Verticalização e regularização do Centro de Porto Alegre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Verticalização e regularização do Centro de Porto Alegre"

Transcrição

1 - SEPesq Verticalização e regularização do Centro de Porto Alegre Juliana Bredow Brands Arquiteta e Urbanista, mestranda PPGAU UniRitter/Mackenzie, bolsista Fapergs UniRitter jubrands@hotmail.com Resumo: O presente artigo apresenta estudo sobre o processo de verticalização do centro de Porto Alegre que compreende o período de 1913 a Esse processo teve inicio com a construção dos primeiros edifícios em altura no centro da cidade, iniciando-se em meados da década de 1910 com edifícios de 3 ou 4 pavimentos e em meados da década de 1960 com edifícios que apresentam mais de 30 pavimentos, tendo como exemplo maior deste processo a construção do Edifício Santa Cruz, com 32 pavimentos e 2 pavimentos de subsolo. Além do processo de verticalização do centro, o trabalho apresenta as leis, normas e decretos que regulamentaram a verticalização do centro no período de estudo, partindo do Ato Nº 96 até as leis do primeiro Plano Diretor da cidade, de A partir da relação entre o processo de verticalização e as leis regulamentadoras desse processo, pode-se obter um bom entendimento sobre as mudanças ocorridas no período. O objetivo do trabalho é facilitar a compreensão acerca do tema, mostrando como se deu o processo de verticalização do centro através da regulamentação correspondente. 1 Introdução A escolha do tema para este artigo é pelo assunto ser parte do estudo que compreende a dissertação de mestrado da autora. O presente artigo apresenta breve histórico do processo de verticalização do centro de Porto Alegre, que teve início em 1913, através do Ato Nº96 - Regulamento Geral de construção dispõe sobre regulamentações de altura e construções, como o artigo 86º que proíbe a construção de casas térreas na Rua dos Andradas, instaura ainda outras regulamentações, como a proibição da construção de casas de madeira no centro. Esse estudo aborda o período de 1913 a 1965, mostrando quais edificações foram importantes dentro do período, além de citar as leis e regulamentações que regiram o processo de verticalização do centro. É apresentada uma tabela, feita pela autora através de pesquisas sobre o tema, onde constam todas as regulamentações sobre altura no centro no período estabelecido para o estudo. Este estudo do processo e regulamentação da verticalização do centro tem seu término no ano de 1965, devido a ser o ano de inauguração do Edifício Santa Cruz, que é objeto principal da dissertação de mestrado da autora.

2 - SEPesq 2 Verticalização e Modernidade no centro de Porto Alegre A verticalização foi um processo iniciado em diversas cidades latino-americanas na primeira metade do século XX. Na origem do processo de verticalização se verifica a gradativa ampliação da altura dos edifícios devido a possibilidade das novas tecnologias, do uso do elevador, da legislação urbanística e dos grandes investimentos na estrutura urbana. No caso de Porto Alegre, um dos primeiros investimentos públicos na estrutura urbana foi o Plano Geral de Melhoramentos feito pelo engenheiro João Moreira Maciel em 1914, para a área central da cidade. Esse plano propôs grandes intervenções no centro consolidado da cidade, proporcionando o alargamento de avenidas que possibilitava a ampliação da altura das construções. O início do processo de verticalização em Porto Alegre se deu no centro da cidade, e gradativamente foi se expandindo aos bairros. Inicia-se em 1910, quando a população da cidade alcançava os habitantes, apresenta edifícios de um, dois e três pavimentos. O edifício mais alto da cidade nesta época ainda era o Edifício Malakoff (1968) com quatro pavimentos comerciais, localizado em frente ao Mercado Municipal na Rua Sete de Setembro, entre a Praça XV e a Montevidéu. Fora o edifício de maior altura até o início da construção do Grande Hotel ( ), que possui sete pavimentos e dois elevadores, localizado no coração do comércio, na esquina da Rua dos Andradas com a Caldas Junior, em frente à Praça da Alfândega. Figura 1. Edifício Malakoff na Praça Montevidéu, o mais alto da cidade no momento. Fonte: COMAS, C. E. Porto Alegre: O arranha-céu no pêndulo da expansão. In: Os céus como fronteira: A verticalização do Brasil. p.213 Nesse período não se pode atribuir o termo de verticalização pela pequena altura que as construções deste período apresentam, porém, é em 1913 que o Ato Nº96 - Regulamento Geral de construção dispõe sobre regulamentações de altura e construções, como o artigo 86º que proíbe a construção de casas térreas na Rua dos Andradas, instaura ainda outras regulamentações, como a proibição da construção de casas de madeira no centro.

3 - SEPesq Já na segunda fase, que corresponde o período entre as décadas de 1920 e 1930, percebe-se a relação do aumento do número de pavimentos das edificações com a abertura e ampliação das primeiras avenidas, apresentando neste período a construção de edifícios de cinco e seis pavimentos. Em 1926 é aprovado o Decreto Nº 53, o qual diz que nos edifícios com fachadas sobre o alinhamento da rua, a altura não poderá ser superior à duas vezes a largura da rua, e ainda que as novas construções localizadas na Avenida do Porto (Avenida Mauá) e naquelas que forem alargadas ou abertas no centro da cidade não poderão ter edificações com menos de três pavimentos. Nesse período, os edifícios representativos da verticalização são o Hotel Majestic ( ), hoje Casa de Cultura Mário Quintana, com seis pavimentos, localizado na travessa Araújo Ribeiro, entre as ruas dos Andradas e Sete de Setembro, projetado por Theo Wiederspahn; o Edifício Frederico Mentz Novo Hotel Jung, de Agnello Nilo de Lucca (1932), localizado na Avenida Otávio Rocha esquina com a tradicional Praça XV de Novembro, se instala com onze pavimentos acima de lojas térreas; o edifício Força e Luz ( ), destinado à loja de materiais elétricos e companhia de eletricidade, projeto de Adolpho Sterne; edifício da Previdência Sul/Imperial ( ), que possui onze pavimentos com apartamentos acima de um cinema, projetado por Egon Weindorfer e Agnello Nilo de Lucca; e o Palácio do Comércio (1937), que apesar de ser mais baixo, ocupa um quarteirão inteiro entre as Avenidas Júlio de Castilhos e Mauá, projeto de José Lutzemberger. 1 Figura 2. Edifício Novo Hotel Jung. Fonte: COMAS, C. E. Porto Alegre: O arranha-céu no pêndulo da expansão. In: Os céus como fronteira: A verticalização do Brasil. p LUCCAS, L. H. Arquitetura moderna em Porto Alegre: uma história recente. Disponível em: Acesso em: 10 de setembro de 2015.

4 - SEPesq A partir daí o arranha-céu passa a ser sinônimo de progresso e investimentos financeiros, era o período de supervalorização do espaço e dos grandes investimentos imobiliários. É nessa fase que o arquiteto Arnaldo Gladosh propõe estudo de urbanização da cidade com o seu Plano Gladosh de Característico dessa proposta é o Edifício Sulacap ( ), que é localizado na Avenida Borges de Medeiros. Esse edifício já apresenta uma grande altura, tendo 17 pavimentos com galeria térrea localizada em toda a extensão da quadra. Em 1940 o Decreto Nº 245 estabelece normas sobre as construções nas Avenidas Borges de Medeiros, 10 de Novembro, Rua dos Andradas e sobre a testada dos terrenos arruados com o mínimo de seis pavimentos. Neste ano também é aprovado o Decreto Nº 239 onde as construções da Avenida Farrapos devem apresentar no mínimo dois pavimentos. Esse período da década de 40 representa a terceira fase do processo de verticalização da cidade, que é marcado pelo surgimento de edifícios com doze, quinze e dezessete pavimentos. Foi nessa época a habitação vertical se consolidou e iniciou-se a substituição dos sobrados por prédios de apartamentos. Na segunda quinzena de setembro de 1949 foi inaugurado o Edifício Sulacap, que atingiu o título de mais alto da cidade. Este edifício, propriedade da Sul América Capitalização S.A., possui 17 amplos pavimentos que se prolongam desde a Rua dos Andradas até a Avenida 10 de Novembro, com frente principal para a Avenida Borges de Medeiros. Figura 3. Publicação da inauguração do Edifício Sulapac. Fonte: Revista O Globo, set. 1949, p.66.

5 - SEPesq Representantes da terceira fase da verticalização estão Edifício Reunidos (1938), localizado em frente ao Edifício Sulacap, de João Monteiro Netto; o Edifício Sul América (1938),com 15 pavimentos está localizado ao lado do Reunidos, projeto também de autoria de Gladosh, possui 15 pavimentos; o Edifício União (1943); o City Hotel e Edifício Piratini, todos com 16 pavimentos e de autoria de Gladosch; a Prefeitura Nova (1943) com 13 pavimentos, de Christiano de la Paix Gelbert; o Edifício do Clube do Comércio ( ), com 13 pavimentos, localizado ao lado do Edifício Imperial, de José Lutzemberger. Neste período, os arquitetos cariocas tentam sem muito sucesso inserir a arquitetura moderna na capital, com os projetos para a Sede do Instituto de Previdência do Estado (1943), de Oscar Niemeyer, e para a sede da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1944), de Jorge Moreira e Affonso Reidy. A prefeitura não aprova pois entende que esta arquitetura proposta ofende os padrões da cidade e sua estética. A quarta fase corresponde à década de Nesse período a cidade atingia mais de meio milhão de habitantes, tendo aumentado somente na ultima década cerca de habitantes, apresentando níveis econômicos positivos. Nesta fase a arquitetura moderna começa a ser aceita na cidade. Figura 4. Publicação sobre crescimento da cidade. Fonte: Revisto do Globo, 1958, p Foi quando Porto Alegre se consolidou como cidade verticalizada e viu serem construídos seus maiores arranha-céus. Os edifícios de 20 pavimentos já não eram mais novidade, tendo o Edifício Santa Cruz ultrapassando os 30 pavimentos. Esses edifícios marcaram o a renovação e modernização do centro, consolidando ainda mais esse tipo de edificação e destacando os edifícios comerciais e de escritórios, fazendo assim Porto Alegre atingir status de metrópole. A abertura da Faculdade de Arquitetura trouxe reforço a arquitetura moderna e a explosão imobiliária que ocorria no período apresentava uma legislação bastante permissiva

6 - SEPesq em relação ao uso e ocupação do solo em lotes do centro. Em meio a isso, viu-se a construção de edificações como o Edifício Jaguaribe ( ), de Fernando e Luiz Fernando Corona, possui 26 pavimentos e está localizado na Avenida Salgado Filho, não possui escalonamento e nenhum recuo. Figura 5. Progresso do edifício alto em Porto Alegre. Fonte: Prefeitura de Porto Alegre, professora de arquitetura da PUCRS Nara Helena Machado e evolução histórica de Porto Alegre (Luciano Martins Ávila, Maria Lúcia Ricardo Souto, Maria Lúcia Streck Motta e Naida Leda Menezes). Tabela 1. regulamentação de alturas Dispositivos urbanísticos Ato Nº 96, de 11 de junho de 1913: Regulamento Geral de Construções. Altura das edificações Art. 15º 15º: Nos edifícios com uma face sobre a rua, a altura da fachada será tal, que para qualquer posição do plano de seção, a reta, passando pelo extremo oposto do perfil transversal da rua e inclinado de 3/2 sobre a horizontal, não corte o perfil do edifício. Art. 15º 16: Nos edifícios construídos na intersecção de duas ruas, a altura da fachada não será superior a que resultasse, para a fachada sobre a rua de maior largura, da aplicação do traçado geométrico referido no 15º nem superior à altura que resultasse, para a fachada sobre a rua de menor largura, da aplicação do mesmo traçado geométrico, no qual, porém, se substituísse a referida inclinação de 3/2 por 3/1.

7 - SEPesq Art. 15º 26:Nos edifícios com fachada sobre uma rua, a altura, acima do plano de passeio, do teto da habitação não poderá ser superior, a vez e meia a largura da rua, e nos edifícios construídos na intersecção de duas ruas tal altura será inferior, que a vez e meia a largura da rua mais larga, quer a três vezes a largura da rua mais estreita. Decreto Nº 53, de 10 de maio de 1926: Altera o Regulamento Geral de Construções aprovado pelo ato nº 96, de 11 de junho de 1913 e dá outras providências. Decreto Nº 239, de 17 de dezembro de 1940: Dispõe sobre o número de andares das construções na Avenida Farrapos. Decreto Nº 245, de 27 de dezembro de 1940: Estabelece normas sobre as construções nas Avenidas Borges de Medeiros, 10 de Novembro, Rua dos Andradas e sobre a testada dos terrenos arruados. Lei Nº 986, de 22 de dezembro de 1952: Dispõe sobre a altura das construções e dá outras providências. Art. 86º: Fica proibida a construção de casas térreas na Rua dos Andradas. Art. 3º: Nos edifícios com fachadas sobre o alinhamento da rua, a altura entre o plano do passeio e o teto do último pavimento, não poderá ser superior à duas vezes a largura da rua. Art. 4º: Os novos edifícios construídos à Avenida do Porto, Rua dos Andradas e naquelas que forem alargadas ou abertas ao centro da cidade não terão menos de três pavimentos. Art. 1º: Fica estabelecido que as edificações na Avenida Farrapos deverão ter o mínimo de 2 pisos. Art. 1º: Só serão permitidas novas construções, nas Avenidas Borges de Medeiros, 10 de Novembro e parte da Rua dos Andradas entre as Ruas Dr. Flores e Gen. João Manuel, com o mínimo de 6 pavimentos, incluindo o rés do chão. Art. 1º: A altura dos edifícios não será superior a uma vez e meia a largura da rua. único: Nos logradouros em que há exigências de recuo das construções, considerar-se-á como largura, para fins de determinação do gabarito de altura, a largura propriamente dita, acrescida dos recuos regulamentares, assim como a largura correspondente às galerias. Art. 2º: Na zona central da cidade a altura dos edifícios no alinhamento não será superior a duas vezes a largura da rua, a partir desta altura, os prédios poderão elevar-se obedecendo um recuo na proporção de quatro na vertical para um (4/1) sobre a horizontal. Art. 2º 3º: Na Rua dos Andradas é permitida a altura de 30 metros e nas Avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros a altura de 70 metros para os

8 Lei Nº 1.037, de 7 de março de 1953: Fixa o prazo para cumprimento do disposto no Art. 10º da Lei Nº 986, de 22 de dezembro de Lei Nº 1.167, de 4 de dezembro de 1953: Limita a altura dos prédios e dá outras providências. Lei Nº 2.046, de 30 de dezembro de 1959: Institui o Plano Diretor e fixa normas para sua execução. - SEPesq edifícios construídos no alinhamento. Art. 4º: Nos edifícios construídos na intersecção de duas vias públicas do município, a altura será função da que tiver maior largura, até uma distância de 25 metros desta altura. Art. 5º: A altura mínima dos edifícios no alinhamento da via pública será de 5 metros. Art. 5º 1º: Não terão menos de dois pavimentos, nem altura inferior a sete metros, as novas construções de prédios que se fizerem às Avenidas João Pessoa, Osvaldo Aranha, Alberto Bins, Getúlio Vargas e Independência. Art. 5º 2º:Não terão menos de três pavimentos, nem altura inferior a dez metros, as novas construções ou reformas de prédios que se fizerem às Avenidas Mauá, Júlio de Castilhos, Otávio Rocha e Rua dos Andradas, no trecho compreendido entre o litoral e a Rua João Manoel. Art. 10º: Nos edifícios com 4 ou mais pavimentos, incluindo o rés-do-chão, é obrigatória a instalação de elevador, de tipo e capacidade aprovados em regulamento. Art. 1º: É fixado o prazo de um ano, a partir da data de promulgação desta Lei, para o cumprimento, nos edifícios em construção, do disposto no artigo 10 da Lei nº 986, de 22 de dezembro de Art. 1º: A altura dos prédios não poderá a 3 pavimentos ou 11 metros. Art. 2º: O limite de altura fixado pelo artigo anterior não se aplica a zona da cidade compreendida entre o litoral do rio Guaíba, rio Gravataí, Estrada para Canoas, Avenida Ceará, Ruas São Pedro, Benjamin Constant, Cristóvão Colombo, Ramiro Barcelos, Av. Protásio Alves, Rua Vicente da Fontoura, Av. Ipiranga e litoral do rio Guaíba e mais as vias públicas a seguir discriminadas: Av. Assis Brasil até a Estrada do Forte; Rua da Azenha, da Av. Ipiranga até a Rua José de Alencar; Rua Benjamin Constant, do início até a Rua São Pedro; Av. Bento Gonçalves, do início até as Ruas Cel. Aparício Borges e Dr. Salvador França; Rua Cristovão Colombo, desde a Rua Benjamin Constant até a Rua Dom Pedro. Modificada pela Lei Nº que mantém em seus dispositivos os mesmos requerimentos quanto ao zoneamento de índices de aproveitamento, zoneamento de percentagens de ocupação e zoneamento de alturas.

9 - SEPesq Lei Nº 1.966, de 14 de julho de 1959: Regulamenta o uso, a altura e a taxa de ocupação dos lotes previstos pela Lei Nº 1.487, de 10 de novembro de 1955, e dá outras providências. Lei Nº 2.330, de 29 de dezembro de 1961: Altera a Lei Nº e dá nova redação. Art. 7º: Nos lotes com frentes para as ruas secundárias e para a atual Avenida Praia de Belas as construções terão no máximo 11 metros. Art. 8º: Nos lotes com frente para a Avenida Beira Rio, prolongamento da Avenida Borges de Medeiros, Ipiranga e avenidas a, b e c, as construções terão altura de 49 metros. Parágrafo único: São toleradas construções de 10 pavimentos no mínimo, obrigando-se os proprietários a dar à obra condições técnicas suficientes para que os edifícios possam ter a altura determinada neste artigo. Art. 9º: Nas avenidas não especificadas no artigo anterior, as construções deverão ter altura de 34 metros. Parágrafo único: São toleradas construções com 8 pavimentos no mínimo, obrigando-se os proprietários a dar à obra condições técnicas suficientes para que os edifícios possam ter a altura determinada neste artigo. Zoneamento de índices de aproveitamento, Art. 44: A parte da cidade descrita no artigo 20 2 fica dividida, de acordo com as plantas de zoneamento do plano diretor anexas, em zonas de índices de aproveitamento onde as relações entre a área máxima total de construção e áreas do respectivo terreno são determinadas pelos seguintes índices máximos de aproveitamento: Z0 - Onde estão fixados os alinhamentos de frente, fundos e alturas máximas permitidas, não sendo aplicável o índice de aproveitamento; Z1 - Para edifícios residenciais, área total construída no máximo, igual a 9 vezes a área do terreno (índice 9). Para edifícios comerciais, industriais ou de escritórios, área total construída, no máximo, igual a 12 vezes a área do terreno (índice 12). Z2 - Para edifícios residenciais - índice 10; Para edifícios comerciais de escritórios ou industriais - índice 10. Z3 a Z12 - Índices variando de 8 a 3 para uso residencial; de 10 a 3 para uso comercial, de escritório ou industrial. 2 Art A área do município de Porto Alegre, limitada pelo litoral do Rio Guaíba, Av. Sertório, Rua Pereira Franco e seu prolongamento, Rua Salvador França, Av. Aparício Borges, Av. Teresópolis, Av. projetada ao longo do Riacho Passo Fundo, Av. projetada ao longo do Riacho da Cavalhada, Av. Icaraí até o litoral, junto ao novo Hipódromo, fica dividida, de acordo com as plantas respectivas do Plano, em zonas, cujo uso, índices de aproveitamento dos prédios, e graus de ocupação dos lotes são definidos na presente Lei. Lei Nº 2.330, Porto Alegre, 1961, p. 129.

10 - SEPesq Zoneamento de alturas - Art. 59 a 74: A área da cidade descrita no artigo 20 fica dividida em zonas: Z0 - Zonas especiais: Av. Perimetral e Bairro Praia de Belas - Alturas padronizadas por regulamentos especiais. Z1 - Alturas máximas para construções no alinhamento - duas vezes a largura do logradouro até o máximo de 60 metros, excetuando-se os prédios construídos na Av. Borges de Medeiros e Salgado Filho onde a altura passa a ser de 70 metros (excetuam-se desta regra outros logradouros da área central). 3 Z2 - Altura máxima permitida para construções no alinhamento ou com recuo de 4 metros - uma vez e meia a largura da rua até o máximo de 45 metros, medida em relação ao nível médio do passeio ou do terreno no alinhamento. Z3 - Altura máxima para construções no alinhamento ou com recuo de 4 metros - uma vez a largura da rua até o máximo de 30 metros, medida em relação ao nível médio do passeio ou do terreno no alinhamento. 4 Z4 - Altura máxima permitida para construções no alinhamento ou com recuo de 4 metros - uma vez a largura da rua até o máximo de 30 metros de altura. 5 Z5 - A altura máxima permitida para construções no alinhamento ou com recuo de 4 metros - 11 metros de altura em relação ao nível médio do passeio ou do terreno no alinhamento. 6 3 Art Na zona Z1 é permitido construir além da altura estipulada no alinhamento, desde que os pavimentos superiores a essa altura sejam recuados conforme o alinhamento fique dentro do ângulo formado pela horizontal traçada na altura do passeio e a linha que una o ponto mais alto da construção permitida neste alinhamento oposto. A altura mínima dos edifícios no alinhamento será de 5,00 metros. 4 Art. 66 1º - Este limite pode ser ultrapassado desde que seja observado um recuo de frente para jardim equivalente a 1/5 da altura total do prédio, além de recuo regulamentar de 4,00 metros, ou outros de qualquer natureza. 5 Art. 67 1º - Todos os prédios construídos nesta zona com mais de três pavimentos ou altura superior a 10 metros deverão manter a partir desta altura, um afastamento das divisas laterais e de fundos equivalente a 1/5 da altura total do prédio e não inferior a 3,00 metros. 2º - Os prédios construídos nesta zona poderão ultrapassar o limite de altura fixado no alinhamento ou no recuo dos 4,00 metros regulamentares, desde que mantenham um recuo de frente à partir de 10 metros de altura equivalente a 1/5 da altura total do prédio sem prejuízo do recuo de 4,00 metros ou de outro de qualquer natureza. 6 Art. 68 1º - Todos os prédios construídos nesta zona com mais de 2 pavimentos ou altura superior a 7,00 metros deverão manter, desde o nível do terreno um afastamento das divisas laterais e de fundos equivalente

11 - SEPesq Artigos 69 a 74 - As situações especiais dos terrenos para os efeitos de cálculo das alturas das construções. 7 Fonte: Elaborada pela autora 3 Considerações finais A partir da pesquisa feita sobre o processo de verticalização do centro de Porto Alegre juntamente com as leis que regulamentaram os limites de altura nesse período, pode-se ter um entendimento de como se deu esse processo e porque ocorreu em determinadas áreas. O objetivo do trabalho é apresentar de forma sucinta o progresso da verticalização do centro, mostrando quais são as principais edificações do período e a legislação correspondente, para facilitar a pesquisa acerca do tema a 1/3 da altura total do prédio e nunca inferior a 3,00 ressalvado o disposto no 2º do art º - Os prédios construídos nesta zona poderão ultrapassar o limite de altura no alinhamento ou no recuo dos 4,00 metros regulamentares, desde que mantenham um recuo de frente equivalente a 1/3 da altura do prédio além do recuo de 4,00 metros regulamentares ou outro de qualquer natureza. 7 Art. 69 1º - A altura máxima de construção no alinhamento ou no recuo regulamentar de 4,00 metros poderá ser contada à partir do piso do 2º pavimento quando o térreo for disposto com área coberta de uso coletivo (pilotis), sendo ocupado apenas com hall de entrada, caixa de escada, elevadores, acesso a garagens, sala de contadores, portaria, sanitários, apartamento de zelador ou outras dependências de nítido caráter de serviço. (Incentivo ao uso de pilotis).

12 - SEPesq Referências BERNARDES, Dalton Roberto Pacheco. Jaguaribe e Esplanada: o edifício de apartamentos modernista e um novo paradigma habitacional em Porto Alegre. 2003, 212 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, CANEZ, Anna Paula Moura. Arnaldo Gladosch: o edifício e a metrópole. 2006, 594 p. Tese (Doutorado) - Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS, Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, CEZA FILHO, Paulo. Arquitetura da verticalidade na recém aberta Avenida Borges de Medeiros. 2003, 185 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, COMAS, Carlos Eduardo. Porto Alegre: o arranha-céu no pêndulo da expansão. In: Os céus como fronteira: a verticalização no Brasil. São Paulo: Editora Grifo, INAUGURADO o maior prédio de Porto Alegre. Revisto do Globo. Porto Alegre, p.66, 29 de out LUCCAS, Luís Henrique Haas. Arquitetura moderna em Porto Alegre: uma história recente. Disponível em: PORTO alegre cresce para o céu e para o rio. Revista do Globo, Porto Alegre, p.10-17, 09 ago PORTO Alegre mais perto do céu. Revista do Globo, Porto Alegre, p.6-9, 2ª quinzena set PORTO ALEGRE. Decreto Nº 53, de 10 de maio de Decreto Nº 239, de 17 de dezembro de Decreto Nº 245, de 27 de dezembro de Lei Nº 986, de 22 de dezembro de Lei Nº 1.037, de 7 de março de Lei Nº 1.167, de 4 de dezembro de Lei Nº 1.966, de 14 de julho de Plano Diretor de Porto Alegre - Lei Nº de 30 de dezembro de Plano Diretor de Porto Alegre - Lei Nº de 29 de dezembro de Regulamento Geral sobre Construções. Ato nº 96 de 11 de junho de VIANNA, Patrícia Pinto. O processo de Verticalização em Porto Alegre: e a contribuição da construtora Azevedo Moura & Gertum. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, XAVIER, Alberto; MIZOGUCHI, Ivan Gilberto Borges. Arquitetura Moderna em Porto Alegre. Porto Alegre: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Paulo: PINI, 1987.

LOTEAMENTO VILLAGGIO DI FIRENZE Av. Dr. Armando Sales de Oliveira Nº 400 Franca - SP

LOTEAMENTO VILLAGGIO DI FIRENZE Av. Dr. Armando Sales de Oliveira Nº 400 Franca - SP LOTEAMENTO VILLAGGIO DI FIRENZE Av. Dr. Armando Sales de Oliveira Nº 400 Franca - SP CARTILHA DE CONSTRUÇÃO Seguem especificações para as construções nos lotes do Loteamento Villaggio Di Firenze: A) Conforme

Leia mais

Lei Municipal N.º 1414

Lei Municipal N.º 1414 Subseção II Dos Estacionamentos e Guarda de Veículos Art. 41 - Os locais para estacionamento ou guarda de veículos podem ser cobertos ou descobertos, podendo se destinar em ambos os casos à utilização

Leia mais

Viver em uma cidade que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a integridade da arquitetura das edificações é um direito de todos.

Viver em uma cidade que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a integridade da arquitetura das edificações é um direito de todos. Viver em uma cidade que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a integridade da arquitetura das edificações é um direito de todos. A Lei Descobrindo Rio Claro surgiu para melhor organizar os

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 019, DE 09 DE AGOSTO DE 2006. ESTABELECE NORMAS SOBRE EDIFICAÇÕES NO CONDOMÍNIO BOSQUES DE ATLÂNTIDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI COMPLEMENTAR Nº 019, DE 09 DE AGOSTO DE 2006. ESTABELECE NORMAS SOBRE EDIFICAÇÕES NO CONDOMÍNIO BOSQUES DE ATLÂNTIDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ESTABELECE NORMAS SOBRE EDIFICAÇÕES NO CONDOMÍNIO BOSQUES DE ATLÂNTIDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. CELSO BASSANI BARBOSA, Prefeito Municipal de Xangri-Lá, FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Vereadores

Leia mais

Revisão da Legislação das Áreas Industriais na AP-3 e AP-5

Revisão da Legislação das Áreas Industriais na AP-3 e AP-5 Avenida Brasil HISTÓRICO A partir de 1935 foram definidas zonas de ocupação mais específicas dentre as quais a Zona Industrial. A primeira zona industrial efetivamente delimitada foi a de São Cristóvão.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa CEP 33400-000 - ESTADO DE MINAS GERAIS LEI Nº 3.318, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a implantação do Programa "Minha Casa, Minha Vida" - para famílias com renda entre 3 (três)e 6 (seis) salários

Leia mais

CONVÊNIO Nº 002/87 1.0 - GENERALIDADES.

CONVÊNIO Nº 002/87 1.0 - GENERALIDADES. 1 CONVÊNIO Nº 002/87 TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM DE UM LADO A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BARUERI E, DE OUTRO, A SOCIEDADE ALDEIA DA SERRA RESIDENCIAL MORADA DOS PÁSSAROS, PARA A APLICAÇÃO DE

Leia mais

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS 4.1 Disposições gerais Art. 61 - A execução de obras, incluindo os serviços preparatórios e complementares, suas instalações e equipamentos, embora que temporários,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Campinas. Lei de Uso e Ocupação do Solo

Prefeitura Municipal de Campinas. Lei de Uso e Ocupação do Solo Prefeitura Municipal de Campinas Lei de Uso e Ocupação do Solo 1988 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Lei de Uso e Ocupação do Solo compilação 4º. edição de atualização 2011 concluída em Março/2011 sob

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições legais, aprova:

A CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições legais, aprova: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 8/2015 Altera dispositivos na Lei Complementar nº 25, de 30 de agosto de 2013. A CÂMARA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, no uso das atribuições legais,

Leia mais

Imagens Modernistas no Urbanismo de Porto Alegre 1950-1960

Imagens Modernistas no Urbanismo de Porto Alegre 1950-1960 Imagens Modernistas no Urbanismo de Porto Alegre 1950-1960 Resumo Esse trabalho enfoca o período da história da cidade de Porto Alegre no qual as idéias modernistas se difundiram nos meios técnico, acadêmico

Leia mais

LEI Nº 9.074, DE 18 DE JANEIRO DE 2005. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.074, DE 18 DE JANEIRO DE 2005. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 9.074, DE 18 DE JANEIRO DE 2005 Dispõe sobre a regularização de parcelamentos do solo e de edificações no Município de Belo Horizonte e dá outras providências. O Povo do Município de Belo Horizonte,

Leia mais

PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA

PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA O CONSELHO DE EDUCAÇÃO da FAHOR Faculdade Horizontina, no uso de suas atribuições aprovou o seguinte Plano Diretor para o Campus Arnoldo Schneider: DISPOSIÇÕES

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS Lei Complementar 06/2013

ORIENTAÇÕES BÁSICAS Lei Complementar 06/2013 ORIENTAÇÕES BÁSICAS Lei Complementar 06/2013 Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia A Prefeitura de Araguaína desenvolveu esta Cartilha para orientar a população sobre

Leia mais

O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão.

O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Lei 4.052, de 13 de março de 2002 Define condições para a instalação de pólos geradores de tráfego, estabelecendo-lhes exigências; critérios para quantidade de vagas de carga e descarga, embarque e desembarque,

Leia mais

1. Pontos de Autoatendimento em Shoppings:

1. Pontos de Autoatendimento em Shoppings: 1. Pontos de Autoatendimento em Shoppings: Barra Shopping Sul - Av. Diário de Notícias, 750 lj 2098. Boulevard Assis Brasil Av. Assis Brasil, 4320. Bourbon Shopping Assis Brasil - Av. Assis Brasil, 200.

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 1.º Esta lei complementar estabelece as exigências quanto a:

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 1.º Esta lei complementar estabelece as exigências quanto a: Atualizada até LC 610/2007. LEI COMPLEMENTAR N.º 528 DE 18 DE ABRIL DE 2005 ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO PARA EDIFICAÇÕES EM GERAL E A ADOÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS ÀS ATIVIDADES

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA. Pré-Curso. www.laercio.com.br MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 09: PROVA CMBH SIMULADA Pré-Curso www.laercio.com.br APOSTILA 09 Colégio Militar 6º ano PROVA CMBH SIMULADA PRÉ-CURSO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE,

Leia mais

DECRETO Nº 56.089, DE 30 DE ABRIL DE 2015

DECRETO Nº 56.089, DE 30 DE ABRIL DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 56.089, DE 30 DE ABRIL DE 2015 Regulamenta dispositivos da Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014,

Leia mais

II Desenho na escala de 1:100 (uma para cem); III Cotas necessárias à perfeita compreensão do projeto; 1º - O projeto simplificado deverá apresentar:

II Desenho na escala de 1:100 (uma para cem); III Cotas necessárias à perfeita compreensão do projeto; 1º - O projeto simplificado deverá apresentar: Institui Projeto Simplificado e dispõe sobre a forma de apresentação de projetos de construção de edificações residenciais unifamiliares, e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GUARATINGUETÁ

Leia mais

1. Pontos de Autoatendimento em Shoppings:

1. Pontos de Autoatendimento em Shoppings: 1. Pontos de Autoatendimento em Shoppings: Barra Shopping Sul - Av. Diário de Notícias, 750 lj 2098. Boulevard Assis Brasil Av. Assis Brasil, 4320. Bourbon Shopping Assis Brasil - Av. Assis Brasil, 200.

Leia mais

BENS IMÓVEIS. DISTRITO: Sede. USO ATUAL: Institucional

BENS IMÓVEIS. DISTRITO: Sede. USO ATUAL: Institucional Página 1 de 6 IPAC N º08/2012 BENS IMÓVEIS MUNICÍPIO: DISTRITO: Sede DESIGNAÇÃO: Asilo São Vicente de Paulo ENDEREÇO: Rua Coronel Severiano, 131 - Fundinho USO ATUAL: Institucional PROPRIEDADE/ SITUAÇÃO

Leia mais

Obras de Mobilidade Urbana e Transporte Público Porto Alegre Copa 2014 AGOSTO - 2012

Obras de Mobilidade Urbana e Transporte Público Porto Alegre Copa 2014 AGOSTO - 2012 AGOSTO - 2012 Matriz de Responsabilidades invest. R$ 866,3 milhões Corredor Avenida Tronco Corredor Terceira Perimetral Corredor Padre Cacique Monitoramento dos Corredores BRT Protásio Alves BRT Assis

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

DECRETO Nº 2.557, DE 10 DE MARÇO DE 2008.

DECRETO Nº 2.557, DE 10 DE MARÇO DE 2008. DECRETO Nº 2.557, DE 10 DE MARÇO DE 2008. Altera a redação do Decreto nº 2.378, de 16 de agosto de 2006, que regulamenta a Lei Complementar nº 112, de 25 de julho de 2006, e dispõe sobre a Autorização

Leia mais

2.2. LOCALIZAÇÃO: Rua Bento Gonçalves e Av. General Osório, lotes 2 e 20 e parte lote 01, cidade de Torres-RS.

2.2. LOCALIZAÇÃO: Rua Bento Gonçalves e Av. General Osório, lotes 2 e 20 e parte lote 01, cidade de Torres-RS. PINHO INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA. CNPJ: 08.220.002/001-06 Sócio-Proprietário: Joelsio Caetano Pinho CPF: 383.118.520.49 Endereço: Av. Benjamin Constant, 123, Centro, Torres-RS. INCORPORAÇÃO DO EDIFICIO

Leia mais

LEI N.º 4.598/15 DE 28 DE JULHO DE 2015

LEI N.º 4.598/15 DE 28 DE JULHO DE 2015 LEI N.º 4.598/15 DE 28 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre condomínios por unidades autônomas e dá outras providências... TEODORA BERTA SOUILLJEE LÜTKEMEYER, PREFEITA DO MUNICÍPIO DE NÃO-ME-TOQUE/RS. FAÇO SABER

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047 AULA 3. e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/

Código da Disciplina CCE0047 AULA 3. e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Código da Disciplina CCE0047 AULA 3 e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: INFORMAÇÕES NA PRANCHA: Nome dos ambientes:

Leia mais

design arquitetura tendência

design arquitetura tendência design arquitetura tendência HOME office mall Lindóia Lindóia ( ) A Melnick Even apresenta mais um produto da linha (HOM), baseado em um conceito inovador: o Mixed Use. Considerados uma solução de grande

Leia mais

nada é referência por acaso. corporate&offices

nada é referência por acaso. corporate&offices lançamento Um produto Melnick Even corporate&offices nada é referência por acaso. A Melnick Even usou toda sua expertise para trazer à rua Anita Garibaldi um empreendimento comercial pensado cuidadosamente

Leia mais

Data: fevereiro/2012 AULA 4 - CÁLCULO DE ESCADAS

Data: fevereiro/2012 AULA 4 - CÁLCULO DE ESCADAS Grupo Universitário - IPEP São Paulo - SP Rua Maria Paula, 35-1º andar Bela Vista Fone: (11) 3293-3558 Rua Pirapitingui, 186-1º andar Liberdade Fone: (11) 3385-7400 Campinas - SP Rua José de Alencar, 470

Leia mais

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. 2 Sumário Necessidade do estágio... 3 Realização do Estágio... 3 Documentações

Leia mais

Palácio da Inconfidência: Projeto original perspectiva externa. Palácio da Inconfidência: croqui sistema estrutural Fonte: Revista Acrópole nº 283

Palácio da Inconfidência: Projeto original perspectiva externa. Palácio da Inconfidência: croqui sistema estrutural Fonte: Revista Acrópole nº 283 O grande hall interno pretendia dar continuidade à praça externa para o visitante que seguia para o plenário. No memorial do projeto publicado pela Revista Acrópole nº 283, os arquitetos afirmaram que

Leia mais

Publicidade e divulgação

Publicidade e divulgação CONDOMÍNIOS VERTICAIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO (2000-2008): CONDOMÍNIOS - CLUBE Publicidade e divulgação Os informes publicitários, como já discutido nos capítulos anteriores, trazem imagens

Leia mais

Lei 11.666, de 9 de dezembro de 1994

Lei 11.666, de 9 de dezembro de 1994 Lei 11.666, de 9 de dezembro de 1994 Estabelece normas para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física aos edifícios de uso público, de acordo com o estabelecido no art. 227 da Constituição

Leia mais

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO EM BELO HORIZONTE: CONSTRUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Novembro de 2009 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa é realizada pela Fundação IPEAD/UFMG com o apoio da Prefeitura Municipal

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 1.254 DE 25 DE JULHO DE 2014.

LEI COMPLEMENTAR Nº. 1.254 DE 25 DE JULHO DE 2014. LEI COMPLEMENTAR Nº. 1.254 DE 25 DE JULHO DE 2014. ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI 1028/2008 QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO DO MUNICÍPIO DE SERRA AZUL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MARIA SALETE

Leia mais

Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo. 0,5-0,5 0,5 3 pavim. Altura máxima de 13m. 8,5m 15% - - 15% Das Disposições Gerais (IPHAN)

Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo. 0,5-0,5 0,5 3 pavim. Altura máxima de 13m. 8,5m 15% - - 15% Das Disposições Gerais (IPHAN) Logradouro: Rua Francisco Manoel, 10 1ª Categoria Terreno: 1400m² Observações: PMP: SIP3 INEPAC: Conjunto XI / 3 IPHAN: 1ª categoria, tipo V Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo Taxa de ocupação 30% - 30% 30%

Leia mais

Capítulo 6 - COMPARTIMENTOS DAS EDIFICAÇÕES

Capítulo 6 - COMPARTIMENTOS DAS EDIFICAÇÕES Capítulo 6 - COMPARTIMENTOS DAS EDIFICAÇÕES 6.1 Disposições gerais Art. 154 - Os compartimentos e ambientes deverão ser posicionados na edificação de forma a garantir conforto ambiental e a salubridade,

Leia mais

DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica.

DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica. DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica. O Prefeito Municipal de Volta Redonda, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 13 da Lei Municipal 1.412,

Leia mais

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros [IDEA] 1 Este é um breve relatório do andamento das nossas obras, que pretendemos enviar com menor periodicidade, para manter uma posição mais atualizada das nossas operações. Terrazas do Atlântico Av.

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS Gustavo Andreiev Nunes Serra 1, Adriane Aparecida Moreira de Souza 2 Universidade

Leia mais

SUMÁRIO. Elaboração Revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Maturino Rabello Jr Marco Antônio W. Rocha Carmen T. Fantinel

SUMÁRIO. Elaboração Revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Maturino Rabello Jr Marco Antônio W. Rocha Carmen T. Fantinel SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 3.1 Hidrômetro...2 3.2 A.R.T...2 3.3 Ramal predial de água...2 4. Procedimentos e Responsabilidades...3 4.1 Generalidades...3

Leia mais

OUC Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Secretaria Municipal de Urbanismo jun/15. Secretaria Municipal de Urbanismo

OUC Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Secretaria Municipal de Urbanismo jun/15. Secretaria Municipal de Urbanismo OUC Parque Natural Municipal Barra da Tijuca jun/15 Histórico 1959 - Pelo Decreto Federal nº 14.334 foi criada a Reserva Biológica de Jacarepaguá, que passou a englobar ainda a recém-demarcada Reserva

Leia mais

5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM. Designação: Localização: Largo Cândido dos Reis. Empresa que presta serviços de comunicações

5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM. Designação: Localização: Largo Cândido dos Reis. Empresa que presta serviços de comunicações 5.3.26 IDENTIFICAÇÃO: Designação: Localização: Função: ESTAÇÃO DE CORREIOS DE SANTARÉM Largo Cândido dos Reis Empresa que presta serviços de comunicações Acesso exterior ao edifício Estacionamento Não

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul LEI Nº 4.833 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 DISPÕE SOBRE O IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO E SOBRE A TAXA DE COLETA, REMOÇÃO E DESTINAÇÃO DO LIXO PARA O EXERCÍCIO DE 2010, CONCEDE ISENÇÕES E DÁ OUTRAS

Leia mais

Neo Superquadra corporate. seu negócio cercado de novas oportunidades.

Neo Superquadra corporate. seu negócio cercado de novas oportunidades. Neo Superquadra corporate. seu negócio cercado de novas oportunidades. NEO SUPERQUADRA MAIS QUE UM EMPREENDIMENTO, UMA charmosa TRANSFORMAÇÃO NA REGIÃO E NOS SEUS NEGÓCIOS. O NEO Superquadra oferece a

Leia mais

Gestão social da valorização fundiária urbana

Gestão social da valorização fundiária urbana Gestão social da valorização fundiária urbana Audiência Pública PL n 5.015/2013 Ministério das Cidades Brasília, 20 de novembro de 2013 O que é a gestão social da valorização fundiária urbana? Ações e

Leia mais

Parágrafo 1º - Os anúncios, de que trata esta Resolução, deverão atender, preliminar e subsidiariamente, aos requisitos da Lei nº 13.525/2003.

Parágrafo 1º - Os anúncios, de que trata esta Resolução, deverão atender, preliminar e subsidiariamente, aos requisitos da Lei nº 13.525/2003. RESOLUÇÃO 12.04 CONPRESP.SMC O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei nº

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura via física e via digital; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 1401

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 1401 DECRETO Nº 1401 Dispõe sobre o uso temporário do recuo frontal obrigatório no Município de Curitiba. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições legais que lhe

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 222-A, DE 2004 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 66, DE 2004 Atribui ao Ministério da Previdência Social competências relativas à arrecadação, fiscalização, lançamento e

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORÃ GABINETE DO PREFEITO Administração 2013/2016. Um Novo Tempo. Uma Cidade Para Todos.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORÃ GABINETE DO PREFEITO Administração 2013/2016. Um Novo Tempo. Uma Cidade Para Todos. LEI Nº 2273/2013 DISPÕE SOBRE DOAÇÃO DE IMÓVEIS DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO DE ITAPORÃ- MS, PARA FINS QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MS, no uso de suas atribuições legais que são conferidas por

Leia mais

ID-2.024. Instrução Técnica. Procedimento Técnico para Projetos e Implantação de Postes na AES Eletropaulo. Diretoria de Engenharia e Serviços

ID-2.024. Instrução Técnica. Procedimento Técnico para Projetos e Implantação de Postes na AES Eletropaulo. Diretoria de Engenharia e Serviços ID-2.024 Procedimento Técnico para Projetos e Implantação de Postes na AES Eletropaulo Instrução Técnica Diretoria de Engenharia e Serviços Gerência de Engenharia da Distribuição 2 Folha de Controle Elaborado

Leia mais

INFORMATIVO VALOR VENAL

INFORMATIVO VALOR VENAL INFORMATIVO VALOR VENAL IPTU 2012 ESCLARECIMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE ABERTURA OU NÃO DO PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO DE VALOR VENAL SR. CONTRIBUINTE ANTES DE ABRIR PROCESSO, LEIA OS ESCLARECIMENTOS ABAIXO:

Leia mais

CENTRO: Belo de se ver. Plano de Despoluição Visual ( Lei 8.779/14)

CENTRO: Belo de se ver. Plano de Despoluição Visual ( Lei 8.779/14) CENTRO: Belo de se ver Plano de Despoluição Visual ( Lei 8.779/14) Centro de Vitória: belo de se ver A Prefeitura de Vitória implementa o Plano de Despoluição Visual (Lei 8.779/14) para ordenar e padronizar

Leia mais

DECRETO Nº 47.950, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2006

DECRETO Nº 47.950, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2006 DECRETO Nº 47.950, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2006 Regulamenta a Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006, que dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana do Município de São Paulo. GILBERTO

Leia mais

Por iniciativa do Prefeito, com discussão com a comunidade até ser transformado em lei pela Câmara Municipal.

Por iniciativa do Prefeito, com discussão com a comunidade até ser transformado em lei pela Câmara Municipal. Nossa Betim na Câmara Setembro-2015 Neste relatório mensal de acompanhamento do Legislativo vamos conhecer um pouco mais sobre algumas ações importantes dos legisladores no município, além dos projetos

Leia mais

LEI Nº 2.338/2012. O Prefeito Municipal de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais;

LEI Nº 2.338/2012. O Prefeito Municipal de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais; LEI Nº 2.338/2012 AUTORIZA DOAÇÃO DE LOTES E RESPECTIVAS UNIDADES HABITACIONAIS PARA FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL. O Prefeito Municipal de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições

Leia mais

D.O. Ano IV nº 245 Terça-feira, 12 de março de 1991 DECRETO Nº 10.040, DE 11 DE MARÇO DE 1991. Estabelece as condições relativas ao Regulamento de

D.O. Ano IV nº 245 Terça-feira, 12 de março de 1991 DECRETO Nº 10.040, DE 11 DE MARÇO DE 1991. Estabelece as condições relativas ao Regulamento de D.O. Ano IV nº 245 Terça-feira, 12 de março de 1991 DECRETO Nº 10.040, DE 11 DE MARÇO DE 1991 Estabelece as condições relativas ao Regulamento de Zoneamento para a Zona Especial 8 (ZE-8) Cidade Nova, na

Leia mais

Artigo 2º - Nas casas tombadas, relacionadas no Artigo 1º, ficam preservados os seguintes elementos que constituem sua arquitetura:

Artigo 2º - Nas casas tombadas, relacionadas no Artigo 1º, ficam preservados os seguintes elementos que constituem sua arquitetura: RESOLUÇÃO Nº 30 /CONPRESP / 2013 O Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei nº 10.032, de 27 de dezembro de 1985, e alterações posteriores,

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório do Morro do Inglês. Localização: Ladeira

Leia mais

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais.

Lendo o Manual de Diretrizes de projeto e olhando as imagens do google, me deparei com algumas duvidas iniciais. CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA PROJETO DE ARQUITETURA DE ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP PRIMEIRO BLOCO DE CONSULTAS CONSULTA 01 Lendo

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Versão Comercial - Outubro de 2010

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Versão Comercial - Outubro de 2010 Comercialização No mês de outubro, foram analisados 18.164 imóveis destinados à comercialização, contemplados em imóveis residenciais e comerciais. Na amostra, a participação dos imóveis residenciais obteve

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

Regulamento Municipal de Parques, Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Bolsas de Estacionamento CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.

Regulamento Municipal de Parques, Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Bolsas de Estacionamento CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1. Regulamento Municipal de Parques, Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e Bolsas de Estacionamento CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º O presente Regulamento tem como leis habilitantes o Código

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Oficina Temática de Habitação Verticalizada CÓDIGO: PRJ 061 CLASSIFICAÇÃO: Optativa PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ KL Serviços e Engenharia S/C PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO LEI Nº Dispõe sobre o sistema Viário do Município de Quixadá e dá outras

Leia mais

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de 86 12 - HABITAÇÃO Bela Vista de Goiás 12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de Na região central da Zona Urbana a heterogeneidade está evidente em suas edificações. Existem alguns

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.020-D DE 2007

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.020-D DE 2007 REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.020-D DE 2007 Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público;

Leia mais

Anúncio de Início da 4ª Distribuição Pública de Certificados de Potencial Adicional de Construção CEPAC da

Anúncio de Início da 4ª Distribuição Pública de Certificados de Potencial Adicional de Construção CEPAC da Anúncio de Início da 4ª Distribuição Pública de Certificados de Potencial Adicional de Construção CEPAC da PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Palácio do Anhangabaú, Viaduto do Chá, nº 15, 5º andar São

Leia mais

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO. São Paulo - SP - 2007

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO. São Paulo - SP - 2007 IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO São Paulo - SP - 2007 MEMORIAL Sítio e Programa. Linha, Cubo, Praça e Árvore O projeto arquitetônico para o Complexo Unida parte de duas condicionantes

Leia mais

Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária

Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária Casarões da Luciana de Abreu estão há 11 anos em disputa na Justiça Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Leia mais

Proposta de revisão do Projeto de Lei Nº 272/2015 elaborada pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. PROJETO DE LEI Nº 272/2015

Proposta de revisão do Projeto de Lei Nº 272/2015 elaborada pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. PROJETO DE LEI Nº 272/2015 Proposta de revisão do Projeto de Lei Nº 272/2015 elaborada pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. PROJETO DE LEI Nº 272/2015 Disciplina o parcelamento, o uso e a ocupação do solo no Município

Leia mais

Construção e Comercialização

Construção e Comercialização 1 Construção e Comercialização Esta pesquisa fornece informações sobre o mercado de imóveis novos - construídos para vender. São apurados, mensalmente, os preços de oferta para venda à vista, a quantidade

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.473, DE 2015 (Do Sr. Jhc)

PROJETO DE LEI N.º 1.473, DE 2015 (Do Sr. Jhc) *C0053200A* C0053200A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.473, DE 2015 (Do Sr. Jhc) Altera a redação do Art. 2º da Lei nº 12.468, de 26 de agosto de 2011, alargando as atividades privativas dos profissionais

Leia mais

ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL ZEIS

ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL ZEIS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL ZEIS De acordo com o Plano Diretor as ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL ZEIS são porções do território destinadas, prioritariamente, à recuperação urbanística, à regularização

Leia mais

Estatuto da Cidade 22/05/2015. Lei Nº 10.257, de 10/07/2001. Medida Provisória Nº 2.220, de 04/09/2001. MP Nº 103, de 01/01/2003. Conselho das Cidades

Estatuto da Cidade 22/05/2015. Lei Nº 10.257, de 10/07/2001. Medida Provisória Nº 2.220, de 04/09/2001. MP Nº 103, de 01/01/2003. Conselho das Cidades Estatuto Estatuto da da Cidade Cidade Referencia : Conhecendo o Estatuto das Cidades, Manual do Instituto Polis, autor(es): Caixa Economica Federal, FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e

Leia mais

A Geometria, a Arquitetura e as Artes

A Geometria, a Arquitetura e as Artes A Geometria, a Arquitetura e as Artes A Geometria, a Arquitetura e as Artes foi um trabalho de grupos, desenvolvido, em novembro de 2001, por alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação

Leia mais

Antonio Caramelo O poeta do possível

Antonio Caramelo O poeta do possível ESPECIAL ARQUITETURA Foto: Nilton Souza. Antonio Caramelo O poeta do possível Hangar Business Park O Hangar Business Park foi idealizado para ser o portal de negócios do futuro. Composto por sete torres

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 43/2011 às normas de segurança contra incêndio edificações existentes

Leia mais

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Preço dos imóveis ficará estável em 2015, dizem os corretores

Boletim de Conjuntura Imobiliária. Clipping. Preço dos imóveis ficará estável em 2015, dizem os corretores + Boletim de Conjuntura Imobiliária 52ª Edição Comercial de 2012 Secovi-DF, Setor de Diversões Sul, Bloco A, nº44, Centro Comercial Boulevard,Salas422/424, (61)3321-4444, www.secovidf.com.br Econsult Consultoria

Leia mais

SEMINÁRIO AV. CONDE DA BOA VISTA

SEMINÁRIO AV. CONDE DA BOA VISTA SEMINÁRIO AV. EQUIPE: ANDERSON DÉBORAH KALINE JEISIANE NADJA VIEIRA NATONIEL SOLANGE SEMINÁRIO AV. CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO EVOLUÇÃO URBANA ACESSIBILIDADE CONSIDERAÇÕES FINAIS CONTEXTO

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL 2003. do PORTARIA Nº 260/DGAC, DE 17 DE FEVEREIRO DE Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído Aeródromo Nacional de Aviação - Goiânia.

Leia mais

A OUTORGA ONEROSA DE ALTERAÇÃO DE USO

A OUTORGA ONEROSA DE ALTERAÇÃO DE USO ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA Assessoria Técnica SEPLAM Sobre a Lei Nº 12.145, DE 08 DE SETEMBRO DE 2011. A OUTORGA ONEROSA DE ALTERAÇÃO DE USO REFERÊNCIAS LEGAIS Lei 10.257/01

Leia mais

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12

Módulo fiscal em Hectares 20 10 16 12 CÓDIGO FLORESTAL COMO SE REGULARIZAR O QUE É CÓDIGO FLORESTAL? O Código é uma lei que estabelece limites e obrigações no uso da propriedade,, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS Para implantação de empresas em áreas e Distritos Industriais da CODEMIG

NORMAS TÉCNICAS Para implantação de empresas em áreas e Distritos Industriais da CODEMIG NORMAS TÉCNICAS Para implantação de empresas em áreas e Distritos Industriais da CODEMIG 1 S U M Á R I O CAPÍTULO APRESENTAÇÃO PÁGINA I Disposições Preliminares 02 II Uso e Ocupação do Solo 03 III Projetos

Leia mais

GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS

GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS 1960 01 GALERIA METRÓPOLE E CENTRO METROPOLITANO DE COMPRAS HISTÓRIA 02 O edifício Metrópole e Centro Metropolitano de Compras, projetado pelos arquitetos Salvador Candia e Gian Carlo Gasperini, é um importante

Leia mais

NPT 007 SEPARAÇÃO ENTRE EDIFICAÇÕES (ISOLAMENTO DE RISCOS)

NPT 007 SEPARAÇÃO ENTRE EDIFICAÇÕES (ISOLAMENTO DE RISCOS) Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 007 Separação entre edificações (Isolamento de riscos) CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão:02 Norma de Procedimento Técnico 15 páginas SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 224, DE 2015 Altera a Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, para obrigar a instalação, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, sem ônus para os beneficiários, de equipamentos

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

Estatuto da Cidade - Lei 10257/01

Estatuto da Cidade - Lei 10257/01 Estatuto da Cidade - Lei 10257/01 http://www.direitonet.com.br/artigos/x/51/44/514/ O Estatuto da Cidade visa estabelecer diretrizes gerais da Política Urbana e especialmente regulamentar o artigo 182

Leia mais

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros Autor: Francisco Galiza Sumário 1. Introdução... 3 2. Descrição do Setor...

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Expedito Netto)

PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Expedito Netto) PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Expedito Netto) Acrescenta os arts. 473-A e 473-B à Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para regulamentar

Leia mais

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial

JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11. Relatório Trimestral Gerencial JPP CAPITAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO BM&FBOVESPA JPPC11 (Codigo ISIN BRJPPCCTF001) Relatório Trimestral Gerencial 4º Trimestre de 2015 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS DO

Leia mais

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I Resolução Normativa SÚMULA: Dispõe sobre os parâmetros de ocupação do solo para a Zona Especial de Controle de Gabarito no Município de Guarapuava. O CONCIDADE, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

Imagem ilustrativa. A oportunidade de morar com segurança e tranquilidade no Centro, a um minuto dos principais pontos de Canoas.

Imagem ilustrativa. A oportunidade de morar com segurança e tranquilidade no Centro, a um minuto dos principais pontos de Canoas. Imagem ilustrativa A oportunidade de morar com segurança e tranquilidade no Centro, a um minuto dos principais pontos de Canoas. A Melnick Even está lançando, em canoas, mais um vidaviva. A Melnick Even

Leia mais

REPUBLICAÇÃO LEI COMPLEMENTAR Nº 775, DE 23 DE OUTUBRO DE 2015.

REPUBLICAÇÃO LEI COMPLEMENTAR Nº 775, DE 23 DE OUTUBRO DE 2015. REPUBLICAÇÃO LEI COMPLEMENTAR Nº 775, DE 23 DE OUTUBRO DE 2015. Institui a Zona Rural no Município de Porto Alegre e cria o Sistema de Gestão da Política de Desenvolvimento Rural. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais