Manual de instrução em português

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de instrução em português"

Transcrição

1 Manual de instrução em português B.I. Tecnologia.

2 Índice Introdução 1 Componentes 1 Painel frontal 1 Painel traseiro 2 Adaptador USB para o cartão 3 Primeiro passos 3 Colocando o cartão de memória micro SD 4 Conectando o cabo USB 4 Carregando a bateria 4 Conectando na linha telefônica ou ramal 4 Acerto do relógio interno 5 Gravando da linha telefônica 5 Gravando microfone 5 Usando o cartão de memória 6 Software de gerencia das gravações 7 Instalação 8 Opção gravações 9 Opção agrupamento 13 Opção agenda 14 Opção Ferramentas 16 Importar Gravações 16 Configurações 20 Backup das gravações e agenda 22 Acerto do relógio 23 B.I. Tecnologia.

3 Page 1 of 23 Introdução ao eugravo Parabéns, você acaba de adquirir o seu eugravo! Um produto revolucionário para organização e controle das suas informações. Trata-se de um gravador de voz e telefone, autônomo, compacto, profissional e portátil, movido à bateria que grava arquivos em formato wav diretamente em um cartão de memória microsd. Conta ainda com interface USB para transferência dos arquivos gravados e um software de organização e gerência das gravações. Com o eugravo você pode: Gravar todas as suas ligações telefônicas, reuniões de trabalho, palestras, memorandos, idéias e etc, de forma portátil, seja em casa, eventos, no carro ou no escritório. Transferir, armazenar e organizar todas as gravações em seu computador. Buscar as gravações por assunto, contato, empresa, grupo e data de forma intuitiva e pratica. Criar relatórios personalizados em vários formatos. Componentes O eugravo é composto pelos seguintes itens: 1 unidade eugravo. 1 Cartão de memória microsd de 4GB. 1 adaptador de microsd para pen drive USB. 1 cabo USB para transferência de arquivos e carga da bateria. 1 cabo RJ 11 para conexão ao telefone. Painel Frontal 1 - Led com 3 cores (verde, azul e vermelho)que indicam os estados do sistema:

4 Page 2 of 23 Azul Verde Vermelho Estado Piscando Relógio errado Continuo Problemas com o cartão de memória Continuo Piscando Gravando linha telef:ônica Continuo Piscando Gravando microfone Piscando Linha tocando 2 - Led com 3 cores que indica o estado da bateria: Azul Verde Vermelho Estado Piscando Bateria OK Piscando Carregando bateria Continuo Bateria carregada Piscando Bateria fraca Continuo Problema com a bateria 3 - Botão Gravar: Botão que ativa e desativa a gravação pelo microfone quando pressionado brevemente. Quando pressionado por mais que 3 segundos provoca o "Resset" do sistema. (soft resset). 4 - Compartimento do cartão micro SD: Insira aqui com cuidado o cartão micro SD com a parte de baixo voltada para baixo. Pressione até que o cartão "trave" na posição. Pressione novamente para que o cartão seja liberado. 5 - Microfone: Entrada de som para o microfone embutido. 6 - Conector mini USB: Conecte aqui o cabo USB que acompanha o produto para carregar a bateria e/ou transferir gravações. É possível também conectar aqui qualquer fonte de alimentação padrão USB (5v, 500ma) para carregar a bateria. (carregador de celular padrão Motorola). 7 - Botão de Resset: Caso o sistema pare de responder, insira com cuidado um clipe de papel até sentir um "click", isto aciona o resset do sistema. (hard resset). Painel Traseiro O painel traseiro do eugravo destina-se à conexão com a linha telefônica. O eugravo pode ser conectado ao telefone de 2 maneiras distintas: 1 - Em serie com o telefone: Conecte o fio do telefone em qualquer um dos conectores traseiros do eugravo e o cabo RJ11 que acompanha o produto pode ser conectado ao telefone.

5 Page 3 of Em paralelo com a linha telefônica: O eugravo pode também ser conectado em paralelo com a linha telefônica em qualquer ponto da instalação. Adaptador USB para cartão microsd O adaptador USB-microSD que acompanha o eugravo, serve para que o usuário possa administrar as gravações sem que seja necessário conectar o cabo USB ao computador. O cartão microsd é visto pelo Windows como um pen drive padrão, e com ele pode-se ter acesso à pasta das gravações diretamente. O aplicativo de gerenciamento das gravações pode importar as gravações diretamente do cartão bastando que você selecione Ferramentas/Sd Card. Primeiros passos Assim que o usuário recebe o eugravo, ele pode começar a usar, porém a primeira carga que vai na bateria do eugravo é uma carda mínima e pode acabar rápido. Aconselhamos a colocar o eugravo para carregar por pelos menos 4 horas na sua primeira carga para uma maior autonomia da bateria interna. Para carregar o eugravo ele pode ser conectado ao computador via cabo USB ou o usuário pode ultilizar um carregador compativel com a entrada que tem no eugravo, esse tipo de entrada é comum em carregadores de celular Motorola. Assim que a bateria estiver totalmente carregada o usuário pode usar o eugravo normalmente como gravador telefônico ou gravador de ambiente.

6 Page 4 of 23 Colocando o cartão de memória microsd O eugravo vem acompanhado com 1 cartão microsd de 4gb. O cartão serve para armazenar as gravações bem como as configurações do seu eugravo. Nele você vai encontrar também o programa de instalação do software de gerencia e os drivers USB. Atenção para a forma correta de inserir e remover seu cartão microsd pois ele é um tanto quanto pequeno, e se for forçado no seu receptáculo pode danificar o cartão ou o próprio eugravo. Observe na figura abaixo a posição correta para inserir o cartão: Ao inserir o cartão seu eugravo irá sair do modo de hibernação (se estiver hibernando) e iniciar a leitura do cartão. Se o Led indicador do sistema acender a cor vermelha continua é indicação de problemas com a memória. Se o indicador piscar vermelho é indicação de que o relógio necessita ser ajustado. Conectando o cabo USB no computador pela primeira vez Se você conectar seu eugravo ao computador sem antes ter instalado o software aplicativo (e os drivers USB) o Windows mostrará o assistente de novo hardware encontrado. ATENÇÃO escolha a opção "Perguntar mais tarde". Carregando a bateria Toda vez que você conectar o cabo USB do computador (ou um carregador de celular padrão Motorola) ao seu eugravo, o processo de carga da bateria se iniciará. Veja os seguintes tópicos para maiores informações: Conectando o cabo USB no computador pela primeira vez Painel Frontal (Leds) Conectando na linha telefônica ou ramal Você pode conectar seu eugravo à linha telefônica ou ramal do seu PABX de 2 formas básicas: 1 - Entre o Telefone e a Linha / Ramal (em série) Neste modo basta desconectar o conector RJ11 do aparelho telefônico e conectá-lo ao seu eugravo e, usando o cabo de extensão que acompanha o produto, conecte o cabo no eugravo e ao telefone. Esta forma de conexão é a mais indicada para conexões temporárias (de casa para o escritório e vice-versa) ou quando as gravações da linha/ramal que será gravado é de responsabilidade do próprio usuário do aparelho. 2 - Em algum ponto da linha como uma extensão (paralelo) Esta forma de conexão é mais indicada para instalações permanentes do gravador e/ou quando não se deseja que o usuário do aparelho tenha conhecimento / controle sobre o processo de gravação.

7 Page 5 of 23 Em qualquer dos casos acima o eugravo sempre irá gravar TODAS a chamadas feitas e recebidas seja no telefone onde ele está conectado ou numa extensão da mesma linha. Veja o seguinte tópico para informações adicionais: Painel Traseiro Acerto do relógio interno Seu eugravo possui um relógio interno que mantém a data/hora atualizada para que suas gravações fiquem com a indicação de data/hora corretas. Quando a bateria se descarrega completamente ou o botão de resset (hard resset) é acionado o relógio interno é inicializado com a data padrão de 01/01/2011 as 00:00:00Hs e o Led vermelho do sistema fica piscando indicando a situação de perda de relógio. Existem 2 maneiras diferentes de acerto do relógio: Através do software aplicativo via cartão de memória. Através do telefone. Para os casos de ajuste pelo software por favor refira-se ao tópico correspondente no manual de uso do software. Para ajustar seu eugravo usando diretamente a linha telefônica e o teclado do telefone proceda da seguinte maneira: Certifique-se que o eugravo está conectado à linha telefônica. Retire o fone do gancho (o eugravo irá começar a gravar, indicando a mudança de estado no Led correspondente). Digite a sequência de ajuste de data/hora no teclado do telefone conforme indicado abaixo (não se preocupe se a linha der tom de ocupado ou alguma mensagem de que o número não existe) Reponha o fone no gancho. Verifique que o Led indicando a perda de relógio apagou. A sequência de ajuste do relógio é a seguinte: *1#HHMMSSddmmaaaa# Onde: HH = hora (padrão 24 horas sempre com 2 dígitos) MM = minutos sempre com 2 dígitos SS = segundos sempre com 2 dígitos dd = dia do mês sempre com 2 dígitos mm = numero do mês sempre com 2 dígitos (janeiro = dezembro = 12) aaaa = ano sempre com 4 dígitos Portanto para a data de 12/06/2011 as 22:05:00 devemos digitar a seguinte sequência: *1# # Veja também o tópico: Acerto do relógio Gravando da Linha Telefônica Gravar uma linha telefônica com o eugravo é muito simples, basta conector o telefone no gravador e assim que o telefone for tirado do gancho ele gravar normalmente. Quando o telefone for tirado do gancho o Led sistema devera ficar verde com o vermelho piscando, para maiores informações sobre o Led olhe a explicação sobre o painel frontal. O telefone pode ser conectado de duas formas, para ver essas opções ir até conectando na linha telefônica ou ramal. Gravando do Microfone Para gravar áudios do ambiente basta apertar o botão Rec que se encontra na parte lateral do gravador.

8 Page 6 of 23 Assim que o botão Rec for apertado o Led Sistema deverá ficar azul com o vermelho piscando, para saber maiores informações sobre o botão Rec e Led leia as instruções sobre painel frontal. Usando o cartão de memória microsd diretamente no Computador. O eugravo vem acompanhado de um cartão de memória microsd de 4 GB, onde são guardadas as gravação, o cartão mircrosd pode ser usado separadamente do eugravo. Para retirar o cartão basta empurrá-lo levemente para dentro e assim que você soltar ele será impulsionado para fora, atenção para a forma correta de inserir e remover seu cartão microsd pois ele é um tanto quanto pequeno, e se for forçado no seu receptáculo pode danificar o cartão ou o próprio eugravo. 1 - Colocando o cartão de memória no adaptador USB. Assim que estiver com o cartão em mãos coloque-o no adaptador USB que acompanha o seu eugravo, observe como colocar na figura abaixo. Com o cartão dentro do adaptador USB você pode espetá-lo no computador como se fosse um pen drive, uma unidade removível será gerada dentro do Meu Computador com o nome eugravo, esta unidade é o cartão microsd. 2 - Conteúdo do cartão de memória microsd. Dentro do microsd além das gravações que ficam armazenadas fica também o software de administração das gravações, o software pode ser instalado no computador ou apenas ser executado, para saber mais acesse a página sobre a Instalação. 3 - Ouvindo suas gravações diretamente do cartão de memória. Para ter acesso as gravações que se encontram no microsd abra o programa eugravo, clique em ferramentas na barra superior e depois em importar gravações, nessa guia selecione Sd Card.

9 Page 7 of 23 Na janela que está aberta clique em importar ou importar rápido, as ligações serão transferidas para o seu computador, no programa eugravo você pode ouvir as gravações clicando sobre o envelope, para saber mais sobre a importação das gravações leia Importar Gravações 4 - Acerto do relógio através do cartão de memória. Para acertar o relógio pelo cartão microsd basta ir até ferramentas, acertar relógio e clicar em Sd Card, retire a microsd e coloque o eugravo. Para saber mais sobre acertar relógio acesse o tópico especifico de acerto do relógio. Software de Gerência e organização das suas gravações. O software eugravo foi desenvolvido para os mais diversos usuários, sua interface simples e objetiva ajuda muito na manipulação de suas gravações trazendo diversas facilidades e ferramentas. Com o software eugravo, o usuário poderá ver suas gravações telefônicas poderão ser separadas por entrada, saída, ligações não atendidas, tempo de duração e outras facilidade.

10 Page 8 of 23 Com o sistema BINA o usuário pode monitorar os números das ligações que recebe e pelo sistema DTMF que existe no eugravo todas as ligações telefônicas de saída tem o número que foi discado junto com a ligação. Com diversas facilidades o software eugravo também tem agenda telefônica para armazenar os dados dos contatos, e relacionar a suas gravações a eles pelo número discado ou recebido. Instalação Dentro do microsd temos o software de gerência e organização das gravações, clique duas vezes sobre eugravo.exe, na janela seguinte escolha se o programa será instalado em seu computador ou se ele deve rodar sem instalar, a diferença importante nesses dois casos é que se o usuário escolher apenas rodar o programa e não instalar, as gravações não serão apagadas de dentro do cartão quando forem exportadas, isso é ideal para usar o eugravo em um outro computador que não é o padrão. Assim que selecionado a opção desejada clique em avançar. ário escolheu rodar o programa sem instalar basta esperar e assim que acabar o processo é só usar. Caso escolha instalar o programa também é muito simples escolha avançar em todas as etapas e o programa será instalado sem problemas, caso queira fazer uma instalação personalizada o usuário poderá escolher o local em que quer instalar o programa e armazenar as gravações, veja nas imagens abaixo: Caso queira escolher um lugar diferente para instalar o seu eugravo, escolha o local agora, escolhido um novo local clique em avançar, após isso basta aguardar o término da instalação e clicar em avançar.

11 Page 9 of 23 Terminado o processo de instalação, basta clicar sobre o ícone que foi criado em sua área de trabalho ou ir em todos os programas no menu iniciar e localizar o software eugravo e clicar sobre ele. Aparecerá uma janela informando que caso queira importar as gravações automaticamente basta colocar o microsd com o programa aberto, essa é mais uma facilidade do software eugravo, clique em OK para prosseguir e seu software eugravo está aberto e pronto para usar. Para saber mais sobre importar gravações acesse o tópico. Opção Gravações A opção gravações do software eugravo tem a finalidade de mostrar as gravações já armazenadas em seu computador, logo que o usuário abrir o programa a primeira tela que vai aparecer é essa, quando o usuário estiver acessando outra guia do software, exemplo a guia agenda e quiser voltar para a guia gravações basta ele clicar em gravações, observe na imagem a baixo:

12 Page 10 of 23 A barra de itens que está logo abaixo do botão gravações auxilia o usuário a trabalhar com os áudio, a barra tem os itens mostrar e remover agrupamento, apagar, exportar, gerar relatório e imprimir, esses itens visam melhorar e facilitar o uso do software eugravo. Grade de informações. A grade de informações que pode ser visualizada na opção Gravações contém todas as informações dos áudios gravados. As gravações podem ser vistas uma em cada linha e cada coluna possui um tipo de dado da gravação, esses dados minuciosos auxiliam a administrar as gravações. Logo abaixo da linha que possui os títulos das colunas temos uma linha onde podemos adicionar filtros para buscar e localizar uma gravação, para saber mais vá até o final desta página e veja a descrição de filtros avançados. Abaixo vamos falar um pouco sobre a finalidade de cada coluna. 1. Tipo: Esta coluna serve para informar se a gravação é de entrada, saída, microfone, perdida ou etc. 2. Duração: Esta coluna tem a duração total do áudio gravado. 3. Status: Esta coluna tem um envelope que é o status da gravação, ou seja, se ele foi ouvido ou não, para ouvir um áudio basta clicar sobre o envelope. 4. Assunto: Nesta coluna o usuário pode digitar o assunto de uma gravação. 5. Data: Esta coluna contém a data e a hora que a gravação foi feita. 6. Número: A finalidade desta coluna é informar o número seja ele de entrada ou saída. 7. Grupo: O usuário nesta coluna poderá digitar o nome de um grupo de sua preferência e assim separar as suas gravações por grupo. 8. Flag (Bandeira): Com a coluna flag (Bandeira) o usuário pode escolher uma cor de bandeira para colocar em suas gravações e assim com facilidade ordenar os áudios por cor. 9. Contato: Esta coluna serve para possibilitar o usuário ordenar suas gravações pelo nome do contato, cruzando assim uma informação contida na agenda com uma gravação. 10. Empresa: A coluna empresa possibilita que o usuário adicione a gravação o dado empresa que pode ser configurado na agenda cruzando assim dados que facilitam no uso e mobilidade de suas gravações. O software eugravo vou desenvolvido visando facilitar e dar mobilidade ao usuário, uma facilidade fascinante do software é poder adicionar e excluir colunas de dados que não sejam interessantes. Isso também terá efeito na hora de gerar o Relatório, já que o mesmo será gerado com as informações que tem na tela naquele momento. Excluido Colunas. A primeira coisa que vale a pena saber é como excluir e inserir colunas de dados na tabela. Para excluir o usuário deverá clicar e segurar sobre o cabeçalho do item que deseja remover e depois arrastar para baixo, observe:

13 Page 11 of 23 Caso o usuário deseje manter a tabela com apenas os dados que deseja ele precisa clicar no botão Lay Out, que se encontra co canto direito da tela e escolher a opção Salva lay out atual. Agora se o usuário precisar de uma coluna de dados que foi excluída, ele poderá restaurar as colunas clicando na opção Lay Out no canto superior direito e escolhendo a opção Restaura lay out padrão, uma janela vai abrir e perguntar se deseja restaurar escolha sim e reinicie o software eugravo. Barra de Itens. 1. Na barra de itens que se encontra sobre a linha de colunas existe um botão chamado mostrar agrupamento/remover agrupamento, este botão serve para habilitar ou desabilitar o agrupamento, o agrupamento ajuda o usuário a separar as gravações por dados da coluna, para saber mais sobre o agrupamento acesse o final desta página. 2. O botão apagar tem a finalidade de apagar o áudio selecionado, para apagar uma ligação basta clicar sobre ela e posteriormente clicar em apagar, confirme e a gravação será deletada. Caso queira apagar um grupo de gravações selecione o grupo clicando e arrastando o mouse, após isso é só clicar em excluir e confirmar o procedimento, cuidado depois que uma gravação é apagada ela nunca mais será recuperada. 3. Outra funcionalidade do software eugravo é poder exportar uma gravação para que o usuário a mande por ou outro fim qualquer, para fazer isso é simples, selecione a gravação ou o grupo de gravação que deve ser exportado clique em exportar, escolha o local de destino para onde as gravações serão enviadas e clique em OK, as gravações serão exportadas após o termino clique em OK. 4. O botão gerar relatório que está ao lado de exportar é uma facilidade única do nosso produto, o relatório gerado pelo software eugravo é uma ferramenta incrível, esse relatório facilita na hora do usuário fornecer ou verificar os dados de suas gravações, além disso o relatório é totalmente personalizável dando uma oportunidade única ao usuário, pois este pode personalizar o relatório e deixá-lo com a cara da sua empresa essa ferramenta sensacional é única no mercado e acompanha o seu eugravo. Para saber mais sobre gerar relatório leia o tópico Usando a Facilidade de relatórios.

14 Page 12 of 23 Filtros. Logo abaixo dos títulos das colunas existe uma linha em branco, essa linha é o que chamamos de filtro, sua finalidade é filtrar as ligações para facilitar que o usuário encontre uma ligação com mais simplicidade, veja na imagem abaixo: Caso o usuário queira apenas as gravações de entrada do telefone, basta clicar no filtro logo abaixo do tipo e selecionar a opção entrada, observe na imagem a baixo: Assim como o filtro na opção tipo o usuário pode também digitar no campo duração o tempo total de uma gravação e assim todas as gravações com aquela duração aparecerão logo abaixo. No filtro status o usuário pode escolher se quer que apareça as gravações que já foram ouvidas ou as gravações novas (não ouvidas). Para utilizar o filtro da coluna assunto basta digitar uma palavra que tenha sido digitada anteriormente em algum assunto e as gravações que tiverem aquela palavra em assunto serão separadas. O filtro data pode ser utilizado de uma maneira dinâmica para selecionar ligações de uma data, clique com o mouse em um pequeno funil no canto direito superior da coluna data que surgirá quando está for selecionada com o mouse, clicando ali um calendário surgira e bastara clicar ou arrastar sobre as datas que contiver as gravações ou a gravação desejada. O filtro número serve para separar ligações de um determinado número de um contato ou que contenham um número específico, para filtrar basta digitar o número.

15 Page 13 of 23 O filtro grupo separa as gravações de um grupo que o usuário quiser, basta digitar. Para usar o filtro flag basta selecionar uma cor de bandeira clicando no filtro e todas as ligações que tiverem bandeira daquela cor serão separadas. O filtro contato serve para separar as gravações de um determinado contato, para isto basta digitar. O filtro empresa serve para separar as ligações de um determinada empresa, para isto basta digitar a empresa desejada. Opção Agrupamento. A opção agrupamento possui a finalidade de agrupar gravações por dados que essas possuam em comum, exemplo é a data, se o usuário clicar sobre o título da coluna data e arrastá-la para cima e soltar, a data será inserido no agrupamento e as gravações serão separadas por data. Observe as imagens a baixo. Observe que na segunda imagem as gravações foram separadas pela data em que foi gravada, essa opção facilita muito no gerenciamento de informação

16 Page 14 of 23. Outra facilidade da opção agrupamento é poder agrupar de forma diversificada com mais de um critério, ou seja, o usuário poderá agrupar por data e tipo de gravação, os critérios podem ser usados como o usuário quiser e quantos critérios ele quiser usar. Para remover um critério, basta clicar sobre ele e arrastar de volta para a barra de títulos e ele será removido. Em seu computador o usuário poderá personalizar o seu software eugravo como ele achar melhor adaptando o software a suas necessidades. Opção Agenda A opção agenda que se localiza na barra superior ao lado da opção Gravações do software eugravo, traz uma agenda completa para inserção de dados dos contatos e a possibilidade de cruzar dados com as gravações, uma ferramenta que facilita a administração das gravações. Na opção agenda logo a baixo da barra de itens vemos uma linha com os títulos das colunas, esses títulos são os tipos de dados dos clientes que podemos inserir. O usuário do software eugravo tem em sua mão uma ferramenta excepcional e completa, a grande quantidade de dados que pode ser inserida confere a esse software um nível incrível de organização e armazenagem de dados. 1 - Filtros. Logo abaixo da linha onde vemos os títulos das colunas temos uma linha de filtro, está linha permite filtrar dados para que o usuário possa localizar o contato desejado com mais facilidade. Para usar a ferramenta filtro nesta parte do software, basta digitar um dos dados ou parte dos dados de um contato já inserido na agenda, assim que o usuário for digitando a ferramenta irá filtrar os contatos com as informações que já foram digitadas. Observe abaixo.

17 Page 15 of Inserindo contatos. Para inserir um novo contato, basta clicar na primeira linha logo abaixo do filtro onde está escrito Clique aqui para inserir um novo registro, outro modo de inserir novos contatos é a barra inferior da agenda em cima do símbolo de +, uma nova linha será adicionada a agenda nesta linha digite os dados e um novo contato será adicionado em sua agenda. Lembre-se sempre de adicionar pelo menos o nome e um telefone dos seus contatos, caso contrário aparecerá uma mensagem de erro. 3 - Importar Contatos. O usuário também pode importar contatos de outra agenda virtual do tipo CSV., neste caso clique em ferramentas e escolha a opção Importar Contatos, uma janela será aberta para que o usuário localize e selecione a base de dados dos contatos a serem adicionados a agenda eugravo, assim que localizar basta selecionar e clicar em abrir e depois em adicionar contato e os novos contatos serão adicionados.

18 Page 16 of 23 Após os contatos adicionados abra a agenda para visualizar os novos dados. Opà à o Ferramentas. A opã à o ferramentas que se localiza na barra superior do software eugravo, possuiâ diversas funcionalidades, neste capãtulo vamos explorar essas funcionalidades. A primeira delas à importar gravaã ões, nesta opã à o podemos importar as gravaã ões que estã o gravadas no cartã o SD, para saber mais vã atã a opã à o Importar Gravaà ões. Logo a baixo de importar gravaã ões temos a opã à o configuraã à o, esta seã à o à destinada a configurar o seu eugravo e o software, para saber mais sobre configuraã ões e configuraã ões avanã adas veja Configuraà ões. Ainda na opã à o ferramenta temos a funã à o acertar relã³gio, ela serve para arrumar o relã³gio interno do seu eugravo, para ajustar o relã³gio clique em acertar relã³gio e depois em SD depois disso coloque o cartã o SD dentro do seu eugravo. Para saber mais acesse Acerto do Relógio. A ultima opã à o à importar contatos, estã ferramenta tem a finalidade de importar contatos para a sua agenda, para saber mais detalhes de como proceder acesse Opà à o Agenda. Importar Gravações Para importar as gravações que ficam armazenadas dentro do seu cartão Sd é simples, conecte o adaptador USB com o cartão SD dentro, abra o software eugravo, vá até ferramentas clique em importar gravações e depois em SD Card. Observe a imagem abaixo.

19 Page 17 of 23 Uma nova janela será aberta, está é a janela de importação, ai estão as gravações que foram gravadas pelo seu eugravo, talvez algumas não estejam ai por serem muito pequenas, para que elas apareçam clique no menu superior e escolha a opção importar tudo. Olhe a imagem abaixo. Essa nova janela conta com algumas informações das gravações, observe que temos o tipo da gravação, se ela é de entrada, saída, microfone ou etc. Além disso, temos a data e a hora em que está gravação foi gerada, por isso a importância de manter o relógio do seu eugravo atualizado, temos a duração da gravação e o número que foi discado e caso o usuário tenha bina também terá o número chamador e a ultima opção é o nome do arquivo. Com as gravações na tela, agora vamos importá-las para dentro do computador, o primeiro passo para isso é selecionar as gravações a serem importadas, para isso clique sobre o quadradinho que tem em frente de cada gravação.

20 Page 18 of 23 Caso queira selecionar todas as gravações de uma só vez clique na opção sel na linha superior da janela de extração para tirar a seleção clique novamente. Selecionada a gravação o usuário pode clicar em importar ou em importar rápido, agora vamos importar, clicando sobre importar uma nova janela será aberta, nesta janela que será aberta a gravação começara a ser executada, esse é o momento de classificar a gravação, nesta janela o usuário, poderá inserir um comentário sobre a gravação, esse comentário poderá ser alterado posteriormente sem problema nenhum, também aqui é possível inserir uma nova data a essa gravação caso o relógio do seu eugravo esteja errado, logo abaixo do comentário o usuário também pode inserir o número de telefone do contato, adicionar a esta ligação os dados de um contato da agenda ou um nome de grupo que já exista. Para inserir os dados desejados basta digitar ou quando não for possível, é só selecionar os dados clicando nas setas das lacunas que existem para inserção de dados.

21 Page 19 of Assim que os dados forem inseridos e a gravação for ouvida clique em OK/Próxima, assim a gravação será importada e o usuário poderá ouvir próxima gravação e importá-la também, existem outras opções referente a importação, caso o usuário não queira importar uma gravação é só clicar em cancelar está, e caso ele esteja procurando uma gravação especifica e já tenha encontrado e não queira importar o resto basta clicar em cancelar próximas. Caso o usuário queira simplesmente importar gravações sem ter que adicionar dados ou escutar ele precisa selecionar as gravações desejadas e depois clicar em importar rápido, feito isso as gravações serão transferidas ao computador. A janela de extração permite que o usuário exclua uma gravação indesejada, um exemplo disso é uma gravação com tempo muito curto ou tempo zero, para isso selecione a gravação, clique sobre excluir e depois em OK.

22 Page 20 of 23 Configurações. Na guia ferramentas temos a opção configurações, essa parte de software visa configurar o funcionamento tanto do programa que está instalado no computador como o gravador. Dispositivo. Dentro da opção configuração temos a opção Dispositivo está parte do software serve para configurar o seu gravador eugravo, sempre que o usuário for fazer alguma alteração nas configurações do gravador o micro SD precisa estar inserido no computador pois é através dele que as atualizações serão aplicadas no gravador eugravo. Dentro de dispositivo temos duas opções de configuração a normal e a avançada, pedimos para o cliente não alterar as configurações avançadas a não ser que seja solicitado pelo nosso suporte técnico. Sobre as configurações normais, o usuário poderá fazer algumas alterações caso deseje, para alterar o usuário deve clicar sobre o critério que deseja alterar, uma seta aparecerá, clicando nesta seta as opções possíveis serão dadas ao usuário. A primeira alteração que pode ser feita é com relação a economia de energia que coloca o seu gravador em modo stand by quando ele não está gravando para economizar energia.

23 Page 21 of 23 O modo silencioso é uma maneira de gravar sem que aluem note que o gravador eugravo está gravando, nesse modo os leds (luzes) do gravador só ascendem quando o usuário manda gravar após isso elas se apagam e não ascendem mais dando a impressão que o mesmo esta desligado. O tempo para dormir, é o tempo em segundos que o gravador eugravo deve ficar sem atividade para entrar em modo stand by (economia de energia), este tempo pode ser alterado para mais ou para menos respeitando os critério preestabelecidos pelo software. O tempo máximo é a duração limite que pode conter um arquivo de gravação, nesse caso o usuário pode escolher quantos minutos essa gravação poderá ter. Configuração do Relatório. A configuração do relatório é uma ferramenta destinada a pessoas ou empresas que gostariam de gerar um relatório das ligações com um ícone ou imagem própria, a finalidade é principalmente colocar o logotipo da empresa no relatório. A utilização desta ferramenta é bastante simples, o primeiro passo é clicar sobre ferramentas, configurações e depois relatório. Feito isso uma janela será aberta, nesta janela selecione a imagem que desejar estar no relatório, depois clique em abrir. Eventos do sistema. A opção eventos do sistema que se encontra em ferramentas serve para configurar se o usuário vai ou não querer ver os eventos que ocorreram no eugravo. Vamos explicar agora o que é um evento, toda vez que o seu eugravo for conectado ou desconectado da linha telefônica o evento é gerado, a finalidade desta função é saber o manuseio do eugravo, isso é muito interessante em um lugar onde o gravador não deve parar, com essa facilidade é possível supervisionar esses eventos do sistema.

24 Page 22 of 23 Backup das gravações e agenda telefônica. O backup do software eugravo tem a finalidade de armazenar as gravações e os contatos da lista agenda para que esta não se perca caso tenha algum problema. Para realizar um backup é muito simples clique em ferramentas e depois em backup, uma janela para escolher onde o backup será gerado será aberta, nesta faze o usuário pode escolher onde ele deseja colocar o backup, como padrão o backup fica armazenado em C:\Arquivos de programas\b.i. Tecnologia\euGravo\BackUp, se desejar mudar escolha outro local caso contrario clique em salvar na janela que foi aberta e na próxima janela escolha a opção Inicia Back Up, o backup será realizado, assim que terminar clique em OK. Olhe abaixo as imagens do processo do backup.

25 Page 23 of 23 O Backup visa protejer as informações do usuário, evitando que dados importantes sejam perdidos. Acerto do Relógio. Acerto Via Cartão SD Acerto do relógio através do cartão de memória. Para acertar o relógio pelo cartão microsd basta ir até ferramentas, acertar relógio e clicar em Sd Card, retire a microsd e coloque o eugravo. Acerto Via Telefone. Para ajustar seu eugravo usando diretamente a linha telefônica e o teclado do telefone proceda da seguinte maneira: Certifique-se que o eugravo está conectado à linha telefônica. Retire o fone do gancho (o eugravo irá começar a gravar, indicando a mudança de estado no Led correspondente). Digite a sequência de ajuste de data/hora no teclado do telefone conforme indicado abaixo (não se preocupe se a linha der tom de ocupado ou alguma mensagem de que o numero não existe) Reponha o fone no gancho. Verifique que o Led indicando a perda de relógio apagou. A sequência de ajuste do relógio é a seguinte: *1#HHMMSSddmmaaaa# Onde: HH = hora (padrão 24 horas sempre com 2 dígitos) MM = minutos sempre com 2 dígitos SS = segundos sempre com 2 dígitos dd = dia do mês sempre com 2 dígitos mm = numero do mês sempre com 2 dígitos (janeiro = dezembro = 12) aaaa = ano sempre com 4 digitos Portanto para a data de 12/06/2011 as 22:05:00 devemos digitar a seguinte sequência: *1# #

26 O eugravo e este manual foram desenvolvidos por B.I. Tecnologia Indústria, Comercio e Importação LTDA, uma empresa 100% nacional. Em caso de dúvidas, problemas ou sugestões; Ligue: (11) Acesse os sites: Envie s: suporte@eugravo.com.br B.I. Tecnologia.

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Medidor Powersave V2 USB

Medidor Powersave V2 USB Medidor Powersave V2 USB O medidor é formado por uma caixa plástica contendo uma placa eletrônica, uma tomada macho, uma tomada fêmea, um conector H, um barramento lateral, um conector USB e leds indicativos.

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

1. Informações Gerais

1. Informações Gerais 1. Informações Gerais Guia de Utilização Samsung PST TDMA 1.1 Pré-Requisitos para utilização do software 1º - Noções básicas de informática! (Manipulação de arquivos, instalação e utilização de programas)

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora Impressora HP DeskJet 720C Series Sete passos simples para configurar a sua impressora Parabéns pela aquisição de sua impressora HP DeskJet 720C Series! Aqui está uma lista dos componentes da caixa. Se

Leia mais

Comece aqui. Este manual vai ajudá-lo a:

Comece aqui. Este manual vai ajudá-lo a: Leia isto primeiro Comece aqui Este manual vai ajudá-lo a: Carregar e configurar o dispositivo. Instalar o software Palm Desktop e outros softwares para sincronização, movimentação de arquivos e outras

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida

Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida 555-233-773PTB 1ª edição Fevereiro de 2003 Copyright 2003, Avaya Inc. Todos os direitos reservados Impresso nos EUA Aviso. Considerando-se que foram empregados

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Transmissão Antes de começar a trabalhar, vamos entender o item do menu transmissão, é nele que se faz atualização dos dados do moinho para o seu computador,

Leia mais

Manual Sistema AtecSoftware

Manual Sistema AtecSoftware Manual Sistema AtecSoftware ÍNDICE Sistema Janela principal... 3, 4 Cadastros Cadastro de Horários... 5, 6, 7, 8, 9, 10 Cadastro de Funcionários... 11 Feriados... 12,13 Movimentações Movimentações... 14,

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 1 SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.5 (Compatível com Guarita Vr4.03 ou superior) Recomendações Iniciais Para

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Conteúdo O que é o Pctel Supervisor Desktop?...03 O que é usuário do canal (PA)?...03 Como cadastrar usuário do canal (PA)?...04 Como remover um usuário do canal?...05

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Câmera frontal. Liga/Desliga. Voltar

Câmera frontal. Liga/Desliga. Voltar MEU AN400 Conector USB Fone de ouvido Receptor Subir/baixar volume Câmera frontal Liga/Desliga LCD Início Menu Voltar Câmera traseira Flash Tampa traseira Viva voz 1 C O N FI GU R A Ç Ã O D O S E U TE

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO NextCall Gravador Telefônico Digital

MANUAL DO USUÁRIO NextCall Gravador Telefônico Digital MANUAL DO USUÁRIO NextCall Gravador Telefônico Digital DEZEMBRO / 2010 NEXTCALL GRAVADOR TELEFÔNICO DIGITAL Obrigado por adquirir o NextCall. Este produto foi desenvolvido com o que há de mais atual em

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA PJ-6/PJ-63/ PJ-66/PJ-663 Impressora portátil Para obter mais informações sobre como usar esta impressora, certifique-se de ler o Manual do Usuário da Pocket Jet, fornecido no

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

ipod shuffle Manual do Usuário

ipod shuffle Manual do Usuário ipod shuffle Manual do Usuário Índice 3 Capítulo 1: Sobre o ipod shuffle 4 Capítulo 2: Noções básicas do ipod shuffle 4 Visão geral do ipod shuffle 5 Como usar os controles do ipod shuffle 5 Como conectar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página:

MANUAL DO USUÁRIO. Argox OS-214 Plus. Conteúdo: Manual do Usuário ARGOX OS214 PLUS Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Argox OS-214 Plus 2 Parabéns por ter adquirido um produto importado e distribuído pela CDC Brasil que recebe o logo de qualidade CashWay Argox. Antes de instalar esse produto é importante

Leia mais

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br R O B Ó T I C A Sensor Smart Ultrassom Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13 Sensor Smart Ultrassom 1. Introdução Os sensores de ultrassom ou ultrassônicos são sensores que detectam

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP IMPORTANTE - Evite abrir a impressora.. Há várias peças sensíveis neste equipamento e qualquer dano à integridade física do mesmo não será coberto pela

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

Simba RTF BP.qxd 05/02/2004 14:48 Page 1 Leia isto primeiro

Simba RTF BP.qxd 05/02/2004 14:48 Page 1 Leia isto primeiro Leia isto primeiro Inicie aqui Você poderá fazer o seguinte com este guia: Carregar e configurar seu computador de mão. Instalar o software Palm Desktop e outros aplicativos. Sincronizar o computador de

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3272. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade.

Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3272. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Guia Rápido Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3272. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Observação: Este manual fornece os atributos físicos do modem

Leia mais

Blu Aria Manual do Usuário

Blu Aria Manual do Usuário Blu Aria Manual do Usuário -1- -2- Conteúdo Iniciando... 4 1.1 Instalação do Chip (cartão SIM) e da Bateria... 4 1.2 Recarga da Bateria... 4 1.3 Conexão à Rede... 5 Tipo de Entrada... 5 1.4 Para Mudar

Leia mais

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P 1. Introdução ao Tablet PC 1.1 Diagrama geral do Tablet PC Diagrama Frontal: Figura 1-1. Diagrama Lateral: Figura 1-2 Diagrama Traseiro: Figura 1-3 1.2 Tablet PC - Uso

Leia mais

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia.

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia. Agenda A agenda é o coração de qualquer clinica estética, já que trata-se de uma peça fundamental para organizar seu trabalho diário. Entretanto, dentro de FLOWww a agenda ganha um destaque ainda mais

Leia mais

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR Talegal Services +258 820271343 +258 848162924 +258 844459500 www.deogracio-e-raquinha.webnode.pt Aprenda a usar um pen drive como

Leia mais

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática

Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Tutorial para Atualização do Laboratório de Informática Esse tutorial mostra os procedimentos a serem realizados para atualização correta do Laboratório de Informática. Leia atentamente o passo a passo

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

Manual do usuário Neo Protocolo Free

Manual do usuário Neo Protocolo Free O Neo Protocolo Free, é um sistema para criar e gerenciar protocolos de entrega e recebimento de documentos, desenvolvido e distribuído gratuitamente pela Neo Solutions. O software pode funcionar de forma

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Guia de Instalação rápida - AH4 / AH8. HD IDVR manual rápida de usuário

Guia de Instalação rápida - AH4 / AH8. HD IDVR manual rápida de usuário 1 HD IDVR manual rápida de usuário 2 Manual de acesso Rápido Resumo: Obrigado por adquirir nossos produtos, o que é produto DVR 4.0, integrar alta definição, inteligente e Híbrido mesclar a medula técnica

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br

..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br ..:Restaurantes:.. Manual completo do sistema de vendas Restaurantes Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br E-mail..: suporte@giovaneinformatica.com.br :.. Índice ndice..: 1-) CADASTRANDO DE PRODUTOS

Leia mais

Procedimentos para utilizar o PlayBack no D-viewCam

Procedimentos para utilizar o PlayBack no D-viewCam 1 Procedimentos para utilizar o PlayBack no D-viewCam 1 Para configurar PlayBack no D-viewCam, é necessário que esteja logado como Administrador do Software. 2 2 Abra o D-viewCam e logo apresentará uma

Leia mais