Felicidade em Ação - 10 práticas para uma vida mais feliz!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Felicidade em Ação - 10 práticas para uma vida mais feliz!"

Transcrição

1 Insira aqui seu LOGO Felicidade em Ação - 10 práticas para uma vida mais feliz! Por Renata Livramento

2 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. ÍNDICE Divida o seu conteúdo em capítulos e enumere as páginas dessa maneira Capítulo 1: Introdução Capítulo 2: Práticas Capítulo 3: Conclusão Capítulo 4: Contatos

3 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz INTRODUÇÃO Olá! Este e-book contém exercícios para você praticar e assim ter uma vida ainda mais feliz. Todas estas práticas são fundamentadas nas pesquisas da Psicologia Positiva. A Psicologia Positiva é o que temos de mais moderno no campo da Psicologia atualmente. Ela foi criada em 1998 pelo psicólogo americano Martin Seligman, e de lá pra cá, muitos avanços foram feitos, nos principais centros de excelência do mundo! Portanto, o que você está recebendo são exercícios desenvolvidos pelos principais cientistas do mundo, que se dedicam a estudar a felicidade e o bemestar pleno! Tudo baseado no mais alto padrão da ciência!

4 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 4 Nós da Psicologia Positiva estudamos o que funciona, o que vai bem na vida das pessoas que são mais felizes e mais satisfeitas, para que ao compreender o que faz as pessoas felizes possamos ensinar outras pessoas a serem mais felizes também! 6 As pesquisas mostram que pessoas mais felizes vivem mais, ficam menos doentes, tem uma vida mais significativa, melhores relacionamentos e tem mais sucesso! 5 Os exercícios são simples e bem fáceis de fazer, mas não se engane, eles são poderosos! Podem te ajudar a transformar a sua vida para melhor! 7 Então, quer ser mais feliz?! Vem comigo, vamos colocar a felicidade em ação!!!!

5 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Insira seus da Prática de Felicidade #1 Três Coisas Boas Este exercício pede para você lembrar e listar três coisas positivas que aconteceram em seu dia até o momento e considerar o que as causaram. Tempo necessário: 10 minutos por dia/ por pelo menos 1 semana links

6 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Instruções: Todo dia, por pelo menos uma semana, escreva três coisas que foram bem para você naquele dia, e dê uma explicação de por que elas foram bem. É importante criar uma recordação física destes itens, escrevendo-os em um caderno, e não apenas simplesmente fazendo-o em sua cabeça. Os itens podem ser relativamente de pequena importância (ex: meu colega fez um café para mim hoje ) ou de grande importância (ex: Fui promovido ). Para fazer este exercício parte de sua rotina diária, algumas pessoas acham que escrever antes de irem dormir ajuda. Ao escrever, siga estas instruções: 1. Dê um título ao evento (ex: Elogio do colega ao meu projeto) 2. Escreva exatamente o que aconteceu, com o máximo possível de detalhes, incluindo o que você disse ou fez, se outras pessoas estavam envolvidas, o que elas fizeram ou disseram, etc 3. Inclua como este evento te fez sentir na hora em que ocorreu e como te fez sentir depois (inclusive, agora em que você está relembrando-o) 4. Explique o que você acha que causou este evento 5. Use qualquer estilo de escrita que você prefira, sem se preocupar com o uso correto da gramática ou ortografia. Use o máximo de detalhes que você quiser.

7 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Seligman, M. E., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: empirical validation of interventions.american Psychologist, 60(5), 410. Fonte Jeffrey Huffman, M.D., Harvard Medical School Sonja Lyubomirksy, Ph.D., University of California, Riverside Porque Funciona Ao promover espaço para que você foque no positivo, essa prática lhe ensina a notar, relembrar e desfrutar das melhores coisas na vida. Ela solicita a você a prestar mais atenção aos eventos positivos de sua jornada e se engajar neles de forma mais completa tanto no momento em que ocorrem quanto depois, quando você relembra e compartilha essas experiências com outros. Refletir sobre a causa do evento ajuda a se conectar com fontes mais profundas de bem-estar em sua vida.

8 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Insira seus da Prática de Felicidade #2 Ouvir atentamente Frequentemente ouvimos uma conversa com o parceiro sem de fato ouvi-lo no processo, perdemos oportunidades de conectar com a pessoa. Esse exercício ajuda você a expressar um interesse ativo no que a outra pessoa tem a dizer, e faz com que ela se sinta ouvido um modo de cultivar empatia e conexão.. Tempo necessário: 10 minutos por dia/ por pelo menos 1 semana Esta técnica é especialmente indicada para dificuldades de comunicação (ex: brigas com o parceiro) e para expressar apoio. Pesquisas indicam que usar esta técnica pode ajudar os outros a se sentirem mais compreendidos e melhorar a satisfação com o relacionamento. Tempo: pelo menos 10 min, 1 vez/semana links

9 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Instruções: Encontre um lugar quieto onde você possa conversar com seu parceiro sem interrupções ou distrações. Convide-o a dividir o que está em sua mente, e que ele anda pensando. Conforme ele for fazendo isto, tente seguir estes passos descritos abaixo. Você não precisa de fazer exatamente cada passo, mas quanto mais fizer, mais efetiva sua prática será. 1. Parafraseie. Uma vez que a outra pessoa tiver terminado de expressar um pensamento, parafraseie (repita de outra forma) o que ela disse, certificando-se de que você a entendeu e mostrando que você prestou atenção. Um jeito que ajuda a fazer isso é O que eu ouvi você dizer foi... Ou Se eu o compreendi Faça perguntas. Quando apropriado, faça perguntas para encorajar a outra pessoa a elaborar mais seus pensamentos ou sentimentos. Evite apressar conclusões sobre o que a outra pessoa quer dizer. Em vez disso, faça perguntas para clarear o que ela quer dizer, como por exemplo: Quando você diz, significa?

10 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 3. Expresse empatia. Se a outra pessoa comunica sentimentos negativos, valide estes sentimentos em vez de questionálos ou se defender deles. Por exemplo, se a pessoa expressa frustração, tente considerar por que ela sente daquela forma, independentemente do que você pensa a respeito disso ser ou não justificado ou do que você sentiria se estivesse na situação dela. Você pode responder, Eu posso ver que você está se sentindo frustrado, ou até mesmo, vazios ajudam a dar um descanso na leitura Eu posso entender como esta situação poderia causar frustração.

11 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 4. Use uma linguagem corporal engajada Mostre que você está engajado e interessado na conversa fazendo contato visual, balançando a cabeça, encarando a outra pessoa, e mantendo uma postura aberta e relaxada. Evite atender às distrações em seu ambiente ou checar seu celular. Esteja plenamente atento às suas expressões faciais. Evite expressões que possam comunicar desaprovação e desgosto. 5. Evite o julgamento Seu objetivo é entender a perspectiva da outra pessoa e aceitála pelo que ela é, mesmo se você não concorda com ela. Tente não interrompê-la com contra-argumentos e nem fique preparando mentalmente uma refutação enquanto a outra pessoa está falando.

12 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Escuta Ativa Evite dar conselhos. Resolução de problemas é mais provável de ser efetiva depois dos dois parceiros conversarem e entenderem a perspectiva um do outro. Dar conselhos muito rapidamente na conversa pode ser contraproducente. 7.Façaumrevezamento. Depois da outra pessoa ter tido a chance de falar e você ter se engajado numa escuta ativa, de acordo com os passos descritos anteriormente, pergunte se você pode dividir com ela a sua perspectiva. Quando fizer isso, expresse-se o mais claramente possível, usando sempre expressões na primeira pessoa (ex: Eu me sinto sobrecarregada quando você não ajuda com as tarefas de casa ). Pode ser útil também, quando relevante, expressar empatia pelo que a outra pessoa disse (ex: Eu sei que você tem estado muito ocupado ultimamente e eu...)

13 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Weger, H., Castle Bell, G., Minei, E. M., & Robinson, M. C. (2014). The relative effectiveness of active listening in initial interactions.international Journal of Listening, 28(1), Fonte Markman, H., Stanley, S., & Blumberg, S.L. (1994). Fighting for your marriage. San Francisco: Josey-Bass Publishers. Porque Funciona Escuta ativa ajuda o ouvinte a entender melhor a perspectivadooutroeajudaquemestáfalandoase sentir mais compreendido e menos ameaçado. Esta técnica pode prevenir mal-entendidos e poupam mágoas de ambos os lados. Ao melhorar a comunicação e prevenir a escalada das brigas, a escuta ativa pode tornar os relacionamentos mais duradouros e satisfatórios. Praticar a escuta ativa com alguém íntimo, pode ajudá-lo a ser um melhor ouvinte também quando estiver interagindo com outras pessoas em sua vida, como estudantes, colegas de trabalho, etc...

14 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Insira seus da Prática de Felicidade #3 Atos aleatórios de gentileza Todos nós praticamos atos de gentileza de vez em quando. Estes atos podem ser grandes ou pequenos, e seus beneficiários podem até mesmo não ter consciência deles. Mesmo assim os seus efeitos podem ser profundos não apenas para quem recebe, mas também para quem doa. Este exercício pede a você que faça 5 atos de gentileza em um dia como uma forma de promover a gentileza no mundo e também de cultivar a felicidade em você e nos outros. Tempo necessário: Varia, dependendo dos seus atos de gentileza. Podem ser em qualquer lugar e durar de poucos minutos a várias horas. links

15 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Atos aleatórios de gentileza Instruções Um dia desta semana, faça cinco atos de generosidade todos os cincos em um mesmo dia. Não importa se os atos são grandes ou pequenos, mas é mais efetivo que você varie o tipo de ação. Os atos não precisam ser para a mesma pessoa a pessoa nem mesmo precisa saber o que você fez. Exemplos incluem dar comida a um mendigo, doar sangue, ajudar um amigo com a mudança, etc... Após cada ato, escreva o que você fez, em pelo menos uma ou duas sentenças. Para aumentar a felicidade, escreva também como isto te fez sentir.

16 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Lyubomirsky, S., Sheldon, K., & Schkade, D. (2005) Pursuing happiness: The architecture of sustainable change. ReviewofGeneral Psychology, 9(2), Fonte Sonja Lyubomirsky, Ph.D., University of California, Riverside Porque Funciona Pesquisadores acreditam que esta prática o faz sentirmaisfelizporqueistofazcomquevocêpense melhor sobre você mesmo, e se torne mais consciente das interações sociais positivas. Evidências sugerem que a variedade é o pontochave. Pessoas que fazem os mesmos atos sempre, mostram um declínio de sua trajetória em felicidade, talvez porque qualquer ato parece menos especial quando se torna uma rotina.

17 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Prática de Felicidade #4 8 Atitudes para o perdão Todos nós passamos por incidentes em que nos sentimos magoados e injustiçados. Escolher perdoar é um modo de aliviar o stress gerado pela situação e também pela memória dela, mas perdoar é frequentemente um longo e difícil processo. Este exercício delineia vários passos que são essenciais ao processo de perdão, dividindo esta experiência difícil em componentes mais administráveis. Estes passos foram criados pelo Dr. Robert Enright, um dos principais pesquisadores do mundo sobre perdão. Apesar dos métodos para o perdão parecerem diferentes para cada tipo de pessoa, eles podem seguir os princípios básicos do Dr. Enright. Em alguns casos, pode ser útil consultar um psicólogo ou psiquiatra, especialmente se você estiver passando por um evento traumático.

18 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Instruções 1. Faça uma lista de pessoas que te magoaram profundamente, o suficiente para justificar o esforço de perdoar. Você pode fazer isso perguntando a si mesmo: numa escala de 1-10 o quanto de dor eu sinto em relação ao modo como esta pessoa me tratou? Com 1 sendo a menor dor (mas ainda significativa o suficiente para justificar o tempo para perdoá-la) e 10 sendo a maior dor. Então, ordene as pessoas na sua lista em ordem crescente, da menor dor para a maior. Comece com a pessoa que lhe causou menor dor.

19 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 2. Considere uma ofensa da primeira pessoa de sua lista. Pergunte a você mesmo, Como a ofensa desta pessoa impactou negativamente minha vida? Reflita sobre o mal psicológico e físico que isto pode ter lhe causado. Considere como sua visão de humanidade e confiança nos outros pode ter mudado em razão desta ofensa. Reconheça que o aconteceu não foi ok, e se permita sentir qualquer emoção negativa que apareça 3. Quando estiver pronto, tome a decisão de perdoar. Decidir perdoar envolve chegar a um acordo sobre que você vai fazer com o que você vai perdoar - estendendo um ato de misericórdia para com a pessoa que o feriu. Quando oferecemos essa misericórdia, nós deliberadamente tentamos reduzir o ressentimento (má vontade persistente) em direção a essa pessoa e, em vez disso, oferecemos-lhe a bondade, respeito, generosidade, ou até mesmo o amor.

20 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz TÍTULO Importante Sobre o perdão É importante ressaltar que o perdão não envolve desculpar as ações da pessoa, esquecendo o que aconteceu, ou colocando a justiça de lado. Justiça e perdão podem ser praticados em conjunto. Outra ressalva importante: Perdoar não é a mesma coisa de conciliar. A reconciliação é uma estratégia de negociação em que duas ou mais pessoas se reúnem novamente em confiança mútua. Você pode escolher não se reconciliar com a pessoa que você está perdoando.

21 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 4. Comece com exercícios cognitivos. Pergunte a si mesmo estas perguntas sobre a pessoa que o feriu: Como era a vida dessa pessoa, enquanto crescia? Quais feridas ele (a) sofreu de outros, que poderiam tê-lo (la) feito mais propenso a te prejudicar? Que tipos de pressões extra ou tensões estavam na vida desta pessoa no momento em que ele (a) te ofendeu? Estas perguntas não são destinadas a desculpar ou tolerar, mas sim para entender melhor as áreas de dor da outra pessoa, aquelas áreas que a fazem vulnerável e humana. Entender porque as pessoas cometem atos destrutivos também pode nos ajudar a encontrar formas mais eficazes de prevenir que atos mais destrutivos ocorram no futuro. 5. Esteja ciente de qualquer pequeno movimento do seu coração através do qual você começa a sentir, ainda que de forma leve, uma compaixão pela pessoa que o ofendeu. Essa pessoa pode ter sido confundida e equivocada. Ela pode se arrepender profundamente de suas ações. Enquanto você pensa sobre essa pessoa, observe se você começa a sentir as emoções mais suaves em relação a ela.

22 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 4. Comece com exercícios cognitivos. Pergunte a si mesmo estas perguntas sobre a pessoa que o feriu: Como era a vida dessa pessoa, enquanto crescia? Quais feridas ele (a) sofreu de outros, que poderiam tê-lo (la) feito mais propenso a te prejudicar? Que tipos de pressões extra ou tensões estavam na vida desta pessoa no momento em que ele (a) te ofendeu? Estas perguntas não são destinadas a desculpar ou tolerar, mas sim para entender melhor as áreas de dor da outra pessoa, aquelas áreas que a fazem vulnerável e humana. Entender porque as pessoas cometem atos destrutivos também pode nos ajudar a encontrar formas mais eficazes de prevenir que atos mais destrutivos ocorram no futuro. 5. Esteja ciente de qualquer pequeno movimento do seu coração através do qual você começa a sentir, ainda que de forma leve, uma compaixão pela pessoa que o ofendeu. Essa pessoa pode ter sido confundida e equivocada. Ela pode se arrepender profundamente de suas ações. Enquanto você pensa sobre essa pessoa, observe se você começa a sentir as emoções mais suaves em relação a ela.

23 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 6. Pense em um presente de algum tipo que você pode oferecer para a pessoa que você está tentando perdoar. O perdão é um ato de misericórdia, você está estendendo misericórdia para alguém que pode não ter sido misericordioso com você. Isso pode ser através de um sorriso, um telefonema retornado, ou uma boa palavra sobre ela para os outros. Considere sempre a sua segurança em primeiro lugar quando estende gentileza e boa vontade para com essa pessoa. Se interagir com essa pessoa pode colocá-lo em perigo, encontre outra maneira de expressar seus sentimentos, como por exemplo, escrever em um diário, ou algum exercício, a meditação da compaixão. 7. Finalmente, tente achar significado e propósito no que você experienciou. Por exemplo, as pessoas que sofreram com injustiças dos outros podem se tornar mais sensíveis às dores dos outros. Isto, por sua vez, pode darlhes um sentido de propósito para ajudar aqueles que estão sofrendo. Também pode motiválos a trabalhar em direção a prevenção de futuras injustiças semelhantes. vazios ajudam a dar um descanso na leitura

24 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz 8. Depois de concluir o processo de perdão com uma pessoa em sua lista, selecione a próxima pessoa na fila e vá subindo essa lista até que você perdoe a pessoa que mais te machucou.

25 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Baskin, T.W., & Enright, R. D. (2004). Intervention studies on forgiveness: A metaanalysis.journal of Counseling and Development, 82, Fonte Robert Enright, Ph.D., University of Wisconsin, Madison Porque Funciona O perdão é um processo longo, e muitas vezes um desafio. Estes passos podem ajudá-lo ao longo do caminho, fornecendo orientações concretas. Especificamente, eles podem ajudá-lo a entender a quem perdoar. Use este exercício para: nomear e descrever a sua dor; para entender a diferença entre perdoar, desculpar e reconciliar; e para pensar sobre a pessoa que lhe causou dor de uma maneira nova. Você pode começar a sentir um pouco de compaixão pela pessoa, facilitando o perdão e a redução do rancor que você guardou dessa pessoa. Essas etapas também podem sintonizá-lo com a dor residual de sua experiência, e incentivá-lo a encontrar sentido e alguma positividade nela.

26 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Prática de Felicidade #5 Respiração com atenção Plena "Mindfulness" refere-se à capacidade de observar os pensamentos, sentimentos e sensações corporais sem julgá-los como bons ou maus; é a habilidade de prestar atenção cuidadosa no momento presente. Pesquisas relacionam atenção plena à diminução do stress e ao maior bem-estar. Mas como você pode cultivar a atenção plena? Um método básico é focar sua atenção em sua própria respiração. Depois de reservar tempo para praticar a respiração consciente, você achará mais fácil prestar atenção em sua respiração na sua vida - uma habilidade diária importante para ajudá-lo a lidar com o estresse, emoções negativas, e aperfeiçoar suas habilidades de concentração. Tempo necessário: 15 minutos por dia por pelo menos 1semana (Mas as evidências mostram que a atenção plena aumenta mais, quanto mais você pratica).

27 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Instruções: Os passos abaixo são um guia rápido para meditação. 1 Encontre uma posição relaxada e confortável. Você pode estar sentado em uma cadeira ou no chão, sobre uma almofada. Mantenha as costas eretas, mas não muito apertadas. Coloque as mãos em posição de descanso, onde quer que esteja confortável. Coloque a língua no céu da boca ou onde quer que seja confortável. 2. Perceba e relaxe seu corpo. Tente perceber a forma do seu corpo, o seu peso. Permita-se relaxar e tornar-se curioso sobre o seu corpo sentado aqui, as sensações que experimenta, o toque, a conexão com o chão ou a cadeira. Relaxe quaisquer áreas de tensão. Apenas respire, naturalmente. vazios ajudam a dar um descanso na leitura

28 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz 3. Sintonize a respiração. Sinta o fluxo natural da respiração inspirando, e expirando. Você não precisa fazer nada com a sua respiração. Ela não precisa ser nem profunda, nem curta, apenas natural. Observe onde você sente a respiração em seu corpo. Pode ser no seu abdômen, pode ser no peito, na garganta ou em suas narinas. Veja se você consegue sentir as sensações da respiração, uma respiração de cada vez. Quando uma respiração termina a próxima começa. 4. Mas enquanto você faz isso, você pode notar que sua mente pode começar a vagar. Você pode começar a pensar em outras coisas. Se isto acontecer, isto não é um problema. É muito natural. Basta notar que sua mente vagou. Você pode dizer "pensando" ou "vagando" em sua cabeça suavemente. E então redirecionar gentilmente sua atenção para a respiração.

29 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz 5. Fique assim por cinco a sete minutos. Observe a sua respiração, em silêncio. De tempos em tempos, você vai se perder em pensamentos, em seguida, retorne para a sua respiração. 6. Depois de alguns minutos, mais uma vez observe o seu corpo, seu corpo inteiro, sentado no momento. Permita-se relaxar ainda mais profundamente e, então, sinta algum apreço por fazer esta prática hoje.

30 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Arch, J. J., & Craske, M. G. (2006). Mechanisms of mindfulness: Emotion regulation following a focused breathing induction. Behaviour Research andtherapy, 44(12), Fonte Diana Winston, Ph.D., UCLA Mindful Awareness Research Center (MARC) Porque Funciona Mindfulness dá às pessoas a distância de seus pensamentos e sentimentos, que pode ajudá-las a tolerar e trabalhar seus sentimentos desagradáveis em vez de serem dominadas por eles. A respiração consciente, em particular, é útil porque dá às pessoas uma âncora para a sua consciência, um lugar para onde a pessoa pode se voltar, quando se deixa levar por um pensamento estressante. A respiração consciente também ajuda a pessoa a ficar "presente" no momento, em vez de se distrair com arrependimentos do passado ou preocupações sobre o futuro.

31 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Insira seus da Prática de Felicidade #6 Carta de auto-compaixão Este exercício pede para você escrever uma carta para si mesmo, expressando compaixão por um aspecto seu que você não gosta. Pesquisas indicam que pessoas que respondem com compaixão às suas próprias falhas e contratempos, - em vez de ficar se debatendo contra elas experimentam maior saúde física e mental. Tempo necessário: 15 minutos links

32 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Instruções: Primeiro, identifique alguma coisa sobre você mesmo que te faz sentir inseguro, envergonhado ou não bom o suficiente. Pode ser algo relacionado à sua personalidade,, comportamento, habilidades, relacionamentos, ou qualquer outra parte de sua vida. Uma vez que você tenha identificado algo, escreva isto num papel e descreva como isto te faz sentir. Triste? Envergonhado? Raivoso? Tente ser o mais honesto possível, mantendo em mente que só você irá ler o que escreveu. O próximo passo é escrever uma carta para você mesmo, expressando compaixão, compreensão, e aceitação para a parte de você mesmo que você não gosta. Enquanto você escreve, siga estas diretrizes: 1. Imagine que há alguém que te ama e te aceita incondicionalmente pelo o que você é. O que esta pessoa iria dizer sobre esta sua parte? 2. Lembre-se de que todos têm coisas em si mesmos que vazios não gostam, ajudam a e que dar um descanso não há ninguém que na leitura nunca falha. Pense sobre quantas pessoas no mundo estão lutando contra as mesmas coisas que você.

33 I Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. 3. Considere as formas como os eventos que aconteceram em sua vida (o ambiente familiar em que você cresceu, ou seus genes), podem ter contribuído para este aspecto negativo de você. 4. Com bastante compaixão, pergunte a si mesmo, se há coisas que você pode fazer para melhorar ou lidar melhor com este aspecto negativo. Foque em como mudanças construtivas podem fazê-lo sentir-se mais feliz, mais saudável, mais preenchido, e evite se julgar.. 5. Depois de escrever a carta, coloque-a de lado por uns instantes. Depois volte a ela mais tarde e releia-a. Pode ser especialmente benéfico reler esta carta quando você estiver se sentindo mal com algum aspecto seu, para que você se lembre ter mais auto-compaixão.

34 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Breines, J. G. & Chen, S. (2012). Self-compassion increases self-improvement motivation. Personality and Social Psychology Bulletin, 18(9), Fonte Juliana Breines, Ph.D., Brandeis University Kristin Neff, Ph.D., University of Texas, Austin Porque Funciona Auto-compaixão reduz sentimentos dolorosos de vergonha e auto-criticismo que podem comprometer a saúde mental e o bem-estar, além de atrapalharem o crescimento pessoal. Escrever é uma forma podeorsa de lidar com sentimentos negativos e mudar o modo de pensar em relação a uma situação difícil. Escrever com compaixão pode ajudá-lo a substituir sua voz interna crítica por uma mais compassiva uma quereconforteetranquilizevocê emvezdeumavoz que o condene por seus defeitos. Isto toma tempo e exige prática, mas quanto mais você escreve desta forma, mais familiar e natural esta voz compassiva passa a ser, e será mais fácil você se lembrar de se tratar de maneira amigável e gentil quando você estiver se sentindo mal.

35 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Prática de Felicidade #6 O melhor eu possível Tempo Necessário: 15 minutos por dia, durante pelo menos 2 semanas. Este exercício pede que você imagine sua vida indo o melhor possível no futuro, e então escreva sobre este melhor futuro possível. Pesquisas demonstraram que otimismo sobre o futuro pode aumentar a felicidade e motivas as pessoas para trabalharem na direção de atingir este futuro desejado

36 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Instruções Tome um tempo para imaginar sua vida no futuro. Qual a melhor vida possível que você consegue imaginar? Considere todas as áreas relevantes da sua vida, como por exemplo, carreira, vida acadêmica, relacionamentos, hobbies, saúde, etc... O que aconteceria em cada uma destas áreas no seu melhor futuro possível? Pelos próximos 15 minutos, escreva continuamente sobre como você imagina este melhor futuro possível seria. Use as instruções abaixo para lhe ajudar neste processo: 1. Este exercício pode levá-lo a analisar a forma como a sua vida atual pode não corresponder a esse melhor futuro possível. Você pode ser tentado a pensar em maneiras pelas quais cumprir estas metas pode ter sido difícil para você no passado, ou sobre o tempo / barreiras financeiras / sociais que o atraplharam a conquistar estas coisas. Para efeitos do presente exercício, no entanto, nós encorajamos você a se concentrar no futuro, imaginar um futuro mais brilhante em que você é o melhor de si e suas circunstâncias mudam apenas o suficiente para fazer esta vida melhor possível de acontecer.

37 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz 2. Este exercício é mais útil quando é bem específico se você pensa sobre ter um parceiro ou um novo amigo, descreva como eles interagiriam com você, o que vocês fariam juntos, e assim por diante. Se você imagina um relacionamento melhor com uma pessoa com quem já convive em sua vida, imagine exatamente o que seria diferente. Quanto mais específico você for, mais engajado você ficará, e mais benefícios você terá com este exercício. 3. Seja tão criativo e imaginativo quanto queira, e não se preocupe sobre gramática e ortografia.

38 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. Pesquisa Sheldon, K. M., & Lyubomirsky, S. (2006). How to increase and sustain positive emotion: The effects of expressing gratitude and visualizing best possible selves. TheJournalofPositive Psychology, 1(2), Fonte Laura A. King, Ph.D., University of Missouri Jeffrey Huffman, M.D., Harvard Medical School Porque Funciona Ao pensar sobre seu melhor eu possível, as pessoas podem aprender sobre si mesmas e sobre o que querem na vida. Este modo de pensar pode ajudar as pessoas a reestruturar suas prioridades na vida, para poder atingir seus objetivos. Além disso, o exercício ajuda as pessoas a aumentarem seu senso de controle sobre suas vidas, destacando o que elas precisam fazer para realizarem seus sonhos.

39 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz Prática de Felicidade #7 Diário de Gratidão Este exercício pede para que você escreva as coisas pela qual é grato. As pesquisas indicam que pessoas que sentem gratidão pelas coisas boas em suas vidas, quer sejam pequenas ou grandes, desfrutam de mais saúde e mais felicidade. A maioria de nós, toma estas cosias positivas como certas, garantidas, mas estudos mostram que focar atenção nelas pode fomentar uma atitude de gratidão em apenas poucas semanas. Tempo necessário: 10 a 15 minutos por dia por pelo menos 1semana (Mas estudos mostram que fazer o exercício 3 vezes por semana tem um impacto maior na felicidade do que fazê-lo todos os dias.)

40 Felicidade em ação 10 práticas para uma vida mais feliz. I Instruções: Anote até cinco coisas pelas quais você se sente grato. O registro físico é importante - não faça este exercício apenas em sua cabeça. As coisas que você listar podem ter relativamente pequena importância ("O saboroso sanduíche que eu tinha para o almoço de hoje.") Ou grande importância ("Minha irmã deu à luz um menino saudável."). O objetivo do exercício é para lembrar um bom evento, uma experiência, pessoa ou coisa em sua vida, em seguida, apreciar as boas emoções que vêm com eles. Ao escrever, aqui estão nove dicas importantes: 1. Seja o mais específico possível - especificidade é fundamental para promover a gratidão. "Estou grato que meus colegas de trabalho me trouxeram sopa quando eu estava doente na terça-feira" será mais eficaz do que "Eu sou grata por meus colegas de trabalho. 2. Prefira profundidade à quantidade. Elaborar em detalhes sobre uma determinada pessoa ou coisa pela qual você é grato carrega mais benefícios do que uma lista superficial de muitas coisas.

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara

100 FRASES para um dia mais feliz. de Ana Flávia Miziara 100 FRASES para um dia mais feliz de Ana Flávia Miziara Você está alegre? A vida está sorrindo para você? Você se lembrou de sorrir hoje? Lembre-se que a alegria é a fartura da vida e da mente. A vida

Leia mais

COMO MONTAR UM PLANO DE VIDA E REALIZAR SONHOS

COMO MONTAR UM PLANO DE VIDA E REALIZAR SONHOS COMO MONTAR UM PLANO DE VIDA E REALIZAR SONHOS Mensagem de Reflexão Quem não sabe o que quer, corre o risco de não entender o que encontra. Primeiro: defina o que você quer. Segundo: decida o quanto você

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

14 Dicas para Acabar com a Ansiedade e Depressão Despertar do Amor http://www.despertardoamor.com.br

14 Dicas para Acabar com a Ansiedade e Depressão Despertar do Amor http://www.despertardoamor.com.br 14 Dicas para Acabar com a Ansiedade e Depressão Despertar do Amor Este e-book é um dos BÔNUS que fazem parte do Processo Despertar do Amor. Para saber mais sobre este trabalho, acesse: INTRODUÇÃO O grande

Leia mais

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução Esta segunda sequência respeita a estrutura da sequência do Eben que analisamos.o template é adequado aos profissionais que podem (e querem) trabalhar com os três mosqueteiros, ou seja, apresentar uma

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas?????

Onde você vai encontrar as suas futuras iniciadas????? Há 16 anos quando entrou na MK, a consagrada Diretora Nacional, Gloria Mayfield, não sabia como chegar ao topo, hoje ela dá o seguinte conselho. As lições que eu aprendi na Mary Kay para me tornar uma

Leia mais

CONHECENDO A PSICOTERAPIA

CONHECENDO A PSICOTERAPIA CONHECENDO A PSICOTERAPIA Psicólogo Emilson Lúcio da Silva CRP 12/11028 2015 INTRODUÇÃO Em algum momento da vida você já se sentiu incapaz de lidar com seus problemas? Se a resposta é sim, então você não

Leia mais

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso!

Rafael Siqueira 0 SUCESSO. é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! 0 SUCESSO é apenas seu! 5 passos para conquistar o caminho para o seu Sucesso! Versão 1.0 Introdução: Acredito que o processo

Leia mais

Vós sois deuses, pois brilhe a vossa a luz! Jesus

Vós sois deuses, pois brilhe a vossa a luz! Jesus CURSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESPIRITUAL DESCUBRA A ASSINATURA DE SUAS FORÇAS ESPIRITUAIS Test Viacharacter AVE CRISTO BIRIGUI-SP Jul 2015 Vós sois deuses, pois brilhe a vossa a luz! Jesus I SABER

Leia mais

Por Tiago Bastos 1. 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online

Por Tiago Bastos 1. 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online Por Tiago Bastos 1 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar

Leia mais

Seu Poder em Ação Agora SEU PODER EM AÇÃO AGORA 3.0

Seu Poder em Ação Agora SEU PODER EM AÇÃO AGORA 3.0 SEU PODER EM AÇÃO AGORA 3.0 1 Naturóloga pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coach, Analista Comportamental e Líder Coach, formada pela ICI International Association of Coaching-Institutes

Leia mais

Atividade - Sequência Conrado Adolpho

Atividade - Sequência Conrado Adolpho Atividade - Sequência Conrado Adolpho Agora, eu quero lhe apresentar os 6 e-mails do conrado adolpho para vender o 8ps. Quero que você leia está sequência com muita atenção e, depois, responda às provocações

Leia mais

Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR

Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR INTRODUÇÃO Você está cansado de falsas promessas uma atrás da outra, dizendo

Leia mais

Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1

Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1 Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 2 ISSO ESTÁ ME GERANDO R$7.278,05 - R$10.588,38 POR SEMANA E VOCÊ PODE FAZER

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

USE A LEI DA ATRAÇÃO PARA TER UMA VIDA FÁCIL. Facilitando a Vida. Este exercício foi desenhado para ajuda-lo a atingir seus objetivos na vida.

USE A LEI DA ATRAÇÃO PARA TER UMA VIDA FÁCIL. Facilitando a Vida. Este exercício foi desenhado para ajuda-lo a atingir seus objetivos na vida. 1 USE A LEI DA ATRAÇÃO PARA TER UMA VIDA FÁCIL Facilitando a Vida Este exercício foi desenhado para ajuda-lo a atingir seus objetivos na vida. É um exercício muito simples e uma poderosa ferramenta para

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista Uma longa viagem começa com um único passo. - Lao-Tsé Ser Otimista não é uma tarefa fácil hoje em dia, apesar de contarmos hoje

Leia mais

IHE (Inventário de Habilidades de Escuta)

IHE (Inventário de Habilidades de Escuta) IHE (Inventário de Habilidades de Escuta) Relatório para: Suzanne Example Data concluida: 14 de junho de 2012 11:18:19 2012 PsychTests AIM Inc. Índice analítico Índice analítico 1/10 Índice analítico Índice

Leia mais

Meus Valores, Minha Vida O que realmente move você?

Meus Valores, Minha Vida O que realmente move você? Meus Valores, Minha Vida O que realmente move você? Talvez você já tenha pensado a esse respeito, ou não. Se souber definir bem quais são os seus valores, terá uma noção clara de quais são suas prioridades.

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. 2. Preparação para sua discussão com seu médico

1. INTRODUÇÃO. 2. Preparação para sua discussão com seu médico 1. INTRODUÇÃO Artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar diferentes áreas da vida.1 Como parte do controle de longo prazo da AR, seu médico* irá ajudá-lo a controlar melhor

Leia mais

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA www.pnl.med.br QUALIDADE DE VIDA UMA QUESTÃO DE ESCOLHA Jairo Mancilha M.D. Ph.D., Cardiologista, Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada

Leia mais

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões 8 Passos para o Recrutamento Eficaz Por Tiago Simões Uma das coisas que aprendi na indústria de marketing de rede é que se você não tem um sistema de trabalho que comprovadamente funcione, muito provavelmente

Leia mais

NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA

NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA Criando Filhos Edificação da Família 45 Sétima Lição NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA Todo ser humano tem necessidades que são básicas em sua vida. A primeira delas todos

Leia mais

Isso marca o início de uma nova e importante era para os pacientes, cuidadores e seus familiares.

Isso marca o início de uma nova e importante era para os pacientes, cuidadores e seus familiares. 1 Manual do Paciente Você não está sozinho Qualquer pessoa pode vir a desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida. No ano passado de 2008, mais de 1,3 milhões de novos cânceres foram diagnosticados

Leia mais

Em colaboração com a American Association of Diabetes Educators (Associação Americana de Educadores em Diabetes) Cortesia da Bayer HealthCare

Em colaboração com a American Association of Diabetes Educators (Associação Americana de Educadores em Diabetes) Cortesia da Bayer HealthCare Em colaboração com a American Association of Diabetes Educators (Associação Americana de Educadores em Diabetes) 2007 Bayer HealthCare, Diabetes Care, Tarrytown, NY 0392372 Cortesia da Bayer HealthCare

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Cristina Soares. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Cristina Soares Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Quando decidi realizar meu processo de coaching, eu estava passando por um momento de busca na minha vida.

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO CONTRATAR OS MELHORES REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE Por que se importar 3 O melhor representante de atendimento 4 SUMÁRIO Escrevendo um anúncio de vaga de emprego Carta de apresentação

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

Honrar os valores, uma questão de integridade

Honrar os valores, uma questão de integridade Honrar os valores, uma questão de integridade Por: P.A. (Paulo Alvarenga) Nos últimos congressos de desenvolvimento profissional que participei, o que mais tenho escutado é sobre a importância dos valores.

Leia mais

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais!

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Por Rafael Piva Guia 33 Prático Passos para criar Ideias de Negócio Vencedores! Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Que bom que você já deu um dos

Leia mais

Conversando com os pais

Conversando com os pais Conversando com os pais Motivos para falar sobre esse assunto, em casa, com os filhos 1. A criança mais informada, e de forma correta, terá mais chances de saber lidar com sua sexualidade e, no futuro,

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

VIAGEM BIOGRÁFICA AO SEU MUNDO INTERIOR. Por VIVIANE RIBEIRO

VIAGEM BIOGRÁFICA AO SEU MUNDO INTERIOR. Por VIVIANE RIBEIRO VIAGEM BIOGRÁFICA AO SEU MUNDO INTERIOR Por VIVIANE RIBEIRO VIAGEM BIOGRÁFICA AO SEU MUNDO INTERIOR Por VIVIANE RIBEIRO SUMÁRIO SUMÁRIO Introdução... 04 Boas-vindas e bases dos exercícios Preparativos...

Leia mais

Aqui estão algumas dicas, diretrizes, e questões a considerar para pessoas que estão iniciando no mundo poli.

Aqui estão algumas dicas, diretrizes, e questões a considerar para pessoas que estão iniciando no mundo poli. Então você quer experimentar o poliamor Ginny Brown, 7 de abril de 2014, Everyday Feminism http://everydayfeminism.com/2014/04/so-you-want-to-try-polyamory/ Então você tem lido sobre poliamor e decidiu

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Marketing Boca a Boca Para Fotógrafos 14 DICAS QUE FARÃO SEUS CLIENTES ELOGIAREM E DIVULGAREM SEU TRABALHO E SUA FOTOGRAFIA

Marketing Boca a Boca Para Fotógrafos 14 DICAS QUE FARÃO SEUS CLIENTES ELOGIAREM E DIVULGAREM SEU TRABALHO E SUA FOTOGRAFIA Marketing Boca a Boca Para Fotógrafos 14 DICAS QUE FARÃO SEUS CLIENTES ELOGIAREM E DIVULGAREM SEU TRABALHO E SUA FOTOGRAFIA Conseguir indicações por meio de propaganda boca-a-boca para seu negócio não

Leia mais

em 10 passos www.poderdoautoconhecimento.com.br

em 10 passos www.poderdoautoconhecimento.com.br MINDFULNESS em 10 passos Mindfulness está bem popular agora, mas é bem antigo no Oriente. É praticado através do Yoga, meditação, artes marciais e tai chi. Recentemente a ciência ocidental descobriu os

Leia mais

Introdução. Esse e-book tem como objetivo te ajudar a conquistar os objetivos que você deseja e merece.

Introdução. Esse e-book tem como objetivo te ajudar a conquistar os objetivos que você deseja e merece. E-Book Introdução Esse e-book tem como objetivo te ajudar a conquistar os objetivos que você deseja e merece. Vamos conhecer aqui ferramentas que você pode começar a utilizar imediatamente para alcançar

Leia mais

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina.

Desperdiçadores Psicológicos de Tempo. Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Procrastinação, Perfeccionismo, Desorganização e Falta de disciplina. Desperdiçadores Psicológicos de Tempo Marciliana Corrêa (CRP 06 6519-5) Master Coach pelo International

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira Como criar um artigo em 1h ou menos Por Natanael Oliveira 1 Como escrever um artigo em 1h ou menos Primeira parte do Texto: Gancho Inicie o texto com perguntas ou promessas, algo que prenda atenção do

Leia mais

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD

7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD P á g i n a 1 7 LIÇÕES APRENDIDAS NO HIGH PERFORMANCE ACADEMY COM BRENDON BURCHARD Como toda boa prática de Gestão de Projetos, gostaria de compartilhar com você as MINHAS 7 LIÇÕES APRENDIDAS durante o

Leia mais

O que é afasia? Brasilian

O que é afasia? Brasilian O que é afasia? Brasilian Provavelmente você se deparou com afasia pela primeira vez há pouco tempo. No início afasia causa muitas dúvidas, como: o que é afasia, como esta ocorre, e quais problemas adicionais

Leia mais

O seu bem-estar emocional

O seu bem-estar emocional Your Emotional Wellbeing in pregnancy and beyond- Portuguese O seu bem-estar emocional na gravidez e períodos seguintes Breve guia 1 O seu bem-estar emocional na gravidez e períodos seguintes 2 Gravidez

Leia mais

COMO AJUDAR QUEM PERDEU PESSOAS QUERIDAS

COMO AJUDAR QUEM PERDEU PESSOAS QUERIDAS COMO AJUDAR QUEM PERDEU PESSOAS QUERIDAS OPÇÕES DE LOGO 1. Psicotraumatologia Clínica 2. PSICOTRAUMATOLOGIA CLÍNICA psicotraumatologia clínica Todos já perdemos ou perderemos pessoas queridas e, geralmente,

Leia mais

ALGUMAS DICAS SOBRE COMO ALCANÇAR O EMPREGO DOS SEUS SONHOS

ALGUMAS DICAS SOBRE COMO ALCANÇAR O EMPREGO DOS SEUS SONHOS ALGUMAS DICAS SOBRE COMO ALCANÇAR O EMPREGO DOS SEUS SONHOS Ao se levantar para trabalhar, pela manhã, todos enfrentamos, sentados na beira da cama, a mesma questão: eu seria mais feliz e satisfeito fazendo

Leia mais

Conte-me sobre você!

Conte-me sobre você! Reunião Cultural Data: 22/09/2006 Petiana: Monique Koerich Simas Conte-me sobre você! Ao chegar em algum lugar onde não conhecemos ninguém, nos sentimos solitários. Chegar, por exemplo, numa festa, num

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

MANUAL DO PALESTRANTE

MANUAL DO PALESTRANTE MANUAL DO PALESTRANTE Seja bem Vinda à Liga! É uma honra ter você em nossa Jornada Extraordinária! QUEM SOU EU Eu sou a Janine Scheffer, tenho 36 anos, sou casada e tenho um casal de filhos que são meus

Leia mais

Page 1 of 7. Poética & Filosofia Cultural - Roberto Shinyashiki

Page 1 of 7. Poética & Filosofia Cultural - Roberto Shinyashiki Page 1 of 7 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Poética & Filosofia

Leia mais

5 Passos para vender mais com o Instagram

5 Passos para vender mais com o Instagram 5 Passos para vender mais com o Instagram Guia para iniciantes melhorarem suas estratégias ÍNDICE 1. Introdução 2. O Comportamento das pessoas na internet 3. Passo 1: Tenha um objetivo 4. Passo 2: Defina

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

Exemplos de como praticá-los no Aconselhamento sobre o Tratamento Antiretroviral - TARV

Exemplos de como praticá-los no Aconselhamento sobre o Tratamento Antiretroviral - TARV 6 SABERES BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Exemplos de como praticá-los no Aconselhamento sobre o Tratamento Antiretroviral - TARV Algumas habilidades de comunicação interpessoal foram identificadas

Leia mais

www.poderdocoachingemgrupos.com.br

www.poderdocoachingemgrupos.com.br Pesquisa de Mercado A condução de pesquisas de mercado é uma das atividades mais eficazes e importantes que você pode fazer quando você estiver projetando seu coaching em grupo. Você vai se surpreender

Leia mais

COMO COBRAR POR UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO?

COMO COBRAR POR UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO? COMO COBRAR POR UM TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO? O GUIA COMPLETO Afinal qual é a forma correta de cobrar pelo meu trabalho? Qual o valor justo? Devo cobrar barato para ganhar o cliente ou devo cobrar caro para

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

GUIA COMO ENCONTRAR UM MENTOR DE NEGÓCIOS

GUIA COMO ENCONTRAR UM MENTOR DE NEGÓCIOS GUIA COMO ENCONTRAR UM MENTOR DE NEGÓCIOS Se você já entendeu que ter mentor é uma estratégia poderosa para acelerar seu negócio, saiba agora como encontrar o seu. Sobre Andrea Jackson Andrea é administradora

Leia mais

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga?

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga? Abdias Aires 2º Ano EM Arthur Marques 2º Ano EM Luiz Gabriel 3º Ano EM Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Comunicação Não-Violenta Setembro 2014, São Paulo Palestrante: Sven Fröhlich Archangelo XII Congresso Latino-Americano de PNL Julgamentos Egoista, incompetente, dono da verdade, mentirosa, grosseiro,

Leia mais

Os 4 passos para ser aprovado no Exame de Certificação PMP

Os 4 passos para ser aprovado no Exame de Certificação PMP Os 4 passos para ser aprovado no Exame de Certificação PMP Andriele Ribeiro 1 Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo. Michael Jordan O alcance da certificação

Leia mais

Iniciação à PNL. www.cursosbrasil.com.br. Produção. Parte 2. Jimmy L. Mello. www.brasilpnl.com.br. www.brasilpnl.com.br

Iniciação à PNL. www.cursosbrasil.com.br. Produção. Parte 2. Jimmy L. Mello. www.brasilpnl.com.br. www.brasilpnl.com.br Serie: Cursos Profissionalizantes Brasil PNL Formação em "Programação neurolingüística" (PNL) Curso Gratuito Produção www.cursosbrasil.com.br Iniciação à PNL Parte 2 Jimmy L. Mello Distribuição gratuita

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

José Octávio Serra Van-Dúnem PhD Professor/ Consultor Setembro 2014

José Octávio Serra Van-Dúnem PhD Professor/ Consultor Setembro 2014 José Octávio Serra Van-Dúnem PhD Professor/ Consultor Setembro 2014 Organizações Positivas LOGOS ou razão, princípio e explicação. HOLI, a comemoração da harmonia. Conjugamos conhecimento e sabedoria,

Leia mais

Meditações para os 30 dias de Elul

Meditações para os 30 dias de Elul 1 Meditações para os 30 dias de Elul O Zohar explica que quanto mais preparamos a alma durante o mês que precede Rosh Hashaná, melhor será o nosso ano. De acordo com a Kabbalah, o Recipiente para receber

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Orientação à Família de um Adulto Afásico

Orientação à Família de um Adulto Afásico 1 Orientação à Família de um Adulto Afásico Fernanda Papaterra Limongi Nunca é demais enfatizar a importância do aconselhamento familiar quando se trabalha com adultos afásicos. Em geral, o início repentino

Leia mais

O Que é Coaching? ESTADO DESEJADO ESTADO ATUAL

O Que é Coaching? ESTADO DESEJADO ESTADO ATUAL FATOR FELICIDADE O Que é Coaching? É o processo que identifica o Estado Atual, para posteriormente identificar os objetivos onde a pessoa quer efetivamente chegar. Conhecendo os fatores impeditivos e facilitadores,

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Uma Simples Mudança Faz a Vida Fácil Capítulo 1

Uma Simples Mudança Faz a Vida Fácil Capítulo 1 Uma Simples Mudança Faz a Vida Fácil Capítulo 1 Eu convido você a uma maravilhosa jornada pela infinita fonte de paz, felicidade e habilidades que existe dentro de você. Esta é uma jornada que só você

Leia mais

Como conversar com possíveis iniciadas

Como conversar com possíveis iniciadas Como conversar com possíveis iniciadas Convidar outras mulheres a tornarem-se consultoras é uma atividade chave para quem quer tornar-se diretora. Aprenda como fazer a entrevista de iniciação, ou seja:

Leia mais

SESSÃO 5: Transformar as derrotas em sucesso

SESSÃO 5: Transformar as derrotas em sucesso SESSÃO 5: Transformar as derrotas em sucesso CURRÍCULO DO PROGRAMA Muitas meninas aprendem a temer derrotas desde pequenas. Saber a resposta correta na escola gera recompensas, enquanto que a resposta

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Faça amizades no trabalho

Faça amizades no trabalho 1 Faça amizades no trabalho Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional. Você tem um grande amigo no local em que trabalha? A resposta para essa

Leia mais

Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita!

Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita! Esta nova sequência tem uma novidade: ela é inédita! Hum, essa não é uma novidade. As outras também eram de certa forma inéditas, uma vez que o layout era baseado na estrutura dos Gurus, mas vamos lá,

Leia mais

Tudo parece impossível até que seja feito. - Nelson Mandela

Tudo parece impossível até que seja feito. - Nelson Mandela 0 1 Tudo parece impossível até que seja feito. - Nelson Mandela Este é um guia que pode realmente transformar a vida das pessoas. É uma revolução sem violência e que estamos lutando contra um grande inimigo

Leia mais

COMO AUTOENTREVISTAR-SE PARA FAZER SUA HISTÓRIA PESSOAL

COMO AUTOENTREVISTAR-SE PARA FAZER SUA HISTÓRIA PESSOAL COMO AUTOENTREVISTAR-SE PARA FAZER SUA HISTÓRIA PESSOAL Tom Taylor, Fundador e Treinador da Pictures and Stories, Inc. INTRODUÇÃO As entrevistas são uma maneira fácil e eficaz de extrair histórias de sua

Leia mais

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO

3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO 3 DICAS QUE VÃO AJUDAR A POUPAR DINHEIRO EM SEU PRÓXIMO PROJETO DE VÍDEO Fazer vídeos hoje em dia já não é o bicho de 7 cabeças que realmente foi a pouco tempo atrás. Nesse e-book você vai começar a aprender

Leia mais

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça?

Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Você Gostaria Que Eu Lhe Desse Um Plano, Para ATRAIR 3 Ou 4 Vezes Mais Clientes Para O Seu Negócio, De Graça? Caro amigo (a) Se sua empresa está sofrendo com a falta de clientes dispostos a comprar os

Leia mais

A PSICOTERAPIA ANALÍTICO FUNCIONAL (FAP)

A PSICOTERAPIA ANALÍTICO FUNCIONAL (FAP) A PSICOTERAPIA ANALÍTICO FUNCIONAL (FAP) Casos Maringá 2011 Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento tel/fax: (43) 3324-4740 fconte@sercomtel.com.br Erros podem ajudar. Ex. T atendia sempre

Leia mais

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf 1 Sumário Introdução...04 Passo 1...04 Passo 2...05 Passo 3...05 É possível Aprender Inglês Rápido?...07 O Sonho da Fórmula Mágica...07 Como Posso Aprender Inglês Rápido?...09 Porque isto Acontece?...11

Leia mais

Como Aplicar Técnicas de Dinâmicas de Grupo para Dependentes Químicos

Como Aplicar Técnicas de Dinâmicas de Grupo para Dependentes Químicos Seja Bem Vindo! Como Aplicar Técnicas de Dinâmicas de Grupo para Dependentes Químicos Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra

Leia mais