1 A autora é aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 A autora é aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, com"

Transcrição

1 Demografia e sociabilidades em regiões açucareiras: experiências escravas de Campos dos Goytacazes/Brasil e Matanzas/Cuba Sirlene de Andrade Rocha 1 Introdução: As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por significativas mudanças demográficas e sócio-econômicas no mundo atlântico. Dentre elas uma que mais criou reflexos nas sociedades escravistas foi a Revolução do Haiti. Os ecos dessa Revolução acabaram contribuindo para uma redefinição nas relações estabelecidas nestas sociedades que dependiam do trabalho escravo. 2 Mas a revolução dos escravos não ecoou apenas no imaginário dos indivíduos pelo Atlântico. Seus reflexos puderam ser sentidos na esfera dos mercados de região. Antes da Revolução do Haiti, a colônia Francesa de São Domingos 3 era a maior produtora de açúcar e abastecedora da Europa. 4 Após 1791 a produção foi interrompida aumentando a demanda e os preços no mercado. Esta saída da colônia francesa do mercado atlântico produtor de açúcar contribuiu decisivamente para sua redefinição. Novas regiões de plantation açucareira alcançaram seu auge neste período. As regiões de Havana, em Cuba, e de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro já produziam, cada qual em proporções distintas, derivados da cana-de-açúcar em uma escala de produção singela se comparada com das principais produtoras do século XVIII. Contudo, essas a partir da segunda metade do XVIII e durante o século XIX, vêem sua produção se expandir consideravelmente. Uma vez que a montagem da plantation dependia da utilização de mão-deobra escrava, essa expansão foi acompanhada de um crescimento da população escrava africana. Estes espaços tiveram um crescimento na produção de açúcar num mesmo momento impulsionado por redefinições da economia-mundo no Atlântico. Foram assim ligadas, de certa forma, por modelos e tendências semelhantes do mundo atlântico, mas construídas de acordo com a experiência escravista de cada local. Pretendemos aqui apresentar algumas características 1 A autora é aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, com orientação do Prof. Dr. Flávio dos Santos Gomes. Esta pesquisa conta com o apoio de bolsa de Capacitação Técnica da FENORTE/TECNORTE.. 2 Sobre as redefinições do mercado de açúcar ver: KLEIN, Herbert S. Escravidão africana América latina e Caribe.São Paulo: Brasiliense, 1987 e FRAGINALS, Manoel Moreno. O engenho: complexo sócio-econômico açucareiro cubano. São Paulo: HUCITEC: Editora UNESP, São Domingos era conhecida como a Pérola das Antilhas por ser responsável pela maior produção de açúcar. Após a Revolução Negra a ilha foi repartida, uma parte se tornou estado independente do Haiti, e a outra continuou com o nome antigo da ilha. 4 FRAGINALS. Op.cit..

2 2 de Campos dos Goytacazes/ Brasil e Matanzas/Cuba nesse período de expansão da monocultura escravista, atentando para a evolução da população caticas das duas regiões Atlânticas. Expansão da monocultura açucareira: Campos dos Goytacazes e Matanzas As duas regiões atlânticas abordadas aqui, Matanzas/Cuba e Campos dos Goytacazes/Norte Fluminense, no início do século XVIII eram áreas que não tinham um desempenho econômico muito significativo se comparado com outras áreas do atlântico que era exportadora. Em ambas havia o predomínio do cultivo de alguns gêneros alimentício destinado ao abastecimento de tropas ou navios de passagem. Com a expansão do cultivo da cana e produção do açúcar essas regiões obtiveram um rápido desenvolvimento, produzindo riquezas e dinamizando o processo produtivo, introduzindo novas técnicas, e inovando a fabricação do açúcar com o emprego de engenhos mecanizados, na segunda metade do século XIX. Cabe ressaltar que essa expansão ocorreu em áreas que já produzia açúcar nos século anteriores, mas apenas, ao que tudo indica, para consumo interno e em pequena quantidade. Tanto Cuba como em Campos já se produzia açúcar no século XVII, assim como em diversas áreas do atlântico que iam implantando a produção com o avançar da ocupação européia 5. Todas essas informações são importantes para pensar a rápida evolução populacional que consequentemente produziu novas relações entre os indivíduos atraídos pelas riquezas produzidas com e em torno do fabrico açúcar, como entre os que foram levados até essas regiões para produzi-las. É difícil afirmar o que possibilitou essa expansão econômica, se foi o açúcar e a sua maior demanda e preços, ou se foi o tráfico de escravo. O que é indiscutível é que para a montagem de produção em larga escala do açúcar, na segunda metade do século XVIII na região atlântica, foi a obtenção de mão-de-obra escrava africana. Em Cuba a expansão açucareira foi empurrando para terras longínquas, ou seja, longe dos principais portos, outras culturas como o fumo, por exemplo. A proximidade aos locais de a rios e portos era essencial para o escoamento da produção. Antes do ano 1792 a produção já tinha aumentado significativamente, chegando a produzir nos de 1760, 1791 e 1792, respectivamente, 5.500, e toneladas. 6 As 5 Sobre a produção de açúcar no século XVII em Cuba e Campos, há menções, sem maiores aprofundamentos, em : 5 SCHWARTZ, Stuart, Segredos internos, engenhos e escravos na sociedade colonial, SP, Cia. Das Letras, p.30, para Cuba. E em: OSCAR, João. Escravidão & engenhos: Campos, São João da Barra Macaé, São Fidelis. Rio de Janeiro: achiamé, 1985.p. 43, para Campos dos Goitacases, tendo a fundação do primeiro engenho o de São Salvador em Fraginals. Op.cit. p. 38.

3 3 terras ocupadas com a produção passou de 134 hectares no ano de 1760 para 295 hectares no ano de Com o aumento da importância econômica do açúcar, esses proprietários adquiriram também uma grande importância política, principalmente quando passaram a participar diretamente do tráfico em 1798 quando trouxeram a primeira carga de cativos, feita unicamente por cubanos. Na região de Campos também havia o predomínio de outra atividade econômica. A pecuária era a principal atividade, que também contava com a mão-de-obra escrava, além da produção de alimentos. Ambas não necessitam da energia de um grande número de trabalhadores. Só com a expansão das propriedades açucareiras que isso se fez necessário. O número de engenhos em Campos cresceram consideravelmente a partir da segunda metade do XVIII. Esse aumento foi descrito por alguns viajantes como Auguste de Saint- Hilaire, que afirmava que até 1769 não havia em Campos mais de 56 usinas de açúcar; em 1778 esse número subiu a 168; de 1779 a 1801 aumentou para 200; 15 anos mais tarde ele cresceu para 360 e enfim em 1820 havia no distrito 400 engenhos e cerca de 12 destilarias. 7 O processo de fabricação do açúcar era complexo e cada etapa demandava de certo esforço e disciplina de trabalho. O rigor do trabalho necessário a produção talvez tenha sido um dos trabalhos mais penosos que um grande número de escravos tivera que se adaptar. Do momento do plantio até os cuidados com a colheita, a fabricação e mobilização que necessita é enorme. Segundo Barickman a época de colheita da cana marcava um ritmo de trabalho alucinante em torno do engenho. Como ele mesmo descreve a chegada da época da safra marcava o início de nove meses de trabalho intenso nos engenhos baianos. Os escravos, especializados ou não, preparavam-se para dias e noites de trabalho num ritmo implacável. Dos senhores de engenho, a safra exigia planejamento e coordenação 7 SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Nacional,1941. (Brasiliana, v. 210). p Trecho citado por OSCAR, João. Escravidão & engenhos: Campos, São João da Barra Macaé, São Fidelis. Rio de Janeiro: achiamé, 1985 p..

4 4 meticulosos. A cana tinha de ser cortada assim que estivesse madura; qualquer atraso podia reduzir o rendimento. Se as canas cortadas não fossem moídas em 48 horas, os prejuízos resultantes seriam ainda maiores. Da mesma maneira, o caldo extraído tinha que ser cozido quase imediatamente, ou fermentaria. Portanto, só a atenção constante á produção podia assegurar a continuidade do trabalho e a maior produção possível de açúcar. 8 Assim podemos ter uma idéia do rigor do trabalho que o processo demandava e que acabava regendo a vida dos escravos e os demais envolvidos no processo. O controle do trabalho era imprescindível, nesse sentido, para a expansão da produção do açúcar. Esse controle exercido sobre os escravos nessa nova fase de expansão da produção escravista do açúcar haveria de ser intensificada com o surgimento de experiências como a de São Domingos que causara reflexos imediatos no controle escravo em Cuba, se espalhando pelo Atlântico através de suas conexões. No Brasil, principalmente depois de 1835 com a revolta dos Malês 9, esses reflexos ganhavam mais força. O controle não era só uma questão de se evitar a execução do trabalho ou fugas, que representavam perdas, digamos materiais, agora estava em jogo o domínio político sobre os territórios coloniais, o controle do estado não se referia apenas a proteção de alguns senhores, mas uma questão de manutenção da ordem escravista do atlântico. A expansão da produção açucareira foi possível através das inovações técnicas, mas sem sombra de dúvidas teve como elemento fundamental o trabalho escravo. Por se tratar de um processo complexo, demandava de um grande número de força de trabalho, e junto com a expansão da produção de outros gêneros, como o algodão, café e açúcar, que também se verá milhares de africanos sendo levados para América comprados como escravos. Visualizando a população cativa de Campos dos Goytacazes e Matanzas A produção açucareira foi um elemento aglutinador que atraiu um grande de número de indivíduos promovendo grandes mudanças na concentração populacional em ambas as regiões. O que não impressionava muito visto que o tráfico foi o maior responsável por trazer para essas regiões um grande número de cativos africanos em todo processo de expansão. 8 BARICKMAN, B. J. Um contraponto baiano: açúcar, fumo, mandioca e escravidão no Recôncavo, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p Ver : REIS, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês (1835). 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1887.

5 5 Ao gerar cada vez mais lucros, um maior número de pessoas se fixava próximo dos engenhos movimentando a vida da região, no período 1791 a 1830 junto com a expansão. O aumento da população foi o primeiro indicativo do dinamismo econômico nas duas regiões. Em Cuba o total da população no ano de 1774 foi de , em 1792 atingiu contabilizou-se 272,301 atingindo no ano de 1827 o total de de pessoas. Mas avaliando apenas a região de Matanzas temos uma dimensão do impacto populacional que a produção escravista de açúcar causou neste lado do atlântico. Podemos ver essa evolução populacional visitando dados presentes em trabalhos de historiadores que se utilizaram basicamente de dados de censos feitos nessa localidade. Na tabela 1, baseadas nos dados contidos no trabalho de Kenneth Kiple, podemos ver a variação da população de Matanzas entre brancos, negros libertos e escravos, durante os anos de 1774, 1798, 1817 e Tabela 1 : População de Matanzas nos anos 1774, 1798, 1817 e 1827 Ano Brancos % Libertos % escravos % Total % , , , , , , , , , , , , Fonte adaptado de: Kiple, Kenneth F. Blacks in Colonial Cuba, Florida: The University Presses of Florida Gainesville, Como podemos perceber analisando a tabela, a população escrava na região de Matanzas começa a indicar um aumento significativo no ano de 1798, seguindo o ritmo da expansão açucareira na região, alcançando um percentual de 30,6 % sobre a população de brancos, negros e libertos. No ano de 1827 a população cativa apresenta um total acima da metade, alcançando um percentual de 57,9%. Era a plantation açucareira tomando a região. Um indicativo nos chama a atenção nesses dados. Enquanto a população branca e a escrava elevam seus índices, a população negra liberta segue um caminho inverso. Se em 1774 eles representavam um percentual de 10,2 %, em 1827 verifica-se uma queda para 5,7 % do total 10 Kiple, Kenneth F. Blacks in Colonial Cuba, Florida: The University Presses of Florida Gainesville, 1976.

6 6 da população. Vemos então que a população de negros libertos não seguiu o mesmo ritmo de crescimento que os outros grupos populacionais tiveram. Podemos sugerir que esse crescimento lento entre os negros libertos na região e a sua estagnação frente aos demais grupos, demonstra que o espaço para esses libertos era limitado nessa região. Como em Cuba, o aumento da exploração da mão-de-obra escrava, representou também um recrudescimento do controle senhorial, a presença de libertos próximas as áreas produtivas talvez não fossem estimuladas, e até mesmo limitadas pelos sacarocratas. Os dados de censos, como estes não nos permitem olhar com uma maior nitidez para os personagens essenciais do cenário escravista de Matanzas, mas nos podemos ter uma dimensão da evolução da presença da população branca livre e negra liberta e escrava. Em Campos dos Goytacazes também podemos perceber essa evolução da população com dados baseados em censos. Com a evolução da produção açucareira nesta região também percebemos modificações populacionais. Na tabela 2, podemos visualizar essas modificações nos últimos anos do XVIII. Tabela 2: População de livres e libertos das Freguesias de São Salvador e Guarulhos nos anos de 1785 e 1799 Ano de 1785 Ano de 1799 Cor/condição branco preto/pardo Total branco Preto/pardo Total Freguesias n porc. n porc. n porc. n porc. n porc. n porc. São Salvador % % % % % % Guarulhos % 54 34% % % % % Fonte: adaptada de: FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em Movimento. Fortuna e Família no Cotidiano Colonial. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1998.p. 128 Baseados nesses dados podemos perceber apenas a evolução da população branca e preta/parda. As localidades que essa tabela, baseada nos dados de Sheila Faria, são respectivamente, o núcleo de Campos dos Goytacazes, e região vizinha a essa, antigo núcleo. Os dados contidos nesse conjunto de dados não nos dá um dimensão da distribuição entre

7 7 escravos e livres e libertos, apenas nos permite perceber a variação da população preta/parda livre identificada nesse levantamento. O que podemos ver é que assim como em Cuba, o crescimento da população negra liberta e ou livre, não conseguiu atingir um crescimento muito visível e áreas que estavam se especializando na produção açucareira. Isso porque só percebemos esse aumento significativo na região de Guarulhos, esta que predominava a criação de gado 11. Na tabela 3 podemos melhor visualizar essa evolução. Tabela 3: Aumento da população preta/parda livre em S. Salvador e Guarulhos Pretos/pardos Ano Aumento em porc. São Salvador % S.A. Guarulhos % Fonte: adaptada de: Faria, Sheila de Castro.op. cit. P Isolando os dados somente dos pretos e pardos podemos ver o aumento que esses grupos obtiveram nos anos destacados. Apesar de possuir uma população maior percebemos que onde o percentual de crescimento foi maior em Santo Antonio de Guarulhos. Os dados que os censos nos apresentam uma noção da composição demográfica de cada região, mas como já foi dito não nos permite chegar a dados e vestígios mais próximos da experiência comum criada entre escravos tanto de Matanzas quanto em Campos dos Goytacazes. As fontes paroquiais nos permitem ter acesso a parte significativa dessa experiência revelando dados que permitem traçar um panorama das relações estabelecidas e mediadas pela igreja, como casamentos, batismos e morte dos homens estabelecidos nessas regiões. Um aspecto que podemos destacar que as fontes paroquiais apresentam, é a diferenciação étnica entre escravos africanos e crioulos e a sua evolução, permitindo termos uma dimensão do tráfico de cativos que abastecia cada região, como a herança cultural que os africanos de cada região 11 Sheila Faria, analisando principalmente inventários post-mortem, verificou que em Guarulhos predominava a atividade econômica de criação de gado. FARIA, Sheila de Castro. Op.cit.

8 8 possuíam. Permitindo nos aproximarmos mais um pouco de parte da experiência desses atores, tanto em Matanzas quanto em Campos dos Goytacazes. 12 Fazendo um levantamento de parte dos dados avaliados nos registros já analisados de campos podemos ter uma dimensão da diversidade da população escrava de Campos e de Matanzas. Avaliando apenas registros de casamentos de Campos podemos ter uma dimensão da presença africana existente nessa região e que procurou o sacramento do matrimonio, durante o período de 1761 até o ano de Nas tabelas 5 e 6 podemos visualizar a evolução da presença desses grupos nos casamentos de Campos. Tabela 5: Procedências dos escravos casados Freguesia de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, Procedência Nº % Nº % Nº % Nº % Nº % Nº % Nº % Nº % Angola ,2 1 0,8 2 6, , , , ,2 Guiné 4 57, , , , ,9 43 8,7 8 1,2 18 1,6 Benguela ,7 5 1,0 8 1,2 8 0,7 Mina 1 14, ,9 6 1,2 5 0,7 7 0,6 Congo ,1 1 0,1 Cabundá ,4 - - Cassange ,3 - Monjolo , ,1 Ganguela ,4 - - Rebolo ,3 - Cobú , Crioulo 2 28,6 7 14, , , , , ,6 Total Fonte: Catedral de São Salvador, livros de casamento de escravos. Tabela 6: Procedências dos escravos casados 12 A análise do processos históricos através da percepção da experiência histórica dos agentes, baseia-se nas reflexões teóricas e metodológicas de E.P.Thompson, e é horizonte dessa pesquisa que será desenvolvida durante o curso de mestrado, no PPGHC, UFRJ.

9 9 Freguesia de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, Procedência Nº % Nº % Nº % Nº % Nº % Nº % Angola , , , , , ,0 Guiné 48 6,3 34 4,6 6 1,3 24 3,4-9 0,8 Benguela 10 1,3 6 0,8-6 0,8 1 0,1 - Mina 3 0,4 2 0,3 4 0,8 4 0,6 3 0,4 - Congo 2 0,3 1 0,1 2 0,4 8 1,1 3 0,4 2 0,2 Cabinda ,7 2 0,3 5 0,5 Nação 7 0, , ,3 15 1,4 Rebolo 2 0, ,6 1 0,1 - Ganguela 1 0, ,1 - - Cassange ,4 1 0,1 2 0,2 Crioulo , , , , , ,9 Total Fonte: Catedral de São Salvador, livros de casamento de escravos. O primeiro ponto que podemos destacar avaliando os dados é que há predominância de africanos nos registros de matrimonio de Campos. Nestes dados percebemos que os casamentos acompanharam o ritmo de crescimento populacional e de avanço das propriedades açucareiras. A grande presença de escravos africanos Angola nos dados recolhidos nos mostram que a possibilidade de existência de conflitos étnicos entre as populações africanas eram pequenas, visto que representavam um percentual alto entre escravos de outras nações que procuravam o matrimônio da Igreja para oficializar suas uniões. Os dados matrimoniais de Matanzas contidos nos registros paroquiais de Cuba, também nos fornecem os mesmos dados, ou seja as mesmas variáveis, é claro que possuem variações, como acontece também com os registros do Brasil, mas informações básicas referente aos escravos, como a procedência, também aparecem. Porém, as procedência dos escravos cubanos eram diferentes das encontradas em Campos. Isso porque eram abastecidos por rotas diferentes das dos fornecedores de escravos para os mercados de Campos. A verificação da amostra dos dados dos registros paroquiais de Matanzas ainda esta em andamento, mas tendo como base dados levantados por Bergad, podemos conhecer os principais grupo de africanos presentes em Cuba Bergad, Laird, W., Gárcia, Fe Iglesias, Barcia.. Op. cit.

10 10 Na tabela 7, consta os principais grupos levantados por Bergad, e a distribuição destes, ou seja, a sua presença nos mercados de escravos cubanos. Tabela 7: Procedências de escravos africanos vendidos em mercados Cubanos ( ) Procedência Número % Carabalis ,1 Congos ,6 Gangas Lucumis Mandingas ,3 Total Fonte:Adaptado de: Bergad, Laird, W., Gárcia, Fe Iglesias, Barcia.p.73. A presença destes grupos nos mercados cubanos não variaram muito no decorrer nos anos, permanecendo mas recorrentes os Congos, os Carabalis, os Mandingas e os Gangas. Na tabela 8 podemos visualizar essa variação nos dados reunidos por Bergad. Tabela 8: Procedências de escravos africanos vendidos em Cuba. Procedência Carabalis 70 (39,1%) 87 (35,2%) 44 (31,4%) 43 (28,6%) 42(24,0%) 82 (28,4%) 93(24,2%) 59(27,3%) Congos 52 (29,1%) 83 (33,6%) 57 (40,7%) 56 (36,6%) 60 (34,3%) 90(31,1%) 129 (33,5%) 54 (25,0%) Gangas 14 (7,8%) 21(8,5%) 5 (3,6%) 10 (6,5%) 19 (10,9%) 42 (14,5%) 70 (18,2%) 51 (23,6%) Lucumis 14 (7,8%) 21(8,5%) 9 (6,4%) 4 (2,6%) 7 (4,0%) 17 (5,9%) 30 (7,8%) 23 (10,6%) Mandingas 29 (16,2%) 35(14,2%) 25 (17,9%) 40 (26,2%) 47 (26,9%) 58 (20,1%) 63 (16,4%) 29 (13,4%) Total 179 (100%) 247 (100%) 140 (100%) 153 (100%) 175 (100%) 289 (100%) 385 (100%) 216 (100%) Fonte:Adaptado de: Bergad, Laird, W., Gárcia, Fe Iglesias, Barcia, María del Carmen. The Cuban Slave Market, New York :University press, p.73 Considerações Finais: Procuramos esboçar neste trabalho algumas aspectos que caracterizaram a experiência de expansão da produção da monocultura açucareira em Matanzas/Cuba e Campos dos Goytacazes

11 11 no Norte Fluminense. Os dados até aqui apresentados nos dão uma dimensão dos aspectos que vão tomando forma e que vão caracterizar a experiência histórica tanto de Campos como de Matanzas. A percepção do avanço da monocultura açucareira nas duas regiões atlânticas foi acompanhada de um aumento e diversificação populacional de ambas. A breve apresentação de alguns aspectos demográficos, enfatizadas aqui as referentes aos escravos, ainda que não configurem números absolutos, nos sinalizam experiências de cativeiro sendo moldadas, em meio a um aumento populacional, e geração de determinantes impostos por senhores ávidos de um maior proveito do trabalho dos cativos, que gerariam novas estratégias e vias de resistência, como também, novo aparato coercitivo. Era o mundo atlântico se redefinindo através das mudanças estabelecidas através da percepção de mundo e conexões construídas e reconstruídas pelos agentes históricos. Referência bibliográficas: BARNET, Miguel. Memórias de um Cimarron. São Paulo, Ed. Marco Zero, BARICKMAN, B. J. Um contraponto baiano: açúcar, fumo, mandioca e escravidão no Recôncavo, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, BERGAD, Laird, W., Gárcia, Fe Iglesias, Barcia, María del Carmen. The Cuban Slave Market, New York :University press, CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: companhia das letras, FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em Movimento. Fortuna e Família no Cotidiano Colonial. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1998 Fraginals, Manoel Moreno. O engenho: complexo sócio-econômico açucareiro cubano. São Paulo: HUCITEC: Editora UNESP, GINZBURG, C. O nome e o como. Troca desigual e mercado historiográfico. In: A microhistória e outros ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand, GOÉS, José Roberto. O Cativeiro Imperfeito. Um Estudo sobre a escravidão no Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. Vitória, ES, Lineart, 1993 GOMES, Flávio dos Santos. Experiências Atlânticas: Ensaios e pesquisas sobre a escravidão e o pós-emancipação no Brasil. Passo Fundo: UFP, GUDEMAN, Stephen, SCHWARTZ, Stuart. Purgando o pecado original: compadrio e batismo de escravos na Bahia no século XVIII. In: Reis, João José (org.) Escravidão e invenção da liberdade.são Paulo: Brasiliense, KARASCH, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro ( ); tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

12 12 KIPLE, Kennth F. Blacks in Colonial Cuba, Florida: The University Presses of Florida Gainesville, KLEIN, Herbert S. Escravidão africana América latina e Caribe.São Paulo: Brasiliense, 1987 LARA, Silvia Hunold. Campos da Violência: Escravos e senhores na Capitania do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Paz e Terra, MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do Corpo, Missionários da mente: Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, São Paulo: Companhia das Letras, OSCAR, João. Escravidão & engenhos: Campos, São João da Barra Macaé, São Fidelis. Rio de Janeiro: achiamé, REIS, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês (1835). 2 ed. São Paulo: Brasiliense, RODRIGUES, Jaime. O infame comércio: propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil ( ). Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp/ CECULT, SCHMIDT-NOWARA, Christopher. A escravidão cubana, o colonialismo espanhol e o mundo atlântico no século XIX. In: Estudos Afro-Asiáticos, Ano 26, n. 2, SCHWARTZ, Stuart B. Escravos roceiros e rebeldes. Bauru, São Paulo: Edusc, SCHWARTZ, Stuart, Segredos internos, engenhos e escravos na sociedade colonial, SP, Cia. Das Letras, SLENES, Robert W. Na Senzala, Uma Flor: esperanças e recordações e esperanças na formação da família escrava, Brasil Sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, SOARES, Carlos E. Líbano, GOMES, Flávio dos S. e Farias, Juliana B. No labirinto das nações: africanos e identidades no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, TOMICH, Dale. O Atlântico como espaço histórico. In: Estudos Afro-Asiáticos, Ano 26, n. 2, 2004, p

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA

Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA Os negros na formação do Brasil PROFESSORA: ADRIANA MOREIRA ESCRAVIDÃO ANTIGA A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Na Antiguidade, o código

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

ENTRE PADRINHOS E COMPADRES: OS AFRICANOS NOS LIVROS DE BATISMOS EM SERGIPE (1785-1835)

ENTRE PADRINHOS E COMPADRES: OS AFRICANOS NOS LIVROS DE BATISMOS EM SERGIPE (1785-1835) ENTRE PADRINHOS E COMPADRES: OS AFRICANOS NOS LIVROS DE BATISMOS EM SERGIPE (1785-1835) 1 JOCENEIDE CUNHA Nos anos oitenta do século XX, surgiu a chamada nova historiografia da escravidão. Entre os pesquisadores

Leia mais

Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas

Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas Vidas cativas: uma biografia dos escravos envolvidos no plano de revolta de 1832 Campinas Ricardo Figueiredo Pirola Mestrando UNICAMP No ano de 1832 foi descoberto em Campinas um plano de revolta escrava,

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

3 O Panorama Social Brasileiro

3 O Panorama Social Brasileiro 3 O Panorama Social Brasileiro 3.1 A Estrutura Social Brasileira O Brasil é um país caracterizado por uma distribuição desigual de renda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese 2014 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Síntese Dieese Subseção Força Sindical 19/09/2014 PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICILIOS - PNAD 2013 Síntese dos Indicadores POPULAÇÃO A Pesquisa

Leia mais

Geografia. Textos complementares

Geografia. Textos complementares Geografia Ficha 2 Geografia 2 os anos Silvia ago/09 Nome: Nº: Turma: Queridos alunos, bom retorno. Segue um conjunto de atividades que têm por objetivo encaminhar as discussões iniciadas em nossas aulas

Leia mais

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional Visão do Desenvolvimento nº 93 15 abr 2011 O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento Por Fernando Puga e Filipe Lage de Sousa Economistas da APE Países têm grande potencial de aprofundar

Leia mais

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das

Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou bastante no Brasil. Em 1998, 97% das INFORME-SE BNDES ÁREA PARA ASSUNTOS FISCAIS E DE EMPREGO AFE Nº 48 NOVEMBRO DE 2002 EDUCAÇÃO Desempenho educacional no Brasil: O que nos diz a PNAD-2001 Entre 1998 e 2001, a freqüência escolar aumentou

Leia mais

UMA HISTÓRIA EM COMUM ENTRE CUBA E ESPANHA

UMA HISTÓRIA EM COMUM ENTRE CUBA E ESPANHA RESENHAS UMA HISTÓRIA EM COMUM ENTRE CUBA E ESPANHA Por Diogo Roiz 1 FRAGINALS, Manuel Moreno. Cuba/Espanha, Espanha/Cuba. Uma história comum. Tradução de Ilka Stern Cohen. Bauru/SP: Edusc, 2005, 374p.

Leia mais

REGIONAL CENTRO-OESTE

REGIONAL CENTRO-OESTE REGIONAL CENTRO-OESTE SOJA DESPONTA NO CENTRO-OESTE, REDUZINDO ÁREAS DE MILHO VERÃO E ALGODÃO A produção de soja despontou no Centro-Oeste brasileiro nesta safra verão 2012/13, ocupando áreas antes destinadas

Leia mais

A educação no Rio de Janeiro

A educação no Rio de Janeiro A educação no Rio de Janeiro Simon Schwartzman Na década de 90, em todo o Brasil, o acesso à educação melhorou, e o Rio de Janeiro não ficou atrás. Antes, não havia escolas suficientes para todas as crianças.

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA Antonio Henrique Pinto ahenriq@unicamp.br Introdução O ensino de matemática passou por

Leia mais

Tabela 1. Raiz de mandioca Área colhida e quantidade produzida - Brasil e principais estados Safras 2005/06 a 2007/08

Tabela 1. Raiz de mandioca Área colhida e quantidade produzida - Brasil e principais estados Safras 2005/06 a 2007/08 Mandioca outubro de 2008 Safra nacional 2006/07 Na safra brasileira 2006/07 foram plantados 2,425 milhões de hectares e colhidos 26,920 milhões de toneladas - representando um crescimento de 0,87% e de

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas,

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007 Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Hoje dia 5 de junho completam 70 anos da fundação da

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

A expansão da América Portuguesa

A expansão da América Portuguesa 8 ANO A/B RESUMO DA UNIDADE 1 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: SUELEM *Os índios no Brasil A expansão da América Portuguesa Violência contra os povos indígenas; - Doenças, trabalho forçado; - Foram obrigados

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado. Professor Dejalma Cremonese

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado. Professor Dejalma Cremonese FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Celso Furtado Professor Dejalma Cremonese A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. O comércio interno europeu, em intenso

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE

PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE Ano V Agosto de 2011 Nº 13 INFORME RURAL ETENE Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE Ambiente de Estudos, Pesquisas e Avaliação - AEPA PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE

Leia mais

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher DataSenado Março de 2013 Mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, mas 700 mil ainda sofrem agressões no Brasil Passados quase 7 desde sua sanção, a Lei 11.340

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Adriana Botelho Taliarine dritaliarine@hotmail.com Darci de Jesus Ramos Prof. MSc. José Ricardo Favoretto Fatec Itapetininga - SP RESUMO: O aumento da

Leia mais

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE

UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE UMA BREVE DESCRIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL, DESTACANDO O EMPREGO FORMAL E OS ESTABELECIMENTOS NO NORDESTE GEPETIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo

Mineração e a Crise do Sistema Colonial. Prof. Osvaldo Mineração e a Crise do Sistema Colonial Prof. Osvaldo Mineração No final do século XVII, os bandeirantes encontraram ouro na região de Minas Gerais Grande parte do ouro extraído era de aluvião, ou seja,

Leia mais

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA 12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no Programa

Leia mais

Cana-de-Açúcar. 1) Objetivo Geral

Cana-de-Açúcar. 1) Objetivo Geral Cana-de-Açúcar 1) Objetivo Geral Correlacionar o desenvolvimento brasileiro à cultura da cana-de-açúcar, visando à produção de combustível renovável e a biomassa, sem perder de vista a proteção ao meio

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

A organização do espaço na América Latina

A organização do espaço na América Latina Tifonimages/ Dreamstime.com Joetex1/ Dreamstime.com A organização do espaço na América Latina Vista da cidade de Santiago, capital e maior cidade do Chile. Monocultura de milho na Argentina. Andresr/ Shutterstock

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção.

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. Modos de Produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus

Leia mais

MERCADO FUTURO: BOI GORDO

MERCADO FUTURO: BOI GORDO MERCADO FUTURO: BOI GORDO Sergio De Zen Mestre em Economia Aplicada, Pesquisador do CEPEA/ESALQ/USP Os anos noventa têm sido marcados por termos modernos na terminologia do mercado financeiro. Dentre essas

Leia mais

UNIDADE 4 A CRISE DO GUERRA MUNDIAL. CAPITALISMO E A SEGUNDA. Uma manhã de destruição e morte.

UNIDADE 4 A CRISE DO GUERRA MUNDIAL. CAPITALISMO E A SEGUNDA. Uma manhã de destruição e morte. UNIDADE 4 A CRISE DO CAPITALISMO E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Uma manhã de destruição e morte. No início de agosto de 1945, os Estados Unidos tentavam, sem resultado, conseguir a rendição japonesa. A solução

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS 10/9/2012. I ECONOMIA COLONIAL SÉCULOS XVI a XIX OBJETIVOS: Formação Econômica e Social Brasileira (I)

CIÊNCIAS SOCIAIS 10/9/2012. I ECONOMIA COLONIAL SÉCULOS XVI a XIX OBJETIVOS: Formação Econômica e Social Brasileira (I) CIÊNCIAS SOCIAIS M.I DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO DA SOCIEDADE MODERNA Formação Econômica e Social Brasileira (I) Profa. Claudete Pagotto Período 2 2012 2 OBJETIVOS: Abordar as características

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho João Sucupira* INDICADORES Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho O balanço social está se tornando uma peça importante não só para prestar contas à sociedade das ações das empresas

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres O TERRITÓRIO BRASILEIRO 6. Fronteiras Terrestres Até o começo do século XVII, os colonizadores se concentraram em cidades fundadas na região litorânea do Brasil, principalmente no Nordeste. A principal

Leia mais

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai ABSTRACT Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai No Paraguai, o associativismo se origina de práticas seculares de sua população original: os guaranis. Para eles, a organização

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

Página1. Guia do Turista Inteligente

Página1. Guia do Turista Inteligente Página1 Guia do Turista Inteligente www.malanasmaos.com.br Guia do Turista Inteligente Entre arrumar as malas e chegar ao destino, existe um grande caminho a ser percorrido para que sua viagem não seja

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

A necessidade de elevar a incidência da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS sobre cigarros

A necessidade de elevar a incidência da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS sobre cigarros A necessidade de elevar a incidência da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS sobre cigarros Estudo de Roberto Iglesias, economista, consultor da ACT Maio de 2009 O Poder Executivo, através da Medida

Leia mais

A partir desse texto e de seus conhecimentos, responda às questões propostas.

A partir desse texto e de seus conhecimentos, responda às questões propostas. História 0 Na manhã de 12 de agosto de 1798, um panfleto revolucionário afixado em vários lugares da cidade de Salvador dizia: Povo, o tempo é chegado para vós defendêreis a vossa Liberdade; o dia da nossa

Leia mais

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO

TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO TÓPICO ESPECIAL DE CONTABILIDADE: IR DIFERIDO! O que é diferimento?! Casos que permitem a postergação do imposto.! Diferimento da despesa do I.R.! Mudança da Alíquota ou da Legislação. Autores: Francisco

Leia mais

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo.

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O Caminho do Ator Buscador é um treinamento em bases pré-expressivas,

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM RIBEIRÃO PRETO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Renato Leite MARCONDES

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

A origem latina da palavra trabalho (tripalium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído às atividades laborais.

A origem latina da palavra trabalho (tripalium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído às atividades laborais. 1 Origem do termo O trabalho é o conjunto de atividades por meio das quais o ser humano cria as condições para sua sobrevivência. Por esta característica, sempre foi indispensável na vida dos indivíduos.

Leia mais

O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO PARANÁ.

O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO PARANÁ. O CURRÍCULO PROPOSTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS ITINERANTES DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO PARANÁ. CAMPOS, Eronilse de F átima- (BIC/UNICENTRO SAPELLI, Marlene

Leia mais

O Estado de S. Paulo Online 14/02/2016 Transmissão de energia vive crise de investimento

O Estado de S. Paulo Online 14/02/2016 Transmissão de energia vive crise de investimento O Estado de S. Paulo Online 14/02/2016 Transmissão de energia vive crise de investimento http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,transmissao-de-energia-vive-crise-de-investimento,10000016214 Exemplo

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

VALOR DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO

VALOR DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO VALOR DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO A presente Nota Estatística visa apresentar informação relativa ao valor dos direitos de propriedade intelectual 1 no sector

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2016. PME Retrospectiva 2003-2015 13 anos Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento 1 (IBGE / DPE / COREN) 1 Rio de Janeiro,

Leia mais

HIDRATADO ACUMULA QUEDA DE 18,79% EM 30 DIAS. EXPECTATIVA DE QUEDA AINDA CONTINUA

HIDRATADO ACUMULA QUEDA DE 18,79% EM 30 DIAS. EXPECTATIVA DE QUEDA AINDA CONTINUA Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Nº 395 Ano IX 08/maio/2014 HIDRATADO ACUMULA QUEDA DE 18,79% EM 30 DIAS. EXPECTATIVA DE QUEDA AINDA CONTINUA No mercado físico de etanol a segunda semana de

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 O problema

1 INTRODUÇÃO. 1.1 O problema 1 INTRODUÇÃO 1.1 O problema Nos últimos anos, a indústria hospitalar no Brasil tem revelado expressivo crescimento. Dados do IBGE indicam que, em 1976, havia 13.133 estabelecimentos de saúde espalhados

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

O desafio de gerenciar o fluxo de caixa. Gilvânia Banker

O desafio de gerenciar o fluxo de caixa. Gilvânia Banker Gilvânia Banker Manter as contas em dia é um grande desafio para quase todos os empreendedores. O fluxo de caixa de uma empresa, de acordo com o consultor contábil Charles Tessmann, é praticamente o coração

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém:

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

Brasil avança em duas áreas da Matemática

Brasil avança em duas áreas da Matemática PISA 2003 - BRASIL O Brasil mostrou alguns avanços na segunda edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Foi o que mais cresceu em duas das áreas avaliadas da Matemática, melhorou

Leia mais

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor.

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Michel Brites dos Santos MAPData A parametrização quando possível já é uma forma de otimizar o processo de criação na engenharia.

Leia mais

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão 5 Considerações Finais 5.1 Conclusão Nos dias atuais, nota-se que a marca exerce papel relevante para criar a diferenciação da empresa e de seus produtos tanto no mercado interno como nos mercados internacionais.

Leia mais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais

Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Os templos religiosos e a formação das Minas Gerais Sou apenas uma rua na cidadezinha de Minas. Cruz da Igreja de N. Sra do Carmo Ouro Preto Minas há muitas. Provavelmente a Minas que mais nos fascina

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

ALGODÃO EM MATO GROSSO AGOSTO/15

ALGODÃO EM MATO GROSSO AGOSTO/15 ALGODÃO EM MATO GROSSO AGOSTO/15 CONJUNTURA MENSAL ANO 1. Nº 4 O 12º Levantamento de Safras da Conab, divulgado em 11 de setembro de 2015, consolidou os dados sobre produção, área e produtividade de algodão

Leia mais

02/12/2012. Geografia

02/12/2012. Geografia 02/12/2012 Geografia Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes.

Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Efeitos das ações educativas do Curso de Qualificação Profissional Formação de Jardineiros na vida dos participantes. Katiúcia Dias Fernandes 1 Silvério José Coelho 2 Introdução Entre os grandes temas

Leia mais

Nº 23 Março 2012. Perfil da Raça da População Cearense

Nº 23 Março 2012. Perfil da Raça da População Cearense Nº 23 Março 2012 Perfil da Raça da População Cearense Análise a partir dos dados do Censo Demográfico 2010 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Cid Ferreira Gomes Governador Domingos Gomes de Aguiar Filho Vice Governador

Leia mais

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER 919 CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER Isabela Pereira Lopes Lapeade PPGE UFRJ José Jairo Vieira Lapeade PPGE UFRJ Eixo Temático: Políticas de inclusão/exclusão em

Leia mais

O novo regime jurídico de habilitação para a docência: Uma crítica

O novo regime jurídico de habilitação para a docência: Uma crítica O novo regime jurídico de habilitação para a docência: Uma crítica Ramiro Marques O novo regime jurídico da habilitação para a docência (Decreto Lei nº 43/2007 de 2/2), ao espartilhar o plano de estudos

Leia mais

ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS Gustavo Henrique P. Costa INTRODUÇÃO Recentemente o INCT Observatório das Metrópoles divulgou o livro e também e-book intitulado Índice

Leia mais

Preços médios da tonelada de cana para pagamento - Safra 2010/2011 - A

Preços médios da tonelada de cana para pagamento - Safra 2010/2011 - A Edição nº 20 maio de 2011 EDIÇÃO ESPECIAL DE FECHAMENTO SAFRA O Informe Especial da Canaoeste tem como objetivo, transmitir aos associados todas as informações relevantes da safra 2010/2011, encerrada

Leia mais