que entende que os princípios norteadores da proteção conferido ao consumidor pelo CDC devem ser sempre respeitados, independentemente da ocorrência de vício na prestação do serviço ou inadimplemento contratual. 3.2 A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CONTRATOS DE TURISMO De suma importância o estudo da responsabilidade pela reparação de danos dentro dos contratos de turismo. Com efeito, de nada adianta ir à Paris para uma Conferência e lá chegar após sua ocorrência, ou mesmo estar uma Copa do Mundo sem os respectivos ingressos para os jogos, ou ainda, poder fazer a tão esperada viagem quando já esgotado o período de férias do trabalhador. Entende-se que a obrigação assumida pela agência ou operadora de turismo é de resultado, ou seja, quando o turista contratante se dirige ao fornecedor de serviço, busca a contratação da viagem como um resultado certo. O turista, de certa forma, passa toda a responsabilidade da organização de sua viagem a uma empresa e, para que esta faça tudo na forma desejada pelo contratante, é pago um valor considerável. 136) argumenta que: Sobre a obrigação de resultado assumida pela agência, SPODE (2000, p. O cliente, ao contratar, não sabe, e nem quer saber, que por tráz do negócio realizado existe uma operadora de turismo, uma empresa aérea, uma transportadora terrestre, um ou vários hotéis. Essa transferência de responsabilidade é que gera a obrigação de resultado essencial (o consumidor quer exonerar-se das preocupações organizacionais da viagem, até porque ele, em geral, sente-se mais seguro para viajar com a programação já contratada). Desta forma, uma vez contratada uma agência de viagem para realização de um pacote turístico, é sim de responsabilidade da empresa a fiel execução do que foi contrato. Logicamente não pode a empresa fornecedora ser responsabilizada por dois ou três dias de chuva num pacote de sete dias nas praias no Nordeste brasileiro, mas pode ser

11 11 responsabilizada, como no exemplo já citado, se mandar um casal em lua-de-mel ao Caribe em plena temporada de furacões. Ora, a operadora de turismo trabalha basicamente com a indicação de lugares a serem visitados de acordo com a vontade do turista e da efetiva prestação de serviço que foi contratada. Imagine a possibilidade de uma família chegar a um resort, viagem pela qual esperaram o ano inteiro e, chegando ao hotel, descobrem que as reservas não foram feitas por conta de um erro no sistema interno do estabelecimento. Mais uma vez, é a agência responsável, devendo reparar os danos sofridos por essa família na forma prevista no Código de Defesa do Consumidor, afinal, a obrigação contratada foi de resultado, aos turistas pouco importa o motivo pelo qual a reserva não foi feita, o contrato foi celebrado e a obrigação assumida deve ser adimplida. Diante do exemplo dado surge a dúvida sobre quem deve reparar o dano, a agência de turismo tão somente, ou somente o hotel, já que a agência seria mera intermediária entre a contratação de hospedagem e o turismo. Ainda, deve ser comprovado o dano sofrido pela família, ou é cabível aqui a chamada responsabilidade objetiva? Vejamos. O art. 927, parágrafo único do Código Civil prevê a obrigação de reparação do dano por aquele que por ato ilícito lhe deu causa, especificando que essa reparação independerá de culpa nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Por sua vez, o art. 14, caput, do Código de Defesa do Consumidor dispõe: Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre a sua fruição e riscos (grifo nosso). Pela interpretação conjunta de ambos os artigos concluí-se que a responsabilidade civil nos casos de abrangência do Código de Defesa do Consumidor, e aí incluídas as relações negociais atinentes ao turismo, é objetiva, ou seja, independe da existência de culpa por parte do causador do dano, fazendo-se necessária unicamente a comprovação da existência do nexo causal. Sobre o assunto, GAGLIANO (2005, p ) ensina que:

12 12 Nesses casos, estaremos diante do que se convencionou chamar de responsabilidade civil objetiva. Segundo tal espécie de responsabildade, o dolo ou culpa da conduta do agente causador do dano é irrelevante juridicamente, haja vista que somente será necessária a existência do elo de causalidade entre o dano e a conduta do agente responsável para que surja o dever de indenizar. Assim, deve o consumidor, quando da interposição do pedido de reparação de danos, comprovar somente o nexo causal entre o dano e seu causador, não importando se este agiu com dolo ou culpa. Nesse sentido a jurisprudência: Apelação. Indenização. Cruzeiro não realizado na data prevista em decorrência da quebra da hélice do navio que impossibilitou o embarque no local contratado, havendo a possibilidade do embarque no porto de Montevidéu. Autor que não concorda com a mudança e requer a devolução dos valores pagos corrigidos monetariamente, o que não ocorre. Sentença de procedência do pedido. Apelação da ré alegando a ocorrência de caso fortuito requerendo a improcedência dos pedidos ou a redução da verba indenizatória sem aplicação da taxa SELIC, por não fazer parte do pleito autoral. Desprovimento do recurso. A responsabilidade do fornecedor do serviço independe da apuração de sua culpa, a teor do art. 14 da Lei 8.078/90. Trata-se de responsabilidade objetiva, bastando a prestação do serviço com defeito para que surja o dever de reparar o dano ao consumidor. Não comprovada a ocorrência de caso fortuito ou força maior. Correta aplicação da taxa SELIC tendo em vista o art. 406 do Código Civil. (Processo Nº de Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - Decima Terceira Camara Civel, de 07 Junho 2006). Importante ressaltar que, dada à evidente hipossuficência do consumidor contratante, até porque na esmagadora maioria das vezes se vê obrigado a assinar um contrato por adesão, é possível a incidência da inversão do ônus da prova previsto no art. 6º, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor, situação em que caberia ao causador do dano comprovar a inexistência do nexo causal: Por fim, resta analisar a quem cabe o dever de reparar o dano quando se tratar de contrato de turismo. Como já analisado, o contrato de turismo é atípico, envolvendo diversos núcleos contratuais, tendo a agência de turismo como principal contratante e terceiros que estarão necessariamente envolvidos, como prestadores de serviço de hospedagem, de transporte, alimentação etc.

13 13 Sobre o tema, é pacífica na doutrina e jurisprudência a responsabilidade solidária entre a agência contratante e terceiros envolvidos quando da ocorrência de danos materiais ou morais ao turista. Com efeito, preconiza o art. 7º, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor que tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos na norma de consumo (grifo nosso). Desta feita, ocorrendo um dano ao consumidor, seja ele patrimonial ou moral, pode o turista lesado ajuizar ação de reparação de danos contra qualquer dos envolvidos em sua ocorrência (agência de turismo, hotel, companhia aérea etc). Nesse sentido, a jurisprudência: Verifica-se que o parágrafo único do art. 7º do Código de Defesa do Consumidor adotou o princípio da solidariedade legal para a responsabilidade pela reparação dos danos causados ao consumidor, podendo, pois, o consumidor escolher quem acionará. E, por tratar-se de solidariedade, caberá ao responsável solidário acionado, depois de reparar o dano, "caso queira, voltar-se contra os demais responsáveis solidários para se ressarcir ou repartir os gastos, com base na relação de consumo existente entre eles, conforme ensina Rizzato Nunes (Comentários ao Código de Defesa do Consumidor, 3ª ed. rev. E atual., São Paulo, Saraiva, 2007, p. 159). AgRg no REsp nº SC. AGÊNCIA DE VIAGENS - CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA - Empresa vendedora de pacote turístico é, lato senso, prestadora de todos os serviços turísticos que integram o pacote, independentemente da responsabilidade final ou intermediária ser de outras empresas. Princípio da responsabilidade solidária entre todos os "autores da ofensa", erigido como direito básico do consumidor pelo art. 7º, parágrafo único do CDC. (TARS - AC ª C. Civ. - Rel. Moacir Leopoldo Haeser). Ainda sobre assunto, é válida a transcrição do entendimento de NUNES (2009, p. 159), citado no acórdão acima, que, lembrando ainda da responsabilidade objetiva que rege as relações consumeiristas, conclui: Ressalte-se, ainda, o aspecto de que a responsabilidade na Lei n é objetiva, de maneira que a ampla solidariedade legal e expressamente reconhecida, diferentemente da regra privatista do Código Civil, independe de apuração e verificação de culpa ou dolo. Caberá ao responsável acionado, depois de indenizar o consumidor, caso queira, voltar-se contra os outros responsáveis solidários para se ressarcir ou repartir os gastos, com base na relação jurídica existente entre eles.

14 14 Ante o exposto, conclui-se tratar-se a obrigação decorrente do contrato de turismo de obrigação de resultado, cuja responsabilidade civil será objetiva e solidária entre os envolvidos. Retomando o exemplo dado ao início da explanação, a família lesada pela não reserva em resort que fazia parte de pacote turístico contratado tem direito à reparação de danos patrimonais e morais, devendo comprovar somente o nexo causal entre o dano sofrido e a conduta do agente, podendo ajuizar a ação tanto em face da agência contratada, como em face do hotel que deixou de prestar o serviço. 3.3 TURISMO DE AVENTURA No tópico anterior foi visto que, via de regra, a responsabilidade civil nos contratos de turismo é objetiva e solidária. No entanto, no próprio artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor há previsão expressa de culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, situação em que o fornecedor do serviço não será responsabilizado (art. 14, 3º, II). Tendo em vista o disposto no citado artigo, como ficaria a hipótese do chamado turismo de aventura. Seria essa uma hipótese de culpa exclusiva do consumidor que afastaria a responsabilidade dos envolvidos no contrato de turismo? PASQUALOTTO (2008, p. 28) define o turismo de aventura como sendo: Uma oferta turística natural, que compreende o conjunto de recursos não criados pelo homem, como clima, configurações geográficas, paisagem, elementos silvestres, flora, fauna e elementos de saúde, como balneários, nascentes, fontes naturais de água mineral, poços de areia ou lama. Trata-se, portanto, do tipo de turista que procura a aventura, o risco, como viagens destinadas a alpinismos, saltos de paraquédas ou asa-deltas, mergulhos em grandes profundidades etc. O fato do consumidor, quando da contratação desse tipo de prestação de serviço, estar ciente do risco que corre, inibiria a culpa da agência de viagens ou de terceiros por eventuais danos ocorridos? O art. 51 do Código de Defesa do Consumidor diz expressamente que são nulas de pleno direito cláusulas contratuais que exonerem totalmente o fornecedor de serviços por danos causados ao consumidor, podendo a indenização ser limitada, em situações justificáveis.

15 15 Ora, ao que parece, é exatamente neste dispositivo que se encaixa o turismo de aventura, de forma que o prestador do serviço, seja a agência de viagens ou terceiros, não se eximirá da reparação de danos se deixar de observar certos procedimentos necessários. Deve a operadora providenciar todos os equipamentos de segurança para que a atividade seja praticada, além de prestar toda a informação sobre os riscos dessa atividade ao consumidor contratante do serviço. Como pondera PASQUALOTTO (2008, p. 30) o risco, no turismo de aventura, varia conforme a habilidade do praticante e também de outros fatores, como a qualidade do equipamento e o reconhecimento das limitações individuais. Lembre-se, mais uma vez, que a culpa deve ser exclusiva do consumidor para que haja isenção da responsabilidade da operadora pelo dano sofrido. Faltando o fornecedor com o dever de informação ou assistência, fica o mesmo obrigado a reparar o prejuízo causado na forma estudada no tópico anterior. Não há decisões jurisprudenciais que envolvam especificamente o tema turismo de aventura, mas é possível encontrar situações em que o Superior Tribunal de Justiça avalia casos de culpa concorrente da vítima. Em uma dessas situações ocorreu que o hotel onde se hospedava a vítima faltou com dever de informação quanto à profundidade de sua piscina, o que fez com que a mesma, imprudentemente, pulasse de cabeça e se chocasse contra o chão. Entendeu o Tribunal que houve culpa concorrente da vítima e do hotel, decidindo pela condenação tanto do hotel quanto da agência de turismo contratada pelos danos causados, diminuindo, entretanto, o quantum da condenação face à imprudência da vítima. Vejamos: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Responsabilidade do fornecedor. Culpa concorrente da vítima. Hotel. Piscina. Agência de viagens - Responsabilidade do hotel, que não sinaliza convenientemente a profundidade da piscina, de acesso livre aos hóspedes. Art. 14 do CDC. - A culpa concorrente da vítima permite a redução da condenação imposta ao fornecedor. Art. 12, 2º, III, do CDC. - A agência de viagens responde pelo dano pessoal que decorreu do mau serviço do hotel contratado por ela para a hospedagem durante o pacote de turismo. Recursos conhecidos e prividos em parte.

16 16 (REsp /SP, Rel. Ministro Ruy Rosado de Aguiar, quarta turma, julgado em ). Destarte, conclui-se que a simples circunstância da atividade turística ser considerada de risco, por si só, não tem o condão de afastar a responsabilidade civil da agência de turismo ou de terceiros envolvidos, sendo necessário, sempre, que cumpram com seu dever de informação e assistência. 3.4 A RESPONSABILIDADE DO TRANSPORTADOR AÉREO PELO EXTRAVIO, PERDA OU AVARIA DE BAGAGENS Devido à frequência com que o problema ocorre e ao transtorno que causa, serão tecidas breves considerações a respeito da responsabilidade civil dos transportadores aéreos pelas bagagens extraviadas, perdidas ou avariadas. Primeiramente deve-se observar que são dois os regimes jurídicos aplicáveis à situação, dependendo se o vôo é interno ou internacional. Considera-se vôo internacional aquele que tem como destino país diverso daquele em que a aeronave decolou. Tratando-se de transporte aéreo dentro do território brasileiro, aplica-se o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86). Já a Convenção de Varsóvia de 1929 é a responsável pelo regramento aplicável aos vôos internacionais. Com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor em 1990, começou-se a discutir se esse ultimo Diploma Legal prevaleceria sobre os dois primeiros, exatamente por oferecer mais proteção e facilidades ao viajante que sofreu o dano. NORONHA (2002, p. 171) nos explica no que consiste a diferença entre o Código de proteção ao consumidor e a legislação anteriormente existente: A antinomia pode ser equacionada assim: enquanto o Código de Defesa do Consumidor consagra a regra da efetiva reparação de todos os danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos (cf. art. 6º, VI) e independentemente da existência de culpa do fornecedor (cf. art. 12), no Código Brasileiro de Aeronáutica e na Convenção de Varsóvia a responsabilidade da empresa transportadora só é ilimitada na hipótese de ocorrência de dolo ou culpa grave, sendo nos demais casos tarifada, ou seja, é a lei que fixa os valores das reparações possíveis ou quantitativos máximos destas. 4 DJ , p. 165

17 17 No que tange ao Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86), o viajante tem até 30 (trinta) dias para reclamar a perda ou extravio de sua bagagem, tendo a companhia aérea mais 30 (trinta) dias para efetuar pagamento de eventual indenização. Passado esse prazo sem que o pagamento seja efetuado pela companhia, será cabível medida judicial para reparação de danos no prazo de 2 (dois) anos a contar da data do evento danoso, conforme dispõe art. 317, inciso I, do Código Brasileiro de Aeronáutica. Sendo cabível a reparação de danos, ela será tarifada, ou seja, haverá um limite máximo em seu valor, independentemente do que estava sendo transportado pelo viajante. Dessa forma, prescreve o art. 260 do Código que o valor máximo será de 150 (cento e cinquenta) Obrigações do Tesouro Nacional (OTN) por passageiro, independentemente do peso da bagagem extraviada. Como a OTN não é mais utilizada, esse valor irá depender do tipo de índice que se usará para substituí-lo. Sobre o tema, NIETO (2001, p. 136) explica que, por um dos critérios que podem ser utilizados, por exemplo, esse valor corresponderia a aproximadamente R$ 2.250,00 (dois mil, duzentos e cinquenta reais). Ainda o mesmo artigo prevê a possibilidade de declaração do valor dos bens a serem despachados mediante pagamento de taxa suplementar, de forma que, havendo seu extravio, perda ou deterioração, a reparação do dano não ficará limitada às 150 OTNs. Muito parecida é regra prevista pela Convenção de Varsóvia (promulgada pelo Decreto /31 com as alterações do Protocolo de Haia, promulgado pelo Decreto /65) no que tange aos vôos internacionais, com a diferença de que o valor da tarifa prevista depende do peso da bagagem despachada. Assim, de acordo com o artigo 22 da Convenção, o limite de indenização por extravio ou perda de bagagem seria de 17 Direitos Especiais de Saque 5 por quilograma, salvo na hipótese de declaração especial de valor, situação em que o transportador fica obrigado a pagar até a importância da quantia declarada. Com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor começou-se a discutir se a tarifação prevista tanto no Código Brasileiro de Aeronáutica, como na Convenção de Varsórvia, seriam possíveis, já que na imensa maioria das vezes o contrato com 5 O Direito Especial de Saque, conforme dispõe art da Convenção será definido pelo Fundo Monetário Internacional, sendo que, a conversão destas quantias em moedas nacionais será efetuada, em caso de ação judicial, segundo o valor destas moedas em Direitos Especiais de Saque, na data do julgamento. Ainda, que o valor em Direitos Especiais de Saque da moeda nacional de uma Alta Parte Contratante que seja membro do Fundo Monetário Internacional, será calculado segundo o método de avaliação adotado pelo Fundo Monetário Internacional para suas operações e transações na data do julgamento.

18 18 a companhia aérea é regido pelo Código de Defesa do Consumidor, que não prevê teto algum para esse tipo de indenização. Muitas correntes surgiram e esse respeito, das quais serão destacadas três trazidas pelo Professor NORONHA (2002, p ): 1ª corrente: o Código Brasileiro de Aeronáutica e a Convenção de Varsóvia dizem respeito apenas a danos patrimoniais, situação em que os danos morais decorrentes do fato ocorrido não teriam teto máximo de reparação; 2ª corrente: o Código Brasileiro de Aeronáutica e a Convenção de Varsóvia não são aplicáveis às relações de consumo, hipótese em que teriam que ser separadas as circunstâncias em que haveria relação de consumo das que não se encaixariam na definição da Lei 8.078/90; 3ª corrente: o Código Brasileiro de Aeronáutica e a Convenção de Varsóvia não podem impedir a reparação integral de qualquer espécie de danos ou pelo menos danos à pessoa. Com a devida vênia a todas a correntes apresentadas, nenhuma delas é totalmente completa, prevalecendo hoje em nossos Tribunais que, ficando evidenciada a existência de relação de consumo, a responsabilidade não fica limitada a teto algum, seja o dano patrimonial ou não (aplicação do Código de Defesa do Consumidor), conforme jurisprudência dominante: AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANO MATERIAL E MORAL. TRANSPORTE AÉREO INTERNACIONAL. EXTRAVIO DE BAGAGEM E ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO/FURTO DE PERTENCES. DANOS MATERIAIS NÃO COMPROVADOS. CONVENÇÃO DE VARSÓVIA/CONVENÇÃO DE MONTREAL/CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. INAPLICABILIDADE DO REGIME TARIFADO PREVISTO NA CONVENÇÃO DE VARSÓVIA. APLICAÇÃO DO CDC. INDENIZAÇÃO CABÍVEL. DANOS MORAIS COMPROVADOS E DEVIDOS. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DAS RÉS. JUSTO O QUANTUM INDENIZATÓRIO FIXADO NA SENTENÇA DE 1º GRAU. IMPROVIMENTO DA APELAÇÃO DA AUTORA E DAS APELAÇÕES DAS RÉS. Apesar do esforço da autora-segunda apelante em comprovar os aventados danos materiais, através das notas fiscais e das faturas de cartão de crédito, tenho que não restou corroborado o fato de que suas malas tenham sido violadas. A convenção de varsóvia, substituída pela convenção de montreal, é aplicável no direito interno brasileiro, mas não se sobrepõe às Leis do país posteriores a ela, e, portanto, ao CDC. É indubitável o dano moral sofrido pela autora, com o desgaste que tivera com atrasos de vôos, troca de companhias e aeroportos, extravio de bagagens por vários dias, quando ela havia chegado a Belo Horizonte de uma viagem de meses (intercâmbio). As três rés são responsáveis pelo mal serviço

19 19 prestado à autora e pelos danos morais daí decorrentes, devendo-se, ainda, ser levado em conta o que estabelece o CDC, em seus arts. 18 a 20, qual seja, que todos aqueles que interferem na cadeia de fornecimento de um dado produto ou serviço são solidariamente responsáveis pelos danos causados ao consumidor. Justo e adequado o valor fixado na r. Sentença recorrida a título de dano moral, não merecendo qualquer reforma. (TJMG, Ap. Cív. n /0011, rela. Desa. Hilda Teixeira da Costa). EXTRAVIO BAGAGEM - TRANSPORTE AÉREO - INDENIZAÇÃO. RESPONSABILIDADE DO TRANSPORTADOR. 2) INDENIZAÇÃO. VALOR LIMITE. DESCABIMENTO. - Transporte aéreo - Transporte de passageiro acompanhado de bagagem. Desaparecimento de volume contendo equipamento eletrônico (filmadora vc). I - Pretendida limitação da responsabilidade indenizatória em três o TNS com base no art. 262 do código brasileiro do ar. Se a praxe das companhias aéreas e de não exigirem a declaração de valor relativamente a bagagem despachada pelos passageiros, não se pode impor o ônus pela omissão. Dever de indenizar com fulcro no art. 159 do Código Civil. II - Se o passageiro comprou bilhete de uma companhia aérea mesmo que o transporte seja efetuado por outra, mediante acordo entre elas, este é irrelevante frente ao passageiro, mantida a responsabilidade contratual de quem se obrigou pelo transporte. (TARS - APC ª CCiv. - Rel. Juiz Márcio Oliveira Puggina - J ) Já em relação àqueles contratos que não são precipuamente consumeiristas, não vislumbra-se ainda um entendimento dominante, mas tudo indica que será o mesmo seguido no tocante ao tratamento das relações de consumo, acabando por esvaziar o contido no Código Brasileiro de Aeronáutica e na Convenção de Varsóvia sobre o tema. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS É notória a necessidade de regras jurídicas que regulamentem a atividade turística, precipuamente no que tange ao desenvolvimento do turismo, à proteção do patrimônio turístico e também à proteção do próprio turista, como parte da relação contratual com a agência de viagens. No que diz respeito aos contratos de turismo, vislumbrou-se tratar-se mesmo de contrato atípico, bilateral, oneroso e comutativo, possuindo vários núcleos de prestação de serviço como a obrigação assumida pela agência de viagens, que por sua vez negocia com hotéis, transportadores, casas de espetáculos etc, tudo o que for necessário para cumprir o pacote turístico.

20 20 Desta feita, com clara aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao caso, a obrigação assumida pela agência de viagens é de resultado, ou seja, deve cumprir o que foi acordado em contrato, sob pena de indenização ao contratante. Além disso, na hipótese de dano ao turista o operador de viagens responde objetiva e solidariamente (com fornecedores de alimentação, hospedagem, transporte etc), podendo o consumidor acionar qualquer das pessoas envolvidas, devendo apenas comprovar o nexo causal entre suas condutas e o evento danoso. Conclui-se ainda que o turismo de aventura, por si só, não tem o condão de afastar a responsabilidade da agência e de terceiros envolvidos, permanecendo, sempre, seu dever de prestar informações e assistência aos contratantes, sob pena de indenizar eventuais danos. Por fim, no que diz respeito à responsabilidade do transportador aéreo pela parda, extravio o avaria de bagagens, são aplicáveis dois regimes jurídicos distintos, a depender se o vôo é interno (hipótese de aplicação do Código Brasileiro de Aeronáutica) ou internacional (hipótese de aplicação da Convenção de Varsóvia), sendo que, em ambas as hipóteses, a indenização é tarifada, ou seja, via de regra, respeita um limite máximo previsto em lei. Com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, a jurisprudência tem se posicionado no sentido de sua aplicação ao caso, já que o referido Diploma Legal não discute a existência de culpa ou dolo, além do que não prevê limite máximo de indenização, o que certamente confere maior proteção e facilidade ao consumidor viajante. 5 REFERÊNCIAS ATHENIENSE. Luciana Rodrigues. Responsabilidade solidária das agências de viagens e operadoras de turismo segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 10, nº. 37, p , jan.-mar BADARÓ, Rui Aurélio de Lacerda. Direito do turismo: história e legislação no Brasil e no exterior. São Paulo: Editora Senac São Paulo, BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado 13/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

Regime de Responsabilidade Civil dos Transportadores e Operadores Aéreos Regulamentos Administrativos No 11/2004 e No 19/2011

Regime de Responsabilidade Civil dos Transportadores e Operadores Aéreos Regulamentos Administrativos No 11/2004 e No 19/2011 Regime de Responsabilidade Civil dos Transportadores e Operadores Aéreos Regulamentos Administrativos No 11/2004 e No 19/2011 Perguntas e Respostas 1. A que se referem as expressões transportador aéreo

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Órgão 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal Processo N. Apelação Cível do Juizado Especial 20120111781267ACJ

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos e às hipóteses de preterição de

Leia mais

O fornecimento de senhas e caracteres de acesso à terceiros, causa negativa em indenização

O fornecimento de senhas e caracteres de acesso à terceiros, causa negativa em indenização O fornecimento de senhas e caracteres de acesso à terceiros, causa negativa em indenização Contribuição de Dr. Rodrigo Vieira 17 de dezembro de 2008 Advocacia Bueno e Costanze O fornecimento de senhas

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

1.2. Presenteador: pessoa física ou jurídica que adquire o FLOT TRAVEL CARD mediante a compra direta de carga de valor.

1.2. Presenteador: pessoa física ou jurídica que adquire o FLOT TRAVEL CARD mediante a compra direta de carga de valor. REGULAMENTO DO FLOT TRAVEL CARD FLOT OPERADORA TURÍSTICA LTDA., o Presenteador e o Presenteado do FLOT TRAVEL CARD, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, o segundo e o terceiro,

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

Agencias de viagens e operadoras de turismo - Tributação e procedimentos fiscais

Agencias de viagens e operadoras de turismo - Tributação e procedimentos fiscais Agencias de viagens e operadoras de turismo - Tributação e procedimentos fiscais Celso Viana * Com relação aos serviços listados na Lei Complementar 116/2003 é pacifico o entendimento de que a tributação

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO (este contrato deve ser impresso e preenchido de próprio punho e enviado para o endereço de contato em até 5 dias úteis após a confirmação da compra do

Leia mais

TRANSPORTE. 1. Referência legal do assunto. Arts. 730 a 756 do CC. 2. Conceito de transporte

TRANSPORTE. 1. Referência legal do assunto. Arts. 730 a 756 do CC. 2. Conceito de transporte 1. Referência legal do assunto Arts. 730 a 756 do CC. 2. Conceito de transporte TRANSPORTE O CC define o contrato de transporte no art. 730: Pelo contrato de transporte alguém se obriga, mediante retribuição,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

REGULAMENTO VALE-VIAGEM CVC

REGULAMENTO VALE-VIAGEM CVC REGULAMENTO VALE-VIAGEM CVC A CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S/A, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ nº. 10.760.260/0001-19, com sede na Rua das Figueiras, 501, 8º andar, Bairro

Leia mais

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado Conceito Responsabilidade Civil do Estado é a obrigação que ele tem de reparar os danos causados a terceiros em face de comportamento imputável aos seus agentes. chama-se também de responsabilidade extracontratual

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA GOVERNADORIA DECRETO N.15964, DE 14 DE JUNHO DE 2011. DIÁRIO N 1754 PUBLICADO EM 15 DE JUNHO DE 2011. Dispõe sobre a Regulamentação da Concessão de Diárias, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA,

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

REGULAMENTO. Capítulo 1º. Definições:

REGULAMENTO. Capítulo 1º. Definições: REGULAMENTO A OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS CVC TUR LTDA., o Presenteador e o Presenteado do VALE-VIAGEM CVC, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, e o segundo, aderindo às condições

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

Vistos, Embora dispensado (art. 38, Lei nº 9.099/95), é o relato do necessário.

Vistos, Embora dispensado (art. 38, Lei nº 9.099/95), é o relato do necessário. Vistos, Como já ressaltado em decisum anterior, a presente demanda foi proposta por MARIA APARECIDA MARQUES AMORIN NUNES em face de UNIMED ARAGUAIA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO, objetivando a revisão

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 957.245 - RJ (2007/0227082-3) RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO ALDIR PASSARINHO JUNIOR: Cargolux Airlines Internacional S/A opõe agravo regimental contra decisão com o seguinte

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil 7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil Tópicos Especiais em Direito Civil Introdução A Responsabilidade Civil surge em face de um descumprimento obrigacional pela desobediência de uma regra estabelecida

Leia mais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Convidado para Diretor Sem Fronteiras Dr. Lodi Maurino Sodré Comissão indicou para os Grupos de Trabalhos e demais Comissões. A questão está na aplicação

Leia mais

PROJETO DE LEI 4330 DISCUSSÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO

PROJETO DE LEI 4330 DISCUSSÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO PROJETO DE LEI 4330 DISCUSSÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO Análise acerca das últimas discussões sobre o Projeto de Lei 4330, que regula o contrato de prestação de serviços terceirizados e as relações de trabalho

Leia mais

29 a 30 de maio de 2008 RESPONSABILIDADE CIVIL E RELAÇÕES TRABALHISTAS. Fraiburgo Santa Catarina

29 a 30 de maio de 2008 RESPONSABILIDADE CIVIL E RELAÇÕES TRABALHISTAS. Fraiburgo Santa Catarina 29 a 30 de maio de 2008 RESPONSABILIDADE CIVIL E RELAÇÕES TRABALHISTAS Fraiburgo Santa Catarina A responsabilidade civil é a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar o dano moral ou patrimonial

Leia mais

OITAVA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

OITAVA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OITAVA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELAÇÃO CÍVEL Nº 2008.001.56923 APELANTE: BRADESCO SAÚDE S/A APELADA: VÂNIA FERREIRA TAVARES RELATORA: DES. MÔNICA MARIA COSTA APELAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.974, DE 15 MAIO DE 2014. Dispõe sobre as atividades das Agências de Turismo. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. 1.1. Crianças até 12 anos: Sempre que acompanhadas por um adulto - usufruirão do serviço gratuitamente.

TERMOS E CONDIÇÕES. 1.1. Crianças até 12 anos: Sempre que acompanhadas por um adulto - usufruirão do serviço gratuitamente. TERMOS E CONDIÇÕES Processo de Venda Todos os pedidos deste serviço são efectuados online. Os pedidos de assistência deverão ser efetuados com um mínimo de 72h de antecedência e máximo de 60 dias. Terá

Leia mais

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CONTRATO 035/2014 CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO 035/2014 A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), inscrita no CNPJ n.º 89.252.431/0001-59, sediada na Cidade Universitária, em Santa Maria /RS, neste ato representada pelo Diretor Presidente,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 5.120-C, DE 2001. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 5.120-C, DE 2001. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 5.120-C, DE 2001 Dispõe sobre as atividades das Agências de Turismo. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei dispõe

Leia mais

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP PRÁTICA MÉDICA A prática médica se baseia na relação médicopaciente,

Leia mais

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto.

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto. RESUMO I - Obrigações Alternativas São aquelas que têm objeto múltiplo, de maneira que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas. Nasce com objeto múltiplo. Ex.: A se obriga a pagar a B objeto X

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012 ESTABELECE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONCESSÃO DE ADIANTAMENTO, PARA COMPENSAR FUTURAS DESPESAS COM HOSPEDAGEM, LOCOMOÇÃO URBANA E ALIMENTAÇÃO, DE ALUNOS, TÉCNICOS,

Leia mais

Dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração e revoga a Lei nº 6.813, de 10 de julho de 1980.

Dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração e revoga a Lei nº 6.813, de 10 de julho de 1980. LEI Nº 11.442, de 05/01/2007 Dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração e revoga a Lei nº 6.813, de 10 de julho de 1980. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO OF/CIRC/CPL Nº 02/2012 Brasília, 25 de junho de 2012. Prezados Senhores, Em resposta

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Responsabilidade Civil dos Administradores das Sociedades Administrador Administrador é a pessoa a quem se comete a direção ou gerência de qualquer negócio ou serviço, seja de caráter público ou privado,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 196, DE 24 DE AGOSTO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 196, DE 24 DE AGOSTO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 196, DE 24 DE AGOSTO DE 2011. Dispõe sobre a regulamentação do serviço de atendimento ao passageiro prestado pelas empresas de transporte aéreo regular. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 302, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 302, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 302, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2014. Estabelece critérios e procedimentos para a alocação e remuneração de áreas aeroportuárias. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 15. CONVENÇÃO SOBRE A ESCOLHA DO FORO (celebrada em 25 de novembro de 1965) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns sobre a validade e efeitos de acordos sobre

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.330. Art. 2º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

CIRCULAR Nº 3.330. Art. 2º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen. CIRCULAR Nº 3.330 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI). A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão extraordinária realizada em 27 de outubro de 2006,com

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL O ordenamento jurídico pátrio, em matéria ambiental, adota a teoria da responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no art. 14, parágrafo 1º da Lei 6.938/81

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP Passageiros: 1 2 3 4 5 6 Dados do Pacote Comprado: Destino com saída em / / e retorno em / /, através da Agência de Viagens, de acordo com a reserva previamente

Leia mais

O Dano Moral no Direito do Trabalho

O Dano Moral no Direito do Trabalho 1 O Dano Moral no Direito do Trabalho 1 - O Dano moral no Direito do Trabalho 1.1 Introdução 1.2 Objetivo 1.3 - O Dano moral nas relações de trabalho 1.4 - A competência para julgamento 1.5 - Fundamentação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000774196 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0002068-54.2012.8.26.0663, da Comarca de Votorantim, em que é apelante UNIVERSO ON LINE S/A, é apelado ANTONIO

Leia mais

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI N o 7.899, DE 2010 Altera a redação do art. 30 da Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, que dispõe sobre o sistema de consórcio, para determinar a devolução

Leia mais

Dr. Guilherme Augusto Gonçalves Machado advogado mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos

Dr. Guilherme Augusto Gonçalves Machado advogado mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos $ 5(63216$%,/,'$'( &,9,/ '2 3529('25 '( $&(662,17(51(7 Dr. Guilherme Augusto Gonçalves Machado advogado mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos A Internet se caracteriza

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE. Dispõe sobre a regulamentação do serviço de atendimento ao passageiro prestado pelas empresas de transporte aéreo regular. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

REGULAMENTO. Presenteador: É a pessoa física ou jurídica que adquire o VALE-VIAGEM CVC, mediante a compra direta de cargas de valores.

REGULAMENTO. Presenteador: É a pessoa física ou jurídica que adquire o VALE-VIAGEM CVC, mediante a compra direta de cargas de valores. REGULAMENTO A CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A., o Presenteador e o Presenteado do VALE-VIAGEM CVC, a primeira, na qualidade de prestadora de serviços de turismo, e o segundo, aderindo às

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 0059871-12.2007.8.19.0001 Apelante: JONETES TERESINHA BOARETTO Apelado: GRANDE HOTEL CANADÁ LTDA. Relator: DES. CUSTÓDIO TOSTES DECISÃO MONOCRÁTICA

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB XIII EXAME DE ORDEM C006 DIREITO TRIBUTÁRIO C006 DIREITO TRIBUTÁRIO PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL C006042 Responsabilidade Tributária. Exceção de pré-executividade. Determinada pessoa jurídica declarou, em formulário próprio estadual, débito de ICMS.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO Estudamos até o momento os casos em que há vínculo empregatício (relação bilateral, nas figuras de empregado e empregador) e, também, casos em que existe

Leia mais

Felipe Galesco São Paulo: 2012 www.galesco.com.br

Felipe Galesco São Paulo: 2012 www.galesco.com.br O suicídio é coberto ou não pelo seguro de vida dentro do período de carência? Felipe Galesco São Paulo: 2012 www.galesco.com.br Para responder esta pergunta, vamos entender qual a sistemática do Código

Leia mais

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 UMA ABORDAGEM PARA O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS Pelas disposições da Lei 11.445 as concessões em caráter precário, as que estiverem com prazo

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção II Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante

Leia mais

TENDO DECIDIDO concluir a Convenção para este propósito e ter pela circunstância o combinado como segue: Capítulo 1 O direito de limitação

TENDO DECIDIDO concluir a Convenção para este propósito e ter pela circunstância o combinado como segue: Capítulo 1 O direito de limitação Texto consolidado da Convenção Internacional sobre a Limitação de Responsabilidade Relativa às Reclamações Marítimas, 1976, como emendada pela Resolução LEG.5(99), adotada em 19 Abril 2012 OS ESTADOS PARTE

Leia mais

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o estabelecimento comercial SÓ ESTÁ OBRIGADO a trocar os produtos/presentes com vícios.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o estabelecimento comercial SÓ ESTÁ OBRIGADO a trocar os produtos/presentes com vícios. INFORMATIVO POLÍTICA DE TROCA 2013 DICAS E ORIENTAÇÕES SOBRE POLÍTICA DE TROCA, VÍCIO E DESCUMPRIMENTO DE OFERTA. POLÍTICA DE TROCA De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o estabelecimento

Leia mais

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC 1 INTRODUÇÃO Em 15 de dezembro de 2011 a Presidente da República SANCIONOU a Lei nº 12.546/2011 (decorrente

Leia mais

REGULAMENTO. 1)Definições

REGULAMENTO. 1)Definições REGULAMENTO A Consolidadora Sakuratur, com sede na Avenida da Liberdade, 21, 8º andar, Cj. 805 - Liberdade, CEP 01503-000, São Paulo, doravante designada simplesmente Sakuratur, com base no presente regulamento

Leia mais

A nova responsabilidade civil escolar

A nova responsabilidade civil escolar A nova responsabilidade civil escolar Introdução Atualmente, constata-se enorme dificuldade em relação à busca e à definição dos reais limites da responsabilidade civil das escolas particulares e públicas

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 477, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Seguro Garantia, divulga Condições Padronizadas e dá outras providências. O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.984, DE 2012 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen)

PROJETO DE LEI N.º 3.984, DE 2012 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.984, DE 2012 (Do Sr. Jorge Tadeu Mudalen) Altera a Lei nº 11.771, de 2008, para acrescentar incisos estabelecendo horário de entrada e saída de hóspedes em hotéis,

Leia mais

Honorários advocatícios

Honorários advocatícios Honorários advocatícios Os honorários advocatícios são balizados pelo Código de Processo Civil brasileiro (Lei de n. 5.869/73) em seu artigo 20, que assim dispõe: Art. 20. A sentença condenará o vencido

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO por Jackson Domenico e Ana Ribeiro - RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA

DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO por Jackson Domenico e Ana Ribeiro - RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO por Jackson Domenico e Ana Ribeiro - RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA E SUBJETIVA A responsabilidade civil tem como objetivo a reparação do dano causado ao paciente que

Leia mais

Autor: Deputado Antonio Bulhões Relator: Deputado Elismar Prado

Autor: Deputado Antonio Bulhões Relator: Deputado Elismar Prado COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI N o 5.995, DE 2009 Altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, Código de Defesa do Consumidor, para estender o direito de arrependimento ao consumidor

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Manual ora apresentado visa orientar os alunos

Leia mais

O terceiro no contrato de seguro de responsabilidade civil: a ação direta em face da seguradora *

O terceiro no contrato de seguro de responsabilidade civil: a ação direta em face da seguradora * O terceiro no contrato de seguro de responsabilidade civil: a ação direta em face da seguradora * Frederico Eduardo Zenedin Glitz A definição de seguro de responsabilidade civil gira em torno da garantia

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL

A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL A RESPONSABILIDADE OBJETIVA NO NOVO CÓDIGO CIVIL SÍLVIO DE SALVO VENOSA 1 Para a caracterização do dever de indenizar devem estar presentes os requisitos clássicos: ação ou omissão voluntária, relação

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT (COORDENAÇÃO-GERAL DE TREIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL) Nº 226, DE 2015 COMENTÁRIOS

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT (COORDENAÇÃO-GERAL DE TREIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL) Nº 226, DE 2015 COMENTÁRIOS SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT (COORDENAÇÃO-GERAL DE TREIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL) Nº 226, DE 2015 COMENTÁRIOS Os comentários feitos aqui dizem respeitos aos tópicos: AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE INTERNACIONAL

Leia mais

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL. Autoridade Central Administrativa Federal/SDH

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL. Autoridade Central Administrativa Federal/SDH A CONVENÇÃO SOBRE OS ASPECTOS CIVIS DO SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL Autoridade Central Administrativa Federal/SDH Considerações Gerais A Convenção foi concluída em Haia,

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO CENTRAL 25ª VARA CÍVEL

ESTADO DO PARANÁ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO CENTRAL 25ª VARA CÍVEL I. RELATÓRIO Vistos e examinados os autos de Ação Ordinária sob nº 0001997-57.2014.8.16.0179, ajuizada por REINALDO ALVES CAMARGO e STAEL ALVES DE CAMARGO contra ANDREAZZA E MASSARELLI LTDA. Trata-se de

Leia mais

Art. 3º - Além do serviço de Agenciamento de Viagens, o instrumento convocatório poderá prever, justificadamente, outros serviços correlatos.

Art. 3º - Além do serviço de Agenciamento de Viagens, o instrumento convocatório poderá prever, justificadamente, outros serviços correlatos. Campinas, 12 de março de 2015. Of. 18.222 O.E. Sr. Edner Mabeline LNX TRAVEL VIAGENS E TURISMO EIRELE Assunto: Esclarecimentos Pregão Presencial NLP 003/2015 Prezados Senhores, Em resposta à solicitação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio REGIMENTO DAS ATIVIDADES EXTRACLASSE VIAGENS TÉCNICAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - As viagens técnicas realizadas sob responsabilidade do Curso

Leia mais

Regulamento da Promoção "Punta Cana All Inclusive" - Consórcio Iveco

Regulamento da Promoção Punta Cana All Inclusive - Consórcio Iveco Regulamento da Promoção "Punta Cana All Inclusive" - Consórcio Iveco A Promoção Punta Cana All Inclusive é uma ação realizada pelo Consórcio Iveco para os clientes que adquirirem, em todo território nacional,

Leia mais

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER N, DE 2009. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER N, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o PLS n 260, de 2003, de autoria do Senador Arthur Virgílio, que altera art. 13 da Lei nº 8.620, de 5

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2015.0000941456 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 4001661-41.2013.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA EMPRÉSTIMO OU COMPARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA:

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA EMPRÉSTIMO OU COMPARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA: REGULAMENTO MUNICIPAL PARA EMPRÉSTIMO OU COMPARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA: Considerando que, decorrente da imposição da lei fundamental, incumbe ao Estado assegurar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviço de Agenciamento de Viagens PO I ESIS

TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviço de Agenciamento de Viagens PO I ESIS TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviço de Agenciamento de Viagens POIESIS ÍNDICE DO TERMO DE REFERÊNCIA TÉCNICA 1. OBJETIVO GERAL 2. JUSTIFICATIVA 3. DOS SERVIÇOS 4. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO 5. OBRIGAÇÕES

Leia mais

CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DA TUNÍSIA

CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DA TUNÍSIA CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA TUNÍSIA DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA A República Portuguesa e a República da Tunísia, doravante designadas conjuntamente por "Partes" e separadamente

Leia mais

PRESCRIÇÃO SEGURO-SAÚDE

PRESCRIÇÃO SEGURO-SAÚDE BuscaLegis.ccj.ufsc.br PRESCRIÇÃO SEGURO-SAÚDE Autor: Valcir Edson Mayer Advogado e Professor OAB/SC 17.150 Rua General Osório, n.º 311 - Salas 202 e 205 Centro Coml. Diplomata - Centro - Timbó/SC CEP

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

O resultado na exportação de serviços para o exterior e sua relação com a hipótese de incidência do ISS

O resultado na exportação de serviços para o exterior e sua relação com a hipótese de incidência do ISS O resultado na exportação de serviços para o exterior e sua relação com a hipótese de incidência do ISS Rodrigo Griz Mestre e doutorando PUC/SP Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo

Leia mais

DECRETO Nº 6.617, DE 23 DE OUTUBRO DE

DECRETO Nº 6.617, DE 23 DE OUTUBRO DE DECRETO Nº 6.617, DE 23 DE OUTUBRO DE 2008: Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da África do Sul no Campo da Cooperação Científica e Tecnológica,

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos:

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Efeitos da sucessão no Direito Tributário Kiyoshi Harada Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir

Leia mais

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política aprovada em 26 de agosto de 1999 Documentos de implementação aprovados em 24 de outubro de 1999 Versão em português da Organização

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS INDIVIDUAL. Condições Especiais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS INDIVIDUAL. Condições Especiais SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS INDIVIDUAL Condições Especiais Processo SUSEP Nº 15414.004703/2010-01 0 ÍNDICE CLÁUSULA ADICIONAL DE AUXÍLIO DE FUNERAL AF 1. OBJETO... 2 2. DEFINIÇÕES... 2 3. GARANTIAS DO

Leia mais

Breves Considerações sobre o Superendividamento

Breves Considerações sobre o Superendividamento 116 Breves Considerações sobre o Superendividamento Luiz Eduardo de Castro Neves 1 O empréstimo de valores é realizado com a cobrança de juros, de forma a permitir uma remuneração pelo valor emprestado.

Leia mais

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação 27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação Os Estados signatários da presente Convenção: Desejosos de estabelecer disposições comuns sobre a lei aplicável aos

Leia mais