AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE PORTADORES DE HIV/AIDS NA REGIÃO DA AMREC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE PORTADORES DE HIV/AIDS NA REGIÃO DA AMREC."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL GISELE LUIZIANE DA SILVA FAGUNDES AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE PORTADORES DE HIV/AIDS NA REGIÃO DA AMREC. CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010.

2 GISELE LUIZIANE DA SILVA FAGUNDES AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE PORTADORES DE HIV/AIDS NA REGIÃO DA AMREC. Monografia apresentada à Diretoria de Pósgraduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, para a obtenção do título de especialista em Saúde Mental. Orientador: Enfª Msc. Rafaela Reis da Silva CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010.

3 DEDICATÓRIA Mais um trabalho concluído e eu dedico este trabalho mais uma vez ao meu pai, uma pessoa maravilhosa que está sempre ao meu lado me dando apoio em tudo na vida e que me incentiva sempre ao aprimoramento profissional. Obrigada pai, mais uma conquista. Te amo.

4 AGRADECIMENTOS Agradeço aos meus pais Leila e Luiz Carlos, pessoas tão especiais, que nunca mediram esforços para que eu tivesse sempre as melhores oportunidades, que me proporcionaram a chance de receber uma educação de qualidade e que, mesmo de longe, estiveram presentes e participaram de todos os momentos importantes da minha vida.amo vocês.... a minha irmã Gabriele que uma pessoa incrível que faz com que minha vida seja mais feliz sabendo que ela está do meu lado, dividindo momentos de alegria, muita risada e de tristeza quando aparecem, pois a vida não é feita só de alegrias, mas com certeza você é uma das maiores alegrias da minha vida. Muito obrigada por ser tão especial e por tornar cada momento de nossas vidas inesquecíveis. Te amo... ao meu marido Ederson, agradeço por estar sempre ao meu lado, nos momentos alegres, mas principalmente nos momentos difíceis em que você está sempre pacientemente me amparando, me dando força para levantar e seguir em frente. Obrigada pela sua companhia, sua alegria, seu sorriso e seu amor que são essenciais em minha vida. Te amo muito.... aos meus familiares que apesar da distância estão sempre me apoiando e incentivando. Muito obrigado pelo carinho e pelos momentos felizes e únicos que passamos juntos.... e novamente a minha orientadora preferida, Rafaela, obrigada por dedicar o seu tempo a mim novamente, agradeço pela ajuda e por compartilhar mais uma vez os seus conhecimentos comigo e me aguarde porque pretendo fazer outra pós. E um beijo na Nicole, espero que ela venha com muita saúde e tenho certeza que será uma criança muito feliz e amada. Obrigada!

5 RESUMO Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado no Programa Municipal de DST/HIV/AIDS do município de Criciúma, no período de agosto a dezembro de 2010 cujo objetivo foi identificar e caracterizar a presença de tentativas de suicídio entre portadores de HIV/AIDS na região da AMREC. A entrevista se deu por meio de um questionário semi-estruturado. Os sujeitos do estudo foram pacientes cadastrados no Programa Municipal de DST/HIV/AIDS no município de Criciúma. Foram entrevistados 43 pacientes, 37% eram do sexo masculino e 63% do sexo feminino, a maioria dos pacientes com idades entre 40 e 49 anos, tendo como grau de escolaridade o primeiro grau completo e na maioria casados. Constatou-se ainda que 30% dos pacientes em alguns momentos depois do diagnóstico de HIV/AIDS pensaram em suicídio e 9% tentaram o suicídio, na questão de hereditariedade 16% dos pacientes tiveram algum parente próximo que tentou suicídio. Foi observado também o tipo de assistência que esses pacientes recebem na unidade de saúde e podemos observar que 18% têm consultas com psicólogo, 5% participa de grupos de apoio e 28% já foi encaminhado para o médico psiquiatra. Com isso, podemos constatar que esses pacientes necessitam de uma boa assistência em saúde mental para enfrentar os problemas que vem junto com o diagnóstico. Palavras chaves: HIV, AIDS, suicídio, tentativas de suicídio.

6 ABSTRACT It is concerned with a descriptive study of the qualitative approach that took place in the Municipal Program of DST/HIV/AIDS of Criciúma, from August to December of 2010, which had the objective of identifying and pointing out the attempts of suicide among the carriers of AIDS under AMREC view. The interview was made through a semi-structured questionnaire. The registered patients in the Municipal Program of DST/HIV/AIDS of Criciúma were the subjects of the study. The interviewees were 43 patients, 37% were males and 63% were females, the majority of patients is between 40 and 49 years old, with the primary grade complete and married. It was found that 30% of patients, in some time after the diagnostic of HIV/AIDS, thought of suicide and 9% tried it. Talking about heredity, 16% of patients had a close relative who tried the suicide. It was also considered the kind of assistance that these patients received in the health unit and we could see that 18% has appointments with psychologist, 5% attends support groups and 28% has been sent to psychologist doctor. After that, we could verify that these patients need a good mental health assistance to face the problems that come together the diagnostic. Key words: HIV, AIDS, suicide, attempts of suicide.

7 LISTA DE GRÁFICO Gráfico I Perfil dos entrevistados segundo idade...36 Gráfico II Perfil dos entrevistados segundo grau de escolaridade...36 Gráfico III Perfil dos entrevistados segundo estado civil...38 Gráfico IV Tipo de assistência em saúde mental recebida...41 Gráfico V Sobre as tentativas de suicídio...44 Gráfico VI Alguém da família já tentou suicídio...46

8 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS AIDS Síndrome da Imunodeficiência Adquirida HIV Vírus da Imunodeficiência Humana AMREC Associação de Municípios da Região Carbonífera SINAN Sistema de Informações de Agravos de Notificação DST Doença Sexualmente Transmissível UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense TCLE Termo de Consentimento Livre Esclarecido CEP Comitê de Ética em Pesquisa RNA Ácido Ribonucléico SUS Sistema Único de Saúde CTA Centro de Testagem e Aconselhamento ANVISA Agência de Vigilância Sanitária CAPS Centro de Atendimento Psicossocial

9 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO OBJETIVOS Objetivo geral Objetivos específicos METODOLOGIA Abordagem metodológica Tipo de pesquisa Local de estudo Sujeitos Coleta de dados Análise de dados ASPECTOS ÉTICOS REVISÃO DE LITERATURA Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Fisiopatologia Janela Imunológica Transmissão Diagnóstico Tratamento Prevenção Suicídio Epidemiologia Avaliação do paciente com comportamento suicida Manejo Prevenção do suicídio DISCUSSÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS Aproximando-se dos sujeitos do estudo A integralidade na atenção a saúde de pacientes portadores de HIV/AIDS Tentativas de suicídio Fatores relacionados CONSIDERAÇÕES FINAIS...50

10 REFERÊNCIAS...53 ANEXOS...56

11 11 1 INTRODUÇÃO Esse estudo teve como objetivo geral identificar e caracterizar as tentativas de suicídio presente em pacientes portadores de HIV/AIDS na região da AMREC. A motivação para realizar essa pesquisa em torno das tentativas de suicídio entre portadores de HIV/AIDS na região da AMREC surgiu pelo fato de ter trabalhado com estes pacientes e ver o sofrimento deles diante de uma doença crônica com tamanha gravidade. Eles têm que superar o preconceito, aderir a um tratamento que exige muito do paciente e conviver com outras questões que a doença implica. A combinação de doença crônica grave com tantos problemas e transtorno emocional podem acabar com a vida de uma pessoa. Desde a descoberta da AIDS nos anos 80, essa doença vem se disseminando de um modo muito rápido deixando de ser apenas uma doença para se tornar uma questão social. No Brasil, segundo o Ministério da saúde, de 1980 a junho de 2009 foram notificados casos de AIDS no SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). Diante de toda a problemática que a epidemia da AIDS envolve, o presente projeto tem por objetivo desenvolver uma pesquisa em torno da questão de tentativas de suicídio entre portadores de HIV/AIDS, esse tema surgiu devido a uma reflexão sobre a dificuldade de adaptação que esses pacientes têm frente ao diagnóstico positivo de HIV.

12 12 A infecção pelo HIV, com muita frequência, envolve o sistema nervoso central e 40% a 70% dos infectados desenvolverão algum sintoma neuropsiquiátrico no decorrer da doença. Em 10% dos casos, estes sintomas podem ser as primeiras manifestações de Aids. Os transtornos psiquiátricos mais comuns associados ao HIV são reação aguda ao estresse, transtorno de ajustamento e depressão. Eles podem se instalar no momento do descobrimento da soropositivaidade, no início do tratamento anti-retroviral, pelo aparecimento de sintomas físicos ou ainda pelo avanço da doença (FARIA, 2007, p.60). Uma vez confirmado esse diagnóstico, começa o enfrentamento dessa nova condição médica e algumas inquietações e questionamentos perturbam muitos pacientes, o que resulta em importantes mudanças físicas e de comportamento que podem refletir diretamente na sua saúde mental. A ideação e tentativas de suicídio podem aumentar em pacientes com infecção pelo HIV e com AIDS. Os fatores de risco compreendem ter amigos que morreram de AIDS, notificação recente de soropositividade, recaídas, questões sociais difíceis relacionadas a homossexualidade, apoio social e financeiro inadequado e presença de demência ou delirium (SADOCK, p. 408, 2007). É importante que esses pacientes tenham uma assistência em saúde mental para enfrentar a sua situação atual, pois poderão ter conflitos ao perceber que seu corpo já não é tão saudável como ele gostaria e com isso vem aquelas inquietações e questionamentos referentes ao medo de morrer, ao preconceito, adaptações a sexualidade que são alguns dos problemas enfrentados por esses pacientes. Após enfrentar todos os questionamentos e aceitar a sua condição, o paciente continua a sua vida mesmo após a descoberta e acredita que é possível elaborar projetos, a médio e longo prazo para a sua vida. Porém, quando se depara com a AIDS, os seus fantasmas reaparecem e novamente vem a constatação de que sua condição médica é grave já que a partir desse momento ele terá que tomar medicamentos para o resto da sua vida, tudo isso é assustador e diante dessa

13 13 situação como não pensar na saúde mental desses pacientes tão emocionalmente perturbados? Em vista do exposto, julga-se relevante a reflexão proposta neste estudo em torno da descoberta do diagnóstico gerar forte impacto psicológico e, eventualmente, desencadear recidivas ou mesmo surgimento de transtornos mentais, conforme propensão do paciente, podendo chegar ao risco iminente de suicídio. Estas alterações na esfera mental podem ter repercussões significativas na vida do paciente e na evolução da doença de modos diversos. Segundo Souza (p. 78, 2004) um aspecto sinistro da infecção por HIV é a evidência de que algumas células do cérebro são também diretamente infectadas, causando encefalopatia ou demência.

14 14 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral Identificar e caracterizar a presença de tentativas de suicídio entre portadores de HIV/AIDS na região da AMREC. 2.2 Objetivos específicos 1 Descrever o perfil sócio-demográfico dos sujeitos portadores de HIV/AIDS. 2 Caracterizar as tentativas de suicídio vivenciadas pelos sujeitos portadores de HIV/AIDS e os fatores relacionados a este evento. 3 Conhecer a dimensão da assistência em saúde mental oferecida a esses pacientes.

15 15 3 METODOLOGIA 3.1 Abordagem Metodológica A abordagem metodológica desse estudo foi qualitativa, pois tem como objetivo caracterizar as tentativas de suicídio realizadas entre portadores de HIV/AIDS na região da AMREC. Para Richardson (1999, p.90): A pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar de produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. 3.2 Tipo de pesquisa Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, pois a pesquisa teve como objetivo identificar a presença de tentativas de suicídios entre portadores de HIV/AIDS na região da AMREC e descrever as características das tentativas de suicídio. Segundo Gil (2002, p.41) as pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. "As descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então o estabelecimento de relações entre variáveis".

16 Local de Estudo A pesquisa foi realizada no Programa Municipal DST/HIV/AIDS de Criciúma que é vinculado a Prefeitura Municipal de Criciúma. Esse programa é composto por uma equipe multiprofissional, entre estes profissionais estão médico infectologista, médico clínico geral, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, farmacêutica, técnicos de enfermagem, recepcionistas e higienizadoras. Dentre as principais atividades desenvolvidas estão a testagem para o HIV e sífilis, o trabalho de prevenção as DST, a assistência multiprofissional aos portadores de DST, HIV e AIDS. O programa atende pacientes que residem em toda a região da AMREC. A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com 07 municípios, integrada por Criciúma (sede), Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Posteriormente veio Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso. No dia 18 de maio de 2004 a AMREC oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans. Hoje a AMREC conta com 9 municípios. 3.4 Sujeitos A amostra foi composta por 43 pacientes portadores de HIV/AIDS. O critério de inclusão no estudo foi que os pacientes entrevistados estivessem cadastrados no Programa Municipal DST/HIV/AIDS e que fossem maiores de 18 anos. Os pacientes foram selecionados aleatoriamente de acordo com a demanda da instituição e com os critérios de inclusão estabelecidos no estudo.

17 Coleta de dados A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semi-estruturada (anexo A) contendo perguntas fechadas e abertas. A coleta de dados foi desenvolvida nos seguintes momentos: Foi solicitado autorização por meio de um ofício para a secretaria de saúde do município para o desenvolvimento do projeto. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense Unesc, o qual deu parecer favorável em relação ao projeto com protocolo de número 244/ O projeto foi apresentado para coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS de Criciúma e para sua equipe que foi muito receptiva e se disponibilizaram a ajudar caso fosse necessário. Foi orientado o horário e dias em que poderia ser realizada a coleta de dados. Os pacientes foram abordados na unidade de saúde primeiramente por um membro da equipe, caso tivessem de acordo com a entrevista era encaminhado para a entrevista. Todos os pacientes foram muito receptivos ao serem entrevistados, foi esclarecido os objetivos do estudo e a autorização para realizar as entrevistas. Todos os entrevistados receberam o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (anexo B), sendo que, uma via foi destinada aos entrevistados assinada pelos mesmos e arquivada.

18 Análise dos dados A análise de dados compreende em responder os objetivos propostos no estudo, para tanto optou-se por utilizar a técnica proposta por Minayo de análise de conteúdo. A análise de conteúdos será desenvolvida com as seguintes etapas: préanálise, exploração do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação conforme proposto por Minayo. Para Minayo (1996, p.74), a aplicação dessa técnica possui duas funções: uma se refere à verificação de hipóteses e/ou questões, ou seja, através da análise de conteúdo, podemos encontrar respostas para as questões formuladas e também podemos confirmar ou não as afirmações estabelecidas antes do trabalho de investigação (hipóteses). A outra função diz respeito à descoberta do que está por traz dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que está sendo comunicado. As duas funções podem, na prática, se complementar [...].

19 19 4 ASPECTOS ÉTICOS O projeto foi desenvolvido após o resultado da avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. O mesmo deu parecer favorável ao projeto e consta neste comitê com o protocolo de número 244/ O desenvolvimento de atividades de pesquisa foi condicionado a assinatura do TCLE - Termo de Consentimento Livre Esclarecido (anexo B) adotando como modelo a proposta do CEP UNESC. Os sujeitos do estudo receberam informações sobre os objetivos da pesquisa, conforme resolução 196/CNS/96 que estabelece normas e diretrizes básicas para pesquisa envolvendo seres humanos. Tiveram o direito de recusa à participação e desistência a qualquer momento, tendo assegurados o sigilo das informações e o anonimato, conforme o termo de consentimento livre e esclarecido (anexo B).

20 20 5 REVISÃO DE LITERATURA 5.1 Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença crônica causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). É uma das doenças sexualmente transmissíveis mais graves existente. Até o momento não apresenta cura, mas possui tratamento a fim de amenizar os sintomas e melhorar a resposta do paciente frente à doença. Apesar dos avanços ocorridos nos últimos tempos em torno da AIDS, a epidemia ainda é um problema sério de saúde pública. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento contínuo são os fatores mais importantes no cuidado de pessoas com AIDS Fisiopatologia O HIV é um vírus pertencente à classe dos retrovírus. Esse vírus carrega em seu material genético o ácido ribonucléico (RNA). Ao entrar no organismo humano, esse vírus pode ficar silencioso e incubado por muitos anos. Esta fase denomina-se assintomática e relaciona-se ao quadro em que uma pessoa infectada não apresenta nenhum sintoma ou sinal da doença (Focaccia, 2007). Brunner e Suddarth (2002) o HIV age no interior das células do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. Ao entrar na célula, o HIV passa a fazer parte de seu código genético. As células do sistema imunológico mais

21 21 atingidas pelo vírus são os linfócitos CD4+, usados pelo HIV para fazer cópias de si mesmo. Em decorrência dessa constante batalha entre vírus e sistema imune, os linfonodos e o timo se esgotam, havendo uma dificuldade para reposição de células CD4 na circulação sanguínea. Esse comprometimento imune vai caracterizar o surgimento da Aids, com risco de aparecerem infecções e tumores oportunistas (SALOMÃO, p.126, 2204) As células do sistema imunológico de uma pessoa infectada pelo vírus começam a funcionar com menos eficiência e, com o tempo, a habilidade do organismo em combater doenças comuns diminui, deixando a pessoa sujeita ao aparecimento de vários tipos de doenças e infecções. Para o Ministério da Saúde (2008) a AIDS proporciona ao organismo uma inabilidade no sistema de defesa do corpo humano, o que prejudica a sua capacidade de se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc. A doença não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A AIDS não é causada espontaneamente, mas por um fator externo, a infecção pelo HIV. O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido. Segundo Brunner e Suddarth (2002) ao ser infectado com o HIV, a pessoa passa a ser portadora do vírus, portanto ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Ser portador de HIV significa que, no sangue, foram detectados anticorpos contra o vírus. Há muitas pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doença. No entanto, podem transmitir aos outros o vírus que trazem consigo.

22 22 Há alguns anos, receber o diagnóstico de Aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a Aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade (BRASIL, 2008) Janela Imunológica Para o Ministério da Saúde (2008) a janela imunológica é o termo utilizado para designar o intervalo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a detecção de anticorpos anti-hiv no sangue através de exames laboratoriais específicos. Estes anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV, o que indica nos exames a confirmação da infecção pelo vírus. Para o HIV, o período da janela imunológica é normalmente de duas a doze semanas, mas em alguns casos pode ser mais prolongado. Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus. Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de três meses. Neste período ocorre a soroconversão, se a pessoa estiver realmente infectada, que é o reconhecimento do HIV pelo organismo. É importante nesse período que a pessoa não passe por nenhuma situação de risco, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o vírus para outras pessoas.

23 Transmissão Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado de Santa Catarina (2006) a pessoa pode estar sujeita ao contágio do HIV através de várias maneiras como: contato com sangue contaminado que pode ocorrer por meio de transfusão de sangue contaminado, uso de seringas e agulhas contaminadas (uso de drogas injetáveis ou acidentes perfuro cortantes); em relações sexuais feitas sem o uso de camisinha e transmissão vertical em que a mãe HIV positiva para o seu bebê durante a gravidez, no parto ou na amamentação. Porém, a criança filha de uma mãe HIV positivo pode não ser infectada pelo vírus, pois atualmente há várias medidas muito eficazes para evitar essa transmissão como: o diagnóstico precoce da gestante infectada, o uso de drogas anti-retrovirais, o parto cesariano programado, a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial (fórmula infantil) (BRASIL, 2008). Durante o pré-natal, toda gestante tem o direito e deve realizar o teste HIV. Quanto mais precoce o diagnóstico da infecção pelo HIV na gestante, maiores são as chances de evitar a transmissão para o bebê. O tratamento é gratuito e está disponível no SUS Sistema Único de Saúde Diagnóstico Quando uma pessoa é infectada pelo vírus do HIV o sistema imune responde com a produção de anticorpos contra o vírus. Os anticorpos geralmente levam em torno de três a 12 semanas para se desenvolver no organismo o que

24 24 explica o fato da pessoa estar infectada e apresentar teste negativo (FOCACCIA, 2007). Três testes são utilizados para confirmar a presença de anticorpos HIV e ajudar no diagnóstico da infecção. O Enzyme-linked-immunosorbent assay (ELISA) é um teste que identifica anticorpos específicos anti-hiv. O teste ELISA não estabelece um diagnóstico de AIDS, mas indica que a pessoa foi exposta ao HIV ou está infectada por esse vírus. O Western blot assay é outro teste que pode identificar anticorpos HIV e é usado para confirmar soropositividade quando identificado pelo procedimento ELISA. Outro teste, ensaio de radioimunoprecipitação que detecta proteína HIV mais do que anticorpos (BRUNNER E SUDDARTH, p.1193, 2002). Para o Ministério da Saúde (2008) o diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de exames realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esses testes podem ser realizados em unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA, o teste anti-hiv pode ser feito de forma anônima e gratuita. Nesses CTA, além da coleta e da realização do teste, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa a fim de facilitar a correta interpretação do resultado, tanto pelo profissional de saúde como pelo paciente. Todos os testes devem ser realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados Tratamento O tratamento da AIDS tem como objetivo específico combater o HIV, e prevenir e controlar as inúmeras infecções oportunistas. Essas infecções iram surgir

25 25 a partir do momento em que o indivíduo apresentar uma imunodeficiência grave. A avaliação da imunidade deve ser realizada periodicamente a fim de prevenir essas infecções (SALOMÃO, 2004). Segundo Brunner e Suddarth (2002) com o aparecimento dos sintomas, é necessário um tratamento com várias combinações de medicamentos, chamados coquetéis (medicamentos anti-retrovirais). Esses medicamentos não curam, mas ajudam a diminuir a quantidade de vírus dentro do organismo, dando a chance para que ele consiga aumentar o número de células de defesa no corpo. Com esse tratamento, pode-se melhorar a qualidade de vida das pessoas com AIDS. Os medicamentos anti-retrovirais são complexos, apresentando efeitos colaterais importantes, colocando os pacientes em dificuldades para adesão ao tratamento o que resulta na resistência do vírus (Brunner e Suddarth, 2005). É possível viver com o HIV e com AIDS, no entanto, é importante tratar e prevenir para não adquirir outras infecções oportunistas, bem como não transmitir o HIV para outras pessoas. Para isso é imprescindível a prevenção Prevenção A melhor forma de controle dessa epidemia é por meio de campanhas de prevenção que visem à orientação da população quanto aos fatores de risco da transmissão. A prevenção na transmissão do HIV é essencial e isso pode ser feito através da eliminação ou redução do comportamento de risco o que é possível através de programas educacionais eficazes.

26 26 O diagnóstico da AIDS gera o medo da morte e muitas vezes no desejo de controlar esse processo de morrer, o indivíduo infectado pelo vírus pode cometer o suicídio ou adotar atitudes que o levem a morte, o qual é denominado comportamento de risco. As pessoas vivendo com AIDS estão mais propensas a sentir-se desesperançadas e vulneráveis em relação a sua doença e consequentemente a sua vida, a situação torna-se ainda mais crítica pelos problemas sociais e emocionais que vem junto com o diagnóstico. Todas essas condições unidas em um indivíduo podem ser responsáveis por crises de suicídio. 5.2 Suicídio O suicídio é um problema sério de saúde pública. É um ato complexo que atinge todas as culturas, classes sociais e idades e possui uma etiologia muito complexa que resulta de interações entre fatores ambientais, sociais, culturais, psicológicos, genéticos e biológicos. Para Sadock (2007) o suicídio não é visto nem como um ato aleatório e nem como algo sem sentido, pelo contrário é uma saída de um problema ou uma crise que está causando um intenso sofrimento psíquico. O suicídio está diretamente relacionado a sentimentos de frustração, insatisfação, desesperança e desamparo, o paciente vive um conflito entre a sobrevivência e a necessidade incontrolável de fugir. Segundo Quevedo (2008) os termos relacionados ao suicídio têm inúmeras conceituações, as principais são: Suicídio: morte autoprovocada com evidências que a pessoa tinha a intenção de morrer.

27 27 Tentativa de suicídio: comportamento autolesivo, porém sem fatalidade com evidências que a pessoa tinha a intenção de morrer. Ideação suicida: é constituída de pensamentos recorrentes sobre ser o agente da sua própria morte. Pode variar em gravidade e grau de intenção. Intenção suicida: desejo ou expectativa de uma morte autoprovocada. O risco de suicídio é definido como a probabilidade de que uma ideação suicida torne-se realidade. A presença de uma ideação suicida requer uma minuciosa avaliação, considerando: presença de um plano, tipo de plano, comorbidades, tentativas prévias e tentativa atual. É importante que o profissional de saúde esteja preparado para reconhecer, avaliar e prestar o atendimento adequado e de sua competência nesses casos (QUEVEDO, 2008). Alguns fatores de risco são associados pelos especialistas ao ato suicida. Fatores como isolamento social, ausência de vínculos sociais, desemprego, eventos estressantes, presença de doença crônica e/ou incapacitante, presença de distúrbios psiquiátricos como transtorno depressivo, esquizofrenia, dependência alcoólica e de outras substâncias e transtornos de personalidade estão associados a altos índices de suicídio. O comportamento suicida anterior também é um fator de alerta e deve ser sempre considerado relevante na história do paciente (GELDER, 2002). É difícil explicar porque algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras na mesma situação acham que isso não é o melhor a fazer.

28 Epidemiologia Segundo Botega (2007) o suicídio encontra-se entre as 10 principais causas de morte no mundo e entre duas ou três mais frequentes entre adolescentes e jovens. Estudos apontam que a tentativa de suicídio na população em geral é seis vezes maior entre indivíduos que tiveram uma ideação suicida em algum momento. A tentativa de suicídio é o principal fator de risco para o ato suicida. O Brasil possui dados questionáveis sobre suicídio, no entanto deve-se destacar que o Brasil está entre os dez países com maiores índices de suicídio em números absolutos. Para Brasil (p.11, 2006a) os registros oficiais sobre tentativa de suicídio são mais escassos e menos confiáveis do que os de suicídio. Estima-se que o número de tentativas de suicídio supera o número de suicídios em pelo menos dez vezes. Estudos comprovam que homens cometem mais suicídios que mulheres, entretanto as mulheres têm mais ideação suicida. Entre os métodos mais utilizados destacam-se o enforcamento, arma de fogo e o envenenamento. Entre os homens os mais utilizados são o enforcamento e o uso de arma de fogo, já entre as mulheres o método mais utilizado é o envenenamento (QUEVEDO, 2008). A análise das características demográficas deve ser cautelosa e inserida no contexto geral de avaliação do paciente, porém não deve ser determinante ao estimar o risco de suicídio de um paciente. Segundo uma pesquisa realizada por Corrêa (2008) o suicídio é a segunda causa de mortes mais frequente nos registros do Instituto Médico Legal de Criciúma, no período de janeiro de 1999 a junho de 2008, somando 243 casos num total de 1750 mortes.

29 29 Foi contatado neste mesmo estudo que a maior prevalência é em pessoas do sexo masculino, com 82,3% dos casos e com faixa etária de 31 a 50 anos, com prevalência de 44,85%. O método mais utilizado foi enforcamento, com 67,44% dos casos no sexo feminino e 68,5% no masculino Avaliação do paciente com comportamento suicida A avaliação deve conter informações da história psiquiátrica e médica, assim como o seu estado mental atual. Em uma emergência, a entrevista do paciente deve ser simples e objetiva sem perder a empatia com o paciente. Essa entrevista pode ser realizada com familiares ou pessoas próximas. Segundo Botega (2006) os principais objetivos da entrevista são identificar características e fatores específicos relacionados ao risco de suicídio, garantir a segurança do paciente e desenvolver um diagnóstico que oriente um plano terapêutico. É importante identificar o grau e a gravidade desses fatores e não apenas a ausência ou presença deles. A avaliação do risco suicida muitas vezes é mais importante do que buscar de imediato a causa da tentativa de suicídio. Para Quevedo (2008) no caso de uma avaliação mais precisa alguns pontos são fundamentais como: Sinais e sintomas psiquiátricos específicos: é importante identificar a presença de causas orgânicas e/ou transtornos psiquiátricos para um adequado tratamento. Avaliar a história de tentativas prévias, assim como exposições deliberadas a situações de risco, as quais são definidas como comportamento suicida mascarado.

30 30 Revisar a história de outros tratamentos. Identificar a história familiar do suicida, doença mental e disfunção. É importante avaliar a qualidade dos vínculos familiares atuais e passados. Identificar a situação psicossocial e a natureza da crise: relacionamentos sociais e ocorrência de eventos traumáticos e/ou socioeconômicos são fatores favoráveis ao risco de suicídio, porém não únicos. Avaliar a vulnerabilidade e os pontos psicológicos fortes do paciente. Aspectos da personalidade e avaliação minuciosa da ideação suicida. O paciente deve ser questionado direta e francamente sobre a sua vontade de morrer. Algumas pessoas temem que perguntas a respeito da intenção suicida irão fazer com que o suicídio seja mais provável. Isso não acontecerá se as perguntas forem feitas de maneira sólida. Na realidade, se a pessoa tem pensado sobre o suicídio ela se sentirá mais bem entendida quando o médico levanta o assunto, e esse sentimento pode reduzir o risco (GELDER, p. 158, 2002). A ideia de que quem quer realmente cometer suicídio não conta isso para ninguém ou quem conta quer apenas chamar atenção, são idéias equivocadas. Estudos comprovam que as pessoas avisam da sua intenção e muitas vezes elas procuram cuidados médicos. Essa ação deve ser interpretada como um pedido de ajuda, pois a prevenção ainda é o melhor tratamento para estes casos. Não há nenhuma veracidade na ideia de que as pessoas que falam de suicídio não o executem; ao contrário, dois terços das pessoas que morrem de suicídio contaram a alguém sobre suas intenções. Algumas pessoas falam repetidamente de suicídio, de forma que não são mais levadas a sério; mas muitas dessas pessoas, no final das contas, acabam se matando (GELDER, p.159, 2002).

31 31 O principal objetivo na avaliação de um paciente com comportamento suicida é identificar os fatores que são determinantes para este comportamento. Esta identificação auxilia na elaboração de um plano terapêutico e interfere no curso do comportamento suicida. Embora os métodos de avaliação da tentativa de suicídio tenham avançado, o processo de avaliação ainda depende muito da percepção e sensibilidade de quem avalia a situação. É importante que a estimativa do risco de suicídio seja avaliado por um profissional capacitado, à vista disso alguns profissionais se sentem desconfortáveis diante de um risco de suicídio e não sabem como proceder e muitas vezes nem querem se envolver, mas nesse momento é muito importante que eles procurem auxílio com profissionais capacitados para esse tipo de atendimento, pois o essencial nestes casos é não ignorar o risco. Para Serrano (p.18, 2008) a avaliação do risco de suicídio e a intervenção do profissional bem formado é o que pode evitar o desfecho letal Manejo O manejo de pacientes com comportamento suicida vai desde uma internação até um tratamento ambulatorial, todavia é importante evitar a restrição quando for possível e manter o paciente em segurança. Um encaminhamento é usualmente apropriado quando as intenções de suicídio são fortes, a doença psiquiátrica associada é grave, e a pessoa não possui suporte social. Se o risco, aparentemente, não exigir internação hospitalar, o manejo depende da existência de uma boa estrutura de apoio, informando ao paciente como obter ajuda rapidamente se necessário, e assegurando que todos aqueles que precisarem saber serão informados (GELDER, p. 156, 2002).

32 32 Em uma emergência, o manejo ideal consiste em tranquilizar o paciente, utilizar fármacos se necessário, realizar uma boa entrevista e depois dessa avaliação decidir pela internação ou não. Manter vigilância durante as 24 horas do dia e ter cuidado com os comportamentos não verbais. No Brasil estes pacientes podem ser encaminhados para a internação, para o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) e para um ambulatório comum. Em uma situação ideal o CAPS seria a melhor opção devido a sua equipe multiprofissional especializada, contudo em alguns lugares esse tipo de atendimento ainda não funciona de maneira adequada. Para Quevedo (2008) a internação é uma intervenção que deve ser considerada quando o paciente necessite de segurança. A hospitalização não deve ser vista como um tratamento e sim como um modo facilitador da avaliação no qual deve-se considerar a ameaça de danos a si mesmo, gravidade dos sintomas, intensidade necessária de atendimento e suporte social. A ausência de um sistema de apoio social forte, uma história de comportamento impulsivo e um plano de ação suicida são indicações para hospitalização. (KAPLAN, p.979, 2007). No tratamento extra-hospitalar é importante que haja uma boa relação entre médico, paciente e familiares e que todos tenham um comprometimento com as orientações médicas com a finalidade de que ocorra a adesão adequada ao tratamento. Estabelecer um pacto de não suicídio com o paciente e seus familiares pode ser útil na prevenção do suicídio, pois o paciente sentirá que tem um compromisso com o médico. Para decidir se o tratamento ambulatorial é praticável, os médicos devem usar uma abordagem clínica, ou seja, pedir aos pacientes considerados suicidas para telefonar quando se sentirem inseguros de suas capacidades de controlar seus impulsos suicidas. Aqueles que podem firmar esse tipo de compromisso com um médico com o qual tenham um relacionamento

33 33 reafirmam a crença de que possuem força suficiente para controlar tais impulsos e procurar ajuda (KAPLAN, p.979, 2007). O suicídio ainda é um tabu para a sociedade o que evita que ele seja discutido abertamente por parte de alguns familiares, por isso uma boa relação entre a equipe, família e paciente é essencial para o tratamento Prevenção do suicídio O impacto de um suicídio é algo imensurável e muitas vezes esse ato não afeta apenas uma família, mas sim a sociedade como um todo. O suicídio é um problema sério de saúde pública e requer nossa atenção, no entanto sua prevenção e controle ainda é uma tarefa difícil. Segundo Botega (p.7, 2007) para cada óbito por suicídio, há no mínimo cinco ou seis pessoas próximas ao falecido cujas vidas são profundamente afetadas emocional, social e economicamente. A prevenção do suicídio deve ter como objetivo reduzir as taxas de suicídio e os danos associados e esse comportamento que está relacionado ao impacto dramático que causa a seus familiares, amigos, ao ambiente escolar e de trabalho do paciente, pois o suicídio tem um impacto social muito grande. O sofrimento do suicida é privado e inexprimível, deixando membros da família, amigos e colegas para lidar com um tipo de perda quase insondável, assim como com a culpa. O suicídio traz como consequência um nível de confusão e devastação que está, na maioria dos casos, além da descrição (KAPLAN, p.972, 2007). O suicídio é um tipo de morte evitável e é por isso que é importante a implementação de medidas de prevenção eficazes. Com certeza a prevenção não é

34 34 uma tarefa fácil, mas a detecção precoce da intenção suicida e o tratamento apropriado são importantes para a prevenção.

35 35 6 DISCUSSÃO E ANALISE DE RESULTADOS Mediante a realização deste estudo que teve como objetivo maior identificar e caracterizar as tentativas de suicídio entre portadores de HIV/AIDS na região da AMREC foram entrevistados pacientes cadastrados no Programa Municipal de DST/HIV/AIDS de Criciúma que estivessem dentro dos critérios de inclusão do estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, que abordou questões referentes a idade, escolaridade, profissão, estado civil, há quanto tempo são cadastrados no programa, ideação suicida, tentativa de suicídio, entre outras. 6.1 Aproximando-se dos sujeitos do estudo Foram entrevistadas 43 pacientes que obedeciam aos critérios de inclusão do estudo, maior de 18 anos e estar cadastrado no Programa de DST/HIV/AIDS de Criciúma. A coleta de dados foi realizada a partir do contato com a coordenadora do programa que estabeleceu como os pacientes deveriam ser abordados. Entre os 43 entrevistados identificaram-se que 37% eram do sexo masculino e 63% do sexo feminino, as idades dos entrevistados são variáveis como descritos no gráfico abaixo:

36 36 Gráfico I - Perfil dos entrevistados segundo a idade 21% 7% 33% anos anos 39% anos anos Fonte: Dados da pesquisa Com relação a escolaridade, gráfico 2, contatou-se que 58% dos entrevistados têm apenas o 1º grau incompleto seguido de 12% que possui o 1º grau completo. 9% 12% 14% Gráfico II - Perfil dos entrevistados segundo grau de escolaridade 2% 2% 3% 58% Analfabeto 1º grau incompleto 1º grau completo 2º grau incompleto 2º grau completo Superior completo Especialização Fonte: Dados da pesquisa O perfil epidemiológico dos pacientes com HIV/AIDS abordados nesse estudo acompanha a evolução da epidemia que é caracterizada no nosso país. A

37 37 escolaridade continua sendo um marcador importante na epidemia, sendo um indicador de baixa situação socioeconômica como também o baixo nível de informação acerca das doenças sexualmente transmissíveis. A prática assistencial do pesquisador no Ambulatório da Disciplina de Doenças Infecto-contagiosas Adulto (Unidade Ambulatorial) está de acordo com a afirmação de que a vulnerabilidade de um grupo à infecção pelo HIV e ao adoecimento é resultado de um conjunto de características dos contextos político, econômico e socioculturais que ampliam ou diluem o risco individual (GRABRIEL, p.512, 2005). Segundo a profissão observou-se que 11 dos entrevistados são do lar, 8 aposentados, 2 costureiras, 2 serviços gerais e 20 pertencem a outras profissões como professora, diarista, guarda noturno, balconista, cabeleleiro, entre outras. Percebe-se, ainda, que 84% dos entrevistados têm filhos o que pode ser um fator determinante na vida dessas pessoas, pois algumas pessoas relataram nunca terem pensado em morrer devido aos seus filhos e sua família. Muitas vezes eu pensei em morrer, mas eu tenho filhos e marido, e eu não podia pensar apenas no meu sofrimento. (E1) Juntamente com o fato de ter filhos o estado civil também pode ser considerado um fator de proteção importante nesses casos pelo mesmo princípio do apoio familiar.

38 38 13 Gráfico III - Perfil dos entrevistados segundo estado civil Solteiro(a) Casado(a) Divorciado(a) Separado(a) Viúvo(a) Fonte: Dados da pesquisa Com o gráfico III é possível constatar que a maioria dos entrevistados são casados(as), seguido dos que são solteiros(as). O fato de ser casado(a) e ter uma família pode ser um fator protetor na questão do suicídio ao mesmo tempo que ser viúvo(a) pode ser um fator de risco para o suicídio. Se eu não tivesse minha família do meu lado, seria bem mais difícil. (E2) Depois que meu marido morreu e eu descobri que tinha HIV, eu cai na depressão e muitas vezes pensei em morrer. Foi muito difícil. (E3) Segundo Almeida (1996) o suicídio pode ser menos frequente entre as pessoas casadas e podem aumentar entre os que nunca casaram, viúvos e divorciados, isso devido ao isolamento social ser um dos fatores de risco para o suicídio.

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS Professores responsáveis: Luiz Arcúrio Júnior Leiri Valentin Isabela Custódio

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE Prevalência do HIV nas Populações mais Vulneráveis População em geral 0,65% Profissionais do sexo 6,6% Presidiários - 20% Usuários de drogas injetáveis 36,5% REDUÇÃO

Leia mais

Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que

Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que estava em tratamento para tuberculose. A mulher informa que

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

PLANEJANDO A GRAVIDEZ

PLANEJANDO A GRAVIDEZ dicas POSITHIVAS PLANEJANDO A GRAVIDEZ Uma pessoa que vive com HIV/aids pode ter filhos biológicos? Pode. As pessoas que vivem com HIV/aids não devem abandonar seus sonhos, incluindo o desejo de construir

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Paciente Ativo e Responsável ACELBRA-RJ Ser um PAR celíaco Flávia Anastácio de Paula Adaptação do Texto de Luciana Holtz de Camargo Barros

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de

O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de O QUE É AIDS?... 2 TESTAGEM... 3 PRINCIPAIS SINTOMAS DA AIDS... 4 SAIBA COMO SE PEGA AIDS... 5 Assim Pega... 5 Assim não pega... 5 Outras formas de transmissão... 6 Acidentes ocupacionais com materiais

Leia mais

Gtp+ PROGRAMAS E PROJETOS Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) Fundação em 2000, Recife-PE O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo é a única ONG da Região Nordeste do Brasil coordenada

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Oficina 2 Os trabalhos foram iniciados com a discussão do relato de caso apresentado. O grupo conversou sobre quais as medidas a serem adotadas pela

Oficina 2 Os trabalhos foram iniciados com a discussão do relato de caso apresentado. O grupo conversou sobre quais as medidas a serem adotadas pela Oficina 2 Os trabalhos foram iniciados com a discussão do relato de caso apresentado. O grupo conversou sobre quais as medidas a serem adotadas pela Unidade de Saúde Para se quebrar a cadeia de sequência

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Prevenção PositHIVa. junho 2007. Ministério da Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Prevenção PositHIVa. junho 2007. Ministério da Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Programa Nacional de DST e Aids Prevenção PositHIVa junho 2007 Contexto 25 anos de epidemia; 10 anos de acesso universal à terapia anti-retroviral; Exames e insumos de

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil.

Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil. Mitos e equívocos sobre sobreviventes de cancro infantil. 1 MITO Crianças com cancro e sobreviventes de cancro infantil, representam um risco de saúde para a saúde das outras crianças / adolescentes. Eles

Leia mais

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE

SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE SEXUALIDADE E PREVENÇÃO ÀS DST E HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE MARIA BEATRIZ DREYER PACHECO Membro do MOVIMENTO NACIONAL DAS CIDADÃS POSITHIVAS Membro do MOVIMENTO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MULHERES

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA. Eliana Galano Psicóloga Ambulatório de Pediatria CEADIPE - CRT-DST/AIDS - SP

REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA. Eliana Galano Psicóloga Ambulatório de Pediatria CEADIPE - CRT-DST/AIDS - SP REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA Eliana Galano Psicóloga Ambulatório de Pediatria CEADIPE - CRT-DST/AIDS - SP Cenário Eficácia dos esquemas terapêuticos Aumento do número de crianças que atingem a idade escolar e

Leia mais

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, transcorreram já mais de duas décadas desde que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Leia mais

QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR.

QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR. QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR. E você, profissional de saúde, precisa estar bem informado para contribuir no controle da tuberculose. ACOLHIMENTO O acolhimento na assistência à saúde diz respeito

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ bruno_asd90@hotmail.com Luciane Alves Lopes² lucianesevla.l@gmail.com ¹ ²Acadêmico(a) do

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

AIDS E ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE.

AIDS E ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE. AIDS E ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE. Milca Oliveira Clementino Graduanda em Serviço social pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB milcaclementino@gmail.com

Leia mais

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum Transplante de rim Perguntas frequentes Avitum Por que irei precisar de um transplante de rim? Quando o rim de uma pessoa falha há três tratamentos disponíveis: Hemodiálise Diálise Peritoneal Transplante

Leia mais

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2.1 A Avaliação de risco e possibilidades de mudança de comportamento A vulnerabilidade ao HIV depende do estilo de vida, género e das condições socioeconómicas. Isso

Leia mais

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Gabriela Calazans FCMSCSP, FMUSP II Seminário Nacional sobre Vacinas e novas Tecnologias de Prevenção

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo

Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo 2013 Transição para a parentalidade após um diagnóstico de anomalia congénita no bebé: Resultados do estudo Ana Fonseca, Bárbara Nazaré e Maria Cristina Canavarro Pontos de interesse especiais: Porque

Leia mais

Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910

Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910 Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910 Versão 1- Atualizado em 18/Nov/2011 1. O que é o Protocolo HVTN 910? O Protocolo HVTN 910 é um estudo clínico que avaliará por quanto tempo vacinas experimentais

Leia mais

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA,

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, Carta de Campinas Nos dias 17 e 18 de junho de 2008, na cidade de Campinas (SP), gestores de saúde mental dos 22 maiores municípios do Brasil, e dos Estados-sede desses municípios, além de profissionais

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

5 passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica

5 passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica 5 passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica Guia para gestores MINISTÉRIO DA SAÚDE Introdução As diretrizes aqui apresentadas apontam para uma reorganização do modelo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005

Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Este caderno é parte integrante da Revista APM Edição n 561 -Outubro de 2005 Cartilha Informativa sobre Drogas (Publicação em fascículos nas edições 557, 558, 559, 560, 561, 562, 563 e 564 da Revista A

Leia mais

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO

FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO MOMENTO DE DERRUBAR TABUS As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já teve uma intenção em comum. Segundo estudo realizado pela Unicamp,

Leia mais

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável.

A Saúde mental é componente chave de uma vida saudável. Transtornos mentais: Desafiando os Preconceitos Durante séculos as pessoas com sofrimento mental foram afastadas do resto da sociedade, algumas vezes encarcerados, em condições precárias, sem direito a

Leia mais

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho. O que é Alcoolismo? Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer

Leia mais

REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS

REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS Manuela Estolano Coordenadora Nacional Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIVENDO

Leia mais

ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO. Juliana F. de Barros - Psicóloga

ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO. Juliana F. de Barros - Psicóloga ANÁLISE PSICOLÓGICA DO PERFIL DE CRIANÇAS E PAIS BRASILEIROS NO JAPÃO Juliana F. de Barros - Psicóloga A minha vinda para o Japão em 2014: Projeto coordenado pela Prof.ª Mary Yoko Okamoto chamado: Programa

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS PAPÉIS E COMPETÊNCIAS O SERVIÇO PSICOSSOCIAL NO CREAS... O atendimento psicossocial no serviço é efetuar e garantir o atendimento especializado (brasil,2006). Os profissionais envolvidos no atendimento

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Por que esses números são inaceitáveis?

Por que esses números são inaceitáveis? MANIFESTO DAS ONGS AIDS DE SÃO PAULO - 19/11/2014 AIDS: MAIS DE 12.000 MORTOS POR ANO NO BRASIL! É DESUMANO, É INADMISSÍVEL, É INACEITÁVEL. PRESIDENTE DILMA, NÃO DEIXE O PROGRAMA DE AIDS MORRER! Atualmente,

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO.

O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO. ANTONIO WILKER BEZERRA LIMA O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO. 1ª Edição Arneiroz Edição do Autor 2013 [ 2 ] Ficha catalográfica. Lima,

Leia mais

O Protagonismo Feminino: Momentos de Prevenção á Saúde. segunda-feira, 19 de março de 12

O Protagonismo Feminino: Momentos de Prevenção á Saúde. segunda-feira, 19 de março de 12 O Protagonismo Feminino: Momentos de Prevenção á Saúde CENTRO DE APOIO SOLIDARIED AIDS É organização da sociedade civil, sem fins lucrativos fundada em 1996. Objetivo: Apoiar, atender, prevenir e promover

Leia mais

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1)

PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Curso Lideres 2004 Salvador Bahia Brasil 29 de novembro a 10 de dezembro de 2004. PROTEÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM SITUAÇÕES DE DESASTRES E EMERGÊNCIAS (1) Capítulo 1: Antecedentes e considerações gerais Considerando-se

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Das Atribuições dos Profissionais dos Recursos Humanos Atribuições comuns a todos os profissionais que integram a equipe: Conhecer a realidade das famílias pelas

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará

TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará TRABALHO: VILÃO OU SALVAÇÃO? Sofrimento Psíquico e Alcoolismo entre Servidores da Universidade Federal do Ceará O Problema Alcoolismo - um dos mais graves problemas de saúde pública na atualidade. Abuso

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA PUÉRPERA HIV* Recomendações do Ministério da Saúde Transcrito por Marília da Glória Martins

ACOMPANHAMENTO DA PUÉRPERA HIV* Recomendações do Ministério da Saúde Transcrito por Marília da Glória Martins ACOMPANHAMENTO DA PUÉRPERA HIV* Puerpério Imediato Acompanhamento da puérpera HIV* 1. Inibir a lactação através do enfaixamento das mamas com ataduras ou comprimindo-as com um top e evitando, com isso,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 07/2014 DATA DA ENTRADA: 07 de janeiro de 2014 INTERESSADA: Sra. M. C. da S. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete Monteiro Fortes ASSUNTO: classificação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

MULHERES IDOSAS E AIDS: UM ESTUDO ACERCA DE SEUS CONHECIMENTOS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE

MULHERES IDOSAS E AIDS: UM ESTUDO ACERCA DE SEUS CONHECIMENTOS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE MULHERES IDOSAS E AIDS: UM ESTUDO ACERCA DE SEUS CONHECIMENTOS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE Karolayne Germana Leal e Silva e-mail: karolaynegermana@hotmail.com Magna Adriana de Carvalho e-mail: magnacreas@hotmail.com

Leia mais

judgment EM PERSPECTIVA:

judgment EM PERSPECTIVA: EM PERSPECTIVA: judgment As teorias de liderança geralmente estão baseadas em características individuais, como o carisma, influência, ética, entre outras, mas um determinante central da performance de

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GOMES, PATOS, PARAÍBA, BRASIL Kelvy Fellipe Gomes de Lima 1 ; Lucas Silva Leite 1 ; Anna Fernanda Beatriz Amorim

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F.

Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F. Revelação Diagnóstica do HIV A arte de comunicar más notícias Tânia Regina C. de Souza, Karina Wolffenbuttel, Márcia T. F. dos Santos A aids é ainda uma doença ameaçadora. Apesar de todos os avanços no

Leia mais

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB.

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. Antonio José Barbosa Neto (ajbneto_@hotmail.com) 1 Ceciliana Araújo Leite (cecidemais@hotmail.com)

Leia mais

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim.

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. PESQUISA SEGUROS ROTEIRO 1. Abertura da reunião Apresentação dos convidados e do moderador 2. Aquecimento Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. Está dando para viver? 3. Valores (espontâneo)

Leia mais