Regulamento da CMVM n.º 4/2002 Fundos de Índices e Fundos Garantidos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento da CMVM n.º 4/2002 Fundos de Índices e Fundos Garantidos"

Transcrição

1 Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 4/2002 Fundos de Índices e Fundos Garantidos O Decreto-Lei n.º 276/94, de 2 de Novembro, prevê no n.º 1 do artigo 47.º-A a possibilidade de os fundos de investimento mobiliário, relativamente aos investimentos em acções que integrem um determinado índice, ultrapassarem os limites estabelecidos nos números 1 e 2 do artigo 43.º do mesmo Diploma. Prevê ainda o mesmo Decreto-Lei, no seu art.º 47.º-B, a possibilidade de a CMVM autorizar a constituição de fundos de investimento mobiliário que possam ter associadas determinadas garantias de capital e de rendimentos. O presente Regulamento, emitido ao abrigo das normas acima citadas, define os termos e condições em que os fundos podem beneficiar da derrogação aos referidos limites por entidade, bem como terem determinadas garantias associadas. Define ainda o presente regulamento, no que se refere aos fundos que cumpram com os mencionados limites por entidade, a possibilidade destes beneficiarem do regime particular aplicável aos fundos de índices. Possibilita-se assim, no que aos fundos de índices respeita, a criação de produtos que vêm assumindo uma expressão cada vez mais significativa nos mercados financeiros, usualmente designados como «fundos indexados» ou «fundos passivos», a qual não se encontrava devidamente enquadrada em termos regulamentares. Com efeito, consistindo a sua filosofia na reprodução ou no acompanhamento da evolução de um determinado índice, as limitações legais em termos de concentração de riscos do património dos fundos têm sido impeditivas da sua constituição. Esta impossibilidade têm-se manifestado relativamente aos índices em que existe uma elevada concentração em torno de um ou mais emitentes, sendo casos emblemáticos desta situação os próprios índices bolsistas nacionais. As soluções adoptadas no regulamento agora emitido consagram a definição das características que os índices utilizados devem observar e a possibilidade de utilização dos mercados a contado e dos mercado a prazo, assegurando-se porém, neste último caso, que daí não resulte uma exposição aos respectivos subjacentes superior ao valor patrimonial do fundo. No que respeita aos fundos garantidos, regulam-se as matérias relacionadas com os tipos de garantias que os fundos podem ter associados bem como as entidades que se podem constituir como garantes.

2 No capítulo da prestação de informação relacionada com os fundos de índices, estabelece-se a obrigatoriedade de publicação e envio à CMVM de informação relativa às rendibilidades dos fundos e dos respectivos índices utilizados, bem como dos factores que justifiquem a existência de eventuais divergências nesse desempenho. No domínio das obrigações de informação relativas aos fundos garantidos, estabelecem-se exigências sobre os custos suportados pelos fundos pela utilização das garantias bem como determinadas obrigações e restrições relacionadas com a divulgação de medidas de rendibilidade. Assim, ouvidas a Associação Portuguesa das Sociedades Gestoras de Patrimónios e de Fundos de Investimento e a Associação Portuguesa de Bancos, ao abrigo do disposto no n.º 1, alínea b), do art.º 353.º do Código dos Valores Mobiliários e para os efeitos do disposto no número 2 do artigo 47.º - A e no art.º 47.º - B, ambos do Decreto-Lei nº 276/94 de 2 de Novembro, o Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou o seguinte Regulamento: Capítulo I Âmbito e Qualificação Artigo 1.º Âmbito 1. O presente regulamento estabelece os termos e condições em que as entidades gestoras de fundos de investimento mobiliário podem constituir: a) fundos de índices que não observem o cumprimento dos limites por entidade previstos nos números 1 e 2 do artigo 43.º do Decreto-Lei n.º 276/94 de 2 de Novembro; b) fundos de índices que, observando o cumprimento dos limites por entidade previstos nos números 1 e 2 do artigo 43.º do Decreto-Lei n.º 276/94 de 2 de Novembro, pretendam beneficiar do regime especial constante do presente regulamento; c) fundos que tenham associadas garantias de capital e de um determinado perfil de rendimentos. Artigo 2.º Qualificação Os fundos de investimento regulados pelo presente regulamento, por não respeitarem integralmente os requisitos da Directiva do Conselho n.º 85/611/CE, de 20 de Dezembro, são qualificados como «fundos não harmonizados». Capítulo II Fundos de Índices Artigo 3.º Objectivo de gestão A política de investimentos dos fundos de índices consiste na reprodução integral ou parcial dum determinado índice de valores mobiliários.

3 Artigo 4.º Política de investimentos e limites 1. A política de investimentos dos fundos de índices deve restringir-se aos valores mobiliários que integrem o cabaz do índice, a direitos associados a esses valores e a liquidez. 2. Os fundos de índices que efectuem reprodução parcial devem manter uma composição de carteira que a todo momento: a) assegure uma exposição mínima ao índice de 75%; b) não origine diferenças relativas superiores ou inferiores a 10% entre o peso de cada valor mobiliário na carteira do fundo e no cabaz do índice. 3. Na prossecução dos objectivos de gestão dos fundos de índices, as entidades gestoras podem recorrer aos mercados a contado e aos mercados a prazo, assegurando, sempre que utilizados instrumentos do mercado a prazo, que a exposição dos fundos aos subjacentes desses instrumentos não seja superior, em qualquer momento, ao seu valor líquido global. 4. Na medida em que tal se torne indispensável ao alcance dos objectivos dos fundos, podem as entidades gestoras: a) não cumprir as regras relativas à utilização de instrumentos financeiros derivados e de empréstimo e reporte de valores aplicáveis aos fundos de investimento mobiliário; b) sujeito à aprovação da CMVM, onerar o património dos fundos para além do previsto no n.º 1, alínea c), do art.º 11 do Decreto-Lei n.º 276/94, de 2 de Novembro. Artigo 5.º Índices 1. São elegíveis para utilização pelas entidades gestoras os índices de valores mobiliários admitidos à negociação em mercado regulamentado em que os fundos de investimento mobiliário estejam legalmente autorizados a efectuar os seus investimentos, assim como os índices desses índices, com a excepção daqueles que: a) sejam compostos por valores mobiliários com um peso individual superior a 25% do seu total; b) tenham mais de 65% do seu peso concentrado em 3 ou menos valores mobiliários; c) sejam compostos por menos de oito valores mobiliários. 2. Os índices devem reflectir de forma adequada a evolução de um ou mais mercados ou segmentos de mercados. 3. Os índices devem possuir regras relativas aos procedimentos de revisão e correcção do seu cabaz, designadamente sempre que se verifiquem vicissitudes relevantes relativamente a algum dos valores que os integrem.

4 4. Os índices devem ser divulgados de modo consistente através de canais que assegurem o fácil acesso dos investidores, designadamente: a) os que sejam objecto de reconhecimento universal nos mercados financeiros; b) o sítio na internet da entidade gestora do fundo; c) outros que sejam objecto de aprovação pela CMVM. 5. As entidades gestoras dos fundos devem apresentar junto da CMVM um documento comprovativo da autorização da utilização da designação do índice, emitido pela entidade gestora deste último. Artigo 6.º Subscrição e resgate Os fundos de índices cujas unidades de participação sejam admitidas à negociação em mercado regulamentado são susceptíveis de apresentar restrições significativas aos valores mínimos de subscrição e resgate, podendo ambas estas operações, de acordo com o determinado pelas entidades gestoras, serem processadas em numerário ou através de entrega em espécie dos valores mobiliários que possam fazer parte integrante das carteiras dos fundos. Artigo 7.º Adaptação 1. As entidades gestoras devem adaptar a política de investimentos do fundo a outro índice que adequadamente o substitua ou cessar a reprodução integral, quando se designadamente se verifique que: a) o índice deixa de ser calculado; b) o índice registou alterações significativas na sua composição, não permitindo o cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 5.º; c) não se assegura o disposto no números 2 a 4 do artigo 5.º. 2. O prazo máximo para a conclusão do processo de adaptação referido no número anterior é de seis meses contados desde a ocorrência do primeiro dos factos ali enunciados. Capítulo III Fundos Garantidos Artigo 8.º Regime 1. Os fundos regulados no presente capítulo constituem-se como fundos fechados e podem ter associadas garantias de capital e de um determinado perfil de rendimentos. 2. A administração dos fundos deve ser conduzida de modo autónomo à eventual necessidade de accionamento das garantias, no estrito cumprimento da política de investimentos e salvaguarda do interesse dos participantes.

5 3.É aplicável aos fundos o disposto no n.º 4 do art.º 4.º do presente regulamento. Artigo 9.º Garantias 1. Para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo anterior, é autorizado o recurso a garantias bancárias, prestadas ao fundo ou aos participantes, bem como a estruturação do património do fundo com instrumentos financeiros adequados aos objectivos da garantia a proporcionar. 2. Quando sejam utilizadas garantias bancárias, deve ser celebrado contrato entre a entidade gestora do fundo e entidade garante legalmente habilitada para o efeito, devendo o mesmo ser submetido à aprovação da CMVM. 3. A CMVM pode não autorizar a utilização de garantias que, em caso de necessidade de accionamento, não possibilitem ou dificultem o imediato pagamento aos participantes das quantias garantidas. 4. Quando a garantia seja proporcionada através da estruturação do património do fundo, as entidades gestoras submetem à apreciação da CMVM memorando explicativo da operação, o qual, sem prejuízo dos elementos adicionais que aquela possa vir a requerer, deve conter como mínimo: a) O tipo e as características dos instrumentos financeiros a utilizar; b) A demonstração de como esses instrumentos financeiros irão assegurar a garantia que se pretende proporcionar; c) Os custos a suportar pelo fundo; d) As eventuais contrapartes do fundo nesses instrumentos; e) Informação actualizada sobre a situação económico-financeira das contrapartes. Artigo 10.º Entidades garantes 1. Não podem ser garantes ou contrapartes dos fundos as entidades que se encontrem, relativamente à entidade gestora, nas situações previstas no artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 276/94 de 2 de Novembro, bem como aquelas que, de modo fundamentado, a CMVM, entenda serem susceptíveis de colocar em causa a observância do principio constante do n.º 2 do art.º 8.º. 2. Em conjunto com a documentação instrutora do processo de autorização dos fundos, as entidades gestoras devem remeter à CMVM, devidamente preenchida, a declaração constante do anexo I ao presente regulamento. 3. Caso no decurso da vida do fundo, por razões alheias à vontade das entidades gestoras, se venha a verificar a violação do disposto no número um, devem as entidades gestoras, em conjunto com as entidades garantes, dar cumprimento ao disposto no mesmo no prazo de seis meses a contar da verificação do incumprimento.

6 Capítulo IV Publicidade e Informação Artigo 11.º Publicidade e Informação 1. As entidades gestoras que constituem fundos de índices publicam, através de meio de divulgação autorizado pela CMVM, até ao terceiro dia útil seguinte ao final de cada trimestre: a) nos termos da regulamentação em vigor para a divulgação de medidas de rendibilidade e risco dos fundos de investimento mobiliário, a rendibilidade e risco do fundo e do índice nesse trimestre; b) nos termos do anexo II ao presente regulamento, os motivos subjacentes à eventual divergência nas rendibilidades referidas na alínea anterior. 2. As entidades gestoras enviam à CMVM, até ao terceiro dia útil subsequente ao final de cada mês, a informação referida nas alíneas a) e b) do número anterior. 3. Os fundos garantidos que não tenham garantias bancárias associadas podem utilizar na sua designação a expressão «fundo garantido» com a condição de nos documentos de comercialização ser dado devido destaque ao risco de incumprimento das contrapartes com quem contratou os instrumentos financeiros necessários à prestação da garantia. 4. Os fundos que tenham associadas determinadas garantias de rendimento máximo não podem proceder à divulgação de medidas de rendibilidade que sejam superiores a esse rendimento no mesmo prazo. 5. As entidades gestoras divulgam nos relatórios e contas dos fundos, com respeito ao período de referência do relatório, os custos efectivamente suportados pela utilização das garantias, assim como as rendibilidades dos fundos efectivamente verificadas e aquelas que se verificariam caso a garantia não tivesse sido contratada. 6. As entidades gestoras de fundos prestam à CMVM toda a informação que seja do seu conhecimento e que seja susceptível de afectar o cumprimento das obrigações das entidades garantes com quem contratou. Artigo 12.º Entrada em Vigor O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação em Diário da República.

7 Anexo TRIMESTRE: SOCIEDADE GESTORA: DESIGNAÇÃO COMPLETA DO FUNDO: DESIGNAÇÃO COMPLETA DO ÍNDICE: FUNDO ÍNDICE DESVIOS Rendibilidade X% Y% X - Y% Risco Z% W% Z - W% Comissões (gestão + depósito) - A% Custos de Transacção - B% Fiscalidade - C% Diferenças de composição (Fundo Índice) ± D% Outros ± E% TOTAL (A+B+C+D+E) % Nota: (A+B+C+D+E) % = X - Y%

Regulamento da CMVM n.º 4/2002 Fundos de Índices e Fundos Garantidos

Regulamento da CMVM n.º 4/2002 Fundos de Índices e Fundos Garantidos Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 4/2002 Fundos de Índices e Fundos Garantidos Capítulo I Âmbito e Qualificação Artigo 1.º Âmbito 1. O presente

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 97/14 Operações de Reporte e de Empréstimo de Valores Efectuadas por Conta de Fundos de Investimento Mobiliário

Regulamento da CMVM n.º 97/14 Operações de Reporte e de Empréstimo de Valores Efectuadas por Conta de Fundos de Investimento Mobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 97/14 Operações de Reporte e de Empréstimo de Valores Efectuadas por Conta de Fundos de Investimento Mobiliário

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 96/14 Utilização de Técnicas e Instrumentos de Cobertura de Riscos do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário

Regulamento da CMVM n.º 96/14 Utilização de Técnicas e Instrumentos de Cobertura de Riscos do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 96/14 Utilização de Técnicas e Instrumentos de Cobertura de Riscos do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário

Leia mais

REGULAMENTO Nº XX /2008. Informação e publicidade sobre produtos financeiros complexos sujeitos à supervisão da CMVM

REGULAMENTO Nº XX /2008. Informação e publicidade sobre produtos financeiros complexos sujeitos à supervisão da CMVM REGULAMENTO Nº XX /2008 Informação e publicidade sobre produtos financeiros complexos sujeitos à supervisão da CMVM 1. O Decreto-Lei nº 211-A/2008, de 3 de Novembro, estabeleceu um regime de informação

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 9/2003 Fundos Especiais de Investimento

Regulamento da CMVM n.º 9/2003 Fundos Especiais de Investimento Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 9/2003 Fundos Especiais de Investimento O Decreto-Lei n.º 276/94 de 2 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 12/2003 Capital de Risco

Regulamento da CMVM n.º 12/2003 Capital de Risco Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 12/2003 Capital de Risco (com as alterações introduzidas e republicado pelo Regulamento da CMVM n.º 8/2004 (1)

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 21/99 Utilização de Instrumentos Financeiros Derivados pelos Fundos de Investimento Mobiliário

Regulamento da CMVM n.º 21/99 Utilização de Instrumentos Financeiros Derivados pelos Fundos de Investimento Mobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 21/99 Utilização de Instrumentos Financeiros Derivados pelos Fundos de Investimento Mobiliário O Decreto-Lei

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 11/2000 Deveres de Informação

Regulamento da CMVM n.º 11/2000 Deveres de Informação Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 11/2000 Deveres de Informação Capítulo I Divulgação da Informação Artigo 1.º Meios gerais de divulgação 1. Os

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 8/2004 Capital de Risco (Altera o Regulamento da CMVM n.º 12/2003 sobre Fundos de Capital de Risco)

Regulamento da CMVM n.º 8/2004 Capital de Risco (Altera o Regulamento da CMVM n.º 12/2003 sobre Fundos de Capital de Risco) Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 8/2004 Capital de Risco (Altera o Regulamento da CMVM n.º 12/2003 sobre Fundos de Capital de Risco) Nos termos

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2010 Deveres de informação de interesses a descoberto relevantes sobre acções

Regulamento da CMVM n.º 4/2010 Deveres de informação de interesses a descoberto relevantes sobre acções Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Regulamento da CMVM n.º 4/2010 Deveres de informação de interesses a descoberto relevantes sobre acções O Comité Europeu de Reguladores

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 15/2003 Organismos de Investimento Colectivo

Regulamento da CMVM n.º 15/2003 Organismos de Investimento Colectivo Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Regulamento da CMVM n.º 15/2003 Organismos de Investimento Colectivo (com as alterações introduzidas pelos Regulamentos da CMVM n.º

Leia mais

Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República

Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 16/99 ização dos Activos Integrantes do Património dos Fundos de Investimento Mobiliário e Cálculo do da Unidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ACTIVOS QUE CONSTITUEM O PATRIMÓNIO DOS FUNDOS DE PENSÕES

AVALIAÇÃO DOS ACTIVOS QUE CONSTITUEM O PATRIMÓNIO DOS FUNDOS DE PENSÕES Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 26/2002-R Data: 31/12/2002 Assunto: AVALIAÇÃO DOS ACTIVOS QUE CONSTITUEM O PATRIMÓNIO DOS FUNDOS DE PENSÕES Considerando que nos termos dos n.º s 1 e

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte

Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 97/4 Serviços Prestados pela ABDP em Operações de Reporte Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 14º do Código

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 24/2000 Deveres de Informação

Regulamento da CMVM n.º 24/2000 Deveres de Informação Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 24/2000 Deveres de Informação Indo de encontro às exigências permanentes de modernização, de eficácia e de simplificação

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 6/2001 Alteração aos Regulamentos n.º 19/99 e n.º 10/2000 Warrants autónomos

Regulamento da CMVM n.º 6/2001 Alteração aos Regulamentos n.º 19/99 e n.º 10/2000 Warrants autónomos Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 6/2001 Alteração aos Regulamentos n.º 19/99 e n.º 10/2000 Warrants autónomos A aprovação em 1999 do Decreto-Lei

Leia mais

Decreto-Lei n.º 172/99 de 20 de Maio *

Decreto-Lei n.º 172/99 de 20 de Maio * Decreto-Lei n.º 172/99 de 20 de Maio * O presente decreto-lei estabelece o regime jurídico dos warrants autónomos, regulando a sua emissão no mercado nacional, prevendo a admissão à negociação em mercado

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 18/99 Operações de Estabilização de Cotações

Regulamento da CMVM n.º 18/99 Operações de Estabilização de Cotações Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 18/99 Operações de Estabilização de Cotações Atendendo ao desenvolvimento e grau de maturidade dos mercados de

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 17/98 Admissão à Negociação de Acções Emitidas por Entidades com Sede no Estrangeiro

Regulamento da CMVM n.º 17/98 Admissão à Negociação de Acções Emitidas por Entidades com Sede no Estrangeiro Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 17/98 Admissão à Negociação de Acções Emitidas por Entidades com Sede no Estrangeiro Atento à importância que

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 5/2004 Warrants autónomos

Regulamento da CMVM n.º 5/2004 Warrants autónomos Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 5/2004 Warrants autónomos As recentes modificações legislativas introduzidas no regime dos warrants autónomos

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 1/2005 Fundos de Investimento Imobiliário

Regulamento da CMVM n.º 1/2005 Fundos de Investimento Imobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 1/2005 Fundos de Investimento Imobiliário Com a publicação do Decreto-Lei n.º 60/2002, de 20 de Março, procedeu-se

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 93/3 Preçário da Interbolsa

Regulamento da CMVM n.º 93/3 Preçário da Interbolsa Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 93/3 Preçário da Interbolsa Ao abrigo do disposto no nº 8 do artigo 188º, do nº 2 do artigo 493º do Código do

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 8/2000 Operações de Reporte e de Empréstimo de Valores Mobiliários

Regulamento da CMVM n.º 8/2000 Operações de Reporte e de Empréstimo de Valores Mobiliários Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 8/2000 Operações de Reporte e de Empréstimo de Valores Mobiliários Com o presente regulamento adapta-se o regime

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 19/2000 Fusão de Fundos de Investimento Mobiliário

Regulamento da CMVM n.º 19/2000 Fusão de Fundos de Investimento Mobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 19/2000 Fusão de Fundos de Investimento Mobiliário O Decreto-Lei nº 323/99, de 13 de Agosto, introduz alterações

Leia mais

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados.

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados. REGIME ESPECIAL APLICÁVEL AOS FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL E ÀS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL Aprovado pelos artigos 102.º a

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

Decreto-Lei nº 69/2004 de 25 de Março

Decreto-Lei nº 69/2004 de 25 de Março Decreto-Lei n.º 69/2004 de 25 de Março * O regime jurídico dos valores representativos de dívida de curto prazo, vulgarmente denominados «papel comercial», foi fixado no Decreto-Lei n.º 181/92, de 22 de

Leia mais

Decreto-Lei n.º 69/2004, de 25 de Março *

Decreto-Lei n.º 69/2004, de 25 de Março * Decreto-Lei n.º 69/2004, de 25 de Março * TÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito 1 - O presente diploma regula a disciplina aplicável aos valores mobiliários de natureza monetária designados

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 8/2001 Taxas

Regulamento da CMVM n.º 8/2001 Taxas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 8/2001 Taxas Com o objectivo de diversificar as fontes de financiamento da CMVM, na sequência de outras decisões

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 96/3 Publicação de Informação sobre Fundos de Investimento Imobiliário

Regulamento da CMVM n.º 96/3 Publicação de Informação sobre Fundos de Investimento Imobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 96/3 Publicação de Informação sobre Fundos de Investimento Imobiliário De acordo com o disposto no número 2 do

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 15/99 Prospecto Simplificado de Fundos de Investimento Mobiliário

Regulamento da CMVM n.º 15/99 Prospecto Simplificado de Fundos de Investimento Mobiliário Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da n.º 15/99 Prospecto Simplificado de Fundos de Investimento Mobiliário O presente regulamento estabelece as regras segundo

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 12/2002 Sociedades de Titularização de Créditos

Regulamento da CMVM n.º 12/2002 Sociedades de Titularização de Créditos Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 12/2002 Sociedades de Titularização de Créditos O Decreto-Lei n.º 82/2002, de 5 de Abril, que alterou o Decreto-Lei

Leia mais

Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 04/2016

Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 04/2016 Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 04/2016 ASSUNTO: REQUISITO DE FUNDOS PRÓPRIOS REGULAMENTARES PARA RISCO DE MERCADO E RISCO DE CRÉDITO DE CONTRAPARTE NA CARTEIRA

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 28/2000 Normas Prudenciais

Regulamento da CMVM n.º 28/2000 Normas Prudenciais Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 28/2000 Normas Prudenciais A recente reforma legislativa operada no mercado de valores mobiliários veio reformular

Leia mais

Decreto-Lei n.º 172/99 de 20 de Maio

Decreto-Lei n.º 172/99 de 20 de Maio Decreto-Lei n.º 172/99 de 20 de Maio O presente decreto-lei estabelece o regime jurídico dos warrants autónomos, regulando a sua emissão no mercado nacional, prevendo a admissão à negociação em mercado

Leia mais

ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento da AGMVM n.º 2 / 2015

ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento da AGMVM n.º 2 / 2015 ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento da AGMVM n.º 2 / 2015 Preâmbulo Inserido no contexto da reforma legislativa em curso no Direito dos valores mobiliários caboverdiano, o presente regulamento

Leia mais

3) Instituições: são as entidades referidas no nº 1.º; 5) Instrumentos financeiros: são os instrumentos referidos no anexo I a este aviso;

3) Instituições: são as entidades referidas no nº 1.º; 5) Instrumentos financeiros: são os instrumentos referidos no anexo I a este aviso; Avisos do Banco de Portugal Aviso nº 7/96 Tendo presente o disposto na Directiva 93/6/CEE do Conselho, de 15-3-93, relativa à adequação dos fundos próprios das empresas de investimento e das instituições

Leia mais

Projeto de Regulamento da CMVM n.º /2018. Atividade de gestão de Organismos de Investimento Coletivo. [Preâmbulo] Artigo 1.

Projeto de Regulamento da CMVM n.º /2018. Atividade de gestão de Organismos de Investimento Coletivo. [Preâmbulo] Artigo 1. Projeto de Regulamento da CMVM n.º /2018 Atividade de gestão de Organismos de Investimento Coletivo [Preâmbulo] Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento procede à primeira alteração ao Regulamento da CMVM

Leia mais

Título I Disposições gerais... 5 Artigo 1.º Âmbito... 5 Título II Termos e condições de funcionamento... 5

Título I Disposições gerais... 5 Artigo 1.º Âmbito... 5 Título II Termos e condições de funcionamento... 5 Regulamento da CMVM n.º XX/2015... 5 Organismos de Investimento Coletivo (Mobiliários e Imobiliários) e Comercialização de Fundos de Pensões Abertos de Adesão Individual... 5 Título I Disposições gerais...

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º _/2018 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado

Regulamento da CMVM n.º _/2018 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado Regulamento da CMVM n.º _/2018 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado (Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 3/2007) Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento procede

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 7/2007 Fundos de Investimento Imobiliário e Organismos de Investimento Colectivo

Regulamento da CMVM n.º 7/2007 Fundos de Investimento Imobiliário e Organismos de Investimento Colectivo Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 7/2007 Fundos de Investimento Imobiliário e Organismos de Investimento Colectivo (Altera o Regulamento CMVM n.º

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas O Regulamento n.º 9/2000 da CMVM veio com a experiência a revelar-se insuficiente para reger algumas

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 1/99 Normas Gerais da Negociação de Valores Mobiliários através de Operações de Bolsa e Contado

Regulamento da CMVM n.º 1/99 Normas Gerais da Negociação de Valores Mobiliários através de Operações de Bolsa e Contado Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 1/99 Normas Gerais da Negociação de Valores Mobiliários através de Operações de Bolsa e Contado O desenvolvimento

Leia mais

MEDIDAS DE DINAMIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS PARA AS PME S

MEDIDAS DE DINAMIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS PARA AS PME S MEDIDAS DE DINAMIZAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS PARA AS PME S (DECRETO-LEI 77/2017, DE 30 DE JUNHO) No passado dia 1 de Julho de 2017, entrou em vigor o Decreto-lei n.º 77/2017, de 30 de Junho. Este diploma

Leia mais

Consulta pública n.º 4/2009

Consulta pública n.º 4/2009 Consulta pública n.º 4/2009 Deveres de Informação na Comercialização de Depósitos Indexados e de Depósitos Duais, Produtos Financeiros Complexos de acordo com o Decreto-Lei n.º 211-A/2008 Projecto de Aviso

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 31.3.2017 L 87/117 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2017/568 DA COMISSÃO de 24 de maio de 2016 que complementa a Diretiva 2014/65/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita às normas técnicas de regulamentação

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 3/2004 Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 5/2000

Regulamento da CMVM n.º 3/2004 Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 5/2000 Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 3/2004 Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 5/2000 A presente alteração visa, a um tempo, regulamentar as modificações

Leia mais

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 21/2002-R. Data: 28/11/2002. Assunto:

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 21/2002-R. Data: 28/11/2002. Assunto: Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 21/2002-R Data: 28/11/2002 Assunto: POLÍTICA DE INVESTIMENTO DOS FUNDOS DE PENSÕES - REGRAS DE COMPOSIÇÃO DO PATRIMÓNIO E MECANISMOS DE DEFINIÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º X/2010-R, DE Y DE Publicidade

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º X/2010-R, DE Y DE Publicidade PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR N.º X/2010-R, DE Y DE 2010 Publicidade Pelo Decreto-Lei n.º 8-A/2002, de 11 de Janeiro, foram aditados os artigos 131.º-A e 131.º-B ao regime jurídico do acesso e exercício

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL ANUAL ZON MULTIMÉDIA SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA, SGPS, S.A. 21 de Abril de 2008 PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ANUAL ZON MULTIMÉDIA SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA, SGPS, S.A. 21 de Abril de 2008 PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ANUAL ZON MULTIMÉDIA SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA, SGPS, S.A. 21 de Abril de 2008 PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PONTO 6 DA ORDEM DE TRABALHOS: (Deliberar sobre a aquisição

Leia mais

REGULAMENTO N.º XX/2007 COMERCIALIZAÇÃO PÚBLICA DE CONTRATOS RELATIVOS AO INVESTIMENTO EM BENS CORPÓREOS

REGULAMENTO N.º XX/2007 COMERCIALIZAÇÃO PÚBLICA DE CONTRATOS RELATIVOS AO INVESTIMENTO EM BENS CORPÓREOS REGULAMENTO N.º XX/2007 COMERCIALIZAÇÃO PÚBLICA DE CONTRATOS RELATIVOS AO INVESTIMENTO EM BENS CORPÓREOS Ao abrigo do disposto no número 5 do artigo 9.º, do número 2 do artigo 10.º, dos artigos 11.º e

Leia mais

Regulamento da CMVM N.º 04/2004. Deveres de Informação

Regulamento da CMVM N.º 04/2004. Deveres de Informação Regulamento da CMVM N.º 04/2004 Deveres de Informação O Código dos Valores Mobiliários confia à CMVM, no seu art. 5.º, o estabelecimento dos meios de comunicação adequados à divulgação da informação obrigatória.

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 13/2018. Atividade de Gestão de Organismos de Investimento Coletivo

Regulamento da CMVM n.º 13/2018. Atividade de Gestão de Organismos de Investimento Coletivo Regulamento da CMVM n.º 13/2018 Atividade de Gestão de Organismos de Investimento Coletivo A revisão do Regulamento da CMVM n.º 2/2015 relativo a Organismos de Investimento Coletivo (Mobiliários e Imobiliários)

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019

Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019 Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019 Índice Texto do Aviso Anexo ao Aviso Texto do Aviso O Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de julho de 2002, relativo à aplicação

Leia mais

Regulamento n.º xx/2007 Entidades Gestoras de Mercados, Sistemas e Serviços

Regulamento n.º xx/2007 Entidades Gestoras de Mercados, Sistemas e Serviços Regulamento n.º xx/2007 Entidades Gestoras de Mercados, Sistemas e Serviços ( ) Assim, ao abrigo do disposto no número 3 do artigo 10.º, dos números 1 e 3 do artigo 26.º, da alínea b) do número 1 do artigo

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 18/98 Regulamento do Fim de Semana de Transição para o Euro

Regulamento da CMVM n.º 18/98 Regulamento do Fim de Semana de Transição para o Euro Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 18/98 Regulamento do Fim de Semana de Transição para o Euro A redenominação de uma parte significativa da dívida

Leia mais

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha.

MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. MAPFRE VIDA, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS SOBRE LA VIDA HUMANA, com sede em Madrid, Av. Del General Peron, n.º 40, Espanha. SUCURSAL em Portugal, Av. da Liberdade, Edifício MAPFRE, n.º 40, R/C. MAPFRE

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 5/2004 Warrants Autónomos

Regulamento da CMVM n.º 5/2004 Warrants Autónomos Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 5/2004 Warrants Autónomos (com as alterações introduzidas pelo Regulamento da CMVM n.º 6/2005 (1) ) Artigo 1º

Leia mais

ASSUNTO: Estatísticas de Balanço e de Taxas de Juro das Instituições Financeiras Monetárias

ASSUNTO: Estatísticas de Balanço e de Taxas de Juro das Instituições Financeiras Monetárias Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 12/2010 ASSUNTO: Estatísticas de Balanço e de Taxas de Juro das Instituições Financeiras Monetárias No uso das competências atribuídas pelos seguintes diplomas:

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º _/2017 Deveres de Informação

Regulamento da CMVM n.º _/2017 Deveres de Informação Regulamento da CMVM n.º _/2017 Deveres de Informação (Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 5/2008) Artigo 1.º Alterações ao Regulamento da CMVM n.º 5/2008 São alterados os artigos 1.º, 2.º, 10.º, 11.º,

Leia mais

UTILIZAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE REPORTE E DE EMPRÉSTIMO DE VALORES PELAS EMPRESAS DE SEGUROS

UTILIZAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE REPORTE E DE EMPRÉSTIMO DE VALORES PELAS EMPRESAS DE SEGUROS Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 9/2002-R Data: 07/05/2002 Assunto: UTILIZAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE REPORTE E DE EMPRÉSTIMO DE VALORES PELAS EMPRESAS DE SEGUROS Considerando

Leia mais

REGULAMENTO DA CMC n.º /18 SOCIEDADES GESTORAS DE PATRIMÓNIOS

REGULAMENTO DA CMC n.º /18 SOCIEDADES GESTORAS DE PATRIMÓNIOS REGULAMENTO DA CMC n.º /18 SOCIEDADES GESTORAS DE PATRIMÓNIOS RELATÓRIO DE FUNDAMENTAÇÃO I. INTRODUÇÃO As Sociedades Gestoras de Patrimónios (SGP), enquanto instituições financeiras não bancárias ligadas

Leia mais

CAIXAGEST SELECÇÃO CAPITAL GARANTIDO

CAIXAGEST SELECÇÃO CAPITAL GARANTIDO CAIXAGEST SELECÇÃO 2008 - CAPITAL GARANTIDO Fundo de Investimento Mobiliário Fechado RELATÓRIO & CONTAS Liquidação ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 4 EM ANEXO: RELATÓRIO DO

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS. (Anexo II do Despacho nº /2007, de 9 de Outubro de 2007)

CONDIÇÕES GERAIS. (Anexo II do Despacho nº /2007, de 9 de Outubro de 2007) CONDIÇÕES GERAIS (Anexo II do Despacho nº 24 145/2007, de 9 de Outubro de 2007) Cláusula 1ª Definições e siglas No âmbito do presente Contrato de Uso do armazenamento subterrâneo de gás natural, entende-se

Leia mais

DR nº 138/2015 Ser. II. Regulamento CMVM nº 2/2015 de

DR nº 138/2015 Ser. II. Regulamento CMVM nº 2/2015 de BDJUR - Vista de Impressão Imprimir Fechar DR nº 138/2015 Ser. II Regulamento CMVM nº 2/2015 de 17-07-2015 Organismos de Investimento Coletivo (Mobiliários e Imobiliários) e Comercialização de Fundos de

Leia mais

Conselho Geral e de Supervisão REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE VENCIMENTOS

Conselho Geral e de Supervisão REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE VENCIMENTOS Conselho Geral e de Supervisão REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE VENCIMENTOS Aprovado em 18 de Junho de 2015 REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE VENCIMENTOS ÍNDICE Instituição da Comissão de Vencimentos...

Leia mais

Regulamento da CMVM n. º 5/2008 Deveres de Informação

Regulamento da CMVM n. º 5/2008 Deveres de Informação Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Regulamento da CMVM n. º 5/2008 Deveres de Informação (Revoga o Regulamento da CMVM nº 4/2004 e altera os Regulamentos da CMVM nºs 7/2001

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 Dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

PARTE D PARTE E Diário da República, 2.ª série N.º de julho de 2015 TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE SINTRA

PARTE D PARTE E Diário da República, 2.ª série N.º de julho de 2015 TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE SINTRA 19268 Diário da República, 2.ª série N.º 138 17 de julho de 2015 PARTE D TRIBUNAL ADMINISTRATIVO E FISCAL DE SINTRA Anúncio (extrato) n.º 180/2015 Processo: 2664/15.1BESNT Outros processos cautelares Réu:

Leia mais

Dezembro 2013 NOVA LEGISLAÇÃO DE DIREITO FINANCEIRO LEGAL FLASH I ANGOLA CONSIDERAÇÕES GERAIS 2

Dezembro 2013 NOVA LEGISLAÇÃO DE DIREITO FINANCEIRO LEGAL FLASH I ANGOLA CONSIDERAÇÕES GERAIS 2 LEGAL FLASH I ANGOLA Dezembro 2013 NOVA LEGISLAÇÃO DE DIREITO FINANCEIRO LEGAL FLASH I ANGOLA CONSIDERAÇÕES GERAIS 2 REGIME JURÍDICO DOS ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO 2 REGIME JURÍDICO DAS SOCIEDADES

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2019 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado

Regulamento da CMVM n.º 4/2019 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado Regulamento da CMVM n.º 4/2019 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado (Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 3/2007) A revisão do Regulamento da CMVM n.º 3/2007, de 5

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 1/2006 Capital de Risco

Regulamento da CMVM n.º 1/2006 Capital de Risco Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Regulamento da CMVM n.º 1/2006 Capital de Risco A alteração do Decreto-Lei n.º 319/2002, de 28 de Dezembro, pelo Decreto-Lei nº 151/2004,

Leia mais

Relato Financeiro e Código das Sociedades Comerciais

Relato Financeiro e Código das Sociedades Comerciais Relato Financeiro e Código das Sociedades Comerciais -Principais artigos referentes a relato financeiro no âmbito do Código Comercial e do Código das Sociedades Comerciais - Responsabilidade pela prestação

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO JURIDICO AOS SÓCIOS Av. Coronel Eduardo galhardo, Nº 22 B 1199-007 LISBOA Telefone: 218161710 Fax: 218150095 Sti_geral@netcabo.pt

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 2/2015. Atividade de Gestão de Organismos de Investimento Coletivo. (Alterado pelo Regulamento da CMVM n.

Regulamento da CMVM n.º 2/2015. Atividade de Gestão de Organismos de Investimento Coletivo. (Alterado pelo Regulamento da CMVM n. Regulamento da CMVM n.º 2/2015 Atividade de Gestão de Organismos de Investimento Coletivo (Alterado pelo Regulamento da CMVM n.º 4/2019) Título I Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito 1 - O presente regulamento

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2007 Entidades Gestoras de Mercados, Sistemas e Serviços

Regulamento da CMVM n.º 4/2007 Entidades Gestoras de Mercados, Sistemas e Serviços Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Regulamento da CMVM n.º 4/2007 Entidades Gestoras de Mercados, Sistemas e Serviços (com as alterações introduzidas pelo Regulamento

Leia mais

MODELO DE REGULAMENTO DE BOLSAS NOTA EXPLICATIVA

MODELO DE REGULAMENTO DE BOLSAS NOTA EXPLICATIVA MODELO DE REGULAMENTO DE BOLSAS NOTA EXPLICATIVA O Decreto-Lei nº 123/99, de 20 de Abril, que aprovou o estatuto do bolseiro de investigação científica, refere no seu preâmbulo que tal estatuto visa assegurar

Leia mais

REGULAMENTO DA CMVM N.º 1/2009 INFORMAÇÃO E PUBLICIDADE SOBRE PRODUTOS FINANCEIROS COMPLEXOS

REGULAMENTO DA CMVM N.º 1/2009 INFORMAÇÃO E PUBLICIDADE SOBRE PRODUTOS FINANCEIROS COMPLEXOS REGULAMENTO DA CMVM N.º 1/2009 INFORMAÇÃO E PUBLICIDADE SOBRE PRODUTOS FINANCEIROS COMPLEXOS SUJEITOS À SUPERVISÃO DA CMVM 1 O Decreto -Lei n.º 211 -A/2008, de 3 de Novembro, estabelece um regime de informação

Leia mais

(Não dispensa a consulta do original publicado em Diário da República) TÍTULO V. Sistemas de liquidação

(Não dispensa a consulta do original publicado em Diário da República) TÍTULO V. Sistemas de liquidação (Não dispensa a consulta do original publicado em Diário da República) TÍTULO V Sistemas de liquidação CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 266. Âmbito 1. Os sistemas de liquidação de valores mobiliários

Leia mais

Instrução da CMVM n.º 4/2016 Documentos Constitutivos, Relatório e Contas e outra Informação Relevante sobre Organismos de Investimento Coletivo

Instrução da CMVM n.º 4/2016 Documentos Constitutivos, Relatório e Contas e outra Informação Relevante sobre Organismos de Investimento Coletivo Instrução da CMVM n.º 4/2016 Documentos Constitutivos, Relatório e Contas e outra Informação Relevante sobre Organismos de Investimento Coletivo A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disponibiliza,

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 24/98 Regulamento da Redenominação de Valores Mobiliários Integrados em Sistema Centralizado de Valores

Regulamento da CMVM n.º 24/98 Regulamento da Redenominação de Valores Mobiliários Integrados em Sistema Centralizado de Valores Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 24/98 Regulamento da Redenominação de Valores Mobiliários Integrados em Sistema Centralizado de Valores A faculdade

Leia mais

(Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República) Regime Jurídico dos Fundos de Investimento Imobiliário

(Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República) Regime Jurídico dos Fundos de Investimento Imobiliário (Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República) Regime Jurídico dos Fundos de Investimento Imobiliário Capítulo I Disposições Gerais Secção I Dos Fundos de Investimento Imobiliário

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que Institucionaliza Junto do INSS o Fundo de Reserva e Estabilização da Protecção

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 16/2002 Valores Mobiliários Condicionados por Eventos de Crédito

Regulamento da CMVM n.º 16/2002 Valores Mobiliários Condicionados por Eventos de Crédito Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 16/2002 Valores Mobiliários Condicionados por Eventos de Crédito O desenvolvimento contínuo de novos tipos de

Leia mais

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de )

Capital Social (do qual se encontra realizado o montante de ) Identificação da empresa PARPÚBLICA - Participações Públicas (SGPS) S.A. Capital Social 2 000 000 000 (do qual se encontra realizado o montante de 986 686 031) Pessoa Colectiva nº 502 769 017 Matriculada

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 7/2001 Governo das Sociedades Cotadas

Regulamento da CMVM n.º 7/2001 Governo das Sociedades Cotadas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 7/2001 Governo das Sociedades Cotadas O regulamento que ora se publica resulta de mais de dois anos de aplicação

Leia mais

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 13/2006-R. Data: Assunto: REGULAMENTAÇÃO DO DECRETO-LEI N.º 83/2006, DE 3 DE MAIO

Emitente: CONSELHO DIRECTIVO. Norma Regulamentar N.º 13/2006-R. Data: Assunto: REGULAMENTAÇÃO DO DECRETO-LEI N.º 83/2006, DE 3 DE MAIO Emitente: CONSELHO DIRECTIVO Norma Regulamentar N.º 13/2006-R Data: 05-12-2006 Assunto: REGULAMENTAÇÃO DO DECRETO-LEI N.º 83/2006, DE 3 DE MAIO O Decreto-Lei n.º 83/2006, de 3 de Maio, transpôs parcialmente

Leia mais

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS Programa Operacional Factores de Competitividade Deliberações CMC POFC: 16/07/2008 Assistência Técnica do POFC Entrada em vigor DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO em 17/07/2008 Artigo 1.º Objecto O presente regulamento

Leia mais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais 2014 5ª Edição Actualização nº 1 1 Actualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76,

Leia mais

RELATO FINANCEIRO DOS FUNDOS DE PENSÕES

RELATO FINANCEIRO DOS FUNDOS DE PENSÕES NORMA REGULAMENTAR N.º 7/2010-R, DE 4 DE JUNHO RELATO FINANCEIRO DOS FUNDOS DE PENSÕES Nos termos do n.º 3 do artigo 64.º do Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de Janeiro, compete ao Instituto de Seguros de

Leia mais

REGRAS BODIVA N.º 5/15 DO MERCADO DE BOLSA

REGRAS BODIVA N.º 5/15 DO MERCADO DE BOLSA REGRAS BODIVA N.º 5/15 DO MERCADO DE BOLSA ÍNDICE Capítulo I... 4 Disposições Gerais... 4 Artigo 1.º... 4 (Objecto E Âmbito De Aplicação)... 4 Artigo 2.º... 5 (Definições)... 5 Capítulo Ii... 5 Funcionamento

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 A Instrução nº 27/2003 consagrou no ordenamento jurídico nacional os procedimentos mais relevantes da Recomendação da Comissão nº 2001/193/CE,

Leia mais

Instrução da CMVM n.º 2/2006 Envio de Informação Relevante sobre Organismos de Investimento Colectivo e Fundos de Investimento Imobiliário

Instrução da CMVM n.º 2/2006 Envio de Informação Relevante sobre Organismos de Investimento Colectivo e Fundos de Investimento Imobiliário Instrução da CMVM n.º 2/2006 Envio de Informação Relevante sobre Organismos de Investimento Colectivo e Fundos de Investimento Imobiliário A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disponibiliza,

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 15/2000 Sistema de Liquidação

Regulamento da CMVM n.º 15/2000 Sistema de Liquidação Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 15/2000 Sistema de Liquidação Em complemento das disposições do Código dos Valores Mobiliários, o presente regulamento

Leia mais

PROPOSTA DA ERSE. No âmbito do presente Contrato de Uso das Redes, entende-se por:

PROPOSTA DA ERSE. No âmbito do presente Contrato de Uso das Redes, entende-se por: PROPOSTA DA ERSE CONDIÇÕES GERAIS QUE DEVEM INTEGRAR O CONTRATO DE USO DAS REDES 1 DEFINIÇÕES No âmbito do presente Contrato de Uso das Redes, entende-se por: a) Contrato - o presente Contrato de Uso das

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 4/2016

Aviso do Banco de Portugal n. o 4/2016 Aviso do Banco de Portugal n. o 4/2016 Índice Texto do Aviso Texto do Aviso O novo regime jurídico das caixas económicas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 190/2015, de 10 de setembro, estabelece a classificação

Leia mais