Por. Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria da F.M.C.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Por. Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria da F.M.C."

Transcrição

1 Por Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria da F.M.C.

2 - Stress e trabalho - Que significa Burnout? - Como se reconhece que alguém sofre de Burnout? - Prevalência do Burnout - Factores da pessoa que propiciam Burnout - Burnout em profissionais de Saúde Mental - Que se pode fazer para evitar o Burnout

3 Vamos começar pelo stress no trabalho

4 Ross e Altmaier (1994, pág. 12) definem stress no trabalho como: A interacção das condições de trabalho com características do trabalhador de tal modo que as exigências que lhe são criadas ultrapassam a sua capacidade em lidar com elas.

5 O stress no trabalho tem repercussões muito importantes: - É considerado uma das causas que mais frequentemente determina mau humor no indivíduo o que - Pode ter implicações negativas no ambiente familiar e sobre terceiras pessoas que nada têm a ver com o meio profissional. - Pode trazer um prejuízo tanto para a saúde física como psíquica do trabalhador. - Igualmente pode ter efeitos negativos sobre o funcionamento da empresa e custos de produção.

6 Referem Sutherland e Cooper (2000) que é útil existir no ambiente de trabalho um certo nível de estimulação, pois este ajuda a optimizar o desempenho. Se esta optimização for conseguida o trabalhador sente-se: - Mais criativo. - Calmo e - Mais motivado para o desempenho das suas tarefas.

7 Contudo, se o nível de activação for demasiado elevado e exceder a capacidade do trabalhador poder ir ao encontro das exigências estabelecidas a pessoa passa a apresentar sentimentos de Burnout e de exaustão, podendo atingir o limite da sua resistência. Por outro lado, se um indivíduo não se sente desafiado e estimulado pelo seu trabalho, ou não acredita que a sua contribuição é valorizada, é possível que comece a manifestar sentimentos de apatia, aborrecimento e falta de valor pessoal.

8 O stress no trabalho pode ocorrer tanto por excesso como por defeito, como no caso do indivíduo ter: - Demasiado número de tarefas para fazer num determinado período de tempo ou - Ter muito poucas tarefas a desempenhar no seu tempo de trabalho.

9 Estabelecidas estas considerações gerais vamos agora definir o que é Burnout

10

11 O termo Burnout foi introduzido em 1974 por Freudenberger. Definiu-o como: Um estado de fadiga ou de frustração surgido pela devoção por uma causa, por uma forma de vida ou por uma relação que fracassou no que respeita à recompensa esperada. Contudo há autores que preferem outro tipo de definição.

12 Pines e Aronson referem-no como sendo um estado de exaustão : - Física, - Emocional e - Mental causado pelo envolvimento, por longo tempo, em situações emocionalmente desgastantes (Pines, 1993).

13 Contudo, o Burnout costuma usualmente ser considerado em três componentes diferentes: - Exaustão emocional, - Despersonalização e - Realização profissional. Quando o Burnout é acentuado o indivíduo costuma sentir: 9 Valores elevados de exaustão emocional 9 Uma acentuada despersonalização e 9 Uma fraca realização profissional.

14 Nem imaginam como tenho andado Vamos descrever agora como se reconhece que alguém está a sofrer de Burnout

15

16 Pines (1993) refere que esta situação se detecta pela presença de três tipos de manifestações: 1) - De natureza física 2) - De natureza emocional e 3) - Uma mudança de atitudes

17 Nas manifestações de natureza física: - A pessoa sente-se num estado crónico de fadiga, esgotada, com cefaleias e alterações frequentes do sono e do peso, distúrbios gastro-intestinais, dores musculares, agravamento do síndroma pré-menstrual ou de doenças crónicas já existentes; - É levada a consumir café, tabaco, bebidas alcoólicas, tranquilizantes ou drogas ilicitas para combater o estado em que se sente.

18 Nas manifestações de natureza emocional sente-se interiormente: - Fracassada, - Desiludida, - Sem esperança, - Não vendo no seu trabalho qualquer significado e, - Devido a este contexto, tende a desenvolver sentimentos depressivos.

19 Quanto à mudança de atitudes a pessoa passa a mostrar-se: - Cínica e com atitudes negativas em relação: - Ao trabalho, - A colegas, - A supervisores e - À própria instituição.

20 A presença destas atitudes negativas tem três consequências que podem ser prejudiciais: A. - Por um lado, é susceptível de criar novos atritos, quer em relação aos colegas, quer em relação às direcções de pessoal de que o indivíduo depende.

21 Consequências prejudiciais das atitudes negativas: B. - Por outro lado, vai fazendo com que a pessoa se sinta cada vez mais isolada no seu meio de trabalho, deixando-lhe como válvula de escape o ambiente de casa, podendo por esta forma o Burnout vir a repercutir-se no casamento.

22 A terceira consequência repercute-se no trabalho: - O tempo de permanência no trabalho passa a ser o mínimo indispensável; - Cria-se um ambiente de hostilidade, de desconfiança e de desrespeito mútuo entre colegas; - A pessoa fica predisposta a acidentes de trabalho e executa de uma forma menos perfeita as suas tarefas. - Tende a faltar ao emprego e a desejar mudar para outro local.

23 Abordados estes problemas vamos agora referir-nos à prevalência do Burnout Prevalência

24

25 Embora haja numerosas investigações sobre Burnout, tanto em Portugal como no estrangeiro, devido às condições específicas que o geram, é difícil generalizar de uma prevalência encontrada em determinados estudos para uma prevalência global.

26 Kirsi Ahola et al. (2006), num estudo de finlandeses empregados, com idades compreendidas entre 30 e 64 anos, comprovaram que o Burnout pode ocorrer em todas as profissões. - A idade não protege contra o Burnout. - Um grau de instrução e um estatuto social baixos constituem possíveis factores de risco de Burnout nas mulheres. - Como possíveis factores de risco nos homens encontraram uma associação com o facto de serem solteiros, viúvos ou divorciados.

27 Num trabalho dinamarquês, realizado por Marianne Borritz et. Al. (2006), os autores efectuaram um estudo prospectivo de 5 anos, respeitante a empregados de diferentes organizações: - Segurança social, - Serviços prisionais psiquiátricos, - Instituições para pessoas gravemente incapacitadas, - Hospitais e - Serviços de cuidados domiciliários.

28 Comprovaram que as enfermeiras parteiras e os trabalhadores de cuidados domiciliários tinham os níveis mais elevados de Burnout relacionados quer com o tipo de trabalho, quer com os clientes. 9 Os trabalhadores dos serviços prisionais psiquiátricos foram aqueles que revelaram o nível mais elevado de Burnout relacionado com os clientes.

29 O Burnout relacionado com o trabalho revelou as correlações mais elevadas com: - A insatisfação com o trabalho, - Os aspectos quantitativos das exigências feitas, - Os conflitos relacionados com o papel social e exigências emocionais. - A abstenção do trabalho devido a doença foi de 13,9 versus 6,0 dias entre os participantes no quartil mais alto e mais baixo do Burnout relacionado com o trabalho.

30 Destes estudos ressalta a impressão de que o Burnout pode estar relacionado com certos factores, entre os quais: - Um grau de instrução pobre, - Um estatuto social baixo, - O estado civil (situações em que haja menos apoio) - O exercício de certas actividades profissionais que criam níveis grandes de exigência.

31 Em estudos efectuados em diversas partes do mundo ocidental reconhece-se que as profissões ligadas aos cuidados de saúde estão bastante expostas a desenvolver situações de Burnout. O facto decorre das exigências inerentes ao exercício da própria profissão, da gravidade das situações clínicas com que se deparam, da urgência das intervenções que há a fazer.

32 Associam-se ainda aos factores mencionados outros tipos de factores como, por exemplo, o bom ou mau relacionamento entre colegas, ou o apoio que obtêm ou não quando precisam de ultrapassar situações difíceis. A prevalência de Burnout tem sido considerada elevada, em profissionais de saúde, com valores que oscilam entre os 23 e os 28 %.

33

34 Uma pessoa pode sobreviver num emprego exigente e com stress desde que sinta que o seu trabalho é significativo e apreciado. A situação de Burnout costuma decorrer de um ambiente de trabalho em que aquilo que um indivíduo faz é depreciado e em que há igualmente conflitos com colegas. A associar a estes aspectos a pessoa usualmente sente uma sobrecarga de trabalho sobre a qual não consegue ter controlo.

35 Até aqui referimos que os factores do meio profissional estão muito ligados ao Burnout. Mencionámos também que um indivíduo solteiro, viúvo ou divorciado, com menor apoio familiar, desenvolve mais facilmente Burnout do que pessoas comparáveis com um diferente estado civil.

36 No entanto podemos agora acrescentar que há igualmente factores inerentes à pessoa que facilitam o desenvolvimento de Burnout.

37 Belfer (1989) é de opinião que as circunstâncias indutoras de stress que são inerentes à prática médica, só precipitam transtornos psiquiátricos nas pessoas predispostas. O perfil usual, refere o autor, corresponde a indivíduos: - Ambiciosos, - Inflexíveis, - Com uma história familiar de distúrbios mentais e - Uma infância instável ou infeliz.

38 McCranie e Brandsma (1988), num estudo relativo a médicos de meia-idade, cujo comportamento pôde ser analisado 25 anos antes, referiram que estão mais predispostos ao Burnout gaqueles que já revelavam anteriormente tendências maladaptativas da sua personalidade.

39 Segundo McCranie e Brandsma (1988), correspondiam a: - Baixa auto-estima, - Sentimentos de inadequação e disforia com - Tendência para preocupações obsessivas, passividade, ansiedade social e afastamento do convívio dos outros. Estes autores não encontraram qualquer relação do Burnout com a idade, sexo, tipo de especialidade, horas de trabalho ou contacto directo com doentes.

40 - J. Pereira (2004), num estudo de Burnout em 56 bancários, concluiu que os indivíduos vulneráveis ao stress (23 QVS 43), em comparação com os não-vulneráveis, apresentavam médias mais elevadas de exaustão emocional e despersonalização e uma média mais baixa de realização profissional, sendo a diferença estatística de p<.001.

41 A maneira de ser de um indivíduo que propicia que se torne mais facilmente uma vítima de Burnout corresponde a um perfil psicológico em que se observa: Uma baixa tolerância à frustração, Dificuldade em confrontar e resolver problemas, Falta de capacidade de auto-afirmação, Preocupação excessiva com os acontecimentos do dia-a-dia e Uma emocionabilidade elevada.

42 Percepção de controlo Auto-afirmação Perfeccionismo Emocionabilidade Fraca tolerância à frustração Auto-estima pobre Vulnerabilidade ao stress

43 Vamos agora considerar o caso específico dos Profissionais de Saúde Mental

44

45 Olkinuora et al. (1990) salientam que há profissões que tem índices elevados de Burnout, particularmente aquelas cujos membros tratam doentes crónicos, incuráveis ou que estão atingidos por doenças fatais. - Incluem nesta situação as especialidades de oncologia, de pneumologia e de psiquiatria. - As que apresentam um menor índice de Burnout são as que lidam com doentes de prognóstico mais favorável, como a obstetrícia e a ginecologia ou a otorrinolaringologia e a oftalmologia.

46 Fontes de stress nos Psiquiatras: Umas, são relativas aos enfermos psicóticos que, devido à perda da crítica da realidade, não aceitam que os considerem doentes e, por isso, não aderem nem colaboram facilmente com qualquer proposta terapêutica. Outras, correspondem ao envolvimento que os familiares dos doentes lhes procuram fazer para tomarem partido em relação a determinado tipo de problema.

47 Fontes de stress nos Psiquiatras: Noutros casos, têm de ser o espectador resignado de conflitos familiares. Há por vezes enfermos com uma personalidade tão dependente que procuram que o clínico se torne um gestor da sua vida. Noutras circunstâncias, têm de lidar com uma personalidade querelante e hostil.

48 Ayala Pines e Christina Maslach (1978) recolheram informação de 76 membros do pessoal que trabalhava em várias áreas de saúde mental em San Francisco (EUA). Verificaram ser estatisticamente significativo que, quanto mais tempo estavam a trabalhar no campo da saúde mental: - Menos gostavam de trabalhar com doentes, - Menos êxito sentiam terem com eles e - Menos humanísticas eram as atitudes com a saúde mental.

49 Ayala Pines e Christina Maslach recomendavam, para reduzir o Burnout, permitir: - Afastamentos temporários dos cuidados directos com os doentes e - Nas reuniões do pessoal facilitar a mudança de funções.

50 Chemtob et al. (1988) num estudo relativo a 131 psiquiatras registaram que 65 já tinham tido enfermos que se suicidaram. - Este acontecimento tinha-os deixado perturbados, tal como a qualquer pessoa a quem falece um familiar. - As repercussões individuais variavam em função da idade, sendo os mais jovens os mais afectados por este tipo de acontecimento.

51 Bressi et al. (2009) efectuaram um estudo em 81 psiquiatras que trabalhavam em Departamentos de Psiquiatria do S.N.S. Italiano, na cidade de Milão. Os psiquiatras mostravam níveis elevados de exaustão emocional e despersonalização. As causas principais estavam relacionadas com o ambiente de trabalho. 9 A variável mais predictiva de Burnout era um nível baixo de satisfação profissional. Afirmaram que os psiquiatras têm níveis mais elevados de Burnout que os médicos de clínica geral.

52 Antonella Gigantesco et al. (2010) efectuaram um estudo em 196 profissionais de Saúde Mental, a trabalhar em Roma. A maior parte dos participantes não estava satisfeito com muitos aspectos do seu trabalho. O nível de satisfação era significativamente mais baixo no pessoal que trabalhava nas enfermarias em confronto com os que efectuavam apenas trabalho de ambulatório ou prestavam cuidados residenciais. Os resultados levam a sugerir a importância que tem promover a satisfação com o trabalho, particularmente no pessoal que trabalha em enfermarias.

53 Chris Lloyd e Robert King (2004) efectuaram um estudo que incluiu um total de 304 terapeutas ocupacionais e assistentes sociais que trabalhavam em Serviços de Saúde Mental australianos. Ambos os grupos experimentavam uma exaustão emocional elevada, uma despersonalização moderada e um elevado sentido de realização pessoal. Os níveis de Burnout não eram significativamente diferentes no pessoal que trabalhava com doentes internados ou na comunidade.

54 S. Evans et al. (2006) efectuaram um estudo no Reino Unido em 237 Assistentes Sociais que trabalhavam em Serviços de Saúde Mental. - Comprovaram que apresentavam níveis elevados de stress e exaustão emocional e níveis baixos de satisfação com o trabalho casos (47%) apresentavam sintomatologia relacionada com o stress, duas vezes superior ao nível referido por estudos semelhantes feitos em psiquiatras.

55 S. Evans et al. (2006) referiam ainda: Os factores que contribuíam para uma satisfação pobre com o trabalho e muitos dos aspectos de Burnout era: - Sentirem-se desvalorizados no trabalho que realizavam - Terem exigências excessivas no desempenho das suas tarefas - Uma fraca possibilidade de intervir na tomada de decisão e - Sentirem-se infelizes com o lugar destinado aos assistentes sociais nos serviços modernos de Saúde Mental.

56 Spear et al. (2004) efectuaram um estudo sobre satisfação com o trabalho e Burnout em 116 elementos que trabalhavam em serviços de saúde mental para pessoas idosas. Comprovaram que: - O trabalho em grupo, - O apoio social e - Funções definidas com clareza - Tinham um efeito positivo na satisfação com o trabalho.

57 Thomsen et al. (1999) num estudo que envolveu psiquiatras e enfermeiras de saúde mental na cidade de Estocolmo, comprovaram que as características da Organisação eram mais importantes do que as características individuais a predizerem exaustão e realização profissional nos profissionais de saúde mental.

58 Spear et al. (2004) comprovam também que: - O pessoal que trabalhava na comunidade sentia níveis mais elevados de satisfação do que o pessoal que trabalhava nas enfermarias. - Os enfermeiros referiam um nível mais elevado de Burnout e uma satisfação menor com o trabalho do que outros profissionais do serviço de saúde mental. - Os membros do pessoal seleccionados para trabalhar em novos modelos de prestação de serviços apresentavam maior satisfação com o trabalho do que os que trabalhavam em modelos mais tradicionais.

59 Victor e Eric (1987) num estudo de 94 profissionais de Saúde Mental comprovaram que os ambientes de trabalho: - Associados a um forte compromisso com o trabalho, - Em que eram encorajadas as boas relações entre colegas e - Existia uma boa supervisão de apoio - Estavam relacionados com níveis baixos de Burnout, medido pelo Maslach Burnout Inventory.

60 Fixem o essencial!

61 Pines sugere que se faça uma intervenção tendo em conta três níveis diferentes: - Organização, - Grupo e - Indivíduo.

62 No que respeita à Organização: Devem ser instituídas condições de natureza física, social e administrativa que não se tornem nocivas para o trabalhador e, ao mesmo tempo, haja a possibilidade de serem gratificados os aspectos positivos da actividade profissional.

63 Quanto ao grupo em que o indivíduo se insere: - É importante avaliar até que ponto são legítimas as exigências que lhe estabelecem. - Por sua vez é preciso que a pessoa em causa aprenda a lidar com elas e a saber tirar partido daquelas pessoas que possam dar-lhe auxílio efectivo, sob o ponto de vista técnico, emocional e todos os outros em que se sente carente.

64 Na intervenção sobre o indivíduo: - Deve fazer-se-lhe sentir que a crise que atravessa se pode tornar uma fonte de crescimento pessoal desde que seja capaz - De avaliar o que o descompensa e - Aprenda a lidar, até ultrapassar, as dificuldades que sente.

65 Na intervenção sobre o indivíduo: - O primeiro ponto passa por uma avaliação do que constitui para si um problema; - Os recursos que tem para lidar com ele; - Finalmente, como desenvolver as aptidões pessoais ou criar acesso a apoio social que lhe possa permitir modificar as condições do trabalho.

66 Para além destes aspectos há que considerar ainda o estado clínico em que alguém se encontra. Em função do que se observa pode ser necessário instituir uma medicação antidepressora e ansiolítica ou ainda algum outro fármaco que ajude a corrigir os transtornos do sono.

67 Um psiquiatra que trate uma pessoa com Burnout deve tornar-se empático, isto é, saber colocar-se na situação do doente e ver o mundo tal como ele o observa. Cria assim condições para o compreender e ajudar. Além disso, deve tornar-se um elemento incentivador que o ajude a confrontar-se com as dificuldades que sente e a ultrapassálas com êxito, tal como foi atrás mencionado.

68

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE WHOQOL-120 HIV AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Genebra Versão em Português 1 Departamento de Saúde Mental e Dependência Química Organização Mundial da Saúde CH-1211 Genebra

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?»

DEPRESSÃO. Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» «Depressão?! O que é?» DEPRESSÃO Tristeza vs Depressão «Será que estou deprimido?» Em determinados momentos da nossa vida é normal experienciar sentimentos de «grande tristeza». Para a maioria das pessoas, tais sentimentos surgem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Como lidar com a perda...

Como lidar com a perda... Psicóloga, Chou Im Keng Nascer, envelhecer e morrer, são etapas que fazem parte da vida. O nascimento de uma vida traz alegria e esperança, porém, quando perdermos um familiar ou companheiro, a tristeza

Leia mais

Assunto: Fibromialgia Nº: 45/DGCG DATA: 09/09/05. Administrações Regionais de Saúde e Médicos dos Serviços Prestadores de Cuidados de Saúde

Assunto: Fibromialgia Nº: 45/DGCG DATA: 09/09/05. Administrações Regionais de Saúde e Médicos dos Serviços Prestadores de Cuidados de Saúde Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Fibromialgia Nº: 45/DGCG DATA: 09/09/05 Para: Contacto na DGS: Administrações Regionais de Saúde e Médicos dos Serviços Prestadores

Leia mais

PARTE V ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

PARTE V ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PARTE V ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Ganhar, nem sempre. Amadurecer, sempre. Prof. Glauber Santos glauber@justocantins.com.br www.justocantins.com.br Introdução É impossível imaginar uma empresa onde não

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Auto-Estima

Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Auto-Estima Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Auto-Estima Paulo José Costa Assistente de Psicologia Clínica Serviço de Pediatria do CHL, EPE (Leiria) www.paulojosecosta.com paulojosecosta@gmail.com

Leia mais

Perturbações da Personalidade: Perturbação da Personalidade Borderline e Perturbação da Personalidade Evitante. Joana Gonçalves

Perturbações da Personalidade: Perturbação da Personalidade Borderline e Perturbação da Personalidade Evitante. Joana Gonçalves Perturbações da Personalidade: Perturbação da Personalidade Borderline e Perturbação da Personalidade Evitante Joana Gonçalves Perturbação da Personalidade Borderline Provavelmente a perturbação de personalidade

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES

GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES (Des)motivação na sala de aula! Sugestões práticas da: Nota introdutória Ser professor é ter o privilégio de deixar em cada aluno algo que este possa levar para a vida, seja

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

Motivação: Empresarial e Escolar

Motivação: Empresarial e Escolar Motivação: Empresarial e Escolar ISEP 2003/2004 Introdução à gestão aluno: Filipe Costa numero: 1020525 turma: 2ID Introdução A motivação como factor fundamental que dita a produtividade de uma pessoa

Leia mais

Trabalho realizado por: Diva Rafael 12ºA nº15

Trabalho realizado por: Diva Rafael 12ºA nº15 Trabalho realizado por: Diva Rafael 12ºA nº15 Ano Lectivo: 2007/2008 Índice Introdução O que é a psicologia O que é a psicologia clínica Entrevista Conclusão Bibliografia Pág.3 Pág.4 Pág.5 Pág.7 Pág.9

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

O que é coleta de dados?

O que é coleta de dados? O que é coleta de dados? Segundo Bandeira (2004) no projeto de pesquisa, o pesquisador deverá descrever detalhadamente o método que usará para coletar seus dados. Basicamente ele pode adotar como método

Leia mais

Elaboração e aplicação de questionários

Elaboração e aplicação de questionários Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística Elaboração e aplicação de questionários Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

Prevenção em saúde mental

Prevenção em saúde mental Prevenção em saúde mental Treinar lideranças comunitárias e equipes de saúde para prevenir, identificar e encaminhar problemas relacionados à saúde mental. Essa é a característica principal do projeto

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Tipo de perguntas mais frequentes

Tipo de perguntas mais frequentes Tipo de perguntas mais frequentes Para facilitar a preparação de uma entrevista apresentamos questões que frequentemente são colocadas nesta situação. Com base nestas, os candidatos poderão praticar as

Leia mais

SEMINÁRIOS AVANÇADOS GESTÃO DE PROJECTOS

SEMINÁRIOS AVANÇADOS GESTÃO DE PROJECTOS SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE GESTÃO DE PROJECTOS 2007 Victor Ávila & Associados - Victor Ávila & Associados Centro Empresarial PORTUGAL GLOBAL, Rua do Passeio Alegre, nº 20 4150- Seminários Avançados de Gestão

Leia mais

Programa para a Reabilitação de Pessoas com Comportamentos Adictos

Programa para a Reabilitação de Pessoas com Comportamentos Adictos Programa para a Reabilitação de Pessoas com Comportamentos Adictos Introdução Os comportamentos adictos têm vindo a aumentar na nossa sociedade. Os problemas, ao nível do local e das relações no trabalho,

Leia mais

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010)

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010) SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010) 1 SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Artigo

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo.

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo. Informação ao participante e consentimento informado para o parceiro VIH positivo Estudo PARTNER O estudo PARTNER é um estudo levado a cabo com casais em que: (i) um parceiro é VIH positivo e o outro é

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

ASSÉDIO MORAL: Uma Realidade no Local de Trabalho

ASSÉDIO MORAL: Uma Realidade no Local de Trabalho ASSÉDIO MORAL: Uma Realidade no Local de Trabalho Conferência sobre Assédio Moral: Uma Realidade no Local de Trabalho? Ana Paula Viseu UGT 7 de Março de 2009 1 TIPOLOGIA DO ASSÉDIO Assédio sexual Assédio

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC)

Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) Pesquisa sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) Instruções Esta pesquisa solicita sua opinião sobre segurança do, erros associados ao cuidado de saúde e notificação de eventos em seu hospital

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos.

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. INTRODUÇÃO A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. Foi fundada a 17 de Novembro de 1951 e conta actualmente com os membros

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1

TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1 1 Laboratório de Psicologia Experimental Departamento de Psicologia UFSJ Disciplina: Método de Pesquisa Quantitativa Professora: Marina Bandeira TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1 Autores: Selltiz

Leia mais

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

DISTÚRBIOS ALIMENTARES DISTÚRBIOS ALIMENTARES Adolescência Período da vida entre a infância e a idade adulta. Fase decisiva na vida do ser humano. Fase de experiências, mudanças físicas, psicológicas e emocionais, que são avaliadas

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica

Gripe pandémica. Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica Gripe pandémica Factos que deve conhecer acerca da gripe pandémica De que trata esta brochura? Esta brochura apresenta informações acerca da gripe pandémica. Dá resposta a 10 perguntas importantes acerca

Leia mais

REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio

REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio REAÇÕES E SENTIMENTOS DE FAMILIARES frente ao suicídio TERAPIA DO LUTO Profa. Dra. Angela Maria Alves e Souza Enfermeira-Docente-UFC o suicídio desencadeia o luto mais difícil de ser enfrentado e resolvido

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Índice RESUMO EXECUTIVO...

Leia mais

Bullying - A Agressividade Entre Pares. A Agressividade Entre Pares

Bullying - A Agressividade Entre Pares. A Agressividade Entre Pares Bullying - A Agressividade Entre Pares A Agressividade Entre Pares Conceito de Bullying Dan Olweus (1991), definiu o conceito de Bullying afirmando que um aluno está a ser provocado/vitimado quando ele

Leia mais

INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C)

INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C) INVENTÁRIO DE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA (AVALIADO POR CLÍNICOS) (IDS-C) NOME: DATA: Faça um círculo na resposta de cada item que melhor descreva seu paciente nos últimos 7 dias. 1. Insônia Inicial: 0 Nunca

Leia mais

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br

A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. www.espiritizar.com.br A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA A ENERGIA MENTAL E O PROCESSO SAÚDE/DOENÇA Meditando sobre a essência e o significado de ser um Espírito imortal em evolução: Feche os olhos e entre em contato

Leia mais

Cap.QOD Cristianne Freitas Cap.QOD Carla Bullé Cap.QOD Helyane Conserva Cap.QOD Fátima Ribeiro. Cap.QOM Maria do Carmo

Cap.QOD Cristianne Freitas Cap.QOD Carla Bullé Cap.QOD Helyane Conserva Cap.QOD Fátima Ribeiro. Cap.QOM Maria do Carmo Cap.QOD Cristianne Freitas Cap.QOD Carla Bullé Cap.QOD Helyane Conserva Cap.QOD Fátima Ribeiro Cap.QOD Adriana Paula Cap.QOM Maria do Carmo Desde pequenos que somos confrontados com situações quer de conflito,

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

A adolescência e o fenômeno da drogadição. Prof. Marco Aurélio de Patrício Ribeiro marcoaurélio@7setembro.com.br Cel. 9998.6560

A adolescência e o fenômeno da drogadição. Prof. Marco Aurélio de Patrício Ribeiro marcoaurélio@7setembro.com.br Cel. 9998.6560 A adolescência e o fenômeno da drogadição. Prof. Marco Aurélio de Patrício Ribeiro marcoaurélio@7setembro.com.br Cel. 9998.6560 A Sociedade muda (acentuando o problema das drogas nos últimos 30 anos) Ao

Leia mais

O PÚBLICO fez um guia explicativo para as cinco grandes mudanças deste regime.

O PÚBLICO fez um guia explicativo para as cinco grandes mudanças deste regime. Guia para o novo regime de subsídio de desemprego 02.01.2007 João Manuel Rocha, PÚBLICO O subsídio de desemprego tem, desde ontem, novas regras. Menos possibilidades de os desempregados poderem recusar

Leia mais

Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção)

Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção) Psicopatologia Cogntivo-Desenvolvimental 2004/05 Aplicações clínicas: Perspectiva desenvolvimental sobre as perturbações do choro da primeira infância (concepção e intervenção) Trabalho elaborado por:

Leia mais

Contexto. 74,3% dos usuários de drogas ilícitas estão empregados.

Contexto. 74,3% dos usuários de drogas ilícitas estão empregados. Contexto 74,3% dos usuários de drogas ilícitas estão empregados. Empregados sob efeito de droga utilizam, em média, 67% da capacidade de trabalho, tem o triplo de probabilidade de chegar atrasado ou faltar

Leia mais

NOTA INTRODUTÓRIA. Urgência/Emergência pág. 1 de 6

NOTA INTRODUTÓRIA. Urgência/Emergência pág. 1 de 6 NOTA INTRODUTÓRIA A Ordem dos Enfermeiros (OE) foi convidada a pronunciar-se, durante o período de discussão pública, sobre a Proposta de Rede de Serviços de Urgência elaborada pela Comissão Técnica de

Leia mais

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens.

O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões de crianças e jovens. Os Serviços de Saúde Amigos das Crianças Crianças e Jovens: digam-nos o que pensam! O Conselho da Europa é uma organização internacional com 47 países membros. O seu trabalho afecta a vida de 150 milhões

Leia mais

Brochura. Apenas ao saborear o vinho moderada e calmamente, os seus sabores complexos podem ser apreciados e desfrutados na totalidade.

Brochura. Apenas ao saborear o vinho moderada e calmamente, os seus sabores complexos podem ser apreciados e desfrutados na totalidade. Brochura Vinho com moderação Vinho: a cultura da moderação A produção e consumo de vinho são parte da cultura europeia desde há milénios. A UE é a maior produtora de vinhos do mundo, bem como a líder mundial

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação

Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Módulo 6 Cultura organizacional, Liderança e Motivação Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Ética no exercício da Profissão

Ética no exercício da Profissão Titulo: Ética no exercício da Profissão Caros Colegas, minhas Senhoras e meus Senhores, Dr. António Marques Dias ROC nº 562 A nossa Ordem tem como lema: Integridade. Independência. Competência. Embora

Leia mais

CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO E PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO E PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA 1 CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO E PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA ENQUADRAMENTO Um projecto de prevenção em saúde mental na área da primeira infância implica sempre uma união de esforços e um trabalho em conjunto

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Rui Grilo Tristeza VS Depressão A tristeza é a reacção que temos perante as perdas afectivas na nossa vida; A perda de alguém por morte é tristeza e

Leia mais

Cefaleia em salvas C e faleia em salvas

Cefaleia em salvas C e faleia em salvas Cefaleia em salvas Cefaleia em salvas O que é a cefaleia em salvas? Muitas vezes acordam-me a meio da noite, umas horas depois de me ter deitado. Avolumamse numa questão de segundos e a dor é simplesmente

Leia mais

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto.

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Se um ou outro

Leia mais

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha PSICOLOGIA APLICADA A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha Psicologia aplicada É impossível pensar em psicologia, sem pensar em intervenção, pois esta tem uma dimensão prática que

Leia mais

sistema de gestão do desempenho e potencial Directório de Competências e de Perfis Profissionais

sistema de gestão do desempenho e potencial Directório de Competências e de Perfis Profissionais SGDP sistema de gestão do desempenho e potencial :: Directório de Competências e de Perfis Profissionais :: Directório de Competências e de Perfis Profissionais ÍNDICE Competências Inovação e Criatividade

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

Acção de Sensibilização Demência. Prevenção Clinica

Acção de Sensibilização Demência. Prevenção Clinica Acção de Sensibilização Demência Prevenção Clinica Mitos sobre o Envelhecimento... Mito 1: A maioria é senil ou tem demência Facto: Menos de 20% tem limitações consideráveis da memória Mito 2: A maioria

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Trabalhar para viver. Psicóloga, Choi Soi Chan

Trabalhar para viver. Psicóloga, Choi Soi Chan Psicóloga, Choi Soi Chan Trabalhar desde a entrada até à saída do serviço..., levar trabalho para concluir em casa depois de sair do serviço..., o trabalho não tem fim..., trabalhar tanto de dia como de

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO

ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO ACTIVIDADES DE RELAXAÇÃO Momentos de bem-estar, a pensar em si. ACAPO Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal Delegação do Algarve Ano 2011 A relaxação actua como um mecanismo regulador das emoções

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Secção Autónoma de Ciências da Saúde 1. INTRODUÇÃO Em 2003 foi criado o Mestrado em Geriatria e Gerontologia, que se iniciou no

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

Motivar os Professores

Motivar os Professores Motivar os Professores Ramiro Marques Conferência Realizada no Dia da Escola Escola Superior de Educação de Santarém 11 de Novembro de 2003 Uma das formas de motivar o jovem professor é: Ouvi-lo com atenção

Leia mais

Manual do facilitador

Manual do facilitador Manual do facilitador Introdução Este manual faz parte do esforço para institucionalizar o sistema de informação de uma maneira coordenada a fim de que as informações possam ser de acesso de todos que

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

ITECH Instituto de Terapia e Ensino do Comportamento Humano. Abuso e dependência de álcool e substâncias psicoativas. Cristina Belotto da Silva

ITECH Instituto de Terapia e Ensino do Comportamento Humano. Abuso e dependência de álcool e substâncias psicoativas. Cristina Belotto da Silva ITECH Instituto de Terapia e Ensino do Comportamento Humano Abuso e dependência de álcool e substâncias psicoativas Cristina Belotto da Silva Tainara Claudio Maciel O abuso e a dependência de álcool e

Leia mais

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE PARTE A (a preencher pelo coordenador do departamento curricular ou pelo conselho executivo se o avaliado for coordenador de um departamento curricular)

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS GRUPOS PROFISSIONAIS: TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO, TÉCNICO PROFISSIONAL E ADMINISTRATIVO, OPERÁRIO E AUXILIAR ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO PT PT PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 30.4.2009 C(2009) 3177 RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO que complementa as Recomendações 2004/913/CE e 2005/162/CE no que respeita ao regime de remuneração

Leia mais

Governo das Sociedades E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Governo das Sociedades E RESPONSABILIDADE SOCIAL Governo das Sociedades E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS 23-2-2015 Carlos Tavares 1. Quando falamos em governo das sociedades e no papel da respectiva regulação, a primeira questão que se nos depara

Leia mais

Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores

Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores O Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, recentemente aprovado,

Leia mais