Integração de Sistemas Óleo & Gás e Energia Elétrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Integração de Sistemas Óleo & Gás e Energia Elétrica"

Transcrição

1 Integração de Sistemas Óleo & Gás e Energia Elétrica

2 Altus Com mais de 30 anos no desenvolvimento de tecnologia de vanguarda, a Altus é uma das maiores empresas no mercado brasileiro de automação e controle de processos. Além da completa linha de produtos para automação, possui um amplo acervo de projetos executados nos principais segmentos da indústria. Estas soluções consistem no fornecimento de sofisticados e completos sistemas para áreas específicas, como exploração, produção e distribuição de petróleo, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Presente em todo território nacional, a Altus conta com unidades em nove cidades brasileiras, proporcionando agilidade e eficiência no atendimento. Com uma trajetória brilhante no cenário nacional e internacional, a Altus consolida-se como uma das empresas líderes no seu setor. Matriz e Unidades de Fabricação São Leopoldo RS Sapucaia do Sul RS Comercial e Engenharia Rio de Janeiro - RJ Macaé RJ Campinas SP Comercial São Paulo SP Belo Horizonte MG Salvador BA Goiânia GO

3 Soluções completas que adicionam valor ao seu negócio A Altus possui um extenso histórico de projetos nos segmentos de Energia Elétrica e Óleo & Gás. Sua experiência e filosofia de alta disponibilidade e confiabilidade, aliadas à tecnologia própria e ao processo de produção nacional, capacitam a empresa a fornecer soluções completas para demandas dos diferentes setores da indústria. Utilizando protocolos abertos, a Altus faz a integração de sistemas de automação utilizando equipamentos próprios ou de terceiros, agregando, assim, flexibilidade e competitividade às suas aplicações. A competência da Altus no segmento de Energia Elétrica é estruturada nos anos de atuação desenvolvendo projetos e soluções para pequenos, médios e grandes sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, como usinas e subestações. A empresa se destaca como fornecedora global desse setor através do alto nível tecnológico presente em todos os seus processos e experiência internacional. Em Óleo & Gás, a Altus tem conhecimento e tecnologia de vanguarda para fornecer soluções completas para diversos sistemas deste segmento. A empresa possui mais de 27 plataformas em seu currículo de aplicações, entre as já entregues ao mercado e as em desenvolvimento. A presença nestes importantes ativos estratégicos da indústria já correspondem a produção de mais de 500 mil barris de óleo por dia e seis milhões de metros cúbicos de gás por dia.

4 Competências Conhecimento e Experiência A Altus conta com conhecimento e metodologia comprovados pelo sucesso em suas soluções de integração de sistemas, aliando excelência em gestão de projetos e no desenvolvimento de aplicações com uma equipe com elevada capacitação técnica e gerencial. Reconhecimento e Certificações A empresa possui larga experiência no desenvolvimento de painéis e projetos com importantes certificações, como DNV Business Assurance e ABS Quality Evaluations. Seu excelente histórico de avaliação na entrega de projetos por grandes empresas da indústria são resultados de uma gestão qualificada e certificada em PMI, processos rigidamente organizados e certificados pela ISO 9001:2008. Engenharia Especializada Com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos e engenheiros com ampla experiência em Integração de Sistemas, a Altus possui o conhecimento para desenvolver soluções turnkey, inteligentes e competitivas, com processos de excelencia que acompanham o ciclo de vida dos projetos. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se: levantamento e estudo de campo, projeto básico, detalhamento, desenvolvimento do projeto (aquisição de insumos, logística, fabricação, programação de controladores e de relés de proteção, entre outros), desenvolvimento de sistema supervisório (aquisição e supervisão), integração com bases de dados, especificação e implementação de redes de campo, comunicação e documentação completa.

5 Unidade de Fabricação de Painéis Elétricos Uma infraestrutura de primeiro mundo pronta para atender as mais exigentes demandas. Unidade de Painéis A Altus possui uma fábrica própria para produção de painéis de automação e potência. Inaugurada em 2012 e com capacidade de produzir 120 colunas de painéis elétricos por mês, é responsável pela produção dos painéis para automação de grandes projetos, como as oito primeiras plataformas do Pré-Sal. Localizada na cidade de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, a fábrica dispõe de um ambiente moderno com m² de área, dotada de salas especiais para realização de Testes de Aceitação em Fábrica (TAF) e desenvolvimento de projetos com tecnologia de ponta. Salas Especializadas A Altus possui uma estrutura específica para a realização de Testes de Aceitação em Fábrica (TAF) na Unidade de Fabricação. As salas climatizadas de 250 m² permitem a realização de testes completos da aplicação do cliente antes do envio dos sistemas ao campo, permitindo uma maior segurança para a rotina de trabalho. A extensa política de qualidade da empresa inclui indicadores operacionais que acompanham a qualidade da produção, além de sofisticados checklists de verificação, conforme rege a norma ISO 9001:2008. Soluções Diferenciadas e Completas É na Unidade de Fabricação de Sapucaia do Sul que são produzidos os painéis elétricos das linhas comercializadas pela Altus. Atualmente, são cinco as famílias de produtos no segmento de painéis elétricos: Painéis de Automação, Painéis de Proteção, Centro de Controle de Motores inteligentes (CCMi), Painéis de Média Tensão e Painéis de Distribuição de Energia Elétrica. A equipe especializada desta unidade realiza os serviços de especificação, detalhamento, assistência técnica e manutenção de sistemas elétricos de controle e potência.

6 Óleo & Gás A Altus é a principal empresa do Brasil no segmento de desenvolvimento de tecnologia de ponta para exploração, produção, distribuição e transporte de Óleo & Gás. A organização possui qualificação no gerenciamento de projetos e capacidade de gerar soluções integradas para complexas automações de plataformas de petróleo. Essas qualificações são comprovadas através do histórico de parceria com a Petrobras, empresa para qual a Altus já desenvolveu diversas soluções para controle de plataformas e produção de óleo. Para atender as demandas intensas desse segmento de mercado, a Altus possui filiais compostas por equipes técnicas altamente qualificadas e estrategicamente localizadas nas cidades de Macaé, Rio de Janeiro e São Paulo. A tecnologia da Altus, aliada à experiência e conhecimento acumulados durante mais de duas décadas de atuação no segmento de Óleo & Gás, possibilita que, juntamente com sua equipe técnica e gerencial, a empresa desenvolva complexos projetos nas áreas de E&P, G&E, transporte e refino. Exploration & Production (E&P) Automation and modernization of exploration and production systems for oil & gas, and subsystems that compose the oil rigs. Gas & Energy (G&E) Supply of products and services for systems integration focused on thermoelectric plants. Refining Automation and modernization of electric systems for refineries. Transportation Automation systems, instrumentation, power, and gas pipeline telecommunication control.

7 P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E AD P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D Solução completa compreendendo supervisão, lógicas e gestão das redes de comunicação. Arquitetura BlueWave Alta Disponibilidade Servidores de Dados Estações Clientes Gestão de Ativos Rede de Supervisão (Simples / Redundante) Bastidor Redundante E/S Safety Outros Subsistemas Rede HSDN Bastidor Simples E/S Safety e convencional Ethernet PROFIBUS-DP Sistemas de Automação Sistemas de Automação de Segurança Sistemas de Automação de Alta Disponibilidade Conteúdo Local A Altus possui os requisitos de Conteúdo Local (CL) de acordo com a regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para os Contratos de Concessão para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural. A empresa apresenta em seus Controladores Programáveis um índice superior a 90%.

8 Projetos - Óleo & Gás Plataformas P-58 e P-62 A automação das plataformas P-58 e P-62 da Petrobras foi totalmente desenvolvida pela Altus. O sistema conta com cerca de nove mil pontos de controle por plataforma e é composto por outros cinco subsistemas: controle e monitoramento de produção e utilidades; desligamento de emergência de processo; fogo e gás (responsável pela detecção vazamento de gás e combate a incêndio); casco (controle e monitoramento das variáveis relacionadas aos sistemas e utilitários instalados no convés do navio); e desligamento de emergência do casco. Com capacidade de produção de 180 mil barris por dia, as plataformas P-58 e P-62 localizam-se, respectivamente, no norte do Campo das Baleias, no estado do Espírito Santo, e no Campo do Roncador, na costa do Rio de Janeiro. Gasoduto Urucu-Manaus A Altus desenvolveu a automação do gasoduto Urucu- Manaus. Com 661 km de extensão, o gasoduto é responsável pelo transporte de gás natural do campo petrolífero de Urucu, localizado no município de Coari, até Manaus. O projeto compreende a automatização de todo o gasoduto, integrando os sistemas de automação, instrumentação, telecomunicação, elétrica e logística. Com cerca de dois mil pontos de entrada e saída, a solução da Altus é responsável pelo recolhimento de informações de todos os equipamentos do sistema de automação e pela execução das lógicas de acionamento e disponibilização das informações nos controladores programáveis. Retrofit de Turbos Geradores O retrofit dos turbo geradores da Plataforma Central de Garoupa (PGP-1) da Petrobras demonstra a capacidade da Altus de fornecer uma solução completa de engenharia. A empresa desenvolveu um projeto amplo envolvendo as áreas de automação, elétrica e instrumentação da plataforma, permitindo a integração de equipamentos de diferentes fabricantes. A Altus também foi responsável pelos serviços de construção e montagem na plataforma, assim como o comissionamento e partida do sistema dos painéis de controle, proteção, sincronismo, descarte de cargas, fogo e gás. A solução proporcionou uma melhor operacionalidade das turbinas e geradores; maior acompanhamento operacional dos equipamentos; medição online de grandezas elétricas através de multimedidores; diagnósticos precisos das causas de anomalias das máquinas, reduzindo o tempo de parada através da detecção rápida sobre as origens das falhas do sistema; além de supervisão e comando a distância.

9 Plataformas do Pré-Sal A Altus é responsável pelo fornecimento de sistemas de automação para as oito primeiras plataformas de operação em larga escala do Pré-Sal. O Contrato Global de Automação (CGA) contempla automação e controle das plataformas e é formado por 12 sistemas integrados que gerenciam os processos de produção, detecção de fogo e gás e desligamento de emergência (shutdown). Devido à grande profundidade das áreas de exploração do Pré-Sal e a sua distância da costa, as plataformas tiveram de ser construídas no modelo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), sigla que significa unidade flutuante de produção e armazenamento de óleo, um tipo de navio responsável pela produção e armazenamento de petróleo. A Altus é a única empresa brasileira que desenvolve produtos e tecnologia de automação para produção de Óleo & Gás em águas profundas. Os Controladores Programáveis da Série Nexto são os responsáveis pela automação das plataformas. Bases de Carregamento A melhor tecnologia para controle dos processos rotineiros de bases de carregamento do Brasil foi desenvolvida pela Altus. Entre outros projetos, a empresa implementou o sistema de controle de carregamento de combustíveis para caminhões e vagões-tanque da Unidade de Insumos Básicos da Braskem, no Polo Petroquímico, em Triunfo/RS. Interligando o processo corporativo à instrumentação de campo, o sistema de carregamento ferroviário de combustíveis autoriza e supervisiona cargas de gasolina, álcool e diesel, obedecendo ao limite de volumes cadastrados para cada compartimento. Na estação principal do sistema Altus, é possível cadastrar caminhões e motoristas na base de dados e programar carregamentos associados a pedidos. Através da sincronização dessas duas operações, apenas caminhões e vagões com pedido obtém autorização de carregamento. O sistema ainda faz a leitura do volume e da temperatura do produto carregado e dispõe essa informação na nota fiscal emitida pelo sistema de gestão.

10 Histórico de Atuação Energia Elétrica Óleo & Gás P-15 PAT 1/2/3 Primeiro fornecimento UHE Fontes Nova (Light) PNA-2 PCH-1 UHE Funil (Furnas) UHE Fortuna (Panamá) UTE Uruguaiana (AES) 2000 P-15 PGP-1 PCP-1, PCP-2, PCP-3 PVM-1, PVM-2, PVM PCE PGP PNA-1, PNA-2 PCH-1, PCH-2 PCE UHE Apolonio Sales (CHESF) 2003 PGP P-15 PPG Subestação Ibiúna (Furnas) 2004 PPG PGP PCP PCE P-8 P-15 Complexo Energético Paulo Afonso (CHESF) 2005 PCE PGP PNA-2 PCH-1

11 Energia Elétrica Óleo & Gás Subestação PAL 3 (CEEE) Subestação PAL 5 (CEEE) 2013 UHE Nova Avanhandava (AES) 2012 Hull 8 FPSOs (Pré-Sal) UO-BC/PCM UO-BC/IPP UHE Paraibuna (Cesp) UHE GPS (Copel) FPSOs (Pré-Sal) P-58 e P-62 UHE Boa Esperança (CHESF) Parque Eólico de Palmares (Enerfin) 2010 PGP PCH-1 P-50 PCE Subestação Xanxerê (Eletrosul) UTE Global I e II (Candeias) 2009 PCH-1 P-50 UHE Caçu (Gerdau) UHE Coqueiros (Gerdau) Subestação Serra do Navio (Amapari) 2008 UP-BC / PCM PGP PCE PCH-1 P-9 P-15 UTE Serra do Navio (Amapari) 2007 UP-BC / AUT PGP PNA-2 AFMG UHE Cachoeira Dourada (Endesa) UHE Canoas I e II (Duke Energy) 2006 PGP PCH-2 PCE PPG PDEG

12 Energia Elétrica A Altus possui conhecimento e ampla experiência para atender as mais variadas demandas do segmento de Energia Elétrica. Fornecendo soluções completas de supervisão, automação, controle e proteção para instalações elétricas, a empresa é referência em integração de sistemas para o segmento no Brasil. Com capacidade de conceber soluções integradas que agreguem valor para seus clientes, a Altus se destaca pela inovação e alto nível de desenvolvimento tecnológico presente em todos os seus processos. dos clientes para fornecer soluções eficientes que supram essas carências. A empresa ainda desenvolve projetos voltados para a produtividade e contínua disponibilidade de operação e manutenção de sistemas elétricos, evidenciando-se como um fornecedor global do setor de Energia Elétrica. A Altus é uma parceira tecnológica com aptidão para qualquer tipo de projeto nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. Através de uma equipe altamente capacitada e extensa linha de produtos, a Altus busca entender as necessidades Generation - BOP (Balance of Plant) - Power plant modernization - Protection, automation and control - Control center (local and remote) - Medium voltage switchgear - Service auxiliary panels - Fiscal measurement Transmission - Protection, automation and control - Control centers - Turnkey substations - Medium voltage switchgears and low voltage I-mMCCs Distribution - Protection, automation and control - Integration with control center - Medium voltage switchgears - Control centers - Turnkey substations

13 Diagnósticos inteligentes e precisos para sistemas que não podem parar. Arquitetura Típica Energia Elétrica Centro de Controle IEC Centro de Controle DNP3 Estações Clientes Rede de Supervisão Ethernet (Simples/Redundante) GPS IRIG - B IEDs MODBUS RTU MODBUS TCP MODBUS TCP / DNP3 Expansão de E/S UTR E/S Local UTR Redundante IEDs Ethernet

14 Projetos - Energia Elétrica Usina Hidrelétrica Samuel Fixada no rio Jamari, a 52 km de Porto Velho, capital de Rondônia, a usina da Eletronorte necessitava de uma reestruturação nos sistemas de proteção, controle e supervisão das suas cinco unidades geradoras, assim como dos serviços auxiliares da usina. A Altus foi contratada para desenvolver uma solução que substituísse o sistema de proteção, controle e supervisão existente na usina por um totalmente digital e com possibilidade de ser supervisionado e comandado externamente através de um centro de operação remoto. Utilizando o software supervisório SCADA/HMI BluePlant e Unidades Terminais Remotas (UTRs) da Série Hadron Xtorm, o sistema redundante de mais de pontos, conectados através de rede Ethernet e utilizando os protocolos IEC e DNP3, compreende 5 unidades de proteção principal e secundária, 5 unidades de controle das unidades geradoras, 1 unidade de controle dos serviços auxiliares, servidores, estações de operação e engenharia, projeto executivo, desmontagem, montagem e comissionamento. Subestação de Energia Elétrica de Xanxerê A Altus desenvolveu o projeto de ampliação da Subestação de Energia Xanxerê, da Eletrosul, no município de Xanxerê, em Santa Catarina. Com potência instalada de 485 MW, a SE é interligada com as cidades paranaenses de Pato Branco e Salto Osório, além de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, fechando o anel da rede elétrica da região sul do Brasil. A modernização contemplou a substituição dos sistemas de controle, comando e supervisão. Antes das ações da Altus, a subestação contava com um arranjo principal de barras de transferência seccionadas em ziguezague. O novo sistema passa a contar com um arranjo de barras dupla a quatro chaves, proporcionando proteção seletiva, confiabilidade e flexibilidade à operação. A Altus ainda forneceu o projeto da rede para comunicação com o Centro de Análise da Eletrosul, dedicado ao gerenciamento remoto do sistema digital. A utilização de fibras ópticas reduziu as interferências eletromagnéticas e ampliou a disponibilidade e segurança do sistema. Parque Eólico de Palmares Com o objetivo de conectar o parque eólico ao sistema elétrico de distribuição, a Altus forneceu o sistema de controle e proteção da Subestação de Energia (SE) Lagoa do Quintão, localizada no Parque Eólico Ventos de Palmares, em Palmares do Sul, Rio Grande do Sul. A solução de proteção e controle viabilizou a integração da energia gerada pelo parque ao sistema de distribuição da concessionária CEEE-D. Com a inclusão da SE, formada por três bays em uma arquitetura em anel, a energia do parque eólico passou a ser transmitida na tensão de 138 kv. O parque eólico recebeu a proteção dos cubículos de 13,8 kv e do diferencial do transformador, além do sistema de supervisão SCADA/HMI, responsável pela aquisição de pontos do parque e da subestação. Em todas as SEs, os equipamentos também possibilitam o controle e supervisão através do centro de operação da CEEE-D em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

15 Usina Termelétrica Global I e II Em 2010, a Altus forneceu o sistema de medição, proteção e controle da subestação das usinas Global I e II, da Candeias Energia. No município de Candeias, na Bahia, estas usinas estão interligadas ao Sistema Nacional de Energia (SIN) através da subestação Jacaracanga, controlada pela CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). O sistema de automação desenvolvido pela Altus permite supervisão e comando à distância, enquanto entrega uma maior confiabilidade e robustez de comunicação, aumentando a produtividade de operação e reduzindo o tempo de parada através da detecção rápida da origem das falhas do sistema. Através do sistema de supervisão e controle, é possível verificar os status e comandar abertura e fechamento de disjuntores e seccionadoras, monitorar as grandezas elétricas da subestação, usinas e linhas de transmissão. Usina Hidrelétrica Boa Esperança A Altus foi responsável pela modernização e digitalização dos sistemas de medição, proteção, combate a incêndio, controle, supervisão e regulação da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, na cidade de Guadalupe, Piauí. Os sistemas atuam na geração e transmissão de energia para os estados do Maranhão e Piauí. Em operação desde 1970, Boa Esperança possui uma capacidade instalada de kw. Os processos de modernização e digitalização melhoraram o desempenho da usina, colaborando para a ampliação da infraestrutura energética brasileira. O sistema utilizado para disponibilizar a energia gerada é composto por uma subestação elevadora com três transformadores que elevam a tensão de 13,8 kv para 230 kv. A partir desse ponto, é feita a conexão com o sistema de transmissão da CHESF através da subestação de Boa Esperança. Usina Hidrelétrica Paulo Afonso A Altus foi responsável pelo processo de modernização do complexo de usinas hidrelétricas da CHESF, formado por Paulo Afonso I, II e III. Ao todo, são 13 unidades geradoras com capacidade para produzir 1,41 GW. Localizado na divisa entre os estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco, a usina de Paulo Afonso utiliza a força das águas do Rio São Francisco para produzir energia. O sistema conta com Unidades de Aquisição e Controle (UACs) fabricados pela Altus, sincronizadas via GPS e interligadas em rede Fast Ethernet redundante com tecnologia de duplo anel óptico. A empresa também forneceu os sistemas de aquisição e controle, montagem e desmonta- gem dos equipamentos e cubículos de média tensão. A partir da modernização desenvolvida pela Altus, é possível operar o complexo através de uma sala de operações centralizada e do acompanhamento remoto de ocorrências a partir do Centro de Operações da CHESF, em Recife, Pernambuco. Assim, as análises e tomadas de decisões podem ser feitas em tempo real.

16 As informações contidas neste material são de propriedade da Altus Sistemas de Automação S.A. e podem ser alteradas sem aviso prévio. Imagens meramente ilustrativas. BRP0800 Rev. B: 05/2015 Grupo PARIT

Sistemas de geração de energia elétrica Sistemas de distribuição de energia elétrica Supervisão e controle de energia elétrica Aquisição de dados e

Sistemas de geração de energia elétrica Sistemas de distribuição de energia elétrica Supervisão e controle de energia elétrica Aquisição de dados e Sistemas de geração de energia elétrica Sistemas de distribuição de energia elétrica Supervisão e controle de energia elétrica Aquisição de dados e registro de eventos Intertravamentos de segurança Série

Leia mais

Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança (CSS) das FPSO P-58/P-62

Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança (CSS) das FPSO P-58/P-62 Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança (CSS) das FPSO P-58/P-62 1 Workshop PLATEC FPSO 24 e 25 de abril de 2012 Rudy Hamilton Höltz Formação Engenharia Mecânica, UFRGS/1985 Mestrado em Informática,

Leia mais

Em 2013 completamos 25 anos de atividade empresarial, período no qual participamos da implantação de importantes projetos na área de energia elétrica

Em 2013 completamos 25 anos de atividade empresarial, período no qual participamos da implantação de importantes projetos na área de energia elétrica BEM-VINDOS A ELTMAN é uma empresa de engenharia atuando nas áreas de estudos elétricos, projetos básicos e executivos e serviços de campo, nos segmentos de energia elétrica e transporte. Nosso foco principal

Leia mais

SK, SÉRGIO KIMURA. ELEKTRO Eletricidade e Serviços SA BRASIL RESUMO

SK, SÉRGIO KIMURA. ELEKTRO Eletricidade e Serviços SA BRASIL RESUMO SK, SÉRGIO KIMURA ELEKTRO Eletricidade e Serviços SA BRASIL RESUMO O trabalho tem a finalidade de compartilhar a experiência da ELEKTRO com a utilização da norma IEC61850 implantada atualmente em 18(dezoito)

Leia mais

NECESSIDADE SOLUÇÃO. OPC Client para se comunicar com o PLC do Serviço Auxiliar (OPC Server Kepware);

NECESSIDADE SOLUÇÃO. OPC Client para se comunicar com o PLC do Serviço Auxiliar (OPC Server Kepware); ELIPSE E3 OTIMIZA O CONTROLE DA SUBESTAÇÃO PARAÍSO DA CHESF, REPASSANDO AS INFORMAÇÕES AO CENTRO REMOTO DE OPERAÇÃO LESTE (CROL) E DESTE PARA O OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA (ONS) EM MILISSEGUNDOS Augusto

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA GPC

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA GPC SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GPC 01 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO V GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

Leia mais

Gerenciador de energia HX-600

Gerenciador de energia HX-600 26 Gerenciador de energia HX-600 Solução WEB Energy O Gerenciador HX-600 possui tecnologia de ponta em sistemas de controle de demanda e fator de potência. Trata-se de um equipamento com design moderno

Leia mais

Energia e produtividade por um mundo melhor ABB em Portugal

Energia e produtividade por um mundo melhor ABB em Portugal Energia e produtividade por um mundo melhor ABB em Portugal Process Automation Gestão e controlo de processos A divisão Process Automation disponibiliza produtos e sistemas de automação destinados ao controlo

Leia mais

Área de Distribuição e Comercialização Identificação do Trabalho: BR-35 São Paulo, Brasil, Setembro de 2002.

Área de Distribuição e Comercialização Identificação do Trabalho: BR-35 São Paulo, Brasil, Setembro de 2002. COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL IV CIERTEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AUTOMAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E CENTROS DE CONTROLE Área de Distribuição e Comercialização Identificação

Leia mais

Soluções Energéticas

Soluções Energéticas Soluções Energéticas A EMPRESA DE ENERGIA QUE O BRASIL CONFIA Utilizar a energia de forma eficiente é um desafio mundial. E onde tem desafio, tem Petrobras, realizando grandes investimentos em tecnologia

Leia mais

Anexo II Descrição da Área/Processo. Cargos de Nível Médio

Anexo II Descrição da Área/Processo. Cargos de Nível Médio Anexo II Descrição da Área/Processo Cargos Cargo Área Pré-requisito Trajetória Processo de Agrimensura de Edificações/ Construção Civil de Edificações de Edificações Agrimensura. Edificações. Edificações.

Leia mais

Injetoras Sopradoras. Máquinas para. plástico Romi

Injetoras Sopradoras. Máquinas para. plástico Romi Máquinas para plástico Romi Unidades fabris da ROMI em Santa Bárbara d Oeste - SP INOVAÇÃO + QUALIDADE ROMI: Desde 1930 produzindo tecnologia. Desde a sua fundação, a companhia é reconhecida pelo foco

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO V GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO, CONTROLE E AUTOMAÇÃO EM SISTEMAS

Leia mais

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento

Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento Soluções de Retrofit Modernize, aumentando confiabilidade e eficiência do seu equipamento É hora de renovar O mercado de retrofit tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Novas regulamentações

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI

Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI Gerenciamento de Dutos Utilizando SIG Caso GLPDUTO URUCU-COARI O caráter multifinalitário de um SIG tem por concepção a geração de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, relacionada aos aspectos

Leia mais

SOLUÇÕES DA ELIPSE CONFEREM AGILIDADE À OPERAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES NO COD DA ELEKTRO

SOLUÇÕES DA ELIPSE CONFEREM AGILIDADE À OPERAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES NO COD DA ELEKTRO SOLUÇÕES DA ELIPSE CONFEREM AGILIDADE À OPERAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES NO COD DA ELEKTRO Elipse Power e Elipse Plant Manager auxiliam uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil a atender, de forma

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 GPC.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO V GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMA DE POTÊNCIA

Leia mais

Soluções Completas para G eração Elétrica

Soluções Completas para G eração Elétrica Soluções Completas para G eração Elétrica An alliance company Principais Instalações/Projetos Cliente Número de Projetos CEGELEC 11 CESP 4 USP 2 ALSTOM 3 CEEE 1 PETROBRAS 1 ALCAN 1 LIGHT 1 ESTRELLA Y LOS

Leia mais

Soluções Completas para Pequenas Centrais Hidrelétricas

Soluções Completas para Pequenas Centrais Hidrelétricas Soluções Completas para Pequenas Centrais Hidrelétricas Answers for energy. Turbina Francis, gerador síncrono e unidade hidráulica Cubículos de média tensão Transformadores de distribuição Uma completa

Leia mais

ESCLARECIMENTO Nº 02

ESCLARECIMENTO Nº 02 PE.GCM.A.00005.2014 1/7 ESCLARECIMENTO Nº 02 1. FURNAS Centrais Elétricas S.A. comunica resposta ao pedido de esclarecimento sobre o Edital, efetuado por empresa interessada: 1.1. Lote I SEP 765kV 1.1.1.

Leia mais

Exploração de Energia Solar em Lagos de Usinas Hidrelétricas

Exploração de Energia Solar em Lagos de Usinas Hidrelétricas 1ª Compilaça o de perguntas e respostas a du vidas referentes ao EDITAL 003/2015 CAPTAÇA O DE PROJETO DE P&D PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇA O TECNOLO GICA A SER PROPOSTA PELA ELETRONORTE EM COOPERAÇA

Leia mais

Redes Inteligentes. A Rede do Futuro Construída Hoje

Redes Inteligentes. A Rede do Futuro Construída Hoje Redes Inteligentes A Rede do Futuro Construída Hoje Grupo Efacec, Breve descrição Ao longo da sua história, a Efacec tem vindo a antecipar as mudanças num mundo extremamente competitivo, tornando-se numa

Leia mais

Sistema de Deteçãode Fogo e Gás

Sistema de Deteçãode Fogo e Gás TRIÂNGULO DA COMBUSTÃO COMBUSTÍVEL (HIDROCARBONETO) OXIGÊNIO (AR) ENERGIA (FONTE INICIAL DE IGNIÇÃO) Sistema de Deteçãode Fogo e Gás Círculo de combustão limitada (EXPLOSÃO!) Combustível (hidrocarboneto)

Leia mais

AS MELHORES PRÁTICAS EM CENTROS DE OPERAÇÃO E CONTROLE DE EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA

AS MELHORES PRÁTICAS EM CENTROS DE OPERAÇÃO E CONTROLE DE EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA AS MELHORES PRÁTICAS EM CENTROS DE OPERAÇÃO E CONTROLE DE EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA São Paulo (SP), 14/04/2014 SUMÁRIO 1. ORGANOGRAMA / CARACTERÍSTICAS ELETROBRAS ELETRONORTE 2. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Soluções da Elipse garantem um melhor desempenho ao Centro de Pesquisas da Petrobras

Soluções da Elipse garantem um melhor desempenho ao Centro de Pesquisas da Petrobras Soluções da Elipse garantem um melhor desempenho ao Centro de Pesquisas da Petrobras Tecnologias da Elipse Software permitem controlar os sistemas de refrigeração e distribuição de energia elétrica aos

Leia mais

Série Quasar. Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente. www.altus.com.br

Série Quasar. Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente. www.altus.com.br Série Quasar Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente www.altus.com.br Na medida exata para seu negócio Modular: ampla variedade de configurações para

Leia mais

AES TIETÊ DAY. 17 de junho de 2011

AES TIETÊ DAY. 17 de junho de 2011 AES TIETÊ DAY 17 de junho de 2011 Manutenção e Modernização Manutenção e modernização do parque gerador Objetivos Assegurar a capacidade de geração de energia e a continuidade das operações Cumprir as

Leia mais

Soluções completas e integradas que apoiam o crescimento de sua empresa

Soluções completas e integradas que apoiam o crescimento de sua empresa Automação Comercial OKI Brasil Soluções completas e integradas que apoiam o crescimento de sua empresa Sobre a OKI Brasil A OKI Brasil é a empresa de automação bancária, automação comercial e serviços

Leia mais

Descrição da Solução

Descrição da Solução Descrição da Solução Índice 1 Âmbito... 4 2 Solução... 5 3 Requisitos para instalação... 6 4 Arquitetura... 7 5 Software de Exploração Kisense... 8 5.1 Módulo Explorador de Dados... 8 5.2 Módulo Atuação...

Leia mais

Soluções Energéticas para o seu negócio

Soluções Energéticas para o seu negócio Soluções Energéticas para o seu negócio Gas Natural Serviços Qualidade e eficiência em soluções energéticas O grupo Gas Natural Fenosa O grupo Gas Natural Fenosa é líder no mercado de gás e eletricidade

Leia mais

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS PRODUTOS SUSTENTÁVEIS ObjETIVOS A ThyssenKrupp Elevadores, em sintonia com as tendências mundiais em transporte vertical, está focada em sua responsabilidade socioambiental. Por isso, desenvolve produtos

Leia mais

Sistemas de energia completos. Responsabilidade por cada aspecto do fornecimento de energia nas dependências

Sistemas de energia completos. Responsabilidade por cada aspecto do fornecimento de energia nas dependências Sistemas de energia completos Responsabilidade por cada aspecto do fornecimento de energia nas dependências Projetar, especificar, instalar e operar sistemas de geração de energia é um trabalho sério e

Leia mais

ThyssenKrupp Elevadores Garantindo sustentabilidade, pensando no planeta

ThyssenKrupp Elevadores Garantindo sustentabilidade, pensando no planeta ThyssenKrupp Elevadores Garantindo sustentabilidade, pensando no planeta TK Elevadores Americas Business Unit tk 2 ThyssenKrupp Elevadores A Empresa Fábrica de Guaíba - RS Linha de Produtos Elevadores

Leia mais

Água e Águas Residuais SOLUÇÕES DE TRATAMENTO

Água e Águas Residuais SOLUÇÕES DE TRATAMENTO Água e Águas Residuais SOLUÇÕES DE TRATAMENTO 2 Água e Águas Residuais Soluções de Tratamento As duas melhores marcas As centrífugas da marca Hoffman & Lamson são reconhecidas em todo o mundo como as melhores

Leia mais

Sistema digital de chamada e som de emergência Praesideo Faz passar sempre todas as mensagens

Sistema digital de chamada e som de emergência Praesideo Faz passar sempre todas as mensagens Sistema digital de chamada e som de emergência Praesideo Faz passar sempre todas as mensagens 2 Sistemas de chamada e som de emergência Praesideo da Bosch Manter o público informado e protegido Com mais

Leia mais

Objetivo do Workshop

Objetivo do Workshop Redundância Objetivo do Workshop Demonstrar aos participantes como a funcionalidade e as vantagens na utilização da Redundância agregam valor ao processo produtivo, através da sua disponibilidade, confiabilidade

Leia mais

Pesquisa & Desenvolvimento

Pesquisa & Desenvolvimento Pesquisa & Desenvolvimento O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na AES Uruguaiana é uma importante ferramenta para a companhia promover melhorias contínuas na prestação do serviço, com a qualidade

Leia mais

CONEL CONEL Construções e Engenharia LTDA

CONEL CONEL Construções e Engenharia LTDA CONEL CONEL Construções e Engenharia LTDA http://www.conelengenharia.com.br 10-11-2015 1 A EMPRESA A CONEL ENGENHARIA é uma empresa fundada em 2004, cujo SGI Sistema de Gestão Integrada é Certificado nas

Leia mais

Simulador de IEDs utilizando arquivos ICD/SCD

Simulador de IEDs utilizando arquivos ICD/SCD 1 XI SIMPÓSIO DE AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS 16 a 19 de Agosto de 2015 CAMPINAS - SP Simulador de IEDs utilizando arquivos ICD/SCD Juliana Adabo Atizani Siemens LTDA. Brasil Paulo Roberto Antunes de

Leia mais

FIRE DETECTION. Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais. Leading the Way with Passion.

FIRE DETECTION. Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais. Leading the Way with Passion. FIRE DETECTION Deteção de Calor Linear por Fibra Óptica (LHD) para Aplicações de Perigos Especiais AP Sensing: O seu parceiro de confiança para a deteção de incêndios A AP Sensing é o seu fornecedor global

Leia mais

Demuth Energy: nova fabricante de turbinas e hidromecânicos. Páginas 2 a 7

Demuth Energy: nova fabricante de turbinas e hidromecânicos. Páginas 2 a 7 Parque fabril Demuth em Portão/RS: área de 17 mil m², corpo técnico qualificado e, agora, atuação em um novo segmento Demuth Energy: nova fabricante de turbinas e hidromecânicos Há 28 anos desenvolvendo

Leia mais

Adicionando valor na produção

Adicionando valor na produção Adicionando valor na produção Em um mercado global altamente competitivo e em constantes transformações, a otimização do resultado dos processos de produção é fundamental. Pressões ambientais e de custo,

Leia mais

DESAFIOS PARA UMA EMPRESA DE PROJETO

DESAFIOS PARA UMA EMPRESA DE PROJETO DESAFIOS PARA UMA EMPRESA DE PROJETO A EMPRESA A PLANAVE é uma empresa de engenharia consultiva genuinamente brasileira com 46 anos de existência com sede no Rio de Janeiro. Possui as certificações ISO

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÕES INDUSTRIAIS

AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÕES INDUSTRIAIS doi: 10.4322/tmm.00303008 AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÕES INDUSTRIAIS Allan de Oliveira Souto 1 Marcos de Oliveira Fonseca 2 Resumo Este trabalho se refere ao projeto de modernização de uma subestação principal

Leia mais

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa

PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO. Resumo Executivo - Pesquisa PERFIL DOS FABRICANTES DE ESTRUTURAS DE AÇO Resumo Executivo - Pesquisa 1 Apresentação O CBCA Centro Brasileiro da Construção em Aço, no ano em que completa 10 anos de atividades, e a ABCEM Associação

Leia mais

CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE. CONSULTA PÚBLICA n o 007/2013

CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE. CONSULTA PÚBLICA n o 007/2013 CPFL ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE CONSULTA PÚBLICA n o 007/2013 OBTER SUBSÍDIOS PARA ESTABELECER CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE OUTORGAS DE AUTORIZAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO

Leia mais

Sistemas de Racks e Gabinetes Integrados. Miracel. Linha de racks 19 para data centers, telecomunicações e redes

Sistemas de Racks e Gabinetes Integrados. Miracel. Linha de racks 19 para data centers, telecomunicações e redes Sistemas de Racks e Gabinetes Integrados Miracel Linha de racks 19 para data centers, telecomunicações e redes A inovadora linha de racks Miracel Multi-funcional, diferenciada, integradora As linhas Miracel

Leia mais

OANAFAS é um programa computacional

OANAFAS é um programa computacional ANAFAS Análise de Faltas Simultâneas OANAFAS é um programa computacional para cálculo de curtos-circuitos. Permite a execução automática de grande variedade de faltas e possui facilidades, como estudo

Leia mais

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2015. PROJETO: Instalação de Alarme Sonoro e Visual em Vaso de GLP CATEGORIA: Segurança

PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2015. PROJETO: Instalação de Alarme Sonoro e Visual em Vaso de GLP CATEGORIA: Segurança PRÊMIO GLP DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 2015 PROJETO: Instalação de Alarme Sonoro e Visual em Vaso de GLP CATEGORIA: Segurança AUTOR(ES): Comitê de Inovações da Fogás 1. Breve Histórico História A família

Leia mais

III Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica

III Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica ESTUDO SOBRE A EXPANSÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO BRASIL Tiago Forti da Silva Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Unesp Bauru Prof. Dr. André Nunes de Souza Orientador

Leia mais

WSI. www.weldingservices.com. Criando Integridade Mecânica

WSI. www.weldingservices.com. Criando Integridade Mecânica WSI Energia Químico Petroquímico Papel & Celulose Siderurgia www.weldingservices.com Criando Integridade Mecânica Visão Geral A Aquilex WSI é fornecedora líder de serviços de recondicionamento e reparos

Leia mais

Pré-Sal: Desafios e Oportunidades Tecnológicas

Pré-Sal: Desafios e Oportunidades Tecnológicas Pré-Sal: Desafios e Oportunidades Tecnológicas Aloisio Nóbrega Superintendente ONIP CCT do Senado Federal Outubro de 2008 Introdução Província Pré-Sal Fonte: Petrobras Situação da Perfuração dos Poços

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP SIMULADOR

Leia mais

SafeLogic compact A solução compacta para a segurança

SafeLogic compact A solução compacta para a segurança A solução a para a segurança 2 Safety on Board Segurança a bordo: integrada, certificada e completa Safety on Board, ou seja, segurança a bordo, significa soluções de segurança inteligentes desenvolvidas

Leia mais

Gestão de Processos de RH

Gestão de Processos de RH Gestão de Processos de RH A TCI BPO Com atuação em todo o Brasil, a TCI oferece excelência na prestação dos serviços em BPO - Business Process Outsourcing, levando aos seus clientes as melhores competências

Leia mais

SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO DE A a Z.

SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO DE A a Z. INSTITUCIONAL SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO DE A a Z. A ADKL Zeller Eletro Sistemas foi fundada em 02 de Dezembro de 1996, no Rio de Janeiro RJ, com o objetivo de vender soluções em Engenharia Elétrica. Temos

Leia mais

Building Technologies

Building Technologies Building Technologies Detecção de Incêndio Catálogo de Produtos BC80 Índice Página 1. Central de Detecção e Alarme de Incêndio Série BC8001... 4 BC8001/e Central de Detecção e Alarme de Incêndio BC8001

Leia mais

CABEAMENTO ESTRUTURADO INTRODUÇÃO E HISTÓRICO. Professor Carlos Muniz

CABEAMENTO ESTRUTURADO INTRODUÇÃO E HISTÓRICO. Professor Carlos Muniz CABEAMENTO ESTRUTURADO INTRODUÇÃO O principal objetivo de um ambiente de rede é o compartilhamento de informações e recursos por várias máquinas com qualidade, eficiência, velocidade e segurança. Para

Leia mais

COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO

COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO GPT/7 17 à de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO II PRODUÇÃO TÉRMICA E FONTES NÃO CONVENCIONAIS (GPT) COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O TRANSPORTE DE GÁS E LINHA DE TRANSMISSÃO Eliane Aparecida

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO PARA O CONTROLE DE PCHs - COACH. Brasil

SISTEMA INTEGRADO PARA O CONTROLE DE PCHs - COACH. Brasil SISTEMA INTEGRADO PARA O CONTROLE DE PCHs - COACH José Luiz Bozzetto BCM ENGENHARIA LTDA Flávio C. Bianchi BCM ENGENHARIA LTDA Brasil RESUMO Este trabalho descreve em linhas gerais um sistema integrado

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO PARA O CONTROLE DE PCHs - COACH JOSE LUIZ BOZZETTO,FLAVIO C. BIANCHI BCM ENGENHARIA

SISTEMA INTEGRADO PARA O CONTROLE DE PCHs - COACH JOSE LUIZ BOZZETTO,FLAVIO C. BIANCHI BCM ENGENHARIA SISTEMA INTEGRADO PARA O CONTROLE DE PCHs - COACH JOSE LUIZ BOZZETTO,FLAVIO C. BIANCHI BCM ENGENHARIA Este trabalho descreve em linhas gerais o sistema integrado para o controle, automação e integração

Leia mais

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade

Tecnologia nacional potencia sustentabilidade Tecnologia nacional potencia sustentabilidade 1 Tecnologia nacional potencia sustentabilidade O desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram a eficiência das organizações e a qualidade de vida das

Leia mais

esip- Sistema Integrado de Processo

esip- Sistema Integrado de Processo esip- Sistema Integrado de Processo Geração Distribuição Transmissão www.ecilenergia.com.br Integração dos dispositivos da SE na rede do esip Criação de uma Base de Dados Unificada Otimização no Deslocamento

Leia mais

Soluções de Eficiência Energética

Soluções de Eficiência Energética Soluções de Eficiência Energética Leandro de Oliveira Diretor Soluções de Eficiência Energética Cliente Oliver Efficiency Technology Economia de Energia 1 Empresa A Oliver Efficiency Technology busca sempre

Leia mais

MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DIAGNÓSTICO DOS PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CENTRAIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PLANILHA DE LEVANTAMENTO DE DADOS Empresa

Leia mais

Medium voltage products UniSec para Smart Grid Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária

Medium voltage products UniSec para Smart Grid Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária Medium voltage products UniSec para Smart Grid Quadro de média tensão isolado a ar para a distribuição secundária Índice 3 Visão geral 4 Níveis padrão 6 Monitoramento e controle 7 Medição 8 Proteção e

Leia mais

11º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO

11º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 11º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO Há mais de uma década o Prêmio MASTERINSTAL contribui para ampliar a visibilidade e o aperfeiçoamento da atividade empresarial dedicada à execução, manutenção

Leia mais

VI SBQEE. 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil

VI SBQEE. 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil VI SBQEE 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil Código: BEL 02 7687 Tópico: Aplicação de Novas Tecnologias DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO PARA GERAÇÃO DE VARIAÇÕES DE TENSÃO DE CURTA DURAÇÃO (VTCD)

Leia mais

Soluções para AGRO NEGÓ CIOS. Rua José Epaminondas de Oliveira, 144 - Tatuapé São Paulo - SP - 03072.080 T. 11 2941.3454 www.teccalor.com.

Soluções para AGRO NEGÓ CIOS. Rua José Epaminondas de Oliveira, 144 - Tatuapé São Paulo - SP - 03072.080 T. 11 2941.3454 www.teccalor.com. Soluções para AGRO NEGÓ CIOS Rua José Epaminondas de Oliveira, 144 - Tatuapé São Paulo - SP - 03072.080 T. 11 2941.3454 www.teccalor.com.br NOSSOS REPRESENTANTES BAHIA Termik Sistemas Térmicos Responsável:

Leia mais

www.bluemedia.com.br MEDIDORES

www.bluemedia.com.br MEDIDORES www.bluemedia.com.br MEDIDORES Detector de Falhas e Analisador Preditivo - PA A linha PA de Detectores de Falhas e Analisadores Preditivos KRON traz uma nova abordagem para o conceito de monitoramento

Leia mais

SUSTENTABILIDADE COM REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO 2 E AUTOSUFICIÊNCIA DA ENERGIA CONSUMIDA PELA PLANTA FABRIL DE SUMARÉ/SP

SUSTENTABILIDADE COM REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO 2 E AUTOSUFICIÊNCIA DA ENERGIA CONSUMIDA PELA PLANTA FABRIL DE SUMARÉ/SP SUSTENTABILIDADE COM REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO 2 E AUTOSUFICIÊNCIA DA ENERGIA CONSUMIDA PELA PLANTA FABRIL DE SUMARÉ/SP Celso Shinohara 1, Arthur Signorini 1, Regis Itikawa 1, Edivaldo Simão 1, Carmen Lucia

Leia mais

ILUMINAÇÃO PÚBLICA ARELSA BRASIL Soluções para gestão de iluminação e integração dos demais serviços públicos

ILUMINAÇÃO PÚBLICA ARELSA BRASIL Soluções para gestão de iluminação e integração dos demais serviços públicos ILUMINAÇÃO PÚBLICA ARELSA BRASIL Soluções para gestão de iluminação e integração dos demais serviços públicos SMART CITY A cidade do futuro Smart City é o conceito de cidade moderna e sustentável, onde

Leia mais

ELIPSE POWER AUTOMATIZA A SUBESTAÇÃO CRUZ ALTA DA CPFL, UTILIZANDO OS PROTOCOLOS IEC 61850 E DNP3

ELIPSE POWER AUTOMATIZA A SUBESTAÇÃO CRUZ ALTA DA CPFL, UTILIZANDO OS PROTOCOLOS IEC 61850 E DNP3 ELIPSE POWER AUTOMATIZA A SUBESTAÇÃO CRUZ ALTA DA CPFL, UTILIZANDO OS PROTOCOLOS IEC 61850 E DNP3 Solução da Elipse Software apresenta rápida integração com os equipamentos da subestação localizada em

Leia mais

balanço 1Oº março >> junho 2014 A gente FAZ um brasil de oportunidades

balanço 1Oº março >> junho 2014 A gente FAZ um brasil de oportunidades balanço 1Oº março >> junho 2014 A gente FAZ um brasil de oportunidades Metrô de Salvador Linha 1 Trecho Lapa - Acesso Norte Salvador BA apresentação O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) completa

Leia mais

PLANGÁS Plano de Antecipação da Produção de Gás

PLANGÁS Plano de Antecipação da Produção de Gás 3 a CONFERÊNCIA ANUAL DE MERCADO DE GÁS a PLANGÁS Plano de Antecipação da Produção de Gás Petrobras E&P Mauro S. Sant Anna Gerente de Planejamento da Produção de Gás mauross@petrobras.com.br 30 de janeiro

Leia mais

Infra-estrutura de Transporte de Gás Natural no Brasil

Infra-estrutura de Transporte de Gás Natural no Brasil Infra-estrutura de Transporte de Gás Natural no Brasil Melissa Cristina Mathias Agência Nacional do Petróleo - Brasil VI Reunião Anual da Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras de Energia

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

Análise Termográfica Relatório Técnico 0914

Análise Termográfica Relatório Técnico 0914 ANÁLISE TERMOGRÁFICA DAAE - Rio Claro DAAE 1. OBJETIVO Apresentar ao DAAE a Inspeção Termográfica realizada nos equipamentos de suas unidades em Rio Claro 2. INSTRUMENTAÇÃO UTILIZADA Termovisor Flir Systems

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Atendimento Sempre Ligado

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Atendimento Sempre Ligado XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Atendimento Sempre Ligado Sidnei Dimas Bortolotti Alex Pitrie Braz Marcos Artur Rolim

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ISO 9001 - UMA ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR A GESTÃO OPERACIONAL NA ELETRONORTE

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ISO 9001 - UMA ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR A GESTÃO OPERACIONAL NA ELETRONORTE SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GOP - 23 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO IX GRUPO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP ISO 9001 - UMA ESTRATÉGIA

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Painel: A CADEIA PRODUTIVA - desenvolvimento da indústria do petróleo e gás no Brasil e o desenvolvimento da indústria de equipamentos e ferramentas

Leia mais

Sub-item 1.1. : 5(63267$

Sub-item 1.1. : 5(63267$ &,5&8/$51ž 35(* 2(/(75Ð1,&21ž 2%-(72 )251(&,0(172 '( (48,3$0(1726 '(,1)250È7,&$ 62/8d 2,17(*5$'$'(6725$*( Sub-item 1.1. : 6$2648(67,21$0(1726 Está sendo solicitado equipamento com Sistema de refrigeração

Leia mais

Contribuições da ANEEL ao Processo de Renovação das Concessões

Contribuições da ANEEL ao Processo de Renovação das Concessões Contribuições da ANEEL ao Processo de Renovação das Concessões NELSON JOSÉ HÜBNER MOREIRA DIRETOR GERAL 9 de novembro de 2012 Brasília DF Renovação das Concessões Indenização dos Ativos de Transmissão

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUALIZADO DE TI s E MÉTODO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUALIZADO DE TI s E MÉTODO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUALIZADO DE TI s E MÉTODO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Luiz Carlos Grillo de Brito Julio César Reis dos Santos CENTRO DE PESQUISAS DE

Leia mais

SUMÁRIO. White Paper - NETGLOBE 2

SUMÁRIO. White Paper - NETGLOBE 2 SUMÁRIO Conhecendo a Telepresença... 3 A nova era da Videoconferência: Telepresença... 3 Como viabilizar um projeto de Telepresença... 4 Telepresença oferece excelente qualidade em uma fantástica experiência,

Leia mais

Compatível com: Solução SMS para Gerenciamento de Missões Críticas

Compatível com: Solução SMS para Gerenciamento de Missões Críticas Nobreak senoidal on-line trifásico dupla conversao ~ 10 a 100 kva PERFIL Compatível com: Solução SMS para Gerenciamento de Missões Críticas de 10 a 60 kva 75 e 100 kva A linha de nobreaks SMS Sinus Triphases

Leia mais

Elipse E3 controla o sistema de refrigeração do frigorífico da Friato

Elipse E3 controla o sistema de refrigeração do frigorífico da Friato Elipse E3 controla o sistema de refrigeração do frigorífico da Friato Solução da Elipse Software permite emitir remotamente relatórios com todas as temperaturas das salas e enviá-los, via e-mail, para

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional PRODIST. Módulo 4 Procedimentos Operativos do Sistema de Distribuição

Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional PRODIST. Módulo 4 Procedimentos Operativos do Sistema de Distribuição Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional PRODIST Módulo 4 Procedimentos Operativos do Sistema de Distribuição Revisão 0

Leia mais

Disjuntor em caixa moldada 3VA

Disjuntor em caixa moldada 3VA Totally Integrated Power SENTRON Disjuntor em caixa moldada 3VA Tecnologia pensada em você. www.siemens.com.br/3va Índice Disjuntor em caixa moldada 3VA 04 Distribuição de energia sob medida 05 Duas séries.

Leia mais

Answers for infrastructure. Cerberus ECO FS18 - enjoy protecting

Answers for infrastructure. Cerberus ECO FS18 - enjoy protecting Answers for infrastructure. Cerberus ECO FS18 - enjoy protecting Cerberus ECO FS18 - enjoy protecting Vidas e a continuidade dos seus negócios merecem ser protegidos com segurança contra os riscos de incêndio,

Leia mais

SERVICE. Segurança de máquinas e processos

SERVICE. Segurança de máquinas e processos Segurança de máquinas e processos Levantamento de riscos NBR 14153 PPRPS - Prensas e Similares Normas Regulamentadoras Safety Integrated Level - SIL. Choice: divisão de segurança, Safety First! SERVICE.

Leia mais

José Maria de Macedo. Diretor de Distribuição e Comercialização CEMIG AUTOMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO. http://www.cemig.com.br

José Maria de Macedo. Diretor de Distribuição e Comercialização CEMIG AUTOMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO. http://www.cemig.com.br CEMIG AUTOMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO José Maria de Macedo Diretor de Distribuição e Comercialização Belo Horizonte, Setembro de 2004 http://www.cemig.com.br CEMIG AUTOMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO!DADOS DA DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Destaques. Edição 37 - Ano 03. Acompanhe as principais notícias do Grupo Gerdau nas Américas. Boa leitura!

Destaques. Edição 37 - Ano 03. Acompanhe as principais notícias do Grupo Gerdau nas Américas. Boa leitura! Edição 37 - Ano 03 Acompanhe as principais notícias do Grupo Gerdau nas Américas. Boa leitura! Destaques» Gerdau inaugura a mais moderna siderúrgica produtora de vergalhões do Brasil» Presidente do Grupo

Leia mais

Links. siemens.com/energy. Soluções Flex-Plant. Flexibilidade para todas as suas necessidades de geração

Links. siemens.com/energy. Soluções Flex-Plant. Flexibilidade para todas as suas necessidades de geração siemens.com/energy Soluções Flex-Plant Flexibilidade para todas as suas necessidades de geração Plantas integradas Ciclos Combinados Integrados Flex-Plant A Siemens entende que a mudança é a única constante

Leia mais

Renova Energia. Investimento da Light na Renova Energia

Renova Energia. Investimento da Light na Renova Energia Renova Energia Investimento da Light na Renova Energia Descrição da Operação Acordo estratégico resultará em investimento na Renova para transformá-la no veículo de crescimento da Light no segmento de

Leia mais