Blog Professor: Ravel Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva"

Transcrição

1 Olá galera concurseira! Blog Estou trazendo para vocês um curso de Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE. A proposta do curso é trazer questões da matéria Informática Básica, comentá-las e mostrar como elas vêm sendo cobradas nos últimos concursos da CESPE. E por que escolhi a CESPE para esse curso? Ora senhores, a banca CESPE é uma das mais tradicionais na realização de concursos públicos em todo país, sejam eles de nível médio ou superior. Só nesse segundo semestre de 2013 teremos vários concursos organizados por essa banca, tais como: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal - área Administrativa, DEPEN, ANTT, IBAMA, dentre outros. E a disciplina Informática Básica cai em todos esses concursos professor? E como cai! Essa matéria é cobrada dentro dos conhecimentos básicos de praticamente todos os concursos organizados por essa banca, ok?! E como vai ser esse curso? O curso terá 10 (dez) aulas em.pdf, sendo que em cada aula trarei de 10 a 15 questões com o gabarito oficial e os meus comentários. Informação importante: para que possamos alinhar as expectativas do curso, gostaria de deixar registrado que esse conjunto de aulas não é voltado para quem é da área específica de Tecnologia da Informação, ok! As aulas são direcionadas para concurseiros que prestarão concursos organizados pela CESPE onde a disciplina Informática Básica é cobrada. Também não é um curso teórico! Porém, o conteúdo aqui comentado pode ser aproveitado para quem vai prestar concursos de outras bancas organizadoras, como: FCC, ESAF, Consulplan, EPL Concursos, dentre outras.

2 E qual será o conteúdo programático trabalhado nas questões? Boa pergunta! Nas questões apresentadas utilizaremos o padrão de conteúdo que recentemente vem sendo cobrado pela CESPE, que tem cobrado os seguintes tópicos: 1. Conceitos básicos de computação. 2. Componentes de hardware e software de computadores. 3. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 4. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 5. Redes de computadores Conceitos básicos,ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares) Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares) Sítios de busca e pesquisa na Internet Grupos de discussão Redes sociais Computação na nuvem (cloud computing). 6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7. Segurança da informação Procedimentos de segurança Noções de vírus, worms e pragas virtuais Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.) Procedimentos de backup Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). Bom, como é a primeira aula do curso permitam-me fazer uma breve apresentação, em especial para aqueles que não me conhecem. Meu nome é Francisco Ravel, sou Analista Judiciário Especialidade Analista de Sistemas do TRT-Bahia. Sou bacharel em Ciências da Computação pela UESPI (Teresina-PI, com muito orgulho!), tenho especialização em Redes de Computadores, possuo algumas Certificações profissionais na área de gerenciamento de serviços de TI (ITIL V3 Foundation, IT Service Management Foundation according to ISO/IEC e COBIT 4.1 Foundation), estou estudando para tirar outras certificações na área de gestão de TI (ITIL

3 Manager, OCEB e ISO 27002) e, para não perder o costume, também sou concurseiro nas horas vagas (pois continuo na luta para conseguir o cargo almejado!!). Sobre a vida de concurseiro, estou nela desde 2005 e durante essa jornada já obtive várias aprovações e nomeações, dentre as quais destaco as mais importantes: Analista Judiciário Analista de Sistemas / TRT Bahia (nomeado: 1º lugar); Analista de Sistemas / Universidade Estadual do Piauí (nomeado: 1º lugar); Analista Judiciário Analista de Sistemas / TJ Piauí (nomeado: 14º lugar); Analista de Sistemas / INCRA (aprovado: 2º lugar); Analista Judiciário Analista de Sistemas / MPU 2006 (aprovado: 18º lugar) e MPU 2010 (aprovado: 7º lugar); Técnico Judiciário Técnico de Informática / TRE-Pará (nomeado: 9º lugar), TRT- Maranhão (nomeado: 7º lugar), MPU 2006 (aprovado: 18º lugar), dentre outros que fiquei classificado e não fui nomeado. Ao final desse curso espero ter comentado questões de todos os temas e tenho certeza que os senhores terão um banco de questões comentadas para auxiliar na revisão do conteúdo da disciplina de Informática Básica. Espero que possam aproveitar ao máximo e consigam a tão sonhada aprovação! O formato dos simulados será o seguinte: primeiro apresentarei as questões e ao final disponibilizarei novamente as questões com o gabarito e meus comentários. Então vamos deixar de conversa e vamos a aula!

4 1. (Agente dos Correios / CESPE 2011) Com base na figura ao lado, que ilustra uma janela em que estão listados cinco arquivos armazenados no disco rígido de um computador, e considerando que o ícone associado a cada um desses arquivos indica corretamente o programa utilizado na criação do arquivo, assinale a opção correspondente ao arquivo que pode ser corretamente aberto, editado e salvo em seu formato original com o programa Microsoft PowerPoint. a) arquivo-e.ppt b) arquivo-a.doc c) arquivo-b.pdf d) arquivo-c.txt e) arquivo-d.xls 2. (Agente dos Correios / CESPE 2011) Entre os componentes de informática mostrados na figura abaixo, comumente utilizados em conjunto com um computador, aquele que corresponde a um periférico usado para entrada de dados é : a) o alto-falante. b) o teclado. c) o conector RJ45. d) a impressora. e) monitor LCD.

5 3. (Agente dos Correios / CESPE 2011) O componente apresentado na figura abaixo, encontrado em qualquer computador moderno, é denominado: a) memória RAM. b) disco rígido. c) pendrive. d) CPU risk. e) disco CISC. Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsequentes. 4. (PEFOCE-Ceará / CESPE 2012) O comando pwd do Linux possibilita ao usuário efetuar a troca de senha (password). 5. (PEFOCE-Ceará / CESPE 2012) Entre os sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista e Windows XP, apenas este último não possui versão para processadores de 64 bits. 6. (PEFOCE-Ceará / CESPE 2012) As ameaças são fatores externos que podem gerar incidente de segurança da informação por intermédio da exploração das vulnerabilidades dos ativos de informação 7. (PREVIC / CESPE 2011) No Windows XP Professional, a ferramenta de limpeza do disco seleciona automaticamente arquivos que possam ser excluídos com segurança, possibilitando a liberação de espaço no disco rígido do

6 computador. 8. (PREVIC / CESPE 2011) No programa PowerPoint do Microsoft Office, quando se grava um pacote de apresentações em um CD, essas apresentações são configuradas, por padrão, para serem executadas automaticamente. 9. (PREVIC / CESPE 2011) No Linux, para se ajustar as permissões via linha de comando, utilizam-se os comandos chmod e chown. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usuário e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas. 10. (PREVIC / CESPE 2011) No Microsoft Word, pode-se usar a mala direta para enviar s personalizados a uma lista de endereços de contida no Outlook ou em um banco de dados. 11. (PREVIC / CESPE 2011) Por meio do uso de certificados digitais, é possível garantir a integridade dos dados que transitam pela Internet, pois esses certificados são uma forma confiável de se conhecer a origem dos dados. 12. (PREVIC / CESPE 2011) Para que as aplicações disponibilizadas na intranet de uma empresa possam ser acessadas por usuários via Internet, é suficiente incluir tais usuários no grupo de usuários com acesso autorizado à intranet. 13. (PEFOCE / CESPE 2011) Os protocolos de Internet que podem ser utilizados conjuntamente com o Outlook Express incluem o SMTP (simple mail transfer protocol), o POP3 (post office protocol 3) e o IMAP (Internet mail access protocol).

7 14. (PEFOCE / CESPE 2011) O antivírus, para identificar um vírus, faz uma varredura no código do arquivo que chegou e compara o seu tamanho com o tamanho existente na tabela de alocação de arquivo do sistema operacional. Caso encontre algum problema no código ou divergência de tamanho, a ameaça é bloqueada. 15. (PEFOCE / CESPE 2011) A ferramenta Google Docs oferece a possibilidade de criação de formulários em HTML com vários temas e tipos de perguntas.

8 GABARITO E COMENTÁRIOS 1. (Agente dos Correios / CESPE 2011) Com base na figura ao lado, que ilustra uma janela em que estão listados cinco arquivos armazenados no disco rígido de um computador, e considerando que o ícone associado a cada um desses arquivos indica corretamente o programa utilizado na criação do arquivo, assinale a opção correspondente ao arquivo que pode ser corretamente aberto, editado e salvo em seu formato original com o programa Microsoft PowerPoint. a) arquivo-e.ppt b) arquivo-a.doc c) arquivo-b.pdf d) arquivo-c.txt e) arquivo-d.xls Resposta: Alternativa correta é a letra a) arquivo-e.ppt. Conteúdo da questão: Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). Para abrir o simulado trouxe essa questão bem simples que foi cobrada no concurso dos Correios. Quem já trabalha com manipulação de arquivos de escritório não teve dificuldades para marcar a letra a). Vamos aproveitar o tema só para destacar que hoje temos duas suítes de escritórios que são cobradas pela CESPE, são elas: Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e outros) e o LibreOffice (Writer, Calc, Impress e outros softwares). Para fins de prova, não basta apenas isso! É importante saber detalhes na operação desses softwares. Detalhes sobre formatação de parágrafos, páginas, inclusão de fórmulas, dentre outros são muito cobrados. O mínimo que o concurseiro deve saber é o que foi cobrado nessa

9 questão, que é conhecer as extensões-padrão (tipos de arquivos manipulado por cada software da suíte). Resumindo, temos: LibreOffice Writer Calc Impress Extensões-padrão.odt.ods.odp Office Word Excel Power Point Extensões-padrão.doc.xls.ppt 2. (Agente dos Correios / CESPE 2011) Entre os componentes de informática mostrados na figura abaixo, comumente utilizados em conjunto com um computador, aquele que corresponde a um periférico usado para entrada de dados é : a) o alto-falante. b) o teclado. c) o conector RJ45. d) a impressora. e) monitor LCD. Resposta: Alternativa correta é a letra b). Conteúdo da questão: Componentes de hardware e software de computadores. Outra questão bem simples, que dificilmente os concurseiros erram. Trata sobre periféricos (qualquer equipamento acessório que seja ligado ao computador) de um computador. Classificam-se em: entrada, saída e mistos. De Entrada: fazem a informação entrar na CPU. Ex: teclado, mouse, câmera, microfone, scanner, etc. De Saída: permitem que informação saia da CPU para o usuário. Ex: monitor, impressora, projetor(data show), etc. Mistos: ora a informação entra, ora sai da CPU para o usuário. Ex: pendrive,

10 modem, placa de rede, as memórias do computador, etc. Ainda sobre o tema, destaco que o concurseiro deve conhecer sobre os tipos de portas utilizadas para conexão de periféricos ao computador. Como por exemplo: porta USB, HDMI, serial, ps/2. Já vi questão que mostrou o símbolo de uma conexão USB e perguntou ao candidato qual a porta representada pelo símbolo. Também vi uma questão que perguntou se a fonte de alimentação do computador era um periférico. Muitos marcaram que sim e erraram a questão! Analisando as demais questões cobradas sobre esse assunto observei que as bancas não tem muito o que cobrar além disso, ok! 3. (Agente dos Correios / CESPE 2011) O componente apresentado na figura abaixo, encontrado em qualquer computador moderno, é denominado: a) memória RAM. b) disco rígido. c) pendrive. d) CPU risk. e) disco CISC. Resposta: Alternativa correta é a letra a) memória RAM. Conteúdo da questão: Componentes de hardware e software de computadores. A questão também é de fácil resolução, principalmente para quem já viu uma memória de computador antes. E quem ainda não viu uma, como faz pra acertar essa questão? A melhor forma é conhecendo os principais componentes de um computador, dentre eles: a placa-mãe, disco rígido, processador, barramento pci, placas de rede, portas. No link você pode visualizar esses dispositivos.

11 Ainda sobre memória, a CESPE geralmente cobra o conceito de Memória RAM (memória volátil que tem seus dados perdidos quando o computador é desligado), conceito de memória cache (memória intermediária que guarda informações oriundas da memória principal com a finalidade de agilizar o acesso), as memórias secundárias (HDs, CD, DVD), a hierarquia entre as memórias (quem é mais rápida), os custo (quem é mais cara, quem é mais barata) e capacidade de armazenamento (quem possui maior capacidade de armazenamento). Veremos esses detalhes na análise de outras questões que trarei posteriormente. 4. (PEFOCE-Ceará / CESPE 2012) O comando pwd do Linux possibilita ao usuário efetuar a troca de senha (password). Resposta: Questão ERRADA. Conteúdo da questão: Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Essa questão já começa a aumentar um pouco o nível de conhecimento, pois o concurseiro que não está familiarizado com a área de TI e que nunca utilizou o Linux no trabalho ou em casa ou nunca estudou a matéria pode não ter o saber os comandos básicos desse sistema operacional. O comando pwd, diferentemente do que parece, não troca a senha. Ele mostra qual é o diretório corrente (o diretório em que o usuário está em determinado momento). O comando para troca de senha é passwd, ok! Encontrei diversas questões da CESPE sobre Linux, geralmente elas cobram o conceito do Linux, de shell, conhecimento de diretórios (exemplo: /etc /home), arquivos utilizados pelo sistema (/etc/passwd, /etc/shadow), alguns comandos básicos (dentre eles: ls, gzip, passwd, e outros). Então, pela relevância do tema, vamos aproveitar a questão para trazer alguns comentários adicionais. Linux: é um Sistema Operacional (S.O) concorrente do Windows, possui código aberto (disponível para programadores alterar seu código), multitarefa (possibilita a execução de diversos programas

12 concorrentemente) e multiusuário (permite que vários usuários utilizem simultaneamente o sistema). Esse S.O pode ser instalado tanto em estações de usuários quanto em servidores de rede. Atualmente o seu uso é mais disseminado em servidores. Existem diferentes versões do Linux, que denominamos de Distribuições Linux, tais como: Ubuntu, Red Hat, Cent Os, Debian, Fedora, etc. Algumas são mais voltadas para o usuário final e outras dedicadas a servidores de rede. Para uma melhor organização do seu sistema, todas as distribuições Linux utilizam-se de diretórios. Segue abaixo uma tabela com os principais diretórios, comuns em todas distribuições: /: raiz do sistema. /dev: armazena drivers do sistema. /bin: programas úteis ao sistema. /lib: bibliotecas do sistema. /etc: arquivos de configuração. /home: diretório dos usuários. Encontrei várias questões da CESPE cobrando conhecimento sobre comandos do sistema. Destaco os seguintes: cd: acessar e mudar o ls: lista os arquivos do cp: copia arquivos. mv: move arquivos. diretório corrente. rm: remove arquivos. diretório atual. rmdir: remover diretórios vazios. mkdir: cria diretórios. tar: empacotar arquivos. Cito uma fonte para pesquisa de outros comandos Linux: comandos-basicos-do-linux.htm 5. (PEFOCE-Ceará / CESPE 2012) Entre os sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista e Windows XP, apenas este último não possui versão para processadores de 64 bits. Resposta: Questão ERRADA. Conteúdo da questão: Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). O item está errado pois o Windows XP possui sim versão para processadores de 64 bits. Também possui

13 compatibilidade com processadores 64 bits o Windows Vista, Windows 7 e os servidores da família Windows Server 2003, 2008 e Fonte: Sobre o tema, acrescento que os novos computadores (sejam PC ou Notebooks) estão vindo com processadores de 64 bits. Mais Ravel, qual a vantagem em utilizar computadores com Windows 64 bits (conhecido como x64)? Respondo: a principal diferença é a capacidade de utilizar mais memória que a versão 32 bits do Windows (conhecida como x86). Os de 32 bits ficavam limitados a utilizar no máximo 3,5 GB de RAM. Ah...então se os de 64 bits podem utilizar mais memória (acima de 4 GB), consequentemente eles podem manter mais arquivos e programas em aberto? Exatamente, essa é a conclusão. Outro detalhe: programas escritos para Windows 32 bits funcionam bem em Windows 64 bits. Já a recíproca não é verdadeira, ok! Gravem isso. 6. (PEFOCE-Ceará / CESPE 2012) As ameaças são fatores externos que podem gerar incidente de segurança da informação por intermédio da exploração das vulnerabilidades dos ativos de informação Resposta: Questão CORRETA.. Conteúdo da questão: Segurança da informação. A questão cita corretamente o conceito de ameaças. Para responder essa questão vale a pena conhecermos outros conceitos envolvidos com o tema, tais como: ativo de informação, os pilares da Segurança (sigla CID Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade), vulnerabilidades, probabilidade, impacto e risco. Detalho abaixo cada um deles: Ativos de Informação: toda e qualquer informação essencial para o processo de negócio de uma organização, ou seja, tudo que tem valor para a organização. Confidencialidade: propriedade de proteger uma informação contra acesso não autorizado.

14 Integridade: proteger uma informação contra alteração não autorizada. Disponibilidade: garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário para quem de direito. Vulnerabilidades: uma condição que, quando explorada por um atacante, pode resultar em uma violação de segurança. Probabilidade: a chance de uma falha de segurança ocorrer levando-se em conta o grau das vulnerabilidades presentes nos ativos que sustentam o negócio e o grau das ameaças que possam explorar estas vulnerabilidades. Impacto: são as potenciais consequências que este incidente possa causar ao negócio da organização. Risco: é a relação entre a probabilidade e o impacto. É a base para a identificação dos pontos que demandam por investimentos em segurança da informação. Sobre Segurança da Informação outros tópicos também são cobrados pela CESPE, tais como: firewall, pragas virtuais, criptografia, etc. Traremos questões sobre esses outros temas nos próximos simulados, ok galera?! 7. (PREVIC / CESPE 2011) No Windows XP Professional, a ferramenta de limpeza do disco seleciona automaticamente arquivos que possam ser excluídos com segurança, possibilitando a liberação de espaço no disco rígido do computador. Resposta: Questão CORRETA. Conteúdo da questão: Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Para acertar essa alternativa o candidato deveria lembrar da ferramenta de limpeza de disco do Windows. O que essa ferramenta faz: ela auxilia o usuário a liberar espaço em seu HD ao procurar

15 arquivos que podem ser apagados. Ela procura por arquivos temporários da Internet, temporários gerados pelo próprio Windows, arquivos de programas que foram baixados, esvazia a lixeira, etc. Portanto o texto da assertiva está perfeito e sem falhas. E se a questão fosse mais além e perguntasse como fazer para acessar a limpeza de disco? Aí não tinha como fugir, o candidato devia conhecer as formas mais usuais de acessar a ferramenta: Iniciar, ir para Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e clique em Limpeza de disco. Ou, No Windows Explorer ou Meu Computador, clique com o botão direito no disco que deseja liberar espaço (exemplo: unidade C:), clicar em Propriedades, clicar na guia Geral e clicar em Limpeza de disco. Sobre Windows, encontrei diversas questões do CESPE abordando outros assuntos, como: desfragmentador de disco, painel de controle, gerenciador de tarefas, lixeira, restauração do sistema, etc. Nos próximos simulados também abordarei esses conteúdos. 8. (PREVIC / CESPE 2011) No programa PowerPoint do Microsoft Office, quando se grava um pacote de apresentações em um CD, essas apresentações são configuradas, por padrão, para serem executadas automaticamente. Resposta: Questão CORRETA. Conteúdo da questão: Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). O gabarito definitivo da CESPE marcou essa questão como errada. Porém eu discordo do gabarito oficial e considero a assertiva como CERTA. O recurso de empacotar uma apresentação em um CD é útil quando você pretende levar sua apresentação ou seu conjunto de apresentações para ser executado em um outro local, que pode ser um

16 computador sem ou com o PowerPoint instalado. Quando você empacota em um CD, o arquivo da apresentação e qualquer outro arquivo necessário para a apresentação funcionar são incluídos automaticamente no pacote a ser gravado. A fundamentação do meu gabarito está na página da Microsoft, segue o link para verificação: HP aspx. Pelo link acima podemos confirmar a informação que está na assertiva, quando o artigo afirma que, por padrão, as apresentações empacotadas são configuradas para serem executadas automaticamente, na ordem em que se encontre na lista de arquivos copiados. Essa é uma questão que exige um conhecimento mais aprofundado do PowerPoint. Provavelmente muitos não irão acertá-la (isso é bom para subir um pouco o nível do simulado hehe!!). Analisando provas anteriores da CESPE sobre Power Point, encontrei algumas questões cobrando conhecimentos de formatação, principalmente de recursos da versão (PREVIC / CESPE 2011) No Linux, para se ajustar as permissões via linha de comando, utilizam-se os comandos chmod e chown. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usuário e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas. Resposta: Questão ERRADA. Conteúdo da questão: Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Mais uma questão sobre o S.O Linux. Ela cobra novamente o conhecimento de comandos do sistema. Nesse caso foram cobrados os comandos chmod e chown. O comando chmod altera as permissões (direitos) do dono, do grupo ou de outros sobre arquivos ou diretórios. Já o chown é utilizado para alterar o proprietário ou o grupo de arquivos ou diretórios. A primeira parte da questão tá ok: No Linux, para se ajustar as permissões via linha de comando,

17 utilizam-se os comandos chmod e chown.... Porém, na segunda parte o examinador inverteu a função dos comandos. Por isso, assertiva ERRADA. 10. (PREVIC / CESPE 2011) No Microsoft Word, pode-se usar a mala direta para enviar s personalizados a uma lista de endereços de contida no Outlook ou em um banco de dados. Resposta: Questão CORRETA. Conteúdo da questão: Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). A questão trata de Mala Direta no Word. Esse recurso é bastante utilizado para criar documentos que são iguais na essência, mas contêm elementos exclusivos. O exemplo clássico é de uma carta que os políticos gostam de enviar para nossas casas (quem nunca recebeu uma dessas!). Nesta, o corpo é igual, porém, o nome do destinatário, o endereço e a linha de saudação serão diferentes. E o que é necessário para construir um arquivo de Mala Direta? o documento principal que contém o texto para ser enviado com todas as formatações desejadas, juntamente com os campos região que o Word cria para receber os dados a serem alterados e um arquivo de dados (conteúdo dos campos) que mudarão de cliente para cliente. Então, voltando para a questão podemos concluir que ela está correta quando afirma que o Word pode pegar dados do Outlook ou de uma base de dados. A CESPE adora questões de Word, em uma pesquisa rápida encontrei várias, desde cobrança de menus, formatação, mala direta e até o conceito de macros. 11. (PREVIC / CESPE 2011) Por meio do uso de certificados digitais, é possível garantir a integridade dos dados que transitam pela Internet, pois esses certificados são uma forma confiável de se conhecer a origem dos dados.

18 Resposta: Questão ERRADA. Conteúdo da questão: Procedimentos de segurança. A questão trata de Certificados Digitais. Os certificados são utilizados por sites web e oferecem autenticidade, privacidade e a integridade dos dados de um web site, proporcionando aos visitantes a garantia de que estão realmente acessando ao site "original", e não a uma cópia operada por fraudadores. E na prática, como faço para saber que um site que acesso tem Certificado Digital? Bom, basta identificar no cabeçalho do endereço do site a presença de um cadeado e o protocolo https, conforme podemos constatar na figura abaixo: Portanto, ao acessar um site com Certificado Digital não temos a garantia de integridade nos dados transitados pela internet, mais sim, nos dados transitados entre o browser do usuário e o site que está sendo acessado. 12. (PREVIC / CESPE 2011) Para que as aplicações disponibilizadas na intranet de uma empresa possam ser acessadas por usuários via Internet, é suficiente incluir tais usuários no grupo de usuários com acesso autorizado à intranet. Resposta: Questão ERRADA. Conteúdo da questão: Conceitos básicos,ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. A questão trata do conceito de intranet. Porém, para um melhor entendimento da questão é importante sabermos o conceito de intranet e extranet. Uma intranet é um portal web voltado para o público interno de uma organização. Esse portal é semelhante a um site da internet, porém, é um site interno com conteúdo corporativo e restrito aos funcionários. Muitas empresas se utilizam da uma intranet para disseminar comunicação interna, notícias de interesse dos funcionários ou compartilhar documentos.

19 E extranet, todos conhecem esse conceito? A extranet utiliza-se da internet para compartilhar (com acesso controlado) uma aplicação interna da empresa, permitindo que o usuário acesse o sistema interno da empresa de qualquer lugar com acesso à internet. Ou seja, a extranet é uma "intranet" que pode ser acessado por meio da internet. Geralmente utiliza-se extranet quando se quer dar acesso a parceiros, fornecedores, acionistas, etc. Bom, de posse dessas informações podemos responder a questão e marcá-la como errada, pois a questão não deixa claro se o usuário é interno ou se é um parceiro ou fornecedor da empresa. Se for um usuário interno não será necessário dar permissões adicionais (já que ele já é um funcionário da organização). E, se o usuário é um parceiro externo, o conceito é extranet e faz-se necessário dar permissões específicas para que ele possa acessar as aplicações internas. 13. (PEFOCE / CESPE 2011) Os protocolos de Internet que podem ser utilizados conjuntamente com o Outlook Express incluem o SMTP (simple mail transfer protocol), o POP3 (post office protocol 3) e o IMAP (Internet mail access protocol). Resposta: Questão CORRETA. Conteúdo da questão: Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares) A questão trouxe um cliente de correio eletrônico bastante conhecido dos usuários (Outlook Express). Mas para responder a questão é necessário relembrar os protocolos envolvidos no envio e recebimento de s. Falando um pouco sobre eles: SMTP: protocolo de envio e recebimento de . Pode ser utilizado por um cliente de para envio de mensagens. Ou utilizado entre servidores de , nesse caso para troca de mensagens entre os servidores de . POP3: protocolo que possibilita baixar mensagens armazenadas em um servidor de para a

20 máquina do usuário. IMAP: utilizado para acessar s recebidos que estão armazenados no servidor. Por padrão, as mensagens são mantidas no servidor. De posse dessas informações podemos confirmar como CERTA a assertiva, pois ela enumera corretamente os três protocolos acima citados. 14. (PEFOCE / CESPE 2011) O antivírus, para identificar um vírus, faz uma varredura no código do arquivo que chegou e compara o seu tamanho com o tamanho existente na tabela de alocação de arquivo do sistema operacional. Caso encontre algum problema no código ou divergência de tamanho, a ameaça é bloqueada. Resposta: Questão ERRADA. Conteúdo da questão: Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Primeiramente temos que relembrar o que são e como trabalham os softwares antivírus. O software antivírus é um programa de computador que detecta, evita e atua na neutralização ou remoção de programas mal-intencionados, como vírus e worms. Todo antivírus possui um banco de dados com as assinaturas dos vírus que ele reconhece. Essa base é atualizada constantemente (em muitos diariamente). Todo arquivo que entra na máquina é checado com a lista de vírus da base de dados. Caso o arquivo coincida com algum padrão de vírus, ele é barrado ou excluído (a depender da configuração). Caso não seja reconhecido pelo software, é liberado. Voltando para a questão podemos perceber que o examinador que elaborou a questão deu uma viajada e disse que o arquivo analisado é comparado com a tabela de alocação de arquivo do sistema operacional. Nada a ver essa comparação! O arquivo é comparado com a base de dados de vírus, ok! Portanto, questão ERRADA!

21 15. (PEFOCE / CESPE 2011) Blog A ferramenta Google Docs oferece a possibilidade de criação de formulários em HTML com vários temas e tipos de perguntas. Resposta: Questão CORRETA. Conteúdo da questão: Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). A questão cobra o conhecimento da ferramenta Google Docs. Essa é a ferramenta da Google para armazenamento na nuvem e recentemente foi renomeado para Google Drive. Existe uma série de outros softwares de cloud storage, tais como: UbuntoOne, Mega, MegaCloud. O Google Docs possibilita que o usuário crie, edite, salve e compartilhe arquivos em diversos formatos (documentos, planilhas, formulários, apresentações, dentre outros). O grande barato e diferencial dessa ferramenta da Google é que o usuário pode além de armazenar, realizar diversas operações nos arquivos sem a necessidade de ter um software instalado em sua máquina. Voltando a questão, ela lista uma das facilidades que o Docs possibilita ao usuário e portanto está CORRETA. Observando as questões do CESPE, apesar de Cloud Storage ser um assunto "recente" constatei que já caíram mais de 20 questões sobre o tema. Portanto, trarei mais questões nos próximos simulados. Bom, galera concurseira, finalizamos por aqui a primeira aula! A intenção é apresentar e comentar questões de Informática Básica que foram cobradas pela CESPE, com o objetivo de auxiliar vocês a conhecer melhor o estilo da banca para que vocês possam acertar as questões do seu concurso. Segue abaixo um quadro-resumo das questões e conteúdos trabalhados nessa aula.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012

NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012 NOÇÕES DE INFORMÁTICA Agente de Polícia Federal 2012 SUMÁRIO UNIDADE 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática 1.1 Tipos de computadores

Leia mais

Questões Potenciais para a Prova Informática Questões Carlos Vianna

Questões Potenciais para a Prova Informática Questões Carlos Vianna 1. Questões Potenciais para a Prova Informática Questões Carlos Vianna 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1.O comando pwd do Linux possibilita ao usuário efetuar

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público Informática- Leandro Rangel, Analista Financeiro Contábil da AGU e professor do QConcursos.com 1- Q236949 CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Em ambiente gráfico KDE, as diversas distribuições

Leia mais

Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB)

Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB) Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) Por Prof.ª Ana Lucia Castilho NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB) Assunto: Noções de sistema operacional (ambientes

Leia mais

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA.

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. 71 O computador em uso não possui firewall instalado, as atualizações do sistema operacional Windows não estão sendo baixadas

Leia mais

Exercícios CESPE/UnB 2012

Exercícios CESPE/UnB 2012 Exercícios CESPE/UnB 2012 Julgue os itens seguintes, acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux. 01 No sistema Linux, existe um usuário de nome root, que tem poder de superusuário. Esse nome é reservado

Leia mais

www.leitejunior.com.br 18/05/2010 00:11 Leite Júnior CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010

www.leitejunior.com.br 18/05/2010 00:11 Leite Júnior CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010 CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010 CONCURSO: CEF CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA CADERNO HOTEL DATA: 16/05/2010 QUESTÃO 50 A respeito dos modos de utilização

Leia mais

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 PRF

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 PRF Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Policial Rodoviário Federal. 2. O Simulado contém 10 questões estilo CESPE (Certo e Errado) sobre

Leia mais

www.leitejunior.com.br 26/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 26/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO CONCURSO: SEGER / ES Com referência à tela Painel de controle do sistema operacional Windows e ao sistema operacional Windows, julgue os itens a seguir. 31 No Windows,

Leia mais

LFG MAPS. INTERNET 08 questões

LFG MAPS. INTERNET 08 questões INTERNET 08 questões 1 - ( Prova: CESPE - 2009 - Polícia Federal - Agente Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); ) Julgue os itens subsequentes, a respeito de Internet e intranet. LFG MAPS

Leia mais

ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO

ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO INFORMÁTICA PARA CONCURSOS (jabruas@uol.com.br) 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Office, OpenOffice, BrOffice e LibreOffice).

Leia mais

Informática - Prof. Frank Mattos

Informática - Prof. Frank Mattos Informática - Prof. Frank Mattos Q298262 1. Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador. Impressionante como essa informação está muito

Leia mais

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br QUESTÕES TRE / TJ FCC 2007 CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA QUESTÃO 11 -. Com relação a hardware, é correto afirmar que: (A) Computadores com placas-mãe alimentadas por fontes ATX suportam o uso do comando

Leia mais

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva Olá galera concurseira! Blog http://emaildoravel.wordpress.com. O que estão achando do curso? Está atendendo às expectativas dos senhores? Tenho recebido vários feedbacks e estou acreditando neste projeto

Leia mais

MPRS SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS

MPRS SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS Ola pessoal, PROF MÁRCIO HOLLWEG Segue abaixo os comentários da prova realizada dia 23/02 para o cargo de Secretário de Diligências do Ministério Público do Rio Grande do Sul, uma cobrança boa apresentando

Leia mais

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha.

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. Recurso 1 MINISTRADO EM 27/05/2015 Prova da PM aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. ------------------Soldado_Policia_Militar_MG_2013 1. 33ª QUESTÃO Marque a alternativa CORRETA.

Leia mais

Sumário. Capítulo I Introdução à Informática... 13. Capítulo II Hardware... 23. INFORMATICA 29jun.indd 7 22/07/2014 15:18:01

Sumário. Capítulo I Introdução à Informática... 13. Capítulo II Hardware... 23. INFORMATICA 29jun.indd 7 22/07/2014 15:18:01 Sumário Capítulo I Introdução à Informática... 13 1. Conceitos Básicos... 13 2. Hardware... 15 3. Software... 15 4. Peopleware... 16 5. Os Profissionais de Informática:... 16 6. Linguagem de Computador

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

https://www.facebook.com/professorravelsilva Professor: Ravel Silva

https://www.facebook.com/professorravelsilva Professor: Ravel Silva Olá galera concurseira! https://www.facebook.com/professorravelsilva Dando continuidade ao nosso curso de Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE, vamos comentar a aula 05. A partir desta

Leia mais

Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44

Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44 Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44 Sumário Capítulo 1 Como usar este Livro?... 1 O que este livro não é?...1 O que este livro é?...1 Como estudar os assuntos...2 Acredite, você

Leia mais

Prova dos Correios - Comentada

Prova dos Correios - Comentada Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 www.premiumconcursos.com 1 Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - SP

COMENTÁRIOS DA PROVA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - SP Olá pessoal, Tivemos neste último domingo (09/05/2010) a aplicação da prova da CEF para a região de SP e RJ, uma prova que todo resto Pais aguarda ansiosamente os comentários, já que servirá de base para

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva Olá galera concurseira! Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Dando continuidade ao nosso curso de Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE, estou trazendo a aula 02. Porém, antes de

Leia mais

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Olá Concurseiros, como estão? Espero que todos estejam bem! Chegamos a 7ª aula do nosso curso de Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE e estamos quase no final. Nesta aula trataremos

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - INFORMÁTICA - BOA VISTA-RR

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - INFORMÁTICA - BOA VISTA-RR 1. O Aplicativo Java(TM) Plataform 8.65 pode ser definido como: A. Comando B. Anti-Vírus C. Plugin D. Browser E. Controlador 2. Um técnico de suporte de TI recebe o chamado de um usuário que afirma que

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) Sobre o sistema operacional Windows 7, marque verdadeira ou falsa para cada afirmação: a) Por meio do recurso Windows Update é possível manter o sistema

Leia mais

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir Prof. Valdir Informática Informática Valdir Prof. Valdir Informática Informática PROVA DPF 2009 Julgue os itens subseqüentes, a respeito de Internet e intranet. Questão 36 36 - As intranets, por serem

Leia mais

Informática para o concurso Professor Alisson Cleiton

Informática para o concurso Professor Alisson Cleiton CADERNO DE QUESTÕES CESPE / 2013 1. ( ) Nos navegadores Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome, o uso de bookmarks permite definir a atualização automática, pelo navegador, de novas

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Área de Trabalho (Desktop) Janela Gadgets Lixeira Lixeira Atalho Atalhos e ícones DELETE Botão direito do mouse na área de trabalho Menu Iniciar Programas

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente:

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 6 INFORMÁTICA QUESTÕES DE 21 A 40 21. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta CORRETAMENTE ferramentas existentes em softwares de escritório (BrOffice ou Microsoft

Leia mais

Concurso: Polícia Rodoviária Federal (PRF) Cargo: Agente Administrativo Nível Médio Matéria: Informática professor: Katia Quadros AULA 2

Concurso: Polícia Rodoviária Federal (PRF) Cargo: Agente Administrativo Nível Médio Matéria: Informática professor: Katia Quadros AULA 2 AULA 2 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. CRONOGRAMA - NOÇÕES DE INFORMÁTICA... 3 3. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 3 4. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 5. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 20 Concurso: Polícia

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL INFORMÁTICA PRF. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL FUNÇÃO:

SISTEMA OPERACIONAL INFORMÁTICA PRF. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL SISTEMA OPERACIONAL FUNÇÃO: SISTEMA OPERACIONAL INFORMÁTICA PRF Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br FUNÇÃO: GERENCIAR, ADMINISTRAR OS RECURSOS DA MÁQUINA. SISTEMA OPERACIONAL EXEMPLOS MS-DOS WINDOWS 3.1 WINDOWS 95 WINDOWS

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 -

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 - DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO - Professor Esp. Wellington de Oliveira Graduação em Ciência da Computação Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior Pós-Graduação MBA em Gerenciamento de

Leia mais

Curso: Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE Aula 03. Olá galera concurseira!

Curso: Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE Aula 03. Olá galera concurseira! Olá galera concurseira! Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Dando continuidade ao curso de Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE, vamos à aula 03. Continuaremos trazendo questões

Leia mais

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral)

Confrontada com o gabarito oficial e comentada. 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) Prova Preambular Delegado São Paulo 2011 Módulo VI - Informática Confrontada com o gabarito oficial e comentada 75. A denominada licença GPL (já traduzida pra o português: Licença Pública Geral) a) Garante

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. RENATO DA COSTA

INFORMÁTICA PROF. RENATO DA COSTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FCC 2012 NOÇÕES DE : 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e

Leia mais

Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar:

Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar: 1) Analista Judiciário 2015 TRE /RR - FCC Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar: (A) No Internet Explorer 9, ao se digitar apenas um ponto

Leia mais

www.leitejunior.com.br 10/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 10/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO DE PETRÓLEO E DERIVADOS... QUESTÃO 21 - Um determinado usuário trabalha em uma rede que possui o servidor anpout.gov.br para envio de e-mails e o servidor anpin.gov.br

Leia mais

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 -

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 - DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO - Professor Esp. Wellington de Oliveira Graduação em Ciência da Computação Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior Pós-Graduação MBA em Gerenciamento de

Leia mais

Questões de Informática Banca CESPE - Ano: 2010 Caderno 2 Fontes: Provas da Banca CESPE

Questões de Informática Banca CESPE - Ano: 2010 Caderno 2 Fontes: Provas da Banca CESPE 1. ( ) Um computador pode ser protegido contra vírus por meio da instalação de software específicos como, por exemplo, Norton Anti-virus, McAfee Security Center e AVG, que identificam e eliminam os vírus.

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 22 - ( ESAF - 2004 - MPU - Técnico Administrativo ) O

Leia mais

GABARITO - B. manuel@carioca.br

GABARITO - B. manuel@carioca.br NOÇÕES DE INFORMÁTICA EDITORA FERREIRA PROVA MPRJ -TÉCNICO ADMINISTRATIVO - TADM NCE-UFRJ CORREÇÃO - GABARITO COMENTADO Considere que as questões a seguir referem-se a computadores com uma instalação padrão

Leia mais

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05.

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05. INFORMÁTICA 01. Na Internet, os dois protocolos envolvidos no envio e recebimento de e-mail são: a) SMTP e POP b) WWW e HTTP c) SMTP e WWW d) FTP e WWW e) POP e FTP 02. O componente do Windows que é necessário

Leia mais

www.leitejunior.com.br 30/06/2008 02:44 Leite Júnior COMENTÁRIO PROVA TÉCNICO BANCÁRIO CARREIRA ADMINISTRATIVA

www.leitejunior.com.br 30/06/2008 02:44 Leite Júnior COMENTÁRIO PROVA TÉCNICO BANCÁRIO CARREIRA ADMINISTRATIVA COMENTÁRIO PROVA TÉCNICO BANCÁRIO CARREIRA ADMINISTRATIVA CONCURSO: CEF CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO ADMINISTRATIVA GABARITO 1 DATA DA PROVA: 29/06/2008 QUESTÃO 51 Consire o uso do Windows XP com suas configurações

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares

SENAI São Lourenço do Oeste. Introdução à Informática. Adinan Southier Soares SENAI São Lourenço do Oeste Introdução à Informática Adinan Southier Soares Informações Gerais Objetivos: Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os alunos com ferramentas computacionais

Leia mais

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br Correio Eletrônico Outlook Express Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br O Microsoft Outlook é o principal cliente de mensagens e colaboração para ajudá-lo a obter os melhores

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008)

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008) INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES (2012, 2011 e 2008) A apostila contém provas de Informática de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas para os

Leia mais

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT

TURMA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES - TRT 1. Sistema Operacional Windows XP Dica: Atenção alunos, a maioria das questões sobre sistema operacional Windows XP em provas do CESPE são feitas sobre as seguintes opções: a) Cliques com o botão direito

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Faça a migração O Office 365 para empresas tem uma aparência diferente do Google Apps, de modo que, ao entrar, você poderá obter esta exibição para começar.

Leia mais

www.leitejunior.com.br 03/04/2012 13:47 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 03/04/2012 13:47 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO 03/04/2012 13:47 QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO CONCURSO: TCE - RONDÔNIA CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO QUESTÃO 21 - No Microsoft Word, qual a extensão de um arquivo do tipo modelo de documento?

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário O sistema operacional de um computador consiste em um a) conjunto de procedimentos programados, armazenados na CMOS, que é ativado

Leia mais

Apresento a resolução da prova para Agente da Polícia Federal. Observe as possibilidades de recurso que anotei nas questões.

Apresento a resolução da prova para Agente da Polícia Federal. Observe as possibilidades de recurso que anotei nas questões. Olá, pessoal, Apresento a resolução da prova para Agente da Polícia Federal. Observe as possibilidades de recurso que anotei nas questões. Para proferir uma palestra acerca de crime organizado, um agente

Leia mais

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados

Windows 7. 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Windows 7 1. Área de Trabalho ou Desktop 1.1. Barra de Tarefas 1.1.1. Botão Iniciar e Menu Iniciar Lista de Saltos: apresenta lista de arquivos recentemente acessados Noções de Informática Henrique Sodré

Leia mais

CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais

CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais De modo semelhante ao Linux, o Windows é considerado um software microbásico. Uma característica desse tipo

Leia mais

Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO

Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. A respeito dos ambientes Microsoft Office e BrOffice,

Leia mais

Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT

Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT Queridos alunos, vencem o desafio os 3 primeiros alunos a enviar as respostas corretas para o meu e-mail, mas tem que acertar todas... ;-) Vou começar a responder os e-mails

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação

Informática Aplicada Revisão para a Avaliação Informática Aplicada Revisão para a Avaliação 1) É necessário criar várias cópias de documentos importantes em locais diferentes. Esses locais podem ser pastas no HD interno ou HD externo, ou então em

Leia mais

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux 1. De que forma é possível alterar a ordem dos dispositivos nos quais o computador procura, ao ser ligado, pelo sistema operacional para ser carregado? a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento,

Leia mais

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR Com base no Windows XP, na figura ao lado, julgue os itens que se seguem: 01- É possível afirmar que ao se clicar em O que mais devo saber sobre

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

SUMÁRIO. 6. FERRAMENTAS E APLICATIVOS ASSOCIADOS À INTERNET: navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa...

SUMÁRIO. 6. FERRAMENTAS E APLICATIVOS ASSOCIADOS À INTERNET: navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa... RAFAEL MACEDO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 162 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Rafael Macedo Coordenação

Leia mais

leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 GESTOR AMBIENTAL - FUNCAB

leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 GESTOR AMBIENTAL - FUNCAB CONCURSO: SEMACE CARGO: GESTOR AMBIENTAL G01 - X DATA: 29/11/2009 QUESTÃO 11 - Qual das alternativas a seguir contém a sigla de uma tecnologia de transmissão digital de dados que permite conectar um computador

Leia mais

VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br

VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br QUESTÕESSELECIONADAS INFORMÁTICA CESPE - 2011 Exercícios CESPE/UnB - 2011 Acerca dos programas que fazem parte dos pacotes BrOffice.org e Microsoft Office, julgue os itens subsequentes. 01 No programa

Leia mais

COMPUTADORES PC. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br 24/11/2009 CRONOGRAMA INFORMÁTICA - BANRISUL EDITAL

COMPUTADORES PC. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br 24/11/2009 CRONOGRAMA INFORMÁTICA - BANRISUL EDITAL CRONOGRAMA INFORMÁTICA - BANRISUL Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br AULAS 1 E 2 CONCEITOS BÁSICOS/HARDWARE AULA 3 SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS AULA 4 EXCEL AULA 5 WORD AULA 6 CALC E WRITER AULAS

Leia mais

APOSTILA LINUX EDUCACIONAL

APOSTILA LINUX EDUCACIONAL MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO DIRETORIA DE INCLUSÃO DIGITAL DIRETORIA DE GOVERNO ELETRÔNICO APOSTILA LINUX EDUCACIONAL (Conteúdo fornecido pelo Ministério da Educação e pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB)

Leia mais

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos do computador: Microsoft Windows 2000 (32 bits) com Service Pack 4 (SP4) ou superior, Windows XP (32 bits) com Service Pack 1 (SP1)

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux

SOFTWARE LIVRE. Distribuições Live CD. Kernel. Distribuição Linux SOFTWARE LIVRE A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito

Leia mais

Noções de Informática TRT -RS

Noções de Informática TRT -RS Analista Judiciário 26. Um usuário do Windows 7 Professional em português clicou, a partir do Painel de Controle, nas seguintes opções: Rede e Internet; Exibir o status e as tarefas da rede; Conexão Local;

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck

Prof. Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Noções de Informática Professor: Ricardo Beck Prof. Ricardo Beck www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 Noções de Informática SISTEMA OPERACIONAL Software O hardware consiste nos equipamentos que compõe

Leia mais

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos

Partição Partição primária: Partição estendida: Discos básicos e dinâmicos Partição Parte de um disco físico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partição, você deve formatá-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados

Leia mais

parte I Apostila Esquematizada de Informática Sumário Navegadores e Mecanismos de Pesquisas na web Unidade 1 Navegadores (browser)

parte I Apostila Esquematizada de Informática Sumário Navegadores e Mecanismos de Pesquisas na web Unidade 1 Navegadores (browser) Apostila Esquematizada de Informática parte I Navegadores e Mecanismos de Pesquisas na web Sumário Unidade 1 Navegadores (browser) Unidade 2 Internet Explorer Explorando a interface e suas funções Unidade

Leia mais

PROVA COMENTADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA AO CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

PROVA COMENTADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA AO CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PROVA COMENTADA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA AO CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Olá pessoal da Editora Ferreira. Abraços a todos! Vamos responder e comentar as questões de informática de uma maneira

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Questões de Informática Professor Renato da Costa 1) Em ambiente gráfico KDE, as diversas distribuições do Linux podem utilizar programas navegadores de internet como o Mozilla Firefox e o (A) Java (B)

Leia mais

02/03/2014. O que é Importante!!! Microsoft Office. Microsoft Office. BrOffice. BrOffice. Curso Preparatório para Concursos Públicos

02/03/2014. O que é Importante!!! Microsoft Office. Microsoft Office. BrOffice. BrOffice. Curso Preparatório para Concursos Públicos Curso Preparatório para Concursos Públicos Microsoft Office X BrOffice.org Word (90% das questões) O que é Importante!!! Conhecer as ferramentas (botões); Organização do menus; Teclas de Atalho; www.professormarcelomoreira.com.br

Leia mais

Prova do INSS 2012 Cargo Técnico FCC

Prova do INSS 2012 Cargo Técnico FCC Prova do INSS 2012 Cargo Técnico FCC Prof(a) Ana Lucia de Informática 18. Pedro trabalha em uma pequena imobiliária cujo escritório possui cinco computadores ligados em uma rede com topologia estrela.

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. A respeito dos ambientes Microsoft Office e BrOffice, julgue os itens seguintes. 1.( ) Arquivos criados e normalmente salvos

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Um sistema operacional é um software de gerenciamento formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface

Leia mais

Introdução ao. Linux do MEC

Introdução ao. Linux do MEC Introdução ao Linux do MEC Abril/2006 ÍNDICE Software Livre 3 Linux do MEC 4 Inicializando e finalizando o sistema 5 Área de trabalho 6 Operações com arquivos 7 Administração do ambiente 9 Navegador Internet

Leia mais

Para continuar, baixe o linux-vm aqui: http://www.gdhpress.com.br/downloads/linux-vm.zip

Para continuar, baixe o linux-vm aqui: http://www.gdhpress.com.br/downloads/linux-vm.zip Se, assim como a maioria, você possui um único PC ou notebook, uma opção para testar as distribuições Linux sem precisar mexer no particionamento do HD e instalar o sistema em dualboot, é simplesmente

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. JORGE RUAS jabruas@uol.com.b. NOÇÕES DE INFORMÁTICA (Conteúdo Programático)

INFORMÁTICA PROF. JORGE RUAS jabruas@uol.com.b. NOÇÕES DE INFORMÁTICA (Conteúdo Programático) NOÇÕES DE INFORMÁTICA (Conteúdo Programático) 1. Conceitos de Internet e intranet. 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3.

Leia mais

Prof. Mauricio Franceschini Duarte

Prof. Mauricio Franceschini Duarte CESPE ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO operação. [3] A pasta MEMORANDOS é uma subpasta de CARTAS. 1. Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Windows Explorer em um computador cujo sistema operacional

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

Apostilas OBJETIVA - Concurso Público 2015 MTE Ministério do Trabalho e Emprego Cargo: Agente Administrativo. 4º Caderno. Índice

Apostilas OBJETIVA - Concurso Público 2015 MTE Ministério do Trabalho e Emprego Cargo: Agente Administrativo. 4º Caderno. Índice 4º Caderno Índice Programas de navegação: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome... Exercícios pertinentes... 02 48 Programas de correio eletrônico Outlook Express, Mozilla Thunderbird... 58

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

1.000. Questões comentadas de Informática para concursos. 1.000 questões comentadas de Informática

1.000. Questões comentadas de Informática para concursos. 1.000 questões comentadas de Informática Para adquirir a apostila de 1.000 acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...3 HARDWARE, SOFTWARE E BACKUP...4 SISTEMA OPERACIONAL E GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS...33 EDITOR DE

Leia mais

E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.

E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 001/2015, de 01 de Julho de 2015 PROVA OBJETIVA: 16 DE AGOSTO DE 2015 CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Nome do Candidato (A)...... Assinatura INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 1. A prova

Leia mais