Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO"

Transcrição

1 AGOSTO D S T Q Q S S INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO Palavra da Direção É com imensa alegria que reencontramos nossos alunos e seus familiares e acolhemos novos integrantes da família Apoio para o convívio e aprendizado conjunto em mais um semestre letivo. Sejam todos bemvindos! A família Apoio cresce com a chegada de novos integrantes! Cuidaremos com carinho da adaptação de cada um deles. Sejam todos bem-vindos! Pai, um ELO de amor e segurança na vida dos filhos. Nossas homenagens carinhosas pelo seu dia (10/8) Festa para ex-alunos e seus familiares, comemorando os 30 anos do Colégio. Dia: 23 de agosto Hora: das 17h às 24h Entrega dos registros da Avaliação Processual da II etapa para alguns alunos. Aguardem! Novidade: Oficina de Capoeira para alunos do Ciclo 2. Inscrições com Marceline. Iniciamos este novo período de trabalho com o mesmo compromisso de orientar um projeto educacional que contribua de forma significativa para a formação de indivíduos mais sensíveis, éticos, seguros, autônomos e felizes. Para realizarmos esse propósito, entendemos que a sintonia e complementariedade de ações entre escola e família é essencial e, por isso, planejamos, durante a Semana Pedagógica de julho, novas estratégias para fortalecer a nossa parceria, desejando muitíssimo que vocês possam aproveitá-las ao máximo. Em julho, além de momentos de avaliação e planejamento em equipe, com vistas ao aprimoramento contínuo do nosso trabalho, também, investimos, como sempre fazemos, na formação continuada dos nossos professores e funcionários, proporcionando-lhes oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional. No nosso site, vocês poderão apreciar explicações e fotos do belíssimo trabalho realizado com os funcionários nesse período. Alguns dos nossos professores puderam participar, no início de julho, do curso ministrado aqui no colégio para educadores do nosso estado, pela Coordenadora de Práticas Inclusivas dos ciclos 1,2 e 3, Cristina Antonino, sobre Adaptações Curriculares a favor da Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A Diretora Rejane Maia compartilhou com toda a equipe pedagógica do Colégio as observações que realizou nas escolas da Califórnia, visitadas por ela e outros educadores de vários estados do Brasil, no mês de abril passado. O objetivo principal desse intercâmbio com escolas americanas foi conhecer o que de mais inovador e significativo estão desenvolvendo acerca da Aprendizagem Baseada em Projetos e uso da Tecnologia a serviço da construção de conhecimentos. Esse momento com Rejane foi aprofundado junto aos professores dos ciclos 2,3,4 e 5, com o trabalho de Formação Tecnológica, que vem sendo orientado desde dezembro passado pelas nossas professoras de Informática Educacional, Vancleide, Siquele e Márcia. Elas desafiaram-nos, através do uso de novas ferramentas tecnológicas, a rever e enriquecer os projetos interdisciplinares que orientam. Agosto / 2014

2 Já o ciclo 1, sob a liderança da coordenadora Clarissa, também reviu os projetos das classes, à luz das novas contribuições compartilhadas. Neste mês, que começa com as singelas, porém afetivas Homenagens aos Pais pelo seu dia, teremos, também, um marcante momento de reencontro e confraternização festiva com ex-alunos e seus familiares, com quem compartilhamos tantas alegrias e inesquecíveis construções. Rever e abraçar tanta gente querida, matando a saudade de alguns que há muito não vemos, será maravilhoso! Na segunda quinzena do mês, socializaremos com alguns alunos e familiares do Ensino Fundamental, os registros da Avaliação Processual da II etapa, que já incorporará os resultados obtidos por eles, após nova avaliação realizada na volta às aulas. Essa avaliação também levará em consideração a produção realizada por cada um(a) nas tarefas de recuperação da aprendizagem enviadas para o período de férias. Esperamos que eles tenham podido aproveitar bem essa nova oportunidade de aprendizagem preparada com dedicação por nossa equipe pedagógica. Semestre novo... Atitudes novas! Vamos enfrentar juntos o desafio de organizar, da melhor forma possível, o trânsito na frente do colégio. Se cada um agir em prol do bem coletivo, respeitando as regras de trânsito e as orientações dos funcionários responsáveis pela segurança, conseguiremos minimizar as dificuldades que vêm incomodando a todos. Solicitamos que leiam atentamente as informações a seguir, para que se mantenham informados acerca de importantes aspectos do funcionamento do colégio e do cronograma de atividades de cada ano/série, podendo, assim, melhor participarem da vida escolar do(s) seu(s) filho(s). Um carinhoso abraço A Direção Chegou Agosto! É tempo de recomeçar... Tempo de reencontrar os amigos... Tempo de homenagear os pais e, também, de resgatar a cultura popular! Com a alegria renovada, reiniciamos nossas atividades, recebendo e acolhendo todas as nossas crianças, especialmente as que estão iniciando o convívio conosco nesse II semestre. Sejam todos muito bem - vindos! Também, neste mês, as crianças homenagearão o papai pelo seu dia (10/8). Elas expressarão todo seu afeto e amor, de uma forma tranquila e espontânea, que lhes é própria, através de um carinho surpresa compartilhado ao longo da semana, assim como na construção do cartão que seguirá junto ao presente, na sexta - feira (08/08). Todos os pais recebam, desde já, os parabéns da Equipe do Ciclo 1.

3 Daremos continuidade às propostas de trabalho da II etapa, iniciadas no I semestre, assim como proporcionaremos as melhores oportunidades de socialização e aprendizagem as nossas crianças. Observem as datas importantes do mês: Dia 01/08 - Início do II semestre / Boas-vindas aos alunos nas salas. Dia 04/08 - Chegada dos alunos novatos para o Infantil 1(adaptação). Dia 05/08 - Bom - dia e Boa - tarde especiais de acolhimento. Dia 22/08 - Bom - dia e Boa - tarde especiais pelo Dia do Folclore, Feira de Brinquedos Populares (Aguardem convite!). Dia 29/08 - Reunião Pedagógica para estudo e planejamento com as professoras e SOP. Haverá aula até às 10h (turno manhã) e 16h (turno tarde). As crianças que não puderem sair nesses horários (em função da impossibilidade dos pais e portadores), permanecerão no ambiente escolar, sob a supervisão das funcionárias, auxiliares de classe. ATENÇÃO! *Aguardem comunicado sobre a aula de campo da II etapa para as turmas dos Infantis 3 - Projeto: Recife, cidade das águas. *A partir do início de agosto, a Coordenadora Clarissa Pereira entrará em período de licençamaternidade e, desde já, estamos em clima de alegre expectativa pela iminente chegada do nosso pequeno Vinícius. Nesse período em que Clarissa estará de licença, o serviço de Coordenação Pedagógica funcionará da seguinte forma: Manhã: A diretora Rejane Maia assumirá a gestão do currículo (acompanhamento dos planos de trabalho) e a formação continuada das professoras e será ajudada pela professora Silvia Rocha (do Infantil 1- Tarde), que atuará como auxiliar da Coordenação, com o objetivo de realizar a gestão do cotidiano (atendimento a crianças e familiares nas suas necessidades e orientação às funcionárias) e no suporte às professoras em sala. Tarde: Elke Vieira, que está atuando desde o início do ano como auxiliar da Coordenação, assumirá a função de Coordenadora Pedagógica desse turno. Agradecemos a sua confiança e colocamo-nos disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas.

4 Recomeçamos as propostas escolares em agosto com todo o gosto, resgatando os elos de carinho, amor, compromisso e responsabilidade com todos que fazem parte da Comunidade Apoio. Estamos muito felizes em receber as alegrias da nossa casa, nossos(as) alunos(as), para darmos continuidade às atividades da II etapa, iniciadas no I Semestre. Neste mês, prestaremos nossa homenagem àqueles que nos confiam todos os dias os(as) filhos(as), os nossos queridos PAIS. Dia 01/08 - Início do II Semestre Bom- Dia e Boa- Tarde de acolhimento às crianças - Socialização de algumas vivências de férias. Dia 04/08 - Bom -Dia e Boa- Tarde para as crianças com as professoras dos 2 os anos sobre mitos e lendas brasileiras (02/08 Dia Internacional do Folclore). Dia 11/08 - Bom- Dia e Boa -Tarde para as crianças com as professoras dos 3º s anos (12/08 - Dia Nacional das Artes). Apresentação de algumas obras de artistas importantes para a cultura da nossa cidade. De 04 a 08/08 - Execução de atividades que seguirão para casa, em homenagem aos pais, ao longo da semana. Dia 18/08 - Bom- Dia e Boa- Tarde para as crianças - Dia do Folclore (22/08). Apresentação de trava- línguas pelos(as) alunos(as) dos 1º s anos. Dia 22/08 - Envio da devolutiva parcial dos registros da avaliação da II etapa para os alunos(as) que, levaram tarefas de reforço nas férias e dos relatórios da avaliação processual dos alunos com NEE. Dia 25/08 - Bom- Dia e Boa- Tarde para as crianças com o SOP (música). Dia 29/08 - Bom- Dia e Boa- Tarde Hino Nacional e Aniversariantes da semana. ATENÇÃO! Lembramos aos pais do 1º ano que, desde o início da II etapa, as crianças passaram a ter registradas na agenda, como está descrito no Regulamento Escolar, as atividades de casa não realizadas ou não apresentadas e os atrasos na 1ª aula. As crianças que chegarem após 7h40 e 13h40, aguardarão o início da 2ª aula no espaço da cantina, aos cuidados de Regiane. Informamos, também, que na agenda aparecem duas datas para a Culminância do Processo de Letramento e Alfabetização dos 1º s anos. Pedimos que vocês considerem apenas o dia 13/12, data confirmada para a realização desse marcante momento dessas turmas. Estabelecemos os horários e o tempo de permanência das crianças no colégio, buscando assegurar os cuidados necessários a todas. Por isso, solicitamos às famílias que tragam e venham buscar seus(suas) filhos(filhas) nos horários definidos na agenda.

5 Fazer um bem, fazer um bem A quem se quer bem E também a quem nem Se conhece bem... Fazer um bem, ao rio, ao peixe, ao mar, ao céu, às estrelas, ao ar e à Terra.... Bia Bedran Agosto - Tempo de recomeçar com muita alegria, de reencontrar pessoas queridas, de homenagear os pais do Apoio, de se comprometer com a sustentabilidade, de valorizar as riquezas do nosso folclore e de se fazer um bem a quem nem se conhece bem. Tempo de resgatar aprendizagens, de aprimorar conhecimentos e de construir novos saberes, com a continuidade das propostas de trabalho da II etapa, iniciadas no I semestre. Dia 01/08 - Bom-Dia e Boa-Tarde de acolhimento às crianças. De 04 a 08/08 - Homenagens aos pais ao longo da semana. Dia 05/08 - Bom-Dia e Boa-Tarde para as crianças. Apresentação eletrônica relacionada ao projeto Por um Apoio Sustentável, para refletirmos sobre as questões ambientais e compartilharmos as ações que serão desenvolvidas ao longo do mês. Dia 12/08 - Bom-Dia e Boa-Tarde para as crianças - Dia Nacional das Artes. Apresentação de algumas obras de artistas que elaboram seus trabalhos com o reaproveitamento de materiais da natureza ou do meio social, com a participação da professora de Artes, Luiza Lira. Dia 19/08 - Bom-Dia e Boa-Tarde para as crianças: Dia do Folclore (22/08). Apresentação de lendas e músicas do nosso folclore pelos(as) alunos(as) dos 4ºˢ anos (participação do professor Romero de Andrade). Dia 22/08 - Envio da devolutiva parcial da Avaliação Processual da II Etapa para os(as) alunos(as) que levaram tarefas de reforço nas férias e dos relatórios da avaliação processual dos alunos com NEE. Dia 26/08 - Bom-Dia e Boa-Tarde para as crianças. Apresentação de parlendas e trava-línguas pelos(as) alunos(as) dos 5ºˢ anos.

6 Nos 30 anos do Colégio Apoio, a alegria do reencontro é imensa! Boas-vindas! Dia 01/08 - Início do II semestre e continuação da 2ª etapa do ano letivo. De 01 a 08/08 - Entrega das tarefas de férias para apreciação dos professores. De 04 a 08/08 - Homenagens aos pais ao longo da semana. Dia 11/08 - Comemoração do dia do Estudante. Aguardem programação. Dia 26/08 - Reunião de Professores de 6º ano a 8ª s séries Horário: 10h10 às 12h25. Nesse dia, as aulas encerrarão às 10h. Dia 27/08 - Reunião de Professores de 6º ano a 8ª s séries Horário: 16h10 às 18h25. Nesse dia, as aulas encerrarão às 16h. Dia 28/08 - Envio da devolutiva parcial dos registros da avaliação da II etapa para pais de alunos que levaram tarefas de reforço nas férias. CLASSES INTEGRADAS De 04 a 08/08 - Homenagens aos pais ao longo da semana. Aguardem os mimos feitos pelos seus filhos(as) e enviados por s. Dia 11/08 - Comemoração do dia do Estudante, no Colégio Apoio. Dia 13/08 - Reunião de Pais para entrega dos novos Projetos Interdisciplinares para o II semestre de Aguardem convite. FESTA PARA EX-ALUNOS e EX-PAIS APOIO, comemorando os 30 anos do Colégio. Data: 23 de agosto, das 17h às 24h. Por favor, divulguem! UNIFORME A Atriivis (responsável pela venda do uniforme) estará no colégio, nos dias 1 e 4/08, das 8h às 14h. FEIRA DE ORGÂNICOS Será realizada nos dias 13/08 e 27/08 (quartas-feiras). Não Percam! ATIVIDADES EXTRAS As atividades extras recomeçaram hoje, dia 1 de julho. Lembramos o compromisso assumido por vocês quando matricularam o(a) seu (sua ) filho (a) na atividade de sua escolha.

7 Novidade para esse II Semestre- iniciaremos a Oficina de Capoeira, para os alunos do Ciclo 2, nas segundas e quartas-feiras, das 12h20 às 13h20. Inscrições com Marceline. O Horário Integral para o Ciclo 1 recomeçará no próximo dia 4/8 pela manhã e à tarde. O do Ciclo 2, começará no dia 5/8, somente à tarde. Solicitamos que, ainda hoje, os pais que não assinaram o contrato de prestação de serviços para o II semestre, procurem contatar com a Secretaria confirmando a participação do (a) seu(sua) filho(a) no Horário Integral neste semestre, a fim de que possamos ter o número exato de alunos de cada grupo, para contratação do almoço. Na segunda-feira, devem vir assinar impreterivelmente, o contrato de validade semestral. Pedimos àqueles que ainda estão em débito com a mensalidade do I Semestre, o favor de procurarem a Secretaria ou Marceline para saldarem o seu compromisso. CANTINA PÉ DE SERRA Exclusivamente, neste mês, a cantina, nas terças- feiras e quintas feiras, terá uma novidade: servirá comidas típicas. Vamos saboreá-las! REUNIÃO DO SETOR ADMINISTRATIVO No dia 26/08, das 14h às 16h, haverá a reunião mensal do Setor Administrativo. A secretaria não funcionará neste horário. PAGAMENTOS O pagamento da mensalidade de agosto deverá ser efetuado, mediante boleto, em qualquer rede bancária, até o dia 05/08. A taxa de lanche mensal da Educação Infantil e 1º ano deverá, também, ser paga até o dia 05/08, na Secretaria. Solicitamos aos pais em débito com o pagamento da Taxa de Materiais e Eventos do II Semestre e de mensalidades dos meses anteriores, que procurem a Secretaria, o mais rápido possível, a fim de cumprirem os seus compromissos para com o Colégio. IMPORTANTE Em setembro, realizaremos a confirmação das vagas dos alunos para o ano de Aguardem circular específica. Lembramos que para confirmar a vaga do seu filho é necessário que o responsável esteja em dia com seus compromissos financeiros para com o colégio. Em breve, enviaremos correspondência com orientações sobre a ATUALIZAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) via on-line. Aguardem instruções! SECRETARIA Horário de atendimento ao público: De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min. De segunda a quinta-feira, das 13h30min às 18h. Na sexta-feira à tarde, a Secretaria estará fechada para organização interna.

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO. Agosto inicia com muitos. dedicado aos pais no momento das homenagens, o

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO. Agosto inicia com muitos. dedicado aos pais no momento das homenagens, o AGOSTO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO Palavra da Direção O prazer pelo reencontro com nossos alunos é ainda

Leia mais

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO MAIO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO Palavra da Direção Todas as nossas homenagens àquelas que merecem o maior

Leia mais

Palavra da Direção SET / 2015 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO. Iniciamos o II semestre em agosto com todo o gosto!

Palavra da Direção SET / 2015 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO. Iniciamos o II semestre em agosto com todo o gosto! SETEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO Palavra da Direção Iniciamos o II semestre em agosto com todo o gosto!

Leia mais

Atentem para os cronogramas a seguir e para as importantes informações administrativas divulgadas nesta circular.

Atentem para os cronogramas a seguir e para as importantes informações administrativas divulgadas nesta circular. SETEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO Palavra da Direção O II Semestre começou super bem, com a maravilhosa

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

Palavra da Direção. Palavra da Direção. Setembro. Informativo do Colégio Apoio. Setembro 2012

Palavra da Direção. Palavra da Direção. Setembro. Informativo do Colégio Apoio. Setembro 2012 Informativo do Colégio Apoio S T Q Q S S Agto foi concluído com um saldo bem pitivo. A adaptação d nov alun, que iniciaram seu convívio conco nesse início de II semestre, aconteceu de modo btante tranquilo

Leia mais

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio SUMÁRIO A comunicação Escola e Família...2 Rotina escolar...2 Horário das aulas...3 Atrasos e horários de entrada e saída...3 I. Entrada...3 II. Saída...3 III. Saídas antecipadas...3 Faltas...4 Provas

Leia mais

NORMAS E FUNCIONAMENTO

NORMAS E FUNCIONAMENTO NORMAS E FUNCIONAMENTO I HORÁRIOS: Das 8h às 11h50min e das 13h às 16h50min para os matriculados em meio período. Os demais períodos são atendidos, conforme a carga horária, dentro do período das 07h às

Leia mais

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA 1. Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis autorizados no ato da matrícula. Por questão de segurança, a entrega de alunos a pessoas que não estejam elencadas

Leia mais

Com alegria e gratidão pela caminhada de 2015.

Com alegria e gratidão pela caminhada de 2015. Circular: Matrícula 2016 Taguatinga, 01 de dezembro de 2015 Prezados pais/responsáveis, Com alegria e gratidão pela caminhada de 2015. Enviamos informações sobre o processo de renovação de matrícula para

Leia mais

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Mogi das Cruzes, 24 de janeiro de 2013. Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Aruã Ref.: Início do ano letivo - informações Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES EM 2014

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES EM 2014 O Colégio Santa Maria oferece diversos cursos extracurriculares para as diferentes faixas etárias que visam e favorecem o desenvolvimento de habilidades esportivas, artísticas, linguísticas, culturais

Leia mais

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO

Palavra da Direção INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO ABRIL D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO 1-Vivências de Páscoa nos diferentes ciclos- Expressões de cuidado consigo,

Leia mais

Manual para pais e alunos 2014

Manual para pais e alunos 2014 Manual para pais e alunos 2014 Quem foi Jean Piaget? Colégio Jean Piaget Jean Piaget O que pensou Desenvolveu a epistemologia genética uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da

Leia mais

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO Orientações Gerais Sacramentinas APRESENTAÇÃO Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Educação Infantil da nossa escola se propõe a desenvolver

Leia mais

13h40 para o turno vespertino.

13h40 para o turno vespertino. ORIENTAÇÕES DIVERSAS PARA O ANO LETIVO - Horário Escolar - Atendimento aos pais - Atendimento de Psicologia Escolar - Uniforme - Material Individual - Enfermaria - Alimentação - Aniversariantes do Mês

Leia mais

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos 1/7 Direito 2/7 Ciência da Computação, Sistemas de Informação,

Leia mais

O Colégio Oswald de Andrade lhes deseja boas-vindas para mais um ano de trabalho.

O Colégio Oswald de Andrade lhes deseja boas-vindas para mais um ano de trabalho. Unidade Girassol G5 - EI 1 o ao 5 o ano - EF I Caras famílias, O Colégio Oswald de Andrade lhes deseja boas-vindas para mais um ano de trabalho. Para facilitar a comunicação e o esclarecimento de algumas

Leia mais

A O S P A I S C O O L É G G I I O

A O S P A I S C O O L É G G I I O PROGRAMAÇÃO 2015 FUNDAMENTA L I ED. INFANTIL D A D O S P E S S O A I S CEP: 01 A O S P A I S Entender a criança no seu todo, repeitando suas necessidades e tendo o cuidado de inserir a educação de forma

Leia mais

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 Senhores pais/responsáveis: Estamos iniciando mais um ano letivo. Este ano completamos 25 anos de trabalho e parceria com toda a comunidade escolar. Nestes 25 anos

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA

ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA HORÁRIO MODALIDADES PARCIAL 6 horas (7:00h às 13:00h) ou (13:00h às 19:00h) INTEGRAL 12 horas (07:00h às 19:00h) ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO NA ESCOLA Os alunos serão entregues somente aos pais ou responsáveis

Leia mais

Manual de Orientações

Manual de Orientações Manual de Orientações 2015 Via Lux DA INSPIRAÇÃO À DESCOBERTA Projeto Pedagógico 2015 - Ano Internacional da Luz Educação Infantil Srs Pais e/ou Responsáveis, Iniciamos mais um ano letivo e para o Colégio

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO EM SAÚDE Unidade

Leia mais

22/12/2014 a 09/01/2015 Secretaria / Tesouraria FECHADAS

22/12/2014 a 09/01/2015 Secretaria / Tesouraria FECHADAS BOLETIM INFORMATIVO 2015 Título: PROCESSO DE MATRÍCULA Unidade Organizacional: COLÉGIO REGINA MUNDI Objetivo: Esclarecer dúvidas correlacionadas ao processo de matrícula nas escolas da Rede Santa Paulina.

Leia mais

Educação Infantil Primeira Edição de 2014

Educação Infantil Primeira Edição de 2014 AVISOS GERAIS Educação Infantil Primeira Edição de 2014 03 à 07 de Fevereiro Primeira Semana de Aulas Foi com muita alegria que recebemos nossos queridos alunos durante esta primeira semana de aula! Sabemos

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012 Panda Orientação Escolar Rua Praia de Itapuã Q-10, Lote 01 Vilas do Atlântico Lauro de Freitas Ba 071-3379-3856 / Fax: 071-3379-7850 / cel.: 071-8794-0030 E-mail : pandaoe@gmail.com EDITAL DE MATRÍCULA

Leia mais

1ª Reunião de Pais Educação Infantil e Fundamental I

1ª Reunião de Pais Educação Infantil e Fundamental I 1ª Reunião de Pais Educação Infantil e Fundamental I 2016 Equipe Pedagógica Fábio Pinheiro Diretor Pedagógico Penha Botega Coordenadora Pedagógica Ednéia Camizasso Orientadora Pedagógica Francisco Dada

Leia mais

Sejam bem vindos ao ano letivo de 2016! EDUCAÇÃO INFANTIL

Sejam bem vindos ao ano letivo de 2016! EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Amorim / Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Sejam bem vindos ao ano letivo

Leia mais

INFORMATIVO PROCESSO DE SELEÇÃO - 2015 Ensinos Fundamental I, II e Médio

INFORMATIVO PROCESSO DE SELEÇÃO - 2015 Ensinos Fundamental I, II e Médio INFORMATIVO PROCESSO DE SELEÇÃO - 2015 Ensinos Fundamental I, II e Médio Estimados Pais e/ou Responsáveis, É motivo de satisfação para nós a escolha para o processo de parceria na educação de seu(sua)

Leia mais

EDITAL N.º 10/2014. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica.

EDITAL N.º 10/2014. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. 1 EDITAL N.º 10/2014 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

CARTA DE REMATRÍCULA 2016

CARTA DE REMATRÍCULA 2016 CARTA DE REMATRÍCULA 2016 Srs. Pais, Responsáveis e Estudantes, Valparaíso de Goiás GO, 07 de outubro de 2015. A Rede de Ensino JK tem como Missão transformar informação em conhecimento, formar cidadãos

Leia mais

Regulamento I N T E R N O

Regulamento I N T E R N O Regulamento I N T E R N O 2015 Caros pais, Este documento trata de informações importantes a respeito da relação Família X Colégio Apoio e esclarece normas e assuntos de interesse coletivo, que favorecem

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Médio

Orientações gerais para as famílias. Ensino Médio 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Médio EQUIPE PEDAGÓGICA Prezados Pais, Favorecer o autodesenvolvimento: é esse o objetivo da Educação. Aprende-se melhor num ambiente de harmonia, de equilíbrio

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA / ALUNOS NOVOS ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA / ALUNOS NOVOS ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO Senhores Pais: É com a sensação do dever cumprido que terminamos mais um ano letivo. São Paulo, 09 dezembro de 2015. Comunicado 103 Aproveitamos o momento para desejar a todos um excelente final de 2015

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título

EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título As Faculdades Santo Agostinho, por meio de seu Núcleo de Relacionamento Acadêmico e em conformidade

Leia mais

Palavra da Direção. Outubro. Informativo do Colégio Apoio. Outubro 2012. as as S T Q Q S S

Palavra da Direção. Outubro. Informativo do Colégio Apoio. Outubro 2012. as as S T Q Q S S Informativo do Colégio Apoio Nos di as 10 e 11/ 10, momentos d e muita alegria nas comemorações pelo Dia das Crianç as. Viv a 12/ 10! Homenagens especiais a tod as as integrantes do SOP, aos (às) professores(as)

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Educação Infantil e Verde/1º ano do Ensino Fundamental. Normas de Funcionamento 2016. 1. Horários de atendimento

Educação Infantil e Verde/1º ano do Ensino Fundamental. Normas de Funcionamento 2016. 1. Horários de atendimento Educação Infantil e Verde/1º ano do Ensino Fundamental Normas de Funcionamento 2016 1. Horários de atendimento Recepção 7h30 às 18h Secretaria Escolar 7h30 às 17h30 Setor Financeiro 7h30 às 17h30 Sempre

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES EM 2013

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES EM 2013 O Colégio Santa Maria oferece diversos cursos extracurriculares para as diferentes faixas etárias que visam e favorecem o desenvolvimento de habilidades esportivas, artísticas, linguísticas, culturais

Leia mais

Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013

Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013 Of. Circular n 01/2013 Juiz de Fora, 15 de abril de 2013 ASSUNTO: Agenda de Orientações Docente Prezados Professores, De modo geral, quando se conversa com nossos egressos e alunos sobre a Faculdade Machado

Leia mais

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA Educação Infantil 1º ano a 4ª série (5º ano)

MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA Educação Infantil 1º ano a 4ª série (5º ano) MANUAL DO ALUNO E DA FAMÍLIA Educação Infantil 1º ano a 4ª série (5º ano) "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire Horário das aulas

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DA ED. INFANTIL

MANUAL DO ALUNO DA ED. INFANTIL MANUAL DO ALUNO DA ED. INFANTIL SENHORES PAIS, RESPONSÁVEIS, Agradecemos a todas as famílias a confiança que têm depositado no projeto de Educação do Colégio CAFA. O MANUAL DO ALUNO é uma coletânea de

Leia mais

Passagem do EF1 para o EF2 Questões e desafios. Como minimizar impactos e construir espaços para uma transição positiva

Passagem do EF1 para o EF2 Questões e desafios. Como minimizar impactos e construir espaços para uma transição positiva Passagem do EF1 para o EF2 Questões e desafios Como minimizar impactos e construir espaços para uma transição positiva quem são os alunos do 5º ano? GRUPO 5º ANO 1 Professor Parceiro Aumento da Responsabilidade

Leia mais

Turma Mix Integral (segunda à sexta das 7h às 12h)

Turma Mix Integral (segunda à sexta das 7h às 12h) Turma Mix Integral (segunda à sexta das 7h às 12h) Para as famílias que procuram atividades complementares no período da manhã, direcionadas para crianças de 5 a 11 anos, oferecemos oficinas de artes e

Leia mais

A FORMAÇÃO DO SEU FILHO É O NOSSO OBJETIVO

A FORMAÇÃO DO SEU FILHO É O NOSSO OBJETIVO COLÉGIO ADAMANTINENSE COLÉGIO OBJETIVO - ADAMANTINA O Desafio da Renovação e a Solidez da Tradição O mundo atual impõe aos educadores e aos educandos a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA Associação Recifense de Educação e Cultura

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA Associação Recifense de Educação e Cultura EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 O Diretor da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, no uso da suas atribuições, torna públicos o calendário e as normas para renovação de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - RIO Unidade

Leia mais

EMEI PROFº ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA PROJETO PEDAGÓGICO 2012 BRINCAR NÃO É BRINCADEIRA...

EMEI PROFº ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA PROJETO PEDAGÓGICO 2012 BRINCAR NÃO É BRINCADEIRA... EMEI PROFº ANTONIO CARLOS PACHECO E SILVA PROJETO PEDAGÓGICO 2012 BRINCAR NÃO É BRINCADEIRA... JUSTIFICATIVA Desde o nascimento a criança está imersa em um contexto social, que a identifica enquanto ser

Leia mais

Matrículas 2015. O Colégio Maria Auxiliadora oferece: Educação Infantil - 3 aos 5 anos. Ensino Fundamental de 9 anos - 1ª a 8ª série.

Matrículas 2015. O Colégio Maria Auxiliadora oferece: Educação Infantil - 3 aos 5 anos. Ensino Fundamental de 9 anos - 1ª a 8ª série. Matrículas 2015 O Colégio Maria Auxiliadora, espaço privilegiado de formação humana e acadêmica, integra a rede de Escolas Notre Dame. Os princípios educacionais ND e a vivência dos valores cristãos alicerçam

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CANDEIAS. Carta circular nº01/15

CENTRO EDUCACIONAL CANDEIAS. Carta circular nº01/15 CENTRO EDUCACIONAL CANDEIAS Carta circular nº01/15 "Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então,

Leia mais

Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015

Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015 Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015 2 O Colégio Santa Maria oferece diversos cursos extracurriculares para as diferentes faixas etárias que visam e favorecem o desenvolvimento de habilidades esportivas,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA EDITAL

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA EDITAL EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PORTADORES DE DIPLOMA EM LETRAS 2011 / 1º SEMESTRE CAMPUS ITAMBÉ INTRODUÇÃO A Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, faz saber que as inscrições para o Processo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2016 Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Maria Bastos F. Santos Estarão abertas, no período de 11/04/2016 a 29/04/2016, as inscrições para o processo seletivo destinado ao

Leia mais

Nome do Projeto: Compartilhando Livros por mais Cultura e Cidadania na Escola e na Comunidade

Nome do Projeto: Compartilhando Livros por mais Cultura e Cidadania na Escola e na Comunidade A escola é o lugar privilegiado da aprendizagem, planejado para educar pessoas mais participativas, solidárias, produtivas e felizes. GUIOMAR NAMO DE MELLO Diretora da EBRAP Escola Brasileira de Professores

Leia mais

ÍNDICE. 1. Mensagem Tema do Ano

ÍNDICE. 1. Mensagem Tema do Ano 1. Mensagem Tema do Ano ÍNDICE 2. Objetivos da Escola 3. Estrutura e Funcionamento Interno da Instituição 3.1. Funcionamento dos portões da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 3.2. Horário do Corpo

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 A D Á N R E IO L C ESCOLAR COLÉGIO MÃE DE DEUS 2016 Irmãs do Imaculado Coração de Maria COLÉGIO MÃE DE DEUS Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 16 - Reunião da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado.

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado. Todos os anos, o Colégio Monteiro Lobato se prepara para receber seus alunos com muitas novidades. Aqueles que estão retornando vão poder rever os amigos, os professores queridos e aprender novidades.

Leia mais

Palavras-chave: Pintura Facial. Inclusão Social. Ações Extensionistas.

Palavras-chave: Pintura Facial. Inclusão Social. Ações Extensionistas. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INCLUSÃO SOCIAL: AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO PINTANDO A CARA NA APAE DE NAVIRAÍ Cássia Vitali Pereira 1 Josiane Peres Gonçalves 2 Eixo temático 02 Comunicação oral Resumo:

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio:

EDITAL Nº 02/2013. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio: EDITAL Nº 02/2013 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio: Administração Contabilidade Eletrônica Mecânica Mecatrônica Qualidade Segurança

Leia mais

Formar cidadãos para o mundo é o nosso dever de casa

Formar cidadãos para o mundo é o nosso dever de casa Desde os primeiros contatos com a vida, o recém-nascido revela o desejo de conhecer o mundo. Quer ver, ouvir, tocar, sentir o perfume e o sabor de tudo que o cerca. Desenvolve seu raciocínio tão logo inicie

Leia mais

Manual do Aluno 2013. Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos

Manual do Aluno 2013. Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Manual do Aluno 2013 Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Com o objetivo de orientar toda comunidade escolar alunos, pais, professores, funcionários, coordenação e direção sobre a organização, os serviços

Leia mais

Projeto Novos Talentos

Projeto Novos Talentos Projeto Novos Talentos Introdução O golfe tem se caracterizado, no mundo inteiro, como o esporte que mais colabora com as causas sociais. Os eventos do esporte buscam ajudar, através de ações benemerentes,

Leia mais

MANUAL DO ORGANIZADOR DE CARAVANAS. Recomendamos que você leia atentamente todos os tópicos e consulte este manual sempre que necessário.

MANUAL DO ORGANIZADOR DE CARAVANAS. Recomendamos que você leia atentamente todos os tópicos e consulte este manual sempre que necessário. MANUAL DO ORGANIZADOR DE CARAVANAS Este manual foi desenvolvido para orientá-lo sobre as características, benefícios e procedimentos para organizar sua caravana para a Beauty Fair Feira Internacional de

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, de um lado Escola de Educação Infantil Anjos de Pijamas, devidamente

Leia mais

Edital Nº 004/PPGEGC/2014

Edital Nº 004/PPGEGC/2014 Edital Nº 004/PPGEGC/2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) torna pública a abertura das inscrições, para o preenchimento de vagas, considerando

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO 2016 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DA FACULDADE DE MINAS CAMPUS BELO HORIZONTE

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO 2016 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DA FACULDADE DE MINAS CAMPUS BELO HORIZONTE EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO 2016 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DA FACULDADE DE MINAS CAMPUS BELO HORIZONTE 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES A Faculdade de Minas - Campus Belo Horizonte - MG, credenciada através

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO Histórico Na gestão de 2008/2009, através da Direção Cientifica, houve a preocupação de dar maior ênfase a divulgação na instituição.

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações:

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas 2016 *Objetivos Gerais: Instalações: COLÉGIO ACLIMAÇÃO Razão: Ensino Infantil e Fundamental W A C S/C Ltda. CNPJ: 05.337.280/0001-41 Tel: 11 3341-1329 Fax: 11 3271-7424 Rua Teodureto Souto, 970 Aclimação CEP: 01539-000 São Paulo SP. www.colegioaclimacao.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

c) INSCRIÇÃO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL Dirigir-se ao POLO de opção, conforme locais disponíveis no site www.poseaduninter.com.br

c) INSCRIÇÃO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL Dirigir-se ao POLO de opção, conforme locais disponíveis no site www.poseaduninter.com.br EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA Nº 20/2014 CPSI REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU, DA METODOLOGIA E-LEARNING A DISTÂNCIA, NO MÓDULO LETIVO

Leia mais

Curso: Obtenção de Novo Título

Curso: Obtenção de Novo Título GUIA INFORMATIVO Curso: Obtenção de Novo Título Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada

PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada PROCESSO SELETIVO 2º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007,republicada em 01.12.2010

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada. Inscrição Calendário Redação Resultado Matrícula

PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada. Inscrição Calendário Redação Resultado Matrícula PROCESSO SELETIVO 1º Sem/2015 Graduação Presencial Manual do Candidato Ingresso Via Prova Agendada A Universidade de Franca, atendendo a Portaria Normativa MEC n o 40 de 12.12.2007, resolve promover Processo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenadora: Profa. Dra. Branca Jurema Ponce Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Marina Graziela Feldmann Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a 24/04/2015, as

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias

Leia mais

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO

GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO GUIA INFORMATIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO Parabéns por ter escolhido a FAMÍLIA PROMINAS para estudar, agradecemos a preferência e confiança depositadas em nossos serviços educacionais. Faremos de tudo para lhe

Leia mais

EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL EDITAL Nº 090/2015 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE PRESENCIAL A Diretoria de Relacionamento e Serviços ao Aluno do Centro Universitário Senac torna pública

Leia mais

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição.

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição. Vitória-ES, 17 de julho de 2014. Prezado(a) Aluno(a), Para inovar e levar praticidade para seus alunos, a Faculdade Multivix-Vitória está disponibilizando a solicitação de alguns documentos e serviços

Leia mais

Advento um convite à doação

Advento um convite à doação 07 de dezembro de 2012 Advento um convite à doação No Advento é tempo de estar disposto a ajudar uma pessoa e enchê-la de esperança. Conforme Schultz, a cada domingo, a comunidade cristã acolhe a vinda

Leia mais

EDITAL DO VESTIBULAR 2/2016

EDITAL DO VESTIBULAR 2/2016 EDITAL DO VESTIBULAR 2/2016 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o edital

Leia mais

CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU NOS ANOS INICIAIS DO EF / EJA

CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU NOS ANOS INICIAIS DO EF / EJA 1 FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR VII: CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU NOS ANOS INICIAIS DO EF / EJA Autor: Rejane Beatriz

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO NÍVEL II D PROFª PATRÍCIA ADAPTAÇÃO ESCOLAR A adaptação escolar é o tempo dado às crianças (e aos pais) para

Leia mais

Edital nº 020/VRA-DA/2014

Edital nº 020/VRA-DA/2014 Edital nº 020/VRA-DA/2014 DIVULGA O CALENDÁRIO, OS PROCEDIMENTOS E AS CONDIÇÕES PARA A MATRÍCULA DE DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA, DOS ALUNOS VETERANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA,

Leia mais

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 68 de 01/07/2013 - CAS RESOLVE:

RESOLUÇÃO N o 68 de 01/07/2013 - CAS RESOLVE: RESOLUÇÃO N o 68 de 01/07/2013 - CAS Regulamenta o Serviço Integrado de Atendimento ao Aluno e ao Egresso (SIAE), da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015. FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CAMPINA GRANDE Credenciado pela Portaria Nº 65, DE 30 DE JANEIRO DE 2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande-PB no

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU (FAP TERESINA) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 FACULDADE MAURÍCIO (FAP ) Mantida pelo Grupo Ser Educacional Credenciamento: Portaria MEC nº 1.149, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental I Prezados Pais, Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin. Esperamos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOME CARE Unidade Dias e Horários Período

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida

MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida ÍNDICE Apresentação... Descrição física da Escola... Secretaria... Biblioteca... Laboratório de informática... Laboratório de ciências... Sala multimídia...

Leia mais