A Implantação Da Lei /03 No Currículo Das Escolas Salesianas E A Questão Das Religiões De Matrizes Africanas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Implantação Da Lei 10.639/03 No Currículo Das Escolas Salesianas E A Questão Das Religiões De Matrizes Africanas"

Transcrição

1 A Implantação Da Lei /03 No Currículo Das Escolas Salesianas E A Questão Das Religiões De Matrizes Africanas Por acreditarmos que essas abordagens e reflexões são relevantes e devem fazer parte da formação de professores, defendemos que o assunto seja tratado de forma aprofundada, por especialistas e estudiosos da questão. Tal profundidade não coaduna com os propósitos imediatos deste texto. Para isso, apresentamos, ao final, sugestões bibliográficas sobre o tema. Portanto, por ora, pretendemos apresentar, de forma sucinta e didática, alguns pressupostos pedagógicos que possam impulsionar reflexões, gerando novas práticas educativas relativas ao assunto. Práticas que deverão fortalecer, cada vez mais, a promoção da inculturação em contexto afro na prática pedagógica, consolidando a importância de se compreender e respeitar as expressões religiosas de matrizes africanas e de se valorizar o diálogo interreligioso - premissas colocadas pela Lei Federal /03, referendadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ora, passados dez anos da publicação dessa lei, alguns avanços podem ser detectados no campo da educação, mas a temática das religiões brasileiras de matrizes africanas ainda não é adequadamente acolhida no universo escolar. Palavras e expressões como curandeirismo, charlatanismo, macumba, feitiçaria, bruxaria, magia negra, coisa do demônio, satanização, primitivo, demoníaco, entre outras, ainda são utilizadas de forma estereotipada, preconceituosa e discriminatória quando se trata do assunto. Neste momento, a temática da Promoção da Igualdade Racial está colocada de forma incisiva pela sociedade brasileira, o que convoca as instituições escolares a uma reelaboração curricular e a pensar novas propostas de ação educativa, tendo em vista um modelo educacional voltado para a inclusão étnico-racial. Pensando, então, o projeto evangelizador-educativo das escolas Salesianas em sua busca constante por atualizar o carisma de Dom Bosco - educar evangelizando, evangelizar educando -, as propostas curriculares deverão favorecer uma ação educativa e evangelizadora cada vez mais comprometida com a defesa dos direitos humanos. Assim, estarão continuamente renovando-se para dar respostas aos problemas reais que emergem no cotidiano das escolas, em função das vivências sociais, culturais e afetivas dos jovens de hoje.

2 Torna-se necessário, então, ultrapassar o discurso de denúncia da realidade (que, por vezes, mantém a insensibilidade em relação à questão da inclusão dos afro-brasileiros) e avançar para um maior envolvimento, com ações concretas pertinentes com as realidades culturais, num contexto de evangelização inculturada; não existe ação evangelizadora neutra. O empenho tem de ser para aprofundar a articulação entre fé e vida, resgatando os valores culturais em sintonia com o evangelho. Cabe, portanto, à família educacional Salesiana refletir sobre algumas questões que poderão nortear seu trabalho cotidiano, buscando respostas positivas para o enfrentamento do desafio de fazer face às novas exigências da evangelização no atual processo de transformação da sociedade e diante do novo cenário da igreja. Entre elas, destacamos: Como trabalhar para a superação de visões preconceituosas e discriminatórias historicamente construídas sobre as religiões de matrizes africanas? Como articular a implementação das Lei /03 e /08 no interior das Escolas Salesianas, viabilizando propostas pedagógicas que exercitem a tolerância e o respeito à diversidade religiosa? Existe um diálogo possível entre a Pedagogia de Dom Bosco, as Pedagogias de combate à intolerância e o respeito à diversidade religiosa brasileira e o propósito de inculturação afro-brasileira pelo sistema Salesiano? Este texto vai procurar refletir sobre essas questões, reafirmando, mais uma vez, sua simplicidade frente ao desafio de consolidar, no cotidiano escolar, ações educativas que referendem o propósito de incluir a Promoção da Igualdade Racial como valor institucional Salesiano. Mas, certamente, ao apresentar um conjunto de pistas, encaminhamentos e possibilidades pedagógicas, ele poderá inspirar os profissionais de educação dessa Rede de Ensino a instaurar um processo de reflexão e debate sobre o assunto, ajudando-os a encontrar caminhos. As religiões de matrizes africanas como expressões culturais afro-brasileiras: discriminar e estigmatizar ou conhecer e respeitar? Inicialmente, é importante explicitar o que se entende por religiões de matrizes africanas no Brasil, apresentando o conceito de Santos (2010):

3 [...] entendo como religiões de matrizes africanas no Brasil todas as expressões religiosas em que existe algum tipo de transe ou possessão mediúnica (de orixá, inquice, vodu ou ancestral) e rituais de iniciação, públicos ou privados, envolvendo a comunidade em cânticos, ao som de instrumentos de percussão, comandadas por um/a ou mais de um sacerdote ou sacerdotisa, amparada por um tipo de oráculo africano, bem como mitos e histórias africanas (p. 52). Essas religiões e seus adeptos continuam sendo tratados de maneira desconfiada, resistente e preconceituosa pelos diferentes setores sociais e pelo próprio campo da educação. Esse tratamento está ligado a raízes mais profundas e aos ranços deixados pelos processos de dominação que marcaram a empreitada colonial (GOMES,2010).Para minar esse processo de discriminação e desqualificação das expressões culturais afro-brasileiras pela sociedade, a escola tem um papel importantíssimo a cumprir: disseminar conhecimentos, desqualificando aqueles que contribuíram para estigmatizar historicamente as manifestações de matrizes africanas ressemantizadas em terras brasileiras, especificamente aquelas que dizem respeito à religiosidade. Nesse sentido, alguns posicionamentos deverão ser incorporados ao pensar/fazer diário dos educadores. O primeiro deles diz respeito ao reconhecimento de que nós, educadores, temos que, humildemente, nos tornar aprendizes dessas questões, completando nossa formação sobre o assunto e, principalmente, rompendo com os estereótipos que ainda temos introjetados e com os conhecimentos baseados no senso comum sobre a cultura negra, suas gentes e, especificamente, sobre sua religiosidade. Assim nos desvencilharemos dos fios do preconceito que nos enredam e buscaremos respostas para esse universo de desconhecimento e falta de informação que nos conduz ao receio de tratar o tema e ao medo de não conduzirmos adequadamente o trabalho pedagógico a ser efetivado no contexto escolar. Conceitos arraigados no modo de pensar e/ou a falta completa de informação de alguns educadores sobre as religiões de matrizes africanas não podem dificultar ou mesmo impedir as instituições escolares de promover a inclusão dos conteúdos curriculares relativos à História e Cultura Africana e Afro-brasileira, à Educação para as Relações Étnico-raciais, bem como à Promoção da Igualdade Racial. Outra posição a ser assumida pelos educadores com o propósito de incluir no contexto escolar uma discussão consistente, democrática e ética sobre as religiões de matrizes africanas é compreender as diversas dimensões que essa religiosidade assumiu - e ainda assume - no

4 contexto sócio-histórico brasileiro. Adverte-nos o professor Edmilson de Almeida Pereira que, na vivência religiosa dos brasileiros, as presenças africanas são profundas e complexas e se expressam na vida social brasileira de forma contundente. Portanto, pensar o Brasil a partir desse fato significa dar atenção a uma gama de elementos culturais relacionados à diáspora africana que se tornaram parte de nossa percepção de mundo e de nossas praticas cotidianas (PEREIRA, 2007, p. 22). Os educadores precisam entender que, com o processo de escravização e migração forçada para as Américas, os africanos viram rompidos seus laços sociais anteriores e foram induzidos a esquecer suas ligações afetivas com o continente de origem. No entanto, de posse dos conhecimentos trazidos da sua terra natal e de sua tradição, procuravam vencer o desafio de rearticular novos vínculos relacionais. Tornava-se imperativo para a manutenção de sua identidade e sua sobrevivência social a criação desses novos laços de parentesco, muitas vezes simbólicos. As alternativas encontradas para rearranjar e reinventar relacionamentos buscavam resgatar, em sua maneira de ser e fazer, os elementos fundamentais da cosmovisão africana. A construção de laços de solidariedade e comunitarismo os remetiam às organizações do seu continente de origem, resgatando as tradições ancestrais. À luz das novas experiências resultantes da opressão a que eram submetidos, os negros africanos, mesmo marginalizados, constituíram comunidades negras, associações de ajuda mútua, irmandades, coletividades negras. O compadrio, as comunidades de lazer, as associações de trabalho, as instituições culturais e as organizações religiosas foram utilizados pelos negros para se estruturarem coletivamente. Nelas eles podiam reafirmar suas identidades, fazendo permanecer, simbolicamente, seus vínculos com o continente natal, bem como criar, com astúcia e criatividade, alternativas cotidianas para sobrevivência e resistência no interior da escravidão. Assim, as organizações religiosas, que tanto podiam ser as irmandades negras de devoção aos santos católicos como o candomblé, eram reconhecidas como uma das formas efetivas de afirmação da identidade negra e nicho privilegiado de preservação das tradições africanas no Brasil. Essas religiões foram, então, centrais na preservação dos saberes, conhecimentos e valores civilizatórios africanos que eram repassados e transmitidos, mantendo viva a memória da cultura africana. Diversas dimensões caracterizam e distinguem essa religiosidade, da qual muitos elementos estruturantes foram preservados e tornaram-se parte da percepção de mundo e das práticas cotidianas da nação brasileira de forma ampla; fazem parte da brasilidade, tendo, portanto,

5 significado histórico e cultural. Nessa perspectiva, a reflexão sobre as religiões de matrizes africanas está diretamente relacionada ao patrimônio, à história e às heranças africanas no Brasil, postuladas pela legislação brasileira como pauta curricular. A principal característica da identidade brasileira é sua pluralidade e diversidade étnico-racial e cultural, o que inclui a diversidade religiosa. Assim, um dos grandes desafios para a educação da atualidade é efetivar uma prática de ensino voltada para a superação do preconceito religioso e para a consolidação do respeito à diversidade cultural e religiosa intrínseca à nação brasileira. Tal diversidade sinaliza as dimensões abrangentes e especificas que as propostas curriculares deverão fomentar para alimentar e fortalecer diálogos positivos entre os variados agentes socioculturais presentes na realidade brasileira, numa perspectiva de reconhecimento e respeito a essa pluralidade. Princípios norteadores quanto ao trato didático-pedagógico da questão das religiões de matrizes africanas no cotidiano escolar Neste tempo de mudanças de paradigmas, a escola brasileira tem enfrentado situações desafiadoras que a obrigam a repensar os seus fazeres pedagógicos cotidianos. Um deles é o de lidar com a questão da diversidade religiosa e suas manifestações como componentes curriculares. Romper com o silêncio sobre essa diversidade é muito mais do que sair da posição de preconceito e negação, avançando para uma posição de reconhecimento e respeito a todas as matrizes religiosas e suas diferentes leituras do sagrado; é o que reivindica segmentos culturais e sociais brasileiros. No que se refere, especificamente, às religiões de matrizes africanas, o desafio se coloca com mais vigor, pois, historicamente, elas são alvos prioritários de desqualificação e intolerância. A demanda dos segmentos socioculturais diz da urgência e necessidade de a escola brasileira orientar suas práticas pedagógicas no sentido de cumprir eficientemente o seu papel social: promover uma educação para todos. Portanto, democraticamente, essa escola deverá socializar e transmitir os conhecimentos sistematizados pelas diferentes culturas que formam a humanidade e o Brasil, promovendo a formação do cidadão e seu pleno desenvolvimento como pessoa.

6 Isso não poderá se dar sem o conhecimento das experiências religiosas da sociedade, que também são patrimônio da humanidade. A religião é uma experiência dos sujeitos socioculturais e deve ser objeto de reflexão do currículo escolar. O reconhecimento dessa diversidade religiosa no Brasil, bem como a efetivação de um trabalho curricular nesse sentido, poderá estimular concepções de mundo mais includentes e atitudes de respeito e de superação do preconceito religioso e das desigualdades étnico-religiosas, construindo e consolidando o respeito à diversidade cultural e religiosa brasileira. Nessa perspectiva, para se chegar a um bom termo quanto à abordagem dos conteúdos escolares que dizem respeito às manifestações culturais religiosas de matrizes africanas, é necessário que os educadores se atentem para: 01) Tratar as experiências religiosas de matrizes africanas, assim como todas as outras, sem hierarquização, como elementos constitutivos do currículo escolar, uma vez que elas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e constituíram-se na inter-relação dos aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos. 02) Utilizar o espaço escolar como lócus privilegiado para a apropriação de saberes que contribuam na formação de atitudes de respeito, dialogo, acolhimento da diferença e reconhecimento da diversidade religiosa humana, pressupostos básicos para uma educação necessária para o século XXI, visando à edificação de uma cultura de paz e direcionada para a formação de comunidades sustentáveis. 03) Compreender que a proposta do trabalho com os estudantes sobre as religiões de matrizes africanas não significa vivenciar a experiência religiosa do sagrado dessas religiões, mas sim estudá-las como uma área do conhecimento humano; compreendê-las como uma temática ligada ao patrimônio, à história e às heranças africanas no Brasil; problematizar a exclusão religiosa vivenciada pelos seus adeptos, o que caracteriza desrespeito aos direitos humanos. 04) Quebrar o silencio, desfazer o imaginário racista e preconceituoso, romper com a visão estereotipada sobre as religiões de matrizes africanas no universo escolar. Formar atitudes de reconhecimento e respeito, ressignificando e construindo conhecimentos científicos, históricos e conceituais que possam colaborar para um maior entendimento dessas religiões, tendo em vista sempre a compreensão do outro e a ampliação do universo cultural dos educandos.

7 05) Abordar, sem comparações hierarquizadoras, o fenômeno religioso na diversidade cultural brasileira em suas diversas tradições religiosas (a matriz indígena, as diversas tradições de matriz afro-brasileira e a matriz religiosa ocidental). Cada uma com seus valores diferenciados será tratada em pé de igualdade, como conhecimento escolar no currículo, de forma efetivamente ecumênica, sem supervalorização das religiões universais em detrimento das religiões de matrizes africanas. 06) Tomar posição objetiva, critica, clara e precisa na condução dos estudos, exercendo o papel de professor, ou seja, mediador entre os saberes do estudante e os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Não assumir posicionamentos individualistas, que reproduzam convicções baseadas no senso comum e muito menos fazer proselitismo das próprias escolhas religiosas, forçando inadequadamente os estudantes em suas próprias escolhas. 07) Atentar para não reproduzir, ao realizar seu trabalho pedagógico, as terminologias raciológicas e depreciativas que ainda são comumente utilizadas para designar as religiões de matrizes africanas. É imprescindível fazer sempre uma autoanálise e autocrítica dos próprios conceitos e preconceitos, à luz de conhecimentos científicos, históricos e conceituais, atualizando-se sobre a temática. Pensando em referenciais para a escolha da metodologia e para a seleção de conteúdos prioritários sobre a temática das religiões de matrizes africanas Na atualidade, o estudo das religiões se impõe como uma necessidade diante de um novo cenário mundial de valorização da diversidade. Esse estudo, para além da compreensão do fenômeno religioso, contribui para uma maior compreensão da humanidade e seu processo histórico de desenvolvimento. Por meio das religiões, podemos entender também as variadas formas como, historicamente, os diversos povos foram se configurando no contexto mundial. Assim, sendo a religião e o conhecimento religioso patrimônios da humanidade que se constituíram ao longo do tempo, inter-relacionando-se com aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais, cabe às instituições de ensino propiciar acesso aos saberes contidos nas expressões e organizações religiosas das diversas culturas. No caso específico do Brasil, é um trabalho pedagógico de reconhecimento da diversidade religiosa herdada das raízes culturais desta nação.

8 Esse reconhecimento deverá ser considerado pela escola em suas práticas diárias, em contraponto a qualquer forma de juízo de valor sobre as religiões que se tornarem objeto de estudo. Para a construção desse conhecimento, alguns aspectos metodológicos deverão ser observados pelos educadores, como a interdisciplinaridade, por exemplo. De fundamental importância, a abordagem da temática das manifestações religiosas nas diferentes disciplinas, conforme a especificidade de cada uma, contribui para ampliar o universo cultural dos educandos, promovendo sua formação integral. Com o propósito de formação integral dos educandos não coadunam aulas expositivas, com a mera transmissão de conteúdos. O debate, o confronto de ideias, as informações consistentes e a mediação competente do educador são estratégias imprescindíveis para fugir da recepção passiva, sem reflexão, que prioriza apenas a memorização e aceitação dos conteúdos. Assim, esse educador poderá fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e de questões e problemas sobre a temática, abordando o assunto de forma dialogada, com os estudantes participando ativamente da seleção dos conteúdos a serem trabalhados e estudados. Dessa forma, os estudantes estarão mobilizados para empreender o estudo, tentando responder, de forma teórica e contextualizada (histórica, política e socialmente), questões relativas ao tema estudado em articulação com as situações cotidianas de suas vidas. A seleção de conteúdos para tratar as questões da diversidade religiosa numa perspectiva de reconhecimento e respeito às diferenças e de ampliação do universo cultural dos estudantes para uma formação integral nos impõe a definição de alguns conteúdos prioritários. Assim, uma prática de ensino voltada para a superação do preconceito religioso e a efetiva consolidação do respeito à diversidade cultural e religiosa brasileira pode ter como suporte os seguintes conteúdos básicos: TEMAS PRIORITÁRIOS CONHECIMENTO DAS VARIADAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS como parte importante da memória cultural e do desenvolvimento histórico de OBJETIVOS *Possibilitar a discussão sobre princípios, valores e diferenças entre as experiências religiosas, tendo sempre em vista a compreensão, a tolerância e o exercício de respeito ao outro. *Reconhecer as religiões de matrizes africanas como núcleo principal de preservação dos valores

9 todas as sociedades civilizatórios africanos no universo cultural brasileiro. *Entender que a religião é uma dimensão da experiência humana e do sagrado que emerge das relações entre sujeitos sociais, integrantes da cultura. DOCUMENTOS E DISPOSIÇOES LEGAIS que versam sobre as garantias de liberdade religiosa: Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural; Constituição Brasileira; Programa Nacional dos direitos humanos etc. *Conhecer os vários documentos que garantem ao cidadão brasileiro liberdade de culto e crença e de professar a religião que melhor lhe aprouver. *Entender a laicidade do Estado Brasileiro como garantia da liberdade religiosa. *Compreender que a espiritualidade dos grupos sociais tem características próprias, específicas e precisa ser respeitada em sua diversidade. PLURALIDADE BRASILEIRA construída por vários grupos sociais, culturas e religiões *Reconhecer, valorizar, compreender e respeitar as expressões religiosas advindas das várias culturas e etnias que compõem o povo brasileiro, de forma a não hierarquizá-las ou fazer juízo de valor sobre as suas expressões. MANIFESTAÇÕES DO SAGRADO das religiões e crenças, suas filosofias, livros-base e textos sagrados, territórios consagrados, universo simbólico, ritos, festas, tradições religiosas de nascimento e morte, peregrinações etc. *Conhecer a espiritualidade dos povos indígenas; das religiões de matrizes africanas e das diferentes religiões e crenças, tendo como propósito a superação do preconceito religioso e a consolidação do respeito á diversidade cultural e religiosa brasileira. CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA das principais religiões e crenças presentes no Brasil, contextualizando-as no tempo e espaço *Promover maiores conhecimentos sobre as principais religiões com vistas à interpretação dos seus múltiplos significados e de como as sociedades são influenciadas por elas, ressignificando conceitos muitas vezes equivocados sobre as religiões. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, fraternidade universal, diálogo religioso e liberdade religiosa *Promover o conhecimento desses conceitos dentro de uma postura ética, contribuindo para uma cultura da paz e pela vida, com abertura para o diálogo interreligioso. *Promover conhecimentos sobre as variadas formas de discriminação que acontecem no Brasil em relação às religiões afro-brasileiras (no passado e no presente) que têm como base o preconceito racial. *Reconhecer a intolerância religiosa como desrespeito aos Direitos Humanos e crime previsto no código Penal.

10 FUNDADORES E/OU LÍDERES RELIGIOSOS E PERSONALIDADES que defenderam uma cultura da paz e da fraternidade universal. *Identificar as várias personalidades das diversas religiões, conhecendo sua importância e seus feitos pela paz. Pensando referenciais para uma avaliação Ao se efetivar estratégias didático-pedagógicas para reconhecimento e valorização das variadas heranças africanas no Brasil, focando as manifestações de religiosidade afrobrasileira no ambiente escolar, a avaliação deve fazer parte desse processo. Ela pode contribuir para um diagnóstico do quanto de conhecimento foi apreendido e apropriado pelos estudantes e, principalmente, indicar possibilidades para as instituições escolares quanto à continuidade do trabalho pedagógico ou mesmo sua reformulação. Nessa perspectiva, apresentamos alguns referenciais para auxiliar no processo de avaliação. A apropriação por parte do estudante deverá ser verificada pelo educador nos vários momentos da prática pedagógica diária. Assim, seria interessante observar se o estudante:

11 Considerações finais Este texto teve como intenção promover reflexões sobre a importância de se compreender e respeitar as expressões religiosas de matrizes africanas, bem como valorizar o diálogo interreligioso em face às premissas colocadas pela Lei Federal /03, referendadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No decorrer das reflexões apresentadas, procuramos responder, objetivamente, questões curriculares básicas ligadas a essa intenção do texto. Ratificamos a importância do currículo e das práticas escolares como instrumentos definidores de oportunidades para os estudantes entenderem como os grupos sociais se constituem culturalmente e como se relacionam com o sagrado, a partir da abordagem das diversas manifestações culturais e religiosas, seus símbolos, seus territórios sagrados, seus ritos e mitos. Dessa forma, a educação contribui para a edificação de uma prática de ensino voltada para a superação do preconceito religioso, para a construção e consolidação do respeito à diversidade cultural e religiosa brasileira. Nesse sentido, a RSE e suas obras sociais têm procurado vencer

12 o desafio de promover a visualização positiva do povo negro, efetivando uma educação voltada para a Promoção da Igualdade Racial, numa perspectiva de inculturação. A inculturação afro-brasileira tem por objetivo incorporar na prática pedagógica salesiana os elementos significativos da cultura afro-brasileira (SCARI, 2011). Essa inculturação, que reconhece as características do território de atuação educacional da RSE - o Brasil -, interage positivamente com ele e valoriza os elementos significativos da cultura deste país, possibilita a atuação renovada do Carisma Salesiano, promovendo uma formação integral dos estudantes comprometida com a defesa dos direitos humanos. Bibliografia BRASIL. SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS. Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Brasília: SEDH, BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, Disponível em: < Acesso em: 18 de abril de BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Parecer CNE/CP OOO3/2004 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: prograd.ufba.br/arquivos/cpc/parecer%20cne% pdf. Acesso em: 20 de abril de BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Resolução n. 01, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: < Acesso em: 15 de abril de CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS (CEBI). GRUPO IDENTIDADE. Bíblia e Negritude: pistas para uma leitura afro-descendente. Comtexto Gráfica e Editora, CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. PASTORAL AFRO- BRASILEIRA. Versão Popular dos Estudos da CNBB- Primeira Edição. São Paulo: Scala Gráfica e Editora, FISTAROL, P. Orestes Carlinhos (Org.). Sistema Preventivo e Direitos Humanos. Brasília: CISBRASIL-CIC, 2011.

13 IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Boletim do Grupo da EST/IECLB, v. 9, JANEIRO/JUNHO INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO. Planejamento Estratégico 2010/2015. PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. 1. ed. São Paulo: Paulinas, REDE SALESIANA DE ENSINO Projeto Pedagógico Marco Referencial. cib/cisbrasil, ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Educação das Relações Étnico-Raciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza, ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Pedagogia da Diferença. Belo Horizonte: Nandyala, 2009 ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A Pedagogia da Tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. Formação de Professores e Religiões de Matrizes Africanas: um diálogo necessário. Belo Horizonte: Nandyala, SCARI, Moacir José (org.) Obras Sociais: inspetoria São João Bosco - Rede Salesiana de Ação Social. Belo Horizonte, VILLANUEVA, P. Pascual Chávez. Estreia Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!" (Fl 4:4) Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade. Brasília: Editora Dom Bosco, 2013.

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA Moura (2001) nos traz um desafio preocupante, não só a partir do debate sobre a melhoria estrutural das escolas em comunidades quilombola, da qualificação continuada dos professores,

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o

Incentivar a comunidade escolar a construir o Projeto político Pedagógico das escolas em todos os níveis e modalidades de ensino, adequando o SELO DE EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL ANEXO 1: METAS NORTEADORAS DO PLANO NACIONAL DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Projeto Educativo do Brasil Marista

Projeto Educativo do Brasil Marista Projeto Educativo do Brasil Marista Dimensão Conceitual: Delineamentos e posicionamentos Aline Rodrigues, Danielle Duarte, Luciana Ferraz e Márcia Carvalho Dimensão Conceitual: Delineamento e posicionamento

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID ESPANHOL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID ESPANHOL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID ESPANHOL A língua espanhola na Educação Básica A implantação da língua espanhola por meio da lei federal 11.161, que diz respeito à sua oferta

Leia mais

PLANO DE ENSINO (2013-2016)

PLANO DE ENSINO (2013-2016) PLANO DE ENSINO (2013-2016) ENSINO RELIGIOSO Ensino Fundamental Anos (Séries) Finais BLUMENAU 2013 SUMÁRIO: 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 5 3. OBJETIVOS... 6 3.1. OBJETIVO GERAL... 6 3.2. OBJETIVOS

Leia mais

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo Entrevista a Moacir Nunes de Oliveira * [mnoliveira pucsp.br] Em 1999, as Faculdades Integradas Claretianas

Leia mais

Projetos Interdisciplinares Por quê? Quando? Como?

Projetos Interdisciplinares Por quê? Quando? Como? Projetos Interdisciplinares Por quê? Quando? Como? Profª. Ms. Maria Cecília Nobrega de Almeida Augusto 26 e 27/10/2011 A aula de hoje: Situando a discussão sobre projetos interdisciplinares; O conceito

Leia mais

Perfil das profissionais pesquisadas

Perfil das profissionais pesquisadas A PRÁTICA DO PROFESSOR FRENTE AO ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA PE. Lucicleide

Leia mais

Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO

Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO O racismo é um fenômeno das relações sociais do Brasil. No estado da Paraíba, onde mais de 60% da população é negra, não encontramos essa mesma proporcionalidade

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

Unidade I ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA. Profa. Viviane Araujo

Unidade I ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA. Profa. Viviane Araujo Unidade I ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA Profa. Viviane Araujo Definindo alguns conceitos Escola podemos pensar uma série de questões quando tratamos do termo escola: lugar; espaço físico; organização; relações

Leia mais

Educação em Direitos Humanos Extensão

Educação em Direitos Humanos Extensão Código / Área Temática Direitos Humanos Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação em Direitos Humanos Extensão QUALQUER ETAPA DE ENSINO Nível do Curso Extensão Objetivo O objetivo

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Conselho de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Conselho de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Conselho de Graduação e Educação Profissional Conselho de Graduação e Educação Profissional COGEP PROCESSO Nº. 038/13-COGEP Câmara

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Utopias e educação libertadora: possíveis fazeres na prática escolar participativa

Utopias e educação libertadora: possíveis fazeres na prática escolar participativa P á g i n a 19 Utopias e educação libertadora: possíveis fazeres na prática escolar participativa Marcos Antonio da Silva * Resumo: O presente trabalho analisa, crítico-dialeticamente, as práticas quotidianas

Leia mais

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS

JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ELETRÔNICOS CONTRIBUINDO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF) GT 09 RESUMO

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

O que é protagonismo juvenil?

O que é protagonismo juvenil? O que é protagonismo juvenil? Branca Sylvia Brener * Índice Protagonismo Juvenil Por que a participação social dos jovens? O papel do educador Bibliografia Protagonismo Juvenil A palavra protagonismo vem

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

VIVÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

VIVÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL VIVÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Área temática: Educação Eixo temático: Educação, Comunicação e Extensão Responsável pelo Trabalho: Salette Marinho de Sá 1 Autores participantes:

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO

PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO Apresentação da Disciplina O Ensino Religioso busca a valorização do pluralismo e a diversidade cultural. Sendo assim ele faz parte dos patrimônios

Leia mais

GEPEMC, pesquisadora GRUPALFA/UFF. Professora do Programa de Pós-graduação/ FEUFF

GEPEMC, pesquisadora GRUPALFA/UFF. Professora do Programa de Pós-graduação/ FEUFF PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OUTROS DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO DOCENTE ARAÚJO, Mairce UERJ/mairce@hotmail.com * PEREZ, Carmen Lucia Vidal - UFF/vidalperez@urbi.com.br * TAVARES, Maria Tereza

Leia mais

AS BONECAS ABAYOMI E AS NOVAS SENSIBILIDADES HISTÓRICAS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA

AS BONECAS ABAYOMI E AS NOVAS SENSIBILIDADES HISTÓRICAS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA AS BONECAS ABAYOMI E AS NOVAS SENSIBILIDADES HISTÓRICAS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA RESUMO: Profa. Ma. Fernanda Laura Costa (fernandalaura.costa@unifan.edu.br) Patrícia de Sousa Santos

Leia mais

Plano de Ação da Orientação Educacional. 01- Introdução

Plano de Ação da Orientação Educacional. 01- Introdução Plano de Ação da Orientação Educacional 01- Introdução O contexto desafiante da atual sociedade brasileira, demanda progressivamente uma educação de qualidade. Tarefa de tal magnitude, exige uma concentrada

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE 19 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE Alexandre do Nascimento - FAETEC - RJ Resumo No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO Segundo Costa (2000), o Psicólogo Escolar vai trabalhar com os problemas apresentados pelos alunos dentro e fora da escola, interagindo com pais, professores, especialistas em educação e com

Leia mais

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N

PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação - Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos PRÊMIO INOVAR BH EDITAL SMARH N 01/2013 PROPOSTA DE PROJETO FERRAMENTAS PARA QUALIFICAÇÃO

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Belém/PA, 28 de novembro de 2015.

Belém/PA, 28 de novembro de 2015. CARTA DE BELÉM Reuniram-se em Belém, Conselheiros de Educação de 24 Unidades da Federação, formando a plenária do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, que ocorreu no período de 25 a 28 de

Leia mais

por Brígida Carla Malandrino * [brigidamalandrino por Ênio José da Costa Brito ** [brbrito

por Brígida Carla Malandrino * [brigidamalandrino por Ênio José da Costa Brito ** [brbrito PEREIRA, Edimilson de Almeida Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso de Candombe. Juiz de Fora Belo Horizonte: Funalfa Edições Mazza Edições, 2005, ISBN 85-7160- 323-5. por Brígida

Leia mais

ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CULTURA AFRO-DESCENDENTES

ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CULTURA AFRO-DESCENDENTES ESCOLA PROFESSOR AMÁLIO PINHEIRO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CULTURA AFRO-DESCENDENTES JUSTIFICATIVA Este projeto tem como objetivo maior: Criar mecanismos para efetivar a implementação

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

Orientadora: Profª Drª Telma Ferraz Leal. 1 Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Orientadora: Profª Drª Telma Ferraz Leal. 1 Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS DOS AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA MOURA, Dayse Cabral de 1 UFPE mouradayse@yahoo.com.br

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) 1 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 (de autoria do Senador Pedro Simon) Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e médio, e nos

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE COSTA, Efigênia Maria Dias 1 NEVES, Elidiana Oliveira das 2 OLIVEIRA, Marta Luis de 3 SANTOS, Jefferson Silva de Barros 4 SILVA, Luiz Eduardo

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Gênero: Temas Transversais e o Ensino de História

Gênero: Temas Transversais e o Ensino de História Gênero: Temas Transversais e o Ensino de História Thayane Lopes Oliveira 1 Resumo: O tema Relações de gênero compõe o bloco de Orientação Sexual dos temas transversais apresentados nos parâmetros curriculares

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS 1 Justificativa A proposta que ora apresentamos para formação específica de educadores de Jovens e Adultos (EJA)

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MÓDULOS IV e V. Profa. Dra. Sueli Saraiva (colaboradora)

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MÓDULOS IV e V. Profa. Dra. Sueli Saraiva (colaboradora) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MÓDULOS IV e V Profa. Dra. Sueli Saraiva (colaboradora) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS I MÓDULO IV Discutir sobre a educação das relações étnico-raciais na escola,

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Ana Paula Cavalcanti e Renata Cristine de Sá Pedrosa Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco FACP/UPE paulacav@cnen.gov.br Introdução

Leia mais

Rádio escolar, vídeo popular e cineclube popular: um panorama sobre a atuação do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular

Rádio escolar, vídeo popular e cineclube popular: um panorama sobre a atuação do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular Rádio escolar, vídeo popular e cineclube popular: um panorama sobre a atuação do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular Djalma Ribeiro Junior Universidade Federal de São Carlos O

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO Schirley de Fátima Rietow Artur Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atual aluna de especialização em Gestão

Leia mais

Proposta de Projeto do Curso de Extensão: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE

Proposta de Projeto do Curso de Extensão: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Superior - DIES Rua Antônio Luz, 111 Centro Fpolis/SC CEP 88010-410 Proposta de Projeto do Curso de Extensão: ORGANIZAÇÃO

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER

OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONSTRUINDO UM COMPORTAMENTO SAUDÁVEL E ÉTICO EM CRIANÇAS COM CÂNCER Autores RESUMO LIMA 1, Matheus OCCHIUZZO 2, Anna Rosa Centro de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem Psiquiatria

Leia mais

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APRESENTAÇÃO 1- COMO SURGIU A IDÉIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 2- O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO ESCOLAR? 3- QUAIS AS LEIS QUE GARANTEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 4- O QUE É UMA ESCOLA

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

Autor (1); S, M, R INTRODUÇÃO

Autor (1); S, M, R INTRODUÇÃO PROJETOS EDUCATIVOS E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: DIÁLOGOS ENTRE OS SABERES PRODUZIDOS NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO- FORMAIS E O SISTEMA DE ENSINO BÁSICO ESCOLAR INTRODUÇÃO Autor (1); S, M, R Universidade

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Destaque Documento Base Parágrafo

Destaque Documento Base Parágrafo DOCUMENTO BASE NACIONAL PROPOSTA DE ALTERAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DE EJA DO TOCANTINS Destaque Documento Base Parágrafo 1. Diante do quadro diagnóstico que se apresenta da educação de jovens e adultos (EJA)

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO I ENCONTRO PARA ESTUDOS COM ORIENTADORES II ETAPA CADERNO I FORMADORA REGIONAL: Elyda Cristina

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

PESQUISANDO O QUARTEL DO XX:

PESQUISANDO O QUARTEL DO XX: PESQUISANDO O QUARTEL DO XX: Um Olhar Sobre a Experiência de Integração Curricular no Curso de Conservação e Restauro na Modalidade EJA Renata Tavares de Brito Falleti* Diante do contexto pedagógico conflitante

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

DIÁLOGO, PRÁTICA E EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 ATRAVÉS DO PROJETO MÚSICA AFRO NA ESCOLA.

DIÁLOGO, PRÁTICA E EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 ATRAVÉS DO PROJETO MÚSICA AFRO NA ESCOLA. DIÁLOGO, PRÁTICA E EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 ATRAVÉS DO PROJETO MÚSICA AFRO NA ESCOLA. André Gilberto Teixeira Gomes 1 Gabriela Teixeira Gomes 2 Júlio César Madeira

Leia mais

PROJETO DE VIVÊNCIA 2016.1

PROJETO DE VIVÊNCIA 2016.1 FACULDADE PIO DÉCIMO LICENCIATURA EM QUÍMICA ENSINO DE QUÍMICA ÁREA 4 PROF a MARIA ANTÔNIA ARIMATÉIA FREITAS QUESTÃO 01 Com base na projeção da população brasileira para o período 2010-2040 apresentada

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 AS PROPOSTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO APRESENTADAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MORRONHOS FRANCO, C.

Leia mais

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo A LUDICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Ana Regina Donato de Moraes 1 Lourdes Keila Casado Pulucena 2 Lucieni Vaz dos Santos 3 Aprender brincando não é apenas um passatempo, quando se trata de ensinar.

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CAICÓ

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CAICÓ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CAICÓ CLUBE DE FÍSICA, MINI ESPAÇO CIÊNCIA E FEIRA DE CIÊNCIA: PROPOSTAS DO PIBID IFRN CAMPUS CAICÓ PARTICIPANTES: ERIJACKSON

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1 NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1 Tânia Silva de Almeida UniRitter tania_almeida@uniritter.edu.br Marcelo

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (EDUCAÇÃO) DO CAMPO

PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (EDUCAÇÃO) DO CAMPO PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (EDUCAÇÃO) DO CAMPO Instituição Certificadora: FALC Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001/ 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12

Leia mais

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS

EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS EIXO II EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1. Assegurar, em regime de colaboração, recursos necessários para a implementação de políticas de valorização

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

Iniciando nossa conversa

Iniciando nossa conversa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola Necessidades educacionais especiais dos alunos Iniciando nossa conversa Brasília 2005

Leia mais

VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO

VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO Franscimere Cordeiro de Souza franscimere@gmail.com Nayara Katiucia de Lima Domingues Dias nanalima1923@hotmail.com Maria Geralda de Almeida

Leia mais

DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS-AM.

DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS-AM. DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS-AM. Autor: Bruna Azevedo de Andrade, ICSEZ brunaazevedoa92@gmail.com Coautor: Gilmara dos Santos Oliveira, ICSEZ gilmarapedagogiaana@gmail.com Orientador:

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual EDITAL Nº 21/2012/SED PARECER DOS RECURSOS CARGO: Professor de Ensino Religioso 12) Em

Leia mais

Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil

Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Revista Diálogo Educacional ISSN: 1518-3483 dialogo.educacional@pucpr.br Pontifícia Universidade Católica do Paraná Brasil Araújo Mota, Ana Paula; Bueno Andrade Megid, Maria Auxiliadora NACARATO, A. M.;

Leia mais

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE X ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINITRAÇÃO, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO. Grupo PET Administração Universidade Federal de Lavras UFLA Resumo Os jovens formam o conjunto

Leia mais

O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências no município de Sorriso-MT 1

O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências no município de Sorriso-MT 1 O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências no município de Sorriso-MT 1 FRANCISCO ALEXANDRO DE MORAIS Secretaria de Saúde do Município de Praia Grande, Brasil Introdução O ser humano,

Leia mais

2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Ao conceber as instituições de Educação Infantil como espaços onde ocorre o processo educativo, processo este pelo qual os homens apropriam-se do desenvolvimento

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ATO DE AMOR E AFETIVIDADE

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ATO DE AMOR E AFETIVIDADE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ATO DE AMOR E AFETIVIDADE Vera Lucia Conrado de Oliveira¹; Maria Zildaneide Gonzaga²; Elda Cristiane de Souza Lima³ ESCOLA SENADOR PAULO GUERRA/CABROBÓ-PE lucinhaconrado.77@gmail.com;

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais