RETRATAMENTO ENDODÔNTICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RETRATAMENTO ENDODÔNTICO"

Transcrição

1 RETRATAMENTO ENDODÔNTICO Profa. Flávia Sens Fagundes Tomazinho Prof. Flares Baratto Filho Atualmente o índice de sucesso dos tratamentos endodônticos é muito alto, devido às evoluções que as técnicas e os materiais endodônticos sofreram nos últimos anos. Entretanto, o descuido por parte de profissionais no emprego das técnicas, nas indicações do tratamento endodôntico, na formação de iatrogenias ou ainda na falta de atualização e ou habilidade geram um índice de fracassos da terapia endodôntica. Em alguns casos de fracasso, há a indicação do retratamento endodôntico, que pode ser conceituado como uma tentativa de corrigir um tratamento endodôntico realizado inadequadamente. As grandes dificuldades do retratamento endodôntico, são os obstáculos que se têm até se chegar à nova terapia endodôntica, uma vez que deve-se ultrapassar restaurações metálicas, próteses, núcleos, canais obstruídos com cimentos insolúveis, instrumentos fraturados e mesmo perfurações radiculares. Portanto torna-se um procedimento de complexidade variável, e que deve ser muito bem avaliado pelo profissional antes do início do tratamento com a seguinte pergunta: Será possível melhorar este tratamento endodôntico? Indicações Torna-se evidente a necessidade do retratamento endodôntico em determinadas situações emergenciais em que o paciente apresenta dores em dentes tratados endodonticamente. Entretanto, discute-se muito as indicações do retratamento endodôntico, principalmente casos nos quais existe a ausência de sintomatologia, dentre tais pode-se citar alguns fatores a serem observados em relação à qualidade da endodontia versus o planejamento protético. A qualidade da endodontia pode ser avaliada clinica e radiograficamente e em atos exploratórios. Clinicamente deve-se observar alguns sinais e sintomas: 1. Ausência de edema e fístula na mucosa periapical, bem como a normalidade em relação a cor e sensibilidade. 2. Ausência de dor espontânea e provocada ao morder e à percussão vertical. 3. Mobilidade dentária e função dentária normais. 4. Cicatrização de trajetos fistulosos pré-existentes. Radiograficamente é indispensável a realização de radiografias de qualidade, para se realizar uma correta avaliação da endodontia existente. Nas radiografias pode-se observar os seguintes fatores:

2 1. Qualidade da obturação no preenchimento do canal (condensação do material). 2. Qualidade da obturação em relação ao limite apical. 3. Presença de lesões radiolúcidas ou radiopacas na região periapical e do peridente. 4. No caso de presença de lesões periapicais, considerar a possibilidade da lesão estar regredindo. 5. Presença de iatrogenias, como degraus, perfurações, ZIP apical ou ainda, instrumentos fraturados no canal radicular. 6. Tipo de material utilizado na obturação, como guta-percha, cimentos, cones de prata ou núcleos sólidos cobertos por guta-percha. Os atos exploratórios para avaliação da integridade do material usado na endodontia podem ser executados durante procedimentos de restauração e ou prótese, nos quais pode-se analisar radiograficamente e clinicamente a estabilidade do tratamento endodôntico. A exploração deve ser realizada com um instrumento tipo K número 25 sobre o material obturador, observando-se: 1. Grau de dificuldade da penetração do instrumento no canal radicular sobre o material obturador. 2. Presença de canais radiculares não tratados endodonticamente. 3. Presença de odores caracterizando infiltrações coronárias e no canal radicular. Em relação ao planejamento protético, sempre que um dente tratado endodonticamente for receber um novo trabalho protético, deve ser feita uma avaliação da endodontia do elemento em questão. A avaliação é feita da seguinte forma: explorar o (s) canal (is), analisar clinicamente e radiograficamente a qualidade da endodontia. Analisar também se a endodontia está exposta ao meio bucal, quando exceder 7 dias de exposição, recomenda-se o retratamento endodôntico. Ainda durante as indicações, também se deve saber que em algumas situações um procedimento cirúrgico ou uma proservação radiográfica é mais indicado. As principais limitações ou situações de risco do retratamento endodôntico são: 1. Fatores limitantes do acesso à região apical que podem levar a perfurações ou fraturas radiculares, como: pinos intra-radiculares extensos, cones de prata, degraus e instrumentos endodônticos fraturados. 2. Presença de perfurações radiculares. 3. Presença de próteses recentes estáveis e com boa adaptação. 4. Elementos com presença de doenças periodontais e fraturas radiculares devem ser avaliados em relação à possibilidade de manutenção do dente. 5. Instruções aos pacientes sobre o que se está fazendo e o por quê, de modo a orienta-los sobre o que está acontecendo com o seu dente. 6. Não esquecer de fazer a pergunta: Será possível melhorar este tratamento endodôntico?

3 Técnica de intervenção Durante a realização da endodontia convencional, normalmente existe a possibilidade de realização de uma técnica seguindo um planejamento endodôntico, entretanto, na realização do retratamento isto se modifica em função do imponderável. Em função destas ocorrências, o retratamento pode ser dividido em três fases distintas: fase de acesso ao canal radicular, fase de remoção do material obturador e fase de tentativas de correção das iatrogenias. 1- FASE DE ACESSO AO CANAL RADICULAR Durante esta fase, sempre que possível todas as restaurações, coroas protéticas ou próteses fixas com mais de um elemento devem ser removidas, podendo, entretanto, excepcionalmente realizar-se o acesso através delas. Remoção e/ou acesso em restaurações Em todas as situações durante o retratamento endodôntico, no mínimo será encontrada uma restauração unitária, sendo ela em resina composta ou amálgama de prata. Estas restaurações devem ser de preferência sempre removidas na sua totalidade, pois raspas destes materiais podem cair durante a cinemática dos instrumentos no interior do canal radicular. Em algumas situações, no entanto, como por exemplo, restaurações extensas que envolvam as faces proximais, estas restaurações devem ser mantidas com a finalidade de manter um reservatório na câmara pulpar para os líquidos irrigadores e para facilitar a realização do isolamento absoluto sem infiltrações de saliva. Durante a remoção destas restaurações deve-se tomar cuidado em relação à profundidade da câmara pulpar, principalmente em dentes posteriores, pela possibilidade de perfuração do assoalho da câmara pulpar. Na remoção de resinas, também se deve ter este cuidado em função da cor destas restaurações, que podem ser confundidas com dentina. Remoção e/ou acesso em coroas protéticas e pontes fixas Como já foi dito, sempre que possível deve-se remover na totalidade as coroas protéticas ou ainda as pontes fixas, em função das dificuldades que as permanências destas podem gerar, principalmente na visualização dos canais radiculares. Entretanto, em algumas situações, como por exemplo, casos onde o paciente ficará algum tempo sem realizar outra prótese e que estas coroas ou pontes estejam satisfatoriamente adaptadas, pode-se realizar o acesso através das mesmas.

4 Este acesso normalmente é difícil, em função da resistência ao corte do metal utilizado na confecção das coroas ou pontes, da anatomia dentária (inclinações) e da visualização dos canais radiculares após o acesso (luminosidade reduzida) ou ainda das alterações anatômicas produzidas pelo preparo para coroa. Para a remoção destes trabalhos protéticos pode ser utilizado um ultra-som aplicado sobre todas as superfícies da coroa ou dos pilares da ponte fixa, pois a vibração ultra-sônica fragmenta a película do cimento que prende a prótese ao remanescente dentário. Quando não se consegue remover estes trabalhos protéticos somente com o auxílio do ultra-som, deve haver a associação deste com um saca-próteses ou ainda partir para o corte da prótese. Para o corte da coroa, normalmente utilizam-se brocas transmetal ou brocas cilíndricas em carbide, cortando-se a coroa centralmente no sentido vestíbulo-lingual. Após a realização do corte da coroa neste sentido, pode-se colocar uma espátula de inserção entre as partes separadas e com um movimento leve de alavanca, separar os fragmentos da coroa. As pontes fixas devem ser seccionadas junto aos pilares, antes da secção do dente envolvido. O acesso através das coroas pode ser realizado com brocas transmetal, esféricas ou cilíndricas de aço carbide, sendo indispensável uma radiografia periapical de boa qualidade bem como uma radiografia bite-wing. Deve-se partir de um ponto na região central da coroa, e lentamente ir desgastando em direção à câmara pulpar nas proximidades da entrada do canal radicular de maior amplitude. Deve-se tomar o cuidado de ir desgastando também lateralmente a coroa para possibilitar uma melhor entrada de luz na câmara pulpar e promover assim uma melhor visualização do desgaste na região mais cervical. Outro cuidado que pode ser tomado é eliminar o isolamento absoluto (na fase de acesso) facilitando a palpação da mucosa periapical buscando perceber a direção da raiz e a visualização da coroa em relação ao seu longo eixo radicular, evitando assim possíveis perfurações. Remoção de retentores protéticos Durante o retratamento endodôntico, também é comum a presença de próteses extensas ou unitárias com núcleos intra-radiculares. As dificuldades na remoção destes retentores relacionam-se ao tipo de material utilizado, calibre, direção e profundidade em que este pino está colocado no canal radicular. Sempre durante a remoção destes pinos, os pacientes devem ser esclarecidos (Fig.1) em relação à possibilidade de fraturas e ou perfurações radiculares, motivo pelo qual a sua indicação deve ser muito bem analisada, lembrando que cirurgias paraendodônticas são procedimentos conservadores quando comparados a fraturas e/ou perfurações radiculares (Fig. 2).

5 Figura 1 Retentor protético extenso, exige que o paciente seja esclarecido quanto aos riscos. Figura 2 Risco extremo para a remoção deste retentor protético, em função do calibre e comprimento. As remoções dos pinos metálicos podem ser feitas de quatro maneiras: pela aplicação do ultra-som, por tração mecânica e pelo desgaste do pino ou ainda pelas associações das várias técnicas. a) Pela aplicação do ultra-som: Inicialmente deve-se realizar um desgaste do núcleo (brocas transmetal, esféricas ou cilíndricas carbide) na sua parte coronária, deixando-se as paredes paralelas entre si e com a exposição da linha de cimento cervical; Após este preparo inicial, devese então aplicar o ultra-som sobre todas as superfícies do núcleo (mesial, distal, vestibular, lingual, oclusal e também sobre a linha de cimento na cervical) (Fig.3). O tempo de aplicação é de 1 a 2 minutos sobre cada superfície. Caso não se obtenha sucesso nesta primeira tentativa, pode-se utilizar uma broca LN (Densply-Maillefer) ½ naquela linha de cimento na região cervical, aprofundando mais e realizando uma nova tentativa com o ultra-som, agora mais concentrado nesta região.

6 Figura 3- Desgaste com broca esférica na linha do cimento e a aplicação do ultrasom sobre as superfícies do núcleo. b) Por tração mecânica: Também se deve realizar um preparo inicial da porção coronária do núcleo, com os mesmos princípios da técnica do ultra-som, no qual o desgaste deve permitir a apreensão do núcleo pelo pino extrator. O Saca-pinos como também é conhecido deve ser encaixado no núcleo desgastado, apoiando suas projeções no remanescente dental e com o movimento do alicate remover-se então o núcleo. Este saca-pino deve estar apoiado sobre uma proteção realizada nas paredes cervicais com uma espátula perfurada a qual mantém as paredes cervicais paralelas entre si, diminuindo assim os riscos de fratura radicular. c) Pelo desgaste do pino: Quando nenhuma técnica é capaz de remover o pino, deve-se então partir para o desgaste. Esta técnica realiza-se com uma broca esférica de carbide pequena, desgastando-se a porção central do pino e à medida que se vai penetrando no interior do núcleo, deve-se utilizar uma sonda modificada sobre as bordas laterais do pino, ou seja, forçando a sonda entre a lateral do pino e a parede interna do canal radicular, visando o deslocamento da estrutura de metal. Esta técnica revela uma considerável perda de estrutura dentária e implica em riscos de perfuração radicular, devendo ser empregada somente em situações especiais, quando as demais não tiverem êxito.

7 d) Associações das técnicas: A experiência clínica dos autores permite a indicação destas associações como rotina na remoção dos núcleos radiculares, ou seja, a técnica mais segura para a remoção dos núcleos seria inicialmente realizar o desgaste da parte coronária do núcleo com brocas, em seguida realizar a aplicação do ultra-som e na seqüência realizar a remoção com o saca-pinos. Se esta seqüência técnica não remover o núcleo, daí então deve-se partir para o desgaste do núcleo, com broca. 2- FASE DE REMOÇÃO DO MATERIAL OBTURADOR Uma vez realizado o acesso ao(s) canal radicular(es), deve-se então promover a desobstrução, a qual dependerá basicamente do material obturador utilizado. Os materiais empregados podem ser divididos em 3 tipos: materiais plásticos, sólidos e híbridos. Remoção de materiais plásticos Representados pelas pastas e cimentos, atualmente não se utiliza mais realizar uma obturação do canal radicular somente com estes materiais, entretanto esta prática já foi muito utilizada e é um dos grandes obstáculos durante o retratamento endodôntico. O cimento mais comum encontrado nesta situação é o óxido de zinco e eugenol, sendo que em muitas situações representa um obstáculo intransponível. Para a remoção deste cimento, a técnica manual mais indicada seria os instrumentos tipo K número 25 ou 30, com ou sem preparo do instrumento (trépanos), sendo que o solvente mais indicado é o óleo de laranja; Porém, em algumas situações conforme o grau de petrificação do cimento, não é possível realizar a sua total remoção, existindo ainda a possibilidade de se realizar desvios do canal e ou perfurações radiculares. Em relação as técnicas mecanizadas, a técnica com o sistema ProFile.04 e com o sistema ProTaper proporcionam resultados excelentes, bem superiores ao promovido pelas técnicas manuais. Remoção de materiais sólidos Os materiais sólidos podem ser basicamente subdivididos em dois tipos: cones de prata e cones de guta-percha. a) Cones de Prata: Assim como em relação às pastas e cimentos, este tipo de material está totalmente em desuso. Entretanto, ainda existem casos de retratamento em que o profissional encontra este tipo de material, o que vai exigir habilidade por parte deste para promover a remoção destes cones de prata (Fig. 4). Basicamente para a remoção dos cones de prata, existem

8 duas situações: A primeira quando o cone de prata possui uma ponta dobrada na região cervical (fora do canal) e a segunda quando não foi realizada a dobra no cone de prata, estando este totalmente inserido no canal radicular. Para a primeira situação a resolução normalmente é simples, bastando apreender esta ponta dobrada do cone de prata com uma pinça hemostática (ponta curva) e realizar a tração do cone. O cuidado maior deve ser tomado durante o acesso do dente em questão, para não desgastar com a broca esta ponta do cone de prata que está dobrada fora do canal radicular. Na segunda situação a resolução é mais difícil, pois não existe um local de apreensão no cone de prata, restando assim, tentar ultrapassá-lo e removê-lo com uma ponta fina de ultra-som. A utilização de uma lima Hedstroem nesta situação geralmente desloca o cone em função da lima ser mais resistente que a prata, conseguindo assim prender-se ao cone e removendo-o por tração. Os sistemas mecanizados também conseguem bons resultados nesta situação, entretanto, também podem ser utilizados insertos especiais para desgastar o cone de prata no interior do canal radicular e se este ainda for reto pode-se também utilizar o microscópio clínico. Porém, em muitas situações não se consegue a remoção total do cone bem como uma ultrapassagem completa deste obstáculo. Figura 4- Retratamento de dente obturado cujo cone de prata não foi removido mas ultrapassado. b) Cones de Guta-percha: Sem dúvida nenhuma é o material mais utilizado na atualidade para a obturação dos canais radiculares associado a um cimento, sendo um material de fácil remoção do canal radicular pela aplicação de solventes sobre ela ou ainda pelo atrito causado pelas brocas Gates Glidden ou pelos sistemas mecanizados. A técnica a ser utilizada para a remoção de guta-percha pode ser a técnica manual, com limas manuais tipo K número 25 ou 30, com as pontas preparadas ou não (trépanos) associados aos mais diferentes tipos de solventes, entre eles:

9 Óleo de laranja, Xylol, Eucaliptol, Clorofórmio, etc. Esta técnica manual pode ser associada as brocas Gates-Glidden, ou ainda ser substituída totalmente sem utilização de solventes pelas técncias mecanizadas. Remoção de Materiais Híbridos Os materiais híbridos são aqueles constituídos por uma associação de materiais como núcleos de titânio ou plástico recobertos de guta-perha fase alfa, próprios de sistemas que utilizam a guta-percha termoplastificada. Como exemplo deste tipo de material temos os obturadores do sistema thermafill. Durante o retratamento podem ser considerados como obstáculos de média dificuldade, pois sofrem a ação dos solventes e também podem ser facilmente removidos com o sistema ProFile.04 ou FASE DE TENTATIVAS DE CORREÇÃO DE IATROGENIAS Como já foi dito anteriormente, em alguns casos surgem fatores complicadores durante o retratamento endodôntico. Dentre estes, podemos destacar: os instrumentos fraturados, as perfurações radiculares e a presença de degraus e desvios do canal. a) Instrumentos fraturados- Em relação a este tipo de acidente, devemos levar em consideração os seguintes fatores: Localização do instrumento no canal, o comprimento do instrumento, o tipo de instrumento e o tipo e posição do dente na arcada dentária. Em relação a posição do instrumento no canal radicular teremos três possibilidades: Terco apical, médio e cervical. Instrumentos posicionados no terço apical são mais difíceis de se remover, sendo a conduta mais conservadora tentativa de ultrapassar o instrumento com uma lima fina e tentar englobá-lo na obturação. Instrumentos posicionados nos terços cervical e médio possuem um prognóstico mais favorável, entretanto oferecem um grau de dificuldade diretamente proporcional a habilidade do profissional, bem como a tecnologia disponível. Nestas situações a conduta consiste em tentar ultrapassar o fragmento e tentar a sua remoção com a utilização de um sistema ultra-sônico (Fig. 5).

10 Figura 5 Gates Glidden fraturada terço cervical-médio sendo ultrapassada por um instrumento número 10 tipo K. Em relação ao tamanho dos instrumentos fraturados existe uma relação: Quanto maior o instrumento, maior a dificuldade em sua remoção ou ultrapassagem (Fig.6). Figura 6- Fragmento grande de Instrumento fraturado. Após tentativa de ultrapassagem, houve desvio do canal radicular. O tipo de instrumento fraturado presente também é importante, pois quanto mais irregularidades presentes nas lâminas (extirpa-nervos, lentulo) maior a sua área de retenção e maior a sua dificuldade de remoção (Fig. 7).

11 Figura 7 Retratamento de primeiro molar inferior contendo fragmento de uma espiral lentullo, sendo que o fragmento foi englobado na obturação. Proservação de um ano. Gates-Glidden quando fraturam no raio de concordância são instrumentos de fácil remoção utilizando uma pinça hemostática curva. Instrumentos rotátorios fraturados também geram uma dificuldade na remoção, pois normalmente fraturam quando travam no interior dos canais radiculares. A remoção de instrumentos de níquel-titânio e cones de prata requerem um maior cuidado que aqueles de aço inoxidável. Estas ligas são mais dúcteis e podem desintegar caso não se proceda a irrigação conjunta ao emprego do ulta-som. E por último, o tipo e a posição do dente na arcada dentária, pois torna-se óbvio que existe mais possibilidade de se remover um instrumento fraturado em um canal amplo e bem posicionado de um incisivo central superior do que em um molar inferior. b) Perfurações Radiculares: As perfurações dificultam muito a realização do retratamento, especialmente quando localizadas ao longo do canal radicular, havendo mais facilidades em se trabalhar naquelas presentes em áres de assolho da câmara pulpar. Com o desenvolvimento dos materiais endodônticos especializados no tratamento das perfurações, em especial o MTA (Agregado Trióxido Mineral), o tratamento destas perfurações progrediu muito, conferindo um melhor prognóstico do que com o tratamento convencional com Hidróxido de Cálcio. Para o diagnóstico das perfurações localizadas no canal radicular normalmente são detectadas radiograficamente, com instrumentos posicionados nas perfurações, a fim de se localizar o terço no qual ocorreu. Nestas circunstâncias, tenta-se retornar ao canal radicular e realizar o fechamento da perfuração antes do preparo e obturação do canal em questão, sendo necessário manter um instrumento posicionado no canal radicular enquanto executa-se o fechamento da perfuração com o MTA.

12 c) Formação de Degraus e Desvios: A causa mais comum deste tipo de acidente é a falta de cuidado ou o uso inadequado dos instrumentos endodônticos, podendo também ocorrer durante a tentativa de remoção de instrumentos fraturados. A regularização destes acidentes vai depender na maioria dos casos na habilidade do profissional em retornar ao trajeto original do canal radicular, sendo que a conduta mais utilizada é a seguinte:explorar o canal com um instrumento tipo K número 10 précurvado, após uma análise radiográfica e táctil da direção do degrau (V, P, M, D). Deve-se então, com o canal preenchido com uma solução de EDTA, promover uma rotação cuidadosa ao instrumento em 360 (sem forçar) associado a movimentos de vai-e-vem de penetração (sem forçar), havendo normalmente então a localização e exploração da luz do canal radicular. Esta manobra é arriscada, exigindo habilidade e conhecimentos. 3- Técnicas de remoção do material obturador e de preparo do canal radicular durante o retratamento As técnicas utilizadas na remoção do material obturador podem ser basicamente de dois tipos: manual e associada. TÉCNICA MANUAL É a técnica que utiliza instrumentos manuais (geralmente tipo K ou H) associados aos mais diferentes solventes. Dentre estes destacam-se: Xylol, eucaliptol e óleo de laranja. A técnica pode ser descrita da seguinte maneira: a) RX inicial de boa qualidade. b) Determinar o CTex (CAD 2mm).

13 c) Levar algumas gotas do solvente a ser utilizado na câmara pulpar com o auxílio da pinça clínica. d) Entrar com um instrumento K número 35 ou 40 (CTEx) de aço, fazendo movimentos de rotação enquanto avança lentamente, em direção apical. e) Trocar de instrumento para o 25 ou 30 à medida em que se aproxima do CTEx. f) Quando chegar ao CTEx, realizar a odontometria.

14 g) Determinar o Comprimento Real do Dente, fazer o esvaziamento de todo o canal radicular (CTes = CRD) e depois determinar o Comprimento de trabalho (CT=CRD-1mm) e realizar o preparo apical com instrumentos de aço ou níquel-titânio, utilizando uma solução de hipoclorito de sódio. Importante: Evitar chegar próximo ao ápice com o solvente, extremamente tóxico, sendo ainda que alguns possuem potencial carcinogênico. A utilização das limas H estaria restrita à possibilidade de auxiliar o esvaziamento de canais amplos após atingir o Comprimento de Trabalho. TÉCNICAS ASSOCIADAS Nesta modalidade de retratamento ocorre a associação de instrumentos mecanizados e instrumentos manuais. Dentre as técnicas destacam-se aquelas manuais associadas com brocas Gates-Glidden e as técnicas com instrumentos rotatórios de níquel-titânio. Técnica manual associada com brocas Gates-Glidden É a técnica que utiliza instrumentos manuais associados aos mais diferentes solventes, fazendo-se a remoção do material obturador do terço cervical e médio com brocas Gates-Glidden. A técnica pode ser descrita da seguinte maneira: a) RX inicial de boa qualidade. b) Determinar o CTex (CAD 2mm) e o CTG (CAD- 5mm ou até a curvatura)

15 c) Penetrar com a Gates Glidden número 3 e 2 calibradas no CTG (não devemos usar a Gates Glidden 1 nos casos de retratamento porque há grande chances de fratura do intrumento) d) Levar algumas gotas do solvente à câmara pulpar com o auxílio da pinça clínica. e) Entrar com um instrumento número K 35 ou 40 (CTex) de aço, fazendo movimentos de rotação e avançar lentamente, em direção apical. f) Trocar de instrumento para o 25 ou 30 à medida que se aproxima do CTex. g) Quando chegar ao CTEx, realizar a odontometria. h) Determinar o Comprimento Real do Dente, fazer o esvaziamento de todo o canal radicular (CTes = CRD) e depois determinar o Comprimento de trabalho (CT=CRD-1mm) e realizar o preparo apical com instrumentos de aço ou níquel-titânio, utilizando uma solução de hipoclorito de sódio Técnica associada com Instrumentos Rotatórios Definitivamente os instrumentos rotatórios revolucionaram a Endodontia, principalmente no que diz respeito ao avanço obtido com o seu emprego nos retratamentos endodônticos. Diversos trabalhos com os mais diferentes tipos de instrumentos já foram realizados, demonstrando a rapidez e eficiência com que se remove o material obturador. Esta técnica é denominada associada porque recomenda a complementação manual após a utilização do instrumento rotatório. A grande vantagem desta associação, além do tempo e da qualidade do preparo, é não utilizar solventes, evitando assim problemas de biocompatibilidade do solvente e também da formação de uma fina película de guta-percha sobre as

16 paredes internas do canal (esta é resultada da reação da guta com o solvente). Esta película formada ao longo do canal radicular além de imperceptível dificulta ou mesmo impossibilita a ação dos medicamentos intracanais sobre as bactérias presentes nos túbulos dentinários e em relação ao embricamento mecânico dos materiais obturadores após a nova obturação. Técnica de retratamento com o sistema ProFile.04 Esta é uma técnica rápida e eficiente na remoção do material obturador. A velocidade utilizada é de 350 rpm, entretanto, quanto maior a velocidade maior é a rapidez com que se remove o material obturador, podendo ser utilizada uma velodidade de até 2000 rpm. A seguir será descrita a técnica: a) RX inicial de boa qualidade. b) Determinar o CTex (CAD 2mm). c) Calibrar o instrumento número 45 no CTex e penetrar com este até o terço médio do dente. Após alcançar este comprimento, utiliza-se o instrumento 60 até o terço médio e, a seguir, usa-se o instrumento número 90 no terço cervical, retornando após este com o instrumento 45 até o terço médio. d) Esta seqüencia visa evitar o rosqueamento dos instrumentos no canal radicular, principalmente os maiores (60 e 90) pela presença dos radial land. e) Calibrar o instrumento 40 no CTex e buscar atingir este comprimento. Realizar a odontometria com o próprio instrumento 40. f) Determinar o Comprimento Real do Dente, fazer o esvaziamento de todo o canal radicular (CTes = CRD) e após determinar o comprimento de trabalho (CT= CRD-1mm). De acordo com o diâmetro ou a curvatura do canal, devese diminuir o calibre dos instrumentos rotatórios utilizados próximo ao ápice para os números 35 e 30. g) Encerrado a etapa manual, o preparo está concluído.

17 4 - Conclusão do retratamento Após a realização da remoção do material obturador e do preparo do canal radicular, é extremamente importante a realização de uma irrigação com EDTA e uma correta medicação intracanal. Terminada esta fase, procede-se então a nova obturação do canal radicular.

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico 5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico de Jesus Djalma Pécora com a colaboração de Eduardo Luiz Barbin; Júlio César Emboava Spanó; Luis Pascoal Vansan e Ricardo Novak Savioli

Leia mais

Gislaine Adams Sabrine Louise Souza

Gislaine Adams Sabrine Louise Souza Caso Clínico Clínica Integrada IV Necropulpectomia Gislaine Adams Sabrine Louise Souza Universidade Positivo 5º período Anamnese Paciente M.M. Sexo feminino 21 anos Fumante Procurou o serviço de emergência

Leia mais

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença?

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Capítulo15 Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Patrick Baltieri patrick baltieri Graduado em Odontologia pela FOP- UNICAMP (2003);

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

ANATOMIA INTERNA DENTAL

ANATOMIA INTERNA DENTAL ANATOMIA INTERNA DENTAL Cavidade Pulpar: Espaço no interior dos dentes onde se aloja a polpa. Esta cavidade reproduz a morfologia externa do dente,podendo se distinguir duas porções: uma coronária e outra

Leia mais

Classificação dos Núcleos

Classificação dos Núcleos OBJETIVO Núcleos Permitir que o dente obtenha características biomecânicas suficientes para ser retentor de uma prótese parcial fixa. Classificação dos Núcleos Núcleos de Preenchimento Núcleos Fundidos

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst

Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst TÉCNICA DIRETA. 1. Radiografia inicial para determinação da possibilidade de confecção de pino/núcleo. 2. O dente

Leia mais

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

ODT 7005 - ENDODONTIA PRÉ - CLINICA - PLANO DE ENSINO 2011-2

ODT 7005 - ENDODONTIA PRÉ - CLINICA - PLANO DE ENSINO 2011-2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 8800-900 Trindade

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil

ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil ROL DE PROCEDIMENTOS Atendimento em consultórios particulares dos cooperados em todo o Brasil 1 DIAGNÓSTICO 1.1 Consulta Clínico 1.2 Consulta Especialista 1.3 Condicionamento em Odontologia para crianças

Leia mais

Capítulo 5 Técnicas de odontometria

Capítulo 5 Técnicas de odontometria Capítulo 5 Técnicas de odontometria O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, no fim, aprender de novo. Alvin Toffler

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS:

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS: 1 2 BANDAS ORTODÔNTICAS Introdução Para entendermos a real importância destes componentes de um aparelho ortodôntico, devemos inicialmente compreender qual a função da bandagem frente à um complexo sistema

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Obturação dos Canais Radiculares

Obturação dos Canais Radiculares Obturação dos Canais Radiculares EML Rodrigo Del Monaco 2012 É o preenchimento tridimensional, completo e hermético do canal tanto no seu comprimento quanto na sua largura. FINALIDADE DA OBTURAÇÃO Preencher

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

PREPARO DO CANAL. - Indicação. 1. Material necessário Instrumentos Manuais tipo K. - Pulpectomias e Desobturações. Flexofile ou Flex-R.

PREPARO DO CANAL. - Indicação. 1. Material necessário Instrumentos Manuais tipo K. - Pulpectomias e Desobturações. Flexofile ou Flex-R. PREPARO DO CANAL 1. Material necessário Instrumentos Manuais tipo K - Pulpectomias e Desobturações Flexofile ou Flex-R (FIG.1) (FIG.5) (FIG.2) - núcleo quadrangular (FIG.2) - pouco flexível - bom corte

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão

Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão Roteiro para Instrumentação da Técnica de Parafuso de Compressão O tipo de compressão gerada por um parafuso é designado compressão interfragmentária

Leia mais

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte TRATAMENTO ENDODÔNTICO Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte O D O N T O LO G I A E S T É T I C A R E S TAU R A D O R A O que é tratamento endodôntico? É a remoção do tecido mole que se encontra na

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil Enforce - Sistema Multiuso de Cimentação Adesiva, com Flúor Desde que foi lançado no Brasil, o sistema de cimentação adesiva Enforce com Flúor passou a fazer parte do dia-adia dos profissionais que realizam

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Curso de Instrumentista de Sistemas. Fundamentos de Controle. Prof. Msc. Jean Carlos

Curso de Instrumentista de Sistemas. Fundamentos de Controle. Prof. Msc. Jean Carlos Curso de Instrumentista de Sistemas Fundamentos de Controle Prof. Msc. Jean Carlos Ações de controle em malha fechada Controle automático contínuo em malha fechada Ação proporcional A característica da

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA OU GABARITO PRELIMINAR

PARECER DOS RECURSOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DE PROVA OU GABARITO PRELIMINAR QUESTÃO: 23 23- A execução de facetas diretas por meio de técnicas adesivas e o uso de compósitos tornaram-se populares nos últimos anos, graças, especialmente, a dois fatores: a possibilidade de conservação

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Adaptação de Servo-motores Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Afiação de ferramentas

Afiação de ferramentas A UU L AL A Afiação de ferramentas Após algum tempo de uso, as ferramentas de corte geralmente se desgastam, apresentando trincas ou deformações na forma e nas propriedades. Devido a este desgaste, as

Leia mais

INCISIVOS INCISIVO CENTRAL SUPERIOR INCISIVO LATERAL SUPERIOR INCISIVO CENTRAL INFERIOR INCISIVO LATERAL INFERIOR CANINOS

INCISIVOS INCISIVO CENTRAL SUPERIOR INCISIVO LATERAL SUPERIOR INCISIVO CENTRAL INFERIOR INCISIVO LATERAL INFERIOR CANINOS INCISIVOS Os incisivos permanentes são o primeiro e segundo dente a contar da linha média; Juntamente com os caninos constituem os dentes anteriores; Os incisivos superiores são geralmente maiores que

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Trabalho Prático N o :. Técnica Operatória da Soldagem SMAW

Trabalho Prático N o :. Técnica Operatória da Soldagem SMAW Trabalho Prático N o :. Técnica Operatória da Soldagem SMAW 1. Objetivos: Familiarizar-se com o arranjo e a operação do equipamento utilizado na soldagem manual com eletrodos revestidos. Familiarizar-se

Leia mais

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO

IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PACIENTE DR. MARCOLINO ANTONIO PELLICANO DR. BENEDITO UMBERTO BUENO 1 IMPLANTES OSSEOINTEGRADOS PORQUE PODEM SER COLOCADOS QUANDO PODEM SER COLOCADOS COMO

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina

Série Aparelhos Ortodônticos: Barra Transpalatina Série Aparelhos Ortodônticos barra transpalatina INTRODUÇÃO A barra transpalatina (BTP) tem sido aplicada na mecânica ortodôntica de forma crescente e em muitas situações clínicas. Isto pela característica

Leia mais

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Vamos descrever a seguir as principais imagens das alterações da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas patológicas. FORMA

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000.

Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. [fesehf/cabecalho.htm] Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. Plano de Saúde Assunto: Rol de Procedimentos Odontológicos para Plano de Saúde Prezado (a) Senhor (a), A Agência Nacional de Saúde

Leia mais

Manual De Instalação PURILED. Índice. 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica

Manual De Instalação PURILED. Índice. 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica Índice 1- Apresentação 2- Identificação do produto 3- Acessórios para instalação 4- Vedação elétrica Manual De Instalação 5- Instalação em piscinas de Vinil 6- Instalação em piscinas de Alvenaria 7- Instalação

Leia mais

Alguns conselhos para melhorar a qualidade do polimento

Alguns conselhos para melhorar a qualidade do polimento Alguns conselhos para melhorar a qualidade do polimento Página 1 de 7 Conselhos para melhorar a Qualidade do Polimento INTRODUÇÃO Para conferir um polimento de excelente qualidade às chapas ou ladrilhos

Leia mais

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS MANUAL PARA PREENCHIMENTO DAS FICHAS OBJETIVO Este manual foi elaborado para orientar o usuário quanto ao preenchimento das fichas de Coleta de Dados Simplificados (CDS). Esse documento visa descrever

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO 1. DIAGNÓSTICO 1.1- ANAMNESE 1.2- EXAMES COMPLEMENTARES 1.3- AVALIAÇÕES CLÍNICA 1.1. ANAMNESE História

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial

Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial 3 Rodas Laminadas EXL e Discos Roloc EXL Scotch-Brite Industrial Dados Técnicos Fevereiro/2004 Substitui: Janeiro/2002 Página 1 de 8 Introdução: As Rodas Laminadas EXL e EXL Roloc Scotch-Brite para rebarbação

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Analisando-se a imagem de um dente íntegro, todas as suas partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos sua escala de radiopacidade e posição

Leia mais

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Reabilitação oral e estética Amamos reconstruir sorrisos Protocolo Branemark

Leia mais

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE

Leia mais

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta *

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta * 40 Capítulo VI Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Jobson Modena e Hélio Sueta * A ABNT NBR 15749, denominada Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície

Leia mais

Sistema de Fixação Cranial. HeadFix HF-02B

Sistema de Fixação Cranial. HeadFix HF-02B Sistema de Fixação Cranial HeadFix HF-02B HeadFix HeadFix é o Sistema de Fixação Cranial que possibilita o posicionamento da cabeça do paciente de acordo com as necessidades do médico durante o procedimento

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA Cirurgia Oral A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

TABELA DE REEMBOLSO. diamante R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00

TABELA DE REEMBOLSO. diamante R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00 TABELA DE REEMBOLSO diamante R$ Consulta Inicial: Exame clínico e plano de tratamento. R$ 11,40 Exame histopatológico R$ 50,00 Urgência / Emergência Curativo em caso de hemorragia bucal R$ 37,80 Curativo

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO SUS. D) promoção do desenvolvimento sustentável, controle da obesidade infanto-juvenil, redução da mortalidade infantil

LEGISLAÇÃO DO SUS. D) promoção do desenvolvimento sustentável, controle da obesidade infanto-juvenil, redução da mortalidade infantil LEGISLAÇÃO DO SUS 01. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, publicou em 2006 a Política Nacional de Promoção da Saúde. São ações prioritárias dessa Política: A) incentivo

Leia mais

Seguro Odontológico O SORRISO DE SEUS COLABORADORES ESTÁ EM NOSSOS PLANOS.

Seguro Odontológico O SORRISO DE SEUS COLABORADORES ESTÁ EM NOSSOS PLANOS. Seguro Odontológico O SORRISO DE SEUS COLABORADORES ESTÁ EM NOSSOS PLANOS. SUTEO Out 2012 Tradição e Solidez Maior seguradora independente do Brasil 119 anos de existência Sede no Rio de Janeiro 90 Filiais

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Curso de Eletrotécnica Apostila de Automação Industrial Elaborada pelo Professor M.Eng. Rodrigo Cardozo Fuentes Prof. Rodrigo

Leia mais

ODONTOMETRIA. CDC- cemento dentina canal. Referências Radiográficas

ODONTOMETRIA. CDC- cemento dentina canal. Referências Radiográficas ODONTOMETRIA Objetivos: Conhecer a técnica odontometrica e os fatores que justificam sua execução. Saber determinar o limite apic de trabho nas diferentes situações anatomopatológicas Determinar a técnica

Leia mais

Capítulo 13 Pastas e Arquivos

Capítulo 13 Pastas e Arquivos Capítulo 13 Pastas e Arquivos À medida que a tecnologia avança, os dispositivos móveis vão ganhando cada vez mais funções e características que antes só pertenciam aos computadores pessoais. Com a expansão

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo çã APARELHO DE HERBST COM CANTILEVER (CBJ) MAYES, 1994 Utiliza quatro coroas de açoa o nos primeiros molares e um cantilever,, a partir dos primeiros

Leia mais

( Curso Dimensionamento de Estruturas de Aço CBCA módulo 3)

( Curso Dimensionamento de Estruturas de Aço CBCA módulo 3) GALPÕES (Projeto proposto) A ligação mais imediata que se faz da palavra galpão é com o uso industrial. No entanto galpões podem ser usados para as mais diversas atividades, tais como, hangares, espaços

Leia mais

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Fernando Oliveira Boechat 1 Controle de Processos: Objetivos Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos novos produtos; Fornecer os subsídios necessários

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

m.cruz@posgraduacao.eu

m.cruz@posgraduacao.eu Curso de Endodontia Prof. Dr. Miguel Albuquerque Matos Director Científico Prof. Dr.Luís França Martins 4 Módulos - Início em. de 2013 www.posgraduacao.eu Informações e inscrições: m.cruz@posgraduacao.eu

Leia mais

Coleta de Dados: a) Questionário

Coleta de Dados: a) Questionário Coleta de Dados: A coleta de dados ou de informações sobre a realidade escolar tem como ponto de partido o Marco Referencial, em especial o que está estabelecido no Marco Operacional. Este é um momento

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas

Estruturas Metálicas. Módulo II. Coberturas Estruturas Metálicas Módulo II Coberturas 1 COBERTURAS Uma das grandes aplicações das estruturas metálicas se dá no campo das coberturas de grande vão, especialmente as de caráter industrial. Também devido

Leia mais

MIXER INOX. Manual de Instruções

MIXER INOX. Manual de Instruções MIXER INOX Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum

Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum Impacto Fêmoro Acetabular e Lesões do Labrum O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Nome técnico: IMPLANTES DENTÁRIOS (OSSEOINTEGRÁVEL) Nome comercial: IMPLANTE DENTÁRIO Modelo comercial: Ver lista abaixo.

INSTRUÇÕES DE USO. Nome técnico: IMPLANTES DENTÁRIOS (OSSEOINTEGRÁVEL) Nome comercial: IMPLANTE DENTÁRIO Modelo comercial: Ver lista abaixo. INSTRUÇÕES DE USO Produto: Nome técnico: IMPLANTES DENTÁRIOS (OSSEOINTEGRÁVEL) Nome comercial: IMPLANTE DENTÁRIO Modelo comercial: Ver lista abaixo. PROSS CILÍNDRICO HE SS Ø5,0 PROSS CILÍNDRICO HE Ø5,0

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas

Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas Jonas Alves de Paiva (UFPB) jonas@ct.ufpb.br Thiago Miranda de Vasconcelos

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Montagem das Pastas As pastas devem estar organizadas na seguinte ordem: I- Externo Página Título: colocar na capa frontal da pasta (a capa tem um envelope plástico para esta finalidade). BOARD BRASILEIRO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA Resolução nº 007/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA Resolução nº 007/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO SECADORA CIRCULAR H80 DMAN

MANUAL DE OPERAÇÃO SECADORA CIRCULAR H80 DMAN MANUAL DE OPERAÇÃO SECADORA CIRCULAR H80 DMAN * Foto meramente ilustrativa Manual de Instalação e Funcionamento 2 ÍNDICE 1Instalações 1.1 Esquemas Elétricos 2 Operação 2.1 Formas de Operação do Equipamento

Leia mais

OFICINA: Limpeza: Foco em Carregamento de Termolavadora e Lavadora Ultrasônica Coordenador: Ligia Garrido Calicchio

OFICINA: Limpeza: Foco em Carregamento de Termolavadora e Lavadora Ultrasônica Coordenador: Ligia Garrido Calicchio OFICINA: Limpeza: Foco em Carregamento de Termolavadora e Lavadora Ultrasônica Coordenador: Ligia Garrido Calicchio São Paulo -2012 Introdução A esterilização bem sucedida dos instrumentais cirúrgicos

Leia mais

Artigo Março 2005 AC05102LIS/ENG Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça João de Sousa Rodolfo 2005 SpyBuilding

Artigo Março 2005 AC05102LIS/ENG Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça João de Sousa Rodolfo 2005 SpyBuilding Artigo Março 2005 AC05102LIS/ENG Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça João de Sousa Rodolfo Engenharia Preventiva Inspecção Periódica de Edifícios Luís Viegas Mendonça*

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE II): ATINGIR META E SOLVER! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Quando usar o Atingir Meta e quando usar o Solver Autor: Francisco

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos

Série Aparelhos Ortodônticos Série Aparelhos Ortodônticos Em geral, o protocolo de tratamento nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, tem sido a disjunção, seguida pela protração da ma-xila. De acordo

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais

MANUAL DE LABORATÓRIO

MANUAL DE LABORATÓRIO DISCIPLINA DE ENDODONTIA Professoras Patrícia Ruiz Spyere e Maria de Lourdes Vieira Frujeri MANUAL DE LABORATÓRIO Acadêmico: Matrícula: FOTO 3X4 Caros alunos, É chegado o momento de sedimentarmos o conteúdo

Leia mais

Administração da Produção I

Administração da Produção I Administração da Produção I Manutenção Manutenção Manutenção: Termo usado para abordar a forma pela qual organizações tentam evitar as falhas cuidando de suas instalações físicas. É uma parte importante

Leia mais

ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS

ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS Anestesia em anestésico o mais próximo possível do ápice do dente a ser anestesiado. Objetivo : Propiciar o conhecimento das técnicas anestésicas, principalmente as utilizadas

Leia mais