Aula 2 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 2 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico"

Transcrição

1 Aula 2 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico Antropossociologia e Trabalho de campo Faculdade Piaget - Suzano - 1º semestre de 2019 Profº Ms Antonio Gracias Vieira Filho

2 Objetivos desta aula Vamos responder a duas perguntas: 1. Como o conhecimento é produzido nas ciências humanas? 2. Como podemos definir certos conceitos essenciais às discussões econômicas, culturais, jurídicas e sociais que pretendemos desenvolver? Para tratar desses dois questionamentos, primeiro vamos entender os campos de conhecimento com os quais lidaremos - a antropologia e a sociologia - e seus fundamentos metodológicos. Em seguida, vamos definir alguns conceitos indispensáveis ao entendimento do mundo contemporâneo, nos limites desta disciplina: cultura, estrutura social, etnocentrismo, relativismo, sociedade, relações sociais, etc.

3 Conceitos para discussão nesta aula 1. Introdução: por que Antropossociologia? 2. Antropologia; 3. Sociologia; 4. Cultura.

4 1. Introdução: Por que Antropossociologia?

5 Como podemos definir antropologia e sociologia? [1] Quanto à definição de antropologia e sociologia, cabe perguntar: essas disciplinas são tão diferentes assim? Vejamos: Etimologia de antropologia: a palavra antropologia é derivada de dois vocábulos gregos: ANTHROPOS e LOGOS, que significam, respectivamente, homem e razão, pensamento, estudo sobre. O que traz o significado de conhecimento ou estudo sobre o homem ; Etimologia de sociologia: vocábulo latino SOCIUS, que significa associação e o grego LOGOS, que tem significado de razão, pensamento, estudo sobre. Assim, a sociologia seria o estudo sobre as associações humanas.

6 Como podemos definir antropologia e sociologia? [2] Tanto a antropologia quanto a sociologia são ciências humanas preocupadas em realizar uma leitura crítica de: Fenômenos sociais; Ações e relações entre indivíduos; Instituições, organizações e grupos; Práticas sociais e culturais; Tudo que forma desde as sociedades complexas até pequenas comunidades.

7 Como podemos definir antropologia e sociologia? [3] Considerando que essas duas ciências possuem objetos de estudo muito parecidos, por que estão divididas? Porque, ao longo de seu desenvolvimento, constituíram-se em campos do saber separados, com histórias, reflexões teóricas, autores, metodologias e objetos de interesse distintos. No entanto, em uma abordagem mais recente das ciências humanas, podemos dizer que muitas dessas barreiras são artificiais. Existem muito mais pontos de aproximação que de ruptura entre a antropologia e a sociologia. Desse modo, faz todo sentido que tenhamos uma disciplina chamada Antropossociologia e Trabalho de campo.

8 2. Antropologia O antropólogo Bronislaw Malinowski ( ), um dos fundadores da antropologia contemporânea, em trabalho de campo com nativos das Ilhas Trobriand (Pacífico Sul), em Foto: Billy Hancock, Domínio público.

9 Definição de antropologia [1] Mesmo considerando que essas disciplinas estão cada vez mais próximas - ao ponto de alguns autores ignorarem sua diferenciação - como poderíamos definir cada uma? Antropologia: inicialmente, trata-se do estudo da humanidade, em suas diversas manifestações culturais, sociais, políticas e biológicas. Uma divisão tradicional no campo antropológico estabelece duas grandes áreas de atuação: 1. A antropologia social e cultural; 2. A antropologia física e biológica.

10 Definição de antropologia [2] Antropologia social e cultural: tem por principal interesse os aspectos culturais de organização das sociedades humanas: Relações de parentesco, uniões humanas/casamentos; Costumes, rituais, valores e manifestações religiosas; Grupos culturais em diferentes contextos - o que pode incluir reuniões de jovens em uma periferia urbana, ordens religiosas de diversos tipos, associações comunitárias, etc; A linguagem; O aparato jurídico, com suas leis e formas de punição; Relações entre grupos culturais e o meio ambiente; Hábitos alimentares e cuidados com o corpo; etc.

11 Definição de antropologia [3] A antropologia física e biológica dedica-se ao estudo dos seguintes campos: Aspectos genéticos e biológicos da humanidade; As relações entre aspectos físicos, culturais e sociais da humanidade e suas influências mútuas; Estudo de fósseis e artefatos humanos ou de ancestrais hominídeos para compreensão de formas de organização cultural e social antigas e/ou já extintas - neste item, há forte diálogo com a arqueologia.

12 Definição de antropologia [4] Certas vertentes teóricas associadas à antropologia física e biológicacomo a craniometria, a antropometria e a frenologia (uma pseudociência) - já se dedicaram a estabelecer conexões entre determinadas características físicas e biológicas e comportamentos considerados indesejáveis. Também já se utilizou argumentação sem sustentação científica para determinar a superioridade de uma raça sobre outra. Tal abordagem, identificada com Cesare Lombroso ( ), é amplamente desacreditada pois carece de evidências que a sustentem. Lombroso, médico e criminologista italiano, acreditava que os criminosos já nasciam nessa condição e podiam ser identificados por certos traços físicos e psíquicos.

13 Estudos de antropometria e criminologia, com a foto de Lombroso no centro. Imagem: Jornal GGN, reprodução com finalidades educacionais.

14 Definição de antropologia [5] Um dos aspectos mais importantes da reflexão antropológica diz respeito à relação com o outro. Isso quer dizer que a antropologia, ao se dedicar ao entendimento de diferentes culturas, sociedades e sistemas de significados, deseja compreender como o outro, o diferente, aquele que não é um de nós compreende o mundo. Em outras palavras, trata-se de entender como o outro e sua cultura propõem formas de organização social, interpretação da vida, relacionamento com o meio ambiente em que vivem, etc. A essa reflexão, em que tentamos compreender o outro - sem abrir mão de sermos quem somos - damos o nome de alteridade.

15 Definição de antropologia [6] - Cronologia A história da antropologia, em uma análise ampla, remonta à Antiguidade Clássica e ao trabalho de filósofos gregos que já se preocupavam com a compreensão do outro - outros povos, outros costumes, outras formas de organização social. Heródoto (485? 420 a.c.), geógrafo e historiador grego, se preocupou em descrever as culturas com as quais seu povo se relacionava. Também há reflexões antropológicas nos relatos de viajantes, exploradores, comerciantes e missionários no período das grandes navegações e do empreendimento colonial. Isso inclui a carta de Pero Vaz de Caminha à coroa portuguesa, descrevendo os povos, a fauna e a flora encontrados no Brasil.

16 Definição de antropologia [7] - Cronologia A antropologia se estabelece como campo consolidado do saber em meados do século XIX. Temos, então, o seguinte histórico de escolas/teorias antropológicas: Antropologia Evolucionista, final do século XIX (Frazer); Escola Francesa, início do século XX (Mauss e Durkheim); Antropologia Estrutural-Funcionalista, décadas de (Malinowski e Radcliffe-Brown); Culturalismo, (Boas, Bennedict e Mead); Estruturalismo, (Lévi-Strauss); Antropologia hermenêutica e interpretativa, (Geertz); Antropologia pós-moderna ou crítica, anos 1990 aos dias atuais (Clifford e Marcus).

17 3. Sociologia Na foto, o futurista centro comercial de Shibuya, em Tóquio. A sociologia quer analisar criticamente a realidade, seus conflitos e variadas formas de organização. Por trás dos chamativos luminosos, há um conjunto de relações sociais a desvendar. Foto: Guwashi, 2008, CC 2.0.

18 Definição de sociologia [1] A sociologia trata do estudo da sociedade/do social, o que inclui: Relações sociais e as diferentes organizações culturais humanas; Grandes instituições sociais - como o Estado e a sociedade civil organizada - e as instituições menores que as integram: Organismos de representação política (partidos, o parlamento, entidades associativas, sindicatos, etc); Instituições de controle da lei e da ordem, como a polícia; Grandes religiões e igrejas/denominações diversas; Conflitos sociais, as relações de exploração e dominação.

19 Definição de sociologia [2] Tal como a antropologia, encontramos as origens longínquas da sociologia em filósofos gregos como Platão (428/ /347 a.c.) ou o acadêmico Ibn Khaldun, de origem islâmica e árabe, que realizou, ainda no século XIV, um dos primeiros trabalhos de análise social, em bases científicas, sobre as questões da coesão social e do conflito. No entanto, a sociologia, como campo científico delimitado, está ligada à obra do filósofo da ciência francês Auguste Comte ( ), fundador do positivismo. Comte desejava unificar os campos da história, psicologia e economia através da compreensão científica do social.

20 Definição de sociologia [3] A origem da sociologia também está diretamente vinculada aos trabalhos de Karl Marx ( ). Marx, que pode ser definido como historiador, filósofo, economista, jornalista e revolucionário, pode igualmente ser considerado um dos fundadores da sociologia. Ao longo de sua obra, apoiado na abordagem metodológica do materialismo histórico-dialético, procurou analisar o modo de produção capitalista e suas contradições - com destaque para exploração do trabalho.

21 Definição de sociologia [4] Max Weber ( ) foi um jurista, economista, historiador e sociólogo alemão - e também pode ser visto como um dos fundadores da sociologia. Weber dedicou-se a compreender os processos de racionalização e desencantamento do mundo; a formação do Estado; processos de dominação; e as bases culturais de formação do capitalismo. Em um campo científico marcado pela curiosidade sobre o social, Weber estava interessado em compreender as ações e relações sociais realizadas por agentes sociais. Ao invés das coletividades, dedicou-se a enxergar os rastros deixados pelos agentes na constituição da teia de linhas de força que forma a sociedade.

22 Definição de sociologia [5] A institucionalização da sociologia como disciplina acadêmica dotada de arcabouço metodológico próprio está diretamente vinculada à obra do sociólogo francês Émile Durkheim ( ). Ele estabeleceu as bases da pesquisa sociológica em dois trabalhos: As regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897). O primeiro trata de questões específicas sobre método, forma de entendimento do social e construção do conhecimento na sociologia. Já o segundo trabalho, um estudo comparativo sobre as motivações do suicídio em comunidades católicas e protestantes, utilizou-se de dados estatísticos para compreensão sociológica dos fatos sociais.

23 Definição de sociologia [6] - Os três porquinhos Na imagem acima, da esquerda para direita, temos Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.

24 Definição de sociologia [7] Esses três autores constituem o núcleo da sociologia clássica. A partir de suas obras, diversas vertentes de pensamento foram formadas, sendo que podemos associar a sociologia funcionalista a Durkheim, a escola materialista-dialética e crítica a Marx e a sociologia compreensiva e interpretativa a Weber. De forma alternativa, pensando em campos de interesse analítico, Durkheim dedicou-se à ascendência e centralidade da sociedade e do social sobre as práticas sociais e os indivíduos; Marx voltou-se às contradições do modo de produção capitalista; e Weber sobre os processos de dominação e racionalização nas sociedades contemporâneas.

25 A disciplina Antropossociologia e Trabalho de campo [1] Como podemos notar, a antropologia e a sociologia, embora tenham constituído campos acadêmicos distintos, possuem importantes pontos de contato. Os objetos da reflexão de uma e outra são muito parecidos: a sociedade, a cultura, as relações sociais, comportamentos, instituições, conflitos, etc. Abordagens metodológicas e autores também são compartilhados. A prática do trabalho de campo, embora mais comum na antropologia, é muito presente na sociologia.

26 A disciplina Antropossociologia e Trabalho de campo [2] As barreiras entre disciplinas acadêmicas, para além das discussões epistemológicas, têm origens históricas e políticas. O fracionamento dos campos do saber atende a interesses variados, que vão do reconhecimento científico às verbas para pesquisa. Contemporaneamente, há um questionamento ativo sobre a artificialidade dessas barreiras, ao ponto de se considerar sem sentido a diferenciação entre antropologia e sociologia. Desse modo, o curso de Antropossociologia tenta colocar de lado essas divisões e promover uma reflexão ampla e integrada sobre questões do mundo atual.

27 4. Cultura As culturas são fenômenos dinâmicos. Imagem: Agência Pará de Notícias.

28 Etimologia do termo cultura - do latim cultura O termo moderno cultura é baseado em uma citação do orador romano Cicero (106 a.c a.c.), quando este fala sobre o cultivo da alma, usando uma metáfora agrícola para tratar do desenvolvimento de uma alma filosófica. O pensador alemão Samuel Pufendorf ( ), por sua vez, assumiu essa metáfora em um contexto moderno. Seu uso, e o de muitos escritores após ele, refere-se a todas as maneiras pelas quais os seres humanos superam seu barbarismo original e (...) se tornam plenamente humanos. (Pufendorf apud Velkley, Richard L., Confira o verbete culture na versão inglesa da Wikipedia)

29 Definição de cultura [1] A definição do conceito de cultura é, sem dúvida, um desafio. Poucas noções geram tanto debate e produziram tantas tentativas de explicação de seu significado. Para cada teoria e para cada autor da sociologia e da antropologia vamos encontrar uma definição diferente. Mas, para começar, podemos utilizar a definição do antropólogo inglês E. B. Tylor ( ): Cultura ou civilização, tomada em sentido etnográfico amplo, é todo esse complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (Tylor, E.B. Primitive culture. New York: Gordon Press, 1974 [1871]. P.1)

30 Definição de cultura [2] De acordo com Clyde Kluckhohn, em Mirror for Man (1949), cultura pode ser: 1. O modo de vida global de um povo; 2. O legado social que o indivíduo adquire do seu grupo; 3. Uma forma de pensar, sentir e acreditar; 4. Uma abstração do comportamento; 5. Uma teoria, elaborada pelo antropólogo, sobre a forma pela qual um grupo de pessoas se comporta realmente; 6. Um celeiro de aprendizagem em comum; 7. Um conjunto de orientações padronizadas para os problemas recorrentes; 8. Comportamento aprendido; 9. Um mecanismo para a regulamentação normativa do comportamento; 10. Um conjunto de técnicas para se ajustar tanto ao ambiente externo como em relação aos outros homens; 11. Um precipitado da história.

31 Definição de cultura [3] Poderíamos organizar um semestre inteiro de discussões sobre a definição de cultura e, ainda assim, não chegaríamos a um consenso - já que a antropologia e a sociologia procuram uma resposta a essa pergunta desde a sua organização como disciplinas. Isso significa que precisamos fazer escolhas. Qualquer uma das definições anteriores está, em alguma medida, correta. Ao mesmo tempo, ambas estão incompletas. Elas permitem, de todo modo, que tenhamos uma compreensão, ainda que limitada, sobre o que significa o conceito de cultura e qual o seu alcance. Para uma prova ou questionamento a esse respeito, uma boa resposta tanto pode ser a reprodução de uma dessas definições como a combinação de elementos, em uma síntese panorâmica sobre o conceito.

32 Bibliografia GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro (RJ), LTC, 2008 [1973]. LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo (SP), Brasiliense, 2003 [1988]. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro (RJ), Jorge Zahar, 2001 [1986].

33 Muito obrigado por sua atenção! Profº Ms Antonio Gracias Vieira Filho Contato: Visite:

Aula 1 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico

Aula 1 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico Aula 1 - Definição de conceitos e construção de instrumental teórico Sociologia geral para o Direito Faculdade Piaget - Suzano - 1º semestre de 2019 Profº Ms Antonio Gracias Vieira Filho Conceitos fundamentais

Leia mais

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA?

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Por: Vagner Gonçalves da Silva http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html A Antropologia é o estudo do homem

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antroplógicos da Psicologia Professor: Salomão David Vergne e-mail: vergne07@gmail.com Cardoso Código:

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas

Leia mais

SOCIOLOGIA. Texto Elaborado por Rafael Barossi

SOCIOLOGIA. Texto Elaborado por Rafael Barossi 1 Texto Elaborado por Rafael Barossi SOCIOLOGIA A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado,

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues Escola Cenecista Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues   Escola Cenecista Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: matheus.bortoleto@cnec.edu.br Escola Cenecista Dr. José Ferreira Cultura Objetivo: Problematizar o desenvolvimento das diferentes sociedades humanas

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

A abrangência da antropologia Mércio Gomes

A abrangência da antropologia Mércio Gomes A abrangência da antropologia Mércio Gomes Antropologia - termo Anthropos = homem Logos = estudo, razão, lógica Estudo do homem Sociologia, Economia Ciência humana, Lógica do homem Filosofia, Lógica Características

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos

Leia mais

Comte, Marx, Durkheim e Weber

Comte, Marx, Durkheim e Weber Comte, Marx, Durkheim e Weber Texto e atividade extraída no blog Sociologia aplicada ao aluno Mestres das Ciências Sociais MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS A Sociologia e as demais ciências sociais têm sido

Leia mais

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017

Antropologia. Prof. Elson Junior. Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Antropologia Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 O Que é a Antropologia? Ciência da cultura humana. É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das

Leia mais

Sociedade como fonte do pensamento lógico

Sociedade como fonte do pensamento lógico Sociedade como fonte do pensamento lógico E. Durkheim Antropologia I Prof. Vagner Gonçalves da Silva Grupo: Nara G. R. Castillo - NºUSP 7131083 Milena C. Gomes - NºUSP 9765938 Paula R. Jorge - NºUSP 9825177

Leia mais

Primeiros grandes pensadores da Sociologia. Émile Durkheim

Primeiros grandes pensadores da Sociologia. Émile Durkheim Primeiros grandes pensadores da Sociologia Émile Durkheim ÉMILE DURKHEIM França (1858-1917) Émile Durkheim nasceu em Épinal,, França, em 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. É considerado o fundador

Leia mais

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini

Sociologia. Surgimento e principais tópicos. Prof. Alan Carlos Ghedini Sociologia Surgimento e principais tópicos Prof. Alan Carlos Ghedini Podemos entender a sociologia, de modo geral, como a área de estudo que se dedica a entender o comportamento humano em sociedade. São

Leia mais

Apresentação do curso e acordo de trabalho

Apresentação do curso e acordo de trabalho Apresentação do curso e acordo de trabalho Antropossociologia e Trabalho de campo Faculdade Piaget - Suzano - 1º semestre de 2019 Profº Ms Antonio Gracias Vieira Filho Apresentações Apresentação do professor

Leia mais

O que é Sociologia?

O que é Sociologia? O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. O que faz Sociologia?

Leia mais

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen Sociologia Ao problematizar a relação entre indivíduo e sociedade, no final do século XIX a sociologia deu três matrizes de respostas a essa questão: I-A sociedade

Leia mais

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos 1º Anos IFRO Aula: Conceitos e Objetos de Estudos Contextualização Os clássicos da sociologia: 1. Émile Durkhiem 2. Max Weber 3. Karl Marx Objeto de estudo de cada teórico Principais conceitos de cada

Leia mais

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa SOCIOLOGIA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa ORIGEM DA SOCIOLOGIA A Sociologia germina no século XVIII, com as grandes Revoluções

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 34/2016 Cria as disciplinas obrigatórias Temas Sociológicos em Psicologia e Temas Antropológicos em Psicologia em substituição às Disciplinas Sociologia Geral VII e Antropologia Cultural

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE Introdução à Antropologia 135011 Turma I Quartas e Sextas de 10h00 as 11h50 (04 créditos) Professora Soraya Fleischer Ementa: A especificidade

Leia mais

COLEGIADO DE ANTROPOLOGIA

COLEGIADO DE ANTROPOLOGIA 1 Aprender Antropologia LAPLANTINE, F. Brasiliense 2009 4 2 Identidade BAUMAN, Zigmunt. Jorge Zahar 2005 4 3 Globalização: as consequências humanas BAUMAN, Zigmunt. Jorge Zahar 1999 4 4 O Atlântico Negro

Leia mais

PLANO DE CURSO. Tipo de aula

PLANO DE CURSO. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURIDICA (CÓD.: ENEX 60109) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Período: Carga Horária: 60 h

PLANO DE DISCIPLINA. Período: Carga Horária: 60 h PLANO DE DISCIPLINA Curso: SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Introdução a Antropologia Coordenação: Naiara C. Magalhães Professor (a): Robert Wagner Período: 2014.1 Carga Horária: 60 h 1. UNIDADE TEMÁTICA: Ementa:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas 1 Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas Os seres humanos sempre buscaram formas de compreender os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia, de modo a procurar soluções para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Ciências Sociais CURSO: DISCIPLINA: Antropologia 1 CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE: 2017/1

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A:

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA FIA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Antropologia CÓDIGO: PERÍODO/SÉRIE: 1º OBRIGATÓRIA: (X ) OPTATIVA: ( ) PROFESSORA:

Leia mais

Positivismo de Augusto Comte, Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri

Positivismo de Augusto Comte, Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri Positivismo de Augusto Comte, Émile Durkheim e Karl Marx Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo;

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aspectos sociológicos da Educação PRINCIPAIS CORRENTES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Prof. Stephanie Gurgel A Sociologia surgiu através da tentativa de Augusto Comte (1798 1857) em

Leia mais

Sociologia da Educação Max Weber. Alessandra Lima Kalani

Sociologia da Educação Max Weber. Alessandra Lima Kalani Sociologia da Educação Max Weber Alessandra Lima Kalani Max Weber Karl Emil Maximilian Weber (1864 1920) Intelectual, economista e jurista alemão; Estudo moderno da Sociologia (como Emile Durkheim e Karl

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011

Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Disciplina: HS045 Antropologia III: Teorias Antropológicas II Profa. Ciméa Barbato Bevilaqua - 1º semestre de 2011 Turma A: 4ª feira 07:30-09:30 e 6ª feira 09:30-11:30 Turma B: 2ª feira 09:30-11:30 e 4ª

Leia mais

RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO Aula 6 ANTROPOLOGIA: LIMITES METODOLÓGICOS E A RELAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO META Apresentar os limites metodológicos e a relação entre Antropologia e outras áreas do conhecimento no âmbito

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 2 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA SÉC. XIX O rápido avanço industrial pelo qual passou a Europa nesse período, foi responsável por mudanças profundas nos hábitos

Leia mais

P L A N O DE C U R S O DISCIPLINA SOCIOLOGIA I. CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30 horas Total: 80 horas. Professora Doutora Márcia Maria de Oliveira

P L A N O DE C U R S O DISCIPLINA SOCIOLOGIA I. CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30 horas Total: 80 horas. Professora Doutora Márcia Maria de Oliveira Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CÓDIGO DRP30156 P L A N O DE C U R S O DISCIPLINA SOCIOLOGIA I HABILITAÇÃO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PERÍODO 3 CRÉDITOS 06 CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30 horas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Psicologia

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Psicologia PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos da Psicologia Código: PSI07 Professor: Eloy Lago Nascimento E-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

Teoria Antropológica I

Teoria Antropológica I Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Disciplina: Teoria Antropológica I Professor: Raphael Bispo Horário: quartas-feiras (14h

Leia mais

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Antropossociologia e trabalho de campo SEMESTRE: 1º Carga Horária: 40 h Ano Letivo: 2019 Professor (a): Ms Antonio Gracias Vieira Filho 2 OBJETIVOS 2.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas 01/10/2011

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas  01/10/2011 ANTROPOLOGIA CULTURAL Professora Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br magdavilasboas@gmail.com 01/10/2011 ANTROPOLOGIA Antropos=homem e logia=estudo Surgimento: século XVIII Disciplina científica

Leia mais

Apresentação do curso e acordo de trabalho

Apresentação do curso e acordo de trabalho Apresentação do curso e acordo de trabalho Sociologia Geral para o Direito [Noturno] Faculdade Piaget - Suzano - 1º semestre de 2019 Profº Ms Antonio Gracias Vieira Filho Apresentações Apresentação do

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFACIO... ',...,...,...,...,...,... 9 NOTA DOS AUTORES...,... ".. "... "... " "... 11

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFACIO... ',...,...,...,...,...,... 9 NOTA DOS AUTORES...,... .. ... ...  ... 11 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO................................. 7 PREFACIO..... ',......,...,....,...,.......................,........ 9 NOTA DOS AUTORES..............,.......... ".. "... "... " "... 11 I: Parte

Leia mais

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas.

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte II) O Contexto de Surgimento da Sociologia O surgimento da Sociologia ocorre

Leia mais

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Fisioterapia Disciplina: Antropossociologia e trabalho de campo SEMESTRE: 1º Carga Horária: 40 h Ano Letivo: 2019 Professor (a): Ms Antonio Gracias Vieira Filho 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos

Leia mais

Currículo - Versão para Imprimir

Currículo - Versão para Imprimir Currículo BACHARELADO EM FILOSOFIA s Obrigatorios: 144 s Eletivos: 28 s Complementares: 6 Semestre selecionado: 2013/1 Etapa 1 HUM01059 HUM01502 HUM01060 HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA LÓGICA I - A Etapa

Leia mais

8 O EVOLUCIONISMO NA ANTROPOLOGIA

8 O EVOLUCIONISMO NA ANTROPOLOGIA Aula O EVOLUCIONISMO NA ANTROPOLOGIA META Apresentar o pensamento evolucionista no âmbito da antropologia. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: interpretar de forma crítica o pensamento evolucionista.

Leia mais

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

AULA01 CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO ACERCA DO CAMPO SOCIAL

AULA01 CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO ACERCA DO CAMPO SOCIAL AULA01 CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO ACERCA DO CAMPO SOCIAL Profª MS. Solange Brito de Azevedo Prof. Ms. Nelson Jackimczyk Baptista . PÁG. 02 SOCIOLOGIA e ANTROPOLOGIA SOCIOLOGIA

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA. Stephania Luiza da Cunha1. 6 Resumo

A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA. Stephania Luiza da Cunha1. 6 Resumo A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS DE MODA Stephania Luiza da Cunha1 6 Resumo Este artigo procurará mostrar como a pesquisa etnográfica e a pesquisa de tendências de moda se relacionam,

Leia mais

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação física Disciplina: Antropossociologia e trabalho de campo SEMESTRE: 1º Carga Horária: 40 h Ano Letivo: 2019/1 Professor (a): Ms Antonio Gracias Vieira Filho

Leia mais

DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Profª Maria Inês Smiljanic. 2º Semestre de 2006

DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Profª Maria Inês Smiljanic. 2º Semestre de 2006 DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Profª Maria Inês Smiljanic 2º Semestre de 2006 EMENTA Teorias clássicas em Antropologia: A escola Americana e a escola

Leia mais

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1

Av. Senador Roberto Simonsen, nº Jardim Imperador CEP: Suzano-SP Telefone: (11) Página 1 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: DIREITO Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL SEMESTRE: 1º SEMESTRE A Carga Horária: 40 H Ano Letivo: 2019 Professor (a): Ms ANTONIO GRACIAS VIEIRA FILHO 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos do Curso:

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras, às 8 h Professor: Prof. Dr. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

Escola Principais autores Abordagens teóricas Metodologia

Escola Principais autores Abordagens teóricas Metodologia Revisão Antropologia II Escola Principais autores Abordagens teóricas Metodologia Evolucionismo Tylor, Fraser, Morgan Unidade humana, compreensão das diferenças através de uma linha evolutiva da humanidade,

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SOCIOLOGIA ESTUDOS DA. Professor: Joaldo Dantas de Medeiros

INTRODUÇÃO AOS SOCIOLOGIA ESTUDOS DA. Professor: Joaldo Dantas de Medeiros INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA SOCIOLOGIA Professor: Joaldo Dantas de Medeiros joaldodantas@bol.com.br O que estuda a sociologia? A Sociologia estuda as relações sociais e a forma de associação. É uma disciplina

Leia mais

Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção

Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção de evolução social na compreensão deste sociólogo sobre

Leia mais

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. PROGRAMA DE DISCIPLINA HS046 Antropologia IV: Teorias Antropológicas III 2º semestre de 2007 Profª Edilene Coffaci de Lima Ementa: Teorias antropológicas III; tópicos especiais em teorias contemporâneas. I - Conteúdo PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA 1. Disciplina: Introdução às Ciências Sociais (Antropologia) - 1º semestre/ 2016 Sextas-feiras à noite (das 19h30 às 23h) Prof ª Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer alps@usp.br (sala 20) 2. Código: FLA0101

Leia mais

A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os

A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os 1º Ano Ensino Médio A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os filósofos dessa época acreditavam que Deus

Leia mais

Escritos de Max Weber

Escritos de Max Weber Escritos de Max Weber i) 1903-1906 - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1ª parte, em 1904; 2ª parte em 1905; introdução redigida em 1920); - A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais

Leia mais

Modernidade: o início do pensamento sociológico

Modernidade: o início do pensamento sociológico Modernidade: o início do pensamento sociológico Os dois tipos de solidariedade Solidariedade Mecânica Solidariedade Orgânica Laço de solidariedade Consciência Coletiva Divisão social do trabalho Organização

Leia mais

09/05/2012. Os Clássicos da Sociologia. Os Clássicos da Sociologia. Características de um clássico EMILE DURKHEIM Objeto da Sociologia

09/05/2012. Os Clássicos da Sociologia. Os Clássicos da Sociologia. Características de um clássico EMILE DURKHEIM Objeto da Sociologia OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: DURKHEIM, WEBER E MARX Características de um clássico Seja considerado interprete autêntico e único de seu tempo, cuja obra

Leia mais

Currículo - Versão para Imprimir

Currículo - Versão para Imprimir Currículo LICENCIATURA EM FILOSOFIA - NOTURNO s Obrigatorios: 164 s Eletivos: 12 s Complementares: 14 Semestre selecionado: 2013/1 Etapa 1 HUM01059 HUM01502 HUM01060 HISTÓRIA DA FILOSOFIA GREGA INTRODUÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: SOCIOLOGIA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 98.01.001 Versão: 2 Turno: Noturno (OB) Carga horária obrigatória: 1740 (O) Carga horária optativa: 480 (E)

Leia mais

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico, seu representante Auguste Comte. Tentativa de derivar as ciências

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Física e do Esporte Professores: Eloy Lago Nascimento Código:

Leia mais

4) PROGRAMA:. Metodologias em Antropologia;. O método etnográfico;. Discussão sobre a fundamentação teórica dos projetos de pesquisa dos alunos.

4) PROGRAMA:. Metodologias em Antropologia;. O método etnográfico;. Discussão sobre a fundamentação teórica dos projetos de pesquisa dos alunos. Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Curso de Mestrado PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA:

Leia mais

Disciplina: Introdução ás Ciências Sociais. Profa. Dra. Mirela Berger Universidade Federal do Espírito Santo Carga Horária Semanal: 04 hrs

Disciplina: Introdução ás Ciências Sociais. Profa. Dra. Mirela Berger Universidade Federal do Espírito Santo Carga Horária Semanal: 04 hrs Disciplina: Introdução ás Ciências Sociais Profa. Dra. Mirela Berger Universidade Federal do Espírito Santo Carga Horária Semanal: 04 hrs Centro de Ciências Humanas e Sociais Segunda 9:00/11:00, Quarta:

Leia mais

Introdução de Sociologia

Introdução de Sociologia Introdução de Sociologia Prof. Petterson A. Vieira www.profpetterson.com Petterson A. Vieira O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela portaria do MEC nº 3.355,de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Antropologia Jurídica

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela portaria do MEC nº 3.355,de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Antropologia Jurídica COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela portaria do MEC nº 3.355,de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Antropologia Jurídica Código: DIR 211 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

INSTITUTO ÁGORA PROFICIÊNCIA FILOSÓFICA. Resenha do módulo II Antropologia Cultural

INSTITUTO ÁGORA PROFICIÊNCIA FILOSÓFICA. Resenha do módulo II Antropologia Cultural INSTITUTO ÁGORA PROFICIÊNCIA FILOSÓFICA Resenha do módulo II Antropologia Cultural Alexandre Queibre Baltazar Volta Redonda 2015 O termo cultura significa segundo o Novo Dicionário da língua portuguesa:

Leia mais

1º aula 3 semestre Educação Física. Prof. Ms. Rodrigo Casali

1º aula 3 semestre Educação Física. Prof. Ms. Rodrigo Casali 1º aula 3 semestre Educação Física Prof. Ms. Rodrigo Casali Introdução à Sociologia Introdução NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA Revolução Industrial Revolução Francesa Instalação do capitalismo Introdução Introdução

Leia mais

ANTROPOLOGIA E OS PRINCIPAIS CONCEITOS

ANTROPOLOGIA E OS PRINCIPAIS CONCEITOS Aula ANTROPOLOGIA E OS PRINCIPAIS CONCEITOS META Apresentar os diversos conceitos da Antropologia. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: conhecer e relacionar os principais conceitos da Antropologia

Leia mais

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Os clássicos da Sociologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdo Max Weber 3 CONTEÚDOS

Leia mais

Durkheim SOCIEDADE HOMEM. Anos 70 ROCOCÓ DETERMINA OPERÁRIOS

Durkheim SOCIEDADE HOMEM. Anos 70 ROCOCÓ DETERMINA OPERÁRIOS Durkheim Durkheim SOCIEDADE Anos 70 OPERÁRIOS ROCOCÓ DETERMINA HOMEM Sociologia Ciências naturais Sociologia Objetividade Relações causais Bases estatísticas Tipologia Social Sociedades de: Solidariedade

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Sociologia Professor: Yuri B. F. Corteletti Curricular: Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 1ª Série Ensino Médio Apresentação da disciplina As Ciências Sociais é uma área do conhecimento composta

Leia mais

O Surgimento das Ciências Sociais e a Antropologia Jurídica

O Surgimento das Ciências Sociais e a Antropologia Jurídica O Surgimento das Ciências Sociais e a Antropologia Jurídica Auguste Comte (1798-1875) O espírito deve ser sempre o ministro do coração, nunca seu escravo. Auguste Comte Prof. Me. Renato Borges 1 www.professorrenato.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Disciplina: Introdução à Antropologia (Cód: 135011) Turma: G (História-Noturno) Período: 1º período de 2018 Prof.º: Breno

Leia mais

Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas

Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais IFISP/UFPel Disciplina: Fundamentos de Sociologia Professor: Francisco E. B. Vargas Pelotas, abril de

Leia mais

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA CENÁRIO HISTÓRICO A Sociologia surge como conseqüência das mudanças trazidas por duas grandes revoluções do século XVIII. As mudanças trazidas pelas duas

Leia mais

3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah

3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah 3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah QUEM FOI DURKHEIM? BIOGRAFIA Francês, nascido em Épinal, em 1858. Inaugurou o estudo da Sociologia. CONTEXTO / INFLUÊNCIAS Revolução Industrial / Neocolonialismo. Influenciado

Leia mais

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA MAX WEBER 1864-1920 A SOCIOLOGIA WEBERIANA TEM NO INDIVÍDUO O SEU PONTO PRINCIPAL DE ANÁLISE. ASSIM, O AUTOR SEMPRE PROCURA COMPREENDER O SENTIDO DA AÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO EM QUE ELA SE INSERE. O

Leia mais

Nascimento da Sociologia

Nascimento da Sociologia Nascimento da Sociologia Séculos XVIII e XIX A era das revoluções. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Revolução Tecnocientífica. Modernidade - Visão voltada para o futuro novo. - Aceleração. - Ciência

Leia mais

COMPOSIÇÃO CURRICULAR SERIADO ANUAL TURNO DIURNO I ANO HORAS/ANO CARGA HORÁRIA SEMANAL

COMPOSIÇÃO CURRICULAR SERIADO ANUAL TURNO DIURNO I ANO HORAS/ANO CARGA HORÁRIA SEMANAL Universidade Estadual da Paraíba UEPB - Campus I Campina Grande Curso de Licenciatura Plena em Filosofia Resolução de Aprovação do Projeto Pedagógico UEPB/CONSEPE/024/2006 Carga horária alterada de 33h

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA Código da Disciplina: Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

Programa de Formação da CNTE 2011/14

Programa de Formação da CNTE 2011/14 Programa de Formação da CNTE 2011/14 Eixo 1 2011/12 CONCEPÇÃO POLÍTICA SINDICAL 1 Desafios ao estudo do fascículo Nossa realidade é povoada de teorias; Cada teoria tem um substrato, uma base: Surge a partir

Leia mais

META Apresentar o pensamento funcionalista no âmbito da antropologia.

META Apresentar o pensamento funcionalista no âmbito da antropologia. Aula 9 O FUNCIONALISMO NA ANTROPOLOGIA META Apresentar o pensamento funcionalista no âmbito da antropologia. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: saber defi nir o pensamento funcionalista; identifi

Leia mais

EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer.

EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer. EVOLUCIONISMO CULTURAL: Tylor, Morgan e Frazer. Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 Edward Tylor (1832-1917) Edward Tylor (1832-1917) Tylor lançando-se no debate da época no qual as

Leia mais

ARON, Raymond. O Marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005.

ARON, Raymond. O Marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005. RESENHA: O MARXISMO DE MARX ARON, Raymond. O Marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005. Tainã Alcantara de Carvalho 1 Iniciando seus estudos sobre Marx em 1931 por conta da

Leia mais

Durkheim. Durkheim. Tipologia Social. Sociologia. Consciência Coletiva. Divisão Social do Trabalho SOCIEDADE HOMEM

Durkheim. Durkheim. Tipologia Social. Sociologia. Consciência Coletiva. Divisão Social do Trabalho SOCIEDADE HOMEM Durkheim Durkheim SOCIEDADE Anos 70 OPERÁRIOS ROCOCÓ DETERMINA HOMEM Ciências naturais Tipologia Social Sociedades de: Solidariedade Mecânica (SSM): arcaicas Solidariedade Orgânica (SSO): avançadas Objetividade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO CRONOGRAMA DAS PROVAS ARQUEOLOGIA PROVA DATA HORÁRIO Prova Escrita 26 de maio 14h Entrega da proposta de 26 de maio 14h Resultado da prova escrita e 27 de maio 14h sorteio de pontos Prova didática 28 de

Leia mais