ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO E HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR I e II (2008)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO E HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR I e II (2008)"

Transcrição

1 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO E HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR I e II (2008) (Prof. Günter W. Uhlmann) SUMÁRIO FUNCIONAL DO ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR 1. O estágio deverá ser levado a efeito obrigatoriamente em empresa regularmente constituída que, em se tratando de Adm. c/ Habilitação em Comércio Exterior exerça atividades conexas ao Comércio Exterior, tais como: A) COMEX Indústrias área de importação e exportação (anexar registro comprobatório). Comércio área de importação e exportação (idem comprovação ). Prestação de Serviços aduaneiros, transportes internacionais, assistência jurídica, marketing global, etc. (idem comprovação ). B) ADMINISTRAÇÃO Indústrias Comércio Prestação de Serviços 2. O estágio deverá ser atestado pela respectiva empresa, via carta timbrada e assinada por quem de direito. A universidade, por intermédio do coordenador do estágio, reserva-se desde já o direito de efetuar as averiguações pertinentes. A ausência ou não aceitabilidade desta documentação pela coordenação do estágio implicará na não validação do estágio como um todo.

2 2 ANO 20xx FOTO DO ESTAGIÁRIO FICHA DE ESTÁGIO CURSO SIGLA NOME DO ALUNO RA ENDEREÇO NR BAIRRO CIDADE COMPLEMENTO RG CPF DA EMPRESA DO ESTÁGIO RAZÃO SOCIAL ENDEREÇO CIDADE CNPJ RESPONSÁVEL CARGO HORÁRIO DO ESTAGIO ( DAS - ÀS) DO ESTÁGIO DATA INICIO ASSINATURA RESPONSÁVEL CARIMBO DA EMPRESA DATA TERMINO ASSINATURA RESPONSÁVEL CARIMBO DA EMPRESA TEMA / ÁREA Data Inicio Orientação ESTÁGIO ORIENTADO PELO (a) PROF.(a) Professor Orientador PARECER DO PROFESSOR ORIENTADOR AO FINAL ( CONCLUSÃO do ESTÁGIO I ) Em conformidade com as normas de Estágio do Projeto Pedagógico o aluno (a) supra aquilatado Cumpriu Não Cumpriu as exigências relativas ao Estágio I. Ass. Prof. Orientador DO ESTAGIÁRIO FICHA DE ESTÁGIO CURSO SIGLA NOME DO ALUNO RA TEMA / ÁREA

3 3 DO ESTAGIÁRIO FICHA DE ESTÁGIO CURSO SIGLA NOME DO ALUNO RA TEMA / ÁREA DATA ACOMPANHAMENTO - Estágio I ASSUNTO VISTO / / / / / / / / / / / / Comentários adicionais do Professor Orientador

4 4 3. O aluno será considerado aprovado quando : Tiver cumprida a carga horária estipulada para os 2 semestres ( 300 hs.) Tiver cumprido o acompanhamento do estágio conforme adiante descrito (Estágio I e II). Entregar em pasta apropriada o relatório do estágio contendo : Ficha de inscrição / Acompanhamento no estágio (modelo anexo). Os documentos da empresa supra citados (carta autorização / Atestado de cumprimento das 300 hs.). O relatório de atividades do estágio (o trabalho propriamente dito) composto de tópicos tais como : Relatório analítico da empresa, organização formal organograma, mercado, setor de atuação. Relatório analítico dos processos de trabalho desta empresa, concernentes às práticas de comércio exterior / administrativas objeto do estágio. (Modelos, fluxos, procedimentos, periodicidade, freqüência etc.) Elaborar conclusão sobre estes processos, após sua respectiva análise crítica, e oferecer, quando for o caso, proposta de melhorias. Defender, com êxito (Nota maior ou igual a sete), seu estágio perante o professor coordenador, ou a critério deste, para banca por ele constituída. (No segundo semestre (Estágio II) conforme inscrição efetuada pelo aluno, e confirmada pelo professor coordenador do estágio). 4. O critério de nota será o de nota única atribuída ao término do Estágio II = Projeto de Estágio concluído. A aprovação dar-se-á mediante o infra arrolado. Estágio I ( 7º semestre) tê-lo cumprido com a devida supervisão. O apontamento desta disciplina no sistema SAF da UnG, dar-se-á pelo critério de nota única Aprovado : Igual ou superior a 7 (sete) nota necessária para obter a condição de cumpriu o estágio I. mediante : Reprovado : Inferior a 7 ( sete) ou N/C - não compareceu - às orientações / apresentação parcial do trabalho. (vide Ficha de acompanhamento). A aprovação em Estágio I (nota igual ou maior a sete) obtém-se Apresentar ao Coordenador de Estágio (até o primeiro dia das provas B2, conf. calendário semestral da UnG) a pasta padronizada de Estágio, contendo : Ficha de Inscrição / acompanhamento devidamente preenchida.

5 5 (pré) projeto do estágio aceito pelo professor orientador (mediante anotação na Ficha de Inscrição / Acompanhamento). Carta da empresa (organização) atestando um mínimo de 150 horas de estágio. Freqüência às supervisões agendadas (obrigatórias) e adicionais (opcionais) devidamente apontadas, pelo professor orientador na ficha de inscrição / acompanhamento. Parecer favorável (nota igual ou superior a sete) do professor orientador na Ficha de Inscrição / acompanhamento ao término do semestre (Prazo : Encerramento do período das Provas B2). Desenvolvimento do Projeto de estágio concluído nos itens: Estrutura - Índice Descrição da Empresa (Briefing) Tema objeto do estágio => deverá estar pelo menos na metade. I) Estágio II (8º semestre) Somente poderão matricular-se, logo dar seqüência em seu respectivo projeto, os alunos que apresentarem o Estágio I na condição aprovado cumpriu. Serão considerados aptos para apresentação ao Coordenador do Estagio aqueles que atenderem as condições : Terem solicitada e confirmada a data / hora da sua apresentação. Atenção : As apresentações encerram-se juntamente com o término do período de provas do segundo Bimestre (B2) conf. o respectivo calendário semestral da UnG. Ficha de Inscrição acompanhamento devidamente liberada (= base para a condição de cumpriu ) pelo professor orientador. Atestado da empresa de ter cumprido ao menos 300 horas de estágio. Apresentação do trabalho c/ no mínimo 100 páginas, caracterizado pelo esmero e qualidade, inclusive rigor metodológico. Atenção : Ressalta-se que o chamado Plágio a cópia não como tal identificada (Autor, aspas, ano + Bibliografia; não importa a extensão do texto) conforme as normas metodológicas anula o trabalho e automaticamente o enquadra em Reprovado! O aluno será argüido avaliado por ocasião da sua respectiva apresentação com relação a : Qualidade do conteúdo Da sedimentação teórica e principalmente da participação / contribuição do aluno, ou seja, da efetiva aplicação prática dos conceitos teóricos. Atenção : O estágio visa a aplicação, o uso de conhecimentos. Trabalhos meramente teóricos constituem as genericamente chamadas monografias, não aceitas, portanto, como trabalho de Estágio, pois este requer uma contribuição do próprio aluno! O efetivo cumprimento do projeto e o por esta norma escopado.

6 6 Domínio do aluno sobre o assunto sendo este item considerado fundamental o não domínio da abordagem anulará o estágio, obrigando o aluno a refazê-lo na sua íntegra (Estágio I e II). 5. O critério de nota, modalidade Nota Única, acompanha o oficialmente instituído pela UnG, a saber : Aprovado : Igual ou superior a 7 (sete). Reprovado : Inferior a 7 ( sete). ATENÇÂO : Por se tratar de estágio disciplina anual - não há exame de recuperação. A reprovação exigirá que o mesmo seja refeito (DP) integralmente (Estágio I + Estágio II)! 6. Os estágios aprovados serão arquivados nas dependências da UnG. 7. Deverá ser elaborado um Poster (conf. Modelo Padrão UnG) do trabalho apresentado. Será levada a efeito exposição dos melhores trabalhos ao término do semestre.

7 7 2.O PROJETOS (Extraído de UHLMANN, G.W. Gerência de Informática, UnG/Guide : 1998) 2.1 NORMAS PARA PROJETOS Informa Eva Maria Lakatos (1995:99) que "o projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita se planejada com extremo rigor, caso contrario o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância. Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, a fixação dos objetivos, determinação da metodologia, coleta de dados, sua analise e interpretação para a elaboração do relatório final, tudo é previsto no projeto de pesquisa. Este, portanto, deve responder às clássicas questões : o quê? por quê? para quê e para quem? onde? como, com quê, quanto e quando? quem? com quanto? Entretanto, antes de redigir um projeto devem ser dados alguns passos tais como um estudo preliminar o qual permitirá uma visão do estado da questão que se pretende pesquisar, seja em termos de existência de material teórico a respeito seja em termos da verificação de seu status quo." Com o fim precípuo de se seguir uma metodologia no que concerne à sua apresentação apresenta-se abaixo, igualmente baseado, com adaptações, em Lakatos ( 1995 : ). Ressalta-se que esta padronização sofre ligeiras mudanças de autor para autor, bem como também de instituição para instituição. Para as atividades a serem desenvolvidas nas disciplinas atreladas ao autor deste trabalho fica convencionado o padrão infra apresentado.

8 8 2.2 ESTRUTURA DO PROJETO Apresentação ( ~ quem?) CAPA Entidade / escola/ empresa/ curso Titulo ( subtítulo) Coordenador(es) / Professor(es) Pesquisador(es) / Aluno(s) Local ( Cidade) Ano OBJETIVO ( para quê? para quem?) Tema Delimitação do tema (abrangência, ou seja o até onde vai, o onde começa e termina ). Objetivo ( o que se pretende com o trabalho) Justificativa ( por quê) Faça um relato das razões que elucidem as razões que levaram à realização da pesquisa, do trabalho, do sistema etc Objeto ( o quê) Problema o que se pretende resolver com a pesquisa Hipótese representado pela resposta ao problema ainda que de uma maneira provável, suposta e provisória Metodologia Enuncie a maneira pela qual será efetuada a pesquisa, ou seja responda às perguntas como? com quê? onde? quanto? (ex. linguagem, banco de dados, entrevistas, pesquisa bibliográfica, questionários etc.) Cronograma ( quando?) Deve ser elaborado, sobretudo em projetos longos tais como um trabalho de estagio, de um desenvolvimento ou implantação de um sistema um cronograma. Permitirá este um acompanhamento do andamento do projeto, seja pelo autor seja por outros pessoas ou setores - no afã de se cumprir os prazos compromissados.

9 9 Exemplo: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PROJETO XPTO ATIVIDADE / MES ago/98 set/98 out/98 nov/98 dez/98 jan/99 fev/99 mar/99 abr/99 mai/99 jun/99 jul/99 ago/99 DOCUMENTAÇÃO PESQUISA BIBLIOGRAFICA PESQUISA DE CAMPO ELABORAÇÃO REVISÃO EDIÇÃO FINAL DEFESA Orçamento ( com quanto?) ( Para efeito do projeto de estagio, dificilmente será levado em consideração) Este tópico será utilizado quando houver necessidade de recursos. Eventualmente estes também exigirão um cronograma para que se possa controlar a sua alocação sem prejuízo do prazo final Bibliografia (Inicial Básica) Havendo citações, transcrições ou mesmo suporte bibliográfico cite este da seguinte forma : Autor ( Sobrenome maiúsculo- Negrito, Pré nome minúsculo) Obra nome ( em itálico) / edição / tradutor se for o caso. Local Cidade Editora Ano Exemplos DRUCKER, Peter Ferdinand Sociedade Pós-Capitalista. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. 6a. ed. São Paulo : Pioneira, 1997 UHLMANN, Günter Wilhelm Administração: das teorias à administração aplicada e contemporânea. 1 ª ed. São Paulo : FTD, Formatação da apresentação A pesquisa deve ser elaborada utilizando-se um editor de textos do tipo MS-WORD, WORDPERFECT, WRITE ou similar. Gráficos, Fluxos e outras

10 10 representações gráficas deverão ser igualmente realizadas por intermedio de um SW apropriado. ( COREL, FLOW etc.) Toda a impressão deverá ser efetuada em papel (branco) conforme padrão ABNT A4 (210 x 297mm) Não utilize outro padrão a não ser o A4!!!!! Anexos, Fluxos, documentos etc. que porventura não estejam neste formato deverão ser dobrados de tal maneira a ficarem no formato estipulado. Resumo Metodologia = Tópicos principais. Parágrafo Cada parágrafo deve vir recuado sete espaços da margem esquerda. Citações As citações longas, com mais de cinco linhas e de poemas devem ser: a. alinhadas a sete espaços da margem esquerda e devem terminar na margem direita. b. transcritas em tipos menores, sem aspas, com espaçamento simples entre as linhas. c. destacadas dos textos precedentes e seguinte por um espaço duplo. RESUMO CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS ATENÇÃO : Trechos copiados sem identificação ( " texto " + Autor, Ano, pg.) anulam qualquer trabalho! = > Plágio Todos os autores citados no texto devem constar da bibliografia ( ultima parte) ordenada em ordem alfabética crescente do sobrenome. Tipos de citação : Transcrição - repetição usar "nnnn " exemplo : Obras de 1 autor Afirma Fulano (ano, p.x) "copia do texto" Ou Fulano (ano, p.x) afirma que "copia do texto" - com interpolação de 'liga". Obras com 2 autores Afirma Fulano; Beltrano (ano, p.x) "copia do texto" Obras com 3 ou + autores Afirma Fulano et.al. (ano, p.x) "copia do texto"

11 11 Obras de instituições/ Eventos O Conselho Federal de Psicologia - CFP (ano) texto ou (ano, p.x) "texto" No Seminário Internacional de Psicologia de XXXX (ano) Parafrase Interpretação ( próprias palavras a partir de um texto ) usar : Fulano (ano)... texto pessoal direto quando foi obtido no texto do próprio "Fulano". Indireto quando é citado Fulano só que foi lido Beltrano ( ou seja uma citação de Fulano por Beltrano ) neste caso fica : Fulano apud Beltrano (ano) Fulano por Beltrano onde Beltrano é o texto lido pelo autor do trabalho. Havendo possibilidade o ideal é mencionar também o ano da obra do Fulano! Se isto é possível ficará assim : Fulano (ano) apud Beltrano (ano) Paginação As páginas do texto são numeradas em algarismos arábicos, colocados no canto superior direito da página. As páginas pré-textuais recebem algarismos romanos minúsculos, centrados, na margem inferior da página. Não são contados na numeração: a. a capa b. o verso das páginas datilografadas ou digitadas Notas de Rodapé Iniciam na margem de parágrafo a segunda linha e seguintes obedecem a margem do texto usam-se de tipos menores e espaçamentos simples entre as linhas a nota de rodapé é sempre indicada por número, seja entre parênteses, entre colchetes ou números alto: (1), {1), 1 é separado do texto por dois espaços duplos entre duas notas deixa-se um espaço duplo a última linha da nota de rodapé de uma folha deve coincidir com a margem inferior. Tabelas e Ilustrações São numeradas distinta e consecutivamente, sendo inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem, de preferência centradas. Aspas As aspas devem ser usadas apenas em citação textual. REPETINDO!!! : Toda a impressão deverá ser efetuada em papel (branco) conforme padrão

12 12 ABNT A4 (210 x 297mm) Não utilize outro padrão a não ser o A4!!!!! Formatação da impressão : Fonte : Arial tamanho 12 Títulos Negrito 16 e Subtítulo Negrito 14 Entre linhas : 1,5 linhas Espaçamento posterior: 6 pt Margens: ( em cm) Superior 2,5 Inferior 2,5 Esquerda 3 Direita 3 Da margem sup. 1,25 Da margem inf. 1,25 Parágrafo ; recuo : 1,25 Alinhamento : Justificado Numeração das páginas: Canto superior direito, página inicial sem numeração. EM ANEXO KIT FICHA DE INSCRIÇÃO / PROJETO

13 13 [MODELO CAPA E PROJETO] PROJETO Estágio Supervisionado em Administração NOME DO ALUNO / RA Relatório apresentado no Curso de Administração da Universidade Guarulhos, como parte dos requisitos para a obtenção do título de bacharel em Administração, sob a coordenação do Prof. Ms. Günter Wilhelm Uhlmann Guarulhos 20xx

14 14 OBJETIVO TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA OBJETIVO JUSTIFICATIVA

15 15 OBJETO PROBLEMA METODOLOGIA CRONOGRAMA ATIVIDADE MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

16 BIBLIOGRAFIA 16

17 17 DAS ETAPAS DO ESTÁGIO (súmula) I) FASE I 7º Semestre Apresentação em reunião geral para todos os alunos das regras e metodologia de trabalho. Elaboração e apresentação do projeto até a segunda reunião escolha do professor orientador. Os projetos aprovados deverão ser inseridos em pasta apropriada (Preta com identificação do aluno/ curso / ano externamente e pelo menos 100 plásticos internos evidentemente transparentes que acondicionarão o relatório do estágio). A ordem de inserção deverá ser (ao longo dos dois semestres): I) Ficha de Inscrição e acompanhamento ( conf. Modelo) II) Cartas atestados da empresa III) Capa ( conforme modelo) IV) Projeto V) Descrição da empresa Briefing vide tópico especifico abaixo. VI) VII) Desenvolvimento do estagio propriamente dito. Conclusão ou proposta conclusiva em harmonia com o projeto de estágio apresentado. A cada reunião os estágios (Pasta conforme descrição supra) deverão ser apresentados ao professor orientador para a devida supervisão / orientação e registro sumário da orientação com visto atestando o comparecimento regularidade um dos quesitos da avaliação ( cumpriu ). As reuniões de orientação dar-se-ão em horários distintos das aulas convencionais divididas por professor orientador. Reunião final com o professor coordenador do estágio para outorga das fichas de inscrição acompanhamento (com parecer do professor orientador) e da parcialmente pronta pasta do estágio. Do Relatório analítico da Empresa Descrição da Empresa Briefing Elaborar uma descrição ou Macrovisão da Organização, objeto do Estagio, o também chamado Briefing é o relato, a fotografia, da organização de forma sistemática. Descreva as relações, as histórias e todos os demais dados obtidos de forma bastante objetivas, sem emitir juízo de valor. A reconstituição do passado da organização é necessária para se ter uma visão temporal e espacial de sua evolução. Esta visão permite apreender os diferentes comportamentos e práticas gerências adotadas pela empresa ao longo de sua existência. A elaboração pode-se orientar pelos passo abaixo apresentados.

18 18 Dados da organização (nome, razão social, endereço, tel/fax, sedes, sucursais, número de funcionários, etc.) História da organização (como nasceu, sua evolução e seus principais marcos) Desenvolvimento da identidade corporativa durante os anos de existência da organização Visão Missão Objetivos Gerais Políticas gerais da organização Descrição da estrutura organizacional em base ao organograma Situação econômica (resultados dos balanços) Classificação dos públicos da organização Descrição dos sistemas de comunicação: Redes de comunicação (em relação ao poder): ascendente/ descendente/ horizontal Canais: internos e externos; formais e informais Descrição dos materiais informativos Dados sobre os produtos e/ou serviços da organização Análise Estratégica - análise da sincronização da organização, ambiente externo / interno com o propósito de identificar as tendências e características externas que podem influenciar a empresa e a análise das condições de adaptabilidade da realidade interna. Análise do ambiente Externo Oportunidades Ameaças Análise da concorrência Benchmarking Análise da Realidade Interna Forças Fraquezas Diagnóstico Situacional - É a conclusão dos dados obtidos tanto na análise interna como externa e do benchmarking. II) FASE II 8º Semestre Somente ocorrerá para aqueles que tiveram o Estágio I (7º semestre) avaliado /lançado como Aprovado (= > 7,0). Reunião Geral inicial a título de recapitulação e distribuição dos formulários de solicitação da apresentação final do estágio em atendimento individual ou banca conforme determinação da coordenação do estágio.

19 19 Aluno deverá concluir o seu respectivo trabalho para que possa ser apresentado. As apresentações deverão ser solicitadas formalmente (Ficha de Solicitação em anexo) até a segunda semana do semestre letivo. Somente estarão garantidas as apresentações solicitadas conf. tópico anterior. O não comparecimento à apresentação do estágio é entendida como desistência, ou seja não compareceu = REPROVADO! Eventuais pequenas correções / ajustes poderão ser solicitadas por ocasião da apresentação. Até que estas estejam concretizadas e entregues e aceitas (até o término das Provas B2), o estágio em questão estará classificado como não compareceu. Ao término do período das Provas B2 encerram-se as possibilidades de apresentações e entrega de eventuais correções ou complementos. Após esta data será levada a efeito a revisão final dos estágios apresentados e o conseqüente lançamento das respectivas avaliações. Recomenda-se não deixar a solicitação da apresentação para a última hora pois sendo respeitada a disponibilidade das datas e horários, será efetuada a alocação da solicitação por ordem de recebimento, o sorteio será o critério de desempate com alocação em períodos disponíveis / remanescentes. Abaixo exemplo da ficha de solicitação de apresentação

20 20 ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO / COMEX ANO : 20xx SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO ALUNO (A) TURMA RA Pró - memória O aluno será considerado aprovado quando : (Síntese) Tiver cumprido com comprovação (Carta - Atestando) a carga horária de 300 hs. Tiver cumprido o acompanhamento do estágio (Ficha Inscrição c/ vistos do Professor). Tiver consolidado o relatório do estágio em pasta apropriada com: 1. Ficha de inscrição no estágio. 2. Carta / Atestado da empresa. 3. O relatório das atividades do estágio. 4. Relatório analítico da empresa, mercado, setor de atuação. 5. Relatório analítico dos processos de trabalho da empresa.(represent. Gráficas) 6. Conclusão - análise crítica dos processos - e propostas de melhorias. Tiver defendido (e aprovado) seu estágio. As apresentações deverão ser solicitadas até o dia = > dd/mm/20x Somente estarão garantidas as apresentações solicitadas conf. tópico x anterior. O Não comparecimento à apresentação é entendido como desistência, ou seja, REPROVADO => Calendário das apresentações do ano de LOCAL : Coordenação Estágio - Predio "E" - 6º andar Serão marcados por dia Indique 3 opções assinalando a sua ordem de preferência Nr. Seq. Data Solicitado 1 2 Solicitado em : Ass. Aluno As datas serão alocadas por ordem de recebimento. Critério de desempate : sorteio. ATENÇÃO : OBSERVE O SEU HORARIO PREVISTO!!! Ass. Professor Data Confirmada 10 estágios 20xx Data Apres.Final Parecer Ass. Professor 1a. Via Professor 2a. Via Aluno

21 21 [MODELO DA CAPA] Estágio Supervisionado em Administração NOME DO ALUNO / RA Relatório apresentado no Curso de Administração da Universidade Guarulhos, como parte dos requisitos para a obtenção do título de bacharel em Administração, sob a coordenação do Prof. Ms. Günter Wilhelm Uhlmann Guarulhos 20xx

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM Gestão da Tecnologia a Informação QIT (2008)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM Gestão da Tecnologia a Informação QIT (2008) 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM Gestão da Tecnologia a Informação QIT (2008) (Prof. Günter W. Uhlmann) O Estágio Supervisionado, requisito legal para obtenção do grau objeto do curso, constitui-se dentro das

Leia mais

Pesquisa e Produção Cientifica Ciência da Computação (CIC 8 NA) 2013.1

Pesquisa e Produção Cientifica Ciência da Computação (CIC 8 NA) 2013.1 1 1.0 Objetivo Pesquisa e Produção Cientifica Ciência da Computação (CIC 8 NA) 2013.1 ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS DO SEMESTRE Prof. Günter W. Uhlmann Contribuir para a formação técnica, generalista e humanista

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

I Simpósio de Sistemas de Informação (I SIMSI) Montes Claros, 28 de Agosto de 2015 EDITAL

I Simpósio de Sistemas de Informação (I SIMSI) Montes Claros, 28 de Agosto de 2015 EDITAL (I SIMSI) Montes Claros, 28 de Agosto de 2015 EDITAL A coordenação do das Faculdades Santo Agostinho faz saber que fará realizar o (I SIMSI), de acordo com instruções constantes do presente edital. 1.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS APRESENTAÇÃO Esse documento é dirigido aos docentes e discentes da Fesp Faculdades com a finalidade de adotar normas

Leia mais

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERABA - MG NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO UBERABA-MG 2010 SUMÁRIO

Leia mais

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. 2 Sumário Necessidade do estágio... 3 Realização do Estágio... 3 Documentações

Leia mais

FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO

FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Rio de Janeiro 2007 NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa apresentado para a Programa de Iniciação à Pesquisa das FSJ, ou para elaboração

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS Estas regras são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (MONOGRAFIA) TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (MONOGRAFIA) TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (MONOGRAFIA) TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento normatiza as atividades relativas ao Trabalho de Curso do currículo

Leia mais

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DA ÁREA DE NEGÓCIOS: CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DA ÁREA DE NEGÓCIOS: CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DA ÁREA DE NEGÓCIOS: CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS São Paulo 2015 1- APRESENTAÇÃO Este manual tem por finalidade orientar os alunos dos Cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar 2009 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Identificar, analisar e propor

Leia mais

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA Departamento de Informática Curso de Engenharia de Computação/Bacharelado em Informática Coordenadoria do Trabalho de Conclusão

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais.

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais. APRESENTAÇÃO Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME 0 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir os nomes em ordem alfabética. NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científicos

Leia mais

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Um resumo das normas Este resumo é indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho científico. Como a própria ABNT diz, ao introduzir o texto

Leia mais

Journal of Transport Literature

Journal of Transport Literature JTL RELIT www.transport-literature.org ISSN 2238-1031 Journal of Transport Literature JTL Regras de formatação de Artigos 1. Aspectos Gerais Todos os artigos devem ser acompanhados do preenchimento de

Leia mais

Associação Recifense de Educação e Cultura. Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Centro de Treinamento Especializado - CETE

Associação Recifense de Educação e Cultura. Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Centro de Treinamento Especializado - CETE Associação Recifense de Educação e Cultura Faculdade de Ciências Humanas ESUDA Centro de Treinamento Especializado - CETE I N F O R M A T I V O ARQUITETURA E URBANISMO 2015.2 Prezado(a) aluno(a), Bem-vindo

Leia mais

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC)

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) RIO DE JANEIRO 2009 2 APRESENTAÇÃO Estas diretrizes têm por objetivo padronizar a apresentação dos Trabalhos

Leia mais

DE ARTIGO CIENTÍFICO

DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TURISMO, DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO Maria Paulina Gomes Maria Paulina Gomes Manual elaborado para orientar os alunos que estão realizando a disciplina Trabalho de Conclusão

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS 1. Possibilitar o crescimento acadêmico de alunos do Curso, tanto do Aluno/Monitor quanto dos alunos por ele assistidos; 2. Oferecer

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 205 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 205 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 205 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Lagarto/SE, 2009 1 SUMÁRIO

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart Biblioteca da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC São Paulo, 2014 ii FORMATO DO TCC Tamanho do papel: A4 (21 cm 29,7 cm);

Leia mais

Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância

Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância As disciplinas Estágio Supervisionado I e II, devendo perfazer o total de 200 (duzentas) horas

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FORMATO ARTIGO CIENTÍFICO (com base na ABNT NBR 6022)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FORMATO ARTIGO CIENTÍFICO (com base na ABNT NBR 6022) UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Coordenação do TCC de Enfermagem BACHARELADO EM FISIOTERAPIA Coordenação do TCC de Fisioterapia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PALMAS TO, NOVEMBRO 2015 A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, na Faculdade Católica do Tocantins, está organizada

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Manual de Estágio Osasco 2014 O que é o Estágio? "Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o

Leia mais

Manual de. Estágio Curricular Supervisionado. Bacharelado

Manual de. Estágio Curricular Supervisionado. Bacharelado 1 Manual de Estágio Curricular Supervisionado Bacharelado 2 APRESENTAÇÃO O Manual de Estágio Curricular Supervisionado está organizado de forma objetiva e prática, buscando definir informações e conceitos

Leia mais

Modelo de Relatório para Estágio Supervisionado

Modelo de Relatório para Estágio Supervisionado Modelo de Relatório para Estágio Supervisionado Este documento visa estabelecer o padrão para elaboração do relatório de estágio supervisionado dos alunos de Engenharia Civil da Faculdade Politécnica de

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011

Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Manual de TC Manual de TC Manual detc de Serviço Social 1. INTRODUÇÃO Definimos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como um trabalho científico,

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE.

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. CANOAS/2014 A estrutura deste manual foi elaborada com base

Leia mais

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC A FACULDADE DINÂMICA prevê mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que no momento da construção do seu

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB NORMA PAPGEF UPE/UFPB N 002/2015 DISPÕE SOBRE A NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PAPGEF UPE/UFPB. Art. 1. Os concluintes

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Expandido ou Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA CampusdeIlhaSolteira Licenciatura em Física 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE

Leia mais

REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico para o endereço: revistainnovare@cescage.edu.br - Revista

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU FMN Curso de Pedagogia Coordenação de Pedagogia EDITAL DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE CURSO N 001/2015.2

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU FMN Curso de Pedagogia Coordenação de Pedagogia EDITAL DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE CURSO N 001/2015.2 FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU FMN Curso de Pedagogia Coordenação de Pedagogia EDITAL DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE CURSO N 001/2015.2 A Coordenação do curso de Pedagogia, da Faculdade Maurício de Nassau - FMN,

Leia mais

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/Fundarpe e a Universidade de Pernambuco/Campus

Leia mais

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica:

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: Estágio Curricular Obrigatório 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: 1.1 O estágio Curricular é a atividade acadêmica obrigatória para obtenção do Certificado de Conclusão

Leia mais

Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro

Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ECONOMIA E FINANÇAS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento,

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores Diretrizes para Autores Os manuscritos recebidos eletronicamente (em ), que estiverem de acordo com as normas da revista e forem considerados potencialmente publicáveis pela,

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

MARIA BERNADETE MIRANDA

MARIA BERNADETE MIRANDA MARIA BERNADETE MIRANDA Trabalhos Acadêmicos segundo a ABNT-NBR 14724:2002 NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA! Referências! Citações em documentos! Trabalhos Acadêmicos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS!

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES E DOCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA/UFJF MESTRADO

ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES E DOCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA/UFJF MESTRADO ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES E DOCENTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA/UFJF MESTRADO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO. A seleção consta de prova escrita de conhecimentos gerais em Química, conhecimentos

Leia mais

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS Apresentação gráfica Segundo normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atualizado com as alterações da NBR 14724/11 Trabalhos Acadêmicos.

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) Informações gerais A Revista de Estudos Discursivos, gerada a partir das comunicações apresentadas no interior

Leia mais

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013

ATO NORMATIVO N 001 NDE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/2013 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Câmpus Concórdia Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Leia mais

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica O projeto deverá ser encaminhado contendo todas as informações solicitadas no roteiro a seguir, inclusive seguindo

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO MANUAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO - 7º e 8º Períodos de Administração - Responsável: Prof. Edileuza Pereira Silva UBERABA - MG 2014 2 SUMÁRIO 1. Apresentação...

Leia mais

RESOLUÇÃO N 003/2012 CEFID

RESOLUÇÃO N 003/2012 CEFID RESOLUÇÃO N 003/2012 CEFID Fixa normas para Elaboração, Qualificação e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação em Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA A Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Araguaia, considera o Estágio Supervisionado como um período de aprendizagem

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 1. DA DEFINIÇÃO a) O Trabalho de Graduação (TG) compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso / TCC é uma atividade curricular acadêmica e regulamentada

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 1. DA DEFINIÇÃO a) O Trabalho de Graduação (TG) compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO 1. VERSÃO FINAL O original da versão final da Dissertação deverá ser entregue pelo aluno a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO

TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 Nome completo do autor com sobrenome em CAIXA ALTA Nome completo do coautor com sobrenome em CAIXA ALTA RESUMO Identifique

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios:

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES Roteiro para Elaboração do Projeto de TCC Um trabalho de conclusão de curso (em qualquer modalidade) tem início com a elaboração de seu projeto.

Leia mais

REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PSICOLOGIA CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PSICOLOGIA CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PSICOLOGIA CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O TCC é uma atividade acadêmica de natureza científica, técnica, filosófica e ou artística com

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Sistemas de Informação. Capítulo I Das Disposições Preliminares

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Sistemas de Informação. Capítulo I Das Disposições Preliminares Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Sistemas de Informação Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1. Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos de acompanhamento

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE ENFERMAGEM NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC Santa Maria, RS 2013 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 03 2 OBJETIVOS... 03 3 COMPETE AO COORDENADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 03

Leia mais

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito

Regulamento da Monografia do Curso de Graduação em Direito Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL Unidade Universitária de Americana. Coordenação do Curso de Direito Coordenação

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Escola Técnica Estadual Profº Massuyuki Kawano 2 Introdução O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é requisito essencial e obrigatório

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES REVISADO EM SETEMBRO DE 2011 DE ACORDO COM RESOLUÇÃO

Leia mais

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre no funcionamento dos sistemas de Saúde

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário)

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário) CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA Dr. THOMAZ NOVELINO FORMATO DA FOLHA A4(21 CM X29,7 CM) ESPAÇAMENTO 1,5 MARGEM: SUPERIOR E ESQUERDA- 3 CM INFERIOR E DIREITA - 2 CM [f1] Comentário:

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Série: 3º ANO ENSINO MÉDIO MATERIAL COMPLEMENTAR COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO São Paulo 2012 1 1. APRESENTAÇÃO GRÁFICA: Todo trabalho escolar deve conter impressão de boa qualidade,

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES 1 MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES Primeiro Autor (aluno) e-mail Formação Segundo Autor (aluno) e-mail Formação Professor Orientador e-mail

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Universidade Federal de Juiz de Fora 0 MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Professores: Renato Moreira Nunes Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho Paulo Henrique Fonseca da Silva Renata Maria Souza

Leia mais

Revista Fundamentos. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Ciências da Educação da UFPI - ISSN 2317-2754

Revista Fundamentos. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Ciências da Educação da UFPI - ISSN 2317-2754 Revista Fundamentos Revista do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Ciências da Educação da UFPI - ISSN 2317-2754 A Revista Fundamentos Revista do Departamento de Fundamentos da Educação

Leia mais

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU (Versão Professor) Botucatu - SP Junho 2015 SUMÁRIO

Leia mais

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 12/2010 Aprova o Regulamento das Atividades de Estágio do Curso de Engenharia de Produção da FSSS e dá outras Providências. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP

RESOLUÇÃO Nº. 04/12/CP INSEP FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ MANTENEDORA: INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA CIDADANIA IEC CNPJ: 02.684.150/0001-97 Maringá: Rua dos Gerânios, 1893 CEP: 87060-010 Fone/Fax:

Leia mais

MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. 1. INTRODUÇÃO Deve ser breve, contendo descrições da empresa (o que é, qual a área de atuação, etc).

MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. 1. INTRODUÇÃO Deve ser breve, contendo descrições da empresa (o que é, qual a área de atuação, etc). MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CAPA Na capa devem conter as seguintes informações: - UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba - Relatório de Atividade de Estágio - Nome da Empresa: - FCA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. 2.2 São atribuídas à Coordenadoria de Estágios as seguintes funções:

ADMINISTRAÇÃO. 2.2 São atribuídas à Coordenadoria de Estágios as seguintes funções: ADMINISTRAÇÃO Das Disposições Preliminares 1.1 Esta resolução tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o Estágio em Administração e com o funcionamento da Coordenadoria de Estágios em

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTÁGIO DE PEDAGOGIA

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTÁGIO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTÁGIO DE PEDAGOGIA INTRODUÇÃO Os Estágios Supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Normatização nº 01/2010 - CCEF ESTABELECE NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC - DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPITULO I INTRODUÇÃO Artigo 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

APÊNDICE A FORMULÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA

APÊNDICE A FORMULÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA APÊNDICE A FORMULÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA DIREÇÃO ACADÊMICA CURSO DE FILOSOFIA PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: ÁREA DE CONHECIMENTO 7.00.00.00-0 CIÊNCIAS HUMANAS ACADÊMICO: SUB-ÁREA DE CONHECIMENTO 7.01.00.00-4

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL COORDENAÇÃO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso: BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FLUXO DO TCC 6o SEM 7o SEM 8o SEM PESQUISA EM INFORMÁTICA Além da ementa da disciplina, o aluno desenvolverá uma proposta de pesquisa, que poderá ou não continuar a ser trabalhada nas disciplinas de TCC1,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA NORMAS GERAIS DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA I - APRESENTAÇÃO Este manual destina-se a orientação dos procedimentos a serem adotados durante o estágio supervisionado. Procuramos ser objetivos e práticos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIDADE DO CORAÇÃO EUCARÍSTICO

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIDADE DO CORAÇÃO EUCARÍSTICO 1 MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIDADE DO CORAÇÃO EUCARÍSTICO Este manual tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos alunos quanto aos procedimentos e normas regulatórias

Leia mais