A INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA COMO CAUSA SUPRALEGAL DE EXCLUSÃO DA CULPABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA COMO CAUSA SUPRALEGAL DE EXCLUSÃO DA CULPABILIDADE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO EM DIREITO E PROCESSO PENAL FACULDADE INTEGRADA A VEZ DO MESTRE 1 A INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA COMO CAUSA SUPRALEGAL DE EXCLUSÃO DA CULPABILIDADE Alessandro Dutra dos Santos Orientador: Francis Rajzman Rio de Janeiro 2011

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO EM DIREITO E PROCESSO PENAL FACULDADE INTEGRADA A VEZ DO MESTRE 2 A INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA COMO CAUSA SUPRALEGAL DE EXCLUSÃO DA CULPABILIDADE Apresentação de monografia a Faculdade Integrada A Vez do Mestre e Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Direito e Processo Penal. Por: Alessandro Dutra dos Santos.

3 AGRADECIMENTOS 3 Aos amigos que contribuíram para a elaboração desta nova etapa e trabalho monográfico, em especial: Geisa Ferreira de Santana Gargel e Maria Carolina da Silva Masson, na construção inicial dessa pesquisa.

4 DEDICATÓRIA 4 Aos meus pais, Ecy Maria Dutra dos Santos e Maximiano Julio dos Santos, que sempre incentivaram e contribuíram para o crescimento pessoal e profissional, em patamares acima da normalidade.

5 RESUMO 5 A exposição que ora se inicia trata de problema enfrentado no dia-a-dia dos operadores de Direito, ao menos aqueles que efetivamente militam da seara criminal, notadamente na Defesa de agentes que inserem-se em tipos penais dos mais diversos ao cometerem atos famigerados ou mesmo infelizes, cercados de qualificações excepcionais e muitas vezes singulares e, principalmente neste nesse aspecto é que está o cerne do trabalho de especialização, aqui encerrando-se nessa exposição, tentando demonstrar que a ordem jurídica vigente, por mais expansiva que seja, não permite englobar-se das diversificadas maneiras de exculpação que a doutrina já lançou, face ao Direito e suas construções dogmáticas, que possuem aspecto mais relevante que a mera exposição legislativa, engessada, presa a modificações necessárias com o passar dos tempos, pela evolução da própria sociedade e, daí a necessidade de considerar e aplicar amplamente, embora na mais exigente verificação de compatibilidade, o instituto penal da Inexigibilidade de conduta diversa como princípio, ou seja, de modo supralegal, que possa abarcar todas as situações que não foram expressamente contempladas pela norma legislativa consubstanciada no Código Penal Brasileiro, até pela inviabilidade de criação e acompanhamento do legislador ordinário para tal, dentre outras justificativas técnicas que ora aduziremos.

6 SUMÁRIO 6 INTRODUÇÃO CAPÍTULO I Análise no Direito Penal Culpabilidade Evolução histórica das teorias acerca da culpabilidade Teoria Psicológica da Culpabilidade Teoria Psicológico-normativa da Culpabilidade Teoria Normativa pura da Culpabilidade Teoria Social da Ação Teoria Funcionalista Excludentes de Culpabilidade Quanto ao agente Quanto ao fato Causas Legais Causas Supralegais CAPÍTULO II Da Inexigibilidade de Conduta Diversa Inexigibilidade como causa excludente de culpabilidade Posicionamento doutrinário favorável ao reconhecimento da inexigibilidade como causa supralegal excludente da culpabilidade Posicionamento doutrinário desfavorável ao reconhecimento da inexigibilidade como causa supralegal excludente da culpabilidade

7 7 CAPÍTULO III Análise Jurisprudencial Da inexigibilidade de conduta diversa no tipo do art. 168-A 1º, I do 39. Código Penal Do reconhecimento da inexigibilidade no tipo do art. 168-A 1º, I do Código Penal Do não reconhecimento da inexigibilidade no tipo do art. 168-A 1º, I do Código Penal Da inexigibilidade de conduta diversa sob o prisma do porte ilegal de arma de fogo Art. 14 da Lei de Da incidência da inexigibilidade no tipo do art. 14, lei / Da afastabilidade da inexigibilidade no art. 14, lei / CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

8 INTRODUÇÃO 8 O presente trabalho trará breve estudo da culpabilidade, mais especificamente no que se refere a uma das causas supralegais de exclusão daquele elemento do crime, qual seja a inexigibilidade de conduta diversa. Em primeira análise, far-se-á uma síntese conceitual do tema, alocando-o, como objeto do presente trabalho, na seara do Direito Penal como um todo, obviamente buscando apanhar o máximo dos institutos que o cercam. Segue-se com o tratamento específico e mais aprofundado do tema em si, por todas as suas vertentes no corredor doutrinário. Adiante, haverá análise jurisprudencial, demonstrando como nossos Tribunais divergem na aplicação da referida causa supralegal, aqui objeto de estudo, notadamente, de modo exemplificativo, em duas situações específicas, em crimes de competência federal e estadual.

9 CAPÍTULO I ANÁLISE NO DIREITO PENAL 9 Não se trata de novidade que dentre todas as finalidades do Direito Penal, destaca-se como umas das principais ou mesmo a principal, é aquela que trata da proteção dos bens jurídicos essenciais ao indivíduo e à sociedade como um todo, como espécie de função/garantia. Essa é a ideia clássica acerca desta seara do Direito. No entanto, há posições diferenciadas, que não aceitam aquela afirmativa, como aquela do Mestre, Günther Jakobs 1, que entende pela inexistência desse viés protetivo, tendo em vista que o Direito Penal atua quando o bem jurídico já foi violado. Desse modo, o que estaria em jogo, na verdade, seria a vigência da norma e sua característica cogente. Assim, a punição ao agente que praticou o delito, viria justamente para reforçar a validade de determinado ato normativo na ordem jurídica, ou seja, sua obrigatoriedade perante toda a sociedade. Não obstante a controvérsia, se adotarmos a posição majoritária, chegamos à conclusão de que o Direito Penal tutela os bens jurídicos essenciais e, conforme aqueles valores abrigados na própria Constituição da República de 1988, intitulados como direitos e garantias fundamentais, que o legislador irá selecionar esses bens, descrevendo as condutas puníveis nos chamados tipos penais. É o que o Direito Penal tem por característica, convencionado a chamar-se de Princípio da Fragmentariedade 2. O conceito de crime sob o viés analítico engloba conjuntamente aos institutos da tipicidade e da ilicitude, também a culpabilidade visualizada na conduta praticada. Assim, verificada a ocorrência desses três elementos 1 JAKOBS, Günther. Derecho penal Parte general: Fundamentos e teoria de La imputación. Madri: Marcial Pons, JESUS, Damásio E. de. Direito Penal. Parte Geral. São Paulo: Saraiva, 2002.

10 10 citados, restará caracterizada a conduta que se possa conceituar-se como criminosa e é exatamente sobre o último desses elementos, a culpabilidade, que se debruçará o presente trabalho, mesmo que em humilde e apertada síntese. Vale ressaltar a importância da discussão ora tratada, sobretudo no ponto de vista do já bastante famoso e seguido modelo penal garantista. O cerne desta concepção é a defesa dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal de Nessa seara, o Metre Luigi Ferrajoli 3, como um dos principais expoentes do presente tema, explana afirmativamente que cabe a magistratura um papel fundamental no modelo referido logo acima, eis que, na medida em que representam a instituição responsável por dar interpretação às leis, Poder Judiciário, que o façam conforme e em obediência aos preceitos constitucionais, como norteadores que são de todo o ordenamento jurídico e sociedade em geral. Ademais, elenca os chamados axiomas da teoria garantista penal, dentre os quais destacamos aquele exposto em sexta ordem daquela lista, que aqui nos interessa bastante, face ao tema discutido. Afirma o citado Mestre que nulla actio sine culpa, ou seja, somente as ações culpáveis podem ser reprovadas pelo Direito Penal, o trata de posição atualmente dominante no cenário jurídico-penal nacional, quer seja a visão da culpabilidade como elemento do crime e não mais como mero pressuposto de pena, dada a partir de bases finalistas adotadas desde o desenvolvimento da teoria finalista de Welzel, o que reforça a importância de analisarmos a questão da culpabilidade 4. 3 FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão Teoria do garantismo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, RODRIGUES, Cristiano. Teorias da culpabilidade e teoria do erro. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

11 1) Culpabilidade 11 A começar pelo conceito, a culpabilidade, como elemento do crime, consiste no juízo de reprovação social realizado sobre a conduta típica e antijurídica perpetrada pelo agente, ou seja, é a reprovabilidade que recai sobre o chamado injusto penal 5. Trata-se, portanto, da última avaliação para que se possa tipificar determinada conduta, considerando-a criminosa. No mesmo sentido, temos a posição do Ilustre Procurador da República, Paulo Queiroz, que assevera: A culpabilidade é assim um juízo de reprovação sobre o autor de um fato típico e ilícito, em razão de lhe ser possível e exigível, concreta e razoavelmente, um comportamento diverso, isto é, conforme o direito, motivo pelo qual pode-se dizer que culpabilidade é exigibilidade; inculpabilidade, inexigibilidade. (QUEIROZ, Paulo de Souza. Direito Penal: parte geral. 6ª edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, pág. 325). A renomada Professora, Sheila Bierrenbach, faz espécie de divisão do delito em categorias, quer sejam: tipicidade, antijuridicidade e culpabilidade; e, sob tal enfoque, leciona que a culpabilidade constitui a terceira e última categoria do crime/delito e, por tal, deve ser analisada por último, segundo aquela ordem firmada, o que significa debruçar-se sobre a culpabilidade após verificado o injusto penal 6. 5 RODRIGUES, Cristiano. Teorias da culpabilidade e teoria do erro. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2010, pág BIERRENBACH, Sheila. Teoria do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, pág. 193.

12 12 Partimos da afirmativa de que cada indivíduo é único, agindo em razão do chamado livre arbítrio, mas, também é influenciado por diversos fatores externos. Tudo isso deve ser levado em consideração quando da avaliação da culpabilidade, a fim de averiguar se, naquela situação concreta, aquele indivíduo poderia ter agido de modo diferente, o que diz da exigibilidade de conduta diversa e, conforme veremos a partir desse ponto, a verificação acerca da exigibilidade de conduta diversa está no cerne das discussões sobre culpabilidade, tal como figura como tema central do presente trabalho. 1.1) Evolução histórica das Teorias acerca da culpabilidade: Sabemos que a Teoria do Crime, também chamada Teoria do Delito uma vez que suas considerações servem aos crimes e às contravenções evoluiu ao longo dos tempos, podendo ser dividida em cinco principais correntes, conforme a evolução histórica da doutrina que trata do tema. Dentro de cada uma delas, o conceito de culpabilidade também foi sendo modificado. Vejamos: 1.1.1) Teoria Psicológica da Culpabilidade: Primeiramente, como precursor da teoria do delito, há o sistema causal-naturalista de Liszt-Beling-Radbruch, que defende a culpabilidade como o aspecto psicológico que uniria o agente ao fato por ele praticado, daí a nomenclatura, Teoria Psicológica da Culpabilidade. Tal teoria divide-se em dois elementos distintos: capacidade de culpabilidade (ou imputabilidade) e a própria relação psicológica do autor com o fato 7 ; ou como quer Paulo Queiroz, sintetizando-a como: imputabilidade e dolo e culpa em sentido estrito 8. 7 SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal Parte Geral. 4ª edição. Florianópolis. Conceito Editorial. 2010, pág QUEIROZ, Paulo de Souza. Direito Penal: parte geral. 6ª edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, pág. 327.

13 13 De acordo com essa teoria, são aferidas as noções e comprovações de dolo e culpa, nas raias da culpabilidade, após verificar-se a imputabilidade do agente, nos moldes já listados supra. Assim, não havendo dolo ou culpa, não haveria crime. Esquematizando acerca da teoria, muito bem leciona a Professora Sheila Bierrenbach, naquela obra citada, distinguindo a Teoria Psicológica da Culpabilidade em duas faces distintas: uma objetiva e outra subjetiva. A primeira diz da conduta, resultado e o nexo causal. A segunda corresponde ao conteúdo da vontade desse agente 9. Assim sendo, percebe-se que a culpabilidade era considerada a parte subjetiva do delito, justamente por seu aspecto puramente psicológico. A principal crítica ofertada à Teoria Psicológica da Culpabilidade, está no fato dessa não conseguir explicar a essência da omissão e da culpa inconsciente, tal como nos casos envolvendo condutas criminosas de portadores de alguma doença mental ) Teoria Psicológico-normativa da Culpabilidade: Já no sistema neoclássico, seguindo-se Frank, foi adotada a Teoria Normativa, também chamada de Teoria Psicológico-Normativa, que evolui em relação àquela última, adicionando os elementos subjetivos e normativos do tipo penal. A imputabilidade passa a ser um elemento da culpabilidade e não mais mero pressuposto, além do que a presença de dolo ou culpa não são mais suficientes, por si só, para justificarem a aplicação de penalidade. Passa a ser preciso averiguar se era possível exigir do agente, naquelas condições específicas, um agir conforme o direito. Neste momento, a inexigibilidade de conduta diversa consiste em causa geral de exclusão da culpabilidade. 9 BIERRENBACH, Sheila. Teoria do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, pág. 194.

14 14 Agora, conforme essa criação doutrinária da época, a culpabilidade passa a ser uma espécie de juízo de valor do sujeito, dirigida a certa intenção, que demonstra-se contrária ao dever 10. A partir de 1931, com a obra de Hans Welzel, Causalidade e Ação, abandonou-se de vez o causalismo, para dar lugar ao finalismo, que roga pela investigação da essência real da ação humana. Parte-se do pressuposto de que a causalidade, na verdade, é produto da inteligência humana, um raciocínio mais complexo, porém, bem mais completo. A ação deixa de ser um mero ato voluntário que gera uma modificação no mundo exterior, mas sim algo voltado à realização de uma finalidade. Daí passa-se a analisar o elemento subjetivo, dolo, já no tipo penal, cabendo ressaltar que esse dolo deixa de ser normativo para se caracterizar apenas como natural. Na verdade, dolo e culpa deixaram de ser formas da culpabilidade e passaram a ser elementos dessa culpabilidade, num misto de elementos subjetivos-psicológicos e objetivosnormativos 11, o que permite sem qualquer contradição, a ocorrência de fato carregado de dolo, porém, não culpável. Cabe-nos ressaltar que alguns doutrinadores, que aqui destacamos Marco Antonio Nahum, traz posição que faz espécie de divisão da própria teoria normativa da culpabilidade, fazendo-a em: normativa clássica e finalista RODRIGUES, Cristiano. op. cit. pág. 56. RODRIGUES, Cristiano. op. cit. pág NAHUM, Marco Antonio R. Inexigibilidade de conduta diversa: causa supralegal: excludente de culpabilidade. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais

15 15 A mesma doutrina referida no parágrafo anterior, ensina que, para que se reconheça a culpabilidade, requer os seguintes requisitos: normalidade do sujeito; capacidade de culpabilidade e, que o fato típico praticado tenha ocorrido em circunstâncias normais 13. O Professor Juarez Tavares, há bastante tempo, leciona que manter-se o dolo na esfera da culpabilidade, tal como essa teoria, que o trata como elemento psicológico-normativo, é erro dos mais graves, visto nos sistemas causais modernos 14. Ainda tratando dos erros e problemas dessa teoria, ressalta-se que permaneceu um problema, por deixar a culpa ainda sem a devida e composta explicação, tal como ocorre com a tentativa, que vem carregada de dolo, mas, tratada de modo diferente. Para a culpabilidade restou à análise apenas dos elementos normativos, quais sejam: a imputabilidade, a potencial consciência sobre a ilicitude do fato e a exigibilidade de conduta diversa ) Teoria Normativa pura da Culpabilidade: Surge com o advento do finalismo de Welzel, como solução para os fracassos das teorias anteriores acerca do delito e, sua principal contribuição para o Direito Penal reside na retomada e deslocamento do dolo e culpa para a análise do próprio tipo penal, em sua tipicidade. 13 NAHUM, Marco Antonio R. ob. cit. pág TAVARES, Juarez. Teorias do delito (variações e tendências). São Paulo. Editora Revista dos Tribunais

16 16 Tal mudança trata do reconhecimento do dolo natural, integrante do tipo penal, que diz sobre a vontade na prática do ato tipificado, com consciência em tal ato praticado, independente do conhecimento ou não de sua antijuridicidade 15. Melhor nos explica o Mestre Claudio Brandão, ao dissertar sobre o porque do deslocamento do dolo para a tipicidade, que tem origem no conceito de ação trazido pela Teoria Finalista: Como toda ação é vontade dirigida a um fim, por óbvio a vontade dirigida a um fim é elemento da ação. Ocorre que a referida vontade dirigida a um fim é o dolo; isto posto, o dolo será um elemento da ação e não mais da culpabilidade. [BRANDÃO, Claudio. Direito Penal Contemporâneo. Gilmar Mendes, Pierpaolo Cruz Bottini, Eugênio Pacelli (coordenadores). São Paulo: Saraiva, 2011 (série IDP). pág. 207]. Alguns doutrinadores ainda afirmam que segundo essa nova concepção trazida pela teoria normativa pura, a culpabilidade é a possibilidade de o agente observado no fato criminoso, atual segundo o direito, ou seja, adentrando na norma tipificadora de um delito e, só estaria livre de penalização segundo aquela norma, caso escusado por questão de inimputabilidade, desconhecimento da antijuridicidade do fato ou mediante coação moral irresistível e, nesse diapasão, ainda complementam com os ditos pressupostos da culpabilidade, que são: imputabilidade; potencial conhecimento da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa BIERRENBACH, Sheila. Op. cit. pág QUEIROZ, Paulo. Op. cit. pág. 328.

17 17 Não podemos deixar de frisar que essa é a teoria mais bem aceita ou mesmo majoritária na doutrina brasileira, muito também devido a ser essa a adotada em nosso ordenamento jurídico, notadamente no Código Penal, eis que presente em diversos pontos do citado diploma, notadamente quanto a presença do dolo no teor do tipo, como exemplo: o artigo 20 estabelece que o erro quanto ao tipo, exclui justamente o dolo; também observamos a direção dessa teoria na análise dos itens 17 ao 24 da Exposição de Motivos da Parte Geral do Código Penal, segundo a reforma legislativa de 1984 (Lei 7.209) ) Teoria Social da Ação: A Teoria Social da Ação, ou para alguns apelidada de dupla valoração do dolo e culpa, originada do pensamento de Eberhard Schmidt, por sua vez, procurou englobar aspectos do causalismo e do finalismo, afirmando a ação como fenômeno social, na tentativa de melhorar o causalismo. Defende-se aqui que o dolo teria dupla posição, figurando no tipo penal como determinante a direcionar o comportamento, mas presente também na culpabilidade, como resultado do processo de motivação do autor. Aqui, analisa-se de modo mais intenso a relevância social da conduta sob foco, se é ou não carregada de permissão social, o que ultrapassaria, inclusive, a ótica da conduta ser dolosa ou culposa e, sendo assim, poderia uma conduta ser objetivamente tipificada no ordenamento penal, mas, se as circunstâncias fáticas apontarem por sua relevância/permissão social, tal ato praticado pelo agente seria atípico. Tal Teoria teve alguns adeptos, dentre os quais, no Brasil, destacamos Mirabete e, como principal crítica levantada contra esta, aponta precipuamente para sua inutilidade prática, devido a demasiada abertura e sujeição a nuancias na aplicação da lei conforme a localidade e seus costumes, ou mesmo pelo

18 18 aplicador da lei, eis que cada indivíduo é socialmente estruturado de modo diferente, o que geraria insegurança jurídica, já que poder-se-ia considerar determinada conduta como socialmente adequada, enquanto noutra parte de nosso continental Brasil, o mesmo fato é repugnado por aquela sociedade. No entanto, ainda temos diversos doutrinadores e jurisprudência que defendem a aplicação desse instituto, como Princípio da Adequação Social, atualmente, muitos chocaram-se pela sentença absolutória do Magistrado Fluminense, André Nicolitt, no processo número ) Teoria Funcionalista: Por fim, a Teoria Funcionalista, defendida por Claus Roxin, que em 1970, sustentou essa teoria em sua obra, Kriminalpolitik und Strafrechtssystem (Política criminal e sistema jurídico-penal), partindo da premissa de que o sistema jurídico-penal deve guiar-se pelas finalidades preventivo-gerais da pena, bem como a política criminal do Estado. Com base nessa teoria, torna-se mais fácil, ou pendente de menos elementos, para que se configure o dolo e, assim, estar-se-ia protegendo mais os bens jurídicos-penais, em desfavor da liberdade dos cidadãos, que está no cerne do movimento finalista, que ao contrário do citado, dá mais importância a liberdade, limitando o poder estatal. Porém, sob tal foco, a doutrina funcionalista, embora mais limitadora da liberdade, o faz para sustentar a defesa justamente dos bens jurídicos a serem protegidos, o que, segundo seus defensores, é mais proveitoso para a sociedade de modo geral, face a liberdade de um ou poucos indivíduos.

19 19 Tal posição encontra maior importância na sustentação do chamado dolo eventual, atualmente em voga na sociedade brasileira e cotidianamente ventilada, não somente nas cadeiras jurídicas, mas notadamente nas explanações da mídia, muito quando da violência nos casos de crimes de trânsito, o que pretende, na maioria das vezes, defender tal instituto e sua teoria, para justificar a carência de penas adequadas a certos tipos, mesmo que na modalidade culposa, porém, com gravosos resultados. Denota-se na análise do funcionalismo, que a culpabilidade deveria ser aferida, mediante critério científico-empírico e funcionaria como fundamento e limite para a aplicação da pena, a coibir abusos do Estado, isso sem afastar-se da política criminal, que sempre foi tratada longe da dogmática penal. 1.2) Excludentes de Culpabilidade As causas que excluem a culpabilidade, quando reconhecidamente presentes, excluem o próprio crime, visto que a culpabilidade configura-se em elemento do mesmo, conforme pudemos observar das lições acima aduzidas. Nesse caso, não haverá de se perquirir acerca de necessidade ou não de imposição de pena, menos ainda quanto à sua dosimetria ou natureza. Para o fim de tal análise, devemos recordar os elementos da culpabilidade, quer sejam: 1) imputabilidade; 2) potencial conhecimento da ilicitude do fato; e 3) exigibilidade de conduta diversa. Continuando a dissertar sobre o tema, agora, faz-se necessário elencar as causas excludentes da culpabilidade, conforme exposto pelo legislador ordinário no Código Penal Brasileiro, seguindo-se a cronologia de tal diploma, temos 17 : 17 JESUS, Damásio de. Op. cit. pág. 481.

20 20 1º. Erro de proibição [art. 21, caput, CP]; 2º. Coação moral irresistível [art. 22, 1ª parte, CP]; 3º. Obediência hierárquica [art. 22, 2ª parte, CP]; 4º. Inimputabilidade por doença mental, desenvolvimento mental incompleto ou retardado [art. 26, caput, CP]; 5º. Inimputabilidade por menoridade penal [art. 27, CP]; 6º. Inimputabilidade por embriaguez involuntária completa [art. 28, 1º, CP]. O Prof. Damásio faz interessante correlação entre os elementos expressos acima, indicando como cada uma das seis causas excludentes da culpabilidade atuam, extinguindo a culpabilidade, em cada um dos seus elementos 18 : O erro de proibição atua junto a potencial consciência da antijuridicidade, conforme norma do art. 21 e parágrafo único do CP; A coação moral irresistível e a obediência hierárquica, ora tratados respectivamente como 2ª e 3ª causas excludentes da culpabilidade, afastam a culpabilidade pelo elemento da exigibilidade de conduta diversa; A doença mental, desenvolvimento mental incompleto ou retardado, a menoridade e a embriaguez involuntária completa excluem a imputabilidade, nos moldes dos artigos 26, caput; 27 e 28 1º, todos do Código Penal, eis que estão alocados no Título III Da Imputabilidade Penal, desse diploma legal. 18 JESUS, Damásio de. Op. cit. pág. 482.

21 21 O expoente professor, Guilherme de Souza Nucci 19 tem boa proposta esquemática acerca das excludentes de culpabilidade e, em razão de reconhecer a didática do método, nos valeremos de suas colocações, mesmo que de modo a tecer breves considerações sobre o tema, para enfim chegar ao objeto principal do presente estudo. O autor subdivide tais excludentes em dois grandes grupos: aquelas relativas ao agente e as referentes ao fato ) Quanto ao agente: a) existência de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26, caput, CP); b) a embriaguez decorrente de dependência (art. 26, caput, CP); c) menoridade (art. 27, CP); d) dependente de drogas (art. 45, Lei /06). Toda a discussão acerca da possibilidade de exclusão da culpabilidade em causas referidas ao agente gira em torno da análise da imputabilidade penal. Como visto, a imputabilidade constitui um dos elementos da culpabilidade e inexistirá quando se concluir que o agente, na verdade, não tinha capacidade de entender o caráter ilícito do fato praticado ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Assim, o binômio necessário à formação das condições pessoais do agente imputável consiste em sanidade mental e maturidade. Ausente um desses dois requisitos, não existirá crime. 19 NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal: parte geral; parte especial. 6ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, p. 295.

22 22 Não obstante a isso, esse agente pode ser sancionado penalmente, com a aplicação de medida de segurança, se se verificar a necessidade de cuidados terapêuticos, a fim de que ele possa conviver novamente em sociedade sem constituir ameaça aos demais e isso, pode dar-se por tratamento ambulatorial ou mesmo a internação forçada para o tratamento da psicopatia, até cessar sua periculosidade. O doente mental ou aquele que possua desenvolvimento mental incompleto ou retardado é legalmente reconhecido como agente inimputável, conforme artigo 26, caput, do Código Penal. O critério adotado pelo legislador é o biopsicológico, pois, além de ser dotado da limitação físico-biológica, é preciso ficar comprovado também que, ao tempo do fato, o agente era incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou determinar-se de acordo com esse entendimento, o que requer perícia hábil em tal aspecto. As doenças mentais estão elencadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) da Organização Mundial de Saúde (ONS), e, constitui-se de quadro de alterações psíquicas qualitativas, como a esquizofrenia, as doenças afetivas (v.g, depressão) e outras psicoses. Já o desenvolvimento mental incompleto ou retardado consistiria em uma limitada capacidade de compreensão do ilícito ou na falta de condições de se autodeterminar, por não ter atingido a maturidade intelectual e física necessária a tal, seja por conta da idade ou por alguma característica particular. Há, ainda, a situação da dependência do álcool, que gera embriaguez, o que a doutrina vem incluindo na previsão do supracitado artigo do Código Penal, tendo em vista que o alcoolismo trata-se de verdadeira doença mental.

23 23 Distinta é a situação daquele que se embriaga voluntariamente, em sentido estrito ou na modalidade culposa, para a o qual a imputabilidade penal não será considerada extinta, por força e decisão legislativa, conforme norma do art. 28, II, CP. Em ambas as situações, o agente será responsabilizado pelos seus atos, por força da teoria chamada de actio libera in causa, tendo em vista que, ainda que ao tempo da ação ou omissão fosse inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta, sua ação foi livre na causa, ou seja, o agente tomou a decisão livre e consciente de se embriagar. Por fim, a mais evidente e polêmica das situações de inimputabilidade: a menoridade. Conforme previsão do artigo 27 do Código Penal, todo menor de 18 anos é presumidamente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta ou de determinar-se conforme esse entendimento. Aqui, o legislador adotou o critério unicamente biológico e tal previsão tem sido objeto de intensa discussão na sociedade e na própria doutrina. Muitos entendem que o fato de se repetirem os crimes praticados por menores de 18 anos indica que essa noção estaria ultrapassada, sendo necessária sua revisão. Outros, por sua vez, sustentam que deve haver cautela no tratamento do tema, especialmente diante da existência de um Estatuto da Criança e do Adolescente bastante avançado, que acaba por não funcionar tão bem não em razão do seu texto propriamente dito, mas por uma série de entraves de natureza estrutural, inerentes ao nosso sistema jurídico e, ainda no sentido de favorecer aquela norma de maior proteção ao menor de 18 anos, deve-se atentar para a norma constitucional do art. 228 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que majoritariamente é aceita na doutrina e jurisprudência como cláusula pétrea, daquelas espalhadas por toda a Carta Magna ou mesmo fora dela.

24 1.2.2) Quanto ao fato: Causas Legais: a) coação moral irresistível (art. 22, CP); b) obediência hierárquica (art. 22, CP); c) embriaguez completa decorrente de caso fortuito ou força maior (art. 28, 1º, CP); d) erro de proibição escusável (art. 21, CP); e) descriminantes putativas (art. 20, 1º, CP); São cinco as causas previstas em lei como excludentes da culpabilidade relacionadas ao fato, que ora dissecaremos na forma retro: A primeira delas foi prevista pelo artigo 28, inciso II, 1º do Código Penal. Trata-se da embriaguez completa involuntária, resultado de caso fortuito ou força maior, que isenta de pena o agente que praticou a conduta em total incapacidade de entender seu caráter ilícito, ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Considera-se caso fortuito quando decorrente de modo acidental, ou seja, o agente não sabia que estava ingerindo substância alcoólica ou mesmo quando ingeriu consciente, porém, não tinha conhecimento de que ao ingerir álcool, mesmo em pequenas quantidades, mas misturando-se a algum medicamente que o agente faz uso, potencializa o efeito do álcool no organismo, o que fugia da esfera de conhecimento desse agente, o que leva a embriaguez completa NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Anotado. 10ª ed. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, pág. 293.

25 25 Diz-se força maior quando a ingestão de álcool se dá por evento fora do controle agente, normalmente quando terceiro o obriga a tal consumo, seja por violência ou outra forma de compelir esse agente no consumo de álcool, que gera a dita embriaguez 21. Da mesma forma, para o sujeito que agiu sob o efeito de substância entorpecente de uso proibido (drogas), proveniente de caso fortuito ou força maior, nos termos do artigo 45 da Lei nº /06 (Lei de Drogas). As descriminantes putativas e o erro de proibição escusável, normalmente são estudas em conjunto. Este último está previsto no artigo 21 do Código Penal e consiste no agir do agente que supunha a licitude de uma conduta que, na verdade, contraria o Direito. Ressalta-se que alguns autores discordam do termo erro de proibição, preferindo aquele empregado, inclusive, no próprio Código Penal Brasileiro, quando da reforma de 1984, quer seja erro sobre a ilicitude e, desses doutrinadores que mantém tal nomenclatura, cabe-nos reforçar o entendimento da Ilustre Professora, Sheila Bierrenbach, que naquela obra aqui já citada, Teoria do Crime, aduz que prefere a última nomenclatura, não somente pela redação do Código Penal, mas também por entender que está em conformidade com o fato de ser a expressão erro sobre a ilicitude gênero, do qual se extrai as espécies, erro de proibição direto, erro de proibição indireto e erro mandamental 22. Agora faremos breve exposição dessa subdivisão elencada pela Professora Sheila Bierrenbach, a começarmos pelo conceito de erro de proibição direto, que consiste no desconhecimento da norma proibitiva pelo agente, ou seja, o agente não sabe que determinada conduta que praticou é ilícita, tipificada como infração penal em nosso ordenamento jurídico penal NUCCI, Guilherme de Souza. ib idem. pág BIERRENBACH, Sheila. Op. cit. pág. 221.

26 26 Passamos agora ao erro de proibição indireto ou erro de permissão, que a autora considera como descriminante putativa e, sua conceituação seria quando o agente pensa estar agindo amparado por alguma excludente de antijuridicidade/ilicitude e, na verdade, não está sob tal amparo erroneamente imaginado. Finalizando aquele entendimento da Professora Bierrenbach, elucidaremos, em apertada síntese, o dito erro de mandamento, que trata do desconhecimento de norma penal mandamental, pelo agente, que impõe determinada conduta de todos diante de certas situações e, quando o agente deixa de observar tal norma cogente, acaba por incidir em tipo penal omissivo. Em todos os casos aludidos, estará isento de pena, no entanto, apenas se comprovada a inevitabilidade do erro, ou seja, que não era possível, naquele contexto determinado, exigir-se do agente que tivesse consciência da ilicitude. Já nas descriminantes putativas, previstas pelo artigo 20, parágrafo único, deste mesmo diploma legal, também há uma situação de erro inescusável, mas nesta o agente supõe, erroneamente, a existência de uma causa de justificação que, se existisse, tornaria sua ação legítima. Vê-se que em ambos os casos, exige-se que o engano esteja plenamente justificado pelas circunstâncias de fato. Por fim, a coação moral irresistível e a obediência hierárquica, também chamadas de causas legais de exclusão da culpabilidade por inexigibilidade de outra conduta 23, sendo ambas as hipóteses expressamente previstas pelo artigo 22 do Código Penal. 23 GRECO, Rogério. op. cit. pág. 416.

27 27 A primeira delas, coação moral irresistível, trata-se da chamada vis compulsiva, bastante diversa da coação física, essa que exclui a própria conduta, eis que diretamente manipulada, vez que inexistente a manifestação de vontade do agente. Na coação moral insuportável, não é exigível que o agente resista a ela, pois, o Direto não espera comportamentos anormais ou heroicos dos cidadãos. Nesse caso, pune-se tão somente o coator, como autor mediato, absolvendo-se o coato, que não passou de instrumento daquele e, fundamenta-se na ausência de exigibilidade de conduta diversa. Faz-se breve ressalva para o caso de ser a coação moral resistível, ou seja, deveria o agente coato agir de modo diferente do que fez, ou seja, conforme o direito, porém, mesmo não ocorrendo o afastamento de sua culpabilidade, essa, como admite graduação, poderá o agente coato fazer jus a causa de diminuição de pena, notadamente aquela do art. 65, III, c do Código Penal. Na segunda hipótese, obediência hierárquica, verifica-se quando uma ordem, de legalidade duvidosa ou vestida como perfeitamente normal e legal, é dada pelo superior hierárquico a seu subordinado. Note-se que a ordem não pode ser manifestamente ilegal, ou seja, possui ao menos aparência de legalidade, no entanto, não deveria ser cumprida e, se o for, o agente teria responsabilidade sobre ela. Já quando houver dúvida sobre a legalidade da mesma, não é exigível do agente subordinado que a descumpra, daí a isenção de pena conferida a ele se a ordem gera agressão a bem jurídico de terceiro, tutelado pelo Direito Penal.

28 28 Majoritariamente é reconhecida em relação jurídico-profissional de direito público, ou seja, somente admissível no âmbito da Administração Pública e seus agentes, no entanto, atualmente, é crescente a aceitação dessa mesma benécie legal, quando em relações profissionais de direito privado, no âmbito privado, até mesmo lastreado na isonomia que deve existir em todo o ordenamento jurídico pátrio e, para aqueles que a admitem em tal relação privada, considera-se o ocorrido, dentro daquela que é objeto central desse estudo, as causas supralegais de exclusão da culpabilidade, já que absurda é a afirmação de que somente em relações empregatícias estatais, há efetiva hierarquia, eis que indiferente a realidade de nossa sociedade, notadamente das relações profissionais na seara privada, que não raro, muito pelo contrário, possui maior pressão hierárquica, até mesmo pela fragilidade da relação e necessidade do empregado na manutenção do emprego Causas Supralegais: a) inexigibilidade de conduta diversa; b) estado de necessidade exculpante; c) excesso exculpante; d) excesso acidental. Aqui, cabe-nos acrescer posição do igualmente brilhante, Professor Doutor Juarez Cirino dos Santos, que em uma de suas obras sobre o tema, aqui já citada, traz situações de exculpação na modalidade supralegais, que são: a) fato de consciência; b) provocação de situação de legitima defesa; c) desobediência civil; e d) conflito de deveres 24. Ressaltando que todos esses serão especificados em tempo oportuno, no desenrolar do presente trabalho. 24 SANTOS, Juarez Cirino. op. cit. pág. 329.

29 29 Quando as condições pessoais não forem suficientes para excluir a culpabilidade da conduta, pode haver situações nas quais a mera caracterização do fato em si é capaz de revelar hipótese exculpante. Nesse ponto, as causas excludentes se subdividem em legais e supralegais. Ainda existe forte divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da aceitação e até mesmo da existência das ditas causas supralegais de exclusão da culpabilidade, ou seja, situações não previstas em lei que isentam o agente de pena, não obstante tenha praticado conduta típica e antijurídica. Em regra, os autores tratam do tema descrevendo a exigibilidade de conduta diversa como um verdadeiro princípio geral da culpabilidade, entendendo que a admissão de hipóteses supralegais deveria se dar dentro desse contexto, argumentando que qualquer causa que demonstrasse que, naquela situação determinada, o agente não tinha a opção de comportar-se de modo diverso, poderia configurar causa supralegal de exclusão da culpabilidade, justamente na modalidade inexigibilidade de conduta diversa, seguindo-se posição não tão moderna, aquela de Freudenthal, quando da elaboração da teoria normativa da culpabilidade 25, eis que, não havendo, no caso sob estudo, outra opção ao agente, de comportar-se do modo como ocorreu, ou seja, contrário ao Direito, independente de previsão legal, não há que se falar em reconhecer a culpabilidade do agente, mas ao contrário, há que afastá-la, lastreado no próprio conceito de culpabilidade, já que a inexigibilidade de conduta diversa é decorrente da própria culpabilidade BIERRENBACH, Sheila. op. cit. pág BRANDÃO, Claudio. Direito Penal Contemporâneo. pág. 208.

30 30 O Professor Damásio de Jesus possui entendimento congênere, de aceitar a incidência de causas supralegais sempre que não for possível exigirse do sujeito, conduta diversa da praticada, conforme o caso em tela 27, visto que adepto da teoria que reconhece a exigibilidade de conduta diversa como elemento da culpabilidade. No entanto, há outras posições não menos privilegiadas pelo gabarito de seus defensores, como por exemplo, do Professor Guilherme Nucci, que por sua vez, elenca mais três causas supralegais exculpantes, quais sejam: o estado de necessidade exculpante e os excessos exculpante e acidental. O mesmo Nucci aceita e concorda em sua obra sobre a ocorrência e validade do instituto da inexigibilidade de conduta diversa de forma autônoma, ou seja, não somente naquelas causas previstas no diploma, precisamente nos casos de coação moral irresistível e obediência hierárquica, previstas no artigo 22 do Código Penal 28. Referindo-se especificamente ao estado de necessidade, Zaffaroni e Pierangeli 29 explicitam a distinção entre aquele que funciona como causa de justificação e o que se configura como exculpante. Primeiramente, esclarece que tal distinção não viola o artigo 24 do Código Penal, o qual conceitua o estado de necessidade como aquela situação em que o agente pratica o injusto penal para salvar direito próprio ou alheio, cujo sacrifício não se poderia exigir, de perigo atual, que não provocou, nem de outro modo poderia evitar. 27 JESUS, Damásio de. op. cit. pág NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 10ª ed. Ed. Revista dos Tribunais pág PIERANGELI, José Henrique; ZAFFARONI, Eugenio Raul. Manual de direito penal brasileiro 5 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, p. 562.

31 31 Explicam que o estado de necessidade justificante seria aquele no qual o mal causado é menor do aquele que se evita. Nos demais casos, a hipótese seria de estado de necessidade exculpante, ou seja, a conduta até é antijurídica, mas o agente não será culpável. Nesse sentido, Guilherme de Souza Nucci 30. Quanto aos citados excessos, Nucci não faz tal nem qualquer distinção. CAPÍTULO II DA INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA Como visto, a exigibilidade de conduta conforme o direito constitui elemento da culpabilidade. Para que ocorra a inexigibilidade, como excludente de culpabilidade, o agente, imputável, deve praticar uma ação típica e antijurídica, sem que tenha condições de optar entre o cumprir o dever ou não cumprir o dever de agir conforme a norma. Analisando-se a inexigibilidade num contexto evolutivo, temos, segundo parte considerada da doutrina, que ora destacamos Marco Antonio R. Nahum, a divisão do instituto segundo três proposições: subjetiva, objetiva e intermediária ou mista 31. No caráter subjetivo diz-se conforme Freudenthal, que a visão da inexigibilidade dá-se de acordo com critérios ético-individual, o que traz critica oposicionista pelo excesso trazidos, diante de ilimitadas possibilidades de emprego daquela NUCCI, Guilherme de Souza. op. cit. p NAHUM, Marco Antonio R. op. cit. pág. 75.

32 32 Sob a égide objetiva temos limites estabelecidos para frear as infinidades citadas acima, surgindo então o paradigma do chamado homem médio, que será a base de verificação de justificação para o caso concreto. As críticas aparecem justamente nesse paradigma, que seria demasiadamente abstrato. Face a tudo isso surge o critério misto, intermediário ou objetivosubjetivo, que traz a inexigibilidade como regulador supralegal em todos os aspectos e elementos do crime. Diante da tipicidade e antijuridicidade verificase num aspecto objetivo, enquanto na culpabilidade o critério é o individualizado, subjetivo. Sabemos que o sistema jurídico penal prevê uma série de preceitos permissivos, que constituem situações fáticas excepcionais, para as quais o legislador entendeu que prevaleceria o valor preservado pelo agente ao praticar um injusto penal em desfavor de certo bem jurídico tutelado por aquele tipo penal. Ou seja, é o ordenamento afirmando que, naquele contexto excepcional, o dever-ser não é exigível. São as chamadas excludentes de criminalidade. As excludentes de culpabilidade, por sua vez, não constituem permissivos, mas normas de compreensão, no sentido de que, para aquelas condições externo-objetivas, o ordenamento jurídico não censura o ato praticado, ainda que típico, reconhecendo que o agente não tinha o dever de agir de maneira distinta. Enfim, há quem afirme que a inexigibilidade estaria na origem de todas as causas de justificação, porém, vista sob ângulos distintos, tamanha sua importância e, comprovando-se tal assertiva, temos posição do Mestre Assis Toledo:

33 33 A inexigibilidade de outra conduta é, pois, a primeira e mais importante causa de exclusão da culpabilidade. E constitui verdadeiro princípio de direito penal. Quando aflora em preceitos legislados, é uma causa legal de exclusão. Se não, deve ser reputada causa supralegal, erigindo-se em princípio fundamental que está intimamente ligado com o problema da responsabilidade pessoal e que, portanto, dispensa a existência de normas expressas a respeito (TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios básicos de direito penal. 5ª ed. São Paulo. Saraiva pág. 328) [Grifamos]. 2) Inexigibilidade como causa excludente de culpabilidade: A inexigibilidade de conduta diversa como excludente da culpabilidade restará configurada quando o agente atuar em contrariedade ao mandamento normativo, porém, com sua culpa diminuída, em razão de forças exógenas, particularmente imperiosas, que o impediram de agir conforme o direito. Para tal, é preciso considerar a formação ético-individual daquele agente específico, a fim de averiguar se naquela hipótese, o acontecimento externo revela-se como força de fato imperativa, apta a desviá-lo do comportamento esperado pelo sistema jurídico. Nesta hipótese, haverá o reconhecimento de que o ato foi praticado mediante restrição da liberdade ética ou de atitude diante do contexto, em razão justamente das circunstâncias anormais ali verificadas. Desse modo, impõe-se à ordem jurídica uma renúncia à punição deste agente, em virtude da insignificância da culpabilidade representada naquele ato.

34 34 Sintetizando o entendimento, deve-se analisar no caso concreto ao qual servir de foco de estudo, se era exigível do agente causador do injusto penal, conduta diversa da praticada ou ainda, visualizando de modo contrário, se fazia-se possível que nas circunstâncias e condições específicas que cercam os fatos, que o agente agisse conforme o direito, conforme previu a norma penal e, caso verifique-se que não era possível agir conforme o direito ou, que é plenamente justificável o agente agir do modo como fez, há que se afastar a culpabilidade desse agente, salvando-o de punição injusta. Assim, só é reprovável o agente que comete determinado injusto penal quando era possível dele exigir comportamento diverso, aquele conforme o direito, daí surge a necessidade de ampliar a visão da culpabilidade, mais precisamente em seu interior, quanto ao componente da inexigibilidade de conduta diversa como autônomo àquele, quando mostrar-se necessário, sem deixar de compor elemento da culpabilidade, ou seja, reconhecido o citado instituto como princípio, independente de previsão legal expressa. Nesse sentido, tendo em vista que, diferentemente de outros ordenamentos jurídicos mais avançados, tal como absorvido pelo ordenamento penal castrense (art. 39 CPM), a legislação penal brasileira comum não previu a inexigibilidade de conduta diversa como causa geral de exclusão da culpabilidade e, assim, faz-se necessário seu reconhecimento como causa supralegal, eis que perfeitamente admissível o seu reconhecimento em nosso ordenamento jurídico vigente, posto que, não há definição legislativa para o conceito de culpabilidade, deixando tal encargo para a doutrina, que após debruçar-se em inúmeras discussões acerca do presente tema, tornou-se pacífico o entendimento de que é possível visualizar-se a inexigibilidade de conduta diversa de modo autônomo, notadamente quando não for possível aplicar-se outras excludentes, mesmo que em situações extremadas NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. pág

35 35 2.1) Posicionamento doutrinário favorável ao reconhecimento da inexigibilidade como causa supralegal excludente da culpabilidade: Ressalta-se que boa parte da doutrina tem sustentado que, para além das hipóteses de coação moral irresistível e obediência hierárquica, haveria outras hipóteses supralegais de exclusão da culpabilidade com fundamento na inexigibilidade de conduta diversa. Ponto firmado versa que tal excludente só seria admitida em situações excepcionais, quando não seja possível aplicar outras excludentes de culpabilidade e se verificar a injustiça de eventual punição diante da constatação de que, naquele caso concreto, o agente não poderia ter adotado outra conduta, nos moldes já aludidos. Diferentes autores, acompanhados pela jurisprudência nacional posicionam-se no sentido da admissibilidade desta exculpante, entendendo-a como verdadeiro princípio do direito penal e, lastreado na composição teleológica do sistema jurídico brasileiro, há que se garantir a inexigibilidade de conduta diversa como princípio supralegal, operando-se em todos os campos onde estudado o delito, notadamente nas lacunas legais existentes, o que encontra respaldo até mesmo no art. 4º da lei de 1942, com as modificações da lei de 2010 (Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro) e, assim, reconhecendo-se o direito penal da culpa, seguindo-se os ensinamentos do Mestre Marco Antonio Nahum 33. No mesmo sentido ilustra o Professor Damásio, que assim reza: A aplicação da teoria da inexigibilidade de conduta diversa como causa supralegal de exclusão da culpabilidade encontra apoio na integração da lei penal... (JESUS, Damásio. op. cit. pág. 484). 33 NAHUM, Marco Antonio R. op. cit. pág. 84 e 98.

36 36 Cabe-nos reforçar essa posição, com a exposição conclusiva da Professora Sheila Bierrenbach: A nosso juízo, inexiste impedimento para a aplicação da inexigibilidade, como causa supralegal de exclusão da culpabilidade. Impõe-se, entretanto, análise rigorosa das circunstâncias que envolveram a prática do injusto. Comprovada a anormalidade de tais circunstâncias, nada obsta que se aplique a causa supralegal, absolvendo-se o acusado (BIERRENBACH, Sheila. op. cit. pág. 236). Ainda nesse diapasão, temos o acompanhamento do renomado ícone do Direito Penal pátrio, Professor Juarez Cirino, que assim disserta:...o reconhecimento progressivo de novas situações de exculpação fundadas na anormalidade das circunstâncias do fato e no princípio geral da inexigibilidade de comportamento diverso parece tornar cada vez mais difícil negar à exigibilidade a natureza geral de fundamento supralegal de exculpação como categoria jurídica necessária ao direito positivo vigente" (SANTOS, Juarez Cirino dos. op. cit. pág. 320). Como bem lesiona Paulo Queiroz, não há como negar o emprego da inexigibilidade como causa supralegal, posto que, não há como o legislador, por mais imaginoso que seja, contemplar em exposição legislativa todos os fatos passíveis de escusa, até mesmo pela dinâmica social e a consequente modificação, como também está em perfeita harmonia ao princípio da culpabilidade QUEIROZ, Paulo. op. cit. pág. 332.

TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO

TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO TESTE RÁPIDO DIREITO PENAL CARGO TÉCNICO LEGISLATIVO COMENTADO DIREITO PENAL Título II Do Crime 1. (CESPE / Defensor DPU / 2010) A responsabilidade penal do agente nos casos de excesso doloso ou culposo

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

CULPABILIDADE RESUMO

CULPABILIDADE RESUMO CULPABILIDADE Maira Jacqueline de Souza 1 RESUMO Para uma melhor compreensão de sanção penal é necessário a análise levando em consideração o modo sócio-econômico e a forma de Estado em que se presencie

Leia mais

Direito Penal Aula 3 1ª Fase OAB/FGV Professor Sandro Caldeira. Espécies: 1. Crime (delito) 2. Contravenção

Direito Penal Aula 3 1ª Fase OAB/FGV Professor Sandro Caldeira. Espécies: 1. Crime (delito) 2. Contravenção Direito Penal Aula 3 1ª Fase OAB/FGV Professor Sandro Caldeira TEORIA DO DELITO Infração Penal (Gênero) Espécies: 1. Crime (delito) 2. Contravenção 1 CONCEITO DE CRIME Conceito analítico de crime: Fato

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teorias da conduta no Direito Penal Rodrigo Santos Emanuele * Teoria naturalista ou causal da ação Primeiramente, passamos a analisar a teoria da conduta denominada naturalista ou

Leia mais

TEORIAS DA CONDUTA DIREITO PENAL. Cléber Masson + Rogério Sanches + Rogério Greco

TEORIAS DA CONDUTA DIREITO PENAL. Cléber Masson + Rogério Sanches + Rogério Greco TEORIAS DA CONDUTA DIREITO PENAL Cléber Masson + Rogério Sanches + Rogério Greco TEORIAS CAUSALISTA, CAUSAL, CLÁSSICA OU NATURALISTA (VON LISZT E BELING) - CONDUTA É UMA AÇÃO HUMANA VOLUNTÁRIA QUE PRODUZ

Leia mais

Embriaguez e Responsabilidade Penal

Embriaguez e Responsabilidade Penal Embriaguez e Responsabilidade Penal O estudo dos limites da responsabilidade penal é sempre muito importante, já que o jus puniendi do Estado afetará um dos principais direitos de qualquer pessoa, que

Leia mais

PARAMETROS DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL

PARAMETROS DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL 1 PARAMETROS DO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL Prof.Dr.Luís Augusto Sanzo Brodt ( O autor é advogado criminalista, professor adjunto do departamento de Ciências Jurídicas da Fundação Universidade Federal

Leia mais

TEMA: CONCURSO DE CRIMES

TEMA: CONCURSO DE CRIMES TEMA: CONCURSO DE CRIMES 1. INTRODUÇÃO Ocorre quando um mesmo sujeito pratica dois ou mais crimes. Pode haver um ou mais comportamentos. É o chamado concursus delictorum. Pode ocorrer entre qualquer espécie

Leia mais

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico.

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico. TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO CONDUTA A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico. Na Teoria Causal Clássica conduta é o movimento humano voluntário produtor de uma modificação no mundo

Leia mais

Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas.

Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. Programa de DIREITO PENAL I 2º período: 4h/s Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. OBJETIVOS Habilitar

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

NORMA PENAL EM BRANCO

NORMA PENAL EM BRANCO NORMA PENAL EM BRANCO DIREITO PENAL 4º SEMESTRE PROFESSORA PAOLA JULIEN OLIVEIRA DOS SANTOS ESPECIALISTA EM PROCESSO. MACAPÁ 2011 1 NORMAS PENAIS EM BRANCO 1. Conceito. Leis penais completas são as que

Leia mais

CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 2 ANO: 2015 C/H: 67 AULAS: 80 PLANO DE ENSINO

CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 2 ANO: 2015 C/H: 67 AULAS: 80 PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 2 ANO: 2015 C/H: 67 AULAS: 80 DISCIPLINA: DIREITO PENAL I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: * Compreender as normas e princípios gerais previstos na parte do Código

Leia mais

O alcance do princípio da culpabilidade e a exclusão da responsabilidade penal

O alcance do princípio da culpabilidade e a exclusão da responsabilidade penal O alcance do princípio da culpabilidade e a exclusão da responsabilidade penal Pedro Melo Pouchain Ribeiro Procurador da Fazenda Nacional. Especialista em Direito Tributário. Pósgraduando em Ciências Penais

Leia mais

PONTO 1: Teoria da Tipicidade PONTO 2: Espécies de Tipo PONTO 3: Elementos do Tipo PONTO 4: Dolo PONTO 5: Culpa 1. TEORIA DA TIPICIDADE

PONTO 1: Teoria da Tipicidade PONTO 2: Espécies de Tipo PONTO 3: Elementos do Tipo PONTO 4: Dolo PONTO 5: Culpa 1. TEORIA DA TIPICIDADE 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Teoria da Tipicidade PONTO 2: Espécies de Tipo PONTO 3: Elementos do Tipo PONTO 4: Dolo PONTO 5: Culpa 1.1 FUNÇÕES DO TIPO: a) Função garantidora : 1. TEORIA DA TIPICIDADE b) Função

Leia mais

O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO

O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO O CONSENTIMENTO DO OFENDIDO Rodrigo Fragoso O consentimento do ofendido constitui objeto de intenso debate entre os penalistas que, divergindo quanto à sua posição na estrutura do delito, atribuem efeitos

Leia mais

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010

Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 Licitações de Agências de Publicidade Lei nº 12.232/2010 * Rodrigo Corrêa da Costa Oliveira 1. INTRODUÇÃO A contratação de Agências de Propaganda pela Administração Pública sempre se pautou pela Lei Geral

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES CRIME DOLOSO E CRIME CULPOSO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES Espécies de Conduta a) A conduta pode ser dolosa ou culposa. b) A conduta pode ser comissiva ou omissiva. O tema dolo e culpa estão ligados à

Leia mais

Inexigibilidade de conduta diversa e exclusão da culpabilidade penal

Inexigibilidade de conduta diversa e exclusão da culpabilidade penal Inexigibilidade de conduta diversa e exclusão da culpabilidade penal Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL Introdução Em razão da situação econômica, muitas empresas passam por severas

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR É possível um finalismo corrigido? Saymon Mamede Várias teorias sobre o fato típico e a conduta surgiram no Direito Penal, desde o final do século XIX até hodiernamente. A pretensão deste artigo é expor

Leia mais

JORGE Luís de CAMARGO 1

JORGE Luís de CAMARGO 1 O ELEMENTO SUBJETIVO NAS EXCLUDENTES DE ILICITUDE E A NECESSIDADE DE SUA QUESITAÇÃO NOS PROCESSOS A SEREM JULGADOS PELO CONSELHO DE SENTENÇA NO TRIBUNAL DO JÚRI JORGE Luís de CAMARGO 1 Sumário: 1. Conceito

Leia mais

IMPORTÂNCIA DAS CLASSIFICAÇÕES, EXCESSOS E ANÁLISE DO DOLO, DA CULPA E DO ERRO EM MATÉRIA JURÍDICO-CRIMINAL

IMPORTÂNCIA DAS CLASSIFICAÇÕES, EXCESSOS E ANÁLISE DO DOLO, DA CULPA E DO ERRO EM MATÉRIA JURÍDICO-CRIMINAL SIDIO ROSA DE MESQUITA JÚNIOR http://www.sidio.pro.br http://sidiojunior.blogspot.com sidiojunior@gmail.com IMPORTÂNCIA DAS CLASSIFICAÇÕES, EXCESSOS E ANÁLISE DO DOLO, DA CULPA E DO ERRO EM MATÉRIA JURÍDICO-CRIMINAL

Leia mais

ENUNCIADOS ELABORADOS PELA ASSESSORIA DE RECURSOS CONSTITUCIONAIS

ENUNCIADOS ELABORADOS PELA ASSESSORIA DE RECURSOS CONSTITUCIONAIS ENUNCIADOS ELABORADOS PELA ASSESSORIA DE RECURSOS CONSTITUCIONAIS ÁREA CRIMINAL CRIMES CONTRA OS COSTUMES 1. CRIMES CONTRA OS COSTUMES. ESTUPRO E ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. TODAS AS FORMAS. CRIMES HEDIONDOS.

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA

LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA Karina Nogueira Alves A legítima defesa é um direito natural, intrínseco ao ser humano e, portanto, anterior à sua codificação, como norma decorrente da própria constituição do

Leia mais

FATO TÍPICO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

FATO TÍPICO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES FATO TÍPICO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES Fato típico é o primeiro substrato do crime (Giuseppe Bettiol italiano) conceito analítico (fato típico dentro da estrutura do crime). Qual o conceito material

Leia mais

Exercícios de fixação

Exercícios de fixação 1. (UFMT) As infrações penais se dividem em crimes e contravenções. Os crimes estão descritos: a) na parte especial do Código Penal e na Lei de Contravenção Penal. b) na parte geral do Código Penal. c)

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL O ordenamento jurídico pátrio, em matéria ambiental, adota a teoria da responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no art. 14, parágrafo 1º da Lei 6.938/81

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ASSESSORIA JURÍDICA PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. PARA: DA: REFERÊNCIA: Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Assessoria Jurídica Expedientes Jurídicos

Leia mais

Internação Compulsória para Dependentes Químicos. Quais Vantagens e Desvantagens? Hewdy Lobo Ribeiro

Internação Compulsória para Dependentes Químicos. Quais Vantagens e Desvantagens? Hewdy Lobo Ribeiro Internação Compulsória para Dependentes Químicos. Quais Vantagens e Desvantagens? Hewdy Lobo Ribeiro Coordenador Pós Saúde Mental UNIP Psiquiatra Forense ABP ProMulher IPq HCFMUSP Dependência Química Uso

Leia mais

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS

TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Autora: Idinéia Perez Bonafina Escrito em maio/2015 TRATADOS INTERNACIONAIS E SUA INCORPORAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO 1. DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS INTERNACIONAIS Nas relações internacionais do

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Teoria Geral do Direito Penal I 80 2º 2015. Carga

PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Teoria Geral do Direito Penal I 80 2º 2015. Carga 1 PLANO DE ENSINO Disciplina Carga Horária Semestre Ano Teoria Geral do Direito Penal I 80 2º 2015 Unidade Carga Horária Sub-unidade Introdução ao estudo do Direito Penal 04 hs/a - Introdução. Conceito

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA Assessoria Jurídica Legislativa

ESTADO DO PIAUÍ CÂMARA MUNICIPAL DE TERESINA Assessoria Jurídica Legislativa PARECER AJL/CMT Nº 031/2015. Teresina (PI), 04 de março de 2015. Assunto: Projeto de Lei nº 029/2015 Autor: Vereadora Teresa Britto Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade, no âmbito do Município de Teresina,

Leia mais

PONTO 1: Conduta PONTO 2: Resultado PONTO 3: Nexo Causal PONTO 4: Tipicidade 1. CONDUTA. 1.1.1 CAUSALISMO ou NATURALÍSTICA Franz Von Liszt

PONTO 1: Conduta PONTO 2: Resultado PONTO 3: Nexo Causal PONTO 4: Tipicidade 1. CONDUTA. 1.1.1 CAUSALISMO ou NATURALÍSTICA Franz Von Liszt 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Conduta PONTO 2: Resultado PONTO 3: Nexo Causal PONTO 4: Tipicidade 1.1 TEORIAS DA CONDUTA 1. CONDUTA 1.1.1 CAUSALISMO ou NATURALÍSTICA Franz Von Liszt Imperava no Brasil até a

Leia mais

Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 236, de 2012 (projeto do novo Código Penal)

Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 236, de 2012 (projeto do novo Código Penal) Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 236, de 2012 (projeto do novo Código Penal) Decreto-Lei nº 2.848, de 7.12.1940 (Código Penal) Reforma o Código Penal Brasileiro. Código Penal. O CONGRESSO

Leia mais

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 16 Série Aperfeiçoamento de Magistrados 10 Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais Ação Monitória Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 A ação monitória foi introduzida no CPC no final do título

Leia mais

XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal Segunda Etapa Prova Escrita Discursiva

XL Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal Segunda Etapa Prova Escrita Discursiva Questão 01 Direito Civil O que é exigível para levar a efeito a extinção do usufruto pelo não uso ou não fruição do bem gravado? Responda fundamentadamente e conforme entendimento jurisprudencial do Superior

Leia mais

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL?

LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? 1 LEGÍTIMA DEFESA CONTRA CONDUTAS INJUSTAS DE ADOLESCENTES: (IM)POSSIBILIDADE DIANTE DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL? Otávio Augusto Copatti dos Santos 1 Silvia de Freitas Mendes 2 Área de conhecimento:

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. ILUSTRÍSSIMO SENHOR ELMO VAZ BASTOS DE MATOS, PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA CODEVASF. PROCESSO Nº 59500.000938/2014-45 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 27/2014

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ALOYSIO NUNES FERREIRA

VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ALOYSIO NUNES FERREIRA (PROJETO DE LEI Nº 4.747, DE 1998) Acrescenta artigo ao Código Civil (Lei nº 3.071, de 1º de janeiro de 1916) e parágrafo ao art. 129 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940). VOTO

Leia mais

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO UMA SUSCINTA ANÁLISE DA EFICÁCIA DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Anne Karoline ÁVILA 1 RESUMO: A autora visa no presente trabalho analisar o instituto da consignação em pagamento e sua eficácia. Desta

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO PENAL ANALISTA PROCESUAL MPU 2004

COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO PENAL ANALISTA PROCESUAL MPU 2004 COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO PENAL ANALISTA PROCESUAL MPU 2004 01- Podemos afirmar que a culpabilidade é excluída quando a) o crime é praticado em obediência à ordem, manifestamente legal, de superior

Leia mais

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias *

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias * INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Jefferson Aparecido Dias * Introdução Um dos temas mais polêmicos da atualidade no Brasil é a possibilidade de internação compulsória de crianças e adolescentes

Leia mais

AULA 08. CONTEÚDO DA AULA: Teorias da Conduta (cont). Teoria social da ação (cont.). Teoria pessoal da ação. Resultado. Relação de Causalidade Início.

AULA 08. CONTEÚDO DA AULA: Teorias da Conduta (cont). Teoria social da ação (cont.). Teoria pessoal da ação. Resultado. Relação de Causalidade Início. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Penal / Aula 08 Professora: Ana Paula Vieira de Carvalho Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 08 CONTEÚDO DA AULA: Teorias da (cont). Teoria social

Leia mais

COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS QUESTÃO A autarquia pretende que a CCDR LVT se pronuncie relativamente à possibilidade de existência

Leia mais

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal: Hoje, continuaremos com os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público

Leia mais

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Conceito. Causa. É elemento do fato típico. É o vínculo entre conduta e resultado. O estudo da causalidade busca concluir se o resultado decorreu da conduta

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL.

ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. ASPECTOS DA DESAPROPRIAÇÃO POR NECESSIDADE OU UTILIDADE PÚBLICA E POR INTERESSE SOCIAL. Por Osvaldo Feitosa de Lima, Advogado e mail: drfeitosalima@hotmail.com Em razão do princípio da supremacia do interesse

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO O que muda na responsabilização dos indivíduos? Código Penal e a Lei 12.850/2013. MARCELO LEONARDO Advogado Criminalista 1 Regras Gerais do Código Penal sobre responsabilidade penal:

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

OFENSIVIDADE PENAL E TIPICIDADE: uma perspectiva conglobada

OFENSIVIDADE PENAL E TIPICIDADE: uma perspectiva conglobada OFENSIVIDADE PENAL E TIPICIDADE: uma perspectiva conglobada Rafaela Santos Cardoso 1 Sumário: 1. Do objeto da tutela penal: nascedouro da norma. 2. Conglobância normativa. 3. Ofensidade penal e conglobância

Leia mais

COMUNICADO REFERENTE ÀS 08 QUESTÕES DE DIREITO PENAL DA PROVA DE ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL

COMUNICADO REFERENTE ÀS 08 QUESTÕES DE DIREITO PENAL DA PROVA DE ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL COMUNICADO REFERENTE ÀS 08 QUESTÕES DE DIREITO PENAL DA PROVA DE ESCRIVÃO DA POLÍCIA CIVIL A Universidade Estadual de Goiás, por meio do Núcleo de Seleção, vem perante aos candidatos que fizeram a prova

Leia mais

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO

OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A DEFESA DOS INTERESSES DA UNIÃO Artigo jurídico apresentado por MARCELO THIMOTI DA SILVA, professor, especialista em Direito Administrativo, Constitucional

Leia mais

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Requerida quando não se dispõe de informação

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Curso Reconhecido pelo Dec.Fed.50.126 de 26/1/1961 e Portaria CEE-GP- 436/13-

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Curso Reconhecido pelo Dec.Fed.50.126 de 26/1/1961 e Portaria CEE-GP- 436/13- FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Curso Reconhecido pelo Dec.Fed.50.126 de 26/1/1961 e Portaria CEE-GP- 436/13- PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL,

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016

RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2015-2016 UNIDADE AUDITADA: PRÓ-REITORIA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA 01/2016 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos de auditoria acerca da regularidade

Leia mais

Direito Penal Emerson Castelo Branco

Direito Penal Emerson Castelo Branco Direito Penal Emerson Castelo Branco 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DIREITO PENAL CONCEITO DE CRIME a) material: Todo fato humano que lesa ou expõe a perigo

Leia mais

Fundamentação legal para a contratação do INSTITUTO NEGÓCIOS PÚBLICOS CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS

Fundamentação legal para a contratação do INSTITUTO NEGÓCIOS PÚBLICOS CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS Fundamentação legal para a contratação do CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS 1. O objeto do Contrato 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS, FOZ DO IGUAÇU - 18 A 21 DE MARÇO DE 2013. 2. Os instrutores Profissionais

Leia mais

NOTA TÉCNICA N.º 01 /DMSC/DSST/SIT Brasília, 14 de janeiro de 2005.

NOTA TÉCNICA N.º 01 /DMSC/DSST/SIT Brasília, 14 de janeiro de 2005. NOTA TÉCNICA N.º 01 /DMSC/DSST/SIT Brasília, 14 de janeiro de 2005. ASSUNTO: Médico do Trabalho. Definição. INTERESSADO: Associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT EMENTA: Médico do Trabalho.

Leia mais

Plano de Ensino de Disciplina

Plano de Ensino de Disciplina UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Faculdade de Direito Departamento de Direito e Processo Penal Plano de Ensino de Disciplina DISCIPLINA: DIREITO PE AL I CÓDIGO: DIN101 PRÉ-REQUISITO: DIT027 DEPARTAMENTO:

Leia mais

O bem jurídico tutelado é a paz pública, a tranqüilidade social. Trata-se de crime de perigo abstrato ou presumido.

O bem jurídico tutelado é a paz pública, a tranqüilidade social. Trata-se de crime de perigo abstrato ou presumido. ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA CONCEITO Dispõe o art. 288 do CP: Associarem-se três ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes: Pena reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos. No delito em apreço, pune-se

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Responsabilidade civil do cirurgião-dentista Por Ricardo Emilio Zart advogado em Santa Catarina 1. Introdução Tendo em vista a quantidade cada vez mais crescente de ações judiciais

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A figura do delinquente / transtornos da personalidade Vania Carmen de Vasconcelos Gonçalves* 1. INTRODUÇÃO Atualmente é comum nos depararmos diariamente com casos e relatos de violência,

Leia mais

DÉBORA DE OLIVEIRA SOUZA RA: 2087915/3. Crime de Trânsito: Dolo Eventual ou Culpa Consciente? BRASÍLIA

DÉBORA DE OLIVEIRA SOUZA RA: 2087915/3. Crime de Trânsito: Dolo Eventual ou Culpa Consciente? BRASÍLIA Centro Universitário de Brasília Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais DÉBORA DE OLIVEIRA SOUZA RA: 2087915/3 Crime de Trânsito: Dolo Eventual ou Culpa Consciente? BRASÍLIA 2013 2 DÉBORA DE

Leia mais

PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PARECER

PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PARECER PARECER Nº 005/2015 ALTAPREV PROCESSO Nº INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO N.º 0615001/2015 INTERESADA: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE ALTAMIRA ASSUNTO: DISPENSA DE LICITAÇÃO- LOCAÇÃO

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Colóquio anual sobre Direito do Trabalho Outubro/2009 Despedimento para a Reestruturação (da empresa) Intervenção em mesa redonda

Colóquio anual sobre Direito do Trabalho Outubro/2009 Despedimento para a Reestruturação (da empresa) Intervenção em mesa redonda Colóquio anual sobre Direito do Trabalho Outubro/2009 Despedimento para a Reestruturação (da empresa) Intervenção em mesa redonda Quero começar por agradecer ao Supremo Tribunal de Justiça, por intermédio

Leia mais

Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas

Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas Marcos Legais LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Art. 18.

Leia mais

Nota técnica nº 001/2010.

Nota técnica nº 001/2010. São Luís, 21 de maio de 2010. Nota técnica nº 001/2010. Assunto: Tipicidade da conduta de cortar palmeiras de babaçu em propriedade privada. Aplicação da lei nº9.605/98. Disposições das leis estaduais

Leia mais

A instrumentalidade do Processo Judicial Tributário

A instrumentalidade do Processo Judicial Tributário A instrumentalidade do Processo Judicial Tributário Eduardo Abílio Kerber Diniz Advogado; Graduado em Direito, grau de Bacharel, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário de

Leia mais

Teresina, 08 de junho de 2015.

Teresina, 08 de junho de 2015. Faculdade Estácio CEUT Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito Disciplina: História do Direito Professor: Eduardo Albuquerque Rodrigues Diniz Turma: 1 B Alunas: Alice Brito, Larissa Nunes, Maria

Leia mais

O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO Joéquison Taschetto de Almeida 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2

O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO Joéquison Taschetto de Almeida 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO Joéquison Taschetto de Almeida 1 Mauro Cesar Maggio Stürmer 2 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como temática principal a possibilidade dos

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

Capítulo 1 Notas Preliminares...1

Capítulo 1 Notas Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Notas Preliminares...1 1. Introdução... 1 2. Finalidade do Direito Penal... 2 3. A Seleção dos Bens Jurídico-Penais... 4 4. Códigos Penais do Brasil... 5 5. Direito Penal Objetivo

Leia mais

DIREITO ELETRÔNICO. Palavras-chave: conceito; legislação subsidiária, direito penal, civil, consumidor, constitucional.

DIREITO ELETRÔNICO. Palavras-chave: conceito; legislação subsidiária, direito penal, civil, consumidor, constitucional. 1 DIREITO ELETRÔNICO Samara Luna, aluna do 9º semestre do Curso de Direito do CEUNSP de Salto. RESUMO Este artigo tem por escopo traçar as primeiras linhas a respeito do Direito Eletrônico, tecendo breves

Leia mais

I. DO OBJETIVO II. DOS FATOS

I. DO OBJETIVO II. DOS FATOS Nota Técnica nº 001/2009 CNS Em 02 de setembro de 2009. Assunto: A Natureza Deliberativa e a Executoriedade das Decisões do Conselho Nacional de Saúde. I. DO OBJETIVO Trata a presente nota jurídica de

Leia mais

Responsabilidade Civil

Responsabilidade Civil Responsabilidade Civil Trabalho de Direito Civil Curso Gestão Nocturno Realizado por: 28457 Marco Filipe Silva 16832 Rui Gomes 1 Definição: Começando, de forma, pelo essencial, existe uma situação de responsabilidade

Leia mais

FALSIDADE DOCUMENTAL

FALSIDADE DOCUMENTAL FALSIDADE DOCUMENTAL E objetivo da proteção legal, em todos os casos, a fé pública que a lei atribui aos documentos como prova e autenticação de fatos jurídicos. Certos selos e sinais públicos, documentos

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais