Economia Brasileira: como entender o presente e o que esperar do futuro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Economia Brasileira: como entender o presente e o que esperar do futuro"

Transcrição

1 Economia Brasileira: como entender o presente e o que esperar do futuro Leda Maria Paulani Profa. Titular do Departamento de Economia da FEA-USP Apresentação preparada para o 17 Seminário Econômico da Fundação CEEE Porto Alegre 12/11/2015

2 Estrutura Breve retrospecto Diagnóstico da situação presente Perspectivas para Considerações sobre o médio e longo prazos

3 Breve retrospecto Entre 1930 e 1980, o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo tx média anual de 6,5% Nas três décadas e meia seguintes, o resultado é pífio crescimento médio anual de 2,4% Na passagem entre uma e outra etapa: Externamente: crise mundial, choque do petróleo, elevação brutal dos juros americanos Internamente: crise da dívida externa, e explosão inflacionária

4 Breve retrospecto BRASIL - tx crescimento PIB (%) - média por quinquênio , ,

5 Breve retrospecto Uma alteração dessa dimensão não pode ter uma explicação fortuita: ela tem de ser estrutural e global As soluções encontradas para os problemas internos têm que ver com essa explicação. A securitização da dívida externa resolveu o problema trazido pela moratória de 1987 e reabriu ao país o acesso aos capitais externos. O Plano Real trouxe a estabilidade monetária e resolveu o problema inflacionário. Junto com ambas as soluções, veio a construção de uma nova institucionalidade para a economia brasileira, associada às transformações no plano mundial, com crescimento exponencial da riqueza financeira.

6 Breve retrospecto 300,00 Riqueza Financeira (ativos financeiros) e Renda Real (PIB Mundial) - US$ trilhões / ,00 200,00 150,00 100,00 Ativos Financeiros PIB Mundial Ativos Financeiros PIB Mundial 50,00 0,00

7 Breve retrospecto (Nova institucionalidade: um novo conjunto de regras, procedimentos e comportamentos onde passa a se mover o crescimento e a reprodução capitalistas economia financeirizada) Nessa nova institucionalidade: Políticas intervencionistas e desenvolvimentistas são abandonadas; O Setor Produtivo Estatal (SPE) encolhe; A economia torna-se mais aberta, tanto comercial quanto financeiramente; Os ganhos financeiros são privilegiados e incentivados; As conquistas e os direitos consagrados pela Constituição de 1988 são permanentemente questionados.

8 Breve retrospecto Nova institucionalidade Neoliberalismo (menos Estado e mais mercado) Mais importante: com a nova institucionalidade dinâmica econômica pautada mais pelos interesses patrimoniais e rentistas do que pela produção privilégios à riqueza financeira e aos ganhos financeiros.

9 Breve retrospecto Exemplos de medidas tomadas desde o início dos anos 1990, que materializaram essa nova institucionalidade: Abertura financeira da economia (garantia de livre disposição dos recursos em divisas retirada de regulações e controles); Abertura do mercado de títulos brasileiros (privados e públicos); Concessão de isenções tributárias a ganhos financeiros de não residentes; Alterações legais para dar mais garantias aos direitos dos detentores de passivos públicos; Reforma previdenciária para cortar gastos públicos e abrir o mercado previdenciário ao capital privado.

10 Breve retrospecto Em paralelo com isso, veio a adoção, pós-estabilidade monetária, de: política monetária rígida, com elevadíssimos juros reais; política fiscal idem (apesar dos déficits primários do 1º FHC); taxa de câmbio apreciada. Depois da crise cambial do início de 1999, essa política transformou-se no tripé macroeconômico até hoje vigente: regime de metas de inflação; produção de superávits primários; regime de câmbio flutuante.

11 Breve retrospecto A ascensão do PT ao governo federal não alterou esta institucionalidade. Lula investiu em políticas sociais de alto impacto, mas deu continuidade às iniciativas para consolidar essa moldura institucional: Reformou a lei de falências para dar mais garantias aos credores do setor privado; Adotou medidas para aumentar o grau de abertura financeira; Estendeu a reforma previdenciária ao funcionalismo público. Tampouco houve alteração na política econômica: temos continuidade de aperto monetário, juros reais elevadíssimos e superávit primário maior que o exigido pelo FMI.

12 Breve retrospecto A partir do segundo governo Lula, algumas mudanças pontuais foram tentadas no arcabouço de política econômica. Ao final de 2007 foi lançado o PAC Programa de Aceleração do Crescimento um volume de recursos equivalente a 13% do PIB para aplicação nos 4 anos seguintes nas áreas de transporte, energia, saneamento, recursos hídricos e habitação. O governo falava então de uma nova economia política. A expressão era evidentemente um exagero: A política econômica permanecia, no essencial, a mesma; A institucionalidade construída no início dos anos 1990 continuava intacta.

13 Breve retrospecto De qualquer forma, o PAC sinalizava alguma mudança, aproveitando a recuperação da economia graças a: 1. Crescimento da economia mundial e boom internacional de commodities; e 2. Algum efeito multiplicador das políticas sociais de alto impacto, a recuperação do emprego e o crescimento do grau de sua formalização. Ao final de 2008, o país é colhido pela crise financeira internacional, cujos efeitos se fazem presentes até hoje.

14 Breve retrospecto A reação do governo à crise foi composta por mais algumas heterodoxias, considerados os cânones de política econômica onde até então ele se movia: Política monetária relaxada e resultado primário reduzido; Bancos públicos fortalecidos e utilizados para destravar o crédito; Consumo e compra a crédito incentivados pelo próprio presidente; rápida expansão do crédito; Concessão de subsídios à indústria automobilística e de eletrodomésticos. Mas é no primeiro governo Dilma que entra em cena a assim chamada nova matriz econômica e tem lugar aquilo que alguns analistas vêm chamando de ensaio desenvolvimentista.

15 Diagnóstico da situação presente Havia então um diagnóstico de que o crescimento baseado no consumo estava se esgotando. PIB - taxa acum 4 trim (T4) - %

16 Diagnóstico da situação presente Ao mesmo tempo as condições internacionais não permitiam prever uma recuperação da demanda externa. Percebeu-se como necessário recuperar a variável investimento. 35 FBKF - tx crescimento real trimestral (%) T T T T T T T T4 Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

17 Diagnóstico da situação presente Mas ao mesmo tempo era preciso combater a inflação e elevar a produtividade da economia. 8 7,5 7 6,5 6 5,5 5 4,5 4 3,5 IPCA acum. 12 meses jan 2009-jul 2011 (%) Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria Apostou-se então na recuperação do Investimento privado, ao invés de no efeito multiplicador do investimento público.

18 Diagnóstico da situação presente A Nova Matriz Macroeconômica nasce assim como uma combinação de: redução da taxa de juros para viabilizar a desvalorização do real e reduzir custos das empresas; Adoção de algum controle sobre o fluxo internacional de capitais para evitar apreciação cambial; políticas de desoneração de folha para compensar o real apreciado e incentivar o investimento privado; aumento do resultado primário para controlar a inflação e abrir espaço fiscal para as desonerações; queda forte do investimento público (como resultado).

19 Diagnóstico da situação presente 1,40 Investimento Público Gov. Central (% PIB) 1,20 1,00 0,80 0,60 0,40 0,20 0, (*) Formação Bruta de Capital Fixo Minha Casa Minha Vida Fonte dos dados primários: Ministério da Fazenda (STN). Elaboração: Profa. Laura Carvalho (FEA-USP)

20 Diagnóstico da situação presente Esse conjunto de medidas configurou uma mudança mais efetiva na política econômica até então vigente, em particular pela redução dos juros e pela adoção de controles s/ os fluxos de capital. (Se pode ou não ser chamado de desenvolvimentista é algo discutível, que será retomado quando das perspectivas.) Cabe agora avaliar os resultados da nova matriz. O que mais se aguardava era a recuperação da variável investimento da demanda agregada. A redução dos juros, combinada às desonerações e à relativa desvalorização cambial derivada da queda dos juros deveria recuperar rapidamente a relação FBKF/PIB. Mas isso não acontece.

21 Diagnóstico da situação presente 20,5 BRASIL - FBKF/PIB (%) ,5 18,5 17,5 16,5 15,5 14, Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

22 Diagnóstico da situação presente Sem essa recuperação e com o consumo interno e a demanda externa continuando sem dinamismo, o resultado para o PIB ficou longe do esperado PIB tx real acum 4 trim T a T (%) Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

23 Diagnóstico da situação presente Muitas são as razões que podem explicar o resultado decepcionante do investimento. As mais importantes são: as expectativas ruins sobre a renda e o consumo futuros, adiando investimentos privados; a possibilidade, por parte do capital produtivo privado, de elevar a margem de lucro sem transformá-la em investimentos, num ambiente econômico com elevado grau de incerteza; a continuidade do câmbio apreciado, desestimulando a busca de demanda externa e elevando a penetração das importações no mercado brasileiro; a pouca disposição política de investir e fortalecer um governo visto cada vez mais como intervencionista; e a própria redução dos investimentos públicos.

24 Diagnóstico da situação presente Mas além dos resultados ruins do Investimento e do Produto, outros indicadores pioraram: O déficit de transações correntes cresceu muito; a inflação dava sinais de piora transações correntes (US$ milhões) ,00 7,50 7,00 6,50 6,00 5,50 5,00 4,50 4,00 IPCA acum. 12 meses Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

25 Diagnóstico da situação presente No início de 2013, a política monetária retoma sua trajetória usual, praticando-se uma forte elevação dos juros jan/10 abr/10 SELIC taxa decidida pelo COPOM jul/10 out/10 jan/11 abr/11 jul/11 out/11 jan/12 Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria abr/12 jul/12 out/12 Juros elevados + manutenção das desonerações + fraqueza do produto piora das contas públicas (2014 fecha com resultado primário negativo pela primeira vez desde 2002). jan/13 abr/13 jul/13 out/13 jan/14 abr/14 jul/14 out/14 jan/15 abr/15 jul/15 out/15

26 Diagnóstico da situação presente NFSP - primário + juros nominais acum 12meses - R$ milhões jan/03 jun/03 nov/03 abr/04 set/04 fev/05 jul/05 dez/05 mai/06 out/06 mar/07 ago/07 jan/08 jun/08 nov/08 abr/09 set/09 fev/10 jul/10 dez/10 mai/11 out/11 mar/12 ago/12 jan/13 jun/13 nov/13 abr/14 set/14 fev/15 jul/ NFSP NFSP NFSP

27 Diagnóstico da situação presente Sobre as contas públicas: 1) Problemas existem, mas não é descalabro nada capaz de assustar muito, comparado a outros momentos já vividos pela economia brasileira. (Resultado primário negativo de 0,6% do PIB é aceitável. França, Índia, Canadá, Estados Unidos, México, Austrália, Espanha e Reino Unido, por exemplo, têm resultados bem piores.) 2) Resultado primário negativo + elevada despesa com juros + falta de dinamismo do produto a relação dívida bruta/pib também piora. (2014 fecha em 59%, contra 53% em 2013.) Novamente nenhum descalabro quando comparado a outros países. (Nos EUA e Canadá essa relação é de cerca 90%, no Reino Unido de 100% e no Japão passa dos 200%.)

28 Diagnóstico da situação presente Resultado prim. negativo + inflação no teto da meta terrorismo midiático. Terrorismo midiático + incerteza política + pressão dos interesses rentistas presidente reeleita abandona a nova matriz. Nova matriz é substituída pelos cânones da política ortodoxa (mais adequados à institucionalidade em vigor desde os anos 1990).

29 Diagnóstico da situação presente Os resultados dessa virada da política econômica são, até agora bem ruins. As duas variáveis mais visadas (inflação e contas públicas) apresentam sensível piora. A inflação não cede porque seu principal problema não é o excesso de demanda, mas reajuste de preços administrados e desvalorização do câmbio (além da seca). As contas públicas sentem o peso enorme dos juros, a queda de arrecadação e a própria retração do produto.

30 Diagnóstico da situação presente Dívida Bruta e Líquida - % do PIB NFSP - % do PIB ,0 65,0 4 60,0 2 55,0 50,0 45,0 0-2 jan/11 mai/11 set/11 jan/12 mai/12 set/12 jan/13 mai/13 set/13 jan/14 mai/14 set/14 jan/15 mai/15 set/15 40,0 35,0 30, ,0-8 jan/11 mai/11 set/11 jan/12 mai/12 set/12 jan/13 mai/13 set/13 jan/14 mai/14 set/14 jan/15 mai/15 set/15-10 Dívida Bruta Dívida Liquida primário juros nominal total Fonte dos dados primários: BCB e Ipeadata. Elaboração própria Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

31 Diagnóstico da situação presente 10,00 9,00 8,00 7,00 6,00 5,00 IPCA acum. 12 meses (%) ,5 7 6,5 6 5,5 5 4,5 4 Taxa de desemprego (%) - PME (IBGE) ,00 3,5 jan/10 abr/10 jul/10 out/10 jan/11 abr/11 jul/11 out/11 jan/12 abr/12 jul/12 out/12 jan/13 abr/13 jul/13 out/13 jan/14 abr/14 jul/14 out/14 jan/15 abr/15 jul/15 Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

32 Diagnóstico da situação presente 7 PIB - taxa acum 4 trim (T4) - % Fonte dos dados primários: Ipeadata. Elaboração própria

33 Diagnóstico da situação presente: conclusão O ajuste fiscal ortodoxo sobre uma economia já deprimida aprofundou a recessão e piorou os indicadores, cuja melhora se buscava. Inflação e contas públicas estão piores hoje do que antes do ajuste. O aprofundamento da recessão atinge rapidamente o nível de emprego, e o desemprego aumenta velozmente. As conquistas sociais da última década estão ameaçadas. Por conta de resultados que não causam alvoroço em muitos outros lugares do mundo, no Brasil, o Estado está impedido de agir contraciclicamente. O que esperar desse cenário no curto, médio e longo prazos?

34 Perspectivas para Pressupostos das previsões de curto prazo Permanência do modelo econômico ora vigente Nenhum evento novo importante de cunho político, social ou econômico Nenhuma alteração nos cargos mais importantes da área econômica, capaz de transformar radicalmente o ambiente Relativa estabilidade no setor externo (ou seja, permanência de uma situação ruim para o Brasil) Permanência da situação de ameaça de elevação da taxa de juros, porém sem efetivação, ou no máximo com elevação marginal. Resumindo: Coeteris Paribus

35 Perspectivas para O que aconteceu com as expectativas de janeiro para cá? O mercado via com otimismo o ajuste fiscal, percebido como rápido e necessário, para, em pouco tempo, retomar o crescimento (governo também parecia acreditar nisso). Mas o mercado começou 2015 projetando crescimento de 0,5% para este ano e 1,5% para 2016 e está agora, 10 meses depois, em -3,1% para este ano e -1,9% para o próximo. A conclusão é que o mercado foi surpreendido pela violência das consequências do ajuste Previsão p/ o PIB Boletim Focus janeiro a novembro 1º boletim do mês jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov previsão PIB 2015 previsão PIB 2016

36 Perspectivas para O mesmo crescimento do pessimismo ao longo do ano se percebe nas expectativas com relação ao comportamento dos preços. Mercado começa o ano projetando IPCA de 6,6% para este ano e de 5,6% para o ano que vem. Agora essa previsão está em 10% para este ano e 6,5% para o ano que vem Previsão p/ o IPCA Boletim Focus jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov previsão IPCA 2015 previsão IPCA 2016

37 Perspectivas para Piora das expectativas em relação ao produto desestímulo ainda maior aos investimentos Retração dos investimentos piora ainda maior no produto agregado (círculo vicioso) Cortes de gastos + complicação com a Petrobrás investimentos públicos não podem compensar os investimentos privados A perspectiva é de crescimento real nulo ou negativo para a FBKF em 2015 e 2016 e de redução de sua participação no PIB (a indústria de bens de capital encolhe faz 14 meses) FBKF - tx de crescimento real trimestral (%) Nova matriz 2010 T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T T2

38 Perspectivas para Retração do produto retração do emprego (Comentário: até agora o nível de emprego resistia bem ao crescimento muito baixo do PIB. Mas o bônus, derivado de questões demográficas número menor de jovens na PIA e sociais número menor de jovens na PEA porque se dedicam exclusivamente aos estudos não parece resistir às quedas continuadas do produto.) A perspectiva é de elevação do nível de desemprego, ao menos até o final de 2016 (Comentário: a elevação continuada do nível de desemprego ao longo de dois anos constitui forte ameaça aos ganhos em redução de desigualdade recentemente obtidos).

39 Perspectivas para As contas públicas tampouco prometem uma recuperação rápida. (Comentário: a expectativa era que o ajuste trouxesse rapidamente melhora nesses indicadores, mas o gasto com juros e a queda da arrecadação tendem a suplantar qualquer esforço que se faça no plano das despesas correntes e/ou de capital). Em termos de relação com o PIB, a situação pode ser ainda pior. Seja em relação aos fluxos (necessidades de financiamento do setor público), seja em relação aos estoques (dívidas bruta e líquida), a forte retração do PIB não colabora com esse tipo de indicador. Difícil prever reversão, mesmo no caso do resultado primário, dada a forte queda do nível de arrecadação.

40 Perspectivas para O comportamento da inflação até o final de 2016 dependerá fundamentalmente do comportamento do câmbio. Baixa pressão de demanda com economia em retração (apesar da persistência de algum grau de indexação na economia) Preços administrados (energia, combustível etc.) sem defasagem ou com menores defasagens após sucessivos reajustes. Num ambiente de permanência de incerteza (principalmente política), o câmbio pode ter um comportamento errático, sendo vítima de sucessivos overshootings, o que dificulta as previsões. De qualquer forma, dada a previsão de continuidade de forte retração econômica, é possível prever para 2016 uma redução da taxa acumulada em 12 meses para o nível em torno de 6,0%.

41 Perspectivas para O resultado das contas correntes deve continuar a melhorar no futuro próximo (até 2016) (mais pela retração das importações do que pelo crescimento das exportações). Apesar da volatilidade do câmbio, dificilmente voltaremos a ter no curto prazo (até o final de 2016) os níveis de apreciação cambial que tivemos na última década e meia deficit em transações correntes US milhões dez/10 abr/11 ago/11 dez/11 abr/12 ago/12 dez/12 abr/13 ago/13 dez/13 abr/14 ago/14 dez/14 abr/15 ago/15

42 Perspectivas para Com relação à variável mais importante, o crescimento do produto, não dá para dizer que o mercado não tenha razão. A permanecer tudo como está, a retração do PIB deve alcançar a casa dos 3% neste ano, ocorrendo nova retração em 2016 e mesmo, talvez, em Isso, significa que a economia brasileira é inviável? A resposta é não.

43 Considerações sobre o médio e o longo prazos 1) A alteração de política econômica promovida por Dilma I não pode ser chamada propriamente de desenvolvimentista, mas talvez apenas de ensaio heterodoxo. 2) Seja como for, a institucionalidade vigente é incompatível com esse tipo de política e mais ainda com o desenvolvimentismo. 3) A institucionalidade vigente é incompatível, para resumir, com políticas pelo lado da demanda. Só parece compatível com políticas pelo lado da oferta. 4) Em Lula I e II a política predominante foi pelo lado da oferta, com alguma ênfase no crescimento da demanda doméstica. Mas esse crescimento foi baseado mais no consumo que no investimento (o PAC não andou) e o consumo, por sua vez, foi ancorado no crédito, mais do que no crescimento da massa salarial.

44 Considerações sobre o médio e o longo prazos 5) O modelo deu certo, porque o ambiente internacional era extremamente favorável, mas trouxe como ônus a aceleração do processo de desindustrialização. 6) A tentativa de Dilma de resgatar o Investimento e brecar o processo de desindustrialização foi feita com políticas mais pelo lado da oferta (subsídios e desoneração para incentivar o investimento privado) do que pelo lado da demanda (os investimentos públicos foram penalizados). 7) Tampouco houve uma política industrial claramente definida. O ingrediente heterodoxo ficou por conta do enfrentamento dos juros e da tentativa de controlar os fluxos de capital. Por isso não se pode dizer que foi um ensaio desenvolvimentista.

45 Considerações sobre o médio e o longo prazos 8) O ensaio heterodoxo de Dilma I não funcionou pela incompatibilidade entre a institucionalidade vigente e alguns dos elementos da nova matriz. 9) O círculo vicioso que envolve quedas sucessivas de investimento com impactos sobre o produto compromete o longo prazo) E o que mais me preocupa é que uma recessão afeta não só o resultado hoje, mas tende a levar a um crescimento fraco no futuro, porque você não está investindo no capital humano, em novas tecnologias. Por isso, os efeitos são de longo prazo (Stiglitz sobre o ajuste fiscal brasileiro em entrevista à FSP em 3/11). Será que um ajuste recessivo dessa ordem era necessário?

46 Considerações sobre o médio e o longo prazos Dani Rodrik, influente economista de Harvard, respondeu Brasil quando um repórter lhe perguntou, numa conversa em 27 de outubro último, qual era o país mais subestimado do mundo pelos investidores. The market reaction to Brazil s economic and political troubles has been overwhelmingly negative and some analysts wonder if the market is overreacting. Bloomberg analysis suggests it is. (Bloomberg market Specialist - 6/11). O terror midiático sobre os resultados não tão bons das contas públicas brasileiras em 2014 é a expressão, pelo lado social e politico, da incompatibilidade entre a institucionalidade vigente (com os interesses que ela beneficia) e qualquer política parecida com desenvolvimentismo.

47 Considerações sobre o médio e o longo prazos Materialmente não há nada que nos impeça de crescer com redução da desigualdade e inclusão social: temos um Mercado interno potencial enorme, um enorme território e riquezas naturais como poucos, além de uma população com bonus demográfico ainda por desfrutar, se as políticas forem na direção correta. Era uma inquietação desse tipo que angustiava Celso Furtado. O mesmo Dani Rodrik na mesma entrevista disse que apostaria no Brasil no longo prazo. O Brasil e suas elites precisam querer apostar. OBRIGADA!

Situação da economia e perspectivas. Gerência-Executiva de Política Econômica (PEC)

Situação da economia e perspectivas. Gerência-Executiva de Política Econômica (PEC) Situação da economia e perspectivas Gerência-Executiva de Política Econômica (PEC) Recessão se aprofunda e situação fiscal é cada vez mais grave Quadro geral PIB brasileiro deve cair 2,9% em 2015 e aumentam

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Introdução Guilherme R. S. Souza e Silva * Lucas Lautert Dezordi ** Este artigo pretende

Leia mais

Conjuntura Dezembro. Boletim de

Conjuntura Dezembro. Boletim de Dezembro de 2014 PIB de serviços avança em 2014, mas crise industrial derruba taxa de crescimento econômico Mais um ano de crescimento fraco O crescimento do PIB brasileiro nos primeiros nove meses do

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

Discurso do Ministro Alexandre Tombini, Presidente do Banco. Central do Brasil, na Comissão Mista de Orçamento do. Congresso Nacional

Discurso do Ministro Alexandre Tombini, Presidente do Banco. Central do Brasil, na Comissão Mista de Orçamento do. Congresso Nacional Brasília, 18 de setembro de 2013. Discurso do Ministro Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central do Brasil, na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional Exmas. Sras. Senadoras e Deputadas

Leia mais

Os altos juros pagos pelo Estado brasileiro

Os altos juros pagos pelo Estado brasileiro Boletim Econômico Edição nº 91 dezembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Os altos juros pagos pelo Estado brasileiro Neste ano de 2014, que ainda não terminou o Governo

Leia mais

Investimento derrete e leva o PIB junto.

Investimento derrete e leva o PIB junto. Ibovespa 8-6-29:,54% Pontos: 53.63,39 Ibovespa 8-6-9 INTRADAY 545 54 535 53 525 52 515 Indicador Valor Var.% Data Dólar Comercial 1,936-1,63 1h45 Dólar Paralelo 2,3, 8/6 Dólar Turismo 2,9 +,97 8/6 Dólar/Euro

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO

ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO ANO 4 NÚMERO 25 MARÇO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em geral as estatísticas sobre a economia brasileira nesse início de ano não têm sido animadoras

Leia mais

O gráfico 1 mostra a evolução da inflação esperada, medida pelo IPCA, comparando-a com a meta máxima de 6,5% estabelecida pelo governo.

O gráfico 1 mostra a evolução da inflação esperada, medida pelo IPCA, comparando-a com a meta máxima de 6,5% estabelecida pelo governo. ANO 4 NÚMERO 31 OUTUBRO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1-CONSIDERAÇÕES INICIAIS O gerenciamento financeiro do governo, analisado de forma imparcial, se constitui numa das

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL Dezembro de 2015

SONDAGEM INDUSTRIAL Dezembro de 2015 SONDAGEM INDUSTRIAL Dezembro de 2015 Indústria espera que as exportações cresçam no primeiro semestre de 2016 A Sondagem industrial, realizada junto a 154 indústrias catarinenses no mês de dezembro, mostrou

Leia mais

Ministério da Fazenda. Junho 20041

Ministério da Fazenda. Junho 20041 Ministério da Fazenda Junho 20041 Roteiro Os avanços do Governo Lula O Brasil está crescendo Consolidando a agenda para o crescimento 2 Os avanços do Governo Lula 3 Consolidando a estabilidade macroeconômica

Leia mais

O CÂMBIO E AS INCERTEZAS PARA 2016

O CÂMBIO E AS INCERTEZAS PARA 2016 O CÂMBIO E AS INCERTEZAS PARA 2016 Francisco José Gouveia de Castro* No início do primeiro semestre de 2015, o foco de atenção dos agentes tomadores de decisão, principalmente da iniciativa privada, é

Leia mais

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

Uma estratégia para sustentabilidade da dívida pública J OSÉ L UÍS O REIRO E L UIZ F ERNANDO DE P AULA

Uma estratégia para sustentabilidade da dívida pública J OSÉ L UÍS O REIRO E L UIZ F ERNANDO DE P AULA Uma estratégia para sustentabilidade da dívida pública J OSÉ L UÍS O REIRO E L UIZ F ERNANDO DE P AULA As escolhas em termos de política econômica se dão em termos de trade-offs, sendo o mais famoso o

Leia mais

Uma política econômica de combate às desigualdades sociais

Uma política econômica de combate às desigualdades sociais Uma política econômica de combate às desigualdades sociais Os oito anos do Plano Real mudaram o Brasil. Os desafios do País continuam imensos, mas estamos em condições muito melhores para enfrentálos.

Leia mais

Previsão da taxa de juros Selic e do câmbio nominal a partir de um modelo Var com restrição

Previsão da taxa de juros Selic e do câmbio nominal a partir de um modelo Var com restrição Previsão da taxa de juros Selic e do câmbio nominal a partir de um modelo Var com restrição Luciano D Agostin * José Luís da Costa Oreiro ** Os indicadores macroeconômicos de emprego, produto e inflação

Leia mais

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS NOVEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

Boletim informativo: Brasil em Foco

Boletim informativo: Brasil em Foco mar/02 dez/02 set/03 jun/04 mar/05 dez/05 set/06 jun/07 mar/08 dez/08 set/09 jun/10 mar/02 dez/02 set/03 jun/04 mar/05 dez/05 set/06 jun/07 mar/08 dez/08 set/09 jun/10 Edição 3 Boletim informativo: Brasil

Leia mais

PRECIFICAÇÃO NUM CENÁRIO DE INFLAÇÃO

PRECIFICAÇÃO NUM CENÁRIO DE INFLAÇÃO PRECIFICAÇÃO NUM CENÁRIO DE INFLAÇÃO 4º. ENCONTRO NACIONAL DE ATUÁRIOS (ENA) PROF. LUIZ ROBERTO CUNHA - PUC-RIO SETEMBRO 2015 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO I. BRASIL: DE ONDE VIEMOS... II. BRASIL: PARA ONDE

Leia mais

A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009

A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009 A crise financeira global e as expectativas de mercado para 2009 Luciano Luiz Manarin D Agostini * RESUMO - Diante do cenário de crise financeira internacional, o estudo mostra as expectativas de mercado

Leia mais

Curso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Aula 2 Política Macroeconômica

Curso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Aula 2 Política Macroeconômica Escola Nacional de Administração Pública - ENAP Curso: Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Professor: José Luiz Pagnussat Período: 11 a 13 de novembro de 2013 Curso de Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

A Economia Brasileira e o Governo Dilma: Desafios e Oportunidades. Britcham São Paulo. Rubens Sardenberg Economista-chefe. 25 de fevereiro de 2011

A Economia Brasileira e o Governo Dilma: Desafios e Oportunidades. Britcham São Paulo. Rubens Sardenberg Economista-chefe. 25 de fevereiro de 2011 A Economia Brasileira e o Governo Dilma: Desafios e Oportunidades Britcham São Paulo 25 de fevereiro de 2011 Rubens Sardenberg Economista-chefe Onde estamos? Indicadores de Conjuntura Inflação em alta

Leia mais

Boletim Econômico da Scot Consultoria

Boletim Econômico da Scot Consultoria Boletim Econômico da Scot Consultoria ano 1 edição 2 22 a 28 de abril de 2013 Destaque da semana Alta na taxa Selic O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic para 7,50% ao ano,

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil

Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil Julho de 2005 Risco Macroeconômico 2 Introdução: Risco Financeiro e Macroeconômico Um dos conceitos fundamentais na área financeira é o de risco, que normalmente

Leia mais

abrimos mercados. 2015: Um Ano Perdido para o Brasil?

abrimos mercados. 2015: Um Ano Perdido para o Brasil? abrimos mercados. 2015: Um Ano Perdido para o Brasil? Lígia Heise Panorama Geral Brasil: Crise política agrava problemas econômicos Recessão Melhora da balança comercial Pautas-bomba Aumento do risco país

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I O que é o Índice de Sharpe? Como calcular o Índice de Sharpe? Revisão do conceito de risco. O desvio-padrão como medida de risco. Autor:

Leia mais

NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL

NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL NOTA CEMEC 05/2015 INVESTIMENTO E RECESSÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA 2010-2015: 2015: UMA ANÁLISE SETORIAL Agosto de 2015 O CEMEC não se responsabiliza pelo uso dessas informações para tomada de decisões

Leia mais

As mudanças estruturais da economia brasileira. Henrique de Campos Meirelles

As mudanças estruturais da economia brasileira. Henrique de Campos Meirelles As mudanças estruturais da economia brasileira Henrique de Campos Meirelles Julho de 20 Inflação 18 16 14 12 8 6 4 2 IPCA (acumulado em doze meses) projeção de mercado 0 03 06 11 Fontes: IBGE e Banco Central

Leia mais

BRASIL Julio Setiembre 2015

BRASIL Julio Setiembre 2015 Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas BRASIL Julio Setiembre 2015 Prof. Dr. Rubens Sawaya Assistente: Eline Emanoeli PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Atratividade do Brasil: avanços e desafios Fórum de Atratividade BRAiN Brasil São Paulo, 03 de junho de 2011 Luciano Coutinho Presidente O Brasil ingressa em um novo ciclo de desenvolvimento A economia

Leia mais

AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008

AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008 AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL FINAME RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2008 Senhor acionista e demais interessados: Apresentamos o Relatório da Administração e as informações

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Eleição presidencial e o pensamento econômico no Brasil 1 I - As correntes do pensamento econômico

Leia mais

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas BRASIL Novembro 2012 Profa. Anita Kon PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS- GRADUADOS

Leia mais

Taxa de Juros para Aumentar a Poupança Interna

Taxa de Juros para Aumentar a Poupança Interna Taxa de Juros para Aumentar a Poupança Interna Condição para Crescer Carlos Feu Alvim feu@ecen.com No número anterior vimos que aumentar a poupança interna é condição indispensável para voltar a crescer.

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA

FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA FUNDAMENTOS DE TEORIA E POLÍTICA MACROECONÔMICA O que a macroeconomia analisa? Analisa a determinação e o comportamento dos grandes agregados como: renda, produto nacional, nível geral de preços, nível

Leia mais

1. Atividade Econômica

1. Atividade Econômica Julho/212 O Núcleo de Pesquisa da FECAP apresenta no seu Boletim Econômico uma compilação dos principais indicadores macroeconômicos nacionais que foram publicados ao longo do mês de referência deste boletim.

Leia mais

PIB Produto Interno Bruto

PIB Produto Interno Bruto CARTA ECONÔMICA Nº 11/2015 Senhores Conselheiros, Gestores e Membros do Comitê de Investimentos, No atual momento econômico vem surgindo a dúvida se o Brasil está em recessão ou em depressão. Se por recessão

Leia mais

Março / 2015. Cenário Econômico Bonança e Tempestade. Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

Março / 2015. Cenário Econômico Bonança e Tempestade. Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Março / 2015 Cenário Econômico Bonança e Tempestade Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos 1 Bonança Externa Boom das Commodities Estímulos ao consumo X inflação Importações e real valorizado 2

Leia mais

BRASIL: SUPERANDO A CRISE

BRASIL: SUPERANDO A CRISE BRASIL: SUPERANDO A CRISE Min. GUIDO MANTEGA Setembro de 2009 1 DEIXANDO A CRISE PARA TRÁS A quebra do Lehman Brothers explicitava a maior crise dos últimos 80 anos Um ano depois o Brasil é um dos primeiros

Leia mais

Economia cresce (pouco) em 2012 graças ao consumo. Crescerá mais só quando o investimento despontar

Economia cresce (pouco) em 2012 graças ao consumo. Crescerá mais só quando o investimento despontar Economia cresce (pouco) em 2012 graças ao consumo. Crescerá mais só quando o investimento despontar Resultado do PIB revela uma economia débil para expandir o que produz, mas com força para atiçar a demanda

Leia mais

São Paulo (SP), 20 de julho de 2015.

São Paulo (SP), 20 de julho de 2015. São Paulo (SP), 20 de julho de 205. Discurso do Diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Tony Volpon, no Encontro com Investidores promovido pela CM Capital Markets. Gostaria

Leia mais

Aula 7 Inflação. Prof. Vladimir Maciel

Aula 7 Inflação. Prof. Vladimir Maciel Aula 7 Inflação Prof. Vladimir Maciel Estrutura Ferramenta de análise: OA e DA. Inflação Conceitos básicos. Causas. Trade-off com desemprego. Fator sancionador: expansão de moeda. Instrumentos de Política

Leia mais

Relatório Mensal - Julho

Relatório Mensal - Julho Relatório Mensal - Julho (Este relatório foi redigido pela Kapitalo Investimentos ) Cenário Global A economia global apresentou uma relevante desaceleração nos primeiros meses do ano. Nosso indicador de

Leia mais

3 INFLAÇÃO. Carta de Conjuntura 26 mar. 2015 43

3 INFLAÇÃO. Carta de Conjuntura 26 mar. 2015 43 3 INFLAÇÃO SUMÁRIO A inflação brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), vinha apresentando uma trajetória de aceleração desde o início de 2014, mas mantinha-se dentro

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

NOTA CEMEC 07/2015 FATORES DA DECISÃO DE INVESTIR DAS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS UM MODELO SIMPLES

NOTA CEMEC 07/2015 FATORES DA DECISÃO DE INVESTIR DAS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS UM MODELO SIMPLES NOTA CEMEC 07/2015 FATORES DA DECISÃO DE INVESTIR DAS EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS UM MODELO SIMPLES Setembro de 2015 O CEMEC não se responsabiliza pelo uso dessas informações para tomada de decisões de compra

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Fevereiro 20051 Pilares da Política Macroeconômica - Equilíbrio fiscal - Manutenção da carga tributária do Governo Federal no nível de 2002 - Solidez das contas externas - Medidas

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA. Henrique Meirelles

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA. Henrique Meirelles PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Henrique Meirelles 28 de agosto, 2015 AGENDA CURTO PRAZO (2015/2016): AJUSTES MACROECONÔMICOS PROJEÇÕES LONGO PRAZO: OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO PROPOSTAS DE POLÍTICA

Leia mais

BALANÇO ECONÔMICO 2013 & PERSPECTIVAS 2014

BALANÇO ECONÔMICO 2013 & PERSPECTIVAS 2014 BALANÇO ECONÔMICO 2013 & PERSPECTIVAS 2014 Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2014 a CENÁRIO INTERNACIONAL CRESCIMENTO ANUAL DO PIB VAR. % ESTADOS UNIDOS: Focos de incerteza Política fiscal restritiva Retirada

Leia mais

A Evolução da Inflação no Biênio 2008/2009 no Brasil e na Economia Mundial

A Evolução da Inflação no Biênio 2008/2009 no Brasil e na Economia Mundial A Evolução da Inflação no Biênio / no Brasil e na Economia Mundial A variação dos índices de preços ao consumidor (IPCs) registrou, ao longo do biênio encerrado em, desaceleração expressiva nas economias

Leia mais

1 Introdução. futuras, que são as relevantes para descontar os fluxos de caixa.

1 Introdução. futuras, que são as relevantes para descontar os fluxos de caixa. 1 Introdução A grande maioria dos bancos centrais tem como principal ferramenta de política monetária a determinação da taxa básica de juros. Essa taxa serve como balizamento para o custo de financiamento

Leia mais

Avaliação Distribuída 2º Mini-Teste (30 de Abril de 2007 15h00) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste.

Avaliação Distribuída 2º Mini-Teste (30 de Abril de 2007 15h00) Os telemóveis deverão ser desligados e guardados antes do início do teste. LICENCIATURA EM ECONOMIA MACROECONOMIA II LEC 206 (2006-2007) Avaliação Distribuída 2º Mini-Teste (30 de Abril de 2007 15h00) Duração: 60 minutos Não é permitida qualquer forma de consulta. Os telemóveis

Leia mais

PESQUISA DE JUROS ANEFAC ref a Novembro/2013 Após seis elevações no ano, taxas de juros das operações de crédito ficam estáveis

PESQUISA DE JUROS ANEFAC ref a Novembro/2013 Após seis elevações no ano, taxas de juros das operações de crédito ficam estáveis PESQUISA DE JUROS ANEFAC ref a Novembro/201 Após seis elevações no ano, taxas de juros das operações de crédito ficam estáveis Com 4,27 no mes, Minas Gerais e Paraná registraram as maiores taxas de juros

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 DISCURSO DO MINISTRO NELSON BARBOSA POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO Senhoras e Senhores, Em primeiro

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 20 março de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 20 março de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 20 março de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Previsões econômicas e orçamentárias do Governo Federal num ano de futebol e eleição 1 Aperto monetário

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICO-FISCAIS

INDICADORES ECONÔMICO-FISCAIS GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA - SEF DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DIOR NOTA EXPLICATIVA: A DIOR não é a fonte primária das informações disponibilizadas neste

Leia mais

VERSÃO PRELIMINAR. Notas sobre Redes de Proteção Social e Desigualdade

VERSÃO PRELIMINAR. Notas sobre Redes de Proteção Social e Desigualdade Notas sobre Redes de Proteção Social e Desigualdade 1) Nos últimos dez anos a renda media dos brasileiros que caiu a taxa de 0.6% ao ano, enquanto o dos pobres cresceu 0.7%, já descontados o crescimento

Leia mais

Prazo das concessões e a crise econômica

Prazo das concessões e a crise econômica Prazo das concessões e a crise econômica ABCE 25 de Setembro de 2012 1 1. Economia Internacional 2. Economia Brasileira 3. O crescimento a médio prazo e a infraestrutura 2 Cenário internacional continua

Leia mais

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EIXO 4 PLANEJAMENTO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA D 4.10 Aspectos fiscais: receita e necessidade de financiamento do governo central (20h) (Aula 1: Receita Pública) Professor: José Paulo de A. Mascarenhas

Leia mais

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE ALÉM DA CONJUNTURA

PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE ALÉM DA CONJUNTURA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE ALÉM DA CONJUNTURA PROF.DR. HERON CARLOS ESVAEL DO CARMO Dezembro de 2006 Rua Líbero Badaró, 425-14.º andar - Tel (11) 3291-8700 O controle do processo

Leia mais

Boletim de Conjuntura Econômica Outubro 2008

Boletim de Conjuntura Econômica Outubro 2008 Boletim de Conjuntura Econômica Outubro 008 PIB avança e cresce 6% Avanço do PIB no segundo trimestre foi o maior desde 00 A economia brasileira cresceu mais que o esperado no segundo trimestre, impulsionada

Leia mais

Espaço para expansão fiscal e PIB um pouco melhor no Brasil. Taxa de câmbio volta a superar 2,30 reais por dólar

Espaço para expansão fiscal e PIB um pouco melhor no Brasil. Taxa de câmbio volta a superar 2,30 reais por dólar Espaço para expansão fiscal e PIB um pouco melhor no Brasil Publicamos nesta semana nossa revisão mensal de cenários (acesse aqui). No Brasil, entendemos que o espaço para expansão adicional da política

Leia mais

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial Associado à Fundação Armando Alvares Penteado Rua Ceará 2 São Paulo, Brasil 01243-010 Fones 3824-9633/826-0103/214-4454 Fax 825-2637/ngall@uol.com.br O Acordo

Leia mais

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas

Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas Red Econolatin www.econolatin.com Expertos Económicos de Universidades Latinoamericanas BRASIL Junio 2011 Profa. Anita Kon PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS- GRADUADOS

Leia mais

Economia em Perspectiva 2012-2013

Economia em Perspectiva 2012-2013 Economia em Perspectiva 2012-2013 Porto Alegre, 28 Nov 2012 Igor Morais igor@vokin.com.br Porto Alegre, 13 de março de 2012 Economia Internacional EUA Recuperação Lenta Evolução da Produção Industrial

Leia mais

Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações do Brasil

Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações do Brasil Brasil África do Sul Chile México Coréia do Sul Rússia Austrália Índia Suíça Turquia Malásia Europa China Argentina São Paulo, 26 de setembro de 2011. Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações

Leia mais

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012):

O mercado monetário. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): O mercado monetário Prof. Marco A. Arbex marco.arbex@live.estacio.br Blog: www.marcoarbex.wordpress.com Os mercados financeiros são subdivididos em quatro categorias (ASSAF NETO, 2012): Mercado Atuação

Leia mais

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1

ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 ANEFAC IMA Institute of Management Accountants 1 PESQUISA DE JUROS - MAIO As taxas de juros das operações de crédito ficaram estáveis em maio/2013. Vale destacar que em maio o Banco Central voltou a elevar

Leia mais

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO VII OBJETIVOS DAS POLÍTICAS MONETÁRIA, CREDITÍCIA E CAMBIAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - 2007 (Anexo específico de que trata o art. 4º, 4º, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000)

Leia mais

OPINIÃO Política Monetária, Arbitragem de Juro e Câmbio

OPINIÃO Política Monetária, Arbitragem de Juro e Câmbio OPINIÃO Política Monetária, Arbitragem de Juro e Câmbio João Basilio Pereima Neto A combinação de política monetária com elevada taxa de juros em nível e política cambial está conduzindo o país à uma deterioração

Leia mais

Alternativas para o Brasil. Claudio L. S. Haddad Endeavor - Outubro de 2004

Alternativas para o Brasil. Claudio L. S. Haddad Endeavor - Outubro de 2004 Alternativas para o Brasil Claudio L. S. Haddad Endeavor - Outubro de 2004 Tema do Momento: Crescimento Apesar da recente recuperação da economia, crescimento sustentável continua sendo a preocupação central

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

MOEDA E CRÉDITO. Estêvão Kopschitz Xavier Bastos 1

MOEDA E CRÉDITO. Estêvão Kopschitz Xavier Bastos 1 MOEDA E CRÉDITO Estêvão Kopschitz Xavier Bastos 1 SUMÁRIO Em sua reunião de 20 de janeiro último, o Copom manteve a meta para a Selic estável em 14,25%. A decisão parece ter surpreendido o mercado, como

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2016. Fábio Silva fabio.silva@bcb.gov.br

PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2016. Fábio Silva fabio.silva@bcb.gov.br PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2016 Fábio Silva fabio.silva@bcb.gov.br 27 de janeiro de 2016 Estrutura da apresentação PIB Inflação Mercado de Trabalho 1901 1907 1913 1919 1925 1931 1937 1943

Leia mais

Crédito - junho. Brasil - Estoque de Crédito como Proporção do PIB (%)

Crédito - junho. Brasil - Estoque de Crédito como Proporção do PIB (%) set/03 fev/04 jul/04 mai/05 out/05 mar/06 ago/06 jan/07 nov/07 abr/08 fev/09 jul/09 mai/10 out/10 ago/11 jan/12 Crédito - junho 26/07/12 Diversos indicadores do crédito no Brasil em junho seguiram a trajetória

Leia mais

Relatório Econômico Mensal. Abril - 2012

Relatório Econômico Mensal. Abril - 2012 Relatório Econômico Mensal Abril - 2012 Índice Indicadores Financeiros...3 Projeções...4 Cenário Externo...5 Cenário Doméstico...7 Renda Fixa...8 Renda Variável...9 Indicadores - Março 2012 Eduardo Castro

Leia mais

A necessidade de elevar a incidência da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS sobre cigarros

A necessidade de elevar a incidência da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS sobre cigarros A necessidade de elevar a incidência da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS sobre cigarros Estudo de Roberto Iglesias, economista, consultor da ACT Maio de 2009 O Poder Executivo, através da Medida

Leia mais

Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real

Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real Boletim 820/2015 Ano VII 26/08/2015 Desemprego, salário menor e inflação devem reduzir rendimento médio real Paralelamente, com a redução de produção e folha das firmas, deve crescer o número de pessoas

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 77 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 77 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 77 julho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Sistema bancário e oferta monetária contra a recessão econômica 1 BC adota medidas para injetar

Leia mais

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas

número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas número 3 maio de 2005 A Valorização do Real e as Negociações Coletivas A valorização do real e as negociações coletivas As negociações coletivas em empresas ou setores fortemente vinculados ao mercado

Leia mais

Dívida Líquida do Setor Público Evolução e Perspectivas

Dívida Líquida do Setor Público Evolução e Perspectivas Dívida Líquida do Setor Público Evolução e Perspectivas Amir Khair 1 Este trabalho avalia o impacto do crescimento do PIB sobre a dívida líquida do setor público (DLSP). Verifica como poderia estar hoje

Leia mais

1. COMÉRCIO 1.1. Pesquisa Mensal de Comércio. 1.2. Sondagem do comércio

1. COMÉRCIO 1.1. Pesquisa Mensal de Comércio. 1.2. Sondagem do comércio Nº 45- Maio/2015 1. COMÉRCIO 1.1. Pesquisa Mensal de Comércio O volume de vendas do comércio varejista restrito do estado do Rio de Janeiro registrou, em fevereiro de 2015, alta de 0,8% em relação ao mesmo

Leia mais

Decomposição da Inflação de 2011

Decomposição da Inflação de 2011 Decomposição da de Seguindo procedimento adotado em anos anteriores, este boxe apresenta estimativas, com base nos modelos de projeção utilizados pelo Banco Central, para a contribuição de diversos fatores

Leia mais

Santa Helena. jan/12 Aplicações Financeiro Inicial Aplicação Resgate Rendimento Total

Santa Helena. jan/12 Aplicações Financeiro Inicial Aplicação Resgate Rendimento Total Santa Helena Consultoria de Investimentos TC Consultoria de Investimentos Consultor Responsável: Diego Siqueira Santos Certificado pela CVM, Ato declaratório 11.187, de 23 de Julho de 2010 jan/12 Aplicações

Leia mais

Vulnerabilidade externa e crise econômica no Brasil Reinaldo Gonçalves 1

Vulnerabilidade externa e crise econômica no Brasil Reinaldo Gonçalves 1 Vulnerabilidade externa e crise econômica no Brasil Reinaldo Gonçalves 1 Introdução Na fase ascendente do ciclo econômico internacional (2003 até meados de 2008) a economia brasileira teve um desempenho

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL RENDA FIXA TESOURO DIRETO

RELATÓRIO MENSAL RENDA FIXA TESOURO DIRETO RENDA FIXA TESOURO DIRETO CARTEIRA RECOMENDADA A nossa carteira para este mês continua estruturada com base no cenário de queda da taxa de juros no curto prazo. Acreditamos, no entanto, que esse cenário

Leia mais

Por que não crescemos? NOVEMBRO DE 2014

Por que não crescemos? NOVEMBRO DE 2014 Por que não crescemos? NOVEMBRO DE 2014 1979 1981 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003 2005 2007 2009 2011 2013 O Brasil não cresce suficientemente há mais de 30 anos % a.a. 10,0 8,0

Leia mais

Empreendedorismo do Rio de Janeiro: Conjuntura e Análise n.5 Marolinha carioca - Crise financeira praticamente não chegou ao Rio

Empreendedorismo do Rio de Janeiro: Conjuntura e Análise n.5 Marolinha carioca - Crise financeira praticamente não chegou ao Rio Empreendedorismo do Rio de Janeiro: Conjuntura e Análise n.5 Marolinha carioca - Crise financeira praticamente não chegou ao Rio Equipe: André Urani (editor responsável) Adriana Fontes Luísa Azevedo Sandro

Leia mais

Determinantes da Evolução Recente do Consumo Privado

Determinantes da Evolução Recente do Consumo Privado Determinantes da Evolução Recente do Consumo Privado O dinamismo do consumo privado, traduzindo a evolução favorável das condições dos mercados de trabalho e de crédito, e das expectativas dos consumidores,

Leia mais

Aula 8. Política Fiscal: déficit e dívida pública

Aula 8. Política Fiscal: déficit e dívida pública Aula 8 Política Fiscal: déficit e dívida pública O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica Crescimento da renda per capita - gera um aumento da demanda de bens e serviços públicos

Leia mais

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui!

INFORMATIVO. Novas Regras de limites. A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! INFORMATIVO Novas Regras de limites A Datusprev sempre pensando em você... Classificados Datusprev: Anuncie aqui! A Datusprev abre espaço para divulgação. Aqui você pode anunciar compra, venda, troca,

Leia mais

29/01/2009. Entrevista do Presidente da República

29/01/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista exclusiva concedida por escrito pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao jornal O Liberal, do Pará Publicada em 29 de janeiro de 2009 Jornalista: Mesmo com a grave crise mundial

Leia mais

7 ECONOMIA MUNDIAL. ipea SUMÁRIO

7 ECONOMIA MUNDIAL. ipea SUMÁRIO 7 ECONOMIA MUNDIAL SUMÁRIO A situação econômica mundial evoluiu de maneira favorável no final de 2013, consolidando sinais de recuperação do crescimento nos países desenvolvidos. Mesmo que o desempenho

Leia mais

Em Busca do Crescimento Perdido

Em Busca do Crescimento Perdido São Paulo - SP / CORECON-SP em 25 de abril de 2003 Em Busca do Crescimento Perdido Paulo Faveret Filho Chefe do Depto. de Planejamento BNDES (com agradecimentos a Fábio Giambiagi) 1. Retrospecto 2. O problema

Leia mais

Semana com dólar em forte queda, alta da Bolsa e menor pressão nos juros futuros; Programa de intervenção do BCB no câmbio vem surtindo efeito;

Semana com dólar em forte queda, alta da Bolsa e menor pressão nos juros futuros; Programa de intervenção do BCB no câmbio vem surtindo efeito; 06-set-2013 Semana com dólar em forte queda, alta da Bolsa e menor pressão nos juros futuros; Programa de intervenção do BCB no câmbio vem surtindo efeito; Ata do Copom referendou nosso novo cenário para

Leia mais