26. Qual a etimologia da palavra inquérito? R. 27. O que se entende por inquérito policial militar? R. 28. Qual é a finalidade precípua do IPM?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "26. Qual a etimologia da palavra inquérito? R. 27. O que se entende por inquérito policial militar? R. 28. Qual é a finalidade precípua do IPM?"

Transcrição

1 EXERCÍCIOS (CPPM) I- Questionário 1. Quais os arts. do CPPM que tratam da polícia judiciária Militar? 2. A que autoridades compete o exercício da PJM? 3. As atribuições da PJM serão necessariamente exercidas pelas autoridades supramencionadas? 4. A quem e como são delegadas? 5. Como se dará a delegação para instauração de IPM? 6. O que se entende por oficial da reserva remunerada (RR)? 7. O que se entende por oficial da reserva não remunerada? 8. O que se entende por oficial reformado e quais os tipos de reforma? 9. É possível delegar-se o exercício das atribuições da PJM a oficial do mesmo posto do indiciado? 10. E se o indiciado do mesmo posto for da reserva ou reformado? 11. Oficial da reserva pode ser encarregado de IPM? Quando? 12. Também pode o oficial reformado? 13. O que compete à Polícia Judiciária Militar? 14. Qual a etimologia da palavra Polícia? 15. Qual a função da Polícia Administrativa? Quando atua? 16. Qual a função da Polícia Judiciária? Quando atua? 17. A quem compete a apuração de fatos que, em tese, constituem crime militar? 18. A quem compete o exercício da Polícia Judiciária Militar fora do Território Nacional? 19. A Polícia Judiciária Militar pode decretar a prisão preventiva de indiciado? O que fará se entender necessária tal prisão? 20. E quanto à insanidade mental do indiciado? Como procede a PJM? 21. O que fará a Autoridade Policial Militar, se verificar que o indiciado é de posto superior ao seu? 22. A que autoridades deve ser o fato comunicado, se o infrator for oficial general? 23. Que providências devem ser tomadas, antes mesmo de se tornar efetiva uma delegação, ainda que o infrator seja de posto superior ao da autoridade local? INQUÉRITO POLICIAL MILITAR 24. Quais os arts. do CPPM que tratam especificamente da matéria?

2 26. Qual a etimologia da palavra inquérito? 27. O que se entende por inquérito policial militar? 28. Qual é a finalidade precípua do IPM? Qual o seu caráter? 29. O que se entende por atos efetivamente instrutórios da ação penal que compõe o IPM? 30. Por que se dizem efetivamente instrutórios? 31. Que nome técnico se dá ao oficial que preside o IPM? 32. Que nome se dá àquele a quem se imputa a prática de uma infração tida como delituosa, na fase do IPM? 33. Que nome se dá à peça que, por norma, propulsiona o IPM? 34. Quais os modos por que se pode iniciar um IPM? 35. Qual a diferença entre notitia criminis e delatio criminis? 36. As expressões supra são formas de informatio delicti? 37. O que deve fazer o encarregado do IPM, se verificar a existência de indícios contra oficial de posto superior ao seu? 38. A quem compete designar escrivão para o IPM? 39. Qual a exigência do CPPM quanto ao posto e graduação de quem deva ser designado escrivão? 40. O escrivão do IPM presta compromisso? Qual? 41. Que medidas preliminares ao IPM deve tomar a autoridade sob cuja jurisdição o fato se deu? 42. Que providências e atos deve o Encarregado tomar e realizar para formação do IPM? 43. É possível proceder-se à reconstituição dos fatos no IPM? 44. Admite-se a assistência de procurador militar no IPM? Em que hipótese? 45. O advogado do indiciado tem livre acesso ao IPM? 46. Se o advogado insistir em fazer valer as prerrogativas que lhe confere o art. 7º, XII, XIV, do Estatuto da OAB ( Lei nº 8906/94 ) como deverá contra-argumentar (ART.7 - São direitos do advogado: XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos; XIV - examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos; )? 47. O encarregado do IPM pode prender o indiciado no curso das investigações? O que diz o CPPM? 48. O que diz a Constituição Federal? 49. Pode o Encarregado do IPM deixar o indiciado incomunicável? O que diz o CPPM?

3 51. A incomunicabilidade do indiciado se estende a seu advogado? O que diz o Estatuto da OAB? 52. Em que período do dia devem ser ouvidos o indiciado e as testemunhas? 53. Em que hipótese a testemunha terá direito a meia hora de descanso durante a inquirição? 54. Como proceder se as declarações tanto do indiciado como das testemunhas não ficarem concluídos às 18:00 horas? 55. Qual o prazo para terminar o IPM? 56. Há prorrogação desses prazos? 57. Haverá mais alguma prorrogação? 58. Como se dispõe as peças do IPM? Quem as ordena e rubrica? 59. Como se denomina a peça que encerra o IPM? O que contém? 60. Terminado o relatório, o que fará o encarregado? 61. A autoridade delegante pode discordar da solução dada pelo encarregado do IPM? O que fará? 62. A autoridade policial militar pode mandar arquivar IPM? 63. O arquivamento do inquérito obsta a instauração de outro? Desenvolva a resposta? 64. Em que hipóteses não se instaura outro IPM? 65. O que fará o juiz-auditor, se novas provas aparecerem em relação ao fato, ao indiciado ou a terceira pessoa? 66. Os autos do IPM, uma vez encaminhados ao juízo competente, podem retornar à origem? Especifique? 67. Qual o prazo para se cumprirem as diligências? 68. Além do IPM, que outras peças podem servir de fulcro à propositura da ação penal? 69. Que diligências não podem ser dispensadas na hipótese de o flagrante suprir o IPM? 70. Quais as outras hipóteses em que o IPM pode ser dispensado? 71. Uma vez concluído, qual o destino do IPM ( APF )? 72. Como proceder, se na CJM houver mais de uma Auditoria? 73. E se o IPM for instaurado fora do Território Nacional? 74. Distribuído os autos de IPM, o que fará o juiz-auditor? 75. Com vistas dos autos de IPM, que opções terá o PM? a) b) c)

4 76. O que fará o juiz, na hipótese da letra a)? Disserte. Defere: Indefere: 77. O que fará o juiz, na hipótese da letra b)? Disserte. Defere: Indefere: 78. O que fará o juiz, na hipótese da letra c)? Disserte. Defere: Indefere: 79. O que fará o juiz, na hipótese da letra d)? Disserte. Defere: Indefere: 80. O que fará o juiz, na hipótese da letra e)? Disserte. Defere: Indefere: 81. No caso de arquivamento de IPM, os autos serão encaminhados à Auditoria de Correição. O que pode fazer o juiz-auditor Corregedor? a) b) 82. Qual o prazo para Representação? Faça confronto? 83. A quem compete dirimir o conflito entre o STM e outro Tribunal Superior? Cite o dispositivo pertinente? 84. Entre o STM e qualquer outro tribunal? 85. STM e juízes a ele não vinculados? 86. STM e juízes a ele vinculados? 87. Juízes-Auditores e juízes vinculados a Tribunais diversos? 88. Juízes-Auditores da JM Federal e Juízes-Auditores da JM Estadual? 89. Conselhos da Justiça da JM Federal e Conselhos da Justiça da JM Estadual? 90. Juízes-Audidores ou Conselho de Justiça entre si? 91. Qual o prazo para o término de IPM em tempo de guerra? 92. Uma vez concluído o IPM para onde é remetido? 93. Em que hipótese, os autos de IPM serão remetidos ao Conselho Superior de Justiça?

5 II- QUESTIONÁRIO 1. A existência de causa excludente de antijuridicidade ou de culpabilidade impede a abertura do IPM? 2. Pode a autoridade policial militar determinar a condução coercitiva de indiciado, testemunha ou vítima? 3. O MPM pode pedir a baixa dos autos à origem para complementação de diligências, se o indiciado estiver preso preventivamente? 4. Se a indiciado for menor de 21 anos, a autoridade policial militar deve nomear-lhe curador? 5. E se for flagrante? 6. O curador participa do IPM? 7. O IPM é inquisitivo ou contraditório? 8. Quantas testemunhas podem ser ouvidas no IPM? 9. Quais as perguntas básicas que o inquiridor deve fazer para o esclarecimento de um fato? 10. Que testemunhas deve o encarregado ouvir? 11. É aconselhável que o encarregado do IPM ouça as testemunhas que, embora citadas, nada sabem sobre o fato? 12. Se notificado, o ofendido deixar de comparecer perante o encarregado do IPM, poderá ser levado até ele? 13. Em que hipótese a testemunha pode eximir-se da obrigação de depor no IPM? 14. Se houver vítimas de lesões corporais e o inquérito não terminar dentro de 30 dias, o que deve fazer o encarregado do inquérito? 15. O encarregado do IPM tem autoridade para submeter o indiciado a exame de sanidade mental? 16. O fará o encarregado do IPM se a perícia concluir pela inimputabilidade relativa do indiciado? 17. E se a perícia julgar o indiciado inimputável? 18. Cite detalhadamente, as peças que devem compor um IPM. a) q) b) r) c) s) d) t) e) u) f) g) h) i) j) l) m) n)

6 RESPOSTAS QUESTIONÁRIO II 1. Não. Deve-se abrir o IPM. A polícia judiciária investiga o fato típico. A excludente compete ao juiz examiná-la. 2. Pode. Inquisitio sine coertione nulla est ( não há inquisição sem coerção). Art. 301, 311, 1º, 347, 2º CPPM. 3. Não. Entende a jurisprudência que, se houve motivo para decretação da prisão preventiva, maior razão há para o oferecimento da denúncia. 4. Sim, para perfeição do IPM; sua omissão, no entanto, não prejudica a ação penal, segundo entendimento do STF. 5. Aí, sim; torna-se indispensável a nomeação do curador para a validade da prisão. O auto de prisão continua válido como peça de informação. 6. Não, assiste aos autos de que participa o menor. O encarregado deve permitir a participação de advogado ou curador, nas peças efetivamente instrutórias (art. 316 CPPM ). 7. Inquisitivo, resquício da autodefesa. 8. Tantas quantas o encarregado julgue necessário. 9. Quis (o sujeito ativo do crime)? quid (o mal produzido)? contra quem? ubi ( o lugar do crime )? cur (os motivos do crime )? quomodo (a maneira pelo qual foi praticado )? quibus auxiliis (os autores e os meios empregados )? 10. Tanto as de visu (viram ) quanto as de auditu (ouviram ). 11. Sim, quando não houver testemunha de visu ou de auditu, pois, assim, resguardaria a sua responsabilidade. 12. Sim, mas não fica sujeito a sanções. 13. Quando for ascendente, descendente, afim em linha reta, cônjuge ou irmão do indiciado, exceto se não houver outro meio de prova. 14. Submeter a(s) vítima(s) a exame de sanidade física, pois a pena se gradua em função das lesões. 15. Sim, ex vi do art. 156, 2º c/c art. 13, f do CPPM. 16. Prosseguirá no IPM. 17. Encerrar o inquérito, representar à autoridade judiciária sobre a inimputabilidade, remetendo-lhe os autos (art. 8º, d). 18. A) Portaria de instauração; B) Designação de escrivão; C) Compromisso de escrivão; D) Autuação; E) Oitiva do ofendido; F) Oitiva do indiciado; G) Oitiva da testemunha; H) Acareações; I) Documentos; J) Reconhecimento de pessoas e coisas; l) Exame de corpo de delito; m) Avaliação e identificação da coisa subtraída, desviada, destruída ou danificada; n) Solicitação de busca e apreensão; o) Restituição de coisas apreendidas; p) Reconstituição simulada dos fatos; q) Prisão provisória e incomunicabilidade (conforme CF ); r) Solicitação de prisão preventiva; s) Solicitação de seqüestro; t) Solicitação de arresto; u) Relatório e solução.

7 ( ) Rectius; ( ) Per se tantum; ( ) Lex castrensis; ( ) Corpus delicti; ( ) Crimes que deixam vestígios; ( ) Sponte sua; ( ) Crimes que não deixam vestígios; ( ) Lex Magna; ( ) ex adverso III- EXERCÍCIOS DIVERSOS 1. Estabeleça as relações existentes 1) Encarregado de IPM; 2) Escrivão; 3) Ordem das peças do IPM; 4) Incomunicabilidade; 5) Detenção; 6) Prisão preventiva ou menagem; 7) Término do IPM (preso ); 8) Término do IPM (solto ); 9) Homologação; 10) Prisão em flagrante. ( ) 20 dias; ( ) oficial de posto superior ao do infrator; ( ) oficial subalterno ou praça graduada; ( ) 40 dias; ( ) escrivão; ( ) autoridade delegante; ( ) substitui IPM; ( ) 3 dias; ( ) 30 dias; ( ) autoridade judiciária. 2. Assinale com F ou V ( ) o encarregado autua o IPM; ( ) escrivão presta compromisso; ( ) advogado tem livre acesso ao IPM, segundo o CPPM; ( ) o procurador de justiça jamais poderá intervir no IPM; ( ) atos efetivamente instrutórios não se refazem, normalmente, no contraditório; ( ) reconstituição de crime só se faz em juízo; ( ) se a autoridade delegante concluir que não há crime e sim infração disciplinar, pune o indiciado e manda arquivar o IPM; ( ) se o IPM estiver mal feito, pode ser anulado; ( ) na fase investigatória, admite-se a ampla defesa. 3. Faça a correspondência 1. Materialidade; 2. Lei militar; 3. Delicta facti permanentis 4. Delicta facti transseuntis; 5. Testis de visu; 6. Parte contrária; 7. Constituição; 8. Espontânea vontade; 9. Mais correto; 10. Por si só.

8 4. Assinale com F ou V ( ) Face à Nova Constituição, o encarregado de inquérito não pode mais prender o indiciado; ( ) Só poderá fazê-lo, nos crimes propriamente e mediante autorização da autoridade judiciária; ( ) Oficial subalterno jamais poderá ser designado encarregado de IPM; ( ) Só se abrirá IPM contra General mediante autorização do STM; ( ) O IPM é a única peça informativa que serve de fulcro ao MPM para a intentação da ação penal militar; ( ) Compete ao encarregado do IPM realizar perícias, exames, bem como determinar a realização de busca e apreensão; ( ) Compete ao STM dirimir conflito entre auditoria da 1ª CJM e auditoria da Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro; IV Parte prática 1. Como seria, em linhas gerais, uma PORTARIA determinando a instauração de IPM, de ofício, pela autoridade local? 2. O que fará o encarregado do IPM ao receber a portaria? 3. Em que termos seria o compromisso do escrivão? 4. Uma vez compromissado o escrivão, o que fará o encarregado? R 5. Como o escrivão fará a AUTUAÇÃO? 6. Feita a autuação, que será capa do processado, que fará o escrivão? 7. A seguir o que fará o escrivão? 8. O que fará o encarregado? 9. O que fará o escrivão toda a vez que os autos lhe forem entregues pelo encarregado? 10. O que fará o escrivão toda a vez que o Encarregado determinar juntada aos autos de determinado documento? 11. Há algum critério para que o Escrivão junte documento aos autos do IPM? 12. O Escrivão terá que ser hierarquicamente superior ao indiciado?

9 Respostas parte prática- IV 1. PORTARIA Nº...- Rio de Janeiro,... de Do Sr. Cmt. Do... Ao Sr. Capitão... Assunto: Portaria determinando a abertura de IPM. Tendo chegado ao meu conhecimento que no dia..., às... horas, em... (especificar o lugar), o soldado (fulano- qualificar) de tal Unidade, teria furtado uma pistola 9 mm... (descrever), DETERMINO que seja instaurado, com a possível urgência, Inquérito Policial Militar, delegando-lhe, para esse fim, na forma do art. 7º, 1º e 2º, as atribuições policiais que me confere o art. 7º, alínea h, tudo do Código de Processo Penal Militar. Data e local. Ass...(Cmt. da OM). 2. Na própria Portaria, dará um despacho designando o Escrivão, mais ou menos assim: Designo o 2º Sgt... para servir como escrivão do IPM referido. Uma vez nomeado, o Escrivão presta o compromisso (art. 11, parágrafo único do CPPM). 3. Mais ou menos assim: TERMO DE COMPROMISSO DE ESCRIVÃO Aos... dias , nesta cidade..., no Quartel (OM)..., perante o (posto e nome), Encarregado desta Inquérito Policial Militar, Eu,... (posto ou graduação e nome) comprometo-me a manter o sigilo de tudo que me for confiado no presente inquérito e a cumprir fielmente as determinações do Código de Processo Penal Militar, no exercícios das funções de escrivão. Ass...(Encarregado). Ass... (Escrivão). 4. O Encarregado do IPM comunicará à autoridade delegante a designação (nomeação) e o compromisso do Escrivão, para publicação em boletim. A seguir: Baixará portaria nos seguintes termos: PORTARIA Tendo-me sido delegada pelo sr... (nome, posto e função), as atribuições policiais que lhe competem, para apurar o fato constante da Portaria nº..., determino ao Sr. Escrivão que autue o presente, com os documentos inclusos. Quartel (OM)..., local e data. Ass)... (encarregado do IPM). 5. Assim: -... (enc. IPM)... (Esc) Indiciado:... Ofendido:... (se houver) AUTUAÇÃO Aos..., nesta cidade..., Quartel... AUTUO a portaria e demais documentos que me foram entregues. Do que para constar, lavro este termo. Ass)..., (Escrivão). 6. Colocará o IPM em ordem, da seguinte forma: 1º. Autuação (capa e fl. 1); 2º. Portaria que mandou instaurar; 3º. Documentos que acompanharam a Portaria (se houver); 4º. Ofício que acompanhou a Portaria; 5º. Ofício comunicando a designação do escrivão; 6º. Termo do Compromisso do Escrivão. Colocadas as peças em ordem, o escrivão numerará as folhas, a partir da autuação e as rubricará. 7. Fará os autos conclusos ao encarregado. Assim: CONCLUSÃO Aos... (dia, mês e ano), nesta cidade..., no quartel (OM)..., faço os presentes Autos CONCLUSOS ao sr. Encarregado... (posto e nome). Do que, para constar, lavrei o presente termo. Eu,... Escrivão, o datilografei e assino. Ass) Dará o primeiro despacho, impulsionando o IPM. O conteúdo de tal despacho dependerá do fato a ser apurado. Assim: DESPACHO: Determino seja a vítima submetida a exame de corpo de delito... ou Designo o dia..., às tantas horas, para oitiva do ofendido. Requisita-se por ofício (expeça-se notificação). 9. Fará o RECEBIMENTO, assim: Aos... (dia, mês e ano), RECEBI do sr. Encarregado do IPM... (nome e posto), os presentes autos. Do que, para constar, lavrei o presente termo. Eu,... (Escrivão) o datilografei. Ass) Fará o termo de juntado, assim: - JUNTADA: - Aos... (dia, mês e ano) faço juntada dos documentos de fls..., que adiante se vêem. Eu,...Escrivão, o datilografei. Ass) Sim. Mediante despacho do encarregado do IPM ordenando a juntada. 12. Não. A exigência de superioridade hierarquicamente é em relação ao Encarregado.

10 COMPLEMENTAÇÃO 1. Assinale a alternativa correta: a). Ordenar os autos de IPM, numerar e rubricar suas folhas e juntar documentos, mediante despacho prévio, compete a (o) : ( ) autoridade delegante; ( ) encarregado do IPM; ( ) escrivão do IPM; b). Não compete à autoridade delegante, exclusivamente: ( ) determinar a abertura de IPM; ( ) expedir portaria designando o encarregado do IPM; ( ) designar escrivão para o IPM. c). Uma vez concluída, a peça informativa será remetida: ( ) ao Juiz-Auditor; ( ) ao Juiz-Auditor Corregedor; ( ) Presidente do STM; ( ) Juiz-Auditor Distribuidor da 11ª. CJM. d. Havendo na CJM mais de uma Auditoria igualmente competentes, a peça informativa será remetida, se na mesma sede: ( ) à Auditoria Distribuidora; ( ) à Primeira Auditoria; ( ) atentar-se-á para o critério ex vi legis (Decreto nº /71); ( ) NRA. e).constituem peças informativas em que se pode louvar o representante do MPM para a propositura da ação penal militar, segundo o CPPM: ( ) IPM, APF, Termo de deserção, Termo de insubmissão; ( ) IPM, APF, Termo de deserção, Sindicância, Termo de insubmissão; ( ) IPM, APF, Prova documental ou material com indícios de autoria, Termo de deserção. Termo de insubmissão. f).... considera-se legalmente preso o indiciado, em decorrência de: ( ) prisão decretada pelo encarregado do IPM e prisão em flagrante delito; ( ) prisão em flagrante, prisão preventiva e prisão decorrente de sentença condenatória recorrível, além da pisão decretada pelo encarregado do IPM; ( ) Prisão em flagrante, prisão decretada pelo encarregado do IPM e prisão preventiva. g). Os autos de IPM encaminhados à Auditoria podem baixar à origem mediante: ( ) determinação do MPM; ( ) determinação do conselho de Justiça, mediante requisição do MPM; ( ) determinação do Juiz-Auditor, mediante requisição do MPM. h) Com vistas ao MPM, o seu representante junto à Auditoria terá as seguintes opções: ( ) 1. Requisitar baixa à origem; 2. Requer arquivamento; 3. Alegar a incompetência da JM ou do juízo; 4. Alegar causa extintiva de punibilidade; 5. Oferecer denúncia; 6. Requerer a remessa ao STM em se tratando de processo de competência originária; ( ) todas as opções supramencionadas, exceto a última; ( )todas as opções do primeiro parêntese, acrescido do desaforamento. i). Pelo CPP comum, do despacho que indeferir o requerimento da abertura de inquérito caberá recurso para o Chefe de Polícia: ( ) o CPPM dispõe de forma idêntica; ( ) caberá recurso para o Juiz-Auditor Corregedor; ( ) caberá recurso para os Ministros (Comandantes) do Exército, Marinha ou Aeronáutica, conforme o caso; ( ) o CPPM não prevê recurso para a hipótese. j). O exercício da Polícia Judiciária compete: ( ) aos Ministros (Comandantes) do Exército, Marinha ou Aeronáutica e outras autoridades militares na área de seu comando, no território Nacional ou fora dele; ( ) pela autoridade da Polícia Judiciária Militar sob cuja jurisdição, rectius circunscrição, o fato tiver ocorrido; ( ) pala autoridade policial civil, com posterior remessa à Justiça Militar. l). Nos crimes de ação penal pública incondicionada:

11 ( ) qualquer do povo, por si, seu representante legal, tutor ou curador, poderá verbalmente ou por escrito, à Autoridade da Polícia Judiciária Militar infração penal militar de que tenha conhecimento. m). ( ) Tanto o IP como o IPM devem terminar em 10 dias, se o indiciado estiver preso, e 30 se solto; ( ) os autos de IPM podem baixar à origem para complementação de diligências, não importando esteja o indiciado preso ou solto; ( ) processualistas de renome entendem que, nas hipóteses de crime cuja ação penal se instaure mediante requisição, também o IPM não se instaurará senão mediante ela. n). ( ) a Autoridade da Polícia Judiciária Militar poderá proceder a diligências, mesmo depois de arquivados os autos de IPM, salvo as exceções previstas em lei, v. g., coisa julgada, causas extintivas de punibilidade...; ( ) a Autoridade da Polícia Judiciária Militar pode determinar a abertura de IPM, na hipótese da ação penal privada, ( ) a informatio delicti vel criminis (notitia vel delatio) conterá a individualização do imputado ou seus sinais característicos e as razões de convicções ou de presunção de ser ele o autor. o). Compete(m) à Autoridade Policial Judiciária Militar: ( ) cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão e alvarás de soltura expedidos pela autoridade Judiciária Militar; ( ) representar a cerca da prisão preventiva, inimputabilidade de indiciado e busca e apreensão; ( ) cumprir diligências determinadas pelo Juiz-Auditor ou Conselho de Justiça; ( ) determinar exames, perícias, avaliações, reconstituição de fato, busca e apreensão. p). Estão previstas na Lei Processual Penal Militar e na comum: ( ) Ação penal pública incondicionada ( ) Ação penal pública condicionada ( ) ação privada ( ) ação privada, subsidiária da pública ( ) hipóteses idênticas de ação penal pública condicionada. q). ( ) A justiça penal militar adota o IPM como processo preliminar ou preparatório da ação penal militar; a justiça comum adota, para o mesmo fim, o chamado juízo de instrução ; ( ) Na justiça Federal, o prazo para a conclusão de IP com indiciado preso é de 15 dias, prorrogáveis por mais 15; ( ) Tanto o CPP comum como o CPP Militar prevêem a incomunicabilidade do indiciado pelo prazo não excedente a 3 (três) dias, decretada a medida por despacho fundamentado da autoridade judiciária, a requerimento do órgão do MP ou da autoridade Policial ou policial militar. r). ( ) A incomunicabilidade não se permite durante o Estado de Defesa, ex vi do art. 136, 3, Inciso IV, da CF, concluindo-se que toda e qualquer incomunicabilidade é inconstitucioanl; ( ) nos crimes de ação privada, os autos de IPM serão encaminhados a auditoria competente onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado; ( ) podem-se citar como hipóteses de ação pública condicionada, na Justiça Militar: 1) em se tratando de crimes contra a segurança externa do país; 2) nos crimes militares praticados pelo comandante-chefe das operações de guerra. s). O Inquérito Policial Militar é: ( ) sigiloso, oral ou escrito, e inquisitivo; ( ) sigiloso, escrito e contraditório; ( ) sigiloso, escrito e inquisitório ( ) inquisitório e informal. T). Se o Encarregado do IPM não nomear curador ao indiciado menor de 21 anos, haverá, em relação à peça informativa: ( ) nulidade absoluta; ( ) nulidade relativa; ( ) irregularidade que não pode ser invocada para invalidar o Inquérito.

Direito Processual Penal - Inquérito Policial

Direito Processual Penal - Inquérito Policial Direito Processual Penal - Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria.

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

Noc. Processo Penal. Data de impressão: 23/06/2009 WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA. www.conquistadeconcurso.com.br UMA PARCERIA

Noc. Processo Penal. Data de impressão: 23/06/2009 WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA. www.conquistadeconcurso.com.br UMA PARCERIA Noc. Processo Penal Prof.Maurilucio Data de impressão: 23/06/2009 UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR/CURITIBA Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º

PROCEDIMENTO DA DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º PROCEDIMENTO DA AUTORIDADE POLICIAL DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS ART. 6º E 7º DILIGÊNCIAS INVESTIGATÓRIAS CONHECIMENTO DA NOTITIA CRIMINIS delegado deve agir de acordo comoart.6º e 7º do CPP, (não exaustivo

Leia mais

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Direito Processual Penal 2ª Fase OAB/FGV Professora Beatriz Abraão MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da... Vara Criminal da Comarca... (especificar

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Professor: João Guilherme Lages Mendes.

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Professor: João Guilherme Lages Mendes. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Coordenação do Curso de Direito DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Professor: João Guilherme Lages Mendes. Assunto: Do Inquérito Policial. Noções Gerais. Características.

Leia mais

Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações

Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações Nota informativa CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações DGAJ/DSAJ/DF - 2013 Direção-Geral da Administração da Justiça CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - alterações LEI N.º 20/2013, DE 21 DE FEVEREIRO Entram em

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o art. 9º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993 e

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO II - Polícia Judiciária Militar... 17 1 Polícia Judiciária Militar... 17

SUMÁRIO. CAPÍTULO II - Polícia Judiciária Militar... 17 1 Polícia Judiciária Militar... 17 Direito Processual Penal Militar - 4ª Edição SUMÁRIO CAPÍTULO I Princípios... 13 1 Princípios aplicados no processo penal militar... 13 2 Lei do processo penal militar e sua aplicação... 15 3 Aplicação

Leia mais

QUESTÕES E PROCESSOS PARTE II

QUESTÕES E PROCESSOS PARTE II QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES PARTE II INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS: ART. 112 CPP- DUAS HIPÓTESES: ABSTENÇÃO: ARGUIÇÃO PELA PARTE: PROCESSO ESTABELECIDO PARA EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO. ART. 252 E 253

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DECRETO Nº 1.153, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do município de Palmas. O PREFEITO DE PALMAS, no uso das atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO Dá nova redação ao artigo 86 e revoga o 1º do artigo 247 e o inciso XII do artigo 187, todos do Regimento Interno do TCE/RO, relativos à vista, carga e devolução de processos

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

MATERIAL DE AULA DOS DOCUMENTOS. Art. 231. Salvo os casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em qualquer fase do processo.

MATERIAL DE AULA DOS DOCUMENTOS. Art. 231. Salvo os casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em qualquer fase do processo. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Documentos, Indícios e Busca e Apreensão. II) Legislação correlata DOS DOCUMENTOS Art. 231. Salvo os casos expressos em lei, as partes poderão apresentar documentos em

Leia mais

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO...

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 DEDICATÓRIA...21 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 23 1. Antecedentes históricos da função de advogado...23 2. O advogado na Constituição Federal...24 3. Lei de

Leia mais

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais,

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO N.º102 /97 - P.G.J. Estabelece normas para o exercício do controle externo da atividade de Polícia Judiciária pelo Ministério Público, previsto no artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal

Leia mais

SUJEITOS PROCESSUAIS: JUIZ E MINISTÉRIO PÚBLICO

SUJEITOS PROCESSUAIS: JUIZ E MINISTÉRIO PÚBLICO SUJEITOS PROCESSUAIS: JUIZ E MINISTÉRIO PÚBLICO Sujeitos processuais são as pessoas que atuam no processo, ou seja, autor, réu e juiz, existem outros sujeitos processuais, que podem ou não integrar o processo,

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade...

APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... Sumário Título I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL Capítulo I APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL NO ESPAÇO Dispositivo Legal... 35 Princípio da territorialidade... 35 Capítulo II APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL

Leia mais

LC 114/05. 1. Só fazer qualquer procedimento mediante Ordem de Serviço (OS) investigar, intimar, cumprir mandado de prisão etc.

LC 114/05. 1. Só fazer qualquer procedimento mediante Ordem de Serviço (OS) investigar, intimar, cumprir mandado de prisão etc. 1. Só fazer qualquer procedimento mediante Ordem de Serviço (OS) investigar, intimar, cumprir mandado de prisão etc. INCUMBE: II - no exercício da atividade policial judiciária: a) planejar, coordenar,

Leia mais

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ 1 MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ INTRODUÇÃO Destina-se o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) a organizar, coordenar e supervisionar o estágio obrigatório para os quatro últimos semestres do curso,

Leia mais

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais; e RESOLUÇÃO Nº 20/2004 - CPJ Cria a CENTRAL DE ACOMPANHAMENTO DE INQUÉRITOS POLICIAIS E CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Leia mais

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia E-mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) ANEXO VI (Edital n. 02/2014-2) CRONOGRAMA SEMESTRAL 9.º PERÍODO DEPENDÊNCIA N. DATAS ATIVIDADES EQUIVALÊNCIA Disponibilização do Cronograma Semestral de atividades no átrio

Leia mais

LEI Nº 3.793 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998

LEI Nº 3.793 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998 LEI Nº 3.793 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1998 DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DAS JUNTAS ADMINISTRATIVAS DE RECURSOS DE INFRAÇÕES JARI DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ MT. O prefeito Municipal de Cuiabá-MT,

Leia mais

Convocação de intérpretes e tradutores para prestação de serviços junto dos tribunais portugueses no âmbito de processos penais

Convocação de intérpretes e tradutores para prestação de serviços junto dos tribunais portugueses no âmbito de processos penais 1 Convocação de intérpretes e tradutores para prestação de serviços junto dos tribunais portugueses no âmbito de processos penais Autora: Vânia Costa Ramos, a d v o g a d a estagiária, e-mail: Vaniacostaramos@netcabo.pt

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 058, DE 25 DE MAIO DE 2009 Estabelece diretrizes para membros do Poder Judiciário e integrantes da Polícia Federal no que concerne ao tratamento de processos e procedimentos de investigação

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO LAVRADO POR AUTORIDADE MILITAR

AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO LAVRADO POR AUTORIDADE MILITAR AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO LAVRADO POR AUTORIDADE MILITAR O Auto de Prisão em Flagrante Delito, como qualquer outro procedimento penal, deve ser feito com o máximo cuidado possível e observados

Leia mais

PORTARIA MJ Nº 2.523, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 DOU 18.12.2008. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso das suas atribuições, resolve:

PORTARIA MJ Nº 2.523, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 DOU 18.12.2008. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso das suas atribuições, resolve: PORTARIA MJ Nº 2.523, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 DOU 18.12.2008 O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso das suas atribuições, resolve: Art. 1º Aprovar as Normas Procedimentais da Comissão de Anistia, na

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02

ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLECENTE PROF. GUILHERME MADEIRA DATA 30.07.2009 AULA 01 e 02 TEMAS TRATADOS EM SALA ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARTE CIVIL 1) Objeto art. 2º do ECA: a) Criança = 12 anos incompletos. b) Adolescente = 12 e 18 anos. Atenção: Pode o ECA ser aplicado à

Leia mais

INDICE 1 APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES...2

INDICE 1 APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES...2 INDICE 1 APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES...2 1-1 DO PROCESSO ADMINISTRATIVO...2 1-2 - DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR RITO SUMÁRIO...2 1-3 INSTRUÇÃO DOS PROCESSOS...3 1-4 - DA PRORROGAÇÃO DO PRAZO...4

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000..

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. À Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL SAS, Quadra 06, Bloco H Edifício Ministro Sérgio Motta, 2º andar Biblioteca Brasília - DF CEP 70.313-900

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO Corregedoria-Geral da Advocacia da União ANEXO MODELOS DE ATOS E DOCUMENTOS

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO Corregedoria-Geral da Advocacia da União ANEXO MODELOS DE ATOS E DOCUMENTOS ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO Corregedoria-Geral da Advocacia da União ANEXO MODELOS DE ATOS E DOCUMENTOS S u m á r i o 1. Portaria instauradora de processo administrativo disciplinar e sindicância contraditória...

Leia mais

BRASIL Entrevista con el Sr. General Ex Raymundo De Cerqueira Filho Ministro Presidente del Tribunal Superior Militar Brasil

BRASIL Entrevista con el Sr. General Ex Raymundo De Cerqueira Filho Ministro Presidente del Tribunal Superior Militar Brasil DIALOGANDO SOBRE JUSTICIA MILITAR BRASIL Entrevista con el Sr. General Ex Raymundo De Cerqueira Filho Ministro Presidente del Tribunal Superior Militar Brasil 1. De acordo com as leis de seu País, qual

Leia mais

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e censura independe de sindicância ou processo, podendo ser

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições de 2016. O Tribunal

Leia mais

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A.

POPULAR SEGUROS- COMPANHIA DE SEGUROS, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE Capítulo I - Enquadramento Artigo 1º - Objeto do presente documento Artigo 2º - Direito de apresentação de reclamações ao provedor Artigo 3º - Funções e autonomia do provedor Capítulo

Leia mais

I - nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos; (Redação dada pela Lei nº 6.416, de 24.5.

I - nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos; (Redação dada pela Lei nº 6.416, de 24.5. Art. 323. Não será concedida fiança: I nos crimes punidos com pena de reclusão, salvo ao réu maior de setenta anos ou menor de vinte e um, no caso de não ser superior a dois anos o máximo da pena cominada;

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

JUSTIÇA MILITAR. ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA

JUSTIÇA MILITAR. ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA JUSTIÇA MILITAR. ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA CONFORMAÇÃO CONSTITUCIONAL Constituição Federal (OBS: o Decreto 4.346/02 exige o cumprimento do contraditório na apuração das infrações disciplinares) Art. 92.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010)

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010) RESOLUÇÃO Nº 36, DE 6 DE ABRIL DE 2009 (Alterada pela Resolução nº 51, de 09 de março de 2010) Dispõe sobre o pedido e a utilização das interceptações telefônicas, no âmbito do Ministério Público, nos

Leia mais

Súmulas em matéria penal e processual penal.

Súmulas em matéria penal e processual penal. Vinculantes (penal e processual penal): Súmula Vinculante 5 A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Súmula Vinculante 9 O disposto no artigo

Leia mais

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 2ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 O : É o conjunto de atos cronologicamente concatenados (procedimentos), submetido a princípios e regras

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO - CTASP PROJETO DE LEI Nº 7920, DE 2014.

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO - CTASP PROJETO DE LEI Nº 7920, DE 2014. COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO - CTASP PROJETO DE LEI Nº 7920, DE 2014. (Do Supremo Tribunal Federal) Acrescenta o inciso I ao 1º do artigo 4º da Lei nº 11.416, de 15 de dezembro

Leia mais

PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS

PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS PERÍCIA Exame realizado por técnico, ou pessoa de comprovada aptidão e idoneidade profissional, para verificar e esclarecer um fato, ou estado ou a estimação da coisa que é

Leia mais

1. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS NATUREZA DAS MEDIDAS ASSECURATÓRIAS:... DIFERENCIAÇÃO ENTRE SEQUESTRO E ARRESTO:... 2. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS EM ESPÉCIE

1. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS NATUREZA DAS MEDIDAS ASSECURATÓRIAS:... DIFERENCIAÇÃO ENTRE SEQUESTRO E ARRESTO:... 2. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS EM ESPÉCIE 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Medidas Assecuratórias PONTO 2: Medidas Assecuratórias em Espécie PONTO 3: Sequestro PONTO 4: Arresto 1. MEDIDAS ASSECURATÓRIAS NATUREZA DAS MEDIDAS ASSECURATÓRIAS:... DIFERENCIAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para o pleito

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 170/2012 TCE/TO Pleno

RESOLUÇÃO Nº 170/2012 TCE/TO Pleno RESOLUÇÃO Nº 170/2012 TCE/TO Pleno 1. Processo nº: 12505/2011 (1 vol.) 2. Classe/Assunto: 3. Consulta / 5. Consulta acerca da legalidade do pagamento de despesas com internação de urgência do senhor João

Leia mais

BUSCA E APREENSÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL

BUSCA E APREENSÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL POLICIA FEDERAL DO BRASIL BUSCA E APREENSÃO NO DIREITO PROCESSUAL PENAL VISÃO GERAL Com o intuito de que não desapareçam am as provas do crime, o que tornaria impossível ou problemático o seu aproveitamento,

Leia mais

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996.

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Interceptação Telefônica. II) Legislação correlata LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO Nº 002/00 - COPLAD Dispõe sobre a avaliação de desempenho em estágio probatório do servidor técnico-administrativo e do docente. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO da Universidade Federal do Paraná,

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo REGULAMENTO DO CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DA CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO NO BRASIL SÃO PAULO Artigo 1º O Centro de Arbitragem 1.1. O Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 1161-56.2011.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

INSTRUÇÃO Nº 1161-56.2011.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.364 INSTRUÇÃO Nº 1161-56.2011.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Arnaldo Versiani Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Ementa: Dispõe sobre pesquisas eleitorais

Leia mais

ENUNCIADOS DA ASSESSORIA DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS DE 2009

ENUNCIADOS DA ASSESSORIA DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS DE 2009 O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o procedimento nº 2009.000.30103, da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, AVISA aos Membros

Leia mais

Polícia Federal e a Súmula Vinculante nº 14 do STF 1

Polícia Federal e a Súmula Vinculante nº 14 do STF 1 Polícia Federal e a Súmula Vinculante nº 14 do STF 1 por Carlos Eduardo Machado Mestre em Criminologia e Justiça Criminal pela London School of Economics Membro da Comissão Permanente de Direito Penal

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Conselho da Magistratura PROVIMENTO N 01/2007 (DOE 18/05/07)

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Conselho da Magistratura PROVIMENTO N 01/2007 (DOE 18/05/07) PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO Conselho da Magistratura PROVIMENTO N 01/2007 (DOE 18/05/07) EMENTA: Orienta os juízes sobre a competência do Juizado de Violência Doméstica

Leia mais

PORTARIA Nº 530, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014

PORTARIA Nº 530, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014 PORTARIA Nº 530, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014 (Publicada no D.O.U. de 25/11/2014) Disciplina o Processo Administrativo Previdenciário - PAP para análise e julgamento das irregularidades em Regime Próprio

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 Dá nova redação aos artigos que menciona, entre outras providências, da Lei Complementar n. 3, de 12 de janeiro de 1981, que dispõe sobre a Organização

Leia mais

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO O que muda na responsabilização dos indivíduos? Código Penal e a Lei 12.850/2013. MARCELO LEONARDO Advogado Criminalista 1 Regras Gerais do Código Penal sobre responsabilidade penal:

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESOLUÇÃO N.º 13, DE 02 DE OUTUBRO DE 2006. (Alterada pela Res. 111/2014) Regulamenta o art. 8º da Lei Complementar 75/93 e o art. 26 da Lei n.º 8.625/93, disciplinando, no âmbito do Ministério Público,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto Lei/.htm Página 1 de 114 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941. Texto compilado

Leia mais

- GUIA DO EMPRESÁRIO -

- GUIA DO EMPRESÁRIO - - GUIA DO EMPRESÁRIO - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHO ROTEIRO Planeta Contábil 2008 Todos os Direitos Reservados (www.planetacontabil.com.br)

Leia mais

DECRETO N.º 70/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 70/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 70/XII Define os meios de prevenção e combate ao furto e de recetação de metais não preciosos com valor comercial e prevê mecanismos adicionais e de reforço no âmbito da fiscalização da atividade

Leia mais

REGULAMENTO - PROCEDIMENTO ARBITRAL NA ÁREA TRABALHISTA

REGULAMENTO - PROCEDIMENTO ARBITRAL NA ÁREA TRABALHISTA REGULAMENTO - PROCEDIMENTO ARBITRAL NA ÁREA TRABALHISTA A CMAC CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE CAMPINAS, com sede nesta Cidade, na Rua Barbosa da Cunha, 03 Jd. Guanabara Campinas - SP PARTE I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: AUTUAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 109/2013, de 01/07/2013 VIGÊNCIA: 01/07/2013 NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE JANUÁRIA ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2010 RESPOSTA DE RECURSO

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE JANUÁRIA ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2010 RESPOSTA DE RECURSO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE JANUÁRIA ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2010 RESPOSTA DE RECURSO Candidato: Genilson Dias Custódio N de Inscrição: 05966 Cargo: Técnico Administrativo

Leia mais

Capítulo I das Atividades do Conselho

Capítulo I das Atividades do Conselho REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITARANTIM BA, DE ACORDO COM A LEI Nº 11.947/2009 E RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 038/2009. Capítulo I das Atividades do Conselho

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006

Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Portaria nº 335, de 30 de maio de 2006 D.O.U de 31/05/2006 Regulamenta o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, de que trata o Decreto nº 5.480, de 30 de junho de 2005. O MINISTRO DE ESTADO DO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 23.219 INSTRUÇÃO N 296-67.2010.6.00.0000 - CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL.

RESOLUÇÃO N 23.219 INSTRUÇÃO N 296-67.2010.6.00.0000 - CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 23.219 INSTRUÇÃO N 296-67.2010.6.00.0000 - CLASSE 19 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Arnaldo Versiani. Interessado: Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

BREVE MANUAL PARA USO DE ALGEMAS

BREVE MANUAL PARA USO DE ALGEMAS BREVE MANUAL PARA USO DE ALGEMAS Recordando do curso de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário para Forças Policiais e de Segurança, que fiz pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha CICV,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 132/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 132/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 132/2013/TCE-RO Institui e disciplina o Termo de Ajustamento de Conduta como solução alternativa a incidentes disciplinares no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, e altera

Leia mais

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIVERSIDADE TIRADENTES CEUA/UNIT. Regimento Interno

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIVERSIDADE TIRADENTES CEUA/UNIT. Regimento Interno COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DA UNIVERSIDADE TIRADENTES CEUA/UNIT Regimento Interno I DA DEFINIÇÃO, NATUREZA E FINALIDADE: Art. 1º. A comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Tiradentes

Leia mais

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO 2. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO - Decisão que rejeitar a denúncia ou queixa - Decisão que concluir pela incompetência do juízo - Decisão que julga procedente alguma das exceções,

Leia mais

Porto de Leixões. Capítulo I. Princípios Gerais. Artigo 1.º. (Funções do Provedor)

Porto de Leixões. Capítulo I. Princípios Gerais. Artigo 1.º. (Funções do Provedor) Estatuto do Provedor do Cliente do Transporte Marítimo do Porto de Leixões Capítulo I Princípios Gerais Artigo 1.º (Funções do Provedor) 1. O Provedor do Porto de Leixões, adiante designado como Provedor,

Leia mais

PROVAS ASPECTOS GERAIS.

PROVAS ASPECTOS GERAIS. PROVAS ASPECTOS GERAIS. CONCEITO art.332 Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que

Leia mais

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO

OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO OAB 2ª FASE PENAL PROF. SIDNEY FILHO MEMORIAIS (OAB/SP 133 - ADAPTADO) Pedro foi acusado de roubo qualificado por denúncia do Promotor de Justiça da comarca, o dia 1 de julho de 2006. Dela constou que

Leia mais

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro)

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) 1. A Câmara dos Técnicos Oficias de Contas substitui: a) A DGCI enquanto entidade pública a quem compete representar e superintender os TOC; b) A Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, criada pelo

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 200 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 200 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 200 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL MILITAR

INQUÉRITO POLICIAL MILITAR INQUÉRITO POLICIAL MILITAR O Inquérito Policial Militar é a apuração sumária do fato, que nos termos legais, configura crime militar, e de sua autoria. Tem o caráter de instrução provisória, cuja finalidade

Leia mais

Portaria nº 008 -SEF, de 23 de Dezembro de 2003

Portaria nº 008 -SEF, de 23 de Dezembro de 2003 Portaria nº 008 -SEF, de 23 de Dezembro de 2003 Aprova as Normas para a Apuração de Irregularidades Administrativas. O SECRETÁRIO DE ECONOMIA E FINANÇAS, de acordo com o que prescreve o art. 117 das Instruções

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO (1) Preâmbulo

REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO (1) Preâmbulo REGIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO (1) Preâmbulo O Regimento da Câmara Municipal De Vila Franca do Campo foi elaborado de acordo com a alínea a) do número 1 do Artº 64º da Lei n.º 169/99,

Leia mais

PROCESSO PENAL - DPU. PONTO 1: Inquérito policial. PONTO 2: Ação Penal

PROCESSO PENAL - DPU. PONTO 1: Inquérito policial. PONTO 2: Ação Penal PROCESSO PENAL aula I Professor: David Data: 20.01.1020 PONTO 1: Inquérito policial PONTO 2: Ação Penal Artigos 4º a 23º do CPP 1. CONCEITO/NATUREZA. Trata-se de espécie de procedimento administrativo,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO

REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO Instituto de Ciências Sociais REGIMENTO DO CONSELHO DO INSTITUTO O Conselho do Instituto, em reunião de 21 de Julho de 2010 deliberou aprovar o presente regulamento de funcionamento. Capítulo I (Natureza

Leia mais

RESOLUÇÃO N 24, DE 6 DE JUNHO DE 2012.

RESOLUÇÃO N 24, DE 6 DE JUNHO DE 2012. RESOLUÇÃO N 24, DE 6 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre o acervo técnico do arquiteto e urbanista e a emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT), sobre o registro de atestado emitido por pessoa jurídica de

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Boa Vista, 14 de abril de 2015 Diário da Justiça Eletrônico ANO XVIII - EDIÇÃO 5487 242/249 Expediente de 13/04/2015 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RESOLUÇÃO Nº 001/2015 Dispõe sobre a aprovação do Regimento

Leia mais

Quanto ao órgão controlador

Quanto ao órgão controlador Prof. Ms. Cristian Wittmann Aborda os instrumentos jurídicos de fiscalização sobre a atuação dos Agentes públicos; Órgãos públicos; Entidades integradas na Administração Pública; Tem como objetivos fundamentais

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado INTRODUÇÃO O Manual de Estágio Supervisionado tem como objetivo orientar o aluno do Curso de Direito da Universidade de Santo Amaro sobre a Prática do Estágio

Leia mais

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (Fases do Processo de Contra-Ordenações)

ESCOLA DE CONDUÇÃO INVICTA (Fases do Processo de Contra-Ordenações) FASES DO PROCESSO DE CONTRA ORDENAÇÕES Auto de Notícia Menciona os factos constitutivos da infracção, o dia, a hora, o local e as circunstâncias desta. É levantado pelo agente de autoridade. Notificação

Leia mais

ROTEIRO DE AULA TEORIA GERAL DAS PRISÕES CAUTELARES.

ROTEIRO DE AULA TEORIA GERAL DAS PRISÕES CAUTELARES. CURSO DIREITO DISCIPLINA PROCESSO PENAL II SEMESTRE 7º Turma 2015.1 ROTEIRO DE AULA TEORIA GERAL DAS PRISÕES CAUTELARES. 1. DO CONCEITO DE PRISAO A definição da expressão prisão para fins processuais.

Leia mais

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL TOMADA DE CONTAS ESPECIAL COMPARATIVO ENTRE A IN TCU Nº 13/1996 E A IN TCU Nº 56/2007 IN TCU Nº 13/1996 IN TCU Nº 56/2007 Art. 1º Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da Aplicação

Leia mais

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A. PROVEDOR DO CLIENTE CAPÍTULO I - PRINCÍPIO GERAIS Artigo 1º - Objeto 1. O presente documento tem por objetivo definir o estatuto do Provedor do Cliente da Companhia de Seguros Tranquilidade, S.A. e estabelecer um conjunto

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2014. 1.4 Série: 3ª Turmas: A e B Turno: Diurno

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2014. 1.4 Série: 3ª Turmas: A e B Turno: Diurno FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2014 1. INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 Professor: Décio Antônio Piola 1.2 Departamento: Direito Público 1.3 Disciplina: Direito Processual Penal I 1.4 Série: 3ª

Leia mais