RELAÇÕES DE GÊNERO EM UNACCUSTOMED EARTH DE JHUMPA LAHIRI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELAÇÕES DE GÊNERO EM UNACCUSTOMED EARTH DE JHUMPA LAHIRI"

Transcrição

1 RELAÇÕES DE GÊNERO EM UNACCUSTOMED EARTH DE JHUMPA LAHIRI Carine Pereira Marques 1 Jhumpa Lahiri nasceu em Londres em 1967 de pais indianos, e mudou-se para os Estados Unidos aos três anos. Durante sua infância Lahiri viajou diversas vezes à Índia, e esta infância em trânsito é, em parte, responsável por um sentimento de não pertencimento que ela mesma define em uma entrevista: Nenhum país é minha terra natal. Eu sempre me sinto no exílio em qualquer país para o qual eu viaje, por isso, decidi escrever algo sobre aqueles que vivem suas vidas no exílio. (tradução minha) 2. Unaccustomed Earth está inserido no campo da Literatura Póscolonial e, mais especificamente, nos estudos de diáspora contemporânea. O termo Literatura pós-colonial é definido por Henry Schwarz 3 como a luta histórica contra o colonialismo europeu e a emergência de novas forças políticas e culturais na segunda metade do séc XX (tradução minha). A Literatura pós-colonial é assim, o resultado do momento de ruptura política entre colônia e metrópole, e tem como um de seus principais papéis promover a visibilidade de grupos antes pouco representados na literatura. Também pode ser vista como uma tentativa de se preservar a memória de grupos minoritários que não possuíam voz na literatura anteriormente. O termo diáspora, que será usado neste texto refere-se à definição dada por Anh Hua que coloca dois importantes fatores na definição do termo. Primeiro, a ideia de um povo que se desloca de um ponto central para dois ou mais lugares; e, segundo, que o termo diáspora também envolve uma memória coletiva e um trauma causado por esta dispersão 4. É importante 1 Mestranda pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Professora Sandra Regina Goulart Almeida. Bolsista CNPq. 2 JAWAID, Rifat. A Home-coming for Jhumpa Lahiri. Disponível em news/2001/jan/11jhum.htm. Acesso em 24 de julho de SCHWARZ, Henry. A Companion to Postcolonial Studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2005, p.1. 4 HUA, Anh. Diáspora and Cultural Memory. In: AGNEW, Vijay. Diasporas, Memory and Identity: a Search for an Identity. Toronto, Buffalo e Londres: University of Toronto Press, 2005, p. 193.

2 salientar que o termo diáspora também possui um caráter político, pois denota o movimento de dispersão de povos, quer seja voluntário ou forçado, geralmente com forte impacto político, social e cultural 5. Assim, quando usamos o termo diáspora, a ideia de deslocamento, desenraizamento, e memória se faz presente, pois o termo não indica somente o movimento destes imigrantes, mas, também a relação destes imigrantes com seu novo país. O sujeito que habita o espaço diaspórico é, segundo Vijay Agnew, um ser dividido entre um lar metafórico e outro físico 6. É um indivíduo que vive sobre as tensões de viver em determinado lugar, mas cercado por memórias de seu país de origem, sendo, basicamente, esta tensão fruto das contradições entre as duas culturas. É importante ressaltar o que Avtar Brah afirma sobre os espaços diaspóricos dizendo que estes são também espaços de esperança e de novos começos. Eles são terrenos onde as memórias coletivas e individuais colidem, se reagrupam e se reconfiguram (tradução minha) 7. É neste sentido mais específico que este trabalho se baseia, pois é no espaço diaspórico que as relações de gênero se reconfiguram, tema este de minha pesquisa. Ainda segundo Brah, a primeira geração de imigrantes possui uma relação muito mais forte com o país de origem do que as gerações seguintes, pois a memória que os primeiros imigrantes guardam de seus países de origem é muito mais forte e recente do que a das gerações subsequentes. É importante também ressaltar o papel das mulheres no espaço diaspórico, pois representam grande parte dos imigrantes em diversas regiões do globo 8. Além disso, o novo espaço habitado por essas mulheres 5 ALMEIDA, Sandra R. G. A Nova Diáspora e a Literatura de Autoria Feminina Contemporânea. In: CAVALCANTI Ildney, ACIOLI A. C., SCHENEIDER L. Da Mulher às Mulheres: Dialogando sobre Literatura, Gênero e Identidade. Maceió: UFAL, 2006, p AGNEW, Vijay. Introduction. In: Diaspora, Memory and Identity: a Search for an Identity. Toronto, Buffalo e Londres: University of Toronto Press, 2005, p BRAH, Avtar. Cartographies of Diaspora: Contesting Identities. Londres e Nova York: Routledge, 1996, p BRAH, Avtar. Cartographies of Diaspora: Contesting Identities. Londres e Nova York: Routledge, 1996, p. 179.

3 possibilita um questionamento de suas identidades. Tal fato se deve, principalmente, pelo distanciamento proporcionado pelo deslocamento dos valores patriarcais nos quais elas estavam inseridas. O conto Unaccustomed Earth foi publicado em 2008, e mostra um recorte da vida de duas personagens, pai e filha, depois da morte precoce da mãe em uma cirurgia rotineira. O conto foca, assim, em duas personagens de primeira e segunda gerações de imigrantes indianos nos Estados Unidos, que buscam reconciliar seus papéis de gênero neste novo espaço. Entretanto, Lahiri distancia este conflito de sua representação usual, aproximando os conflitos de primeira e segunda gerações, bem como pela representação não estereotipada de um personagem masculino. Unaccustomed Earth é narrado em terceira pessoa e o narrador tem acesso aos pensamentos de pai e filha, perspectiva essa que se reveza durante a narrativa, possibilitando ao leitor ter acesso a pontos de vistas diferentes sobre o mesmo fato, e permitindo, assim, uma análise das renegociações favorecidas pelo espaço diaspórico sob diferentes perspectivas, ou seja, através dos olhares de segunda e primeira gerações, assim como pelo ponto de vista masculino e feminino. Ruma nasceu nasceu nos EUA, e passou pelo processo de aculturação como descreve o seu pai: [q]uanto mais as crianças cresciam, menos davam a impressão de parecer com o pai ou a mãe - falavam diferente, vestiam-se de forma diferente, pareciam estrangeiros sob todos os aspectos, da textura dos cabelos ao formato dos pés e das mãos 9. Ruma cresce com fortes influências das duas culturas, e quando adulta é possível perceber traços de ambas as culturas em sua vida, o que caracteriza bem o sentimento do imigrante de viver entre duas culturas e o consequente sentimento de não pertencimento a nenhuma delas. Uma importante ruptura com a cultura indiana acontece quando Ruma decide casar-se com Adam, um americano, contrariando seus pais e os costumes indianos. 9 JHUMPA, Lahiri. Unaccustomed Earth. Nova York: Vintage Books, 2008, p. 68.

4 Durante a vida adulta, Ruma perde alguns dos hábitos de sua família bengalês e quando seu filho começa a falar, a língua escolhida é o inglês já que a própria Ruma não se sente segura em relação ao idioma: [ ] uma coisa era falar em um bengali de tatibitate, apontar para isso ou aquilo e dizer-lhe as palavras correspondentes. Mas mostrar autoridade era outra coisa; o bengali nunca fora uma língua na qual ela se sentisse adulta. Ela própria estava esquecendo a língua (p. 23) 10. Pode-se perceber também nessa citação que parte da cultura herdada de seus pais, Ruma não passará a seus filhos. Depois do nascimento de seu filho, Akask, Ruma decide trabalhar somente meio horário para passar mais tempo com seu filho. Mas depois da morte de sua mãe, Ruma decide abandonar o trabalho e dedicar à sua família como sua mãe o fizera: quando estava crescendo. O exemplo de sua mãe mudar-se para um lugar desconhecido por causa do casamento, passar a vida cuidando dos filhos e da casa lhe servira de alerta, um caminho a ser evitado. Mas agora a vida de Ruma era essa (p. 21). Quando o seu pai liga dizendo que irá visitá-la antes de mais uma de suas viagens ao exterior, Ruma preocupa-se com a possibilidade de seu pai mudar-se para a sua casa, já que assim manda a tradição bengali: na Índia, teria sido impensável ele não se mudar para a sua casa (p.17). Entretanto, Ruma discute o fato várias vezes com Adam e apesar de sempre assegurá-la que aceitará qualquer decisão, Ruma continua indecisa. Em uma das conversas, Adam sugere que o pai dela poderia ajudá-la quando ele estivesse viajando, ainda mais com a chegada de outro bebê. A resposta de Ruma mostra a visão que ela tem de seu pai: Sua mãe, sim, teria sido útil, assumindo as rédeas da cozinha, cantando para Akash e ensinando-lhe cantigas de ninar em bengali, enchendo a máquina de lavar com levas e mais levas de roupas [...]. Quando 10 As citações do livro Unaccustomed Earth serão acompanhadas somente pelo numero da página.

5 seus pais iam visitá-la no Brooklyn, depois de Akash nascer, o pai montava acampamento em uma poltrona da sala e ficava folheando o Times em silêncio, tocando o queixo do bebê com um dedo de vez em quando, mas comportando como quem espera o tempo passar (p.16). Assim, Ruma pensa que seu pai será uma responsabilidade a mais, mas mesmo assim não consegue afastar a culpa de não convidá-lo. A semelhança de Ruma com sua mãe é a primeira coisa a ser notada pelo pai quando este chega à sua casa meses depois da morte da mãe: Alguma coisa na aparência de sua filha havia mudado, ela agora se parecia tanto com sua mulher que ele não conseguia suportar olhá-la de frente (p.39). Curiosamente, o oposto é notado por Ruma quando ela descreve as roupas de seu pai: ela se espantou ao constatar o aspecto americano do pai na velhice. Com os cabelos grisalhos e a pela clara, poderia ser de praticamente qualquer lugar (p. 22) Essa observação de pai e filha é interessante pois retrata uma representação pouco usual na literatura de imigrantes. Geralmente, é possível observar que a primeira geração continua com fortes traços de sua cultura de origem, e a segunda geração assemelha-se mais à cultura do país de destino. Entretanto, nessa passagem podemos observar precisamente o oposto. O pai, que não é nomeado em momento algum, aposentou-se de uma companhia farmacêutica após a morte de sua esposa, vendeu a casa onde seu filhos passaram a infância e mudou-se: também era um alívio morar em outra parte do estado, perto o suficiente para as coisas ainda serem conhecidas, mas longe para ter uma sensação diferente. Na casa antiga, ainda estava preso à vida de antes [ ] (p. 42). O novo espaço físico, assim como o novo país onde Ruma foi criada, possibilitam uma renegociação de suas identidades; Entretanto, parece ser a morte da esposa e não somente o novo ambiente que possibilita uma mudança drástica na vida do pai: [...] era esta a sua vida agora, poder fazer o que quisesse, a responsabilidade por sua família ausente [...] (p.19). Acostumado a viajar somente à Índia, começou a viajar sozinho para a Europa, onde conheceu a senhora Bagchi,

6 uma indiana, um pouco mais jovem que sua esposa, que vivia em Long Island. Durante as viagens ao exterior os dois acabaram se aproximando por serem os únicos bengaleses do grupo e, na próxima viagem à Praga haviam acordado em dividir um quarto. No relacionamento com a senhora Bagchi há uma mudança em seu comportamento: Talvez, pelo fato de ela esperar tão pouco, ele era generoso com ela, atencioso de uma forma que nunca havia sido no casamento. (p. 20). Entretanto, ele não mencionara a sra. Bagchi à seus filhos e, por isso, sentia que passava por uma experiência que seus filhos provavelmente tiveram: Ele não havia comentado nada com Ruma ou Romi sobre a sra. Bagchi, e não planejava fazê-lo. Não havia motivo para preocupá-los, sobretudo Ruma, agora que estava grávida outra vez. Imaginou se era assim que seus filhos haviam se sentido no passado, tendo relacionamentos escusos quando isso era algo proibido por ele e sua mulher, algo que os teria deixado arrasados (p.30). Quando o pai pai mostra um vídeo de suas viagens, Ruma vê a sra. Bagchi e pergunta a seu pai quem é aquela mulher. Ele percebe a oportunidade de contar à sua filha sobre seu relacionamento, mas ele parece ainda não se sentir confortável com esse novo papel: Era mais difícil do que ele imaginara, estar na casa de sua filha, passar o dia inteiro em sua companhia. Sentia-se lamentável por enganála. Mas o que poderia dizer? Que havia arrumado uma nova amiga? Uma namorada? A palavra era desconhecida para ele, impossível de expressar; ele nunca havia tido uma namorada na vida (p. 53). Mesmo sofrendo por não contá-la sobre a sra. Bagchi, ele prefere esconder o relacionamento de sua filha, fato este que também caracteriza o conflito entre as duas culturas. Durante o tempo em que passa na casa de sua filha, ele decide plantar um jardim para Ruma e isso o aproxima de seu neto. Enquanto

7 cuidam do jardim ele ensina a Akash palavras em bengalês. À noite ele ajuda Ruma a dar o banho em Akash e é ele quem o prepara para dormir, escovando seus dentes, e penteando seus cabelos. É ele também que Akash escolhe para ler suas estórias antes de dormir, e depois de um tempo é na cama do avô que ele prefere dormir. Ruma observa que tinha uma percepção equivocada de seu pai: [ ] até agora, ela não sabia determinadas coisas a seu respeito. Não sabia o quanto ele podia ser autônomo, prestativo; a ponto de ela não ter precisado lavar uma louça sequer desde a sua chegada. (p ). Em um outro momento, Ruma associa as mudanças em seu pai à morte de sua mãe, pois ela percebe que esta afetara seu pai de uma forma diferente: ele parecia até mais feliz agora; a morte da mãe o havia deixado mais leve, efeito contrário ao que tivera sobre ela própria (p. 46). Enquanto Ruma sofre com a morte de sua mãe, esta parece libertar o seu pai. Este lado antes desconhecido de seu pai parece tornar sua decisão mais fácil. Todavia, quando Ruma finalmente decide convidá-lo para morar em sua casa, o seu pai parece a princípio reticente. Mas quando a estória é novamente narrada sobre sua perspectiva, é possível observar que o convite o havia incomodado bastante, pois ele rapidamente percebe os motivos que a levaram a convidá-lo: Sabia que não era por ele que a filha o estava convidando para morar ali. Era por ela. Precisava dele como ele nunca sentira que ela precisara antes, [ ]. E, por causa disso, o convite o incomodava ainda mais. (p.67). Mesmo consciente da necessidade de sua filha e de seu papel como pai, ele se recusa a abrir mão de sua nova vida: Parte dele, a parte dele que nunca deixaria de ser pai, sentia-se obrigado a aceitar. Mas não era isso que ele queria. [ ] Não queria viver às margens da vida da filha, à sombra de seu casamento. (p.68). Interessante observar, que mesmo pensando ser este o dever de um pai, já que percebera o quanto sua filha precisava dele, pensa também no que é melhor para sua vida. Assim, ele prefere recusar o convite: Era para Ruma que ele representaria um novo lembrete de que, agora que sua mulher não estava mais ali, embora ele próprio ainda estivesse vivo, não havia mais ninguém para cuidar dela (p. 68).. Esta é a forma que ele

8 encontra para mostrar a sua filha que ela precisava dedicar-se a si mesma e voltar ao trabalho. Na manhã de sua partida, o pai procura o cartão que havia comprado para a sra. Bagchi e que planejava colocar em uma caixa de correio no caminho ao aeroporto. Somente quando pensa que Ruma possa desconfiar de sua demora e, que possa perder seu avião, é que desiste da busca. Depois de sua saída, Ruma e Akash vão ao jardim, e lá ela descobre o cartão que Akash havia plantado em sua parte do jardim junto a outros objetos. Neste momento, Ruma percebe a razão de toda a mudança que ela havia percebido em seu pai durante aquela semana: A mulher no vídeo, o motivo das viagens do pai, o motivo de sua boa disposição, o motivo pelo qual ele não queria morar em Seattle. O motivo pelo qual ele quisera um selo naquela manhã. Ali, em umas poucas frases que ela sequer conseguia ler, estava a explicação, a prova de que não fora apenas por Akash que seu pai havia se apaixonado (p ). Apesar de sua primeira reação ser a de rasgar o cartão, Ruma limpa a terra que sujara parte do cartão e coloca um selo para que o carteiro o leve mais tarde, demonstrando assim que está pronta para aceitar a nova vida de seu pai. Conclusão A literatura de autoria feminina, com suas estórias narradas no espaço diaspórico, tem mostrado a importância do tempo e do espaço na renegociação dos papéis de gênero. É possível observar a importância das estórias narradas por mulheres como uma forma de resistência. Assim, como assinala Bonnie Zare, as escritoras indianas também usam preferencialmente o ponto de vista da personagem feminina para narrar suas estórias 11. Entretanto, como mesmo aponta Zare, Lahiri é uma das exceções, pois escolhe o ponto de vista masculino para narrar vários de seus 11 ZARE, Bonnie. Evolving Masculinities in Recent Stories by South Asian American Women. In: The Journal of Commonwealth Literature.v. 42, p , 2007, p.1.

9 contos. Essa mudança é significativa, pois pode-se observar que o espaço diaspórico afeta personagens masculinos e femininos de forma bastante semelhante, gerando conflitos que antes eram representados somente pela perspectiva da mulher. Assim, é possível perceber em Unaccustomed Earth que tanto pai quanto filha renegociam seus papéis de gênero no novo espaço e, para ambos, este processo gera questões semelhantes: a ruptura com valores, costumes, e a possibilidade de renegociar seus papéis de gênero. Todavia, todo este processo é envolto por angústias e medos que são vivenciados de forma semelhante por personagens masculinos e femininos. Embora os conflitos de primeira e segunda gerações sejam, geralmente, representados de forma diferente, pois o tempo afeta o elo com o país de origem, pois as lembranças e os elos culturais dos sujeitos de primeira geração são geralmente mais recentes, e consequentemente, mais fortes que os de primeira geração. Entretanto, em Unaccustomed Earth, a morte da mãe, que geralmente possui o papel de guardiã das tradições (GUNEW) 12, parecer enfraquecer o elo do pai com sua cultura de origem, e possibilita que observemos conflitos de primeira e segunda gerações semelhantes. Além disso, é importante observar que Lahiri não representa o pai de forma estereotipada. O pai não é retratado como opressor e, é possível observar que a necessidade de não mais cumprir as obrigações impostas por uma sociedade patriarcal pela qual estava ligado pelo casamento, o libertam e possibilitam também um recomeço no espaço diaspórico. Assim, é possível concluir que a aproximação entre personagens femininos e masculinos se deve à possibilidade de se questionar as relações de poder e gênero no contexto da diáspora, e assinala também a importância do espaço como facilitador dessas negociações e reconfigurações dos papéis de gênero. 12 GUNEW, Sneja. Postcilonialism and Multiculturalism: Between Race and Ethinicity. Disponível em Acesso em 04 de Agosto de 2011.

10 Bibliografia ALMEIDA, Sandra R. G. A Nova Diáspora e a Literatura de Autoria Feminina Contemporânea. In: CAVALCANTI Ildney, ACIOLI A. C., SCHENEIDER L. Da Mulher às Mulheres: Dialogando sobre Literatura, Gênero e Identidade. Maceió: UFAL, 2006, p AGNEW, Vijay. Introduction. In: Diaspora, Memory and Identity: a Search for an Identity. Toronto, Buffalo e Londres: University of Toronto Press, BRAH, Avtar. Cartographies of Diaspora: Contesting Identities. Londres e Nova York: Routledge, GUNEW, Sneja. Postcilonialism and Multiculturalism: Between Race and Ethinicity. Disponível em< >. Acesso em 04 de Agosto de HUA, Anh. Diáspora and Cultural Memory. In: AGNEW, Vijay. Diasporas, Memory and Identity: a Search for an Identity. Toronto, Buffalo e Londres: University of Toronto Press, 2005, p JAWAID, Rifat. A Home-coming for Jhumpa Lahiri. Disponível em < news/2001/jan/11jhum.htm >. Acesso em 24 de julho de JHUMPA, Lahiri. Unaccustomed Earth. Nova York: Vintage Books, SCHWARZ, Henry. A Companion to Postcolonial Studies. Oxford: Blackwell Publishing, ZARE, Bonnie. Evolving Masculinities in Recent Stories by South Asian American Women. In: The Journal of Commonwealth Literature.v. 42, p , 2007.

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Planejamento Financeiro Feminino

Planejamento Financeiro Feminino Planejamento Financeiro Feminino Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado.

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português

Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Estratégia de escuta psicanalítica aos imigrantes e refugiados: uma oficina de português Christian Haritçalde Miriam Debieux Rosa Sandra Letícia Berta Cristiane Izumi Bruno Maya Lindilene Shimabukuro O

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES NÍVEL: FUNDAMENTAL TURNO: MANHÃ GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES SUPLETIVO 2013 QUADRO DE PROVAS PORTUGUÊS PRÉDIO: SALA: NOME COMPLETO: RG: Nº DE INSCRIÇÃO:

Leia mais

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO

O QUE SIGNIFICA CRIAR UM FILHO 39 Sexta Lição PAPAI E MAMÃE NA CRIAÇÃO DOS FILHOS O relacionamento do papai e da mamãe como casal é de fundamental importância para uma formação adequada dos filhos. Esse relacionamento influenciará decisivamente

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Allan Kardec: o codificador da doutrina espírita

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Allan Kardec: o codificador da doutrina espírita Plano de Aula 23 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 17/08/2015 Horário: 20h as 21h Título: Allan Kardec: o codificador

Leia mais

RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1

RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1 RESUMO RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1 Felipe Montejano da SILVA 2 Juliana de Carvalho CRAVO 3 Melina Sampaio MANFRINATTI 4 Roberta POMPERMAYER 5 Stéfani Bilibio PARNO 6 Luiz VELOSO 7 Universidade Metodista

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil

Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Reflexões e atividades sobre Ação Social para culto infantil Apresentaremos 4 lições, que mostram algum personagem Bíblico, onde as ações praticadas ao longo de sua trajetória abençoaram a vida de muitas

Leia mais

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA

TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA 140 TRABALHO VOLUNTÁRIO VISITA AO LAR DA TERCEIRA IDADE DONA VILMA Lucas Moreira Professor Almiro Ferreira RESUMO Através deste trabalho será desenvolvido o conceito de responsabilidade social, onde para

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA.

OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA. OS MEMORIAIS DE FORMAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DA PRÁTICA DE PROFESSORES ACERCA DA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) INCLUSIVA. Fernanda Malinosky C. da Rosa Doutoranda em Educação Matemática Unesp/

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

2.4. A (auto) avaliação. Pré-escolar

2.4. A (auto) avaliação. Pré-escolar Guião de Educação. Género e Cidadania Pré-escolar 2.4. A (auto) avaliação Na sequência das questões já analisadas a nível da organização do grupo, há que ter em conta a forma como quem educa processa a

Leia mais

Table of Contents Apresentação Qual a Vantagem de ter um Negócio Legítimo? Passo 1 - Dados Gerais Passo 2 - Documentos 3 4 5 6 2 Apresentação Se você chegou até aqui, é porque tem o desejo de liberdade

Leia mais

Todos os dias Leitura: atividades

Todos os dias Leitura: atividades Todos os dias Leitura: atividades 1. Escreva Certo (C) ou Errado (E) para as afirmações a seguir. A) O marido acorda a esposa todos os dias de manhã. ( ) B) Às seis da tarde ele volta para casa depois

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Compreensão de texto Nome: Data: Leia este texto expositivo e responda às questões de 1 a 5. As partes de um vulcão

Leia mais

O passageiro. 1.Edição. Edição do Autor

O passageiro. 1.Edição. Edição do Autor 1 1.Edição Edição do Autor 2012 2 3 Jonas de Paula Introdução Esse conto relata um mal entendido que poderia acontecer com qualquer pessoa em qualquer lugar, tem haver com a questão da globalização e seu

Leia mais

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3.

QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ O 7º ANO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: QUESTÃO 1 Texto para as questões 1, 2 e 3. Considere as afirmações I.

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

A TORRE DE BABEL Lição 06

A TORRE DE BABEL Lição 06 A TORRE DE BABEL Lição 06 1 1. Objetivos: Mostrar a tolice do orgulho e dos planos meramente humanos Quando começamos a nos orgulhar e tentamos ser importantíssimos aos próprios olhos, Deus não nos abençoa

Leia mais

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO.

KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. KLEIDYR BARBOSA: JUAZEIRENSE É O REI DO PLATINADO EM SÃO PAULO. O Blog tem mantido contato nas últimas semanas com Cláudia Costa que reside em São Paulo e é amiga de Kleidyr Barbosa dos Santos que é natural

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 8 razões para confiar que Deus te socorrerá Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail: andre@esbocandoideias.com A distribuição

Leia mais

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE

JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE Thayanne Oliveira Rosa LUCENA¹, Dr. Gustavo Abílio Galeno ARNT² 1. Bolsista PIBIC/IFB - Instituto Federal de Brasília- Campus: São Sebastião- DF thayanne.001@gmail.com

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Reencarnação Plano de Aula 12 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Rafael e Erenilton Dia: 04/05/2015 Horário: 20 às 21hs Título: Reencarnação

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

Ficha de Informação da Criança

Ficha de Informação da Criança Ficha de Informação da Criança Data: / / Nome: Data de Aniversário: / / Sexo: Masculino Feminino Apelido: Língua materna: Nome do pai: Língua materna: Nível de inglês: Nome da mãe: Língua materna: Nível

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT

20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT 20 ANOS DE UNESCO NO COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT Fachada restaurada e preservada do Colégio Benjamin Constant (igual de 1924) Neste ano de 2012, o Colégio Benjamin Constant comemora 20 anos de associação

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PATERNIDADE GERALMENTE FEITAS POR MÃES P. O QUE É A PATERNIDADE? R. Paternidade significa ser um pai. A determinação da paternidade significa que uma pessoa foi determinada

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO DINÂMICAS DE GRUPO Nesta categoria as atividades caracterizam-se, de um modo geral, por terem uma componente lúdica acentuada. Podem ser utilizadas em quase todos as fases do trabalho

Leia mais

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / /

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 8ºhist301r ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 2015 8º ano do Ensino Fundamental II HISTÓRIA 1º TRIMESTRE 1. Conteúdos Objetivo 1: Africanos no Brasil (Cap.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE economia solidária, ensino fundamental, jogos cooperativos, clube de troca. Introdução

PALAVRAS-CHAVE economia solidária, ensino fundamental, jogos cooperativos, clube de troca. Introdução ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Economia solidária no ensino fundamental

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Pretérito Imperfeito do Indicativo Pretérito Imperfeito do Indicativo eu tu você ele ela nós vós vocês eles elas Pretérito Imperfeito do Indicativo formas -ar falava falavas falava falávamos faláveis falavam Verbos regulares -er / -ir comia

Leia mais

Área - Relações Interpessoais

Área - Relações Interpessoais Área - Relações Interpessoais Eu e os Outros ACTIVIDADE 1 Dar e Receber um Não. Dar e Receber um Sim. Tempo Previsível 60 a 90 m COMO FAZER? 1. Propor ao grupo a realização de situações de role play, em

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Nahia Nader Mendes Rosa No. USP 7166634 Curso ECA: Relações Públicas Dados do Intercâmbio Universidade: Universität Potsdam Curso: Ciência Política e alemão como

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

Copyright 2012 Edmar Santos

Copyright 2012 Edmar Santos Copyright 2012 Edmar Santos DIREITOS RESERVADOS É proibida a reprodução total ou parcial da obra, de qualquer forma ou por qualquer meio sem a autorização prévia e por escrito do autor. A violação dos

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

REGISTROS REUNIÃO DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL NA E.E SALVADOR MORENO MUNHOZ. TEORODO SAMPAIO - SP

REGISTROS REUNIÃO DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL NA E.E SALVADOR MORENO MUNHOZ. TEORODO SAMPAIO - SP 1 REGISTROS REUNIÃO DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL NA E.E SALVADOR MORENO MUNHOZ. TEORODO SAMPAIO - SP Data: 01/09/2012 Horário: 18h às 20h. Munhoz Município: Teodoro Sampaio Carneiro da Silva Gonçalves Número

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca PROGRAMA DO MUTIRÃO HABITACIONAL

Leia mais

Internacionalização da Amazônia

Internacionalização da Amazônia Internacionalização da Amazônia Cristovam Buarque A partir dos anos 1970, o planeta deixou de ser um conceito abstrato apenas dos geógrafos e astrônomos e começou adquirir uma dimensão concreta para os

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais