De igual modo, o jogador C (corte) tem apenas que fazer uma interrupção entre um único vértice de cada um dos lados para ganhar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "De igual modo, o jogador C (corte) tem apenas que fazer uma interrupção entre um único vértice de cada um dos lados para ganhar."

Transcrição

1 S S' Repre-se que o tbulero do jogo no esquem em rede de Shnnon é composto por vértces prncps (pontos negros) e vértces secundáros (pontos brncos). Os jogdores podem escolher um dos vértces prncps em cd jogd. Os vértces secundáros servem de pontos ntermedáros e estão lá pens pr fzerem dvsão dos meos secundáros (no ponto médo dos segmentos que unem dos vértces prncps) e não pr serem jogáves. Ms um vez, s lgções, estbelecds entre cd vértce do topo esquerdo té o vértce S e s estbelecds, de gul modo, no fundo à dret, ndcm que o jogdor L (lg) só tem de lmtr-se unr um únco vértce de cd um ds extremddes pr gnhr. e gul modo, o jogdor (corte) tem pens que fzer um nterrupção entre um únco vértce de cd um dos ldos pr gnhr... TRMNOLO SSO O OO X... ÊN us céluls de tbulero ex são djcentes se prtlhrem um ldo comum. N fgur que se segue, s céluls djcentes o ponto P estão mrcds cnzento e vmos desgná-ls por vznhos medtos de P.

2 p b c q d us peçs estão djcentes ou em contcto se ocuprem céluls djcentes, tl como s peçs e b d fgur. s peçs c e d estão sem contcto e seprds por um psso no ponto q. Se o jogdor brnco colocr um peç n célul q, rá dfcultr lgção entre c e d pr o jogdor negro.... STÂNS N RL dstânc entre dos pontos p j p, e q, q j, n grelh do jogo ex, é o número mínmo de vznhos djcentes que têm de ser trvessdos, de form tngr um ponto prtr do outro. st dstânc pode ser clculd com bse em dst hex j j mx d, d, d d onde d q p e d j q j p j. Por exemplo:

3 Verfquemos qul o número mínmo de vznhos djcentes que têm de ser trvessdos de modo tngr o ponto prtr do ponto. nco jogds serm necessárs pr um peç se deslocr d célul pr. Repremos: se ssocrmos letr o, letr o e por í for, queremos sber qul o número mínmo de vznhos djcentes que têm de ser trvessdos do modo tngr o ponto, prtr do ponto,. Temos: d q p d j q j p j dst hex mx d, d, d d mx,, j j Or vejmos o exemplo segunte que nos mostr dstâncs n grelh (hexgonl), bseds em jogds efectuds prtr d peç centrl. sts dstâncs ndcm o número de jogds necessárs pr chegr cd um desses pontos.... S s peçs em pontos djcentes, no tbulero ex, dzem-se em contcto ou, de modo ms smples, chmm-se peçs djcentes. Os conjuntos de peçs djcentes d mesm cor são chmds cdes. ntão, desgnmos por cde o conjunto máxmo de peçs d mesm cor lgds entre s. 0

4 j h h g g b f e f c c e e f c c c d Sendo mpossível seprr peçs djcentes d mesm cor, podemos consderr cd cde como undde únc. ste fcto ument cpcdde de nálse do tbulero ex, vsto reduzr o número de elementos nlsr: bst nlsr o número totl de cdes e não o número totl de peçs no tbulero. Por exemplo, se observrmos cde d fgur nteror, chegmos à conclusão que fo o jogdor negro que gnhou o jogo, um vez que construu um cde que une s sus dus mrgens. m termos de nálse de um tbulero ex, peçs solds e peçs colocds nos ldos do tbulero são consderdos csos especs. s cdes são mrcds com os crcteres mnúsculos de z negrto. Um conjunto de pontos de cdes é representdo por prêntess curvos (, b, ) ou por um crácter músculo ().. s posções num tbulero vzo são mrcds por crcteres mnúsculos p z. Um conjunto de posções vzs num tbulero represent-se por chvets {p, q, }. Qundo se fl em conjunto de pontos vzos d lgção refermonos o conjunto de pontos necessáros pr estbelecer um lgção.... ONTV Pr compreender o jogo ex, é essencl entender conectvdde entre peçs num grelh hexgonl.

5 conectvdde entre dos pontos ou dus cdes é o número de jogds necessárs pr grntr lgção. us peçs ou cdes consderm-se lgds em n se puderem ser unds com um lgção qundo se encontrm solds. Um lgção consder-se segur se n=0. Tods s outrs lgções são não-segurs, pos vlores ms ltos de n ndcm lgções ms frcs. O solmento é fundmentl pos, de outr form, dus lgções segurs podm sobrepor-se no mesmo ponto, tornndo-se ssm não-segurs. segunte fgur mostr-nos várs stuções de conectvdde. p b c q c e d r d h s g t f () () () ª stução mostr-nos um pr de peçs de vlor seprds pelo ponto p. O jogdor brnco necesst de um jogd pr completr um lgção segur entre e b. O ponto vzo nest confgurção é {p}. N ª stução, s dus cdes c e d estão lgds com vlor 0, vsto que o jogdor negro não tem nenhum sequênc de jogds que poss seprá-ls: se o jogdor negro jogr em q ou em r, o jogdor brnco pode jogr no ponto vzo que restr (em r ou em q respectvmente) e complet lgção. O conjunto de pontos {q,r} é o conjunto de pontos vzos nest lgção. ª stução é lustrtv do conceto de conectvdde cumuld. peç f está lgd à peç g com o vlor e peç g está lgd à h com o mesmo vlor, por sso conectvdde entre f e h é vsto estrem dsposts em sére. este modo, o jogdor brnco r necesstr de dus jogds pr grntr um lgção segur entre f e h.

6 ... PONTS us peçs podem não ser djcentes e serem d mesm form segurs, se formrem o pdrão representdo n segunte fgur. p b q b () () () Os pontos vzos p e q formm o duo que grnte segurnç d ponte. Se o jogdor brnco jogr no ponto p com jogd, então o jogdor negro pode completr lgção, jogndo no ponto q, trvés d jogd b. m lterntv, se o jogdor brnco jogr no ponto q, com jogd, então o jogdor negro complet lgção, com jogd b. ponte de lgção é segur qundo consderd sold. s dus peçs negrs estão então lgds com vlor zero. Pr quebrr est lgção, o dversáro deverá ocupr os pontos vzos p ou q. Pr tl, deverá fzer um jogd meçdor em outro ponto do tbulero, com o ntuto de obrgr o outro jogdor dstrr-se dess lgção, no mínmo por um jogd. ponte não é tão segur como um lgção djcente, ms pode, de um modo gerl, consderr-se segur. fgur segunte mostr como se pode delner elos pr estbelecer, de form explíct, s lgções entre peçs. () ()

7 fgur d esquerd mostr peçs lgds trvés de ldos comuns. fgur d dret mostr ponte que é fet trvés de dos pontos djcentes, e por onde el pss. ste delnemento é útl pr nlsr lgções entre peçs. s pontes permtem um celermento de lgções o longo do tbulero, o que dmnu lgermente segurnç ds lgções. Note-se como est jogd evolu pens com três movmentções. onsegue-se mesmo tngr dstâncs mores num tbulero vzo, se combnrmos pssos destes, em vez de jogds djcentes. í que grelh hexgonl sej escolh ms certd um vez que permte ests pontes, o que não contecer se grelh fosse, por exemplo, qudrd. Pr lém dsto, grelh hexgonl não permte que o jogo fque emptdo, como remos ver ms à frente, e regulrdde dos seus moscos permte um mor número de vznhos e ssm um mor potencl de lgções, tornndo este jogo muto ms nteressnte.

8 PÍTULO STRTÉ O OO X

9 PÍTULO STRTÉ O OO X estrtég envolve o posconmento excto ds peçs no tbulero. É essencl pr o jogo ex, vsto que decsão de vtór ou derrot depende d conectvdde entre peçs... XPNSÃO TRVÉS PONTS Vsto que s pontes ocupm o dobro d dstânc no tbulero, em relção às jogds djcentes, els permtem o jogdor obter o dobro d rpdez. mbor possm ser meçds por um jogd próxm (meç ess que um respost medt resolve, como segunte sequênc de fgurs lustr), s pontes são, n mor prte dos csos, tão bos ou melhores que um jogd djcente, sendo por sso um elemento fundmentl n estrtég do ex.

10 Vejmos os exemplos ds seguntes fgurs. Qutro jogds djcentes, prtr do hexágono centrl, cobrem pens metde d dstânc de qutro pontes do mesmo hexágono... MXMZR ONTV / MNMZR S PS O VRSÁRO forç d posção de um jogdor no tbulero bse-se n conectvdde ds sus peçs o longo do tbulero.

11 sto pode determnr-se clculndo quntos pssos (peçs colocr) o jogdor necesst pr crr um cde nnterrupt entre os seus ldos. s peçs djcentes ou s pontes contm pens como um psso pr efecturmos este cálculo. melhor conectvdde mplc vtór pr o jogdor (zero pssos) e por mplc derrot (o dversáro precs de zero pssos) e, enqunto o desfecho do jogo não é decddo, conectvdde encontr-se lgures entre estes extremos. le fundmentl d estrtég do ex é que posção de um jogdor deve ser tão bo como do elo ms frco d su lgção o longo do tbulero. cd jogd, o jogdor deve tentr fortlecer o seu elo ms frco e destrur o elo ms frco do seu dversáro. Qulquer jogd que tnj mbos os objectvos é um jogd forte. Por exemplo, posção ds peçs, exemplfcd n próxm fgur, pode precer ms fvorável o jogdor brnco, ms mbos os jogdores podem gnhr n próxm jogd, se for su vez. d P c b O ponto p é obvmente o elo ms frco d lgção ms forte do jogdor brnco. ogndo neste ponto, unr s peçs c e d lgndo-s às pontes que se encontrm o longo do tbulero e que quse formm um cmnho entre s sus dus mrgens. e um form menos óbv, o ponto p é gulmente o elo frco d lgção ms forte do jogdor negro, e um jogd pr lá, rrscr unr, num jogd futur, s peçs e b, dndo vtór este jogdor.

12 ste ponto-chve é o que cd jogdor deve tentr ssegurr, ou evtr que o seu dversáro ssegure. st é ms um rzão pel qul é um jogd de bertur tão forte: o elo ms frco do prmero jogdor no níco do jogo (de ldo ldo) é dvddo meo. Se o segundo jogdor responder com um jogd próxm do centro, sso tmbém fortlece os seus elos ms frcos. O prmero jogdor pode nulr tl proxmdde sem o seu domíno ser meçdo. Qundo nos proxmmos do fm do jogo, é comum s lgções de cd jogdor estrem bem defnds, o longo d mor prte do tbulero, ms de lgum form mbígus n regão onde se cruzm. st regão ncert é, nvrvelmente, o elo ms frco d melhor lgção de cd jogdor e deve ser resolvd o ms depress possível. Quem quer que sej que gnhe est btlh, rá gnhr o jogo. Um pergo comum no ex é tendênc pr gnhr btlh, ms perder guerr. Pode ser stsftóro completr um lgção num zon de lut árdu, ms sto de pouco serve se não melhorr posção gerl do jogdor. Pelo contráro, pode té dr o dversáro oportundde de colocr estrtegcmente peçs defensvs que rão ter um séro mpcto no resto do jogo... LOQUO NO À STÂN Um form de bloquer um lgção do dversáro é tentr jogr próxmo d peç ms vnçd do seu tque. ontudo, topolog do tbulero e expnsão ds pontes fcltm o flutur ds peçs do dversáro à volt dos bloqueos. erlmente, é ms efcz preprr s jogds de bloqueo um cert dstânc. próxm fgur lustr-nos três stuções dferentes de tenttv de bloqueo o vnço do jogdor brnco e fclmente reprmos n mportânc do bloqueo à dstânc. set ndc drecção de tque deste jogdor brnco.

13 x x x x b c b b b mgnemos que cde de peçs do jogdor brnco fc soldmente lgd o seu ldo do topo d dret, meçndo gor lgr-se à extremdde do fundo à esquerd. Se o jogdor negro tentr desvr o tque do jogdor brnco (peç x) com peç de bloqueo b, então o jogdor brnco pode contornr est peç, jogndo nos pontos lvres à su volt com jogd c. té mesmo um bloqueo não djcente b é nútl, vsto que o jogdor brnco pode usr ponte c, pr um vez ms contornr o bloqueo e contnur o tque. respost à peç x do tque do jogdor brnco, com jogd b é um bloqueo ms efcz. tenttv do jogdor brnco pr contornr o bloqueo com ponte c pode ser nuld fclmente com jogd b. O bloqueo defensvo b é denomndo defes clássc. O ponto-chve dest estrtég é de que os bloqueos fetos à dstânc têm ser fetos um ou dus jogds ntes do tque chegr eles. stes bloqueos são, por sso, ms flexíves e podem rejustr-se vrções de tque. O jogdor que defende deve tmbém ter em cont que s pontes lrgm pr o dobro s hpóteses do dversáro, dí necessdde de um lnh de defes que cubr este tque ms extenso. 0

14 .. POSONMNTO O OO O posconmento do jogo pode ser um ms-vl, qundo o jogdor necesst de selecconr melhor jogd num conjunto de jogds equttvmente bos. stmo- -nos referr um form de jogo ms ponderd. s peçs, colocds o longo do tbulero, que ocupm dgonl ms curt entre os cntos obtusos consttuem um posção consderd muto forte. Permtem lgr os ldos d mesm cor onde eles estão ms próxmos, o mesmo tempo que bloquem s peçs do dversáro. O ponto centrl () é jogd de bertur ms forte, dndo o prmero jogdor hpótese de vencer. sto cr fronters que se mostrm vntjoss pr mbos jogdores, prncplmente porque um jogd n dgonl ms curt mpede o dversáro de tomr pr s. O ponto é especl, vsto que exerce um forte nfluênc em todos os qutro cntos, dí o seu vlor como jogd ncl. ogr ns lters d dgonl ms curt não é tão forte como jogr n dgonl em s. Um jogd em drecção o seu ldo é defensv, podendo rpdmente lgr-se ele, ms corre o rsco de ser cortd, se o dversáro pretender preencher dgonl ness áre. Por outro ldo, um jogd em relção o ldo do dversáro pode ser demsdo gressv e pode ser sold e retrd de jogo, desperdçndo, deste modo, um jogd. Os prmeros pssos do jogo costumm crcterzr-se por jogds bem espçds, mnmzndo dstânc entre s peçs de cd um, ms mntendo um cert dstânc ds peçs do dversáro, de form permtr executr um bloqueo sempre que necessáro. sto form um qudro dsperso de lgções que se v compctndo e estcndo conforme o jogo v progredndo. V-se jogndo ms próxmo ds peçs exstentes (ms gressvmente) qundo s lgções se tornm ms defnds. ste ponto de estrtég não é ssm tão lner. m mutos csos, é vntjoso jogr perto ds jogds ncs do dversáro, por exemplo, se jogr num ponto d dgonl, é prudente jogr no ponto djcente d dgonl. Os jogdores ms experentes jogm, por vezes, muto próxmo de form ntmdr os dversáros com este estlo ms gressvo.

15 Normlmente, é prudente mnter lgum dstânc entre peçs. ontudo, pode ser pouco sensto não responder à últm jogd do dversáro, o que exge jogr medtmente segur à últm peç colocd. sto tem dverss vntgens, um vez que pode nterferr com estrtég do dversáro ness zon, evtndo que este dversáro fque com ms terrtóro lvre, o reduzr-lhe hpóteses de movmento, e pode nulr um rmdlh do dversáro, se ntenção deste for crr um jogd de escpe. á um rsco de o jogdor efectur s sus jogds concentrndo pens tenção n su lgção e gnorr do dversáro; por norm cd lgção é seprd, qundo outr é completd. No entnto, o jogdor deve lembrr-se que o seu dversáro está usr um estrtég e gnorr su últm jogd pode sr-lhe cro... OR À S Se um jogdor termn um lgção entre os dos ldos, o outro fc mpeddo de termnr su. Pelo contráro, se o dversáro for mpeddo de completr su, lgção, então o jogdor deverá fcr em posção de termnr dele e gnhr. sto quer dzer que um bo jogd defensv tem tnts hpóteses de grntr vtór, de um form rápd, como um jogd forte e gressv. Um estrtég muto mportnte é jogr defensvmente. s jogds ms gressvs devem, regr gerl, ser poupds té às últms fses do jogo, ou pr qundo um jogdor procur ntmdr o outro. Se um jogdor estver perder, pode procurr mudr o estdo do jogo com jogds deste tpo. É possível jogr-se demsdo à defes e ser pnhdo num dsput menor, perdendo o contcto com lgção prncpl. O jogdor deve prender ver pr lém d jogd que estbeleceu lgção, tentndo compreender o ppel dest n lgção gerl. Se nenhum jogd se demonstrr bo, teorcmente, pode ser um bo opção jogr onde o dversáro pretendesse jogr, n próxm vez. st estrtég de despste d próxm jogd do dversáro é trvl, vsto que melhor posção do jogdor, enfrquecendo do dversáro, tl como pode observr-se no segunte exemplo:

16 P omo se fzerm poucs jogds e nenhum dos jogdores tem, nd, nenhum lgção ou estrtég defnd, onde deverá o jogdor brnco jogr? À flt de qusquer outrs escolhs, o ms sensto pr este jogdor ser colocr peç no ponto p. O jogdor negro ter todo o nteresse em colocr lá su peç, qundo fosse su vez, pr lgr peç centrl com peç, ssumndo um bo posção de comndo com su extremdde nferor. É pnágo do ex conceder o jogo, qundo já é óbvo o seu resultdo. evdo à su nturez determnístc não hverá qulquer ntervenção letór que poss slvr o jogdor d derrot. ntão qundo é que sbemos que o jogo v cbr? s regrs estbelecem que um jogo é gnho qundo um dos jogdores complet lgção entre os seus dos ldos. ontudo, est condção torn-se de lgum form redundnte, se houver um forte lgção de um dos jogdores, de tl form nvencível que é um perd de tempo contnur o jogo. N prátc, o jogo cb qundo o jogdor que está prestes perder dmte su ncpcdde de enfrentr nvencível lgção do dversáro. est form, o momento excto do fm do jogo é determndo pels cpcddes de ntecpção de jogo dos dos ntervenentes. Por exemplo, segunte fgur lustr um stução onde o jogdor brnco já perdeu o jogo.

17 Por vezes, um jogd pode precer demsdo bo pr ser verdde. sto pode ser o culmnr de um lnh desenvolvd ntelgentemente pelo dversáro, pr o levr um rmdlh. Mutos jogdores frão este tpo de jogd, mesmo que estejm dexr outrs jogds o dversáro. á um tendênc pr ssumr que o jogdor não v ver esss outrs jogds e que v cr n rmdlh. Um grnde jogd, com um mínm flh, não é tão forte como um jogd menor ms sóld, sem flhs. É sempre ms sensto prtr do prncípo que o por v suceder, mesmo qundo se jog com jogdores menos experentes. e um modo gerl, um jogdor deve dentfcr (s) melhor(es) lnh(s), bsendo-se n su posção no tbulero, e tentr segur pelo menos um dels; dentfcr s meçs e tentr mpedr su concretzção; e fortlecer e expndr su lgção, trvés de um bo jogd posconl. Qulquer jogd que englobe estes três pontos, é um bo jogd... SS om o desenrolr dos jogos, os jogdores rão deprr-se, ms cedo ou ms trde, com um prede de defes construíd pelo respectvo dversáro. hmemos scds (ou scds de mergênc) este tpo de jogds. Um bo compreensão d form de forçr s escds ou escpr dels rá permtr o jogdor evtr ts mpsses ou trr benefícos deles. í que s scds tmbém tenhm o seu peso n strtég do jogo ex.

18 ... RRS ÁSS S SS Um escd surge qundo um jogdor está empenhdo em forçr um lgção um dos ldos do tbulero, ms é desvdo pelo seu dversáro num dstânc constnte, o que result num sequênc de movmentos prlelos esse ldo. fgur segunte mostr um escd prestes formr-se. p q O jogdor brnco é obrgdo mover-se pr o ponto p, de modo evtr um derrot mnente. sto torn-se, por s só, num jogd forçd, e o jogdor negro vê-se obrgdo dr su respost no ponto q. Se o jogdor brnco contnur pressonr em drecção o ldo nferor dreto, o jogdor negro é forçdo, pr se defender, mover-se o longo desse ldo, em cd jogd, o que o rá levr à stução explíct n fgur segunte.

19 qu, o jogdor brnco jogou ás cegs, executndo um escd pr benefíco do jogdor negro. colun de um escd consste n dstânc que o tcnte está do seu ldo do tbulero; dí que escd mostrd n fgur cm se desgne por escd de dus coluns. s escds de dus coluns são form de escds com mor probbldde de tngr um dos ldos e são gerlmente s que consttuem mor meç. s escds podem surgr em qulquer colun, podendo ocupr ms de metde do tmnho do tbulero. ontudo, s escds que surjm pr lá d colun têm um possbldde muto pequen de se tornrem vntjoss pr o tcnte. O defensor não tem que efectur s sus jogds num lnh dret, pr escds de coluns ou ms, e pode fstr-se em drecção à extremdde, cujo efeto será um escd de colun (n-) pr cd jogd em drecção o ldo. fgur segunte mostr o jogdor negro defender-se dqulo que, nclmente, é um escd de coluns, ms que depos de dus jogds de ponte em drecção o ldo pretenddo, se torn num escd de coluns.

20 m gerl, sto não é um bo de, pos é ms conselhável mnter o dversáro o ms longe possível do ldo pretenddo. O defensor vê-se mpossbltdo de fstr escd do ldo do tbulero, e o melhor que consegue fzer é mnter um dstânc de segurnç. onsderr um escd como um undde únc pode revelr-se útl e smplfc nálse do tbulero de jogo. É necessáro que mbos os jogdores fçm um exercíco mentl d escd, ntes de ssumrem ess opção; se escd benefcr o dversáro, terão de ser tomds outrs medds.... ORMÇÃO UM S O reconhecmento de pdrões comuns pode permtr dentfcr potencs escds ntes d su formção. fgur segunte lustr um desses pdrões, denomndo grglo de grrf, o qul surge muto frequentemente durnte o jogo.

21 p q () () () Um grglo composto por dus peçs brncs está demonstrdo n fgur nteror em (). O jogdor negro trvessou este grglo n drecção descrt em (), e em () o jogdor brnco lg bertur, levndo o jogdor negro jogr em p ou em q. s sets ms pequens ndcm s dus drecções pr s qus escd pode progredr, prtr dos pontos p e q. fgur segunte represent o pdrão de grglo num escd, bem como um pr de pdrões de grglo em pontes, reltvmente semelhntes. Os pontos de prtd e s drecções pr s qus ests escds se vão drgr estão qu demonstrdos. p q r s () () () m () e em (), o jogdor negro jog em r e em s respectvmente, obrgndo o brnco defender-se, forçndo ssm formção de um escd. Os pdrões de grglo em pontes são semelhntes os pdrões de grglo com peç de lgção fstd um posção.

22 ... SS MRÊN Tenhmos em consderção stução demonstrd n ª fgur deste subcpítulo ds scds. Se o jogdor brnco já tvesse um peç no tbulero n posção, como mostr fgur segunte, sto permt-lhe trr vntgem n formção d escd. p q Or vejmos: o jogdor brnco deve efectur su jogd no ponto p e o jogdor negro deve dr su respost no ponto q, de modo formr um escd. peç dconl que está colocd em, stu-se o longo d escd, consttundo um escd de emergênc pr o jogdor brnco. sto permte-lhe estr um jogd à frente d escd e conclur su lgção, como demonstr fgur segunte, o que lhe dá vtór.

23 peç é denomnd peç de emergênc. escd de emergênc é um dos concetos ms mportntes do ex, e é um fctor decsvo de derrot ou vtór. s escds e s escds de emergênc são os modos ms comuns pr lgr grupos de peçs do meo do tbulero pr os seus ldos. períc de um jogdor de ex pode ser determnd trvés ds sus cpcddes pr crr escds de emergênc de modo bem suceddo. Pr ser bem sucedd, um escd de emergênc deve estr lgd de form segur o ldo do tbulero pretenddo, e não nterferr com rot projectd pel escd. O pergo ds escds de emergênc é outro fctor que o jogdor que está jogr à defes deve ter em cont, de form mnter escd o ms dstnte possível do ldo do tbulero: qunto ms dstnte estver escd, menores são s hpóteses de sucesso do seu dversáro. Nem tods s peçs extr, que estão djcentes à rot projectd pel escd são útes pr conclusão d escd de emergênc. onsderemos stução expost n fgur segunte. 0

24 p b q O jogdor negro ncou um escd prtr d peç. peç b não fz prte d escd, embor poss dr ess mpressão, à prmer vst. sto deve-se o fcto de peç b se encontrr bloqued e de estr pens tocr nos dos pontos vzos, p e q. No momento em que escd tnge o ponto q pr se lgr o ponto b, já estrá tocr no própro ponto q, logo peç b não consttu nenhum vntgem.

Semelhança e áreas 1,5

Semelhança e áreas 1,5 A UA UL LA Semelhnç e áres Introdução N Aul 17, estudmos o Teorem de Tles e semelhnç de triângulos. Nest ul, vmos tornr mis gerl o conceito de semelhnç e ver como se comportm s áres de figurs semelhntes.

Leia mais

Regras. Resumo do Jogo Resumo do Jogo. Conteúdo. Conteúdo. Objetivo FRENTE do Jogo

Regras. Resumo do Jogo Resumo do Jogo. Conteúdo. Conteúdo. Objetivo FRENTE do Jogo Resumo do Jogo Resumo do Jogo Regrs -Qundo for seu turno, você deve jogr um de sus crts no «ponto n linh do tempo» que estej correto. -Se você jogr crt corretmente, terá um crt menos à su frente. -Se você

Leia mais

Transporte de solvente através de membranas: estado estacionário

Transporte de solvente através de membranas: estado estacionário Trnsporte de solvente trvés de membrns: estdo estcionário Estudos experimentis mostrm que o fluxo de solvente (águ) em respost pressão hidráulic, em um meio homogêneo e poroso, é nálogo o fluxo difusivo

Leia mais

Simbolicamente, para. e 1. a tem-se

Simbolicamente, para. e 1. a tem-se . Logritmos Inicilmente vmos trtr dos ritmos, um ferrment crid pr uilir no desenvolvimento de cálculos e que o longo do tempo mostrou-se um modelo dequdo pr vários fenômenos ns ciêncis em gerl. Os ritmos

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA UNICAMP-FASE 2. 2014 RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA UNICAMP-FASE 2. 2014 RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA RESOLUÇÃO D PROV DE MTEMÁTIC UNICMP-FSE. PROF. MRI NTÔNI C. GOUVEI. é, sem úv, o lmento refero e mutos ulsts. Estm-se que o onsumo áro no Brsl sej e, mlhão e s, seno o Esto e São Pulo resonsável or % esse

Leia mais

Além Tejo em Bicicleta

Além Tejo em Bicicleta C mpodef ér s I t ner nt e + Al émt ej oem B c c l et Além Tejo em Bcclet Cmpo de Férs Além Tejo em Bcclet Locl: Pegões, Coruche, Mor, Avs, Estremoz e Elvs Enqudrmento Gerl: No no de 2013 Prnm nov com

Leia mais

Análise de Variância com Dois Factores

Análise de Variância com Dois Factores Análise de Vriânci com Dois Fctores Modelo sem intercção Eemplo Neste eemplo, o testrmos hipótese de s três lojs terem volumes médios de vends iguis, estmos testr se o fctor Loj tem influênci no volume

Leia mais

Recordando produtos notáveis

Recordando produtos notáveis Recordndo produtos notáveis A UUL AL A Desde ul 3 estmos usndo letrs pr representr números desconhecidos. Hoje você sbe, por exemplo, que solução d equção 2x + 3 = 19 é x = 8, ou sej, o número 8 é o único

Leia mais

Cálculo Numérico Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU

Cálculo Numérico Faculdade de Engenharia, Arquiteturas e Urbanismo FEAU Cálculo Numérico Fculdde de Enenhri, Arquiteturs e Urnismo FEAU Pro. Dr. Serio Pillin IPD/ Físic e Astronomi V Ajuste de curvs pelo método dos mínimos qudrdos Ojetivos: O ojetivo dest ul é presentr o método

Leia mais

Desvio do comportamento ideal com aumento da concentração de soluto

Desvio do comportamento ideal com aumento da concentração de soluto Soluções reis: tividdes Nenhum solução rel é idel Desvio do comportmento idel com umento d concentrção de soluto O termo tividde ( J ) descreve o comportmento de um solução fstd d condição idel. Descreve

Leia mais

1 Fórmulas de Newton-Cotes

1 Fórmulas de Newton-Cotes As nots de ul que se seguem são um compilção dos textos relciondos n bibliogrfi e não têm intenção de substitui o livro-texto, nem qulquer outr bibliogrfi. Integrção Numéric Exemplos de problems: ) Como

Leia mais

Professores Edu Vicente e Marcos José Colégio Pedro II Departamento de Matemática Potências e Radicais

Professores Edu Vicente e Marcos José Colégio Pedro II Departamento de Matemática Potências e Radicais POTÊNCIAS A potênci de epoente n ( n nturl mior que ) do número, representd por n, é o produto de n ftores iguis. n =...... ( n ftores) é chmdo de bse n é chmdo de epoente Eemplos =... = 8 =... = PROPRIEDADES

Leia mais

outras apostilas de Matemática, Acesse:

outras apostilas de Matemática, Acesse: Acesse: http://fuvestibulr.com.br/ N Aul 30, você já viu que dus rets concorrentes formm qutro ângulos. Você tmbém viu que, qundo os qutro ângulos são iguis, s rets são perpendiculres e cd ângulo é um

Leia mais

Método de Gauss-Seidel

Método de Gauss-Seidel Método de Guss-Sedel É o ms usdo pr resolver sstems de equções lneres. Suponhmos que temos um sstem A=b e que n= Vmos resolver cd equção em ordem um ds vráves e escrevemos 0/0/9 MN em que Método de Guss-Sedel

Leia mais

INCERTEZA. Notas complementares. Preferências de loterias espaço de escolhas é composto por loterias

INCERTEZA. Notas complementares. Preferências de loterias espaço de escolhas é composto por loterias PPGE/FRGS - Prof. Sno Porto Junor 9/0/005 INCERTEZA Nots complementres Preferêncs de loters espço de escolhs é composto por loters Pessos otém utldde de oters e não de Apples As preferêncs sore ens são

Leia mais

WWW.escoladoeletrotecnico.com.br

WWW.escoladoeletrotecnico.com.br USOPE USO PEPAATÓIO PAA ONUSOS EM ELETOTÉNIA PE ELETIIDADE (Ligções SÉI E E PAALELA. EDE DELTA E ESTELA) AULA Prof.: Jen WWW.esoldoeletrotenio.om.r 0 de Setemro de 007 LIGAÇÕES SÉIES E PAALELAS USOPE.

Leia mais

Física 1 Capítulo 3 2. Acelerado v aumenta com o tempo. Se progressivo ( v positivo ) a m positiva Se retrógrado ( v negativo ) a m negativa

Física 1 Capítulo 3 2. Acelerado v aumenta com o tempo. Se progressivo ( v positivo ) a m positiva Se retrógrado ( v negativo ) a m negativa Físic 1 - Cpítulo 3 Movimento Uniformemente Vrido (m.u.v.) Acelerção Esclr Médi v 1 v 2 Movimento Vrido: é o que tem vrições no vlor d velocidde. Uniddes de celerção: m/s 2 ; cm/s 2 ; km/h 2 1 2 Acelerção

Leia mais

EXPOENTE. Podemos entender a potenciação como uma multiplicação de fatores iguais.

EXPOENTE. Podemos entender a potenciação como uma multiplicação de fatores iguais. EXPOENTE 2 3 = 8 RESULTADO BASE Podeos entender potencição coo u ultiplicção de ftores iguis. A Bse será o ftor que se repetirá O expoente indic qunts vezes bse vi ser ultiplicd por el es. 2 5 = 2. 2.

Leia mais

Ângulo completo (360 ) Agora, tente responder: que ângulos são iguais quando os palitos estão na posição da figura abaixo?

Ângulo completo (360 ) Agora, tente responder: que ângulos são iguais quando os palitos estão na posição da figura abaixo? N Aul 30, você já viu que dus rets concorrentes formm qutro ângulos. Você tmbém viu que, qundo os qutro ângulos são iguis, s rets são perpendiculres e cd ângulo é um ângulo reto, ou sej, mede 90 (90 grus),

Leia mais

TRIGONOMETRIA. A trigonometria é uma parte importante da Matemática. Começaremos lembrando as relações trigonométricas num triângulo retângulo.

TRIGONOMETRIA. A trigonometria é uma parte importante da Matemática. Começaremos lembrando as relações trigonométricas num triângulo retângulo. TRIGONOMETRIA A trigonometri é um prte importnte d Mtemátic. Começremos lembrndo s relções trigonométrics num triângulo retângulo. Num triângulo ABC, retângulo em A, indicremos por Bˆ e por Ĉ s medids

Leia mais

Calculando volumes. Para pensar. Para construir um cubo cuja aresta seja o dobro de a, de quantos cubos de aresta a precisaremos?

Calculando volumes. Para pensar. Para construir um cubo cuja aresta seja o dobro de a, de quantos cubos de aresta a precisaremos? A UA UL LA 58 Clculndo volumes Pr pensr l Considere um cubo de rest : Pr construir um cubo cuj rest sej o dobro de, de quntos cubos de rest precisremos? l Pegue um cix de fósforos e um cix de sptos. Considerndo

Leia mais

POLINÔMIOS. Definição: Um polinômio de grau n é uma função que pode ser escrita na forma. n em que cada a i é um número complexo (ou

POLINÔMIOS. Definição: Um polinômio de grau n é uma função que pode ser escrita na forma. n em que cada a i é um número complexo (ou POLINÔMIOS Definição: Um polinômio de gru n é um função que pode ser escrit n form P() n n i 0... n i em que cd i é um número compleo (ou i 0 rel) tl que n é um número nturl e n 0. Os números i são denomindos

Leia mais

1. VARIÁVEL ALEATÓRIA 2. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE

1. VARIÁVEL ALEATÓRIA 2. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Vriáveis Aletóris 1. VARIÁVEL ALEATÓRIA Suponhmos um espço mostrl S e que cd ponto mostrl sej triuído um número. Fic, então, definid um função chmd vriável letóri 1, com vlores x i2. Assim, se o espço

Leia mais

1º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Função Exponencial

1º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Função Exponencial º semestre de Engenhri Civil/Mecânic Cálculo Prof Olg (º sem de 05) Função Eponencil Definição: É tod função f: R R d form =, com R >0 e. Eemplos: = ; = ( ) ; = 3 ; = e Gráfico: ) Construir o gráfico d

Leia mais

Matriz-coluna dos segundos membros das restrições técnicas. Matriz-linha dos coeficientes das variáveis de decisão, em f(x) = [ c c ] [ 6 8] e C a

Matriz-coluna dos segundos membros das restrições técnicas. Matriz-linha dos coeficientes das variáveis de decisão, em f(x) = [ c c ] [ 6 8] e C a Versão Mtrcl do Splex VI Versão Mtrcl do Splex Introdução onsdere-se o segunte odelo de PL: Mx () 6x + 8x 2 sujeto : 3x + 2x 2 3 5x + x 2 x, x 2 Mtrzes ssocds o odelo: Mtrz Tecnológc 3 5 2 Mtrz-colun ds

Leia mais

O Presente manual destina-se somente ao ensino e divulgação. É vetada a utilização total ou parcial deste material para fins comerciais.

O Presente manual destina-se somente ao ensino e divulgação. É vetada a utilização total ou parcial deste material para fins comerciais. O Presente mnul destin-se somente o ensino e divulgção. É vetd utilizção totl ou prcil deste mteril pr fins comerciis. utilizção indevid está sujeit às snções legis plicáveis. lexndre nl Sbriego Grupo

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física Versão prelmnr 6 de junho de ots de ul de Físc. OMTO, TOQU MOMTO GU... OMTO... O rolmento descrto como um combnção de rotção e trnslção... O rolmento sto como um rotção pur... 3 ener cnétc... 3 TOQU...

Leia mais

Lista de Exercícios - Otimização Linear Profa. Maria do Socorro DMAp/IBILCE/UNESP. Método Simplex

Lista de Exercícios - Otimização Linear Profa. Maria do Socorro DMAp/IBILCE/UNESP. Método Simplex Lst de Eercícos - Otmzção Lner Prof. Mr do Socorro DMAp/IBILCE/UNESP Método Smple Ref.: Bzr, M. e J.J. Jvs - Lner Progrmmng nd Network Flows - John Wley, 77. ) Resolv o problem bo pelo método smple começndo

Leia mais

Aula 1b Problemas de Valores Característicos I

Aula 1b Problemas de Valores Característicos I Unversdde Federl do ABC Aul b Problems de Vlores Crcterístcos I EN4 Dnâmc de Fludos Computconl EN4 Dnâmc de Fludos Computconl . U CASO CO DOIS GRAUS DE LIBERDADE EN4 Dnâmc de Fludos Computconl Vbrção em

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA #8. fonte imagem: Google Earth

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA #8. fonte imagem: Google Earth FUNCIONL ENTORNO IDENTIFICR RELÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERNDO OS TRIBUTOS DO LUGR - MSSS EDIFICDS, RELÇÕES DE PROXIMIDDE, DIÁLOGO, INTEGRÇÃO OU UTONOMI O ENTORNO D CSH #9 É COMPOSTO

Leia mais

Relações em triângulos retângulos semelhantes

Relações em triângulos retângulos semelhantes Observe figur o ldo. Um escd com seis degrus está poid em num muro de m de ltur. distânci entre dois degrus vizinhos é 40 cm. Logo o comprimento d escd é 80 m. distânci d bse d escd () à bse do muro ()

Leia mais

3. Cálculo integral em IR 3.1. Integral Indefinido 3.1.1. Definição, Propriedades e Exemplos

3. Cálculo integral em IR 3.1. Integral Indefinido 3.1.1. Definição, Propriedades e Exemplos 3. Cálculo integrl em IR 3.. Integrl Indefinido 3... Definição, Proprieddes e Exemplos A noção de integrl indefinido prece ssocid à de derivd de um função como se pode verificr prtir d su definição: Definição

Leia mais

CAP. VI Integração e diferenciação numéricas. 1. Introdução

CAP. VI Integração e diferenciação numéricas. 1. Introdução CAP. VI Integrção e dferencção numércs. Introdução Se um função f é contínu num ntervlo [ ; ] e é conecd su prmtv F, o ntegrl defndo dquel função entre e pode clculr-se pel fórmul fundmentl do cálculo

Leia mais

Operadores momento e energia e o Princípio da Incerteza

Operadores momento e energia e o Princípio da Incerteza Operdores momento e energi e o Princípio d Incertez A U L A 5 Mets d ul Definir os operdores quânticos do momento liner e d energi e enuncir o Princípio d Incertez de Heisenberg. objetivos clculr grndezs

Leia mais

Revisão de Matemática Simulado 301/302. Fatorial. Análise combinatória

Revisão de Matemática Simulado 301/302. Fatorial. Análise combinatória Revsão de Mtemátc Smuldo / Ftorl Eemplos: )! + 5! =! b) - Smplfcr (n+)! (n-)! b) Resolv s equções: (+)! = Permutção Smples Análse combntór Permutções são grupmentos com n elementos, de form que os n elementos

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE CAPITULO I VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA FINS INDUSTRIAIS ARTIGO l. A lienção, trvés de vend, reliz-se por negocição direct com os concorrentes sendo o preço d vend fixo, por metro qudrdo, pr um ou mis

Leia mais

MATRIZES. pela matriz N = :

MATRIZES. pela matriz N = : MATQUEST MATRIZES PROF.: JOSÉ LUÍS MATRIZES - (CEFET-SP) Se A, B e C são mtres do tpo, e, respectvmente, então o produto A. B. C: ) é mtr do tpo ; é mtr do tpo ; é mtr do tpo ; é mtr do tpo ; não é defndo.

Leia mais

, então ela é integrável em [ a, b] Interpretação geométrica: seja contínua e positiva em um intervalo [ a, b]

, então ela é integrável em [ a, b] Interpretação geométrica: seja contínua e positiva em um intervalo [ a, b] Interl Deinid Se é um unção de, então su interl deinid é um interl restrit à vlores em um intervlo especíico, dimos, O resultdo é um número que depende pens de e, e não de Vejmos deinição: Deinição: Sej

Leia mais

Apostila De Matemática GEOMETRIA: REVISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRISMAS E PIRÂMIDES

Apostila De Matemática GEOMETRIA: REVISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRISMAS E PIRÂMIDES posti De Mtemátic GEOMETRI: REVISÃO DO ENSINO FUNDMENTL, PRISMS E PIRÂMIDES posti de Mtemátic (por Sérgio Le Jr.) GEOMETRI 1. REVISÃO DO ENSINO FUNDMENTL 1. 1. Reções métrics de um triânguo retânguo. Pr

Leia mais

6.2 Sabendo que as matrizes do exercício precedente representam transformações lineares 2 2

6.2 Sabendo que as matrizes do exercício precedente representam transformações lineares 2 2 Cpítulo Vlores própros e vectores própros. Encontrr os vlores e vectores própros ds seguntes mtrzes ) e) f). Sendo que s mtrzes do exercíco precedente representm trnsformções lneres R R, represente s rects

Leia mais

Cálculo III-A Módulo 8

Cálculo III-A Módulo 8 Universidde Federl Fluminense Instituto de Mtemátic e Esttístic Deprtmento de Mtemátic Aplicd álculo III-A Módulo 8 Aul 15 Integrl de Linh de mpo Vetoril Objetivo Definir integris de linh. Estudr lgums

Leia mais

SIMETRIA MOLECULAR E TEORIA DE GRUPOS

SIMETRIA MOLECULAR E TEORIA DE GRUPOS SIMETIA MOLECULA E TEOIA DE GUPOS Prof. rle P. Mrtns Flho Operções de smetr e elementos de smetr Operção de smetr : operção que dex um corpo em confgurção espcl equvlente à orgnl Elemento de smetr: ponto,

Leia mais

EQUAÇÃO DO 2 GRAU. Seu primeiro passo para a resolução de uma equação do 2 grau é saber identificar os valores de a,b e c.

EQUAÇÃO DO 2 GRAU. Seu primeiro passo para a resolução de uma equação do 2 grau é saber identificar os valores de a,b e c. EQUAÇÃO DO GRAU Você já estudou em série nterior s equções do 1 gru, o gru de um equção é ddo pelo mior expoente d vriável, vej lguns exemplos: x + = 3 equção do 1 gru já que o expoente do x é 1 5x 8 =

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA. Lei de Velocidade

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA. Lei de Velocidade CINÉTICA QUÍMICA Lei de Velocidde LEIS DE VELOCIDADE - DETERMINAÇÃO Os eperimentos em Cinétic Químic fornecem os vlores ds concentrções ds espécies em função do tempo. A lei de velocidde que govern um

Leia mais

Muitas vezes, conhecemos a derivada de uma função, y = f (x) = F(x), e queremos encontrar a própria função f(x).

Muitas vezes, conhecemos a derivada de uma função, y = f (x) = F(x), e queremos encontrar a própria função f(x). Integrção Muts vezes, conhecemos dervd de um função, y f (x) F(x), e queremos encontrr própr função f(x). Por exemplo, se semos que dervd de um função f(x) é função F(x) 2x, qul deve ser, então, função

Leia mais

APONTAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA

APONTAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA APONTAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA (II Determinntes) ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL Determinntes Índice 2 Determinntes 2

Leia mais

Obtendo uma solução básica factível inicial. Método Simplex duas fases

Obtendo uma solução básica factível inicial. Método Simplex duas fases Obtendo um solução básc fctível ncl Método Smple dus fses Bse ncl FASE I Como determnr um prtção básc fctível ncl (A(B, N)). Algums clsses de problems de otmzção lner oferecem nturlmente solução básc fctível

Leia mais

Algoritmos de Busca de Palavras em Texto

Algoritmos de Busca de Palavras em Texto Revisdo 08Nov12 A busc de pdrões dentro de um conjunto de informções tem um grnde plicção em computção. São muits s vrições deste problem, desde procurr determinds plvrs ou sentençs em um texto té procurr

Leia mais

Módulo de Matrizes e Sistemas Lineares. Operações com Matrizes

Módulo de Matrizes e Sistemas Lineares. Operações com Matrizes Módulo de Mtrzes e Sstems Lneres Operções com Mtrzes Mtrzes e Sstems Lneres Operções com Mtrzes 1 Exercícos Introdutóros Exercíco 1. Encontre o vlor de () 2 A. 1/2 A. 3 A. Exercíco 2. Determne ) A + B.

Leia mais

16.4. Cálculo Vetorial. Teorema de Green

16.4. Cálculo Vetorial. Teorema de Green ÁLULO VETORIAL álculo Vetoril pítulo 6 6.4 Teorem de Green Nest seção, prenderemos sore: O Teorem de Green pr váris regiões e su plicção no cálculo de integris de linh. INTROUÇÃO O Teorem de Green fornece

Leia mais

Comportamento de RISCO

Comportamento de RISCO Comportmento de RISCO SEXO e um responsilidde Aprtment203/1016YA FCRISKY Cred Progrm Ncionl De Lut Contr SIDA Poe seguinte list por ordem, do comportmento mis seguro pr o mis rriscdo c d Ter vários prceiros

Leia mais

Fernando Nogueira Dualidade 1

Fernando Nogueira Dualidade 1 Dldde Fernndo Noger Dldde Fernndo Noger Dldde 8 6.5 M ( ) ( ) ( ).5.5.5.5.5.5.5.5.5 é m lmtnte speror é m lmtnte speror melhor Pr encontrr o lmtnte speror mltplc-se s restrções por constntes postvs e som-se

Leia mais

Projecções Cotadas. Luís Miguel Cotrim Mateus, Assistente (2006)

Projecções Cotadas. Luís Miguel Cotrim Mateus, Assistente (2006) 1 Projecções Cotds Luís Miguel Cotrim Mteus, Assistente (2006) 2 Nestes pontmentos não se fz o desenvolvimento exustivo de tods s mtéris, focndo-se pens lguns items. Pelo indicdo, estes pontmentos não

Leia mais

[ η. lim. RECAPITULANDO: Soluções diluídas de polímeros. Equação de Mark-Houwink-Sakurada: a = 0.5 (solvente θ )

[ η. lim. RECAPITULANDO: Soluções diluídas de polímeros. Equação de Mark-Houwink-Sakurada: a = 0.5 (solvente θ ) RECPITULNDO: Soluções dluíds de polímeros Vsosdde tríse do polímero: 5 N V 5 (4 / 3) R 3 v h π h N v [ η ] v 5 Pode ser obtd prtr de: [ η ] lm η 0 sp / V Equção de rk-houwk-skurd: [η] K ode K e são osttes

Leia mais

CÁLCULO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO NA CALIBRAÇÃO DE MEDIDAS MATERIALIZADAS DE VOLUME PELO MÉTODO GRAVIMÉTRICO

CÁLCULO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO NA CALIBRAÇÃO DE MEDIDAS MATERIALIZADAS DE VOLUME PELO MÉTODO GRAVIMÉTRICO CÁLCULO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO NA CALIRAÇÃO DE MEDIDAS MATERIALIZADAS DE VOLUME PELO MÉTODO GRAVIMÉTRICO NORMA N o NIE-DIMEL-043 APROVADA EM AGO/03 N o 00 0/09 SUMÁRIO Objetvo 2 Cmo Alcção 3 Resosbld

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE E MTEMÁTI NO E QUESTÕES - GEOMETRI - 9º NO - ENSINO FUNMENTL ============================================================================ 0- figur o ldo indic três lotes de terreno com

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A. 6º Teste de avaliação versão2. Grupo I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A. 6º Teste de avaliação versão2. Grupo I Escol Secundár com 3º cclo D. Dns 10º Ano de Mtemátc A 6º Teste de vlção versão Grupo I As cnco questões deste grupo são de escolh múltpl. Pr cd um dels são ndcds qutro lterntvs, ds qus só um está corret.

Leia mais

o Seu pé direito na medicina

o Seu pé direito na medicina o Seu pé direito n medicin UNIFESP //006 MATEMÁTIA 0 Entre os primeiros mil números inteiros positivos, quntos são divisíveis pelos números,, 4 e 5? 60 b) 0 c) 0 d) 6 e) 5 Se o número é divisível por,,

Leia mais

Casos Latinos 1ª Declinação Latina 2ª Declinação Latina

Casos Latinos 1ª Declinação Latina 2ª Declinação Latina Csos Ltinos 1ª Declinção Ltin 2ª Declinção Ltin 1 Csos Ltinos 1. Em um orção podemos encontrr seis elementos: sujeito, voctivo, djunto dnominl restritivo, objeto indireto, djunto dverbil e objeto direto.

Leia mais

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2016 (1 ạ fase) GRUPO I (Versão 1)

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2016 (1 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Propost de resolução do Eme Nconl de Mtemátc A 06 ( ạ fse) GRUPO I (Versão ). Sbemos que P(A) =, P(B) = e P(A B) = 5 0 6 Assm, P(A B) P(A B) = = 6 P(B) 6 P(A B) = 6 0 P(A B) = 6 0 P(A B) = 0 Tem-se que

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA [Digite teto] CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA BELO HORIZONTE MG [Digite teto] CONJUNTOS NÚMERICOS. Conjunto dos números nturis Ν é o conjunto de todos os números contáveis. N { 0,,,,,, K}. Conjunto dos números

Leia mais

Escolha do Consumidor sob condições de Risco e de Incerteza

Escolha do Consumidor sob condições de Risco e de Incerteza 9/04/06 Escolha do Consumdor sob condções de Rsco e de Incerteza (Capítulo 7 Snyder/Ncholson e Capítulo Varan) Turma do Prof. Déco Kadota Dstnção entre Rsco e Incerteza Na lteratura econômca, a prmera

Leia mais

GABARITO. Matemática D 16) D. 12z = 8z + 8y + 8z 4z = 2x + 2y z = 2z+ 2y z = 2x x z = = 1 2 = ) C

GABARITO. Matemática D 16) D. 12z = 8z + 8y + 8z 4z = 2x + 2y z = 2z+ 2y z = 2x x z = = 1 2 = ) C GRITO temátic tensivo V. ercícios 0) ) 40 b) 0) 0) ) elo Teorem de Tles, temos: 8 40 5 b) elo Teorem de Tles, temos: 4 7 prtir do Teorem de Tles, temos: 4 0 48 0 4,8 48, 48 6 : 9 6, + 4,8 + 9,8 prtir do

Leia mais

PARTE I. Figura Adição de dois vetores: C = A + B.

PARTE I. Figura Adição de dois vetores: C = A + B. 1 PRTE I FUNDENTS D ESTÁTIC VETRIL estudo d estátc dos corpos rígdos requer plcção de operções com vetores. Estes entes mtemátcos são defndos pr representr s grndes físcs que se comportm dferentemente

Leia mais

RESUMO DE INTEGRAIS. d dx. NOTA MENTAL: Não esquecer a constante para integrais indefinidas. Fórmulas de Integração

RESUMO DE INTEGRAIS. d dx. NOTA MENTAL: Não esquecer a constante para integrais indefinidas. Fórmulas de Integração RESUMO DE INTEGRAIS INTEGRAL INDEFINIDA A rte de encontrr ntiderivds é chmd de integrção. Desse modo, o plicr integrl dos dois ldos d equção, encontrmos tl d ntiderivd: f (x) = d dx [F (x)] f (x)dx = F

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 - CAPES SISTEMAS LINEARES

Universidade Federal do Rio Grande FURG. Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF Edital 15 - CAPES SISTEMAS LINEARES Universidde Federl do Rio Grnde FURG Instituto de Mtemátic, Esttístic e Físic IMEF Editl 5 - CAPES SISTEMAS LINEARES Prof. Antônio Murício Medeiros Alves Profª Denise Mri Vrell Mrtinez Mtemátic Básic r

Leia mais

XI OMABC NÍVEL O lugar geométrico dos pontos P x, y cuja distância ao ponto Q 1, 2 é igual a y é uma:

XI OMABC NÍVEL O lugar geométrico dos pontos P x, y cuja distância ao ponto Q 1, 2 é igual a y é uma: O lugr geométrco dos pontos P x, y cu dstânc o ponto Q, é gul y é um: prábol com foco no ponto Q crcunferênc de ro gul N fgur segur, o trângulo ABC é equlátero de ldo 0, crcunferênc mor é tngente os três

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TERRA RARAS E OUTROS TRAÇOS EM SOLEIRAS DE DIABÁSIO DA PROVÍNCIA MAGMÁTICA DO PARANÁ POR ATIVAÇÃO NEUTRÔNICA

DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TERRA RARAS E OUTROS TRAÇOS EM SOLEIRAS DE DIABÁSIO DA PROVÍNCIA MAGMÁTICA DO PARANÁ POR ATIVAÇÃO NEUTRÔNICA 2005 Interntonl Nucler Atlntc Conference - INAC 2005 Sntos, SP, Brzl, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TERRA

Leia mais

Pontos onde f (x) = 0 e a < x < b. Suponha que f (x 0 ) existe para a < x 0 < b. Se x 0 é um ponto extremo então f (x 0 ) = 0.

Pontos onde f (x) = 0 e a < x < b. Suponha que f (x 0 ) existe para a < x 0 < b. Se x 0 é um ponto extremo então f (x 0 ) = 0. Resolver o seguinte PPNL M (min) f() s. [, ] Pr chr solução ótim deve-se chr todos os máimos (mínimos) locis, isto é, os etremos locis. A solução ótim será o etremo locl com mior (menor) vlor de f(). É

Leia mais

Faculdade de saúde Pública. Universidade de São Paulo HEP-5705. Epidemiologia I. Estimando Risco e Associação

Faculdade de saúde Pública. Universidade de São Paulo HEP-5705. Epidemiologia I. Estimando Risco e Associação 1 Fuldde de súde Públi Universidde de São Pulo HEP-5705 Epidemiologi I Estimndo Riso e Assoição 1. De 2.872 indivíduos que reeberm rdioterpi n infâni em deorrêni de presentrem o timo umentdo, 24 desenvolverm

Leia mais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Ajuste de equações

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Ajuste de equações Unversdde do Vle do Ro dos Snos UNISINOS Progrm de Pós-Grdução em Engenhr Mecânc Ajuste de equções Ajuste de curvs Técnc usd pr representr crcterístcs e comportmento de sstems térmcos. Ddos representdos

Leia mais

1a Verificação Refino dos Aços I EEIMVR-UFF, Setembro de 2011 Prova A

1a Verificação Refino dos Aços I EEIMVR-UFF, Setembro de 2011 Prova A 1 Verfcção Refno dos s I EEIMVR-UFF, Setembro de 11 Prov A 1. Clcule o vlor de γ no ferro, 168 o C, com os ddos fornecdos n prov. Vmos em ul que o S G e o γ estão relcondos trvés de, 5585γ G R ln M Logo,

Leia mais

COLÉGIO NAVAL 2016 (1º dia)

COLÉGIO NAVAL 2016 (1º dia) COLÉGIO NAVAL 016 (1º di) MATEMÁTICA PROVA AMARELA Nº 01 PROVA ROSA Nº 0 ( 5 40) 01) Sej S som dos vlores inteiros que stisfzem inequção 10 1 0. Sendo ssim, pode-se firmr que + ) S é um número divisíel

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Matemática

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Matemática Vestibulr UFRG 0 Resolução d Prov de Mtemátic 6. Alterntiv (C) 00 bilhões 00. ( 000 000 000) 00 000 000 000 0 7. Alterntiv (B) Qundo multiplicmos dois números com o lgrismo ds uniddes igul 4, o lgrismo

Leia mais

Acoplamento. Tipos de acoplamento. Acoplamento por dados. Acoplamento por imagem. Exemplo. É o grau de dependência entre dois módulos.

Acoplamento. Tipos de acoplamento. Acoplamento por dados. Acoplamento por imagem. Exemplo. É o grau de dependência entre dois módulos. Acoplmento É o gru de dependênci entre dois módulos. Objetivo: minimizr o coplmento grndes sistems devem ser segmentdos em módulos simples A qulidde do projeto será vlid pelo gru de modulrizção do sistem.

Leia mais

6º Teste de avaliação versão1. Grupo I

6º Teste de avaliação versão1. Grupo I Escol Secundár com 3º cclo D. Dns 0º Ano de Mtemátc A 6º Teste de vlção versão Grupo I As cnco questões deste grupo são de escolh múltpl. Pr cd um dels são ndcds qutro lterntvs, ds qus só um está corret.

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA INSTITUTO SUPERIOR TUPY IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Engenhri de Produção Período/Módulo: 6º Período Disciplin/Unidde Curriculr: Simulção de Sistems de Produção

Leia mais

Exemplos relativos à Dinâmica (sem rolamento)

Exemplos relativos à Dinâmica (sem rolamento) Exeplos reltivos à Dinâic (se rolento) A resultnte ds forçs que ctu no corpo é iul o produto d ss pel celerção por ele dquirid: totl Cd corpo deve ser trtdo individulente, escrevendo u equção vectoril

Leia mais

VETORES. Com as noções apresentadas, é possível, de maneira simplificada, conceituar-se o

VETORES. Com as noções apresentadas, é possível, de maneira simplificada, conceituar-se o VETORES INTRODUÇÃO No módulo nterior vimos que s grndezs físics podem ser esclres e vetoriis. Esclres são quels que ficm perfeitmente definids qundo expresss por um número e um significdo físico: mss (2

Leia mais

b 2 = 1: (resp. R2 e ab) 8.1B Calcule a área da região delimitada pelo eixo x, pelas retas x = B; B > 0; e pelo grá co da função y = x 2 exp

b 2 = 1: (resp. R2 e ab) 8.1B Calcule a área da região delimitada pelo eixo x, pelas retas x = B; B > 0; e pelo grá co da função y = x 2 exp 8.1 Áres Plns Suponh que cert região D do plno xy sej delimitd pelo eixo x, pels rets x = e x = b e pelo grá co de um função contínu e não negtiv y = f (x) ; x b, como mostr gur 8.1. A áre d região D é

Leia mais

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 7. Resolução Numérca de Equações Dferencas Ordnáras Fenômenos físcos em dversas áreas, tas como: mecânca dos fludos, fluo de calor, vbrações, crcutos elétrcos, reações químcas, dentre váras outras, podem

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

MANUAL DE USO DA MARCA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA MANUAL DE USO DA MARCA DA MARÇO/2011 1 Identidde Visul Sobre o Mnul d Mrc Este mnul vis pdronizr e estbelecer regrs de uso pr mrc d Forç Aére Brsileir. Mrc é um símbolo que funcion como elemento identificdor

Leia mais

Rastreando Algoritmos

Rastreando Algoritmos Rastreando lgortmos José ugusto aranauskas epartamento de Físca e Matemátca FFCLRP-USP Sala loco P Fone () - Uma vez desenvolvdo um algortmo, como saber se ele faz o que se supõe que faça? esta aula veremos

Leia mais

X A D R E Z C H I N Ê S 1

X A D R E Z C H I N Ê S 1 X A D R E Z C H I N Ê S Aprecid Frncisco d SILVA, Héli Mtiko Yno KODAMA Resumo: As utors buscm mostrr como o uso do jogo xdrez chinês pode tornr-se um recurso enriquecedor especilmente no sentido de propor

Leia mais

Resolução A primeira frase pode ser equacionada como: QUESTÃO 3. Resolução QUESTÃO 2 QUESTÃO 4. Resolução

Resolução A primeira frase pode ser equacionada como: QUESTÃO 3. Resolução QUESTÃO 2 QUESTÃO 4. Resolução (9) - www.elitecmpins.com.br O ELITE RESOLVE MATEMÁTICA QUESTÃO Se Améli der R$, Lúci, então mbs ficrão com mesm qunti. Se Mri der um terço do que tem Lúci, então est ficrá com R$, mis do que Améli. Se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, utilizaremos o Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) para o cálculo da área entre duas curvas.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resumo. Nesta aula, utilizaremos o Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) para o cálculo da área entre duas curvas. CÁLCULO L1 NOTAS DA DÉCIMA SÉTIMA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nest ul, utilizremos o Teorem Fundmentl do Cálculo (TFC) pr o cálculo d áre entre dus curvs. 1. A áre entre dus curvs A

Leia mais

MÉTODO DE HOLZER PARA VIBRAÇÕES TORCIONAIS

MÉTODO DE HOLZER PARA VIBRAÇÕES TORCIONAIS ÉODO DE HOZE PAA VIBAÇÕES OCIONAIS Este método prómdo é dequdo pr vgs com crcterístcs não unformes centuds, ou sstems com um número grnde de msss concentrds. Substtu-se o sstem contínuo por um sstem dscreto

Leia mais

Material envolvendo estudo de matrizes e determinantes

Material envolvendo estudo de matrizes e determinantes E. E. E. M. ÁREA DE CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSORA ALEXANDRA MARIA º TRIMESTRE/ SÉRIE º ANO NOME: Nº TURMA: Mteril envolvendo estudo de mtrizes e determinntes INSTRUÇÕES:. Este

Leia mais

Aula 8: Gramáticas Livres de Contexto

Aula 8: Gramáticas Livres de Contexto Teori d Computção Segundo Semestre, 2014 ul 8: Grmátics Livres de Contexto DINF-UTFPR Prof. Ricrdo Dutr d Silv Veremos gor mneir de gerr s strings de um tipo específico de lingugem, conhecido como lingugem

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CLIMA (EL NIÑO E LA NIÑA) NO MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ

INFLUÊNCIA DO CLIMA (EL NIÑO E LA NIÑA) NO MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ INFLUÊNCIA DO CLIMA (EL NIÑO E LA NIÑA) NO MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DO ARROZ Ricrdo S. Blrdin Mrcelo G. Mdlosso Mônic P. Debortoli Giuvn Lenz. Dep. Defes Fitossnitári - UFSM; Instituto Phytus. Em nos

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 / 2007 PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 / 2007 PROVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MILITA DE BELO HOIZONTE CONCUSO DE ADMISSÃO 6 / 7 POVA DE MATEMÁTICA 1ª SÉIE DO ENSINO MÉDIO CONFEÊNCIA: Chefe d Sucomissão de Mtemátic Chefe d COC Dir Ens CPO / CMBH CONCUSO DE ADMISSÃO À 1ª SÉIE

Leia mais

Escalonamento de processos num sistema computacional multi-processo e uni-processador

Escalonamento de processos num sistema computacional multi-processo e uni-processador Sstems de empo el no ectvo / lgums Nots Muto áscs Sobre o º rblho Prátco Esclonmento de processos num sstem computconl mult-processo e un-processdor. Obectvo Notção escrção Máxmo tempo de computção de

Leia mais

Matemática. Resolução das atividades complementares. M13 Progressões Geométricas

Matemática. Resolução das atividades complementares. M13 Progressões Geométricas Resolução ds tividdes complementres Mtemátic M Progressões Geométrics p. 7 Qul é o o termo d PG (...)? q q? ( ) Qul é rzão d PG (...)? q ( )? ( ) 8 q 8 q 8 8 Três números reis formm um PG de som e produto

Leia mais

Sistemas Lineares Aplicações Veja a resolução no final

Sistemas Lineares Aplicações Veja a resolução no final Sstems Lneres Aplções Vej resolução no fnl (Fuvest-SP) Crlos e su rmã André form om seu horro Bdu à frmá de seu vô Lá enontrrm um velh lnç om defeto que só ndv orretmente pesos superores kg Assm eles se

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundmentl 8ª no ( ) 65 Profº: Wesle d Silv Mot Disciplin: Mtemátic Aluno ():. No. Trblho de recuperção Dt: 17 /12/ 2018 "Bem-vindos o melhor no de sus vids #2018" 1) Sobre s proprieddes

Leia mais

Fluxo Gênico. Desvios de Hardy-Weinberg. Estimativas de Fluxo gênico podem ser feitas através de dois tipos de métodos:

Fluxo Gênico. Desvios de Hardy-Weinberg. Estimativas de Fluxo gênico podem ser feitas através de dois tipos de métodos: Desvios de Hrdy-Weinberg cslmento preferencil Mutção Recombinção Deriv Genétic Fluo gênico Fluo Gênico O modelo de Hrdy-Weinberg consider pens um únic populção miori ds espécies tem váris populções locis

Leia mais

Física. Resolução das atividades complementares. F4 Vetores: conceitos e definições. 1 Observe os vetores das figuras:

Física. Resolução das atividades complementares. F4 Vetores: conceitos e definições. 1 Observe os vetores das figuras: Resolução ds tiiddes copleentres Físic F4 Vetores: conceitos e definições p. 8 1 Obsere os etores ds figurs: 45 c 45 b d Se 5 10 c, b 5 9 c, c 5 1 c e d 5 8 c, clcule o ódulo do etor R e cd cso: ) R 5

Leia mais

1.1) Dividindo segmentos em partes iguais com mediatrizes sucessivas.

1.1) Dividindo segmentos em partes iguais com mediatrizes sucessivas. COLÉGIO PEDRO II U. E. ENGENHO NOVO II Divisão Gráfi de segmentos e Determinção gráfi de epressões lgéris (qurt e tereir proporionl e médi geométri). Prof. Sory Izr Coord. Prof. Jorge Mrelo TURM: luno:

Leia mais

1 As grandezas A, B e C são tais que A é diretamente proporcional a B e inversamente proporcional a C.

1 As grandezas A, B e C são tais que A é diretamente proporcional a B e inversamente proporcional a C. As grndezs A, B e C são tis que A é diretmente proporcionl B e inversmente proporcionl C. Qundo B = 00 e C = 4 tem-se A = 5. Qul será o vlor de A qundo tivermos B = 0 e C = 5? B AC Temos, pelo enuncido,

Leia mais

Apoio à Decisão. Aula 3. Aula 3. Mônica Barros, D.Sc.

Apoio à Decisão. Aula 3. Aula 3. Mônica Barros, D.Sc. Aul Métodos Esttísticos sticos de Apoio à Decisão Aul Mônic Brros, D.Sc. Vriáveis Aletóris Contínus e Discrets Função de Probbilidde Função Densidde Função de Distribuição Momentos de um vriável letóri

Leia mais