(22) Data do Depósito: 20/06/2014. (43) Data da Publicação: 31/05/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(22) Data do Depósito: 20/06/2014. (43) Data da Publicação: 31/05/2016"

Transcrição

1 INPI (21) BR A2 (22) Data do Depósito: 20/06/2014 *BR A República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade Industrial (43) Data da Publicação: 31/05/2016 (54) Título: DISPOSITIVO ORTODÔNTICO BIOCOMPATÍVEL CONFECCIONADO COM LIGA DE MAGNÉSIO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DO MESMO (51) Int. Cl.: A61C 19/06; A61C 7/14 (52) CPC: A61C 19/06; A61C 7/14 (73) Titular(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (72) Inventor(es): MIGUEL AFONSO FLACK (57) Resumo: DISPOSITIVO ORTODÔNTICO BIOCOMPATÍVEL CONFECCIONADO COM LIGA DE MAGNÉSIO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DO MESMO. O presente invento descreve um dispositivo ortodôntico biocompatível confeccionado com liga de magnésio anexado ao aparelho ortodôntico para reduzir a liberação de níquel na saliva bucal. O invento utiliza uma liga de magnésio conectada ao aparelho ortodôntico para minimizar a alergia ao níquel por ocasião da corrosão causada pelos fluídos bucais.

2 1/6 DISPOSITIVO 0RTODÔNTICO BIOCOMPAT[VEL CONFECCIONADO COM LIGA DE MAGNÉSIO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DO MESMO Campo da Invenção 001. O presente invento descreve um dispositivo ortodôntico biocompatível confeccionado com liga de magnésio anexado ao aparelho ortodôntico para reduzir a liberação de níquel na saliva bucal. O invento utiliza uma liga de magnésio conectada ao aparelho ortodôntico para minimizar a alergia ao níquel por ocasião da oxidação causada pelos fluídos bucais. A presente invenção tem aplicação na área da Ortodontia e em outras especialidades de Odontologia e Medicina que utilizam aço inoxidável. Antecedentes da Invenção 002. O uso de dispositivos ortodônticos tais como grampos de fixação ou bráquetes, é bem conhecido no estado da técnica. Esses aparelhos dentários, incluindo os ortodônticos fixos e removíveis são tidos como biocompatíveis, porém muitos aparelhos ortodônticos possuem níquel em sua composição. Os materiais que contém níquel em sua composição são comercialmente conhecidos no ramo odontológico por materiais de aço inoxidável. Existem pessoas com alergia ao níquel. O presente invento caracteriza-se por utilizar uma liga de magnésio conectada ao aparelho ortodôntico para minimizar a liberação de níquel Atualmente existem inúmeras configurações de aparelhos ortodônticos. Os materiais utilizados em sua confecção incluem metais, resinas e elastômeros de diversos tipos. Os aparelhos ortodônticos podem ser removíveis ou fixos, dependendo do tipo de correção necessária e das etapas necessárias ao completo tratamento sendo, muitas vezes, ambos utilizados em um mesmo paciente. O dispositivo proposto aplica-se a ambos os tipos de aparelhos, mas principalmente em fixos Um aparelho ortodôntico fixo é constituído por vários componentes individuais. Tais componentes são os bráquetes feitos de aço inoxidável com e

3 2/6 sem níquel, titânio, ouro e cerâmicas; bandas de aço inoxidável; uniões metálicas por meio de solda prata, solda por brasagem, solda a ponto com eletrodos de cobre e solda a laser; arcos ortodônticos feitos de aço inoxidável, fios de aço trançados, ligas de cobalto-cromo, ligas de titânio-beta, e ligas de níquel-titânio e finalmente elos de elastômero e/ou ligaduras metálicas de aço inoxidável para amarração Na corrosão química ocorre a combinação direta de elementos metálicos e não metálicos para formar compostos de várias maneiras como, por exemplo, reações de oxidação. A corrosão mais importante em materiais odontológicos é a reação eletroquímica, que ocorre na presença de algum eletrólito como água ou saliva Os aparelhos ortodônticos podem ser capazes de liberar substâncias para o corpo do paciente e a liberação de certas substâncias em quantidades adequadas pode causar toxicidade evidente, é o caso da alergia ao níquel. A corrosão do aparelho ortodôntico e liberação de níquel aumentam quando se tem várias ligas metálicas unidas fisicamente e submetidas a um meio aquoso salino, aliado ao esforço mecânico. Muitos bráquetes são fabricados através da união de várias partes de ligas diferentes por solda, que também tem composição diferente do restante do bráquete. Os bráquetes são unidos ao arco ortodôntico, que também pode ser de uma liga diferente. Tal união é feita também com fios de amarração, e sua composição também pode ser diferente do restante do aparelho. Tal combinação de ligas aumenta a liberação de níquel na saliva bucal e em pessoas alérgicas, causa alergia de contato No âmbito patentário não foram encontrados dispositivos que se assemelham a presente invenção, pois os dispositivos descritos na literatura de patentes são relacionados com hastes, grampos de fixação e bráquetes, todos para uso em ortodontia, bem como aparelhos para correção do posicionamento anormal da língua, porém sem que façam referência a dispositivos que se proponham a reduzir a liberação de níquel. A seguir destacamos alguns desses documentos para conhecimento.

4 3/ Patente PI , 01/09/2005, "Dispositivo ortodôntico para fixação em fio ortodôntico". Esse pedido trata de um dispositivo que é apropriado para prender um módulo de força ortodôntico em um fio ortodôntico e compreende uma parte de tampa tendo uma abertura de tamanho suficiente para receber e reter o módulo de força ortodôntico Patente PI , 12/04/2004, "Placa Geniana de Nouer 111". Refere-se essa patente a um dispositivo de uso ortodôntico destinado a pacientes portadores de posicionamento anormal geniano da língua, com o objetivo de reeducar a postura viciosa da língua, desestimular o crescimento longitudinal do arco inferior, propiciar a erupção normal dos incisivos superiores e inferiores, evitar a ação modeladora da língua no sentido longitudinal, eliminar problemas de deglutição, favorecer o crescimento mandibular deficiente e reeducar toda a musculatura peribucal Patente US , 10/07/2001, "Orthodontic appliances incorporating corrosion resistant nickel-based alloy". Trata essa patente de um método de brasagem de um primeiro componente de um aparelho ortodôntico para um segundo componente do dito aparelho, compreendendo o passo de brasagem do primeiro componente para o segundo componente através de uma liga de solda forte isenta de boro e que inclui pelo menos 50 por cento em peso de níquel. A liga de soldadura da presente invenção também pode compreender cromo, e/ou outros elementos tais como silício, fósforo e/ou semelhantes. Sumário da Invenção 011. É um objeto da presente invenção um dispositivo ortodôntico biocompatível para ser anexado ao aparelho ortodôntico para reduzir a liberação de níquel para a saliva bucal Em uma realização preferencial o dispositivo é confeccionado em liga de magnésio Em outra realização preferencial o dispositivo é composto por três partes e possui dois tipos de materiais:

5 4/6 a) Parte 1 - Gancho confeccionado em aço inoxidável, que servirá como fixação do dispositivo ao arco do aparelho ortodôntico. b) Parte 2 - Cilindro confeccionado em aço inoxidável, que serve para ligar o gancho de fixação ao cilindro de liga de magnésio. c) Parte 3 - Cilindro confeccionado em liga de magnésio É um objeto da presente invenção o uso de um dispositivo ortodôntico biocompatível confeccionado com liga de magnésio anexado ao aparelho ortodôntico para reduzir a liberação de níquel na saliva bucal. Descrição das Figuras 015. Figura 1 - Visão tridimensional do dispositivo ortodôntico biocompatível confeccionado com liga de magnésio e aço inoxidável composto por 3 (três) partes: a) Parte (1) - Gancho de aço inoxidável, que servirá como fixação do dispositivo ao arco do aparelho ortodôntico. b) Parte (2) - Cilindro de aço inoxidável, que serve para ligar o gancho de fixação ao cilindro de liga de magnésio, tendo 0,5 mm de diâmetro. c) Parte (3) - Cilindro de liga de magnésio medindo 2,0 mm de diâmetro e 5,0 mm de comprimento Figura 2a- Vista lateral do dispositivo destacando as partes (1), (2) e (3) 017. Figura 2b- Vista superior do dispositivo destacando as partes (1), (2) e (3) 018. Figura 2c- Vista frontal do dispositivo destacando as partes (1) e (3) 019. Figura 3 - Exemplo de aplicação mostrando o perfil lateral da face do paciente (5), em destaque os dois dispositivos ortodônticos (1) no lado esquerdo do paciente, um na arcada superior e um na arcada inferior. Os dispositivos encontram-se fixados ao arco ortodôntico (2), entre o último e penúltimo dente. O arco ortodôntico está ligado por meio de braquetes (3) aos dentes (4).

6 5/6 Descrição Detalhada da Invenção 020. É reivindicada nesse invento a utilização de um dispositivo ortodôntico biocompatível confeccionado com liga de magnésio anexado ao aparelho ortodôntico para reduzir a liberação de níquel na saliva bucal. Tal dispositivo pode ser visto tridimensionalmente na figura O dispositivo ortodôntico biocompatível é confeccionado com dois tipos de materiais, como pode ser visto na figura 2. A figura 2a, mostra a vista lateral do dispositivo, onde podemos ver uma peça em formato de 'U', denominada de gancho (1) que servirá para conectar o dispositivo ao aparelho ortodôntico. Ligada ao gancho, podemos ver um cilindro (2) de 0,5 mm de diâmetro. Tanto o gancho como este cilindro são confeccionados em aço inoxidável. Ligado a estes dois, podemos ver um segundo cilindro (3) de 2,0 mm de diâmetro e 5,0 mm de comprimento. Este segundo cilindro é confeccionado em liga de magnésio. Tal liga possui magnésio como principal elemento e é denominada também por magnésio comercialmente puro, ou magnésio puro Nas figuras 2a, 2b e 2c, podemos ver, respectivamente, as vistas lateral, superior e frontal, com as partes (1 ), (2) e (3) que constituem o dispositivo A conexão do dispositivo ao aparelho ortodôntico é realizada na parte (1 ), onde a parte inferior do gancho recebe o arco ortodôntico e após isto é realizado um aperto das partes superiores do gancho, fixando-o ao arco A figura 3 mostra dois dispositivos ortodônticos (1), fixados a aparelhos ortodônticos (2) O presente invento tem como principais vantagens, proporcionar maior conforto ao paciente alérgico, e a redução do custo total do tratamento, em casos que se faz necessária a substituição do aparelho que contém níquel por um mais caro que não contenha níquel. Exemplo de Aplicação: 026. Em um aparelho fixo normalmente são utilizados vários bráquetes por arcada dentária, ligados por um arco ortodôntico. Um exemplo de configuração de utilização seria a fixação de dois dispositivos por arcada, entre o último e o

7 6/6 penúltimo bráquete, um em cada lado da arcada. Tal configuração faria uso de quatro dispositivos por paciente, e possui simetria entre os lados direito e esquerdo do paciente. Podem ser vistos na figura 3 dois dispositivos (1) no lado esquerdo do paciente, um na arcada superior e um na arcada inferior, fixados ao arco ortodôntico Por decisão do profissional de saúde responsável pelo tratamento do paciente, o local de fixação, número de dispositivos e até a forma do item (3) da figura 2, podem sofrer modificações. A funcionalidade do invento determina que ao menos um dispositivo por arcada seja instalado. Tais modificações efetuadas pelo profissional de saúde visam preservar a funcionalidade do aparelho ortodôntico como um todo, bem como o conforto do paciente. Um exemplo de modificação seria a suavização de cantos vivos. O essencial é que seja mantida uma conexão mecânica e elétrica entre o dispositivo ortodôntico biocompatível (1) da figura 3 e os itens metálicos do aparelho (2) e (3) desta mesma figura 3. Esta conexão pode ser obtida, além do aperto entre o dispositivo e o aparelho ortodôntico, também com o uso de uma união soldada pelos mesmos processos de soldagem utilizados nas demais partes do aparelho. O uso de união soldada para melhorar a fixação do aparelho, consiste também em uma modificação de aplicação a ser decidida pelo profissional de saúde responsável pelo tratamento.

8 1/1 Reivindicações 1. DISPOSITIVO ÜRTODÔNTICO BIOCOMPATÍVEL CONFECCIONADO COM LIGA DE MAGNÉSIO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DO MESMO caracterizado por ser anexado ao aparelho ortodôntico visando reduzir a liberação de níquel. 2. DISPOSITIVO ÜRTODÔNTICO BIOCOMPATÍVEL de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser confeccionado em aço inoxidável e liga de magnésio. 3. DISPOSITIVO ÜRTODÔNTICO BIOCOMPATÍVEL de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser composto por três partes e dois tipos de materiais: a) Parte 1 - Gancho confeccionado em aço inoxidável, que servirá como fixação do dispositivo ao arco do aparelho ortodôntico. b) Parte 2- Cilindro confeccionado em aço inoxidável medindo 0,5 mm de diâmetro, que serve para ligar o gancho de fixação ao cilindro de liga de magnésio. c) Parte 3 - Cilindro confeccionado em liga de magnésio e com dimensões de 2,0 mm de diâmetro e 5,0 mm de comprimento. 4. Uso DE UM DISPOSITIVO ÜRTODÔNTICO de acordo com as reivindicações de 1 a 3, caracterizado por ser anexado a um aparelho ortodôntico.

9 1/3 Figuras Figura O r',o N Figura 2a

10 2/3 Figura 2b 1 i 3 I c~j ' Figura 2c

11 3/ ,, ---C- ', Figura 3

12 1/1 Resumo DISPOSITIVO 0RTODÔNTICO BIOCOMPATIVEL CONFECCIONADO COM LIGA DE MAGNÉSIO E MÉTODO DE APLICAÇÃO DO MESMO O presente invento descreve um dispositivo ortodôntico biocompatível confeccionado com liga de magnésio anexado ao aparelho ortodôntico para reduzir a liberação de níquel na saliva bucal. O invento utiliza uma liga de magnésio conectada ao aparelho ortodôntico para minimizar a alergia ao níquel por ocasião da corrosão causada pelos fluídos bucais.

(21) PI A2. (51) lnt.ci.: A61C 7/00. (22) Data de Depósito: 25/10/2011 (43) Data da Publicação: 01/04/2014 (RPI 2256)

(21) PI A2. (51) lnt.ci.: A61C 7/00. (22) Data de Depósito: 25/10/2011 (43) Data da Publicação: 01/04/2014 (RPI 2256) República Federativa do Brasil Mmistúrio lnst1!u!o (21) PI 1106508-7 A2 (22) Data de Depósito: 25/10/2011 (43) Data da Publicação: 01/04/2014 (RPI 2256) * B R P I 1 1 O 6 5 O 8 A 2 * (51) lnt.ci.: A61C

Leia mais

(22) Data do Depósito: 15/06/2016. (43) Data da Publicação: 29/11/2016

(22) Data do Depósito: 15/06/2016. (43) Data da Publicação: 29/11/2016 INPI (21) BR 202016013907-0 U2 (22) Data do Depósito: 15/06/2016 *BR202016013907U República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

DISPOSITIVO BANDELETE

DISPOSITIVO BANDELETE 1 Pierre Fauchard DISPOSITIVO BANDELETE Uma tira de metal, que se prestava para dar a forma do arco, associada às amarrias de prata ou latão, para promover as movimentações. 1 Angle Arco E Um arco preso

Leia mais

(22) Data do Depósito: 25/02/2015. (43) Data da Publicação: 20/09/2016

(22) Data do Depósito: 25/02/2015. (43) Data da Publicação: 20/09/2016 INPI (21) BR 102015003982-4 A2 (22) Data do Depósito: 25/02/2015 *BR102015003982A República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA. Roteiro de estudos Corrosão Data: 17/04/2013. Ambiente bucal favorece a degradação dos materiais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA. Roteiro de estudos Corrosão Data: 17/04/2013. Ambiente bucal favorece a degradação dos materiais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS E BIOLOGIA ORAL Roteiro de estudos Corrosão Data: 17/04/2013 Corrosão de ligas metálicas e suas implicações clínicas 1 Introdução

Leia mais

Fios em varetas Morest standardcrni/ Wires sticks standard MorestCrNi. Fios em varetas Morealloy azulcocr / Wires sticks Morealloy bluecocr.

Fios em varetas Morest standardcrni/ Wires sticks standard MorestCrNi. Fios em varetas Morealloy azulcocr / Wires sticks Morealloy bluecocr. Wires em varetas Morest standardcrni/ Wires sticks standard MorestCrNi Varetas de fio de aço inoxidável, disponíveis nos diâmetros necessários para todas as etapas do tratamento ortodôntico. Morest stainless

Leia mais

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 6 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 6 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO 37 CAPÍTULO 6 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO 38 SOLDAGEM A ARCO SUBMERSO (SAW) ARCO SUBMERSO é um processo de soldagem por fusão, no qual a energia necessária é fornecida por um arco (ou arcos) elétrico desenvolvido

Leia mais

Processo, Consumíveis, Técnicas e Parâmetros, Defeitos e Causas

Processo, Consumíveis, Técnicas e Parâmetros, Defeitos e Causas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Processo, Consumíveis, Técnicas e Parâmetros, Defeitos e Causas Professor: Anderson Luís Garcia Correia Unidade Curricular de Processos

Leia mais

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol Arcos, Fios e Molas Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol 38 Arcos de Nitinol Termo Ativado Este fio é ativado pelo calor da boca e

Leia mais

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger

Processo de Soldagem MIG/MAG. Processo MIG / MAG Prof. Vilmar Senger Processo de Soldagem MIG/MAG Gases de proteção O ar atmosférico é expulso da região de soldagem por um gás de proteção com o objetivo de evitar a contaminação da poça de fusão. A contaminação é causada

Leia mais

(21) BR

(21) BR INPI (21) BR 102015027718-0 102015027718-0 A2 A2 l l l l l l l l l l l l l l l jl l l l l l l l l l l l l (21) BR *BR102015027718A (22) (22) Data Data do do Depósito: Depósito: 03/11/2015 03/11/2015 República

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 280,0000 42.000,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

(22) Data do Depósito: 29/07/2013. (43) Data da Publicação: 10/11/2015 (RPI 2340)

(22) Data do Depósito: 29/07/2013. (43) Data da Publicação: 10/11/2015 (RPI 2340) INPI (21) BR 102013019183-3 A2 (22) Data do Depósito: 29/07/2013 *BR102013019183A República Federativa do Brasil Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade do Amazonas. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00044/2017 (SRP)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade do Amazonas. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00044/2017 (SRP) Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade do Amazonas Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00044/2017 (SRP) Às 11:04 horas do dia 09 de agosto de 2017, após constatada a regularidade

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 104945 (51) Classificação Internacional: B23Q 3/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.01.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/5 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 250,0000 37.500,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade do Amazonas. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00044/2017 (SRP)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade do Amazonas. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00044/2017 (SRP) Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade do Amazonas Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00044/2017 (SRP) Às 15:51 horas do dia 21 de junho de 2017, após analisado o resultado

Leia mais

2 - CLASSIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM

2 - CLASSIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM 1 - SOLDAGEM: TERMO GENÉRICO Disciplina Titulo da aula Expositor Materiais Dentários I Soldagem odontológica Prof. Dr. Eclérion Chaves Processo de união de metais, envolvendo ou não o fluxo de um metal

Leia mais

Desenvolvimento de Protótipo de Afastador de Língua e Bochecha para Auxílio no Tratamento Odontológico de Paciente com Necessidades Especiais

Desenvolvimento de Protótipo de Afastador de Língua e Bochecha para Auxílio no Tratamento Odontológico de Paciente com Necessidades Especiais Desenvolvimento de Protótipo de Afastador de Língua e Bochecha para Auxílio no Tratamento Odontológico de Paciente com Necessidades Especiais KAWAMOTO, W.O¹, RODRIGUES, S.C.M¹. 1 Universidade de Mogi das

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0

PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Ba 0 / Ba 2+ // Cu + / Cu 0 GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de exercícios No Anhanguera você é + Enem 1. Com base no diagrama da pilha: E nos potenciais-padrão de redução

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

Pilar Mini Cônico BOLETIM TÉCNICO. bionnovation.com.br

Pilar Mini Cônico BOLETIM TÉCNICO. bionnovation.com.br Após a osseointegração, a restauração protética deverá ser conectada ao implante. Para isso, a Bionnovation Produtos Biomédicos disponibiliza a Linha de Pilares Mini Cônicos: um componente protético intermediário.

Leia mais

Fixação da carroceria

Fixação da carroceria Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Maiores informações sobre a escolha da fixação se encontram no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Leia mais

Bráquetes Metálicos. Instrução de Uso. Indicação de uso:

Bráquetes Metálicos. Instrução de Uso. Indicação de uso: Bráquetes Metálicos Colado na superfície vestibular dos dentes, o Bráquete tem a finalidade de alojar o arco Intraoral, sendo que ambos determinam os esforços transmitidos aos elementos dentários corrigindo

Leia mais

ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL.

ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL. 1/8 ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL. Campo técnico O presente pedido de modelo de utilidade descreve uma modificação realizada na haste da peça que

Leia mais

Soldagem por fricção. Daniel Augusto Cabral -

Soldagem por fricção. Daniel Augusto Cabral - Soldagem por fricção Daniel Augusto Cabral - E-mail: daniel_pirula@yahoo.com.br 1. Princípios do processo A norma DVS 2909 declara a soldagem de fricção um grupo de procedimentos de soldagem a pressão.

Leia mais

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS

(54) Epígrafe: BANCO CONVERTÍVEL NUM CONJUNTO COMPOSTO POR UMA MESA E RESPECTIVOS BANCOS (11) Número de Publicação: PT 104678 A (51) Classificação Internacional: A47B 85/04 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.07.21 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ORTODONTIA. Guia de Referência de Produtos Odontológicos

SOLUÇÕES PARA ORTODONTIA. Guia de Referência de Produtos Odontológicos SOLUÇÕES PARA ORTODONTIA Guia de Referência de Produtos Odontológicos 3M Oral Care. Ciência que conecta você a um mundo de soluções em Odontologia. A rapidez e a simplicidade no trabalho do profissional

Leia mais

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Cap. 01 Biomecânica com Braquetes Autoligados 24 Cap. 02 Uso da Eficiência nos Braquetes Autoligados 70 Cap.

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106952 (51) Classificação Internacional: A01D 46/26 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2013.05.21 (30) Prioridade(s): 2012.05.22 P201230769

Leia mais

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG PROCESSO DE SOLDAGEM TIG ÍNDICE - Definição do processo - Características - Equipamentos - Fontes - Tocha de soldagem - Eletrodo de tungstênio - Afiação eletrodo - Dispositivo para abertura do arco - Cabos

Leia mais

(22) Data do Depósito: 10/10/2014. (43) Data da Publicação: 05/07/2016

(22) Data do Depósito: 10/10/2014. (43) Data da Publicação: 05/07/2016 INPI (2) BR 20204025378-0 U2 (22) Data do Depósito: 0/0/204 *BR20204025378U República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MÓDULO DE ACESSIBILIDADE- MAC- 01 ERG. Especificação Técnica revisada conforme FSET nº 175/2011 acordado com o DERAT.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MÓDULO DE ACESSIBILIDADE- MAC- 01 ERG. Especificação Técnica revisada conforme FSET nº 175/2011 acordado com o DERAT. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MÓDULO DE ACESSIBILIDADE- MAC- 01 ERG NÚMERO: 132008 DESENHO: DT- 494/7 EMISSÃO: MARÇO/2013 VALIDADE: MARÇO/2015 REVOGA: 082104 REVOGA

Leia mais

CARRO DE EMERGÊNCIA 05 GAVETAS - SA - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

CARRO DE EMERGÊNCIA 05 GAVETAS - SA - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CARRO DE EMERGÊNCIA 05 GAVETAS - SA - RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Carro de emergência BK (parada), totalmente confeccionado em ALUMÍNIO, sem partes imantáveis ou ferruginosas, próprio para salas de RESSONÂNCIA

Leia mais

CÓDIGO: NTD DATA DE VIGÊNCIA: 19/06/2012 TÍTULO: Local de fixação do pino de aterramento veicular

CÓDIGO: NTD DATA DE VIGÊNCIA: 19/06/2012 TÍTULO: Local de fixação do pino de aterramento veicular TÍTULO: 1. Objetivo O objetivo desta norma é estabelece o local de instalação do pino bola no caminhão, veículos do tipo F350 com escada metropolitana e veículos com escada metropolitana com compartilhamento

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 09 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Soldagem por resistência Soldagem por resistência Soldagem através da geração de calor devida à passagem de corrente elétrica e da aplicação

Leia mais

Histórico. Histórico. Histórico. Histórico. Forma. Classificação

Histórico. Histórico. Histórico. Histórico. Forma. Classificação Histórico 1751 - Cronstedt descobre o elemento níquel. 1791 Gregor descobre o elemento titânio. 1797 - Vauquelin descobre o elemento cromo. 1916 Brearley desenvolve a primeira liga de aço inoxidável. Histórico

Leia mais

Boletim Técnico Pilar Mini Cônico

Boletim Técnico Pilar Mini Cônico Registro ANVISA 10392710008 Após a osseointegração, a restauração protética deverá ser conectada ao implante. Para isso, a Bionnovation Produtos Biomédicos disponibiliza a Linha de Pilares Mini Cônicos:

Leia mais

ALTA TECNOLOGIA PARA MAIS CONFORTO E EFICIÊNCIA

ALTA TECNOLOGIA PARA MAIS CONFORTO E EFICIÊNCIA A cada ano a Eurodonto procura trazer para seus clientes, através de INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, novos produtos. De braquetes metálicos e cerâmicos, ligados ou autoligados, tubos e fios, à elásticos e bandas,

Leia mais

SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA

SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA SÉRIE: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGICA MOZAR MARTINS DE SOUZA MANUAL DE LIGAS FUNDIÇÃO E SOLDAGEM SÉRI E: MANUAIS DE PRÓTESE ODONTOLÓGI CA 2 ÍNDICE Manual técnico de ligas dentais O padrão Fabricação da

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

(21) Pl A2

(21) Pl A2 (21) Pl 11 07191-5 A2 (62) Data de Depósito do Pedido Original: PI0621691-19/12/2006 (22) Data de Depósito: 09/12/2011 (43} Data da Publicação: 15/10/2013 (RPI2232) 11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS Registro ANVISA nº 80519210001 Relação dos componentes do Sistema SAO Registro ANVISA dos componentes do Sistema SAO: 80519210001 Edição 1208-00-01 Página 1

Leia mais

Ligas de Alumínio e Cobre. Noções Básicas e Aplicações

Ligas de Alumínio e Cobre. Noções Básicas e Aplicações Ligas de Alumínio e Cobre Noções Básicas e Aplicações 1 Ligas de Alumínio Aplicação Geral ESTAMPAGEM EXTRUSÃO USINAGEM Aplicação Oxigen SOLDAGEM FORJAMENTO 2 Ligas de Alumínio Fabricação 3 LIGAS DE ALUMÍNIO

Leia mais

3. PROCESSO DE SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO

3. PROCESSO DE SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO 1 3. PROCESSO DE SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO O processo de soldagem com eletrodo revestido é um processo no qual a fusão do metal é produzida pelo aquecimento de um arco elétrico, mantido entre a ponta

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 03 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Arco elétrico Descarga elétrica entre dois eletrodos através do ar ou outro meio isolante. Arco elétrico O aquecimento é gerado pela

Leia mais

Técnica Straight Wire

Técnica Straight Wire Individualização de Braquetes na Técnica Straight Wire Os braquetes Straight-Wire a serviço do ortodontista. Esta frase define bem o que estamos buscando com a nossa proposta de individualização de braquetes

Leia mais

(51) lnt.ci.: F16L 33/00 ( )

(51) lnt.ci.: F16L 33/00 ( ) (21) PI0703202-1 A2 11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 * B R P I O 7 O 3 2 O 2 A 2 * (22) Data de Depósito: 14/09/2007 (43) Data da Publicação: 28/04/2009 (RPI1999)

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

Construção dos Navios. Seção B LIGAÇÃO DAS PEÇAS DE CONSTRUÇÃO

Construção dos Navios. Seção B LIGAÇÃO DAS PEÇAS DE CONSTRUÇÃO Construção dos Navios Seção B LIGAÇÃO DAS PEÇAS DE CONSTRUÇÃO Juntas permanentes Solda Pressão JUNTAS Exemplo: ligação de uma camisa em um cilindro Contração Quando se aquece uma peça antes de forçar a

Leia mais

Backings Cerâmicos e suas aplicações

Backings Cerâmicos e suas aplicações Backings Cerâmicos e suas aplicações voestalpine Böhler Welding Backings Cerâmicos e suas aplicações Os backings cerâmicos são produzidos com cerâmica resistente a altas temperaturas, a partir da combinação

Leia mais

Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono

Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono Metalurgia da Soldagem Particularidades Inerentes aos Aços Carbono A partir do estudo deste texto você conhecerá as particularidades inerentes a diferentes tipos de aços: aços de médio carbono (para temperaturas

Leia mais

TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO

TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO Autor apresentador : Islana Cléia Carvalho VIEIRA¹ Autor: Thatiana Fernandes SANTOS¹ Autor: Milena CARVALHO Autor: Anne Maria Guimarães LESSA

Leia mais

TABELA DE ESTOMATOLOGIA / MEDICINA DENTÁRIA

TABELA DE ESTOMATOLOGIA / MEDICINA DENTÁRIA TABELA DE ESTOMATOLOGIA / MEDICINA DENTÁRIA Tabela aplicável a seguros que garantem o Acesso à Rede de Estomatologia(a) (ou seja, nos casos em que o Cliente suporta a totalidade do encargo do ato médico,

Leia mais

(21) BR

(21) BR INPI (21) BR 102015003027-4 102015003027-4 A2 A2 j l jljl j jlj ljl jljljl l jl j jl j jl jl j jl jljlj l j l (21) BR *BR102015003027A (22) (22) Data Data do do Depósito: Depósito: 11/02/2015 11/02/2015

Leia mais

DISPOSITIVO LUMINOSO DE INDICAÇÃO DIRECIONAL E DE PROJEÇÃO DE LUZ PARA BICICLETAS

DISPOSITIVO LUMINOSO DE INDICAÇÃO DIRECIONAL E DE PROJEÇÃO DE LUZ PARA BICICLETAS 1/2 DISPOSITIVO LUMINOSO DE INDICAÇÃO DIRECIONAL E DE PROJEÇÃO DE LUZ PARA BICICLETAS [001] O presente relatório descritivo de patente de Modelo de Utilidade refere-se à introdução de nova funcionalidade

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 10956 (51) Classificação Internacional: E04H 4/06 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.09.27 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

I N N O VAT I O N M A D E S I M P L E

I N N O VAT I O N M A D E S I M P L E I N N O VAT I O N M A D E S I M P L E A DC Ortho atua com excelência na área ortodôntica. Buscamos a excelência em qualidade e serviços. Nosso foco é desenvolver soluções para ortodontia. Somos movidos

Leia mais

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono Dica Clínica Aparelho para apnéia obstrutiva do sono Ligiane Vieira Tokano Ramos*, Laurindo Zanco Furquim** A apnéia obstrutiva do sono é conhecida como um distúrbio respiratório crônico, progressivo,

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

Processo d e soldagem

Processo d e soldagem Processo de soldagem Conteúdo Descrição do processo Equipamento e consumíveis Técnica de soldagem Principais defeitos e descontinuidades Aplicações Processo MMA ou SMAW Definição: soldagem a arco elétrico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Administração e Finanças

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Administração e Finanças MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Goiás Pró-Reitoria de Administração e Finanças PROCESSO: 23070.007258/2017-65 ATA UTILIZÁVEL EXCLUSIVAMENTE PELA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PREGÃO Nº. 80/2017

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

Cabeçotes para vara de manobra

Cabeçotes para vara de manobra 1. OBJETIVO Esta NTC tem por objetivo estabelecer as características mínimas exigíveis dos cabeçotes adaptáveis às varas de manobra utilizados nos trabalhos de manutenção de redes de distribuição. 2. DEFINIÇÃO

Leia mais

S O T ODU R DE P O LOG TÁ A C

S O T ODU R DE P O LOG TÁ A C Catálogo de Produtos UNIDADE 1 - MATRIZ Desde 1990 a Aditek tem inovado o cenário da ortodontia mundial com produtos de alta tecnologia. Hoje a empresa é reconhecida como uma das principais fabricantes

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 21 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RESISTÊNCIA 3 As termoresistências

Leia mais

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(11) Número de Publicação: PT A. (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 ( ) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (11) Número de Publicação: PT 105229 A (51) Classificação Internacional: A43D 35/00 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.07.30 (30) Prioridade(s): 2009.08.14 US 61/233920

Leia mais

Ferramentas de Redes de Distribuição. Chaves de fenda

Ferramentas de Redes de Distribuição. Chaves de fenda 1. OBJETIVO Esta especificação tem por finalidade estabelecer as características mínimas exigíveis para chaves de fenda utilizadas nos trabalhos em redes de distribuição. 2. NORMAS E/OU DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia - Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: mairegarcia@bol.com.br Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca

Leia mais

CAPÍTULO 7 SOLDAGEM TIG

CAPÍTULO 7 SOLDAGEM TIG SOLDAGEM DOS METAIS 46 CAPÍTULO 7 SOLDAGEM TIG SOLDAGEM DOS METAIS 47 PROCESSO DE SOLDAGEM TIG (Tungsten Inert Gas) GTAW É um processo de soldagem por fusão, a arco elétrico que utiliza o calor gerado

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

LINGAS DE CABO DE AÇO NTC /95. Figura 1 - Linga Simples

LINGAS DE CABO DE AÇO NTC /95. Figura 1 - Linga Simples Figura 1 - Linga Simples Gancho Corrediço Figura 3 Gancho Corrediço Sapatilha Figura 2 - Linga com Gancho Figura 4 - Sapatilha - medidas em milímetros - tolerância de 5% AGOSTO/2003 DIS/DEND Volume Especial

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105380 (51) Classificação Internacional: E04H 4/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2010.11.12 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

índice BRÁQUETES 4 ELÁSTICOs 56 AUXILIARES 58 TUBOS 40 ACESSÓRIOS 43 ADESIVOS 60 ARCOS 44 BANDA molar 61 FIOS

índice BRÁQUETES 4 ELÁSTICOs 56 AUXILIARES 58 TUBOS 40 ACESSÓRIOS 43 ADESIVOS 60 ARCOS 44 BANDA molar 61 FIOS CAtÁloGo 2017 de ProdUtos índice UNIDADE 1 - MATRIZ Desde 1990, a Aditek tem inovado o cenário da ortodontia mundial com produtos de alta tecnologia. Hoje a empresa é reconhecida como uma das principais

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: 104813 (51) Classificação Internacional: A61B 17/62 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2009.11.10 (30) Prioridade(s): 2010.11.03 20101000083766

Leia mais

Técnicas de Interconexão Elétrica

Técnicas de Interconexão Elétrica Técnicas de Interconexão Elétrica WB Wire Bonding TAB Tape Automated Bonding FLIP CHIP PSI2613_A03-1 Interconexão Elétrica Usando Wire Bonding As técnicas físicas mais usadas: termo-compressão ultrassônica

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106562 (51) Classificação Internacional: E01D 21/10 (2006) E01D 11/04 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2012.10.03 (30) Prioridade(s): (43)

Leia mais

SCH Sociedade de Comércio de Soldadura Helvética, Lda

SCH Sociedade de Comércio de Soldadura Helvética, Lda Eléctrodo de Tungsténio Pink Lymox Eléctrodo com acabamento livre de radiações para uso imediato! O eléctrodo de tungsténio de superlativos Livre de radiação pela combinação de vários óxidos raros, pela

Leia mais

Processos de Soldagem. Valter V de Oliveira

Processos de Soldagem. Valter V de Oliveira Processos de Soldagem Valter V de Oliveira Introdução Processos de junção são empregados para unir dois ou mais componentes, de forma que estes passem a apresentar um movimento de corpo rígido. O termo

Leia mais

Tipos de Esforços: Resistência dos Materiais. Tensão esforço/área. Esforço carga. Esforços complexos: transversal - Tangentes a secção transversal

Tipos de Esforços: Resistência dos Materiais. Tensão esforço/área. Esforço carga. Esforços complexos: transversal - Tangentes a secção transversal Resistência dos Materiais Conceito: É a parte da física que estuda o efeito de esforços na parte interna dos corpos. Esforço carga Tensão esforço/área Tipos de Esforços: - Perpendiculares a secção transversal

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105474 (51) Classificação Internacional: H04R 1/44 (2006) H04R 9/06 (2006) A01K 85/01 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.01.10 (30) Prioridade(s):

Leia mais

4 Recomendações. Instalações Elétricas Prediais - Geraldo Cavalin e Severino Cervelin - Ed. Érica 1

4 Recomendações. Instalações Elétricas Prediais - Geraldo Cavalin e Severino Cervelin - Ed. Érica 1 4 Recomendações 1. Remover a isolação do condutor, de tal forma que seja o suficiente para que, no ato de emendá-los, não ocorra falta nem sobra. 2. Após remover a isolação, o condutor de cobre deve estar

Leia mais

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol Arcos, Fios e Molas Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol 0800 11 10 68 www.abzil.com.br 34 Arcos de Nitinol Termo Ativado Este fio

Leia mais

Equipment Welding machine

Equipment Welding machine Equipment Welding machine quasar Facilidade de uso e rapidez são as principais características que os equipamentos Quasar da Zhermack têm para oferecer em matéria de soldagem. Quasar e Quasar Plus aproveitam

Leia mais

Processo de Soldagem Eletroescória HISTÓRICO

Processo de Soldagem Eletroescória HISTÓRICO Processo de Soldagem Eletroescória HISTÓRICO Prof. Luiz Gimenes Jr. Prof. Manuel Saraiva Clara Os precursores do processo começaram ainda no século passado com a soldagem na posição vertical em um único

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA

FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA EJC ENGENHARIA DE UTILIDADES WWW.EJCENGENHARIA.COM.BR CORROSÃO GALVÂNICA O aço inox ou o alumínio, quando utilizados em placas de identificação para vasos de pressão, através

Leia mais

Escovas Bristle 6 Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro / 2004

Escovas Bristle 6 Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro / 2004 3 Escovas Bristle 6 Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro / 2004 Substitui Fevereiro/2003 Página 1 de 7 Introdução: Os Produtos Bristle são abrasivos tridimensionais moldados na forma de discos

Leia mais

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

SOLDAGEM. Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 07 SOLDAGEM Engenharia Mecânica Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processo de soldagem por arco elétrico Este é mais um processo de soldagem que utiliza como fonte de calor a formação de um arco elétrico

Leia mais

Um mecânico tem duas tarefas: consertar

Um mecânico tem duas tarefas: consertar A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Rebites I Introdução Um mecânico tem duas tarefas: consertar uma panela cujo cabo caiu e unir duas barras chatas para fechar uma grade. A questão é a seguinte:

Leia mais

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMA DE FIXAÇÃO RÁPIDA DE PLACAS DE REVESTIMENTO EM FACHADAS VENTILADAS

(72) Inventor(es): (54) Epígrafe: SISTEMA DE FIXAÇÃO RÁPIDA DE PLACAS DE REVESTIMENTO EM FACHADAS VENTILADAS () Número de Publicação: PT 04686 A (5) Classificação Internacional: E04F /08 (006.0) () FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO () Data de pedido: 009.07. (0) Prioridade(s): (4) Data de publicação do pedido:

Leia mais

CURSO TÉCNICO CAD/CAM ÓRGÃOS DE MÁQUINAS NUNO MIGUEL DINIS

CURSO TÉCNICO CAD/CAM ÓRGÃOS DE MÁQUINAS NUNO MIGUEL DINIS CURSO TÉCNICO CAD/CAM 2008-2009 ÓRGÃOS DE MÁQUINAS NUNO MIGUEL DINIS Este foi um dos módulos mais fáceis e divertidos que tivemos pois a matéria já era do meu conhecimento e já tinha tido experiência a

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PROCESSO DE LIGAÇÃO DE DUAS PEÇAS DO TRAVÃO DE MÃO DE UM AUTOMÓVEL

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PROCESSO DE LIGAÇÃO DE DUAS PEÇAS DO TRAVÃO DE MÃO DE UM AUTOMÓVEL (11) Número de Publicação: PT 105554 (51) Classificação Internacional: B60T 7/10 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.03.03 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE

PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE dúvidas e respostas O que é uma patente? Patente é um título (carta patente), concedido pelo Estado, que confere ao autor do invento a exclusividade de uso e exploração de sua invenção durante certo período

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PAINEL PARA TECTO FALSO COM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR ENCAIXE METÁLICO

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: PAINEL PARA TECTO FALSO COM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR ENCAIXE METÁLICO (11) Número de Publicação: PT 10885 (51) Classificação Internacional: E04B 9/00 (2006) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2013.01.28 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais